Tema 1 Sessão 7 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA ACOMPANHE AS RECEITAS E AS DESPESAS DIÁRIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tema 1 Sessão 7 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA ACOMPANHE AS RECEITAS E AS DESPESAS DIÁRIAS"

Transcrição

1 Tema 1 Sessão 7 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA ACOMPANHE AS RECEITAS E AS DESPESAS DIÁRIAS

2 O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global de Educação Financeira, desenvolvido pelas organizações Microfinance Opportunities e Freedom from Hunger, com investimento da Citi Foundation (NY). Trechos desta cartilha podem ser reproduzidos, traduzidos ou adaptados mediante anuência e citação da fonte para atender às necessidades locais, desde que sejam distribuídos sem fins lucrativos, e que quaisquer alterações preservem a integridade do conteúdo. Pede-se informar à Microfinance Opportunities e/ou à Freedom from Hunger sobre planos de tradução destes materiais. Posteriormente, cópias das traduções deverão ser encaminhadas a cada uma das duas instituições Microfinance Opportunities. Todos os direitos reservados. É necessária autorização escrita da Microfinance Opportunities para quaisquer mudanças significativas. DÚVIDAS RELATIVAS A DIREITOS AUTORAIS: Microfinance Opportunities 1701 K Street NW, Suite 650 Washington DC EUA Fone: // Fax: // info@mfopps.org Freedom from Hunger 1644 DaVinci Court, Davis, CA EUA Fone: // Fax: // education@freefromhunger.org // PROMOÇÃO Agência Nacional de Desenvolvimento Microempresarial ANDE Av. Dantas Barreto, 1200, sala 3, Bairro São José, Recife-PE CEP Fone: // comunicacao@agenciaande.org.br Citi Foundation Site: Adaptação de Conteúdo: Denise Cátia Maia Batista e Silveira Colaboração e Revisão: Adelma Nascimento, Juliana da Paz, Lívia Bem Ilustração: Sérgio de Sá Diagramação: Publicité Comunicação Esta cartilha foi produzida, publicada e distribuída por meio da colaboração técnica e financeira da Citi Foundation com a ANDE.

3 Caro cliente, A Agência Nacional de Desenvolvimento Microempresarial ANDE é uma organização não governamental fundada pela Visão Mundial em 2004, especializada em oferecer microcrédito produtivo orientado a empreendedores como você. A ANDE tem um grande compromisso com seus clientes criar oportunidades e transformar vidas. Esta cartilha é mais uma oportunidade que a ANDE oferece a você para entender os conceitos sobre finanças e como administrar melhor seu dinheiro. Este programa de Educação Financeira é importante porque te prepara para lidar melhor com o seu dinheiro. É uma grande oportunidade para você aprender noções básicas relacionadas a receitas, gastos, orçamento, poupança e empréstimo. Isso com certeza vai facilitar sua tomada de decisões financeiras! Você será estimulado a se comprometer com o seu orçamento de forma planejada, realizará gastos mais prudentes, contratará financiamento de forma sensata e ainda será desafiado a sonhar com o futuro, por meio da poupança. O primeiro tema que lhe apresentaremos aqui é Orçamento Use o dinheiro com sabedoria. O objetivo é ajudá-lo(a) a analisar suas despesas e receitas, facilitando a adminstração doméstica do seu dinheiro. A lição central que aprenderemos nesta SÉTIMA sessão educativa é sobre o acompanhamento das receitas e despesas diárias. Aproveite esta cartilha e seu conteúdo para continuar sua caminhada rumo ao equilíbrio financeiro e a realização de seus sonhos. Sucesso! Elza Fagundes Gonçalves Diretora Executiva da ANDE

4 4 SUMÁRIO: 1. Introdução as Sessões Educativas em Orçamento: Use o Dinheiro com Sabedoria Acompanhe as Receitas e Despesas Diárias Passos Para Elaboração de um Orçamento Como Elaborar um Orçamento Fluxo de Caixa Diário Como Manter-se Fiel a um Orçamento Planilhas de Renda Diária Planilhas de Despesas Diárias Mensagem Final

5 A Educação Financeira é importante para qualquer um que tome decisões sobre dinheiro e finanças. Especialmente as mulheres que assumem a responsabilidade pelo dinheiro da casa em circunstâncias instáveis e com poucos recursos para usar. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA // TEMA 1 // A cultura financeira pode prepará-las para prever as necessidades de cada ciclo da vida e lidar com emergências inesperadas sem contrair dívidas desnecessárias. Para os jovens, a cultura financeira pode reduzir sua vulnerabilidade aos muitos riscos associados à transição para a vida adulta, e aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre a administração do dinheiro à medida que entram no mundo do trabalho. 5 ORÇAMENTO: USE O ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA O Programa de Educação Financeira da ANDE possui cinco módulos de capacitação, com temas diferentes. São os seguintes: $$$$ AGÊNCI A NAC IONAL ENVOLV IMEN TO MIC ROEMPR ESARIAL $$ $ $ DE DES AGÊNCIA NACIONAL $ DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL AGÊNCIA NACIONAL DE IAL DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESAR EMPRESARIAL O MICRO Tema 1 Sessão 5 AGÊNCIA NACIONAL VOLVIMENT IAL PRESAR DE DESEN ENTO ROEM MIC LVIM ENVO ORÇAME NTO USE O DINH : COM SAB EIRO EDORIA NAL ÊNCIA NACIO DE DES AG DECIDA COMO GASTAR ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA Tema 1 Sessão 4 ELABORE SEU ORÇAMENTO Orçamento: Use o Dinheiro com Sabedoria Poupar: Você Consegue! Gerenciamento de Dívidas: Maneje com Cuidado Serviços Bancários: Conheça suas Opções Negociações Financeiras: Comunique-se com Confiança ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA Tema 1 Sessão 3 IMPORTÂNCIA DE TER UM ORÇAMENTO ORÇAMENTO: IRO USE SEU DINHE ORIA COM SABED Tema 1 Sessão 2 ANALISE COMO IRO DINHE GASTAR SEU ENTO: ORÇAM DINHEIRO USE O EDORIA COM SAB LEÇA AS ESTABE FINANCEIR METAS 1 Tema 1 o Sessã Você pode optar por utilizar estes módulos em qualquer ordem ou quantidade que atenda às suas necessidades de aprendizagem. Mas sugerimos que você siga a ordem apresentada.

6 6 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA Este primeiro módulo Orçamento: Use o Dinheiro com Sabedoria é composto por 10 Sessões Educativas, sendo que cada sessão leva de 30 a 65 minutos para ser concluída por você e seu facilitador. As Sessões Educativas iniciam com informações básicas e avançam para aspectos mais complexos do Módulo. São elas: 1. Estabeleça Metas Financeiras 2. Analise como Gastar Seu Dinheiro 3. Descreva a importância de ter um Orçamento 4. Elabore um Orçamento 5. Decida como Gastar 6. Cumpra o Orçamento 7. Acompanhe as Receitas e Despesas Diárias 8. Acompanhe as Receitas e Despesas Mensais 9. Use o Controle de Fluxo de Caixa para tomar decisões 10. Mantenha Registros Financeiros para Administrar seu dinheiro Sejam bem-vindos ao Programa de Educação Financeira sobre Orçamento. Esta capacitação irá ensiná-lo a planejar a administrar o seu dinheiro. Você irá aprender a estabelecer metas financeiras, elaborar um orçamento e acompanhar os seus fluxos de caixa para tomar decisões financeiras melhores.

7 ORÇAMENTO: USE O Esta Sessão Educativa trata sobre como controlar a renda e as despesas, diariamente. Acompanhar a renda e as despesas é uma boa forma de se preparar para elaborar um orçamento. Permite que você saiba com mais precisão o quanto se ganha e gasta ao longo do tempo. Agora você terá a oportunidade de conhecer os modelos de formulários necessários para registrar suas despesas e suas rendas. 7

8 8 ORÇAMENTO: USE O CONHEÇA O FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DAS RECEITAS E DESPESAS! É importante que você desenvolva sua própria lista de fontes de renda, considerando a periodicidade de como o dinheiro é ganho. Liste todas as suas fontes de renda e valores diários durante certo período de tempo. Na sua relação de renda inclua todos os possíveis tipos de renda relativa à sua casa, como: O seu salário, caso tenha algum emprego; A renda do negócio; Renda do cônjuge; Contribuição de outros membros da família; Renda de aluguéis; e Quaisquer outros tipos de renda que chega de tempos em tempos.

9 ORÇAMENTO: USE O 9 Fontes de renda Dia 1 Seg. 1. Renda do sítio (Produção e venda de produtos e animais) 2. Trabalho rural 3.Trabalho não rural 4. Salário 5. Negócio 7. Outros 7.1 Remessas 7.2 Renda de aluguéis 7.3 Renda de juros (da poupança) 7.4 Presentes Renda total Planilha de Acompanhamento da Renda Diária (Semana I) Dia 2 Ter. Dia 3 Qua. Dia 4 Qui. Dia 5 Sex. Dia 6 Sáb. Dia 7 Dom. Total GOSTARIA DE FAZER COMENTÁRIOS?

10 10 ORÇAMENTO: USE O 2. ACOMPANHE SUAS DESPESAS: A seguir, faça uma lista de suas despesas, incluindo as necessidades básicas como: alimentação, habitação, roupas, transporte, conta de água, telefone, energia elétrica etc., pagamentos de dívidas ou opcionais. Alimentação; Transporte; Roupas novas; Aluguel; Remédios; Gastos escolares; Pagamento de empréstimo; Luz, água, telefone; Despesas médicas; Doações à igreja; Lazer (sorvete, filme, jogo de futebol), etc. Alimentação Gastos Escolares Empréstimo Compra Mercadorias Aluguel Presentes Para Filhos Emergências Lembrando que a Poupança não é uma despesa. É um dinheiro que se separa para necessidades futuras!

11 ORÇAMENTO: USE O 11 Planilha de Acompanhamento das Despesas Diárias (Semana 1) Tipos de despesas Pagamento de dívidas (principal e juros) Empréstimos de terceiros Empréstimo bancário/imf Subtotal Despesas domésticas necessárias Serviços (luz, água, gás, etc.) Alimentação Roupas Gastos escolares Transporte Saúde Aluguel Outros Subtotal Gastos do negócio Materiais/Insumos Outros (transporte, etc.) Gastos do sítio Subtotal Gastos opcionais Sorvete/salgadinhos Bijuterias Doações à igreja Outros Subtotal Total das Despesas Poupança* Dia 1 Seg. Dia 2 Ter. Dia 3 Qua. Dia 4 Qui. Dia 5 Sex. Dia 6 Sáb. Dia 7 Dom. Total GOSTARIA DE FAZER COMENTÁRIOS?

12 12 ORÇAMENTO: USE O A Renda Planilha de Acompanhamento da Renda Diária (semana 1) Fontes de Renda Dia 1 Seg. Dia 2 Ter. Dia 3 Qua. Total Renda do sítio (banana) Salários (marido) Renda do negócio Outros Remessas Renda de aluguéis Renda de juros (da poupança) Presentes Renda total O QUE CHAMA SUA ATENÇÃO SOBRE A RENDA E DESPESAS NO EXEMPLO ACIMA? Uma etapa fundamental do planejamento financeiro é listar toda a renda e despesa, e acompanhá-las todos os dias, semanas e meses. Para ter uma idéia concreta da sua situação financeira, você deve listar toda a sua renda e despesas.

13 ORÇAMENTO: USE O 13 As Despesas Planilha de Acompanhamento das Despesas Diárias (Semana 1) Tipos de despesas Dia 1 Seg. Dia 2 Ter. Dia 3 Qua. Total Pagamento de dívidas (principal e juros) Empréstimos de terceiros Empréstimo bancário/imf Subtotal Despesas domésticas necessárias Serviços (luz, água, gás, etc.) Alimentação Roupas Gastos escolares Transporte Saúde Aluguel Outros Subtotal Gastos do negócio Materiais/Insumos Outros (transporte, etc.) Gastos do sítio Subtotal Gastos opcionais Sorvete/salgadinhos Bijuterias Doações à igreja Outros Subtotal Total das Despesas Poupança*

14 14 ORÇAMENTO: USE O FLUXO DE CAIXA DIÁRIO: UTILIZANDO AS INFORMAÇÕES DAS PLANILHAS DE ACOMPANHAMENTO DA RENDA E DESPESAS O primeiro passo é acompanhar de perto o dinheiro que entra e sai de sua casa diariamente. Então, você pode usar estas informações para criar uma demonstração de fluxo de caixa que mostre de onde vem o seu dinheiro e para onde ele vai ao longo de determinado período de tempo. Em outras palavras este demonstrativo mostra como o seu dinheiro se movimenta. A análise do seu fluxo de caixa pode ajudar a descobrir se suas despesas são superiores à sua renda. Irá ajudar também a identificar onde você pode cortar gastos e maneiras para economizar mais. Finalmente, diminua o total das despesas do total das rendas. O resultado é a sua renda líquida a diferença entre a sua renda e as suas despesas durante o período. Se o resultado for positivo indica que você tem uma sobre de dinheiro. Este dinheiro você pode reinvestir no negócio, na família ou poupar. Mas quando o dinheiro não é suficiente para fazer os pagamentos, o resultado será negativo, isto implica que você está gastando mais do que ganha, e isto levará você a ter que buscar alternativa para captar dinheiro, muitas vezes pagando juros, aumentando ainda mais os seus gastos.

15 ORÇAMENTO: USE O 15 A SEGUIR APRESENTAMOS UMA PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA DIÁRIO PARA VOCÊ CONHECER! Caixa inicial + Mais: Renda total - Menos o total de despesas - Menos poupança (individual ou grupo) Planilha de Acompanhamento do Fluxo de Caixa Diário Dia 1 Seg. Dia 2 Ter. Dia 3 Qua. Dia 4 Qui. Dia 5 Sex. Dia 6 Sáb. A poupança que é mantida em casa é registrada nesta planilha a fim de determinar quanto dinheiro realmente está à mão, em casa. Na planilha abaixo é uma demonstração do seu preenchimento. Acompanhe. Planilha de Acompanhamento do Fluxo de Caixa Diário Dia 7 Dom. Total (1 semana) Dia 1 Seg. Dia 2 Ter. Dia 3 Qua. Dia 4 Qui. Dia 5 Sex. Dia 6 Sáb. Dia 7 Dom. Total (1 semana) Caixa inicial Mais: Renda total Menos o total de despesas Menos poupança (individual ou grupo) Caixa Final

16 16 ORÇAMENTO: USE O DECIDA COMO UTILIZAR AS PLANILHAS DE ACOMPANHAMENTO! Se a sua demonstração de fluxo de caixa fornecer uma estimativa precisa e detalhada de sua renda e despesas atuais, você terá condições de identificar oportunidades para reduzir gastos e poupar mais. Se você não tiver renda suficiente para arcar com as necessidades diárias, quitar dívidas e economizar para objetivos específicos, você sabe que terá que fazer ajustes ao orçamento. Você pode reduzir o quanto pretende gastar ou ampliar o prazo para fazê-lo. COMO VOCÊ PODE UTILIZAR ESTAS PLANILHAS DE ACOMPANHAMENTO EM SEU PRÓPRIO GERENCIAMENTO FINANCEIRO DOMÉSTICO? ONDE VOCÊ PODE GUARDAR AS INFORMAÇÕES? A seguir você terá o modelo das planilhas para que possa elaborá-las com as suas informações financeiras. Bom trabalho!

17 ORÇAMENTO: USE O PLANILHA DE ACOMPANHAMENTO DA RENDA DIÁRIA Fontes de renda Salário Negócio Outras - Remessas família - Renda de aluguéis - Renda de juros (da poupança) - Presentes Renda total Dia 1 Seg. Dia 2 Ter. Dia 3 Qua. Dia 4 Qui. Dia 5 Sex. Dia 6 Sáb. Dia 7 Dom. PLANILHA DE ACOMPANHAMENTO DO FLUXO DE CAIXA DIÁRIO Caixa inicial Dia 1 Seg. Dia 2 Ter. Dia 3 Qua. Dia 4 Qui. Dia 5 Sex. Dia 6 Sáb. Dia 7 Dom. Total Total 17 Mais: renda total Menos o total de despesas Menos poupança em instituição ou grupo Caixa final

18 18 ORÇAMENTO: USE O Planilha de Acompanhamento das Despesas Diárias Tipos de despesas Dia 1 Seg. Pagamento de dívidas (principal e juros) Empréstimos de terceiros Empréstimo bancário / IMF Subtotal Despesas domésticas necessárias Luz, água, gás, etc. Alimentação Roupas Gastos escolares. Transporte Saúde Aluguel Outros Subtotal Gastos do negócio Materiais. / Insumos Outros (transporte, etc.) Subtotal Gastos opcionais Sorvete / Salgadi- Nhos Bijuterias Doações à igreja Outros Subtotal Total das despesas Poupança Pagamento de dívidas (principal e juros) Dia 2 Ter. Dia 3 Qua. Dia 4 Qui. Dia 5 Sex. Dia 6 Sáb. Dia 7 Dom. Total

19 ORÇAMENTO: USE O MENSAGEM FINAL Você teve a oportunidade de conhecer várias planilhas de acompanhamento, que são ferramentas importantes que permite você gerenciar a entrada e saída do seu dinheiro. Através desses acompanhamentos você terá mais tranqüilidade à frente de seus compromissos financeiros. O registro de suas finanças com a utilização do fluxo de caixa diário permite que você possa identificar as diferenças entre as entradas e saídas de dinheiro, conhecer as flutuações na renda e despesas e tomar as decisões mais acertadas com os ajustes necessários. Obrigado pela presença! Contamos com você na próxima Sessão Educativa! 19 BIBLIOGRAFIA // 1. Ficha Temática - Orçamento: Use o seu Dinheiro com Sabedoria Programa Global Educação Financeira

20 Realização: Esta Sessão Educativa trata sobre como controlar a renda e as despesas, diariamente. Acompanhar a renda e as despesas é uma boa forma de se preparar para elaborar um orçamento. Permite que você saiba com mais precisão o quanto se ganha e gasta ao longo do tempo. Através desses acompanhamentos você terá mais tranquilidade à frente de seus compromissos financeiros. Aproveite! ANDE - CRIANDO OPORTUNIDADES, TRANSFORMANDO VIDAS. Apoio: Patrocínio:

DESPESAS EITAS RECEITAS DESPESAS ESPESAS DESPESAS ECEITAS RECEITAS. Tema 1 Sessão 8 RECEITAS EITAS ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA

DESPESAS EITAS RECEITAS DESPESAS ESPESAS DESPESAS ECEITAS RECEITAS. Tema 1 Sessão 8 RECEITAS EITAS ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA ESPESAS EITAS ECEITAS EITAS DE DESPE DESP ECEITAS Tema 1 Sessão 8 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA ACOMPANHE AS E MENSAIS O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL ORÇAMENTO: USE SEU DINHEIRO COM SABEDORIA. Tema 1 Sessão 2 ANALISE COMO GASTAR SEU DINHEIRO

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL ORÇAMENTO: USE SEU DINHEIRO COM SABEDORIA. Tema 1 Sessão 2 ANALISE COMO GASTAR SEU DINHEIRO AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL ORÇAMENTO: USE SEU DINHEIRO COM SABEDORIA Tema 1 Sessão 2 O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA. Tema 1 Sessão 1 ESTABELEÇA METAS FINANCEIRAS

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA. Tema 1 Sessão 1 ESTABELEÇA METAS FINANCEIRAS AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA Tema 1 Sessão 1 ESTABELEÇA METAS O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do

Leia mais

ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA. Tema 1 MANTENHA REGISTROS FINANCEIROS PARA ADMINSTRAR SEU DINHEIRO. Sessão 10

ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA. Tema 1 MANTENHA REGISTROS FINANCEIROS PARA ADMINSTRAR SEU DINHEIRO. Sessão 10 Tema 1 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA Sessão 10 MANTENHA REGISTROS FINANCEIROS PARA ADMINSTRAR SEU DINHEIRO O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa

Leia mais

Tema 1 USE O DINHEIRO COM SABEDORIA USE O CONTROLE DE FLUXO DE CAIXA PARA TOMAR DECISÕES

Tema 1 USE O DINHEIRO COM SABEDORIA USE O CONTROLE DE FLUXO DE CAIXA PARA TOMAR DECISÕES Tema 1 Sessão 9 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA USE O CONTROLE DE FLUXO DE CAIXA PARA TOMAR DECISÕES O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL POUPAR: VOCÊ CONSEGUE. Tema 2. Sessão 2 ESTABELEÇA METAS PARA POUPANÇA

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL POUPAR: VOCÊ CONSEGUE. Tema 2. Sessão 2 ESTABELEÇA METAS PARA POUPANÇA AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL Tema 2 POUPAR: VOCÊ CONSEGUE Sessão 2 ESTABELEÇA METAS PARA POUPANÇA O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa

Leia mais

Orçamento Use o Dinheiro com Sabedoria

Orçamento Use o Dinheiro com Sabedoria Orçamento Use o Dinheiro com Sabedoria Use o Dinheiro com Sabedoria Serasa Experian e Educação Financeira O Programa Serasa Experian de Educação Financeira Sonhos Reais é uma iniciativa que alia o conhecimento

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA. Tema 1 Sessão 3 IMPORTÂNCIA DE TER UM ORÇAMENTO

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA. Tema 1 Sessão 3 IMPORTÂNCIA DE TER UM ORÇAMENTO AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL Tema 1 Sessão 3 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA IMPORTÂNCIA DE TER O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia

Leia mais

Conseguimos te ajudar?

Conseguimos te ajudar? Controlar suas finanças deve ser um hábito. Não com o objetivo de restringir seus sonhos de consumo, mas sim de convidá-lo a planejar melhor a realização da cada um deles, gastando o seu dinheiro de maneira

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 2: Como Poupar

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 2: Como Poupar Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 2: Como Poupar Objetivo Dar dicas importantes para que nossos clientes consigam ter uma poupança e vivam com mais segurança e tranquilidade O conteúdo deste

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

Para demonstrar melhor essa relação dos descontroles, abaixo destacaremos os fatores importante de que trataremos nesta etapa de finanças pessoais:

Para demonstrar melhor essa relação dos descontroles, abaixo destacaremos os fatores importante de que trataremos nesta etapa de finanças pessoais: FINANÇAS PESSOAIS Finanças na corda bamba Muitas vezes o desequilíbrio financeiro não está ligado necessariamente a aspectos financeiro, mas sim a aspectos psicológicos, ou seja, você até elabora seus

Leia mais

2005 Microfinance Opportunities. Todos os direitos reservados.

2005 Microfinance Opportunities. Todos os direitos reservados. O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global de Educação Financeira, desenvolvido pelas organizações Microfinance Opportunities e Freedom from Hunger, com

Leia mais

NEGOCIAÇÕES FINANCEIRAS: Tema 54 Sessão 41 COMUNIQUE-SE COM CONFIANÇA PRÁTICA DA NEGOCIAÇÃO.

NEGOCIAÇÕES FINANCEIRAS: Tema 54 Sessão 41 COMUNIQUE-SE COM CONFIANÇA PRÁTICA DA NEGOCIAÇÃO. Tema 54 Sessão 41 NEGOCIAÇÕES FINANCEIRAS: COMUNIQUE-SE COM CONFIANÇA PRÁTICA DA NEGOCIAÇÃO. O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global de Educação Financeira,

Leia mais

Tema 1 Sessão 6 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA CUMPRA O ORÇAMENTO

Tema 1 Sessão 6 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA CUMPRA O ORÇAMENTO Tema 1 Sessão 6 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA ORÇAMENTO O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global de Educação Financeira, desenvolvido pelas

Leia mais

Economia Doméstica - Finanças Pessoais -

Economia Doméstica - Finanças Pessoais - Economia Doméstica - Finanças Pessoais - Parte A Introdução e Visão Geral Parte B Planejamento e Acompanhamento - Técnicas Prof. Maurício Cury POUPAR x GASTAR Situação: Dois casais amigos onde, cada casal

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Objetivo Auxiliar no gerenciamento de dívidas e de como quitá-las, conscientizando as pessoas da importância em diminui-las e de

Leia mais

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro...

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro... FASCÍCULO IV VAMOS PLANEJAR... Se você ainda não iniciou seu planejamento financeiro, é importante fazê-lo agora, definindo muito bem seus objetivos, pois, independentemente da sua idade, nunca é cedo

Leia mais

Fluxo de Caixa O dia-a-dia das finanças em sua empresa!

Fluxo de Caixa O dia-a-dia das finanças em sua empresa! Fluxo de Caixa O dia-a-dia das finanças em sua empresa! É muito frequente, no ambiente do SEBRAE-SP, o empresário chegar com muitas dúvidas sobre as finanças da sua empresa. E finanças, como sabemos, é

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 1: Orçamento

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 1: Orçamento Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 1: Orçamento Objetivo Conscientizar nossos clientes sobre a importância da organização financeira e do planejamento orçamentário como alicerce de conforto,

Leia mais

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES [ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES D e s c u b r a c o m o m a n t e r o c a p i t a l d a e m p r e s a s o b c o n t r o l e p a r a f a z e r o n e g ó c i o c r e s c e r. Uma boa gestão

Leia mais

Guia Financ F eir inanc o eir 1

Guia Financ F eir inanc o eir 1 Guia Financeiro1 DÍVIDAS: PROTEJA SEU BOLSO! DÍVIDAS SÃO SEMPRE RUINS? Pare e pense: você está endividado? Nem sempre isso é um problema: muitas pessoas têm dívidas, mas não sabem. Ao usar o cartão de

Leia mais

Gestão dos Pequenos Negócios

Gestão dos Pequenos Negócios Gestão dos Pequenos Negócios x Rangel Miranda Gerente Regional do Sebrae Porto Velho, RO, 20 de outubro de 2015 A Conjuntura Atual Queda na produção industrial Desemprego Alta dos juros Restrição ao crédito

Leia mais

1 IRPF - Entrega A partir do dia 06 de março tem início o período de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física. É importante ficar atento principalmente se você for obrigado

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Quem não sabe administrar tostões, não sabe administrar milhões. Atenção para estas perguntas: Como você acompanha suas vendas? Quanto você vendeu hoje? E ontem? E no mês passado?

Leia mais

Planejamento Financeiro Feminino

Planejamento Financeiro Feminino Planejamento Financeiro Feminino Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado.

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE II): ATINGIR META E SOLVER

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE II): ATINGIR META E SOLVER UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE II): ATINGIR META E SOLVER! Planilha entregue para a resolução de exercícios! Quando usar o Atingir Meta e quando usar o Solver Autor: Francisco

Leia mais

Índice. Manual de Educação Financeira COOPERFEMSA...02. O que é Educação Financeira?...03. Orçamento Familiar...04. Por que compramos?...

Índice. Manual de Educação Financeira COOPERFEMSA...02. O que é Educação Financeira?...03. Orçamento Familiar...04. Por que compramos?... Índice Manual de Educação Financeira COOPERFEMSA...02 O que é Educação Financeira?...03 Orçamento Familiar...04 Por que compramos?...05 A influência da Mídia e da Publicidade...06 Por isso, é preciso:...07

Leia mais

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes. ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar

Leia mais

Responsabilidade Social nas MPEs Paulistas. Dezembro de 2004

Responsabilidade Social nas MPEs Paulistas. Dezembro de 2004 Responsabilidade Social nas MPEs Paulistas Dezembro de 2004 1 Responsabilidade Social Forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Salve sua Vida Financeira

Salve sua Vida Financeira Salve sua Vida Financeira 7 Dicas MATADORAS E-BOOK Edição 2015 Tatiane Zechel www.dinheiroemforma.com.br Apresentação Olá, sou Tatiane Zechel, fundadora do blog www.dinheiroemforma.com.br e trago este

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES Ensine para seus alunos a importância de poupar e planejar o orçamento pessoal com este divertido gibi da Marvel.

MANUAL DE INSTRUÇÕES Ensine para seus alunos a importância de poupar e planejar o orçamento pessoal com este divertido gibi da Marvel. MANUAL DE INSTRUÇÕES Ensine para seus alunos a importância de poupar e planejar o orçamento pessoal com este divertido gibi da Marvel. OS VINGADORES // SALVANDO O DIA VISÃO GERAL Aula baseada no gibi Salvando

Leia mais

Recupere a saúde financeira e garanta um futuro tranquilo. Campus da UNESP de São José do Rio Preto, 30/09/2015

Recupere a saúde financeira e garanta um futuro tranquilo. Campus da UNESP de São José do Rio Preto, 30/09/2015 Recupere a saúde financeira e garanta um futuro tranquilo Campus da UNESP de São José do Rio Preto, 30/09/2015 Objetivo geral Disseminar conhecimento financeiro e previdenciário dentro e fora da SP-PREVCOM

Leia mais

Tema 3 Sessão 51 QUANTA DÍVIDA POSSO ASSUMIR? MANEJE COM CUIDADO GERENCIAMENTO DE DÍVIDAS:

Tema 3 Sessão 51 QUANTA DÍVIDA POSSO ASSUMIR? MANEJE COM CUIDADO GERENCIAMENTO DE DÍVIDAS: Tema 3 Sessão 51 GERENCIAMENTO DE DÍVIDAS:? PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA // TEMA 3 // GERENCIAMENTO DE DÍVIDAS: O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global

Leia mais

Planejamento Financeiro e Você. Ferramentas para a Conquista de Sonhos! Semana da Estratégia Nacional de Educação Financeira

Planejamento Financeiro e Você. Ferramentas para a Conquista de Sonhos! Semana da Estratégia Nacional de Educação Financeira Planejamento Financeiro e Você Ferramentas para a Conquista de Sonhos! Semana da Estratégia Nacional de Educação Financeira 2015 Hoje estamos aqui para falar de SONHOS e como realizá-los Você está Vivendo

Leia mais

http://www.comoorganizarcasamento.com

http://www.comoorganizarcasamento.com Como Planejar seu Casamento Sem Stress Copyright 2014 Este e- book é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610/98), é proibida a reprodução do livro por meio eletrônico ou impresso. O e- book

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay EDUCAÇÃO FINANCEIRA Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay COMO A REALIDADE ENSINA... DESPESAS MENSAIS Aluguel Empréstimos Água, luz e internet Despesas com alimentação Despesa com filhos

Leia mais

1 Onde estou e aonde quero chegar

1 Onde estou e aonde quero chegar Seu futuro é agora O Programa RENDA MAIS da Fundação Atlântico tem como objetivo fomentar o conhecimento sobre educação financeira e previdenciária junto aos seus Participantes. No módulo de Educação Financeira

Leia mais

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui!

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! INFORMATIVO Novas Regras de limites A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! A Datusprev abre espaço para divulgação. Aqui você pode anunciar compra, venda, troca,

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

INTRODUÇÃO. Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico.

INTRODUÇÃO. Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico. INTRODUÇÃO No nosso dia-a-dia enfrentamos diferentes tipos de riscos aos quais atribuímos valor de acordo com a percepção que temos de cada um deles. Estamos tão familiarizados com alguns riscos que chegamos

Leia mais

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES Ter o controle da situação é dominar ou ter o poder sobre o que está acontecendo. WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR Controle é uma das funções que compõem o processo administrativo.

Leia mais

Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem

Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem Henrique Montserrat Fernandez Muitas pessoas, antes de abrir a empresa, já têm uma idéia do que ela produzirá. Mas será que é isso que os clientes

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

Indicador de Recuperação de Crédito SPC CDL/BH ABRIL/2016

Indicador de Recuperação de Crédito SPC CDL/BH ABRIL/2016 Indicador de Recuperação de Crédito SPC CDL/BH ABRIL/2016 Elaborado: Economia - Pesquisa & Mercado Equipe Técnica: Economista Ana Paula Bastos Estatística Sarah Ribeiro Analista de economia André Correia

Leia mais

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira BANRIDICAS FINANCEIRAS A sua cartilha sobre Educação Financeira Planejando seu orçamento Traçar planos e colocar tudo na ponta do lápis - não é tarefa fácil, mas também não é impossível. O planejamento

Leia mais

Soluções criativas de baixo custo para Educação Financeira e Previdenciária

Soluções criativas de baixo custo para Educação Financeira e Previdenciária Soluções criativas de baixo custo para Educação Financeira e Previdenciária Rakel Azevedo Membro da CTN de Educação da Abrapp Assessora de Comunicação da Fundação Celpos Comissão Técnica Nacional de educação

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. Espero que faça um bom proveito do conteúdo e que, de alguma forma, este e-book facilite a sua decisão de adquirir um planejamento.

1. INTRODUÇÃO. Espero que faça um bom proveito do conteúdo e que, de alguma forma, este e-book facilite a sua decisão de adquirir um planejamento. 1. INTRODUÇÃO Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que considerar na hora de contratar um planejamento de estudos. Esta é uma dificuldade aceitável, tendo em vista que existem opções no mercado que não

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES (Des)motivação na sala de aula! Sugestões práticas da: Nota introdutória Ser professor é ter o privilégio de deixar em cada aluno algo que este possa levar para a vida, seja

Leia mais

Como gerenciar as finanças em tempos de crise? Autor: Paulo Costa - Data: 24/09/2015

Como gerenciar as finanças em tempos de crise? Autor: Paulo Costa - Data: 24/09/2015 Como gerenciar as finanças em tempos de crise? Autor: Paulo Costa - Data: 24/09/2015 Estamos em crise? Como a crise política e econômica vivida atualmente no Brasil afeta você e sua família? Inflação Desemprego

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E VOCÊ

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E VOCÊ PLANEJAMENTO FINANCEIRO E VOCÊ Objetivo 3ª Semana Nacional de Educação Financeira - 2016 Divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), uma política pública lançada em 2010, com a finalidade

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

Empreenda (Quase) Sem Dinheiro

Empreenda (Quase) Sem Dinheiro Empreenda (Quase) Sem Dinheiro Prof. Dr. José Dornelas www.planodenegocios.com.br Bem-vindoà versão de demonstração do curso Empreenda (Quase) Sem Dinheiro! Vocêpoderá conferir alguns vídeos do curso antes

Leia mais

PROGRAMAÇÃO E PLANO DE ESTUDOS

PROGRAMAÇÃO E PLANO DE ESTUDOS MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL PROGRAMAÇÃO E PLANO DE ESTUDOS CURSO ORÇAMENTO PÚBLICO Brasília 2014 PROGRAMAÇÃO E PLANO DE ESTUDOS: LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

Leia mais

Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015]

Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015] Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015] Introdução As Organizações da Aliança Global Wycliffe desejam expressar a unidade e a diversidade do Corpo

Leia mais

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO No Modelo de Plano de Negócio, disponível no seu ambiente do Concurso você terá um passo a passo para elaborar o seu Plano, bem como todo o conteúdo necessário

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

Etapas para a preparação de um plano de negócios

Etapas para a preparação de um plano de negócios 1 Centro Ensino Superior do Amapá Curso de Administração Disciplina: EMPREENDEDORISMO Turma: 5 ADN Professor: NAZARÉ DA SILVA DIAS FERRÃO Aluno: O PLANO DE NEGÓCIO A necessidade de um plano de negócio

Leia mais

Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos

Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos Avaliação Econômica como instrumento para o aprimoramento da gestão das ações sociais 26/09/2013 Fundação

Leia mais

COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA.

COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA. COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA. Uma sequência de e-mail, follow-up ou auto responder é um sistema de resposta automática em uma série

Leia mais

Novas Formas de Aprender e Empreender

Novas Formas de Aprender e Empreender Novas Formas de Aprender e Empreender DÚVIDAS FREQUENTES 1. Sobre o Prêmio Instituto Claro, Novas Formas de Aprender e Empreender 1.1. O que é o Prêmio? O Prêmio Instituto Claro Novas Formas de Aprender

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA. Tema 1 Sessão 4 ELABORE SEU ORÇAMENTO

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA. Tema 1 Sessão 4 ELABORE SEU ORÇAMENTO AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL Tema 1 Sessão 4 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA ELABORE SEU ORÇAMENTO O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia

Leia mais

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7 Sumário Introdução - O novo hábito... 1 Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3 Sobre o vocabulário... 4 Benefícios... 7 Perguntas Frequentes sobre o Orçamento Doméstico... 10 Capítulo 2 - Partindo

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Com a edição da Lei nº 6.938/81 o país passou a ter formalmente uma Política Nacional do Meio Ambiente, uma espécie de marco legal para todas as políticas públicas de

Leia mais

Guia de Discussão Série Eu e meu dinheiro Episódio: O piano ou a Aninha

Guia de Discussão Série Eu e meu dinheiro Episódio: O piano ou a Aninha Guia de Discussão Série Eu e meu dinheiro Episódio: O piano ou a Aninha Sumário Sobre a série... 3 Material de apoio... 3 Roteiro para uso dos vídeos em grupos... 4 Orientações para o facilitador... 4

Leia mais

Criação de Orçamentos

Criação de Orçamentos Criação de Orçamentos As pessoas primeiro, depois o as coisas. Suze Orman, Consultora financeira H á muitas maneiras de gastar seu dinheiro. Será que você deve comprar aquele livro que você está querendo

Leia mais

ASPECTOS CONCEITUAIS OBJETIVOS planejamento tomada de decisão

ASPECTOS CONCEITUAIS OBJETIVOS planejamento tomada de decisão FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERENCIAL PROFESSOR: JOSÉ DE JESUS PINHEIRO NETO ASSUNTO: REVISÃO CONCEITUAL EM CONTABILIDADE DE CUSTOS ASPECTOS CONCEITUAIS A Contabilidade de

Leia mais

Guia do Crédito Certo. Para entender e usar corretamente.

Guia do Crédito Certo. Para entender e usar corretamente. Guia do Crédito Certo Para entender e usar corretamente. Índice 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Conhecendo o crédito. 1 \ O que fazer para ter uma vida financeira saudável? 2 Para que serve o crédito? 5 O Crédito Certo

Leia mais

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO GRANDE ABC

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO GRANDE ABC ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO GRANDE ABC TERMO DE REFERÊNCIA Nº 02/2010 SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA GESTÃO FINANCEIRA EM CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA. Contatos Luiz Augusto Gonçalves de

Leia mais

PLANEJAR, ELABORAR E CUMPRIR METAS

PLANEJAR, ELABORAR E CUMPRIR METAS PLANEJAR, ELABORAR E CUMPRIR METAS Fernanda Micaela Ribeiro Theiss Prof. Ademar Lima Júnior Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB 561) 14/05/2012 RESUMO

Leia mais

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Contrato: AS.DS.PV.024/2010 Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO

Leia mais

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ÍNDICE PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO Página 2 CRÉDITO Página 12 CRÉDITO RESPONSÁVEL Página 16 A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS FILHOS Página 18 PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO O planejamento

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Saia do vermelho. Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? Fora de controle? Vire o jogo

Saia do vermelho. Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? Fora de controle? Vire o jogo 1016325-1 - abr/2012 Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? No site www.itau.com.br/usoconsciente, você encontra vídeos, testes e informações para uma gestão financeira eficiente. Acesse

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. O que é PROINFO?

PERGUNTAS FREQUENTES. O que é PROINFO? PERGUNTAS FREQUENTES O que é PROINFO? O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E SEUS BENEFÍCIOS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E SEUS BENEFÍCIOS Maiêutica - Curso de Ciências Contábeis PLANEJAMENTO FINANCEIRO E SEUS BENEFÍCIOS RESUMO Anair Vanderlinde 1 Nádia Nara de Godoy 2 Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI Ciências Contábeis (CTB0116)

Leia mais

Como economizar dinheiro negociando com seu banco. negociecomseubanco.com.br 1

Como economizar dinheiro negociando com seu banco. negociecomseubanco.com.br 1 negociecomseubanco.com.br 1 Sumário Negocie Com Seu Banco... 3 Quem Somos... 3 Nossa Missão... 3 Este Ebook... 3 Introdução... 4 Como negociar... 6 1. Pesquise as taxas de juros na Negocie Com Seu Banco...

Leia mais

ACT DEVELOPMENT. Ficha de Inscrição para Participante ou Observador

ACT DEVELOPMENT. Ficha de Inscrição para Participante ou Observador ACT DEVELOPMENT Ficha de Inscrição para Participante ou Observador Introdução a ACT Development ACT Development é uma aliança global de igrejas que são membros do Conselho Mundial de Igrejas e as organizações

Leia mais

Compartilhando a Sua Fé

Compartilhando a Sua Fé Livrinho 2 Pàgina 4 Lição Um Compartilhando a Sua Fé O Propósito desta Lição Agora que você descobriu a alegria de pecados perdoados e de uma nova vida em Cristo, sem dúvida quer que os seus familiares

Leia mais

PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros

PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros Janeiro 2015 1. INTRODUÇÃO Quatro em cada dez consumidores consideram-se desorganizados financeiramente, mas sete em cada dez

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS EM SAÚDE. Os custos das instituições

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS EM SAÚDE. Os custos das instituições GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS EM SAÚDE Os custos das instituições Dra Janice Donelles de Castro - Professora do Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de

Leia mais

Aula 1. Introdução à Avaliação Econômica de Projetos Sociais

Aula 1. Introdução à Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aula 1 Introdução à Avaliação Econômica de Projetos Sociais Avaliar é... Emitir juízo de valor sobre algo. Avaliação Econômica é... Quantificar o impacto e o retorno econômico de um projeto, com base em

Leia mais

PRÊMIO PROCEL CIDADE EFICIENTE EM ENERGIA ELÉTRICA

PRÊMIO PROCEL CIDADE EFICIENTE EM ENERGIA ELÉTRICA PRÊMIO PROCEL CIDADE EFICIENTE EM ENERGIA ELÉTRICA FICHA DE INSCRIÇÃO 8 ª EDIÇÃO Prefeitura Municipal de Nome do(a) Prefeito(a) Endereço CEP UF Telefone Fax E-mail Responsável pelas informações (nome e

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS - MAIO As taxas de juros das operações de crédito ficaram estáveis em maio/2013. Vale destacar que em maio o Banco Central voltou a elevar

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

Desafios de um prefeito: promessas de campanha e a Lei de Responsabilidade Fiscal 1

Desafios de um prefeito: promessas de campanha e a Lei de Responsabilidade Fiscal 1 Desafios de um prefeito: promessas de campanha e a Lei de Responsabilidade Fiscal 1 Elaborado por Leandro Felipe (2014) Contém nota pedagógica Introdução O objetivo principal deste caso é ajudar o Prefeito

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

Edital INSTITUTO WALMART - Viver melhor comunidade. Ficha de Inscrição

Edital INSTITUTO WALMART - Viver melhor comunidade. Ficha de Inscrição Edital INSTITUTO WALMART - Viver melhor comunidade Ficha de Inscrição Está é a ficha de inscrição para o Edital Instituto Walmart 2015 Viver melhor comunidade. Antes de responder, recomendamos que vocês

Leia mais

Estrutura para a avaliação de estratégias fiscais para Certificação Empresas B

Estrutura para a avaliação de estratégias fiscais para Certificação Empresas B Estrutura para a avaliação de estratégias fiscais para Certificação Empresas B Este documento fornece a estrutura que B Lab utiliza para avaliar as estratégias fiscais que atendam aos requisitos da Certificação

Leia mais

"BUSSINES PLAN"- PLANO DE NEGÓCIOS

BUSSINES PLAN- PLANO DE NEGÓCIOS "BUSSINES PLAN"- PLANO DE! Os componentes do Business Plan.! Quem precisa fazer um Business Plan! Colocando o Business Plan em ação Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas

Leia mais

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC Gestão de Projetos 1 Agenda Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências 2 1 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO 3 Gerenciamento da Integração do Projeto Fonte: EPRoj@JrM 4 2 Gerenciamento

Leia mais