Plano Anual de Atividades 2014/2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano Anual de Atividades 2014/2015"

Transcrição

1 Mãos na Massa Plano Anual de Atividades 2014/2015 Equipa pedagógica do Centro de Educação de Infância Casa da Cruz

2 Introdução O Plano Anual de Atividades é um documento orientador de uma dinâmica comum a todas as salas da Pré, que procura dar resposta às finalidades descritas no Projeto Educativo, articulando-se obrigatoriamente com o currículo do pré-escolar e, deste modo, está intrinsecamente ligado às finalidades dos Projetos Curriculares de Pré-Escolar. As atividades constantes do Plano Anual de Atividades pretendem ser um instrumento de renovação, inovação, motivação das aprendizagens, tornando o Centro de Educação de Infância um espaço mais acolhedor, mais atrativo, mais dinâmico e mais lúdico. Estas devem dar resposta às necessidades diagnosticadas, ter em conta os objetivos e metas do Projeto Educativo, bem como os objetivos específicos das metas de aprendizagem. Neste sentido, não é uma listagem de atividades isoladas, mas um conjunto de atividades articuladas, organizadas, de modo a trabalhar as competências específicas e gerais das crianças. Pretende-se que este Plano seja um auxiliar de ação e não um documento limitador de outras iniciativas aqui não contempladas e que se venham a revelar necessárias. É, antes de mais, um guia de atividades, que pretendemos que seja executado com qualidade e ao mesmo tempo que funcione como elemento identitário e agregador do Centro de Educação de Infância. Existe ainda a pretensão de permitir e impulsionar a interação entre as diferentes respostas sociais, s e culturais da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro. Por esta razão, surgem várias iniciativas que implicam uma série de contactos com os serviços enquadrados pela e/ou na Santa Casa da Misericórdia de Aveiro. Depois de emitido o parecer da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, o presente plano será divulgado a toda a comunidade. Projeto Mãos na Massa Aprendizagem pela Ação

3 A ação assenta na aprendizagem ativa da criança. Acreditamos que as vivências diretas e imediatas no dia-a-dia, são muito importantes e mais significativas, se a criança retirar delas algum significado através da reflexão. Interação adulto-criança A aprendizagem activa depende inequivocamente da interação positiva entre adultos e crianças. O papel dos adultos, ao apoiar as conversas e brincadeiras das crianças, ouvir com atenção e intervir com pertinência, é essencial para a criança se sentir confiante e com liberdade para manifestar os seus pensamentos e sentimentos. Contexto de aprendizagem O planeamento das atividades e a seleção dos materiais adequados são os elementos integradores das crianças num contexto de aprendizagem ativa. Todas devem ter oportunidades de realizar escolhas e tomar as suas próprias decisões. Deste modo, os adultos organizam os espaços e disponibilizam os materiais para a realização das atividades de acordo com áreas de interesse específicos. Rotina diária Os adultos elaboram um plano de uma rotina que apoiará a aprendizagem ativa da cada criança, diariamente. Ficam, dessa forma, a saber o que as crianças pretendem fazer. As crianças põem em prática aquilo que planearam e, depois, cabe ao adulto incentivá-las a rever as suas experiências (processo planear/fazer/rever). Avaliação Avaliar significa trabalhar em equipa para construir e apoiar o trabalho nos interesses e competências de cada criança. Os cinco princípios curriculares acima referenciados formam o enquadramento básico desta abordagem que serve de orientação aos profissionais, representado no Diagrama intitulado Roda da aprendizagem :

4 Com este projeto pretendemos desenvolver um conjunto de atividades no âmbito da culinária. Essas ações decorrerão mensalmente em contextos diversificados, apostando na dinâmica institucional, na relação escola/família e na parceria com os serviços e estabelecimentos da comunidade. Os principais objetivos deste projeto são: Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade; Dar a conhecer e experimentar novos alimentos e sabores; Trabalhar a culinária como uma forma diferente de fazer novas aprendizagens; Fomentar hábitos de higiene; Alertar para a necessidade de termos uma alimentação cuidada prevenindo problemas de saúde.

5 O currículo no pré-escolar As Metas de Aprendizagem e as Orientações Curriculares foram concebidas como instrumentos de apoio à gestão do currículo, permitindo identificar as competências e desempenhos esperados das crianças, facultando um referencial comum que será útil aos educadores de infância para planearem processos, estratégias e abordagem de conteúdos. Neste sentido, as áreas a desenvolver de acordo com as Metas de Aprendizagem e as orientações para a educação pré-escolar são: Formação Pessoal e Social Expressão e Comunicação Linguagem oral e abordagem à escrita Matemática Conhecimento do Mundo Tecnologia da Informação e Comunicação Nas práticas s procura-se uma construção articulada do saber, em que as áreas devem ser abordadas de uma forma globalizante e integrada. As áreas em que estas aprendizagens estão organizadas são: Formação Pessoal e Social Domínios: Identidade/ Auto Estima; Independência/Autonomia; Cooperação; Convivência Democrática/Cidadania; Solidariedade/ Respeito pela Diferença.

6 As crianças têm oportunidade de participar na vida em grupo e de iniciar a aprendizagem de atitudes e valores que lhes permitam tornar-se cidadãos solidários e críticos. Nesta área específica da educação pré-escolar, mas que tem continuidade nos outros ciclos enquanto educação para a cidadania, identificaram-se algumas aprendizagens globais. De acordo com o nosso projeto, a formação pessoal e social integra todas as outras áreas pois tem a ver com a forma como a criança se relaciona consigo própria, com os outros e com o mundo (OCEPE, p. 49) Expressão e Comunicação Nas expressões existem várias vertentes: Motora, Plástica, Musical, Dramática/Teatro e a Dança. As metas propostas para estas várias vertentes estão organizadas de acordo com domínios de aprendizagem que são comuns ao ensino artístico. A estrutura da Expressão Motora corresponde à que é adotada para a Educação Física Motora do 1º ciclo. Domínio da Expressão Plástica Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação; Compreensão das Artes no Contexto; Apropriação da Linguagem Elementar das Artes; Desenvolvimento da Criatividade. Nesta área, as OCEPE fazem referência à importância de regras necessárias para cuidar dos diferentes materiais: ( ) o cuidado com os materiais e a responsabilização pelo material coletivo, bem como o respeito pelo trabalho dos outros, relaciona-se com o desenvolvimento pessoal e social (p.62).

7 Domínio da Expressão Dramática/ Teatro Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação; Desenvolvimento da Criatividade; Compreensão das Artes no Contexto; Apropriação da Linguagem Elementar da Expressão Dramática. Domínio da Expressão Musical Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação; Desenvolvimento da Criatividade Apropriação da Linguagem Elementar da Música; Compreensão das Artes no Contexto. Domínio da Dança Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação; Desenvolvimento da Criatividade; Apropriação da Linguagem Elementar da Dança; Compreensão das Artes no Contexto. Domínio da Expressão Motora Nesta área, as OCEPE referem que as atividades ( ) com regras progressivamente mais complexas são ocasiões de controlo motor e de socialização, de compreensão e aceitação de regras e alargamento da linguagem (OCEPE, p. 59).

8 Linguagem Oral e Abordagem da Escrita Esta área inclui não só as aprendizagens relativas à linguagem oral, mas também as relacionadas com compreensão do texto escrito lido pelo adulto, e ainda as que são indispensáveis para iniciar a aprendizagem formal da leitura e da escrita. Domínios: Consciência Fonológica; Reconhecimento e Escrita de Palavras; Conhecimento das Convenções Gráficas; Compreensão de Discursos Orais e Interação Verbal. Matemática Contempla as aprendizagens fundamentais, distribuídas pelos domínios de aprendizagem que estruturam a aprendizagem da Matemática nos diferentes ciclos da escolaridade básica. Domínios: Números e Operações; Geometria e Medida; Organização e Tratamento de Dados. Conhecimento do Mundo Abarca o início das aprendizagens nas ciências naturais e humanas e inclui, de forma integrada, tal como no Estudo do Meio no 1º ciclo do EB, os diferentes saberes científicos (Ciências Naturais, Geografia e História).

9 Domínios: Localização no Espaço e no Tempo; Conhecimento do Ambiente Natural e Social; Dinamismo das Inter-relações Natural-Social. Tecnologias de Informação e Comunicação Esta área é transversal a toda a educação básica e, dada a sua importância, deverá ser iniciada o mais cedo possível. Domínios: Informação; Produção; Segurança. Colaboração com parceiros da comunidade O trabalho em parceria constitui uma estratégia importante na elaboração de um Plano Anual de Atividades. A utilização de outros recursos da comunidade envolvente, acrescenta qualidade às atividades propostas. Sempre que possível é nossa intenção formalizar estas parcerias. As entidades em questão são Câmara Municipal de Aveiro, Universidade de Aveiro, Agrupamento de Escolas de Esgueira, Escola Profissional de Aveiro, Teatro Aveirense, Bombeiros Novos de Aveiro, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Diário de Aveiro, Fábrica da Ciência Viva, Museu de Aveiro, Companhia de Teatro O Efémero, Biblioteca Municipal de Aveiro, Sporting Club de Aveiro, Associação KASA, EFTA Escola de Formação de Turismo de Aveiro, Quinta Pedagógica de Aveiro, Mundos de Vida, Estabelecimentos e serviços da comunidade envolvente, Mundo a sorrir, ASPEA.

10 Mês de Setembro Atividades Calendarização Local Parceiros Objetivos Festa de Boas Vindas Pátio Animado Manhã animada com música e atividades lúdicas Entre os dias 15 e 19 Pátio do Assinalar o início do ano letivo em ambiente festivo e acolhedor, promovendo o contacto entre grupos. Dia Europeu sem Carros Ação de sensibilização sobre prevenção rodoviária Dia 22 PSP Contribuir para a formação da criança enquanto cidadã ativa e responsável. As datas na calendarização constantes deste documento podem sofrer alterações.

11 Mês de Outubro Atividades Calendarização Local Parceiros Objetivos Comemoração do Dia do Animal A Quinta vai à Escola Aniversário do Atelier de culinária (preparação do lanche) Lanche partilhado Halloween Doce ou travessura Saída noturna com a participação dos pais Dia 03 Dia 20 Dia 20 Dia 31 Ruas de Esgueira Quinta Pedagógica de Aveiro Possibilitar o contacto com alguns animais da quinta incentivando a curiosidade e o interesse pelos seus modos de vida, alimentação e caraterísticas físicas. Assinalar uma data importante do promovendo o envolvimento de toda a comunidade. Dinamizar a relação com a comunidade envolvente. Fomentar a parceria com a família. Formação Nutrição Infantil Dia 16 Nutricionista Consciencializar a comunidade para os efeitos nefastos da obesidade infantil. Incentivar a mudança de hábitos. Mês de Novembro

12 Atividades Calendarização Local Parceiros Objetivos Sabores de Outono Atelier de culinária (Com produtos da época) Dia 11 Dar a conhecer diferentes sabores e formas de apresentação, procurando despertar o interesse por novos alimentos. Magusto Comemoração do Dia do Pijama Campanha de solidariedade (A reverter para a Mundos de Vida) Dia 11 Até dia 20 Preservar as tradições da nossa cultura. Promover a solidariedade e o espírito de partilha. Um dia em pijama Atelier de expressão plástica Preparação das decorações de Natal Dia 20 Entre os dias 24 e 28 Mundos de Vida Proporcionar vivências diferentes e enriquecedoras. Promover a realização de projetos comuns incentivando o espírito de entreajuda e colaboração. Reuniões de pais De 03 a 07 Potenciar a relação escola/família promovendo momentos de diálogo e partilha. Atividades Calendariza ção Mês de Dezembro Local Parceiro s Objetivos

13 Visita aos CTT Envio da carta ao Pai Natal Presente de Natal Atelier de expressão plástica Entre os dias 01 e 05 Entre os dias 01 e 05 CTT de Esgueira CTT Técnica de restauro da S.C.M.A. Dinamizar a relação com a comunidade envolvente. Potenciar a magia da época natalícia. Rentabilizar os recursos institucionais usufruindo das suas técnicas e conhecimentos em prol do desenvolvimento das crianças. Festa de Natal Dia 13 Parque de Feiras e Exposições de Aveiro C.I.A. Professores das extra curriculares Dar visibilidade aos projetos desenvolvidos no destacando a participação ativa das crianças. Potenciar a relação escola/família promovendo momentos de convívio. Bolachinhas com Sabor a Natal Atelier de culinária Entre os dias 15 e 19 Promover a realização de projetos comuns fomentando atitudes de partilha e cooperação. Mês de Janeiro Atividades Calendarização Local Parceiros Objetivos

14 Cantata das Janeiras Atelier de culinária Confeção de bolo rei Dia 06 Entre os dias 12 e 16 Ruas de Esgueira envolvente Padaria Dinamizar a relação com a comunidade envolvente. Preservar as tradições da nossa cultura. Promover a realização de projetos comuns fomentando atitudes de partilha e cooperação. Avaliações Durante o mês Observar e registar o progresso das aprendizagens das crianças. Mês de Fevereiro Atividades Calendarização Local Parceiros Objetivos

15 Comemoração do Carnaval Desfile Dia 13 Ruas de Esgueira Dinamizar a relação com a comunidade envolvente. Dar visibilidade aos projetos desenvolvidos no destacando a participação ativa das crianças. Baile de máscaras Dia 16 Promover a dinâmica interna e a relação entre grupos. Atelier de culinária Convidados importantes Preparar um lanche para receber os pais nas reuniões De 23 a 27 Fomentar o sentido de cooperação e de trabalho em equipa. Reuniões de pais De 23 a 27 Potenciar a relação escola/família promovendo momentos de diálogo e partilha. Formação Perturbações da Linguagem Dia 19 Terapeuta da fala Alertar a comunidade para os sinais de alerta. Clarificar questões relacionadas com o desenvolvimento da linguagem. Mês de Março Atividades Calendarização Local Parceiros Objetivos

16 Comemoração do Dia do Pai Atelier de culinária Dia 19 Promover a relação pai/filho(a) incentivando o diálogo e a entreajuda através da realização de tarefas conjuntas. Feira da Saúde Ação de sensibilização orientada pela associação Mundo a Sorrir Workshop Alimentação Saudável Aula aberta de dança De 23 a 27 Mundo a Sorrir EFTA Professora de dança Promover hábitos de vida saudáveis. Mês de Abril Atividades Calendarização Local Parceiros Objetivos

17 Atelier de culinária Confeção de folar Dia 01 Padaria Promover a realização de projetos comuns fomentando atitudes de partilha e cooperação. Visita à Feira de Março Entre os dias 14 e 18 Parque de Feiras e Exposições de Aveiro Participar nos eventos culturais da cidade. Trilhos Ambientais Dia 22 Quinta Ecológica da Moita ASPEA Promover o contacto com a Natureza incentivando a sua preservação. Mês de Maio Atividades Calendarização Local Parceiros Objetivos

18 Comemoração do Dia da Mãe Atelier de culinária Dia 4 Promover a relação mãe/filho(a) incentivando o diálogo e a entreajuda através da realização de tarefas conjuntas. Comemoração do Dia da Família Visita ao Museu do Brincar seguido de piquenique convívio Dia 16 Vagos Potenciar a relação escola/família promovendo momentos de alegria e convívio. Finalistas em Festa Festa de Finalistas A definir Assinalar a conclusão do percurso pré-escolar. Passeio de Finalistas A definir A definir Favorecer o conhecimento e exploração de novos contextos. Mês de Junho Atividades Calendarização Local Parceiros Objetivos

19 Comemoração do Dia Mundial da Criança Insufláveis e muita animação Dia 01 Proporcionar às crianças um dia divertido e repleto de emoções. Formação Comportamento Infantil Dia 11 Psicóloga Clarificar questões relacionadas com o comportamento da criança e a atitude mais adequada do adulto. Avaliações Durante o mês Observar e registar o progresso das aprendizagens das crianças. Reuniões de pais De 22 a 26 Potenciar a relação escola/família promovendo momentos de diálogo e partilha. Mês de Julho Atividades Calendarização Local Parceiros Objetivos

20 Praia De 29 de Junho a 10 de Julho Praia da Barra Promover atividades lúdicas ao ar livre. Churrasquinho Atelier de culinária Dias 16 e 17 Envolver as crianças na preparação da festa. Festa/convívio Dia 17 Potenciar a relação escola/família promovendo momentos de convívio. A equipa pedagógica do Centro de Educação de Infância Casa da Cruz Esgueira, Julho de 2014