Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico"

Transcrição

1 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Dr. Francisco Nogueira de Lima Código: 059 Município: Casa Branca Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM FARMÁCIA Qualificação: sem certificação técnica. Componente Curricular: Controle de Qualidade. Módulo: 1º C. H. Semanal: 5,0 Professor: Karina Aparecida Britto Martins. I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Aplicação dos Princípios de Gestão Qualidade no Mercado Farmacêutico. Necessidade de melhores produtos e concorrência. Relacionamento entre fatores técnicos e humanos. Garantia da Qualidade dos Produtos aos Clientes. Segurança aos usuários dos Produtos e Serviços. Aplicação das Metodologias e Ferramentas na condução dos Processos de Qualidade.

2 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Controle de Qualidade Módulo: 3º Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 01 Aplicar princípios de Qualidade Total Princípios de Garantia de Qualidade, em todas as etapas do processo que Qualidade Total e normas ISO envolve o setor farmacêutico Planejar sistemas de cadastramento de fornecedores e estabelecer parâmetros técnicos para homologação dos mesmos. Identificar princípios e procedimentos básicos sobre analises físico-químicas relacionados com controle de qualidade Relacionar conceitos de qualidade total com o tipo de trabalho a ser realizado. Aplicar as ferramentas de controle de qualidade. Executar cadastramento de fornecedores e elaborar relatórios. Elaborar estatísticas de desempenho de fornecedores e das compras. Identificar condições adequadas para o recebimento de material. Caracterizar e realizar técnicas de análise de matérias-primas e produtos acabados, analisando resultados obtidos Ferramentas utilizadas no controle de qualidade: Housekeeping Movimento dos 5S s Gráfico de Pareto Cartas de Controle PDCA Qualificação dos Fornecedores critérios de homologação de fornecedores indicadores de resultados no recebimento de materiais Recebimento de materiais conferência de notas fiscais quarentena Técnicas de análise de água Técnicas de análise de matérias-primas:

3 Características Organolépticas, Ponto de Fusão, ph, Viscosidade, Densidade, Solubilidade, extrato seco, miscibilidade Técnicas de análise de Produtos Acabados: manipulados e industrializados Características organolépticas, ph, Viscosidade, Densidade, Turbidez, Peso médio, desintegração, dureza, friabilidade, titulação e análise espectral, Integridade, Peso e Volume Final, Estabilidade e outros. Técnicas de análise de embalagens: características, integridade, limpeza.

4 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Controle de Qualidade Módulo: 3º Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês Relacionar conceitos de qualidade total com o tipo de trabalho a ser realizado. Aplicar as ferramentas de controle de qualidade. Princípios de Garantia de Qualidade, Qualidade Total e normas ISO Ferramentas utilizadas no controle de qualidade: Housekeeping Movimento dos 5S s Gráfico de Pareto Cartas de Controle PDCA Aula teórica expositiva e dialógica. 23/01 a 06/02 Executar cadastramento de fornecedores e elaborar relatórios. Elaborar estatísticas de desempenho de fornecedores e das compras. Identificar condições adequadas para o recebimento de material. Qualificação dos Fornecedores critérios de homologação de fornecedores indicadores de resultados no recebimento de materiais Recebimento de materiais conferência de notas fiscais quarentena Aula teórica expositiva e dialógica. 13/02 a 27/02 Caracterizar e realizar técnicas de análise de matérias-primas e produtos acabados, analisando resultados obtidos. Técnicas de análise de água Técnicas de análise de matérias-primas: Características Organolépticas, Ponto de Fusão, ph, Viscosidade, Densidade, Solubilidade, extrato seco, miscibilidade Técnicas de análise de Produtos Acabados: manipulados e industrializados características organolépticas, ph, Viscosidade, Densidade, Turbidez, Peso médio, desintegração, dureza, friabilidade, titulação e análise espectral, Integridade, Peso e Volume Final, Estabilidade e outros. Técnicas de análise de embalagens: características, integridade, limpeza Aulas teóricas/expositivas e práticas relativas ao conteúdo. 06/03 a 05/06

5 IV - Plano de Avaliação de Competências Competências Aplicar princípios de Qualidade Total em todas as etapas do processo que envolve o setor farmacêutico. Indicadores de Domínio Conhecimento da gestão de qualidade, identificação das principais metodologias utilizadas na gestão de qualidade. Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação Exercícios teóricos, prova escrita individual e elaboração de trabalhos em grupo. Critérios de Desempenho Precisão, clareza, relacionamento de ideias, uso de equipamentos, redação, organização, interpretação, planejamento, raciocínio, interação, execução, cooperação, interesse, criticidade. Evidências de Desempenho Participação e frequência nas aulas. Interpretação dos assuntos abordados com base em síntese escrita das situações, elaboração de relatórios de acordo com os critérios pré-estabelecidos e avaliações teóricas e práticas. Planejar sistemas de cadastramento de fornecedores e estabelecer parâmetros técnicos para homologação dos mesmos. Conhecimento da importância da qualidade das matérias primas e como qualificar o processo de aquisição de itens relacionados à produção de medicamentos. Exercícios teóricos, prova escrita individual e elaboração de trabalhos de grupo. Precisão, clareza, relacionamento de ideias, uso de equipamentos, redação, organização, interpretação, planejamento, raciocínio, interação, execução, cooperação, interesse, criticidade. Participação e frequência nas aulas. Interpretação dos assuntos abordados com base em síntese escrita das situações, elaboração de trabalhos de acordo com os critérios pré-estabelecidos e avaliações teóricas. Identificar princípios e procedimentos básicos sobre analises físico-químicas relacionados com controle de qualidade. Conhecimento sobre as principais técnicas de análise de produtos durante o processo de produção/desenvolvimento e de produtos acabados. Exercícios teóricos, relatórios de aulas práticas e prova escrita individual. Precisão, clareza, relacionamento de ideias, uso de equipamentos, redação, organização, interpretação, planejamento, raciocínio, interação, execução, cooperação, interesse, criticidade. Participação e frequência nas aulas. Interpretação dos assuntos abordados com base em síntese escrita das situações, elaboração de relatórios de acordo com os critérios pré-estabelecidos e avaliações teóricas e práticas.

6 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) 1- SELEME, Robson. STADLER, Humberto. Controle de Qualidade- As ferramentas essenciais, 2ª Edição, Curitiba. PR, WWW. ANVISA.GOV.BR VI Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) Diálogo individual com aluno para entender a dificuldade; exercícios propostos do conteúdo, avaliações teóricas, oral e escrita. VII Identificação: Nome do professor: Karina Aparecida Britto Martins Assinatura: Data: VIII Parecer do Coordenador de Curso: Nome do coordenador(a): Andressa Ranzani Nora Mello Assinatura: Data: