RESPONSABILIDADES NO PBA 2012 PREFEITURAS E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESPONSABILIDADES NO PBA 2012 PREFEITURAS E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO"

Transcrição

1 RESPONSABILIDADES NO PBA 2012 PREFEITURAS E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Quando da adesão municipal ao programa suas atribuições são: Indicar e/ou selecionar o coordenador de turmas junto à Seduc; Indicar e/ou selecionar os alfabetizadores segundo critérios estabelecidos pelo MEC e Seduc; o Critérios para seleção de alfabetizador: ter 18 anos completos ou acima; ter tempo para participar das reuniões e formações; ser de preferência da rede pública de ensino; ter no mínimo formação de nível médio e ter experiência anterior em educação, preferencialmente, de jovens e adultos 1 ; o Critérios para a seleção de coordenador: ter 18 anos de idade ou acima; ter tempo para participar de reuniões e formações; ter tempo para visitar as turmas no mínimo duas vezes por mês na zona urbana e uma vez por mês na zona rural; o coordenador deve ter uma formação em nível superior em educação (completo ou em curso); deve ter experiência anterior em educação, preferencialmente, de jovens e adultos; deve ser capaz de manter controle sobre o trabalho em desenvolvimento nas turmas e de desempenhar todas as atividades descritas para os coordenadores de turmas; deve ter condição de acessar o SBA para prestar as informações solicitadas referentes às turmas sob sua supervisão e aos respectivos alfabetizandos. Indicar uma pessoa responsável da Secretaria de Educação local ou Assessoria (ou outro órgão que se responsabilize pelo Programa no município), que será denominada de técnico de apoio, para realizar os trâmites técnicos e logísticos (tais como: cadastramento 2 no SBA 3 ; recebimento de material didático e merenda que serão encaminhados pela Seduc; envio das listas de freqüência (LF) e dos relatórios mensais à Seduc e que são entregues pelos coordenadores de turmas; manter contato regular 1 Se o alfabetizador não possuir, no mínimo, formação no nível médio de ensino ou não ter sido professor anteriormente, cabe à SME ou Assessoria decidir se este poderá realizar as atividades de alfabetizador. Há comunidades em que não há voluntários com os critérios mínimos exigidos. É uma questão a se pensar e dialogar. 2 A resolução do PBA (nº 32 de 1º de julho de 2011), de acordo com o artigo 13, afirma que o cadastramento é de responsabilidade do ente executor (EEx.) do Brasil Alfabetizado, no caso, a Seduc-MT. No entanto, baseado em experiências anteriores com alguns municípios, sugerimos que o cadastramento para 2011/2012 seja realizado pelo município parceiro por meio do técnico de apoio. No entanto, caso o município não tenha a possibilidade de compartilhar esta ação, por favor, dialoguem com a equipe na Seduc-MT nos telefones e s para contato disponibilizados no final deste texto. 3 Sistema Brasil Alfabetizado (on line):

2 com a equipe Seduc 4 ). Obs.: é necessário que esta pessoa seja da rede municipal (SME) ou estadual (Assessoria), pois não lhe é gerada nenhuma bolsa-auxílio e tampouco garantida pela resolução do Programa. A solicitação de um técnico de apoio surgiu da experiência com alguns municípios no ano de 2011 e que funcionou muito bem. Realizar ação conjunta de mobilização e cadastramento dos alfabetizandos; Oferecer locais para funcionamento de salas de aulas, preferencialmente nas escolas municipais, ou em locais com infra-estrutura adequada para a realização das atividades; sugerimos pesquisar na rede estadual de educação por salas ociosas que possam ser utilizadas para o PBA; Encaminhar aos coordenadores de turmas os testes cognitivos de entrada e de saída (que devem ser realizadas no início e no fim do Programa); os testes serão encaminhados aos municípios pela Seduc; Auxiliar os coordenadores de turmas locais a incluir os resultados do teste cognitivo de entrada e saída no SBA 5 ; Criar registro fotográfico das ações/atividades realizadas no PBA nas visitas e formações; Nos municípios polos de formação, viabilizar o trabalho de formação inicial ou continuada oferecendo espaço físico para as capacitações de alfabetizadores e transporte para visita dos formadores às salas de alfabetização; É essencial que o alfabetizador e o coordenador sejam da localidade onde as aulas são ministradas, pois o PBA não oferece auxílio transporte para bolsistas-voluntários. Portanto, fica a critério da SME ou Assessoria permitir este caso, porém a própria SME ou Assessoria local ficará responsável por viabilizar ou encontrar uma solução, quando necessário e possível, de transporte ao alfabetizador ou coordenador na eventualidade deste residir na zona urbana e assumir aula na zona rural; é uma situação delicada que 4 Os três primeiros itens se referem à indicação dos voluntários (alfabetizadores e coordenadores) e da pessoa responsável pelos trâmites técnico-logísticos. É vital ter consciência que estes deverão se ausentar de suas atividades durante as formações (inicial e continuada). A formação inicial, por exemplo, tem a duração de 05 dias úteis (40 horas) e ocorre uma vez por ano. 5 Aliás, não é necessário que todos os alunos façam o teste cognitivo, estabelecemos que apenas 30% dos cadastrados no município farão estes testes. Aliás, é necessário atentar para a necessidade de registrar o nome dos alfabetizandos que fizerem o teste cognitivo de entrada e aplicar o teste de saída para os mesmos (quando estes permanecem no curso até o fim).

3 precisa ser sempre bem estudada e que precisa igualmente ficar muito clara entre os envolvidos antes que qualquer compromisso seja firmado 6. Oferecer espaço físico ao coordenador de turmas na SME ou Assessoria (ou outro órgão que ficar responsável): infra-estrutura administrativa em especial telefone e computador com acesso à internet - assim como transporte para visitar as salas de aula (quando possível) 7 ; Encaminhar os egressos das turmas de alfabetização de jovens e adultos (PBA) para as turmas do 1º segmento da EJA ao término do curso; Auxiliar e acompanhar a elaboração do diagnóstico da Agenda Territorial que visa mapear o atendimento a jovens e adultos em sala de aula ou ainda a ser atendido no município, assim como na área de alfabetização deste mesmo público em atendimento ou a ser contemplados no município na próxima etapa (no ano seguinte) 8. RESPONSABILIDADES NO PBA 2012 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEDUC Gerenciar os recursos financeiros repassados pelo MEC/FNDE e prestar contas de sua utilização: formações inicial e continuada(s), material pedagógico, merenda, transporte para os alfabetizandos. Realizar a formação inicial a todos os coordenadores de turma e alfabetizadores beneficiários do Programa Brasil Alfabetizado devidamente cadastrados no SBA (Sistema Brasil Alfabetizado); formação com carga horária de 40 horas, sendo 34 horas de 6 Outra situação muito importante a esclarecer aos voluntários (alfabetizadores e coordenadores de turmas) é que eles receberão até no máximo 08 parcelas da bolsa-auxílio durante a execução do Programa. Aliás, esclarecer também que nenhuma bolsa excede o valor de R$ 500,00. 7 Quanto ao item: oferecer infraestrutura ao coordenador de turmas, sugerimos que seja estabelecido um horário diário ou semanal para que o coordenador possa utilizar um computador ou telefone (quando necessários) para envio de documentos digitalizados ou dados referentes ao PBA, assim como telefonar, à Seduc-MT. Por falar em telefonema, constamos com um telefone 0800 ( ); assim como o nº (65) Este item é de extrema importância, pois a Agenda Territorial vem adquirindo forças e ampliando sua atuação. É vital manter a equipe informado quanto ao atendimento de EJA e à alfabetização de adultos e jovens em seus municípios. Para maiores informações quanto à Agenda Territorial, dialogue por favor tanto com a Seduc-MT ( ) quanto ao Secretário/a de Educação do seu município.

4 formação para a alfabetização e 06 horas para o Programa Olhar Brasil. As formações não poderão ultrapassar 08 horas diárias de trabalho; Contar com uma equipe que atenda ao estado nas questões do PBA sendo um destes (também) o coordenador geral do Programa no estado; Realizar as formações continuadas com os coordenadores de turmas (de 01 a 03 formações continuadas); Realizar a mobilização e cadastramento em conjunto com as secretarias de educação ou assessorias pedagógicas e outros agentes executores parceiros do Programa 9 ; Orientar os municípios e os parceiros durante a execução do Programa por meio dos coordenadores de polos com os coordenadores de turmas; Fornecer material didático para coordenadores, alfabetizadores e alfabetizandos; Monitorar os cadastros no SBA e acompanhar os relatórios do Programa; Orientar quanto ao processo de aquisição das consultas oftalmológicas e dos óculos cuja responsabilidade está sob a parceria entre as secretarias de estado de saúde e as secretarias municipais de saúde; Realizar monitoramento, avaliação continuada e final; Orientar, monitorar e solicitar mensalmente dos coordenadores de turma as listas de frequência de seus alfabetizadores (que devem ser enviados até o quinto dia útil de cada mês) para efeito de solicitação de liberação da bolsa-auxílio (FNDE); Realizar visitas a cada polo a fim de monitorar a execução do Programa e/ou as formações continuadas acima citadas; Criar registro fotográfico das ações/atividades realizadas no PBA nas visitas e formações; Elaborar a pauta de formação inicial e continuada(s), junto aos CEFAPROS quando necessário; Coordenar, acompanhar e orientar a equipe de coordenadores de turmas nas ações desenvolvidas ao longo da execução; Realizar interlocução com os secretários de educação e assessores pedagógicos durante a execução do Programa quando necessário; Identificar junto aos coordenadores de turma, secretários e assessores, elementos complicadores e facilitadores do processo de alfabetização e discutir aplicações e orientações da ação educativa no Programa. 9 A equipe do PBA na Seduc-MT realizará ligações aos municípios durante a mobilização e cadastramento para acompanhar estes processos e ter uma previsão do atendimento (dados quantitativos). Estes dados auxiliarão no planejamento do Programa, visto que temos uma meta de 30 mil alfabetizandos para ser cadastrados em 2012.

5 RESPONSABILIDADES NO PBA 2012 COORDENADOR (VOLUNTÁRIO) DE TURMAS Manter contato sistemático e contínuo com o coordenador de polo da Seduc e assessoria ou secretaria municipal de educação; Participar ativamente do processo de mobilização junto aos alfabetizadores de seu grupo na formação e acomodação das turmas; Orientar os alfabetizadores selecionados para a mobilização de alunos e no preenchimento COMPLETO e CORRETO de fichas cadastrais, focando o público-alvo do Programa; Recolher e conferir cadastros dos alfabetizandos (alunos) efetuados pelo município no Programa Brasil Alfabetizado e encaminhá-los à Secretaria Municipal de Educação (SME) ou Assessoria responsável pelo cadastramento no SBA (Sistema Brasil Alfabetizado); os cadastros (impressos) preenchidos devem ser guardados e mantidos por cinco (05) anos na SME ou Assessoria local; Observar questões de ordem estrutural nas salas de alfabetização: iluminação, ventilação, equipamento e instalações (entre outras questões humanas que oferecem condições mínimas de acomodação aos alfabetizandos) na garantia de um ambiente propício à aprendizagem; quando a estrutura nas salas não for adequada, cabe ao coordenador se esforçar para buscar soluções locais, por meio de auxílio da comunidade local, representante de bairro, SME, Prefeitura ou qualquer outra entidade, instituição ou órgão vinculados à educação ou demais instituições que possam auxiliar de alguma forma. Acompanhar a distribuição do material didático e qualquer outro material enviado pelo Programa (assim como a merenda) com o responsável indicado pela SME ou Assessoria para as responsabilidades de ordem técnicas e/ou logísticas; Participar das formações inicial e continuadas ministradas pela Seduc ou demais formações oferecidas por algum parceiro do Programa; Participar de todas as reuniões formativas e de gerenciamento do Programa agendadas no município pelo coordenador de polo (Seduc-MT) ou por algum dos parceiros do Programa, como o CEFAPRO, quando possível ou necessário; Acompanhar a visita do coordenador de polo da Seduc ao município agendando previamente a ação e espaço para reunião;

6 Organizar encontros mensais com os alfabetizadores para planejamento, orientação de atividades didáticas e formação continuada e recolher as listas de frequência (LF). Essas listas devem ser encaminhadas ao responsável da SME ou Assessoria para então serem encaminhadas à Seduc-MT; Visitar pelo menos duas vezes por mês cada sala de aula (turma) da zona urbana e uma vez na zona rural, acompanhando a ação dos alfabetizadores. Essa ação subsidiará as pautas e o planejamento, para os encontros com os alfabetizadores 10 ; Propor ações imediatas para prevenir a evasão dos alfabetizandos. Realizar encaminhamentos das possíveis causas propondo ações que evitem a redução de turma. Compartilhar prontamente com secretaria / assessoria e o coordenador de polo para que uma ação conjunto seja realizada (ações preventivas). Supervisionar o trabalho administrativo do alfabetizador no que se refere o registro da frequência dos alunos 11, seleção e armazenamento da produção mensal de escrita de cada alfabetizando 12 ; Atender aos alfabetizadores e apoiá-los nas questões pedagógicas, administrativas e de estrutura que interfiram nas suas atividades. Na dificuldade de encaminhamento: solicitar apoio e auxílio do técnico de apoio ou, em última instância, os coordenadores de pólo da Seduc; Articular ações voltadas à continuidade da escolarização dos alfabetizandos no 1º seguimento da EJA; Registrar em atas as reuniões pedagógicas. RESPONSABILIDADES NO PBA 2012 ALFABETIZADORES 13 VOLUNTÁRIOS A necessidade das visitas é validada por diversas razões, uma delas é que, ao visitar as turmas regularmente, esta ação ajuda a identificar as dificuldades pedagógicas (que podem e devem ser identificadas o mais cedo possível) e evita evasões de alfabetizandos. 11 A partir de agora, a lista de frequência (LF) é padronizada: não é mais a lista emitida pela Seduc, é uma lista que o próprio sistema SBA gera, assim que a turma for ativada pela Seduc. A pessoa responsável pelos serviços técnicologísticos do município poderá imprimir a lista utilizando seu login de acesso e senha. 12 É exigido que o alfabetizador recolha mensalmente uma atividade de cada alfabetizando com a finalidade de registro. Estas atividades recolhidas também servirão para a formação continuada. Aliás, estas atividades devem ser pensadas no primeiro mês do Programa junto com o coordenador de turma, pois elas precisam apresentar um grau de complexidade crescente. 13 O alfabetizador deve ter 18 anos de idade ou mais.

7 Auxiliar na mobilização de alfabetizandos (alunos) no município junto aos coordenadores de turmas; Preencher corretamente todos os dados solicitados na ficha de cadastro padrão do alfabetizando, lembrando que é muito importante ter, no mínimo, o número de um dos documentos pessoais do alfabetizando; o caso o alfabetizando não tenha nenhum dos seguintes documentos: RG, CPF ou certidões, o alfabetizador ficará responsável em encaminhar estes alunos aos órgãos responsáveis para solicitação e aquisição destes documentos: eis um dos objetivos do PBA; Assinar o termo de compromisso (PBA/MEC) assinado assim que as turmas forem ativadas pela Seduc-MT no SBA; aliás, uma pessoa responsável na SME ou Assessoria enviará à Seduc a solicitação de ativação de todas as turmas do município até o dia 16 de março de 2012; Prestar serviço voluntário em turmas de alfabetização com carga horária de 320horas/aula com duração de 08 (oito) meses e carga horária de 10 (dez) horas semanais; Ter tempo para as reuniões/encontros com o coordenador de turmas ou demais reuniões e formações oferecidas pelopba / Seduc-MT; Preencher adequadamente as listas de frequência 15 (impressas do site do MEC pelo responsável da SME ou Assessoria) e entregar na data prevista ao seu coordenador de turmas 16 ; Desenvolver com o auxílio do coordenador de turmas ações relacionadas ao controle mensal de frequência dos alfabetizandos: o Visando ao máximo desempenho dos alfabetizandos, o alfabetizador participará de encontros de capacitação promovidos pela Seduc-MT, pela SME e o seu coordenador de turmas, bem como realizará, mensalmente, visitas 14 Se necessário, podem-se cadastrar alfabetizadores intérpretes (de LIBRAS) voluntários. Porém, não é permitido que haja duplicidade de cadastros e liberação de bolsas. Um voluntário só poderá ter um papel dentro do Programa enquanto bolsista: ou coordenador, ou alfabetizador, ou alfabetizador intérprete. Para maiores informações sobre o intérprete de LIBRAS, ler a Resolução do PBA (nº 32 de 1º de julho de 2011 anexo II / termo de compromisso do tradutor-intérprete da língua brasileira de sinais (libras) voluntário. 15 As listas de frequência (LF) não podem ser alteradas. Mesmo que haja desistentes ao longo do Programa, seus nomes devem permanecer na lista com um indicativo de desistente. 16 O atraso na entrega das listas de frequência implica em atraso na liberação da bolsa-auxílio (MEC/FNDE).

8 domiciliares às famílias dos alfabetizandos de sua turma para acompanhamento e motivação dos alunos, visando a sua permanência em sala de alfabetização e posterior continuidade dos estudos; Desenvolver junto com o coordenador de turmas atividades que serão aplicadas aos alfabetizandos e recolhidas mensalmente para serem utilizadas, no fim do curso, como uma prova do desenvolvimento dos alfabetizandos em aula. Para tal, essas atividades devem ter um grau de complexidade crescente; Solicitar auxílio ao coordenador de turmas todo e qualquer tipo de dificuldade pedagógica, tal ação ajuda a evitar evasões de alfabetizandos; Aplicar os testes cognitivos de entrada e saída a 30% dos alfabetizandos de sua(s) turma(s) 17 ; entregar os resultados dos testes ao coordenador de turmas para serem prontamente inseridos no SBA; No final do curso, preparar e entregar ao coordenador de turmas a situação final dos alfabetizandos (se foram alfabetizados ou não, se desistiram, e se já foram ou serão encaminhados à EJA); Participar de todas as reuniões/encontros com o coordenador de turmas; Participar das formações: inicial e continuada. ATENÇÃO : Observação importante a todos os envolvidos no PBA concernente aos voluntários (alfabetizadores e coordenadores de turmas): Sugerimos que estes não façam compromisso com as bolsas, uma vez que não existe data definida para o pagamento, lembrando que ao assinar o termo de compromisso, o bolsista estará oferecendo seu serviço como voluntário, sendo a bolsa uma ajuda de custo. Quando necessário, há substituições de alfabetizadores e até mesmo cooorrdenadores (por diferentes motivos). É importante comunicar que o bolsista (voluntário) substituto só passará a receber as bolsas a partir da data da substituição, e observará a seguinte regra: - se a substituição ocorrer após a metade do mês, o bolsista fará jus às bolsas a partir do mês seguinte ao da substituição; Receberá a bolsa no mês de substituição aquele bolsista cujo período de vinculação no mês seja maior em dias corridos. Por exemplo: Se uma substituição ocorre em maio, 17 Um alfabetizador pode ter no máximo duas turmas (em horários diferentes) no Programa Brasil Alfabetizado.

9 no dia 18/05, a bolsa será gerada para o bolsista substituído, pois a vinculação dele no mês de maio possui 18 dias e a do bolsista substituto possui 13 dias. Dica: Se for possível, negociar a data da substituição, é preferível que ela ocorra logo no final ou início do mês. SOBRE AS BOLSAS-AUXÍLIO (TIPOS E VALORES) Alfabetizadores e Coordenadores Tipos e valores das bolsas pagas pelo MEC/FNDE Número de alfabetizandos permitido por turma: O número de alfabetizandos em cada turma de alfabetização deverá obedecer aos seguintes parâmetros: I - nas áreas rurais, mínimo 8 (oito) e máximo 25 (vinte e cinco) alfabetizandos por turma; II - nas áreas urbanas, mínimo 15 (quinze) e máximo 25 (vinte e cinco) alfabetizandos por turma. I - Bolsa classe I: R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais) mensais para o alfabetizador de uma turma ativa; II - Bolsa classe II: R$ 275,00 (duzentos e setenta e cinco reais) mensais para o alfabetizador de uma turma ativa de população carcerária ou jovens em cumprimento de medidas sócioeducativas; III - Bolsa classe III: R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais) mensais para o tradutor intérprete de Libras que auxilia o alfabetizador em turma ativa que inclui jovens, adultos e idosos surdos; IV - Bolsa classe IV: R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais para os coordenadores de turmas de alfabetização ativas, com 07 turmas para zona rural e 06 para a zona urbana, conforme normas do art. 11 desta Resolução; V - Bolsa classe V: R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais para o alfabetizador e tradutorintérprete de Libras com duas turmas de alfabetização ativas. Tipos e valores das bolsas pagas aos Coordenadores de Turmas pela SEDUC I Bolsa I: R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais para o Coordenador com 06 turmas (zona urbana) e 05 turmas (zona rural) ativas;

10 II - Bolsa II: R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais) mensais para o Coordenador de turmas com 04 turmas; III - Bolsa III: R$ 300,00 (trezentos reais) mensais para o Coordenador com 02 a 03 turmas; IV - Bolsa IV: R$ 200,00 (duzentos reais) mensais para os coordenadores com 01 turma. OS BOLSISTAS QUE RECEBEREM PELA SEDUC OBEDECERÃO OS SEGUINTES CRITÉRIOS: Não ter ou ter tido vínculo empregatício com a SEDUC; Ter conta corrente (não será aceito conta poupança) nos seguintes bancos: BRASIL, CAIXA ECONÔMICA, HSBC E BRADESCO; Não receberá a bolsa em conta corrente de terceiros. Para acessar textos orientativos, por favor, acessem: Tel. contato com a equipe PBA / EJA / SEDUC-MT: (65) ou Endereços eletrônicos para contato (por favor, de preferência escrever para um destes endereços) lucila.vargas@seduc.mt.gov.br elaine.cardoso@seduc.mt.gov.br marilza.martins@seduc.mt.gov.br antonio.mattos@seduc.mt.gov.br benedito.xavier@seduc.mt.gov.br

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE APODI

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE APODI ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE APODI SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA DE PROFISSIONAIS PARA TRABALHAREM NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE OCARA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE OCARA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EDITAL N. 002/2013 do Processo de seleção para Alfabetizadores e Alfabetizadores - Coordenadores de Turma do Programa Brasil Alfabetizado ABERTURA A Secretaria Municipal da Educação torna público a realização

Leia mais

PREFEITURA DE MONTES CLAROS

PREFEITURA DE MONTES CLAROS PREFEITURA DE MONTES CLAROS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EJA Educação de Jovens e Adultos Programa Brasil Alfabetizado SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA DE PROFISSIONAIS PARA TRABALHAREM NO PROGRAMA BRASIL

Leia mais

ESTADO DO PIAUI SEMED SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESTADO DO PIAUI SEMED SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESTADO DO PIAUI SEMED SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº / 2013 CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE ALFABETIZADORES, ALFABETIZADORES-COORDENADORES E TRADUTORES-INTÉRPRETES DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Curitiba, 13 de março de 2015. Orientação referente aos Programas de Ampliação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus Secretaria de Educação

Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus Secretaria de Educação Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus Secretaria de Educação PORTARIA DE CHAMADA PUBLICA Nº 01/ 2014 De 04 de fevereiro de 2014 Estabelece normas para o cadastramento, credenciamento e seleção

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE INDEPENDÊNCIA CHAMADA PÚBLICA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE INDEPENDÊNCIA CHAMADA PÚBLICA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE INDEPENDÊNCIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA - SELEÇÃO DE ALFABETIZADORES, COORDENADORES DE TURMAS PARA O PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO CHAMADA PÚBLICA PROCESSO

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS PORTARIA N O 011/14

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS PORTARIA N O 011/14 PORTARIA N O 011/14 "EXPEDE EDITAL QUE ABRE INSCRIÇÕES EM PROCESSO DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA ALFABETIZADORES, TRADUTORES- INTERPRETES DE LIBRAS E COORDENADORES DE TURMA PARA ATUAÇÃO NO PROGRAMA LETRAR

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOÃO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOÃO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOÃO Edital nº 002 de 2014 1 OBJETO SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA DE PROFISSIONAIS PARA TRABALHAREM NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO NO MUNICÍPIO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Projeto Monitoria CAp 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Projeto Monitoria CAp 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO Projeto Monitoria CAp 2014 1. Definição O Projeto Monitoria CAp é uma ação institucional que abre mais um espaço de aprendizagem

Leia mais

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ?

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ? Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO 1- Como aderir à proposta AMQ? A adesão é realizada através do preenchimento e envio do Formulário de Cadastramento Municipal no site do projeto. O gestor municipal da saúde

Leia mais

EDITAL 001/2013 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL 001/2013 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL 001/2013 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Seleção de voluntários alfabetizadores, tradutores- Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e coordenadores de turma para o município de Pontes

Leia mais

BIBLIOTECA UEZO REGULAMENTO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

BIBLIOTECA UEZO REGULAMENTO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este documento tem por finalidade formalizar e instituir as normas de utilização da biblioteca, no que tange aos produtos e serviços oferecidos pela

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UEPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO. Chamada Pública nº 01, de 27 de janeiro de 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UEPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO. Chamada Pública nº 01, de 27 de janeiro de 2016 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UEPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO Chamada Pública nº 01, de 27 de janeiro de 2016 Processo Seletivo para Apoio Técnico, Acadêmico e Operacional

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memo 04/15 Coordenação São Carlos, 26 de Fevereiro de 2015. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI DO ESTÁGIO

Leia mais

CONCURSO: AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PMSP.

CONCURSO: AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PMSP. CONCURSO: AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PMSP. A Prefeitura do Município de São Paulo - PMSP, por meio da Secretaria Municipal de Gestão - SMG, mantém o Sistema Municipal de Estágios, que é coordenado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares EDITAL Nº 02/FCCE/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares EDITAL Nº 02/FCCE/2014 EDITAL Nº 02/FCCE/2014 Seleção para 240 vagas do Formação Continuada em Conselhos Escolares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, para o segundo semestre de 2014, com início previsto para 11

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL Art. 1 o O Estágio regulamentado pela Lei N o 11.788, de

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO CURSOS DE EXTENSÃO: Caracterizados como um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância,

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE CURSINHOS POPULARES DO IFSP EDITAL Nº 593, DE 28 DE OUTUBRO DE 2015

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE CURSINHOS POPULARES DO IFSP EDITAL Nº 593, DE 28 DE OUTUBRO DE 2015 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE CURSINHOS POPULARES DO IFSP EDITAL Nº 593, DE 28 DE OUTUBRO DE 2015 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio de sua Pró-reitoria de

Leia mais

EDITAL N.º 003/2014 PROEPI/IFPR PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO INOVADOR (PIBIN)

EDITAL N.º 003/2014 PROEPI/IFPR PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO INOVADOR (PIBIN) EDITAL N.º 003/2014 PROEPI/IFPR PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO INOVADOR (PIBIN) A Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná (IFPR),

Leia mais

ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO

ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 DA INSTITUIÇÃO FEDERAL: Nome da instituição: CNPJ: Nome do Reitor(a) ou do Diretor(a)-Geral do CEFET: Endereço da reitoria ou unidade sede: Telefones (comercial

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 001/2015/SME SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CHAMADA PÚBLICA Nº 001/2015/SME SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA Nº 001/2015/SME O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com o que dispõe a Resolução nº 8 de 24 de setembro de 2.015, que regulamenta o Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS EDITAL Nº 001/14 PROEN/DE, de 17 de fevereiro de 2014. PROGRAMA

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08 MANUAL DE ESTÁGIOS Lei de estágio 11.788/08 O QUE É ESTÁGIO O estágio tem por finalidade proporcionar a complementação da formação acadêmica e permite que o estudante tenha acesso ao campo de sua futura

Leia mais

a) Estar regularmente matriculados no curso;

a) Estar regularmente matriculados no curso; (35) 3690-8900 / 3690-8958 (fax) br ESTÁGIO CURRÍCULAR SUPERVISIONADO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014) 1 Caracterização Os cursos de Engenharia de Produção do Brasil são regidos pelas

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ RESOLUÇÃO Nº 17/CEPE, DE 03 DE MAIO DE 2006 Aprova normas para os cursos de especialização da Universidade Federal do Ceará. O Reitor da UNIVERSIDADE

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO 1 FORMAÇÃO 1.1 O que é formação? Todas atividades relacionadas ao processo de educação, que

Leia mais

Prefeitura Municipal de Palmas Secretaria Municipal da Educação Diretoria do Ensino Fundamental

Prefeitura Municipal de Palmas Secretaria Municipal da Educação Diretoria do Ensino Fundamental ABERTURA Prefeitura Municipal de Palmas Secretaria Municipal da Educação Diretoria do Ensino Fundamental EDITAL N. 003/2013 do Processo de seleção para Alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado/Palmas

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA TOPA (2012/2013)

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA TOPA (2012/2013) ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DE CONTAS CNPJ 14.263.859/0001-06 - Fax (77) 3475-2165 Largo do Rosário, 01- Centro - Rio de Contas Bahia - CEP 46.170-000. EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA TOPA (2012/2013)

Leia mais

NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. CAPÍTULO I Das considerações gerais

NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. CAPÍTULO I Das considerações gerais Sociedade de Educação e Cultura de Goiás www.faculdadearaguaia.edu.br Rua 18 n 81 Centro Goiânia Goiás Fone: (62) 3224-8829 NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 Estabelece os procedimentos necessários à sistematização do Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016.

Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016. Vitória/ES, 02 de outubro de 2015. Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016. Senhores Pais ou Responsáveis, Informamos que o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Leia mais

EDITAL Nº 03/2014 PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

EDITAL Nº 03/2014 PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA BRANCA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO EDITAL Nº 03/2014 PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO CHAMADA PUBLICA PARA SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE PESSOAS NA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

MBA EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Artigo 1º - Visita técnica é atividade complementar dos componentes curriculares dos cursos

Leia mais

Programa de Atividades de Monitoria

Programa de Atividades de Monitoria Programa de Atividades de Monitoria CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS DA MONITORIA Art. 1º A atividade de monitoria é desenvolvida por discentes para aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem,

Leia mais

MANUAL DO SERIE ALIMENTAÇÃO

MANUAL DO SERIE ALIMENTAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO SECRETÁRIO ADJUNTO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE ASSESSORIA DE ANÁLISE E ESTATÍSTICA GERÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 3 SUMÁRIO 1. ACESSO... 05 1.1 Alterar

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

NORMAS DO SISTEMA DE MONITORIA CAPÍTULO I DO CONCEITO

NORMAS DO SISTEMA DE MONITORIA CAPÍTULO I DO CONCEITO NORMAS DO SISTEMA DE MONITORIA CAPÍTULO I DO CONCEITO Art. 1º A monitoria é uma atividade acadêmica, no âmbito da graduação, que pretende oferecer ao aluno experiência de iniciação à docência. 1º A monitoria

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS Lei de estágio 11.788/08 O estágio tem por finalidade proporcionar a complementação da formação acadêmica e permite que o estudante tenha acesso ao campo de sua futura

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo

Leia mais

Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO

Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO MANUAL DO ESTAGIÁRIO PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação DEAC - Divisão de Estágios e Atividades Complementares Sumário 1. Apresentação...

Leia mais

Edital nº 016/2010. 2.1. O Processo Seletivo de que trata o presente Edital terá validade para o ano letivo de 2010.

Edital nº 016/2010. 2.1. O Processo Seletivo de que trata o presente Edital terá validade para o ano letivo de 2010. Edital nº 016/2010 Estabelece normas do Processo Seletivo de Tutores de Polo de Estágio Supervisionado e Orientadores Acadêmicos para o curso de Graduação a distância de Licenciatura em Ciências Biológicas

Leia mais

EDITAL Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA TÉCNICA

EDITAL Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA TÉCNICA Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica EDITAL Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA TÉCNICA A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Leia mais

Regulamento Projeto interdisciplinar

Regulamento Projeto interdisciplinar Regulamento Projeto interdisciplinar 1 Apresentação O presente manual tem como objetivo orientar as atividades relativas à elaboração do Projeto Interdisciplinar (PI). O PI é o estudo sobre um tema específico

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Artes Visuais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Artes Visuais ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Artes Visuais São as seguintes as disciplinas de Estágio Supervisionado do Curso de Artes Visuais (licenciatura): Estágio Supervisionado I (ART30049) 120 horas Propõe

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, selecione a opção Teu Online, e clique no botão, preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR Roteiro para utilização do GEP Versão de referência: GEP V1.00 Índice analítico I Apresentação... 2 I.1 Controles básicos do sistema;... 2 I.2 Primeiro acesso... 2 I.3 Para trocar a senha:... 3 I.4 Áreas

Leia mais

1. Altera a quantidade para cadastro reserva, ficando com a seguinte redação:

1. Altera a quantidade para cadastro reserva, ficando com a seguinte redação: ESTADO DO PARÁ MUNICÍPIO DE SÃO FÉLIX DO XINGU PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX DO XINGU CONCURSO PÚBLICO - Edital N.º 001/2015/PMSFX Retificação Edital nº 001/2015/PMSFX O PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX

Leia mais

NORMA PROCEDIMENTAL CONCESSÃO DE BOLSAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

NORMA PROCEDIMENTAL CONCESSÃO DE BOLSAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 20.01.005 1/10 1. FINALIDADE Formalizar e disciplinar os procedimentos para a concessão de bolsas de extensão universitária destinadas a discentes da UFTM, oriundas de recursos financeiros da própria instituição.

Leia mais

Seleção de tutores. Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio. Pós-graduação lato sensu na modalidade de ensino à distância.

Seleção de tutores. Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio. Pós-graduação lato sensu na modalidade de ensino à distância. EDITAL n 070 / 2014 CIPEAD/PROGRAD/UFPR Seleção de tutores Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio Pós-graduação lato sensu na modalidade de ensino à distância. A Universidade Federal do

Leia mais

PÚBLICO-ALVO COORDENADORES DE:

PÚBLICO-ALVO COORDENADORES DE: MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO NO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS DE RESIDÊNCIAS (SIG-RESIDÊNCIAS) E PROCEDIMENTOS PARA PAGAMENTO DE BOLSAS. PÚBLICO-ALVO COORDENADORES DE: COMISSÃO DE RESIDÊNCIA

Leia mais

Orientações Gerais para o Mobilizador 1

Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Índice CADERNO 1: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O MOBILIZADOR 1.1. Mensagem ao mobilizador... 03 1.2. Materiais de implantação do Ciclo 4... 05 1.3. As reuniões: quantas

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS NÚCLEO DE PSICOLOGIA

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS NÚCLEO DE PSICOLOGIA 1. Do Horário: O NUPFAI funciona de segunda a sexta- feira das 8h 00 às 19h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00. O horário poderá ser revisto pela coordenação do curso quando justificada a necessidade e

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Instrução Operacional nº 57 SENARC/ MDSBrasília,08de janeirode 2013. Assunto:Divulga aos municípios orientações para a substituição de Gestor Municipal, Prefeito, Órgão Responsável, Equipe de Gestão e

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA BRANCA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO CHAMADA PUBLICA PARA SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE PESSOAS NA

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

Edital nº 01/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A ESCOLHA DE ORIENTADOR DE ESTUDOS DO PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Edital nº 01/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A ESCOLHA DE ORIENTADOR DE ESTUDOS DO PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Edital nº 01/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A ESCOLHA DE ORIENTADOR DE ESTUDOS DO PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA A Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. O que é PROINFO?

PERGUNTAS FREQUENTES. O que é PROINFO? PERGUNTAS FREQUENTES O que é PROINFO? O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico

Leia mais

NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014. Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores,

NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014. Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores, NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014 Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores, Nos dias 3 e 4 deste mês participamos de reunião com a coordenação nacional

Leia mais

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS JUNHO/2011 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. Os cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA RECEBIMENTO E CONFERÊNCIA DE DOCUMENTOS

NORMAS GERAIS PARA RECEBIMENTO E CONFERÊNCIA DE DOCUMENTOS NORMAS GERAIS PARA RECEBIMENTO E CONFERÊNCIA DE DOCUMENTOS PROCEDIMENTO PADRÃO Nº. 001/2006. Teresina, Março 2008 ATUALIZADO EM MARÇO DE 2008 NORMAS GERAIS PARA RECEBIMENTO E CONFERÊNCIA DE DOCUMENTOS

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (lato sensu) CAPITULO I DA CONSTITUIÇÃO, NATUREZA, FINALIDADE E OBJETIVOS DOS CURSOS

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (lato sensu) CAPITULO I DA CONSTITUIÇÃO, NATUREZA, FINALIDADE E OBJETIVOS DOS CURSOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA R E I T O R I A Rua Esmeralda, 430-97110-060 Faixa Nova Camobi Santa

Leia mais

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Dispõe sobre estágios no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Piauí para estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva, vinculados

Leia mais

DOCUMENTO NORTEADOR PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

DOCUMENTO NORTEADOR PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO PROJETO ALUNO EMPREENDEDOR DOCUMENTO NORTEADOR PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO São Paulo 2015 PROJETO ALUNO EMPREENDEDOR DOCUMENTO NORTEADOR

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN Estabelece o Regimento Interno do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Paraná, no uso de

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE LETRAS (PORTUGUÊS/INGLÊS E SUAS LITERATURAS) REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE LETRAS (PORTUGUÊS/INGLÊS E SUAS LITERATURAS) REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE LETRAS (PORTUGUÊS/INGLÊS E SUAS LITERATURAS) REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS LAVRAS, 2014 CAPÍTULO I Da natureza Art. 1º - O Estágio Supervisionado do

Leia mais

FACULDADE POLITÉCNICA DE UBERLÂNDIA

FACULDADE POLITÉCNICA DE UBERLÂNDIA PROCESSO DE SELEÇÃO 01/2016 Ref.: PEIEX - Projeto de Extensão Industrial Exportadora Faculdade Politécnica (PEIEX-Faculdade Politécnica) SELEÇÃO DA EQUIPE TÉCNICA DO NÚCLEO OPERACIONAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Leia mais

Agendas Estaduais de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos

Agendas Estaduais de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos Agendas Estaduais de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO As Agendas Estaduais de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música

Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1.º Entende-se, para efeitos dessa resolução, o estágio como ato educativo escolar supervisionado,

Leia mais

Edital PIBID/UNISC nº 02/2015 Processo Seletivo de Bolsistas de Supervisão

Edital PIBID/UNISC nº 02/2015 Processo Seletivo de Bolsistas de Supervisão Edital PIBID/UNISC nº 02/2015 Processo Seletivo de Bolsistas de Supervisão 1 DAS NORMAS GERAIS 1.1 O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) visa fomentar a iniciação à docência

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SETEC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SETEC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SETEC EDITAL SETEC Nº, DE DE JANEIRO DE 2015 SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - SISUTEC O Secretário

Leia mais

Escola Secundária José Saramago Mafra. Cursos Profissionais. Guião para os Professores

Escola Secundária José Saramago Mafra. Cursos Profissionais. Guião para os Professores Escola Secundária José Saramago Mafra Cursos Profissionais Guião para os Professores Ano letivo 2015-2016 1 2 Cursos profissionais e matriz curricular Coordenadora dos cursos profissionais e coordenadora

Leia mais

EDITAL Nº 002/2014- PARFOR/PREG, DE 24 DE MARÇO DE 2014.

EDITAL Nº 002/2014- PARFOR/PREG, DE 24 DE MARÇO DE 2014. EDITAL Nº 002/2014- PARFOR/PREG, DE 24 DE MARÇO DE 2014. RELATIVO AO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR FORMADOR, PROFESSOR ORIENTADOR E SUPERVISOR DE ESTÁGIO PARA O PARFOR/UESPI 2014.1. A Pró-Reitoria

Leia mais

REGULAMENTO OPERACIONAL DA CENTRAL DE REGULAÇÃO CENTRAL DE CONSULTAS E EXAMES ESPECIALIZADOS

REGULAMENTO OPERACIONAL DA CENTRAL DE REGULAÇÃO CENTRAL DE CONSULTAS E EXAMES ESPECIALIZADOS REGULAMENTO OPERACIONAL DA CENTRAL DE REGULAÇÃO CENTRAL DE CONSULTAS E EXAMES ESPECIALIZADOS Aprovado através da Resolução nº 06/CMS/2010, de 09 de março de 2010, Ananindeua PA Capítulo I DO CADASTRAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CIDADE LUZ FACILUZ TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. CAPÍTULO I Dos usuários e das inscrições

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CIDADE LUZ FACILUZ TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. CAPÍTULO I Dos usuários e das inscrições 1 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CIDADE LUZ FACILUZ TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º - Este regulamento disciplina as normas que regem o funcionamento da biblioteca e as relações funcionais

Leia mais

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 Publicado no DOE(Pa) de 02.04.13. Institui o Programa de Parcerias Público-Privadas PPP/PA e regulamenta o Conselho Gestor de Parcerias Público- Privadas do Estado

Leia mais

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado Educação Profissional Cursos Técnicos Regulamento de Estágio Supervisionado CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento de Estágio Supervisionado refere-se à formação do aluno

Leia mais

2) ATIVIDADES O Conselho Comunitário é um fórum de caráter consultivo e, por natureza a ele compete:

2) ATIVIDADES O Conselho Comunitário é um fórum de caráter consultivo e, por natureza a ele compete: PROTOCOLO PROTOCOLO DE CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO COMUNITÁRIO CONSULTIVO, CELEBRADO ENTRE AS EMPRESAS DO POLO PETROQUÍMICO DO SUL, SIGNATÁRIAS DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL, E OS MEMBROS DAS COMUNIDADES

Leia mais

1Ò&/(2'(('8&$d 2$',67Æ1&,$1($' PROCEDIMENTOS PARA DISCIPLINAS A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO

1Ò&/(2'(('8&$d 2$',67Æ1&,$1($' PROCEDIMENTOS PARA DISCIPLINAS A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO 1Ò&/(2'(('8&$d 2$',67Æ1&,$1($' PROCEDIMENTOS PARA DISCIPLINAS A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 03 2 PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA...04 3. PARTICIPAÇÃO NAS DISCIPLINAS EAD...04 4 AVALIAÇÃO

Leia mais

EDITAL 01/2014. SELEÇÃO EMERGENCIAL DE BOLSISTAS FAPERGS/CAPES e BOLSISTAS CAPES PROGRAMA DE BOLSAS DE MESTRADO

EDITAL 01/2014. SELEÇÃO EMERGENCIAL DE BOLSISTAS FAPERGS/CAPES e BOLSISTAS CAPES PROGRAMA DE BOLSAS DE MESTRADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - CENTRO DE ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM ARTES VISUAIS EDITAL 01/2014 SELEÇÃO EMERGENCIAL DE BOLSISTAS FAPERGS/CAPES e BOLSISTAS CAPES

Leia mais

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior.

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Rio Grande REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (e-tec BRASIL) EDITAL Nº 01, DE 29 DE JANEIRO DE 2014

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENFERMAGEM DO TRABALHO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Núcleo de Educação a Distância UAB/UFU

Universidade Federal de Uberlândia Núcleo de Educação a Distância UAB/UFU CHAMADA PÚBLICA 02/2010 Processo Seletivo simplificado para contratação de tutores a distância temporários. O Núcleo de Educação a Distância NEAD da Universidade Federal de Uberlândia em parceria com o

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP 2015 ÍNDICE 1. Introdução... 2 2. Dos Objetivos Específicos... 2 3. Dos Envolvidos

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PORTARIA Nº 693, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2014

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PORTARIA Nº 693, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PORTARIA Nº 693, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2014 Estabelece regras e critérios de execução e monitoramento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E MBA EXECUTIVO

GUIA DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E MBA EXECUTIVO GUIA DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E MBA EXECUTIVO INÍCIO DO CURSO - Por se tratar de um modelo de ensino individualizado e exclusivo, não é necessário a formação de turmas, e o Aluno pode

Leia mais

SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO

SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO Manual passo-a-passo para obtenção do Auto de Licença de Funcionamento/ Auto de Licença de Funcionamento Condicionado Eletrônico

Leia mais

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais,

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE Aprova Normas Específicas do Estágio Curricular do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO Nº 52 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2013

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO Nº 52 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO Nº 52 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2013 Estabelece orientações, critérios e procedimentos para a transferência

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 22/2015

RESOLUÇÃO Nº 22/2015 RESOLUÇÃO Nº 22/2015 Dispõe sobre o processo de atribuição de classes e/ou aulas aos Professores Adjuntos Educação Básica, PAEBs, detentores de emprego público do Quadro do Magistério Municipal para o

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PÓS-GRADUAÇÃO IUA nº. 002 de 22/01/2016

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PÓS-GRADUAÇÃO IUA nº. 002 de 22/01/2016 O INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO IUA, em parceria com a INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA IPC Coimbra/Portugal e a Faculdade Einstein, torna público, para conhecimento dos interessados, que realizará

Leia mais