Informações importantes sobre a apresentação de uma reclamação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informações importantes sobre a apresentação de uma reclamação"

Transcrição

1 Informações importantes sobre a apresentação de uma reclamação Quem pode fazer uma reclamação? Pode fazer uma reclamação se: for confrontado com um comportamento inapropriado por parte de um agente ou funcionário da polícia tiver testemunhado um incidente por exemplo, estava presente quando aconteceu um incidente ou estava suficientemente perto para ver ou ouvir o incidente foi afetado de modo adverso por um incidente. 'Afetado de modo adverso' tem um significado específico dentro do sistema de reclamações da polícia. Está definido na página 143 da Orientação Estatutária da IPCC (IPCC's Statutory Guidance), que está disponível no nosso portal. Pode agir em nome de outra pessoa em qualquer uma das categorias indicadas acima se tiver uma autorização por escrito para apresentar uma reclamação em seu nome. Do que é que posso reclamar? Pode reclamar se não estiver satisfeito com o serviço prestado pela polícia. As pessoas que trabalham no serviço policial deverão sempre comportar-se apropriadamente. As expectativas face ao comportamento, tanto de agentes como de funcionários da polícia, estão estabelecidas nos seus respetivos Padrões de Comportamento Profissional. Estas expectativas incluem a necessidade de: agir honestamente e com integridade, de forma justa e imparcial tratar os membros do público e os seus colegas com respeito não abusar dos seus poderes e autoridade agir de forma a não desprestigiar ou diminuir a confiança do público no serviço da polícia. Se achar que alguém ao serviço da polícia não esteve à altura destes padrões, pode apresentar uma reclamação.

2 Também pode apresentar uma reclamação sobre a forma como uma força policial é gerida a isto chama-se uma questão de administração e controlo. Por exemplo, pode reclamar caso não esteja satisfeito com decisões de gestão operacional, padrões de policiamento em geral ou políticas de policiamento. Há um prazo para fazer uma reclamação? Não há um prazo para fazer uma reclamação, mas é aconselhável que o faça assim que possível depois da ocorrência do(s) incidente(s). Se já tiverem passado mais de 12 meses entre a ocorrência do incidente (ou do último incidente) e a data em que a reclamação é apresentada, a autoridade adequada pode não a investigar. Podem decidir anular a reclamação por se encontrar fora de prazo. Se estiver a apresentar uma reclamação mais de 12 meses após o incidente, deve explicar a razão do atraso na sua reclamação. No entanto, explicar as suas razões não garante que a reclamação seja investigada. Como posso apresentar uma reclamação? Normalmente, a sua reclamação será processada de forma mais rápida se a fizer diretamente à força policial em questão. Contacte a força policial envolvida muitos dos portais das forças policiais têm formulários de reclamação na Internet. Também se pode dirigir pessoalmente à esquadra da polícia. Use o formulário de reclamação da IPCC na Internet. A sua reclamação será automaticamente encaminhada para a força policial em questão e a IPCC não lerá nem verá a sua reclamação. Imprima, preencha e envie o formulário de reclamação, por correio, para a força policial envolvida. Preencha o formulário de reclamação na Internet, guarde-o e envie-o por correio eletrónico para a força policial em questão. Contacte um advogado ou o seu MP (Deputado Parlamentar), os quais podem fazer uma reclamação por si. Ligue para a IPCC através do (prima 1 quando lhe for solicitado), entre as 09:00 e as 17:00, para aconselhamento. Se a sua reclamação for sobre um chefe da polícia ou o Comissário da Polícia Metropolitana, deve contactar o Comissário da Polícia e do Crime em questão ou o Gabinete do Mayor para o Policiamento e o Crime, em Londres. O que sucede quando apresento uma reclamação pela primeira vez? Por lei, todas as reclamações válidas contra a polícia têm de ser registadas. Registar uma reclamação significa que esta tem um estatuto formal ao abrigo da Lei de Reforma da Polícia, de Depois disso, tem de ser tratada de acordo com as regras e orientações formais.

3 A IPCC não tem poderes para registar as reclamações isso tem de ser feito pela autoridade adequada. A autoridade adequada pode ser: o chefe da força policial o Comissário da Polícia e do Crime, responsável pela força policial sobre a qual apresentou a reclamação o Gabinete do Mayor para o Policiamento e o Crime (se a sua reclamação for sobre o Comissário do Serviço da Polícia Metropolitana) o Conselho dos Comuns (Common Council) para a Cidade de Londres (se a sua reclamação for sobre o Comissário da Polícia da Cidade de Londres). Se fizer a sua reclamação através da IPCC, temos de enviar a reclamação à autoridade adequada, para que seja registada. A IPCC não investigará a reclamação e os pormenores serão enviados à autoridade adequada para sua consideração. Mesmo que a sua reclamação seja tão grave que a IPPC possa estar envolvida na investigação, a sua reclamação necessita de ser enviada à autoridade adequada, para que seja registada. Existem certas circunstâncias especiais em que podemos não enviar a sua reclamação à autoridade adequada, para que seja registada. Tomamos esta decisão muito a sério e apenas se aplica às situações mais graves. Por exemplo, se o envio da reclamação puder implicar risco de vida ou de danos físicos para o reclamante, ou perigo para a segurança nacional. Se achar que existem circunstâncias especiais que signifiquem que não devemos enviar a sua reclamação à autoridade adequada em questão, agradecemos que nos contacte através do número de telefone ou endereço de correio eletrónico que se encontram abaixo. O que acontece quando a minha reclamação já tiver sido investigada? Se a sua reclamação estiver registada, a etapa seguinte passa pela decisão da autoridade adequada sobre a melhor forma de a resolver. Normalmente, as reclamações são resolvidas por resolução local (local resolution) ou por uma investigação local. Se tentou apresentar uma reclamação, mas esta não foi registada, pode recorrer para a IPCC contra esta decisão. Isto chama-se recorrer contra uma reclamação não registada. Quem vai tratar da minha reclamação? A força policial em questão será responsável por analisar a sua reclamação. Se a sua reclamação envolver um chefe da polícia, será tratada pelo Comissário de Polícia e Crime pertinente.

4 Se a sua reclamação envolver o Comissário do Serviço da Polícia Metropolitana, será tratada pelo Gabinete do Mayor para o Policiamento e Crime. Se a sua reclamação envolver o Comissário da Polícia da Cidade de Londres, será tratada pelo Conselho dos Comuns para a Cidade de Londres. A IPPC investiga as reclamações mais graves utilizando os seus próprios investigadores. Este género de investigação é explicado no nosso portal. As forças policiais também são obrigadas a comunicar-nos certos incidentes, mesmo que não seja apresentada uma reclamação. Como é que a minha reclamação será tratada? Quer a sua reclamação seja tratada pela autoridade adequada ou pela IPCC, tem o direito de saber como esta será tratada, quais as ações daí resultantes que podem vir a ser tomadas e como serão tomadas as decisões. A autoridade adequada ou a IPCC também acordarão consigo sobre a periodicidade e a forma como será informado e se isso acontecerá por via telefónica ou por escrito. Resolução Local (Local Resolution) A resolução local é uma forma de lidar com as reclamações a nível local por exemplo, através do envolvimento de um inspetor numa esquadra da polícia ou de um Chefe de Pessoal da polícia. Tem direito a recorrer no seguimento do resultado da resolução local. Investigações locais Se a sua reclamação não for adequada para uma resolução local, será efetuada uma investigação local por um investigador da polícia. O investigador será do Departamento de Padrões Profissionais (Professional Standards Department - PSD) da polícia, que é um departamento interno da força policial que trata das reclamações, ou de uma divisão policial local. Será informado sobre: a forma como a sua reclamação será investigada que cooperação é necessária da sua parte como se chegará a uma decisão que ação será tomada no fim da investigação O tipo de investigação dependerá da natureza e gravidade da sua reclamação e do resultado provável. Uma investigação pode variar entre umas perguntas ao telefone durante algumas horas e um processo mais extenso, que poderá demorar vários meses. Tem direito a recorrer após uma investigação local.

5 Investigações da IPCC A polícia tem de reencaminhar para a IPCC certos tipos de reclamações ou incidentes graves. Quando recebemos um processo reencaminhado, avaliamos toda a informação e decidimos sobre a melhor forma de lidar com o assunto. Podemos decidir investigar o caso utilizando os nossos investigadores. Pode ler mais sobre a forma como lidamos com os reencaminhamentos da polícia no nosso portal. Porquê que a minha reclamação não foi tratada? Não aplicação Nalgumas circunstâncias, a autoridade adequada poderá registar uma reclamação mas interromper o processo antes de este começar. Isto chama-se uma não aplicação. Um exemplo disto é quando uma reclamação é anónima e não é possível a autoridade adequada obter mais dados sobre a reclamação. Num caso como este, a autoridade adequada não consegue efetuar uma investigação devido à falta de informação. Em situações em que tenham intenção de não aplicar uma reclamação, a autoridade adequada tem de solicitá-lo à IPPC, mas envolve uma questão muito grave. Pode recorrer de uma decisão de não aplicação em relação à sua reclamação (exceto quando a IPPC já autorizou a não aplicação ou a reclamação está relacionada com uma questão de administração e controlo). Suspensão Em certas circunstâncias, a autoridade adequada pode parar a investigação de uma reclamação enquanto esta está a decorrer. Isto chama-se uma suspensão. Um exemplo disto é quando um reclamante se recusa a cooperar e não é possível a autoridade adequada prosseguir com a investigação. Se isto se aplicar à investigação da sua reclamação, a autoridade adequada contactá-lo-á. Pode recorrer da decisão de suspender uma investigação à sua reclamação (exceto quando a IPPC já autorizou a suspensão da investigação ou a reclamação está relacionada com uma questão de administração e controlo). Em situações em que tenham a intenção de suspender uma investigação, a autoridade adequada tem de solicitá-lo à IPPC, mas envolve uma questão muito grave.

6 O que acontece quando a minha reclamação já tiver sido investigada? Se a sua reclamação for sujeita a uma investigação pela autoridade adequada ou pela IPCC, quando esta estiver concluída será informado sobre o que sucederá a seguir. Os resultados possíveis podem incluir: a força policial pode decidir melhorar ou mudar os seus procedimentos. a força policial pode aconselhar o agente ou pessoa sobre a qual apresentou uma reclamação, para que o seu desempenho melhore pode ser desencadeada uma ação ao abrigo dos procedimentos de desempenho insatisfatório se um agente da polícia não conseguir ou não tiver desempenhado satisfatoriamente as suas funções a força policial (ou a IPCC em casos geridos ou independentes) pode reencaminhar o seu caso para o Procurador da Coroa (Crown Prosecution Service - CPS). O CPS é responsável pela decisão de instaurar ou não um processo penal em casos onde se considera que um agente da polícia deverá responder por um comportamento impróprio, a força policial ou a autoridade policial local pode encaminhá-lo para uma reunião ou uma audiência para decidir se os seus atos constituem um comportamento impróprio ou um comportamento impróprio grave nalguns casos, pode não haver informação suficiente para agir em relação à sua reclamação. Nesse caso, pode simplesmente significar que não existem provas suficientes disponíveis nalguns casos, a força policial pode reconhecer que algo correu mal, mas decidir que não deve tomar nenhuma ação formal contra um indivíduo. O que devo fazer se não estiver satisfeito com a forma como a minha reclamação foi tratada? Se não estiver satisfeito com a forma como a sua reclamação foi tratada, talvez possa recorrer. Quando a polícia lhe escrever sobre o resultado da sua reclamação, também o informarão sobre a entidade a quem poderá recorrer. Esta pode ser o chefe da força policial ou a IPCC. A entidade de recurso irá analisar o seu recurso e, se for apropriado, poderá indicar à autoridade adequada para alterar a sua decisão ou tomar alguma ação pertinente para lidar adequadamente com a sua reclamação. A autoridade adequada pode ser o chefe da força policial (normalmente o chefe da polícia), o Comissário da Polícia e do Crime, responsável pela força policial sobre a qual apresentou a reclamação, o Gabinete do Mayor para o Policiamento e o Crime (se a sua reclamação foi sobre o Comissário do Serviço da Polícia Metropolitana) ou o Conselho dos Comuns para a Cidade de Londres (se a sua reclamação for sobre o Comissário da Polícia da Cidade de Londres).

7 A entidade de recurso pode considerar recursos sobre: o facto de uma força policial não registar uma reclamação o resultado da resolução local sobre uma reclamação o resultado de uma investigação local ou supervisionada a decisão de uma não aplicação o resultado de uma reclamação após a não aplicação a decisão de suspender uma investigação Não pode recorrer se a investigação da sua reclamação tiver sido gerida ou efetuada independentemente pela IPCC. As reclamações contra chefes da polícia serão tratadas pelo Comissário da Polícia e do Crime em questão, pelo Gabinete do Mayor para o Policiamento e o Crime ou pelo Conselho dos Comuns para a polícia da Cidade de Londres. Quaisquer recursos subsequentes serão tratados pela IPCC. Perguntas frequentes Posso marcar uma entrevista com a IPCC para fazer a minha reclamação? Não. A IPCC não disponibiliza um serviço de atendimento pessoal. A melhor forma de apresentar a sua reclamação é à força policial envolvida. Em alternativa, pode reclamar usando o nosso formulário de reclamação pela Internet ou preenchendo o formulário de reclamação e devolvendo-o à força policial envolvida. Tenho uma incapacidade. Que serviços pode a IPCC fornecer que me permitam fazer uma reclamação? A IPCC esforça-se por disponibilizar os seus serviços a todos. Se tiver uma necessidade específica, agradecemos que nos contacte para discutirmos a melhor forma de o ajudar. Posso apresentar uma reclamação numa outra língua que não seja o inglês? Sim. Agradecemos que nos contacte para obter mais informações. Há um prazo para fazer uma reclamação? Não há um prazo para fazer uma reclamação, mas é aconselhável que o faça assim que possível depois da ocorrência do(s) incidente(s). Se já tiverem passado mais de 12 meses entre a ocorrência do incidente (ou do último incidente) e a data em que a reclamação é feita, a autoridade adequada pode não a investigar. Podem decidir anular a reclamação por se encontrar fora de prazo. Se estiver a apresentar uma reclamação mais de 12 meses após o incidente, deve explicar a razão do atraso na sua reclamação. No entanto, explicar as suas razões não garante que a reclamação seja investigada.

8 Quanto tempo demorará a minha reclamação a ser tratada? Não há um prazo para a duração de uma investigação ou de uma resolução local contudo, esperamos que ambas sejam proporcionais à natureza da reclamação. Uma vez atribuída uma reclamação a alguém, este poderá indicar o prazo provável da investigação ou da resolução local. A não ser que tenha acordado algo diferente, deverá receber uma atualização sobre o progresso da sua reclamação pelo menos a cada 28 dias. A IPCC pode ajudar-me a instaurar um pedido de indemnização contra a polícia? Não. O âmbito da IPCC não abrange pedidos de indemnização contra a polícia. Se pretender prosseguir com pedidos de indemnização contra a polícia, deve contactar diretamente a força policial em questão ou pode escrever ao advogado da força policial. Contacte a Loja do Cidadão (Citizens Advice Bureau) da sua área para obter informações ou procure aconselhamento jurídico. Posso fazer uma reclamação à IPCC sobre uma notificação ou caução de uma multa? Pode apresentar-nos uma reclamação se não estiver satisfeito com a conduta de um agente ou funcionário da polícia ou se achar que foi mal ou injustamente tratado pela polícia. Contudo, isso não significa que a multa será cancelada. O mesmo se aplica se lhe tiver sido emitida uma caução. A IPCC não pode retirar uma caução da polícia ou contestar uma caução em seu nome. Se pretender contestar uma caução ou multa da polícia, deve contactar a Loja do Cidadão (Citizens Advice Bureau) da sua área ou procurar aconselhamento jurídico. A IPCC pode remover informação detida pelo Gabinete de Registo Criminal (Criminal Records Bureau, ou CRB)? Não. O CRB não está abrangido pela jurisdição da IPCC. Deverá tratar de qualquer disputa sobre a informação no seu Registo Criminal (Criminal Record Disclosure) diretamente com o Gabinete de Registo Criminal. Se tiver pedido um Registo Criminal e este estiver em atraso, deverá contactar o Gabinete de Registo Criminal diretamente. Se a sua reclamação para o Gabinete de Registo Criminal revelar que o atraso é da responsabilidade da polícia local, então pode apresentar uma reclamação diretamente à força policial em causa. A polícia não investigou adequadamente um crime que eu participei. O que pode fazer a IPCC? Se não estiver satisfeito com uma investigação criminal que a polícia está atualmente a desenvolver ou acabou de executar, então a IPCC pode considerar uma reclamação sobre a conduta de qualquer agente ou funcionário da polícia

9 envolvido. Contudo, isso não levará obrigatoriamente à revisão da investigação criminal em si. A IPCC não tem qualquer controlo sobre a forma como a polícia lida com um assunto de natureza criminosa. Não pode rever os resultados ou instruir a polícia a executar nova investigação de uma alegação criminosa. O que posso fazer se tiver participado um crime à polícia, mas esta se recusar a registá-lo ou a investigá-lo? Se achar que o registo ou a investigação de um crime foi evitado devido à conduta de um agente ou de funcionários da polícia, então a IPCC pode considerar uma reclamação sobre as pessoas em causa. Contudo, isso não levará obrigatoriamente ao registo ou à investigação do crime participado. Na maioria dos casos, a decisão sobre se um crime participado deve ou não ser investigado é uma decisão operacional feita de acordo com as linhas de orientação definidas pela Administração Interna (Home Office). Se achar que uma força policial não está a aderir a estas linhas de orientação, deve mencionar isso diretamente à força policial em causa. Outras organizações úteis: Loja do Cidadão (Citizens Advice Bureau) Assistência Jurídica Comunitária (Community Legal Advice) Tel.: Gabinete de Registo Criminal (Criminal Records Bureau) Tel.: Gabinete do Comissário de Informação (Information Commissioner s Office) Tel.: Ministério da Administração Interna (Home Office) Tel.: Base de Dados Jurídicos Nacional da Polícia (Police National Legal Database) Informação na Internet Procuradoria da Coroa (Crown Prosecution Service) Tel.: Comissão de Revisão de Casos Penais (Criminal Cases Review Commission) Tel.: Para obter estas informações noutra língua ou noutro formato (Braille, áudio, impressão em letras grandes e Easy Read), agradecemos que contacte a IPCC utilizando os dados abaixo.

10 Se for surdo ou tiver dificuldades auditivas, pode contactar a IPCC usando o Serviço de Transmissão Textual (Text Relay) consulte o número abaixo. Dados de contacto da IPCC Tel.: Endereço de correio eletrónico: enquiries@ipcc.gsi.gov.uk Fax: Minicom: Serviço de transmissão textual:

Recorrer contra a investigação da polícia relativamente à sua reclamação

Recorrer contra a investigação da polícia relativamente à sua reclamação Estas informações estão relacionadas com reclamações recebidas pelas forças policiais em ou após 22 de novembro de 2012. Se a sua reclamação foi recebida antes de 22 de novembro de 2012, o seu recurso

Leia mais

> passo a passo como apresentar uma queixa contra a polícia

> passo a passo como apresentar uma queixa contra a polícia > passo a passo como apresentar uma queixa contra a polícia apresentar uma queixa contra a polícia IPCC significa Comissão Independente para Queixas contra a Polícia (Independent Police Complaints Commission).

Leia mais

O Papel do DPP. Escritório do Procurador-Geral. Introdução

O Papel do DPP. Escritório do Procurador-Geral. Introdução 3 Introdução Este livreto explica em linguagem clara o que o (DPP) faz. O livreto tenta responder às perguntas que as pessoas nos fazem mais frequentemente. Ele não lida com cada situação possível e não

Leia mais

Tradução da Brochura sobre Admissões às Escolas em Brighton & Hove em 2015/16

Tradução da Brochura sobre Admissões às Escolas em Brighton & Hove em 2015/16 Tradução da Brochura sobre Admissões às Escolas em Brighton & Hove em 2015/16 Introdução Este resumo dos procedimentos de admissão à escola é para os pais que falam inglês como língua estrangeira. Se,

Leia mais

UMA GUIA PARA PAIS COM AS PERGUNTAS FREQÜENTEMENTE FEITAS SOBRE AS QUEIXAS DE JUSTO PROCESSO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

UMA GUIA PARA PAIS COM AS PERGUNTAS FREQÜENTEMENTE FEITAS SOBRE AS QUEIXAS DE JUSTO PROCESSO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Nancy S. Grasmick Superintendente Estadual de Escolas Martin O'Malley Diretor Maryland State Department of Education Division of Special Education/Early Intervention Services 200 W. Baltimore Street, Baltimore,

Leia mais

Para aceder ao Portal das Finanças e validar ou confirmar as facturas deverão seguir o seguinte caminho:

Para aceder ao Portal das Finanças e validar ou confirmar as facturas deverão seguir o seguinte caminho: Dedução de despesas IRS 2015 A partir de 2015 as despesas dedutíveis à colecta de IRS, que agregam as despesas com todos os membros do agregado familiar, incluindo os filhos, exigem uma observância rigorosa

Leia mais

ADMISSÃO HOSPITALAR PARA AVALIAÇÃO

ADMISSÃO HOSPITALAR PARA AVALIAÇÃO ADMISSÃO HOSPITALAR PARA AVALIAÇÃO (Secção 2 da Lei de Saúde Mental de 1983) 1. NOME DO DOENTE 2. NOME DO RESPONSÁVEL PELO SEU TRATAMENTO (O SEU MÉDICO RESPONSÁVEL ) 3. NOME DO HOSPITAL E ENFERMARIA Porque

Leia mais

SIMULADO DO TESTE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

SIMULADO DO TESTE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SIMULADO DO TESTE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROPOSTA Este simulado é um material de apoio para você se preparar para o Teste de Resolução de Problemas, com o objetivo de: 1. Compartilhar dicas e normas

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES P. O QUE É A PATERNIDADE? R. Paternidade significa ser um pai. A determinação da paternidade significa que uma pessoa foi determinada

Leia mais

A sua reclamação e o provedor de justiça (Ombudsman)

A sua reclamação e o provedor de justiça (Ombudsman) A sua reclamação e o provedor de justiça (Ombudsman) Acerca do provedor de justiça O Financial Ombudsman Service pode intervir se tiver apresentado uma reclamação a uma instituição financeira e não tiver

Leia mais

Proteção Jurídica Atualizado em: 12-12-2012

Proteção Jurídica Atualizado em: 12-12-2012 SEGURANÇA SOCIAL Proteção Jurídica Atualizado em: 12-12-2012 Esta informação destina-se a que cidadãos Pessoas e entidades sem fins lucrativos que não tenham condições para pagar as despesas associadas

Leia mais

REGULAMENTO AJUDAS DE CUSTO E DE TRANSPORTE INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA 1. Artigo 1.º Objeto

REGULAMENTO AJUDAS DE CUSTO E DE TRANSPORTE INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA 1. Artigo 1.º Objeto REGULAMENTO DE AJUDAS DE CUSTO E DE TRANSPORTE DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA 1 Artigo 1.º Objeto O presente regulamento define as normas jurídicas aplicáveis aos atos e formalidades específicas dos

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

Aviso de Alterações Anuais para 2016

Aviso de Alterações Anuais para 2016 Programa de Opções de Cuidados Seniores (HMO SNP) fornecido pela Commonwealth Care Alliance Aviso de Alterações Anuais para 2016 Está actualmente inscrito como membro do Programa de Opções de Cuidados

Leia mais

Arrendamentos Baseados em Escolha. Um guia para escolher a sua habitação

Arrendamentos Baseados em Escolha. Um guia para escolher a sua habitação Arrendamentos Baseados em Escolha Um guia para escolher a sua habitação Quando temos habitações disponíveis para serem alugadas, estas são anunciadas e convidamos os requerentes de habitações prioritárias

Leia mais

ACT DEVELOPMENT. Ficha de Inscrição para Participante ou Observador

ACT DEVELOPMENT. Ficha de Inscrição para Participante ou Observador ACT DEVELOPMENT Ficha de Inscrição para Participante ou Observador Introdução a ACT Development ACT Development é uma aliança global de igrejas que são membros do Conselho Mundial de Igrejas e as organizações

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1 / 8 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:102558-2016:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Serviços de subscrição de periódicos, publicações informativas, bases de

Leia mais

Normas do Sistema de Suspensão Rápida Uniforme (URS) em vigor a partir de 28 de junho de 2013

Normas do Sistema de Suspensão Rápida Uniforme (URS) em vigor a partir de 28 de junho de 2013 Normas do Sistema de Suspensão Rápida Uniforme (URS) em vigor a partir de 28 de junho de 2013 Estas Normas estão em vigor para todos os processos de URS. Os procedimentos de URS devem ser regidos por estas

Leia mais

SEJA RESPONSÁVEL EVITE ATRASOS E MULTAS FACILITE A SUA VIDA! 1ª Fase - 1 a 31 de Março de 2014, para rendimentos das categorias A e H;

SEJA RESPONSÁVEL EVITE ATRASOS E MULTAS FACILITE A SUA VIDA! 1ª Fase - 1 a 31 de Março de 2014, para rendimentos das categorias A e H; IRS 2014 e 2015: Prazos e Despesas Dedutíveis Com o início de um novo ano aparecem as obrigações fiscais anuais que todos os contribuintes têm de cumprir. Está na hora de começar já a organizar as suas

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

澳 門 金 融 管 理 局 AUTORIDADE MONETÁRIA DE MACAU

澳 門 金 融 管 理 局 AUTORIDADE MONETÁRIA DE MACAU DIRECTIVA CONTRA O BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS E O FINANCIAMENTO DO TERRORISMO SOBRE TRANSACÇÕES EM NUMERÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Esta Directiva contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo

Leia mais

Contrato no Setor de Prestação de Serviços de Limpeza. Guia do trabalhador. 13 14 41 www.longservice.nsw.gov.au

Contrato no Setor de Prestação de Serviços de Limpeza. Guia do trabalhador. 13 14 41 www.longservice.nsw.gov.au Contrato no Setor de Prestação de Serviços de Limpeza Guia do trabalhador 13 14 41 www.longservice.nsw.gov.au LICENÇA-PRÊMIO POR LONGO TEMPO DE SERVIÇO NO SETOR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA Em New

Leia mais

Regulamento n.º 1 /2007 BANCO DE CABO VERDE. Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários. Auditores dos Organismos de Investimento Colectivo

Regulamento n.º 1 /2007 BANCO DE CABO VERDE. Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários. Auditores dos Organismos de Investimento Colectivo Regulamento n.º 1 /2007 BANCO DE CABO VERDE Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários Auditores dos Organismos de Investimento Colectivo Com a criação dos Organismos de Investimento Colectivo (OIC),

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA SPIROL SOLUÇÕES EM FIXAÇÃO LTDA

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA SPIROL SOLUÇÕES EM FIXAÇÃO LTDA TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA SPIROL SOLUÇÕES EM FIXAÇÃO LTDA Os Termos e Condições Gerais de Venda definidos abaixo e a Confirmação de Pedido enviada por SPIROL SOLUÇÕES EM FIXAÇÃO LTDA., sociedade

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 Dispõe sobre trabalho de compilação de informações contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA REQUERENTES DE VISTOS DE IMIGRAÇÃO

INSTRUÇÕES PARA REQUERENTES DE VISTOS DE IMIGRAÇÃO INSTRUÇÕES PARA REQUERENTES DE VISTOS DE IMIGRAÇÃO Resumo Introdução V.Exa. encontra-se inscrito no Centro Nacional de Vistos (National Visa Center, NVC) para requerer um visto de imigração para os Estados

Leia mais

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 2 Redação Dr. Maurício de Freitas Lima Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 Produção e Projeto Gráfico Designer Gráfico: Patricia Lopes da Silva Edição - Outubro/2012

Leia mais

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção O QUE ESPERAR DO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 1 Maio de 2011 Introdução Este documento destina-se a voluntários e promotores envolvidos no SVE. Fornece informações claras a voluntários

Leia mais

Ministério da Administração do Território

Ministério da Administração do Território Ministério da Administração do Território A Lei da Observação Eleitoral LEI N.º 4/05 De 4 de Julho Convindo regular a observação eleitoral quer por nacionais quer por estrangeiros; Nestes termos, ao abrigo

Leia mais

Ministério da Justiça. Um guia para os. Procuradores. e para os Inquéritos

Ministério da Justiça. Um guia para os. Procuradores. e para os Inquéritos Ministério da Justiça Um guia para os Procuradores e para os Inquéritos Um guia para os Procuradores e para os Inquéritos Conteúdo 1. O que é um procurador? 3 2. O que é que os procuradores fazem? 4 3.

Leia mais

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008 COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL MENSAGEM N o 479, DE 2008 Submete à consideração do Congresso Nacional o texto do Tratado de Extradição entre a República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

Serviço para implementação de atualização de firmware HP

Serviço para implementação de atualização de firmware HP Dados técnicos Serviço para implementação de atualização de firmware HP Serviços HP Vantagens do serviço Fornece atualizações de firmware com o intuito de minimizar quaisquer interrupções ao seu ambiente

Leia mais

Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail

Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail Este módulo pressupõe que que já tenha criado uma conta de correio eletrónico no Gmail (caso já não se recorde como deve fazer, consulte o nosso

Leia mais

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.]

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.] Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática Melhorar o controlo da asma na comunidade.] PROFESSOR VAN DER MOLEN: Que importância tem para os seus doentes que a sua asma esteja controlada? DR RUSSELL: É muito

Leia mais

Responsabilidade Civil para Órgãos de Administração e Fiscalização

Responsabilidade Civil para Órgãos de Administração e Fiscalização Este contrato de seguro garante a responsabilidade civil imputável aos membros dos órgãos de administração e fiscalização de sociedades comerciais, de acordo com o legalmente exigível no Código das Sociedades

Leia mais

COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL

COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL O objetivo desta mensagem é motivar e equipar você a preparar e usar seu testemunho ao compartilhar sua fé com outros. Esta lição ajudará você a: 1. Conhecer

Leia mais

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo Índice 1. Definições... 2 2. Objetivos e Princípios... 3 3. Definição de Ato ou Fato Relevante... 4 4. Deveres e Responsabilidade... 5 5. Exceção à Imediata Divulgação... 7 6. Dever de Guardar Sigilo...

Leia mais

POPULAR SEGUROS- COMPANHIA DE SEGUROS, S.A.

POPULAR SEGUROS- COMPANHIA DE SEGUROS, S.A. PROVEDOR DO CLIENTE Capítulo I - Enquadramento Artigo 1º - Objeto do presente documento Artigo 2º - Direito de apresentação de reclamações ao provedor Artigo 3º - Funções e autonomia do provedor Capítulo

Leia mais

Guidelines. Orientações relativas a determinados aspetos dos requisitos da DMIF em matéria de adequação. 25 de junho de 2012 ESMA/2012/387

Guidelines. Orientações relativas a determinados aspetos dos requisitos da DMIF em matéria de adequação. 25 de junho de 2012 ESMA/2012/387 Guidelines Orientações relativas a determinados aspetos dos requisitos da DMIF em matéria de adequação 25 de junho de 2012 ESMA/2012/387 Data: 25 de junho de 2012 ESMA/2012/387 Índice I. Âmbito 3 II. Definições

Leia mais

Manual de candidatura por via electrónica

Manual de candidatura por via electrónica 2 Concursos de Pessoal Docente regulados pelo Decreto Legislativo Regional n.º /2009/M de de Junho. Ano Escolar 2009/2010 Manual de candidatura por via electrónica É essencial que leia este manual antes

Leia mais

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas OBJECTVOS: Avaliar a capacidade do/a professor(a) de integrar esta abordagem nas actividades quotidianas. sso implicará igualmente uma descrição

Leia mais

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO relativa a um procedimento simplificado de tratamento de certas operações de concentração nos termos do Regulamento (CEE) n 4064/89 do Conselho (Texto relevante para efeitos do

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: Convite à manifestação de interesse relativo a serviços de auditoria externa para grupos políticos europeus 2013/S 248-431852

Luxemburgo-Luxemburgo: Convite à manifestação de interesse relativo a serviços de auditoria externa para grupos políticos europeus 2013/S 248-431852 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:431852-2013:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: Convite à manifestação de interesse relativo a serviços de auditoria

Leia mais

Configurando a emissão de boletos no sistema

Configurando a emissão de boletos no sistema Configurando a emissão de boletos no sistema Entre nossos sistemas, o GIM, o GECOB, o GEM, o TRA-FRETAMENTO e os 15 sistemas da linha 4U (GE-COMERCIO 4U, GEPAD 4U, GE-INFO 4U, etc ) possuem funções para

Leia mais

Nota Fiscal Paulista. Manual do Sistema de Reclamações Decreto 53.085/08 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA FAZENDA

Nota Fiscal Paulista. Manual do Sistema de Reclamações Decreto 53.085/08 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA FAZENDA 11112020 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA FAZENDA Nota Fiscal Paulista Manual do Sistema de Reclamações Decreto 53.085/08 Versão 1.1 de 16/10/2008 Índice Analítico 1.

Leia mais

MUNICÍPIO DE PAMPILHOSA DA SERRA

MUNICÍPIO DE PAMPILHOSA DA SERRA REGIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PAMPILHOSA DA SERRA A Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, estatui na alínea a) do artigo 39.º que compete à Câmara Municipal, no âmbito do seu funcionamento, elaborar e

Leia mais

Processo de Desenvolvimento de Políticas da LACNIC Versão 2.0. Objetivo do Processo de Desenvolvimento de Políticas da LACNIC

Processo de Desenvolvimento de Políticas da LACNIC Versão 2.0. Objetivo do Processo de Desenvolvimento de Políticas da LACNIC Processo de Desenvolvimento de Políticas da LACNIC Versão 2.0 Alcance Este documento descreve o processo pelo qual passará o desenvolvimento de políticas da LACNIC. Inclui a operação dos diferentes órgãos

Leia mais

3 Direito de revogação do utilizador final no que diz respeito a contratos de venda à distância - Política de cancelamento

3 Direito de revogação do utilizador final no que diz respeito a contratos de venda à distância - Política de cancelamento I. Termos e Condições Gerais de Venda da MAGIX Software GmbH Estado: junho 2014 1 Âmbito de aplicação 1. Todas as entregas, serviços e ofertas da MAGIX Software GmbH (de ora avante denominada MAGIX ) são

Leia mais

Central Inteligente Manual de utilização

Central Inteligente Manual de utilização Central Inteligente 4 Benefícios 5 Funcionalidades 5 Portal de Configuração 5 Índice Área de Cliente 6 Registo Área de Cliente 7 Login Área de Cliente 7 Menu Área de Cliente 7 Portal de Configuração da

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt

Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC www.estagiostic.gov.pt 1 Índice 1 Introdução 3 1.1 Programa de Estágios TIC 3 1.2 Objectivo da plataforma 3 1.3 Perfis 4 1.3.1 Escola 4 1.3.2 Empresa 4 1.3.3

Leia mais

Descrição do Serviço Diagnóstico no Local

Descrição do Serviço Diagnóstico no Local Apresentação do serviço A Dell tem o prazer de fornecer o Serviço de (o Serviço ) de acordo com este documento (a Descrição do Serviço ). Este fornece actividades opcionais de diagnóstico no local na empresa

Leia mais

1.º Curso de Estágio de 2006 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL

1.º Curso de Estágio de 2006 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 1.º Curso de Estágio de 2006 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL Analise a hipótese que a seguir se enuncia e responda, depois, às questões suscitadas sobre a mesma, fundamentando as respostas com as disposições

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando

Leia mais

ESCOLA DE CONDUÇÃO INVICTA (Fases do Processo de Contra-Ordenações)

ESCOLA DE CONDUÇÃO INVICTA (Fases do Processo de Contra-Ordenações) FASES DO PROCESSO DE CONTRA ORDENAÇÕES Auto de Notícia Menciona os factos constitutivos da infracção, o dia, a hora, o local e as circunstâncias desta. É levantado pelo agente de autoridade. Notificação

Leia mais

Perguntas Frequentes FAQ s

Perguntas Frequentes FAQ s Perguntas Frequentes FAQ s 15 Outubro de 2014 Versão 2.0 Acrónimos... 3 Questões Globais... 4 1 Sobre o Testamento Vital (TV) ou Diretiva Antecipada de Vontade (DAV)... 4 1.1 O que é uma Diretiva Antecipada

Leia mais

Observações. Referência Título / Campo de Aplicação Emissor Data de adoção

Observações. Referência Título / Campo de Aplicação Emissor Data de adoção NP 4239:1994 Bases para a quantificação dos custos da qualidade CT 80 1995-01-01 NP 4397:2008 Sistemas de gestão da segurança e saúde do trabalho. Requisitos CT 42 2008-12-31 NP 4410:2004 Sistemas de gestão

Leia mais

REGIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DO CAMPO (1) Preâmbulo

REGIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DO CAMPO (1) Preâmbulo REGIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DO CAMPO (1) Preâmbulo O Regimento da Câmara Municipal De Vila Franca do Campo foi elaborado de acordo com a alínea a) do número 1 do Artº 64º da Lei n.º 169/99,

Leia mais

Guia de Apoio ao Formando. Formação à distância

Guia de Apoio ao Formando. Formação à distância Regras&Sugestões- Formação e Consultoria, Lda. Guia de Apoio ao Formando Data de elaboração: abril de 2014 CONTACTOS Regras & Sugestões Formação e Consultoria, Lda. Av. General Vitorino laranjeira, Edifício

Leia mais

Arrendamentos Baseados em Escolha Um guia para escolher a sua habitação

Arrendamentos Baseados em Escolha Um guia para escolher a sua habitação Arrendamentos Baseados em Escolha Um guia para escolher a sua habitação Introdução aos Arrendamentos Baseados em Escolha Quando temos habitações disponíveis para serem alugadas, estas são anunciadas e

Leia mais

Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade. Um Estudo de Viabilidade

Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade. Um Estudo de Viabilidade Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade ENTREGA: 09/04/09 Professor: Carlos José Maria Olguin Um Estudo de Viabilidade Você deve fazer um estudo de viabilidade para um projeto de sistema de

Leia mais

Manual de GUIA PRÁTICO ADOÇÃO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P. ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/13

Manual de GUIA PRÁTICO ADOÇÃO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P. ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/13 Manual de GUIA PRÁTICO ADOÇÃO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/13 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Adoção (32 V4.08) PROPRIEDADE Instituto da Segurança Social,

Leia mais

Pedido de Esclarecimento Contrato Nº 1000560 5 mensagens

Pedido de Esclarecimento Contrato Nº 1000560 5 mensagens Diogo Silva Pedido de Esclarecimento Contrato Nº 1000560 5 mensagens Volkswagen Financial Service Portugal Contact Para: "sdiogo13@gmail.com"

Leia mais

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR Data: 6 de Dezembro de 2011 Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de Brasília) Nome: e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),

Leia mais

Sondagem à Experiência dos Pacientes em Cuidados Primários [NAME OF OFFICE/CLINIC] SONDAGEM À EXPERIÊNCIA DOS PACIENTES

Sondagem à Experiência dos Pacientes em Cuidados Primários [NAME OF OFFICE/CLINIC] SONDAGEM À EXPERIÊNCIA DOS PACIENTES Sondagem à Experiência dos Pacientes em Cuidados Primários [NAME OF OFFICE/CLINIC] SONDAGEM À EXPERIÊNCIA DOS PACIENTES Está a ser convidado/a para participar nesta sondagem porque recentemente teve uma

Leia mais

INSTRUÇÕES DE REGATA

INSTRUÇÕES DE REGATA Clube Náutico das Lajes do Pico INSTRUÇÕES DE REGATA 3ª PCR - Lajes do Pico, 26 e 27 de Novembro de 2011 A Federação Portuguesa de Vela estabelece estas Instruções de Regata para a 3ª Prova do Campeonato

Leia mais

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Português A2 Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Direção de Serviços de Língua e Cultura Composição Gráfica: Centro Virtual Camões

Leia mais

HSEC TERCEIROS DIRETRIZES DE REPORTE E INVESTIGAÇÃO DE INCIDENTES

HSEC TERCEIROS DIRETRIZES DE REPORTE E INVESTIGAÇÃO DE INCIDENTES HSEC TERCEIROS DIRETRIZES DE REPORTE E INVESTIGAÇÃO DE INCIDENTES DEPARTAMENTO DE COMÉRCIO E ESCRITÓRIO DE EXPEDIÇÃO E FRETAMENTO DA TRAFIGURA HSEC APPROACH INTRODUÇÃO 1.1. OBJETIVO A Trafigura exige que

Leia mais

DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO NÚCLEO DE REDAÇÃO FINAL EM COMISSÕES TEXTO COM REDAÇÃO FINAL

DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO NÚCLEO DE REDAÇÃO FINAL EM COMISSÕES TEXTO COM REDAÇÃO FINAL CÂMARA DOS DEPUTADOS DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO NÚCLEO DE REDAÇÃO FINAL EM COMISSÕES TEXTO TRANSCRIÇÃO IPSIS VERBIS CPI - SIVAM EVENTO: Reunião Ordinária N : 0454/02 DATA: 21/05/02

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO PARA ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS

REGULAMENTO DO CONCURSO PARA ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS REGULAMENTO DO CONCURSO PARA ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento estabelece as normas pelas quais o Instituto de Gestão Financeira da Segurança

Leia mais

OS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE TRANSPORTE AÉREO

OS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE TRANSPORTE AÉREO OS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE TRANSPORTE AÉREO Dia 17 de Fevereiro entrou em vigor o Regulamento (CE) n.º 261/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Fevereiro de 2004, que estabelece regras

Leia mais

Os Promotores e ou Afiliados podem incentivar outras pessoas a Divulgarem e comercializarem os serviços, tornando-se seus patrocinadores.

Os Promotores e ou Afiliados podem incentivar outras pessoas a Divulgarem e comercializarem os serviços, tornando-se seus patrocinadores. Liquida Net Rogério Richard - ME. Atua na área de Assinaturas de Lojas, e utiliza um plano de marketing que incentiva e apoia o uso e a divulgação de seus serviços através de uma Rede de Promotores autônomos

Leia mais

São visíveis as filas de impressão partilhadas...

São visíveis as filas de impressão partilhadas... Índice Como enviar trabalhos para o servidor de impressão (imprimir) a partir de portáteis ou outros computadores ligados à rede da FPCEUP?... 3 Em Windows... 3 Em Mac OS X... 5 Como me identifico/autentico

Leia mais

O que fazer se não ficar satisfeito ou se tiver preocupações relativamente aos nossos Serviços

O que fazer se não ficar satisfeito ou se tiver preocupações relativamente aos nossos Serviços Contactos Chief Executive (Director Administrativo) Tel.: 01225 428331 Complaints Manager (Gestor de Reclamações) Complaints@ruh-bath.swest.nhs.uk Tel.: 01225 821857 PALS Manager pals@ruh-bath.swest.nhs.uk

Leia mais

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6 FIAT Q Questionário de Relacionamento Interpessoal Glenn M. Callaghan Department of Psychology; One Washington Square, San Jose University, San Jose CA 95192-0120 Phone 08) 924-5610 e fax (408) 924 5605.

Leia mais

GUIA PRÁTICO LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DOS ESTABELECIMENTOS DE APOIO SOCIAL

GUIA PRÁTICO LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DOS ESTABELECIMENTOS DE APOIO SOCIAL GUIA PRÁTICO LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DOS ESTABELECIMENTOS DE APOIO SOCIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/15 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Licenciamento

Leia mais

REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E UTILIZAÇÃO DA VIATURA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DO COMITÉ OLIMPICO DE PORTUGAL CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E UTILIZAÇÃO DA VIATURA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DO COMITÉ OLIMPICO DE PORTUGAL CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E UTILIZAÇÃO DA VIATURA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DO COMITÉ OLIMPICO DE PORTUGAL CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Objeto 1. O Presente Regulamento estabelece as condições

Leia mais