Criado por Mario Madureira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Criado por Mario Madureira"

Transcrição

1

2 Criado por Mario Madureira

3 Ep. #: 108 Meninas Grandes Não Choram Escrito por Mario Madureira e Karina Bittencourt 28 de agosto de 2015 São Paulo, Brasil

4 1 ATO UM Anteriormente em Estrada das Lágrimas. arranja um emprego para pagar as contas atrasadas e recebe mais uma conta para pagar. JOÃO questiona se ele está vendo o GUI novamente. tenta falar com, mas afirma que ela está indisposta. beija ISABELA por acidente e fica com medo de estar vivenciando uma tristeza antiga. apresenta para seus pais e a beija pela primeira vez. ROBSON e uma assistente social visitam afirmando que está vivendo em condições precárias por ser menor de idade e afirmam que levariam embora. INT. CASA DA FAMÍLIA SANGES. SALA NOITE e estão sentados lado a lado no sofá. (angustiada) O que vamos fazer agora, Samuel? (suspira) Tudo que não precisávamos era de mais um problema. Se você tivesse me avisado onde estaria, talvez não estivéssemos nessa situação. Que sirva de lição! Sem sermão agora! Estou tentando pensar em alguma coisa. Pra que esse policial intrometido tinha que piorar as coisas? Talvez ele tenha razão. Talvez eu seja incapaz de cuidar de você. (suspira) Isso está sendo mais difícil do que pensei. Ei, você está sendo ótimo. Esse Robson não sabe nada sobre nós. Ele deveria estar atrás dos nossos pais, não perseguindo a gente. Bom, de qualquer maneira, temos que encontrar uma saída.

5 2 Não sei... Falar com um advogado, talvez? Advogado? (se levanta do sofá) Já sei! Podemos falar com a mãe da Camila. Ela é uma ótima advogada. Pode ser que nos ajude. Ótimo! Então você fala com ela amanhã. INT. CASA DA FAMÍLIA NOVAES. QUARTO DE NOITE está andando de um lado para o outro em seu quarto, enquanto TOMMY está deitado em sua cama. Será que ele disse algo para a Lucia? TOMMY Está na cara, André. Ele quer separar vocês. Está fazendo de tudo para conseguir isso. (para de andar, cruzando os braços sob o peito) Estava indo tudo tão bem. O que eu faço, Tommy? Não posso deixar que ele me afaste da Lucia. Não agora. TOMMY Bom, primeiro faça as coisas do seu jeito. Converse com a Lucia e peça para ela lidar com o irmão. Ela também não vai gostar de saber que ele está interferindo dessa forma. E se não funcionar? TOMMY Bem... Aí faremos do meu jeito. A cena escurece e aparece o título ESTRADA DAS LÁGRIMAS, criado por Mario Madureira.

6 FIM DO ATO UM 3

7 4 ATO DOIS INT. RESTAURANTE TAVARES S BURGER. SALÃO PRINCIPAL DIA ISABELA está organizando as mesas do restaurante quando entra apressado. Ele para de andar, arfando e olhando ao redor. Depois engole em seco quando vê ISABELA, que sorri para ele. Hm, bom dia. (coça a cabeça, desconfortável) O Júlio já está aí? ISABELA Está sim, no escritório dele. Obrigado. sai apressadamente do salão, indo em direção ao escritório de JÚLIO. Quando chega, ele hesita, respira fundo e bate três vezes na porta. JÚLIO (voz) Pode entrar. (levanta a cabeça e vê parado na porta) Olá Samuel, bom dia. Chegou mais cedo hoje. Bom dia, Júlio. (respira fundo) É que eu tenho um assunto um pouco delicado para falar com você. JÚLIO Sente-se, garoto. Sou todo ouvidos. Obrigado. (pigarreia) Bom, eu não sei se o Vitor comentou com você sobre os meus pais. Eles estão desaparecidos. JÚLIO (franzindo a testa) Sim, ele comentou. Eu sinto muito.

8 5 Se eu puder fazer alguma coisa... Na verdade, foi isso que eu vim lhe pedir: um grande favor. Eu tenho uma irmã mais nova e as coisas vêm sendo difíceis desde o desaparecimento dos nossos pais. Esse é o motivo pelo qual eu precisei tão urgentemente do emprego, e esse é o motivo pelo qual estou aqui. Preciso muito desse dinheiro agora. Queria pedir um adiantamento. Eu sei que é muito cedo, mas... JÚLIO (interrompe, fazendo um gesto com as mãos) Garoto, está tudo bem. Eu jamais negaria ajuda a alguém nessas condições. Pode contar comigo. sorri para JÚLIO, parecendo aliviado. JÚLIO lhe estende a mão e eles se cumprimentam. EXT. RUA QUALQUER DIA e estão andando lado a lado, em silêncio, em direção à escola. Aconteceu alguma coisa? (franze a testa) Você está quieto desde que saímos de casa. Hm, na verdade eu preciso conversar com você. (suspira) Só não sei por onde começar. (toca o braço de e para de andar) O que foi? Aconteceu alguma coisa? (desvia o olhar de ) Eu... Eu acho que seu irmão está tentando nos afastar. Como assim, André?

9 6 Tem algumas coisas que eu preciso te falar. Coisas que eu não achei necessário falar antes. Fala logo, André! Não gosto de mistérios. (passa a mão no cabelo) Bom, no passado, quando eu ainda era criança, eu tive um amigo imaginário chamado Gui. Não era pra ser algo ruim ou preocupante, Até que ele começou a me mandar fazer... Coisas. (arregala os olhos) Que tipo de coisas? Coisas ruins, Lu. Coisas que uma criança normal não faria. (suspira) Isso, obviamente, assustou muito minha família. Mas foi uma coisa que eu superei com a ajuda do Tomas. (desvia o olhar) Como eu disse, é passado. (franzindo a testa) Mas o que exatamente o Samuel tem a ver com isso? O Samuel foi até o meu pai dizer que eu voltei a ver o Gui. Meu pai estava muito assustado. Veio falar comigo ontem... Eu achei que deveria te contar. Claro... Mas por que o Samuel faria uma coisa dessas? Ele não gosta de mim, eu te disse. Quer nos ver afastados. Eu... Eu não quero que ele consiga isso.

10 7 (abraça ) De jeito nenhum. Não se preocupe... Vou resolver isso. fecha os olhos enquanto abraça. Ele sorri, aliviado. INT. RESTAURANTE TAVARES S BURGER. COZINHA DIA ISABELA está na cozinha quando entra com alguns pratos em uma bandeja. ISABELA Ah, Samuel, eu preciso falar com você. Hm... Está uma loucura lá fora. Pode ser depois? (se vira para sair da cozinha) ISABELA Mas eu só... sai antes que ISABELA termine a frase. ISABELA encara a porta com uma expressão confusa e volta a trabalhar. INT. CASA DE. SALA DIA está sentada no sofá enquanto lê uma revista. desce as escadas com a mochila pendurada em um dos ombros. olha para e fecha a revista, se levantando em seguida. Onde você pensa que vai? Mãe, eu preciso ir para a escola. Estou perdendo muita matéria e... Você não está se sentindo bem, está? Eu estou melhor, mãe.

11 8 segura pelos ombros e a empurra em direção a um espelho redondo pendurado na parede. Você acha que isso é estar bem? Eu já falei pra você! Minha filha não vai sair desse jeito! Se eles acham que você está gorda, você vai ter que emagrecer! Mãe, isso é loucura! É só a escola, não um desfile de moda. Até porque você jamais estaria em um desfile com esse peso. (com lágrimas nos olhos) O que você quer que eu faça? Que eu fique dentro de casa até ter virado uma cópia da Barbie? Isso não vai acontecer. Isso é o que nós vamos ver. (ajeita os cabelos e abre espaço para que saia) Você não vai a lugar nenhum. Suba. vai em direção da escada e sobe. Entra em seu quarto e bate a porta, com lágrimas escorrendo em seu rosto. Ela joga a mochila na cama e olha para o espelho. Aos poucos ela começa a se olhar e tenta encolher a barriga com uma tentativa de parecer mais magra. INT. ESCOLA. PÁTIO DIA está sentada em um banco enquanto vem em sua direção com duas latas de refrigerante. Ele se senta ao lado de e lhe entrega o refrigerante. Obrigada. Imagina. (abre o refrigerante) Você parece preocupada.

12 9 Tem a ver com o que Samuel fez? Hm, sim, também. Tem a ver com muita coisa. (suspira) Camila não veio hoje de novo. Você não disse que a mãe dela cuidaria disso? Sim, mas ela não me deu mais notícias. Estou preocupada. Acho que vou até lá hoje. Preciso conversar com a Débora, mesmo. (ergue as sobrancelhas) Precisa? Por quê? Ah... É sobre a Camila, claro. Quero saber como estão às coisas. (pigarreia) E os preparativos para a sua peça? Eu tenho ensaio hoje. A pré-estreia já é amanhã! Eu estou tão nervoso. Não fique, vai dar tudo certo. (segura a mão de e sorri) Aposto que você é um ótimo ator. Isso você só vai saber amanhã. E pode apostar, que eu estarei lá. Você nunca pensou em atuar? Ajuda muito a esquecer os problemas. (sorri) Você amaria. Ah, isso não é pra mim. Eu gosto mesmo é de escrever.

13 10 (encara, franzindo a testa) Eu não sabia que você gostava de escrever. Hm, não é nada demais. Costumo escrever no meu diário. Escrevo quando preciso externar algumas coisas. Me faz sentir melhor. Ah, você precisa me mostrar isso! Não antes de ver você atuando. Combinado então. No dia da apresentação você me traz o diário. Feito. (estende a mão para cumprimentar ) Vamos indo para a sala? O sinal ainda não tocou, Lu. Sim, mas eu preciso ir ao banheiro antes de voltar para a sala. Tudo bem, então. Te vejo na saída? Pode ser, mas acho que vou direto para a casa da Camila. Te levo até lá, então. Você tem ensaio, esqueceu? (sorri) Pode deixar, eu vou sozinha. Nos falamos por mensagem.

14 11 Fazer o que né? (abraça ) Até depois, então. acena para e vai em direção ao banheiro. Ela pega o celular e disca um número. Espera alguns segundos antes de ser atendida. Alô, Débora? Sou eu, a Lucia. (ouve por alguns segundos) Eu preciso muito falar com você. Tudo bem se eu for aí depois da escola? (ouve por alguns segundos) Tudo bem então. Te vejo mais tarde. INT. CASA DE. QUARTO DIA está deitada em sua cama quando ouve a porta da sala bater. Senta em sua cama bruscamente e se levanta devagar. Abre uma fresta da porta e espia o corredor. Sai do quarto lentamente e vai até a cozinha, abrindo um armário alto e tirando alguns pacotes de doce dele. Abre uma embalagem de chocolate e fecha os olhos enquanto come. entra silenciosamente na cozinha e bate com a mão na mesa, assustando. A mesma derruba o doce que tinha em mãos. O que você pensa que está fazendo? FIM DO ATO DOIS

15 12 ATO TRÊS INT. RESTAURANTE TAVARES S BURGER. BANHEIRO DIA sai do banheiro e vê ISABELA vindo em sua direção. Ele desvia o olhar e anda apressadamente na direção contrária. ISABELA Ei, Samuel. Espera! (alcança, segurando seu braço) Eu preciso... Agora não, Isabela, estou ocupado. Com licença. (solta seu braço do aperto de ISABELA e continua andando) INT. CASA DE. COZINHA DIA está diante de, lhe encarando com os olhos arregalados. da um passo em sua direção e ela da um passo para trás. Mãe... (engole em seco) Eu só... Cale a boca, agora! (se aproxima de e segura seu braço, encarando-a de perto) O que eu foi que eu disse sobre comer qualquer coisa que não estivesse dentro da sua dieta? Foi a primeira vez, eu nunca... Não interessa. (começa a puxar para fora da cozinha) Vamos resolver isso agora mesmo. sai da cozinha arrastando pelo braço. Sobe as escadas e entra em um banheiro. cai de joelhos em frente ao vaso e olha para.

16 13 Mãe, por favor... Você já sabe o que fazer. (ajeita a postura e se vira para sair do banheiro) E, lembre-se, não suje o tapete, querida. EXT. RUA DA ESCOLA DIA está parado ao lado do portão da escola quando vê chegar. Ei, Lu! André? (franze a testa) O que você ainda está fazendo aqui? Achei que já tivesse ido embora. Só queria me despedir. (abraça ) Só isso? (levanta uma sobrancelha, o encarando) Tudo bem. (ri fraco) Eu queria te pedir para que conversasse mesmo com o Samuel. Não se preocupe, eu vou falar com ele. Quero saber como ele ficou sabendo de algo assim. Mas André... Saiba que o meu irmão é uma pessoa bem responsável. Ele não faria algo assim, se não fosse verdade. Devo me preocupar com isso? Claro que não, Lucia. Isso era coisa de criança. Confie em mim.

17 14 Ok. Qualquer coisa me liga, tudo bem? Pode deixar. se aproxima mais de e a beija levemente. fecha os olhos e sorri. se afasta e ajeita a mochila nas costas. Até mais tarde. Boa sorte no ensaio. manda um beijo no ar para e se vira, adotando uma expressão desconfiada. EXT. RUA DA CASA DE DIA toca a campainha da casa de e aguarda inquieta que lhe atendam. Passam-se alguns minutos sem que ninguém atenda. força levemente a maçaneta do portão, que cede com facilidade por estar aberto. entra na casa, hesitante. Prepara-se para ir embora ao constatar que a casa está vazia, então ouve um barulho vindo do quarto de. Decide subir as escadas e bate na porta do quarto, mas não há resposta. Ao ouvir outro barulho, decide entrar e segue até o banheiro do quarto. está em frente ao vaso sanitário, com uma escova de dente nas mãos, vomitando. arregala os olhos e da um passo pra trás, chamando a atenção de. Lucia! (se levanta e joga a escova de dente na pia) Camila, o que você está fazendo? (anda em direção do quarto) Há quanto tempo você faz isso? Lucia, por favor, não exagere.

18 15 Não é nada demais, eu só... Não é nada demais?! Como você pode dizer isso? Camila, isso é grave, é uma doença! Isso não importa! Eu estou bem, está tudo bem. (segura o rosto da amiga) Você não está bem! Por que nunca me disse nada? É por causa daquela montagem, não é? (com lágrimas nos olhos) Você não entenderia... É claro que eu entenderia. (abraça ) Você já conversou com sua mãe sobre isso? (arregala os olhos e se afasta bruscamente de ) Não! Minha mãe não pode ouvir nada sobre isso, entendeu? De jeito nenhum. Eu só quero o melhor pra você, talvez se falássemos com ela... Lucia, me prometa que você jamais tocará nesse assunto com ninguém, principalmente com a minha mãe! Eu prometo. (suspira) Se você prometer que irá parar de fazer isso. Eu...

19 16 De repente, e escutam alguém subir as escadas. (pigarreia) Estou ótima. Só preciso de mais uns dias de descanso. olha para trás e vê parada ao lado da porta. sorri para ela. aperta levemente o pulso de, em uma advertência muda. encara e suspira, dando um passo para trás. Camila, querida, você deveria estar deitada. (olha para ) Lucia, se importa de conversarmos lá em baixo? Camila precisa descansar. Hm, tudo bem. (olha para ) Depois nós conversamos. Por favor, me ligue. Nós precisamos mesmo conversar. permanece em silêncio e suspira, seguindo para fora do quarto. e caminham para a sala e se sentam no sofá. Obrigada por aceitar conversar comigo. (suspira) Dessa vez não é sobre a Camila que eu preciso falar. Preciso da sua ajuda como advogada. Pode falar, querida. Bom, aconteceu o seguinte... INT. TEATRO ESTER DIA está em cima do palco recitando uma poesia, enquanto recebe observações de seu diretor. DIRETOR Isso, André. Maravilha. Podemos parar por hoje.

20 17 (se senta) Está bom? Mesmo? DIRETOR Sim. Acredito que o público vai adorar. O nosso esforço nessas duas semanas valeu a pena. Que ótima notícia! Para mim é importante deixar tudo perfeito. É minha homenagem para o Tomas. DIRETOR O Tomas é uma pessoa maravilhosa. Se ele estivesse aqui, teria orgulho do irmão. Obrigado, mestre. Amanhã será um grande dia. INT. CASA DE. SALA DIA e estão acabando de conversar sentadas lado a lado no sofá. (franze a testa) Qual é o nome do policial que você citou? É Robson. (observa a expressão de mudar) Você o conhece? Infelizmente sim, querida. Esse cara é um problema. (bate com as mãos na perna) E a assistente social? Você sabe o nome dela? Me lembro de Samuel ter citado... Acredito que seja Patrícia alguma coisa. (sorri) Patrícia Moreira! Pra sua sorte eu a conheço,

21 18 não precisa nem se preocupar mais com isso. Então você acha que pode resolver? Claro. Considere o problema resolvido. Como é bom ouvir isso! (sorri) Muito obrigada, eu nem sei como te agradecer. Não se preocupe com isso, querida. Está tudo bem, fico feliz em ajudar. Você me salvou. (ri fraco) Bom, agora eu preciso ir para minha casa. Peça para Camila me ligar, por favor. Claro, eu peço sim. (sorri e se levanta do sofá junto com ) Eu te levo até a porta. e se despedem. volta para a sala e se dirige as escadas. Entra no quarto de, que está totalmente envolvida por um cobertor, e a descobre. olha assustada para. Você ia dizer alguma coisa para ela, não ia? Não, eu não ia. Sim, você ia. (senta na cama e se aproxima de ) Sabe por quê? Porque você é fraca. Você não consegue aguentar nada sozinha. Mãe... Na próxima vez que você chegar perto de dizer

22 19 qualquer coisa para qualquer pessoa, não terá desculpas. Não queira me ver irritada, Camila. se levanta da cama e ajeita a roupa, ainda olhando para. Lágrimas escorrem pelo rosto de. Chega de drama, Camila. Está na hora de crescer. (se vira para sair do quarto) Meninas grandes não choram. INT. RESTAURANTE TAVARES S BURGER. SALÃO PRINCIPAL NOITE está terminando de organizar as mesas para ir embora quando ISABELA aparece ao seu lado, já sem o avental e pronta para ir. arruma uma cadeira bruscamente, e começa a se retirar em direção ao banheiro. ISABELA Samuel? ISABELA vai atrás de e o segura pelo braço. Os dois se encaram e ISABELA nota que engole em seco. ISABELA Eu só queria dizer que o Júlio pediu para você passar na casa dele hoje, depois do expediente. (sorri e solta o braço de ) Boa noite. permanece parado no mesmo lugar durante alguns segundos. INT. CASA DA FAMÍLIA SANGES. SALA NOITE chega em casa e encontra assistindo TV. Ei, Lucia. Desculpa a demora, tive que passar na casa do meu chefe. Considere as contas desse mês pagas! (feliz)

23 20 Sério? Que ótima notícia! (deixa as chaves na mesa de centro) Resolveu as coisas com a mãe da sua amiga? (se ajeita no sofá) Sim. Está tudo resolvido. Aliás, o Robson não ficou nada feliz com a intervenção dela. Outra ótima notícia. Mudando de assunto... Eu preciso resolver outras coisas com você. (franzindo a testa) Diga. (se levanta e para em frente ao ) Por que você foi conversar com pai do André? O que? Eu... Não minta pra mim, Samuel. Eu sei o que você fez. Quem foi que te contou aquelas coisas? Você tem que confiar em mim, Lucia! O irmão dele, Tomas, pediu para que eu falasse com os pais dele sobre isso. Espera aí, o que? (arregala os olhos) O Tomas está em coma! Você está louco? (suspira) Quando eu passei mal e desmaiei no outro dia, eu pude ver o espírito dele.

24 21 Ele me contou isso, Lucia. Eu te juro! (da alguns passos para trás) Meu Deus! Essa doença está afetando a sua cabeça. Lucia... Não! Se afasta de mim. Não é seguro ficar perto de você. anda para seu quarto, deixando para trás. permanece parado durante alguns segundos, até que a campainha toca. vai até a porta e a abre. está parado em frente à porta e arregala os olhos. O que você está fazendo aqui? Eu vim falar com a Lucia. Você não vai vê-la, garoto. Mas... Ouça bem o que eu estou te dizendo. Ou você se afasta da minha irmã, ou eu te afasto dela. Espero que esteja me entendendo. fecha a porta na cara de INT. CASA DA FAMÍLIA NOVAES. QUARTO DE NOITE entra apressado em seu quarto, batendo a porta em seguida. Tommy! TOMMY (aparece sentado na cama) Estou aqui.

25 22 Não adiantou a Lucia ter falado com ele. Ele quer nos afastar. Ele me ameaçou. TOMMY Se acalma, André. Não adianta perder a cabeça. O que eu faço agora? (se joga na cama, ao lado de TOMMY) TOMMY Só há uma solução. Qual? TOMMY Simples, maninho. Teremos que matar o Samuel. FIM DO EPISÓDIO

26 23 CRÉDITOS CRIAÇÃO E SUPERVISÃO Mario Madureira Meninas Grandes Não Choram ESCRITO POR Mario Madureira e Karina Bittencourt ESTRADA DAS LÁGRIMAS É UMA OBRA DE FICÇÃO BASEADA NA LIVRE CRIAÇÃO ARTÍSTICA E SEM COMPROMISSO COM A REALIDADE. Para mais informações, acesse:

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA TESTE DE ELENCO COM UMA CENA Por VINICIUS MOURA * Embora seja uma cena que contenha dois atores os candidatos serão avaliados individualmente. Os critérios de avaliação se darão a partir da performace

Leia mais

ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE? um roteiro. Fábio da Silva. 15/03/2010 até 08/04/2010

ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE? um roteiro. Fábio da Silva. 15/03/2010 até 08/04/2010 ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE? um roteiro de Fábio da Silva 15/03/2010 até 08/04/2010 Copyright 2010 by Fábio da Silva Todos os direitos reservados silver_mota@yahoo.com.br 2. ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE?

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira?

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira? HISTÓRIA DE LINS EE PROF.PE. EDUARDO R. de CARVALHO Alunos: Maria Luana Lino da Silva Rafaela Alves de Almeida Estefanny Mayra S. Pereira Agnes K. Bernardes História 1 Unidas Venceremos É a história de

Leia mais

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Autora: Tell Aragão Personagens: Voz - não aparece mendigo/pessoa Nervosa/Ladrão faz os três personagens Menina 1 Menina 2 Voz: Era uma vez, duas irmãs que ganharam dois

Leia mais

INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009

INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009 INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS COPYRIGHT MIKAEL SANTIAGO mikael@mvirtual.com.br RUA ITUVERAVA, 651/305 JACAREPAGUÁ RIO DE JANEIRO - RJ (21)9879-4890 (21)3186-5801

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Vamos falar de amor? Amornizando!

Vamos falar de amor? Amornizando! Vamos falar de amor? Amornizando! Personagens 1) Neide Tymus (Regente); 2) Sérgio Tymus (Marido Neide); 3) Nelida (Filha da Neide); 4) Primeiro Coralista; 5) Segundo Coralista; 6) Terceiro Coralista; 7)

Leia mais

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA DESENGANO FADE IN: CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA Celular modelo jovial e colorido, escovas, batons e objetos para prender os cabelos sobre móvel de madeira. A GAROTA tem 19 anos, magra, não

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário epílogo O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário do rebuliço que batia em seu peito. Quase um ano havia se passado. O verão começava novamente hoje, ao pôr do sol, mas Line sabia que,

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Mu: Continente Perdido Capítulo 2

Mu: Continente Perdido Capítulo 2 Mu: Continente Perdido Capítulo 2 Minissérie de William Soares da Costa Escrita por William Soares da Costa Personagens deste capítulo NICOLAS GUILHERME WERA JEAN FELIPE Participação especial MARCUS, DOIS

Leia mais

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak Entrevista com Ezequiel Quem é você? Meu nome é Ezequiel, sou natural do Rio de Janeiro, tenho 38 anos, fui

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

Qual o Sentido do Natal?

Qual o Sentido do Natal? Qual o Sentido do Natal? Por Sulamita Ricardo Personagens: José- Maria- Rei1- Rei2- Rei3- Pastor 1- Pastor 2- Pastor 3-1ª Cena Uma música de natal toca Os personagens entram. Primeiro entram José e Maria

Leia mais

Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada.

Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada. Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada. Cláudia Barral (A sala é bastante comum, apenas um detalhe a difere de outras salas de apartamentos que se costuma ver ordinariamente: a presença de uma câmera de vídeo

Leia mais

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME CENA 1. HOSPITAL. QUARTO DE. INTERIOR. NOITE Fernanda está dormindo. Seus pulsos estão enfaixados. Uma enfermeira entra,

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Vivendo e aprendendo em família

Vivendo e aprendendo em família Vivendo e aprendendo em família VERSÍCULO BÍBLICO Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado

Leia mais

Tenho um espelho mágico no porão e vou usá-lo.

Tenho um espelho mágico no porão e vou usá-lo. Capítulo um Meu espelho mágico deve estar quebrado Tenho um espelho mágico no porão e vou usá-lo. Jonah está com as mãos paradas em frente ao espelho. Está pronta? Ah, sim! Com certeza estou pronta. Faz

Leia mais

A DOMÉSTICA (FILME CURTA) Final 2

A DOMÉSTICA (FILME CURTA) Final 2 A DOMÉSTICA (FILME CURTA) Final 2 Roteiro de Alcir Nicolau Pereira Versão de OUTUBRO/2012. 1 A DOMÉSTICA (FILME-CURTA) ---------------------------------------------------------------- PERSONAGENS Empregada

Leia mais

História Para as Crianças. A menina que caçoou

História Para as Crianças. A menina que caçoou História Para as Crianças A menina que caçoou Bom dia crianças, feliz sábado! Uma vez, do outro lado do mundo, em um lugar chamado Austrália vivia uma menina. Ela não era tão alta como algumas meninas

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO Roteiro para curta-metragem Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO SINOPSE Sérgio e Gusthavo se tornam inimigos depois de um mal entendido entre eles. Sérgio

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava O menino e o pássaro Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava comida, água e limpava a gaiola do pássaro. O menino esperava o pássaro cantar enquanto contava histórias para

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

UMA PIZZA CHAMADA DESEJO. por. Rodrigo Ferrari. Versão final 02/09/2011

UMA PIZZA CHAMADA DESEJO. por. Rodrigo Ferrari. Versão final 02/09/2011 UMA PIZZA CHAMADA DESEJO por Rodrigo Ferrari Versão final 02/09/2011 rodrigoferrari@gmail.com (21)9697.0419 Iluminados, no fundo do palco, BLANCHE e o. O Médico veste um jaleco branco, estetoscópio, óculos

Leia mais

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria,

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, O Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, preocupada, pois nunca tinha visto o primo assim tão mal

Leia mais

10 segredos para falar inglês

10 segredos para falar inglês 10 segredos para falar inglês ÍNDICE PREFÁCIO 1. APENAS COMECE 2. ESQUEÇA O TEMPO 3. UM POUCO TODO DIA 4. NÃO PRECISA AMAR 5. NÃO EXISTE MÁGICA 6. TODO MUNDO COMEÇA DO ZERO 7. VIVA A LÍNGUA 8. NÃO TRADUZA

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

O LAVA JATO MACABRO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA

O LAVA JATO MACABRO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA O LAVA JATO MACABRO Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA Rua alameda dom Pedro II n 718 Venda da cruz São Gonçalo. e-mail:jfigueiredo759@gmail.com TEL: (21)92303033 EXT.LAGE DA CASA.DIA Renam está sentado na

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7 HTTP://WWW.SUPEREDESAFIOS.COM.BR/SEGREDO/FORMULANEGOCIOONLINE E8BOOKCURSODE ORATÓRIA Prof.DaniloMota Prof.&Danilo&Mota& &Blog&Supere&Desafios& 1 Introdução:Tempodeouvir,tempodefalar. Não saber ouvir bem,

Leia mais

- Você sabe que vai ter que falar comigo em algum momento, não sabe?

- Você sabe que vai ter que falar comigo em algum momento, não sabe? Trecho do romance Caleidoscópio Capítulo cinco. 05 de novembro de 2012. - Você sabe que vai ter que falar comigo em algum momento, não sabe? Caçulinha olha para mim e precisa fazer muita força para isso,

Leia mais

Atividades Lição 5 ESCOLA É LUGAR DE APRENDER

Atividades Lição 5 ESCOLA É LUGAR DE APRENDER Atividades Lição 5 NOME: N º : CLASSE: ESCOLA É LUGAR DE APRENDER 1. CANTE A MÚSICA, IDENTIFICANDO AS PALAVRAS. A PALAVRA PIRULITO APARECE DUAS VEZES. ONDE ESTÃO? PINTE-AS.. PIRULITO QUE BATE BATE PIRULITO

Leia mais

Quem tem medo da Fada Azul?

Quem tem medo da Fada Azul? Quem tem medo da Fada Azul? Lino de Albergaria Quem tem medo da Fada Azul? Ilustrações de Andréa Vilela 1ª Edição POD Petrópolis KBR 2015 Edição de Texto Noga Sklar Ilustrações Andréa Vilela Capa KBR

Leia mais

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 18:23-34 Nesta lição, as crianças vão ouvir a Parábola do Servo Que Não Perdoou. Certo rei reuniu todas as pessoas que lhe deviam dinheiro.

Leia mais

O Pedido. Escrito e dirigido por João Nunes

O Pedido. Escrito e dirigido por João Nunes O Pedido Escrito e dirigido por João Nunes O Pedido FADE IN: INT. CASA DE BANHO - DIA Um homem fala para a câmara. É, 28 anos, magro e mortiço. Queres casar comigo? Não fica satisfeito com o resultado.

Leia mais

A menina que queria visitar a tia

A menina que queria visitar a tia Cenas urbanas A menina que queria visitar a tia A menina, conversando com a jornaleira, na manhã de domingo, tinha o ar desamparado. Revolvia, com nervosismo, um lenço com as pontas amarradas, dentro

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM Roteiro para curta-metragem Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM SINOPSE José é viciado em drogas tornando sua mãe infeliz. O vício torna José violento, até que

Leia mais

CD UM NOVO DIA. Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar

CD UM NOVO DIA. Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar CD UM NOVO DIA Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar Quantos momentos da vida. Me fazem ver. O que aqui dentro existe. Ouvi dizer. Luto pra conseguir, corro só pra fugir, faço o que posso, mas já não sou vencedor,

Leia mais

Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro

Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro Histórias do Velho Testamento 3 a 6 anos Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro O Velho Testamento está cheio de histórias que Deus nos deu, espantosas e verdadeiras.

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa. O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse. O melhor amigo

Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa. O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse. O melhor amigo Instituto Presbiteriano de Educação Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse Leia o texto abaixo para responder às questões 01 a

Leia mais

bom, eu gostaria de me sentir uma pessoa útil sem precisar fazer ã-hã...

bom, eu gostaria de me sentir uma pessoa útil sem precisar fazer ã-hã... A eu gostaria de me sentir uma pessoa útil... só não se esqueça, charlie brown, que as pessoas úte is são chamadas para fazer uma porção de coisas... ã-hã... bom, eu gostaria de me sentir uma pessoa útil

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

Sinopse I. Idosos Institucionalizados

Sinopse I. Idosos Institucionalizados II 1 Indicadores Entrevistados Sinopse I. Idosos Institucionalizados Privação Até agora temos vivido, a partir de agora não sei Inclui médico, enfermeiro, e tudo o que for preciso de higiene somos nós

Leia mais

A CURA DE UM MENINO Lição 31

A CURA DE UM MENINO Lição 31 A CURA DE UM MENINO Lição 31 1 1. Objetivos: Mostrar o poder da fé. Mostrar que Deus tem todo o poder. 2. Lição Bíblica: Mateus 17.14-21; Marcos 9.14-29; Lucas 9.37-43 (Leitura bíblica para o professor)

Leia mais

Nada de telefone celular antes do sexto ano

Nada de telefone celular antes do sexto ano L e i n º1 Nada de telefone celular antes do sexto ano Nossos vizinhos da frente estão passando uma semana em um cruzeiro, então me pediram para buscar o jornal e a correspondência todos os dias, enquanto

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

Animação Sociocultural. No PAís do Amor

Animação Sociocultural. No PAís do Amor No PAís do Amor Há muito, muito tempo, num reino que ficava Mais Longe que Bué Bué longe, vivia-se com muito amor e alegria. Os dias eram passados em festa e eram todos muito amigos. Nesse reino havia

Leia mais

PDF created with pdffactory Pro trial version www.pdffactory.com

PDF created with pdffactory Pro trial version www.pdffactory.com Tema:Humor Você vai ler a seguir um fragmento da peça teatral Lua nua, de Leilah Assunção, que foi encenada em várias cidades do país entre 1986 e 1989, sempre com grande sucesso de público e de crítica.

Leia mais

DOCE BALANÇO. Novela de Antonio Figueira. Escrita por. Antonio Figueira. Personagens deste capítulo: DIANA PADRE MARCOS D. SANTINHA BEATA 1 BEATA 2

DOCE BALANÇO. Novela de Antonio Figueira. Escrita por. Antonio Figueira. Personagens deste capítulo: DIANA PADRE MARCOS D. SANTINHA BEATA 1 BEATA 2 DOCE BALANÇO Novela de Antonio Figueira Escrita por Antonio Figueira Personagens deste capítulo: DIANA PADRE MARCOS D. SANTINHA BEATA 1 BEATA 2 DOCE BALANÇO CAPÍTULO 10 PÁGINA 1 DOCE BALANÇO CAPÍTULO 10

Leia mais

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO.

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. Roteiro de Telenovela Brasileira Central de Produção CAPÍTULO 007 O BEM OU O MAL? Uma novela de MHS. PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. AGENOR ALBERTO FERNANDO GABRIELE JORGE MARIA CLARA MARIA CAMILLA MARÍLIA

Leia mais

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares BOLA NA CESTA Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares 25/04/2012 SINOPSE Essa é a história de Marlon Almeida. Um adolescente que tem um pai envolvido com a criminalidade. Sua salvação está no esporte.

Leia mais

Criado por Mario Madureira

Criado por Mario Madureira Criado por Mario Madureira Ep. #: 106 Deixa Ele Entrar Escrito por Mario Madureira 14 de agosto de 2015 São Paulo, Brasil. 1 ATO UM Anteriormente em Estrada das Lágrimas. promete a TOMAS que contaria aos

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 , Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 Palácio do Planalto, 14 de outubro de 2004 Meu querido companheiro Agnelo Queiroz, ministro de Estado

Leia mais

Comunicação Não-Violenta

Comunicação Não-Violenta Comunicação Não-Violenta Setembro 2014, São Paulo Palestrante: Sven Fröhlich Archangelo XII Congresso Latino-Americano de PNL Julgamentos Egoista, incompetente, dono da verdade, mentirosa, grosseiro,

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

Segunda-feira. Querido, está na hora de acordar! Querido, já é noite, você precisa se levantar!

Segunda-feira. Querido, está na hora de acordar! Querido, já é noite, você precisa se levantar! Segunda-feira Hummm! Querido, está na hora de acordar! Hummm... o quê? Querido, já é noite, você precisa se levantar! Ah, mãe, preciso mesmo? Precisa, sim. Aqueles aldeões não vão se assustar sozinhos.

Leia mais

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor, através

Leia mais

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br Alô, alô Quero falar com o Marcelo. Momento. Alô. Quem é? Marcelo. Escuta aqui. Eu só vou falar uma vez. A Adriana é minha. Vê se tira o bico de cima dela. Adriana? Que Adriana? Não se faça de cretino.

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta Copyright Betina Toledo e Thuany Motta Todos os direitos reservados juventudecabofrio@gmail.com Os 13 Filmes 1 MERGULHO FADE IN: CENA 1 PRAIA DIA Fotografia de

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Português Compreensão de texto 2 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Compreensão de texto Nome: Data: Leia este texto expositivo e responda às questões de 1 a 5. As partes de um vulcão

Leia mais

meu jeito de dizer que te amo

meu jeito de dizer que te amo Anderson Cavalcante meu jeito de dizer que te amo Dedicatória A Tabata, minha esposa, mulher, amante e melhor amiga, que com muito charme, carinho e um pouco de paciência compartilha comigo as descobertas

Leia mais

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro!

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro! Capítulo 3 N o meio do caminho tinha uma casa. A casa da Laila, uma menina danada de esperta. Se bem que, de vez em quando, Fredo e Dinho achavam que ela era bastante metida. Essas coisas que acontecem

Leia mais

Efêmera (título provisório) Por. Ana Julia Travia e Mari Brecht

Efêmera (título provisório) Por. Ana Julia Travia e Mari Brecht Efêmera (título provisório) Por Ana Julia Travia e Mari Brecht anaju.travia@gmail.com mari.brecht@gmail.com INT. SALA DE - DIA. VÍDEO DE Números no canto da tela: 00 horas Vídeo na TV., 22, com seus cabelos

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADE

RELATÓRIO DE ATIVIDADE RELATÓRIO DE ATIVIDADE A IMPORTÂNCIA DE CADA ALIMENTO Coordenador da atividade: Thaís Canto Cury Integrantes da equipe: Manha: Bianca Domingues, Fernando Peixoto e Juliana Ravelli Tarde: Thaís Cury, Thalita

Leia mais

MARIANA: Fátima? Você tem certeza que seu pai vai gostar? Ele é meio careta, apesar de que é uma linda homenagem.

MARIANA: Fátima? Você tem certeza que seu pai vai gostar? Ele é meio careta, apesar de que é uma linda homenagem. Pais e filhos 1º cena: música ambiente (início da música pais e filhos legião urbana - duas pessoas entram com um mural e começam a confeccionar com frases para o aniversário do pai de uma delas (Fátima),

Leia mais

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos As colinas do outro lado do vale eram longas e brancas. Deste lado, não havia sombra nem árvores e a estação ficava entre duas linhas de trilhos sob o sol.

Leia mais

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse Complementares de Língua Portuguesa Nome: SER FILHO É PADECER NO PURGATÓRIO

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse Complementares de Língua Portuguesa Nome: SER FILHO É PADECER NO PURGATÓRIO 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse Complementares de Língua Portuguesa Nome: Leia este texto com atenção: SER FILHO É PADECER NO PURGATÓRIO 1 Psssiu, psssiu. Eu? virou-se Juvenal

Leia mais

ALICE DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por. Simone Teider

ALICE DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por. Simone Teider DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por Simone Teider SEQUENCIA 1 Uma mulher, (46), está sentada num sofá vendo TV e lixando as unhas. Ela veste um vestido florido e um brinco grande. (16), de

Leia mais

Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente.

Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente. Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente. Um dos grandes dilemas que os pais enfrentam atualmente é em relação à educação dos filhos, e se perguntam constantemente: "Como fazer meu filho

Leia mais

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração da Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara e alusiva à visita às unidades habitacionais do PAC - Pró-Moradia no Jardim do Cerrado e Jardim Mundo

Leia mais

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa Olhando as peças Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse 3 a 6 anos Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa História Bíblica: Gênesis 41-47:12 A história de José continua com ele saindo da prisão

Leia mais

Categorias Subcategorias Unidades de registo. Situação. Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Experiência de assalto

Categorias Subcategorias Unidades de registo. Situação. Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Experiência de assalto Categorias Subcategorias Unidades de registo Experiência de assalto Situação Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Estava a ir para a escola (F2) Estava a sair da escola e quando cheguei à porta

Leia mais

O PASTOR AMOROSO. Alberto Caeiro. Fernando Pessoa

O PASTOR AMOROSO. Alberto Caeiro. Fernando Pessoa O PASTOR AMOROSO Alberto Caeiro Fernando Pessoa Este texto foi digitado por Eduardo Lopes de Oliveira e Silva, no Rio de Janeiro, em maio de 2006. Manteve-se a ortografia vigente em Portugal. 2 SUMÁRIO

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997.

017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997. 017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997. Acordei hoje como sempre, antes do despertador tocar, já era rotina. Ao levantar pude sentir o peso de meu corpo, parecia uma pedra. Fui andando devagar até o banheiro.

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome:

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: Leia o texto com ajuda do professor. EU QUERO! EU QUERO! A Júlia é pequenininha, mas quando quer alguma coisa grita mais do que qualquer pessoa grandona. Esta

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais