I. COMO PREPARAR A MENSAGEM. Onde encontramos o assunto? Quando devemos preparar a mensagem?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I. COMO PREPARAR A MENSAGEM. Onde encontramos o assunto? Quando devemos preparar a mensagem?"

Transcrição

1 Homilética Podemos definir Homilética em termos bem simples como sendo a arte de preparar pregar sermões. A Homilética é uma ciência que ensina os princípios fundamentais dos discursos em público, que proclamam o ensino da verdade divina em reuniões regulares para o exercício do culto. A Homilética é uma ciência superior, da qual a retórica, a lógica e outras ciências humanas são tributárias. A partir do século XVII a oratória sacra ou retórica sacra passou a se chamar Homilética. A palavra "homilética" deriva-se do grego "homilétike, que significa o ensino em tom familiar. Da mesma origem aparece o verbo "homileo" que quer dizer conversar, do qual se derivou o termo "homilia". As homilias além de familiares eram didáticas e expositivas e tiveram sua evolução prática acompanhando o desenvolvimento da igreja. Enquanto a retórica (ou oratória) é usada para identificar o discurso profano, a Homilética visa identificar o discurso sacro, religioso e cristão. Temos que aprender esta arte para não fazermos como muitos que lêem o texto, saem fora do texto e nunca mais voltam para o texto. Exemplo: Ler sobre o Dilúvio e pregar sobre o fogo. É importante para termos autoridade e domínio próprio sobre o que estamos falando. Imagem disponível em 22/ 11 / 2011 Imagem de um Microfone, atualmente o pregador desfruta de todo tipo de tecnologia para pregar o Evangelho. Aquilo que para nós é um simples microfone, pregadores de outras épocas tinham que se virar sem eles.

2 I. COMO PREPARAR A MENSAGEM Onde encontramos o assunto? a. Na meditação da Palavra. b. Em literaturas evangélicas. c. Ouvindo mensagens e conversas edificantes. d. Na oração. Quando devemos preparar a mensagem? a. Comece a meditar (hoje, imediatamente e procure anotar os pontos). b. Um dia antes de pregar a mensagem, ajunte os pontos para fazer o esboço. c. No dia de pregar a mensagem fique orando e meditando até o momento de entregar o sermão. O que fortalece a mensagem? Oração (orar o dobro do tempo da mensagem) nunca saia do púlpito querendo elogios pois a glória pertence somente a Deus. Organização do Esboço. Esboço é colocar as notações em ordem lógica. É a formação sistemática dos assuntos, observando uma escala crescente nos assuntos; do ponto mais fraco para o mais forte. Nota: Organização sem conteúdo é como esqueleto sem carne. Conteúdo sem organização é como carne sem esqueleto.

3 Exemplo: Tema: O Amor de Deus me Constrange Formação do Esboço Simples Introdução I Ponto 1 - Porque me ama de forma incondicional (Ponto 1) II - Ponto 2- Porque seu amor perdoou meus pecados (Ponto 2) III - Ponto 3 - Porque nunca fui amado assim (Ponto 3) Conclusão De uma forma lógica, a pessoa que está preparando um sermão deve primeiro ler a Bíblia, e depois extrair do próprio texto o tema e os pontos do seu sermão. Muitas pessoas têm idéias e criam temas e títulos, e só depois vão procurar encaixar os versículos (aí não dá). Formação de Esboço mais complexo Tema Introdução I Ponto 1 Tese primária ou assunto de primeira importância Sub Ponto 1 - Tese secundária ou assunto de segunda importância Sub Ponto 2 - Tese terciária ou assunto de terceira importância II Ponto 2 Tese primária ou assunto de primeira importância Sub Ponto 1 - Tese secundária ou assunto de segunda importância Sub Ponto 2 - Tese terciária ou assunto de terceira importância IIII Ponto 3 Tese primária ou assunto de primeira importância Sub Ponto 1 - Tese secundária ou assunto de segunda importância Sub Ponto 2 - Tese terciária ou assunto de terceira importância Conclusão

4 II. OS DEZ MANDAMENTOS DO PREGADOR 1º Introdução Ilustração: Chamar a atenção, Citar o tema 2º Exposição do Texto: Se não expomos a Bíblia para o povo nós perdemos o poder. Tem que ter explicação da Bíblia em cada mensagem. 3º Aplicação: O que Deus está querendo de mim em passos práticos. Qualquer assunto tem que ter como eu posso responder como eu posso colocar em prática. 4º Ilustrações: Uma ilustração para cada ponto principal: obs. Pode ser bíblica e extrabíblica. 5º Tema: um tema só (com mínimo de palavras possível) 6º Contato de olhos: cria uma ligação entre nós e os ouvintes 7º Esboço: tem que ser claro para que todos possam entender. 8º Voz: deve variar em tom alto e baixo de acordo com o que nós queremos enfatizar. 9º Gestos: devem ser naturais. 10º Conclusão: 1º. Recapitular o que foi dito. 2º. Levar as pessoas a uma decisão. Áreas da Homilética: 1- Mensagem (conteúdo); 2 o.sermão (forma ou modo de comunicar a mensagem); 3 o.pregador (homem e seu caráter) Obs.: Na homilética você trata com o sermão assumindo que você já tenha algo para comunicar. Definição: Pregação é a comunicação da verdade aos homens através do homem. Você pode pregar a mensagem mais bonita, mas se não comunicou, você falhou.

5 III. O QUE É ESSENCIAL PARA SER UM PREGADOR Caráter. Para ser um bom pregador deve ser um bom homem, pois a pregação não é tarefa de uma hora, mas a manifestação de uma vida. Isso é mais uma coisa natural dele e não como um artista que só aparece no palco para fazer uma peça. Conhecimento. O pregador de entrada tem que ter conhecimento, ele tem que ler senão vai esgotar os seus recursos e então ele só vai ficar repetindo a mesma coisa. Você tem que ler constantemente, não pode parar. Muitos tipos de profissões precisam estar lendo para se atualizar. Onde adquirir conhecimento? Bíblia Livros, vários tipos, selecionar o que lê. Tenho que ler os livros na área em que eu sinta mais fraco. Ler Livro sobre assuntos que eu vou pregar. Seus irmãos. Conversando, digo conversação sobre a Bíblia, isso ajuda a pensar. Confiança. É eu ter convicção que Deus vai me usar. Capacidade. O alvo é tirar os impedimentos e fazer você ser você mesmo.

6 IV. COMO O PRELETOR DEVE COMPORTAR-SE NA PLATAFORMA DURANTE A MENSAGEM Contato com o auditório Alvo. Fazer com que o ouvinte sinta que é com ele diretamente que você está falando. Ele no caso passa a ser um participante e não somente um expectador. Olhos. Olhar diretamente nos olhos. Gestos. Ajuda-nos a manter a ligação com a pessoa. Fazer o que é necessário para manter a ligação com a pessoa. Exemplo: quadro-negro, retro projetor, esqueleto o que você precisar. Postura Ficar em pé, ereto, mas sem rigidez, estar à vontade sem relaxar, as mãos ao lado do corpo, pés para frente. 1 o. O alvo é manter a atenção, transmitir pensamentos e emoções. Dar ênfase ás palavras, se você se movimenta sempre a mesma coisa perde o seu valor. 2 o.tipos de movimentos: a. Lateral: usa quando se muda de um ponto para outro; b. Para frente: Dá a idéias de ênfase e intimidade; c. Para trás: Dá a parecer que está terminando a idéia. 3 o.quantidade de movimento. Depende do tamanho do auditório e do assunto. 4 o.subindo e descendo da Plataforma. Ansioso para chegar e começar, ir com passos firmes mostrar confiança e vontade. Só ajunta suas coisas no púlpito depois que acabar a mensagem e não quando está falando ainda.

7 Gestos. 1 o.a motivação dos gestos deve ser interior e exterior, Obs. Não deve planejar seus gestos. 2 o.valor dos gestos. a. Gera energia mental e a mente fica mais a vontade também. b. Ajuda a comunicar as suas idéias. c. Prende a atenção do auditório. 3 o.característica dos gestos. a. Natural. b. Definido (decisivo, não fazer gestos pela metade). c. Deve ser apto adequado (o gesto tem que caber dentro do assunto). d. Evite repetições. 4 o. A quantidade dos gestos varia de acordo com o auditório e o assunto.

8 V. DIVISÕES DO SERMÃO Nas divisões do Sermão estudamos as partes do esqueleto, que é o corpo do sermão dividido e subdividido. As divisões podem ter subdivisões quantas necessárias, e precisam de um elo de ligação, de modo que sejam distintas e conservem a ordem lógica. As divisões e subdivisões devem ter tríplice exposição: explicação, prova e aplicação. (que são o princípio, o meio e o fim.) Requisitos para a elaboração das divisões Uniformidade: Uma só forma. O sermão deve ser invariável nas suas divisões; A divisão principal do esboço deve ter relação uniforme com a outra divisão; Todas as divisões devem possuir uma relação com o Tema (ou assunto) do Sermão. Se a forma dada ao Sermão for tópica ou textual, todo o Sermão deve ser desenvolvido nessa forma. Simetria: Resultado da pertinência ou ligação existente entre os pontos. É a harmonia resultante de certas combinações e proporções regulares. Seria a harmonia existente no esboço do sermão, ligando as idéias de cada divisão ao tema ou assunto proposto. As divisões, ainda que distintas, devem harmonizar-se com o seu propósito e tema. Os pontos principais (ou divisões principais) podem ser opostos, mas deve harmonizarse com o tema e o propósito do Sermão. Transição: O ponto de passagem de um ponto para o outro.

9 Serve para evitar um salto precipitado ou a passagem brusca de um ponto para o outro. Leva o ouvinte a acompanhar sem dificuldades o progresso do Sermão. Ajuda o pregador a permanecer no controle da exposição do Sermão sem perder o fio da meada e prende o interesse dos ouvintes. Deve ser feita por um processo lógico, isto é, cada ponto ou pensamento passa para outro ponto, mas devidamente relacionado com o ponto anterior e posterior. Pertinência: É a ligação existente no esboço que trará a harmonia. Podemos observá-la como sendo a ligação que deve existir entre os pontos principais e entre estes e o tema. O assunto exposto do começo do sermão deve ser o mesmo até o fim. Para que haja pertinência nas divisões, é necessário que o sermão tenha um só tema, um só propósito e uma forma de elaboração.

10 VI. O SERMÃO Passos na preparação do sermão A escolha do texto. Temos que pregar a palavra de Deus e não idéias ou experiências. O que determina a escolha do texto? A.. A condição espiritual do povo. B. As mensagens já pregadas. C. A ocasião ou época. D. A ordem natural de um livro da Bíblia. Você vai interpretar o livro melhor depois, e às vezes ele está construindo uma lógica. O povo vai conhecer a Bíblia melhor. Força você a dar uma alimentação mais equilibrada, porque você força a tocar em um assunto que não iria tocar. É bom para o seu conhecimento, você será forçado a estudar um assunto que talvez nunca estudou. Interpretação do Texto Existem 8 regras de interpretação, que são universais, para a interpretação de qualquer documento: 1 o.regra de Definição. Todos os termos devem ser definidos, pois se você não entender uma palavra como poderá entender o texto todo. Não deve ser a nossa definição, tem que ser a definição literal da palavra. 2 o.uso. A Bíblia foi escrita primeiro aos judeus de forma que suas expressões devem ser interpretadas segundo o uso Hebraico. Ex. Quando Jesus disse: Antes de Abraão Eu Sou, isto queria dizer que Ele era Deus, pois Eu Sou era Jeová. 3 o.contexto. Cada palavra pode ser interpretada sozinha, mas de acordo com o seu todo, ou seja, em termos pré postos e pós postos formadores de contexto (Você não deve pegar uma palavra ou frases isoladas para se expressar). 4 o.fundo Histórico. A interpretação teológica no pode ser separada da pesquisa Histórica quando se tem em mente o que estava na mente do autor quando escreveu o livro, pode-se interpretar o conceito exato da escritura. 5 o.regra de Lógica. A interpretação é apenas raciocínio lógico sob a orientação do Espírito Santo. A Bíblia quer dizer exatamente o que declara e deve ser interpretada como se lê.

11 6 o.regra de Precedência. Não se deve violar o uso de uma palavra inventando outra que não tenha precedente (temos que ver o que os outros termos dizem sobre a palavra). 7 o.regra de Unidade. Não pode haver contradição dentro de um documento. 8 o.inferência. Uma inferência é aquilo que se deduz de outro fato. É uma conseqüência razoável. Ex. O Cristão não fuma por que chegamos a esta conclusão. Escolher o Tema 1 o.escreva o tema em poucas palavras. (uma coisa definida e clara) 2 o.não fale nada no sermão que não desenvolva o tema. Juntar material para o sermão. Meditação, pesquisa, criatividade, reflexão. Junte tudo o que você acha que pode precisar e escreva tudo o que vem a sua mente sem se preocupar com a ordem. Temos que sentar e pensar. 1 o.espere a voz do Espírito Santo (Temos que ter a paciência para esperar). 2 o.o que eu já ouvi sobre este assunto, ou o que eu já li sobre o assunto. 3 o.o que eu tenho experimentado na minha vida (aqui você escreve tudo o que vem na sua mente). 4 o.agora você deve procurar outras fontes de informações. Chave Bíblica, comentário, livro, artigos, é por isso que você precisa ler constantemente. Devemos ser um bom mordomo daquilo que Deus fala conosco, temos que escrever. Organizar o material Tendo o material é preciso por em uma ordem lógica para ser fácil de entender e fácil de se lembrar. 1 o.escolha os pontos principais (sempre com o tema em mente). 2 o.escolha os sub pontos para explicar e ampliar os pontos principais. Nota: Nesta hora esquecemos tudo e só tratamos este ponto só devo ter este ponto em mente.

12 Achar ilustração para cada ponto principal. A melhor fonte é sua memória. (lembrando que se não tiver ilustração não precisa ficar procurando uma que se encaixe de qualquer jeito) Preparar a conclusão 1 o.devo incluir: recapitulação (tocar nos pontos principais sem entrar em pormenores). 2 o.devo incluir: Algum tipo de apelo onde se aplica na vida prática. Levar a pessoa a tomar uma decisão. Nota: Perigos no apelo. Não devo ser muito comprido. Não deve introduzir novo assunto. Preparar a Introdução Só agora você prepara a introdução, porque só agora você sabe exatamente o que vai falar. O que eu posso dizer que vai citar o tema e chamar a atenção.

13 VII. PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO A pregação é a comunicação da verdade aos homens através dos homens. Para haver uma comunicação perfeita é preciso tirar algumas barreiras. 1 o.no pregador; 2 o.na mensagem; 3 o.no ouvinte. Barreira no pregador que impede a comunicação. Aparência; Falta de ensino e Mau Testemunho (pecado). Barreira na mensagem que impedem a comunicação. Vocábulo errado; Português errado; Falta de ordem: sem seqüência lógica; Nós podemos falar as coisas certas, mas sem ordem e seqüência. O povo não pode entender; Falta de clareza: Devemos ser exageradamente claro. Barreiras no ouvinte. Desinteresse; Falta de atenção; Preconceito sobre o assunto, ele interpreta tudo de maneira diferente; Egoísta. Mesmo que ela entende, ela resiste e não põe em prática.

14 VIII. TIPOS DE SERMÕES Sermão temático Sermão temático é aquele cujas divisões principais derivam do tema, independente do texto. O Sermão Temático não requer um texto como base de sua mensagem, isso não significa que a mensagem não seja bíblica, mas apenas que a fonte do Sermão temático não é um texto bíblico. Devemos principiar com um assunto ou tópico tirado da bíblia e cada divisão deve apoiar-se numa referência bíblica, em geral, versículos extraídos de porções bíblicas mais ou menos distantes umas das outras. O Sermão Temático contém uma idéia central, em outras palavras trata de um só tema. A escolha dos temas Devemos buscar a direção do Senhor, que no-la dará à medida que passarmos tempo em oração e meditação na Palavra de DEUS. Certas condições existentes numa congregação devem indicar a necessidade ou conveniência de um tópico apropriado às circunstâncias. O que observar na preparação de um esboço temático 1. As divisões principais devem vir em ordem lógica ou cronológica. Devemos ter como alvo desenvolver o esboço em progresso lógica ou cronológica, que será determinada pela natureza do tópico. 2. As divisões principais podem ser uma análise do tópico. A análise do tópico deve ser dividida em suas partes básicas e cada divisão do esboço deve contribuir para a inteireza da apresentação do tema. 3. As divisões principais podem apresentar as várias provas de um tema. Cada afirmativa nas divisões principais reforça o tema. 4. As divisões principais podem tratar de um assunto com algo a que se relacione na Bíblia. 5. As divisões principais podem ser repetições de uma palavra ou frase tirada da Escritura.

15 6. As divisões principais podem ter apoio de uma palavra ou frase bíblica. Emprega-se a mesma palavra ou frase bíblica, não no esboço, mas na substanciação da afirmativa de cada divisão. 7. As divisões principais podem consistir num estudo de palavras que mostre os diversos significados de certa palavra ou palavras nas Escrituras. Tal estudo pode ser um exame do original, a fim de descobrir essa palavra no grego ou no hebraico. 8. As divisões principais não devem apoiar-se em textos de prova fora do contexto. Se empregarmos um texto tirado do seu contexto, deve o pregador tomar o devido cuidado para que cada passagem bíblica citada em apoio de sua afirmação contida no esboço seja usada exatamente de acordo com o propósito óbvio do seu autor. Vantagens do sermão temático A preparação de esboço temático possibilita um conjunto de mensagens sobre algum assunto. 1. Facilita a divisão do assunto. 2. Dá maior unidade ao Sermão. 3. Oferece maior campo de ação para desenvolver o tema. 4. Adestra a mente do pregador a análise lógica. 5. Ajuda o pregador a resolver às necessidades e problemas atuais dos ouvintes. 6. Ajuda o pregador a fazer um estudo mais adequado do tópico. Desvantagens do sermão temático 1. Corre o perigo de ser montado e pregado sem referência bíblica. 2. Mesmo sendo importante o assunto do sermão ele pode ser discorrido de início ao fim sem abrir a Bíblia. 3. Pode receber seu título da Bíblia, no entanto pode trazer uma mensagem contra o ensino bíblico.

16 Definição do sermão textual Sermão Textual é aquele em que as divisões principais são derivadas de um texto constituído de uma breve porção da Bíblia. Cada uma dessas divisões é usada como uma linha de sugestão, e o texto fornece o tema do sermão. As linhas principais de desenvolvimento são tiradas do próprio texto, o esboço principal mantém-se estritamente dentro dos limites do texto, que pode ser apenas uma linha de um versículo bíblico, ou um versículo todo, ou até mesmo dois ou três versículos. As divisões principais do esboço textual devem provir do próprio texto, mas o desenvolvimento pode proceder ou do texto ou de outras porções bíblicas. O texto fornece o tema do sermão, que indicará a idéia dominante da mensagem. O que observar na preparação de esboços textuais 1. O esboço textual deve girar em torno de uma idéia principal, e as divisões principais devem ampliar ou desenvolver essa idéia. O pregador deve descobrir a idéia dominante do texto e derivar as divisões principais, que se transforma numa ampliação ou desenvolvimento do assunto. As divisões principais de alguns textos são tão óbvias que teremos pouca ou nenhuma dificuldade em encontrar o seu relacionamento com uma idéia dominante. 2. As divisões principais podem consistir em verdades ou princípios sugeridos pelo texto. O esboço do sermão textual não precisa consistir em uma análise do texto, as verdades sugeridas pelo texto podem formar as divisões. 3. Dependendo da perspectiva da qual examinamos, é possível encontrar mais de um tema ou idéia dominante em um texto, mas cada esboço deve desenvolver somente um assunto. Por meio do método de abordagem múltipla" podemos examinar o texto de diversos ângulos, usando uma idéia central diferente em cada caso, e assim conseguir mais de um esboço para determinado texto. 4. As divisões principais devem estar em seqüência lógica e cronológica. As divisões principais, embora nem sempre necessário, devem indicar um desenvolvimento progressivo de pensamento. 5. As próprias palavras do texto podem formar as divisões principais do esboço, uma vez que elas se referem a um tema principal. Muitos são os textos que se prestam a um esboço óbvio. Exemplo: João 14:6.

17 Título: O único caminho que leva a Deus I - Através de Jesus, o caminho. II - Através de Jesus, a verdade. III - Através de Jesus, a vida. Como estudantes devemos evitar esboços fáceis e concentrar nossos esforços em textos que desafiarão o pensamento na elaboração de esboços. 6. O contexto do qual se tira o texto deve ser cuidadosamente observado e com ele relacionado. É fundamental o relacionamento do texto com o seu contexto, para não ocorrer distorções da verdade ou na incompreensão total da passagem. Textos extraídos de porções históricas da Escritura também perdem sua significação, a menos que se estude com cuidado o relacionamento que têm com o contexto. 7. Alguns textos contêm comparações ou contrastes que podem ser mais bem tratados ressaltando-se suas similaridades ou diferenças propositais. O tratamento de textos desse tipo dependerá de uma observação cuidadosa do conteúdo do versículo em questão. 8. Dois ou três versículos de partes diferentes da escritura podem ser reunidos e tratados como se fosse um único texto. Em vez de usarmos alguns desses versículos para apoiar a primeira divisão principal e o restante para sustentar a segunda, unimolos como se fossem um único texto, e dessa combinação extraímos as divisões principais. Isto deve ser feito somente quando os versículos têm um relacionamento definido. Feita corretamente, uma mensagem textual desse tipo torna-se um meio valioso de reforçar a verdade espiritual. Série de sermões textuais Mediante a escolha de um tema geral e vários textos que tratam dele, mensagens textuais podem ser facilmente dispostos em série. Esse tipo de pregação em ordem dá continuidade de pensamento aos Sermões e pode despertar muito interesse quando adequadamente dispostos e desenvolvidos.

18 Conclusão A formulação do esboço textual muitas vezes requer exame cuidadoso das divisões naturais do texto, criará com o tempo a habilidade de descobrir o esboço oculto no texto, além de familiarizar-se mais e mais com preciosas porções da Palavra de Deus. Sermão Expositivo O Sermão Expositivo é o modo mais eficaz de pregação, pois com o tempo produz uma congregação cujo ensino é fundamentado na bíblia. Ao expor a Escritura o pregador interpreta a verdade bíblica. Sermão expositivo é aquele em que uma porção mais ou menos extensa da Escritura é interpretada em relação a um tema ou assunto. A maior parte do material desse tipo de sermão provém diretamente da passagem, e o esboço consiste em uma série de ideias progressivas que giram em torno de uma idéia principal. A passagem pode ter poucos versículos ou um capítulo inteiro ou até mais. O Sermão Expositivo gira em torno de um tema extraído de vários versículos em vez de um único ou até mesmo dois. Os detalhes do texto devem ser corretamente explicados e devem fornecer o material principal do sermão. As subdivisões e as divisões derivam do mesmo trecho bíblico. O próprio gênio da pregação expositiva é tornar o significado mais claro e simples das Escrituras, mostrando que a verdade é aplicável aos dias de hoje. Diferença entre sermão textual e expositivo O Sermão Textual permite que o pregador tire as subdivisões do esboço de qualquer parte da Escritura, já o expositivo obriga o pregador a extrair as divisões e subdivisões da mesma porção a ser exposta, o corpo de pensamento provém diretamente do texto, e o sermão e definitivamente interpretativo. Mensagens erradas que surgem em torno do sermão expositivo Homilia Bíblica: Comentário de uma passagem bíblica, longa ou curta, explicada e aplicada versículo por versículo, ou frase por frase.

19 Preleção exegética:: Comentário detalhado de um texto, com ou sem ordem lógica ou aplicação prática. O que observar na preparação de esboços expositivos 1. Devemos estudar cuidadosamente a passagem bíblica sob consideração a fim de compreendermos o seu significado e obtermos o assunto do texto. Uma vez que obtivermos o tema da passagem o esboço se simplifica. O pregador adquirirá uma visão nova quanto ao propósito da passagem. 2. Palavras ou frases importantes do texto podem indicar ou formar as divisões principais do esboço. Algumas dessas palavras ou frases têm a finalidade de indicar à transição de uma idéia importante a outra. 3. A ordem do esboço pode ser diferente da ordem, da unidade expositiva. É bom, mas nem sempre é necessário que as divisões principais e subdivisões sigam a ordem lógica ou cronológica que aparecem nos versículos bíblicos. 4. As divisões principais podem ser extraídas das verdades importantes sugeridas pela passagem. Consistem nas principais verdades ou lições espirituais que os fatos parecem sugerir ou exemplificar. 5. Duas ou três passagens mais ou menos extensas, extraídas de várias partes da Bíblia, podem ser ajuntadas para formar a base de um esboço expositivo. Quando duas ou três passagens, breves ou extensas, possuem uma relação clara, podem ser tratadas como se fosse uma unidade. Os sermões biográficos muitas vezes são constituídos em linhas similares. 6. Através da abordagem múltipla, podemos analisar uma passagem bíblica de várias maneiras e tirarmos dois ou mais esboços inteiramente diferentes do mesmo trecho. Esse método é aplicável tanto ao tratamento de versículos isolados como a uma unidade expositiva. Mediante abordagem múltipla, podemos produzir diferentes esboços da mesma passagem, cada esboço baseando-se numa idéia dominante. 7. Note o contexto da unidade expositiva. A consideração pelo contexto, imediato e remoto, ajudar-nos á materialmente na compreensão de certa passagem, e nos capacitará a vê-la em sua luz correta. 8. Examine o contexto histórico e cultural da passagem, sempre que possível. Muitas passagens bíblicas não podem ser adequadamente compreendidas fora de seu

20 contexto histórico e cultural, devemos examinar as porções históricas que se relacionam intimamente e seu ambiente cultural e geográfico. 9. Os detalhes do texto devem ser tratados corretamente, mas não exaustivamente. No sermão expositivo é necessário interpretar a Escritura, aclarando o seu significado e propósito à congregação. O pregador deve introduzir apenas os detalhes pertinentes ao tema de sua mensagem. 10. As verdades do texto devem relacionar-se com o presente. O pregador deve, portanto certificar-se de que interpreta a Bíblia e ao mesmo tempo extrai dela verdades de aplicação prática aos membros de sua congregação. Erros cometidos por pessoas que desejam ministrar sermões expositivos Alguns se perdem no acúmulo de detalhes na exegese e não conseguem ver a mensagem principal do texto. Outros gastam demasiado tempo na aplicação. Alguns se desviam da passagem a ser exposta e divagam por algum tempo antes de voltar ao texto em mão. O erro mais sério é não interpretar a passagem corretamente. Série de sermões expositivos O método expositivo serve bem para o desenvolvimento de uma série de mensagens. A exposição mais comum é sobre um livro da Bíblia. Conclusão O método expositivo é o modo mais simples de pregar, pois todos os materiais básicos estão contidos na passagem a ser exposta. Ele assegura um melhor conhecimento das Escrituras da parte do pregador e dos ouvintes, exige que os sermões tenham mais verdade bíblica pura e mais perspectivas escriturísticas das coisas.

21 BIBLIOGRAFIA BLACK, Wood A. W. A Preparação de Sermão. Rio de Janeiro: JUERP, BRAGA, James. Como Preparar Mensagens Bíblicas. São Paulo: Editora Vida, LLOYD JONES, D. Martyn. Pregação e Pregadores. São Paulo: Editora Fiel, 1986.

22 AVALIAÇÃO OBS: Prefira responder usando suas palavras (seu entendimento) Digitalizar e entregar para o professor Nome do aluno (a) : Núcleo de: Data: / / 1) O que é homilética? 2) Por que é importante estudar homilética? 3) Quais os passos para preparar uma mensagem? 4) Cite 6 mandamentos do pregador. 5) O que é preciso para ser um pregador? 6) Como deve ser o comportamento do pregador na plataforma? 7) Explique as regras de interpretação na preparação do sermão. 8) Quais as barreiras que o pregador precisa vencer? 9) Explique os três tipos de sermões. 10) Faça um esboço de sermão temático e um textual.

I. COMO PREPARAR A MENSAGEM. Onde encontramos o assunto? Quando devemos preparar a mensagem?

I. COMO PREPARAR A MENSAGEM. Onde encontramos o assunto? Quando devemos preparar a mensagem? Homilética Podemos definir Homilética em termos bem simples como sendo a arte de preparar pregar sermões. A Homilética é uma ciência que ensina os princípios fundamentais dos discursos em público, que

Leia mais

TCC 2 ORIENTAÇÃO COMPLEMENTAR PASSOS

TCC 2 ORIENTAÇÃO COMPLEMENTAR PASSOS TCC 2 ORIENTAÇÃO COMPLEMENTAR O preparo de um sermão expositivo começa com a escolha de um texto. Embora todas as passagens das Escrituras sejam inspiradas por Deus, há diferenças entre elas. Algumas possuem

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

Deus o chamou para o ministério da palavra e do ensino também. Casou-se aos 21 de idade com a ministra de louvor Elaine Aparecida da Silva

Deus o chamou para o ministério da palavra e do ensino também. Casou-se aos 21 de idade com a ministra de louvor Elaine Aparecida da Silva Biografia Jessé de Souza Nascimento, nascido em 11/04/1986 em um lar evangélico. Filho de Adão Joaquim Nascimento e Maria de Souza Nascimento. Cresceu sendo ensinado dentro da palavra de Deus e desde muito

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós

LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós Esta é a primeira de duas lições que lhe darão um bom fundamento para tudo quanto estudar neste curso. Nesta primeira lição, estudará a sua importância no corpo de Cristo.

Leia mais

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 18:23-34 Nesta lição, as crianças vão ouvir a Parábola do Servo Que Não Perdoou. Certo rei reuniu todas as pessoas que lhe deviam dinheiro.

Leia mais

Identificação do projeto

Identificação do projeto Seção 1 Identificação do projeto ESTUDO BÍBLICO Respondendo a uma necessidade Leia Neemias 1 Neemias era um judeu exilado em uma terra alheia. Alguns dos judeus haviam regressado para Judá depois que os

Leia mais

PREFÁCIO DA SÉRIE. estar centrado na Bíblia; glorificar a Cristo; ter aplicação relevante; ser lido com facilidade.

PREFÁCIO DA SÉRIE. estar centrado na Bíblia; glorificar a Cristo; ter aplicação relevante; ser lido com facilidade. PREFÁCIO DA SÉRIE Cada volume da série A Palavra de Deus para Você o transporta ao âmago de um livro da Bíblia e aplica as verdades nele contidas ao seu coração. Os objetivos principais de cada título

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

Compartilhando a Sua Fé

Compartilhando a Sua Fé Livrinho 2 Pàgina 4 Lição Um Compartilhando a Sua Fé O Propósito desta Lição Agora que você descobriu a alegria de pecados perdoados e de uma nova vida em Cristo, sem dúvida quer que os seus familiares

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. PRIMEIRA LEI ESPIRITUAL: O AMOR DE DEUS TEXTO: João 3:16 Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16 1 Qual

Leia mais

Unidade 3: Acampamento Balaio

Unidade 3: Acampamento Balaio FRUTOS-3 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 3: Acampamento Balaio Fazendo Diferença ao Doar e Servir LIÇÃO 12 7-8 Anos Neste Trimestre, as crianças continuarão a pesquisar os cinco frutos do Trimestre

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 A ORAÇÃO MANISFESTA O PODER DE DEUS ATRAVÉS DE MIM Princípio: Quando eu oro, o poder de Deus se manifesta através de mim! Versículo: Ora, àquele que é poderoso para fazer

Leia mais

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 E, virando- se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou- se da palavra do Senhor, como lhe havia

Leia mais

COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL

COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL O objetivo desta mensagem é motivar e equipar você a preparar e usar seu testemunho ao compartilhar sua fé com outros. Esta lição ajudará você a: 1. Conhecer

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7 HTTP://WWW.SUPEREDESAFIOS.COM.BR/SEGREDO/FORMULANEGOCIOONLINE E8BOOKCURSODE ORATÓRIA Prof.DaniloMota Prof.&Danilo&Mota& &Blog&Supere&Desafios& 1 Introdução:Tempodeouvir,tempodefalar. Não saber ouvir bem,

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

O NASCIMENTO DA IGREJA

O NASCIMENTO DA IGREJA Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI Lição 07 A COMUNIDADE DO REI OBJETIVO: Apresentar ao estudante, o ensino bíblico sobre a relação entre a Igreja e o Reino de Deus, para que, como súdito desse reino testemunhe com ousadia e sirva em amor.

Leia mais

Homilética homiletikos homileein homilos homilia

Homilética homiletikos homileein homilos homilia Homilética derivada de homiletikos sociável Do verbo homileein estar em compahia de Do substantivo homilos assembleia Na era cristã homilia pregação em tom familiar Literatura clássica conversação Áreas

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

CONHECER A DEUS E FAZER SUA VONTADE

CONHECER A DEUS E FAZER SUA VONTADE CONHECER A DEUS E FAZER SUA VONTADE Conhecer as Sagradas Escrituras é conhecer a Vida e dela usufruir enquanto atravessamos por esse planeta caótico. Cada um tem o seu papel no ensino de modo geral, quer

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos:

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: TIPOS DE REUNIÕES Mariangela de Paiva Oliveira mariangela@fonte.org.br As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: no âmbito do pensar: quando acontece uma troca de idéias, opiniões ou informações;

Leia mais

L í d e r de M ú s i c a d a

L í d e r de M ú s i c a d a L í d e r de M ú s i c a d a Primaria da Ala "A música é de enorme importância em nossos serviços de adoração. Acredito que aqueles que escolhem, regem, apresentam e acompanham a música podem influenciar

Leia mais

3ª LIÇÃO - AS 4 LEIS ESPIRITUAIS

3ª LIÇÃO - AS 4 LEIS ESPIRITUAIS 0 3ª LIÇÃO - AS 4 LEIS ESPIRITUAIS Este material tem sido usado em quase todo mundo e traduzido em diversas línguas por ter sido comprovado por sua eficácia por todos que o usam. Muitos são os seus benefícios,

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24 Perseverando com graça Efésios 6.18-24 O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

DISCIPULADO. Um estilo de vida

DISCIPULADO. Um estilo de vida DISCIPULADO Um estilo de vida TRANSIÇÃO O QUE VOCÊ DESEJA? Uma grande Igreja? Uma Igreja saudável? O QUE UMA TRANSIÇÃO SAUDÁVEL EXIGE? I. COMPROMETIMENTO O Pastor/a é a chave. Só vale a pena mudar quando

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO Página 1 de 7 INDICE Nenhuma entrada de sumário foi encontrada. Página 2 de 7 Autor: Alkíndar de Oliveira (alkindar@terra.com.br) Dentre outros atributos, o exercício da oratória exige o conhecimento e

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

A formação moral de um povo

A formação moral de um povo É um grande desafio evangelizar crianças nos dias de hoje. Somos a primeira geração que irá dizer aos pais e evangelizadores como evangelizar os pequeninos conectados. Houve um tempo em que nos colocávamos

Leia mais

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro Seção 2 O que a Bíblia diz sobre o A questão do e das posses é mencionada muitas vezes na Bíblia. Esta seção examina o que a Bíblia nos ensina sobre a nossa atitude para com o. Ela vai nos ajudar a considerar

Leia mais

Nem o Catecismo da Igreja Católica responde tal questão, pois não dá para definir o Absoluto em palavras.

Nem o Catecismo da Igreja Católica responde tal questão, pois não dá para definir o Absoluto em palavras. A pregação do Amor de Deus, por ser a primeira em um encontro querigmático, tem a finalidade de levar o participante ao conhecimento do Deus Trino, que por amor cria o mundo e os homens. Ao mesmo tempo,

Leia mais

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor, através

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS

A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS Colossenses 1:13-23 A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS Um dos assuntos que é muito proeminente nas epístolas de Paulo é o de RECONCILIAÇÃO. Ligado com este assunto, estão algumas das verdades mais notáveis

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

MODELOS MENTAIS E SEUS IMPACTOS NAS EQUIPES Por: Veronica Ahrens

MODELOS MENTAIS E SEUS IMPACTOS NAS EQUIPES Por: Veronica Ahrens MODELOS MENTAIS E SEUS IMPACTOS NAS EQUIPES Por: Veronica Ahrens O que são Modelos Mentais? Segundo Peter Senge, modelos mentais são pressupostos profundamente arraigados, generalizações, ilustrações,

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

Mensagem de Prem Rawat

Mensagem de Prem Rawat Mensagem de Prem Rawat na Conferência de Paz Nórdica 2012 Conf. Nórdica, Página 1 Gostaria de falar-vos sobre paz. Eu sei que quase toda a gente tem a sua interpretação do que é a paz. Para mim, a paz

Leia mais

UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO)

UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO) Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 1 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO) 9-11 Anos CONCEITO CHAVE O primeiro passo para se ganhar a batalha é escolher

Leia mais

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ 2015 MDA REDE JOVEM Tornar-se um cristão espiritualmente maduro é a ação de maior valor que podemos fazer por nós mesmos. LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ Jesus foi maior evangelista que o mundo já viu.

Leia mais

Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter-

Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter- Algumas definições Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter- relações. O sentido de um termo

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

DICAS PARA UM ESTUDO EFICAZ

DICAS PARA UM ESTUDO EFICAZ 1 DICAS PARA UM ESTUDO EFICAZ PRESSUPOSTOS DA TÉCNICA Muitos problemas de insucesso escolar devem-se ao facto de os alunos não saberem estudar de modo eficiente. Existem alguns aspetos que devem ser levados

Leia mais

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja 10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja Aula 53 A primeira vez que a Igreja é profetizada diretamente, está em Mateus: Mateus 16:13~18;... edificarei a minha igreja. V.18; no original

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Por Maria Teresa Somma Com o intuito de entender os motivos que levam franqueados a transferir o seu negócio, foi realizada uma pesquisa exploratória

Leia mais

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR?

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? Como Encontrar a Verdadeira Felicidade Rosanne Martins Introdução Este livro foi escrito com o intuito de inspirar o leitor a seguir o sonho que traz em seu coração.

Leia mais

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA TESTE DE ELENCO COM UMA CENA Por VINICIUS MOURA * Embora seja uma cena que contenha dois atores os candidatos serão avaliados individualmente. Os critérios de avaliação se darão a partir da performace

Leia mais

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 Sinalizar o Amor de Deus através da obediência e do respeito! Objetivo: Mostrar a importância de respeitar as regras e obedecer aos pais e responsáveis. Reforçar

Leia mais

LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA, EXPRESSÃO E RELIGIÃO NO BRASIL Rev. Augustus Nicodemus Lopes APRESENTAÇÃO CARTA DE PRINCÍPIOS 2011

LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA, EXPRESSÃO E RELIGIÃO NO BRASIL Rev. Augustus Nicodemus Lopes APRESENTAÇÃO CARTA DE PRINCÍPIOS 2011 LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA, EXPRESSÃO E RELIGIÃO NO BRASIL [SLIDE 1] CAPA [SLIDE 2] UM ASSUNTO ATUAL APRESENTAÇÃO CARTA DE PRINCÍPIOS 2011 Os conceitos de liberdade de consciência e de expressão têm recebido

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 1) A Cruz era um instrumento de execução. Para os romanos, que tipo de pessoa era executado na cruz? E para os judeus? Resposta: Os romanos a usavam

Leia mais

CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA. A educação artística como arte de educar os sentidos

CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA. A educação artística como arte de educar os sentidos CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Porto, Casa da Música, 29-31 de Outubro de 2007 A educação artística como arte de educar os sentidos Yolanda Espiña (Escola das Artes Universidade Católica Portuguesa)

Leia mais

Enfrentando a Tentação

Enfrentando a Tentação Livro 1 página 36 Lição Cinco Enfrentando a Tentação Perguntas Básicas Leia cada pergunta e resposta em baixo, e medite nelas até que as compreenda bem. Examine as referências bíblicas indicadas que apoiam

Leia mais

Reunião de Seção DEVERES PARA COM DEUS

Reunião de Seção DEVERES PARA COM DEUS Reunião 15 Reunião de Seção DEVERES PARA COM DEUS Área de Desenvolvimento enfatizada: ESPIRITUAL Ramo: Pioneiro Mês recomendado para desenvolver esta reunião: Qualquer mês. Explicação sobre o tema: Frente

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

Gabriela Zilioti, graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas.

Gabriela Zilioti, graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas. Relato de Experiência Eixo temático: Direitos Humanos - inclusão Gabriela Zilioti, graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas. A importância de maquetes para

Leia mais

LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros

LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros VERSÍCULO BÍBLICO Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem. Colossenses

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Dois Pais Espirituais Lição 1 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Durante a história, Deus tem dado todo individo uma chance para aceitar o seu eterno plano da salvação. É triste, muitas pessoas tem rejeitado

Leia mais

Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil

Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil Apresentaremos 4 lições, que mostram algum personagem Bíblico, onde as ações praticadas ao longo de sua trajetória abençoaram a vida de muitas

Leia mais

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO (Adaptado do texto do prof. Adair Santa Catarina) ALGORITMOS COM QUALIDADE MÁXIMAS DE PROGRAMAÇÃO 1) Algoritmos devem ser feitos para serem lidos por seres humanos: Tenha em mente

Leia mais

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling DILMA MARIA DE ANDRADE Título: A Família, seus valores e Counseling Projeto de pesquisa apresentado como Requisito Para obtenção de nota parcial no módulo de Metodologia científica do Curso Cousenling.

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

"Ajuntai tesouros no céu" - 1

Ajuntai tesouros no céu - 1 "Ajuntai tesouros no céu" - 1 Mt 6:19-21 "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a

Leia mais

Leiamos o Texto Sagrado:

Leiamos o Texto Sagrado: Um encontro com Jesus Mateus 14.22-32 Pr. Fernando Fernandes (PIB em Penápolis) Cristo em Casa Glicério, 27/08/2009 Leiamos o Texto Sagrado: Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI Texto: Sal. 126:6 Durante o ano de 2014 falamos sobre a importância de semear, preparando para a colheita que viria neste novo ano de 2015. Muitos criaram grandes expectativas,

Leia mais

Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância

Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância Sem organização de horário e previsão de tarefas, é impossível conservar a ordem e a tranquilidade... (Fonte: Sinal Verde ; médium: Francisco C. Xavier; espírito:andré; capítulo: 8 ) 1) DATA E HORÁRIO

Leia mais

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+ I - A filosofia no currículo escolar FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1 Daniel+Durante+Pereira+Alves+ Introdução O+ ensino+ médio+ não+ profissionalizante,+

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 13 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS 9-11 Anos Neste Trimestre, as crianças aprenderão sobre Graça, Crescimento e

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais