Índice. 1. Apresentação Primeiro acesso Conhecendo a Plataforma Seleção da Empresa Sair do Sistema...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Índice. 1. Apresentação... 3. 1.1. Primeiro acesso... 3. 1.2. Conhecendo a Plataforma... 5. 1.3. Seleção da Empresa... 5. 1.4. Sair do Sistema..."

Transcrição

1 Índice 1. Apresentação Primeiro acesso Conhecendo a Plataforma Seleção da Empresa Sair do Sistema Retornar a tela principal Cadastro da Empresa Controle de Permissões Grupo de Permissões Acessos à Rotinas Cadastro de Usuários Minhas Configurações Configurações da Empresa Geração de Calendário Manutenção de Calendário Integrações Registros Tarefas Dashboard - Área de Trabalho Quadro de Avisos Minhas Tarefas Transferindo Tarefas Monitoramento Cadastros Áreas Equipes de Trabalho Usuários Área Clientes Grupo de Serviços Tipos de Serviços Serviços Copiar Serviços: Controle de Vencimento:... 41

2 Copiar Controle de Vencimento Ordem de Serviço Histórico de Movimentação Manutenção Serviços Tarefas Transferência de Tarefas Consultas Serviços Tarefas Apuração de Custos Relatórios Despesas Ordem de Serviço Previsão de Serviço Tarefas Serviços... 64

3 1. Apresentação A plataforma Sage é o único software de gerenciamento total de serviços, que integra o setor financeiro, faturamento, tarefas e relacionamento ao setor contábil da empresa. É uma solução composta por três módulos principais: Tarefas, Relacionamento e Finanças, que permitem o gerenciamento completo de escritórios e empresas contábeis. O Modulo Tarefas disponibiliza ferramentas eficientes para facilitar o controle do fluxo de trabalho e economizar o tempo do escritório, com o Módulo Tarefas, você controla os serviços prestados aos clientes e as tarefas do dia a dia de sua empresa contábil com segurança e eficiência através de um sistema de gerenciamento completo, com lembretes de datas e atividades, mensagens de atraso na execução e conclusão das tarefas, evitando esquecimentos e controles paralelos ou manuais Primeiro acesso A Plataforma Sage foi desenvolvida para acesso em ambiente WEB, com a tecnologia CLOUD COMPUTING (Computação em Nuvem). O armazenamento de dados é feito remotamente por meio da internet, e esses mesmos dados podem ser acessados a partir de qualquer computador e em qualquer lugar. Basta ter acesso à internet, e o usuário poderá acessar sua base de dados de qualquer local, apenas utilizando seu navegador de internet, sem a necessidade de um software instalado para acesso. Algumas vantagens da tecnologia de nuvem de computadores: Na maioria dos casos o usuário não precisa se preocupar com sua infraestrutura de hardware e sistema operacional, sendo requerida apenas para acesso a internet. Atualizações de software automáticas, sem necessidade da intervenção do usuário. O usuário reduz seus custos com manutenção de redes físicas e aquisições de softwares. Infraestrutura para acessar a tecnologia de nuvem é mais enxuta do que a estrutura habitual. Compartilhamento de informações entre usuários é facilitado pelo conceito de armazenamento. Para o primeiro acesso a Plataforma Sage, digite no navegador o endereço da empresa, definido para utilização da Plataforma Sage. Na sequencia digite o usuário e senha. (Para um melhor desempenho recomendase o uso do navegador Google Chrome).

4 Informados o login e a senha. Pode ser marcada a opção para lembrar meu login e senha no computador. No primeiro acesso será solicitada uma nova senha para o administrador. A nova senha deve conter, no mínimo, 6 (seis) caracteres e 3 (três) dos 4 (quatro) grupos de caracteres abaixo: - Letras maiúsculas (A a Z); - Letras minúsculas (a a z); - Algarismos (0 a 9); - Caracteres não alfabéticos $, _,-,*).

5 1.2. Conhecendo a Plataforma A área de trabalho da Plataforma Sage é composta pela barra de acesso e 3 (três) menus funções: Sage Relacionamento, Sage Finanças e Sage Tarefas Seleção da Empresa Ao clicar na barra de ferramentas onde esta informada a Razão Social da empresa selecionada para trabalho, será apresentada uma tela para seleção de outra empresa de trabalho e estabelecimento de trabalho. Conforme a empresa selecionada as informações contidas nas funções são alteradas. Você pode ter acesso a uma empresa ou a um grupo de empresas.

6 1.4. Sair do Sistema Para sair do sistema, basta clicar sobre o seu usuário e em Sair Retornar a tela principal Para retornar a tela principal do sistema após selecionar qualquer uma das funções, basta clicar em Home na Barra de Acessos.

7 2. Cadastro da Empresa Neste menu serão cadastradas as empresas para controle das atividades diárias e financeiras, os clientes e fornecedores e comunicados aos seus colaboradores internos. A Plataforma Sage é multiempresas, desta forma, poderá cadastrar as demais empresas que possui. Para iniciar o cadastro clique em Novo. Na tela Cadastro de empresa, preencha os campos conforme orientações abaixo:

8 Código: Caso possua o sistema Sage Software Contábil, o código deve ser o mesmo da empresa cadastrada em Empresas / Cadastro de Empresa. Ao realizar a integração entre o Sage gestão Contábil e a Plataforma Sage, o plano de contas desta empresa será integrado para realizar a parametrização na Plataforma Sage da integração contábil e fiscal com o Sage Contábil. Razão Social: Informe a razão social da empresa CNPJ/CPF: Preencha com o CNPJ da empresa ou CPF. Período máximo de fluxo de caixa: informe o número em meses que deseja visualizar o fluxo de caixa em Financeiro / Consultas /Fluxo de Caixa. Logomarca: Importe a logomarca da empresa. O tamanho máximo é de 500 KB. A logomarca da empresa será utilizada no Portal de Relacionamento e para emissão dos boletos de cobrança e recibo de serviços prestados. Clique em visualizar para verificar como a imagem ficará na tela do Portal de Relacionamento. Após a importação, vincule os clientes da empresa que visualizarão esta logomarca. Ao finalizar o preenchimento destas informações, clique em Salvar para habilitar o menu Lateral:

9 No menu Relacionamento, marque como deseja receber os alertas de não leitura dos clientes das publicações no portal de relacionamento. No menu Estabelecimentos serão cadastrados a matriz e filiais da empresa e seus parâmetros. Para cadastrar clique em Novo. Na tela Cadastro do estabelecimento, teremos as abas: Gerais e Documentação. Preencha os dados solicitados nestas abas e clique em Salvar.

10 Ao salvar será habilitado o menu lateral com as opções: parâmetros tarefas, financeiros, faturamento, contábeis, usuários e parâmetros esocial. O menu Parâmetros Tarefas possui as abas: Parâmetros e Movimentação. Em parâmetros temos as opções: Usuários podem executar múltiplas tarefas simultaneamente: Marque esta opção para que o analista possa iniciar a execução de mais um serviço ao mesmo tempo. Utiliza apontamento de horas: Ao marcar esta opção, na movimentação das tarefas, a informação da data e hora inicial e final será obrigatória. Este apontamento é utilizado para apuração de custos. Permite a conclusão de tarefas sem iniciá-las: Marcada esta opção, o analista não precisa iniciar a tarefas, e poderá pará-la ou concluí-la informando manualmente a hora inicial. Desmarcada, obrigatoriamente, deverá iniciar a tarefas antes de parar ou concluir. Listar serviços recorrentes na abertura de OS: Marcada esta opção, na geração de ordens de serviços pela rotina Tarefas / Cadastros/Ordem de Serviço, trará todos os serviços cadastrados (eventuais e recorrentes). Desmarcada trará apenas os eventuais para seleção.

11 Geração de calendário: Marque as opções que deseja considerar como dia útil. Dica: marque Considerar sábado como dia útil para que, na geração do serviço folha de pagamento, e, por exemplo, sábado seja considerado como dia útil. Na aba Movimentação, estando marcadas as opções ao parar, concluir ou transferir as tarefas o preenchimento do histórico é obrigatório. Clique em Salvar os menus Parâmetros Financeiro, Parâmetros Faturamento, Parâmetros contábeis serão detalhados em cada um dos módulos. Adicione os usuários que terão acesso ao estabelecimento para visualização dos serviços e cadastros, conforme configurações de permissão.

12 Clique em Salvar e no menu lateral em Parâmetros esocial:. Adicione as empresas que irão receber os lançamentos de afastamentos e comunicados de acidente de trabalho. Clique no menu lateral em Estabelecimento e em Salvar, Salvar e Novo para cadastrar uma Filial ou Salvar e Fechar.

13 3. Controle de Permissões 3.1. Grupo de Permissões Defina as permissões que cada usuário terá na Plataforma Sage. O grupo 1-Publicações e Pendências já irão automaticamente cadastrados e, por ser um registro do sistema, não pode ser alterado ou excluído. Exemplos de grupos de permissões que podem ser cadastrados: Administradores (acesso total), Solicitações (permissão para solicitar serviços), Folha de pagamento (permissão a todas as rotinas deste módulo), Digitação de eventos (permissão apenas para digitar eventos da folha), etc. Para cadastrar, clique em Novo, informe a descrição e clique no botão salvar.

14 3.2. Acessos às Rotinas Defina os acessos para cada grupo de permissões cadastrado para acesso as rotinas da Plataforma Sage. Estão disponíveis as seguintes combinações de permissões: Sem acesso: para bloquear o acesso a uma determinada rotina, basta deixar desmarcada a opção Acesso. A rotina aparecerá desabilitada; Com acesso: esta permissão tem comportamento diferente dependendo das demais permissões de cada rotina. Se a rotina possuir checkbox também na coluna Alteração, a permissão de Acesso garantirá apenas acesso à consulta, já que os controles estarão nas permissões de alteração. Se, porém, a rotina possuir checkbox apenas na coluna Acesso, então esta permissão garantirá acesso total à consulta e aos controles que a rotina possuir; Com acesso e alteração: permite controle total da rotina, exceto exclusões; Com acesso e exclusão: permite utilizar a rotina e excluir registros (somente cadastro de usuários ainda sem nenhuma publicação ou outro vínculo), mas não alterar; Com acesso, alteração e exclusão: disponível somente para o cadastro de usuários permite controle total da rotina. Porém, conforme citado, a exclusão é bloqueada quando o cadastro do usuário já possuir algum vínculo, como publicações, solicitações, etc.

15 3.3. Cadastro de Usuários. Existem duas formas de cadastrar usuários da empresa contábil: diretamente na Plataforma Sage em Configurações /Controle de Permissões/ Usuários, ou pelo Sage Gestão Contábil em Usuários / Cadastro de Usuários. Se a empresa contábil possuir usuários que não utilizem o Sage Gestão Contábil, poderá cadastrar este usuário diretamente na Plataforma Sage com um código diferente do utilizado no SGC, pois o código passará a controlar o vínculo entre os sistemas, desta forma, se um novo usuário for cadastrado no SGC com o mesmo código de um usuário já cadastrado na Plataforma Sage, este será sobreposto pelo cadastro do Sage Gestão Contábil. Para cadastrar um usuário clique em Novo. Será habilitada uma nova tela com o próximo código disponível para cadastro. Informe o Nome do usuário, o contexto já pré-definido como Administrativo, o grupo de permissões, o login deve ser um válido e senha do usuário.

16 Ao clicar em Salvar, será habilitado o menu do lado esquerdo. No item Equipes, vincule o usuário a uma equipe já cadastrada, lembrando que essa informação pode ser vinculada no cadastro de equipes do Módulo Tarefas. Para adicionar equipes já cadastradas ao usuário, clique no botão Adicionar Equipes, marque as equipes desejadas na tela de inclusão e clique no botão Adicionar Selecionados no Usuário. A mesma lógica é utilizada na vinculação de estabelecimentos, o usuário pode ser vinculado aos estabelecimentos desejados. Pode ser informado também o custo do funcionário para o escritório bastando preencher os campos do item Controle de Custos. Deve ser informado o usuário, a data de inclusão da informação, o custo por hora, percentual de encargos, custo de encargos, valor hora de outros custos, e ao clicar no botão salvar, será vinculado o saldo do total dos custos ao cadastro de funcionário. Estas informações aliadas às informações de tarefas impactarão nos cálculos de custo e rentabilidade do escritório contábil.

17 Em Grupos Relacionamento informe a que tipos de grupos de publicações que o usuário poderá enviar publicações. Por exemplo: poderá ser cadastrado o grupo Recursos Humanos e ao realizar publicações referentes à folha de pagamento, admissão, férias e demais documentos inerentes ao departamento o usuário deverá selecionar este grupo, assim somente os usuários da empresa pertencentes a ele terão acesso a estes documentos.

18 Para o escritório que possui o Sage Gestão Contábil (SGC), o cadastro de usuários é realizado em Sage Gerenciador de Sistemas / Usuários / Cadastro de usuários, marcando-se a opção "Integrar Usuário" em integração com a Plataforma Sage, informando um valido deste usuário. Para os usuários integrados com Plataforma Sage através do Sage Gestão Contábil, é habilitada na barra de atalhos dos módulos fiscal, contábil, Folha de pagamento e Patrimônio, o acesso a movimentação dos serviços na aba Tarefas.

19 3.4. Minhas Configurações Clicando no item Minhas Configurações, em Configurações, será habilitada configuração de usuário. Nesta rotina, o usuário poderá alterar a senha e as configurações de alertas automáticos do sistema, que são visualizados na área de trabalho em Quadro de avisos.

20 4. Configurações da Empresa 4.1. Geração de Calendário Nesta tela será gerado o calendário para as rotinas dentro do Sistema. Clique na aba Configurações, em Configurações da Empresa, Geração de Calendário para geração do calendário. O sistema disponibiliza três opções: considerar sábado como dia útil, considerar domingo como dia útil e considerar feriados como dia útil. É importante marcar a opção Considerar sábado como dia útil para controle das obrigações, especialmente os relacionados à folha de pagamento e impostos Manutenção de Calendário Na tela de manutenção de calendário, podem ser efetuadas novas alterações e fechamentos de datas no sistema como feriados municipais e estaduais. Os feriados nacionais em dias fixos já estão parametrizados como Dia fechado. Para alteração de uma data, é necessário selecioná-la no calendário, informar a observação, selecionar a opção Dia fechado e clicar no botão alterar dia Integrações Nesta tela é definida a chave de integração e o do administrador. Esta chave é a mesma informada no Sage Gerenciador de Sistemas para comunicação entre os dois sistemas.

21 4.4. Registros O sistema Plataforma Sage é dividido em três módulos. São eles: Relacionamento, Finanças, Tarefas.

22 5. Tarefas Tarefa é um conjunto de elementos que requer o esforço humano para determinado fim. O Sage Tarefas permite total controle sobre as atividades que devem ser desenvolvidas pelos seus colaboradores, evitando esquecimentos ou atrasos. Com o Sage Tarefas você verá o motivo porque determinado processo esta parado, ou o que tem que entregar hoje ou nos próximos dias. Para iniciar o uso deste módulo da Plataforma Sage, precisamos efetuar alguns cadastros e configurações Dashboard - Área de Trabalho A área de trabalho da Plataforma Sage possui quatro abas, Quadro de Avisos, Minhas Tarefas, Minhas Equipes e Monitoramento. Estas abas possibilitam a visualização de avisos, de tarefas e o monitoramento do desempenho das equipes Quadro de Avisos Serão exibidos os avisos gerados para o usuário conforme a configuração feita em Configurações / Minhas Configurações e os comunicados internos cadastrados em Geral / Comunicado Interno. Esta tela tem a opção de pesquisa por empresa, estabelecimento e assunto. Os alertas podem ser excluídos e marcados com não lidos Minhas Tarefas

23 Serão exibidas as tarefas que Usuário devera executar. Nesta tela temos as seguintes informações: 1. Identificador: controle interno do sistema. Utilizado nos filtros para consultas. Neste campo, há uma seta, que ao ser clicado, abrirá os passos do serviço. 2. Situação: identifica se o serviço esta alocado ou não para algum usuário. 3. O.S: número da ordem de serviço. Utilizado nos filtros para consultas 4. número do serviço: número do serviço cadastrado em Tarefas / Serviços 5. Serviço: descrição do serviço. 6. Cliente: nome do cliente que este serviço deve ser executado. 7. Período de apuração: informação do período a que este serviço se refere conforme configuração do serviço recorrente. 8. Prev. De Entrega: data e hora limite para finalização do serviço antes de entrar em atraso no monitoramento. 9. Tempo: tempo acumulado para a execução de cada passo do serviço 10. Transferência: possibilita transferir os passos para outra equipe ou usuário. Para movimentar ou verificar informações sobre o andamento da tarefa, o usuário deve clicar na seta, a esquerda da identificação. A tela de movimentação tem as seguintes informações:

24 1. Habilita: informa se este passo esta liberado ou bloqueado para execução, conforme configuração de dependência do passo no cadastro do serviço. 2. Sit. (Situação): identifica se o serviço esta alocado ou não para algum usuário. 3. Tarefa: nome do passo a ser realizado. 4. Equipe: código da equipe e descrição da equipe que executará este passo. 5. Usuário: código e nome do usuário que deverá executar este passo. 6. Tempo: tempo acumulado para a execução de cada passo. 7. Alocação da tarefa: permite a alocação da tarefa para um usuário e equipe. Ao alocar a tarefa, esta passa para a aba Minhas Tarefas. 8. Iniciar: inicia a tarefa. Ao iniciar a tarefa, esta passa para a aba Minhas Tarefas. 9. Parar: paralisa a execução da tarefa, apontando o tempo, caso tenha sido Configurado no cadastro da empresa, para controlar o tempo. 10. Concluir: conclui o passo. 11. Histórico: apresenta o histórico do serviço, trazendo informações de geração e movimentações. Através do histórico é possível verificar o motivo que determinado serviço não gerou para a equipe de destino correta. Dica: No filtro de pesquisa marque a opção Listar somente serviços que eu possa executar. Esta opção marcada fará com que somente os serviços que puderem ser executados imediatamente pelo usuário sejam listados, ou seja, os que contiverem tarefas alocadas, desbloqueadas e ativas. Este filtro é útil para empresas em que um mesmo serviço possui tarefas dependentes e é executado por diversos usuários. Assim, cada usuário só visualizará o serviço a partir do momento em que ficar habilitado para sua execução.

25 Observação: Se a opção Listar somente serviços habilitados para execução nos painéis de tarefas estiver marcada no grupo de permissões do usuário, esta opção virá marcada e desabilitada, não permitindo alteração Transferindo Tarefas Para transferir tarefas clique na aba, Minhas Equipes e clique no ícone desejado. Transferir Tarefas do serviço Informe a Equipe de Destino, o motivo da transferência, o Usuário de destino e marque as tarefas que deseja transferir e clique no botão transferir. Nesta mesma rotina do sistema podem ser registradas novas despesas e observações, além da visualização dos detalhes da tarefa. Mais informações sobre as tarefas consulte o item Tarefas do material.

26 Dica: Marque a opção Listar somente serviços que eu possa executar. Neste painel o filtro fará com que sejam apresentados somente os serviços com tarefas não alocadas, vinculadas a uma das equipes do usuário. Isto porque as tarefas com qualquer outra situação não podem ser executadas pelo usuário logado, ou seriam apresentadas no painel Minhas Tarefas. Observação: Se a opção Listar somente serviços habilitados para execução nos painéis de tarefas estiver marcada no grupo de permissões do usuário, esta opção virá marcada e desabilitada, não permitindo alteração Monitoramento Para monitorar a execução de serviços clique na aba Monitoramento do Menu Área de Trabalho. O gráfico em pizza trará, do lado esquerdo, os serviços em atraso e do lado direito os serviços dentro do prazo e uma legenda com indicações do tempo em atraso ou a vencer.

27 Para verificar os serviços pressione duplo clique sobre a fatia do gráfico correspondente a legenda. Pressione duplo clique sobre o serviço e visualize os detalhes do serviço. Para mais informações sobre serviços e tarefas consulte os respectivos tópicos da apostila. Dica: a opção Considerar somente serviços que possam ser executados. Neste painel a opção somente será habilitada se for informado o filtro Equipe e/ou Usuário, pois sem um destes filtros todos os serviços listados podem ser executados por um ou mais usuários.

28 6. Cadastros 6.1. Áreas Para cadastrar as áreas da empresa, acesse Tarefas / Cadastros / Áreas. Clique no botão Novo, e informe a descrição da área. Ao clicar em Salvar, habilitará o menu lateral, onde deverá informar a Equipe que faz parte desta área. Exemplo de cadastro de áreas: Área Fiscal, Área Contábil, Área RH, etc Equipes de Trabalho Nesta rotina serão cadastradas as equipes de trabalho, que serão vinculadas ao cadastro da área, aos usuários e aos clientes. Para cadastrar acesse Tarefas / Cadastros / Equipes de Trabalho, clique no botão Novo e informe a descrição da equipe. Ao clicar em Salvar, habilitará o menu lateral, onde deverá informar a área que esta equipe pertence, os usuários que fazem parte desta equipes e os clientes que esta equipe atende. Exemplo de cadastro de equipes: Equipe Contábil, Equipe Fiscal, Etc. Observação: A Equipe de Segurança é um cadastro automático do sistema cujo objetivo é garantir que as tarefas sempre sejam geradas e visualizadas por algum usuário, caso as vinculações não esteja corretas.

29 Usuários Para vincular usuários a equipe, clique em Adicionar Usuários, selecione os usuários e clique em Adicionar Selecionados à equipe. Para excluir, marque a checkbox do usuário e clique em Excluir. Selecione o usuário que é o supervisor da equipe e clique em Tornar Supervisor ou quando o usuário deixar de ser supervisor poderá a qualquer momento tornar-se membro, para isso, selecione o usuário e clique em Tornar Membro.

30 Área Para vincular uma área a equipe, clique em Adicionar Áreas, selecione a área e clique em Adicionar Selecionados à equipe. Caso não tenha a área cadastrada, poderá clicar em Novo e cadastrar. Para excluir, marque a checkbox da área e clique em Excluir. Ex. Equipe Fiscal será vinculada a Área Fiscal Clientes Clique em Adicionar clientes para vincular os clientes que são atendidos por esta equipe selecione os clientes e clique em: Adicionar selecionados a equipe. Caso o cliente não esteja cadastrado, poderá cadastrá-lo ao clicar em Novo. Para excluir, marque a checkbox do cliente e clique em Excluir.

31 Caso a empresa possua definido qual usuário atende ao cliente, poderá vincular o usuário. Desta forma, todos os serviços da área fiscal deste cliente, serão visualizados em Minhas Tarefas do usuário vinculado. Se não houver informação de usuário, os serviços serão gerados para a equipe e visualizados em Minhas Equipes, onde qualquer usuário poderá iniciar a execução do serviço. Para realizar a vinculação, clique em Vincular Usuários. Informe o usuário e clique no botão Carregar Clientes. Selecione os clientes no quadro a esquerda e clique em Vincular. Para desvincular, selecione os clientes do quadro a direita e clique em Desvincular Grupo de Serviços Para cadastrar um grupo de serviços acesse Tarefas / Cadastros / Grupos de Serviços, clique em Novo e informe a descrição do grupo. Ao clicar em Salvar, habilitará o menu lateral, onde deverá informar os serviços que pertencem a este grupo. Exemplo de cadastro de grupos: Grupo de Serviços Fiscal Prestadora de Serviço, Grupo de Serviços Fiscal Lucro Real, Grupo de Serviços Contábeis Prestadora de Serviço.

32 Para realizar a vinculação dos serviços ao grupo, clique em Adicionar Serviços, selecione os serviços destes grupos e clique em Adicionar Serviços ao Grupo. Caso não tenha o serviço cadastrado, poderá clicar em Novo e cadastrar.

33 6.4. Tipos de Serviços Para cadastrar um tipo de serviço acesse Tarefas / Cadastros / Tipos de Serviços, clique em Novo e informe a descrição. Ao clicar em Salvar, habilitará o menu lateral, onde poderá informar os serviços que pertencem a este tipo. Exemplo de cadastro de tipos: Tipo de Serviços Fiscal, Tipo de Serviços Contábil. Para realizar a vinculação dos serviços ao tipo, clique em Adicionar Serviços, selecione os serviços e clique em Adicionar Serviços ao Tipo de Serviços. Caso não tenha o serviço cadastrado, poderá clicar em Novo e cadastrar Serviços. Os serviços são as atividades diárias do escritório. Estas atividades podem ser recorrentes ou eventuais. Como atividades recorrentes temos os serviços que constam em contrato e são realizadas pelos analistas sem solicitação do cliente, como escrituração fiscal, SPED, cálculo do adiantamento, da folha de pagamento. Já os serviços eventuais, são os solicitados pelo cliente e passíveis de cobrança a parte, como RAIS, DIRF, Férias, Rescisão, abertura de empresa, etc. Para cadastrar um serviço acesse Tarefas / Cadastros / Serviços, clique em Novo e informe a descrição do serviço (Calculo da Folha, Decore, Lançamentos Fiscais), selecione a área que executará o serviço (Calculo da folha área RH), informe o valor do serviço, caso deseje. O campo Formulário é vinculado aos serviços Calculo de Rescisão, Férias e aos Afastamentos. Para os demais serviços não vinculam-se formulários. A opção Requer Autorização, se marcada, o administrador terá que efetuar a autorização do serviço para execução em Tarefas / Manutenção / Serviços e as opções Não sujeito a retenção de IRRF, Não sujeito a retenção de INSS, Não sujeito a retenção de PIS/COFINS/CSLL e Não incide ISS devem ser marcadas caso

34 o valor do serviço passível de cobrança não deva integrar na base de cálculo destes tributos. No campo classificação, marque recorrente ou eventual. Se o serviço for classificado como recorrente, a aba geração automática será habilitada para parametrização. Geração do Serviço controlado por: Marque opção para realizar o controle dos serviços que podem ser por competência (período de apuração): Ex. folha de pagamento, lançamentos fiscais ou vencimento quando o serviço possuir uma data fixa de vencimento. Ex.: adiantamento de salário, ISS. Periodicidade: Frequência que este serviço ocorre. Ex.: A folha de pagamento, os lançamentos fiscais, etc. é mensal. A RAIS e os balanços são anuais. O IRPJ é trimestral.

35 Referência Inicial Informe o mês e ano a partir da qual o sistema gerará o serviço automaticamente. Regras para o calculo do vencimento: Informe o dia em que vence o serviço, que pode ser: - No X dia útil do X mês seguinte ao mês de apuração: Ex. A folha mensal vence no 5 dia útil do 1 mês seguinte ao mês de apuração, ou seja, o período de apuração é agosto/2012 e o vencimento será em 05 de setembro. - no X dia do 1 mês seguinte ao mês da apuração: Ex. a escrituração fiscal deve ser feita até o 30 dia do 1 mês seguinte ao mês de apuração, ou seja, o prazo final para digitação é 30 do mês de setembro, referente ao período de apuração agosto. - no X dia do mês de apuração: Ex. a folha paga dentro do mês, vence no 30 dia do mês da apuração. Vencimento em dia não útil. Marque a opção Antecipar em um dia útil, para que o sistema gere o vencimento antecipado, caso este caia em um domingo ou feriado ou marque manter a data de vencimento, sem considerar feriado ou domingo ou Prorrogar em um dia útil, caso o vencimento possa ser postergado. Informações de Entrega.

36 Quantos dias antes do vencimento devem estar com o serviço finalizado, ou seja, qual o prazo máximo antes do vencimento, desejo que o serviço esteja pronto. Esta informação será utilizada no monitoramento dos serviços. Ex. A folha vence no 5 dia útil do mês seguinte e eu envio ao meu cliente 3 dias antes do vencimento até 12 horas, desta forma, o sistema gerará o serviço com as seguintes informações: Informações de entrega: Informe a antecedência de entrega de informações, este dado é importante para o monitoramento do serviço. Informações da Geração: Sendo um serviço automático do sistema, é necessário informar quantos dias antes da data de entrega o sistema gere o serviço para execução da área responsável. Ex. A folha vence no 5 dia útil do mês seguinte e eu envio ao meu cliente 3 dias antes do vencimento até 12 horas e a área de RH inicia o processamento da folha 4 dias antes de enviar ao cliente. Encerramento da geração automática: Caso o serviço tenha um prazo determinado ou deixe de existir, marcar a opção com data de término e informar a data de termino de geração. A partir desta informação o serviço deixará de ser gerado. Ao finalizar as configurações acima, clique em Salvar para habilitar o menu lateral. Passos:

37 Procedimentos executados para a conclusão do serviço. Ex: para o cálculo da rescisão é preciso 1 Conferir os cálculos 2 Gerar a GRRF, emitir as guias rescisórias e enviar ao cliente. Nos passos é possível colocar dependência, desta forma se o primeiro não for concluído, o segundo não habilitará para execução. Caso não possua dependência, basta excluir a informação do campo Dependência. Para ordenar os passos, clique e araste o passo para a posição correta. Parâmetros Financeiros:

38 Caso este serviço seja passível de cobrança, informe o plano financeiro correspondente. Exemplo: um serviço de declaração de IRRF será vinculado a uma conta financeira Declarações IRRF a 100%. Desta forma, ao emitir o fluxo financeiro, terá detalhada a origem das receitas. Após informar a conta, clique em Salvar. Grupos de Serviços: Vincule os grupos de serviços em que este serviço pode ocorrer, ou seja, um mesmo serviço pode fazer parte de vários Grupos de Serviços. Ex. O Serviço Integração com o PGDAS deve ser vinculado ao Grupo de serviço Fiscal Simples. O SPED PIS/COFINS deve ser vinculado ao Grupo de serviço Fiscal Lucro Real, Fiscal Lucro Presumido, entre outros. Tipos de Serviços:

39 Informe o tipo de serviço. Exemplo: Tipo de serviço da área de Recursos Humanos. Clientes Solicitação: Esta opção é habilitada somente para serviços eventuais, possibilitando informar o usuário de relacionamento, que poderá solicitar este serviço pelo portal de relacionamento. Contratos

40 Neste tópico, devem ser incluídos os clientes que possuem este serviço. Os serviços recorrentes somente serão gerados se estiverem vinculados ao contrato. É possível limitar a quantidade do serviço, sendo passível de cobrança se este for solicitado acima do limite. Para isso, altere o tipo de quantidade para limitada e informe a quantidade. O que ultrapassar este limite poderá ser faturado através pela Ordem de Serviço. O serviço gerado será visualizado na barra de atalhos do Sage Gestão Contábil (SGC), caso possua o Sistema. A movimentação dos serviços pelo SGC é igual a movimentação pela área de trabalho.

41 Copiar Serviços: O botão Copiar serviços na barra de ações permite a cópia entre empresas e estabelecimentos diferentes ou mesmo a duplicação no próprio estabelecimento de origem, o que é útil quando a empresa possui diversos serviços com passos e outros dados cadastrais semelhantes. Esta funcionalidade copia os dados do cadastro principal do serviço, informações para geração automática (exceto a data do primeiro vencimento), passos e parâmetros financeiros (exceto rateio por centros de custo). Não serão copiadas as vinculações com áreas, grupos de serviços, tipos de serviço, clientes solicitação e contratos, pois estes dados são específicos do estabelecimento de origem e devem ser informados após a cópia com os dados do estabelecimento de destino Controle de Vencimento: A Plataforma Sage gerencia prazos de vencimentos de documentações como alvarás, licenças ou CNDs e muitas outras. Assim, garante a entrega ou a renovação de qualquer documento dos seus clientes com mais qualidade e pontualidade.

42 Para cadastrar um serviço acesse Tarefas / Cadastros / Controle de Vencimentos, clique em Novo e informe a descrição do serviço (Certificado A-3, Licença Ambiental) e selecione a área que executará o serviço (Área Legal). Clique na aba Geração Automático para realizar as configurações necessárias, para que o vencimento seja gerado automaticamente pelo sistema: Regras para o calculo do vencimento. Informe a periodicidade de vencimento. Neste exemplo o certificado A-3 vence a cada 3 anos, ou seja, 36 meses. Vencimento de dia não Útil: Marque a opção Antecipar em um dia útil, para que o sistema gere o vencimento antecipado, caso este caia em um domingo ou feriado ou marque manter a data de vencimento, sem considerar feriado ou domingo ou Prorrogar em um dia útil, caso o vencimento possa ser postergado.

43 Informações de Entrega: Informe quantos dias antes do vencimento deseja ter o certificado renovado, ou seja, qual o prazo máximo antes do vencimento do certificado desejo que este esteja nas mãos do meu cliente. Esta informação será utilizada na rotina de monitoramento. Informações de Geração: Informe quantos dias antes da data de entrega o sistema gerará o serviço para execução da área responsável. Ex. neste caso, o processo de renovação junto ao órgão responsável deve ser iniciado 30 dias antes da entrega ao cliente. Encerramento da geração automática: Caso o serviço tenha um prazo determinado ou deixe de existir, marcar a opção com data de término e informar a data de termino de geração. A partir desta informação o vencimento deixará de ser gerado. Ao finalizar as configurações acima, clique em Salvar para habilitar o menu lateral. Passos:

44 Procedimentos executados para a renovação deste certificado. Ex: 1 solicitar documentação ao cliente 2 entrar com pedido de renovação junto ao órgão competente. Nos passos é possível colocar dependência, desta forma se o primeiro não for concluído, o segundo não habilitará para execução. Caso não possua dependência, basta excluir a informação do campo Dependência. Para ordenar os passos, clique e araste o passo para a posição correta. Clientes de Solicitação Vincule os clientes que possuem este certificado e preencha o campo Próx. Vencimento com a data de vencimento do certificado. Ao finalizar, clique em Salvar alterações. Na parte superior visualizará os clientes que não foram informados o vencimento. Sem esta informação não é possível gerar a ordem de serviço com este controle Copiar Controle de Vencimento O botão Copiar controles de vencimento na barra de ações permite a cópia entre empresas e estabelecimentos diferentes ou mesmo a duplicação no próprio estabelecimento de origem, o que é útil quando a empresa possui diversos serviços com passos e outros dados cadastrais semelhantes. Esta funcionalidade copia as informações para geração automática e os passos. Não serão copiadas as vinculações de áreas e clientes.

45 Observação: Os serviços e controles de vencimentos não serão copiados com os mesmos códigos da origem. Utilizarão os próximos códigos disponíveis do estabelecimento de destino. Selecione a empresa e estabelecimento de origem e destino, escolha os controles e clique em Copiar controles de vencimento selecionados Ordem de Serviço As ordens de serviços são geradas automaticamente para os serviços recorrentes e controles de vencimento, conforme as configurações da aba Geração automática e os serviços solicitados eventualmente pelo cliente, como alteração de contrato, Decore, são geradas manualmente pela empresa contábil ou solicitada pelo cliente através do portal de relacionamento. Para gerar uma nova Ordem de Serviço (O.S.) acesse Tarefas / Cadastros / Ordem de Serviço e clique em Novo. Selecione o cliente e o estabelecimento solicitante, informe o nome do Solicitante e clique no botão avançar.

46 Na aba Serviços clique em Adicionar e na tela de Cadastro de Itens da Ordem de Serviço, selecione o serviço solicitado, (utilize a lupa para visualizar todos os serviços), a quantidade e a data prevista da entrega e clique no botão salvar. Poderá vincular o mesmo serviço mais de uma vez à mesma OS para facilitar o controle individual de serviços que precisam ser executados com alguma alteração de parâmetros, como por exemplo, rescisão contratual para diferentes funcionários da mesma empresa, DECORE para mais de um sócio, etc. Ao clicar em Avançar, será exibida a tela de Faturamento.

47 Para incluir valor, pressione duplo clique sobre o serviço. No quadro Valor do Serviço, informe a tabela de preços que irá utilizar ou o valor unitário e a quantidade a ser cobrada. Caso possua um desconto, marque em valor ou percentual e preencha o respectivo campo, da mesma forma o campo acréscimo. No campo Valor total visualizará o valor a ser cobrado.

48 No quadro Inclusão de contas financeiras, informe a conta financeira correspondente ao Serviço, o percentual e clique em Adicionar. Caso este serviço seja rateado em mais de uma conta financeira, informe-a com seu percentual correspondente. O percentual total deve ser 100%. O botão Rateio ao lado da conta financeira permite o rateio por centro de custo. Após as alterações clique em Salvar e fechar para retornar a tela de faturamento. No quadro Faturamento da ordem de serviço, selecione a opção de faturamento: conta corrente ou títulos a receber. Na opção conta corrente, o valor acumulará na conta corrente do cliente e será faturado junto ao contrato mensal na rotina de faturamento. Na opção títulos a receber gerará um título do serviço em Financeiro / Contas a receber e poderá gerar um boleto bancário deste título. Optando pela opção Títulos a receber, o botão Entrada será habilitado. Se houver entrada, clique no botão e preencha as informações necessárias e clique em Salvar e Fechar. Os campos empresa, estabelecimento, primeiro vencimento e número de parcelas, vem preenchidos automaticamente e podem ser alterados caso possua mais de uma parcela, poderá definir como serão os próximos vencimentos: dia fixo ou intervalo de dias, além de informar se deve antecipar, manter ou prorrogar o vencimento caso caia em um dia não útil. Ao finalizar as informações clique em Faturar. O faturamento pode ser realizado a qualquer momento, independente da ordem de serviço esta em aberto, andamento ou concluída. Para faturá-la, basta selecionar a O.S. nesta rotina de abertura de ordem de serviço e clicar em Faturar Histórico de Movimentação. Cadastre históricos padrões para uso nas movimentações ao parar, concluir ou reativar as tarefas. A obrigatoriedade de preenchimento do histórico nas movimentações é configurada no cadastro do estabelecimento em Geral / Cadastros / Empresas/selecione o estabelecimento, tópico Parâmetros tarefas.

49

50 7. Manutenção 7.1. Serviços A rotina de serviços permite autorizar, cancelar e alterar a previsão de entrega dos serviços. Selecione a opção desejada e clique em Continuar no final da tela. Autorizar Serviços Nesta rotina serão listados somente os serviços que possuam no seu cadastro a opção Requer Autorização marcada ou, que no momento de geração da Ordem de Serviço, foi requerido autorização. Para autorizar, pesquise e selecione os serviços desejados, informe o responsável pela autorização e clique no botão autorizar. Cancelar Serviços

51 Pesquise e selecione os serviços que deseja cancelar, informe o motivo de cancelamento e clique no botão executar. Ao clicar em executar será exibida a tela de confirmação do cancelamento. Alterar previsão de entrega Pesquise e selecione os serviços que deseja alterar a data de entrega, informe a nova data, o motivo de alteração e clique no botão executar. Ao clicar em executar será exibida a tela de confirmação da alteração.

52 7.2. Tarefas A rotina de tarefas permite Alocar, Parar, Concluir, Reativar e Registrar observação nas tarefas. Selecione a opção desejada e clique em Continuar no final da tela. Alocar Na pesquisa, informe a equipe de origem para visualizar as tarefas desta equipe, em seguida selecione as tarefas desejadas, informe a Equipe e o Usuário de destino e clique no botão executar. Parar Pesquise e selecione as tarefas em andamento que deseja paralisar, informe o histórico de movimentação, o motivo da paralisação e clique no botão parar.

53 Concluir Pesquise e selecione as tarefas em andamento ou paradas que deseja concluir, informe o motivo da conclusão e a data e hora de conclusão e clique em Concluir. Reativar

54 Pesquise e selecione as tarefas concluídas que deseja reativar, informe o histórico de movimentação e o motivo da reativação e clique no botão Reativar.. Registrar Observação Pesquise e selecione as tarefas concluídas que deseja reativar, informe o histórico de movimentação e a observação e clique no botão confirmar.

55 7.3. Transferência de Tarefas Permite a transferência de um ou mais tarefas para outra equipe e usuário. Pesquise entre as tarefas a locadas e não alocadas, selecione as tarefas que deseja transferir, informe o equipe, usuário de destino e o motivo da transferência e clique em Transferir.

56 8. Consultas Consulte a situação e os detalhes dos serviços e tarefas gerados e saiba quanto o cliente custa para sua empresa na relação Serviços X Hora trabalhada para execução dos serviços prestados aos clientes Serviços Esta rotina possibilita a consulta de informações de todos os serviços e tarefas gerados. Podem ser utilizados os seguintes filtros: Cliente, Estabelecimento do cliente, Ordem de Serviço, Serviço, Controle de Vencimentos, Data de criação e Tipo. As situações também podem ser relacionadas para filtragem: Não alocado, não iniciado, em andamento, parado, reativado, aguardando autorização, concluído e cancelado. Para maiores informações sobre o serviço dê um duplo clique no item desejado na tela de resultados de pesquisa.

57 No item detalhes, serão listadas as informações da Empresa, Situação, Cliente, Ordem de Serviço e solicitante (para os usuários relacionamento) e no campo geral as Observações com as informações do serviço. Ao clicar no item Tarefas, será exibida nova tela com as tarefas implicadas no serviço. Ao dar um duplo clique sobre a tarefa, será exibida nova tela com as informações adicionais de equipe, cliente, serviço, empresa e no menu superior da tela a possibilidade de registrar observações e novas despesas.

58 Além das informações cadastradas, esta janela também apresenta a aba Datas que traz as informações de Data de criação, previsão de início, data de início, data de cancelamento e vencimento, previsão de entrega e data de término. O campo Previsão de Entrega, o usuário poderá alterar a data conforme a necessidade do mesmo, os demais campos são inalteráveis. No menu superior, possui as funcionalidades: Alocar, iniciar, para, concluir, registrar observação, nova despesa e mais ações. Em Novas despesas, poderá lançar as despesas reembolsáveis dos funcionários como KM, pedágio entre outros Tarefas Esta rotina possibilita a consulta de informações de todos os serviços. Podem ser utilizados os seguintes filtros: Cliente, Estabelecimento do cliente, Ordem de Serviço, Serviço, Controle de Vencimentos, Equipe, Usuário, Data de criação e Previsão de entrega. As situações também podem ser relacionadas para filtragem: Não alocada, não iniciada, em andamento, parada, reativada, aguardando autorização, concluída e cancelada.

59 Ao dar um duplo clique sobre a tarefa, será exibida nova tela com as informações adicionais de equipe, cliente, serviço, empresa e no menu superior da tela a possibilidade de registrar observações e novas despesas. Além das informações cadastradas, esta janela também apresenta a aba Datas que traz as informações de data de criação, previsão de início, data de início, data de cancelamento e vencimento, previsão de entrega e data de término. O campo Previsão de Entrega, o usuário poderá alterar a data conforme a necessidade do mesmo, os demais campos são inalteráveis.

60 8.3. Apuração de Custos. Para apuração de custos é necessário que os serviços tenham apontamento de horas de execução e no cadastro do funcionário contenha os custos por hora do funcionário. Após preencher os filtros, será apresentado o resultado por cliente ou serviço/controle de vencimento e a totalização por usuário, caso tenha sido marcada a opção Totalizar por usuário. Clique nas setas para visualizar um novo nível de detalhamento.

61 9. Relatórios Emite relatórios que poderão ser exportados para os formatos: XML, CSV, PDF, MHTML, Excel, Arquivo TIFF e Word Despesas Emite o relatório de despesa reembolsável ou não para os funcionários. Para emitir o relatório, preencha os filtros, selecione o modelo de impressão e clique no botão Visualizar Ordem de Serviço Emitir relatório das Ordens de Serviço parcialmente gerada, Aguardando autorização, Gerada, Reativada, Concluída e Cancelada. Para emitir o relatório, preencha os filtros, selecione o modelo de impressão e clique no botão Visualizar.

62 9.3. Previsão de Serviço Emite relatório de previsão futura de geração de serviços recorrentes, ou seja, dos serviços vinculados ao contrato de cada cliente. Este relatório trará todos os serviços que serão gerados para o cliente com informações de vencimento, entrega, periodicidade, período de apuração e data de geração. Pode ser analítico ou sintético, de serviços ou controle de vencimentos. Para emitir o relatório, preencha os filtros, selecione o modelo de impressão e clique no botão Visualizar.

63 9.4. Tarefas Relaciona os serviços e tarefas de cada serviço com informações de situação, previsão de entrega, tempo e usuário relacionado. Para emitir o relatório, preencha os filtros, selecione o modelo de impressão e clique no botão Visualizar.

64 9.5. Serviços Relaciona os serviços e tarefas de cada serviço com informações de previsão de entrega, usuário relacionado e último histórico registrado no tarefa. Para emitir o relatório, preencha os filtros, selecione o modelo de impressão e clique no botão Visualizar.

Integração da Digitação de Eventos

Integração da Digitação de Eventos Integração da Digitação de Eventos Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. Primeiro Acesso... 1 1.2. Conhecendo a Plataforma... 3 1.2.1. Seleção da Empresa... 3 1.2.2. Sair do sistema/minhas Configurações...

Leia mais

Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CADASTRO DA EMPRESA... 8 3. CONTROLE DE PERMISSÕES... 14 4. CONFIGURAÇÕES DA EMPRESA... 19 5. CND...

Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CADASTRO DA EMPRESA... 8 3. CONTROLE DE PERMISSÕES... 14 4. CONFIGURAÇÕES DA EMPRESA... 19 5. CND... Sage CND Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. Primeiro Acesso... 2 1.2. Conhecendo a Plataforma Sage... 4 1.2.1. Seleção de Empresa de Trabalho... 4 1.2.2. Sair do sistema/minhas Configurações... 5 1.2.3.

Leia mais

Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CADASTRO DA EMPRESA... 7 3. CONTROLE DE PERMISSÕES... 22 4. MINHAS CONFIGURAÇÕES... ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO.

Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CADASTRO DA EMPRESA... 7 3. CONTROLE DE PERMISSÕES... 22 4. MINHAS CONFIGURAÇÕES... ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO. Finanças Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. Primeiro Acesso... 1 1.2. Conhecendo a Plataforma... 3 1.2.1. Seleção de Empresa... 3 1.2.2. Sair do sistema/minhas Configurações... 4 1.2.3. Suporte Online...

Leia mais

1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3. 3. Configurações... 6. 4. Relacionamento... 8. 5. Folha de Pagamento esocial...

1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3. 3. Configurações... 6. 4. Relacionamento... 8. 5. Folha de Pagamento esocial... 1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3 1.1. Conhecendo a Plataforma... 4 1.2. Seleção da Empresa de Trabalho... 4 1.3. Sair do Sistema... 5 1.4. Retornar a tela principal... 5 3. Configurações...

Leia mais

Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CONCEITOS BÁSICOS... 2 3. SAGE ALERTA NCM... 3 4. NCM PORTAL DE RELACIONAMENTO... 12 1.1. O que é NCM... 2 2.1.

Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CONCEITOS BÁSICOS... 2 3. SAGE ALERTA NCM... 3 4. NCM PORTAL DE RELACIONAMENTO... 12 1.1. O que é NCM... 2 2.1. Sage Alerta NCM Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CONCEITOS BÁSICOS... 2 1.1. O que é NCM... 2 3. SAGE ALERTA NCM... 3 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. Cadastro NCM... 3 Destino NCM... 5 NCMs Monitoradas... 6 Painel de

Leia mais

Di gitação de Eventos Versão 2.0 - Fevereiro/2015

Di gitação de Eventos Versão 2.0 - Fevereiro/2015 Digitação de Eventos Versão 2.0 - Fevereiro/2015 Índice 1 PLATAFORMA SAGE... 3 1.1 Primeiro Acesso... 4 1.2 Conhecendo a Plataforma... 5 1.3 Seleção da Empresa de Trabalho... 5 1.4 Sair do Sistema... 6

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo:

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: GUIA DE ORIENTAÇÃO 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: 1.1 - ACESSAR O SITE DA PREFEITURA: 1.2 - CLICAR NA OPÇÃO: SERVIÇOS >> NOTA FISCAAL ELETRÔNICA 1.3 - Aguarde carregar

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Clique no botão para iniciar o treinamento TAREFAS CONTRAT OS RELACIO NAMENT CONFIGURAÇÕES. A ideia é usar os próprios ícones do CGW.

Clique no botão para iniciar o treinamento TAREFAS CONTRAT OS RELACIO NAMENT CONFIGURAÇÕES. A ideia é usar os próprios ícones do CGW. Script CGW Módulo Tarefas Parte I Menu: Clique no botão para iniciar o treinamento ÁREA DE TRABALHO GERAL TAREFAS CONTRAT OS PORTAL DE RELACIO NAMENT FATURAM ENTO FINANCEI RO RELACIO NAMENT O CONFIGU RAÇÕES

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

Agendador de Rotinas

Agendador de Rotinas Agendador de Rotinas Agendamento para Importação de Notas Fiscais É possível parametrizar o agendamento para importação de notas fiscais de entrada, saída e conhecimento de transporte, para todas as empresas

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

Prestador de Serviços

Prestador de Serviços Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Serviços...3 Os Recibos... 5 Como imprimir?... 6 As Listagens...7 Clientes... 9 Consulta...9 Inclusão... 11 Alteração... 12 Exclusão... 13 Serviços...

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO (Sistema NFSE) Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br

GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO (Sistema NFSE) Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO () Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br Sumário Configurações iniciais... 3 Acessando o sistema... 3 Alterando a senha de acesso... 3 Cadastrando clientes... 4 Cadastrando

Leia mais

AGENDAMENTO PARA IMPORTAÇÃO DE NOTAS FISCAIS 1. PARÂMETROS DO ESTABELECIMENTO... 2 2. CONFIGURAÇÃO DO AGENDADOR... 3

AGENDAMENTO PARA IMPORTAÇÃO DE NOTAS FISCAIS 1. PARÂMETROS DO ESTABELECIMENTO... 2 2. CONFIGURAÇÃO DO AGENDADOR... 3 AGENDAMENTO PARA IMPORTAÇÃO DE NOTAS FISCAIS SUMÁRIO 1. PARÂMETROS DO ESTABELECIMENTO... 2 2. CONFIGURAÇÃO DO AGENDADOR... 3 3. CONFIGURAÇÕES PARA IMPORTAÇÃO DE NOTAS PARA USUÁRIOS NET... 7 4. PROCEDIMENTOS

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Geral Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema de Almoxarifado

Leia mais

Acompanhamento e Execução de Projetos

Acompanhamento e Execução de Projetos Acompanhamento e Execução de Projetos Manual do Usuário Atualizado em: 28/11/2013 Página 1/24 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ABRANGÊNCIA DO SISTEMA... 3 3. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 3 4. COMO ACESSAR O SISTEMA...

Leia mais

Guia Rápido. Sistema de Cobrança - Beneficiário

Guia Rápido. Sistema de Cobrança - Beneficiário GuiaRápido SistemadeCobrança-Beneficiário GR SistemadeCobrança Beneficiário Índice 1 Introdução... 4 2 Público Alvo... 4 3 Pré-Requisitos... 4 4 Acessando o Sistema de Cobrança... 5 5 Cadastro... 6 5.1

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4

Leia mais

Auditoria Financeira

Auditoria Financeira Auditoria Financeira Processo de Uso da Auditoria Financeira CADASTRO DE EMPRESA PARÂMETROS No Gerenciador de Sistemas, em Empresas\ Cadastro de Empresas, é necessário parametrizar os dados para a Auditoria

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.07 Configurando o Módulo... 3 Contas... 3 Conta Caixa... 5 Aba Geral... 5 Aba Empresas... 8 Conta Banco... 9 Aba Geral... 9 Aba Conta Banco... 10 Aba Empresas... 12 Tipos de

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1

2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1 2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1 2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE FINALIZAÇÃO: 10 JUN.

VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE FINALIZAÇÃO: 10 JUN. VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE ACD2016 FINALIZAÇÃO: 10 JUN. 13 04 NOV.2014 FEV. 201313 JUN. 2016 PUBLICAÇÃO: Prezado Cliente, Neste documento estão descritas todas as novidades

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line Declaração On Line Manual de Apoio à Utilização do Sistema Manual do Usuário Versão 1.0 INTRODUÇÃO... 4 AUTENTICANDO-SE NO SISTEMA... 4 EM CASO DE ESQUECIMENTO DA SENHA... 5 ALTERANDO A SENHA DE ACESSO

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. 1 Sumário: Tópico: Página: 2 Apresentação: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços ou SIG-ISS é um sistema para gerenciamento

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR Roteiro para utilização do GEP Versão de referência: GEP V1.00 Índice analítico I Apresentação... 2 I.1 Controles básicos do sistema;... 2 I.2 Primeiro acesso... 2 I.3 Para trocar a senha:... 3 I.4 Áreas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01 Produtos: Saúde Pró Upload Versão: 20130408-01 Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 LOGIN... 4 3 VALIDADOR TISS... 7 4 CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... 10 4.1 DADOS CADASTRAIS MATRIZ E FILIAL... 11 4.2 CADASTRO DE

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares ===== Manual [Primeiros Passos e Conhecendo o Sistema] =====

U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares ===== Manual [Primeiros Passos e Conhecendo o Sistema] ===== 1 Manual Primeiros Passos e Conhecendo o Sistema 01 PRIMEIROS PASSOS E CONHECENDO O SISTEMA 2 01.01 Após a instalação do sistema vamos dar os primeiros passos para podermos utilizar o U3 Marmoraria Plus.

Leia mais

Notas de versão. Versão 3.16.1.0

Notas de versão. Versão 3.16.1.0 Notas de versão Sistema Gescor Versão 3.16.1.0 Lançamento Abril/2016 Interface - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3 1. Nova interface e usabilidade do sistema.

Leia mais

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Índice 1 Acessando o Portal... 2 1.1 Verificação do Browser... 2 1.2 Entre em contato... 3 1.3 Portal Autenticado... 5 2 Meus Cursos... 6 2.1 Matriculando-se em

Leia mais

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Manual de Rotinas para Usuários Advogados da União Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Versão 1.0 2015 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 O QUE É O SAPIENS? 3

Leia mais

Para os demais formatos, o relatório será gerado mas virá com configurações incorretas.

Para os demais formatos, o relatório será gerado mas virá com configurações incorretas. Balancete Orçamentário Produto : TOTVS Gestão Patrimonial - 12.1.6 Processo : Relatórios Subprocesso : Balancete Orçamentário Data publicação da : 17/06/2015 O Balancete é um relatório contábil oficial

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP. MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos. MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos

Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP. MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos. MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos Versão: 1.5 Fevereiro/2014 Versão: 1.5 Novembro 2008 Versão: 1.5

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

Para cadastrar uma nova conta, clique sobre o botão preencha os campos habilitados.

Para cadastrar uma nova conta, clique sobre o botão preencha os campos habilitados. Contas a Pagar de Condomínio - Sami ERP++ Neste roteiro será explicado os processos de cadastro, controle e quitação das contas a pagar de condomínios. 1. Entrada Contas a Pagar Acesse o Módulo FINANCEIRO

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Manual de utilização

Manual de utilização Manual de utilização 1 Índice Calendário... 3 Usuários... 4 Contato... 5 Alterar... 5 Excluir... 5 Incluir... 5 Feriados... 9 Nacionais... 9 Regionais... 9 Manutenção... 9 Obrigações... 9 Obrigações Legais...

Leia mais

Modulonet Web. 7.1 - Menu Despesas... 8. 7.2 - Menu Usuário... 9. 7.3 - Atalhos... 10. 7.4 - Informações pessoais... 11

Modulonet Web. 7.1 - Menu Despesas... 8. 7.2 - Menu Usuário... 9. 7.3 - Atalhos... 10. 7.4 - Informações pessoais... 11 Modulonet Web 1 - Modulonet, o que é?... 1 2 - Cadastro... 2 3 - Mensagens e emails... 3 4 - Recuperação da senha... 4 5 - Idiomas... 5 6 - Acesso... 6 7 - Painel... 7 7.1 - Menu Despesas... 8 7.2 - Menu

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Item MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Página 1.Apresentação... 4 2.Funcionamento Básico... 4 3.Instalando o MCS... 4, 5, 6 4.Utilizando o MCS Identificando

Leia mais

Manual Operacional Vendedores

Manual Operacional Vendedores Manual Operacional Vendedores Versão 1.0 Abril/2015 1. ACESSO AO SISTEMA SSE a) Localize em seu Desktop ou menu de acesso o ícone do sistema conforme abaixo. b) Após localizar, clique 2 vezes para acessar

Leia mais

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 MANUAL DE USO DO SISTEMA GOVERNO DIGITAL ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 2.0. SOLICITAÇÕES DE AIDF E AUTORIZAÇÃO DE EMISSÃO DE NOTA

Leia mais

Manual sistema Laundry 4.0

Manual sistema Laundry 4.0 Manual sistema Laundry 4.0 Sistema para serviços de Lavanderia Comércios Empresa responsável Novacorp informática Fone (41) 3013-1006 E-mail marcio@novacorp.com.br WWW.novacorp.com.br Sumario 1 Este manual

Leia mais

Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA

Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA SISTEMA ISS WEB Sil Tecnologia LTDA Sumário INTRODUÇÃO 3 1. ACESSO AO SISTEMA 4 2. AUTORIZAR USUÁRIO 5 3. TELA PRINCIPAL 6 4. ALTERAR SENHA 7 5. TOMADORES DE SERVIÇO 7 5.1 Lista de Declarações de Serviços

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário: SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Em 2013 foi adquirido o Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas Pergamum para todas Bibliotecas do IFRS. A implantação está sendo feita de acordo com as

Leia mais

Treinamento Sistema Imobilis Módulo I

Treinamento Sistema Imobilis Módulo I Imobilis Módulo I CADASTROS Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2

Leia mais

Monitor de Comercialização - Proponente MT-212-00056-2

Monitor de Comercialização - Proponente MT-212-00056-2 Monitor de Comercialização - Proponente MT-212-00056-2 Última Atualização: 08/01/2015 Índice I Como acessar um Leilão II Informações básicas III Anexos IV Painel de Lances V Envio de Lances VI Prorrogação

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Patrimônio 1

2015 GVDASA Sistemas Patrimônio 1 2015 GVDASA Sistemas Patrimônio 1 2015 GVDASA Sistemas Patrimônio 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

Service Report. Cliente: Sayerlack. Processo: Contas á Pagar FI-AP

Service Report. Cliente: Sayerlack. Processo: Contas á Pagar FI-AP Service Report Cliente: Sayerlack Processo: Contas á Pagar FI-AP 1. Dados Mestres 1.1 Exibir fornecedor Objetivo Disparador Use este procedimento para exibir os dados dos fornecedores. Execute este procedimento

Leia mais

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I.

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. MILI S.A. - D.T.I. Índice 1 ACESSANDO O PORTAL IPEDIDOS... 3 1.1 Login...5 1.2 Tela Principal, Mensagens e Atendimento On-line...6 2 CADASTRAR... 10 2.1 Pedido...10

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 DESENVOLVEDOR JORGE ALDRUEI FUNARI ALVES 1 Sistema de ordem de serviço HMV Apresentação HMV/OS 4.0 O sistema HMV/OS foi desenvolvido por Comtrate

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

Release 3.83. Resumo das alterações. Gerais. Contabilidade. Estoque. ERP-7113 Lançamentos Erros ao alterar lançamentos contábeis.

Release 3.83. Resumo das alterações. Gerais. Contabilidade. Estoque. ERP-7113 Lançamentos Erros ao alterar lançamentos contábeis. Release 3.83 Resumo das alterações Gerais Contabilidade ERP-7113 Lançamentos Erros ao alterar lançamentos contábeis. 1. Corrigido processo de alteração do lançamento contábil em lotes manuais, nos casos

Leia mais

Sistema de Cobrança Eletrônica para Clientes do Banco do Nordeste Sistema de Cobrança Eletrônica para Clientes Cobrança BNB

Sistema de Cobrança Eletrônica para Clientes do Banco do Nordeste Sistema de Cobrança Eletrônica para Clientes Cobrança BNB Pág. 1 Sistema de Cobrança Eletrônica para Clientes Cobrança BNB Pág. 2 Instalação o o o o Baixar o Setup v3.5.38.exe disponível no site do BNB Executando o aplicativo aparecerá a imagem abaixo Clique

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário Acesso Rápido Apresentação 2 Consulta ao Catálogo do SiBIFRS 3 Pesquisa geral 5 Opções de consulta 7 Detalhamento da obra 8 Detalhamento da obra Guia Exemplares

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

1. Conhecendo a GissOnline

1. Conhecendo a GissOnline 1. Conhecendo a GissOnline 1.01 Quem deve utilizar a ferramenta Gissonline? Todos os prestadores e tomadores de serviço sejam eles pessoas jurídicas (empresas) ou equiparadas, estabelecidas ou sediadas

Leia mais

COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML. Após abrir o sistema, localize o menu no canto superior esquerdo e clique em Movimentação > Entrada Material

COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML. Após abrir o sistema, localize o menu no canto superior esquerdo e clique em Movimentação > Entrada Material COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML Observação: O arquivo XML da nota fiscal deve estar salvo em seu computador. Se o seu fornecedor não enviou o arquivo por e-mail, você pode obter o arquivo pela internet,

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Espaço do Coordenador

Espaço do Coordenador Espaço do Coordenador Guia de utilização Versão 2.5 PARTE 6: Pedidos de pessoal 2 SUMÁRIO 8.4 PEDIDOS DE PESSOAL... 6 8.4.1 CLT... 7 8.4.2 ESTAGIÁRIO... 17 8.4.3 AUTÔNOMO... 26 8.4.4 VALE ALIMENTAÇÃO/REFEIÇÃO...

Leia mais

Manual de Integração Contábil Folha Phoenix

Manual de Integração Contábil Folha Phoenix Manual de Integração Contábil Folha Phoenix Para iniciar a parametrização da Folha Phoenix com a finalidade da integração para o Contábil Phoenix ou Contábil de Terceiros, será necessário primeiro definir

Leia mais

MANUAL SISTEMA AJG/CJF

MANUAL SISTEMA AJG/CJF MANUAL DO SISTEMA AJG/CJF ÍNDICE 1. SEJA BEM VINDO AO AJG... 3 1.1 Seja Bem-Vindo!... 3 2. SOBRE A AJUDA... 4 2.1 Como navegar no ajuda on-line... 4 3. SOBRE O SISTEMA... 5 3.1 Sobre o sistema... 5 3.2

Leia mais

Portal do Fornecedor ANGELONI. Manual do usuário. (versão 1.1)

Portal do Fornecedor ANGELONI. Manual do usuário. (versão 1.1) Portal do Fornecedor ANGELONI Manual do usuário (versão 1.1) 1. Objetivo Este manual explica como funciona o Portal do Fornecedor ANGELONI. Todos os procedimentos para visualizar pedidos, gerar e enviar

Leia mais

PEDIDOS WEB MANUAL DO USUÁRIO

PEDIDOS WEB MANUAL DO USUÁRIO PEDIDOS WEB MANUAL DO USUÁRIO CONTEÚDO Sobre o site... 2 Segurança -Trocar Senha... 4 Segurança Cadastrarusuários... 5 Configurações Preços... 6 Configurações Dados de Contato... 7 Configurações Assinatura

Leia mais

CDV. GID Desmanches. Manual do Usuário. Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com.

CDV. GID Desmanches. Manual do Usuário. Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com. CDV GID Desmanches Manual do Usuário Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com.br Sumário Administração... 1 Favoritos... 12 Fornecedor... 21 Cadastro...

Leia mais

Manual do Fornecedor/cedente (MPE) Balcão Financeiro

Manual do Fornecedor/cedente (MPE) Balcão Financeiro Manual do Fornecedor/cedente (MPE) Balcão Financeiro Painel de recebíveis e Painel de linhas de crédito Versão 1.0 1 As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR ACESSANDO O PORTAL DO PROFESSOR Para acessar o portal do professor, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino ou acesse diretamente o endereço:

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

Implantação do sistema Condominium

Implantação do sistema Condominium Implantação do sistema Condominium Nesse manual iremos acompanhar o passo a passo para a implantação do sistema, portanto iremos pular algumas telas do cadastro, que deverão ser preenchidas após a implantação

Leia mais

1. Apresentação... 2. 1.1. Primeiro acesso... 2. 1.2. Conhecendo a Plataforma... 4. 1.2.1. Seleção da Empresa... 4. 1.2.2. Sair do Sistema...

1. Apresentação... 2. 1.1. Primeiro acesso... 2. 1.2. Conhecendo a Plataforma... 4. 1.2.1. Seleção da Empresa... 4. 1.2.2. Sair do Sistema... 1. Apresentação... 2 1.1. Primeiro acesso... 2 1.2. Conhecendo a Plataforma... 4 1.2.1. Seleção da Empresa... 4 1.2.2. Sair do Sistema... 4 1.2.3. Retornar a tela principal... 5 1.3. Cadastro da Empresa...

Leia mais

COTAÇÃO DE COMPRAS COM COTAÇÃO WEB

COTAÇÃO DE COMPRAS COM COTAÇÃO WEB COTAÇÃO DE COMPRAS COM COTAÇÃO WEB RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo V

Treinamento Sistema Folha Union Módulo V FOLHA DE PAGAMENTO Controle FGTS / Guias Recolhimento / Remessa para banco / Encerramento anual Folha Union> Movimento> Controle de FGTS> Importar depósitos As telas de Controle de FGTS são utilizadas

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Solicitação de Reposição? FS71.1

Solicitação de Reposição? FS71.1 Como Trabalhar com Solicitação de Reposição? FS71.1 Sistema: Futura Server Caminho: Estoque>Reposição>Reposição Referência: FS71.1 Versão: 2015.9.18 Como Funciona: Esta tela é utilizada para solicitar

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 4 FUNCIONALIDADE... 4 4.1 Registrar Nota de Entrada... 4 4.1.1 Manual (Entrada das informações manualmente)...

Leia mais

MANUAL SICCL SQL SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.

MANUAL SICCL SQL SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com. MANUAL SICCL SQL ÍNDICE ACESSANDO O SISTEMA SG - COMPRAS E CONTRATOS... 3 ATENDENDO SOLICITAÇÕES DE ITENS E SERVIÇOS... 5 VERIFICANDO A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS... 7 ATENDER SOLICITAÇÕES COM PROCESSO

Leia mais

NOVO MÓDULO PATRIMÔNIO

NOVO MÓDULO PATRIMÔNIO NOVO MÓDULO PATRIMÔNIO 1 PARÂMETROS 1.1 Aba Geral 1. No quadro Período, no campo: Observação: Após ser efetuado o cálculo de qualquer período, o campo Inicial, não poderá mais ser alterado. Inicial, informe

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GUIA DO USUÁRIO

GUIA DO USUÁRIO GUIA DO USUÁRIO GUIA DO USUÁRIO www.accountcontabilidade.com.br 1 SUMÁRIO Acessando o sistema 04 Atalhos 05 Importando Exercícios Eletrônicos 06 Apresentação dos Exercícios Eletrônicos 07 Procedimentos para resolver exercícios

Leia mais

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 agosto de 2007 As informações contidas neste documento, incluíndo quaisquer URLs e outras possíveis referências a

Leia mais

GERA GESTÃO E CONTROLE DE TÍTULOS: parte I

GERA GESTÃO E CONTROLE DE TÍTULOS: parte I Olá! Você verá a seguir um importante treinamento que vai facilitar suas atividades diárias! Ao acessá-lo pela primeira vez, procure assistir até o final. Caso não consiga, você poderá reiniciar de onde

Leia mais

UnionWeb Condominium

UnionWeb Condominium UnionWeb Condominium Esse manual contém explicações técnicas de configuração e manutenção administrativa. Não deve ser repassado para moradores, é para utilização da Administradora ou responsável para

Leia mais

FS133.1. Sistema: Futura Server. Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Baixa. Referência: FS133.1. Versão: 2016.07.04

FS133.1. Sistema: Futura Server. Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Baixa. Referência: FS133.1. Versão: 2016.07.04 Como Baixar FS133.1 Boletos? Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Baixa Referência: FS133.1 Versão: 2016.07.04 Como Funciona: Esta tela é utilizada para gerar arquivos que informarão

Leia mais

MANUAL - CONTABILIDADE

MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. MÓDULO CONTABILIDADE...4 2.1. PLANO CONTÁBIL...4 2.2. BOLETIM CONTÁBIL...4 2.2.1. Lançamentos Contábeis...5

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 3.10 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 5 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Extras... 6 1.2.3 Contingência... 6 1.2.4 Execução... 7 1.3

Leia mais

Internet Banking. Outubro - 2012

Internet Banking. Outubro - 2012 Internet Banking Outubro - 2012 1 Índice 1. Início... Pg. 4 2. Menu Home... Pg. 5 3. Menu Conta Corrente... Pg. 7 3.1 Extratos Conta Corrente... Pg. 8 3.2 Extratos de Tarifas...Pg. 9 3.3 Informações Complementares...

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.07 Relatórios...3 Mix de Compra...3 Peças >> Relatórios >> Mix de Compra Peças...3 Mix de Vendas...4 Peças >> Relatórios >> Mix de Venda Peças...4 Tabela de Preços...6 Peças

Leia mais

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO Janeiro 2012 Conteúdo Elaboração do projeto... 3 1. Acesso ao Sistema... 4 2. Tipo de Certificado... 4 2.1. Navegador padrão para acessar

Leia mais

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SANTA MARIA FATECIENS 2008 Este manual tem por finalidade apresentar as especificações detalhadas da aplicação de Cadastro de Funcionários,

Leia mais