E A SAÚDE DO HOMEM, COMO VAI?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "E A SAÚDE DO HOMEM, COMO VAI?"

Transcrição

1 146 E A SAÚDE DO HOMEM, COMO VAI? Camila S. T. da Cunha 1 Pedro H. de C. Schluga 1 Priscila Granemann 1 Thayzi A. C. de Souza 1 Ursula Virginia Coelho 2 Leide da Conceição Sanches 3 RESUMO Os altos índices de mortalidade da população masculina relacionada com câncer de esôfago, estômago e pulmão, refletem a falta de cuidado dos homens com sua saúde. O objetivo do artigo é buscar elementos que alertem a população para a desatenção tanto dos homens quanto do Sistema Único de Saúde SUS. Foram analisadas taxas de mortalidade decorrentes do câncer de pulmão, esôfago e estômago divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer INCA no período de 1990 a 2008, em que demonstra a alta divergência nos índices de óbito do homem comparando-o com o da mulher no Paraná. Os homens são mais suscetíveis em adquirirem doenças do que as mulheres. Devido ao número de mortes causadas pelo câncer na população masculina nos últimos anos, ficou clara a necessidade de continuar investindo em ações de combate e controle das neoplasias malignas. Porém, o sistema de saúde culpa a própria população masculina pelo fracasso no tratamento, ignorando que o problema é histórico. Apenas em agosto de 2009, o Ministério da Saúde institui no âmbito do SUS, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Palavras-chave: Saúde do Homem. Câncer. Mortalidade. INTRODUÇÃO Este estudo apresenta o tema E a saúde do homem, como vai?, com o intuito de buscar elementos que alertem a população para a desatenção dos homens aos sintomas do câncer de estômago, esôfago, traquéia, brônquios e pulmão, que reflete de maneira significante nos índices de mortalidade. De acordo com a Constituição de 1948 da OMS Organização Mundial da Saúde, saúde não é apenas a ausência de doença ou enfermidade, mas um estado de completo bem estar físico, mental e social. 1 Acadêmicos do 5º período de Biomedicina das Faculdades Pequeno Príncipe. 2 Mestranda em Biotecnologias em Saúde da Criança e do Adolescente, Biomédica pela FPP. 3 Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Sociologia pela UFPR. Docente de Sociologia e Antropologia das Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba. leidesanches@hotmail.com.

2 147 O câncer é o crescimento exacerbado de células mutadas que invadem tecidos e órgãos e podem se espalhar para outras regiões do corpo, metástase (INCA, 2011). Conjunto de mais de 100 doenças, as neoplasias malignas são a segunda causa de morte na população brasileira, desde A prevenção e controle é um dos principais desafios científicos e das políticas em saúde (INCA, 2009). Os cânceres dividem-se em quatro estágios: I) alteração maligna na célula-alvo, chamada de transformação; II) crescimento das células transformadas; III) invasão local e IV) metástase a distância (KUMAR; ABASS; FAUSTO, 2005). No geral, as taxas de mortalidade por todos os tipos de câncer são mais altas nas regiões Sul e Sudeste, com exceção do câncer do colo de útero (BRITTO, 1997). Em dados obtidos do Instituto Nacional de Câncer - INCA (2011), notamos altas divergências entre os índices de mortalidade por câncer no Paraná entre a população masculina e a feminina. Nos cânceres de pulmões e estômago a taxa de mortalidade masculina é maior que o dobro da feminina e no caso do câncer de esôfago chega a ser três vezes maior. MÉTODOS A pesquisa é de cunho descritivo exploratório com pesquisa em artigos e livros técnico-científicos e análise documental das taxas de mortalidade decorrente do câncer de pulmão, esôfago e estômago divulgados pelo INCA no período de 1990 a 2008, que demonstram as altas divergências nos índices de óbitos do homem comparando-os com o da mulher no Paraná. O CÂNCER O câncer de estômago é a segunda mais importante causa de morte por câncer na população masculina, logo após as mortes decorrentes de câncer de pulmão (BRITTO, 1997). Os homens são mais suscetíveis em adquirirem doenças - sobretudo quando as enfermidades são crônicas e graves - do que as mulheres e apresentam menor expectativa de vida (BRASIL, 2009). Mesmo assim, eles não recebem devida atenção dos serviços de atenção primária, o que leva a uma busca tardia ao atendimento, favorecendo a morbidade (CARRARA; RUSSO; FARO, 2009). Devido ao número de mortes causadas pelo câncer nos últimos anos, ficou clara a necessidade de continuar investindo em ações de combate e controle das neoplasias malignas. As providências que podem ser tomadas na gestão do SUS - Sistema Único de Saúde são:

3 148 melhora na promoção a saúde, diagnósticos precoces, assistência aos pacientes, comunicação e mobilização social e pesquisas científicas (INCA, 2009). Câncer de Esôfago O esôfago faz parte do sistema digestivo e transporta o bolo alimentar para o estômago (GRABOWSKI; TORTORA, 2006). O câncer de esôfago é uma neoplasia extremamente letal, que atinge majoritariamente homens com mais de 50 anos e de baixo nível socioeconômico, sendo que existem poucos casos de pessoas com essa neoplasia antes dos 30 anos de idade (QUEIROGA; PERNAMUCO, 2006). A predisposição genética é pouco definida e a maioria dos casos deste câncer é associado ao consumo de fumo e álcool, já que algumas bebidas possuem quantidades elevadas de compostos carcinógenos além de outros compostos mutagênicos (CENTENO et al, 2002). Existem dois tipos de câncer de esôfago, carcinoma epidermóide e o adenocarcinoma, o primeiro abrange geralmente o terço médio e inferior que atinge usuários de bebidas alcoólicas e fumo. E o segundo afeta a parte distal do esôfago, tendo como sintomas o refluxo gástrico crônico e metaplasia gástrica do epitélio, atinge geralmente pessoas acima do peso (QUEIROGA; PERNAMUCO, 2006). O câncer de esôfago gera disfagia - dificuldade na deglutição e obstrução progressiva no órgão - os afetados pela neoplasia alteram sua alimentação com o tempo para compensar a deficiência na sua deglutição, trocando alimentos sólidos por alimentos líquidos progressivamente. O paciente também pode apresentar uma pequena odinofagia - deglutição dolorosa - desconforto retroesternal, na área proximal e emagrecimento sem causa aparente (QUEIROGA; PERNAMUCO, 2006). O exame radiológico pode diagnosticar mais de 90% dos casos de câncer de esôfago, porém os métodos mais seguros e precisos para este diagnóstico são a esofagoscopia, biópsia e citologia esfoliativa - coleta de material feita durante a esofagoscopia (QUEIROGA; PERNAMUCO, 2006). O tratamento é cirúrgico, porém na maioria dos casos a cirurgia não pode ser feita porque o tumor já esta no estagio de metástase em outros órgãos. Os pacientes com indicação cirúrgica podem ser divididos em dois grupos, ressecável e irressecável. O primeiro é a ressecção do tumor, dos linfonodos regionais e o segundo é constituído de uma dilatação endoscópica seriada (QUEIROGA; PERNAMUCO, 2006).

4 149 A relação de incidência entre os sexos no Brasil é de 3,3 homens para cada mulher e a relação de morte no Paraná é de 9,26 homens pra cada 2,5 mulheres, ou seja, aproximadamente quatro homens para uma mulher morta (INCA, 2011). Câncer de Estômago Mundialmente, o câncer de estômago é a quarta causa de mortalidade (INCA, 2009). O câncer de estômago ou câncer gástrico é a doença em que células malignas são encontradas nos tecidos do estômago. Os tumores do câncer de estômago se apresentam, predominantemente, sob a forma de três tipos histológicos: o adenocarcinoma, responsável por 95% dos tumores gástricos, o linfoma, diagnosticado em cerca de 3% dos casos, e o leiomiossarcoma (KUMAR; ABASS; FAUSTO, 2005). O tumor invade a mucosa penetrando na parede do estomago e nas estruturas adjacentes. Freqüentemente o fígado, pâncreas, esôfago e duodeno já estão afetados no momento do diagnostico (SMELTZER; BARE, 2005). Os sintomas podem ser ausentes nos estágios iniciais. Com a doença progressiva podem apresentar dispneia, perda de peso, anorexia, dor abdominais, constipação, anemia, náuseas e vomito (SMELTZER; BARE, 2005). O câncer de estômago tem como colaboradores tanto fatores de predisposição herdada, quanto fatores de risco ambientais, que sob sua ação surgem as alterações da mucosa gástrica. Alguns compostos que podem funcionar como agentes do câncer gástrico são: butilato de hidroxianisole, ácido propiônico - usados como aditivos de alimentos industrializados - e, principalmente, cloreto de sódio em excesso (CARNEIRO; PAUMGARTTEN; PINTO, 1997). As dietas parecem ser um fator significativo. Uma dieta rica em alimentos defumados e pobre em frutas e vegetais pode aumentar o risco de câncer gástrico. Outros fatores relacionados com a incidência de câncer gástrico compreendem a inflamação crônica do estômago, anemia perniciosa e ulcera gástrica (CARNEIRO; PAUMGARTTEN; PINTO, 1997). O diagnóstico pode ser realizado através de exame radiográfico completo do trato gastrointestinal, endoscopia, tomografia computadorizada, cintilografias ósseas e hepáticas. O tratamento médico é a remoção do tumor, se possível, e quando o tratamento cirúrgico não proporciona a cura, o tratamento com a quimioterapia e radioterapia, podem proporcionar o controle adicional da doença ou alivio (SMELTZER; BARE, 2005).

5 150 O combate contra o câncer de estômago pode ser feito através de estratégias básicas como a melhoria do saneamento básico, mudanças no estilo de vida, dieta da população e em atitudes individuais como parar de fumar e manter um peso adequado (INCA, 2009). No Brasil, o câncer de estômago é importante causa de falecimento em regiões mais desenvolvidas como o Sul e Sudeste. Os coeficientes padronizados de mortalidade, no sexo masculino, variam, por cem mil habitantes, com média de 17,37 entre o ano de 1990 a Tendo assim uma significância muito superior os números apresentados nos casos das mulheres, que é em média 7,1, taxas estas que representam a mortalidade do câncer de estômago no estado do Paraná (INCA, 2011). Câncer de Traqueia, Brônquios e Pulmões Em termos mundiais, o câncer de traquéia, brônquios e pulmões são altamente letais, devido à falta de sintomas nos estágios iniciais da doença. Este é o único que a mortalidade tem aumentando cada vez mais (INCA, 2009; JAMINK; SANTORO; UEHARA, 1998). Os quatro tipos principais de câncer de pulmão que abrangem 95% da população são: carcinoma espinocelular, adenocarcinoma, carcinoma indiferenciado de pequenas células e carcinoma indiferenciado de grandes células (JAMINK; SANTORO; UEHARA, 1998). Na maioria dos casos o fumo é a principal causa do câncer, chegando a 85%, que é justificado pela fumaça de cigarro conter mais de 40 agentes carcinogênicos. As pessoas estão fumando com mais freqüência, em maior quantidade e com início mais precoce. O risco de câncer de pulmões é 17 vezes maior nos homens fumantes e 11 vezes maior nas mulheres fumantes, quando comparados com não fumantes. O método eficaz para a redução dessa neoplasia é influenciar os fumantes a pararem de fumar, pois mesmo depois de 15 anos após parar de fumar ainda correm o risco de adquirirem câncer, e os não fumantes a continuarem não fumando (JAMINK; SANTORO; UEHARA, 1998). Quanto à pré-disposição genética, o risco para câncer de pulmão em pessoas que, pelo menos, um dos pais já morreu deste câncer é aumentado cinco vezes (JAMINK; SANTORO; UEHARA, 1998). Os sintomas locais do câncer de pulmão são: as tosses, com grandes volumes de secreção mucóide, a dor torácica, os sibilos ou estridor, onde os sibilos sugerem obstrução dos brônquios, e a dispnéia (JAMINK; SANTORO; UEHARA, 1998). A metástase do câncer de pulmão ocorre freqüentemente para o fígado, ossos e cérebro. A rouquidão é o principal efeito metastático, com a paralisia da corda vocal esquerda e também do diafragma. Ocorre o aumento do fígado, aparecimento de nódulos e alterações

6 151 bioquímicas. Frequentemente em casos de carcinoma de pequenas células, um dos sintomas é dor torácica e sensibilidade óssea. Pacientes com metástase cerebral podem ser assintomáticos ou sintomáticos com fortes dores de cabeça, náuseas e tontura (JAMINK; SANTORO; UEHARA, 1998). As técnicas de diagnóstico são a radiografia do tórax, a citologia do escarro e a broncofibroscopia. O tratamento para o câncer broncogênico é a cirurgia, já que a que oferece melhor chance de cura. A cirurgia é feita quando o estágio do câncer for I e II e em alguns casos III. Após cirurgia tem uma sobrevida alta, sem muitas complicações, as principais causas de morte são: insuficiência respiratória, pneumonia e ataque cardíaco. Quando o diagnóstico é feito tardiamente, utilizam-se outras formas de tratamento como a radioterapia e a quimioterapia (JAMINK; SANTORO; UEHARA, 1998). As neoplasias de câncer de traquéia, brônquios e pulmões foram as mais altas no Brasil nos anos de 1995, as taxas de câncer respiratório aumentaram tanto em homens como em mulheres, mas especificamente em homens na região Sudeste. As taxas de câncer de pulmão foram mais altas nas regiões Sul e Sudeste (FILHO; MONCAU, 2002). No Paraná, entre o ano de 2005 e 2006, a cada homens aproximadamente 20 morreram por câncer de brônquios, traquéia e pulmão (INCA, 2011). Ao analisar as médias dos índices de mortalidade por câncer de pulmão no Paraná de 1990 a 2008, nota-se que a média masculina (18,44) é maior que a feminina (8,52), ou seja, mais que o dobro. No entanto, dos três tipos de cânceres comparados nesse artigo, somente no câncer de pulmão que os índices de mortalidade femininos estão aumentando. No Brasil a estimativa para 2010 e 2011 é que pessoas seriam atingidas, homens e mulheres. Mesmo com o aumento nos índices de mortalidade feminino, mundialmente o câncer de pulmão ainda é o que mais mata os homens (INCA, 2009). Saúde do Homem Nos últimos anos vem sendo estudada a falta da freqüência do homem nos serviços de atenção primária a saúde, destacando-se o fato de que nesses serviços a presença do homem é menor que a da mulher (GOMES et al, 2011). É provável que o descontentamento da população masculina com os serviços de saúde prestados vão além de suas possíveis expectativas, mas reflita no modo que este expressa sua cultura dominante, influenciando assim os seus argumentos e valores a cerca do que é ou não um bom atendimento na área da saúde (GOMES et al, 2011). Além disso, o horário de

7 152 funcionamento das unidades básicas de atendimento primário é incompatível com a do homem empregado (GOMES et al, 2011). O sistema de saúde culpa a própria população masculina pelo fracasso no tratamento, ignorando que o problema é histórico, pois sempre se priorizou o atendimento da mulher e da criança. Em relatos os próprios profissionais da saúde assumem que não estão preparados para escutar de maneira adequada o segmento masculino e que o desânimo ao tratar os homens deriva da irresponsabilidade deles com a saúde ao compará-los com as mulheres, que são mais cuidadosas (GOMES et al, 2011). É importante ressaltar que somente 25 anos após a criação do PAISM Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, que foi criado, em 2008, o Departamento de Ações Pragmáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde, a Área Técnica de Saúde do Homem. Tornando o Brasil o segundo país da América, após o Canadá, a possuir um setor para a saúde do homem (CARRARA; RUSSO; FARO, 2009). Em agosto de 2009, o Ministério da Saúde institui no âmbito do SUS, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem com o intuito de que a saúde do homem torne-se uma das prioridades do governo, promovendo ações que reconheçam a singularidade masculina, que estimulem o autocuidado, principalmente, reconhecer que a saúde é um direito básico dos homens brasileiros. E assim, possibilitar o aumento da expectativa de vida masculina e diminuir os índices de mortalidade por causas preveníveis e evitáveis (BRASIL, 2009). Em depoimento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que, depende somente dos homens a mudança na menor expectativa de vida da população masculina brasileira, já que eles bebem e fumam mais, além de serem mais sedentários que as mulheres (CARRARA; RUSSO; FARO, 2009). Outra marca cultural da população masculina está em como eles costumam se cuidar, pois este cuidado esta frequentemente acompanhado de uma figura feminina, seja mãe, companheira ou filha. Porém a ideia de ter que contar com o apoio dessa mulher junto ao medo de possuir uma doença, reflete na covardia dos homens de buscar assistência médica (GOMES et al, 2011). Os homens parecem buscar serviços mais rápidos, que necessitem menos disponibilidade de horário e que resolvam os seus problemas. Caso isso ocorra, eles não vão mais precisar voltar ao sistema de saúde. Explicando a dificuldade e evasão masculina nos tratamentos que exigem acompanhamento contínuo (GOMES et al, 2011).

8 153 Para mudar esse parâmetro, deve haver alterações no atendimento aos homens, tais como: assistência especializada e mais rápida; campanha e encontros para esclarecimentos; e principalmente o atendimento ocorrer em espaços separados das mulheres e crianças (GOMES et al, 2011). Além de conscientizar os homens de sua própria vulnerabilidade e não torná-los vítimas de sua própria masculinidade (CARRARA; RUSSO; FARO, 2009). CONSIDERAÇÕES FINAIS Em nossa hipótese inicial, consideramos a falta de cuidado da população masculina como principal causa para as divergências entre os índices de mortalidade dos gêneros. Porém, após as pesquisas, notamos que esses dados também têm relação com o descaso do governo em relação aos serviços de atenção primária do sistema único de saúde (SUS), junto a um paradigma sociocultural. Entre os anos de 1990 a 2006 as patologias estudadas apresentaram um pico nos índices de mortalidade por câncer - a cada (cem mil) habitantes - de 20,58 em pulmão; 20,77 em estômago; e 11,75 em esôfago nos homens. Nas mulheres os índices foram outros, 9,78 de câncer de pulmão; 8,35 de estômago; e 3,73 de esôfago. Atualmente esses índices estão diminuindo, mas mesmo assim, a taxa de mortalidade masculina continua a ser maior que a feminina. No entanto, nota-se um aumento gradativo no número de mortes nas mulheres nos últimos anos, em relação aos homens por câncer de pulmão. As mulheres estão fumando com mais freqüência e se descuidando, justificando o aumento gradativo desse índice. Após análise dos dados da população masculina, observou-se maior risco de morte por cânceres nas regiões Sul e Sudeste. Contudo, questionamos se os índices são realmente menores no Norte e Nordeste ou se há subnotificação por negligência no registro desses dados e diagnósticos. A saúde da população masculina tornou-se uma das prioridades do governo apenas a poucos anos, através da criação, em 2008, e instituição da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem em Espera-se assim, que os índices de mortalidade diminuam e a expectativa de vida dos brasileiros aumente, porém são resultados que só obteremos em longo prazo. Analisando esses dados é evidente o contraste envolvendo os índices de mortalidade por câncer, masculinos e femininos, revelando o porquê da importância de perguntar-se: E a saúde do homem, como vai?.

9 154 REFERÊNCIAS BRASIL, Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2010: Incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro, BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (Princípios e Diretrizes). Brasília, BRITTO, A. V. Câncer de estômago: fatores de risco. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 7-13, CARRARA, S.; RUSSO, J.; FARO, L. A política de atenção à saúde do homem no Brasil: os paradoxos da medicalização do corpo masculino. Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.19, n.3, p , CARNEIRO, M. R.; PAUMGARTTEN, F. J.; PINTO, L. F. Fatores de risco ambientais para o câncer gástrico: a visão do toxicologista. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p , CATANEO, A. J. et al. Câncer de pulmão: histologia, estádio, tratamento e sobrevida. J. Bras. Pneumol., São Paulo, v. 34, n. 8, p , CENTENO, M. et al. Risco de câncer de pulmão, laringe e esôfago atribuível ao fumo. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 36, n. 2, p , FILHO, V.; MONCAU, J. E. Mortalidade por câncer no Brasil : Padrões Regionais e Tendências Temporais. Rev. Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 48, n. 3, p , GOMES, R. et al. Os homens não vêm! Ausência e/ou invisibilidade masculina na atenção primária. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p , GOMES, R. et al. O atendimento à saúde de homens: estudo qualitativo em quatro estados brasileiros. Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p , GRABOWSKI, S.; TORTORA, G. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, JAMINK, S.; SANTORO, L.; UEHARA, C. Câncer de pulmão. Medicina, Ribeirão Preto, São Paulo, v. 31, p , KUMAR, V.; ABASS, A.; FAUSTO, N. Patologia Bases Patológicas das Doenças. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, QUEIROGA, R.; PERNAMUCO, A. P. Câncer de esôfago: epidemiologia, diagnóstico e tratamento. Rev. Brasileira de Cancerologia, Rio de Janeiro, v. 52, n. 2, p , SMELTZER, C. S; BARE, G. B. Tratado de enfermagem médico-cirúrgico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

Tipos de tumores cerebrais

Tipos de tumores cerebrais Tumores Cerebrais: entenda mais sobre os sintomas e tratamentos Os doutores Calil Darzé Neto e Rodrigo Adry explicam sobre os tipos de tumores cerebrais. CONTEÚDO HOMOLOGADO "Os tumores cerebrais, originados

Leia mais

A situação do câncer no Brasil 1

A situação do câncer no Brasil 1 A situação do câncer no Brasil 1 Fisiopatologia do câncer 23 Introdução O câncer é responsável por cerca de 13% de todas as causas de óbito no mundo: mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente da

Leia mais

O que é câncer de estômago?

O que é câncer de estômago? Câncer de Estômago O que é câncer de estômago? O câncer de estômago, também denominado câncer gástrico, pode ter início em qualquer parte do estômago e se disseminar para os linfonodos da região e outras

Leia mais

Tipos de Câncer. Saber identifi car sinais é essencial.

Tipos de Câncer. Saber identifi car sinais é essencial. Tipos de Câncer Saber identifi car sinais é essencial. O QUE É CÂNCER É uma doença cuja característica principal é o crescimento acelerado e desordenado das células, as quais têm grande potencial para

Leia mais

DIA MUNDIAL DO CÂNCER 08 DE ABRIL

DIA MUNDIAL DO CÂNCER 08 DE ABRIL DIA MUNDIAL DO CÂNCER 08 DE ABRIL Enviado por LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 04-Abr-2016 PQN - O Portal da Comunicação LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 04/04/2016 Que tal aproveitar o Dia Mundial do Câncer

Leia mais

SISCOLO RELATÓRIO 2008. PRÁ-SABER DIGITAL: Informações de Interesse à Saúde SISCOLO Porto Alegre 2008

SISCOLO RELATÓRIO 2008. PRÁ-SABER DIGITAL: Informações de Interesse à Saúde SISCOLO Porto Alegre 2008 1 SISCOLO RELATÓRIO 2008 2 Prefeitura Municipal de Porto Alegre Prefeito José Fogaça Secretaria Municipal da Saúde Secretário Eliseu Santos Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Coordenador José Ângelo

Leia mais

1 TÍTULO DO PROJETO. Ame a Vida. Previna-se. 2 QUEM PODE PARTICIPAR?

1 TÍTULO DO PROJETO. Ame a Vida. Previna-se. 2 QUEM PODE PARTICIPAR? 1 TÍTULO DO PROJETO Ame a Vida. Previna-se. 2 QUEM PODE PARTICIPAR? Podem participar deste programa (sem vínculo empregatício ou remuneração), os acadêmicos beneficiados pelas bolsas de Estudo do artigo

Leia mais

Qual é a função dos pulmões?

Qual é a função dos pulmões? Câncer de Pulmão Qual é a função dos pulmões? Os pulmões são constituídos por cinco lobos, três no pulmão direito e dois no esquerdo. Quando a pessoa inala o ar, os pulmões absorvem o oxigênio, que é levado

Leia mais

OUTUBRO ROSA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA CURA DO CÂNCER DE MAMA

OUTUBRO ROSA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA CURA DO CÂNCER DE MAMA OUTUBRO ROSA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA CURA DO CÂNCER DE MAMA Enviado por LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 01-Out-2015 PQN - O Portal da Comunicação LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 01/10/2015

Leia mais

1 Introdução maligno metástase

1 Introdução maligno metástase 1 Introdução Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões

Leia mais

COBERTURA DE MAMOGRAFIAS REALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SOUSA PARAÍBA COM REGISTRO NO SISMAMA

COBERTURA DE MAMOGRAFIAS REALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SOUSA PARAÍBA COM REGISTRO NO SISMAMA COBERTURA DE MAMOGRAFIAS REALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SOUSA PARAÍBA COM REGISTRO NO SISMAMA 1 Introdução/ Desenvolvimento Alinne Vieira Alves 1 Ana Claudia Moreira Santaba 2 Ana Janielli de Souza 3 Juliana

Leia mais

MORBIMORTALIDADE POR NEOPLASIAS MALIGNAS DA MAMA EM MULHERES NA TERCEIRA IDADE

MORBIMORTALIDADE POR NEOPLASIAS MALIGNAS DA MAMA EM MULHERES NA TERCEIRA IDADE MORBIMORTALIDADE POR NEOPLASIAS MALIGNAS DA MAMA EM MULHERES NA TERCEIRA IDADE Lizandra de Farias Rodrigues Queiroz; Juliana Meira de Vasconcelos Xavier Universidade Federal de Campina Grande-PB E-mail:

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,

Leia mais

DIAGNÓSTICO MÉDICO DADOS EPIDEMIOLÓGICOS FATORES DE RISCO FATORES DE RISCO 01/05/2015

DIAGNÓSTICO MÉDICO DADOS EPIDEMIOLÓGICOS FATORES DE RISCO FATORES DE RISCO 01/05/2015 01/05/2015 CÂNCER UTERINO É o câncer que se forma no colo do útero. Nessa parte, há células que podem CÂNCER CERVICAL se modificar produzindo um câncer. Em geral, é um câncer de crescimento lento, e pode

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA. PROJETO DE LEI Nº 934, DE 2003 (Apenso o Projeto de Lei nº 1.802, de 2003)

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA. PROJETO DE LEI Nº 934, DE 2003 (Apenso o Projeto de Lei nº 1.802, de 2003) COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI Nº 934, DE 2003 (Apenso o Projeto de Lei nº 1.802, de 2003) Institui Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico destinada a financiar programas

Leia mais

PERFIL DOS PRINCIPAIS CÂNCERES EM IDOSOS NO BRASIL

PERFIL DOS PRINCIPAIS CÂNCERES EM IDOSOS NO BRASIL PERFIL DOS PRINCIPAIS CÂNCERES EM IDOSOS NO BRASIL Rosimery Cruz de Oliveira Dantas¹- rmeryco_dantas@hotmail.com Jéssica Barreto Pereira²- jessicajesse@hotmail.com Layz Dantas de Alencar³-layzalencar@gmail.com

Leia mais

A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER

A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER Levi Ramos Baracho; Jordano da Silva Lourenço, Kay Francis Leal Vieira Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ INTRODUÇÃO O câncer ainda é tido como

Leia mais

Fonoaudiologia Oncológica Introdução

Fonoaudiologia Oncológica Introdução Fonoaudiologia Oncológica Introdução M.Sc. Profª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Coordenadora da Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar da UVA Chefe da Equipe

Leia mais

PREVINA O CÂNCER DE PRÓSTATA

PREVINA O CÂNCER DE PRÓSTATA SENADO FEDERAL PREVINA O CÂNCER DE PRÓSTATA SENADOR CLÉSIO ANDRADE 2 Previna o câncer de próstata apresentação O câncer de próstata tem sido um dos mais frequentes a ser diagnosticado no sexo masculino.

Leia mais

OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES. Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes

OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES. Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes TER DIABETES NÃO É O FIM... É o início de uma vida mais saudável, com alimentação

Leia mais

TEXTO 2 SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO CÂNCER DE MAMA. Tânia Aparecida Correia Furquim 1

TEXTO 2 SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO CÂNCER DE MAMA. Tânia Aparecida Correia Furquim 1 TEXTO 2 SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO CÂNCER DE MAMA Tânia Aparecida Correia Furquim 1 A prevenção, a detecção e o tratamento do câncer de mama (CM) formam hoje o grande objetivo para a melhoria da saúde

Leia mais

Dossier Informativo. Osteoporose. Epidemia silenciosa que afecta 800.000 pessoas em Portugal

Dossier Informativo. Osteoporose. Epidemia silenciosa que afecta 800.000 pessoas em Portugal Dossier Informativo Osteoporose Epidemia silenciosa que afecta 800.000 pessoas em Portugal 2008 1 Índice 1. O que é a osteoporose? Pág. 3 2. Factores de risco Pág. 4 3. Prevenção Pág. 4 4. Diagnóstico

Leia mais

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 CAPÍTULO6 BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 Aspectos de gênero O Programa Bolsa Família privilegia como titulares as mulheres-mães (ou provedoras de cuidados), público que aflui às políticas de assistência

Leia mais

Saneamento básico e seus impactos na sociedade

Saneamento básico e seus impactos na sociedade UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCT DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÂO CIVIL Saneamento básico e seus impactos na sociedade JUAZEIRO DO NORTE OUTUBRO 2012 FRANCISCO TAVARES

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE PROJETO DE LEI N2 1 6 21 /2011

CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE PROJETO DE LEI N2 1 6 21 /2011 yl 162iR 1 CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE PROJETO DE LEI N2 1 6 21 /2011 Institui o Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita. A Câmara Municipal de Belo Horizonte decreta: Art. 1 2 - Fica instituído

Leia mais

Projeto de Resolução n.º 238/XIII/1.ª. Recomenda ao Governo que implemente medidas de prevenção e combate à Diabetes e à Hiperglicemia Intermédia.

Projeto de Resolução n.º 238/XIII/1.ª. Recomenda ao Governo que implemente medidas de prevenção e combate à Diabetes e à Hiperglicemia Intermédia. Projeto de Resolução n.º 238/XIII/1.ª Recomenda ao Governo que implemente medidas de prevenção e combate à Diabetes e à Hiperglicemia Intermédia. O aumento da esperança de vida, conseguido através do desenvolvimento,

Leia mais

CARCINOMA MAMÁRIO COM METÁSTASE PULMONAR EM FELINO RELATO DE CASO

CARCINOMA MAMÁRIO COM METÁSTASE PULMONAR EM FELINO RELATO DE CASO CARCINOMA MAMÁRIO COM METÁSTASE PULMONAR EM FELINO RELATO DE CASO HOFFMANN, Martina L. 1 ; MARTINS, Danieli B. 2 ; FETT, Rochana R. 3 Palavras-chave: Carcinoma. Felino. Quimioterápico. Introdução O tumor

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ SEED UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UEM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PDE

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ SEED UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UEM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PDE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ SEED UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UEM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PDE OBJETO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA Professora PDE: Jakeline da Silva Calixto

Leia mais

Cessação e Tratamento do Tabagismo Mitos e Verdades. Silvia M. Cury Ismael Mônica Andreis

Cessação e Tratamento do Tabagismo Mitos e Verdades. Silvia M. Cury Ismael Mônica Andreis Cessação e Tratamento do Tabagismo Mitos e Verdades Silvia M. Cury Ismael Mônica Andreis Cigarro é droga? Verdade! Cigarro é uma droga poderosa, apesar de ser um produto lícito. O potencial de abuso da

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

Veja os 8 desafios para a saúde de quem vive no planeta de 7 bilhões de pessoas - Saúde - R7

Veja os 8 desafios para a saúde de quem vive no planeta de 7 bilhões de pessoas - Saúde - R7 1 de 7 1/11/2011 07:26 publicado em 31/10/2011 às 12h00: Veja os 8 desafios para a saúde de quem vive no planeta de 7 bilhões de pessoas População tende a enfrentar problemas no acesso à água e alimentos

Leia mais

A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade

A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade Introdução Há cerca de 20 anos, a Secretaria de Saúde de um grande município começou a desenvolver e implantar iniciativas relacionadas à Alimentação

Leia mais

atitudeé prevenir-se Moradores da Mooca:

atitudeé prevenir-se Moradores da Mooca: atitudeé prevenir-se Moradores da Mooca: Nós temos atitude, e você? O Câncer do Intestino pode ser prevenido com um teste simples e indolor que pode ser realizado em sua casa. O teste é GRATUITO oferecido

Leia mais

Portugal Prevenção e Controlo do Tabagismo em números 2013

Portugal Prevenção e Controlo do Tabagismo em números 2013 ISSN: 2183-0762 Portugal Prevenção e Controlo do Tabagismo em números 2013 Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo www.dgs.pt Portugal. Direção-Geral da Saúde. Direção de Serviços de

Leia mais

Panorama da Radioterapia no Brasil

Panorama da Radioterapia no Brasil Panorama da Radioterapia no Brasil Robson Ferrigno Presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia A radioterapia é definida como a especialidade médica que utiliza radiação ionizante para tratar e

Leia mais

no Brasil de Hoje: Avanços e Dificuldades

no Brasil de Hoje: Avanços e Dificuldades Oncologia Infanto-juvenil no Brasil de Hoje: Avanços e Dificuldades Cláudio Galvão de Castro Jr Serviço o de Oncologia Pediátrica Hospital de Clínicas de Porto Alegre Instituto do Câncer Infantil do RS

Leia mais

PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS PREVENIR É PRECISO MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES VIGIAS DA PREFEITURA DE MONTES CLAROS

PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS PREVENIR É PRECISO MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES VIGIAS DA PREFEITURA DE MONTES CLAROS PREVENÇÃO DAS DOENÇAS MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS VIGIAS DA PREFEITURA DE MONTES CLAROS design ASCOM-PMMC PREVENIR É PRECISO DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS No

Leia mais

MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE DO HOMEM

MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE DO HOMEM MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE DO HOMEM SAÚDE DO HOMEM Por preconceito, muitos homens ainda resistem em procurar orientação médica ou submeter-se a exames preventivos, principalmente os de revenção do câncer

Leia mais

INDICADORES SOCIAIS E CLÍNICOS DE IDOSOS EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO

INDICADORES SOCIAIS E CLÍNICOS DE IDOSOS EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO INDICADORES SOCIAIS E CLÍNICOS DE IDOSOS EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO Rosângela Alves Almeida Bastos - Universidade Federal da Paraíba- email: rosalvesalmeida2008@hotmail.com Maria das Graças Melo Fernandes

Leia mais

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M.

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M. Nome: n.º Barueri, / / 2009 1ª Postagem Disciplina: Educação Física 3ª série E.M ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M. Orientações para desenvolvimento da atividade: Esse será um texto a ser utilizado no

Leia mais

PARECER Nº, DE 2006. RELATORA: Senadora LÚCIA VÂNIA I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2006. RELATORA: Senadora LÚCIA VÂNIA I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2006 Da COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 382, de 2005, que institui o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil e dá outras providências.

Leia mais

Área temática: Enfermagem CÂNCER NA ADOLESCÊNCIA: SENTIMENTOS DOS PORTADORES E PAPEIS DE FAMILIARES E ENFERMEIROS

Área temática: Enfermagem CÂNCER NA ADOLESCÊNCIA: SENTIMENTOS DOS PORTADORES E PAPEIS DE FAMILIARES E ENFERMEIROS Área temática: Enfermagem CÂNCER NA ADOLESCÊNCIA: SENTIMENTOS DOS PORTADORES E PAPEIS DE FAMILIARES E ENFERMEIROS Graziela Silva do Nascimento Discente do curso de Enfermagem da UFPB. E-mail: graziela_nascimento_@hotmail.com

Leia mais

Papiloma Vírus Humano - HPV

Papiloma Vírus Humano - HPV VACINAÇÃO HPV 2015 Papiloma Vírus Humano - HPV O vírus HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição. A sua transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa

Leia mais

Câncer. Claudia witzel

Câncer. Claudia witzel Câncer Claudia witzel Célula Tecido O que é câncer? Agente cancerígeno Órgão Célula cancerosa Tecido infiltrado Ozana de Campos 3 ESTÁGIOS de evolução da célula até chegar ao tumor 1 Célula 2 Tecido alterado

Leia mais

PARECER Nº, DE 2009. RELATOR: Senador AUGUSTO BOTELHO

PARECER Nº, DE 2009. RELATOR: Senador AUGUSTO BOTELHO PARECER Nº, DE 2009 Da COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 122, de 2009 (nº 6.275, de 2005, na Casa de origem), de autoria do Deputado Ricardo

Leia mais

SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE?

SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE? SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE? Ana Amélia Camarano* Solange Kanso** Daniele Fernandes** 1 INTRODUÇÃO Assume-se que idade avançada e invalidez resultam em perda da capacidade laboral, o que

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO DAET- Departamento de Atenção Especializada e Temática POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM Diretriz Promover ações de saúde que contribuam

Leia mais

Enfermagem em Oncologia e Cuidados Paliativos

Enfermagem em Oncologia e Cuidados Paliativos Prof. Rivaldo Assuntos Enfermagem em Oncologia e Cuidados Paliativos Administração e Gerenciamento de Enfermagem Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher e da Criança Enfermagem nas Doenças Transmissíveis

Leia mais

ANÁLISE DO CARÁTER E CÂNCER: UMA LEITURA DO HOMEM CONTEMPORÂNEO

ANÁLISE DO CARÁTER E CÂNCER: UMA LEITURA DO HOMEM CONTEMPORÂNEO 1 ANÁLISE DO CARÁTER E CÂNCER: UMA LEITURA DO HOMEM CONTEMPORÂNEO Angela Naccarato Jose Henrique Volpi RESUMO Anualmente as estimativas apontam para um aumento do número de pacientes vítimas de câncer,

Leia mais

Capacitação de Profissionais em Prevenção, Controle e Assistência Oncológica

Capacitação de Profissionais em Prevenção, Controle e Assistência Oncológica Programa 0011 PREVENÇÃO E CONTROLE DO CÂNCER E ASSISTÊNCIA ONCOLÓGICA Objetivo Indicador(es) Promover a prevenção, a detecção precoce dos tipos de câncer prevalentes e a assistência à população para reduzir

Leia mais

A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA

A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA 2012 Nara Saade de Andrade Psicóloga graduada pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais Charlisson Mendes Gonçalves Mestrando em Psicologia pela

Leia mais

NOVEMBRO DOURADO VIVA ESTA IDEIA! VENHA PARTICIPAR!

NOVEMBRO DOURADO VIVA ESTA IDEIA! VENHA PARTICIPAR! NOVEMBRO DOURADO VIVA ESTA IDEIA! VENHA PARTICIPAR! Serviço de OncoHematologia do HIJG DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER NA CRIANÇA E NO ADOLESCENTE O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (lei

Leia mais

QUEIXAS E SINTOMAS VOCAIS PRÉ FONOTERAPIA EM GRUPO

QUEIXAS E SINTOMAS VOCAIS PRÉ FONOTERAPIA EM GRUPO QUEIXAS E SINTOMAS VOCAIS PRÉ FONOTERAPIA EM GRUPO [ALMEIDA, Anna Alice Figueirêdo de; SILVA, Priscila Oliveira Costa; FERNANDES, Luana Ramos; SOUTO, Moama Araújo; LIMA-SILVA, Maria Fabiana Bonfim] Centro

Leia mais

9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 9.1 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA 9.1.1 Objetivos gerais A Constituição Federal assegura às comunidades indígenas o direito de uma educação escolar diferenciada e a utilização

Leia mais

AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1

AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1 AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1 CHRISTO, Aline Estivalet de 2 ; MOTTA, Roberta Fin 3 1 Trabalho de Pesquisa referente ao Projeto de Trabalho Final de Graduação

Leia mais

Programa Sol Amigo. Diretrizes. Ilustração: Programa Sunwise Environmental Protection Agency - EPA

Programa Sol Amigo. Diretrizes. Ilustração: Programa Sunwise Environmental Protection Agency - EPA Programa Sol Amigo Diretrizes Ilustração: Programa Sunwise Environmental Protection Agency - EPA 2007 CONTEÚDO Coordenador do programa... 3 Introdução... 4 Objetivos... 5 Metodologia... 6 Avaliação do

Leia mais

Processo de Pesquisa Científica

Processo de Pesquisa Científica Processo de Pesquisa Científica Planejamento Execução Divulgação Projeto de Pesquisa Relatório de Pesquisa Exposição Oral Plano de Pesquisa Pontos de referência Conhecimento Científico É a tentativa de

Leia mais

Panorama de 25 anos da mortalidade por Aids no Estado de São Paulo

Panorama de 25 anos da mortalidade por Aids no Estado de São Paulo Resenha de Estatísticas Vitais do Estado de São Paulo Ano 12 nº 2 Maio 2012 Panorama de 25 anos da mortalidade por Aids no Estado de São Paulo As estatísticas de mortalidade produzidas pela Fundação Seade,

Leia mais

Audiência Pública Senado

Audiência Pública Senado Audiência Pública Senado Tema "políticas públicas de prevenção do câncer de intestino, bem como instruir a elaboração de projeto de lei com o propósito de instituir o Dia Nacional de Prevenção do Câncer

Leia mais

Hipertensão Arterial no idoso

Hipertensão Arterial no idoso Hipertensão Arterial no idoso Prof. Dr. Sebastião Rodrigues Ferreira-Filho Universidade Federal de Uberlândia, MG, Brasil Departamento de Hipertensão Sociedade Brasileira de Nefrologia Uma história americana:

Leia mais

Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG) Diretor: Jorge José de Carvalho

Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG) Diretor: Jorge José de Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro Reitor: Ricardo Vieiralves de Castro Centro Biomédico: Diretor: Mário Sérgio Alves Carneiro Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG) Diretor: Jorge

Leia mais

PORTO ALEGRE E DEMAIS CAPITAIS BRASILEIRAS

PORTO ALEGRE E DEMAIS CAPITAIS BRASILEIRAS Equipe de Vigilância de Eventos Vitais, Doenças e Agravos não Transmissíveis Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura Municipal de Porto Alegre PORTO ALEGRE

Leia mais

PROC. Nº 0838/06 PLL Nº 029/06 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

PROC. Nº 0838/06 PLL Nº 029/06 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS A obesidade é uma das patologias nutricionais que mais tem apresentado aumento em seus números, não apenas nos países ricos, mas também nos países industrializados. Nos últimos anos,

Leia mais

TUMORES DA FARINGE SERVIÇO DE CABEÇA E PESCOÇO HUWC

TUMORES DA FARINGE SERVIÇO DE CABEÇA E PESCOÇO HUWC TUMORES DA FARINGE SERVIÇO DE CABEÇA E PESCOÇO HUWC Mário Sérgio Rocha Macêdo TUMORES DA FARINGE Embriologia e Anatomia Embrião 4 semanas Faringe Embrionária TUMORES DA FARINGE Embriologia e Anatomia TUMORES

Leia mais

Mostra de Projetos 2011

Mostra de Projetos 2011 Mostra de Projetos 2011 A enfermagem atuando na prevenção da saúde do adolescente propondo a redução das DST Doenças Sexualmente Transmissíveis e Minimizando os números de Gravidez na Adolescência. Mostra

Leia mais

considerando a necessidade de diminuir o risco de infecção hospitalar, evitar as complicações maternas e do recém-nascido;

considerando a necessidade de diminuir o risco de infecção hospitalar, evitar as complicações maternas e do recém-nascido; PORTARIA Nº 1.016, DE 26 DE AGOSTO DE 1993 O Ministério de Estado da Saúde, Interino no uso das atribuições legais, e. considerando a necessidade de incentivar a lactação e o aleitamento materno, favorecendo

Leia mais

ANAIS DA 4ª MOSTRA DE TRABALHOS EM SAÚDE PÚBLICA 29 e 30 de novembro de 2010 Unioeste Campus de Cascavel ISSN 2176-4778

ANAIS DA 4ª MOSTRA DE TRABALHOS EM SAÚDE PÚBLICA 29 e 30 de novembro de 2010 Unioeste Campus de Cascavel ISSN 2176-4778 REDE DE VIGILÂNCIA EM CÂNCER DE MAMA MUNICÍPIO DE NOVA SANTA ROSA PR Viviane Delcy da Silva 1 1. INTRODUÇÃO Este relato de experiência descreve a forma de reorganização dos serviços de saúde do SUS do

Leia mais

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP DARCI PRADO Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP Versão 1.6.4 Setembro 2009 Extraído do Livro "Maturidade em Gerenciamento de Projetos" 2ª Edição (a publicar) Autor: Darci

Leia mais

COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIRO E PACIENTE IDOSO EM PÓS-OPERATÓRIO

COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIRO E PACIENTE IDOSO EM PÓS-OPERATÓRIO COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIRO E PACIENTE IDOSO EM PÓS-OPERATÓRIO Kaisy Pereira Martins - UFPB kaisyjp@hotmail.com Kátia Neyla de Freitas Macêdo Costa UFPB katianeyla@yahoo.com.br Tatiana Ferreira

Leia mais

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I Síndrome de Down - Parte I Conteúdos: Tempo: Síndrome de Down 5 minutos Objetivos: Auxiliar o aluno na compreensão do que é síndrome de Down Descrição: Produções Relacionadas: Neste programa de Biologia

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2013 Nome: PARTE 1 BIOESTATÍSTICA, BIOÉTICA E METODOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2013 Nome: PARTE 1 BIOESTATÍSTICA, BIOÉTICA E METODOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2013 Nome: PARTE 1 BIOESTATÍSTICA, BIOÉTICA E METODOLOGIA 1) Um histograma construído a partir de informações amostrais de uma variável

Leia mais

Doenças degenerativas lisossômicas

Doenças degenerativas lisossômicas Doenças degenerativas lisossômicas 2013 Catabolismo - é a quebra de moléculas. Anabolismo - é processo de formação dessas macromoléculas. -As doenças lisossômicas são incluídas no grupo das doenças degenerativas;

Leia mais

CORRELAÇÃO ENTRE CONSUMIDORES DE DROGAS LICITAS E ILICITAS EM UM CAPS II

CORRELAÇÃO ENTRE CONSUMIDORES DE DROGAS LICITAS E ILICITAS EM UM CAPS II 929 CORRELAÇÃO ENTRE CONSUMIDORES DE DROGAS LICITAS E ILICITAS EM UM CAPS II Ana Paula Fernandes de Lima Demarcina Weinheimer Jussara Terres Larissa Medeiros Tarlise Jardim Vanessa Campos Camila Jacques

Leia mais

INTRODUÇÃO. Diabetes & você

INTRODUÇÃO. Diabetes & você INTRODUÇÃO Diabetes & você Uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa com diabetes é a educação sobre a doença. Conhecer e saber lidar diariamente com o diabetes é fundamental para levar uma

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

Gráficos: experimento clássico de Gause, 1934 (Princípio de Gause ou princípio da exclusão competitiva).

Gráficos: experimento clássico de Gause, 1934 (Princípio de Gause ou princípio da exclusão competitiva). 1 Gráficos: experimento clássico de Gause, 1934 (Princípio de Gause ou princípio da exclusão competitiva). 2 O câncer surge de uma única célula que sofreu mutação, multiplicou-se por mitoses e suas descendentes

Leia mais

Docente: Willen Ferreira Lobato willenlobato@yahoo.com.br

Docente: Willen Ferreira Lobato willenlobato@yahoo.com.br Docente: Willen Ferreira Lobato willenlobato@yahoo.com.br Natal 29/02/2012 1 Considerações Gerais; Principais conceitos demográficos; Gráficos de indicadores sociais; Estrutura das populações mundiais:

Leia mais

MS777: Projeto Supervisionado Estudos sobre aplicações da lógica Fuzzy em biomedicina

MS777: Projeto Supervisionado Estudos sobre aplicações da lógica Fuzzy em biomedicina MS777: Projeto Supervisionado Estudos sobre aplicações da lógica Fuzzy em biomedicina Orientador: Prof. Dr. Laécio C. Barros Aluna: Marie Mezher S. Pereira ra:096900 DMA - IMECC - UNICAMP 25 de Junho de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CAMPUS ARARANGUÁ CUIDADOR DE IDOSO Curso de Formação Inicial e Continuada Eixo: Ambiente e

Leia mais

Avaliação Econômica. Relação entre Desempenho Escolar e os Salários no Brasil

Avaliação Econômica. Relação entre Desempenho Escolar e os Salários no Brasil Avaliação Econômica Relação entre Desempenho Escolar e os Salários no Brasil Objetivo da avaliação: identificar o impacto do desempenho dos brasileiros na Educação Básica em sua renda futura. Dimensões

Leia mais

O USO DO ÁLCOOL ENTRE OS JOVENS: HISTÓRIA, POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS, CONSEQÜÊNCIAS SOCIAIS E TRATAMENTO.

O USO DO ÁLCOOL ENTRE OS JOVENS: HISTÓRIA, POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS, CONSEQÜÊNCIAS SOCIAIS E TRATAMENTO. ANTONIO WILKER BEZERRA LIMA O USO DO ÁLCOOL ENTRE OS JOVENS: HISTÓRIA, POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS, CONSEQÜÊNCIAS SOCIAIS E TRATAMENTO. 1ª Edição Arneiroz Edição do Autor 2013 [ 2 ] Ficha catalográfica. Lima,

Leia mais

Ilmo Senhor. Vereador Cesar Paulo Mossini. M.D Presidente da Câmara de Vereadores

Ilmo Senhor. Vereador Cesar Paulo Mossini. M.D Presidente da Câmara de Vereadores Ilmo Senhor Vereador Cesar Paulo Mossini M.D Presidente da Câmara de Vereadores O Vereador Jose Carlos Patricio, integrante da bancada do Partido da Social Democracia Brasileira, com assento nesta casa,

Leia mais

Epidemiologia da Transmissão Vertical do HIV no Brasil

Epidemiologia da Transmissão Vertical do HIV no Brasil Epidemiologia da Transmissão Vertical do HIV no Brasil Letícia Legay Vermelho*, Luíza de Paiva Silva* e Antonio José Leal Costa** Introdução A transmissão vertical, também denominada materno-infantil,

Leia mais

Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!*

Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!* Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!* SANTOS, Jessica Suriano dos 1 ; ANJOS, Antônio Carlos dos 2 ; RIBEIRO, Álvaro Sebastião Teixeira 3 Palavras-chave: Educação Sexual; Doenças Sexualmente Transmissíveis;

Leia mais

Estudo de Mortalidade e Hospitalizações por acidentes com crianças de até 14 anos

Estudo de Mortalidade e Hospitalizações por acidentes com crianças de até 14 anos Estudo de Mortalidade e Hospitalizações por acidentes com crianças de até 14 anos Iniciativa: Patrocínio: CRIANÇA SEGURA Safe Kids Brasil CRIANÇA SEGURA Safe Kids Brasil A CRIANÇA SEGURA Safe Kids Brasil

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PROMOÇÃO DE HÁBITOS SAÚDAVEIS: Um relato de experiência

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PROMOÇÃO DE HÁBITOS SAÚDAVEIS: Um relato de experiência EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PROMOÇÃO DE HÁBITOS SAÚDAVEIS: Um relato de experiência Verônica Silva Rufino Dornelles 1 Nicanor da Silveira Dornelles 2 Daniela Lopes dos Santos 3 Resumo: O presente estudo

Leia mais

Modelagem Fuzzy para Predizer os Riscos de Recidiva e Progressão de Tumores Superficiais de Bexiga

Modelagem Fuzzy para Predizer os Riscos de Recidiva e Progressão de Tumores Superficiais de Bexiga Biomatemática 2 (2), ISSN 679-365X Uma Publicação do Grupo de Biomatemática IMECC UNICAMP Modelagem Fuzzy para Predizer os Riscos de Recidiva e Progressão de Tumores Superficiais de Bexiga Kenia D. Savergnini,

Leia mais

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 2 Redação Dr. Maurício de Freitas Lima Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 Produção e Projeto Gráfico Designer Gráfico: Patricia Lopes da Silva Edição - Outubro/2012

Leia mais

CONCEITO DE SAÚDE: VISÃO DE ALUNOS DO 4º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONCEITO DE SAÚDE: VISÃO DE ALUNOS DO 4º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONCEITO DE SAÚDE: VISÃO DE ALUNOS DO 4º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL BRANDÃO, Drausio Portela 1 ; SCHNEIDER, Camila 1 ; ROSA, Leandro Cesar Salbego 1 ; KRUG, Marília de Rosso 2. Palavras-Chaves: Saúde.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV)

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV) Doenças Cardiovasculares (DCV) O que são as Doenças Cardiovasculares? De um modo geral, são o conjunto de doenças que afetam o aparelho cardiovascular, designadamente o coração e os vasos sanguíneos. Quais

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

O OLHAR DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E DA TEORIA DE BASE PSICANALÍTICA SOBRE PACIENTES HIPERTENSOS NO CONTEXTO HOSPITALAR

O OLHAR DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E DA TEORIA DE BASE PSICANALÍTICA SOBRE PACIENTES HIPERTENSOS NO CONTEXTO HOSPITALAR O OLHAR DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E DA TEORIA DE BASE PSICANALÍTICA SOBRE PACIENTES HIPERTENSOS NO CONTEXTO HOSPITALAR ¹Marcela da Costa Garcia, FADAP/FAP ²José Carlos Scaliante Junior, FADAP/FAP

Leia mais

Saúde Bucal no Programa de Saúde da Família De Nova Olímpia - MT. Importância da Campanha de. Nova Olímpia MT.

Saúde Bucal no Programa de Saúde da Família De Nova Olímpia - MT. Importância da Campanha de. Nova Olímpia MT. Saúde Bucal no Programa de Saúde da Família De Nova Olímpia - MT Importância da Campanha de câncer bucal no Município de Nova Olímpia MT. Autores: - CD Fabrício Galli e - CD Michelle Feitosa Costa. Com

Leia mais

Cancro Gástrico. Prevenção, Diagnóstico e Tratamento. Cancro Digestivo. 30 de Setembro 2006. Organização. Sponsor. Apoio.

Cancro Gástrico. Prevenção, Diagnóstico e Tratamento. Cancro Digestivo. 30 de Setembro 2006. Organização. Sponsor. Apoio. Organização Sponsor Cancro Gástrico Prevenção, Diagnóstico e Tratamento Apoio Secretariado Central Park R. Alexandre Herculano, Edf. 1-4º C 2795-240 Linda-a-Velha Telefones: 21 430 77 40/1/2/3/4 Fax: 21

Leia mais

A DEMANDA POR SAÚDE PÚBLICA EM GOIÁS

A DEMANDA POR SAÚDE PÚBLICA EM GOIÁS Título: A DEMANDA POR SAÚDE PÚBLICA EM GOIÁS Projeto de pesquisa: ANÁLISE REGIONAL DA OFERTA E DA DEMANDA POR SERVIÇOS DE SAÚDE NOS MUNICÍPIOS GOIANOS: GESTÃO E EFICIÊNCIA 35434 Autores: Sandro Eduardo

Leia mais

Histórico. O Outubro Rosaéum movimento popular dedicado a alertar as mulheres para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama.

Histórico. O Outubro Rosaéum movimento popular dedicado a alertar as mulheres para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. Histórico O Outubro Rosaéum movimento popular dedicado a alertar as mulheres para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. Iniciado na década de 90 nos EUA, a campanha derrubou

Leia mais