ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA MA PROMOTORA DE EVENTOS LTDA. Luciana da Silva Moraes 1. Moisés Araújo Guarda 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA MA PROMOTORA DE EVENTOS LTDA. Luciana da Silva Moraes 1. Moisés Araújo Guarda 2"

Transcrição

1 1 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA MA PROMOTORA DE EVENTOS LTDA. Luciana da Silva Moraes 1 Moisés Araújo Guarda 2 Sara Alexssandra Gusmão França 3 RESUMO Este artigo versa sobre a Análise das Demonstrações Contábeis e sua Importância para evidenciar a situação econômico-financeira de uma empresa. A Contabilidade Gerencial fornece informações, que possibilitam confrontar elementos patrimoniais, indicando fatos ocorridos, determinando a atual situação e possibilitando uma visão detalhada da situação da empresa. Para tanto, foi realizado um estudo de caso na empresa MA Promotora de eventos Ltda. nos anos de 2011 e Palavras-chave: Contabilidade gerencial; Demonstrações contábeis; Análise das demonstrações contábeis. 1. INTRODUÇÃO Atualmente a velocidade das mudanças ocorridas no ambiente organizacional tem sido cada vez mais constante. A necessidade das organizações em acompanhar tais mudanças, tem sido de suma importância, pois a cada dia a competição se tornou mais acirrada. O mercado organizacional está cada vez mais concorrido. Com a complexidade das mudanças, as organizações têm a necessidade de serem bem administradas em prol do seu desenvolvimento e crescimento frente aos seus concorrentes. Por isso, é importante saber tomar decisões corretas nas horas certas, para facilitar o seu desempenho no cenário econômico. A contabilidade no decorrer dos anos, tem se 1 MsC. Professora da Faculdade São Francisco de Barreiras FASB e co-orientadora deste trabalho. 2 Bacharelando em Ciências Contábeis pela Faculdade São Francisco de Barreiras FASB. 3 Esp. Professor da Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB e orientadora deste trabalho.

2 2 mostrado muito eficaz no processo de gestão das empresas. Na verdade deixou de ser uma simples ciência, para se tornar uma ferramenta de grande utilidade no ambiente organizacional. Daí, pode se destacar que a contabilidade é uma ferramenta indispensável para as empresas no contexto atual, pois oferece suporte para a tomada de decisão. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e quantitativa quanto à natureza, do tipo descritivo quanto aos objetivos, sendo realizada por meio de um estudo de caso, em uma empresa promotora de eventos localizada em Salvador - Bahia. Sob este aspecto, a presente pesquisa teve como objetivo geral: realizar uma análise nos demonstrativos contábeis, levantando informações a respeito da situação financeira e econômica da empresa. Com o intuito de atingir o objetivo geral e a sua complementação de acordo com as etapas consecutivas, os objetivos específicos são: analisar os índices de liquidez, endividamento, rentabilidade da empresa; apresentar os índices de estrutura de capital; e através da análise desses indicadores, verificar qual a situação econômica e financeira da empresa nos períodos estudados. A justificativa do estudo se dá pela importância de se fazer uma análise financeiroeconômica detalhada para toda e qualquer empresa, independente do seu porte ou ramo de atuação. Isso porque ela proporciona uma visão geral de como estão sendo realizados os processos e seus respectivos retornos com base em informações precisas e seguras tanto para facilitar a tomada de decisão, quanto para direcionar investimentos futuros. Com isso, é possível propor melhorias acerca das atividades desenvolvidas para otimização de recursos utilizados. 2. A CONTABILIDADE E SUA EVOLUÇÃO Segundo Marion (2009, p 32), a contabilidade é tão antiga quanto à origem do homem. O papel da contabilidade nada mais é que mensurar, quantificar, controlar as riquezas onde os proprietários de patrimônios era a figura central. Atualmente houve abrangência na área dando maior atenção para o mercado empresarial. A fim, de acompanhar as mudanças ocorridas com os avanços tecnológicos buscando acelerar o seu desenvolvimento e crescimento.

3 3 Segundo Marion (2009, p 28), O objetivo principal da contabilidade conforme estrutura conceitual básica é permitir grupos de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. No decorrer de sua evolução, a contabilidade teve várias passagens marcantes. Uma delas foi quando o Frade Franciscano Lucas Pacioli, publicou 1994 um tratado sobre a contabilidade que até hoje é bastante utilizado no meio contábil. Mas somente a partir do século XX, o seu desenvolvimento passou a ser notado, principalmente após a depressão de 1929 nos Estados Unidos. Isso ocorreu em função da aceitação de pesquisa na área para informar o usuário da existência da contabilidade como afirma Marion (2009, p. 33). Com a evolução da contabilidade e a rapidez das mudanças que vem ocorrendo no ambiente organizacional, a necessidade de se obter informações rápidas capazes de fornecer resultados cada vez melhores, tem se tornado cada vez mais importante para o desenvolvimento das empresas.. A contabilidade tem se tornado uma ferramenta indispensável para as organizações de um modo geral, pois auxilia na tomada de decisões. Não só para o mundo dos negócios, mas também para a nossa própria vida. Ao longo dos anos, a contabilidade tem se desmembrado para aos diferentes usuários das informações contábeis. Alguns ramos conhecidos: Contabilidade Financeira: conhecida como Contabilidade Geral é a mais usada pelas empresas, seu uso obrigatoriamente é para fins fiscais. Contabilidade de Custos: É voltada para o cálculo, oferece as empresas interpretação dos bens e serviços. Contabilidade Gerencial: Oferece aos gestores, informações que contribuem para a tomada de decisão CONTABILIDADE GERENCIAL Para Iudicibus, (1998, p. 21):

4 4 A Contabilidade Gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido às várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório. A função básica da contabilidade gerencial, é fornecer informações úteis aos diversos usuários da informação contábil. Ressalta-se, entretanto, que, em nosso país, em alguns segmentos da economia, principalmente na pequena empresa, a função do contador foi distorcida (infelizmente), estando voltada para satisfazer às exigências legais. A Contabilidade Gerencial é um instrumento substancial de apoio na gestão dos negócios, uma vez, que são utilizadas em diferentes atividades empresariais e processos decisórios Objetivos da Contabilidade Gerencial Segundo IUDÍCIBUS (1998, p.266), uma das funções mais importantes da contabilidade gerencial, consiste em fornecer informações hábeis para a avaliação de desempenho. Interessante frisar, que o papel co contador gerencial, é transformar os dados fornecidos pelos sistemas de informação, em informações úteis e de fácil entendimento, visto que, os relatórios emitidos pela contabilidade, são produzidos para atender aos diversos tipos de usuários da informação contábil. Também é importante considerar, a questão do tempo, de nada adianta a elaboração de relatórios se esses, não chegarem em tempo hábil, para se tomar decisões, inclusive fazer planejamentos. 3 AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Segundo o art. 176 da Lei nº 6.404/76, as demonstrações contábeis exigidas são: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos. 3.1 PRINCIPAIS ELEMENTOS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABÉIS

5 5 Marion, (2009 p. 159) afirma que os principais elementos das demonstrações contábeis são: Ativo - É um recurso controlado pela entidade como resultados de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade. Passivo - É uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos. Patrimônio Líquido É o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos. Receitas - São aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada ou aumento de ativos ou diminuição de passivos que resultam em aumentos do patrimônio liquido e que não sejam provenientes de aporte dos proprietários da entidade. Despesas São decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de saída ou redução de ativos ou incrementos em passivos, que resultam em decréscimos do patrimônio liquido e que não sejam provenientes de distribuição de resultado ou de capital aos proprietários da entidade. 3.2 ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Nesse trabalho, serão analisadas o Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados, por serem as mais importantes e embasarem a maioria das análises. Adriano Blatt (2001 p.2), diz que o balanço patrimonial é considerado uma peça financeira, enquanto que a demonstração do resultado representa a econômica. Enquanto a econômica é traduzida pela gestão da operação, a financeira é traduzida pela realização monetária. Na verdade os efeitos são conjuntamente, ou seja, um desajuste em algum deles repercute no outro.

6 Balanço Patrimonial Segundo Marion (2009 p. 44), O balanço é considerado a principal demonstração contábil. O Balanço Patrimonial, apresenta um saldo acumulado em uma determinada data das movimentações financeiras de uma empresa, capaz de oferecer informações sobre posição de estoque, volumes de clientes, empréstimos bancários etc. O Balanço tem a finalidade de apresentar a situação patrimonial da empresa, pois nele é possível visualizar de um lado o ATIVO que representa os BENS, sendo composto pelos estoques e caixa e DIREITO as duplicatas a receber e bancos e do outro lado o PASSIVO sendo as obrigações para com terceiros composto pelos fornecedores, contas a pagar, aluguel a pagar, empréstimos, impostos a recolher, salários a pagar, e PATRIMONIO LIQUIDO que representa a diferença entre o ativo e passivo, ou seja, o valor liquido da empresa possibilitando analisar a situação econômica e financeira da empresa. É no Balanço Patrimonial, que encontramos informações sobre a situação da empresa, seu capital de giro, sua rentabilidade e se consegue honrar suas dividas, além disso, outras informações que podem ser extraída para a sobrevivência da empresa. Para Assaf Neto (1981, p 28), o balanço servirá como elemento de partida para o conhecimento retrospectivo da situação econômica e financeira de uma empresa, através das informações contidas nos seus vários grupos de contas Demonstração do Resultado do Exercício A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), conhecida em certo período como Balanço Econômico ou Balanço de resultado é uma ferramenta de suma importância para o ambiente organizacional, pois sendo utilizado em conjunto com o balanço patrimonial tende a fornecer a organização uma visão da situação econômica e financeira facilitando aos gestores quantificar suas receitas e despesas. Essa análise é realizada no final de cada período, pois as receitas e despesas não deverão ir para o ano seguinte. A Demonstração do Resultado do Exercício é apresentada de forma dedutiva (vertical) onde as deduções são realizadas da seguinte forma: Da Receita Bruta (total) são deduzidos os custos correspondentes, obtendo o Resultado Bruto; a seguir, são deduzidas as despesas operacionais para atingir o Lucro Operacional, do qual são adicionados ou subtraídos os valores correspondentes aos resultados não operacionais,

7 7 seguindo com a apuração do Resultado do Exercício antes da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e do Imposto de Renda. Para chegar ao resultado final denominado lucro ou prejuízo liquido do exercício é deduzido o valor da provisão para o imposto de renda e das participações nos lucros. 4. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Segundo Assaf Neto (2006, p. 55), as expressões análise de balanços, análise das demonstrações/demonstrativos contábeis e relatórios financeiros são sinônimas. Segundo o autor, a análise de balanços visa: Relatar, com base nas informações contábeis fornecidas pelas empresas, a posição econômico-financeira atual, as causas que determinaram a evolução apresentada e as tendências futuras. Em outras palavras, pela análise de balanços extraem-se informações sobre a posição passada, presente e futura (projetada) de uma empresa. Para fazer uma analise das demonstrações contábeis de uma organização será necessário que o analista tenha conhecimentos técnicos, interpretação suficientes para um melhor entendimento dos relatórios contábeis, pois uma analise bem elaborada poderá trazer um retorno imediato quanto aos aspectos positivos, mas ao contrário, se for mal elaborada poderá refletir negativamente para a organização. Os demonstrativos contábeis são ferramentas essenciais, para obter uma avaliação minuciosa sobre a possível situação em que a empresa se encontra. Para ajudá-la, deverá utilizar-se das notas explicativas como ferramenta complementar. É importante, que a organização analisada ofereça relatórios administrativos em posse dos gestores para maior conhecimento e entendimento da situação da empresa onde contribuirá para um resultado mais positivo. Os relatórios financeiros são ferramentas, que contribuem para um resultado mais preciso, pois engloba uma fonte de informações para a análise. Os relatórios podem ser obrigatórios e não-obrigatórios, e cada um apresenta o seu grau de importância.

8 8 No decorrer desta análise levamos em consideração dois tipos de análises: Com esses demonstrativos podemos identificar informações precisas para a determinação da situação financeira e econômica da empresa. Franco (1992, p. 24) define a Análise das Demonstrações Contábeis como: A apreciação dos componentes patrimoniais, enquanto partes do conjunto, com relação à natureza, valor e proporcionalidade, as conclusões de natureza patrimonial, administrativa, econômica ou financeira, tiradas das comparações entre grupos homogêneos de um conjunto patrimonial, ou entre eles e grupos de outros conjuntos, é a matéria estudada sob a denominação de Interpretação das Demonstrações Contábeis. As técnicas para se realizar a análise é o que será visto a partir de agora. Neste estudo, serão discutidas as análises vertical, horizontal e através dos índices: financeiros, endividamento e rentabilidade. 4.1 TÉCNICAS DE ANÁLISE DE BALANÇOS As principais técnicas de análise de balanços: - Análise Horizontal: identifica, ao longo de um determinado período de tempo, a evolução dos diversos elementos patrimoniais. Permite avaliar a evolução das vendas, custos e despesas; os investimentos realizados: a evolução das dívidas; etc. Compara o valor de determinada conta ou de determinado grupo de contas em relação aos anos anteriores. "Uma vez que os balanços e demonstrações de resultados estejam expressos em moeda de poder aquisitivo da mesma data, a análise horizontal assume certa significância e pode acusar imediatamente áreas de maior interesse para investigação". (IUDÍCIBUS, 1995, p.74) - Análise Vertical: objetiva basicamente o estudo da tendência da empresa, complementando as informações horizontais. Permite conhecer a estrutura econômica e financeira da empresa, ou seja, a participação relativa a cada elemento patrimonial e de resultados, estabelecendo um item como base, e a partir daí verifica quanto cada um dos demais itens representa em relação àquele escolhido. De outra forma: "É a análise da estrutura da demonstração de resultados e do balanço patrimonial, buscando evidenciar as participações dos elementos patrimoniais e de resultados dentro do total". (PADOVEZE, 1996, p.118) - Análise por Meio de Índices: consiste na confrontação entre os grupos de contas patrimoniais e de resultado, de forma que se estabeleça uma relação lógica possibilitando a

9 9 mensuração da situação econômica e financeira da empresa. Os principais índices são os seguintes: Índices Financeiros Os índices financeiros (liquidez) buscam priorizar a situação financeira da empresa, buscando sua capacidade de cumprir com suas obrigações e estão divididos em: Liquidez corrente - este índice indica quantos reais à empresa dispõe de ativos conversíveis imediatamente em dinheiro para honrar com as suas obrigações em curto prazo, podemos destacar que os índices de liquidez só utilizam recursos de curto prazo para que o resultado aconteça rapidamente, assim esperando um desempenho sempre superior a 1 (um) para que a empresa possa honrar com seus compromissos com folga no disponível. Liquidez seca - este índice Indica a capacidade de honrar com os seus compromissos á curto prazo sem o auxilio do estoque utilizando apenas as contas do disponível e valores a receber. Liquidez geral - este índice tem o poder de detectar a saúde financeira da empresa em curto e longo prazo, ou seja, Para cada (1) um real de divida que a empresa tem, quanto existe de direitos e deveres no ativo circulante e no realizável a longo prazo. Liquidez imediata - este índice Indica a capacidade que a empresa tem em honrar seus compromissos em curto prazo, ou seja, se as contas vencessem todos no mesmo dia. Índices de Rentabilidade Já os Índices Econômicos (Rentabilidade) indicam se a empresa tem um bom retorno em relação aos seus investimentos e ao desenvolvimento da empresa, para maior clareza dos índices analisados veremos cada um deles individualmente. Taxa de Retorno sobre o Investimento - a empresa terá a capacidade de identificar o quanto terá de lucro para cada 1,00 (um) de capital investido. Taxa de Retorno sobre o Patrimônio Liquido - oferece aos administradores e proprietários informações, capaz de identificar em média quanto tempo irá recuperar seus investimentos. Giro do Ativo - quanto maior for o índice de giro do ativo, melhor é para a empresa. Esse índice indica, quantas vezes a empresa recuperou o valor do seu Ativo por meio de suas vendas, em um determinado período. É um retorno sobre os investimentos. Existem empresas que trabalham com baixa margem e precisam de muito giro para obterem lucratividade.

10 10 Margem Líquida - indica quanto a empresa obtém de lucro para cada R$ 100,00 vendidos. Além de indicar a capacidade da empresa em gerar lucro em comparação a sua receita líquida de vendas. Quanto maior for o índice de margem líquida, melhor é para a empresa. Índices de Endividamento Outro índice de suma importância é a Estrutura do Capital (Endividamento) onde têm finalidade de mensurar a estrutura do capital próprio da empresa e o capital de terceiros. Por meio dos índices de endividamento que a empresa tem a capacidade de identificar o seu grau de endividamento. E ainda é capaz de informar, se os recursos utilizados, pertencem a terceiros ou aos proprietários. Participação no Capital de Terceiros - participação no capital de terceiros é indicador que mostra quanto a empresa deve para terceiros a diferença dos 100% e quanto ela deve para os sócios. Há alguns anos atrás, o ideal era meio a meio, Hoje as empresas devem muito mais a terceiros do que antigamente, na maioria das vezes, dever para terceiros é uma forma de obter um crescimento. Composição do endividamento - a composição do endividamento indica a percentagem de dívidas de curto prazo em relação às dívidas totais. Garantias para terceiros - a garantia é basicamente um complemento da participação do capital de terceiro, aqui, se tem uma idéia de quanto há para cada R$ 1,00 de patrimônio liquido garantindo uma parte da divida. Segundo Marion (2002 p.83), tais Índices são utilizados para avaliar a capacidade de pagamento, isto é, constituem uma apreciação sobre se a empresa tem capacidade para saldar seus compromissos. Essa capacidade de pagamento pode ser avaliada, considerando o prazo Quanto maiores forem esses índices, mais favorável será a situação da empresa, perante seus credores. 5. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Na seqüência, apresentam-se os resultados das análises realizadas nas demonstrações financeiras (BP e DRE) da empresa, onde o período de análise compreende dois ciclos, ou seja, os anos de 2011 e 2012 respectivamente. Salienta-se que as análises aplicadas, deramse através da técnica de cálculo dos Índices de Liquidez, de Endividamento e Estrutura de Capital, por meio das fórmulas apresentadas no referencial teórico deste estudo.

11 11 Figura 1 - Balanço Patrimonial Anos 2011 AV 2012 AV AH ATIVO ,10 100% ,84 100% 181% CIRCULANTE ,86 70% ,44 89% 229% DISPONÍVEL ,21 64% 4.922,97 8% 29% CLIENTES 8.487,78 32% ,00 45% 324% DESPESAS ANTECIPADAS 905,87 3% ,47 46% 3100% NÃO CIRCULANTE ,24 30% 7.650,40 11% 68% REALIZÁVEL A LONGO PRAZO 1.647,72 15% 0,00 0% 0% IMOBILIZADO 9.564,52 85% 7.650,40 100% 80% PASSIVO ,10 100% ,84 100% 181% CIRCULANTE ,63 31% ,96 70% 415% SALÁRIOS A PAGAR 4.584,57 39% ,59 35% 366% FORNECEDORES 427,00 4% 3.408,60 7% 798% EMPRESTIMOS FINANCIAMENTOS E 2.582,25 22% ,89 48% 887% IMPOSTOS A PAGAR/RECOLHER 3.031,77 26% 2.709,60 6% 89% ENCARGOS SOCIAIS A RECOLHER % 2.286,28 5% 235% NÃO CIRCULANTE 0,00 0% 3.039,85 5% 100% EMPRESTIMOS FINANCIAMENTOS E 0,00 0% 3.039,85 100% 100% PATRIMÔNIO LÍQUIDO ,47 69% ,03 25% 65% CAPITAL SOCIAL 5.000,00 19% 5.000,00 29% 100% RESERVAS DE LUCROS ,47 81% ,03 71% 57% Fonte: Elaborado pelo autor

12 12 Figura 2 Demonstração do Resultado do Exercício 2011 AV 2012 AV AH RECEITA OPERACIONAL BRUTA ,40 100% ,06 100% 77% DEDUÇÕES DA RECEITA S/ SERVIÇOS 7.254,02-6% 5.612,70-6% - 77% RECEITA LIQUIDAOPERACIONAL ,38 100% ,36 100% 77% CUSTOS DOS SERVIÇOS ,00-10% ,35-12% - 98% LUCRO BRUTO ,38 90% ,01 88% 75% DESPESAS ADMINISTRATIVAS ,90-83% ,11-101% - 91% DESPESAS FINANCEIRAS 2.928,62-3% 6.185,62-8% -211% RESULTADO OPERACIONAL ,86 4% (7.368,72) - 21% - 53% PROVISÃO P/ CSLL 0,00 0% 0,00 0% 0% RESULTADO ANTES DO IR ,86 4% (7.368,72) - 21% - 53% PROVISÃO P/ IMPOSTO DE RENDA 0,00 0% 0,00 0% 0% RESULTADO DEPOIS DO IR ,86 4% (7.368,72) - 21% - 53% LUCRO /PREJUIZO DO PERÍODO ,86 4% 7.368,72-21% - 53% Fonte: Elaborado pelo autor

13 13 Figura 3 Índices de Liquidez ANO: GERAL 2,42 1,18 CORRENTE 2,27 1,25 SECA 2,27 1,25 Fonte: Elaborado pelo autor SITUAÇÃO FINANCEIRA Com base nos resultados apresentados, observa-se que no ano de 2011, de acordo com o índice de liquidez geral, para cada R$ 1,00 de dívida total da empresa, ela tinha R$ 2,42 realizável a curto prazo, ou seja, conseguiria cumprir suas obrigações com folga. Já no ano de 2012, houve uma queda significativa; para cada um R$ 1,00 devido, a empresa tinha apenas R$ 1,18, ocasionando uma queda de mais de 50% em relação ao ano anterior. Com relação ao índice de liquidez corrente, no ano de 2011 a empresa possuía para cada R$ 1,00 devido R$ 2,27 disponível. Em contrapartida, no ano de 2012 houve uma queda notória, e esse valor passou a ser de R$ 1,18. Mesmo assim, a empresa apresenta uma situação favorável, pois seus investimentos no circulante, são suficiente para cobrir suas obrigações de curto prazo com uma folga de 18%. O fato da empresa, ser prestadora de serviços, faz com que o índice de liquidez seca, seja igual ao de liquidez corrente, pois a mesma, não possui estoque. Figura 4 Índices de Endividamento ANO: Participação de Capital de Terceiros 31% 75% Garantias 100% 33% Composição 100% 94% Fonte: Elaborado pelo autor

14 14 SITUAÇÃO ECONÔMICA De acordo o índice de endividamento, a empresa está aumentando sua participação de capital de terceiros, o que não é uma situação favorável, pois a empresa pode ficar a depender de dinheiro dos outros. No caso das suas garantias, a situação é mais desfavorável ainda, a empresa tem um percentual de 33%, o que não garante, nem a metade da cobertura de suas dividas. Em relação à composição do endividamento, houve uma leve melhora no ano de 2012, pois no ano de 2011, 100% das obrigações eram a curto prazo, e no ano seguinte, esse percentual caiu para 94%. Figura 4 Índices de Rentabilidade ANO: Rentabilidade do Ativo 37% -10% Rentabilidade do PL 53% -43% Margem Líquida 12% -8% Giro do Ativo 3,02 1,29 Fonte: Elaborado pelo autor ESTRUTURA DO CAPITAL Com base nos resultados demonstrados na tabela, observa-se que a taxa de retorno do Ativo da empresa corresponde a 37% em 2011, comprovando que a empresa teve um bom retorno nesse período, enquanto que em 2012, esse percentual foi de -10%, devido aos seus financiamentos e empréstimos adquiridos para um melhor desenvolvimento. No ano de 2011 a taxa de retorno do PL era de 53%, já no ano seguinte %, ou seja, houve uma queda brusca de um ano para outro no retorno sobre o capital investido. Nesse caso, a taxa de retorno sobre o investimento oscilou negativamente em seu resultado. A margem de lucro em 2011 era 12% em relação a sua receita. Em contrapartida em 2012, houve uma queda significativa, chegando a -8% no seu resultado. Agora, quanto ao giro do ativo, em 2011 era 3,02 mostrando que a empresa tinha um resultado favorável em relação ao investimento do dinheiro, e que em 2012, esse valor

15 15 diminui para 1,29, mas mesmo assim, apesar dessa variação em seu giro, considera-se um índice estável. 6. CONCLUSÃO Este trabalho propôs uma analise da empresa M A Promotora de Eventos Ltda, onde foi realizada uma analise das principais demonstrações contábeis com a finalidade de diagnosticar a situação econômica e financeira da empresa. Nesse contexto, com a realização do presente estudo, foi possível constatar através da análise dos Índices de Liquidez que a empresa apresentou uma situação favorável ao se avaliar sua capacidade de saldar suas obrigações de curto prazo. Mesmo assim, a empresa precisa ficar em alerta, pois apresentou queda de seus índices de liquidez e essa situação pode apresentar problemas com o fluxo de caixa no futuro. Em relação aos Índices de Estrutura de Capital da empresa nos períodos avaliados, o índice de participação de capital de terceiros teve um aumento considerável, caracterizando um alto nível de endividamento. E finalmente, em relação aos Índices de Rentabilidade, considerou-se os lucros que a empresa obteve em relação aos investimentos realizados pelos proprietários e, Margem Líquida Rentabilidade do Ativo Rentabilidade do PL observa-se que a mesma apresentou um resultado favorável, atingindo bons resultados. Diante de todas as mudanças no mundo, os gestores precisam estar atentos e envolvidos na implementação de estratégias que visam o alcance de objetivos e do crescimento organizacional. E, através da análise das demonstrações contábeis, uma organização consegue fornecer aos seus gestores informações técnicas importantes para o processo de tomada de decisões. 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Análise de Balanço. 1º ed. São Paulo: Atlas ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Análise de Balanços: Um Enfoque Econômico e Financeiro. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2006.p.191 BLATT, Adriano. Estrutura e Avaliação das Demonstrações Financeiras e Contábeis. São Paulo: MAKROS Books, CERVO, A L.; BERVIAN, P. A Metodologia científica. 4. Ed. São Paulo: MAKRON, Books, GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Ed. São Paulo: Atlas. 1991

16 16 FRANCO, Hilário; MARRA, Ernesto. Auditoria Contábil. 2. ed., São Paulo: Atlas, IUDÍCIBUS, Sérgio de. Análise de Balanços. 7 ed. São Paulo: Atlas, MARION, José Carlos. Analise das Demonstrações Contábeis. 2º ed. São Paulo: Atlas, 2009.

ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS

ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS PAULO NAZARENO CARDOSO DA SILVA GRADUANDO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE

Leia mais

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS AMORTIZAÇÃO: Representa a conta que registra a diminuição do valor dos bens intangíveis registrados no ativo permanente, é a perda de valor de capital aplicado na aquisição

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização.

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização. UNIDADE II FLUXOS DE CAIXA Em um mercado competitivo, a gestão eficiente dos recursos financeiros, torna-se imprescindível para o sucesso da organização. Um bom planejamento do uso dos recursos aliado

Leia mais

ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL. FASF - Faculdade Sagrada Família - Curso de Administração - Disciplina Contabilidade Geral - 3º periodo

ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL. FASF - Faculdade Sagrada Família - Curso de Administração - Disciplina Contabilidade Geral - 3º periodo ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL Introdução Já sabemos que o Patrimônio é objeto da contabilidade, na qual representa o conjunto de bens, diretos e obrigações. Esta definição é muito importante estar claro

Leia mais

Professor conteudista: Hildebrando Oliveira

Professor conteudista: Hildebrando Oliveira Contabilidade Professor conteudista: Hildebrando Oliveira Sumário CONTABILIDADE Unidade I 1 CONCEITO DE CONTABILIDADE...1 2 OBJETO DA CONTABILIDADE...2 3 O BALANÇO PATRIMONIAL...3 4 A CONTA...4 O RESULTADO...6

Leia mais

Princípios Fundamentais Contabilidade

Princípios Fundamentais Contabilidade Princípios Fundamentais Contabilidade 1 Princípios Contábeis. Resolução CFC 750 de 29 de dezembro de 1993. Art. 3 São Princípios de Contabilidade:(2) I o da ENTIDADE; II o da CONTINUIDADE; III o da OPORTUNIDADE;

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS UNIDADE VI - ÍNDICES DE RENTABILIDADE

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS UNIDADE VI - ÍNDICES DE RENTABILIDADE ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS UNIDADE VI - ÍNDICES DE RENTABILIDADE 0 6. ÍNDICES DE RENTABILIDADE Caro aluno, você já sabe todo empresário ou investidor espera que o capital investido seja adequadamente

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com relação a conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade, julgue os itens que se seguem. 51 Auxiliar um governo no processo de fiscalização tributária é uma das finalidades

Leia mais

AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA CILOTTI, CLARISSA REIS SILVA

AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA CILOTTI, CLARISSA REIS SILVA TÍTULO: MODELOS DE QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA

Leia mais

Elementos Operacionais e Não Operacionais nas Demonstrações Contábeis

Elementos Operacionais e Não Operacionais nas Demonstrações Contábeis Elementos Operacionais e Não Operacionais nas Demonstrações Contábeis Autoria: Clóvis Luís Padoveze Resumo As demonstrações publicadas de acordo com o formato aprovado pelos órgãos regulatórios, tanto

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA: UM INSTRUMENTO AO PROCESSO DECISÓRIO

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA: UM INSTRUMENTO AO PROCESSO DECISÓRIO DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA: UM INSTRUMENTO AO PROCESSO DECISÓRIO Priscila Rubbo 1 Paulo Roberto Pegoraro 2 Resumo: O demonstrativo do fluxo de caixa tem como finalidade a projeção das entradas e saídas

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Graduação em Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Graduação em Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Graduação em Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria Aline Fernanda de Oliveira Castro Michelle de Lourdes Santos A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

Leia mais

VARIAÇÕES DE PREÇOS NOS ESTOQUES E SEUS IMPACTOS NO FLUXO DE CAIXA DE EMPRESAS COMERCIAIS

VARIAÇÕES DE PREÇOS NOS ESTOQUES E SEUS IMPACTOS NO FLUXO DE CAIXA DE EMPRESAS COMERCIAIS VARIAÇÕES DE PREÇOS NOS ESTOQUES E SEUS IMPACTOS NO FLUXO DE CAIXA DE EMPRESAS COMERCIAIS Barbieri, Geraldo* Kume, Ricardo* Seidel, André* *Faculdade de Economia e Administração. Universidade de São Paulo

Leia mais

Previsão da Necessidade de Capital de Giro utilizando os preceitos do Modelo de Entrada- Saída de Leontief

Previsão da Necessidade de Capital de Giro utilizando os preceitos do Modelo de Entrada- Saída de Leontief Previsão da Necessidade de Capital de Giro utilizando os preceitos do Modelo de Entrada- Saída de Leontief Adriano Antonio Nuintin Andréa Salvi Carlos Alberto Grespan Bonacim Evandro Marcos Saidel Ribeiro

Leia mais

Demonstrações Financeiras Externas

Demonstrações Financeiras Externas P A R T E I D e m o n s t r a ç õ e s F i n a n c e i r a s p a r a G e r e n t e s 16 C A P Í T U L O 2 Demonstrações Financeiras Externas O que o mundo sabe sobre sua empresa As demonstrações financeiras

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO Olá, pessoal! Hoje trago uma aula sobre a Demonstração do Valor Adicionado DVA, que foi recentemente tornada obrigatória para as companhias abertas pela Lei 11.638/07, que incluiu o inciso V ao art. 176

Leia mais

ÍNDICES FINANCEIROS E LUCRATIVIDADE - UM ESTUDO DOS ÍNDICES DE RENTABILIDADE

ÍNDICES FINANCEIROS E LUCRATIVIDADE - UM ESTUDO DOS ÍNDICES DE RENTABILIDADE 1 ÍNDICES FINANCEIROS E LUCRATIVIDADE - UM ESTUDO DOS ÍNDICES DE RENTABILIDADE Giselle Damasceno da Silva Graduanda em Ciências Contábeis pela UFPA RESUMO Este estudo, parte da necessidade de utilização

Leia mais

Análise Econômico-Financeira

Análise Econômico-Financeira Universidade Federal do Pará Curso de Ciências Contábeis Departamento de Contabilidade Análise Econômico-Financeira Gilvan Pereira Brito 0301007601 Belém-Pará 2007 1 Universidade Federal do Pará Curso

Leia mais

Obrigações. Fornecedores 45.000. Salários a pagar 75.000. Impostos a recolher 20.000. Patrimônio Líquido. Capital Social 100.000. Reservas 30.

Obrigações. Fornecedores 45.000. Salários a pagar 75.000. Impostos a recolher 20.000. Patrimônio Líquido. Capital Social 100.000. Reservas 30. Você acessou como Administrador Usuário (Sair) Info Resultados Visualização prévia Modificar Visualização prévia de Contabilidade Geral Iniciar novamente 1 Considerando: I- A contabilidade estuda e controla

Leia mais

Análise das Demonstrações financeiras

Análise das Demonstrações financeiras Estrutura de Capitais A empresa pode contar com duas fontes de recursos: Capital Próprio; São recursos aplicados na empresa pelos sócios, ou gerados pelo resultado das operações ( lucros e reservas) CAPITAL

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I BALANÇO PATRIMONIAL 2 CONCEITO É a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, o Patrimônio e o Patrimônio Líquido

Leia mais

Fundamentos Decifrados de Contabilidade

Fundamentos Decifrados de Contabilidade 1 Resultado... 1 1.1 Receitas... 1 1.2 Despesas... 3 1.3 Ajustes... 6 2 Os conceitos de capital e de manutenção do capital... 7 1 Resultado O resultado é a medida mais utilizada para aferir a performance

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade !" $%&!" #$ "!%!!&$$!!' %$ $(%& )* &%""$!+,%!%!& $+,&$ $(%'!%!-'"&!%%.+,&(+&$ /&$/+0!!$ & "!%!!&$$!!' % $ $(% &!)#$ %1$%, $! "# # #$ &&$ &$ 0&$ 01% & $ #$ % & #$&&$&$&* % %"!+,$%2 %"!31$%"%1%%+3!' #$ "

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA , UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar II PIM II RECURSOS HUMANOS 2º semestre, turmas ingressantes em Agosto. São Paulo 2011 1 PIM

Leia mais

ANÁLISE DE INDICADORES FINANCEIROS E A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINANCEIRO

ANÁLISE DE INDICADORES FINANCEIROS E A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINANCEIRO ANÁLISE DE INDICADORES FINANCEIROS E A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINANCEIRO Potenciais interessados na análise Sócios/acionistas: extraem da análise das demonstrações financeiras os dados necessários para

Leia mais

CONTABILIDADE BÁSICA

CONTABILIDADE BÁSICA CONTABILIDADE BÁSICA Professora M. Sc. Crísley do Carmo Dalto Graduação em Ciências Contábeis (UFES) Especialista em Contabilidade Gerencial (UFES) Mestre em Ciências Contábeis- Contabilidade Gerencial

Leia mais

Boletim. Contabilidade Internacional. Manual de Procedimentos

Boletim. Contabilidade Internacional. Manual de Procedimentos Boletim Manual de Procedimentos Contabilidade Internacional Custos de transação e prêmios na emissão de títulos e valores mobiliários - Tratamento em face do Pronunciamento Técnico CPC 08 - Exemplos SUMÁRIO

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira MÓDULO 6: DECISÕES DE FINANCIAMENTO A CURTO PRAZO Nossa experiência, após centenas de demonstrações financeiras examinadas, sinaliza que as empresas entram num cenário de dificuldades

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cespe Cebraspe FUB2015 Aplicação: 2015 Julgue os itens a seguir, com relação aos fatos descritos e seus efeitos nas demonstrações contábeis, elaboradas conforme a Lei n.º 6.404/1976

Leia mais

Aula 2 - Técnicas contábeis e Demonstrações Financeiras. Prof Adelino Correia

Aula 2 - Técnicas contábeis e Demonstrações Financeiras. Prof Adelino Correia Tema: Técnicas Contábeis e Demonstrações Financeiras MATERIAL DE APOIO - ENVIADO PELO PROFESSOR Índice 1. Síntese Técnicas Contábeis e Demonstrações Financeiras 2. Simulado 3. Gabarito Aula 2 - Técnicas

Leia mais

ASPECTOS CONCEITUAIS OBJETIVOS planejamento tomada de decisão

ASPECTOS CONCEITUAIS OBJETIVOS planejamento tomada de decisão FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERENCIAL PROFESSOR: JOSÉ DE JESUS PINHEIRO NETO ASSUNTO: REVISÃO CONCEITUAL EM CONTABILIDADE DE CUSTOS ASPECTOS CONCEITUAIS A Contabilidade de

Leia mais

2.1. Referencial Histórico sobre o Modelo Tradicional de Liquidez

2.1. Referencial Histórico sobre o Modelo Tradicional de Liquidez 18 2 Modelo de Liquidez Este capitulo tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica do referencial histórico dos modelos de avaliação empresarial por meio da utilização dos indicadores de liquidez

Leia mais

ANÁLISE DE BALANÇO DAS SEGURADORAS. Contabilidade Atuarial 6º Período Curso de Ciências Contábeis

ANÁLISE DE BALANÇO DAS SEGURADORAS. Contabilidade Atuarial 6º Período Curso de Ciências Contábeis ANÁLISE DE BALANÇO DAS SEGURADORAS Contabilidade Atuarial 6º Período Curso de Ciências Contábeis Introdução As empresas de seguros são estruturas que apresentam características próprias. Podem se revestir

Leia mais

CONCEITO BALANÇO PATRIMONIAL 24/8/2012. Renato Tognere Ferron

CONCEITO BALANÇO PATRIMONIAL 24/8/2012. Renato Tognere Ferron BALANÇO PATRIMONIAL Renato Tognere Ferron CONCEITO É a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, o Patrimônio e o Patrimônio Líquido da Entidade.

Leia mais

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS ANA BEATRIZ DALRI BRIOSO¹, DAYANE GRAZIELE FANELLI¹, GRAZIELA BALDASSO¹, LAURIANE CARDOSO DA SILVA¹, JULIANO VARANDAS GROPPO². 1 Alunos do 8º semestre

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

AVALIAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Unidade III AVALIAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Walter Dominas Conteúdo da unidade III 1) Fixaçao dos Indices Padrões Elaboração dos índices padrões Comparação com os índices padrões 2) Análise

Leia mais

ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE

ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE! O que é Necessidade de Capital de Giro (NCG)! Como se determina a NCG! Reclassificação das contas do Ativo e Passivo Circulante! Causas das variações da NCG Autores: Francisco

Leia mais

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO! O que é diferimento?! Casos que permitem a postergação do imposto.! Diferimento da despesa do I.R.! Mudança da Alíquota ou da Legislação. Autores: Francisco

Leia mais

mhtml:file://c:\documents and Settings\6009\Meus documentos\glossário DE T...

mhtml:file://c:\documents and Settings\6009\Meus documentos\glossário DE T... Page 1 of 6 Portal de Obras Legislação Guias e Cursos Downloads GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS Compilado pela Equipe do Portal de Contabilidade AMORTIZAÇÃO: Representa a conta que registra a diminuição

Leia mais

Relatório dos auditores independentes. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2014 e 2013

Relatório dos auditores independentes. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 Relatório dos auditores independentes Demonstrações contábeis MAA/MFD/YTV 2547/15 Demonstrações contábeis Conteúdo Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis Balanços patrimoniais

Leia mais

COMO CONVERTER DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS BRASILEIRAS PARA A MOEDA AMERICANA (FAS 52)

COMO CONVERTER DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS BRASILEIRAS PARA A MOEDA AMERICANA (FAS 52) COMO CONVERTER DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS BRASILEIRAS PARA A MOEDA AMERICANA (FAS 52)! As principais diferenças entre as normas contábeis brasileiras e americanas (US GAAP)! As taxas de conversão a serem

Leia mais

ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA DA EMPRESA BOMBRIL S.A.

ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA DA EMPRESA BOMBRIL S.A. Universidade Federal do Pará Centro: Sócio Econômico Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Análise de Demonstrativos Contábeis II Professor: Héber Lavor Moreira Aluno: Roberto Lima Matrícula:05010001601

Leia mais

Unidade II. Unidade II

Unidade II. Unidade II Unidade II REESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA NAS ORGANIZAÇÕES Neste módulo, estudaremos como ocorre a reestruturação financeira nas empresas, apresentando um modelo de planejamento de revitalização, com suas características

Leia mais

Unidade III. Existe uma técnica própria para a construção de padrões para a Análise de Balanços, e tal se encontra neste capítulo.

Unidade III. Existe uma técnica própria para a construção de padrões para a Análise de Balanços, e tal se encontra neste capítulo. Unidade III FIXAÇÃO DOS ÍNDICES PADRÕES Matarazzo (08) afirma: A Análise de Balanços através de índices só adquire consistência e objetividade quando os índices são comparados com padrões, pois, do contrário,

Leia mais

ATIVIDADE ESTRUTURADA

ATIVIDADE ESTRUTURADA ATIVIDADE ESTRUTURADA Disciplina: Análise das Demonstrações Financeiras Curso: Administração Prof.: Marcelo Valverde Período: 5º Pontos: de 0 a 2,0p AV1 Pede-se: 1) A análise financeira se utiliza de dois

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS PROF. Msc. JOSÉ VICENTE CAMPINAS - SP 2009 2 ANÁLISE

Leia mais

CONTROLES FINANCEIROS

CONTROLES FINANCEIROS 40 CONTROLES FINANCEIROS 1 A série SAIBA MAIS esclarece as dúvidas mais frequentes dos empresários atendidos pelo SEBRAE nas mais diversas áreas: organização empresarial, finanças, marketing, produção,

Leia mais

ÍNDICES DE LUCRATIVIDADE E DESEMPENHO: IMPORTANTES FERRAMENTAS PARA ANÁLISE FINANCEIRA DA EMPRESA

ÍNDICES DE LUCRATIVIDADE E DESEMPENHO: IMPORTANTES FERRAMENTAS PARA ANÁLISE FINANCEIRA DA EMPRESA ÍNDICES DE LUCRATIVIDADE E DESEMPENHO: IMPORTANTES FERRAMENTAS PARA ANÁLISE FINANCEIRA DA EMPRESA KELLY RIBEIRO DE SOUZA Graduanda do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará. kellysouza@oi.com.br

Leia mais

Vamos à prova: Analista Administrativo ANEEL 2006 ESAF

Vamos à prova: Analista Administrativo ANEEL 2006 ESAF Pessoal, hoje trago a prova que a ESAF realizou recentemente para o concurso de Analista da ANEEL. A prova é interessante, pois houve várias questões mal formuladas, mas que não foram anuladas pela Banca.

Leia mais

CPF DO CANDIDATO (A): DATA: 17/11/2014. NOME DO CANDIDATO (A): PROVA ESCRITA

CPF DO CANDIDATO (A): DATA: 17/11/2014. NOME DO CANDIDATO (A): PROVA ESCRITA CPF DO CANDIDATO (A): DATA: 17/11/2014. NOME DO CANDIDATO (A): PROVA ESCRITA Processo Seletivo para Curso de Especialização em Controladoria e Finanças Edital nº 04/2014 INSTRUÇÕES: A prova é individual,

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Adquira esta e outras aulas em www.acheiconcursos.com.br CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO DA RECEITA FEDERAL

CONTABILIDADE GERAL. Adquira esta e outras aulas em www.acheiconcursos.com.br CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO DA RECEITA FEDERAL CONTABILIDADE GERAL Adquira esta e outras aulas em www.acheiconcursos.com.br AULA Nº 1: Resolução da prova de Contabilidade Geral do TRF-2000 CONTABILIDADE GERAL CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO DA RECEITA

Leia mais

Curso: Ciências Contábeis. Disciplina: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Entrega dia 30 de Novembro

Curso: Ciências Contábeis. Disciplina: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Entrega dia 30 de Novembro Faculdade Atenas Maranhense - FAMA Professor: Esp. CLEIDIANA SACCHETTO Curso: Ciências Contábeis. Disciplina: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Entrega dia 30 de Novembro DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO CENTRO-SUL FUNDASUL CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Contabilidade Gerencial PROFESSOR - PAULO NUNES

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO CENTRO-SUL FUNDASUL CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Contabilidade Gerencial PROFESSOR - PAULO NUNES FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO CENTRO-SUL FUNDASUL CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Contabilidade Gerencial PROFESSOR - PAULO NUNES 1 1. Conceito e caracterização CONTABILIDADE GERENCIAL A Contabilidade

Leia mais

Questões de Concursos Tudo para você conquistar o seu cargo público www.qconcursos.com ]

Questões de Concursos Tudo para você conquistar o seu cargo público www.qconcursos.com ] 01 - Q223454A contabilidade foi definida no I Congresso Brasileiro de Contabilidade como: a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração

Leia mais

Lista de Exercícios ENADE

Lista de Exercícios ENADE Curso: ADMINISTRAÇÃO Data: Goiânia 15/09/2012 Disciplina: Contabilidade Geral Turma: ADM 03 Turno: Noturno Carga Horária: 72 Professor: Esp. Erik Silva. Lista de Exercícios ENADE Exercício n.01 (IRB-2004-ESAF)

Leia mais

Tópicos Especiais de Análise de Balanços

Tópicos Especiais de Análise de Balanços Tópicos Especiais de Análise de Balanços 1- ECONÔMICO X FINANCEIRO Talvez não existam palavras mais empregadas no mundo dos negócios do que econômico e financeiro. Econômico: Refere-se a lucro, no sentido

Leia mais

Proposta de apresentação das Demonstrações Contábeis

Proposta de apresentação das Demonstrações Contábeis Revista UNIFESO Humanas e Sociais Vol. 1, n. 1, 2014, pp. 35-44. Proposta de apresentação das Demonstrações Contábeis pelos critérios de avaliação econômica e a preços de mercado Clóvis Luís Padoveze 1

Leia mais

Contas. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN 9788502065901

Contas. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN 9788502065901 Contas 2.1. Conceito Na sua linguagem cotidiana, o que representa a palavra conta? Você poderá responder: Uma operação aritmética de soma, subtração, multiplicação ou divisão; A conta de água e esgoto,

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA GERAL OTG 1000, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015

ORIENTAÇÃO TÉCNICA GERAL OTG 1000, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015 ORIENTAÇÃO TÉCNICA GERAL OTG 1000, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015 Aprova a OTG 1000 que dispõe sobre modelo contábil para microempresa e empresa de pequeno porte O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Texto para as questões de 31 a 35 conta saldo despesa de salários 10 COFINS a recolher 20 despesas de manutenção e conservação 20 despesa de depreciação 20 PIS a recolher 30 despesas

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL / composição 1

BALANÇO PATRIMONIAL / composição 1 BALANÇO PATRIMONIAL / composição 1 ATIVO CIRCULANTE Compreende contas que estão constantemente em giro, sua conversão em moeda corrente ocorrerá, no máximo, até o próximo exercício social. As contas devem

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL E GERENCIAL

CONTABILIDADE GERAL E GERENCIAL CONTABILIDADE GERAL E GERENCIAL AULA 06: ANÁLISE E CONTROLE ECONÔMICO- FINANCEIRO TÓPICO 01: ANÁLISE POR ÍNDICES Fonte (HTTP://WWW.FEJAL.BR/IMAGES/CURS OS/CIENCIASCONTABEIS.JPG) ANÁLISE POR INTERMÉDIO

Leia mais

Unidade II CONTABILIDADE. Prof. Jean Cavaleiro

Unidade II CONTABILIDADE. Prof. Jean Cavaleiro Unidade II CONTABILIDADE Prof. Jean Cavaleiro Objetivo Conhecer a estrutura do balanço patrimonial: ativo; passivo. Conhecer a estrutura do DRE. Conhecer a estrutura do DFC: direto; indireto. Balanço patrimonial

Leia mais

1º CASO Cia. INVESTIDORA S.A.

1º CASO Cia. INVESTIDORA S.A. 1º CASO Cia. INVESTIDORA S.A. O quadro a seguir apresenta o Balancete de Verificação da Cia. Investidora S.A. em 31/12/X1. Contas Saldo ($) Contas Saldo ($) Depósitos Bancários 182.000 Financiamentos L.

Leia mais

CONTABILIDADE BÁSICA

CONTABILIDADE BÁSICA CONTABILIDADE BÁSICA RESUMIDA on line http://www.grupoempresarial.adm.br 8/5/2014 21:32 Página 1 de 12 PARTE 1 / ASPECTOS TEÓRICOS INICIAIS Conteúdo sinótico 1. Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade

Leia mais

APOSTILA DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS POR ÍNDICES PADRONIZADOS

APOSTILA DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS POR ÍNDICES PADRONIZADOS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS PROGRAMA DE EXTENSÃO: CENTRO DE DESENVOLVIMENTO EM FINANÇAS PROJETO: CENTRO DE CAPACITAÇÃO

Leia mais

A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EMPRESARIAL

A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EMPRESARIAL A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EMPRESARIAL Gestão Empresarial Márlio Lúcio Ribeiro Gomes Coorientador: Prof. Evânio de Carvalho Cruz Universidade do Vale do Sapucaí RESUMO Este trabalho tem

Leia mais

Instituto Odeon - Filial Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2012 e relatório de revisão dos auditores independentes

Instituto Odeon - Filial Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2012 e relatório de revisão dos auditores independentes Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de e relatório de revisão dos auditores independentes Relatório de revisão dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras Aos Administradores

Leia mais

Demonstrações Contábeis

Demonstrações Contábeis Demonstrações Contábeis Resumo Demonstrações contábeis são informações e dados que as empresas oferecem ao fim de cada exercício, com a finalidade de mostrar aos acionistas, ao governo e todos os interessados,

Leia mais

Aula 2 Contextualização

Aula 2 Contextualização Planejamento Financeiro Aula 2 Contextualização Profa. Claudia Abramczuk Definição da quantidade de capital para investimento Movimentações financeiras constituem o patrimônio da empresa O bom planejamento

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ Prof.º Alexandre Schuster Apostila - 3 8. APURAÇÃO DO RESULTADO CONTABILIDADE A cada exercício social (normalmente um ano) a empresa deve apurar o resultado dos seus negócios. Para saber se obteve lucro

Leia mais

Contabilidade Geral e Avançada Correção da Prova AFRFB 2009 Gabarito 1 Parte 1 Prof. Moraes Junior CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA

Contabilidade Geral e Avançada Correção da Prova AFRFB 2009 Gabarito 1 Parte 1 Prof. Moraes Junior CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA 1. O Conselho Federal de Contabilidade, considerando que a evolução ocorrida na área da Ciência Contábil reclamava a atualização substantiva e adjetiva de seus princípios,

Leia mais

Básico Fiscal. Contabilidade Avançada. Módulo 1. 20 Exercícios de Apoio. Prof. Cláudio Cardoso

Básico Fiscal. Contabilidade Avançada. Módulo 1. 20 Exercícios de Apoio. Prof. Cláudio Cardoso Básico Fiscal Contabilidade Avançada Módulo 1 20 Exercícios de Apoio Prof. Cláudio Cardoso 1. (Analista CVM/2003 FCC Adaptada) A Cia. Omega comprou, à vista, ações representativas de 20% do capital votante

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA « CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «21. O sistema de intermediação financeira é formado por agentes tomadores e doadores de capital. As transferências de recursos entre esses agentes são

Leia mais

A IMPORTÃNCIA DO CAPITAL DE GIRO E ALGUMAS SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA DE CAPITAL DE GIRO

A IMPORTÃNCIA DO CAPITAL DE GIRO E ALGUMAS SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA DE CAPITAL DE GIRO A IMPORTÃNCIA DO CAPITAL DE GIRO E ALGUMAS SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA DE CAPITAL DE GIRO Este artigo cientifico, apresenta de maneira geral e simplificada, a importância do capital de giro para as empresas,

Leia mais

Demonstrações Financeiras Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM

Demonstrações Financeiras Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM Demonstrações Financeiras Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM Demonstrações financeiras Índice Relatório dos auditores independentes... 1 Demonstrações financeiras auditadas

Leia mais

Análise demonstrações financeiras instrumento de grande utilidade; Previsão de insolvência; Análise de informação objetiva do desempenho.

Análise demonstrações financeiras instrumento de grande utilidade; Previsão de insolvência; Análise de informação objetiva do desempenho. 1. Histórico Análise de Balanço: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Uérito Cruz Na década de 30, surgiu dentro da empresa Du Pont, de Nemours, um modelo de análise da rentabilidade de empresa que

Leia mais

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 5 INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 1.1 Processo de decisão de orçamento de capital A decisão de investimento de longo prazo é a decisão financeira mais

Leia mais

ANÁLISE FINANCEIRA DE BALANÇO FINANCEIRO DA EMPRESA COCAMAR - COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DE MARINGÁ RESUMO

ANÁLISE FINANCEIRA DE BALANÇO FINANCEIRO DA EMPRESA COCAMAR - COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DE MARINGÁ RESUMO ISSN 1807-6467 ANÁLISE FINANCEIRA DE BALANÇO FINANCEIRO DA EMPRESA COCAMAR - COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DE MARINGÁ RESUMO O mercado muda a um ritmo acelerado. Com a globalização, tendências que antes eram

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA (TRV) 2ª ETAPA EDITAL 02/2015-COPESE DATA: 08/02/2015. HORÁRIO: das 09 às 12 horas

CADERNO DE QUESTÕES PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA (TRV) 2ª ETAPA EDITAL 02/2015-COPESE DATA: 08/02/2015. HORÁRIO: das 09 às 12 horas Realização: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CADERNO DE QUESTÕES PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA (TRV) 2ª ETAPA EDITAL 02/2015-COPESE CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Leia mais

Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC. Renato Tognere Ferron

Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC. Renato Tognere Ferron Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC Renato Tognere Ferron Relatórios Contábeis Relatórios Contábeis Obrigatórios Exigidos pela Lei das Sociedades por ações Sociedade Anônima Deverão ser publicados Ltdas.

Leia mais

se o tratamento foi adequado, ficaremos curados e felizes por termos solucionado a doença que estava nos prejudicando. No campo empresarial a

se o tratamento foi adequado, ficaremos curados e felizes por termos solucionado a doença que estava nos prejudicando. No campo empresarial a Gestão Financeira Quando temos problemas de saúde procuramos um médico, sendo ele clínico geral ou especialista, conforme o caso. Normalmente, selecionamos um médico bastante conhecido e com boas referências

Leia mais

AS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AOS INDICADORES ECONÔMICO- FINANCEIROS: IMPORTANTE CONHECIMENTO NAS TOMADAS DE DECISÕES.

AS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AOS INDICADORES ECONÔMICO- FINANCEIROS: IMPORTANTE CONHECIMENTO NAS TOMADAS DE DECISÕES. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ UFPA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS AS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AOS INDICADORES ECONÔMICO- FINANCEIROS: IMPORTANTE CONHECIMENTO

Leia mais

Aulas 13 e 14 BALANÇO PATRIMONIAL

Aulas 13 e 14 BALANÇO PATRIMONIAL Aulas 13 e 14 Prof. José Antônio B. Xavier Exigência Legal: O Balanço Patrimonial é previsto pela lei 6.404/76 e suas alterações como uma demonstração financeira obrigatória a ser apresentada ao final

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

PLANEJAR, ELABORAR E CUMPRIR METAS

PLANEJAR, ELABORAR E CUMPRIR METAS PLANEJAR, ELABORAR E CUMPRIR METAS Fernanda Micaela Ribeiro Theiss Prof. Ademar Lima Júnior Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB 561) 14/05/2012 RESUMO

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1) Considere os demonstrativos a seguir: Balanço Patrimonial em 31.12.2011 Ativo Passivo Ativo Circulante R$ 252.000,00 Passivo Circulante R$ 168.000,00 Ativo Imobilizado R$ 348.000,00

Leia mais

Analise Financeira ou de Balanço

Analise Financeira ou de Balanço ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. EDENISE Analise Financeira ou de Balanço Avaliação da Situação da Empresa em seus

Leia mais

OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Gestão Financeira O Principal: OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Maximizar a riqueza dos proprietários da empresa (privado). Ou a maximização dos recursos (público). rentabilidade - retorno sobre o

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 3 Gestão de capital de giro Introdução Entre as aplicações de fundos por uma empresa, uma parcela ponderável destina-se ao que, alternativamente, podemos chamar de ativos correntes, ativos circulantes,

Leia mais

FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO

FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO relatório de contas 2 FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS 3 4 FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS POR NATUREZAS DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

Leia mais

Revista Contabilidade & Amazônia. Fluxo de Caixa como Ferramenta de Gestão Financeira para Microempresas

Revista Contabilidade & Amazônia. Fluxo de Caixa como Ferramenta de Gestão Financeira para Microempresas Revista Contabilidade & Amazônia Disponível em http://www.contabilidadeamazonia.com.br/ Revista Contabilidade & Amazônia, Sinop, v. 1, n. 1, art. 1, pp. 1-7, Jan./Dez. 2008 Fluxo de Caixa como Ferramenta

Leia mais

GILBERTO PRADO SILVANO ROSANGELA CRISTINA BARRETO SILVA JANETE APARECIDA DOS SANTOS SOLA

GILBERTO PRADO SILVANO ROSANGELA CRISTINA BARRETO SILVA JANETE APARECIDA DOS SANTOS SOLA 0 GILBERTO PRADO SILVANO ROSANGELA CRISTINA BARRETO SILVA JANETE APARECIDA DOS SANTOS SOLA O ORÇAMENTO E A DFC COMO INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E CONTROLE FINANCEIRO DAS ORGANIZAÇÕES Londrina

Leia mais

Prof. Me. Alexandre Saramelli. Unidade III ESTRUTURA DAS

Prof. Me. Alexandre Saramelli. Unidade III ESTRUTURA DAS Prof. Me. Alexandre Saramelli Unidade III ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Estrutura das demonstrações contábeis Dividida em quatro Unidades: Unidade I 1. Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados

Leia mais

Turno/Horário Noturno PROFESSOR: Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº

Turno/Horário Noturno PROFESSOR: Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº Disciplina Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS TURMA 6º CCN Turno/Horário Noturno PROFESSOR: Salomão Dantas Soares AULA Apostila

Leia mais

UNIDADE 1 ESTÁTICA PATRIMONIAL Aula 01 Introdução - A linguagem da contabilidade

UNIDADE 1 ESTÁTICA PATRIMONIAL Aula 01 Introdução - A linguagem da contabilidade UNIDADE 1 ESTÁTICA PATRIMONIAL Aula 01 Introdução - A linguagem da contabilidade Professora M. Sc. Crísley do Carmo Dalto Graduação em Ciências Contábeis (UFES) Especialista em Contabilidade Gerencial

Leia mais

6/8/2012. Contabilidade Intermediária. Aula 1 Apuração do Resultado do Exercício. Objetivos. Objetivos. Profa. Ma. Simone Maria Menezes Dias

6/8/2012. Contabilidade Intermediária. Aula 1 Apuração do Resultado do Exercício. Objetivos. Objetivos. Profa. Ma. Simone Maria Menezes Dias Contabilidade Intermediária Aula 1 Apuração do Resultado do Exercício Profa. Ma. Simone Maria Menezes Dias Objetivos Entender a sistemática do Balancete de Verificação. Utilizar o Balancete de Verificação

Leia mais

ANÁLISE DE INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS PARA FINS DE TOMADA DE DECISÕES: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S/A

ANÁLISE DE INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS PARA FINS DE TOMADA DE DECISÕES: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S/A ANÁLISE DE INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS PARA FINS DE TOMADA DE DECISÕES: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S/A José Jonas Alves Correia 4, Jucilene da Silva Ferreira¹, Cícera Edna da

Leia mais