CRUZAMENTO DE VARIÁVEIS, ANÁLISE BIVARIADA E GRÁFICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CRUZAMENTO DE VARIÁVEIS, ANÁLISE BIVARIADA E GRÁFICOS"

Transcrição

1

2 Sphinx APRENDIZ - p ANÁLISES CRUZADAS E MÚLTIPLAS CRUZAMENTO DE VARIÁVEIS, ANÁLISE BIVARIADA E GRÁFICOS O sistema permite que sejam feitos cruzamentos dos mais diversos tipos de variáveis. Os cruzamentos, assim como as tabelas simples, são acessados no estágio Tratamentos e análises pelo menu Analisar, opção Tabelas cruzadas ou então diretamente no botão Tabelas cruzadas - Estratos. Tabelas cruzadas Em seguida, será necessário indicar quais variáveis serão cruzadas. Indicação das variáveis Definições do cruzamento Indique em Variável em linha (V1) a questão que tiver o maior número de categorias e em Variável em coluna (V2) a menor, obtendo assim uma melhor visualização da tabela.

3 Sphinx APRENDIZ - p.202 Depois de indicar as variáveis nos menus drop-down, clicar em Cruzar V1 e V2 para acrescentar o cruzamento à lista, logo abaixo. Para analisar, mostrar a tabela de fato, basta clicar em Analisar. Realizando um cruzamento Da mesma forma que nas tabelas simples, é possível excluir linhas que não interessam, marcando o triângulo ao lado da respectiva e clicando em Deletar. Clicando no botão Gráfico, o software apresenta diversos tipos de gráficos.

4 Sphinx APRENDIZ - p.203 Acessando gráficos Para alterar as configurações do gráfico e mudar o tipo de gráfico, utilize a barra de navegação no topo. Opções nos gráficos A qualquer momento, pode-se voltar à tabela clicando em Tabela. Voltando à tabela, o sistema calcula automaticamente uma série de testes, que podem ser acessados no botão Testes. Testes no sistema Sphinx Ao escolher um teste, marcando a opção correspondente, clique em OK para que o resultado seja mostrado juntamente com a tabela.

5 Sphinx APRENDIZ - p.204 Ainda, é possível modificar a maneira como os valores são calculados, como o percentual por exemplo, para alterar a forma de analisar uma mesma tabela: analise por linha, por coluna ou pelo total. Clicando no botão Valores, uma série de novas opções ficam disponíveis. Modificando a apresentação dos valores Nesta opção há uma particularidade importante função para questões fechadas múltiplas: pode-se optar por calcular o percentual sobre as observações (total de respondentes) ou sobre as citações (todas as escolhas de todos os respondentes).

6 Sphinx APRENDIZ - p.205 TABELA DE MÉDIAS E TABELA CRUZADA POR FAIXAS As questões abertas numéricas e as questões fechadas escalares recebem um tratamento especial e sua apresentação em um cruzamento pode mudar de acordo com os menus acessados. Uma tabela de médias pode ser acessada de duas maneiras: através da mesma tela de cruzamentos ou então através do menu Analisar, opção Tabela de médias. Acessando uma tabela de médias Uma tabela de médias pode ser composta por apenas uma variável ou então por um grupo de variáveis que possuem um determinado valor atribuído. Após selecionar quais variáveis farão parte do cruzamento, clicar em OK para obter o resultado. Tabela de médias Outras opções podem ser acessadas no botão Valores ou no botão Testes, enriquecendo, assim, a análise.

7 Sphinx APRENDIZ - p.206 Testes e valores numa tabela de médias Nas questões abertas numéricas, há uma outra maneira de apresentação que pode ser acessada pelo menu Analisar, opção Tabelas cruzadas. Nesta mesma tela, o sistema permite, além das variáveis fechadas, cruzar variáveis fechadas com abertas numéricas. Cruzamento por faixas Ao indicar, na tela de cruzamentos, uma variável fechada juntamente com uma variável aberta numérica (ao clicar em Analisar ), o software irá propor que seja feita uma análise de médias da mesma forma que o cruzamento foi realizado anteriormente.

8 Sphinx APRENDIZ - p.207 Cruzamento por faixas Ao escolher Não, o software irá elaborar uma nova tabela com os mesmos dados, mas apresentados de maneira distinta em uma tabela por faixas. Tabela cruzada com faixas Nos botões Testes e Valores, outras opções estarão disponíveis para serem acessadas, de modo a personalizar a apresentação da tabela. A qualquer momento, em qualquer um dos tipos de tabela que o sistema estiver apresentando, é possível pedir ao software que apresente o gráfico correspondente clicando no botão Gráfico disposto no topo da tela.

9 Sphinx APRENDIZ - p.208 CORRELAÇÃO Se você deseja saber quanto da variância de um dado é explicado pelo outro, recorra ao teste de correlação. A correlação, no software, pode ser acessada a partir do menu Analisar opção Correlações. Acessar as correlações Basta indicar ao software as duas variáveis que comporão a análise para obter então a nuvem de pontos e a reta de regressão das duas variáveis escolhidas. Uma vez obtido o gráfico com a nuvem de pontos, diversos recursos de investigação e compreensão do fenômeno estão à sua disposição. Reta de regressão e nuvem de pontos

10 Sphinx APRENDIZ - p.209 Um ponto está desgarrado na nuvem de pontos? Coloque o mouse sobre ele ponto e dê um clique para saber (dependendo do tipo de dado analisado) de que indivíduos, meses, anos, etc., se trata. Deseja mesmo saber quem está constituindo um determinado ponto na nuvem? Dê dois cliques sobre este ponto e navegue pelas fichas que o compõe. Neste momento, o botão Transferir permite enviar estes dados para um editor. KM PERCORRE MÊS GASTOS (R$) Caracterizando um ponto Concentre-se na unidade de medida da abscissa e da ordenada e procure, mais objetiva ou subjetivamente, compreender, ler, interpretar o resultado indicado pela reta de regressão. Para facilitar esta leitura, clique no botão Apresentação, à direita da tela, e aumente o tamanho do ponto clicando no botão de +. Clique no botão de marcar as categorias e, na barra de rolagem, escolha uma variável ilustrativa (sexo, bairro, renda, etc.). Com uma convenção de cores, a nuvem de pontos passará a fornecer outras informações ou pistas para sua interpretação.

11 Sphinx APRENDIZ - p.210 Apresentação Os dados abaixo do gráfico procuram aportar outros recursos para raciocínio. Eles indicam quantos indivíduos estão ali representados e também observam se a dependência é muito ou pouco significativa (de uma variável em relação à outra). Para fins de simulação ou modelos preditivos, é fornecida a equação da reta de regressão, bem como o coeficiente de correlação (a diferentes leituras sobre o coeficiente; normalmente 0,8 é uma correlação bem razoável, em vários casos de ciências sociais 0,6 já pode ser considerado), ou seja, é observado quanto % da variância de uma variável é explicada pela outra. Equação da reta A sua interpretação indica que há dois comportamentos principais nesta nuvem de pontos? Por exemplo, os que gastam pouco e os que gastam muito? Então utilize um excelente recurso à sua disposição e crie tipos: clique no botão Tipologia e defina o nome de seus dois tipos (pode-se criar mais tipos clicando no botão Adicionar ).

12 Sphinx APRENDIZ - p.211 Este dois tipos criados vão ser posicionados pelo software no ponto zero do gráfico. Com o mouse, desloque cada dos tipos, de forma que eles se sobreponham aos indivíduos inerentes. Note que a cor do tipo afetará os indivíduos. Faça com que os indivíduos fiquem com as cores estipuladas por você (mexendo com o mouse na posição de cada dos tipos criados). Só isso já constitui uma informação importante. Tipologias Um outro recurso interessante, disponibilizado pelo software, é que se pode registrar na ficha de cada indivíduo (pessoa, mês, etc.) este novo dado (ou novo tipo criado).

13 Sphinx APRENDIZ - p.212 Para tal, clicar em Variáveis, a partir do qual, três recursos são disponibilizados: 1-Criar uma variável fechada sobre o cluster interativo (cria uma variável com os tipos por você estipulados); 2-Criar uma variável numérica com os valores calculados da variável a explicar (a equação da reta é aplicada a cada indivíduo, de forma que, no caso do exemplo, além da informação de quanto ele gasta, passará a conter a informação de quanto ele deveria gastar, em função do comportamento da amostra); 3-Cálculo do resíduo (é criada uma variável numérica com a diferença entre quanto gasta e quanto deveria gastar, no caso deste exemplo). Nova variável

14 Sphinx APRENDIZ - p.213 OUTRAS TABELAS MÚLTIPLAS As tabelas múltiplas permitem ao usuário apresentar mais de uma informação na mesma tabela. Para acessar os tipos possíveis, estando no estágio Tratamentos e análises, acesse o menu Analisar opção Tabelas múltiplas. Acessando as tabelas múltiplas # Tabelas recapitulativas As tabelas recapitulativas são grandes resumos da pesquisa, podendo ser de 3 tipos: tabela recapitulativa das questões fechadas, de questões numéricas ou ainda de questões texto. VARIÁVEIS FECHADAS VARIÁVEIS NUMÉRICAS

15 Sphinx APRENDIZ - p.214 VARIÁVEIS TEXTO Tabelas recapitulativas Cada tabela variável irá se encaixar em um tipo de tabela recapitulativa, à exceção das variáveis escalares, as quais podem ser apresentadas de duas maneiras diferentes, uma média de todos os respondentes (aí então na tabela recapitulativa numérica) ou então apresentar as categorias (apresentado na tabela recapitulativa fechada). A tabela recapitulativa não apresenta todas as categorias em algumas questões, irá apresentar a mais citada, a segunda mais citada e então a menos citada. Clicando no botão Valores, é possível apresentar, juntamente com a quantidade de citações, o percentual. Já nas questões numéricas, diferentes informações podem ser apresentadas juntamente com a média de cada uma. Clicando no botão Testes ou Valores, pode-se optar pelos itens que serão apresentados. Na apresentação da tabela recapitulativa de questões texto, o sistema remete alguns dados, como quantidade de palavras, palavra mais freqüente, entre outras informações. Em qualquer uma das tabelas é possível excluir linhas ou colunas, basta selecioná-las clicando no triângulo que estiver associado e então em Deletar.

16 Sphinx APRENDIZ - p.215 Deletando linhas # Tabelas de grupos As tabelas de grupos (que podem ser de variáveis fechadas, numéricas ou texto) permitem apresentar, em uma mesma tabela, todas as variáveis do grupo em questão. Quando há um grupo de questões escalares, é possível apresentar o mesmo grupo tanto pelas médias quanto pelas categorias. Tabela de grupos Os botões Testes e Valores permitem modificar e personalizar a apresentação da tabela, além de testes que podem ser aplicados. A qualquer momento, é possível obter o gráfico do grupo, clicando no botão Gráfico.

17 Sphinx APRENDIZ - p.216 # Tabelas simples combinadas Com as tabelas simples combinadas é possível montar uma tabela, muito semelhante à tabela recapitulativa de questões fechadas, com a única diferença que as variáveis devem ser do mesmo tipo: somente fechadas únicas, ou somente escalares, ou somente múltiplas. Basta indicar as variáveis e clicar em OK para obter o resultado. Tabela simples combinada # Tabelas de questões numéricas As tabelas de questões numéricas são uma cópia da tabela recapitulativa de variáveis numéricas, contudo, é possível escolher, antes da formação da mesma, quais questões irão compô-la. Basta selecionar e clicar em OK. Os valores que são apresentados podem ser personalizados no botão Testes.

18 Sphinx APRENDIZ - p.217 Tabela de questões numéricas # Tabelas cruzadas justapostas Esta funcionalidade permite cruzar uma variável, que seja fechada, contra N questões fechadas. Basta indicar a variável de corte e as demais variáveis que irão compor o cruzamento e clicar em OK. Tabela cruzada justaposta As variáveis explicativas (dispostas em colunas) são divididas por linhas em negrito, e cada categoria de cada variável estará em uma coluna diferente.

19 Sphinx APRENDIZ - p.218 Resultado da tabela cruzada justaposta Deve-se tomar o cuidado de não acrescentar muitas variáveis a cada vez, pois a tabela é alimentada nas colunas, o que, dependendo do número de variáveis em coluna, pode dificultar a visualização. # Tabelas cruzadas subdivididas Este tipo de tabela permite cruzar uma variável com categorias específicas de outras variáveis, apresentando, assim, somente os dados mais relevantes. Primeiramente, é definida a variável em linha. Depois, basta ir selecionando as variáveis que se deseja cruzar, indicando, juntamente, as categorias que irão compor o cruzamento.

20 Sphinx APRENDIZ - p.219 Tabela cruzada subdividida O resultado, então, é uma tabela com somente as categorias das variáveis que foram escolhidas. Resultado da tabela cruzada

21 Sphinx APRENDIZ - p.220 # Tabelas generalizadas Tabelas generalizadas As tabelas generalizadas permitem que diferentes categorias sejam apresentadas numa mesma tabela. Isto é, não há cruzamento, apenas uma apresentação de todas as categorias das variáveis escolhidas numa única tabela de distribuição de freqüência. Após selecionar as variáveis, clicar em OK. Resultado da tabela generalizada

22 Sphinx APRENDIZ - p.221 Este tipo de tabela pode ser usado para comparar diferentes variáveis. Por exemplo, comparando diferentes variáveis escalares, pode-se fazer alguma análise em cima da quantidade de pessoas que escolheram determinada categoria. # Tabela de características Tabela de características A tabela de características permite que uma variável seja cruzada contra várias outras, onde somente os itens mais relevantes serão apresentados (categorias mais freqüentes ou então categorias mais específicas).

23 Sphinx APRENDIZ - p.222 Resultado de tabela de características Diversas opções de análise estão disponíveis, tanto no botão Valores, quanto no botão Testes. Valores

24 Sphinx APRENDIZ - p.223 Testes Nestas opções, é possível modificar a quantidade de categorias a serem apresentadas (padrão=3) nas questões numéricas para apresentar média, desvio-padrão. Ou ainda, modificar os testes que serão aplicados em cima do cruzamento realizado, sendo possível refinar a análise, modificando os critérios. # Tabela de categorias específicas Por meio deste recurso, é possível montar uma tabela envolvendo as principais categorias para cada categoria de uma variável pivô. Optando por Tabela de Categorias Específicas, uma tela é exibida para a definição da tabela. Clicando em Abrir, é possível definir a variável pivô (que terá suas categorias apresentadas nas colunas da tabela) e as variáveis que serão consideradas na discriminação. A tabela apresenta apenas as categorias mais citadas para cada categoria da variável pivô, e que não apresentaram freqüência de citação significativamente superior nas demais categorias da variável-pivô.

25 Sphinx APRENDIZ - p.224 Clicando no botão Opções, é possível alterar a configuração da tabela criada. O botão Transferir permite levar a tabela para outro ambiente ou imprimi-la Para envolver outras variáveis na tabela, clique no botão Outro Tabela de Categorias Específicas

26 Sphinx APRENDIZ - p.225 # Tabelas compostas Esta opção permite a criação de uma tabela que envolve diferentes informações de uma ou mais variáveis focadas ou não em um perfil (estrato) específico. Tabelas compostas Na parte superior da janela, você define se deseja obter uma tabela simples ou cruzada. Se for definida uma Tabela composta cruzada, basta clicar no menu ao lado para selecionar a variável em coluna. No campo Linhas:, ao centro, é definido o número de linhas que a tabela terá. Clique em Adicionar para incluir uma nova linha e em Subir ou Descer para posicioná-la. As informações referentes a cada linha serão definidas em seguida.

27 Sphinx APRENDIZ - p.226 HABILITAÇÃO Sem carro Alta renda Homens Sim Não TOTAL No campo Descrição da linha, são definidas as informações que constarão na linha selecionada. Pode-se optar por incluir uma categoria de uma determinada variável, um perfil ou um cálculo específico. Campos da tabela composta # Tabelas Importância/Desempenho Este tipo de tabela permite analisar, de maneira comparativa, a avaliação de desempenho atribuída pela amostra a um determinado critério de avaliação e à importância atribuída a cada item. Para tal, utilizam-se questões numéricas (marcar de 1 a 10), ou questões escalares (Muito satisfeito, Satisfeito, Insatisfeito, Muito insatisfeito). O estudo desses desempenhos desenvolve-se ao confrontá-los com a importância (ou com a influência) relativa de cada um dos critérios. Medir diretamente a importância: para que seja possível medir diretamente a importância, é necessário criar duas variáveis para cada critério avaliado uma variável que permita ao respondente se posicionar com relação à sua satisfação com o critério avaliado e outra variável que capture a importância atribuída pelo respondente ao critério em questão. Assim, para cada critério, solicita-se uma medida de desempenho e uma medida de importância. O

28 Sphinx APRENDIZ - p.227 melhor é utilizar escalas idênticas para facilitar a tarefa do respondente e para obter resultados homogêneos. Questões escalares para gerar tabelas de importância e desempenho A restituição dos resultados mais falante é o gráfico de dois critérios, no qual cada critério é representado em abscissa pelo desempenho e ordenado pela importância. Assim, é possível identificar visualmente os critérios com muito desempenho mas pouco importantes (o esforço pode ser diminuído) e os critérios muito importantes mas com pouco desempenho (os elementos-chave para aperfeiçoamento do sistema). Escolhendo as variáveis

29 Sphinx APRENDIZ - p.228 Basta, para tanto, marcar a opção Segunda avaliação critério por critério e selecionar as variáveis referentes à satisfação (desempenho) no campo da esquerda e as variáveis referentes à importância no campo da direita. Clicando em OK, uma tabela com duas avaliações será apresentada. Para facilitar a comparação entre a importância e o desempenho em cada critério, clique sobre o botão Gráfico, certificando-se de que a opção de gráfico seja Gráfico de dois critérios. Média (aval. 1) Média (aval. 2) AT_s_comercial_facilidade_contato AT_s_comercial_cortesia_educacao AT_s_clareza_objetividade_informacao AT_s_comercial_agilidade_i nformacao AT_s_seguranca_relacoes_comerciai s 2,98 2,84 2,93 2,96 3,10 3,15 3,22 2,95 2,78 2, Gráfico de dois critérios No eixo das abscissas, são apresentados os valores atribuídos ao desempenho. No eixo das ordenadas, são apresentados os valores atribuídos à importância. Os critérios que estão no quadrante 1 são aqueles critérios tidos como importantes pela amostra e que possuem uma boa avaliação (em comparação com os demais critérios). Os critérios que estão no quadrante 2 são aqueles que merecem maior atenção, já que são considerados importantes pela amostra, mas não são bem avaliados com relação ao desempenho. Os critérios do quadrante 3 são aqueles que não têm uma importância grande e que não tiveram um bom desempenho. Os critérios do quadrante 4 são os que possuem uma importância pequena, mas que foram bem avaliados.

30 Sphinx APRENDIZ - p.229 Medir indiretamente a importância: para medir a importância dos critérios, solicita-se ao respondente, em uma questão fechada ordenada, indicar quais são os critérios mais importantes na sua opinião, ordenando-os por importância decrescente. É melhor solicitar os 5 critérios mais importantes que solicitar que o respondente classifique todos os critérios. A importância de cada critério será a classificação na qual for citado. As questões referentes à satisfação (desempenho) de cada critério são criadas individualmente, tantas questões quantos forem os critérios. Lista das questões Para realizar a comparação entre a satisfação (desempenho) e a importância, clique sobre a opção Ordem do critério numa questão ordenada e selecione a variável ordenada em questão. No campo à esquerda, selecione todas as variáveis de satisfação criadas (tantos quantos forem os critérios estabelecidos na questão fechada ordenada).

31 Sphinx APRENDIZ - p.230 Definindo variáveis Clicando em OK, uma tabela apresenta a média da escala de satisfação (ou a nota média) e o indicador de posição com relação à importância. Clicando no botão Gráfico, tem-se a comparação entre estas duas medidas. Média Indicador de posição VELOCIDADE CONFORTO SEGURANÇA CONSUMO PREÇO 2,67 0,45 2,16 0,27 3,88 0,23 3,10 0,49 2,88 0,35 Gráfico critérios

32 Sphinx APRENDIZ - p.231 Calcular a importância a partir da correlação dos critérios com uma variável geral: neste tipo de recurso, é solicitado ao respondente que avalie o desempenho global do objeto de avaliação. A partir desta avaliação geral, pode-se então calcular a importância de um critério. Um critério é considerado importante quando participa bastante do desempenho global; esta participação é a correlação entre a avaliação do critério e a avaliação geral do objeto. Lista das questões Para realizar a comparação entre a satisfação (desempenho) de cada critério e o impacto desta avaliação na avaliação geral, clique sobre a opção Correlação com uma avaliação global. Selecione, no campo à esquerda, as variáveis correspondentes aos critérios avaliados e, no campo à direita, a variável correspondente à avaliação geral. Escolhendo variáveis Clicando em OK, uma tabela apresenta a média da escala de satisfação (ou a nota média) e o coeficiente de correlação da variável referente a cada critério com a variável correspondente à avaliação geral. Clicando no botão Gráfico, tem-se a comparação entre estas duas medidas.

33 Sphinx APRENDIZ - p.232 Média Coef. de correlação Sats_cortesia Sats_prazo_entrega Sats_clareza_i nformacoes Sats_manuseio Sats_quali dade 2,98 0,01 2,93 0,07 3,10-0,17 3,04-0,01 3,22-0,24 Gráfico de dois critérios

34 Sphinx APRENDIZ - p.233 # Tabelas de freqüências quaisquer Freqüências quaisquer As tabelas de freqüências quaisquer permitem que dados externos ao Sphinx sejam inseridos para que se utilizem os recursos de análise do sistema. Atente para a instrução indicada na tela acima, a qual informa que se deve inserir os dados segundo um padrão. Coloque apenas a quantidade absoluta. Pode-se ainda definir nomes para as linhas e as colunas. Na primeira linha, o primeiro caractere deve ser algo sem sentido, apenas para preencher o espaço; depois seguem os nomes das duas colunas (ou mais), separados por um espaço simples. Para pular para a próxima linha, basta teclar Enter e entrar com os dados: primeiro o nome da primeira linha, seguido de um espaço e então os dados, também separados por espaço. Com isto, o resultado será:

35 Sphinx APRENDIZ - p.234 Resultado da tabela de frequências Nos botões Valores e Testes estão disponíveis todos os recursos do sistema, de acordo com cada tipo de dado. É possível, ainda, pedir que o sistema apresente um gráfico, clicando no botão Gráfico.

36 Sphinx APRENDIZ - p.235 ANÁLISE DAS CORRESPONDÊNCIAS (AC) A análise de correspondência (AC ou Análise de correspondências múltiplas ACm) permite fazer associações entre as categorias que compõem o cruzamento. Dentre os tipos de análises que podem ser feitas, a AC merece destaque pela facilidade de interpretação e de aplicação, posto que representa graficamente uma redução dos dados da tabela (eventualmente poluídos visualmente), ao que efetivamente querem dizer. A análise de correspondência pode ser ativada a partir de um cruzamento de variáveis (o botão AC permite acesso ao gráfico) ou pela opção Análise das correspondências múltiplas do menu Avançado. Com este método, trabalha-se sobre as variáveis nominais ou escalares. As escalas são então tratadas como nominais. Aplica-se somente em cruzamentos que tenham mais de três categorias de resposta em cada uma das questões que compõem o cruzamento. Outro detalhe que se deve observar é que, caso alguma categoria em linha ou em coluna possua freqüência total igual a zero, isto é, esteja vazia, a composição do AC também não será possível. Confira, então, se todas as células têm freqüência superior ou igual a 1 e eventualmente elimine alguma coluna ou linha que esteja impossibilitando a análise dessa forma. Isto pode ser útil, respeitado o limite de três linhas ou colunas, para o pesquisador chegar a alguma conclusão mais rapidamente. Acessando a AC Esta forma de apresentação é bastante sintética e permite que o analista perceba as relações entre as variáveis.

37 Sphinx APRENDIZ - p.236 Ei xo 2 (23.38%) mais de 1000 Casa JK de 300 a 500 Casa de estudante Menos de 300 Ei xo 1 (70.36%) Quarto alugado Apartamento de 800 a 1000 de 500 a 800 Análise de correspondência As distâncias do gráfico gerado indicam as correspondências existentes entre as categorias. O intuito seria cruzar dados para se tentar extrair daí informações que aparentemente não são explícitas em uma tabela ou teste. Acessando via opção Análise das correspondências múltiplas do menu Avançado, deve-se fazer a seleção das variáveis: na lista de variáveis disponíveis, selecione aquelas que você deseja analisar. Os resultados obtidos podem ser apresentados sob três formas: a tabela de freqüências, chamada Tabela de Burt, a tabela de contribuições ou uma projeção no plano fatorial escolhido. Seleciona-se a visão desejada clicando em um dos seguintes botões: Freqüências, Contribuições ou Mapas. Variáveis nominais

38 Sphinx APRENDIZ - p.237 Tabela de freqüências: esta é uma tabela de contingência entre todas as variáveis que contribuem à análise. As linhas e as colunas correspondem às categorias das variáveis. As células da tabela contêm a freqüência do efetivo dos indivíduos, tendo as linhas e as colunas correspondentes. Tabela de contribuições: a tabela de contribuições indica os percentuais de variância explicada para cada eixo e indica para cada um a sua contribuição ao componente considerado. Encontram-se geralmente percentuais de variância explicada, os quais serão mais fracos quanto maior for a quantidade de indivíduos. Projeção no plano fatorial: são representados sobre esse mapa: pontos representando os indivíduos pelas suas coordenadas relacionadas aos eixos fatoriais; categorias representadas por um ponto de tamanho proporcional às freqüências. A escolha dos eixos definindo o plano de projeção é efetuada clicando no item Fatores. Se necessário, a visibilidade do mapa pode ser melhorada deslocando com o cursor as etiquetas correspondentes às categorias. Construção de uma tipologia: a partir do exame do mapa, pode-se construir uma tipologia agregando os indivíduos segundo sua posição e criar, em seguida, uma nova variável para registrá-la. Gravação das coordenadas fatoriais: o botão Variáveis permite gravar as coordenadas fatoriais sobre cada um dos eixos do mapa ou para todos os fatores calculados.

39 Sphinx APRENDIZ - p.238 Frequências Análise das correspondências

40 Sphinx APRENDIZ - p.239 Contribuições Contribuições

41 Sphinx APRENDIZ - p.240 ANÁLISE EM COMPONENTES PRINCIPAIS (ACP) A opção Análise em componentes principais, do menu Avançado permite escolher as variáveis a analisar. Com este método, trabalha-se sobre as variáveis numéricas ou sobre as escalares que serão então tratadas como numéricas. Seleção das variáveis e das formas de apresentação: na lista de variáveis disponíveis, selecione aquelas que você deseja analisar. Os resultados obtidos podem ser apresentados em três formas: a matriz dos coeficientes de correlação, a tabela de contribuições ou uma projeção no plano fatorial escolhido. Seleciona-se a visão desejada clicando em Correlações, Contribuições ou Mapas. Variáveis numéricas Mapas: projeção sobre os planos fatoriais

42 Sphinx APRENDIZ - p.241 Matriz de correlação: pode-se visualizar a matriz de correlação sob a forma de tabela ou sob a forma de diagrama (Botão Matriz ou Diagrama ). O diagrama visualiza as relações sob a forma de traços de espessura variável segundo o valor da correlação. O botão Opções permite fixar os limites. Coeficientes de correlação Tabela de contribuições: a tabela de contribuições indica os percentuais de variância explicada por cada componente e fornece para cada um sua contribuição ao componente considerado. Contribuições

43 Sphinx APRENDIZ - p.242 Projeção no plano fatorial: no mapa fatorial são apresentados os seguintes componentes: pontos representando os indivíduos pelas suas coordenadas relacionadas aos componentes; as variáveis representadas por um eixo ou um triângulo segundo o qual se marca ou não Círculo de correlação no diálogo Opções ; a escolha dos componentes definindo o plano de projeção é efetuada a partir do item Componentes ; Se necessário, a visibilidade do mapa pode ser melhorada deslocando com o cursor as etiquetas correspondentes ao título de cada variável. Construção de uma tipologia: a partir do exame do mapa, pode-se construir uma tipologia agregando indivíduos segundo sua posição e criar uma nova variável para gravá-la. Gravação das coordenadas fatoriais: o botão Variáveis permite gravar as coordenadas fatoriais sobre cada um dos eixos do mapa ou para todos os componentes calculados.

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

COTAÇÃO DE COMPRAS COM COTAÇÃO WEB

COTAÇÃO DE COMPRAS COM COTAÇÃO WEB COTAÇÃO DE COMPRAS COM COTAÇÃO WEB RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de

Leia mais

Lista de valores de uma questão texto

Lista de valores de uma questão texto Sphinx APRENDIZ - p.160 7 ANÁLISE DE TEXTOS O software, ao apresentar o resultado de uma questão texto, exibe uma lista simples de todos os valores acrescentados. É de responsabilidade do pesquisador retirar

Leia mais

Estatística no EXCEL

Estatística no EXCEL Estatística no EXCEL Prof. Ms. Osorio Moreira Couto Junior 1. Ferramentas... 2 2. Planilha de dados... 3 2.1. Introdução... 3 2.2. Formatação de células... 4 2.3. Inserir ou Excluir Linhas e Colunas...

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

Tecnologia da Informação Prof. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 4

Tecnologia da Informação Prof. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 4 Tecnologia da Informação Prof. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 4 1 MS-Excel Aplicando funções às suas fórmulas de Excel (continuação) Serão vistas, nesta aula as funções de busca e referência

Leia mais

SEI Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia Av Luiz Viana Filho, 435-4ª avenida, 2º andar CAB CEP 41.750-300 Salvador - Bahia Tel.

SEI Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia Av Luiz Viana Filho, 435-4ª avenida, 2º andar CAB CEP 41.750-300 Salvador - Bahia Tel. SIDE Sistema de Dados Estatísticos AJUDA SEI Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia Av Luiz Viana Filho, 435-4ª avenida, 2º andar CAB CEP 41.750-300 Salvador - Bahia O QUE O NOSSO BANCO

Leia mais

Astra LX Registro de Pacientes e Médicos Guia para o acesso aos registros de Pacientes e Médicos e eliminação de dados duplicados no AstraLX

Astra LX Registro de Pacientes e Médicos Guia para o acesso aos registros de Pacientes e Médicos e eliminação de dados duplicados no AstraLX Astra LX Registro de Pacientes e Médicos Guia para o acesso aos registros de Pacientes e Médicos e eliminação de dados duplicados no AstraLX 2011 Equipe Documentação Astra AstraLab 27/10/2011 Sumário Registro

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

MANUAL - CONTABILIDADE

MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. MÓDULO CONTABILIDADE...4 2.1. PLANO CONTÁBIL...4 2.2. BOLETIM CONTÁBIL...4 2.2.1. Lançamentos Contábeis...5

Leia mais

1. REGISTRO DE PROJETOS

1. REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Nesta aplicação será feito o registro dos projetos/ ações de extensão, informando os dados iniciais do projeto, as classificações cabíveis, os participantes, a definição da região

Leia mais

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I.

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. MILI S.A. - D.T.I. Índice 1 ACESSANDO O PORTAL IPEDIDOS... 3 1.1 Login...5 1.2 Tela Principal, Mensagens e Atendimento On-line...6 2 CADASTRAR... 10 2.1 Pedido...10

Leia mais

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br MANUAL WEBDRIVE webdrive.whirlpool.com.br 1 Sumário 1. O Webdrive p. 04 2. Acessando o sistema p. 04 2.1 Esqueci minha senha 2.2 Página principal 2.3 Efetuar logoff 2.4 Criar e alterar Usuários 2.5 Criar

Leia mais

Como fazer a Renovação de Matrícula online no Sistema Acadêmico

Como fazer a Renovação de Matrícula online no Sistema Acadêmico Como fazer a Renovação de Matrícula online no Sistema Acadêmico 1) Acesse o sistema por meio do endereço http://academico.unifal-mg.edu.br. Para navegar com segurança e aproveitar todos os recursos do

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

Importação de Dados no Sphinx

Importação de Dados no Sphinx Importação de Dados no Sphinx A importação de dados refere-se à transferência de dados coletados em outro ambiente para dentro do software Sphinx. No software, encontre a opção Importar dados no estágio

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Índice 1 Acessando o Portal... 2 1.1 Verificação do Browser... 2 1.2 Entre em contato... 3 1.3 Portal Autenticado... 5 2 Meus Cursos... 6 2.1 Matriculando-se em

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos

Leia mais

Tabelas vista de estrutura

Tabelas vista de estrutura Tabelas vista de estrutura A vista de estrutura permite definir a configuração dos dados Vamos adicionar os restantes campos à tabela carros, de acordo com o modelo de dados feito no papel 47 Tabelas vista

Leia mais

Diagrama de fluxo de dados na Plataforma Vicon SAGA. Terminologias de bancos de dados: Banco de Dados, Tabela, Campos, Registros

Diagrama de fluxo de dados na Plataforma Vicon SAGA. Terminologias de bancos de dados: Banco de Dados, Tabela, Campos, Registros Exercício Objetivo Aplicativo Exercício para ambientação com Sistemas de Informação e Bancos de Dados. O usuário criará modelará um banco de dados aplicado ao contexto de desastres; realizará cadastros

Leia mais

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. OPENOFFICE IMPRESS 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos

Leia mais

Criando campanhas e gerando pedidos de venda com o Telemarketing

Criando campanhas e gerando pedidos de venda com o Telemarketing Criando campanhas e gerando pedidos de venda com o Telemarketing Escrito por: Paulo Antônio Leandro Florentino de Carvalho Sumário Criando uma nova campanha Adicionando novo cliente à campanha Excluindo

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1

2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1 2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1 2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 agosto de 2007 As informações contidas neste documento, incluíndo quaisquer URLs e outras possíveis referências a

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Mas para iniciar o uso do CRM é necessário efetuar algumas configurações em primeiro lugar.

Mas para iniciar o uso do CRM é necessário efetuar algumas configurações em primeiro lugar. Menu CRM O KeyInvoice tem um CRM que lhe permite efetuar, no seu programa de faturação, uma gestão de contatos, podendo converter os mesmos em Oportunidades ou Orçamentos. Este menu inclui ainda uma agenda

Leia mais

Desenvolvimento de uma Etapa

Desenvolvimento de uma Etapa Desenvolvimento de uma Etapa A Fase Evolutiva do desenvolvimento de um sistema compreende uma sucessão de etapas de trabalho. Cada etapa configura-se na forma de um mini-ciclo que abrange as atividades

Leia mais

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20 As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem o prévio aviso, o que não representa um compromisso da Virtuem Informática. As pessoas, organizações ou empresas e eventos de exemplos

Leia mais

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. POWERPOINT 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos ou objetos

Leia mais

REGISTRO DE PROJETOS

REGISTRO DE PROJETOS REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Esta aplicação tem o objetivo de realizar o Registro de Projetos da Instituição. É possível, incluir, alterar ou excluir essas informações. 1.1. Acessando a

Leia mais

Versão 8.3A-03. Versão da Apostila de Novidades: 1

Versão 8.3A-03. Versão da Apostila de Novidades: 1 Versão 8.3A-03 Versão da Apostila de Novidades: 1 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda.

Leia mais

OpenOffice Calc Aula 4

OpenOffice Calc Aula 4 OpenOffice Calc Aula 4 Objetivos: Apresentar a criação de um gráfico no CALC, a partir dos dados em uma planilha Apresentar os diversos tipos de gráficos e suas aplicações (gráfico de coluna, de linha,

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

Manual do Software Pctel Supervisor Desktop

Manual do Software Pctel Supervisor Desktop Manual do Software Pctel Supervisor Desktop Conteúdo O que é o Pctel Supervisor Desktop?...03 O que é usuário do canal (PA)?...03 Como cadastrar usuário do canal (PA)?...04 Como remover um usuário do canal?...05

Leia mais

Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail

Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail Este módulo pressupõe que que já tenha criado uma conta de correio eletrónico no Gmail (caso já não se recorde como deve fazer, consulte o nosso

Leia mais

Portal de Compras. São José do Rio Preto

Portal de Compras. São José do Rio Preto Portal de Compras São José do Rio Preto Sumário DÚVIDAS GERAIS...2 PREGÃO ELETRÔNICO... 4 EMPRO Empresa Municipal de Processamento de Dados 1 DÚVIDAS GERAIS 1.O que é o Fluxograma das Etapas? Resposta:

Leia mais

F.A.Q. PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

F.A.Q. PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO F.A.Q. PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página 1 Sumário DÚVIDAS GERAIS... 3 PREGÃO ELETRÔNICO... 6 Página 2 DÚVIDAS GERAIS 1. O que é o Fluxograma das Etapas? Resposta: O fluxograma representa

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Patrimônio 1

2015 GVDASA Sistemas Patrimônio 1 2015 GVDASA Sistemas Patrimônio 1 2015 GVDASA Sistemas Patrimônio 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

1223o TUTORIAL PRÉ-VENDA. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO

1223o TUTORIAL PRÉ-VENDA. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO 1223o TUTORIAL PRÉ-VENDA Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO TUTORIAL PRÉ-VENDA NO SYSPDV Casa Magalhães Comércio e Representações Ltda O objetivo deste tutorial é apresentar

Leia mais

Chamada Pública Procedimentos para utilização da Chamada Pública no sistema SMARam Versão 1.0

Chamada Pública Procedimentos para utilização da Chamada Pública no sistema SMARam Versão 1.0 Chamada Pública Procedimentos para utilização da Chamada Pública no sistema SMARam Marcio Tomazelli Coordenador de Sistemas Gustavo Cezarino Programador Pleno Versão 1.0 Índice Índice...2 Índice de Figuras...2

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

RASTREAMENTO E LOCALIZAÇÃO DE VEÍCULOS

RASTREAMENTO E LOCALIZAÇÃO DE VEÍCULOS Parabéns! Você acaba de adquirir um dos melhores produtos e sistema de rastreamento de veículos via-satélite. Ele irá oferecer segurança e mobilidade para a sua empresa e seu patrimônio pessoal. Como acessar

Leia mais

AGHOS - GESTÃO E REGULAÇÃO ASSISTENCIAL E FINANCEIRA DE SAÚDE MÓDULO DE REGULAÇÃO AMBULATORIAL DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS

AGHOS - GESTÃO E REGULAÇÃO ASSISTENCIAL E FINANCEIRA DE SAÚDE MÓDULO DE REGULAÇÃO AMBULATORIAL DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS Manual de Regulação Ambulatorial de Consultas Especializadas SISTEMA AGHOS Versão 01.2011 ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 1. O SISTEMA...4 1.1 Acesso ao Sistema AGHOS:...4 1.2 Teclas de funções do Sistema:...5 1.3

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

Projeto Agenda Cidadã Exercício Prático - Criação e Consulta de Registros Vicon SAGA

Projeto Agenda Cidadã Exercício Prático - Criação e Consulta de Registros Vicon SAGA Exercício Objetivo Aplicativo Criação e consulta de registros - Vicon SAGA Exercício para ambientação com Sistemas de Informação e Bancos de Dados. O usuário criará formulários, realizará cadastros de

Leia mais

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA SET 2014 2 INTRODUÇÃO Este manual objetiva orientar os servidores no processo do cadastro de projetos no Sistema Channel para viabilizar o acompanhamento físico-financeiro

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

Criação da etiqueta para os cartões

Criação da etiqueta para os cartões Criação da etiqueta para os cartões O sistema Fidelizar! oferece um recurso para criação de etiquetas que poderão ser impressas e coladas nos cartões a serem entregues aos clientes. Assim, os cartões poderão

Leia mais

MANUAL EDITOR ESTRUTURADO MÓDULO 2

MANUAL EDITOR ESTRUTURADO MÓDULO 2 MANUAL EDITOR ESTRUTURADO MÓDULO 2 PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO MANUAL EDITOR ESTRUTURADO ELABORAÇÃO DE ESTRUTURA DE DOCUMENTO ADMINISTRADOR Sumário 1 Elaboração de Estrutura de Documento4 11 Cadastrar

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0 COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 SUMÁRIO 1. O MOODLE 3 2. Acesso à Plataforma 3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina 4 2.2. Página Inicial do Curso 5 3.

Leia mais

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo.

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo. Como criar um blog Criando o blog Vá em www.blogger.com. Entre com sua conta google (a mesma que você usa para acessar o gmail). Escolha um perfil. Na página seguinte, clique no botão novo blog. Será aberta

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Geral Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema de Almoxarifado

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

MANUAL SICCL SQL SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.

MANUAL SICCL SQL SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com. MANUAL SICCL SQL ÍNDICE ACESSANDO O SISTEMA SG - COMPRAS E CONTRATOS... 3 ATENDENDO SOLICITAÇÕES DE ITENS E SERVIÇOS... 5 VERIFICANDO A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS... 7 ATENDER SOLICITAÇÕES COM PROCESSO

Leia mais

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Item MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Página 1.Apresentação... 4 2.Funcionamento Básico... 4 3.Instalando o MCS... 4, 5, 6 4.Utilizando o MCS Identificando

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE Luanna Azevedo Cruz Polyana Ribas Bernardes 2015 2015 1. INTRODUÇÃO Para utilizar as funcionalidades acesse o Moodle: http://moodle.ead.ufvjm.edu.br/ e clique

Leia mais

AULA 2 Planos, Vistas e Temas

AULA 2 Planos, Vistas e Temas 2.1 AULA 2 Planos, Vistas e Temas Essa aula apresenta os conceitos de Plano de Informação, Vista e Tema e suas manipulações no TerraView. Para isso será usado o banco de dados criado na AULA 1. Abra o

Leia mais

Gráficos. Incluindo gráficos

Gráficos. Incluindo gráficos Gráficos Mas antes de começar, você precisa ter em mente três conceitos importantes que constituem os gráficos do Excel 2007. O primeiro deles é o ponto de dados. Este elemento é representado pela combinação

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DO PHL82 PARA BIBLIOTECÁRIOS Belo Horizonte, 22 de maio 2009. Ilário Zandonade

CONFIGURAÇÃO DO PHL82 PARA BIBLIOTECÁRIOS Belo Horizonte, 22 de maio 2009. Ilário Zandonade 1 CONFIGURAÇÃO DO PHL82 PARA BIBLIOTECÁRIOS Belo Horizonte, 22 de maio 2009. Ilário Zandonade 1. Introdução 2. Senha 3. Permissões 4. Configurações 5. Bibliotecas 6. Calendário 7. Tipo de usuário 8. Prazos

Leia mais

,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW

,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro

Leia mais

Manual de Solicitante

Manual de Solicitante Conteúdo 1. OBJETIVO DESTE DOCUMENTO... 3 2. CONHECENDO O MAXIMO... 4 3. CRIANDO UMA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO.... 6 4. CONSULTAR CHAMADOS ABERTOS... 8 5. ACEITAR SOLUÇÃO DA SOLICITAÇÃO E REABERTURA DA SOLICITAÇÃO....

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

ORIENTAÇÕES PASSO A PASSO BDCS Banco de Dados de Cargos e Salários

ORIENTAÇÕES PASSO A PASSO BDCS Banco de Dados de Cargos e Salários ORIENTAÇÕES PASSO A PASSO BDCS Banco de Dados de Cargos e Salários PASSO 1 ACESSO PASSO 2 CADASTROS PASSO 3 DEVOLUTIVA DOS RESULTADOS 1 PASSO 1 - ACESSO Se porventura você clicar sobre ACESSE - Salários

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR Roteiro para utilização do GEP Versão de referência: GEP V1.00 Índice analítico I Apresentação... 2 I.1 Controles básicos do sistema;... 2 I.2 Primeiro acesso... 2 I.3 Para trocar a senha:... 3 I.4 Áreas

Leia mais

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção...

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção... Layout de Etiquetas ÍNDICE Tela de Configuração...03 Dados de Etiqueta...04 Configuração da Impressora...05 Configuração do Papel...06 Itens para Inserção...07 Recursos...08 Configurações dos Itens Selecionados...09

Leia mais

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus O SAPO Campus é uma plataforma online, disponível em http://campus.sapo.pt, que permite a comunicação e a colaboração entre membros de uma Instituição

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.07 Relatórios...3 Mix de Compra...3 Peças >> Relatórios >> Mix de Compra Peças...3 Mix de Vendas...4 Peças >> Relatórios >> Mix de Venda Peças...4 Tabela de Preços...6 Peças

Leia mais

Perfil Chefe de Transporte

Perfil Chefe de Transporte Manual do Usuário Perfil Chefe de Transporte APRESENTAÇÃO Bem vindos ao manual do usuário do Sistema de Gestão de Frotas. Este Manual proporcionará aos seus usuários, descobrir todas as funcionalidades

Leia mais

Neo Solutions Manual do usuário Net Contábil. Índice

Neo Solutions Manual do usuário Net Contábil. Índice Manual Neo Fatura 2 Índice 1. Introdução... 3 2. Configurando o software para importar dados de clientes... 3 3. Importando o cadastro de clientes... 4 4. Cadastro de Bancos... 5 5. Cadastro de Conta Correntes...

Leia mais

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Manual de Rotinas para Usuários Advogados da União Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Versão 1.0 2015 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 O QUE É O SAPIENS? 3

Leia mais

1. Criar uma nova apresentação

1. Criar uma nova apresentação MANUAL DO Baixa da Banheira, 2006 1. Criar uma nova apresentação Para iniciar uma sessão de trabalho no PowerPoint é necessário criar uma nova apresentação para depois trabalhar a mesma. Ao iniciar uma

Leia mais

Como produzir um texto no computador.

Como produzir um texto no computador. Como produzir um texto no computador. Antes de aprender como produzir um texto no computador e algumas das funcionalidades básicas que o processador de texto oferece, deve ler os seguintes tutoriais: Conhecer

Leia mais

Freedom Software. Sistema de Representação. Freedom Software Sistema de Representação Página 1

Freedom Software. Sistema de Representação. Freedom Software Sistema de Representação Página 1 Freedom Software Sistema de Representação Freedom Software Sistema de Representação Página 1 FREEVENDMOBILE (Sistema de Vendas Mó vel) Sumário INSTALAÇÃO:... 3 O SISTEMA... 7 MENU E BARRAS DO SISTEMA...

Leia mais

INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS

INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS 2015 ABMN Escrito por Julian Romero jromero@abmn.org.br Revisão: 8 March 2015 CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA O ACESSO É ATRAVÉS DE LOGIN

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2012 Versão 2.2.14.1

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2012 Versão 2.2.14.1 Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico 05/2012 Versão 2.2.14.1 Conteúdo Ferramentas de Edição... 3 1) Barra de ferramentas de edição... 3 2) Inserir uma geometria... 4 2) Ferramenta Snap...

Leia mais

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia Wordpress - Designtec Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia 1 Índice Acessando o painel administrativo... 3 Gerenciamento de edições... 3 Gerenciamento de artigos... 3 Publicando mídias...

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

Manual do usuário Neo Protocolo Free

Manual do usuário Neo Protocolo Free O Neo Protocolo Free, é um sistema para criar e gerenciar protocolos de entrega e recebimento de documentos, desenvolvido e distribuído gratuitamente pela Neo Solutions. O software pode funcionar de forma

Leia mais

Manual do Sistema Cadastro ABES

Manual do Sistema Cadastro ABES Manual do Sistema Cadastro ABES Desenvolvido por ÍNDICE Acesso à área administrativa... 3 Associados... 4 Cadastro de Associados e Assinantes... 4 Visualizando/Editando um Associado... 5 Gerando carteirinha

Leia mais

Manual de utilização do EAD SINPEEM. EaD Sinpeem

Manual de utilização do EAD SINPEEM. EaD Sinpeem 2015 Manual de utilização do EAD SINPEEM EaD Sinpeem 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2. COMO ACESSAR UM CURSO... 3 3. COMO ALTERAR MINHA SENHA... 5 4. COMO EDITAR MEU PERFIL... 5 5. COMO ACESSAR O CURSO...

Leia mais

1. Acessando o SIGPRH

1. Acessando o SIGPRH 1. Acessando o SIGPRH UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Acesse o endereço www.si3.ufc.br e selecione a opção SIGPRH (Sistema Integrado de Planejamento, Gestão e Recursos Humanos). Seguem algumas informações

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) GUIA SISTEC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) GUIA SISTEC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) GUIA SISTEC FEVEREIRO / 2010 GUIA SISTEC INTRODUÇÃO...03 PRÉ-CADASTRO

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário 3 2. Programa

Leia mais