MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO DE ITATIAIA, MG: HISTÓRIA E ESTADO DE CONSERVAÇÃO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO DE ITATIAIA, MG: HISTÓRIA E ESTADO DE CONSERVAÇÃO."

Transcrição

1 MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO DE ITATIAIA, MG: HISTÓRIA E ESTADO DE CONSERVAÇÃO. Gutvilen, Alexandre (1); Silva, Fernanda (2); Pedrosa, Joicidele(3); Isenchmid, Julia(4); Paiva, Tatiana (5). 1. Instituto Federal de Minas Gerais, IFMG. Graduação em Tecnologia de Conservação e Restauro de Bens Imóveis. gutvilen@gmail.com 2. Instituto Federal de Minas Gerais, IFMG. Graduação em Tecnologia de Conservação e Restauro de Bens Imóveis. sfernanda.sts@gmail.com 3. Instituto Federal de Minas Gerais, IFMG. Graduação em Tecnologia de Conservação e Restauro de Bens Imóveis. joicidelepedrosa@yahoo.com.br 4. Instituto Federal de Minas Gerais, IFMG. Graduação em Tecnologia de Conservação e Restauro de Bens Imóveis. julia_isenschmid@hotmail.com 5. Instituto Federal de Minas Gerais, IFMG. Graduação em Tecnologia de Conservação e Restauro de Bens Imóveis. tatipxr@yahoo.com.br RESUMO Este artigo pretende registrar a história da Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia, distrito de Ouro Branco, Minas Gerais. Há pouco material publicado sobre essa que é uma das primeiras igrejas do estado e que remete ao começo do século XVIII. Palavras-Chave: Matriz, Patrimônio, Conservação.

2 INTRODUÇÃO São muitos anos de história. Pedra sobre pedra, lavra e entalhe, prata e douramento. Uma herança a que nossos avós nos legaram. É responsabilidade nossa transmitir esta herança a nossos filhos.(cdi/iphan-bh, 2014). Esta frase, que aparece em uma reportagem de jornal, quando noticiava a restauração da Igreja Matriz de Itatiaia, distrito de Ouro Branco, retrata o desejo de passar a diante a história de uma igreja tão importante para Minas Gerais. Neste artigo, procuraremos tratar dessa herança, que é uma das joias do estado, explorando seus aspectos construtivos e arquitetônicos bem como o histórico das intervenções. Encontrados no acervo do IPHAN de Belo Horizonte, são analisados os seguintes documentos: Inventário de 1814, feito pela Irmandade do Santíssimo Sacramento. Cartas dos anos de 1949,1951 e 1952 entre o chefe do 3º distrito do DPHAN, Sylvio de Vasconcellos, e o Diretor Geral, Rodrigo Melo Franco de Andrade. O levantamento cadastral, realizado pelo Instituto Pró-Memória, junto ao Ministério da Educação e Cultura e Secretaria da Cultura, em 1983, que impulsiona o processo de tombamento e restauração e, faz um levantamento vasto dos documentos da igreja desde 1714, passando pelos livros das irmandades, livro de notas e visitas, termo de visitas canônicas e paroquiais, etc. Além da restauração realizada pelo IPHAN, em O inventário de bens móveis e integrados, do Pró-Memória, de 1989, e outros documentos mais recentes entre 1991 e 2014, que dão um panorama do estado atual da edificação. ITATIAIA: DO POVOADO AO DISTRITO DE OURO BRANCO Itatiaia, que hoje é distrito de Ouro Branco, certamente tem sua origem ainda no final do século XVII, uma vez que já, em 1712, há o primeiro registro de batismo na atual igreja de Santo Antônio, matriz do distrito. Sua origem está ligada, portanto, aos primeiros registros de ocupação do território mineiro, embora, os documentos apresentados aqui, digam pouco sobre a vida da comunidade. Para chegar a Vila Rica, uma das principais opções de trajeto de paulistas e cariocas passava por Itatiaia.

3 A HISTÓRIA DAS INTERVENÇÕES NA EDIFICAÇÃO As datas apresentadas no texto foram retiradas do levantamento cadastral feito em 1983 pelo Instituto Pró-Memória, baseado na documentação do Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana. Foi realizado um levantamento de toda documentação encontrada da Igreja. A história da edificação tem dois momentos construtivos. O primeiro, da capela primitiva, de pau-a-pique, ainda existente, data de E o segundo refere-se a construção da nave, em pedra que teve início em 1741 com os pedidos de construção pelos cônegos do Rio de Janeiro, em visita à igreja, mas que se estende até o começo do século XIX com a construção em condições de uso, embora não finalizado. (Livro da Irmandade / CDI IPHAN- BH, 2014). A capela primitiva, data de 1714 em função do primeiro registro de batismo realizado na igreja. Em 20 de agosto daquele ano. Mas pode ter sua origem no final do século XVII, tomando relevância no começo do século seguinte, quando realizava batizados. A presença da pia batismal evidencia um fato: a igreja tinha importância e procura. Do contrário, os batizados poderiam ser realizados em Ouro Branco ou Ouro Preto. Importância que se confirma, por documento de 1733, quando por ocasião da visita canônica do Doutor Manoel da Roza Coutinho, é descrita a capela primitiva com a presença de 5 altares além de quantidade vasta de alfaias e prataria. Em 1752 a Paróquia eleva-se à colativa, reforçando sua importância na região. A capela primitiva nos remete a arquitetura religiosa do Vale do Piranga, recebendo forte influência no partido, com a presença das tribunas e em que os corredores laterais tornamse capela do santíssimo e sacristia. Como descreve a arquiteta Delmarí Ângela Ribeiro: Como é típico das construções religiosas, desde o setecentos no Vale do Piranga, seu partido é retangular e não apresenta torres. A nave central se articula com a capela-mor pelo arco-cruzeiro e duas naves laterais onde se sobrepõem as tribunas. A capela-mor é ladeada pela Capela do Santíssimo e Sacristia. O frontispício apresenta composição tradicional com portada principal sobreposta por duas janelas rasgadas na altura do coro e duas janelas sineiras nas tribunas.(ribeiro, 2011). Certamente os construtores da capela primitiva estão seguindo como parâmetros as capelas da região do Vale do Piranga. Mas, é com os pedidos de uma nova igreja que podemos concluir mais a respeito desse volume da igreja.

4 Com a visita de Antônio Pereira Cunha em 1741, que ordena a construção de uma nova igreja é que indícios são dados sobre a capela primitiva. Os desejos de uma nova igreja na região são estimulados pelo estado de degradação desta capela. Nesta mesma visita o cônego ainda aclama às irmandades da região: (...) esperamos que as irm. des desta fregs. a concorrão com o que poderem p. a que nella com mais decência possão ter colocadas as imagens dos s tos que são de sua devoção. Assim, atendendo, coube às Irmandades do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito, a encomenda.(chuva 1986 apud CDI/IPHAN-BH, 2015). Em 1742, numa visita pastoral, João da Cruz reforça a necessidade de se construir uma nova igreja, e em 1744, alega que Itatiaia encontra-se sem igreja capaz. Já em 1761, D. José dos Santos diz em carta: como achey a Capella Mor com as paredes arruínadas e também a da Sachrstia, mando ao R. do. Par. co recorra ao mesmo Sn. r. para que por Sua Real Grandeza queira reedificar a dta. Capella Mor e Sacristia de pedra visto ser de madra e barro a que se acha arruínada, ou (ilegível) dar hua ajuda de custo para o mesmo reedificil de que tanto se caresse(...). (Livro de Tombo, nº36.folha apud CDI/IPHAN-BH, 2014). Os documentos mostram que a capela primitiva passava por momento difícil em que o processo de ruína impulsionava o desejo pela reconstrução completa da igreja, colocando essa volume a baixo para dar lugar a construção da igreja toda em pedra, como tornou-se comum na segunda metade do século XVIII, nessa região de Minas Gerais. O curioso é que mesmo com tantos pedidos a capela primitiva não foi demolida, mas recuperada e incorporada na nova igreja. Em 1732, por exemplo, a Irmandade do Rosário dos Pretos anota pello que se dispendêo com a tinta para a capella.. Em 22 de abril de 1744, uma visita pastoral registra que: Nam com pequeno sentim to., achei esta freg. a sem igreja capas pela (ilegível) e pouco zello dos seus fregueses, pois o que esta principiado senão augmentada, caem (ilegível) que se fazem os officios Divinos nam está com a decencia neces. ra, pelo que exhorto, e mando aos fregueses desta freguesia cuidem em acabar a Igreja no terno de quatro meses, ao menos, a Capella Mor, para que nella esteja com mais decência o S. mo. Sacram. to, enão o fazendo no dito tempo o R. do Vig ro comsumirá o Sacramento, e em quanto não houver lugar com mais decencia o nam terá no Sacrario, o que o (ilegível) de baixo da pena de Suspensam ipso facto. (Livro da Irmandade, 1730/ fls. dat. transcrição. Folha 33, CDI/IPHAN-BH, 2014).

5 A necessidade era urgente e, nesse caso, não poderia esperar a construção da nova igreja, como aponta registro de visita paroquial. O estado de ruínas da capela primitiva trouxe a ordem da proibição de uso do sacrário, e consequentemente da hóstia consagrada. Em 1800, a Irmandade do Santíssimo Sacramento paga por um conserto no telhado da capela-mor. E em 1824 um documento do livro de notas da igreja fala da capela de madeira, reedificada de novo, toda forrada, e pintada e campada. Mas pela proximidade da data do telhado, recém feito, acreditamos que trata-se, aqui, de obras de reparação, provavelmente na argamassa de cobertura, dando um aspecto novo a porção primitiva da igreja. A partir de 1785, os documentos das irmandades apontam compras para as obras da nova igreja. As datas alcançam 1800, com a caiação da igreja. A criação do Inventário feito pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, em 1814 pode apontar para um funcionamento ativo no começo do século XIX, uma vez que representavam, (os inventários), uma maneira de se registrar os bens e o acervo material, de 31 objetos de prata, 25 ornamentos e 18 imagens. Igreja nova, em pedra, compondo a nave, e capela primitiva compondo a capela-mor. É possível ver claramente que Trata-se de dois momentos diferentes, uma vez que os dois volumes pouco conversam arquitetonicamente. Um, mais antigo, de pau-a-pique com estrutura em madeira evidente, influenciado pela arquitetura do Vale do Piranga. Outro mais recente, de fins do século XVIII e começo do XIX, seguindo os ritmos da Serra de Ouro Preto. O SÉCULO XX Em uma lista enviada por Sylvio de Vasconcellos em 10 de novembro de 1949 à Rodrigo Melo Franco de Andrade, são sugeridos alguns exemplares da arquitetura mineira para o livro de tombo porque assim ficaremos a salvo de dificuldades futuras frente aos possível danos que venha/s a sofrer. (CDI/IPHAN-BH, 2015). Nesta lista, destaque para a Matriz de Itatiaia e de Cachoeira do Campo que, merecem sua inscrição imediatamente. Oito dias depois vem a resposta, dando início ao processo de tombamento. Em 1952, contudo, antes que se concretizasse o tombamento, uma tempestade derruba o telhado da nave, como descreve, em carta de Pe. Marcelino Braglia ao presidente Getúlio Vargas, Em 5 de janeiro de (...)Há cinco anos que pedi ao Patrimônio Artístico Histórico Nacional mandar consertar e restaurar a Igreja Matriz de S.Antônio de Itatiaia que atendendo ao meu pedido enviou técnicos para examina-

6 la.(...)como, porém, demorou-se em atacar o serviço fizeram-se os maiores sacrifícios para ela não cair. Não se pode fazer mais devido a população do lugar ser pequena e paupérrima. (...) Há poucos dias soube, sem sua grande surpresa, porém, que não resistindo a um forte temporal ruiu fragorosamente uma grande parte do telhado da frente e tanto o trono como sua capela mor estão em péssimas condições. É a Igreja mais antiga do município de Ouro Preto. Todos os que conhecem sua história e apreciam seu valor artístico, são unanimes em dizer que ela bem merece os cuidados todos do poder civil como eclesiástico, e, que seria um crime abandona-la a fúria do tempo.( Carta do Padre Marcelino Braglia, encaminhada ao presidente Getúlio Vargas em 5 de janeiro de CDI/IPHAN-BH, 2015). Na carta, o padre deixa claro o seu laço afetivo com a Igreja. E diz que o estado de degradação avança na medida em que os reparos não são ofertados pelo Estado. Também aponta a população como uma comunidade muito pobre que não pode fazer muito para a melhoria da igreja. A carta é encaminhada por Sylvio de Vasconcellos, junto ao levantamento fotográfico da igreja e, em 8 meses as obras de reparo tiveram início. Curioso notar que os reparos do telhado da nave em 1952 são orçados e aparecem em recibos de compra de material e pagamento dos serviços de execução. Mas, em 1983, na primeira grande restauração da igreja, o telhado já está em ruina novamente, uma vez que é todo refeito. Essa observação é importante porque aponta um problema estrutural grave no telhado, visto que recorrentemente passa por reformas. PÓS TOMBAMENTO Aqui, serão analisados os projetos de restauração. Sobretudo, o projeto de 1983, quando a Matriz é tombada e restaurada. Outros projetos mais recentes nos ajudam a compreender o estado de conservação atual da Matriz e nos trazem os diagnósticos, que mostram, por exemplo, as origens dos problemas na cobertura da nave. O Diretor da 7ª DR SEC/Pró Memória, no dia 21 de junho de 1983, escreveu ao Exmo. Sr Coordenador do PCH, que teria verificado pessoalmente o lamentável estado de conservação da Igreja e foi entendido a extrema necessidade da intervenção imediata. A partir dessa vistoria são iniciados os trabalhos de restauração e tombamento da igreja. Destaque para a Capela-Mor, que além da cobertura, teve seu sistema construtivo parcialmente refeito. Dessa vez com tijolo queimado, no lugar do pau-a-pique. O diagnóstico levantado nesse projeto verificou que existia uma sobrecarga do telhado que junto ao

7 desnível do terreno empurra a parede da fachada lateral direita da nave, causando danos da vedação e cobertura. A parede da nave na lateral direita, apresenta pequeno desaprumo devido talvez à um assentamento do terreno. Mas aparenta estar estabilizada sem nenhum comprometimento quanto a estrutura. Isto, porém, parece ser a causa do rompimento da sambladura da linha do frechal com desmoronamento de parte do telhado e da trinca existente na parede do frontispício. A cobertura está bastante deteriorada principalmente na nave, onde está 30% arruinada. Este fato aconteceu em 22 de janeiro de 1980 devido ao rompimento da sambladura entre a linha e o frechal. Anteriormente este trecho já havia desabado conforme informações dos moradores. Nas tesouras restantes, as linhas estão desarticuladas do frechal devido talvez ao desaprumo da parede lateral direita. A alvenaria da capela-mor e corredores laterais era em pau-a-pique com a estrutura aparente. Mas devido ao estado avançado de deterioração que as paredes externas se encontravam, estas foram substituídas por alvenaria de tijolo mantendo, porém a estrutura aparente. Quando este serviço foi executado, foram entaipados vãos de porta e janela na lateral esquerda e criados chanfros na parede posterior. As paredes internas da capela-mor mantem ainda o pau-a-pique original. (Projeto de Conservação e restauração da Matriz de Santo Antônio de Itatiaia, apud CDI/IPHAN-BH, 2015). Infelizmente o projeto não descreve detalhadamente a ação de recuperação, mas é possível que não se tenha feito uma amarração do telhado adequadamente, ou tenham acreditado que apesar dos danos, o fato da estrutura não ter sido comprometida pouparia a amarração. Isso porque o problema do telhado volta, logo após a restauração. Em 1984 o tombamento em nível federal é homologado, como aponta o comunicado oficial de tombamento em 23 de março daquele ano. Tenho a satisfação de levar ao conhecimento da Exa. o tombamento definitivo da Igreja de Santo Antônio de Itatiaia, bem como todo o acervo móvel nela existente, situada no município de Ouro Branco Minas Gerais, ocorrido com a homologação da Exma. Sra. Ministra da Educação e Cultura, Profa. Esther de Figueiredo Ferraz, em 14 de setembro de 1983, em conformidade com o disposto no artigo 1º da Lei de 15 de dezembro de (CDI/IPHAN-BH, 2015). Dando um salto no tempo, por falta de documentação encontrada, no dia 02 de abril de 1991, mais uma vez, informações sobre o estado de conservação da igreja e da

8 indisponibilidade de recursos e emergência de realizações das obras, são explorados em cartas. Pedidos para que a prefeitura forneça os recursos necessários para a execução de obras de pequena complexidade como reparo do telhado, cobertura da Capela Mor, instalação do sino da torre direita, troca de fechadura da porta lateral e instalação do pináculo da torre esquerda são feitos pelo Dr. Sílvio José Mapa. Em ofício do gabinete 13º IPHAN de 1998, foi encaminhado as Brochuras do Inventário de Bens Móveis e Integrados. Percebe-se no documento uma preocupação quanto à segurança na divulgação das informações contidas neste inventário. Isso deve-se ao fato, de que, em 1996, foram roubadas 19 imagens, das quais apenas a imagem de São João Batista Menino foi recuperada e restaurada, em Esse roubo que até hoje é lembrado com muita tristeza pelos moradores de Itatiaia ainda causa preocupação pois desde então o acesso à igreja é restrito bem como é restrita a autorização para fotografar seu interior. Outras restaurações são executadas nos anos de 1996, 1999, 2001 e 2003 em caráter de urgência, por conta da infiltração no interior da igreja, rachaduras nas laterais do monumento, deslocamento de telhas e problemas no telhado da nave. Em 2003 o IPHAN comunicou a avaliação e acompanhamento dos serviços como: demolição do reboco, reparo do telhado, revisão geral do telhado, tratamento das madeiras, pintura externa com PVA LATEX e limpeza dos forros. O encaminhamento dos projetos complementares de iluminação e instalações elétricas, tubulação para som, sistema de proteção contra descargas atmosféricas foram encaminhados em 2005, para análise e aprovação, tendo os projetos assinados por Luis Fernando Rispolli Alves. Os mesmos projetos foram aprovados no dia 26 de agosto de 2005 e executados em Desde de 4 de novembro de 2014 a igreja passa por mais uma restauração, sobretudo dos bens móveis. Estão sendo restaurados os retábulos, arco cruzeiro, imagens e taboado. Esta tem o patrocínio do Governo de Minas e do BNDES, tendo os recursos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. DA ICONOGRAFIA ÀS INTERPRETAÇÕES E DATAÇÕES A iconografia da igreja passa por dois momentos de criação. Um no final do século XVIII, e outro provavelmente do começo do século XX. Apenas o primeiro aparece nos documentos do IPHAN, por meio dos registros de pagamento aos artistas pelas irmandades. O segundo, que apresenta um artista popular no frontão, e possivelmente também na feitura dos púlpitos de pedra sabão, são posteriores, provavelmente do começo do século XX.

9 Muitos elementos não aparecem na documentação quanto a sua criação, como os sinos, cruzeiro, pias de água benta, púlpitos de pedra e as duas fases da portada. O medalhão central de pedra encimando a porta da igreja apresenta ornamentos em C e rocalhas, características do rococó, provavelmente esculpidas por volta de No centro, se encontra esculpido um cordão de três nós mostrando que a igreja pertence a uma ordem franciscana, lírios e um livro indicando a devoção a Santo Antônio e o Ostensório por se tratar de uma Igreja matriz. Nas laterais do medalhão foram acrescentadas, na segunda fase iconográfica, mais duas imagens também esculpidas em pedra. Um cajado, duas chaves e uma mitra. Símbolos que fazem alusão a São Pedro, nova invocação, do século XIX, nessa região. Em 1792, começam os trabalhos artísticos da igreja com Serafim Gonçalves do Espírito Santo, na feitura dos púlpitos. Esses em madeira. Ainda neste ano, Manoel Ribeiro Roza inicia a pintura e douramento de toda igreja, e Lourenço Rodrigues Souza talha o altar de N.S. Rosário. Manoel Ribeiro Roza foi um artista de grande valor na região e sua participação na pintura e douramento de toda a matriz indica o grande destaque que se pretendia dar à igreja naquele momento. A restauração que iniciou em 2014 podem trazer por meio das prospecções algum indício de sua obra, que já não se encontra evidente. Em 1814 a igreja registra no inventário da Irmandade do Santíssimo Sacramento, 18 imagens talhadas. Dez anos depois, em 1824 os registros apontam para os cinco retábulos prontos, e pia batismal com a pequena grade, que ainda estão lá. O retábulo do altar mor apresenta características do rococó e a sua devoção é ao Santo Antônio, santo franciscano e junino. Imagem provavelmente do século XIX que veio a substituir a antiga imagem roubada em Abaixo do trono se encontram as imagens de São Sebastião, no lado evangelho e, no lado epistola, Nossa Senhora da Conceição. Ambas do século XIX. Nos nichos laterais, aparece, no lado evangelho São Joaquim e no lado da epístola Santa Barbara, padroeira dos mineiros, também do século XVIII. Os retábulos colaterais apresentam características populares do século XIX. O retábulo do lado evangelho é dedicado a Nossa Senhora da Piedade, imagem também do século XIX e do lado epistola ao Nosso Senhor dos Passos. Neste altar também se encontra a imagem de São Domingues de Gusmão do século XVIII. Os retábulos laterais apresentam características eruditas e estilo rococó. O lado do evangelho é dedicado a Nossa Senhora do Rosário, entalhado por Lourenço Rodrigues Souza entre A imagem é provavelmente do século XIX. O retábulo lateral do

10 lado epistola é atribuído a Francisco Vieira Sevas, entalhado no final do século XVIII com características próprias de Servas como a utilização de coroamentos em Arbaleta, sanefas, volutas laterais impulsionando pra frente e rocalhas flamejantes. Este retábulo é dedicado a Sant Anna Mestra, imagem do século XVIII. Logo abaixo de Sant Anna se encontra São João menino, imagem do século XVIII, com suas vestes em couro de cordeiro e estandarte. Na pintura, a igreja não possui um acervo aparente. Somente na sacristia há uma pintura no forro com elementos em C e uma flor nas cores ocre e cinza. No centro há uma Tarja oval delimitada por frisos curvos também em cinza ocre e rosa. No centro da tarja há duas figuras de anjos. Trata-se de uma pintura a têmpora - técnica que deixa a pintura com aparência aquarelada - datada do século XIX, tosca e de característica bem popular. DESCRIÇÃO ARQUITETÔNICA: DO TRAÇO À OBRA. UMA LEITURA DO PARTIDO DA MATRIZ. Como já mencionado, a Igreja apresenta duas etapas distintas de construção no final do século XVIII e princípio do século XIX. A fachada frontal é formada por embasamento de pedra em quartzo, com socos retangulares nas bases das quatro pilastras que delimitam a fachada frontal. Apresenta porta de duas folhas central almofadadas com bandeira fixa sobreposta por arco de pedra e verga curva com moldura do tipo canga de boi encimada por sobrevergas em dois C s, terminados em volutas, centrados por uma concha dentro de uma plumagem estilizada com curvas recortadas. Acima da sobreverga está o medalhão de pedra com duas fases de realização (século XVIII e XIX). O medalhão é ladeado por duas portas balcão de madeira em duas folhas e peitoril de balaustrada de madeira com sobrevergas trabalhadas em curvas, contracurvas e conchas. O entablamento é feito pela cimalha em pedra, sendo todos esses elementos de quartzo. Após a cimalha, o frontão ondulado aberto emoldurado em curvas e contracurvas é ornamentado por óculo central em pedra e, acima desse, pequeno nicho, sendo seu coroamento feito por acrotério ornamentado por concha ladeada por curvas e contracurvas, anjos e cruz de pedra. As torres sineiras ladeiam o frontão, sendo sua cobertura em cúpula de pequenas proporções e coruchéu em cada extremidade. A torre da lateral esquerda não possui sino, presente apenas na lateral direita. As fachadas laterais são divididas por dois tipos construtivos. Na nave a alvenaria é de pedra e, na capela-mor, a alvenaria é de tijolo maciço com estrutura de madeira aparente. O

11 volume da nave possui altura mais elevada em relação a capela-mor, onde se encontram os corredores laterais no nível térreo e a tribuna e corredores no nível superior. Nessa porção, os pilares possuem soco simples e o entablamento é feito por cimalha. As fachadas laterais são simétricas em relação à capela-mor e nave, com exceção de um marco de uma porta cega existente na fachada lateral direita na nave. As fachadas laterais da capela-mor são pouco recuadas em relação a nave, estando praticamente alinhadas e possuem dois óculos ovais protegidos por gradil de ferro na nave e um óculo circular envidraçado na capela-mor. A porta de acesso aos corredores laterais da capela-mor são de madeira e possui verga reta e uma folhas simples assim como a janela. A fachada posterior apresenta fachada cega, sem nenhuma abertura. A estrutura de madeira é aparente. O embasamento, possivelmente em taipa de pilão, é bem marcado, assim como nas fachadas laterais onde a alvenaria é de tijolos maciços. A cobertura da igreja é em telhado de duas águas na nave e na capela mor. O volume lateral da capela-mor possui telhado em uma água seguindo a inclinação do telhado da capela-mor. O telhado é em telha cerâmica do tipo calha e bica. Na cobertura da nave há pináculos na extremidade dos fundos. O arremate entre a alvenaria e telhado na parte da nave é feito por cimalha e na parte mais antiga da capela na porção lateral por cachorro e guarda-pó. A planta da igreja é composta de nave, capela-mor, corredores laterais, coro, torres laterais, galerias laterais superiores, sacristia e tribunas no corpo da capela-mor. Além disso, há o altar-mor, o arco cruzeiro, dois altares colaterais, dois altares laterais, dois púlpitos, pia batismal e pia de água benta. A grade de separação nave é de balaustrada reta com laterais em duas secções separadas por pilaretes se secção quadrada, montantes e peitoril retos com frisos. Sua parte da frente divide-se em duas partes sem cancela e seus balaústres são torneados. O arco cruzeiro é revestido de madeira com perda da policromia, apresenta embasamento em molduras com painéis e centro liso sendo seu fuste reto com bordas molduradas e centro almofadado. Seu entablamento é emoldurado e a cimalha é larga e o arco pleno possui bordas molduradas. O acesso a igreja é feito pela porta central situada na fachada frontal ou pela porta existente nas fachadas laterais que dão acessos aos corredores laterais que ladeiam a capela-mor. As aberturas para ventilação e iluminação da igreja estão situada no nível do coro. Na nave se abrem quatro óculos protegidos por gradil e na capela-mor há também um óculo circular envidraçado em cada lateral. As fachadas laterais possuem porta em madeira assim como janela de uma folha simples. O acesso ao coro e a tribuna são feitos por escada de madeira,

12 já o acesso lateral a cada púlpito é feito por escada de pedra através de portas existentes em cada lado da nave. O acesso as torres sineiras é feito através de alçapões. A alvenaria da capela-mor e corredores laterais era em pau-a-pique de estrutura aparente. Devido ao estado avançado de deterioração que as paredes externas se encontravam, foram substituídas por alvenaria de tijolos maciços mantendo a estrutura de madeira aparente. Foram entaipados os vãos de porta e janela lateral esquerda e criados chanfros na parede posterior. As paredes internas da capela-mor e as paredes dos fundos mantém ainda o pau-a-pique original. O revestimento é feito em argamassa de terra, areia e cal, bem como a pintura a base de cal. O piso da nave e capela-mor é em tabuado corrido sobre barrotes de madeira, assim como da sacristia, coro e dos corredores laterais superiores. Os corredores laterais da capela-mor no nível térreo são em piso cerâmico de tijolo de barro. No corredor lateral esquerdo, entre a porta externa entaipada e a porta de acesso à capela-mor, o piso foi cimentado e riscado de forma quadrangular imitando o tijolo de barro do restante do cômodo. O batistério possui piso de pedra. O forro da nave, assim como o forro da capela-mor e coro é de madeira de tabuado liso abobadado pintado na cor branca. O entablamento do forro é feito por cimalha de madeira também na cor branca. O forro da sacristia é plano de tabuado liso e possui pintura. Os corredores laterais superiores e a tribuna não possuem forro. CONSIDERAÇÕES FINAIS Tendo a Conservação e Restauro como fio condutor, o trabalho propôs registrar um pouco da história da matriz que é certamente uma das igrejas de mais prestigio em Minas Gerais, por ser uma das mais antigas obras da arquitetura religiosa na região. A celebração de batizados desde o começo do século XVIII e a participação de artistas importantes na construção da nave são indícios disso. A preocupação com a preservação, conservação e restauro da igreja, sempre que necessário, foram medidas de grande valor para a salvaguarda deste bem. REFERÊNCIAS CDI- Centro de Documentação e Informação. IPHAN, Belo Horizonte, Consulta ao acervo.

O Barroco no Brasil. Capitulo 11

O Barroco no Brasil. Capitulo 11 O Barroco no Brasil Capitulo 11 O Barroco no Brasil se desenvolveu do século XVIII ao início do século XIX, época em que na Europa esse estilo já havia sido abandonado. Um só Brasil, vários Barrocos O

Leia mais

3.3 O Largo do Carmo e seu entorno

3.3 O Largo do Carmo e seu entorno 3.3 O Largo do Carmo e seu entorno O Largo do Carmo, como ainda é conhecido o espaço público na frente das igrejas da Ordem Primeira e Terceira do Carmo, e ao lado do Teatro Vasques. Seu entorno conserva

Leia mais

5 DESCRIÇÃO DETALHADA DO BEM CULTURAL

5 DESCRIÇÃO DETALHADA DO BEM CULTURAL 57 5 DESCRIÇÃO DETALHADA DO BEM CULTURAL O conjunto arquitetônico da residência de Antônio de Rezende Costa, que hoje abriga a Escola Estadual Enéas de Oliveira Guimarães foi pelos autores do presente

Leia mais

PROPOSTA DE RESTAURAÇÃO PARA A IGREJA DE SANTO ANTÔNIO EM BELÉM/PA. Aluna: Stephanie Mendes Orientadora: Profa. Dra. Thais Sanjad

PROPOSTA DE RESTAURAÇÃO PARA A IGREJA DE SANTO ANTÔNIO EM BELÉM/PA. Aluna: Stephanie Mendes Orientadora: Profa. Dra. Thais Sanjad PROPOSTA DE RESTAURAÇÃO PARA A IGREJA DE SANTO ANTÔNIO EM BELÉM/PA Aluna: Stephanie Mendes Orientadora: Profa. Dra. Thais Sanjad Século XVIII Brasil disseminação da a arquitetura Barroca Construções Religiosas

Leia mais

Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve

Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve Escola é considerada um marco da história educacional de Belo Horizonte. Adriana Vilaça tinha 11

Leia mais

Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração

Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração Investimento ultrapassa R$ 2,7 milhões e prazo de conclusão é de dois anos. Foto: Lucas Correia / Agencia RBS Antes mesmo de Itajaí se

Leia mais

Inventário de Identificação de Bens Culturais Imóveis do Sistema Ferroviário

Inventário de Identificação de Bens Culturais Imóveis do Sistema Ferroviário Instituto Estadual do Patrimônio Cultural Secretaria de Estado de Cultura RJ Inventário de Identificação de Bens Culturais Imóveis do Sistema Ferroviário Denominação: Estação de Barão de Juparanã Localização:

Leia mais

Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas

Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas Especialista sugere medidas seguras para proteção de acervo corroído pelo tempo. O que os olhos não veem, o patrimônio

Leia mais

Casa do Mundo Rural de Prados

Casa do Mundo Rural de Prados Casa do Mundo Rural de Prados A Casa do Mundo Rural de Prados, pretende retratar uma época em que a agricultura, associada à pastorícia eram as principais actividades económicas da população, praticando

Leia mais

PRECIOSA DESCOBERTA ARQUEOLÓGICA NO VALE DO RIO DAS MORTES 1

PRECIOSA DESCOBERTA ARQUEOLÓGICA NO VALE DO RIO DAS MORTES 1 PRECIOSA DESCOBERTA ARQUEOLÓGICA NO VALE DO RIO DAS MORTES 1 José Antônio de Ávila Sacramento (membro do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-rei - MG) No ano de 1810,

Leia mais

CASA DA CULTURA natural Pouso Alegre Minas Gerais

CASA DA CULTURA natural Pouso Alegre Minas Gerais CASA DA CULTURA Situado à Rua Tiradentes n.º 264, fazendo esquina com Rua Dr. Licurgo Leite, o casarão dos Leite, como era chamada a atual Casa da Cultura, foi construído aproximadamente no final da década

Leia mais

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 5555/05 P.L.L. N. 261/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 5555/05 P.L.L. N. 261/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Breve Histórico da Paróquia São João Batista Levantamento de dados da realização da Festa do Padroeiro Dados coletados através do Livro Tombo e depoimentos Organização: Lucas Bernardes

Leia mais

13. Proteção Legal Existente: não tem 14. Proteção Legal Proposta: Tombamento

13. Proteção Legal Existente: não tem 14. Proteção Legal Proposta: Tombamento Página 81 de 112 basculante, com vedações em vidro. A decoração externa é composta de pequenas colunas torsas e frontões arqueados coroados com telhas tipo capa e canal e cimalha. 13. Proteção Legal Existente:

Leia mais

Parque do Engenho Central e Mirante 2002

Parque do Engenho Central e Mirante 2002 Anexo 1.34 Parque do Engenho Central e Mirante 2002 1. EDIFÍCIO HISTÓRICO Endereço: Rua Maurice Allain, 454, Vila Rezende, Piracicaba SP, Brasil. Autoria: desconhecida. Data do Projeto: final da década

Leia mais

situação e ambiência códice AII - F06 - Vass denominação Fazenda São Luiz da Boa Sorte localização Km 85 da Rodovia Lúcio Meira (BR 393)

situação e ambiência códice AII - F06 - Vass denominação Fazenda São Luiz da Boa Sorte localização Km 85 da Rodovia Lúcio Meira (BR 393) Parceria: denominação Fazenda São Luiz da Boa Sorte códice AII - F06 - Vass localização Km 85 da Rodovia Lúcio Meira (BR 393) município Barra do Piraí época de construção século XIX estado de conservação

Leia mais

Residência Rua Vicente Racioppi. Arquiteto Joel Campolina

Residência Rua Vicente Racioppi. Arquiteto Joel Campolina Residência Rua Vicente Racioppi Arquiteto Joel Campolina Depoimento do Arquiteto Primeiros croquis e estudos Evolução até o anteprojeto aprovado Interfaces com os projetos complementares A evolução até

Leia mais

PLANO DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE EDIFICAÇÕES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE

PLANO DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE EDIFICAÇÕES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE PLANO DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE EDIFICAÇÕES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE 2010 PLANO DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE EDIFICAÇÕES Apresentação Este plano, preparado pela União

Leia mais

Roteiros Turísticos. [arte colonial]

Roteiros Turísticos. [arte colonial] Roteiros Turísticos [arte colonial] Ouro Preto [Arte Colonial] A Praça Tiradentes é o ponto central da cidade, como se fosse um divisor. A partir dela, podem-se programar as visitas. Como Ouro Preto possui

Leia mais

ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL

ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL O patrimônio cultural de uma comunidade é o conjunto de referências que compõem o seu dia-a-dia e fazem com que ela tenha uma memória e uma história

Leia mais

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ Instituto Estadual do Patrimônio Cultural Secretaria de Estado de Cultura - RJ Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE Denominação: Reservatório do Morro do Inglês. Localização: Ladeira

Leia mais

INVENTÁRIO DE PROTEÇÃO DO ACERVO CULTURAL CAPINÓPOLIS - MINAS GERAIS

INVENTÁRIO DE PROTEÇÃO DO ACERVO CULTURAL CAPINÓPOLIS - MINAS GERAIS INVENTÁRIO DE PROTEÇÃO DO ACERVO CULTURAL CAPINÓPOLIS - MINAS GERAIS ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS Nº BI/02 1. Município: Capinópolis - MG 2. Distrito: Sede 3. Designação: Escola Municipal Aurelisa Alcântara

Leia mais

Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado

Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado O Palacete do Batel está em obras. Um projeto, encomendado pelos proprietários do imóvel, com o aval do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico

Leia mais

Jesuítas : Arte e Ciência: o legado da Companhia de Jesus na América Latina

Jesuítas : Arte e Ciência: o legado da Companhia de Jesus na América Latina Jesuítas : Arte e Ciência: o legado da Companhia de Jesus na América Latina Simpósio Nacional : Bicentenário da Restauração da Companhia de Jesus (1814-2014) Parte II Prof. Dr. Percival Tirapeli Instituto

Leia mais

situação e ambiência denominação Fazenda São Geraldo códice AIV - F07 - PS localização Antiga estrada para Rio das Flores município Paraíba do Sul

situação e ambiência denominação Fazenda São Geraldo códice AIV - F07 - PS localização Antiga estrada para Rio das Flores município Paraíba do Sul Parceria: denominação Fazenda São Geraldo códice AIV - F07 - PS localização Antiga estrada para Rio das Flores município Paraíba do Sul época de construção séc. XIX detalhamento do estado de conservação

Leia mais

Proposta de Seguro de Habitação

Proposta de Seguro de Habitação Tomador de seguro Segurado Nome: Morada: Localidade: Código Postal: Email: Profissão: Data de nascimento: N.º contribuinte: Data de início pretendida: Local de risco Morada: Localidade: Código Postal:

Leia mais

PROJETO BÁSICO RESTAURO DA CASA DA MEMÓRIA

PROJETO BÁSICO RESTAURO DA CASA DA MEMÓRIA PROJETO BÁSICO RESTAURO DA CASA DA MEMÓRIA Apresentação Partindo da premissa de que a memória é a imagem viva de tempos passados ou presentes e que os bens, que constituem os elementos formadores do patrimônio,

Leia mais

Barroco Mineiro. Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP

Barroco Mineiro. Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP Barroco Mineiro Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP Mapa da Estrada Real, por onde escoava o ouro encontrado pelos bandeirantes paulistas em 1692. O Caminho Velho iniciava NO Rio de Janeiro

Leia mais

- - primeira qualidade de primeira 1.8 - Execução dos Serviços e Acesso à Obra

- - primeira qualidade de primeira 1.8 - Execução dos Serviços e Acesso à Obra MEMORIAL DESCRITIVO OBRA : AMPLIAÇÃO DE ESCOLA EM ALVENARIA PROPRIETÁRO: PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM - ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARAS PINTADAS ENDEREÇO: PARTE DA CHÁCARA NUMERO 19 LOTE

Leia mais

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 14. MUROS

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 14. MUROS DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 14. MUROS Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguaré CEP 05347-902 - São Paulo / SP MUROS Os muros são construções feitas de alvenaria de blocos de concreto ou tijolos, que tem a

Leia mais

São Paulo (SP) - Conheça sua Cidade: hotel abandonado desperta curiosidade

São Paulo (SP) - Conheça sua Cidade: hotel abandonado desperta curiosidade São Paulo (SP) - Conheça sua Cidade: hotel abandonado desperta curiosidade Internauta enviou dúvida sobre hotel abandonado na avenida Brigadeiro Luiz Antônio. Comecei a trabalhar na região há anos e já

Leia mais

Resgate da Memória ANO 2, Nº 4. ABR.2015

Resgate da Memória ANO 2, Nº 4. ABR.2015 116 A história de uma cidade pode ser contada de diversas maneiras: por meio de livros, vídeos, sons e a partir de histórias passadas de gerações em gerações. Nesta seção, a Revista buscou uma maneira

Leia mais

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 06. LAJE

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 06. LAJE DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 06. LAJE Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguaré CEP 05347-902 - São Paulo / SP LAJE As lajes são estruturas destinadas a servirem de cobertura, forro ou piso para uma edificação.

Leia mais

O luxo de uma casa de Fazenda. fotos: Sérgio Israel

O luxo de uma casa de Fazenda. fotos: Sérgio Israel 32 O luxo de uma casa de Fazenda fotos: Sérgio Israel 33 34 Inspirada nas sedes de fazenda antigas, mas com evidentes toques de modernidade, essa casa projetada pelo arquiteto Maurício Karam para uma propriedade

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. JUSTIFICATIVA: Considerando que os serviços de manutenção predial são imprescindíveis e de natureza contínua. Ademais, existem fatores diversos que influenciam na preservação

Leia mais

Terrazas do Atlântico Av. Atlântica, 1726 Cavaleiros

Terrazas do Atlântico Av. Atlântica, 1726 Cavaleiros [IDEA] 1 Este é um breve relatório do andamento das nossas obras, que pretendemos enviar com menor periodicidade, para manter uma posição mais atualizada das nossas operações. Terrazas do Atlântico Av.

Leia mais

Comissão Diocesana de Arte Sacra e dos Bens Culturais da Igreja. Diocese de Bragança-Miranda REGULAMENTO

Comissão Diocesana de Arte Sacra e dos Bens Culturais da Igreja. Diocese de Bragança-Miranda REGULAMENTO Comissão Diocesana de Arte Sacra e dos Bens Culturais da Igreja Diocese de Bragança-Miranda REGULAMENTO Das Intervenções no Património Cultural da Diocese de Bragança-Miranda REGULAMENTO DAS INTERVENÇÕES

Leia mais

Resumo da dissertação de mestrado do Professor César Vicente da Costa. Da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, Juina-MT.

Resumo da dissertação de mestrado do Professor César Vicente da Costa. Da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, Juina-MT. Resumo da dissertação de mestrado do Professor César Vicente da Costa. Da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, Juina-MT. O FACEBOOK COMO ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE TEXTOS DE UMA TURMA DO 9º

Leia mais

Totalmente erguida em alvenaria estrutural, Obra racionalizada ARQUITETURA

Totalmente erguida em alvenaria estrutural, Obra racionalizada ARQUITETURA ARQUITETURA Obra racionalizada A alvenaria estrutural reduziu os custos da construção deste sobrado, que, apesar do método construtivo, tem cômodos integrados, no maior estilo contemporâneo POR CÍNTIA

Leia mais

Uberlândia (MG) - Tombada, Estação Sobradinho está caindo ao pedaços

Uberlândia (MG) - Tombada, Estação Sobradinho está caindo ao pedaços Uberlândia (MG) - Tombada, Estação Sobradinho está caindo ao pedaços Apesar da pompa dos dizeres Patrimônio Histórico Cultural, prédio parece, na verdade, um imóvel abandonado ao tempo. (Foto: Celso Ribeiro)

Leia mais

São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua

São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua Pesquisa traz reflexões para melhorar a situação da população de rua e indica falhas nas políticas públicas. Moradores de rua na

Leia mais

Ficha 02 1. Município: Delfim Moreira. 8. Uso atual: Culto religioso.

Ficha 02 1. Município: Delfim Moreira. 8. Uso atual: Culto religioso. Página 25 de 128 Ficha 02 1. Município: Delfim Moreira. 3. Designação: Capela São Lázaro. 5. Propriedade: Privada eclesiástica - Paróquia de Delfim Moreira. 7. Situação de ocupação: Próprio. 9. Proteção

Leia mais

DINOP / CENOP LOGÍSTICA CURITIBA (PR)

DINOP / CENOP LOGÍSTICA CURITIBA (PR) Curitiba, 16 de Janeiro de 2015 ESCLARECIMENTO N.º 05 TOMADA DE PREÇOS 2014/14641(7419) - Contratação de reforma, sem ampliação, de agência incorporada, Agência Itajaí/Besc (SC), para adequação de ambiência.

Leia mais

ALVENARIA DE BLOCOS DE SOLO-CIMENTO FICHA CATALOGRÁFICA-27 DATA: JANEIRO/2014.

ALVENARIA DE BLOCOS DE SOLO-CIMENTO FICHA CATALOGRÁFICA-27 DATA: JANEIRO/2014. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos. ALVENARIA DE BLOCOS DE SOLO-CIMENTO FICHA CATALOGRÁFICA-27 DATA: JANEIRO/2014. Tecnologias, sistemas

Leia mais

Introdução. Gestão Ambiental Prof. Carlos Henrique A. de Oliveira. Introdução à Legislação Ambiental e Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA

Introdução. Gestão Ambiental Prof. Carlos Henrique A. de Oliveira. Introdução à Legislação Ambiental e Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA Gestão Ambiental Prof. Carlos Henrique A. de Oliveira Introdução à Legislação Ambiental e Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA O mar humildemente coloca-se abaixo do nível dos rios para receber, eternamente,

Leia mais

Viajar é bom! Melhor ainda trazendo boas fotos.

Viajar é bom! Melhor ainda trazendo boas fotos. Viajar é bom! Melhor ainda trazendo boas fotos. Iniciamos mais um curso de dez módulos grátis. Nele apresentaremos as possibilidades de captura fotográfica diferenciada e que marcará para sempre sua viagem.

Leia mais

A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal

A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal 1. Introdução O patrimônio cultural de cada comunidade pode ser considerado a sua cédula de identidade. Por isso, cada vez mais os municípios necessitam

Leia mais

UTILIZAÇÃO GEOTÊXTIL BIDIM COMO CAMADA ANTI-REFLEXÃO DE TRINCAS NO RECAPEAMENTO DA RODOVIA BR-040 NOVA LIMA MG

UTILIZAÇÃO GEOTÊXTIL BIDIM COMO CAMADA ANTI-REFLEXÃO DE TRINCAS NO RECAPEAMENTO DA RODOVIA BR-040 NOVA LIMA MG UTILIZAÇÃO GEOTÊXTIL BIDIM COMO CAMADA ANTI-REFLEXÃO DE TRINCAS NO RECAPEAMENTO DA RODOVIA BR-040 NOVA LIMA MG Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Distribuidor: Bimig Comércio e Representação

Leia mais

Fazenda Dumont (Dumont, SP) Fazenda Dumont

Fazenda Dumont (Dumont, SP) Fazenda Dumont Fazenda Dumont (Dumont, SP) Fazenda Dumont A E. F. Dumont percorria diversas seções da fazenda Dumont com sua linha principal e três ramais, no meio dos cafeeiros. Suprimida em 1940, apenas restam dela

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Ambientes acessíveis

Ambientes acessíveis Fotos: Sônia Belizário Ambientes acessíveis É FUNDAMENTAL A ATENÇÃO AO DESENHO E A CONCEPÇÃO DOS PROJETOS, PRINCIPALMENTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS,PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES E LIMITAÇÕES DO MAIOR NÚMERO

Leia mais

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Andréia Veber Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina andreiaveber@uol.com.br Viviane Beineke Universidade do Estado

Leia mais

Wood Frame CONCEITO. O Wood-Frame é um sistema composta por perfis de madeira que em conjunto com placas estruturais formam painéis

Wood Frame CONCEITO. O Wood-Frame é um sistema composta por perfis de madeira que em conjunto com placas estruturais formam painéis CONCEITO O Wood-Frame é um sistema composta por perfis de madeira que em conjunto com placas estruturais formam painéis estruturais capazes de resistir às cargas verticais (telhados e pavimentos), perpendiculares

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

CONVÊNIO Nº 002/87 1.0 - GENERALIDADES.

CONVÊNIO Nº 002/87 1.0 - GENERALIDADES. 1 CONVÊNIO Nº 002/87 TERMO DE CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELEBRAM DE UM LADO A PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE BARUERI E, DE OUTRO, A SOCIEDADE ALDEIA DA SERRA RESIDENCIAL MORADA DOS PÁSSAROS, PARA A APLICAÇÃO DE

Leia mais

STC5 Redes de informação e comunicação

STC5 Redes de informação e comunicação STC5 Redes de informação e comunicação João Paulo Ferreira Técnico de organização de eventos Modulo: STC5 Redes de informação e comunicação Formador: Hélder Alvalade 0 Índice Introdução... 2 Desenvolvimento...

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

CONSOLIDAÇÃO ESTRUTURAL DO CORO ALTO DA IGREJA DO PÓPULO EM BRAGA

CONSOLIDAÇÃO ESTRUTURAL DO CORO ALTO DA IGREJA DO PÓPULO EM BRAGA A Intervenção no Património. Práticas de Conservação e Reabilitação 173 CONSOLIDAÇÃO ESTRUTURAL DO CORO ALTO DA IGREJA DO PÓPULO EM BRAGA ESMERALDA PAUPÉRIO Engenheira IC-FEUP ANÍBAL COSTA Engenheiro Prof.

Leia mais

situação e ambiência denominação Fazenda Santana códice AIII - F15 - Val localização Rodovia RJ-151, 3º distrito, Santa Isabel do Rio Preto

situação e ambiência denominação Fazenda Santana códice AIII - F15 - Val localização Rodovia RJ-151, 3º distrito, Santa Isabel do Rio Preto Parceria: denominação Fazenda Santana códice AIII - F15 - Val localização Rodovia RJ-151, 3º distrito, Santa Isabel do Rio Preto município Valença época de construção séc. XIX detalhamento do estado de

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 67 Discurso na cerimónia de outorga

Leia mais

Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Cultural de Uberlândia

Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Cultural de Uberlândia 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 ATA DA 1ª (PRIMERIA) REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DELIBERATIVO E CONSULTIVO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO,

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Resultados gerais Dezembro 2010 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

PROJETO DE CHURRASQUEIRA EM ALVENARIA

PROJETO DE CHURRASQUEIRA EM ALVENARIA Faz mais pelo seu churrasco! PROJETO DE CHURRASQUEIRA EM ALVENARIA Existem muitos modelos de churrasqueiras de alvenaria. Este projeto que recomendamos tem especialmente uma exaustão segura na maioria

Leia mais

Cotagem de elementos

Cotagem de elementos Cotagem de elementos Introdução Na aula anterior você estudou algumas regras para cotagem e aprendeu como indicar as cotas básicas da peça. Mas, só com essas cotas, não é possível produzir peças que tenham

Leia mais

4Distribuição de. freqüência

4Distribuição de. freqüência 4Distribuição de freqüência O objetivo desta Unidade é partir dos dados brutos, isto é, desorganizados, para uma apresentação formal. Nesse percurso, seção 1, destacaremos a diferença entre tabela primitiva

Leia mais

DIRECÇÃO-GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS

DIRECÇÃO-GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS DIRECÇÃO-GERAL DOS EDIFÍCIOS Página 1 de 7 Igreja e edifício da Misericórdia de Proença-a-Velha IPA Monumento Nº IPA PT020505110016 Designação Igreja e edifício da Misericórdia de Proença-a-Velha Localização

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

IMPERMEABILIZAÇÕES TRATAMENTO DE UMIDADE E EFLORESCÊNCIAS EM PAREDES

IMPERMEABILIZAÇÕES TRATAMENTO DE UMIDADE E EFLORESCÊNCIAS EM PAREDES IMPERMEABILIZAÇÕES TRATAMENTO DE UMIDADE E EFLORESCÊNCIAS EM PAREDES Prof. Marco Pádua Quando a construção se inicia, as fundações começam a ser executadas, os alicerces tomam forma e delimitam os cômodos,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA E ADAPTAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DA CENTRAL DE REGULAÇÃO DO SAMU NA ÁREA DE TELEATENDIMENTO DA 9ª RISP

MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA E ADAPTAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DA CENTRAL DE REGULAÇÃO DO SAMU NA ÁREA DE TELEATENDIMENTO DA 9ª RISP MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA E ADAPTAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DA CENTRAL DE REGULAÇÃO DO SAMU NA ÁREA DE TELEATENDIMENTO DA 9ª RISP CONSIDERAÇÕES GERAIS O presente memorial tem por objetivo especificar os serviços

Leia mais

REABILITAÇÃO DA ANTIGA DELEGACIA DE POLÍCIA E CADEIA PÚBLICA DE ANGATUBA

REABILITAÇÃO DA ANTIGA DELEGACIA DE POLÍCIA E CADEIA PÚBLICA DE ANGATUBA 397 REABILITAÇÃO DA ANTIGA DELEGACIA DE POLÍCIA E CADEIA PÚBLICA DE ANGATUBA Lígia Lisbôa Rodrigues Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano, UNESP - Presidente Prudente. E-mail: Liginha03@hotmail.com

Leia mais

agora a algumas questões Quem pode receber o

agora a algumas questões Quem pode receber o Pe. Henrique Soares da Costa Já vimos, nos artigos teologia do Batismo, isto é, do agora a algumas questões precedentes, os principais aspectos da significado deste sacramento. Respondamos, práticas. Quem

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA DECRETO Nº 1401

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA DECRETO Nº 1401 DECRETO Nº 1401 Dispõe sobre o uso temporário do recuo frontal obrigatório no Município de Curitiba. O PREFEITO MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições legais que lhe

Leia mais

Lendo o Manual de Diretrizes de projeto e olhando as imagens do google, me deparei com algumas duvidas iniciais.

Lendo o Manual de Diretrizes de projeto e olhando as imagens do google, me deparei com algumas duvidas iniciais. CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE ARQUITETURA PROJETO DE ARQUITETURA DE ADAPTAÇÃO DO EDIFÍCIO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP PRIMEIRO BLOCO DE CONSULTAS CONSULTA 01 Lendo

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO NORMAS GERAIS:

MEMORIAL DESCRITIVO NORMAS GERAIS: MEMORIAL DESCRITIVO INFORMAÇÕES GERAIS: OBRA: REFORMA E ADAPTAÇÃO DE P.S.F. CIDADE/UF: GOIATUBA / GO DATA: ABRIL DE 2013. UNIDADE: RECREIO DOS BANDEIRANTES (307) NORMAS GERAIS: 1. Os materiais e serviços

Leia mais

Bom trabalho. Módulo Contabilidade Caixa e Contas Bancárias

Bom trabalho. Módulo Contabilidade Caixa e Contas Bancárias Sistema Pastoral Tecnologia a Serviço das Comunidades Help on line - acione a tecla F1 quando tiver dúvida. Este roteiro foi elaborado para servir de auxílio às pessoas que estão iniciando a utilização

Leia mais

10. EDIFÍCIO NA ESTRADA DO CEMITÉRIO, N.º 6 (CASA AZUL)

10. EDIFÍCIO NA ESTRADA DO CEMITÉRIO, N.º 6 (CASA AZUL) 10. EDIFÍCIO NA ESTRADA DO CEMITÉRIO, N.º 6 (CASA AZUL) Edifício na Estrada do Cemitério, n.º 6 (Casa Azul) 10. EDIFÍCIO NA ESTRADA DO CEMITÉRIO, N.º 6 (CASA AZUL) 10.1 INFORMAÇÃO GERAL Nome Localização

Leia mais

Eixo Temático ET-10-002 - Direito Ambiental OS IMPASSES DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA ATIVIDADE OLEIRA EM IRANDUBA (AM): ENTRE A LEI E OS DANOS

Eixo Temático ET-10-002 - Direito Ambiental OS IMPASSES DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA ATIVIDADE OLEIRA EM IRANDUBA (AM): ENTRE A LEI E OS DANOS 434 Eixo Temático ET-10-002 - Direito Ambiental OS IMPASSES DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA ATIVIDADE OLEIRA EM IRANDUBA (AM): ENTRE A LEI E OS DANOS Neyla Marinho Marques Pinto¹; Hamida Assunção Pinheiro²

Leia mais

O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE- INDUSTRIAL NA VOZ DO JORNAL O ETV : ECOS DA REFORMA CAPANEMA

O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE- INDUSTRIAL NA VOZ DO JORNAL O ETV : ECOS DA REFORMA CAPANEMA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE- INDUSTRIAL NA VOZ DO JORNAL O ETV : ECOS DA REFORMA CAPANEMA Antonio Henrique Pinto ahenriq@unicamp.br Introdução O ensino de matemática passou por

Leia mais

REVITALIZAÇÃO DA ÁREA DA CASA DAS RETORTAS PROJETO DE TFG APRESENTADO À UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

REVITALIZAÇÃO DA ÁREA DA CASA DAS RETORTAS PROJETO DE TFG APRESENTADO À UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Revista Brasileira de Arqueometria, Restauração e Conservação. Vol.1, No.4, pp. 200-205 Copyright 2007 AERPA Editora REVITALIZAÇÃO DA ÁREA DA CASA DAS RETORTAS PROJETO DE TFG APRESENTADO À UNIVERSIDADE

Leia mais

Construir o futuro de novas gerações em Alenquer

Construir o futuro de novas gerações em Alenquer Construir o futuro de novas gerações em Alenquer Projeto para a construção de Jardim de Infância, sala multiusos e passagem coberta para refeitório. Vamos apresentar-vos A comissão de pais. Os motivos

Leia mais

Aula5 LEGISLAÇÃO PATRIMONIAL. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima

Aula5 LEGISLAÇÃO PATRIMONIAL. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima Aula5 LEGISLAÇÃO PATRIMONIAL META Indicar as leis preservacionistas que recomendam a proteção do patrimônio. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: detectar as principais referências internacionais

Leia mais

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá.

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. A Unidade é muito rica em informações sobre os três países explorados e possibilita o desenvolvimento de pesquisas e ampliação

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ARQUITETÔNICO - REFORMA

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ARQUITETÔNICO - REFORMA MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ARQUITETÔNICO - REFORMA Projeto:... REFORMA POSTO DE SAÚDE Proprietário:... PREFEITURA MUNICIPAL DE IRAÍ Endereço:... RUA TORRES GONÇALVES, N 537 Área a Reformar:... 257,84

Leia mais

Placa de obra: Haverá a colocação em local visível de placa de obra, metálica, fixada em estrutura de madeira, conforme padrão fornecido SOP.

Placa de obra: Haverá a colocação em local visível de placa de obra, metálica, fixada em estrutura de madeira, conforme padrão fornecido SOP. MEMORIAL DESCRITIVO RECONSTRUÇÃO DO ALBERGUE JUNTO AO PRESIDIO ESTADUAL DE VACARIA RS. VACARIA RS. GENERALIDADES: Este Memorial Descritivo tem a função de propiciar a perfeita compreensão do projeto e

Leia mais

Capítulo 4 - EXECUÇÃO E SEGURANÇA DAS OBRAS

Capítulo 4 - EXECUÇÃO E SEGURANÇA DAS OBRAS Capítulo 4 - EXECUÇÃO E SEGURANÇA DAS OBRAS 4.1 Disposições gerais Art. 61 - A execução de obras, incluindo os serviços preparatórios e complementares, suas instalações e equipamentos, embora que temporários,

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES.

EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES. EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES. Tema 1: Histórias de vida, diversidade populacional (étnica, cultural, regional e social) e migrações locais, regionais e intercontinentais

Leia mais

100 anos do Arquivo Histórico Municipal: Painel 11 / 15 um olhar sobre um precioso acervo

100 anos do Arquivo Histórico Municipal: Painel 11 / 15 um olhar sobre um precioso acervo Painel 11 / 15 um olhar sobre um precioso acervo Série Obras Públicas Além de documentos textuais, o Arquivo Histórico Municipal guarda em seu acervo inúmeras plantas, mapas e projetos, sejam eles arquitetônicos

Leia mais

XII-015 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO E SANEAMENTO AMBIENTAL A EXPERIÊNCIA DE SANTO ANDRÉ (SP) DE 1998 A 2003

XII-015 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO E SANEAMENTO AMBIENTAL A EXPERIÊNCIA DE SANTO ANDRÉ (SP) DE 1998 A 2003 XII-015 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO E SANEAMENTO AMBIENTAL A EXPERIÊNCIA DE SANTO ANDRÉ (SP) DE 1998 A 2003 Marcelo Bispo (1) Projetista Industrial Pós Graduado em Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 2º BIMESTRE 8º ANO

CIÊNCIAS PROVA 2º BIMESTRE 8º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 2º BIMESTRE 8º ANO 2010 QUESTÃO 1 O bem-estar do organismo depende

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

Histórico. Conceituação

Histórico. Conceituação MEMORIAL DESCRITIVO Histórico O Solar, antiga sede da fazenda do Barão de Muriaé, que foi construído por volta de 1844, tem profunda importância histórica, pois foi palco de marcantes acontecimentos em

Leia mais

ACÓRDÃO Nº 22 /2010 8.JUN/1ª S/SS

ACÓRDÃO Nº 22 /2010 8.JUN/1ª S/SS Mantido pelo acórdão nº 34/10, de 17/12/10, proferido no recurso nº 14/10 Não transitado em julgado ACÓRDÃO Nº 22 /2010 8.JUN/1ª S/SS Processo nº 187/2010 I OS FACTOS 1. O Município de Gondomar remeteu,

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES RELACIONADAS À CLASSIFICAÇÃO DE DESPESAS 1. DÚVIDAS COMUNS REFERENTES À CLASSIFICAÇÃO POR NATUREZA DE DESPESA

DÚVIDAS FREQUENTES RELACIONADAS À CLASSIFICAÇÃO DE DESPESAS 1. DÚVIDAS COMUNS REFERENTES À CLASSIFICAÇÃO POR NATUREZA DE DESPESA FRANCISCO DAS CHAGAS SOBRINHO DÚVIDAS FREQUENTES RELACIONADAS À CLASSIFICAÇÃO DE DESPESAS 1. DÚVIDAS COMUNS REFERENTES À CLASSIFICAÇÃO POR NATUREZA DE DESPESA 1.1 MATERIAL PERMANENTE X MATERIAL DE CONSUMO

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011 CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira São José dos Campos SP Abril de 2011 Apresentação e Formação Acadêmica Meu nome é Eustáquio, estou com sessenta anos, nasci em Minas Gerais,

Leia mais

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Page 1 of 6 Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Por Mônica Marzano Fotos: Cris Torres Os 1.129 alunos do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila, em Manguinhos, na Zona Norte,

Leia mais