OBJETIVO DO : FORMAÇÃO NAS MELHORES PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Apresentar o caderno;

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OBJETIVO DO : FORMAÇÃO NAS MELHORES PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Apresentar o caderno;"

Transcrição

1 IRAIR VALESAN (PMP)

2 OBJETIVO DO : FORMAÇÃO NAS MELHORES PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS Apresentar o caderno;

3 Exemplo de projetos bem sucedidos

4 O QUE SÃO MELHORES PRÁTICAS: Melhores práticas ou boas práticas é uma expressão que denomina as técnicas, processos, procedimentos, identificados como os melhores em termos de eficácia, eficiência e reconhecimento de valor, na realização de um conjunto de tarefas, devidamente agrupados ou integrados por um objetivo comum, GERENCIAMENTO DE PROJETOS.

5 Gerenciamento de Projetos é... Aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos.

6 Importância do Gerenciamento de projetos na organização. Orquestra sem Maestro ou não qualificado

7 Exemplo de projeto bem sucedido

8 PROJETO : É um esforço temporário, empreendido PARA CRIAR, um produto, serviço ou resultado único.

9

10 PPA: origem dos projetos Plano estratégico e Governo do Município 4 anos. Objetivos a serem alcançados pelo Município. Objetivos a serem alcançados por Secretaria. Orçamento por Secretaria. Programas por Secretaria. Ações e metas anuais e por PPA. Atividades/Serviços Continuados. Orçamento por Ações.

11 PPA: Exemplo Objetivo, Indicadores, Metas e Recursos

12 Objetivos do escritório de projetos Com visão estratégica, administra o portfólio de projetos da Prefeitura ou secretaria, implantar e monitorar a aplicação da metodologia de gerenciamento de projetos, monitorar projetos e gerar informações estratégicas, e ser responsável pelo aperfeiçoamento contínuo dos processos, metodologia, ferramentas e melhores práticas de gerenciamento de projetos.

13 Funções do Escritório de projetos Visão macro e estratégica da organização dos programas e projetos. Atuação na gestão de mudanças escopo, custo, tempo, restrições do projeto. Otimiza recursos organizacionais compartilhados. Responsável pela metodologia, report as partes interessadas, indicadores e métricas de gestão organizacionais e de projeto.

14 Principais funções do Escritório de Projetos Apoiar os gerentes de projetos; Gerenciamento de recursos compartilhados. Identificação e desenvolvimento de metodologia, melhores práticas e padrões de gerenciamento de projetos. Orientação, aconselhamento, treinamento e supervisão. Monitoramento da conformidade com os padrões, politicas e procedimentos e outros documentos compartilhados. Coordenação da comunicação entre projetos.

15 Um Projeto bem sucedido começa com: Entendimento claro do objetivo do Projeto; Definição do escopo; Ser determinado em relação a PRAZO. Conhecimento do negócio; Divisão do projeto em fases; Foco na fase de execução e visão de um todo; Monitoramento e controle eficaz; Conhecimento das melhores práticas de gestão; Metodologia de gestão de projetos adaptada.

16 Fases do Ciclo de vida do Projeto, Produto ou Serviço.

17 MACRO FLUXO DO PROCESSO DE PROJETOS

18 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO/BÁSICO DO PROJETO.

19 AVALIAÇÃO E VIABILIDADE DO PROJETO.

20 FASES DO PROJETO.

21 Projeto: Edificação de uma Escola. Fases do projeto. Arquitetura e aprovação Fundação Edificação Cobertura Acabamento

22 Projeto: Edificação de uma Escola. Fases do projeto/valor Planejado/Orçado. Arquitetura e aprovação Fundação Edificação Cobertura Acabamento 9.000, , , , ,00 Valor Planejado = ,00

23 FASES DO GERENCIAMENTO DO PROJETO.

24 FASES DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

25 PLANEJAMENTO DO PROJETO.

26 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PROJETO (não contemplado ou inadequado)

27 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PROJETO (não contemplado ou inadequado)

28 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PROJETO (não contemplado ou inadequado)

29 Em linhas gerais o Planejamento, estratégico e operacional contempla os seguintes pontos: Determina se os objetivos propostos para o projeto são viáveis e serão alcançados. Define previamente como o projeto será realizado. Prepara, organiza e estrutura um determinado objetivo. Constrói um referencial futuro. Planejamento em equipe. Considera o planejamento é iterativo e de elaboração progressiva. Aprende com lições aprendidas

30 Para se obter um bom resultado no Planejamento devemos: Planejar em grupo, diferentes ideias agrega valor. Estimular divergências de ideias e propostas. Estimular as pessoas para falar de problemas, riscos, dificuldades. Não espere somente posicionamentos elogiosos e positivos. O pessimista e o negativista também ajudam. Analisar as sugestões e definir por aquelas que aderem ao seu projeto. Orientar e estimular na equipe a automotivação e próatividade. Os extremos não são boas referencias.

31 Como Planejar o Gerenciamento do Cronograma? O planejamento do cronograma contempla mas não se limita aos seguintes itens: Definir qual ferramenta será utilizada para registrar as atividades e gerenciar o cronograma, (Ms-Project, Excel, outro). Definir quais informações são importantes no registro das atividades, descrição, datas, nome do recurso. Definir e destacar as entregas, agrupamentos de atividades, sequenciamento de atividades ou seja como será estruturado o cronograma. Periodicidade de atualização do cronograma e como será controlado. Regras para medição do desempenho das atividades, técnicas do valor agregado, variações de prazo etc.

32 MONITORAMENTO E CONTROLE DO PROJETO.

33 MONITORAMENTO E CONTROLAR O TRABALHO DO PROJETO? Este é o processo necessário para coletar, medir e disseminar informações sobre o desempenho do projeto e avaliar as medições e as tendências para efetuar melhorias no processo. Este processo inclui o monitoramento de riscos para garantir que os riscos sejam identificados no início, que o andamento seja relatado e que planos de risco adequados estejam sendo executados. O monitoramento inclui emissão de relatórios de andamento, medição do progresso e previsão. Os relatórios de desempenho fornecem informações sobre o desempenho do projeto em relação a escopo, cronograma, custo, recursos, qualidade e risco.

34 COMO REALIZAR O CONTROLE INTEGRADO DE MUDANÇAS? Controle Global das Mudanças é o processo responsável pela manutenção da integridade das linhas de base do plano do projeto, garantindo que o escopo obtido esteja em conformidade com as definições no plano de escopo e coordenando todas as mudanças nas outras áreas do projeto, tais como riscos, comunicações, qualidade. O plano de gerenciamento de projeto normalmente indica que toda e qualquer mudança de escopo solicitada deve ser registrada, analisada e levada a decisão do comitê gestor do projeto. Normalmente toda mudança gera custo e influencia no orçamento, no prazo, qualidade. 59

35 COMO MONITORAR E CONTROLAR O CRONOGRAMA? O controle do cronograma contempla mas não se limita aos seguintes itens: Analisar o cronograma com foco nos prazos e nos índices de controle gerados. Entender os motivos caso os prazos não tenham sido atendidos e/ou o valor agregado não seja tenha atendido a previsão. Que influencia no cronograma tem ou terão mudanças solicitadas. Atualizar relatório de desempenho e reportar as partes interessadas.

36 ÁREAS DE GERENCIAMENTO DO PROJETO.

37 Distribuição dos processos em áreas de conhecimento

38 GERENCIAMENTO DO ESCOPO.

39 GERENCIAMENTO DO ESCOPO GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO: Processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário para terminar o projeto com sucesso. O que faz parte e o que esta fora do projeto. Escopo do produto é representado pelas características e funções que caracterizam um produto, serviço ou resultado exclusivo. Escopo do projeto é o trabalho que deve ser realizado para desenvolver e entregar o produto ou serviço ou resultado.

40 COMO PLANEJAR O GERENCIAMENTO DO ESCOPO? O planejamento do escopo contempla mas não se limita aos seguintes itens: A definição do macro escopo do projeto foi desenvolvida na fase pré-projeto e cabe ao gerente de projetos complementar e detalhar em reuniões com as partes interessadas. Estas reuniões devem ser registradas em atas e deverão passar por aprovação das partes interessadas e pela equipe do projeto. O escopo do projeto será documentado através do MS Word, Excel e salvos no diretório do projeto do servidor da rede. Será de responsabilidade do gerente de projetos a avaliação do impacto das mudanças e possíveis alterações de escopo. Toda mudança deverá ser documentada e levadas a aprovação do comitê gestor do projeto. O controle do escopo será realizado pelo Gerente de Projetos e pelo Gerente de Programas através de reuniões formais e documentadas.

41 COMO VALIDAR O ESCOPO? Obter a aceitação formal das partes interessadas do escopo do projeto completo ou parcial se desenvolvido em fases e das entregas associadas. A validação do escopo do projeto inclui a revisão das entregas para garantir que cada uma delas foi terminada de forma satisfatória. O que foi feito é o que foi solicitado pelas partes interessadas?

42 COMO CONTROLAR O ESCOPO? A linha de base do escopo deve ser mantida ao longo de todo o projeto. Cabe ao Gerente de Projetos e ao Gerente de programas conduzir o trabalho de formas a coibir desvios. Mudanças podem ser necessárias e se solicitadas devem ser levadas ao conhecimento e aprovação do comitê gestor. O que esta sendo feito esta de acordo com o que foi solicitado?

43 GERENCIAMENTO DE CUSTOS.

44 GERENCIAMENTO DE CUSTOS Controlar custos e respeitar o orçamento

45 Componentes do Orçamento: Orçamento Somatório da linha de base de custos + Reservas de gerenciamento do projeto Reservas de gerenciamento Linha de base de custos Reservas de Contingência Pacotes de trabalho Custo estimado para riscos não qualificados do projeto Somatório do custo das atividades + reservas de contingencia Custo estimado de riscos conhecidos do projeto Somatório do custo calculado das atividades. Atividade 1 Atividade 2 Atividade n

46 COMO CONTROLAR E MONITORAR CUSTOS? Analisar as variações de custo e orçamento apresentadas pelos índices de controle definidos, gestão de valor agregado ou outros. Reportar ao comitê gestor do projeto os desvios de custo que estão fora da margem definida como aceitável. Sugerir medidas preventivas ou corretivas para corrigir ou evitar desvios na linha de base de custos. Analisar o custo das solicitações de mudança e encaminhar para aprovação do comitê gestor.

47 INDICADORES E GESTÃO DE VALOR AGREGADO.

48 INDICADORES. Os indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação de: Organizações; Programas; Projetos. Permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de mudança.

49 INDICADORES. Organizacionais (gerados por ações da organização): Taxa de mortalidade infantil, taxa de aprovação escolar no ensino fundamental, taxa de frequência escolar, Pontos de alagamento no período de chuva... Do Programa / projeto (específicos de projetos em andamento): Variação de prazos, custos, desempenho do projeto, riscos, orçamento.

50 O que é o Gerenciamento do valor agregado? O gerenciamento do valor agregado é um método usado para medição do desempenho dos projetos. Ele leva em consideração a linha de base do escopo, custo e tempo para formar a linha de base de medição do desempenho e assim ajudar a equipe de projeto a medir o desempenho e progresso do projeto e reportar os indicadores as partes interessadas.

51 Valores considerados no calculo do valor agregado? ORÇAMENTO: É o processo que possibilita antes do inicio do projeto estimar o valor que o projeto necessita para seu desenvolvimento. Valor Planejado: É o valor estimado que será necessário para executar uma determinada atividade, um componente do projeto ou fase do projeto. Valor Agregado: É a medida do trabalho executado em determinado momento expressa em termos do orçamento autorizado para tal trabalho. Custo Real: É o custo total incorrido na execução do trabalho que o Valor Agregado mediu.

52 VALOR AGREGADO EXERCÍCIO CONSTRUIR UM MURO CERCANDO UM TERRENO COM LADOS IGUAIS. (QUADRADO) ORÇAMENTO : 4.000,00 REAIS. PRAZO : 4 SEMANAS

53 VALOR AGREGADO EXERCÍCIO VP = 2.000,00 VP = 3.000,00 Custo real Medido 1.200,00 VP = 1.000,00 VP = ONT = 4.000,00 Valor agregado equivalente a 80% do trabalho planejado =800,00 reais.

54 INDICADORES DE DESEMPENHO A PARTIR DO VALOR AGREGADO. Variação de Prazos (cronograma); Variação de Custos; Índice de desempenho de Prazos; Índice de desempenho de Custos; Previsão de estimativa no término no ritmo orçado; Estimativa para terminar; Variação no término; Índice de desempenho para término; Análise de Variação, tendência e desempenho do valor agregado.

55 VALOR AGREGADO MEDIÇÃO DO DESEMPENHO VP = 2.000,00 Custo real Medido 1.200,00 VP = 1.000,00 VP = 3.000,00 Valor agregado equivalente a 80% do trabalho planejado =800,00 reais. VP = ONT = 4.000,00 VARIAÇÃO DE CUSTOS VC = VA CR VC = 800, ,00 VC = - 400,00 Variação de custo negativo indica gasto maior que o planejado. Justificativa : Gasto com material de construção acima do previsto, preço E desperdício.

56 VALOR AGREGADO MEDIÇÃO DO DESEMPENHO VP = 2.000,00 Custo real Medido 1.200,00 VP = 1.000,00 VP = 3.000,00 Valor agregado equivalente a 80% do trabalho planejado =800,00 reais. VP = ONT = 4.000,00 VARIAÇÃO DE CRONOGRAMA VCR = VA VP VCR = 800, ,00 VCR = - 200,00 Variação negativa indica atraso no cronograma. Justificativa : Pessoal não apresenta qualificação adequada. Definir se há tempo para qualificação ou substituir parte da equipe.

57 VALOR AGREGADO MEDIÇÃO DO DESEMPENHO VP = 2.000,00 Custo real Medido 1.200,00 VP = 1.000,00 VP = 3.000,00 Valor agregado equivalente a 80% do trabalho planejado =800,00 reais. VP = ONT = 4.000,00 Índice de desempenho de custos IDC = VA / CR IDC = 800,00 / 1.200,00 IDC = 0,66 Índice menor que 1. representa que estamos obtendo apenas 66 centavos para cada real investido.

58 VALOR AGREGADO MEDIÇÃO DO DESEMPENHO VP = 2.000,00 Custo real Medido 1.200,00 VP = 1.000,00 VP = 3.000,00 Valor agregado equivalente a 80% do trabalho planejado =800,00 reais. VP = ONT = 4.000,00 Índice de desempenho de prazos IDP = VA / VP IDP = 800,00 / 1.000,00 IDP = 0,8 Índice menor que 1 (ruim). representa que estamos progredindo apenas 80% da taxa planejada.

59 VALOR AGREGADO MEDIÇÃO DO DESEMPENHO VP = 2.000,00 Custo real Medido 1.200,00 VP = 1.000,00 VP = 3.000,00 Valor agregado equivalente a 80% do trabalho planejado =800,00 reais. VP = ONT = 4.000,00 Estimativa no termino ENT = CR + (ONT VA) ENT = 1.200,00 + (4.000,00 800,00) ENT = 4.400,00 Estimativa de custos no termino do projeto é maior que o valor orçado.

60 VALOR AGREGADO MEDIÇÃO DO DESEMPENHO VP = 2.000,00 Custo real Medido 1.200,00 VP = 1.000,00 VP = 3.000,00 Valor agregado equivalente a 80% do trabalho planejado =800,00 reais. VP = ONT = 4.000,00 Estimativa para terminar EPT = ENT CR EPT = 4.400, ,00 EPT = 3.200,00 Quanto mais o projeto custará a partir desta medição.

61 VALOR AGREGADO MEDIÇÃO DO DESEMPENHO VP = 2.000,00 Custo real Medido 1.200,00 VP = 1.000,00 VP = 3.000,00 Valor agregado equivalente a 80% do trabalho planejado =800,00 reais. VP = ONT = 4.000,00 Índice de desempenho ativa para termino IDPT = ONT VA / ONT - VP IDPT = 3.200,00 / 3.000,00 IDPT = 1.06 Esta formula responde a seguinte pergunta: Para permanecermos dentro do orçamento qual taxa deveremos manter o trabalho restante.

62 15,00 VALOR AGREGADO MEDIÇÃO DO DESEMPENHO VP = 2.000,00 Custo real Medido 1.200,00 VP = 1.000,00 VP = 3.000,00 Valor agregado equivalente a 80% do trabalho planejado =800,00 reais. VP = ONT = 4.000,00 Variação no termino VNT = ONT ENT VNT = 4.000, ,00 VNT = -400,00 Variação no término negativa indica o quanto iremos gastar a mais Para concluir o projeto.

63 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES. Saber falar é importante mas saber ouvir é fundamental.

64 ABRANGENCIA DA COMUNICAÇÃO (projetos). Interna ao projeto (partes interessadas). Organizacional (gestão de mudanças). Pública (mídia e público geral, fornecedores).

65 TIPOS DE COMUNICAÇÃO (projetos). FORMAL (escrita). Definir o canal que formaliza a comunicação. , Atas de reunião, Memorandos, outros documentos... INFORMAL. Informação espontânea, não escrita. Telefone, conversa de corredor,...

66 COMUNICAÇÃO EFICAZ CONTEMPLA. Formalização da Comunicação. Mensagem clara e focada no objetivo do projeto. Certificar-se de que a mensagem foi recebida e entendida. Ser redundante, repetir a mensagem se necessário. Utilizar uma linguagem adequada ao receptor para evitar barreiras (palavras técnicas, gírias, valores, crenças). Saber ouvir. Ter equilíbrio. Postura adequada e respeitosa nas reuniões. Falar e ouvir. Contribuir e aceitar contribuições. Emissor e receptor motivados e interessados no assunto.

67 Habilidades de comunicação: Escutar ativamente e de modo eficaz. Perguntar discutindo ideias e situações para assegurar um entendimento melhor. Educar a fim de aumentar o conhecimento da equipe. Levantar dados para identificar ou confirmar informações. Negociar para conseguir acordos mutuamente aceitáveis entre as partes. Solucionar conflitos para evitar impactos negativos. Negociar e conseguir acordos aceitáveis entre as partes. Orientar para melhorar o desempenho e alcançar os resultados esperados pelo projeto.

68 PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES

69 PLANEJAMENTO DO GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES Requisitos de informações das partes interessadas. Definir quem precisa e de quais informações e quem esta autorizado a acessar tais informações. Quando as informações serão necessárias. Onde as informações devem ser armazenadas. O formato em que as informações devem ser armazenadas. Como as informações podem ser recuperadas. Intervalo de tempo e frequência que as informações devem ser distribuídas. Pessoa responsável por comunicar as informações. Métodos e tecnologia utilizados para transmitir as informações, s, word, excel, Power Point.

70 RELATÓRIO DE DESEMPENHO DO PROJETO. PROGRESSO PROBLEMA - PLANOS Análise do desempenho anterior. Análise de previsões do projeto (tempo, custo..). Situação atual dos riscos. Trabalho concluído durante o período. Trabalho a ser concluído no próximo período. Entregáveis do período. Resumo de mudanças aprovadas no período. Progresso do cronograma. Outras informações relevantes.

71 Relatar o desempenho do projeto é importante para: Entender e comunicar o andamento e o desempenho do projeto; Corrigir os desvios em relação as linhas de base (escopo, custo, tempo); Prever os resultados do projeto; Avaliar riscos do projeto; Verificar como os recursos estão sendo usados.

72 A informação adequada posiciona e prevê ações futuras: O projeto esta atrasado e custo maior que o planejado em 5% mas será revertido nos próximos 2 meses com as seguintes ações... O projeto hoje esta em dia mas há uma expectativa de atraso para os próximos meses em função de que não estamos encontrando o produto x..., estamos estudando medidas de contorno como por exemplo...

73 GERENCIAMENTO DOS RISCOS.

74 Planejamento de riscos: Planejamento de riscos contempla mas não se limita aos seguintes itens: Definir quais áreas deverão ser objeto de análise de riscos (qualidade, custos, tempo..). Definir o líder, o apoio e os membros da equipe de gerenciamento de riscos para cada tipo de atividade do plano de gerenciamento de riscos e explicar suas responsabilidades. Definir se serão utilizadas reservas de contingencia e gerenciamento para riscos. Definir com que frequência o plano de riscos será analisado e o procedimento para tratar os riscos. Definir as categorias de riscos: Financeiros, técnicos...

75 Probabilidade e impacto de riscos: A análise de probabilidade(%) de riscos investiga a probabilidade de ocorrência de cada risco especifico. Qual a probabilidade do risco acontecer? Impacto é o efeito potencial do risco sobre o objetivo do projeto, cronograma, custo, qualidade. Se o risco acontecer qual será o valor e qual sua classificação? Alto, médio e baixo impacto. O RISCO PODE SER POSITIVO OU NEGATIVO E O IMPACTO TAMBÉM.

76 Estratégia para riscos negativos (ameaças): Prevenir: A equipe de projeto age para eliminar a ameaça de risco ou proteger o projeto contra seu impacto. Um problema é resolvido somente se sua causa raiz for atacada. Transferir : A equipe de projeto transfere a responsabilidade de resolver a ameaça para terceiros juntamente com a responsabilidade pela sua resposta. Mitigar: A equipe de projeto age para reduzir a probabilidade de ocorrência ou impacto do risco. Aceitar : A equipe do projeto decide reconhecer a existencia do risco e nada faz para prevenir e somente age se o risco ocorrer.

77 EXERCICIOS PRÁTICOS.

78 Projeto: construção de uma escola. CONTRATAÇÃO FORMAÇÃO TRANSPORTE ESTRADAS AGUA ESGOTO ESCOLA TECNOLOGIA SISTEMAS ROBOTICA MÓVEIS INTERNET

79 EXERCICIOS PRÁTICOS. Quantos projetos você identificou? Escolha um projeto para seguir o exercicio Definir os objetivos do projeto. Definir o escopo do projeto. Definir o prazo, data inicio e fim do projeto Definir as fases do projeto. Planejar o gerenciamento de riscos do projeto. Relacionar os riscos do projeto. Planejar o gerenciamento das comunicações do projeto. Definir o custo e orçamento do projeto. Definir os indicadores de desempenho do projeto.

80 Fim da apresentação Obrigado.

PMBOK 4ª Edição III. O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto

PMBOK 4ª Edição III. O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto PMBOK 4ª Edição III O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto 1 PMBOK 4ª Edição III Processos de gerenciamento de projetos de um projeto 2 Processos de gerenciamento de projetos de um projeto

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

Introdução. Escritório de projetos

Introdução. Escritório de projetos Introdução O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) é uma norma reconhecida para a profissão de gerenciamento de projetos. Um padrão é um documento formal que descreve normas,

Leia mais

Gerenciamento de Projeto: Executando o Projeto III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Gerenciamento de Projeto: Executando o Projeto III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Gerenciamento de Projeto: Executando o Projeto III Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Realizar Aquisições Realizar a Garantia de Qualidade Distribuir Informações Gerenciar as

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional.

O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional. 1 POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL 1.1 Introdução O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional.

Leia mais

Gerenciamento de integração de projeto

Gerenciamento de integração de projeto Objetivos do Conteúdo Gerenciamento de integração de projeto Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos Prover capacitação para: - Identificar os processos de Gerenciamento de Projetos;

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos Processos de Gerenciamento de Projetos Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini 2 Processos O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas

Leia mais

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br)

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br) Obrigado por acessar esta pesquisa. Sei como é escasso o seu tempo, mas tenha a certeza que você estará contribuindo não somente para uma tese de doutorado, mas também para a melhoria das práticas da Comunidade

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

Ministério Público do Estado de Goiás

Ministério Público do Estado de Goiás Ministério Público do Estado de Goiás Apresentação Inicial PMO Institucional MP-GO 1 Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Em muitos casos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA Jundiaí / SP QUESTÕES SIMULADAS DE GESTÃO DE PROJETOS PARA 1ª AVALIAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA Jundiaí / SP QUESTÕES SIMULADAS DE GESTÃO DE PROJETOS PARA 1ª AVALIAÇÃO QUESTÕES SIMULADAS DE GESTÃO DE PROJETOS PARA 1ª AVALIAÇÃO Gabarito: 1D, 2B, 3A, 4C, 5C, 6A, 7C, 8B, 9D, 10A, 11D, 12B, 13A, 14B, 15D, 16B, 17D, 18D, 19B Fórmulas: VC = VA - CR VPR = VA - VP IDC = VA /

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Gestão dos Prazos e Custos do Projeto

Gestão dos Prazos e Custos do Projeto Gestão dos Prazos e Custos do Projeto Prof. Sérgio Ricardo do Nascimento Aula 4 14 de Novembro de 2013 1 Gestão dos Prazos e Custos do Projeto - Prof. Sérgio Ricardo do Nascimento Informações iniciais

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC Gestão de Projetos 1 Agenda Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências 2 1 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO 3 Gerenciamento da Integração do Projeto Fonte: EPRoj@JrM 4 2 Gerenciamento

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE A ESTRUTURA DA GESTÃO DE PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE PROJETO Gerenciamento de Projetos GP é o caminho para atingir

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

Um passo inicial para aplicação do gerenciamento de projetos em pequenas empresas

Um passo inicial para aplicação do gerenciamento de projetos em pequenas empresas Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão de Projetos Aperfeiçoamento/GPPP1301 T132 09 de outubro de 2013 Um passo inicial para aplicação do gerenciamento de s em pequenas empresas Heinrich

Leia mais

Gerenciamento de integração de projeto. Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de integração de projeto. Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de integração de projeto Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos 9 áreas de conhecimento de GP / PMBOK / PMI QUALIDADE RECURSOS HUMANOS ESCOPO AQUISIÇÕES INTEGRAÇÃO COMUNICAÇÕES

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação. Tema: Gestão de Projetos - Conceitos Básicos

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação. Tema: Gestão de Projetos - Conceitos Básicos Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Concurso da Prefeitura São Paulo Curso Gestão de Processos,

Leia mais

NORMA NBR ISO 9001:2008

NORMA NBR ISO 9001:2008 NORMA NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema

Leia mais

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 É na Operação de Serviço que se coordena e realiza as atividades e processos necessários para fornecer e gerenciar serviços em níveis acordados com o usuário e clientes

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

FINANÇAS EM PROJETOS DE TI

FINANÇAS EM PROJETOS DE TI FINANÇAS EM PROJETOS DE TI 2012 Exercícios de Fixação e Trabalho em Grupo - 2 Prof. Luiz Carlos Valeretto Jr. 1 1. O valor de depreciação de um item é seu: a) Valor residual. b) Custo inicial menos despesas

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR DATASUS Maio 2013 Arquivo: Política de Gestão de Riscos Modelo: DOC-PGR Pág.: 1/12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...3 1.1. Justificativa...3 1.2. Objetivo...3 1.3. Aplicabilidade...4

Leia mais

Disciplina: Gerenciamento de Projetos e Práticas de Integração. Gerenciamento de Projetos e Práticas de Integração.

Disciplina: Gerenciamento de Projetos e Práticas de Integração. Gerenciamento de Projetos e Práticas de Integração. Gerenciamento de Projetos e Práticas de Integração AULA 5 Set/2013 Gerenciamento de Projetos e Práticas de Integração Execução Áreas de conhecimentos de gerenciamento de projetos ESCOPO TEMPO CUSTO QUALIDADE

Leia mais

Leslier Soares Corrêa Estácio de Sá / Facitec Abril/Maio 2015

Leslier Soares Corrêa Estácio de Sá / Facitec Abril/Maio 2015 Leslier Soares Corrêa Estácio de Sá / Facitec Abril/Maio 2015 Prover capacitação para: - Identificar os processos de Gerenciamento de Projetos; - Desenvolver o Plano de Gerenciamento; - Construir um sistema

Leia mais

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo de Maturidade Prado-MMGP

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo de Maturidade Prado-MMGP DARCI PRADO Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo de Maturidade Prado-MMGP Versão 2.2.0 Julho 2014 Extraído do Livro "Maturidade em Gerenciamento de Projetos" 3ª Edição (a publicar)

Leia mais

Gerenciamento de Projeto: Monitorando e Controlando o Projeto II. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Gerenciamento de Projeto: Monitorando e Controlando o Projeto II. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Gerenciamento de Projeto: Monitorando e Controlando o Projeto II Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Reportar o Desempenho Realizar o Controle Integrado de Mudanças Reportar o

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Douglas Farias Cordeiro

Gerenciamento de Projetos. Douglas Farias Cordeiro Gerenciamento de Projetos Douglas Farias Cordeiro Conceito de Organização Uma organização pode ser descrita como um arranjo sistemático, onde esforços individuais são agregados em prol de um resultado

Leia mais

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR Data: 6 de Dezembro de 2011 Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de Brasília) Nome: e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),

Leia mais

1.1. Estabelecer uma sistemática de avaliação individual de desempenho para os empregados da ABDI.

1.1. Estabelecer uma sistemática de avaliação individual de desempenho para os empregados da ABDI. de 9. OBJETIVO.. Estabelecer uma sistemática de avaliação individual de desempenho para os empregados da ABDI.. APLICAÇÃO.. Este procedimento se aplica a todos os empregados da ABDI.. DEFINIÇÕES.. Avaliação

Leia mais

Título da apresentação Curso Gestão de Projetos I (Verdana, cor branca) Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS

Título da apresentação Curso Gestão de Projetos I (Verdana, cor branca) Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS Título da apresentação Curso Gestão de Projetos I (Verdana, cor branca) Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS Prof. Instrutor Elton Siqueira (a) (Arial Moura preto) CURSO DE GESTÃO DE PROJETOS I

Leia mais

Auditoria de Segurança e Saúde do Trabalho da SAE/APO sobre Obra Principal, Obras Complementares, Obras do reservatório e Programas Ambientais

Auditoria de Segurança e Saúde do Trabalho da SAE/APO sobre Obra Principal, Obras Complementares, Obras do reservatório e Programas Ambientais 1 / 10 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Saúde e Segurança do Trabalho por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho GSST,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Tecnológicos

Gerenciamento de Projetos Tecnológicos Gerenciamento de Projetos Tecnológicos Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc PMP, PMI-RMP, CSM, ITIL & CobiT Certified Carlos Henrique Santos da Silva, MSc Mestre em Informática em Sistemas de Informação

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

Simulado "Simulado PMP 13-02-2012 25 questoes"

Simulado Simulado PMP 13-02-2012 25 questoes Pá gina 1 de 12 Simulado "Simulado PMP 13-02-2012 25 questoes" Simulado do PMI por Juarez Vanderlei Guimarães Junior 13 de March de 2012 Pá gina 2 de 12 Disciplinas e temas deste simulado Introdução ao

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

EXTRATO DA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

EXTRATO DA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS 1 OBJETIVO Fornecer as diretrizes para a Gestão de Riscos da Fibria, assim como conceituar, detalhar e documentar as atividades a ela relacionadas. 2 ABRANGÊNCIA Abrange todas as áreas da Fibria que, direta

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás

Leia mais

Gerência de Projetos e EVTE. Fabiana Costa Guedes

Gerência de Projetos e EVTE. Fabiana Costa Guedes Gerência de Projetos e Fabiana Costa Guedes 1 Agenda O que é um Projeto O que é Gerenciamento de Projetos O Contexto da Gerência de Projetos PMI Project Management Institute Ciclo de Vida do Projeto Áreas

Leia mais

QUANDO este projeto deve ser realizado e QUANTO este projeto deverá custar?

QUANDO este projeto deve ser realizado e QUANTO este projeto deverá custar? O PROJECT MODEL CANVAS (www.pmcanvas.com.br) é uma ferramenta que permite que um projeto seja entendido no contexto dos aspectos Fundamentals da teoria de gerenciamento de projetos. A metodologia facilita

Leia mais

CAPÍTULO 4 - Gerenciamento de integração do projeto

CAPÍTULO 4 - Gerenciamento de integração do projeto CAPÍTULO 4 - Gerenciamento de integração do projeto 4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto INICIAÇÃO.1 Contrato (quando aplicável).2 Declaração do trabalho do projeto.1 Métodos de seleção de.2

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Projeto Integrado Multidisciplinar I e II Manual de orientações - PIM Cursos superiores de Tecnologia em: Gestão Ambiental, Marketing, Processos Gerenciais

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de Projetos - PMBoK

Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de Projetos - PMBoK Gerenciamento de Projetos PMBoK 2004 x PMBoK 2008 Principais diferenças Referência: Guia PMBOK 3ª e 4ª Edições Gerenciamento de Projetos - PMBoK Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de

Leia mais

Certificação ANBT NBR 16001:2004. Sistema de Gestão da Responsabilidade Social

Certificação ANBT NBR 16001:2004. Sistema de Gestão da Responsabilidade Social Certificação ANBT NBR 16001:2004 Sistema de Gestão da Responsabilidade Social O que é? É uma norma brasileira de responsabilidade social que tem caráter de sistema de gestão e propósito de certificação.

Leia mais

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP DARCI PRADO Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP Versão 1.6.4 Setembro 2009 Extraído do Livro "Maturidade em Gerenciamento de Projetos" 2ª Edição (a publicar) Autor: Darci

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional TERMO DE REFERÊNCIA

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional TERMO DE REFERÊNCIA 1 MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional TERMO DE REFERÊNCIA Contratação de um consultor especializado no desenvolvimento de programas voltados à promoção da saúde e da qualidade de vida

Leia mais

Questões atualizadas no PMBoK 5ª edição versão 2015. Respostas comentadas com justificativa e seção do PMBoK correspondente.

Questões atualizadas no PMBoK 5ª edição versão 2015. Respostas comentadas com justificativa e seção do PMBoK correspondente. Copyright 2015 PMtotal.com.br - Todos os direitos reservados PMI, Guia PMBOK, PMP, CAPM são marcas registradas do Project Management Institute, Inc Simulado de 20 questões para as provas CAPM e PMP do

Leia mais

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE A ESTRUTURA DA GESTÃO DE PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br SUMÁRIO Importância do Gerenciamento de Projetos. Benefícios do Gerenciamento de Projetos Gerenciamento

Leia mais

Diretrizes de Qualidade de Projetos

Diretrizes de Qualidade de Projetos Diretrizes de Qualidade de Projetos Versão 1.5 MAPA/SE/SPOA/CGTI, 2012 Página 1 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 15/01/2012 1.0 Criação do Artefato Pérsio Mairon 10/03/2012 1.1 Inclusão

Leia mais

3 Gerenciamento de Projetos

3 Gerenciamento de Projetos 34 3 Gerenciamento de Projetos Neste capítulo, será abordado o tema de gerenciamento de projetos, iniciando na seção 3.1 um estudo de bibliografia sobre a definição do tema e a origem deste estudo. Na

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA 1/8 Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 1 Objetivo Este Procedimento tem como objetivo descrever a rotina aplicável aos procedimentos de auditoria interna

Leia mais

Risco de projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito positivo ou um negativo no objetivo de um projeto.

Risco de projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito positivo ou um negativo no objetivo de um projeto. Risco de projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito positivo ou um negativo no objetivo de um projeto. Um risco tem uma causa e, se ocorre, uma conseqüência. Se um ou outro

Leia mais

Gerenciamento de Riscos. Marcelo Sakamori

Gerenciamento de Riscos. Marcelo Sakamori Gerenciamento de Riscos Marcelo Sakamori Risco Qualquer atividade que pode ocorrer e modificar o resultado de uma atividade do projeto (GREENE, 2008). Risco Risco Risco Gerenciamento de Riscos A finalidade

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos O que é risco? Um risco é um evento incerto que, se ocorrer, pode comprometer a realização do objetivo do projeto. Identificação de riscos inclui determinar quais riscos

Leia mais

Módulo5. Módulo 5. Planejamento e realização de projeto de mapeamento e modelagem de processos, Responsabilidades, Atividades-chaves, Exercício

Módulo5. Módulo 5. Planejamento e realização de projeto de mapeamento e modelagem de processos, Responsabilidades, Atividades-chaves, Exercício Módulo5 Módulo 5 Planejamento e realização de projeto de mapeamento e modelagem de processos, Responsabilidades, Atividades-chaves, Exercício Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1.

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1. ARCO - Associação Recreativa dos Correios Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Versão Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor Página

Leia mais

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 13/10/2009

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 13/10/2009 Versão: 2 Pág: 1/5 NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 13/10/2009 DE ACORDO Dr. Renato de Lacerda Diretor Técnico 13/10/2009 APROVADO POR Dr. Jose Carlos dos

Leia mais

Gerência de Projetos Gerência de Comunicação

Gerência de Projetos Gerência de Comunicação Gerência de Projetos - Gerência de Comunicação Anderson César Pandolfo Salvati 5890048 Diógenes Vieira Pereira 5889602 Felipe Barreto Bergamo 5889706 Mauricio Tadayuki Sako 5890271 Thales Azevedo Sugiyama

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA EXECUTIVA

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA EXECUTIVA PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO INTEGRADA DO MINISTÉRIO DA FAZENDA - PMIMF MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA EXECUTIVA ATORES DA REDE DE INOVAÇÃO 2 O MODELO CONTEMPLA: Premissas e diretrizes de implementação Modelo

Leia mais

INDICADOR DA QUALIDADE DO PROCESSO PARADA PROGRAMADA

INDICADOR DA QUALIDADE DO PROCESSO PARADA PROGRAMADA INDICADOR DA QUALIDADE DO PROCESSO PARADA PROGRAMADA Santos, Julio Cezar Jeronimo (1) Melo, Welerson dos Reis Amaral (2) RESUMO Este trabalho fornece informações genéricas sobre o conceito de paradas programadas,

Leia mais

Execução e. Monitoramento

Execução e. Monitoramento Avaliação Monitoramento Execução Impactos Resultados O CICLO DE GESTÃO Planejamento Problema Demanda ou Oportunidade Execução e Monitoramento Susan Dignart Ferronato Gestora Governamental /MT Cuiabá MT,

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Plano de projeto O Plano de Projeto é uma série de documentos ou uma coletânea lógica de documentos compilados pelo Gerente de Projetos

Leia mais

Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras

Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras Versão 5.0 dezembro 2010 Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras Sumário 1. Objetivos 2. Conceitos 3. Referências 4. Princípios 5. Diretrizes

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Grupo de Consultores em Governança de TI do SISP 20/02/2013 1 Agenda 1. PMI e MGP/SISP 2. Conceitos Básicos - Operações e Projetos - Gerenciamento de Projetos - Escritório de

Leia mais

Lista de verificação de aspectos de relevância para o gerenciamento de contratos de gestão na Administração Pública

Lista de verificação de aspectos de relevância para o gerenciamento de contratos de gestão na Administração Pública MINISTERIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE GESTÃO Lista de verificação de aspectos de relevância para o gerenciamento de contratos de gestão na Administração Pública Banco de Dados/Roteiro

Leia mais

Gerenciamento de custos do projeto

Gerenciamento de custos do projeto PMBOK Visão Geral O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia do Conjunto de Conhecimentos em de Projetos, o qual inclui práticas comprovadas que são amplamente aplicadas na gestão de s, além

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Processos de Gerenciamento de Projetos Para que um projeto seja bem-sucedido,

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Política de Gerenciamento de Risco Operacional Departamento Controles Internos e Compliance Fevereiro/2011 Versão 4.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Definição de Risco Operacional... 3 3. Estrutura de

Leia mais

Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br

Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br Motivações Gerenciamento de projetos, vem sendo desenvolvido como disciplina desde a década de 60; Nasceu na indústria bélica

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROJETOS

INTRODUÇÃO A PROJETOS INTRODUÇÃO A PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br GESTÃO DE PROJETOS Gestão Ágil de projetos Gestão de projetos com PMBOK GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS GESTÃO ÁGIL

Leia mais

Padrão de Desempenho 1: Sistemas de Gerenciamento e Avaliação Socioambiental

Padrão de Desempenho 1: Sistemas de Gerenciamento e Avaliação Socioambiental Introdução 1. O Padrão de Desempenho 1 destaca a importância do gerenciamento do desempenho socioambiental durante o ciclo de um projeto (qualquer atividade comercial sujeita a avaliação e administração).

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 5.0 06/12/2010 Sumário 1 Objetivos... 3 2 Conceitos... 3 3 Referências... 4 4 Princípios... 4 5 Diretrizes... 5 6 Responsabilidades... 6 7 Disposições

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos processos de trabalho do TJAC.

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos processos de trabalho do TJAC. Código: MAP-DIGES-003 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Gerência de Processos Aprovado por: Diretoria de Gestão Estratégica 1 OBJETIVO Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento

Leia mais

Gestão da Qualidade. Marca. ANÁLISE CRÍTICA DA QUALIDADE Ata de Reunião. 005-2011 Ordinária 31/10/2011 09:00 Marca Sistemas de Computação

Gestão da Qualidade. Marca. ANÁLISE CRÍTICA DA QUALIDADE Ata de Reunião. 005-2011 Ordinária 31/10/2011 09:00 Marca Sistemas de Computação Gestão da Qualidade Marca GQM F03 Página: 1 de 2 ANÁLISE CRÍTICA DA QUALIDADE Ata de Reunião Reunião nº Tipo: Data: Hora: Local: 005-2011 Ordinária 31/10/2011 09:00 Marca Sistemas de Computação Membros

Leia mais

Gustavo Malavota Administrador Vendedor Palestrante Professor de Marketing

Gustavo Malavota Administrador Vendedor Palestrante Professor de Marketing Gustavo Malavota Administrador Vendedor Palestrante Professor de Marketing Gustavo Malavota Módulo Consultoria Diretor de Planejamento Experiência Profissional: SENAC-Rio em 2007 como especialista e coordenador

Leia mais

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria 1ª Versão 1 Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 1ª Versão 2 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO 2

Leia mais

O padrão de gerenciamento de projetos

O padrão de gerenciamento de projetos O padrão de gerenciamento de projetos Processos de Gerenciamento de Projetos 1 Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos Trinômio Sagrado Custos Tempo Qualidade 2 Áreas de Conhecimento do Gerenciamento

Leia mais

Workshop PMBoK. Gerenciamento de Recursos Humanos

Workshop PMBoK. Gerenciamento de Recursos Humanos Workshop PMBoK Gerenciamento de Recursos Humanos Paulo H. Jayme Alves Departamento de Inovação Tecnológica - DeIT Janeiro de 2009 1 Envolvimento da equipe Os membros da equipe devem estar envolvidos: Em

Leia mais