PROGRAMA WEBFAMÍLIA APRENDE BRASIL 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA WEBFAMÍLIA APRENDE BRASIL 2015"

Transcrição

1 PROGRAMA WEBFAMÍLIA APRENDE BRASIL 2015

2 Programa de Webfamília Sistema de Ensino Aprende Brasil O Centro de Formação e o Sistema de Ensino Aprende Brasil oferecem um como A Criança e o Adolescente em Foco, Lição de Casa e Educação ENDEREÇO DAS SALAS DE WEBS: MAIO A Criança e o Adolescente em foco Educação Infantil Área Jurídica Educação Física Arte Área Pedagógica Quando as mídias digitais favorecem a aprendizagem? Superexposição nas redes sociais e o direito ao uso de imagem As transformações corporais e o convívio social Como as crianças aprendem os códigos da Arte? A necessidade da escola em tempo integral informações e as inovações tecnológicas nos suportes de leitura, são corriqueiros ao leitor de hoje. Dialogaremos sobre os usos das mídias pelas crianças e adolescentes. Demonstrar às famílias e aos responsáveis quais os principais riscos aos quais crianças e adolescentes estão expostos enquanto utilizam redes sociais, publicam e compartilham imagens sem a prévia autorização de uso. As crianças e adolescentes passam por diversas transformações corporais que afetam diretamente os relacionamentos interpessoais. Nesse sentido, serão apresentados debates desenvolvidos pela Educação Física que contribuem para o desenvolvimento da consciência corporal e do convívio social. O processo de assimilação dos códigos artísticos tem início na infância; logo, é importante que a família compreenda melhor como a criança e o adolescente aprendem e dialogam com a Arte, para que possam incentivá-los neste processo para o desenvolvimento da sensibilidade estética. O projeto de uma escola em tempo integral voltada à formação integral de crianças e adolescentes surge para atender as necessidades contemporâneas da sociedade brasileira. O objetivo é apresentar aos familiares a concepção de uma escola em tempo integral, contextualizando os papéis da escola, do docente e dos estudantes nesse projeto educativo.

3 AGOSTO Lição de casa OUTUBRO Língua Portuguesa Informática Educativa Física e Língua Estrangeira Erro não é erro: é tentativa de acerto! Pesquisa na Internet como lição de casa O papel das anotações na aprendizagem de Química e de Física Tarefa de Inglês: uma chance para gostar do aprendizado de Língua Inglesa Fundamentos tarefa de casa corrigir? As respostas a essas e as outras perguntas serão alvo desta webconferência que tem como objetivo orientar os durante a lição de casa. Em um contexto em que os estudantes possuem amplo acesso à Internet como forma de entretenimento, pretendemos discutir como a família pode auxiliar o estudante a desenvolver pesquisas como lição de casa, dando novo sentido ao uso da rede mundial de computadores. Diferentes estratégias de ensino podem auxiliar na aprendizagem dos estudantes durante a lição de casa. Neste momento, discutiremos como as anotações auxiliam a compreender os durante a lição de casa. Existem formas de fazer com que a criança se sinta bem em realizar uma tarefa de casa de Língua Inglesa, sendo os responsáveis grandes facilitadores para não se transformar essa atividade em vilã da aprendizagem. A tarefa de casa surgiu por um motivo e foi utilizada no decorrer do tempo como prática por quase todas as correntes pedagógicas, mas boa parte dos estudantes não compreendem que fundamento é esse. Compreender esse fundamento é o objetivo deste encontro Área Financeira História Ciências Matemática A importância da família na estudantes repensar sobre o presente e futuro família: clima e economia Discutindo a crise hídrica e a responsabilidade familiar Quais são as brincadeiras que desenvolvem a formação na prática familiar? os membros da família. A falta de administração do dinheiro prepara armadilhas que afetam o ambiente familiar e sua tranquilidade, e há milhares de exemplos disso. Discutiremos a relação atual entre presente e futuro, sob o ponto de vista da preparação de uma criança ou de um jovem para o trabalho para essa nova geração. Compreender a dinâmica e os eventos climáticos e a relação com as diferentes atividades produtivas é fundamental para o entendimento sobre como a sociedade desenvolve o sistema econômico, interferindo diretamente em nosso dia a dia. A crise hídrica se deve à baixa disponibilidade de água doce, ao desigual acesso à água e às diferentes formas de consumo. A insustentáveis e que comprometem a oferta e a qualidade da água. Iremos apresentar por meio de brincadeiras/jogos, algumas atividades familiares possíveis de serem realizadas com as crianças e/ou adolescentes que ajudam na compreensão da importância da Matemática Financeira e na formação de seres humanos críticos.

4 Como organizar-se para participar de uma webconferência? 1 4 Em uma sala são instalados os equipamentos de captação e geração da imagem e som. Nessa sala os dados são transmitidos da Editora Positivo diretamente para a internet. Quem estiver acompanhando recebe a imagem e o som dos cursistas em seu computador e pode interagir com perguntas, comentários e contribuições em uma sala de bate-papo ou chat. Para assistir a webconferência com temáticas voltadas a parceria família e escola com os Assessores de Área da Editora Positivo, 10 minutos antes do horário indicado, abra o programa browser (Internet Explorer, Chrome ou similar) e digite o endereço < 2 As webconferências têm duração média de uma hora. Teste os equipamentos! Para não haver surpresas na hora do evento, recomenda-se que se faça uma verificação dos equipamentos, que devem ter alguns requisitos mínimos: 3 Teste o som do computador colocando um CD de áudio ou um arquivo de vídeo. Se você estiver utilizando um computador ligado a uma rede, verifique com o técnico se há um firewall e peça para desabilitá-lo na hora da webconferência. Firewalls são programas que protegem as redes de computadores, barrando dados que não estejam autorizados. Juntamente com esses dados eles costumam barrar a entrada do áudio e vídeo da webconferência. 5 Marque a opção ENTRAR COMO CONVIDADO. Digite seu nome e município em que reside e clique em ENTRAR NA SALA. As perguntas ou contribuições podem ser inseridas por escrito no chat.

5