CURRICULUM VITAE. Érica Maio Taveira Grande

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURRICULUM VITAE. Érica Maio Taveira Grande"

Transcrição

1 CURRICULUM VITAE Érica Maio Taveira Grande

2 DADOS PESSOAIS I - Identificação Nome: Érica Maio Taveira Grande Filiação: Pai: João Paulo Taveira Mãe: Cleidenéia Maio Taveira Naturalidade: Cândido Mota SP Nacionalidade: Brasileira Nascida em: 03/05/1977 Contato: R. José Pepino, 248 Parque dos Timburis São Carlos SP Tel.: (16) Cel. (16) / (16) ericaeduc2@gmail.com II Formação 1. Graduação: 1.1 Letras (Licenciatura Plena e Bacharelado em Língua Portuguesa e Língua Alemã) pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Araraquara, diplomada em 27/05/1999. Idiomas: Francês, Inglês e Alemão. 1.2 Pedagogia aluna matriculada em curso de Pedagogia, pela Cruzeiro do Sul/UNIFRAN, modalidade EAD. Previsão de conclusão do curso: dez Extensão Universitária: 2.1. Curso de extensão sobre Pedagogia de São João Batista de La Salle promovido pelo Centro Universitário La Salle, Canoas, RS e pela Província Lassalista de São Paulo, de 05 de janeiro de 2000 a 27 de janeiro de 2001, com duração de trezentas e noventa horas/aula. 3. Pós-Graduação: 3.1. Mestre em Letras na área de Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Título obtido em 20/09/2002. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sílvia Dinucci Fernandes. Título da dissertação: O desenvolvimento da consciência metalinguística e o processo de aquisição da escrita Doutor em Linguística e Língua Portuguesa na área de Ensino de Línguas pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Título obtido em 05/12/2006. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sílvia Dinucci Fernandes. Título da tese: Processos de revisão e reescritura em textos narrativos de alunos de quinta série do ensino fundamental.

3 III Participação em congressos, simpósios e outros certames científicos e culturais com apresentação de trabalhos 1. Cursinho Popular Semeando o Amanhã - Trabalho de apresentação oral no I Congresso Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP CONEPT, realizado em Sertãozinho, de 14 a 18 de Setembro. 2. Estudo do marcador ou seja, segundo a teoria de A. Culioli Trabalho apresentado em painel na Jornada de Estudos Culiolianos, realizada em São Carlos (UFSCAR), em outubro de Reescritura: o retorno ao próprio texto como releitura do processo de criação Trabalho apresentado no 17.o COLE Congresso de Leitura do Brasil, em Campinas (UNICAMP), em julho de Processos de escritura e reescritura em textos escolares Trabalho apresentado no III Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em lingüística e Língua Portuguesa, em Araraquara (SP) em outubro de Análise do discurso dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa: o apagamento da polifonia. Trabalho apresentado no 51 o. Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, em Taubaté (SP) em maio de Lingüística e interdisciplinaridade. Trabalho apresentado no 50 o. Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, em São Paulo (SP), em maio de A representação da linguagem e os problemas de aquisição da escrita Trabalho apresentado no XLVI Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, em São J. do Rio Preto (SP), em junho de Evolução das abordagens sobre alfabetização e letramento Trabalho apresentado no 10.º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, em São Paulo (SP), em abril de Consciência Metalingüística e aquisição da escrita Trabalho apresentado no XIII Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, em Campo Mourão (PR), em outubro de Aquisição da escrita: consciência fonológica e princípio alfabético Trabalho apresentado no XLVII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, em Bauru (SP), em maio de IV - Obtenção de bolsa de estudo em instituição renome científico ou cultural 1. Bolsa de Iniciação Científica da FAPESP (na graduação), pesquisa na área de Psicolingüística: A representação escrita de linguagem. No período de 1997 a 1998.

4 2. Bolsa do Programa CAPES/CNPQ para pesquisa de doutorado junto ao Departamento de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa. No período de 2002 a Bolsa do Programa Bolsa-Mestrado para professores do quadro do magistério da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para realização da pesquisa de doutorado. No período de 2004 a PRODUÇÃO CIENTÍFICA (TRABALHOS PUBLICADOS) V Artigos de Congressos, Seminários, Simpósios etc. 1. Cursinho Popular Semeando o Amanhã Trabalho de apresentação oral no I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP CONEPT, em Sertãozinho, de 14 a 18 de setembro de Estudo do marcador ou seja, segundo a teoria de A. Culioli Trabalho apresentado em painel na Jornada de Estudos Culiolianos, realizada em São Carlos (UFSCAR), em outubro de Disponível em: Acesso em: 02/07/ Reescritura: o retorno ao próprio texto como releitura do processo de criação Trabalho publicado nos anais do 17.o COLE Congresso de Leitura do Brasil, em Campinas (UNICAMP), em julho de Disponível em: http//alb.com.br/arquivo-morto/edições_anteriores/anais17/ txtcompletos/sem05/cole_1610.pdf Acesso em: 02/07/ Análise do discurso dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa: o apagamento da polifonia. Trabalho publicado na Revista do 51 o. Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, realizado em Taubaté (SP) em maio de Disponível em: 4publica-estudos-2004/4publica-estudos2004-pdfs-conferencias/4publica-estudos- XXXIII-2004.pdf acesso em: 02/07/2011. PRODUÇÃO CIENTÍFICA (TRABALHOS NÃO PUBLICADOS) VI - Teses e dissertações 1. GRANDE, E. M.T Processos de revisão e reescritura em textos narrativos de alunos de quinta série do ensino fundamental Tese (Doutorado) Departamento de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista de Araraquara, GRANDE, E. M T. O desenvolvimento da consciência metalingüística e o processo de aquisição da escrita Dissertação (Mestrado) - Departamento de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista, 1995.

5 VII Outros 1. GRANDE, E.M.T. (org.) Antologia Jovens escritores. São Carlos, (Livro contendo narrativas de alunos de quinta série do ensino fundamental, coletadas durante a pesquisa de doutorado). 2. TAVEIRA, E.M. A pedagogia lassalista aplicada ao ensino de redação. São Carlos, Monografia (apresentada como trabalho de conclusão do Curso de Extensão sobre Pedagogia de São João Batista de La Salle)- Centro Universitário La Salle, Canoas, RS, e pela Província Lassalista de São Paulo. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL VIII Atividades didáticas universitárias 1. Regência de disciplinas de graduação 2. Docente do curso de Imagem e Som do Departamento de Artes da UFSCar São Carlos - Disciplinas: Oficina de textos; Pesquisa em Imagem e Som; Adaptação: da literatura ao audiovisual; Metodologia de Pesquisa, no período de março de 2000 a junho de Estágio Docência na disciplina de Filologia Românica para o 3. o ano da graduação do curso de Letras da FCL - UNESP Araraquara, no período de agosto de 2002 a junho de Professor Conferencista na graduação da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara nas disciplinas: Língua Portuguesa I, II, III, e V; Filologia Românica I e II. Em maio de IX Atividades didáticas no ensino fundamental e médio 1. Professora de Educação Básica Técnica e Tecnológica do IFSP Câmpus Capivari. Atividade docente exercida: Professora de Língua Portuguesa. Em exercício desde 03 de julho de Professora Efetiva do Quadro do Magistério da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - PEB-II - com sede na Escola Estadual Prof. José Juliano Neto, São Carlos. Atividade exercida: Professora de Português do Ensino Fundamental e Médio. De agosto de 2004 a 21 de junho de Colégio Diocesano La Salle - São Carlos SP Atividades Exercidas: Monitora de Redação e Auxiliar de Ensino responsável pelo reforço de português (de março de 1999 a janeiro de 2001); Professora de português e redação do ensino fundamental e médio e responsável pelo jornal Família Lassalista do Colégio Diocesano La Salle (de janeiro de 2001 a março de 2002). 3. E.E.P.S.G. Dorival Alves - Araraquara - SP Atividade Exercida : Professor de Educação Básica (PEBII) Período: de agosto de 1998 até março de 1999.

6 4. LEXIS - Escola de Idiomas -Araraquara - SP Atividade Exercida: Professora de Redação: Preparação para o Vestibular Período: 2.o semestre de X Orientação Orientação de bolsista do Projeto de Extensão: Cursinho Popular Semeando o Futuro. Período: desde 03 de julho de XI Participação em Comissões Comissão eleitoral para as Eleições de Conselho de Câmpus do IFSP Câmpus Capivari - Portaria nº CPV. 0063/2015, de 12 de agosto de XII Conhecimentos em Informática Através da prática profissional relacionada à pesquisa científica e à docência pude desenvolver habilidades satisfatórias para o uso das Tecnologias da Informação relacionadas aos programas Windows como: Word, Excel, Power Point (apresentações em datashow); e aos programas de navegação pela Internet. XIII Atividades de pesquisa. 1. Pesquisas já concluídas 1.1. Mestrado: O desenvolvimento da cosnciência metalingüística e o processo de aquisição da escrita, realizado no período de março de 1999 a janeiro de 2002 FCL/AR UNESP Doutorado: Processos de revisão e reescritura em textos narrativos de alunos de quinta série do ensino fundamental, realizado no período de março de 2002 a fevereiro de 2006 FCL/AR - UNESP. XIV Participação em congressos e seminários sem apresentação de trabalhos. 1. Participação como ouvinte I Seminário em Historiografia Linguística e Linguística Histórica, ministrado pela Prof.ª Dr.ª Maria Filomena Gonçalves (Universidade de Évora Portugal), em Araraquara, em agosto de Participação como ouvinte do II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós- Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP- Araraquara, no período de 5 a 8 de novembro de Participação como ouvinte do II Seminário de Análise do Discurso Olhares oblíquos: o discurso na análise do discurso, na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP- Araraquara, no período de 24 a 26 de novembro de 1999.

7 4. Participação como ouvinte do I Encontro de Estudos Diacrônicos do Português Faculdade de Ciências e Letras da UNESP- Araraquara, no período de 17 a 19 de agosto de Participação como ouvinte do Colóquis de Pós-Graduaçõa em Letras Narrativa e Imaginário, na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP- Araraquara, no período de 17 a 21 de maio de Participação como ouvinte da IX Semana de estudos Linguísticos e Literários Raízes do Brasil: Encontros e confrontos, na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP- Araraquara, no período de 11 a 15 de maio de Participação como ouvinte do Seminário Reflexões sobre a aquisição da escrita promovido pelo Projeto Integrado CNPq A relevância dos dados singulares na aquisição da linguagem escrita, realizado no IEL UNICAMP Campinas (SP), nos dias 25 e 26 de setembro de Participação como ouvinte do Colóquio Narrativa: Linguagens, do Programa de Pós-Graduação em Letras, na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP- Araraquara, no período de 13 a 16 de maio de 1997.

Faculdade Adventista da Bahia CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Faculdade Adventista da Bahia CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Faculdade Adventista da Bahia CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Regulamento de S ACADE MICO-CIENTI FICO-CULTURAIS (AACC) Cachoeira Bahia 2013 REGULAMENTO DAS S ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS PARA O CURSO

Leia mais

Regulamento - Disciplina Atividades Complementares

Regulamento - Disciplina Atividades Complementares Regulamento - Disciplina Atividades Complementares Introdução Entende-se por Atividades Acadêmico-Científico-Culturais o conjunto de trabalhos acadêmicos que complementam os processos presenciais tradicionais

Leia mais

Portaria Fatec Santana de Parnaíba nº 02/2015 de 24 de abril de 2015

Portaria Fatec Santana de Parnaíba nº 02/2015 de 24 de abril de 2015 Portaria nº 02/2015 de 24 de abril de 2015 Estabelece a normatização das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) do curso de Gestão Comercial da Faculdade de Tecnologia de Santana de Parnaíba.

Leia mais

EDITAL Nº 09/ 2015, DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

EDITAL Nº 09/ 2015, DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE FERNANDÓPOLIS R u a A m a p á, n º 9 3 3, J d. A m é r i c a. C E P : 1 5 6 0 0-0 0 0. F e r n a n d ó p o l i s S P. ( 1 7 ) 3 4 6 3-8 0

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA NÚCLEO DE ENFERMAGEM

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA NÚCLEO DE ENFERMAGEM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA NÚCLEO DE ENFERMAGEM CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 56, de 6 de JUNHO de 06, publicado

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Linguagens Departamento de Letras

Ministério da Educação Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Linguagens Departamento de Letras Ministério da Educação Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Linguagens Departamento de Letras Alteração curricular Resolução Consepe nº 39/ 24 de maio de 2010 Matriz Curricular do Curso de

Leia mais

CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 329/2010

CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 329/2010 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA FLUMINENSE RESOLUÇÃO N.º 329/2010 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura Angra dos Reis. O CONSELHO DE ENSINO

Leia mais

CURRICULUM VITAE. E-MAIL: danibrisola@hotmail.com / daniobrisola@gmail.com

CURRICULUM VITAE. E-MAIL: danibrisola@hotmail.com / daniobrisola@gmail.com CURRICULUM VITAE NOME: Daniela Oliveira Brisola DATA DE NASCIMENTO: 18/04/1989 NATURALIDADE: Bauru/SP Brasil NACIONALIDADE: Brasileira ENDEREÇO: Rua Francisco Lemos de Almeida, 4-40 CEP: 17063-420, Bauru/SP

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS Português/ Inglês - 2013

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS Português/ Inglês - 2013 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS Português/ Inglês - 2013 1º ANO 1º Semestre Produção de Texto 02 40 Didática Fundamentos da Educação 02 40 História e Filosofia da Educação 02 40 Língua

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Antonio Hilton da Silva Bastos. Belém-PA 2005

CURRICULUM VITAE. Antonio Hilton da Silva Bastos. Belém-PA 2005 1 CURRICULUM VITAE Antonio Hilton da Silva Bastos 2005 2 I.-DADOS PESSOAIS Nome: ANTONIO HILTON DA SILVA BASTOS Endereço: Rua dos Mundurucus, 2706 - Nazaré CEP. 66040-270. Fone: 223-8292. 9639-7979 Nascimento:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAIS CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 03, de

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Júlia Antônia Maués Corrêa. Belém-PA 2005

CURRICULUM VITAE. Júlia Antônia Maués Corrêa. Belém-PA 2005 1 CURRICULUM VITAE Júlia Antônia Maués Corrêa Belém-PA 2005 2 I.-DADOS PESSOAIS Nome: JÚLIA ANTÔNIA MAUÉS CORRÊA Endereço: Travessa Municipalidade, 864/ Bloco E apto. 001 CEP: 66050-350 Belém-PA Fone:

Leia mais

Organização curricular do Curso de Letras

Organização curricular do Curso de Letras Organização curricular do Curso de Letras CURSO DE TURNO ÚNICO 09 SEMESTRES Demonstrativos da semestralização e respectivos componentes curriculares: científico-cultural Pedagógica I I Semestre 1º Semestre

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: Educação de Jovens e Adultos Professor: LUIZ FERNANDO PINTO BAHIA Carga horária: 1h30 Ementa: Teórica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB Edital Inscrições para o processo seletivo de candidatos para o Curso de Especialização em LOGÍSTICA,

Leia mais

FATEC PRESIDENTE PRUDENTE PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 72/2012 DE 26 OUTUBRO DE 2012.

FATEC PRESIDENTE PRUDENTE PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 72/2012 DE 26 OUTUBRO DE 2012. FATEC PRESIDENTE PRUDENTE PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 72/2012 DE 26 OUTUBRO DE 2012. Estabelece o Manual de Atividades Acadêmico-Científico- Culturais da Faculdade de Tecnologia de Presidente

Leia mais

SEM. CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS

SEM. CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS CURSO DE PEDAGOGIA Currículo novo 2008/01 Reconhecido pela Portaria Ministerial Nº 4.327, de 22/12/2004. Duração: 188 créditos 2.820h, acrescidas de 110h de atividades de prática de ensino, 100h de atividades

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS - INGLÊS

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS - INGLÊS ICHLA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS - INGLÊS Currículo Novo - 2011/01 - Noturno. RECONHECIDO PELA PORTARIA Nº1.394, DE 19/05/2004 - D.O.U. DE 20/05/2004

Leia mais

PORTARIA Nº 554, DE 20 DE JUNHO DE 2013

PORTARIA Nº 554, DE 20 DE JUNHO DE 2013 PORTARIA Nº 554, DE 20 DE JUNHO DE 2013 Estabelece as diretrizes gerais para o processo de avaliação de desempenho para fins de progressão e de promoção dos servidores pertencentes ao Plano de Carreiras

Leia mais

isa.alves.esteves@gmail.com Planear e dinamizar actividades

isa.alves.esteves@gmail.com Planear e dinamizar actividades Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido (s) / Nome próprio Alves Esteves, Isabel Morada Rua da Formiga, n. º 62, Apartamento 602, 4750-159 Arcozelo arcelos (Portugal) Telefone 253815379 Telemóvel 916390227

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO EDITAL Nº 017/2012 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DIRETRIZES DO CURSO

CAPÍTULO I DAS DIRETRIZES DO CURSO RESOLUÇÃO CAS Nº 07 / 2007 De 05 de agosto de 2007 Reformula o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, a ser implantado a partir do 2º semestre do ano letivo de 2007. CONSIDERANDO

Leia mais

ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CARGOS: PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS 1º AO 5º ANO); PROFESSOR ADJUNTO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL; PROFESSOR DE ARTES; PROFESSOR DE LINGUAGEM ARTÍSTICA E NATURAL;EDUCADOR

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO ANEXO IV PLANILHA DE PONTUAÇÃO RECONHECIMENTO DE SABERES

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO AOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO 2015

EDITAL DE SELEÇÃO AOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO 2015 Universidade Estadual de Campinas Instituto de Geociências Departamento de Política Científica e Tecnológica Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica EDITAL DE SELEÇÃO AOS CURSOS

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA (Aprovado pela Resolução N 828 - CONSEPE de 27 de abri! de 2011 )

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA (Aprovado pela Resolução N 828 - CONSEPE de 27 de abri! de 2011 ) Fundação lnslituida nos Imnos da i.j!in' 5.15, de 1110/1966- São Luis Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA (Aprovado pela Resolução N 88

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA 1 RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/015/2011. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Aprova o Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia/Primeira Licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba. O

Leia mais

Resolução nº 027, de 26 de março de 2013.

Resolução nº 027, de 26 de março de 2013. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Conselho Superior Resolução nº

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL Nº 3/2013 PPGEF/CEFD/UFES A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO O Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre Caro Candidato, Este é o manual do processo seletivo para o 2º. semestre de 2015 para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras-Língua Portuguesa

Leia mais

EDITAL Nº 016/2016 MATRÍCULA EM DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA PARA O 1º SEMESTRE DE 2016

EDITAL Nº 016/2016 MATRÍCULA EM DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA PARA O 1º SEMESTRE DE 2016 EDITAL Nº 016/2016 MATRÍCULA EM DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA PARA O 1º SEMESTRE DE 2016 Mônica Gomes Abel, Secretária Geral do Centro Universitário São Camilo, no uso de suas

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: 2. UF UNIVERSIDADE

Leia mais

ANEXO I RESOLUÇÃO Nº 13, DE 23 DE MAIO DE 2014. REQUERIMENTO. RSC I RSC II RSC III Data de ingresso no Ifes: Nº de documentos de comprovação:

ANEXO I RESOLUÇÃO Nº 13, DE 23 DE MAIO DE 2014. REQUERIMENTO. RSC I RSC II RSC III Data de ingresso no Ifes: Nº de documentos de comprovação: ANEXO I RESOLUÇÃO Nº 13, DE 23 DE MAIO DE 2014. REQUERIMENTO Nome do Servidor: SIAPE: Lotação: Email: Telefone: Graduação: Titulação: Nível de RSC pretendido (marque com x o perfil pretendido) RSC I RSC

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC EDITAL UESC Nº 10 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA/PPGE, MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, OFERECIDA

Leia mais

EDITAL PROEXT Nº 05, DE 27 DE MAIO DE 2013.

EDITAL PROEXT Nº 05, DE 27 DE MAIO DE 2013. EDITAL PROEXT Nº 05, DE 27 DE MAIO DE 2013. Seleção de Projetos ou Programas para concessão de bolsas do Programa de Bolsa de Extensão da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (PROBEXT-UFCSPA)

Leia mais

Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com

Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com 1 Luiz Roberto Liza Curi Sociólogo Doutor em Economia Conselheiro do Conselho Nacional de Educação Diretor LEYA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ EDITAL Nº 09/2014 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR CAMPUS DA UFC EM SOBRAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ EDITAL Nº 09/2014 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR CAMPUS DA UFC EM SOBRAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ EDITAL Nº 09/2014 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR CAMPUS DA UFC EM SOBRAL O Reitor da Universidade Federal do Ceará, tendo em

Leia mais

EDITAL NCDH Nº 08/2013 Processo seletivo simplificado para tutor/a. Apoio ao Curso de Extensão em Educação em Direitos Humanos a Distância

EDITAL NCDH Nº 08/2013 Processo seletivo simplificado para tutor/a. Apoio ao Curso de Extensão em Educação em Direitos Humanos a Distância MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública UNIVERSIDADE

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes R E S O L U Ç Ã O N.º 100/2009 CI / CCH CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 14/12/2009. João Carlos Zanin, Secretário Aprovar alterações curriculares

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições e,

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições e, RESOLUÇÃO Nº 05/2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO Aprova a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 01/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 01/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 01/2014 Estabelece as Normas para Aproveitamento de Atividades Complementares ao Currículo (ACC) de acordo com as

Leia mais

EDITAL SGP Nº 001/2014 CADASTRAMENTO INTERNO DE INSTRUTORES PARA MINISTRAR CURSOS DE CAPACITAÇÃO. PLANO DE CAPACITAÇÃO/2014 DA UNIVASF.

EDITAL SGP Nº 001/2014 CADASTRAMENTO INTERNO DE INSTRUTORES PARA MINISTRAR CURSOS DE CAPACITAÇÃO. PLANO DE CAPACITAÇÃO/2014 DA UNIVASF. EDITAL SGP Nº 001/2014 CADASTRAMENTO INTERNO DE INSTRUTORES PARA MINISTRAR CURSOS DE CAPACITAÇÃO. PLANO DE CAPACITAÇÃO/2014 DA UNIVASF. A Secretária de Gestão de Pessoas, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, PROGRAMAS E TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, PROGRAMAS E TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CONCURSO PÚBLICO PARA ENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 05, de 11 de fevereiro de 2014, publicado no Diário Oficial da União nº 30, de 12 de fevereiro de 2014. INFORMAÇÕES

Leia mais

EDITAL n o 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO

EDITAL n o 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO EDITAL n o 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE FILOSOFIA BACHARELADO Currículo 5 Matriz curricular 2012/2 Campus Ouro Preto Instituto de Filosofia, Arte e Cultura (IFAC) CÓDIGO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PRÉ-REQUISITO EDU303 Metodologia Científica

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE PEDAGOGIA Aprovado pela Resolução Consuni nº 29/10, de 15/09/2010. CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento tem por finalidade

Leia mais

EDITAL 2 / 2015 DO PET ODONTOLOGIA SELEÇÃO DE NOVOS INTEGRANTES

EDITAL 2 / 2015 DO PET ODONTOLOGIA SELEÇÃO DE NOVOS INTEGRANTES EDITAL 2 / 2015 DO PET ODONTOLOGIA SELEÇÃO DE NOVOS INTEGRANTES O tutor do Programa de Educação Tutorial - PET, do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (DED) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (DED) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE) UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (DED) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE) ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO Identificação:

Leia mais

1. Do número de vagas para professor pesquisador conteudista para as disciplinas da primeira etapa do Módulo I:

1. Do número de vagas para professor pesquisador conteudista para as disciplinas da primeira etapa do Módulo I: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Edital Nº 06/202 Processo Seletivo para Professor Pesquisador

Leia mais

UNIVERSIDADE DE ITAÚNA

UNIVERSIDADE DE ITAÚNA UNIVERSIDADE DE ITAÚNA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Leia mais

CURRICULUM VITAE I - DADOS PESSOAIS

CURRICULUM VITAE I - DADOS PESSOAIS CURRICULUM VITAE I - DADOS PESSOAIS NOME: Josef David Yaari Natural de: Mannheim, Alemanha Nasc.: 17/01/1947 Nacionalidade: Brasileira Est.CiviI: casado Sexo: M ( x ) F ( ) RG nº: 3.498.115 CPF nº: 258.628.128-49

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 021/2008

RESOLUÇÃO Nº 021/2008 ROLUÇÃO Nº 0/008 Fixa o currículo do Curso de Pedagogia, na modalidade Licenciatura, da Universidade do Estado do Amazonas. A REITORA DA UNIVERSIDADE DO TADO DO AMAZONAS e PRIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 053/2015 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS (AACC) DO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UFRR CAPITULO I DA DEFINIÇÃO

NORMAS GERAIS PARA ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS (AACC) DO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UFRR CAPITULO I DA DEFINIÇÃO NORMAS GERAIS PARA ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS (AACC) DO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UFRR Dispõe sobre as normas gerais das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais como componente curricular

Leia mais

Edital n 3 SELEÇÃO DE TUTORES LOGÍSTICA ESPECIALIZAÇÃO

Edital n 3 SELEÇÃO DE TUTORES LOGÍSTICA ESPECIALIZAÇÃO Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB Edital n SELEÇÃO DE TUTORES LOGÍSTICA ESPECIALIZAÇÃO . MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.102, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.102, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.102, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este Regulamento define as orientações básicas, comuns a todos os cursos da Faculdade Católica do Tocantins

Leia mais

CURSO MÓDULOS CARGA-HORÁRIA CARGA-HORÁRIA Presencial À distância TOTAL. (duzentas) horas

CURSO MÓDULOS CARGA-HORÁRIA CARGA-HORÁRIA Presencial À distância TOTAL. (duzentas) horas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO EDITAL PARA SELEÇÃO DE

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº. 67/2010 Altera a Resolução nº. 39/09 do CONSEPE, que aprova o Projeto Pedagógico do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE UM CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERENAMBUCO,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Matutino Educação III CARGA

PLANO DE ENSINO. Matutino Educação III CARGA 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Pedagogia ANO/SEMESTRE: 2012/2 CURSO: Pedagogia FASE: 5ª DISCIPLINA: Pesquisa

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2014 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO Justificativa Conforme consta nas leis de 2004 e 2005, parecer CNE/CES Nºs: 210/2004, e 023/2005, um curso de graduação em Administração desenvolve-se

Leia mais

Produção Técnica. Ano Base. Área de Avaliação ENGENHARIAS III. Área Básica ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 3.08.00.00-5. Instituição

Produção Técnica. Ano Base. Área de Avaliação ENGENHARIAS III. Área Básica ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 3.08.00.00-5. Instituição Ano Base 2011 Área de Avaliação ENGENHARIAS III Área Básica ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 3.08.00.00-5 Instituição UFSCAR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (SP) Programa Engenharia de Produção 33001014039P-7

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. Edital nº 9 SELEÇÃO DE TUTORES

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. Edital nº 9 SELEÇÃO DE TUTORES Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB Edital nº 9 SELEÇÃO DE TUTORES ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº. 08/2015 Aprova a criação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível

Leia mais

PROPOSTA DO GRUPO DE TRABALHO DIRETRIZES PARA REGULAMENTAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

PROPOSTA DO GRUPO DE TRABALHO DIRETRIZES PARA REGULAMENTAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PROPOSTA DO GRUPO DE TRABALHO DIRETRIZES PARA REGULAMENTAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR E CARREIRA DE MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO O Grupo de Trabalho

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. Edital n 2 SELEÇÃO DE TUTORES LOGÍSTICA

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. Edital n 2 SELEÇÃO DE TUTORES LOGÍSTICA Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB Edital n SELEÇÃO DE TUTORES LOGÍSTICA ESPECIALIZAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS EDITAL N 1/2016 WEBTV CAATINGA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO PARA A WEBTV e WEB RÁDIO CAATINGA Com base na Lei 11.788/2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, a Webtv e Web rádio Caatinga torna pública

Leia mais

CURRICULUM VITAE 3. FORMAÇÃO PROFISSIONAL/OUTRAS HABILITAÇÕES

CURRICULUM VITAE 3. FORMAÇÃO PROFISSIONAL/OUTRAS HABILITAÇÕES CURRICULUM VITAE 1. IDENTIFICAÇÃO PESSOAL Nome Completo: Ricardo Miguel Salsinha Aniceto Morada Fiscal: Telheiro de São Vicente, nº24, 1100-594 LISBOA Data de Nascimento: 12/10/1981 Local de Nascimento:

Leia mais

EDITAL N 03/2015/COEXT CURSO DE EXTENSÃO DESCOBRINDO A LÍNGUA INGLESA

EDITAL N 03/2015/COEXT CURSO DE EXTENSÃO DESCOBRINDO A LÍNGUA INGLESA O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Limoeiro do Norte, torna pública a abertura do Edital para seleção de 15 candidatos da comunidade externa e da comunidade interna

Leia mais

EDITAL CAI 020/2011 VAGAS PARA INTERCÂMBIO NO ÂMBITO DO PROGRAMA CAPES-UNIBRAL BRASIL-ALEMANHA

EDITAL CAI 020/2011 VAGAS PARA INTERCÂMBIO NO ÂMBITO DO PROGRAMA CAPES-UNIBRAL BRASIL-ALEMANHA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 020/2011 VAGAS PARA INTERCÂMBIO NO ÂMBITO DO PROGRAMA CAPES-UNIBRAL BRASIL-ALEMANHA Projeto Ciências

Leia mais

ATIVIDADES ACADÊMICO CIENTÍFICO CULTURAIS CARGA HORÁRIA 40 HORAS REGULAMENTO

ATIVIDADES ACADÊMICO CIENTÍFICO CULTURAIS CARGA HORÁRIA 40 HORAS REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICO CIENTÍFICO CULTURAIS CARGA HORÁRIA 40 HORAS Memo03/15- Coordenação REGULAMENTO Este regulamento padroniza a realização das atividades Acadêmico-Científico Culturais, necessárias para

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 009/2014 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 009/2014 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 009/2014 DE 21

Leia mais

EDITAL N 028/2015 Referente ao Aviso Nº 036/2016, publicado no D.O.E. de 24/03/2016.

EDITAL N 028/2015 Referente ao Aviso Nº 036/2016, publicado no D.O.E. de 24/03/2016. EDITAL N 028/2015 Referente ao Aviso Nº 036/2016, publicado no D.O.E. de 24/03/2016. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público a

Leia mais

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL nº 064/2015 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, com fundamento no Decreto Governamental n.º 9.149, de 23 de julho de 2004, torna

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE. Anexo 1 PROGRAMA DO CONCURSO

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE. Anexo 1 PROGRAMA DO CONCURSO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E FÍSICA CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE MATÉRIA: Ensino de Física e Educação a Distância

Leia mais

EDITAL 10/2014/FACELI

EDITAL 10/2014/FACELI EDITAL 10/24/FACELI ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO CONTRATAÇÃO PARA 25 (1º e 2º SEMESTRES) A Diretora Presidente

Leia mais

EDITAL SIMPLIFICADO Nº 15 DE 18 DE FEVEREIRO DE 2016

EDITAL SIMPLIFICADO Nº 15 DE 18 DE FEVEREIRO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL SIMPLIFICADO

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA Nº 09/2010

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA Nº 09/2010 TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA Nº 09/2010 Pelo presente instrumento, com fundamento no artigo 5º, 6º, da Lei nº 7.347/85, de 24 de julho de 1985, de um lado, o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, pela Procuradora

Leia mais

EDITAL ENRE1604D14S PIBID/ENSINO RELIGIOSO - UFJF PROCESSO DE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS DE SUPERVISÃO

EDITAL ENRE1604D14S PIBID/ENSINO RELIGIOSO - UFJF PROCESSO DE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS DE SUPERVISÃO EDITAL ENRE1604D14S PIBID/ENSINO RELIGIOSO - UFJF PROCESSO DE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS DE SUPERVISÃO A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) torna público o presente edital de seleção de professoras

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 05/2009 Altera a estrutura curricular do Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura,

Leia mais

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica:

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica: REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO IFRR N A regulamentação geral de estágio tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes gerais que definam uma política

Leia mais

EDITAL Nº 001/2009, DE 30 DE SETEMBRO DE 2009

EDITAL Nº 001/2009, DE 30 DE SETEMBRO DE 2009 EDITAL Nº 001/2009, DE 30 DE SETEMBRO DE 2009 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, em parceria com os municípios participantes do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRACICABA ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL. EDITAL DE CREDENCIAMENTO nº 1-2015

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRACICABA ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL. EDITAL DE CREDENCIAMENTO nº 1-2015 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRACICABA ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EDITAL DE CREDENCIAMENTO nº 1-2015 O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região de Piracicaba torna pública a abertura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR EDITAL Nº008/PROPESPG SELEÇÃO PARA PROFESSORES TUTORES DO CURO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

Leia mais

EDITAL Nº 02, DE 11 DE ABRIL DE 2016

EDITAL Nº 02, DE 11 DE ABRIL DE 2016 EDITAL Nº 02, DE 11 DE ABRIL DE 2016 Inscrição e Seleção de Alunos Bolsistas e voluntários para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/GraduaSUS A Direção Geral da Faculdade Unigran Capital,

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

EDITAL DO PROGRAMA DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI EDITAL DO PROGRAMA DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI I. Introdução O Centro Universitário de Itajubá, por meio da Pró-Reitoria Acadêmica e Departamento de Comunicação e Marketing,

Leia mais

Diretrizes Internas das Atividades Complementares do curso de Zootecnia do UNIFEB

Diretrizes Internas das Atividades Complementares do curso de Zootecnia do UNIFEB Diretrizes Internas das Atividades Complementares do curso de Zootecnia do UNIFEB O aluno deve cumprir no mínimo 300 horas de atividades complementares durante o curso de Zootecnia, que devem ser contempladas

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FÍSICA - LICENCIATURA

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FÍSICA - LICENCIATURA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FÍSICA - LICENCIATURA Resolução Nº 011./2008 da Pró-reitoria de Graduação CAPÍTULO I - DO CONCEITO Art. 1º - O Trabalho

Leia mais

EDITAL PREG Nº 133, DE 25 DE JULHO DE 2014.

EDITAL PREG Nº 133, DE 25 DE JULHO DE 2014. EDITAL PREG Nº 133, DE 25 DE JULHO DE 2014. O PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais e conforme a Lei nº 11.273, de

Leia mais

CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA Divisão de Extensão e Cultura

CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA Divisão de Extensão e Cultura CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA Divisão de Extensão e Cultura EDITAL Nº. 03/2015 Processo Seletivo de Bolsistas de Extensão Universitária PIBEX/FA - Vagas Remanescentes - A Divisão de Extensão e Cultura, em

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS 1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Programa de Pós-Graduação

Leia mais

PORTARIA R. nº 1.377, de 5 de novembro de 2009

PORTARIA R. nº 1.377, de 5 de novembro de 2009 PORTARIA R. nº.377, de 5 de novembro de 2009 Estabelece critérios e procedimentos para o pagamento da Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso - GRECC no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 Alfenas / MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 Dinâmica Curricular do Curso

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO / EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - Embrapa

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO / EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - Embrapa REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO / EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - Embrapa E D I T A L SELEÇÃO DE BOLSISTA N.º 01/2014 - OBJETO: Seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 08/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 08/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 08/2013 Regulamenta os critérios de concessão, no âmbito da UFBA, da gratificação por encargos de cursos e concursos e dá outras providencias.

Leia mais