Em qualquer lugar do mundo...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Em qualquer lugar do mundo..."

Transcrição

1

2 Em qualquer lugar do mundo...

3 É injusto receber menos por ser mulher, negro ou idoso

4 Trabalhar em um local que prejudica a saúde

5 Perder o emprego porque luta por condições dignas de trabalho

6 Trabalhar quando é tempo de brincar

7 Não é justo poluir o meio ambiente

8 PETROBRAS - MISSÃO Atuar de forma segura e rentável nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços de qualidade, respeitando o meio ambiente, considerando os interesses dos seus acionistas e contribuindo para o desenvolvimento do País.

9 PETROBRAS - VISÃO 2010 A Petrobras será uma empresa de energia com forte presença internacional e líder na América Latina, atuando foco na rentabilidade e responsabilidade social.

10 Bacia de Campos Nossa Visão A Bacia de Campos será referencial de excelência em desempenho empresarial na exploração e produção de óleo e gás em águas rasas e profundas, com responsabilidade social.

11 Prêmios do Sistema de Gestão Prêmio Nacional de Qualidade PQGF Prêmio Qualidade do Governo Federal

12 Certificações ISO Meio Ambiente (BVQI) ISM CODE - Segurança e Poluição no Mar (BVQI) BS Segurança e Saúde Ocupacional (BVQI) ISO 9001/ Qualidade (BVQI) SPIE/IBP - Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos (INMETRO) Empresa Amiga da Criança - (Fundação ABRINQ) CERTIFICADA Bacia de Campos

13 O exercício da cidadania Temos a crença, de que com o reconhecimento internacional, através das certificações anteriores, e agora com a SA 8000, estaremos evidenciando nossos esforços para que a sociedade reconheça e legitime às nossas práticas de gestão, como socialmente responsáveis e sustentáveis, fundamentais no cenário atual.

14 Entidade normatizadora SAI Social Accountability International, organização não-governamental sediada nos Estados Unidos, fundada em 1997.

15 A necessidade de atendimento às convenções, legislações e requisitos de gestão exigidos é extensiva aos fornecedores da UN-BC. Serão melhorias para uma parcela significativa de trabalhadores da nossa região.

16 Princípios para a implantação Comprometimento da alta administração Foco preventivo e não reativo Capacitação e desenvolvimento de todas as pessoas Monitoração permanentemente dos processos Promoção contínua de melhorias

17 Princípios para implantação A empresa deve nomear um representante da alta administração o qual, independentemente de outras responsabilidades, deve assegurar que os requisitos da norma sejam atendidos; Para facilitar a comunicação entre trabalhadores e empresa, os empregados devem eleger um representante, estabelecendo entre as partes um canal de comunicação específico e permanentemente aberto.

18 Dentre os benefícios de obter a certificação SA 8000, podem-se destacar: as melhorias do ambiente de trabalho; do clima organizacional; da qualidade de vida; da imagem institucional da empresa; a redução do número de acidentes; a redução na rotatividade da mão-de obra; e aumento da produtividade. Benefícios

19 Fatores de Compra Qualidade Preço Disponibilidade Serviços Ética No último ano você Pensou em Punir empresa não socialmente responsável, deixando de comprar seus produtos? Não pensou nisto Pensou em fazer mas acabou não fazendo efetivamente fez isto no último ano não sabe / não respondeu Pesquisa Ethos/Valor

20 Trabalho Infantil Para assegurar a Certificação a empresa deve seguir os seguintes requisitos: Não apoiar ou ter envolvimento com a utilização de trabalho infantil; Não expor o trabalhador jovem a trabalho inseguro e perigoso; Divulgar aos interessados a política de promoção da educação, para crianças cobertas pela recomendação 146 da OIT. (Critérios 1.1; 1.2; 1.3 e 1.4 da SA 8000)

21 Trabalho Infantil A Petrobras é detentora do Selo Abrinq de Empresa Amiga da Criança pela participação em projetos sociais, com o objetivo de manter as crianças na escola, incentivar a educação e não se envolver ou apoiar a utilização da mão-de-obra infantil.

22 Trabalho Forçado A empresa não deve se envolver com ou apoiar o trabalho forçado, nem solicitar dos empregados depósitos ou que deixem documentos de identidade quando iniciarem o trabalho com a empresa. (Critério 2.1 da SA 8000)

23 Saúde e Segurança A empresa deve: Agir de maneira a detectar, evitar ou reagir à ameaças à saúde e segurança de toda a sua força de trabalho; Proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável; Promover treinamentos regulares sobre Saúde e Segurança para todos os empregados, inclusive os novos;

24 Saúde e Segurança A empresa deve: Nomear um representante da alta direção responsável pela saúde e segurança dos empregados, implementando os elementos de Saúde e Segurança desta norma. (Critérios 3.1; 3.2; 3.3; 3.4; 3.5 e 3.6 da SA 8000)

25 Liberdade de Associação e Direito à Negociação Coletiva A empresa se compromete a: Respeitar que os empregados associem-se aos sindicatos de sua escolha. Caso hajam leis que impeçam a associação ou negociação coletiva, a empresa deve facilitar os meios alternativos de associação livre;

26 Liberdade de Associação e Direito à Negociação Coletiva A empresa se compromete a: Assegurar que os tais empregados representantes não sejam sujeitos à discriminação e que tenham acesso aos membros de seu sindicato no local de trabalho. (Critérios 4.1; 4.2 e 4.3 da SA 8000)

27 Discriminação Deve ser conduta da empresa: Não considerar raça, classe social, nacionalidade, religião, deficiência, sexo, idade, orientação sexual e afiliação política ou sindical como quesitos que influenciem na contratação, remuneração, acesso a treinamento, promoção, encerramento de contrato ou aposentadoria de um empregado. (Critérios 5.1; 5.2 e 5.3 da SA 8000)

28 Práticas Disciplinares A empresa não deve se envolver com ou apoiar a utilização de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal. (Critério 6.1 da SA 8000)

29 Horário de Trabalho Devem ser cumpridas as normas vigentes no país; Não solicitar, rotineiramente, que o funcionário trabalhe além de 48 horas semanais; Garantir um dia livre a cada 7 dias de trabalho; As horas extras devem ser trabalhadas voluntariamente, a não ser em circunstâncias excepcionais por um curto período de duração, tendo remuneração acima do normal. (Critérios 7.1; 7.2 e 7.3 da SA 8000)

30 Remuneração A empresa deve ter a seguinte conduta quanto a este quesito: Assegurar salários que satisfaçam, pelo menos, os padrões mínimos da indústria para subsistência familiar e/ou pessoal; Não fazer deduções do salário por motivos disciplinares; Explicar de forma clara aos funcionários a composição dos salários e benefícios; Possibilitar ao funcionário conveniência no recebimento do salário. (Critérios 8.1; 8.2 e 8.3 da SA 8000)

31 Sistema de gestão O Sistema de Gestão de Responsabilidade Social, em conformidade com a SA 8000, está baseado na aplicação dos princípios éticos e na busca da qualidade das relações empresariais. Tem como objetivo promover o aperfeiçoamento contínuo das condições existentes no local de trabalho e da comunidade.

32 Política Definir a política de responsabilidade social da empresa atendendo aos requisitos da SA 8000 e estando em conformidade com as leis nacionais; Comprometer-se com a melhoria contínua; Dar publicidade à política e certificar-se de que estão sendo compreendidas por empregados, fornecedores e clientes. (Critério 9.1 da SA 8000)

33 Análise Crítica pela Alta Administração A alta direção deve analisar periódica e criticamente a adeqüação, aplicabilidade e eficácia da política, procedimentos e resultados, introduzindo melhorias no sistema. (Critério 9.2 da SA 8000)

34 Planejamento e Implementação Deve ser assegurado que os requisitos da SA 8000 sejam entendidos e implementados em todos os níveis da organização. Os papéis, responsabilidades e autoridades devem estar bem definidos. (Critério 9.5 da SA 8000)

35 Controle de Fornecedores/ Subcontratados e Subfornecedores A empresa deve passar a avaliar e selecionar fornecedores/ subcontratados com base em sua capacidade de atender aos requisitos da SA (Critérios 9.6, 9.7, 9.8 e 9.9 da SA 8000)

36 Ação Corretiva e Reparatória Devem ser implementadas ações de reparação e corretivas, como também alocar os recursos necessários de acordo com a natureza e severidade de qualquer não conformidade identificada contra a política da empresa e/ou contra os requisitos da SA (Critérios 9.10 e 9.11 da SA 8000)

37 Comunicação Externa Deve ser estabelecido e mantido procedimento para comunicar dados relativos ao desempenho frente aos requisitos da norma. (Critério 9.12 da SA 8000) Procedimentos de Comunicação da Petrobras PG Registro e Tratamento de Reclamações

38 Acesso para Verificação Quando requerido em contrato, a empresa deve oferecer informações às partes interessadas em relação ao sistema implantado. (Critério 9.13 da Sa 8000)

39 Registros A empresa deve manter registros apropriados para demonstrar conformidade com os requisitos desta norma. (Critério 9.14 da SA 8000)

40 Contatos - Esclarecimentos Lidinei Arueira tel lidinei.arueira@petrobras.com.br Cassio Cavaco tel cassiotc@petrobras.com.br Katia de Oliveira tel katiapecanha@petrobras.com.br Laila Monteiro tel laila@petrobras.com.br CONSULTA À NORMA

41 Obrigado! Arisio Stanzani França XX