Escola Secundária de Alves Redol

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola Secundária de Alves Redol"

Transcrição

1 Escola Secundária Alves Redol Activida (título) Responsáv el (eis) Interacção com os Departamentos /Apresentação actividas a senvolver pela no âmbito do currículo nacional/pce Elsa Oliveira com o Data prevista Destinatário s/público alvo Integração no PEE. Organização/ Desenvolvimento Participação em reuniões partamentos; Interacção com os coornadores Departamento. Objectivo (s) Difundir os recursos e actividas junto da organização pedagógica da escola; Contribuir para a qualida do. Recursos (necessários) ; Coornador es Departament o; Físicos Computador, impressora, Papel, Internet, e- mail. Avaliação (como se prevê avaliar a activida) Relatórios das actividas realizadas.

2 Boletim Trimestral Fim do 1 período; Fim do 2 período; Fim do 3 período.. Compilação e apresentação, em formato papel e/ou digital, das actividas senvolvidas na e pela ao longo cada período, assim como dos novos recursos disponibilizados na e pela. Difundir os recursos e actividas senvolvidas na e pela junto da organização pedagógica da escola. : Equipa do Portal da Escola; Físicos Computador, impressora, Papel, Internet, Blogue e Portal. Relatório

3 Animação do Blogue e do Portal da Elsa Oliveira com o professora Joaquina Pantaleão e da Equipa do Portal e Exterior. Recolha fotos das várias exposições, eventos e actividas senvolvidos na pelos alunos e pela ; Produção dos slishows na Web das fotos recolhidas; Recolha dos textos produzidos pelos alunos e/ou professores; Produção textos para os artigos; Colocação dos artigos no Blogue ou pedido para colocação no Portal Difundir os recursos e actividas senvolvidas na e pela junto da organização pedagógica da escola; Contribuir para a qualida do. : Equipa do Portal da Escola; Físicos: Computador, Internet, Blogue e Portal. N visitas e/ou comentários aos artigos colocados.

4 Exposições/Divulg ações e/ou Responsáv eis pela dinamizaçã o da activida com o. Divulgação da activida através do Portal da ESAR e da afixação cartazes; Articulação com os professores/alunos responsáveis pela activida na preparação da exposição/divulgaçã o; Disponibilização vitrine e/ou espaço na para a mostra dos trabalhos; Montagem ou apoio na montagem da exposição. Difundir as actividas senvolvidas pelos alunos na e/ou actividas promovidas pela junto da organização pedagógica da escola; Contribuir para a qualida do. : ; Alunos; Físicos:, Colecção, Vitrines, Painéis expositores, capelines, computador, impressora, papel, bostik, cola, pionés, fita-cola, fio coco, tesoura, papel frisado, entre outros. Relatórios a elaborar pelos responsáveis pela dinamização das actividas.

5 Comemoração Datas/Eventos e/ou Responsáv eis pela dinamizaçã o da activida com o. Divulgação da activida através do Portal da ESAR e da afixação cartazes; Articulação com os professores/alunos responsáveis pela activida na preparação da data ou evento; Disponibilização vitrine e/ou espaço na para a comemoração da datas ou evento dos trabalhos; Montagem ou apoio na montagem da exposição para a comemoração da data/evento. Difundir as actividas senvolvidas pelos alunos na e/ou actividas promovidas pela junto da organização pedagógica da escola; Contribuir para a qualida do. : ; Alunos; Físicos:, Colecção, Vitrines, Painéis expositores, capelines, computador, impressora, papel, bostik, cola, pionés, fita-cola, fio coco, tesoura, papel frisado, entre outros. Relatórios a elaborar pelos responsáveis pela dinamização das actividas.

6 Produção materiais temáticos Colaborado res da com o ; Alunos.. Reunião com os professores colaboradores para finir as tarefas a senvolver; Disponibilizar as condições necessárias para o senvolvimento das tarefas propostas; Produção dossiers temáticos, guiões apoio à pesquisa e outros documentos apoio em formato papel e/ou digital; Criação e dinamização uma disciplina na plataforma Moodle para a colocação dos materiais produzidos em formato digital; Divulgação dos recursos criados e disponibilizados. Desenvolver actividas colaborativas e interactivas com o trabalho sala aula Produzir materiais didácticos stinados a apoiar a activida curricular em termos sala aula, aula substituição ou apoio, apoio ao trabalho individual dos alunos; Contribuir para a qualida do. : colaboradore s; Físicos:, Colecção existente (Livros, jornais, revistas, dvds, CDs, entre outros); Impressora/ Digitalizador a (Scanner); Plataforma Moodle; Papel, cola, fita-cola, tesoura; Dossiers. Relatórios a elaborar pelos professores colaboradore s.

7 Formação Segurança Internet em na Elsa Oliveira com o Equipa, do Grupo Informática e da SeguraNet 2 ou 3 período.. Divulgação da activida através do Portal da ESAR e da afixação cartazes; Efectuar contacto com a SeguraNet, modo a obter o apoio necessário para senvolver a activida; Planificação da activida em conjunto com o Grupo Informátic ; Realização da formação acordo com a planificação efectuada anteriormente. Promover competências da Literacia da Informação; Consciencializar os utilizadores para a importância do uso correcto da Contribuir para a qualida do. : do Grupo Informática; Equipa do Portal; Físicos Blogue, Portal, telefone, e- mail, Papel, cola, fitacola, tesoura; laboratório Informática; quadro interactivo ou tela projecção, vioproject or. Inquérito e relatório.

8 Desenvolvimento da Biblioteca Digital Elsa Oliveira com o, da Equipa do Portal e da Equipa dos Monitores da e exterior. Recolha da informação necessária; Produção textos para os artigos; Colocação dos artigos no Blogue ou pedido para colocação no Portal; Recolha livros em formato digital; Digitalização das Capas das Novidas da ; Criação e dinamização uma disciplina na plataforma Moodle para a colocação dos materiais produzidos em formato digital; Divulgação dos recursos criados e disponibilizados. Promover competências literacia da Informação; Alargar a colecção digital da ; Contribuir para a qualida do. : Equipa do Portal; Físicos Blogue, Portal, Plataforma Moodle, telefone, e- mail, Papel, cola, fitacola, tesoura. Relatório; Nº acessos s às plataformas utilizadas.

9 Palestras Científicas com o apoio do grupo Físicoquímica e personalida s reconhecid o mérito nas áreas científicas e Eng. António Redol 2º Período Data Prevista - Fevereiro Alunos do 3 ciclo e ensino secundário do Curso Ciências e Tecnologias. Divulgação da activida através do Portal da ESAR e da afixação cartazes; Efectuar os contactos necessários com o Eng. António Redol e/ou com a (s) personalida (s) reconhecido mérito modo a obter as informações necessárias à organização da activida; Planificação da activida em conjunto com o Grupo Físicoquímica com o apoio da Realização da activida acordo com a planificação efectuada anteriormente. Consciencializar os alunos para a importância das áreas científicas a abordar na(s) palestra(s). Despertar a curiosida para o estudo da áreas científicas a abordar na(s) palestra(s); Promover competências literacia da Informação; Contribuir para a qualida do. : Personalidad e (s) reconhecido mérito; do Grupo Físicoquímica; acompanhan tes dos alunos; Alunos stinatários; Físicos: Blogue, Portal, telefone, e- mail, Papel, cola, fitacola, tesoura; Anfiteatro; quadro interactivo ou tela projecção, vioproject or. Inquéritos e relatório;

10 Conhecer Patrono da ESAR o com o apoio dos professores do grupo português e da Promotora do Museu do Neorealismo 27 Novembr o :30 Alunos do 7º ano. Divulgação da activida através do Portal da ESAR e da afixação cartazes; Efectuar os contactos necessários com o Eng. António Redol modo a obter as informações necessárias para a organização da activida; Planificação da activida em conjunto com o Grupo Português com o Realização da activida acordo com a planificação efectuada anteriormente. Divulgar informação sobre o patrono da ESAR aos novos alunos da escola; Promover competências literacia da Informação; Contribuir para a qualida do. : Promotora do Museu do Neo-realismo (Eng. António Redol); do Grupo Português; acompanhan tes dos alunos; Alunos stinatários; Físicos: Blogue, Portal, telefone, Papel, cola, fita-cola, tesoura; Anfiteatro; tela projecção, projector slis, panfletos do Alves Redol. Relatório.

11 Concursos Cartazes Alunos. Divulgação da activida através do Portal da ESAR e da afixação cartazes divulgação dos concursos. Seleccionar e divulgar, entre os trabalhos recebidos, o(s) melhor(es); Utilizar o(s) cartaz(es) Vencedor(es) nas actividas a realizar. Promover competências literacia da Informação; Motivar os alunos para o seu envolvimento na preparação das actividas. ; Alunos; Físicos: Blogue, Portal, Papel, cola, fitacola, tesoura. N cartazes entregues; Relatório.

12 Concurso Caça ao Livro com o apoio do grupo professores Informática dinamizado res da LanParty 2 período 25 e 26 Março Alunos Divulgação da activida através do Portal da ESAR e da afixação cartazes; Planificação da activida em conjunto com o Grupo professores Informática dinamizadores da LanParty com o ; Realização da activida no correr na LanParty acordo com a planificação efectuada anteriormente. Promover competências literacia da Informação; Promover a utilização da por parte dos alunos dos cursos profissionais; Contribuir para a plena inserção da nas actividas extracurriculares. : do Grupo Informática; Equipa do Portal; Físicos: ; Livros Informática existentes na colecção da ; Blogue, Portal, e- mail, Papel, cola, fitacola, tesoura; tela projecção, vioproject or. N participantes ; relatório.

13 Conhecer a Lezíria com o apoio dos professores Português, da Promotora do Museu do Neorealismo e eventualm ente da Câmara Municipal e/ou Junta Freguesia 3º Período Alunos dos Cursos Educação e Formação e dos Cursos Profissionais. Divulgação da activida através do Portal da ESAR e da afixação cartazes; Planificação da activida em conjunto com o Grupo professores Português, com a Promotora do Museu do Neorealismo com o ; em termos transporte com o Câmara Municipal e/ou Junta Freguesia; Realização uma visita estudo, integrando a leitura excertos da bibliografia Alves Redol, acordo com a planificação efectuada anteriormente; Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos intervenientes. Fomentar a bibliografia da através da realização actividas externas mesma; Promover a literacia da imagem através da realização trabalhos, na área técnica cada turma; Promover a utilização da por parte dos alunos dos cursos profissionais. do Grupo Português; acompanhan tes dos alunos; Alunos stinatários; Promotora do Museu do Neorealismo; Câmara Municipal e/ou Junta Freguesia; Físicos: Blogue, Portal, telefone, e- mail, Papel, cola, fitacola, tesoura, entre outros; Autocarro(s) e motorista (s). Trabalhos realizados pelos alunos; Relatório.

14 Conhecer a Cida com o apoio dos professores Português e da Promotora do Museu do Neorealismo 2 período colocados pela 1 vez na escola; que estejam interessados na visita.. Divulgação da activida através do Portal da ESAR, do envio aos professores da ESAR e da afixação um cartaz e folha inscrição na sala professores; Planificação da activida em conjunto com o Grupo professores Português, com a Promotora do Museu do Neorealismo com o ; Realização uma visita a Vila Franca Xira Percurso do Neo-realismo. Divulgar os escritores da terra e os lugares por eles frequentados; Conhecer a cida e um pouco da sua história cultural stinatários; Promotora do Museu do Neorealismo; Físicos: Blogue, Portal, telefone, e- mail, Papel, cola, fitacola, tesoura, entre outros. Relatório.

15 Hora do Conto com o apoio dos professores Português e da Promotora do Museu do Neorealismo e da Escritora Alice Vieira (carece ainda confirmaçã o) 2 período Data proposta 3 Fevereiro 2010 Alunos do 7º ano. Divulgação da activida através do Portal da ESAR e da afixação cartazes; Planificação da activida em conjunto com o Grupo professores Português, com a Promotora do Museu do Neorealismo com o ; Realização um encontro com a escritora Alice Vieira (carece ainda confirmação). Promover o gosto pela Leitura do Grupo Português; acompanhan tes dos alunos; Alunos stinatários; Promotora do Museu do Neorealismo; Escritora Alice Vieira (carece ainda confirmação) Físicos: Blogue, Portal, telefone, e- mail, Papel, cola, fitacola, tesoura, entre outros. Relatório.

16 Visita Escritores à com o apoio dos professores Português e da Promotora do Museu do Neorealismo e dos Escritores Ana Cristina Silva, Miguel Real, Mário Carvalho e Lídia Jorge (os últimos 2 carecem ainda confirmaçã o) 12 Janeiro 2010 das 10:45 às 11:45 Escritores Ana Cristina Silva e Miguel Real 12 Janeiro 2010 das 12:00 às 13:30 Escritores Ana Cristina Silva e Miguel Real 2º ou 3 º período com o escritor Mário Carvalho Alunos do 8º e 9º ano (com préinscrição) Alunos do Ensino Secundário (com préinscrição) Alunos do Ensino Secundário. Divulgação da activida através do Portal da ESAR e da afixação cartazes; Planificação da activida em conjunto com o Grupo professores Português, com a Promotora do Museu do Neorealismo com o ; Realização encontros com os escritores Ana Cristina Silva, Miguel real, Mário Carvalho e Lídia Jorge (os últimos 2 carecem ainda confirmação). Promover a escrita criativa Promover o gosto pela leitura do Grupo Português; acompanhan tes dos alunos; Alunos stinatários; Promotora do Museu do Neorealismo; Escritores Ana Cristina Silva, Miguel Real, Mário Carvalho e Lídia Jorge (os últimos 2 carecem ainda Nº alunos participantes ; Relatório.

17 Leitores Elsa Oliveira com o Equipa e dos Monitores da 2º ou 3 º período com a escritora Lídia Jorge Alunos do Ensino Secundário Alunos Divulgação da activida através do Portal da ESAR, do envio aos alunos da ESAR e da afixação cartazes; Apoio às iniciativas promovidas pela BM no âmbito das s Leitores e Encontros com Escritores; Criação e dinamização uma disciplina na plataforma Moodle para a promoção fóruns discussão leituras. Promover o gosto pela Leitura e a discussão dos temas abordados nas leituras efectuadas. confirmação) Físicos: Blogue, Portal, telefone, e- mail, Papel, cola, fitacola, tesoura, entre outros. : Plataforma; Monitores da ; Alunos; Físicos: Colecção, Blogue, Portal, Plataforma Moodle, e- mail, Papel, cola, fitacola, tesoura. Nº acessos registados na disciplina do Moodle criada para o efeito; nº posts efectuados nos fóruns da Virtual; Relatório.

18 Cross-Booking e Monitores da Alunos Divulgação da activida através do Portal da ESAR, do envio aos alunos da ESAR e da afixação cartazes; Criação uma estrutura (recipiente) para recolha dos livros partilhados; Criação um sistema registo circulação dos livros partilhados. Promover a Leitura e a partilha livros : Equipa do Portal; Monitores da ; Alunos; Físicos Blogue, Portal, e- mail, Papel, cola, fitacola, tesoura. Nº Livros partilhados; Relatório.

19 Livro/Autor Mês do com o apoio dos colaborado res da Proposta da activida aos colaboradores da ; Apoio aos professores colaboradores da na dinamização da activida do Livro/Autor do Mês; Recolha fotos das várias exposições do Livro/Autor do Mês; Produção dos slishows na Web das fotos recolhidas; Produção textos para os artigos da activida referida; Colocação dos artigos no Blogue na secção do Livro/Autor do Mês. Promover a Leitura; Divulgar os autores/livros das diferentes áreas. : Colaboradore s da ; Físicos: Colecção, Blogue, Papel, cola, fita-cola, tesoura. Nº Meses abrangidos pela activida; Relatório.

20 Formação utilizadores Guiões apoio ao utilizador, Monitores da, colaborado res da, Monitores da Apoio directo aos utilizadores na sua formação enquanto utilizadores Com o apoio dos Monitores da, produzir pequenos guiões apoio, aos utilizadores, no uso dos vários recursos da. Promover a utilização correcta da e dos seus recursos Promover a utilização correcta da e dos seus recursos : Utilizadores da ; Físicos:, Colecção, Internet. : Monitores da ; Utilizadores da ; Físicos:, Colecção, Internet. Observação directa; Relatório. Nº Guiões produzidos; Observação directa; Relatório.

21 Formação Monitores Actividas intercâmbio domínio finalidas diferentes entidas no das das e da Promotora do Museu do Neo- Realismo Alunos Monitores da Abandono escolar Com o Equipa, formar os alunos monitores da no âmbito : normas utilização da, manuseamento dos equipamentos e recursos da. Estabelecer contactos com a Promotora do Museu do Neo- Realismo com vista à organização exposições na escola; Planificação da activida em conjunto com a Promotora do Museu do Neo- Realismo; Divulgação da activida através do Portal da ESAR e da afixação cartazes. Promover a formação utilizadores Promover Projectos/Parce rias com entidas públicas/privad as cariz social, cultural e/ou económico. : Monitores da ; Físicos:, Colecção, Internet. Promotora do Museu do Neorealismo; Físicos: Blogue, Portal, telefone, e- mail, Papel, cola, fitacola, tesoura, entre outros. Relatório. Relatório

22 Apoio ao Projecto Informáticos Vers e Exterior Apoio aos professores Informática dinamizadores da activida; Divulgação da activida através do Portal da ESAR e da afixação cartazes. Promover Projectos/Parce rias com entidas públicas/privad as cariz social, cultural e/ou económico. Informática dinamizadore s da activida; AMI; Empresa Recolha dos equipamento s; Equipa do Portal; Físicos: Blogue, Portal, telefone, e- mail, Papel, cola, fitacola, tesoura, entre outros. Relatórios a elaborar pelos professores dinamizadore s.

23 Plataforma Equipa Reuniões equipa da Trabalho colaborativo com as e as BM a a e Equipa da a a e e BM do concelho (SA) Pedido criação da disciplina no Moodle à equipa plataforma Moodle; Dinamização da disciplins documentos necessários à gestão e organização da equipa. Realização reuniões quinzenais da equipa da (às 4ªfeiras). Participação nas reuniões dos grupos trabalho finidos na SA; Realização das tarefas propostas trabalho colaborativo na SA. Gerir a equipa Gerir a equipa Gerir a equipa Plataforma; Físicos: Plataforma Moodle, e- mail. Físicos: Plataforma Moodle, e- mail. Físicos: Internet, e- mail. Disciplina criada e utilização registada; Relatório Actas; Relatório. Relatório

24 Actualizar colecção a Avaliação da colecção existente efectuad apoio dos professores colaboradores da ; Solicitação propostas aquisição novos documentos aos partamentos; Recolha das propostas; Seleccionar as propostas prioritárias; Requisitar os documentos solicitados; Pesquisar as novidas literárias e audiovisuais e solicitar a sua aquisição, pelo menos 2 vezes/ano ; Efectuar a aquisição dos documentos; Recepcionar eventuais ofertas documentos; Conservação e restauro das obras com o apoio dos professores colaboradores. Gerir a colecção Actualizar a colecção acordo com as necessidas evinciadas. Órgão Gestão, Serviços Administrativ os; Empresas fornecedoras ; Físicos: telefone, e- mail. Nº documentos catalogados; relatório.

25 Actualizar a base dados Actualizar e difundir a utilização do catálogo on-line e Exterior Catalogação dos documentos adquiridos; Procer ao registo dos documentos no software DOCBASE, com base na catalogação efectuada. Procer à exportação da base dados do DOCBASE; Enviar a BD exportada para a aplicação da R que efectua a difusão do catálogo on-line; Disponibilizar o acesso ao catálogo on-line num PC. Gerir a colecção Facilitar a pesquisa e dos documentos. Gerir a colecção Facilitar a pesquisa e dos documentos. Físicos: DOCBASE, registo da catalogação. R Físicos: DOCBASE, Internet, e- mail. Nº registos inseridos; Relatório. Relatório

26 Etiquetar documentos os, Apoio TIC da Equipa PTE e da BMQP 3º Período Com o Equipa PTE e da BMQP: Procer a uma prospecção mercado para efectuar a recolha empresas vendoras etiquetas compatíveis com a impressora etiquetagem da ; Solicitar orçamentos; Propor ao Órgão Gestão a compra das etiquetas, com base nos orçamentos recolhidos; Após a aquisição das etiquetas procer à sua impressão. Gerir a colecção Facilitar a pesquisa e arrumação dos documentos. Órgão Gestão, Serviços Administrativ os; Empresas fornecedoras etiquetas; Físicos: telefone, e- mail, Impressora etiquetagem, etiquetas. Relatório

27 Actualizar o site da no Portal da ESAR e o Blogue da e Exterior Produzir os textos para os artigos do site da no Portal da ESAR; Solicitar, por , à Equipa do Portal, a colocação dos artigos; Produzir os textos para os artigos do blogue da ; Colocar os artigos no Blogue da. Gerir os serviços Equipa do Portal; Físicos: Blogue, Portal, telefone, e- mail. Relatório

28 Actualizar o Regimento da 2º Período Com o, procer às alterações necessárias no Regimento da ; Elaborar a Proposta alteração para ser aprovada em Conselho Pedagógico e em Conselho Geral. Após a sua aprovação, difundir o novo regimento da através da sua afixação em local apropriado e no site da no Portal da ESAR. Gerir os serviços Conselho Pedagógico e Conselho Geral; Equipa do Portal; Físicos: Papel; Portal, telefone, e- mail, vitrine do corredor da. Novo Regimento; Relatório.

29 Actualizar o Manual Procedimentos da Criar e actualizar documentos recolha da utilização dos serviços da 2º Período 2º e 3º Períodos Com o, procer às alterações necessárias no Manual Procedimentos da ; Elaborar a Proposta alteração para ser aprovada em Conselho Pedagógico e em Conselho Geral. Após a sua aprovação, difundir o novo Manual Procedimentos da através da sua afixação em local apropriado e no site da no Portal da ESAR. Com o, criar e actualizar documentos recolha dados da utilização dos serviços da Gerir os serviços Gerir os serviços Conselho Pedagógico e Conselho Geral; Equipa do Portal; Físicos: Papel; Portal, telefone, e- mail, vitrine do corredor da. Físicos: Papel. Novo Manual Procediment os; Relatório. Relatório

30 Elaborar proposta alteração ao Regulamento Interno da Escola no âmbito da Criar uma Caixa Sugestões/Reclam ações 3º Período 2º Período Elaborar, com o, uma proposta alteração ao Regulamento Interno, no que respeita às referências da ; Apresentar a proposta elaborada ao Conselho Geral para a sua aprovação. Pesquisa do funcionamento da ferramenta Twitter; Criação da estrutura na ferramenta especificada; Solicitação para a criação uma ligação do site da no Portal da ESAR para a Caixa Sugestões/Reclamaç ões criada; Divulgação do modo utilização da Caixa Sugestões/Reclamaç ões. Gerir os serviços Gerir os serviços Conselho Geral; Físicos: Papel; e- mail. Equipa do Portal; Físicos: Portal, e- mail. Proposta apresentada; Relatório. Ferramenta criada; Relatório.

31 Inventariar solicitar aquisição mobiliário e a Inventariar as necessidas manutenção e actualização hardware e software utilitário na 1º e 2º Períodos Inventariar as necessidas mobiliário correntes da organização e gestão da ; Solicitar orçamentos às empresas fornecedoras; Apresentar as propostas orçamento ao Órgão Gestão; Após a aprovação, a aquisição e a recepção do mobiliário procer à sua disposição na e à arrumação da colecção. Com o apoio do professor que presta manutenção à no âmbito do PTE, procer ao levantamento necessidas manutenção do hardware e actualização software utilitário ao funcionamento da. Gerir os equipamentos Gerir os equipamentos Órgão Gestão; Serviços Administrativ os; Empresas fornecedoras mobiliário das ; Físicos: telefone, e- mail. Apoio TIC da equipa PTE; Físicos: Computador es; telefone, e- mail. Relatório Relatório

32 Formação em Práticas e Molos Auto-Avaliação das Criação e implementação instrumentos recolha dados a 1º Período 2º Período Participar nas sessões presenciais e on-line da formação promovida pela R; Desenvolver os trabalhos solicitados na formação promovida pela R. Investigação da solução implementação dos instrumentos na plataforma Moodle; Solicitação da criação disciplina(s) na plataforma Moodle para a criação instrumentos recolha dados; Elaboração dos instrumentos recolha dados, na plataforma Moodle ou em papel, sobre a utilização e funcionamento dos serviços da. Avaliar a Avaliar a R; Físicos: Papel, e- mail. plataforma Moodle; Físicos: Papel, e- mail, plataforma Moodle. Relatório Documentos produzidos; Relatório

33 Recolha e tratamento dos dados Elaboração relatório final do 2º e 3º Períodos 3º Período e Exterior Divulgação ou distribuição dos instrumentos recolha dados à comunida escolar; Recolha dos dados através do preenchimento dos instrumentos; Tratamento dos dados recolhidos sobre a utilização e funcionamento dos serviços da. Análise e reflexão da informação recolhida; Intificação dos pontos fortes e fracos, das oportunidas e das ameaças, das evidências recolhidas. Delinear acções melhoria para o próximo ano. Avaliar a Avaliar a plataforma Moodle; Físicos: Papel, e- mail, plataforma Moodle. Físicos: Papel, e- mail. Relatório Relatório Data.. Coornadora da Biblioteca Data.. Director

Escola Secundária de Alves Redol

Escola Secundária de Alves Redol Escola Secundária de Alves Redol Áreas de intervenção A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A1. Difundir os recursos junto da organização pedagógica da escola Interacção com os Departamentos /Apresentação

Leia mais

Planificação das Atividades 2013/2014 Domínio Sub-domínio Atividades Objetivos Destinatários Dinamizadores Calendarização Recursos materiais

Planificação das Atividades 2013/2014 Domínio Sub-domínio Atividades Objetivos Destinatários Dinamizadores Calendarização Recursos materiais LEITURA E LITERACIAS Promoção Leitura BIBLIOTECA ESCOLAR MÁRIO CLÁUDIO / BIBLIOTECA ESCOLAR DA POUSA Planificação s Ativides 2013/2014 Domínio Sub-domínio Ativides Objetivos Destinatários Dinamizadores

Leia mais

MEDIATECA PLANO DE ACTIVIDADES 2009/2010

MEDIATECA PLANO DE ACTIVIDADES 2009/2010 Mediateca Plano de Actividades 2009/2010 pág. 1/6 Introdução MEDIATECA PLANO DE ACTIVIDADES 2009/2010 A Mediateca estrutura-se como um sector essencial do desenvolvimento do currículo escolar e as suas

Leia mais

Biblioteca Virtual. BIBLIOTECA VIRTUAL DA UNIVERSIDADE DO PORTO (BVUP) Plano de Actividades 2007

Biblioteca Virtual. BIBLIOTECA VIRTUAL DA UNIVERSIDADE DO PORTO (BVUP) Plano de Actividades 2007 Biblioteca Virtual BIBLIOTECA VIRTUAL DA UNIVERSIDADE DO PORTO (BVUP) Plano de Actividades 2007 A. Introdução A Biblioteca Virtual da Universidade do Porto (BVUP) continuará no ano de 2007 com a sua missão

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES 2013/2014

PLANO DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES 2013/2014 PLANO DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES 2013/2014 Pág.1 INTRODUÇÃO O Plano Anual de Atividades das s Escolares do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Grândola atende à especificidade das bibliotecas

Leia mais

Projecto de Acompanhamento do Uso Educativo da Internet nas Escolas Públicas do 1.º ciclo no distrito de Bragança

Projecto de Acompanhamento do Uso Educativo da Internet nas Escolas Públicas do 1.º ciclo no distrito de Bragança Seminário Contextualização SOCIEDADE DE CONHECIMENTO E NOVAS TECNOLOGIAS NAS ZONAS RURAIS as novas acessibilidades na procura da qualidade de vida Projecto de Acompanhamento do Uso Educativo da Internet

Leia mais

Proposta para o Plano de Atividades - Biblioteca Escolar 14/15

Proposta para o Plano de Atividades - Biblioteca Escolar 14/15 Professor: Ana Maria Galveia Taveira Proposta para o Plano de Atividades - Biblioteca Escolar 14/15 O Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar divide-se em quatro grandes áreas de funcionamento/intervenção,

Leia mais

Plano de ação da biblioteca escolar

Plano de ação da biblioteca escolar AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA GAFANHA DA ENCARNÇÃO Plano de ação da biblioteca escolar 2013-2017 O plano de ação constitui-se como um documento orientador de linhas de ação estratégicas, a desenvolver num

Leia mais

Eixos Estratégicos Objectivos Estratégicos Objectivos Operacionais Acções. 1.1.1.Aumentar a oferta formativa nas áreas das artes e das tecnologias

Eixos Estratégicos Objectivos Estratégicos Objectivos Operacionais Acções. 1.1.1.Aumentar a oferta formativa nas áreas das artes e das tecnologias 1. Oferta Formativa 1.1. Dinamizar e consolidar a oferta formativa 1.1.1.Aumentar a oferta formativa nas áreas das artes e das tecnologias 1.1.2. Promover o funcionamento de ciclos de estudos em regime

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS. ESCOLA SECUNDÁRIA QUINTA do MARQUÊS

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS. ESCOLA SECUNDÁRIA QUINTA do MARQUÊS REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS ESCOLA SECUNDÁRIA QUINTA do MARQUÊS Artigo 1º - Definição A Biblioteca Escolar - Centro de Recursos Educativos da Escola Secundária Quinta

Leia mais

REGULAMENTO DO CRC GAIA SUL

REGULAMENTO DO CRC GAIA SUL REGULAMENTO DO CRC GAIA SUL I - Natureza e funções do Centro de Recursos em Conhecimento Gaia Sul 1. O Centro de Recursos em Conhecimento Gaia Sul (CRC Gaia Sul), é uma unidade organizacional da responsabilidade

Leia mais

DGEstE Direção de Serviços da Região Centro

DGEstE Direção de Serviços da Região Centro DGEstE Direção de Serviços da Região Centro Bibliotecas Escolares - Plano Anual de Atividades (PAA) Ano letivo 2014/2015 Este PAA encontra-se estruturado em 4 domínios (seguindo as orientações da RBE)

Leia mais

2013/2014 [PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - BIBLIOTECA ESCOLAR]

2013/2014 [PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - BIBLIOTECA ESCOLAR] Projeto / Atividade Objetivos Intervenientes Recursos/ materiais Voluntários de Leitura Construir relações/parcerias com a BMP e com as redes locais (ADA/Centro Comunitário de Portel) BE - Vamos Partilh@r

Leia mais

PLANO TIC. O Coordenador TIC Egídia Fernandes Ferraz Gameiro [1] 2 0 0 9-2 0 1 0

PLANO TIC. O Coordenador TIC Egídia Fernandes Ferraz Gameiro [1] 2 0 0 9-2 0 1 0 PLANO TIC 2 0 0 9-2 0 1 0 O Coordenador TIC Egídia Fernandes Ferraz Gameiro [1] EB1/PE Santa Cruz http://escolas.madeira-edu.pt/eb1pescruz eb1pescruz@madeira-edu.pt IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR TIC Egídia

Leia mais

Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt

Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC www.estagiostic.gov.pt 1 Índice 1 Introdução 3 1.1 Programa de Estágios TIC 3 1.2 Objectivo da plataforma 3 1.3 Perfis 4 1.3.1 Escola 4 1.3.2 Empresa 4 1.3.3

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO ANUAL 2009/2010. Rede de Bibliotecas de Carregal do Sal GRUPO DE TRABALHO

PLANO DE ACÇÃO ANUAL 2009/2010. Rede de Bibliotecas de Carregal do Sal GRUPO DE TRABALHO GRUPO DE TRABALHO Rede de Bibliotecas de Carregal do Sal PLANO DE ACÇÃO ANUAL 2009/2010 O Plano de Acção da Rede de Bibliotecas de Carregal do Sal é um instrumento de trabalho ao nível da organização e

Leia mais

Manda o Governo, pelos Ministros de Estado e das Finanças e das Obras Públicas Transportes e Comunicações, o seguinte: Artigo 1.º.

Manda o Governo, pelos Ministros de Estado e das Finanças e das Obras Públicas Transportes e Comunicações, o seguinte: Artigo 1.º. Legislação Portaria n.º 542/2007, de 30 de Abril Publicado no D.R., n.º 83, I Série, de 30 de Abril de 2007 SUMÁRIO: Aprova os Estatutos do Instituto da Construção e do Imobiliário, I.P.. TEXTO: O Decreto-Lei

Leia mais

09/10. Projecto Plano Nacional de Leitura. Agrupamento de Escolas D. Nuno Álvares Pereira Tomar. Projecto PNL AEDNAP 09/10 1-9

09/10. Projecto Plano Nacional de Leitura. Agrupamento de Escolas D. Nuno Álvares Pereira Tomar. Projecto PNL AEDNAP 09/10 1-9 Projecto Plano Nacional de Leitura 09/10 Agrupamento de Escolas D. Nuno Álvares Pereira Tomar Projecto PNL AEDNAP 09/10 1-9 Índice 1. Introdução 3 2. Avaliação das actividades realizadas / Resultados alcançados

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO. Capítulo I Princípios Gerais. Artigo Primeiro Objecto

REGULAMENTO INTERNO. Capítulo I Princípios Gerais. Artigo Primeiro Objecto REGULAMENTO INTERNO Capítulo I Princípios Gerais Artigo Primeiro Objecto O presente Regulamento define o regime de funcionamento interno do Centro de Formação Ciência Viva reconhecido pelo Ministério da

Leia mais

Projecto de Actividades para a «Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis» Formulário de candidatura

Projecto de Actividades para a «Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis» Formulário de candidatura Projecto de Actividades para a «Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis» Formulário de candidatura (vide instruções no URL: http://www.crie.min-edu.pt/portateis/index.htm) 1. Identificação

Leia mais

Nota Introdutória. Objetivos da Biblioteca Escolar (de acordo com o MANIFESTO IFLA/UNESCO PARA BIBLIOTECA ESCOLAR)

Nota Introdutória. Objetivos da Biblioteca Escolar (de acordo com o MANIFESTO IFLA/UNESCO PARA BIBLIOTECA ESCOLAR) Nota Introdutória Objetivos da Biblioteca Escolar (de acordo com o MANIFESTO IFLA/UNESCO PARA BIBLIOTECA ESCOLAR) Apoiar e promover os objetivos educativos definidos de acordo com as finalidades e currículo

Leia mais

PLANO TIC PLANO DE AÇÃO ANUAL PARA A UTILIZAÇÃO DAS TIC COMO APOIO AO ENSINO E À APRENDIZAGEM

PLANO TIC PLANO DE AÇÃO ANUAL PARA A UTILIZAÇÃO DAS TIC COMO APOIO AO ENSINO E À APRENDIZAGEM PLANO TIC PLANO DE AÇÃO ANUAL PARA A UTILIZAÇÃO DAS TIC COMO APOIO AO ENSINO E À APRENDIZAGEM Ano Letivo 2011/2012 Marinha Grande, Setembro de 2011 1. Índice: Índice 2 1. Introdução 3 2. Caracterização

Leia mais

Avaliação da biblioteca escolar 2009-2013

Avaliação da biblioteca escolar 2009-2013 Avaliação da biblioteca escolar 2009-2013 2010 D. Gestão da biblioteca escolar Avaliação D.1 Articulação da BE com a escola/agrupamento. Acesso e serviços prestados pela BE. 3 D.2 Condições humanas e materiais

Leia mais

CONCURSO DE CRIAÇÃO DE SPOT PROMOCIONAL

CONCURSO DE CRIAÇÃO DE SPOT PROMOCIONAL CONCURSO DE CRIAÇÃO DE SPOT PROMOCIONAL ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE PARA TODOS REGULAMENTO Artigo 1º OBJECTIVO O presente concurso tem como objectivo sensibilizar os alunos do Ensino Secundário e a comunidade

Leia mais

Manual de Funções. Centro de Documentação e Informação CEDOC-ESEV

Manual de Funções. Centro de Documentação e Informação CEDOC-ESEV Centro de Documentação e Informação CEDOC-ESEV ÍNDICE Pág. Apresentação 3 Equipa do centro de Documentação e Informação 4 Serviços 6 Serviço de Aquisições 6 Serviço de Tratamento Técnico documental 7 Catalogação

Leia mais

5. Ler cuidadosamente as mensagens de correio electrónico;

5. Ler cuidadosamente as mensagens de correio electrónico; Segundo o Guia para ambientes de aprendizagem digitais quer alunos, quer professores, precisam de novas competências ao nível da literacia digital à medida que cada vez mais recursos estão presentes na

Leia mais

Centro de Informação Europeia Jacques Delors. Oferta formativa

Centro de Informação Europeia Jacques Delors. Oferta formativa Oferta formativa 2009/2010 Centro de Informação Europeia Jacques Delors DGAE / Ministério dos Negócios Estrangeiros Curso de Formação «A Cidadania Europeia e a Dimensão Europeia na Educação» Formação acreditada,

Leia mais

MODERNIZAR E MELHORAR AS ESCOLAS ATRAVÉS DAS TIC

MODERNIZAR E MELHORAR AS ESCOLAS ATRAVÉS DAS TIC 30 Dossier Tic Tac Tic Tac MODERNIZAR E MELHORAR AS ESCOLAS ATRAVÉS DAS TIC Texto de Elsa de Barros Ilustração de Luís Lázaro Contribuir para o aumento do sucesso escolar dos alunos, equipando as escolas

Leia mais

Plano de Atividades GRUPO. Biblioteca Escolar

Plano de Atividades GRUPO. Biblioteca Escolar Plano de Atividades 2013 2014 GRUPO Biblioteca Escolar Atividade nº1- Implementação do Modelo de Autoavaliação das BEs (MABE) Objetivos- Estabelecer parcerias ; Integrar a BE no desenvolvimento de Projetos

Leia mais

Regulamento da Biblioteca da EB1/JI da Cruz da Areia Agrupamento de escolas José Saraiva

Regulamento da Biblioteca da EB1/JI da Cruz da Areia Agrupamento de escolas José Saraiva Regulamento da Biblioteca da EB1/JI da Cruz da Areia Agrupamento de escolas José Saraiva Artigo 1º DEFINIÇÃO A Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da EB1/JI da Cruz da Areia é constituída

Leia mais

CLUBE DE EMPREGO Área de intervenção - EMPREGO/FORMAÇÃO

CLUBE DE EMPREGO Área de intervenção - EMPREGO/FORMAÇÃO CLUBE DE EMPREGO Área de intervenção - EMPREGO/FORMAÇÃO Projeto Objetivos Metas Indicadores Ações - Preencher as fichas de inscrição no site http://empregar.ire.gov.p; População Alvo Recursos Humanos Materiais

Leia mais

PLANO TIC. O Coordenador TIC. E g í d i a F e r n a n d e s F e r r a z G a m e i r o 2 0 0 8-2 0 0 9

PLANO TIC. O Coordenador TIC. E g í d i a F e r n a n d e s F e r r a z G a m e i r o 2 0 0 8-2 0 0 9 PLANO TIC 2 0 0 8-2 0 0 9 O Coordenador TIC E g í d i a F e r n a n d e s F e r r a z G a m e i r o [1] ESCOLA EB1/PE Santa Cruz http://escolas.madeira-edu.pt/eb1pescruz eb1pescruz@madeira-edu.pt IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Plano de Atividades. Ano letivo 2011 / 2012

Plano de Atividades. Ano letivo 2011 / 2012 Plano de Atividades Ano letivo 2011 / 2012 Plano de Atividades de Informática @ 2011-2012 Plano de Atividades Pretende-se com este plano promover o uso efetivo das tecnologias de informação e comunicação

Leia mais

PLANO DE MELHORIA DA BIBLIOTECA da FAV PARA 2015/2016

PLANO DE MELHORIA DA BIBLIOTECA da FAV PARA 2015/2016 Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Escola Básica Frei André da Veiga PLANO DE MELHORIA DA BIBLIOTECA da FAV PARA 2015/2016 A. Currículo, literacias e aprendizagem Problemas identificados Falta

Leia mais

CAPÍTULO I. Da Natureza, Objecto e Objectivos da RBC. Artigo 1.º. Natureza

CAPÍTULO I. Da Natureza, Objecto e Objectivos da RBC. Artigo 1.º. Natureza R E D E D E B I B L I O T E C A S D E CUBA P rotocolo de Coope ração Entre a Câmara Municipal de Cuba e o Agrupamento de Escolas de Cuba é celebrado o presente Protocolo de criação da Rede de Bibliotecas

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DOS INICIATIVA ESCOLAS, PROFESSORES E COMPUTADORES PORTÁTEIS EQUIPAMENTOS DO PROJECTO. Ano Lectivo 2006 / 07

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DOS INICIATIVA ESCOLAS, PROFESSORES E COMPUTADORES PORTÁTEIS EQUIPAMENTOS DO PROJECTO. Ano Lectivo 2006 / 07 REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DO PROJECTO INICIATIVA ESCOLAS, PROFESSORES E COMPUTADORES PORTÁTEIS Ano Lectivo 2006 / 07 O equipamento informático afecto ao Projecto será partilhado por vários

Leia mais

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO MINISTÉRIO DO COMÉRCIO Regulamento Interno do Centro de Documentação e Informação CAPÍTULO I Natureza e Atribuições Artigo 1º (Natureza) O Centro de Documentação e Informação, abreviadamente designado

Leia mais

2013-2014. Relatório Final. EB 2.3 Mosteiro e Cávado

2013-2014. Relatório Final. EB 2.3 Mosteiro e Cávado EB 2.3 Mosteiro e Cávado 2013-2014 Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Biblioteca escolar - Centro de recursos educativos bibliotecasmosteiroecavado@gmail.com becre-cavado.blogspot.com bemerelim.blogspot.pt

Leia mais

INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO

INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO EFECTIVIDADE DA AUTO-AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS PROJECTO ESSE Orientações para as visitas às escolas 1 Introdução As visitas às escolas realizadas segundo o modelo

Leia mais

REGULAMENTO DA ACTIVIDADE FORMATIVA

REGULAMENTO DA ACTIVIDADE FORMATIVA A CadSolid tem como missão contribuir para a modernização da indústria portuguesa, mediante o desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços inovadores, personalizados e concebidos para satisfazer

Leia mais

Regulamento Setembro de 2013

Regulamento Setembro de 2013 Regulamento Setembro de 2013 1. ÂMBITO E ESTRUTURA A Biblioteca da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão é uma unidade documental que adquire, processa e disponibiliza informação especializada

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REDONDO PROJETO EDUCATIVO. Indicações para Operacionalização 2012-2015

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REDONDO PROJETO EDUCATIVO. Indicações para Operacionalização 2012-2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REDONDO PROJETO EDUCATIVO Indicações para Operacionalização 2012-2015 O Plano Anual de Atividades do Agrupamento é relevante para toda a Comunidade Educativa. Por ele se operacionalizam

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO A BOLSAS DE QUALIFICAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO ARTÍSTICA 2016. Preâmbulo

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO A BOLSAS DE QUALIFICAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO ARTÍSTICA 2016. Preâmbulo REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO A BOLSAS DE QUALIFICAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO ARTÍSTICA 2016 Preâmbulo O departamento de Acção Cultural da Fundação GDA, através do programa de Apoio a Bolsas de Qualificação

Leia mais

FORMULÁRIO E RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE

FORMULÁRIO E RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO FORMULÁRIO E RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE IDENTIFICAÇÃO Unidade Orgânica: Docente avaliado: Departamento

Leia mais

PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA 11ª Classe

PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA 11ª Classe PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA 11ª Classe Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário Formação Profissional Ficha Técnica Título Programa de Metodologia do Ensino de Matemática

Leia mais

Plano de Melhorias do Agrupamento

Plano de Melhorias do Agrupamento AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FRANCISCO SIMÕES Plano Melhorias do Agrupamento 2014/2016 Equipa Autoavaliação Setembro 2014 Conhece-te a ti mesmo Aforismo grego inscrito no pronaus do templo Apolo em Delfos Página

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DA BAIXA DA BANHEIRA

ESCOLA SECUNDÁRIA DA BAIXA DA BANHEIRA ESCOLA SECUNDÁRIA DA BAIXA DA BANHEIRA Ano lectivo 2010 / 2011 Introdução De modo a dar cumprimento à legislação em vigor, tendo como base os objectivos do Projecto Educativo: Diminuir o Insucesso e abandono

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AZEITÃO

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AZEITÃO RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AZEITÃO Julho de 2015 Nota de Apresentação A (ANPRI) e o Agrupamento de Escolas de Azeitão assinaram

Leia mais

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

CONCURSO DE FOTOGRAFIA CONCURSO DE FOTOGRAFIA ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE PARA TODOS REGULAMENTO Artigo 1º OBJECTIVO O presente concurso tem como objectivo sensibilizar os alunos do Ensino Básico e a comunidade em geral, para

Leia mais

formativa e das atividades de ensino e de aprendizagem nela desenvolvidas;

formativa e das atividades de ensino e de aprendizagem nela desenvolvidas; Índice 1- ENQUADRAMENTO... 2 2- METODOLOGIA... 3 3- INSTRUMENTOS... 4 3.1. Ficha da unidade curricular... 4 3.2. Inquéritos de apreciação ensino/aprendizagem... 4 3.3. Formulários... 4 3.4. Dossiers...

Leia mais

Manual de Avaliação dos alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade

Manual de Avaliação dos alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade Manual de Avaliação dos alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade Índice Nota Introdutória Legislação Conceitos/Glossário de termos Princípios Orientadores e finalidades Documentos Nota Introdutória:

Leia mais

Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda. Planificação de Atividades - Ano Letivo 2014/2015

Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda. Planificação de Atividades - Ano Letivo 2014/2015 Plano Anual de Atividades do de Escolas Sá de Miranda Planificação de Atividades - Ano Letivo 2014/2015 (devem ser indicadas as atividades que ultrapassem a dimensão do pequeno grupo ou da turma) Calendarizaç

Leia mais

RELATÓRIO FINAL. Plano de Ação da EB1/JI do Bairro do Areias. Relatório Final de Autoavaliação do Plano de Ação de Estabelecimento da EB1 do Areias

RELATÓRIO FINAL. Plano de Ação da EB1/JI do Bairro do Areias. Relatório Final de Autoavaliação do Plano de Ação de Estabelecimento da EB1 do Areias RELATÓRIO FINAL Plano de Ação da EB1/JI do Bairro do Areias Relatório Final de Autoavaliação do Plano de Ação de Estabelecimento da EB1 do Areias Introdução Pontos Conteúdos Explicação dos objetivos do

Leia mais

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA Ano letivo: 2015/2016 INTRODUÇÃO Enquadramento legal Avaliação Aprovação EVENTOS 1.ºperíodo 2.ºperíodo 3.ºperíodo REUNIÕES

Leia mais

Bem-vindo ao nosso mundo virtual! Guia do Portal de Ensino à Distância da Get Training 1

Bem-vindo ao nosso mundo virtual! Guia do Portal de Ensino à Distância da Get Training 1 Após uma experiência formativa de mais de 20 anos em formação presencial, e tendo sempre como princípios a inovação e a satisfação do cliente, é com grande satisfação que a Get Training implementa este

Leia mais

Guia de Apoio ao Formando. Formação à distância

Guia de Apoio ao Formando. Formação à distância Regras&Sugestões- Formação e Consultoria, Lda. Guia de Apoio ao Formando Data de elaboração: abril de 2014 CONTACTOS Regras & Sugestões Formação e Consultoria, Lda. Av. General Vitorino laranjeira, Edifício

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2014/2017

PLANO DE ACÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2014/2017 PLANO DE ACÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2014/2017 1 O plano de ação que se apresenta teve por base as autoavaliações efetuadas durante os anos 2009-10; 2010-11;

Leia mais

C406. Ensino e aprendizagem com TIC na educação pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico

C406. Ensino e aprendizagem com TIC na educação pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico C406. Ensino e aprendizagem com TIC na educação pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico Formadores: Eunice Macedo e Carlos Moedas Formando: Irene do Rosário Beirão Marques Entidade formadora: Centro

Leia mais

Introdução. Para a condução de cada ação teremos presentes duas questões importantes:

Introdução. Para a condução de cada ação teremos presentes duas questões importantes: Fevereiro 2014 Introdução A Escola é hoje um mundo onde todos os atores educativos têm voz por isso a facilidade, a celeridade, a clareza e a abertura são as caraterísticas da comunicação que possibilitam

Leia mais

Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja. Regulamento Interno. Biblioteca Escolar

Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja. Regulamento Interno. Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja Regulamento Interno 2014 1. A 1.1. Definição de A é um recurso básico do processo educativo, cabendo-lhe um papel central em domínios tão importantes como: (i) a aprendizagem

Leia mais

CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE OURÉM - CLASO -

CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE OURÉM - CLASO - CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE OURÉM - CLASO - CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º Objecto O presente regulamento interno destina-se a definir e dar a conhecer os princípios a que obedece a constituição,

Leia mais

Lisboa 2014 FICHA DE CANDIDATURA

Lisboa 2014 FICHA DE CANDIDATURA Lisboa 2014 Refª: 008 Tempos Livres em Segurança Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone: 21 322 73 60 Email

Leia mais

Plano Anual Actividades. Associação de Pais e Encarregados de Educação EBI Rainha D.Leonor Lencastre

Plano Anual Actividades. Associação de Pais e Encarregados de Educação EBI Rainha D.Leonor Lencastre Plano Anual Actividades Associação de Pais e Encarregados de Educação EBI Rainha D.Leonor Lencastre 2014/2015 INDICE Nota Introdutória 3 1. Áreas de ação 4 2. Representatividade 4 3. Divulgação/Informação

Leia mais

2010 Gestão da Colecção - Critérios

2010 Gestão da Colecção - Critérios 2010 Gestão da Colecção - Critérios Este documento, articulado com o Manual de procedimentos da Rede de bibliotecas de Santa Comba Dão foi elaborado pelos elementos que constituem o Grupo de Trabalho,

Leia mais

MUNICIPIO DE ALBUFEIRA

MUNICIPIO DE ALBUFEIRA Regulamento do Concurso de Ideias para a Elaboração de um logótipo para o Gabinete do Empreendedorismo I - Briefing O Municipio de Albufeira organiza o Concurso de Ideias para a criação de um logótipo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N 1 DE MARCO DE CANAVESES (150745) Plano de Ação de Melhoria

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N 1 DE MARCO DE CANAVESES (150745) Plano de Ação de Melhoria AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N 1 DE MARCO DE CANAVESES (150745) Plano de Ação de Melhoria 2015l2017 ÍNDICE ÍNDICE: INTRODUÇÃO... 3 ÁREAS DE AÇÃO DE MELHORIA.... 4 PLANOS DE AÇÃO DE MELHORIA.. 5 CONCLUSÃO...

Leia mais

Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola 2013/1014. Uma estratégia para O Projeto Educativo Local

Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola 2013/1014. Uma estratégia para O Projeto Educativo Local Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola 2013/1014 Uma estratégia para O Projeto Educativo Local O que é um PMMEE? O Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola consiste num conjunto de objetivos

Leia mais

REGULAMENTO DE MOBILIDADE DE DIPLOMADOS Leonardo da Vinci

REGULAMENTO DE MOBILIDADE DE DIPLOMADOS Leonardo da Vinci REGULAMENTO DE MOBILIDADE DE DIPLOMADOS Leonardo da Vinci Tendo a Coordenação em colaboração com o DGA RI, elaborado e submetido uma candidatura ao Programa Leonardo da Vinci, foi esta aprovada pela Agência

Leia mais

CRIE > Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis

CRIE > Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis CRIE > Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis Resumo do projecto Com a candidatura a este projecto, e envolvendo todos os departamentos, alunos e encarregados de educação, a nossa escola

Leia mais

CURSO: IED - INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL. INSCRIÇÕES ABERTAS - 30 vagas

CURSO: IED - INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL. INSCRIÇÕES ABERTAS - 30 vagas CURSO: IED - INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL OBJETIVO: Contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los e preparálos para a utilização de recursos e serviços mais

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS PROJETO INTEGRADOR. 2º PERÍODO Gestão da Tecnologia da Informação GOIÂNIA 2013.

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS PROJETO INTEGRADOR. 2º PERÍODO Gestão da Tecnologia da Informação GOIÂNIA 2013. FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS PROJETO INTEGRADOR 2º PERÍODO Gestão da Tecnologia da Informação GOIÂNIA 2013. 1. INFORMAÇÕES GERAIS Coordenadora do Curso: Lucília Gomes Ribeiro Professora coorientadora:

Leia mais

Tipologia Textual O conto. Competências a trabalhar associadas ao processo CO L CEL

Tipologia Textual O conto. Competências a trabalhar associadas ao processo CO L CEL Ministério da Educação Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora nº2 Novo Programa de Português do Ensino Básico Sequência Didáctica 5º ano Ano lectivo de 2010/2011 Tipologia Textual O conto Competências

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO PARA RECRUTAMENTO TÉCNICO SUPERIOR

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO PARA RECRUTAMENTO TÉCNICO SUPERIOR 1 AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO PARA RECRUTAMENTO TÉCNICO SUPERIOR CONTRATAÇÃO DE TÉCNICO SUPERIOR Procedimento concursal de recrutamento para ocupação de 1 posto de trabalho em regime de contrato de trabalho

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA DE BAGUIM DO MONTE. Regulamento de Utilização dos Espaços Colectivos

JUNTA DE FREGUESIA DE BAGUIM DO MONTE. Regulamento de Utilização dos Espaços Colectivos Nota Justificativa A Junta de Freguesia de Baguim do Monte dispõe de um Auditório, duma Sala de Formação e dum Salão Polivalente, que coloca ao serviço dos cidadãos, permitindo a sua utilização, para diversos

Leia mais

Apresentação. Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares. Oliveira de Azeméis Novembro 2007

Apresentação. Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares. Oliveira de Azeméis Novembro 2007 Apresentação Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares Oliveira de Azeméis Novembro 2007 Apresentação SABE 12-11-2007 2 Apresentação O conceito de Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) que se

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA SÍNTESE DA REVISÃO

HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA SÍNTESE DA REVISÃO HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA SÍNTESE DA REVISÃO ELABORAÇÃO ASSINATURA APROVAÇÃO ASSINATURA ÍNDICE CAPÍTULO 1. POLÍTICA E ESTRATÉGIA/ÂMBITO... 3 1.1 POLÍTICA E ESTRATÉGIA DA ENTIDADE... 3 1.2 OBJECTIVO

Leia mais

NORMAS INTERNAS DE FUNCIONAMENTO DO PROJETO «COMBATE O DESPERDÍCIO! REUTILIZA OS MANUAIS ESCOLARES 2014» PREÂMBULO

NORMAS INTERNAS DE FUNCIONAMENTO DO PROJETO «COMBATE O DESPERDÍCIO! REUTILIZA OS MANUAIS ESCOLARES 2014» PREÂMBULO NORMAS INTERNAS DE FUNCIONAMENTO DO PROJETO «COMBATE O DESPERDÍCIO! REUTILIZA OS MANUAIS ESCOLARES 2014» PREÂMBULO Verificando-se que a compra anual de manuais escolares por parte das famílias se tornou

Leia mais

Escola Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis 5 e 6 de abril de 2013 v.diegues70@gmail.com

Escola Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis 5 e 6 de abril de 2013 v.diegues70@gmail.com Escola Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis 5 e 6 de abril de 2013 v.diegues70@gmail.com sumário 1- Projeto -Como surgiu o projeto WR -Quais os objetivos do estudo -Principais conclusões

Leia mais

Festival do Sol. Maratona Fotográfica Fotografar de Sol a Sol. Normas de Participação

Festival do Sol. Maratona Fotográfica Fotografar de Sol a Sol. Normas de Participação Festival do Sol Maratona Fotográfica Fotografar de Sol a Sol Normas de Participação Normas de Participação na Maratona Fotográfica Fotografar de Sol a Sol Art.º 1º Objecto 1. O presente Projecto de Regulamento

Leia mais

Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra. URL: http://www.uc.pt/sibuc/

Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra. URL: http://www.uc.pt/sibuc/ URL: http://www.uc.pt/sibuc/ O Serviço Integrado das Bibliotecas da é o órgão coordenador das bibliotecas da UC. Tem como tarefa principal a gestão da informação documental da UC, designadamente a sua

Leia mais

Sistema de formação e certificação de competências

Sistema de formação e certificação de competências Sistema de Formação e Certificação de Competências Portal das Escolas Manual de Utilizador Docente Referência Projecto Manual do Utilizador Docente Sistema de formação e certificação de competências Versão

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEVANTE DA MAIA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEVANTE DA MAIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEVANTE DA MAIA Escola Básica e Secundária do Levante da Maia PLANO DE OCUPAÇÃO PLENA DE TEMPOS ESCOLARES 2013-2017 Crescer, Saber e Ser Página 0 (Anexo I) ÍNDICE I. Nota Introdutória

Leia mais

Concurso de Design Criação de cartaz REGULAMENTO

Concurso de Design Criação de cartaz REGULAMENTO Concurso de Design Criação de cartaz REGULAMENTO 1. Introdução O presente concurso, destinado à apresentação de projectos de criação de um cartaz original, é uma iniciativa da Associação 25 de Abril (doravante

Leia mais

2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º e 8º Anos de escolaridade)

2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º e 8º Anos de escolaridade) Escola Básica e Secundária de Velas Linhas de Exploração do Quadro de da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Oferta de Escola 2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º

Leia mais

Nós! - criação de Equipas Divulgação do Projecto x A divulgação iniciou-se apenas em Dezembro devido Locais de Voluntariado

Nós! - criação de Equipas Divulgação do Projecto x A divulgação iniciou-se apenas em Dezembro devido Locais de Voluntariado I Eio de Intervenção Grupos Vulneráveis (População Idosa) Ações Atividades Eecutado Iniciado mas eecutado Justificação para a não conclusão/eecução Projeto Menos Sós Mais Elaboração do Projecto Nós! -

Leia mais

PLANO TIC ano lectivo 2006/2007

PLANO TIC ano lectivo 2006/2007 PLANO TIC ano lectivo 2006/2007 O Coordenador TIC João Teiga Peixe Índice Índice...2 1. Introdução... 3 2. Objectivos... 3 3. Sectores Afectos... 4 1. Salas de Aulas... 4 2. Administrativo... 4 3. Outras

Leia mais

VIII Oficinas de Formação A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento praticar ao sábado. E-repositórios. 26 de Maio de 2007

VIII Oficinas de Formação A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento praticar ao sábado. E-repositórios. 26 de Maio de 2007 VIII Oficinas de Formação A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento praticar ao sábado E-repositórios 26 de Maio de 2007 Intervenção de Maria João Gomes da Universidade do Minho Repositórios

Leia mais

MESTRADO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA

MESTRADO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA ONTEÚDOS drte MESTRADO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA Belo Horizonte Município de Boane, Província de Maputo 2014 MESTRADO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA INTRODUÇÃO Bem vindo ao curso de mestrado em Supervisão Pedagógica!

Leia mais

XIII FÉRIAS TÉCNICAS COM A FORD

XIII FÉRIAS TÉCNICAS COM A FORD 27 Agosto a 7 de Setembro de 2012 ÍNDICE PARTE I NOTA INTRODUTÓRIA... 3 PARTE II DESCRIÇÃO TÉCNICA DO PROJECTO... 4 PROGRAMA PARA O NÍVEL I... 4 PROGRAMA PARA O NÍVEL II... 10 PARTE I NOTA INTRODUTÓRIA

Leia mais

Encontro Rede de Espaços Internet 3 e 4 de Novembro de 2006, FIL, Lisboa

Encontro Rede de Espaços Internet 3 e 4 de Novembro de 2006, FIL, Lisboa Encontro Rede de Espaços Internet 3 e 4 de Novembro de 2006, FIL, Lisboa O papel do Entre Douro e Vouga Digital no combate à info-exclusão e no estímulo à participação cívica electrónica luis.ferreira@edvdigital.pt

Leia mais

2010/2011. Instituto de S. Tiago, Cooperativa de Ensino C.R.L.

2010/2011. Instituto de S. Tiago, Cooperativa de Ensino C.R.L. Plano de 2010/2011 Instituto de S. Tiago, Cooperativa de Ensino C.R.L. Plano de de Pessoal Docente e Não Docente 2010/11 INTRODUÇÃO O Plano de do Instituto de S. Tiago surge da cooperação entre todas as

Leia mais

Manual de Procedimentos POSI-E3

Manual de Procedimentos POSI-E3 Manual de Procedimentos POSI-E3 13 de Abril de 2012 1 Índice 1. INTRODUÇÃO 3 2. COORDENAÇÃO GERAL 5 3. DOCENTES E DISCIPLINAS 7 3.1 INFORMAÇÃO AOS ALUNOS 7 3.2 RELAÇÕES ALUNOS / DOCENTES 8 4.1 ÁREA PEDAGÓGICA

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DOS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

REGIMENTO INTERNO DOS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO REGIMENTO INTERNO DOS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO Artigo 1º Objectivo e Âmbito 1. Os (SPO) constituem um dos Serviços Técnico-Pedagógicos previsto no artigo 25º alínea a) do Regulamento Interno

Leia mais