CONDIÇÕES GERAIS. Condições Gerais do Produto: Equatorial Vida Empresas Número do processo SUSEP: / Código Ramo:1601

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONDIÇÕES GERAIS. Condições Gerais do Produto: Equatorial Vida Empresas Número do processo SUSEP: 15414.900159/2015-26 Código Ramo:1601"

Transcrição

1 CONDIÇÕES GERAIS 1. NOME DO PLANO: Equatorial Vida Empresas 2. OBJETIVO DO PLANO: O Microsseguro Equatorial Vida Empresas tem por objetivo garantir ao Segurado ou aos seus Beneficiários o pagamento de uma importância em dinheiro, limitado ao valor do Capital Segurado contratado, caso venha a ocorrer um dos eventos cobertos, previstos nas coberturas constantes do clausulado a seguir, quando contratadas pelo Segurado, exceto se decorrentes de riscos excluídos e desde que respeitadas as demais Cláusulas destas Condições Gerais. As coberturas deste microsseguro dividem- se em Morte, Morte Acidental, Invalidez Permanente Total por Acidente (IPTA) e Reembolso de despesas com funeral(rf). Este produto não contempla Condições Especiais. 3. REGIME FINANCEIRO: Este plano de seguro é estruturado no regime financeiro de repartição simples e devido à natureza deste regime, não é devida a concessão de resgate, saldamento ou devolução de quaisquer prêmios pagos, uma vez que cada pagamento é destinado a custear o risco inerente à indenização no período. 4. PUBLICO ALVO: O Produto Equatorial Vida Empresas tem como público- alvo as pessoas de baixa renda e microempreendedores individuais em boas condições de saúde, dispostos em diversos seguimentos como: associações de classe, associações de bairros, igrejas, cooperativas, ONG s, OSCIP s, sindicatos, instituições de micro finanças, órgãos públicos, empregadores e pessoas assalariadas registradas e não registradas.

2 5. ÂMBITO GEOGRÁFICO DAS COBERTURAS Estão cobertos os eventos ocorridos em qualquer parte do território brasileiro. 6. COBERTURAS: Este Microsseguro oferecerá as coberturas por morte, morte acidental e invalidez permanente total por acidente(ipta). Morte consiste no pagamento do capital segurado ao(s) beneficiário(s) indicado(s) no certificado individual, de uma única vez, conforme definido nas condições gerais do plano de microsseguro, em caso de falecimento do segurado, por causas naturais ou acidentais, durante o período de vigência do microsseguro. Morte Acidental consiste no pagamento do capital segurado ao(s) beneficiário(s) indicado(s) no certificado individual, de uma única vez, conforme definido nas condições gerais do plano de microsseguro, em caso de falecimento do segurado em decorrência de acidente pessoal coberto ocorrido durante o período de vigência do microsseguro. Invalidez Permanente Total por Acidente (IPTA) consiste no pagamento do capital segurado, de uma única vez, conforme estabelecido nas condições gerais do plano de microsseguro, em caso da perda total ou impotência funcional definitiva dos membros ou órgãos definidos no certificado individual, em decorrência de lesão física sofrida pelo segurado, provocada por acidente pessoal coberto. Reembolso de despesas com funeral (RF) consiste no reembolso das despesas com o funeral do segurado, limitado ao valor do capital segurado. A cobertura de reembolso de despesas com funeral (RF) poderá prever a possibilidade de substituição do reembolso pela prestação de serviços, mediante acordo entre as partes, garantindo, pelo menos, os seguintes benefícios: I carro funerário: à disposição da família para o transporte do corpo do segurado desde o local em que estiver até o local do velório e, depois, se for o caso, ao local do sepultamento, desde que dentro do mesmo município; II coroa de flores: à disposição da família, confeccionada com flores da época, incluindo uma faixa de dizeres redigida pela própria família; III ornamentação de urna: à disposição da família, flores da época para o interior da urna; IV paramentos: de responsabilidade do serviço de assistência funeral, os castiçais e velas que acompanham a urna bem como os aparelhos de ozona; V registro de óbito: de responsabilidade do serviço de assistência funeral, o registro do óbito em cartório, sendo que, se necessário, será solicitado o acompanhamento de um membro da família; VI sepultamento: de responsabilidade do serviço de assistência funeral, incluindo o pagamento das respectivas taxas relacionadas ao sepultamento nas modalidades municipal ou particular, conforme especificado nas condições gerais ou, se for caso, nas condições especiais do plano de microsseguro.

3 VII caixão: de responsabilidade do serviço de assistência funeral, o pagamento das despesas relacionadas à aquisição da urna funerária, na modalidade especificada nas condições gerais ou, se for caso, nas condições especiais do plano de microsseguro. VIII - representante da prestadora de serviços: pessoa designada pela prestadora de serviço, responsável por providenciar todos os documentos necessários ao encaminhamento do sepultamento junto à funerária, tomando todas as medidas necessárias à realização do funeral, podendo solicitar o acompanhamento de membro da família, caso necessário. As coberturas deste microsseguro serão oferecidas de forma isolada, portanto o proponente poderá informar na Proposta de Adesão quais coberturas pretende contratar. 7. CAPITAL SEGURADO: Para fins deste seguro, Capital Segurado é a importância máxima, por cobertura contratada, a ser paga, vigente na data do evento, cujo limite seguirá a legislação em vigor. Considera- se como data do evento, para efeito de determinação do Capital Segurado: a) na Cobertura por morte: data do falecimento; b) na Cobertura por morte acidental: data do acidente que originou o falecimento do segurado; c) na Cobertura por Invalidez Permanente Total por Acidente (IPTA): a data do acidente; e d) na Cobertura por reembolso de despesas com funeral: data do falecimento. 8. RISCOS EXCLUIDOS: Nos casos de eventos decorrentes de morte e invalidez: a) atos ilícitos dolosos praticados pelo segurado principal ou dependente, pelo beneficiário ou pelo representante legal, de qualquer deles; b) doenças ou lesões que, apesar de indagado pela sociedade seguradora e serem de conhecimento do segurado principal ou dependente, não foram declaradas quando da contratação do microsseguro; c) suicídio ou sequelas decorrentes da sua tentativa, caso ocorram nos dois primeiros anos de vigência da cobertura; d) epidemia ou pandemia declarada por órgão competente; e) furacões, ciclones, terremotos, maremotos, erupções vulcânicas e outras convulsões da natureza; f) danos e perdas causados por atos terroristas;

4 g) atos ou operações de guerra, declarada ou não, de guerra química ou bacteriológica, guerra civil, guerrilha, revolução, motim, revolta, sedição, sublevação ou outras perturbações da ordem pública e delas decorrentes, exceto a prestação de serviço militar e atos de humanidade em auxílio de outrem. Além dos riscos excluídos previstos no parágrafo anterior, este produto de Microsseguro prever as seguintes exclusões específicas para: I - coberturas que garantam exclusivamente eventos decorrentes de acidente pessoal: a) intercorrências ou complicações consequentes da realização de exames, tratamentos clínicos ou cirúrgicos, quando não decorrentes de acidente pessoal coberto; b) acidentes cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma, síncope, apoplexia, epilepsia e acidentes médicos, quando não decorrentes de acidente coberto; c) acidentes sofridos antes da contratação do seguro, ainda que suas sequelas tenham se manifestado durante sua vigência; e d) cirurgias plásticas ou tratamentos estéticos, exceto se tiver finalidade comprovadamente restauradora de dano provocado por acidente pessoal coberto. 9. FRANQUIA: A estruturação deste plano de seguro NÃO CONTEMPLA FRANQUIA. 10. CARÊNCIA: No caso de Morte Natural a carência será de até 24 meses. Nos casos de eventos decorrentes de acidente pessoal não haverá carência. Os prazos de carência, exceto no caso de suicídio ou sua tentativa, não poderão exceder à metade dos períodos de vigência previstos para as coberturas nos documentos contratuais. Em caso de renovação do microsseguro, não será iniciado novo prazo de carência. 11. FORMA DE CONTRATAÇÃO: A contratação de microsseguro mediante a emissão de certificado individual será precedida do preenchimento de proposta, datada e assinada pelo proponente ou seu representante legal, vinculada a um plano de microsseguro coletivo e a uma apólice coletiva. Poderão participar do plano as pessoas físicas cuja idade mínima é de 18 anos e idade máxima de 70 anos. Cada contrato poderá ter seu próprio intervalo de idade desde que respeitado os limites de 18 a 70 anos.

5 A sociedade seguradora fornecerá ao segurado, seu representante legal ou ao estipulante, obrigatoriamente, o protocolo que identifique a proposta por ela recepcionada, com indicação da data e hora de seu recebimento. Se a contratação do microsseguro tiver sido efetuada com a utilização de meios remotos o protocolo será fornecido através de meios remotos. Entende- se por Meios Remotos aqueles que permitam a troca de e/ou o acesso a informações e/ou todo tipo de transferência de dados por meio de redes de comunicação envolvendo o uso de tecnologias tais como rede mundial de computadores, telefonia, televisão a cabo ou digital, sistemas de comunicação por satélite, entre outras. No caso de utilização de meios remotos se garantido ao segurado o acesso irrestrito às informações sobre o plano contratado, com a disponibilização de telefone gratuito de contato de central de atendimento específica em horário comercial, com fornecimento de número de protocolo de atendimento indicando data e hora de contato. O Certificado Individual será emitido e enviado ao segurado em até 15 (quinze) dias úteis, a partir da data de aceitação da Proposta de Contratação e, quando for o caso, de sua renovação. O proponente, seu representante legal ou estipulante terá acesso à cópia integral das condições gerais do plano da assinatura da Proposta de Contratação. Na contratação por meios remotos o contratante poderá desistir do contrato no prazo de 7 (sete) dias corridos a contar da data da formalização da proposta, mediante requerimento físico entregue junto à sociedade, ou ainda por meios remotos. O certificado individual deverá conter a informação necessária à identificação do(s) beneficiário(s) indicado(s) pelo segurado. O certificado individual deverá conter a informação necessária à identificação do(s) beneficiário(s) indicado(s) pelo segurado. São elementos mínimos à identificação do(s) beneficiário(s): a indicação do nome e grau de parentesco prestado pelo proponente ou seu representante legal no ato da contratação. 12. IDENTIFICAÇÃO DO SEGURADO: A identificação do segurado por ocasião da contratação será feita, preferencialmente, pelo número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou, na falta deste, pelo número de registro da cédula de identidade (RG), carteira de trabalho, certidão de nascimento, certidão de casamento ou outros documentos oficiais de identificação que possuam validade no território nacional.

6 13. ACEITAÇÃO DO MICROSSEGURO: A aceitação deste Seguro estará sujeita à análise do risco. Poderão ser incluídos no Seguro os componentes do Grupo Segurável, mediante o pagamento do prêmio, o preenchimento completo e a assinatura da Proposta de Contratação, bem como a entrega dos documentos que a Equatorial Microsseguros S.A. julgar necessários para análise dos riscos seguráveis. Caso o prêmio antecipado tenha sido pago em cheque, o seu desconto não caracteriza a aceitação da Proposta de Contratação. Recebida a Proposta de Contratação, com todos os documentos exigidos para análise do risco, se necessários, a Equatorial Microsseguros S.A. terá o prazo de quinze dias para avaliação do risco e para se manifestar quanto à aceitação ou à recusa do Seguro. A solicitação de documentos complementares para análise e aceitação do risco poderá ser feita apenas uma vez, durante o prazo previsto no parágrafo anterior, hipótese em que tal prazo ficará suspenso, e continuará a correr a partir do dia útil subsequente aquele em que ocorrer a entrega protocolada dos documentos solicitados. Em caso de não aceitação do Proponente no Seguro, este receberá uma comunicação por escrito da Equatorial Microsseguros, notificando e justificando a recusa, e o prêmio pago antecipadamente será restituído no prazo máximo de dez dias corridos. Caso a restituição não seja efetuada dentro do prazo, o valor será atualizado pelo Índice Geral de Preços de Mercado Fundação Getúlio Vargas (IGP- M/FGV), pela variação positiva apurada entre o último índice publicado antes da data de recebimento do prêmio pela Seguradora e aquele publicado imediatamente antes da efetiva restituição. A ausência de manifestação por escrito da Equatorial Microsseguros S.A. no prazo previsto anteriormente caracterizará a aceitação tácita do seguro. O preenchimento da Declaração Pessoal de Saúde, se exigido, deverá ser apresentado no momento da contratação do seguro. O proponente tem cobertura do seguro entre a data de recebimento da proposta com adiantamento do prêmio e a data da formalização da recusa. 14. VIGÊNCIA E RENOVAÇÃO DO MICROSSEGURO: Sendo o risco aceito pela Equatorial Microsseguros, de acordo com o item Aceitação do Microsseguro, o início de vigência do seguro, bem como da cobertura individual do Segurado, dar- se- á às vinte e quatro horas da data de aceitação da Proposta de Contratação pela Seguradora ou data posterior, desde que devidamente acordado entre as partes.

7 O prazo do seguro é estipulado no Certificado com início e término de vigência às 24 (vinte e quatro) horas dos dias ali designados, sendo que este prazo de vigência do seguro será vinculado ao prazo de vigência da dívida do Segurado. Após o término de vigência da cobertura individual, a sua renovação dar- se- á de forma automática, salvo se a Equatorial Microsseguros S.A, mediante aviso prévio de sessenta dias, comunicar expressamente e por escrito o desinteresse pela continuidade do Seguro. A renovação automática do plano de microsseguro somente poderá ser feita uma única vez, devendo as renovações posteriores ser feitas, obrigatoriamente, de forma expressa. Havendo a renovação do Certificado Individual não há emissão de um novo certificado. 15. FORMAS DE PAGAMENTO DO PRÊMIO: O prêmio do segurado será pago mensalmente. O prêmio será o resultado da aplicação do percentual estabelecido no certificado individual de seguro sobre o capital segurado. Este percentual poderá ser recalculado, anualmente, pela Seguradora conforme estabelecido na Nota Técnica Atuarial. Os prêmios poderão ser pagos pelo Segurado e/ou Estipulante/Sub- Estipulante em dinheiro, cheque, ordem de pagamento, documento de ordem de crédito, débito em conta corrente ou através desconto em folha de pagamento, conforme estiver definido no Certificado. Caso o dia do vencimento do prêmio coincida com feriado bancário ou fim de semana, o pagamento poderá ser efetuado no primeiro dia útil subseqüente, sem cobrança de mora ou suspensão de cobertura. Nos casos em que houver recebimento indevido de prêmio por parte da Equatorial Microsseguros S.A, este valor será restituído ao Segurado, corrigido pela variação positiva do Índice Geral de Preços de Mercado Fundação Getúlio Vargas (IGP- M/FGV) até a data do efetivo pagamento. NESTE PLANO NÃO EXISTE PERIODO DE SUSPENSÃO, NEM PRAZO DE TOLERÂNCIA. 16. MEIOS DE PAGAMENTO DO PRÊMIO: O pagamento do prêmio poderá ser feito por intermédio de instituição financeira, incluindo seus correspondentes, diretamente à sociedade seguradora ou a seus correspondentes de microsseguro ou a seus representantes de seguros. O recolhimento de prêmios pelo correspondente de microsseguro, em nome da sociedade seguradora, será realizado por meio de procedimento de cobrança regularmente utilizado pelo correspondente em sua atividade principal, como contas de consumo, carnês, boletos, faturas de cartões de crédito ou descontos em folha de pagamento do segurado. O pagamento do prêmio ao correspondente de microsseguro considera- se feito à sociedade seguradora, a qual fica responsável por todas as obrigações contratuais dele decorrentes.

8 Quando o seguro for contratado por meio de consignação em folha e repasse de prêmios por intermédio de pessoa jurídica responsável por esses serviços, a ausência do repasse à sociedade seguradora dos prêmios recolhidos pelo consignante/responsável não poderá causar qualquer prejuízo aos segurados ou beneficiários no que se refere às coberturas e demais direitos contemplados pelo seguro. 17. ATUALIZAÇÃO DO PRÊMIO E CAPITAL SEGURADO: Os valores do Capital segurado e do prêmio serão atualizados monetariamente a cada ano com base no IPCA. 18. CANCELAMENTO DO MICROSSEGURO: Se caso o prêmio deixe de ser pago por 3 (três) parcelas consecutivas acarretará o cancelamento do seguro, não produzindo efeitos, direitos ou obrigações, a partir da data de vencimento da terceira parcela não paga, não cabendo qualquer restituição de prêmios anteriormente pagos, independente de notificação e/ou interpelação judicial ou extrajudicial.. A falta de pagamento de 3 (três) parcelas não consecutivas, também acarretará o cancelamento do microsseguro, não cabendo qualquer restituição de prêmios anteriormente pagos, independente de notificação e/ou interpelação judicial ou extrajudicial. Nesse caso o cancelamento também se dará a partir da data de vencimento da terceira parcela não paga 19. AGRAVAMENTO DO RISCO: Segurado é obrigado a comunicar à Equatorial Microsseguros, logo que saiba, todas as alterações que agravem o risco coberto, sob pena de perder o direito à garantia, se for provado que silenciou de má- fé. A mudança de profissão e/ou a mudança de residência para outro país, conforme o caso, a prática de esportes considerados de alto risco (artes marciais, asa delta, automobilismo, balonismo, boxe, esqui aquático e na neve, lutas livres, motociclismo, paraquedismo e vôo livre, entre outros) e o uso habitual de substâncias alcoólicas ou entorpecentes de qualquer tipo, assim como o hábito de fumar, são exemplos de agravamento no risco. A falta de comunicação dessas alterações implicará na perda do direito à indenização, conforme previsto no Art. 769 do Código Civil Brasileiro, abaixo transcrito: Art O Segurado é obrigado a comunicar ao Segurador, logo que saiba, todo incidente suscetível de agravar consideravelmente o risco coberto, sob pena de perder o direito à garantia, se provar que silenciou de má- fé. 1º O Segurador, desde que o faça nos quinze dias seguintes ao recebimento do aviso da agravação do risco sem culpa do Segurado, poderá dar- lhe ciência, por escrito, de sua decisão de resolver o contrato.

9 2º A resolução só será eficaz trinta dias após a notificação, devendo ser restituída pelo Segurador a diferença do prêmio. 20. DOCUMENTOS REQUERIDOS PARA CADA COBERTURA NO CASO DE OCORRÊNCIA DE EVENTO COBERTO: No caso de Morte Natural/Acidental a) Aviso de sinistro; b) Certidão de óbito do segurado; c) Boletim de ocorrência, se for o caso; d) Documento de identificação dos beneficiários; e) Carteira nacional de habilitação(cnh), na hipótese do sinistro envolver veículo dirigido pelo segurado; No caso de Invalidez Permanente Total por Acidente (IPTA) a) Aviso de sinistro; b) Boletim de ocorrência, se for o caso; c) Documento de identificação do segurado; d) Carteira nacional de habilitação(cnh), na hipótese do sinistro envolver veículo dirigido pelo segurado; e) Relatório ou laudo preenchido pelo profissional habilitado que prestou o atendimento, com as especificações técnicas, diagnósticos necessários e a data da invalidez. No caso de Reembolso de Despesas com o Funeral (RF): a) Aviso de sinistro; b) Certidão de óbito do segurado; c) Notas fiscais e outros comprovantes originais das despesas efetuadas com o funeral do segurado; d) Documento de identificação daquele(s) que realizar(em) as despesas. A solicitação de qualquer documento comprobatório adicional estará acompanhada de justificativa fundamentada e ocorrerá dentro do prazo máximo para pagamento da indenização. A contagem do prazo para pagamento será interrompida uma única vez para a solicitação de documentação complementar e voltará a correr na data do seu recebimento pela sociedade seguradora.

10 21. PRAZO MÁXIMO PARA PAGAMENTO DA INDENIZAÇÃO REFERENTE A CADA COBERTURA OFERECIDA: O prazo máximo para o pagamento da indenização é de 10 (dez) dias corridos contados a partir da data de protocolo de entrega da documentação comprobatória, requerida nos documentos contratuais, junto à sociedade seguradora ou seu representante. No caso de não cumprimento do prazo máximo previsto para o pagamento da indenização, a sociedade seguradora deverá atualizar a obrigação pecuniária a partir da data de vencimento de sua exigibilidade e aplicar juros moratórios. A atualização de que trata este item será efetuada com base na variação positiva do Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA/IBGE, ou o índice que vier a substituí- lo, apurada entre o último índice publicado antes da data de exigibilidade da obrigação pecuniária e aquele publicado imediatamente anterior à data de sua efetiva liquidação. Os juros moratórios a que se refere este item, contados a partir do primeiro dia posterior ao término do prazo fixado nesta norma, serão equivalentes à taxa que estiver em vigor para a mora do pagamento de impostos devidos à Fazenda Nacional. A atualização das demais obrigações decorrentes do contrato deverá observar a legislação vigente. 22. OBRIGAÇÕES E VEDAÇÕES DO ESTIPULANTE O Estipulante é pessoa física ou jurídica que propõe a contratação de plano coletivo, ficando investida de poderes de representação do segurado, nos termos da legislação e regulamentação em vigor, sendo identificada como estipulante- instituidor quando participar, total ou parcialmente, do custeio e como estipulante- averbador quando não participar do custeio. São obrigações do Estipulante: I - fornecer ao segurado, sempre que solicitado, quaisquer informações relativas ao contrato de seguro; II - discriminar o valor do prêmio do seguro no instrumento de cobrança, na forma estabelecida pelo art. 7º da Resolução CNSP nº 107/2014, quando este for de sua responsabilidade; III - repassar aos segurados todas as comunicações ou avisos inerentes ao certificado individual, quando for diretamente responsável pela sua administração; IV - discriminar a razão social e, se for o caso, o nome fantasia da sociedade seguradora responsável pelo risco, nos documentos e comunicações referentes ao seguro, emitidos para o segurado;

11 V - dar ciência aos segurados dos procedimentos e prazos estipulados para a liquidação de sinistros; e VI - informar a razão social e, se for o caso, o nome fantasia da sociedade seguradora, bem como o percentual de participação no risco, no caso de co- seguro, em qualquer material de promoção ou propaganda do seguro, em caráter tipográfico maior ou igual ao do estipulante. É expressamente vedado ao estipulante e ao sub- estipulante, nos seguros contributários: I cobrar, dos segurados, quaisquer valores relativos ao seguro, além dos especificados pela sociedade seguradora; II - rescindir o contrato sem anuência prévia e expressa de um número de segurados que represente, no mínimo, três quartos do grupo segurado; III - efetuar propaganda e promoção do seguro sem prévia anuência da sociedade seguradora, e sem respeitar a fidedignidade das informações quanto ao seguro que será contratado; e IV - vincular a contratação de seguros a qualquer de seus produtos, ressalvada a hipótese em que tal contratação sirva de garantia direta a estes produtos. Na hipótese de pagamento de qualquer remuneração ao estipulante, é obrigatório constar, do certificado individual e da proposta de adesão, o seu percentual e valor, devendo o segurado ser informado sobre os valores monetários deste pagamento sempre que nele houver qualquer alteração. 23. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO UTILIZADOS PARA A COMERCIALIZAÇÃO DO PLANO: A distribuição dos produtos será realizada por intermédio dos corretores de seguros, devidamente habilitados na SUSEP Superintendência de Seguros Privados, por meios remotos e por instituições financeiras, autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, incluindo seus correspondentes, diretamente à sociedade seguradora ou a seus correspondentes de microsseguros ou a seus representantes de seguros. 24. FORO: Para dirimir quaisquer dúvidas ou litígios resultantes deste microsseguro, fica eleito o foro do domicílio do Segurado, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, ressalvado o disposto no Contrato de Microsseguro com relação a eventuais litígios entre Seguradora e o Estipulante.

12 25. GLOSSÁRIO: I. Acidente Pessoal: evento com data caracterizada, exclusivo e diretamente externo, súbito, involuntário, violento, e causador de lesão física, que, por si só e independente de toda e qualquer outra causa, tenha como consequência direta a morte, ou a invalidez permanente, total ou parcial, do segurado, ou que torne necessário tratamento médico, observando- se que: A) INCLUEM- SE NESSE CONCEITO: a.1) o suicídio, ou a sua tentativa, que será equiparado, para fins de indenização, a acidente pessoal, observada a legislação em vigor; a.2) os acidentes decorrentes de ação da temperatura do ambiente ou influência atmosférica, quando a elas o segurado ficar sujeito, em decorrência de acidente coberto; a.3) os acidentes decorrentes de escapamento acidental de gases e vapores; a.4) os acidentes decorrentes de sequestros e tentativas de sequestros; e a.5) os acidentes decorrentes de alterações anatômicas ou funcionais da coluna vertebral, de origem traumática, causadas exclusivamente por fraturas ou luxações, radiologicamente comprovadas. B) EXCLUEM- SE DESSE CONCEITO: b.1) as doenças, incluídas as profissionais, quaisquer que sejam suas causas, ainda que provocadas, desencadeadas ou agravadas, direta ou indiretamente por acidente, ressalvadas as infecções, estados septicêmicos e embolias, resultantes de ferimento visível causado em decorrência de acidente coberto; b.2) as intercorrências ou complicações consequentes da realização de exames, tratamentos clínicos ou cirúrgicos, quando não decorrentes de acidente coberto; b.3) as lesões decorrentes, dependentes, predispostas ou facilitadas por esforços repetitivos ou microtraumas cumulativos, ou que tenham relação de causa e efeito com os mesmos, assim como as lesões classificadas como: lesão por esforços repetitivos - LER, doenças osteomulculares relacionadas ao trabalho - DORT, lesão por trauma continuado ou contínuo - LTC, ou similares que venham a ser aceitas pela classe médico- científica, bem como as suas consequências pós tratamentos, inclusive cirúrgicos, em qualquer tempo; e

13 b.4) as situações reconhecidas por instituições oficiais de previdência ou assemelhadas, como "invalidez acidentária", nas quais o evento causador da lesão não se enquadre integralmente na caracterização de invalidez por acidente pessoal, definido no inciso I deste glossário. II. Apólice: documento emitido pela sociedade seguradora formalizando a aceitação da cobertura solicitada pelo proponente, nos seguros individuais, ou pelo estipulante, nos Seguros coletivos. III. Carregamento: o percentual incidente sobre os prêmios pagos pelo Segurado, para fazer face às despesas administrativas, de corretagem e colocação do Seguro. IV. Capital Segurado: valor máximo pago pela seguradora na ocorrência de sinistro considerando a cobertura contratada V. Certificado Individual: Documento que comprova a inclusão do segurado na apólice coletiva. VI. Cobertura: garantia estipulada no contrato de seguro, definindo os riscos e a extensão da proteção garantida pela Seguradora, mediante a cobrança de um prêmio relativo à taxa do seguro. VII. Estipulante: Pessoa física ou jurídica que propõe a contratação de plano coletivo, ficando investida de poderes de representação do segurado, nos termos da legislação e regulamentação em vigor, sendo identificada como estipulante- instituidor quando participar, total ou parcialmente, do custeio e como estipulante- averbador quando não participar do custeio. VIII. Início de Vigência do Plano de Seguro: a data de aceitação da proposta pela MICROSSEGURADORA. IX. Microsseguro: Neste documento a denominação microsseguro se assemelhará ao termo seguro. X. Meio remoto: Qualquer meio de comunicação que permita a troca de e/ou o acesso a informações e/ou todo tipo de transferência de dados por meio de redes de comunicação envolvendo o uso de tecnologias tais como internet pública ou privada, telefonia, televisão a cabo ou digital, sistemas de comunicação por satélite, entre outras. XI. Morte Acidental: falecimento do segurado, cujo fato foi um acidente pessoal. XII. Morte Natural: falecimento do segurado, qualquer que seja a causa. XIII. Nota Técnica Atuarial: documento que contém a descrição e o equacionamento técnico do Plano de Seguro a que se refere à Apólice. XIV. Obrigações Pecuniárias: os valores relativos à devolução de prêmios e ou o Sinistro devido. XV. Período de Cobertura: aquele durante o qual o segurado ou os beneficiários, quando for o caso, farão jus aos capitais segurados contratados. XVI. Período de Suspensão: intervalo de tempo durante o qual, na ocorrência de evento coberto, o segurado não fará jus à cobertura em função do seu estado de inadimplência. XVII. Plano de Seguro: o conjunto de direitos e obrigações, conforme descrito nesta Apólice e na respectiva Nota Técnica Atuarial.

14 XVIII. Prazo de Tolerância: intervalo de tempo durante o qual, na ocorrência de evento coberto, o segurado inadimplente fará jus à cobertura. XIX. Prêmio: Importância paga pelo segurado ou proponente à Seguradora para que esta assuma o risco a que o segurado está exposto. XX. Proponente: Pessoa, física ou jurídica, que pretende fazer o seguro, preenchendo e assinando uma proposta. XXI. Proposta de Contratação: documento com a declaração dos elementos essenciais do interesse a ser garantido e do risco, em que o proponente, pessoa física ou jurídica, expressa a intenção de contratar uma cobertura (ou coberturas), manifestando pleno conhecimento das condições contratuais. XXII. Regime Financeiro de Repartição Simples: estrutura técnica em que os prêmios pagos por todos os Segurados de um determinado período, deverão ser suficientes para pagar as indenizações decorrentes dos eventos ocorridos nesse período. XXIII. Segurado: Pessoa física ou jurídica que, tendo interesse segurável, contrata o seguro em seu benefício pessoal ou de terceiro. XXIV. Sinistro: Ocorrência do risco coberto, durante o período de vigência do plano de seguro. XXV. Vigência da Cobertura: tempo determinado, indicado pelo certificado individual durante o qual, ante a ocorrência do sinistro, a seguradora garantirá as coberturas contratadas, desde que o prêmio seja pago.

Seguro Coletivo de Pessoas Bradesco. Registro do Produto na SUSEP: 15414.002914/2006-14 AUXÍLIO FUNERAL CAPÍTULO I RISCO COBERTO

Seguro Coletivo de Pessoas Bradesco. Registro do Produto na SUSEP: 15414.002914/2006-14 AUXÍLIO FUNERAL CAPÍTULO I RISCO COBERTO Seguro Coletivo de Pessoas Bradesco Registro do Produto na SUSEP: 15414.002914/2006-14 AUXÍLIO FUNERAL CAPÍTULO I RISCO COBERTO Cláusula 1ª. A Cobertura de Auxílio Funeral tem por objetivo garantir ao

Leia mais

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS COLETIVO. Condições Especiais

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS COLETIVO. Condições Especiais SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS COLETIVO Condições Especiais Processo SUSEP 10.005462/99-17 0 ÍNDICE CLÁUSULA ADICIONAL DE INVALIDEZ PERMANENTE TOTAL POR ACIDENTE IPTA 1. Objetivo do Seguro 2. Definições

Leia mais

REGULAMENTO DO PLANO INDIVIDUAL DE PECÚLIO POR MORTE DAS CARACTERÍSTICAS

REGULAMENTO DO PLANO INDIVIDUAL DE PECÚLIO POR MORTE DAS CARACTERÍSTICAS REGULAMENTO DO PLANO INDIVIDUAL DE PECÚLIO POR MORTE DAS CARACTERÍSTICAS Art. 1º. A Bradesco Vida e Previdência S.A., doravante denominada EAPC, institui o Plano de Pecúlio por Morte, estruturado no Regime

Leia mais

REGULAMENTO DO PLANO DE PECÚLIO 03RS

REGULAMENTO DO PLANO DE PECÚLIO 03RS REGULAMENTO DO PLANO DE PECÚLIO 03RS DAS CARACTERÍSTICAS Art. 1º- O Plano de Pecúlio, instituído pelo presente regulamento, será regido pelas normas aqui estabelecidas, especialmente no que se refere à

Leia mais

No Exterior: (55 11) 4689 5519 (Ligação a cobrar via telefonista local)

No Exterior: (55 11) 4689 5519 (Ligação a cobrar via telefonista local) Manual do Segurado A partir de agora, você contará com as coberturas do Seguro Decessos da MAPFRE Seguros. Aproveitamos a oportunidade para encaminhar-lhe o Cartão de Assistência 24 Horas. Com ele os

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS COLETIVO

CONDIÇÕES GERAIS SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS COLETIVO CONDIÇÕES GERAIS SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS COLETIVO Estas Condições aplicam-se a todas as Garantias contratadas pelo Estipulante, Sub-Estipulante e/ou Segurado, dentro da apólice. O registro deste plano

Leia mais

SEGURO DE VIDA EM GRUPO CONDIÇÕES GERAIS

SEGURO DE VIDA EM GRUPO CONDIÇÕES GERAIS SEGURO DE VIDA EM GRUPO CONDIÇÕES GERAIS 1 ÍNDICE CONDIÇÕES GERAIS Conteúdo 1. Objetivo do seguro 2. Definições 3. Estipulante 4. Coberturas do seguro 5. Riscos excluídos 6. Âmbito geográfico de cobertura

Leia mais

BB SEGURO VIDA SEGURO DE VIDA EM GRUPO. Condições Gerais. Processo SUSEP Nº 15.414.002163/2004-74. Apólice nº 13.606

BB SEGURO VIDA SEGURO DE VIDA EM GRUPO. Condições Gerais. Processo SUSEP Nº 15.414.002163/2004-74. Apólice nº 13.606 BB SEGURO VIDA SEGURO DE VIDA EM GRUPO Condições Gerais Processo SUSEP Nº 15.414.002163/2004-74 Apólice nº 13.606 COMPANHIA DE SEGUROS ALIANÇA DO BRASIL CNPJ: 28.196.889/0001-43 ÍNDICE CONDIÇÕES GERAIS

Leia mais

REGULAMENTO. (PROC. SUSEP Nº 10.004291/00-04) da APLUB.

REGULAMENTO. (PROC. SUSEP Nº 10.004291/00-04) da APLUB. REGULAMENTO BENEFÍCIO POR MORTE - PECÚLIO - PP 527 (PROC. SUSEP Nº 10.004291/00-04) da APLUB. DAS CARACTERÍSTICAS Art. 1º - A Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil (APLUB), doravante

Leia mais

CIRCULAR SUSEP N 71, de 11 de dezembro de 1998.

CIRCULAR SUSEP N 71, de 11 de dezembro de 1998. CIRCULAR SUSEP N 71, de 11 de dezembro de 1998. Dispõe sobre a operação dos contratos previdenciários dos planos coletivos que tenham por finalidade a concessão de benefícios a pessoas físicas vinculadas

Leia mais

Sumário. Definições das coberturas. Situações não inclusas

Sumário. Definições das coberturas. Situações não inclusas Coberturas Seguros O conteúdo deste material é meramente ilustrativo e não substitui as condições contratuais e o manual de assistência que devem ser consultados na íntegra e sempre prevalecerão sobre

Leia mais

VIPMAIS. CAPEMISA SEGURADORA DE VIDA E PREVIDÊNCIA S/A Manual do Cliente VIP Mais Versão Out./12

VIPMAIS. CAPEMISA SEGURADORA DE VIDA E PREVIDÊNCIA S/A Manual do Cliente VIP Mais Versão Out./12 VIPMAIS 2 VIP MAIS MANUAL DO CLIENTE Bem-vindo à CAPEMISA. Parabéns, você acaba de adquirir um produto garantido pela CAPEMISA Seguradora de Vida e Previdência S/A que protege a sua família, caso algum

Leia mais

COBERTURA DE INVALIDEZ PERMANENTE POR CATEGORIA ACIDENTE

COBERTURA DE INVALIDEZ PERMANENTE POR CATEGORIA ACIDENTE Seguro Coletivo de Pessoas Bradesco Registro do Produto na SUSEP: 15414.005521/2011-20 COBERTURA DE INVALIDEZ PERMANENTE POR CATEGORIA ACIDENTE Cláusulas Complementares CAPÍTULO I - OBJETIVO DA COBERTURA

Leia mais

Código subproduto: 3-217 SINDIFAST SP Condições Contratuais versão: 1-01.09.2014 ENDEREÇO: N : COMPLEMENTO: BAIRRO: CIDADE: ESTADO: CEP:

Código subproduto: 3-217 SINDIFAST SP Condições Contratuais versão: 1-01.09.2014 ENDEREÇO: N : COMPLEMENTO: BAIRRO: CIDADE: ESTADO: CEP: Código subproduto: 3-217 SINDIFAST SP Condições Contratuais versão: 1-01.09.2014 ORIGEM: Nº PROPOSTA: 39 PROPOSTA DE SEGURO EMPRESARIAL As condições securitárias que se referem esta Proposta de Seguro

Leia mais

Vida Protegida. Vida Protegida

Vida Protegida. Vida Protegida Vida 1. OBJETIVO DO SEGURO O presente Seguro tem por objetivo garantir o pagamento de uma Indenização ao (s) Beneficiário(s), na ocorrência de Eventos Cobertos pela(s) Cobertura(s) contratada(s), exceto

Leia mais

RESUMO DO PLANO DE SEGURO RENDA MAIS SEGURA

RESUMO DO PLANO DE SEGURO RENDA MAIS SEGURA RESUMO DO PLANO DE SEGURO RENDA MAIS SEGURA 1. OBJETIVO O presente Seguro tem por objetivo garantir o pagamento de uma indenização ao Segurado ou a seus Beneficiários, até o limite das respectivas importâncias

Leia mais

SEGURO-GARANTIA CONDIÇÕES GERAIS

SEGURO-GARANTIA CONDIÇÕES GERAIS SEGURO-GARANTIA CONDIÇÕES GERAIS 1. INFORMAÇÕES PRELIMINARES... 2 2. APRESENTAÇÃO... 2 3. ESTRUTURA DO CONTRATO DE SEGURO... 2 4. OBJETIVO DO SEGURO... 3 5. DEFINIÇÕES... 3 6. FORMA DE CONTRATAÇÃO... 4

Leia mais

RESOLUÇÃO CNSP Nº, DE 2015

RESOLUÇÃO CNSP Nº, DE 2015 MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS RESOLUÇÃO CNSP Nº, DE 2015 Dispõe sobre as regras de funcionamento e os critérios para operação do seguro funeral. A SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO SEGURO

CONDIÇÕES GERAIS DO SEGURO CONDIÇÕES GERAIS DO SEGURO SEGURO funeral Março/2015 1 CONDIÇÕES GERAIS DO SEGURO FUNERAL PROCESSO SUSEP nº 15414.900540/2014-12 (Maio/2014) Garantido por Assurant Seguradora S.A. CNPJ: 03.823.704/0001-52

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL 1. FINALIDADE 1.1. Este Regulamento tem por finalidade disciplinar as concessões de empréstimos aos Participantes do Plano de Benefícios JMalucelli, administrado pelo

Leia mais

ABS Total Premiável Bradesco

ABS Total Premiável Bradesco 07/2006 ABS Total Premiável Bradesco Seguro de Vida em Grupo Registro do Produto na SUSEP: 15414.002170/2004-76 Versão Condições Gerais CAPÍTULO I OBJETIVO DO SEGURO Cláusula 1ª. Obedecidas as condições

Leia mais

SEGURO DE VIDA E ACIDENTES PESSOAIS

SEGURO DE VIDA E ACIDENTES PESSOAIS SEGURO DE VIDA E ACIDENTES PESSOAIS Condições Gerais Versão 2.1 CNPJ: 61.074.175/0001-38 Processo SUSEP Nº 15414.003123/2006-10 Condições Gerais Vida e Acidentes Pessoais V2.1 Processo SUSEP Nº 15414.003123/2006-10

Leia mais

CONTRATO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE ANIMAL PLANO PETMEDIC

CONTRATO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE ANIMAL PLANO PETMEDIC CONTRATO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE ANIMAL PLANO PETMEDIC QUALIFICAÇÃO Nome: DO(A) CONTRATANTE: Filiação: / Data de nascimento: / / CPF: RG: Órgão emissor: Endereço: Nº Complemento: Bairro: CEP Cidade: UF:

Leia mais

MANUAL DE NORMAS CCI CÉDULA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO ÍNDICE

MANUAL DE NORMAS CCI CÉDULA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO ÍNDICE 2 / 14 MANUAL DE NORMAS CCI CÉDULA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DAS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS PELA CETIP _6 CAPÍTULO

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO EMPRESA SOCIOAMBIENTAL

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO EMPRESA SOCIOAMBIENTAL CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO EMPRESA SOCIOAMBIENTAL I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S.A. CNPJ: 33.010.851/0001-74 PÉ QUENTE BRADESCO EMPRESA SOCIOAMBIENTAL

Leia mais

EXTRATO DO CONTRATO PARA REPRESENTAÇÃO DE SEGUROS

EXTRATO DO CONTRATO PARA REPRESENTAÇÃO DE SEGUROS EXTRATO DO CONTRATO PARA REPRESENTAÇÃO DE SEGUROS CONTRATO PARA REPRESENTAÇÃO DE SEGUROS TOKIO MARINE SEGURADORA S.A., inscrita no CNPJ sob o número 33.164.021/0001-00 pessoa jurídica de direito privado

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO MELHOR IDADE

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO MELHOR IDADE CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO MELHOR IDADE I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S/A CNPJ: 33.010.851/0001-74 PÉ QUENTE BRADESCO MELHOR IDADE PLANO PM 60/60

Leia mais

I. INFORMAÇÕES INICIAIS II. GLOSSÁRIO

I. INFORMAÇÕES INICIAIS II. GLOSSÁRIO PU_TRADICIONAL_100MM_15M Condições Gerais I. INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: CARDIF CAPITALIZAÇÃO S.A. CNPJ Nº. : 11.467.788/0001-67 PRODUTO: PU_TRADICIONAL_100MM_15M MODALIDADE: TRADICIONAL

Leia mais

RESUMO DAS CONDIÇÕES DO SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS COM PERDA DE RENDA

RESUMO DAS CONDIÇÕES DO SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS COM PERDA DE RENDA RESUMO DAS CONDIÇÕES DO SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS COM PERDA DE RENDA 1. OBJETIVO Este seguro tem por objetivo garantir o pagamento de uma indenização aos seus beneficiários, na ocorrência de um dos

Leia mais

Seguro Coletivo de Pessoas Bradesco

Seguro Coletivo de Pessoas Bradesco Seguro Coletivo de Pessoas Bradesco Condições Gerais Capítulo I Objetivo do Seguro.......................................... 3 Capítulo II Definições................................................. 3

Leia mais

BB MICROSSEGURO PROTEÇÃO PESSOAL. Condições Gerais

BB MICROSSEGURO PROTEÇÃO PESSOAL. Condições Gerais BB MICROSSEGURO PROTEÇÃO PESSOAL Condições Gerais Processo SUSEP: 15414.900040/2012-19 Companhia de Seguros Aliança do Brasil - CNPJ 28.196.889/0001-43 Central de Atendimento aos Clientes: 0800 729 7000

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS. Pagamento Cota de sorteio % Cota de carregamento % Cota de Capitalização % 1º ao 3º 5,7736% 84,2264% 10,0000%

CONDIÇÕES GERAIS. Pagamento Cota de sorteio % Cota de carregamento % Cota de Capitalização % 1º ao 3º 5,7736% 84,2264% 10,0000% CONDIÇÕES GERAIS GLOSSÁRIO Subscritor é a pessoa que subscreve a proposta de aquisição do Título, assumindo o compromisso de efetuar o pagamento na forma convencionada nestas Condições Gerais. Titular

Leia mais

Apolice 4251.2010.105.82.285217.38.3.000-0 Folha: 1 Continua na Folha: 2

Apolice 4251.2010.105.82.285217.38.3.000-0 Folha: 1 Continua na Folha: 2 1. Dados do Seguro Seguro: Acidentes Pessoais Coletivo Ramo: 82 Proposta: 32-000031781 Apólice Número: 4251.2010.105.82.285217.38.3.000-0 Data Registro: 30/08/2013 2. Dados do Estipulante Razão Social:

Leia mais

SEGURO COLETIVO DE DECESSOS E AUXÍLIO FUNERAL FAIXA ETÁRIA

SEGURO COLETIVO DE DECESSOS E AUXÍLIO FUNERAL FAIXA ETÁRIA SEGURO COLETIVO DE DECESSOS E AUXÍLIO FUNERAL FAIXA ETÁRIA Condições Contratuais Versão 4.0 CNPJ 61.074.175/0001-38 Processo SUSEP nº 15414.001725/2011-91 Condições Gerais Seguro Coletivo de Decessos e

Leia mais

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA Código de Classificação: 13.02.01.15 1 DO OBJETO: A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa para prestação dos serviços de cobertura securitária (seguro) para assegurar

Leia mais

COBERTURA DE DESPESAS MÉDICAS, HOSPITALARES E ODONTOLÓGICAS

COBERTURA DE DESPESAS MÉDICAS, HOSPITALARES E ODONTOLÓGICAS Seguro Coletivo de Pessoas Bradesco Registro do Produto na SUSEP: 15414.002658/2011-22 COBERTURA DE DESPESAS MÉDICAS, HOSPITALARES E ODONTOLÓGICAS CAPÍTULO I - OBJETIVO DA COBERTURA Cláusulas Complementares

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO DA CASA

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO DA CASA CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO DA CASA I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S/A CNPJ: 33.010.851/0001-74 PÉ QUENTE BRADESCO DA CASA PLANO PM 30/30 - MODALIDADE:

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO OUROCAP 20 Anos. SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05

CONDIÇÕES GERAIS DO OUROCAP 20 Anos. SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 CONDIÇÕES GERAIS DO OUROCAP 20 Anos I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 OUROCAP 20 ANOS MODALIDADE: TRADICIONAL PROCESSO SUSEP Nº: 15414.900585/2015-60

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO TORCIDA PÉ QUENTE BRADESCO PRIME PU

CONDIÇÕES GERAIS DO TORCIDA PÉ QUENTE BRADESCO PRIME PU I INFORMAÇÕES INICIAIS CONDIÇÕES GERAIS DO TORCIDA PÉ QUENTE BRADESCO PRIME PU SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S.A. CNPJ: 33.010.851/0001-74 TORCIDA PÉ QUENTE BRADESCO PRIME PU PLANO

Leia mais

Venda exclusiva para pessoa jurídica. Condições Gerais EMPRESARIAL

Venda exclusiva para pessoa jurídica. Condições Gerais EMPRESARIAL Venda exclusiva para pessoa jurídica. Condições Gerais O IDEAL CAP Empresarial é um título de capitalização de pagamento mensal que ajuda você a guardar dinheiro para tirar os projetos do papel. Além disso,

Leia mais

ASSISTENCIA 24 HORAS AO ALUNO

ASSISTENCIA 24 HORAS AO ALUNO ASSISTENCIA 24 HORAS AO ALUNO 1. Objetivo Fornecimento de serviços de Assistência 24 horas Escolar, com as seguintes características: Abrangência: Território Nacional e exterior; Contratação: Compulsória;

Leia mais

GARANTIA FUNERAL GLOBALVIDA MANUAL DE ASSISTÊNCIA

GARANTIA FUNERAL GLOBALVIDA MANUAL DE ASSISTÊNCIA GARANTIA FUNERAL GLOBALVIDA MANUAL DE ASSISTÊNCIA Você agora conta com os serviços do Unimed Garantia Funeral, um seguro que proporciona tranquilidade e conforto para aqueles momentos difíceis pelos quais,

Leia mais

EXTRATO DE CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS

EXTRATO DE CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS EXTRATO DE CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS SCHULTZ-INGÁ TURISMO LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 04.628.135/0001-57 com sede na cidade de Curitiba, estado do

Leia mais

Sul América Seguros de Vida e Previdência S.A. - CNPJ 01.704.513/0001-46. SEGURO DE PESSOAS COLETIVO Seguro Funeral ÍNDICE

Sul América Seguros de Vida e Previdência S.A. - CNPJ 01.704.513/0001-46. SEGURO DE PESSOAS COLETIVO Seguro Funeral ÍNDICE 1. Do Objetivo do Seguro 2. Das Definições 3. Do Âmbito Territorial da Cobertura 4. Da Garantia do Seguro 5. Dos Riscos Excluídos 6. Da Aceitação e Contratação 7. Do Início de Vigência 8. Do Término de

Leia mais

PROTEÇÃO ACIDENTES PESSOAIS SOB MEDIDA

PROTEÇÃO ACIDENTES PESSOAIS SOB MEDIDA PROTEÇÃO ACIDENTES PESSOAIS SOB MEDIDA Í N D I C E 1. ACIONAMENTO DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA.... 2 2. INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE SUA ASSISTÊNCIA 24 HORAS.... 2 3. ASSISTÊNCIA FUNERAL INDIVIDUAL. (LIMITADO

Leia mais

Unimed Remissão - Condições Gerais

Unimed Remissão - Condições Gerais Unimed Remissão - Condições Gerais O recebimento destas condições e de outros materiais referentes a este seguro, bem como o preenchimento da Proposta de Contratação ou Proposta de Adesão, não configura

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS POSTALCAP. SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 PROCESSO SUSEP Nº: 15414.

CONDIÇÕES GERAIS POSTALCAP. SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 PROCESSO SUSEP Nº: 15414. CONDIÇÕES GERAIS POSTALCAP I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 POSTALCAP MODALIDADE: POPULAR PROCESSO SUSEP Nº: 15414.902353/2014-65

Leia mais

RESUMO DO SEGURO NOVO TRANQUILIDADE TOTAL

RESUMO DO SEGURO NOVO TRANQUILIDADE TOTAL RESUMO DO SEGURO NOVO TRANQUILIDADE TOTAL Este texto contém um breve resumo das Condições do produto Proteção Especial. As Condições Contratuais na íntegra estão na sequência. Em caso de dúvidas entre

Leia mais

CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL. Empresa: Matrícula: Telefone: ( ) Renegociação? ( ) NÃO ( ) SIM Novo Contrato:

CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL. Empresa: Matrícula: Telefone: ( ) Renegociação? ( ) NÃO ( ) SIM Novo Contrato: CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL Nome do Participante/Assistido: Empresa: Matrícula: Telefone: ( ) Valor do Empréstimo: Quantidade de Prestações: Renegociação? ( ) NÃO ( ) SIM Novo Contrato: Valor liquido

Leia mais

Vida Segura Bradesco Seguro de Vida em Grupo Condições Gerais. Capítulo I Objetivo do Seguro... 3. Capítulo II Definições... 3

Vida Segura Bradesco Seguro de Vida em Grupo Condições Gerais. Capítulo I Objetivo do Seguro... 3. Capítulo II Definições... 3 Vida Segura Bradesco Seguro de Vida em Grupo Condições Gerais Capítulo I Objetivo do Seguro............................ 3 Capítulo II Definições.................................. 3 Capítulo III Cobertura

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA Modelo de contrato Protegido pela Lei nº 9.610, de 19/02/1998 - Lei de Direitos Autorais IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES CONTRATANTE:(Nome

Leia mais

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Dispõe sobre estágios no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Piauí para estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva, vinculados

Leia mais

Contrato de Repasse de Bônus

Contrato de Repasse de Bônus Contrato de Repasse de Bônus Cooperativa de Consumidores Global Brasil, com sede na Avenida Getúlio Vargas, 239N, Sala 08, na cidade de Chapecó, Santa Catarina, inscrita no CNPJ sob número 03.550.003/0001-97,

Leia mais

Acidentes Pessoais. Condições Gerais. CNPJ: 03.823.704/0001-52 Processo SUSEP: 15414.000987/2012-10 Versão Março/2012.

Acidentes Pessoais. Condições Gerais. CNPJ: 03.823.704/0001-52 Processo SUSEP: 15414.000987/2012-10 Versão Março/2012. Condições Gerais 1 1. APRESENTAÇÃO Apresentamos a seguir as Condições Gerais do seu seguro de Acidentes Pessoais, que estabelecem as normas de funcionamento das garantias contratadas. Para os devidos fins

Leia mais

Vida Protegida. Vida Protegida

Vida Protegida. Vida Protegida Vida G 1. CARACTERÍSTICAS... 14 2. OBJETIVO... 14 3. DEFINIÇÕES... 14 4. COBERTURAS... 18 5. VIGÊNCIA E RENOVAÇÃO DO SEGURO... 20 6. ACEITAÇÃO DA PROPOSTA DE CONTRATAÇÃO... 22 7. ACEITAÇÃO DA PROPOSTA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 193, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2008 Altera os arts. 1º e 11 e o inciso I do art. 2º da Resolução CNSP No 118, de 22 de dezembro de 2004.

RESOLUÇÃO Nº 193, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2008 Altera os arts. 1º e 11 e o inciso I do art. 2º da Resolução CNSP No 118, de 22 de dezembro de 2004. RESOLUÇÃO Nº 193, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2008 Altera os arts. 1º e 11 e o inciso I do art. 2º da Resolução CNSP No 118, de 22 de dezembro de 2004. A SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS - SUSEP, no uso da

Leia mais

RESOLUÇÃO CNSP N o 297, DE 2013.

RESOLUÇÃO CNSP N o 297, DE 2013. MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS RESOLUÇÃO CNSP N o 297, DE 2013. Disciplina as operações das sociedades seguradoras por meio de seus representantes de seguros, pessoas jurídicas,

Leia mais

Tranquilidade Familiar Bradesco

Tranquilidade Familiar Bradesco Tranquilidade Familiar Bradesco Registro do Produto na SUSEP: 15414.004568/2003-66 Seguro de Vida em Grupo Condições gerais 1. OBJETIVO 1.1. Este seguro tem por objetivo o pagamento de Indenização ao Beneficiário,

Leia mais

Seguro Prestamista Condições Gerais

Seguro Prestamista Condições Gerais A Zurich Santander Brasil Seguros e Previdência S/A (atual denominação social da Santander Seguros S/A), designada seguradora, e o proponente, aqui designado segurado, contratam o Seguro Prestamista Cobertura,

Leia mais

CONTRATO PADRÃO DE ADESÃO DO CARTÃO SICREDICARD VISA ELECTRON

CONTRATO PADRÃO DE ADESÃO DO CARTÃO SICREDICARD VISA ELECTRON CONTRATO PADRÃO DE ADESÃO DO CARTÃO SICREDICARD VISA ELECTRON Administradora de Cartões SICREDI Ltda., com sede, foro e administração em Brasília/DF, no SCS Qd. 06, BL. A, Nº. 141, Ed. Presidente, inscrito

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL

CONDIÇÕES GERAIS CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL 24170-3 (FL. 1/4) SF 06/11 Via única CONDIÇÕES GERAIS CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL Estas são as condições gerais do Empréstimo Pessoal, solicitado e contratado por você. Leia atentamente estas condições

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO SEGURO DE PESSOAS COLETIVO PARA APÓLICES DE COBERTURAS POR EVENTOS ACIDENTAIS

CONDIÇÕES GERAIS DO SEGURO DE PESSOAS COLETIVO PARA APÓLICES DE COBERTURAS POR EVENTOS ACIDENTAIS CONDIÇÕES GERAIS DO SEGURO DE PESSOAS COLETIVO PARA APÓLICES DE COBERTURAS POR EVENTOS ACIDENTAIS 1. DEFINIÇÕES... 4 2. OBJETIVO DO SEGURO... 10 3. GARANTIAS DO SEGURO... 10 4. RISCOS EXCLUÍDOS... 10 5.

Leia mais

OUROCAP FIADOR SITE NA INTERNET : www.brasilcap.com CONDIÇÕES GERAIS MODALIDADE TRADICIONAL

OUROCAP FIADOR SITE NA INTERNET : www.brasilcap.com CONDIÇÕES GERAIS MODALIDADE TRADICIONAL OUROCAP FIADOR SITE NA INTERNET : www.brasilcap.com CONDIÇÕES GERAIS MODALIDADE TRADICIONAL GLOSSÁRIO Subscritor é a pessoa que subscreve a proposta de aquisição do Título, assumindo o compromisso de efetuar

Leia mais

Resolução Susep nº 139 de 27.12.2005 DOU 30.12.2005

Resolução Susep nº 139 de 27.12.2005 DOU 30.12.2005 Resolução Susep nº 139 de 27.12.2005 DOU 30.12.2005 Obs.: Rep. DOU de 10.01.2006 Altera e consolida as regras de funcionamento e os critérios para operação da cobertura por sobrevivência oferecida em plano

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO SEGURO DE PESSOAS

CONDIÇÕES GERAIS DO SEGURO DE PESSOAS CONDIÇÕES GERAIS DO SEGURO DE PESSOAS Metropolitan Life Seguros e Previdência Privada S.A. Í N D I C E 1. CARACTERÍSTICAS... 12 2. OBJETIVO... 12 3. DEFINIÇÕES... 12 4. CLÁUSULAS... 16 5. VIGÊNCIA E RENOVAÇÃO

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.389/12 Dispõe sobre o Registro Profissional dos Contadores e Técnicos em Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE:

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DE PERNAMBUCO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DE PERNAMBUCO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DE PERNAMBUCO Resolução nº 004, de 25 de março de 2015 Estabelece requisitos a serem observados para obtenção de apoio financeiro ou institucional junto ao CRMV-PE.

Leia mais

ÍNDICE SEÇÃO I DAS CONTRIBUIÇÕES SEÇÃO II DO CARREGAMENTO SEÇÃO IV DOS RESULTADOS FINANCEIROS SEÇÃO V DO RESGATE SEÇÃO VI DA PORTABILIDADE

ÍNDICE SEÇÃO I DAS CONTRIBUIÇÕES SEÇÃO II DO CARREGAMENTO SEÇÃO IV DOS RESULTADOS FINANCEIROS SEÇÃO V DO RESGATE SEÇÃO VI DA PORTABILIDADE PLANO COM REMUNERAÇÃO GARANTIDA E PERFORMANCE PRGP MODALIDADE DE CONTRIBUIÇÃO VARIÁVEL REGULAMENTO DE PLANO INDIVIDUAL TÍTULO I DAS CARACTERÍSTICAS TÍTULO II DAS DEFINIÇÕES ÍNDICE TÍTULO III DA CONTRATAÇÃO

Leia mais

FAQ SEGURO PARA MOTORISTAS

FAQ SEGURO PARA MOTORISTAS FAQ SEGURO PARA MOTORISTAS FONTE: www.tudosobreseguros.org.br / Ben s Consultoria Tendo como base a Lei nº 13.103, de 02 de março de 2015, que dispõe sobre o exercício da profissão de motorista, e que

Leia mais

CIRCULAR Nº 256, DE 16 DE JUNHO DE 2004

CIRCULAR Nº 256, DE 16 DE JUNHO DE 2004 SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR Nº 256, DE 16 DE JUNHO DE 2004 Dispõe sobre a estruturação mínima das Condições Contratuais e das Notas Técnicas Atuariais dos Contratos de Seguros de Danos

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO PRIME SOS MATA ATLÂNTICA 300

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO PRIME SOS MATA ATLÂNTICA 300 CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO PRIME SOS MATA ATLÂNTICA 300 I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S/A CNPJ: 33.010.851/0001-74 PÉ QUENTE BRADESCO PRIME SOS MATA

Leia mais

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS COLETIVO. Condições Gerais

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS COLETIVO. Condições Gerais SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS COLETIVO MAPFRE Acidentes Pessoais Premiado Condições Gerais Versão 1.0 CNPJ 02.238.239/0001-20 Processos SUSEP: VG 15.414.004011/2008-30 Condições Gerais MAPFRE Acidentes

Leia mais

a) MORTE POR ACIDENTE Garante aos beneficiários do segurado o pagamento do valor do capital contratado;

a) MORTE POR ACIDENTE Garante aos beneficiários do segurado o pagamento do valor do capital contratado; TERMO DE REFERÊNCIA Código de Classificação: 13.02.01.15 1 DO OBJETO: A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa para prestação dos serviços de cobertura securitária (seguro) para assegurar

Leia mais

INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004

INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004 Ministério da Fazenda Comissão de Valores Mobiliários INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004 Estabelece normas e procedimentos para a organização e o funcionamento das corretoras de mercadorias. O

Leia mais

Ourocap Milênio. Processo SUSEP nº 10.004340/00-18 CONDIÇÕES GERAIS

Ourocap Milênio. Processo SUSEP nº 10.004340/00-18 CONDIÇÕES GERAIS Ourocap Milênio Processo SUSEP nº 10.004340/00-18 CONDIÇÕES GERAIS GLOSSÁRIO Subscritor é a pessoa que subscreve a proposta de aquisição do Título, assumindo o compromisso de efetuar o pagamento na forma

Leia mais

CERTIFICADO DO SEGURO PROTEÇÃO DÁ SORTE

CERTIFICADO DO SEGURO PROTEÇÃO DÁ SORTE CERTIFICADO DO SEGURO PROTEÇÃO DÁ SORTE Proposta nº: Nome: CPF: Data de Nascimento: Cartão nº: Apólice nº: 136 Endereço: nº: Complemento: Bairro: Cidade: UF: CEP: Telefone: Está coberto pelo Seguro Proteção

Leia mais

DECRETO Nº 2.232 DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013

DECRETO Nº 2.232 DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013 DECRETO Nº 2.232 DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013 Regulamenta o regime de substituição tributária do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza ISSQN, instituído pela Lei Complementar n 03, de 17 de setembro

Leia mais

FUNDO DE PENSÃO MULTIPATROCINADO DA SECCIONAL DE SÃO PAULO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL E DA CAASP CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DE SÃO

FUNDO DE PENSÃO MULTIPATROCINADO DA SECCIONAL DE SÃO PAULO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL E DA CAASP CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DE SÃO FUNDO DE PENSÃO MULTIPATROCINADO DA SECCIONAL DE SÃO PAULO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL E DA CAASP CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO OABPrev-SP REGULAMENTO ÍNDICE CAPÍTULO I DO OBJETO

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR MINISTÉRIO DA SAÚDE 1 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO SETORIAL RESOLUÇÃO - RE Nº 05, DE 24 DE AGOSTO DE 2000 (*) Padroniza documentos para processo de impugnações ao

Leia mais

YASUDA VIDA CAPITAL GLOBAL MANUAL DO SEGURADO CONDIÇÕES GERAIS

YASUDA VIDA CAPITAL GLOBAL MANUAL DO SEGURADO CONDIÇÕES GERAIS Prezado Segurado, Você acaba de contratar o Yasuda Vida Capital Global, um seguro que oferece proteção e segurança para seus funcionários e sua empresa. Como produto da Yasuda Seguros S.A., você conta

Leia mais

SEGURO PROTEÇÃO PREMIADA

SEGURO PROTEÇÃO PREMIADA Para facilitar o seu entendimento, resumimos as Condições Gerais para o SEGURO PROTEÇÃO PREMIADA CRED-SYSTEM Cartão PRIVATE LABEL, procedimentos e a documentação necessária para liquidação de Sinistro.

Leia mais

Seguro Standard Preço Fixo. Seguro Standard Preço Fixo

Seguro Standard Preço Fixo. Seguro Standard Preço Fixo Seguro Standard Processo SUSEP nº: 15414. 001441/2008-08 1 Julho_2015 CONDIÇÕES GERAIS DO SEGURO PRESTAMISTA Í N D I C E CONDIÇÕES GERAIS DO SEGURO PRESTAMISTA... 4 1. DEFINIÇÕES... 4 2. OBJETIVO... 8

Leia mais

PLANO GERADOR DE BENEFÍCIO LIVRE - PGBL MODALIDADE DE CONTRIBUIÇÃO VARIÁVEL REGULAMENTO PGBL ICATU ESTRATÉGIA 2040 SILVER - INDIVIDUAL

PLANO GERADOR DE BENEFÍCIO LIVRE - PGBL MODALIDADE DE CONTRIBUIÇÃO VARIÁVEL REGULAMENTO PGBL ICATU ESTRATÉGIA 2040 SILVER - INDIVIDUAL PLANO GERADOR DE BENEFÍCIO LIVRE - PGBL MODALIDADE DE CONTRIBUIÇÃO VARIÁVEL REGULAMENTO PGBL ICATU ESTRATÉGIA 2040 SILVER - INDIVIDUAL TÍTULO I - DAS CARACTERÍSTICAS Art. 1º. A ICATU Seguros S/A*, doravante

Leia mais

REGULAMENTO DO PLANO INDIVIDUAL DE PECÚLIO POR MORTE ÍNDICE

REGULAMENTO DO PLANO INDIVIDUAL DE PECÚLIO POR MORTE ÍNDICE ÍNDICE DAS CARACTERÍSTICAS... 2 DO OBJETIVO... 2 DAS DEFINIÇÕES... 2 DAS CONDIÇÕES DE INGRESSO...5 DO PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO, MANUTENÇÃO E DO CANCELAMENTO DA COBERTURA... 6 DA ATUALIZAÇÃO... 8 DA APLICABILIDADE

Leia mais

Cheques - créditos e débitos de cheques compensados e/ou pagos no caixa serão enviados no dia seguinte da ocorrência em conta.

Cheques - créditos e débitos de cheques compensados e/ou pagos no caixa serão enviados no dia seguinte da ocorrência em conta. TERMO DE ADESÃO PARA O SERVIÇO INFOEMAIL: ENVIO DE DEMONSTRATIVOS DE DESPESAS EFETUADAS NA CONTA CORRENTE, CONTA POUPANÇA E CARTÃO DE CRÉDITO BRADESCO VIA ENDEREÇO ELETRÔNICO. Pelo presente instrumento,

Leia mais

COLÉGIO METODISTA GRANBERY EDITAL 2015 BOLSAS DE ESTUDO ANO LETIVO 2016

COLÉGIO METODISTA GRANBERY EDITAL 2015 BOLSAS DE ESTUDO ANO LETIVO 2016 COLÉGIO METODISTA GRANBERY EDITAL 2015 BOLSAS DE ESTUDO ANO LETIVO 2016 A Comissão Permanente de Bolsas de Estudo do Instituto Metodista Granbery torna público o edital para o processo de concessão de

Leia mais