GRUPO DE ESTUDOS PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GRUPO DE ESTUDOS - 2009 PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS"

Transcrição

1 1 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE DESAFIOS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS GRUPO DE ESTUDOS PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS Prezados(as), profissionais da educação Tendo em vista a receptividade que obtivemos em relação ao Grupo de Estudos de 2008, preparamos para este ano dois grupos distintos: o de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas e o de Enfrentamento à Violência na Escola. Esses propõem, a partir deste ano, aprofundar suas especificidades, subsidiando os profissionais da educação com conhecimentos historicamente produzidos sobre as drogas e a violência. O Grupo de Estudos de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas tem como objetivo dar continuidade ao processo de problematização e ampliação do conhecimento acerca das drogas e sua prevenção, bem como fortalecer as discussões no espaço escolar para a construção de uma escola pública democrática e de qualidade. Reiteramos o desafio de articular a prevenção ao uso indevido de drogas na prática escolar, a partir das particularidades de cada escola e em conformidade com a política educacional do Estado do Paraná. Para tanto, propomos, durante este ano a leitura e discussão de cinco artigos que tratam sobre a história das drogas, drogas e estigmas, a mídia e as bebidas alcoólicas, as drogas e a juventude e a indústria tabagista. Esses assuntos possibilitam uma reflexão sobre a complexidade das drogas na sociedade e por extensão na escola, permitindo assim, a atualização dos conhecimentos relacionados a essa demanda. São eles: 1. Grupo de Estudos I - As drogas no Brasil: entre o delírio e o perigo, de Henrique Soares Carneiro; 2. Grupo de Estudos II - Drogas e estigmas de Leonardo de Araújo e Mota; 3. Grupo de Estudos III - O impacto da publicidade de bebidas alcoólicas sobre o consumo entre jovens: revisão da literatura internacional de Ilana Pinsky e Sami A. R. J. El Jundi; 4. Grupo de Estudos IV - O cigarro quarenta anos de imposturas de Mario Cesar Carvalho; 5. Grupo de Estudos V - As dimensões sociais do consumo de drogas e a juventude de Richard Bucher; 6. Grupo de Estudos VI Produção de Artigo. O sexto e último encontro reservamos para a elaboração de um artigo que deverá contemplar as discussões fomentadas nos cinco encontros anteriores. É importante que o grupo sistematize e contextualize as reflexões e discussões durante os encontros para facilitar a elaboração do artigo final. Cabe ainda ressaltar que os Roteiros de Estudos servem somente como orientação dos encontros, não sendo necessário o envio de qualquer atividade para a SEED, exceto o artigo final.

2 2 Grupo de Estudos de 2008 O Grupo de Estudos de Prevenção às Drogas e Violência na Escola realizado em 2008 ofertou vagas para professores de todas as disciplinas da Educação Básica dos 32 Núcleos Regionais de Educação - NRE. Foram inscritos professores, que participaram de 6 encontros no decorrer do ano. Ao final do ano, professores concluíram o referido grupo, os quais enviaram à Coordenação de Desafios Educacionais Contemporâneos as sistematizações das discussões realizadas em cada encontro e o inventário de experiências. Por meio dos relatos enviados à essa Coordenação, os participantes destacaram a complexidade desse assunto e a necessidade de seu aprofundamento, conforme relato de um dos grupos: O contato com os textos ofereceu-nos, já de início, uma nova perspectiva em relação às questões da drogadição, suas injunções e suas diversas configurações nas variadas culturas e modelos de sociedade. O que lemos nos fez admitir que grande parte do conceito que trazíamos (e ainda trazemos) sobre as questões relacionadas ao uso de drogas não ia muito além do senso comum, o que impossibilitaria agir com eficácia como educadores no ambiente escolar (citação da sistematização do Grupo de Estudos 2008). Os participantes reiteraram que a falta de informação adequada favorece o reforço do preconceito, do reducionismo sobre a questão das drogas e da violência. Também disseram que é necessário a formação de grupos de estudos permanentes, abertos e dirigidos a todos os profissionais da educação, conforme o seguinte relato: Gostaríamos de sugerir que fosse ofertado para o semestre que vem Grupos de Estudos que continuem abordando essas questões (citação da sistematização do Grupo de Estudos 2008). Os participantes, ainda, sugeriram que tais grupos deverão contar com materiais que subsidiem o trabalho pedagógico. Outra consideração tratou sobre a necessidade do envolvimento dos alunos nessa discussão, a fim de obterem argumentos frente às práticas sociais e discursivas que estimulam o consumo indevido de drogas, sejam os medicamentos, o tabaco e especialmente o álcool. Alguns grupos mencionaram que os artigos, por vezes, traziam dados defasados, fator esse considerado pela equipe na seleção dos textos para Quanto aos relatos de experiências enviados a essa Coordenação, informamos que estão sendo lidos, analisados e três serão selecionados para compor o II Caderno Temático da Série - Desafios Educacionais Contemporâneos: Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, juntamente com outros artigos. As considerações dos professores feitas nos Grupos de Estudos de 2008 trouxeram elementos para os próximos encaminhamentos e apontaram que os mesmos encontram-se ávidos por conhecimentos sobre a prevenção ao uso indevido de drogas e o enfrentamento à violência na escola.

3 3 Acesse no Portal Dia-a-dia Educação a página da Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. O caminho de acesso é: página principal do portal, Diretoria de Políticas e Programas Educacionais, Coordenação de Desafios Educacionais Contemporâneos e Prevenção ao Uso Indevido de Drogas ( Aproveite para acessar informações sobre a temática como: legislação, sugestões de livros, de sites, de documentários, de filmes e de textos, além de endereços e telefones úteis.

4 4 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE PROGRAMAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE DESAFIOS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS GRUPO DE ESTUDOS I GRUPO DE ESTUDOS - PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS Iniciaremos esta modalidade de formação continuada descentralizada, I Grupo de Estudos 2009 Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, com o artigo de Henrique Soares Carneiro, historiador e professor de História na Universidade de São Paulo (USP): As drogas no Brasil: entre o delírio e o perigo, publicado na Revista Nossa História, nº 33, em julho de Ao tratar a problemática das drogas numa perspectiva cultural, o autor discute e evidencia aspectos importantes sobre este tema, como: as relações do narcotráfico e do proibicionismo às drogas com a violência; as diferentes finalidades dos usos de drogas em algumas sociedades; os preconceitos entre culturas no que tange aos usos destas substâncias, principalmente, entre europeus e afro-brasileiros; a dificuldade do poder público em lidar com a produção e o consumo de drogas e um histórico das drogas mais consumidas no Brasil. Diante disso, sugerimos duas questões norteadoras do trabalho para esse grupo, as quais evidenciam duas perspectivas sobre as drogas: a pedagógica e a política. 1) A partir da análise sobre a trajetória de como a maconha, a cocaína e a morfina se transformaram em caso de polícia no Brasil, desde os tempos da Colônia até as primeiras décadas da República, quando tais usos passaram a ser tratados criminalmente, o autor evidencia um ponto importante: o preconceito dos europeus em relação aos afro-brasileiros. Ao destacar a associação do uso da maconha aos negros e às camadas mais pobres da população, feita pelos europeus, o autor nos permite perceber que esse enfoque pode ser desenvolvido pedagogicamente na disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Diante disso, pergunta-se: A partir desse e de outros apontamentos e argumentos do autor, que outras abordagens, você como professor e/ou profissional da educação, poderia desenvolver em sua disciplina e/ou esfera de trabalho, sobre a problemática das drogas? Discorra sobre, pelo menos, três abordagens. 2) No box, da página 20, Francisco Cordeiro diz que: ainda falta uma visão mais integral de uma política de ações de prevenção, e sugere que A escolha das pessoas diante dessa informação (sobre as drogas) talvez seja o grande objetivo a ser atingido. A partir dessa consideração, pergunta-se: Como se apresenta o posicionamento dos integrantes desse grupo diante dessa constatação? Em seguida, que sugestões, pelo menos três, esse grupo poderia fazer, a partir da realidade da sua escola, para implementação de políticas de prevenção no âmbito municipal e estadual? OBS. Informamos que a página 21 foi excluída, pois se tratava de publicidade.

5 5

6 6

7 7

8 8

9 9

10 10

11 11

12 12

13 13

14 14

15 15