1.1.1O que é a informática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1.1.1O que é a informática"

Transcrição

1 Tecnologias de Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios Professor: Rafael Vieira.

2 1.1. Informação e informática 1.1.1O que é a informática Informática = Informação + Automática Tratamento da informação por meios automáticos. Dados vs. Informação Dados: factos e valores relacionados com uma situação que isolados não têm valor. Informação: dados organizados e avaliados com um determinado significado. Tecnologias de Informação (TI) Sinónimo de Informática. Evidencia a área tecnológica. Tratamento, controlo e comunicação de informação com base em meios electrónicos. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Tratamento de Informação, em articulação com os processos de transmissão/comunicação.

3 1.1.2A informação

4 Informação Digital É a informação guardada no computador através do código binário. Linguagem a qual o computador transforma os vários tipos de informação que inserimos ( texto, imagem,etc..)

5 Representação da Informação Tipos de informação Texto, números, imagens, sons etc. Sistema binário Sistema de numeração que utiliza 2 dígitos: 0 (zero) e 1 (um) Dígito binário = bit (binary digit) Agrupamentos de bits Agrupar bits em conjuntos de 8, 16, 32, 64, etc. 2 bits = 4 combinações possíveis: 00; 01; 10; 11 3 bits = 8 combinações possíveis: de 000 a bits = 256 (28) combinações possíveis. Em geral, o número de combinações possíveis é n 2, sendo n o número de dígitos binários

6 Unidades de informação Byte 1 byte = 8 bits Múltiplos de byte KByte: 1 KB = 210 bytes = 1024 bytes MByte (mega): 1 MB = 210 KB = 1024 KB GByte (giga): 1 GB = 210 MB = 1024 MB TeraByte: 1 TB = 210 GB = 1024 GB

7 Converter entre base decimal e binária Converter um número decimal para binário Divisões sucessivas por 2 até obter quociente 1 Formar o número binário com um 1 seguido de todos os restos obtidos nas divisões (em ordem inversa) Exemplo: 13: 13/2=6 (R=1); 6/2=3 (R=0); 3/2=1 (R=1); temos então que 13 = 1101 Converter binário em decimal Todos os dígitos representam uma potência de 2 O dígito à direita representa a potência 2 0 ; o dígito seguinte (da direita para a esquerda) representa a potência 2 1 ; etc. Resolver as potências e somar os resultados Exemplo: 1101= 1x x x x2 3 = = 13

8

9

10

11 1.3.1Hardware e software Um computador funciona através de dois tipos de componentes essenciais: os dispositivos físicos, materiais, a que chamamos hardware e os programas que, através de determinadas instruções, fazem funcionar esses dispositivos físicos- o software. Do hardware fazem parte alguns componentes fundamentais do computador, como o processador ou unidade central de processamento (CPU - Central Processing Unit), a unidade de processamento gráfico, as memórias e os periféricos ou dispositivos de entrada saída de dados ou informação (dispositivos de input/output). e Estrutura de um computador Um computador é uma máquina muito complexa, um dos objectos mais sofisticados da engenharia humana. A unidade de sistema é a parte central de um computador, geralmente instalada numa caixa rectangular - colocada.horizontalmente (desktop)ou verticalmente (tower)-, que contém no seu interior um conjunto de componentes cuja função é a de processamento e funcionamento do computador e dos equipamentos auxiliares.

12 Esquema de Von Neumann Dispositivos (ou periféricos) de entrada (input) (teclado, rato scanner e outros) UNIDADE DE SISTEMA ou COMPUTADOR (Unidade Central de Pr ocessamento ou CPU) motherboard,chipset, ". memórias primárias: RAM,ROM,cache) Dispositivos. ( ou periféricos) de saída (output) (monitor,altifalantes, impressora,projector e outros) Dispositivos de armazenamento (ou periféricosde entrada/saída) (disco rígido; drives de disquetes, de CD-ROM, de DVD, etc.; modem)

13 CPU- Unidade Central de Processamento O processador, ou Unidade Central de Processamento (CPU, em inglês),é o «cérebro»de um computador, responsável principal por todo o funcionamento daquele sistema informático. O tipo de processador existente no interior de um computador determina a velocidade com que este recebe e trata os dados e transmite as informações.

14 Chipset O chipset é constituído por um ou vários circuitos integrados... Faz a gestão das ligações entre o processador, a memória, a unidade de processamento gráfico e os vários controladores dos periféricos. O chipset dos modernos computadores é tão ou mais complexo que a CPU. Memórias As memórias de um computador são constituídas por chips ou pastilhas de circuitos integrados,onde são armazenadas, temporária ou permanentemente,as instruções do software com que o computador funciona, assim como os dados que nós próprios vamos introduzindo. A memória pode ser de vários tipos: permanente ou temporária, apenas de leitura ou de leitura e escrita. Deste modo, os dois tipos de memória fundamentais (ou memórias primárias) são: Memória RAM randon Access memory (memória de acesso aleatório Memória ROM read only memory (memória só de leitura)

15 MEMORIA ROM é uma memória de carácter permanente, com instruções fixas, que permite ao computador o desempenho de funções básicas.por exemplo, a memória ROM BIOS(Basic Input Output System) é responsável pelo arranque do computador e pela interacção com os dispositivos de input/output. Sendo apenas de leitura, em geral o utilizador não tem acesso directo a ela e permanece activa mesmo depois,de desligarmos o computador. No entanto, modernamente, os componentes de memória ROM são em memória FLASH, pelo que é possível a um técnico actualizar um computador reescrevendo as instruções originais. A memória RAM é a memória principal do computador, o suporte que permite gravar, ler e.apagar informações. Para além da memória RAM principal, constituída por vários módulos ou conjuntos de chips, existe ainda a memória cache. Esta também é memória RAM mas tem que ser mais rápida, para não obrigar o processador a «esperar». A memória cache tema função de apoiar directamente o processador, armazenando a informação acedida frequentemente. É da maior ou menor capacidade ou quantidade de memória RAM que depende o desempenho de um computador. Actualmente a maioria dos computadores pessoais dispõe de 128 a 1024MB de memória RAM. A memória RAM é uma memória de acesso directo, que é renovada de cada vez que ligas ou reinicias o computador. Cada vez que se desliga o computador a memória é limpa, quando isto acontece diz-se que a memória é Volatil. Para não perderes a informação ou os dados introduzidos durante a sessão, terás que os ir guardando em suportes de armazenamento auxiliares, verdadeiras memórias secundárias do computador: disco rígido (ou disco duro), disque te, CD-ROM, DVD, etc.

16

17 A placa principal(motherboard) No interior da unidadede sistema - (computador),existe uma placa de grandes dimensões, que contém um grande número de circuitos electrónicos impressos, responsáveis pela,circulação dos dados e informações entre os diferentes componentes do computador e entre este e o exterior. Esta placa é geralmente conhecida por Motherboard (placa-mãe )ou placa principal. Os componentes essenciais da mother-board são o processador (CPU), o chipset e as memórias. Possui, para além disso, slots (ou encaixes) de expansão (para inserir,por exemplo, novos módulos de memória RAM) e ainda uma imensidade de circuitos integrados, transístores e cablagens. É também na motherboard que encaixam outras placas de menores dimensões, como a placa de som, a placa de vídeo, a placa de rede, etc. E,finalmente, podemos ainda distinguir na placa principal conectores para cabos internos ou para dispositivos de input/output (rato e teclado, por exemplo).

18 o barramento (bus) Observa mais detalhada mente uma motherboard (por exemplo na imagem em cima). Sobre esta placa existe um conjunto muito complexo de circuitos impressos, em I,inhas paralelas. Chamamos a estes circuitos barramento (ou.bus). São, na verdade, verdadeiros caminhos de dados, que permitem o transporte e troca de informação entre os vários componentes de um computador (processador, memórias, slots de expansão, periféricos, etc.). Dispositivos de entrada e saída de dados Para um computador «comunicar» com o exterior, necessita de dispositivos de entrada e de saída de dados e informações. Chamamos habitualmente periféricos aos equipamentos utilizados para esse efeito. Estes periféricos podem ser agrupados do seguinte modo, segundo a sua função: > Periféricos de entrada: teclado, rato, digitalizador (ou scanner), joystick, caneta óptica, touchscreen (ecrã sensível ao toque), microfone, câmara digital, etc. > Periféricos de saída: monitores e respectivas placas gráficas, impressoras, projectores de vídeo e de imagens de computador. > Periféricos de entrada/saída (ou dispositivos l/o): Drives de disquetes, de discos, de bandas magnéticas, etc.; placas de som e altifalantes ou colunas; dispositivos de conectividade a redes de computadores (placas de rede e modems).

19 1.4. Os dispositivos de entrada e saída mais comuns 1.4.1Teclado o teclado é um dispositivo indispensável num computador, constituindo um dos mais importantes instrumentos de interacção utilizador-computador. 9s teclados ligam-se ao computador através de conectores existentes na placa principal.no entanto, actualmente, são utilizados, cada vez com mais frequência, teclados sem fio, nos quais a transmissão dos dados é efectuada através de ondas electromagnéticas recebidas por um dispositivo entretanto instalado na Motherboard ou numa das suas portas de conexão. O mesmo acontece, aliás,com o rato e com outros periféricos. A tecnologia wireless(ou tecnologia sem fios)está a difundir-se cada vez mais.

20 1.4.2 Rato O rato (mouse) tornou-se um dos periféricos mais utilizados, sobretudo depois do aparecimento dos programas em ambiente gráfico,como o MacOSe o MicrosoftWindows.Namaior parte dos sistemas operativos e programas de aplicação (que adiante estudarás), o utilizador interage com o computador apontando para determinados símbolos e outros grafismos que surgem no ecran e clicando depois com um dos botões do rato. O rato é conectado à unidade de sistema através da porta do rato ou de uma porta USB(UniversalSerialBus),com que os computadores mais recentes já vêm equipados.

21 1.4.3 Câmaras digitais(fotográfica e de vídeo) Actualmente, cada vez mais pessoas utilizam máquinas fotográficas digitais (talvez seja o teu caso). Muitas delas permitem não só fazer fotografias como também pequenos filmes, com ou sem som. Estas câmaras, em vez de «guardarem» as imagens numa película fotográfica, transformam-nas imediatamente em formato digital, gravando-as em suportes semelhantes aos que se utilizam nos computadores, como as disquetes, os discos ((D-ROM e DVD) e os cartões de memória (memorycards).asfotografias digitais podem ser visualizadas num ecrã de televisão ou descarregadas para um computador ou uma impressora. Através de software apropriado, podem depois ser armazenadas, organizadas e tratadas como qualquer outro ficheirode imagem. E,claro, podem imprimir-se (em casa, na escola ou numa loja de fotografia). Por sua vez, as câmaras digitais de vídeo podem ser utilizadas não apenas para a captação de imagens (estáticas ou dinâmicas),como também, ligadas a um computador, para a comunicação em directo através da Internet ou de outra rede de computadores.

22 1.4.4 Digitalizador (scanner) o scanner, ou digitalizador de imagens, é um dispositivo que efectua a leitura óptica de imagens ou textos impressos (em papel ou noutro suporte, como os diapositivos e os negativos fotográficos), convertendo para formato digital. Existem vários tipos de scanners(incluindo,o «all-in-one»que, para além de scanner,é também impressora, fotocopiadora e fax). De qualquer modo, o mais importante num digitalizador é a sua capacidade de leitura óptica, geralmente avaliada em pontos por polegada (dpi - dots per inch). Quanto maior for esse número melhor será a qualidade das imagens obtidas Monitores(ecrãs)e placas gráficas Tal como num televisor, o ecrã de um computador permite-nos visualizar texto, imagens e outros grafismos. Existem dois tipos de ecrãs de computador: > Monitor de raios catódicos ((RTI,como o de um televisor tradicional. > Ecrãde cristaislíquidos (LCD). A placa gráfica tem como principal função, em ligação com o processador e as memórias do computador, tratar a informação e transferi-ia para o ecrã. Da maior ou menor qualidade da placa gráfica depende a qualidade das imagens visualizadas no ecrã. Do mesmo modo, também a resoluçãodo ecrãé importante, ou seja, o número de pontos de imagem (pixéis).

23 Um dos periféricos mais úteis nas salas de aula (ou em congressos, conferências, etc.) é o projector de vídeo e de imagens de computador. Ligando-o ao mesmo conector que o monitor, permite visualizar as imagens num ecrã de grandes dimensões, como o ecrã de cinema Impressoras A impressora constitui outro dos periféricos de saída de informação mais utilizados,uma vez que boa parte dos trabalhos realizados nos computadores pessoais tem como objectivo final serem impressos (em papel ou noutro material,como as transparências). Existem vários tipos de impressoras, dependendo do método de impressão. Actualmente, as mais usadas são as seguintes: > Impressoras matriciais ou de agulhas. > Impressoras de jacto de tinta. > Impressoras laser. As impressoras matriciais estão em desuso, entre outras razões por serem mais ruidosas. As impressoras laser são as que proporcionam melhor qualidade de impressão (a preto e branco e a cores) e maior velocidade (as melhores chegam a imprimir 50 páginas por minuto). São, no entanto, as mais dispendiosas. Deste modo, a maior parte dos utilizadores dispõe, geralmente, de impressoras de jacto de tinta.

24 1.4.7 Dispositivos de entrada e saída de dados e/ou informação Entre estes dispositivos podemos incluiros discos rígidos (ou discos duros)(l) as drives de disquetes, de CD-ROMe de DVD,e o modem. Com excepção do último, trata-se de verdadeiras memórias secundárias de um computador, ou meios de armazenamento de informação. As drives são constituídas por mecanismos electromecânicos e electrónicos de leitura e/ou de gravação de dados e informação. Podem ser internas (incluídas no corpo principal do computador) e externas ou portáteis (por exemplo um leitor/gravador de CD ou de DVD). As drives são geralmente identificadas pelas primeiras letras do alfabeto. Por exemplo: A para a drive de disquetes, C para o disco rígido, D e E para as drives de CDe DVD,F e G para a drive USB de flash memory, etc. Estes dispositivos utilizam vários suportes, com diferentes capacidades. Os mais comuns são os seguintes: > Disquetes de alta densidade (HD,High Density) - 1,44 MB. > CD-ROM, CD-R (gravável) e CD-RW (regravável) a 700 MB. > DVD-ROM, DVD-R (gravável) e DVD-RW (regravável) - cerca de 4,7 GB(2). > Memory cards, memory sticks e pen memory, ou USBflash memory - entre 16 e 1024 MB.

25

26

27

28

29 1.6. Os programas informáticos Um computador precisa de software, isto é, de um conjunto de programas responsáveis pelo seu próprio funcionamento e de vários outros programas de aplicação, que nos permitem escrever textos, desenhar, ouvir música, elaborar bases de dados, gráficos, Tiposde software o software é geralmente criado por equipas de programadores, quase sempre engenheiros informáticos ao serviço de empresas especializadas.écostume dividi-loem dois grandes grupos (1): > Software do sistema. > Software de aplicação. o software do sistema é o responsável pelo funcionamento do próprio computador e de todo o hardware.trata se, portanto, de programas imprescindíveis, sem os quais nada mais funcionaria. Os mais importantes destes programas são os sistemas operativos. Actualmente, em Portugal, a maioria dos computadores pessoais utiliza o sistema operativo MicrosoftWindows (cuja versão XP,em português, estudarás adiante). Existem, no entanto, outros sistemas operativos, como o MacOS(utilizado nos computadores Apple Macintosh) e o Linux (que também estudarás mais adiante).

30 O software de aplicação é constituído por uma imensa variedade de programas que nos permitem realizar com o computador variadíssimas tarefas relacionadas com o nosso trabalho ou com o lazer. Chamamos geralmente aplicações a estes programas. Entre as aplicações mais utilizadas nos computadores pessoais contam-se as seguintes: > Programas de Tratamento de Texto - Também chamados Processa dores de Texto (como, por exemplo, o Microsoft Word 2003* ou o CoreIWordPerfect 70). > Folhas de Cálculo - Programas normalmente utilizados para realizar cálculos numéricos e elaborar gráficos (são os casos, por exemplo, do CoreI Quattro Pro ou do Microsoft Excel 2003*).

31 > Sistemas de Gestão de Base de Dados - São aplicações que permitem elaborar ficheiros com informação devidamente catalogada e ordenada, geralmente acessívelatravésde um índice ou da simples introdução de uma palavra,uma data ou outro elemento. Entre as mais recentes aplicaçõesdeste tipo contam-se os programas MicrosoftAccess2003* > Apresentações Gráficas - Estas aplicações são utilizadas, fundamentalmente, para criar conjuntos automatizados de diapositivos (slideshows),que podem incluir efeitos visuais e sonoros. Os mais conhecidos destes programas são o MicrosoftPowerPoint2003* e o CoreiPresentations70. > Programas de Desenho e Tratamento de Imagem São programas, como o nome indica, em que o utilizador pode criar desenho original ou tratar imagens previamente armazenadas. Exemplos de programas deste tipo são o Corel Draw 7Oe o Adobe Photoshop 7.0. > Programas de «navegação» na Internet (browsers) e de correio electrónico - Os mais popularizados são, respectivamente, o Internet Explorer* e o Outlook Express*,com os quais aprenderás a trabalhar neste livro. No entanto, existem muitos outros, como por exemplo o NetscapeNavigator (que é simultaneamente as duas coisas) ou o programa de correio electrónico Eudora. Jogos - Este é geralmente o software mais procurado pelos jovens.

32 > Software educativo - Muitos dos jogos existentes no mercado integram-se naquilo que habitualmente se chama «edutoinment», isto é, educam e entretêm simultaneamente. No entanto, para além dos jogos, podes encontrar actualmente uma grande variedade de produtos multimédia de carácter educativo, em CD-ROM,em DVDou mesmo disponíveis online,para importação directa através da Internet: de enciclopédias e dicionários a roteiros de museus, passando por colecções de arte ou de fotografia. Existem igualmente muitos programas de tutoria sobre as mais variadas áreas: música, desenho, matemática, línguas estrangeiras,... > Antivírus - São programas específicos para o combate aos vírus informáticos. Quando devidamente actualizados, estes programas são activos vigilantes para impedir que novos vírus entrem no sistema e possam «infectálo»,corromper ou degradar programas e ficheiros armazenados, etc. Existem muitos destes programas (Norton, McAfee, Panda, etc.).

33

Introdução à estrutura e funcionamento de um Sistema Informático

Introdução à estrutura e funcionamento de um Sistema Informático Introdução à estrutura e funcionamento de um Sistema Informático Elementos que constituem o Computador O funcionamento do computador é possível devido aos vários elementos interligados que o constituem:

Leia mais

CONCEITOS ESSENCIAIS E SISTEMAS OPERATIVOS EM AMBIENTE GRÁFICO. Informação Automática. Informática

CONCEITOS ESSENCIAIS E SISTEMAS OPERATIVOS EM AMBIENTE GRÁFICO. Informação Automática. Informática CONCEITOS ESSENCIAIS E SISTEMAS OPERATIVOS EM AMBIENTE GRÁFICO Sandra Silva 2008 Unicenter. Todos os direitos reservados O que é Informática A palavra informática surgiu: Informação Automática Informática

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO O que é a Informática? A palavra Informática tem origem na junção das palavras: INFORMAÇÃO + AUTOMÁTICA = INFORMÁTICA...e significa, portanto, o tratamento da informação

Leia mais

Prof. Sandrina Correia

Prof. Sandrina Correia Tecnologias de I informação de C omunicação 9º ANO Prof. Sandrina Correia TIC Prof. Sandrina Correia 1 Objectivos Definir os conceitos de Hardware e Software Identificar os elementos que compõem um computador

Leia mais

SISTEMAS INFORMÁTICOS

SISTEMAS INFORMÁTICOS SISTEMAS INFORMÁTICOS Nesta apresentação, aprenderá a distinguir Hardware de software, identificar os principais componentes físicos de um computador e as suas funções. Hardware e Software Estrutura de

Leia mais

Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte, ofício ou técnica.

Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte, ofício ou técnica. TIC Conceitos Básicos Técnica - Conjunto de processos que constituem uma arte ou um ofício. Aplicação prática do conhecimento científico. Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos

Leia mais

PROCESSAMENTO DE DADOS

PROCESSAMENTO DE DADOS PROCESSAMENTO DE DADOS Aula 1 - Hardware Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari 2 3 HARDWARE Todos os dispositivos físicos que constituem

Leia mais

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE UM SISTEMA INFORMÁTICO

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE UM SISTEMA INFORMÁTICO ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE UM SISTEMA INFORMÁTICO Nesta apresentação, aprenderá a reconhecer os principais periféricos ou dispositivos de entrada/saída de dados/informação. 23-10-2008 1 DISPOSITIVOS

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO O que é a Informática? A palavra Informática tem origem na junção das palavras: INFORMAÇÃO + AUTOMÁTICA = INFORMÁTICA...e significa, portanto, o tratamento da informação

Leia mais

Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas. Óbidos

Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas. Óbidos Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas Óbidos MÓDULO 769 Arquitectura interna do computador Carga horária 25 Objectivos No final do módulo, os formandos deverão: i. Identificar os elementos base

Leia mais

Se ouço esqueço, se vejo recordo, se faço aprendo

Se ouço esqueço, se vejo recordo, se faço aprendo Se ouço o esqueço, se vejo recordo, se faço o aprendo Meios de Armazenamento Secundário Principais Dispositivos de Entrada Principais Dispositivos de Saída Outros Dispositivos de Entrada/Saída Meios de

Leia mais

INFORmação. O que é um Computador?

INFORmação. O que é um Computador? Professor: M. Sc. Luiz Alberto Filho Conceitos básicos Evolução histórica Hardware Sistemas de numeração Periféricos Software Unidades Básicas de Medidas 2 Facilidade de armazenamento e recuperação da

Leia mais

Introdução. à Informática. Wilson A. Cangussu Junior. Escola Técnica Centro Paula Souza Professor:

Introdução. à Informática. Wilson A. Cangussu Junior. Escola Técnica Centro Paula Souza Professor: Introdução à Informática Escola Técnica Centro Paula Souza Professor: Wilson A. Cangussu Junior Vantagens do computador Facilidade de armazenamento e recuperação da informação; Racionalização da rotina,

Leia mais

Computador. 1982: os computadores são ferramentas que nos permitem fazer cálculos rápida e comodamente

Computador. 1982: os computadores são ferramentas que nos permitem fazer cálculos rápida e comodamente Computador Algumas definições 1982: os computadores são ferramentas que nos permitem fazer cálculos rápida e comodamente 1985: calculador electrónico usado na investigação espacial e actualmente já noutros

Leia mais

Áreas de aplicação das TIC

Áreas de aplicação das TIC O que é a Informática? Ficha Informativa Nº 5 Tratamento ou processamento da informação de forma automática. Dados - São designações de entidades que constituem a informação. Exemplo: Objetos, símbolos,

Leia mais

Introdução. à Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático

Introdução. à Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático Introdução à Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático Estrutura básica de um sistema informático Componentes de um sistema informático O interior de um PC A placa principal ou motherboard O

Leia mais

Estrutura e Funcionamento de um Computador

Estrutura e Funcionamento de um Computador Estrutura e Funcionamento de um Computador ESE Viseu 2009/2010 Docente: Maribel Miranda Pinto O hardware é a parte física do computador, a parte palpável do computador, ou seja, é o conjunto de componentes

Leia mais

Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte, ofício ou técnica.

Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte, ofício ou técnica. Técnica - Conjunto de processos que constituem uma arte ou um ofício. Aplicação prática do conhecimento científico. Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte,

Leia mais

Problema: Solução: Vantagens da estruturação em Níveis: Introdução INTRODUÇÃO À ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Introdução

Problema: Solução: Vantagens da estruturação em Níveis: Introdução INTRODUÇÃO À ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Introdução INTRODUÇÃO À ARQUITETURA DE COMPUTADORES Curso Técnico de Informática Eduardo Amaral Introdução Computador: Máquina programável, de propósito geral, que processa informação. Programa: Seqüência de instruções

Leia mais

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2007/08. Conceitos fundamentais de Hardware

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2007/08. Conceitos fundamentais de Hardware Cadeira de Tecnologias de Informação Ano lectivo 2007/08 Conceitos fundamentais de Hardware Prof. Mário Caldeira Profª Ana Lucas Dr. Fernando Naves Engª Winnie Picoto Engº Luis Vaz Henriques Dr. José Camacho

Leia mais

INSTALAÇÃO e MANUTENÇÃO de MICRO COMPUTADORES

INSTALAÇÃO e MANUTENÇÃO de MICRO COMPUTADORES INSTALAÇÃO e MANUTENÇÃO de MICRO COMPUTADORES 2010/2011 1 Equipamentos informáticos Hardware e Software Hardware refere-se aos dispositivos físicos (electrónicos, mecânicos e electromecânicos) que constituem

Leia mais

AULA TEÓRICA 2 Tema 2. Conceitos básicos de informática, computadores e tecnologias de informação. Sistemas de numeração (continuação)

AULA TEÓRICA 2 Tema 2. Conceitos básicos de informática, computadores e tecnologias de informação. Sistemas de numeração (continuação) AULA TEÓRICA 2 Tema 2. Conceitos básicos de informática, computadores e tecnologias de informação. Sistemas de numeração (continuação) Digitalização. Arquitectura básica do hardware. Input, processamento,

Leia mais

Chama-se sistema informatizado a integração que

Chama-se sistema informatizado a integração que Sistema Informatizado Hardware Sistema Informatizado Chama-se sistema informatizado a integração que acontece de três componentes básicos: a) Os computadores = hardware b) Os programas = software c) Os

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro

Escola Secundária de Emídio Navarro Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Correcção da ficha de trabalho N.º 1 1. Refere algumas das principais áreas

Leia mais

TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO (TI) TECNOLOGIAS ORIGEM DA PALAVRA

TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO (TI) TECNOLOGIAS ORIGEM DA PALAVRA TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO (TI) TECNOLOGIAS ORIGEM DA PALAVRA Provém das palavras gregas technê, que significa saber fazer, e logia, que significa conhecimento organizado SIGNIFICADO É o conhecimento

Leia mais

frozza@ifc-camboriu.edu.brcamboriu.edu.br

frozza@ifc-camboriu.edu.brcamboriu.edu.br Informática Básica Conceitos Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.brcamboriu.edu.br Conceitos INFOR MÁTICA Informática INFOR MAÇÃO AUTO MÁTICA Processo de tratamento da informação

Leia mais

Hardware Básico. - Conceitos Básicos - Números Binários - Principais Componentes. Professor: Wanderson Dantas

Hardware Básico. - Conceitos Básicos - Números Binários - Principais Componentes. Professor: Wanderson Dantas Hardware Básico - Conceitos Básicos - Números Binários - Principais Componentes Professor: Wanderson Dantas Conceitos Básicos Informática: Ciência que estuda o tratamento das informações quanto a sua coleta,

Leia mais

Componentes de um computador típico

Componentes de um computador típico Componentes de um computador típico Assim como em um videocassete, no qual é necessário ter o aparelho de vídeo e uma fita contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada

Leia mais

Prof. Orlando Rocha. Qual o nosso contexto atual?

Prof. Orlando Rocha. Qual o nosso contexto atual? 1 Qual o nosso contexto atual? Atualmente, vivemos em uma sociedade que é movida pela moeda informação! No nosso dia-a-dia, somos bombardeados por inúmeras palavras que na maioria das vezes é do idioma

Leia mais

UNIDADE 1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

UNIDADE 1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Ensino Regular Diurno Disciplina: T.I.C. Professores: Paula Dias Curso: AC/EC1 Ano: 9.º Turma(s): 2 Diagnosticar o estádio de desenvolvimento das competências em TIC dos alunos. Conhecer os conceitos básicos

Leia mais

Capítulo 2. Noção de hardware. As componentes de um computador.

Capítulo 2. Noção de hardware. As componentes de um computador. Definição 1 Capítulo 2. Noção de hardware. As componentes de um computador. 1. Definição Hardware : toda a parte física do computador. Ex.: Monitor, caixa, disquetes, impressoras, etc. Hardware (hard =

Leia mais

Memória principal; Unidade de Controle U C P. Unidade Lógica e Aritmética

Memória principal; Unidade de Controle U C P. Unidade Lógica e Aritmética Tecnologia da Administração Computador: origem, funcionamento e componentes básicos Parte II Sumário Introdução Origem Funcionamento Componentes Básicos Referências Sistema Binário O computador identifica

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro

Escola Secundária de Emídio Navarro Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Ficha de trabalho N.º 1 1. Refere algumas das principais áreas das Tecnologias

Leia mais

Estrutura e funcionamento de um sistema informático

Estrutura e funcionamento de um sistema informático Estrutura e funcionamento de um sistema informático 2006/2007 Sumário A constituição de um sistema informático: hardware e software. A placa principal. O processador, o barramento e a base digital. Ficha

Leia mais

Placa Principal (Motherboard)

Placa Principal (Motherboard) Placa Principal (Motherboard) Placa mãe placa de circuito impresso. Slots de expansão conectores onde se ligam as placas de expansão. Barramento ou bus fios condutores dispostos em paralelo. Constituição

Leia mais

Binária. Introdução à Informática. Introdução à Informática. Introdução à Informática. Introdução à Informática. Bit. Introdução à Informática

Binária. Introdução à Informática. Introdução à Informática. Introdução à Informática. Introdução à Informática. Bit. Introdução à Informática Informação Introdução à Os dispositivos que num computador permitem armazenar informação devem ser capazes de: Receber informação Conservar informação Restituir informação Mas que tipo de informação? Binária

Leia mais

É a parte física de um computador, formada por peças e circuitos eletrônicos que ficam dentro do Gabinete (Torre). Existem diversos tipos de

É a parte física de um computador, formada por peças e circuitos eletrônicos que ficam dentro do Gabinete (Torre). Existem diversos tipos de É a parte física de um computador, formada por peças e circuitos eletrônicos que ficam dentro do Gabinete (Torre). Existem diversos tipos de HARDWARE, segue abaixo, alguns dos HARDWARES INTERNOS do computador:

Leia mais

O Windows é um software de sistema, que permite ao utilizador interagir com o computador e com os seus periféricos.

O Windows é um software de sistema, que permite ao utilizador interagir com o computador e com os seus periféricos. Sistema Operativo Windows - Ambiente de trabalho - Janelas - Atalhos - Programas - Gestão de pastas e ficheiros - Menu iniciar O Windows é um software de sistema, que permite ao utilizador interagir com

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação CPU Unidade Central de Processamento Memórias A placa principal (motherboard) Dispositivos de entrada e saída de dados CPU Unidade Central de Processamento O processador ou Unidade Central de Processamento

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física)

Leia mais

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Esta prova de informática é composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha seguindo o molde adotado pela UnB/CESPE. O tempo para a realização deste

Leia mais

1. Introdução - contextos de aplicações

1. Introdução - contextos de aplicações Universidade Federal de Pelotas Sumário da Aula Fundamentos de Informática Aula 1 Noções sobre Informática, Hardware, Software e Plataformas Prof. Carlos R. Medeiros gil.medeiros@ufpel.edu.br Material

Leia mais

Prof. Célio Conrado 1

Prof. Célio Conrado 1 O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por CPU e memória principal) através de dispositivos de entrada e saída (dispositivos de E/S). Todo objeto que faz parte do sistema e tem por

Leia mais

Introdução. Hardware (Parte II) Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação. joseana@computacao.ufcg.edu.

Introdução. Hardware (Parte II) Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação. joseana@computacao.ufcg.edu. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Introdução à Computação Hardware (Parte II) Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo joseana@computacao.ufcg.edu.br Carga

Leia mais

Conceitos básicos sobre TIC

Conceitos básicos sobre TIC Conceitos básicos sobre TIC Origem da palavra Informática Informação + Automática Informática Significado: Tratamento ou processamento da informação utilizando meios automáticos, nomeadamente o computador.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO DE 2013/2014 Curso de Educação e Formação Tipo 3 Nível 2

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO DE 2013/2014 Curso de Educação e Formação Tipo 3 Nível 2 PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO DE 2013/2014 Curso de Educação e Formação Tipo 3 Nível 2 Itinerário de Formação: 34101.Práticas Técnico-Comerciais Saída Profissional: Empregado/a Comercial Componente de

Leia mais

Introdução à Computação. Conceitos básicos sobre computadores. ISEP DEI, Angelo Martins 2006 Conceitos básicos sobre computadores - 1

Introdução à Computação. Conceitos básicos sobre computadores. ISEP DEI, Angelo Martins 2006 Conceitos básicos sobre computadores - 1 Introdução à Computação Conceitos básicos sobre computadores ISEP DEI, Angelo Martins 2006 Conceitos básicos sobre computadores - 1 Conteúdo Computadores Apresentação sumária da estrutura interna dos computadores

Leia mais

INFORMÁTICA PARA ADMINISTRAÇÃO I

INFORMÁTICA PARA ADMINISTRAÇÃO I CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ INFORMÁTICA PARA ADMINISTRAÇÃO I Unidade II O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por CPU e memória principal) através de dispositivos de entrada

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA - INTRODUÇÃO

APOSTILA DE INFORMÁTICA - INTRODUÇÃO APOSTILA DE INFORMÁTICA - INTRODUÇÃO Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri SUMÁRIO 1. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA... 3 2. PRINCIPAIS COMPONENTES FÍSICOS DO COMPUTADOR... 3 2.1 PERIFÉRICOS...

Leia mais

Patrícia Noll de Mattos. Introdução à Informática

Patrícia Noll de Mattos. Introdução à Informática Patrícia Noll de Mattos Introdução à Informática 2010 2007 IESDE Brasil S.A. É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo, sem autorização por escrito dos autores e do detentor dos direitos

Leia mais

Informática. Aulas: 01 e 02/12. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.

Informática. Aulas: 01 e 02/12. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM. Informática Aulas: 01 e 02/12 Prof. Márcio Hollweg UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO

Leia mais

Conjunto organizado de informações da mesma natureza, agrupadas numa unidade independente de processamento informático

Conjunto organizado de informações da mesma natureza, agrupadas numa unidade independente de processamento informático Sistema Operativo Definição de ficheiro: Conjunto organizado de informações da mesma natureza, agrupadas numa unidade independente de processamento informático Características dos ficheiros: Ocupam uma

Leia mais

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Agrupamento de escolas de Pevidém 2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Conhecer e adotar regras de ergonomia e exploração de diferentes tipos de software Prof.: Alexandra Matias Sumário Conhecer as

Leia mais

ESTRATÉGIAS /ACTIVIDADES. Fazer uma abordagem teórica e simples

ESTRATÉGIAS /ACTIVIDADES. Fazer uma abordagem teórica e simples Conhecer os conceitos básicos relacionados com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Conhecer a terminologia relacionada com as TIC Caracterizar informação Identificar e caracterizar as áreas

Leia mais

Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Introdutórios

Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Introdutórios Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios Informática Informática - Tratamento ou processamento da informação utilizando meios automáticos, nomeadamente o computador.

Leia mais

www.proinfocamamu.com.br

www.proinfocamamu.com.br www.proinfocamamu.com.br Prof. Miquéias Reale - www.proinfocamamu.com.br Professor: Miquéias Reale Diretor de Tecnologia da Reale Tech Telefone: (75) 3641-0056 / 8838-1300 E-mail: miqueias@realetech.com.br

Leia mais

Conceitos Básicos sobre Sistema de Computação

Conceitos Básicos sobre Sistema de Computação Conceitos Básicos sobre Sistema de Computação INFORMÁTICA -É Ciência que estuda o tratamento automático da informação. COMPUTADOR Equipamento Eletrônico capaz de ordenar, calcular, testar, pesquisar e

Leia mais

UCP. Memória Periféricos de entrada e saída. Sistema Operacional

UCP. Memória Periféricos de entrada e saída. Sistema Operacional Arquitetura: Conjunto de elementos que perfazem um todo; estrutura, natureza, organização. Houaiss (internet) Bit- Binary Digit - Número que pode representar apenas dois valores: 0 e 1 (desligado e ligado).

Leia mais

Estrutura geral de um computador

Estrutura geral de um computador Estrutura geral de um computador Prof. Helio H. L. C. Monte-Alto Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu

Leia mais

Princípios de Informática

Princípios de Informática Princípios de Informática Aula 1 Introdução à Informática Universidade Federal de Santa Maria Colégio Agrícola de Frederico Westphalen Curso Técnico em Alimentos Prof. Bruno B. Boniati www.cafw.ufsm.br/~bruno

Leia mais

Computador. Algumas definições

Computador. Algumas definições Algumas definições Os computadores são ferramentas que nos permitem fazer cálculos rápida e comodamente (1982). Calculador electrónico usado na investigação espacial e actualmente já noutros campos da

Leia mais

Dispositivos de entrada, saída, entrada e saída

Dispositivos de entrada, saída, entrada e saída Dispositivos de entrada, saída, entrada e saída Classificação dos dispositivos (ou periféricos) ricos) Entrada Teclado Rato, touchpad, pointing device, track ball Scanner Câmaras digitais (fotográficas

Leia mais

Hardware. Prof. Luiz Carlos Branquinho Informática Básica Gestão Comercial

Hardware. Prof. Luiz Carlos Branquinho Informática Básica Gestão Comercial Hardware Prof. Luiz Carlos Branquinho Informática Básica Gestão Comercial Conteúdo Definição do hardware; Tipo e tamanho dos computadores; Família dos computadores; Elementos do hardware; Portas de comunicação.

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof Odilon Zappe Jr Conceitos básicos de informática O que é informática? Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos

Leia mais

CENTRAL PRCESSING UNIT

CENTRAL PRCESSING UNIT Processador O processador, também chamado de CPU ( CENTRAL PRCESSING UNIT) é o componente de hardware responsável por processar dados e transformar em informação. Ele também transmite estas informações

Leia mais

2012/2013. Profª Carla Cascais 1

2012/2013. Profª Carla Cascais 1 Tecnologias de Informação e Comunicação 7º e 8º Ano 2012/2013 Profª Carla Cascais 1 Conteúdo Programático Unidade 1 Informação/Internet Unidade 2 Produção e edição de documentos -Word Unidade 3 Produção

Leia mais

DISPOSITIVOS DE BLOCO. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves

DISPOSITIVOS DE BLOCO. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves DISPOSITIVOS DE BLOCO Professor: João Paulo de Brito Gonçalves INTRODUÇÃO Periférico Dispositivo conectado a um computador de forma a possibilitar sua interação com o mundo externo. Conectados ao computador

Leia mais

Estrutura de um Computador. Linguagem de Programação Rone Ilídio UFSJ - CAP

Estrutura de um Computador. Linguagem de Programação Rone Ilídio UFSJ - CAP Estrutura de um Computador Linguagem de Programação Rone Ilídio UFSJ - CAP Hardware e Software HARDWARE: Objetos Físicos que compões o computador Circuitos Integrados, placas, cabos, memórias, dispositivos

Leia mais

Bus ou Barramento. Barramento. Barramento de Dados. Barramento de endereços. Barramento de Controlo

Bus ou Barramento. Barramento. Barramento de Dados. Barramento de endereços. Barramento de Controlo Bus ou Barramento Arquitectura de Computadores 10º Ano Barramento Barramento de Dados Barramento de endereços Barramento de Controlo 1 Barramento de Dados São os condutores por onde circulam os dados que

Leia mais

sobre Hardware Conceitos básicos b Hardware = é o equipamento.

sobre Hardware Conceitos básicos b Hardware = é o equipamento. Conceitos básicos b sobre Hardware O primeiro componente de um sistema de computação é o HARDWARE(Ferragem), que corresponde à parte material, aos componentes físicos do sistema; é o computador propriamente

Leia mais

INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing

INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing Docente (Teóricas): Contacto: vmnf@yahoo.com ou vmnf@ipam.pt Web: http://www.vmnf.net/ipam/ig1 Aula 3 Sumário Introdução à Informática (2/2)

Leia mais

Introdução à Engenharia de Computação

Introdução à Engenharia de Computação Introdução à Engenharia de Computação Tópico: Organização Básica de um Computador Digital Introdução à Engenharia de Computação 2 Componentes de um Computador Computador Eletrônico Digital É um sistema

Leia mais

Breve história do computador e iniciação ao Microsoft Word

Breve história do computador e iniciação ao Microsoft Word Projecto de Acompanhamento Pedagógico de Internet Escola Superior de Educação de Viana do Castelo - IPVC Breve história do computador e iniciação ao Microsoft Word Já pensaste como surgiu o computador?

Leia mais

Turno/Horário Noturno PROFESSOR : Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº

Turno/Horário Noturno PROFESSOR : Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº UNIDADE 1I: SISTEMA COMPITACIONAL Elementos hardware e periféricos Um sistema computacional consiste num conjunto de dispositivos eletrônicos (hardware) capazes de processar informações de acordo com um

Leia mais

MOTAGEM E MANUTENÇÃO Hardware. Professor: Renato B. dos Santos

MOTAGEM E MANUTENÇÃO Hardware. Professor: Renato B. dos Santos MOTAGEM E MANUTENÇÃO Hardware Professor: Renato B. dos Santos 1 O computador é composto, basicamente, por duas partes:» Hardware» Parte física do computador» Elementos concretos» Ex.: memória, teclado,

Leia mais

AULA: Introdução à informática Computador Digital

AULA: Introdução à informática Computador Digital Campus Muriaé Professor: Luciano Gonçalves Moreira Disciplina: Informática Aplicada AULA: Introdução à informática Computador Digital Componentes de um computador digital : Hardware Refere-se às peças

Leia mais

Barramento - Significado

Barramento - Significado Barramento - Significado Barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a ligação entre dispositivos, como a CPU, as memórias e outros periféricos. ricos. Barramento - Significado O Barramento,

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE COMO FUNCIONA UM PC? Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE COMO FUNCIONA UM PC? Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE COMO FUNCIONA UM PC? A arquitetura básica de qualquer computador completo, seja um PC, um Machintosh ou um computador de grande porte, é formada por apenas 5 componentes básicos:

Leia mais

SINOPSE. Leandro Gomes Matos Diretor da RNC

SINOPSE. Leandro Gomes Matos Diretor da RNC SINOPSE Neste trabalho procurou-se compilar textos de diversos autores de renome, sob uma ótica baseada em experiência profissional em cargos de chefia e como consultor de empresas, durante estes quase

Leia mais

Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores

Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Computação e Automação Componentes do e noções de Arquitetura de es Professor Responsável: Luiz Affonso Henderson Guedes

Leia mais

Informática. Técnico em Agronegócio 1º. Módulo Profa. Madalena Pereira da Silva madalena.silva@ifsc.edu.br

Informática. Técnico em Agronegócio 1º. Módulo Profa. Madalena Pereira da Silva madalena.silva@ifsc.edu.br Informática Técnico em Agronegócio 1º. Módulo Profa. Madalena Pereira da Silva madalena.silva@ifsc.edu.br Roteiro de Aula Introdução Computador Hardware, Software básico, Software Aplicativo Hardwares

Leia mais

Akropole Catequista. Todos os Ficheiros no Akropole Catequista trabalham com uma simples barra de edição, com 4 botões:

Akropole Catequista. Todos os Ficheiros no Akropole Catequista trabalham com uma simples barra de edição, com 4 botões: Akropole Catequista O Akropole Catequista em três tempos... Este texto é um pequeno manual de introdução ao Akropole Catequista. Umas das características deste programa é o facto deste não necessitar de

Leia mais

13/10/11 TIPOS DE UTILITÁRIOS UTILITÁRIOS 0798 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO TIPOS DE UTILITÁRIOS TIPOS DE UTILITÁRIOS

13/10/11 TIPOS DE UTILITÁRIOS UTILITÁRIOS 0798 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO TIPOS DE UTILITÁRIOS TIPOS DE UTILITÁRIOS 2 OBJETIVOS E COMPETÊNCIAS OBJETIVOS Instalar e configurar utilitários sobre o sistema operativo (SO). UTILITÁRIOS 0798 COMPETÊNCIAS No final do curso os/as formandos/as deverão ser capazes de utilizar

Leia mais

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Instalação e Operação de Sistemas Informáticos 2.ºC CEF Operador (a) de Informática Nível II - [2012/2013] Sumário 2 1.ª a 3.ª aula Apresentação alunos e professor

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Prof. Edberto Ferneda Hardware: Computador e Periféricos 1 John L. von Neumann (1903-1957) Armazenamento secundário Dispositivos de armazenamento de dados e programas

Leia mais

Motherboard Significado

Motherboard Significado Motherboard Significado Motherboard, também m designada por mainboard ou Placa-mãe, é uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalação dos componentes do computador, tais como processador,

Leia mais

INFORMÁTICA. Prof. Jacinto José Franco E-mail: jacinto.franco@jna.ifmt.edu.br

INFORMÁTICA. Prof. Jacinto José Franco E-mail: jacinto.franco@jna.ifmt.edu.br INFORMÁTICA Prof. Jacinto José Franco E-mail: jacinto.franco@jna.ifmt.edu.br 1 HARDWARE 2 HARDWARE É a parte física que compõe o computador, e estes componentes eletrônicos se comunicam através de barramentos.

Leia mais

Microinformática. Perguntas:

Microinformática. Perguntas: Microinformática UNICERP Disciplina: Informática Prof. Denis Henrique Caixeta Perguntas: Como foi a evolução da computação? Qual a função do computador? O que é Hardware? O que é Software? BIT, Byte, etc

Leia mais

Unidade 1 - Objectivos das Tecnologias Informáticas

Unidade 1 - Objectivos das Tecnologias Informáticas Unidade 1 - Objectivos das Tecnologias Informáticas Reconhecer conceitos básicosb Utilizar os conceitos básicos, b aplicando-os os a problemas concretos Compreender a evolução desses conceitos Conhecer

Leia mais

MODULO II - HARDWARE

MODULO II - HARDWARE MODULO II - HARDWARE AULA 01 O Bit e o Byte Definições: Bit é a menor unidade de informação que circula dentro do sistema computacional. Byte é a representação de oito bits. Aplicações: Byte 1 0 1 0 0

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MTEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DEPARTAMENTO DE MTEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DEPARTAMENTO DE MTEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação da Disciplina de Informática Vocacional 3º ciclo Componente de Formação Vocacional Anos Letivos de 2014/2015 e 2015/2016 Manual adotado:

Leia mais

DISCIPLINA: Tecnologias da Informação e Comunicação ANO: 9º. Windows 7 Office 2010 Internet Explorer. Cd-roms COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

DISCIPLINA: Tecnologias da Informação e Comunicação ANO: 9º. Windows 7 Office 2010 Internet Explorer. Cd-roms COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER ESCOLA SECUNDÁRIA DE MANUEL DA FONSECA 3º Ciclo Ensino Básico/Secundário PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 550 - Informática ANO LECTIVO 2012/2013 DISCIPLINA: Tecnologias da Informação e Comunicação

Leia mais

EMENTA DA DISCIPLINA Hardware e dispositivos de E/S Sistema Operacional Editor de Texto

EMENTA DA DISCIPLINA Hardware e dispositivos de E/S Sistema Operacional Editor de Texto www.francosampaio.com Informática Curso de Administração de Empresas Prof. Franco Sampaio URCAMP Universidade da Região da Campanha EMENTA DA DISCIPLINA Hardware e dispositivos de E/S Sistema Operacional

Leia mais

Curso básico em técnicas de Manutenção para activistas comunitários

Curso básico em técnicas de Manutenção para activistas comunitários Curso básico em técnicas de Manutenção para activistas comunitários Perguntas relacionadas com a Aula 2 do Módulo I Aula 2 1. Qual das alíneas encontram-se mencionados todos os tipos de computador por

Leia mais

Prof. Mizael Cortez everson.cortez@ifrn.edu.br. Dispositivos de processamento Armazenamento Outros componentes

Prof. Mizael Cortez everson.cortez@ifrn.edu.br. Dispositivos de processamento Armazenamento Outros componentes Prof. Mizael Cortez everson.cortez@ifrn.edu.br Dispositivos de processamento Armazenamento Outros componentes Dispositivos de processamento Os dispositivos de processamento são responsáveis por interpretar

Leia mais

b) Estabilizador de tensão, fonte no-break, Sistema Operacional, memória principal e memória

b) Estabilizador de tensão, fonte no-break, Sistema Operacional, memória principal e memória CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA SISUTEC DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO PROF.: RAFAEL PINHEIRO DE SOUSA ALUNO: Exercício 1. Assinale a opção que não corresponde a uma atividade realizada em uma Unidade

Leia mais

1. Criar uma nova apresentação

1. Criar uma nova apresentação MANUAL DO Baixa da Banheira, 2006 1. Criar uma nova apresentação Para iniciar uma sessão de trabalho no PowerPoint é necessário criar uma nova apresentação para depois trabalhar a mesma. Ao iniciar uma

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Rafael Zimmermann

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Rafael Zimmermann INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Rafael Zimmermann 1. INFORMÁTICA É a ciência que estuda o processamento de informações. Nasceu da necessidade do homem processar informações cada vez mais complexas e com maior

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Apresentar o funcionamento do computador Apresentar a função da memória e dos dispositivos

Leia mais