SUA DOAÇÃO FAZ TODA A DIFERENÇA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUA DOAÇÃO FAZ TODA A DIFERENÇA"

Transcrição

1 CONTRIBUINTE AMIGO

2 SUA DOAÇÃO FAZ TODA A DIFERENÇA Informativo sobre doações aos Fundos Sociais Controlados pelo Conselho dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. (Nacional, distrital, estaduais ou municipais)

3 Pense bem, basta um clique! Na hora da sua declaração do imposto de renda você pode fazer sua doação destinando uma pequena parte do seu imposto devido aos Fundos Sociais Controlados pelo Conselho dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes

4 Legal é você escolher uma das entidades municipais habilitadas em Alagoas Você fortalece o trabalho desenvolvido nos municípios pelos Conselhos Municipais, ajudando às nossas crianças e adolescentes a terem uma vida melhor.

5 Conselhos Municipais Habilitados em Alagoas (Relação existente no programa de declaração do imposto de renda em 25 de março de 2015) 1 Anadia 2 Arapiraca 3 Boca da Mata 4 Cajueiro 5 Campestre 6 Campo Alegre 7 Capela 8 Coruripe 9 Delmiro Gouveia 10 Jequiá da Praia 11 Maceió 12 Matriz de Camaragibe 13 Olho D água das Flores 14 Olivença 15 Palmeira dos Índios 16 São Miguel dos Campos 17 Teotônio Vilela 18 União dos Palmares

6 É dever da Família, da Sociedade e do Poder Público assegurar à Criança e ao Adolescente, com absoluta prioridade, o direito à Vida, à Saúde, à Alimentação, à Educação, ao Esporte, ao Lazer, à Profissionalização, à Cultura, à Dignidade, ao Respeito, à Liberdade e à Convivência Familiar e Comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (Art Constituição Federal -Origem legal do Estatuto da Criança e do Adolescente) Lembre-se, contamos com você!

7 Assim você estará fortalecendo uma entidade que tem a função de: ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO *Foram ressaltados as principais indagações, desafios, mecanismos e funções prioritárias. - Deliberar sobre a política dos direitos da criança e do adolescente; - Controlar politicamente as ações para crianças e adolescentes evitando práticas e programas paralelos, desperdício de recursos públicos e vazios atendimentos; - Promover se necessário reordenamento institucional nas estruturas governamentais e não-governamentais de atendimento à criança e ao adolescente; - Inscrever programas governamentais e não-governamentais de atenção à criança e ao adolescente;

8 Assim você estará fortalecendo uma entidade que faz: - Conceder registro de funcionamento às entidades governamentais e nãogovernamentais de atendimento à criança e ao adolescente; - Promover, apoiar e incentivar a realização de estudos, pesquisas e campanhas sobre os direitos da criança e do adolescente; - Fiscalizar a aplicação dos recursos da política para infância e a adolescência; - Gerir o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente FMDCA; - Coordenar o processo de escolha dos Conselheiros Tutelares. ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO *Foram ressaltados as principais indagações, desafios, mecanismos e funções prioritárias.

9 O legal é ver você ganhar cada vez mais, realizar seus sonhos, mas sempre apoiando as crianças.

10 As telas seguintes são uma simulação de como uma pessoa poderia fazer a doação no Programa de Declaração do Imposto de Renda da Receita Federal Essa pessoa fictícia será tratada de VOCÊ.

11 PASSO A PASSO QUANDO EXISTE RESTITUIÇÃO A RECEBER

12 Após preencher todos os dados de sua declaração, clique no ícone à esquerda RESUMO DA DECLARAÇÃO, clicando em seu sub-item CÁLCULO DO IMPOSTO. Após esse conhecimento clicar no sub-item DOAÇÕES diretamente na declaração ECA Nesta tela, serão apresentadas todas as informações do cáculo do imposto devido e apresentação de quanto já foi retido e a diferença a restituir.

13 Esta tela é o início de sua doação, clicar no icone a direta NOVO

14 Nesta tela está a informação no canto direito, o valor a que você tem disponibilidade para doar a partir do seu imposto devido. Clique no campo MUNICIPAL (escolha da instituição).

15 Veja a lista de instituições e escolha a instituição clicando em cima de seu nome

16 Digite no campo valor, quantia que deseja doar a instituição escolhida, até o valor do campo da direita zerar.

17 OBS.: Se for de seu desejo, divida o valor total por várias instituições, até a soma corresponder ao valor total disponível para doação ( você faz isso repetindo os passos de escolha da instituição e digitando o valor correspondente no campo VALOR). Mas, tendo o cuidado de não ultrapassar, na soma total, o valor disponível de doação, pois se isso acontecer, o valor excedente será uma doação espontânea financeira do declarante. A quantia maior do valor disponível não sairá do imposto devido. Após a decisão da sua ação, será gerado um boleto DARF com o valor da doação, e o seu valor a restituir será acrescido desse valor da doação.

18 Quando a relação de doação estiver concluída com uma ou mais instituição, com o valor total até o disponível apresentado em telas anteriores, clique novamente no sub-item CÁLCULO DO IMPOSTO.

19 Agora aparece sua doação (campo DEDUÇÃO DE INCENTIVO) com a sua restituição alterada para maior, contemplando o valor doado, POIS A DOAÇÃO É UMA PARTE DO DINHEIRO QUE VOCÊ PAGOU DE IMPOSTO, E AGORA ATRAVÉS DE UMA DARF, SERÁ DEPOSITADA) DIRETAMENTE PARA A INSTITUIÇÃO ESCOLHIDA.

20 EXEMPLO DA DARF DE DOAÇÃO QUE VAI DEPOSITAR direto na instituição a sua doação. Você receberá esta doação corrigida na sua restituição.

21 PASSO A PASSO QUANDO AINDA HÁ IMPOSTO A PAGAR

22 Após escolha da instituição e o valor igual ao disponível, Clique no sub-item CÁLCULO DO IMPOSTO.

23 Agora o cálculo do imposto demonstra que este exemplo tem como imposto devido ,17, que pretende doar desse valor 346,08 e por isso aparece no campo valor de imposto a pagar 3.190,09 (que é a diferença entre o valor devido, menos a doação que será feita, menos o imposto já recolhido e que já foi pago no ano anterior ( BASE da declaração)

24 OBS.: caso você não tivesse decidido doar nenhum valor do imposto devido, seu imposto a pagar seria igual ao imposto devido menos o já recolhido antecipadamente por você ou seja neste exemplo seria de 3.538,17 (11.536, ,00 ). É fácil perceber que sua doação saiu do valor que você já teria que pagar à receita. A diferença é que você vai depositar diretamente na conta da instituição, e assim ficara quite com o seu imposto devido, pagando também as parcelas do restante do imposto a pagar). Mas,atenção, caso não pague a Darf de doação, ficará em aberto e negativado na receita federal por imposto não pago.

25 Exemplo de DARF gerada para doação com parte do imposto devido

26 Exemplo de DARF de pagamento do total ou de parcela do resto do imposto a pagar

27 Vamos dar mais atenção às nossas crianças e adolescentes Através dessa sua doação, o recurso que teria ido para o caixa do Governo Federal, passou a vir diretamente para uma entidade alagoana benefício imediato.

28 Agradecemos antecipadamente a sua doação. Através dela, você investiu no nosso futuro.

29 Procure sempre participar. Acompanhe, fiscalize e contribua com as políticas públicas do seu município. Cidadãos valorizados, municípios fortalecidos, Alagoas será forte.

30 Conte sempre com a atuação do nosso gabinete.