TRIBUNAL SUPREMO ACÓRDÃO NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL SUPREMO, ACORDAM, EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRIBUNAL SUPREMO ACÓRDÃO NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL SUPREMO, ACORDAM, EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO:"

Transcrição

1 ACÓRDÃO PROC. N.º 968/2005 NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL SUPREMO, ACORDAM, EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO: 1 - RELATÓRIO DOMINGOS CORREIA, natural da Huíla e residente na cidade de Benguela, introduziu na Sala do Cível e Administrativo do Tribunal Provincial de Benguela contra ÁLVARO FERNANDES SANTA MARTA e ANTÓNIO AMARAL DE OLIVEIRA, residentes em Benguela, onde podem ser localizados através da Direcção Provincial do Ministério da Indústria, onde trabalha o segundo réu, a presente Acção de Indemnização, com processo Ordinário, com o fundamento nos factos arrolados na petição inicial (de fls. 2 a 3v) que aqui se dão por inteiramente reproduzidos, os quais se resumem no seguinte: Que, a 31 de Dezembro de 1998, após sucessórios e constantes insistências dos R.R., o A. concedeu-lhes um empréstimo no valor de USD 2.500,00 para serem reembolsados, no dia 5 de Fevereiro de 1999, acrescidos de um juro no valor de 50% do capital, tendo para o efeito hipotecado a viatura de marca Toyota Hiace com a matrícula ABS-35-l9, sua propriedade. Que, até à propositura da acção, no Tribunal Judicial da Província de Benguela, os R.R. não tinham saldado a dívida, apesar de várias cobranças já feitas, quer verbalmente quer por escrito.

2 Que, os juros acordados de comum acordo são mensais, daí que, até à presente data, os R.R. devem ao A. a quantia de ,00 USD, pela qual devem ser condenados, o que requer que o Tribunal faça, bem como o pagamento ao Advogado signatário da quantia USD 3.000,00 de honorários. O A. fixou à acção o valor de ,00 Kwanzas, juntou 2 documentos, duplicados legais e procuração forense. Os R.R. foram citados e apresentaram a sua contestação, a fls. 14 a 15, tendo contestado por excepção e por impugnação. Por excepção, os R.R. alegaram que a acção proposta era imprópria, pois ela devia emergir de um facto provocado na esfera jurídica de alguém de que resulta um dano patrimonial ou moral e concluíram pela ineptidão da petição inicial e pela sua absolvição. Por impugnação, os R.R. confessaram ter feito um empréstimo na quantia de 2.500,00 USD ao A. O A. apresentou a sua réplica, (a fls.16 a 17) e terminou, como na petição inicial, pela procedência da acção e pela condenação dos R.R. no pedido e no pagamento dos honorários de Advogado. Na tentativa de conciliação a que se refere a acta, (a fls. 29 e verso), apenas estiveram presentes o A., Domingos Correia, acompanhado do seu mandatário e o R. Álvaro Fernandes Santa Marta, registando-se a ausência do Advogado dos RR. e o R. António Amaral de Oliveira, daí que não foi possível às partes chegarem a um acordo. No dia 2 de Julho de 2002, a fls.48 e verso, foi realizada uma audiência preparatória no decurso da qual se registou ter sido feito o pagamento de 2.200,00 USD da dívida por parte dos RR que também manifestaram a vontade do pagamento da parte em falta.

3 Ainda nessa mesma audiência preparatória foi acordado o prazo de seis meses para a publicação da sentença, com vista a entrarem num acordo sobre o pagamento da dívida. Em 30 de Setembro de 2003, foi proferida a douta sentença, a fls. 61 a 63, que julgando procedente porque provada a presente acção condenou os RR em restituírem ao A. a quantia de 2.500,00 USD. O A. não se conformou com o teor da decisão ora proferida daí a razão do presente recurso interposto pelo requerimento de a fls. 68 e recebido por douto despacho, a fls. 69, como de apelação, a subir nos próprios autos, com efeito suspensivo. O apelante apresentou as suas alegações, a fls. 97 a 100, que aqui se dão por inteiramente reproduzidas e concluiu pelo provimento do recurso e pela consequente revogação da sentença recorrida e a condenação dos R.R. ao pagamento da quantia de USD ,00, referente à dívida e aos juros, USD 3.000,00 referentes aos honorários do Advogado e a multa por litigância de má-fé, além das custas e procuradoria condigna. Os apelados contra-alegaram, a fls. 122, e concluíram pela improcedência do recurso e pela confirmação da decisão recorrida. Os autos foram com vista ao Digno Magistrado do Ministério Público que nada requereu. Mostram-se colhidos os vistos legais e por isso cumpre apreciar e decidir. 2 - IRREGULARIDADES PROCESSUAIS Os autos apresentam algumas irregularidades processuais que podem conduzir à sua nulidade, dada a sua gravidade e são: 1 - Relativamente aos documentos, a fls. 31,37,41,49,51,52,54,55 a

4 60, foi violado o princípio do contraditório, previsto no artigo 3º do C.P.C., porquanto os mesmos não foram submetidos à apreciação da contra-parte. 2 - Na contestação apresentada pelos RR., fls. 14 a 15, estes alegaram a ineptidão da petição inicial prevista no artigo 193º do C.P.C., e sendo esta nulidade do conhecimento oficioso, nos termos do artigo 202º do mesmo diploma legal, o Meritíssimo Juiz deixou de, sobre ela, se pronunciar, conforme se constata da sentença ora recorrida, daí a sua nulidade nos termos e por força do artigo 668º nº 1 alínea d) primeira parte, conjugado com o artigo 660º nº 2 e 201º e 202º do mesmo diploma legal pois, em boa verdade, deixou de resolver uma questão que lhe foi colocada por uma das partes e, por isso, procedendo o presente recurso, a sentença recorrida deve ser revogada. 3 - Por outro lado, chama-se a especial atenção do mandatário do A. pela forma pouco abonatória como, por diversas vezes, se dirige para o Meritíssimo Juiz, como que de seu empregado se tratasse, pois não é a forma mais correcta que os mandatários das partes devem utilizar quando se dirigem aos magistrados judiciais ou do Ministério Público ou mesmo quando se dirigem aos seus colegas de profissão, nos termos do artigo 73º do Decreto nº 28/96, de 13 de Setembro. 4 - Assim, deve pois o presente recurso proceder porque provado e em consequência revogar-se a sentença recorrida, nos termos do artigo 668º, alínea d) conjugado com o artigo 660º números 1 e 2 e 202º todos do C.P.C. As outras questões alegadas ficam prejudicadas pela resposta dada à primeira questão, nos termos do artigo 660º, nº 2, do mesmo diploma legal. 5 - No entanto, os autos apresentam os elementos de prova que permitem conhecer nesta Instância o objecto da apelação, nos

5 termos do artigo 715º do C.P.C. e por isso, por economia processual, iremos fazer isso, começando pela análise da nulidade de ineptidão da petição inicial alegada. 3 - NULIDADE DA INEPTIDÃO DA PETIÇÃO INICIAL Na sua contestação, a fls. 14 a 15 dos autos, os R.R. alegaram ineptidão da petição inicial, resultante da contradição entre o pedido e a causa de pedir, nos termos do nº 2, alínea b) do artigo 193º do C.P.C. e, em consequência, requereram o seu indeferimento, nos termos da alínea a) do artigo 474º do C.P.C. e a sua absolvição da Instância, nos termos do artigo 288º alínea e) nº 1, todos do mesmo diploma legal. Em boa verdade, os R.R. não têm razão daí que a alegada nulidade não procede, nem mesmo podia proceder. Com efeito, conforme resulta da leitura dos autos, os R.R., no dia 31 de Dezembro de 1998, contraíram um empréstimo ao A. para lhe ser pago no dia 5 de Fevereiro de 1999, acrescido de 50% sobre o capital, ao mês. Ora, decorrido esse prazo, sem que a obrigação tivesse sido cumprida, apesar de várias interpelações, o A. achou-se no direito de pedir a tutela jurídica do Órgão Competente para ver o empréstimo ressarcido, daí resultou a petição inicial, a fls. 2 a 3v, que em nosso entender não apresenta qualquer irregularidade que possa dar lugar à contradição entre a causa de pedir e o pedido, conforme os R.R. alegaram, na contestação já referida, pois segundo o afirma o professor José Alberto dos Reis, na página 381 dos seus Comentários ao C.P.C., II volume, "na verdade a causa de pedir deve estar para com o pedido na mesma relação lógica em que na sentença, os fundamentos hão de estar para com a decisão. O pedido tem, como a decisão, o valor e o significado de uma conclusão; a causa de pedir, do mesmo modo que os fundamentos de facto da sentença é a base, o ponto de apoio, uma das

6 premissas em que assenta a conclusão". Não há, pois, na P.I., a alegada contradição entre o pedido e a causa de pedir e por isso os autos devem seguir a sua tramitação posterior até ao fim, com a descrição dos factos. 4 - OS FACTOS Os factos descritos nos presentes autos resumem-se, no essencial, no seguinte. No dia 31 de Dezembro de 1998, os RR. Álvaro Fernandes Santa Marta e António Amaral de Oliveira, nos autos identificados, contraíram um empréstimo no valor do equivalente a USD 2.500,00 ao A. Domingos Correia, igualmente nos autos identificado, com juros acordados em 50% do capital mensalmente e ainda com a promessa de o seu pagamento ter lugar até ao dia 5 de Fevereiro de Para garantia da dívida, os R.R. hipotecaram a viatura de marca ABS Após uma inspecção àquela viatura, constatouse que a mesma tinha sido sabotada, deliberadamente, pelos R.R. O prazo de 30 dias que tinha sido fixado para o pagamento da dívida e dos respectivos juros foi ultrapassado, apesar de várias interpelações feitas pelo A., conforme o teor da carta de a fls. 6 e 6 verso. Os R.R. reconhecem a dívida e os respectivos juros. 5 APRECIANDO No dia 31 de Dezembro de 1998, os R.R. contraíram o empréstimo do equivalente a USD 2.500,00 ao A. e assumiram o compromisso de procederem ao seu retorno ou ao seu pagamento, dentro do prazo de 30 dias, i.e. a 5/02/99, com o juro do equivalente a 50% ao mês. O contrato não foi cumprido dentro do prazo estipulado pelas partes, daí a razão da carta dirigida aos RR., a 17 de Fevereiro de 2000, interpelando-os ao pagamento da dívida.

7 O Código Civil admite a liberdade contratual, i.e., autoriza, no seu artigo 405º nº 1, que dentro dos limites da lei, as partes têm a faculdade de fixar livremente o conteúdo dos contratos, celebrar os contratos diferentes dos previstos na lei ou incluir as cláusulas que lhes aprouver e acrescenta, no seu artigo 406º, que o contrato deve ser pontualmente cumprido e só pode modificar-se ou extinguir-se por mútuo consentimento dos contraentes. No caso dos autos, nada de contrário se alterou em relação ao contrato livremente contraído pelas partes, daí que o comportamento dos R.R. está enquadrado nas disposições legais acima referidas acrescido das respectivas normas, nos termos dos artigos 804º e 805º do Código Civil. Quanto à taxa de juros, ela está prevista no artigo 559º do C. Civil com a nova redacção dada pela lei nº 3/03. Esta lei não se aplica ao caso, pois, passou a ser aplicável a partir dessa data e os factos se referem aos anos de 1998, data da celebração do contrato, como já se referiu, pois analisando os autos constata-se que o processo deu entrada no Tribunal Judicial da Província de Benguela a 5/03/2000, a fls. 3 a 4 da petição inicial e na contestação, de a fls. 14 a 15, os R.R. confessam a dívida como também a confessam na acta da tentativa de conciliação, a fls. 48 a 49 verso, no decurso da qual ficou assente que os R.R. já pagaram ao A. a quantia de USD 2.200,00, de acordo também com o relatório de fls. 51 e 52 e por isso fica por pagar a quantia de USD 8.300,00, pelos quais vão agora condenados a pagar ao A. Entretanto, apenas mais duas palavras a acrescer ao litígio ora em discussão: a primeira palavra diz respeito ao contrato mútuo a que se refere o artigo 1142º e a segunda questão está relacionada com o artigo 1146º do mesmo diploma legal. Em relação ao artigo 1142º e 1143º do C.C., diremos que aquando do empréstimo contraído entre o A. e os R.R., o empréstimo foi em dólares americanos e não em Kwanzas e por isso não vem a

8 propósito falar-se, agora, dos referidos artigos. Quanto à taxa de juro calculada em 50% ao mês do capital, diremos que foi vontade das partes em fixar este juro de 50% ao mês. Da leitura dos autos não se verifica neles qualquer disposição a ditar o contrário desta sua vontade. Entretanto, se essa sua vontade é contrária àquilo que está disposto na lei, nomeadamente, artigo 1146º, podemos reduzir os juros a 10% ao ano, pois a lei é de cumprimento obrigatório por parte de todo o cidadão. 6 - DECISÃO Nestes termos e fundamentos, os desta Câmara acordam: a) dar provimento ao recurso e, em consequência, anular a sentença recorrida. b) julgar a acção procedente porque provada e, em consequência, condenar os R.R. no pagamento ao A. da quantia de USD ,00, acrescida dos respectivos juros de mora, baseados a 10% ao ano, cujo montante se deverá apurar em execução de sentença tendo em atenção o valor de USD 2.200,00 já pagos pelos R.R. Custas a cargo das partes, na proporção de 1/3 pelo Apelante e 2/3 pelos Apelados. Luanda, 6 de Março de Belchior Samuco Ilegível Ilegível

REPÚBLICA DE ANGOLA TRIBUNAL SUPREMO Câmara do Cível, Administrativo, Fiscal e Aduaneiro ACÓRDÃO

REPÚBLICA DE ANGOLA TRIBUNAL SUPREMO Câmara do Cível, Administrativo, Fiscal e Aduaneiro ACÓRDÃO REPÚBLICA DE ANGOLA TRIBUNAL SUPREMO Câmara do Cível, Administrativo, Fiscal e Aduaneiro PROCESSO N.º 2104/14 ACÓRDÃO Na Câmara do Cível, Administrativo, Fiscal e Aduaneiro do Tribunal Supremo, os Juízes

Leia mais

ACÓRDÃO NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL POPULAR SUPREMO, ACORDAM EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO:

ACÓRDÃO NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL POPULAR SUPREMO, ACORDAM EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO: ACÓRDÃO PROC. N.º 43/91 NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL POPULAR SUPREMO, ACORDAM EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO: Na Sala do Cível e Administrativo do Tribunal Popular Provincial de Luanda,

Leia mais

ACORDAM, EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO, NA 1ª SECÇÃO DA CÂMARA CRIMINAL DO TRIBUNAL SUPREMO.

ACORDAM, EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO, NA 1ª SECÇÃO DA CÂMARA CRIMINAL DO TRIBUNAL SUPREMO. . Câmara Criminal PROCESSO N.º 7634 ACÓRDÃO ACORDAM, EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO, NA 1ª SECÇÃO DA CÂMARA CRIMINAL DO. Na Sala Criminal do Tribunal Provincial do Bengo, foi acusado, em Processo de Polícia

Leia mais

REPUBLICA DE ANGOLA TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ACÓRDÃO N. 532/2019. Em nome do Povo, acordam, em Conferência, no Plenário do Tribunal

REPUBLICA DE ANGOLA TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ACÓRDÃO N. 532/2019. Em nome do Povo, acordam, em Conferência, no Plenário do Tribunal REPUBLICA DE ANGOLA TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ACÓRDÃO N. 532/2019 PROCESSO N. 634-D/2018 (Recurso Extraordinário de Inconstitucionalidade) Em nome do Povo, acordam, em Conferência, no Plenário do Tribunal

Leia mais

[ ], Advogado, com domicilio profissional [ ], em[ ], portador da cédula profissional [ ];

[ ], Advogado, com domicilio profissional [ ], em[ ], portador da cédula profissional [ ]; EXMO. SENHOR JUIZ DE DIREITO DO TRIBUNAL DE PEQUENA INSTÂNCIA CÍVEL DA COMARCA DE [ ] [ ], Advogado, com domicilio profissional [ ], em[ ], portador da cédula profissional [ ]; vem propor e fazer seguir

Leia mais

TRIBUNAL SUPREMO. Câmara do Cível e Administrativo

TRIBUNAL SUPREMO. Câmara do Cível e Administrativo . Câmara do Cível e Administrativo ACÓRDÃO PROCESSO Nº 1140/07 Na Câmara do Cível e Administrativo do Tribunal Supremo, os Juízes Acordam, em Conferência, em nome do Povo: JOSÉ CARLOS FONSECA TELES DE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 047740 Data do Acordão: 12/12/2002 Tribunal: 2 SUBSECÇÃO DO CA Relator: ANTÓNIO MADUREIRA Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo RESPONSABILIDADE CIVIL

Leia mais

ECLI:PT:TRE:2017: TBPTM.B.E1.D2

ECLI:PT:TRE:2017: TBPTM.B.E1.D2 ECLI:PT:TRE:2017:1556.11.8TBPTM.B.E1.D2 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:tre:2017:1556.11.8tbptm.b.e1.d2 Relator Nº do Documento Canelas Brás Apenso Data do Acordão 08/06/2017 Data de decisão

Leia mais

TRIBUNAL SUPREMO. Câmara do Cível e Administrativo

TRIBUNAL SUPREMO. Câmara do Cível e Administrativo . Câmara do Cível e Administrativo ACÓRDÃO PROCESSO Nº 908/05 NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL SUPREMO OS JUÍZES ACORDAM EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO: No Tribunal Provincial do Namibe

Leia mais

Acordam no Tribunal da Relação do Porto

Acordam no Tribunal da Relação do Porto PN 1060.011 ; Ap: TC VN Gaia; Ape2: Apo3: Acordam no Tribunal da Relação do Porto 1. A Ape não se conforma com a decisão de 1ª instância pela qual foi apenas concedido parcialmente o pedido baseado em

Leia mais

FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO ASSINATURA DO AVISO POR PESSOA DIVERSA DO DESTINATÁRIO

FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO ASSINATURA DO AVISO POR PESSOA DIVERSA DO DESTINATÁRIO Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0533/17 Data do Acordão: 22-11-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: NOTIFICAÇÃO FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO

Leia mais

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ACÓRDÃO N. 116/2010. Acordam em Conferência, no plenário do Tribunal Constitucional:

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ACÓRDÃO N. 116/2010. Acordam em Conferência, no plenário do Tribunal Constitucional: ., REPúBLICA DE ANGOLA Processo n 149/2009 TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ACÓRDÃO N. 116/2010 (Recurso Extraordinário de Inconstitucionalidade) Acordam em Conferência, no plenário do Tribunal Constitucional:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV 2015/2016 Mestrado Forense / Turma B (Rui Pinto) EXAME FINAL ( ) - Duração 2 h 30 m

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV 2015/2016 Mestrado Forense / Turma B (Rui Pinto) EXAME FINAL ( ) - Duração 2 h 30 m DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV 2015/2016 Mestrado Forense / Turma B (Rui Pinto) EXAME FINAL (12.1.2016) - Duração 2 h 30 m I. LEIA o seguinte ac. RL 16-1-2014/Proc. 4817/07.7TBALM.L2-6 (ANTÓNIO MARTINS):

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0545/10 Data do Acordão: 15-09-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU IVA CADUCIDADE DO DIREITO À LIQUIDAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01568/13 Data do Acordão: 05-02-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P17005

Leia mais

Processo de arbitragem. Sentença

Processo de arbitragem. Sentença Processo de arbitragem Demandante: A Demandada: B Árbitro único: Jorge Morais Carvalho Sentença I Processo 1. O processo correu os seus termos em conformidade com o Regulamento do Centro Nacional de Informação

Leia mais

ACÓRDÃO NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL SUPREMO, ACORDAM, EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO:

ACÓRDÃO NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL SUPREMO, ACORDAM, EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO: ACÓRDÃO PROC. N.º 729/2006 NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL SUPREMO, ACORDAM, EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO: NA SALA DO TRABALHO DO TRIBUNAL PROVINCIAL DE LUANDA, DOMINGOS AFONSO, operador

Leia mais

Acordam no Tribunal da Relação do Porto. 1. A sentença recorrida absolveu da instância, por litispendência, arts. 288/1e., 493/2, 494i.

Acordam no Tribunal da Relação do Porto. 1. A sentença recorrida absolveu da instância, por litispendência, arts. 288/1e., 493/2, 494i. PN 483.021; Ap.: TC. Gondomar; Ap.es2: ; Ap.o3:. Acordam no Tribunal da Relação do Porto 1. A sentença recorrida absolveu da instância, por litispendência, arts. 288/1e., 493/2, 494i., 499 CPC: verificam-se

Leia mais

ACÓRDÃO NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL POPULAR SUPREMO, EM NOME DO POVO, ACORDAM:

ACÓRDÃO NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL POPULAR SUPREMO, EM NOME DO POVO, ACORDAM: CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO, LABORAL E FAMÍLIA ACÓRDÃO Proc. nº 51/92 NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL POPULAR SUPREMO, EM NOME DO POVO, ACORDAM: CUSTÓDIA MATOS CORREIA, divorciada,

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0187/11 Data do Acordão: 25-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL NULIDADE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 01380/14 Data do Acordão: 06-05-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS

Leia mais

Acórdão nº 2/2011-3ª Secção. (Processo n.º 1-RO-E/2010)

Acórdão nº 2/2011-3ª Secção. (Processo n.º 1-RO-E/2010) SS DCP/NIJF 9.8.2011 Acórdão nº 2/2011-3ª Secção (Processo n.º 1-RO-E/2010) EXTINÇÃO DE ORGANISMOS / RECURSO / SOCIEDADE ANÓNIMA / ACÇÕES NOMINATIVAS / CONTA DE GERÊNCIA / VERIFICAÇÃO INTERNA DA CONTA

Leia mais

ECLI:PT:TRE:2009: YIPRT.E1.AA

ECLI:PT:TRE:2009: YIPRT.E1.AA ECLI:PT:TRE:2009:83349.08.7YIPRT.E1.AA http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:tre:2009:83349.08.7yiprt.e1.aa Relator Nº do Documento Mata Ribeiro Apenso Data do Acordão 26/03/2009 Data de decisão

Leia mais

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL. ACÓRDÃO N. o 115/2010. (Recurso do Acórdão N 104/2009 ) Acordam, em nome do Povo, no Plenário do Tribunal Constitucional

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL. ACÓRDÃO N. o 115/2010. (Recurso do Acórdão N 104/2009 ) Acordam, em nome do Povo, no Plenário do Tribunal Constitucional " REPúBLICA DE ANGOLA TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ACÓRDÃO N. o 115/2010 Processo n 55/2008 (Recurso do Acórdão N 104/2009 ) Acordam, em nome do Povo, no Plenário do Tribunal Constitucional Miguel João Sebastião

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO ORDEM DOS ADVOGADOS CNF / CNA Comissão Nacional da Formação / Comissão Nacional de Avaliação PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO Questões de Deontologia Profissional (6 valores)

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 0551/14 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo LEI APLICÁVEL RELAÇÃO

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2018.0000000278 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1015149-88.2014.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante PDG VENDAS CORRETORA IMOBILIÁRIA

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE)

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA Comissão Nacional de Estágio e Formação / Comissão Nacional de Avaliação PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) Questões de Deontologia Profissional

Leia mais

CORRECÇÃO DIREITO E PROCESSO CIVIL ESTÁGIO 2011/2012 JULHO DE 2012

CORRECÇÃO DIREITO E PROCESSO CIVIL ESTÁGIO 2011/2012 JULHO DE 2012 CORRECÇÃO DIREITO E PROCESSO CIVIL ESTÁGIO 2011/2012 JULHO DE 2012 A presente grelha de correção é feita de forma sucinta, indicando o que de essencial deve ser referido pelo aluno estagiário. Cotação

Leia mais

Tribunal de Contas. Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário

Tribunal de Contas. Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário 1. São duas as questões suscitadas pelo Demandado: - uma que respeita a competência do relator para a decisão tomada e a eventual nulidade

Leia mais

ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC)

ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC) Revogou a Sentença nº 5/2016 - SRATC ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC) Descritores: Extinção do procedimento por responsabilidades sancionatórias /prescrição/ artigo

Leia mais

TRIBUNAL SUPREMO. Câmara do Cível e Administrativo NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL SUPREMO, ACORDAM, EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO:

TRIBUNAL SUPREMO. Câmara do Cível e Administrativo NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL SUPREMO, ACORDAM, EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO: . Câmara do Cível e Administrativo ACÓRDÃO PROC. Nº 47/09 NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL SUPREMO, ACORDAM, EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO: FERNANDO ANTÓNIO GINGA, residente em Luanda,

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 01842/13 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P17659 Nº do Documento: SA22014061801842

Leia mais

RECURSO ORDINÁRIO N.º 06-ROM-SRM/2011. (Processo n.º 01/11 Secção Regional da Madeira) ACÓRDÃO Nº 02/2012-3ª SECÇÃO I RELATÓRIO

RECURSO ORDINÁRIO N.º 06-ROM-SRM/2011. (Processo n.º 01/11 Secção Regional da Madeira) ACÓRDÃO Nº 02/2012-3ª SECÇÃO I RELATÓRIO Transitado em julgado RECURSO ORDINÁRIO N.º 06-ROM-SRM/2011 (Processo n.º 01/11 Secção Regional da Madeira) ACÓRDÃO Nº 02/2012-3ª SECÇÃO I RELATÓRIO 1. Em 12 de Agosto de 2011, no âmbito do processo autónomo

Leia mais

Ação Anulatória do Débito Fiscal

Ação Anulatória do Débito Fiscal Ação Anulatória do Débito Fiscal RUBENS KINDLMANN Previsão Legal Art. 38 - A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 7 Acórdãos STA Processo: 0270/18.8BEPRT-S1 Data do Acordão: 06-02-2019 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: CONTRA-ORDENAÇÃO APENSAÇÃO PORTAGEM Sumário: Acórdão

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 7 Acórdãos STA Processo: 0722/14 Data do Acordão: 28-01-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo REVISÃO OFICIOSA ACTO

Leia mais

TRIBUNAL SUPREMO ACÓRDÃO

TRIBUNAL SUPREMO ACÓRDÃO ACÓRDÃO PROC. Nº 7789 ACORDAM EM CONFERÊNCIA, NA 1ª SECÇÃO DA CÂMARA CRIMINAL DO, EM NOME DO POVO: Na 2ª Secção da Sala Criminal do Tribunal Provincial do Lobito, o réu JAIME ALVES SEMENTE CASSOCA, solteiro,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO AMAZONAS Gabinete da Desa. Maria das Graças Pessôa Figueiredo

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO AMAZONAS Gabinete da Desa. Maria das Graças Pessôa Figueiredo APELAÇÃO N.º 0715431-28.2012.8.04.0001/FÓRUM MINISTRO HENOCH REIS/8ª VARA CÍVEL E DE ACIDENTES DE TRABALHO PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL RELATORA : DESA. MARIA DAS GRAÇAS PESSÔA FIGUEIREDO. APELANTE : PORTO SEGURO

Leia mais

Direito Processual Civil II - Turma A

Direito Processual Civil II - Turma A Direito Processual Civil II - Turma A Regência: Professor Doutor Miguel Teixeira de Sousa 28 de Julho de 206 Duração: 2 horas Em de Janeiro de 206, A e B celebraram em Lisboa com C um contrato-promessa

Leia mais

Assunto: Revisão e confirmação da sentença do exterior. Interesse processual.

Assunto: Revisão e confirmação da sentença do exterior. Interesse processual. . Recurso jurisdicional em matéria cível. Recorrente: A. Recorrida: B. Assunto: Revisão e confirmação da sentença do exterior. Interesse processual. Conexão entre a decisão a rever e a Ordem Jurídica de

Leia mais

CONTRADIÇÃO ENTRE OS FUNDAMENTOS E A DECISÃO INUTILIDADE SUPERVENIENTE DA LIDE RESPONSABILIDADE CUSTAS

CONTRADIÇÃO ENTRE OS FUNDAMENTOS E A DECISÃO INUTILIDADE SUPERVENIENTE DA LIDE RESPONSABILIDADE CUSTAS Acórdãos STA Processo: 066/11 Data do Acordão: 04-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO DULCE NETO CONTRADIÇÃO ENTRE OS FUNDAMENTOS E A DECISÃO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 369 ACÓRDÃO Registro: 2018.0000347708 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1013126-04.2016.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx,

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo I-RELATÓRIO

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo I-RELATÓRIO Acórdãos STA Processo: 0405/13 Data do Acordão: 22-05-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FERNANDA MAÇÃS Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P15791 Nº do Documento: SA2201305220405 Data de Entrada:

Leia mais

ECLI:PT:TRL:2012: YIPRT.L1.6.8A

ECLI:PT:TRL:2012: YIPRT.L1.6.8A ECLI:PT:TRL:2012:404449.08.7YIPRT.L1.6.8A http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:trl:2012:404449.08.7yiprt.l1.6.8a Relator Nº do Documento Maria Manuela Gomes rl Apenso Data do Acordão 20/09/2012

Leia mais

Data do documento 21 de fevereiro de 2019

Data do documento 21 de fevereiro de 2019 TRIBUNAL DA RELAÇÃO DO PORTO CÍVEL Acórdão Processo 464/17.3T8ESP-A.P1 Data do documento 21 de fevereiro de 2019 Relator Madeira Pinto DESCRITORES Audiência de julgamento > Alteração do rol de testemunhas

Leia mais

Regulamento das Cus stas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais

Regulamento das Cus stas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais 1 Conceito de taxa de justiça no C.C.J. A taxa de justiça do processo corresponde ao somatório das taxas de justiça inicial e subsequente de cada

Leia mais

ECLI:PT:TRC:2017: TBCTB.B.C1.DF

ECLI:PT:TRC:2017: TBCTB.B.C1.DF ECLI:PT:TRC:2017:1786.05.1TBCTB.B.C1.DF http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:trc:2017:1786.05.1tbctb.b.c1.df Relator Nº do Documento Emidio Francisco Santos Apenso Data do Acordão 28/03/2017 Data

Leia mais

Tribunal Central Administrativo Sul

Tribunal Central Administrativo Sul Processo nº: 4037/2008 Acórdão de: 2015-03-12 Relator: Cristina dos Santos Descritores: estatuto remuneratório do pessoal docente universitário Sumário: 1. A carreira universitária configura uma carreira

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0919/08 Data do Acordão: 11-03-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO IMPUGNAÇÃO JUDICIAL RECLAMAÇÃO

Leia mais

Tribunal de Contas. Recurso ordinário n.º 5-RO-JRF/2013. Acórdão n.º 21/ ª Secção - PL

Tribunal de Contas. Recurso ordinário n.º 5-RO-JRF/2013. Acórdão n.º 21/ ª Secção - PL Recurso no Tribunal Constitucional Recurso ordinário n.º 5-RO-JRF/2013 Acórdão n.º 21/2014 3.ª Secção - PL Acordam os juízes, em conferência, na 3.ª secção do Tribunal de Contas: Luís Novais Lingnau da

Leia mais

TRIBUNAL SUPREMO Câmara do Cível, Administrativo, Fiscal e Aduaneiro. ACÓRDÃO (Reclamação)

TRIBUNAL SUPREMO Câmara do Cível, Administrativo, Fiscal e Aduaneiro. ACÓRDÃO (Reclamação) ACÓRDÃO (Reclamação) PROCESSO N.º 1589/2010 Na do Tribunal Supremo, os Juízes acordam em conferência, em nome do Povo: Na Sala do Cível e Administrativo do Tribunal Provincial de Malanje, AGNELO FELlPE

Leia mais

ACÓRDÃO. NA CÂMARA DO CíVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL SUPREMO, ACORDAM EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO:

ACÓRDÃO. NA CÂMARA DO CíVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL SUPREMO, ACORDAM EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO: ACÓRDÃO Proc. nº 748/07 NA CÂMARA DO CíVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL SUPREMO, ACORDAM EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO: NA PRIMEIRA SECÇÃO DA SALA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL PROVINCIAL DE

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 1 Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do procedimento

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0385/10 Data do Acordão: 11-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO CASIMIRO GONÇALVES OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL TEMPESTIVIDADE

Leia mais

Acórdão do Tribunal da Relação de Coimbra, de

Acórdão do Tribunal da Relação de Coimbra, de Acórdão do Tribunal da Relação de Coimbra, de 08-09-2015 Processo: 746/11.8TBLRA.C1 Relator: JORGE ARCANJO Meio Processual: APELAÇÃO Decisão: CONFIRMADA Fonte: www.dgsi.pt Sumário I Se as partes não fixarem

Leia mais

Tribunal de Contas R.O. N.º 1-RO-E/2011. (P. n.º 5 793/2000- DVIC.1) ACÓRDÃO Nº 5/2012-3ª Secção

Tribunal de Contas R.O. N.º 1-RO-E/2011. (P. n.º 5 793/2000- DVIC.1) ACÓRDÃO Nº 5/2012-3ª Secção Transitado em julgado R.O. N.º 1-RO-E/2011 (P. n.º 5 793/2000- DVIC.1) ACÓRDÃO Nº 5/2012-3ª Secção Descritores: Processo de Verificação Interna de conta. Organismo extinto. Isenção de Emolumentos. Sumário:

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil 1. Conceito de Petição Inicial Art. 319 do CPC 2. Requisitos da Petição Inicial a) Endereçamento b) Qualificação das partes c) Fato e fundamentos

Leia mais

ECLI:PT:TRG:2017: T8VNF.B.G1.61

ECLI:PT:TRG:2017: T8VNF.B.G1.61 ECLI:PT:TRG:2017:4568.16.1T8VNF.B.G1.61 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:trg:2017:4568.16.1t8vnf.b.g1.61 Relator Nº do Documento Jorge Teixeira rg Apenso Data do Acordão 19/01/2017 Data de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil 1 RECURSO DE APELAÇÃO Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01941/13 Data do Acordão: 29-01-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P16946

Leia mais

Acordam no Tribunal da Relação do Porto. I Introdução:

Acordam no Tribunal da Relação do Porto. I Introdução: PN 3644.06 5; Ap: TC Porto, 4º. J. (9696/04.3 TJPRT) Apte: ANJE Associação Nacional de Jovens Empresários 1, Casa do Farol, Rua Paulo da Gama, 4169 006 Porto Apda: Soc. Constr. Soares da Costa, S A 2 Acordam

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0483/13 Data do Acordão: 13-11-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: IMPUGNAÇÃO JUDICIAL PROCEDIMENTO DE

Leia mais

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa Page 1 of 8 Acórdãos TRL Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa Processo: 632/10.9TMLSB.L1-6 Relator: OLINDO GERALDES Descritores: ACÇÃO DE DIVÓRCIO SENTENÇA DESISTÊNCIA DO PEDIDO VALIDADE HOMOLOGAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa Page 1 of 5 Acórdãos TRL Processo: 7579/2007-8 Relator: SILVA SANTOS Descritores: CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA PRETERIÇÃO DO TRIBUNAL ARBITRAL INTERPRETAÇÃO Data do Acordão: 11/15/2007 Votação: UNANIMIDADE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0996/10 Data do Acordão: 24-02-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO VALENTE TORRÃO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL COLIGAÇÃO

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO Prática Processual Civil Programa I CONSULTA JURÍDICA 1.1 Consulta jurídica 1.2 Tentativa de resolução amigável 1.3 Gestão do cliente e seu processo II PATROCÍNIO

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 1 Registro: 2016.0000231574 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0176477-49.2012.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante ADPM- ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA POLICIA MILITAR

Leia mais

ECLI:PT:TRE:2015: TBENT.E1

ECLI:PT:TRE:2015: TBENT.E1 ECLI:PT:TRE:2015:713.12.4TBENT.E1 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:tre:2015:713.12.4tbent.e1 Relator Nº do Documento Acácio Neves Apenso Data do Acordão 12/03/2015 Data de decisão sumária

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01404/13 Data do Acordão: 12-03-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: OPOSIÇÃO NULIDADE DE SENTENÇA

Leia mais

PN ; Ag: TC P. Varzim, 4º J ( Acordam no Tribunal da Relação do Porto I. INTRODUÇÃO:

PN ; Ag: TC P. Varzim, 4º J ( Acordam no Tribunal da Relação do Porto I. INTRODUÇÃO: PN 3405.06-5; Ag: TC P. Varzim, 4º J ( Ag.e: Agª: Acordam no Tribunal da Relação do Porto I. INTRODUÇÃO: (1) A ag.e não se conforma com a rejeição parcial da ex ecução, por litispendência; (2) Do despacho

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de 05-02-2014 Processo: 01922/13 Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Meio Processual: RECURSO JURISDICIONAL Decisão: PROVIDO Fonte: www.dgsi.pt Sumário I - Nos

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 066/13 Data do Acordão: 06-02-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo RECLAMAÇÃO SUSPENSÃO DA EXECUÇÃO

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RGF)

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RGF) ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA Comissão Nacional de Estágio e Formação / Comissão Nacional de Avaliação PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RGF) Questões de Deontologia Profissional

Leia mais

ECLI:PT:TRE:2006:

ECLI:PT:TRE:2006: ECLI:PT:TRE:2006:376.06.3.21 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:tre:2006:376.06.3.21 Relator Nº do Documento Maria Alexandra Moura Santos Apenso Data do Acordão 13/07/2006 Data de decisão sumária

Leia mais

Descritores doença profissional; requerimento; junta médica; incapacidade; caixa nacional de pensões;

Descritores doença profissional; requerimento; junta médica; incapacidade; caixa nacional de pensões; ECLI:PT:TRE:2003:2348.03.3 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:tre:2003:2348.03.3 Relator Nº do Documento Apenso Data do Acordão 18/11/2003 Data de decisão sumária Votação unanimidade Tribunal

Leia mais

.dos,, filhas menores dos precedentes, todos com residência na Recurso interposto no Tribunal Judicial da Comarca desta vila

.dos,, filhas menores dos precedentes, todos com residência na Recurso interposto no Tribunal Judicial da Comarca desta vila PN 1140/98.te massa falida de.dos,, filhas menores dos precedentes, todos com residência na Recurso interposto no Tribunal Judicial da Comarca desta vila Acordam no Tribunal da Relação de Évora 1. A.te

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL Nº , DA 9ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA.

APELAÇÃO CÍVEL Nº , DA 9ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. APELAÇÃO CÍVEL Nº 1.401.899-0, DA 9ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. APELANTE: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL SCHOENSTATT. APELADO: LUIZ ADRIANO DE VEIGA BOABAID. RELATOR:

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01181/09 Data do Acordão: 18-02-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO DULCE NETO RECURSO JUDICIAL PROCESSO CONTRA-ORDENAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa EXONERAÇÃO DO PASSIVO RESTANTE DIFERIMENTO DO PAGAMENTO DE CUSTAS APOIO JUDICIÁRIO.

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa EXONERAÇÃO DO PASSIVO RESTANTE DIFERIMENTO DO PAGAMENTO DE CUSTAS APOIO JUDICIÁRIO. Acórdãos TRL Processo: Relator: Descritores: Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa 3198/13.4TBMTJ.L1-7 DINA MONTEIRO EXONERAÇÃO DO PASSIVO RESTANTE DIFERIMENTO DO PAGAMENTO DE CUSTAS APOIO JUDICIÁRIO

Leia mais

Acordam no Tribunal da Relação do Porto

Acordam no Tribunal da Relação do Porto PN 1686.011 ; Ag: TC. S. J. Pesqueira; Ag.e2: Ag.os3: Acordam no Tribunal da Relação do Porto 1. A Ag.e não se conforma com a decisão de 1ª instância que ordenou o despejo, por falta de pagamento de rendas

Leia mais

NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL POPULAR SUPREMO, ACORDAM EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO:

NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL POPULAR SUPREMO, ACORDAM EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO: CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO, LABORAL E FAMÍLIA ACÓRDÃO PROC. N.º 55/92 NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL POPULAR SUPREMO, ACORDAM EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO: Pela Sala do Cível

Leia mais

ECLI:PT:TRL:2013: TVLSB.L1.1

ECLI:PT:TRL:2013: TVLSB.L1.1 ECLI:PT:TRL:2013:3358.09.02TVLSB.L1.1 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:trl:2013:3358.09.02tvlsb.l1.1 Relator Nº do Documento Ramos De Sousa rl Apenso Data do Acordão 21/05/2013 Data de decisão

Leia mais

estrada municipal; insc. mat. art (VP Aguiar).

estrada municipal; insc. mat. art (VP Aguiar). PN 527.021; Ap.: TC. VP Aguiar; Ap.es2: Ap.os3: Acordam no Tribunal da Relação do Porto. 1. A sentença recorrida reconheceu a a qualidade de herdeiros de ; condenou a restituírem à herança indivisa aberta

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 10ª Câmara de Direito Privado

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 10ª Câmara de Direito Privado Registro: 2018.0000306197 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do(a) Apelação nº 1059737-54.2013.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante FACEBOOK SERVIÇOS ON LINE DO BRASIL

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores DIMAS RUBENS FONSECA (Presidente) e CESAR LUIZ DE ALMEIDA.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores DIMAS RUBENS FONSECA (Presidente) e CESAR LUIZ DE ALMEIDA. ACÓRDÃO Registro: 2016.0000767691 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0034804-68.2011.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante RECADE CONSTRUTORA LTDA (ASSISTÊNCIA

Leia mais

Deliberação nº 1 /CC/2018. de 14 de Setembro. Relatório

Deliberação nº 1 /CC/2018. de 14 de Setembro. Relatório Deliberação nº 1 /CC/2018 de 14 de Setembro Processo nº 14/CC/2018 Deliberam os Juízes Conselheiros do Conselho Constitucional: I Relatório André Joaquim Magibire, na qualidade de mandatário do Partido

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça Processo: Acórdãos STJ Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça 648/08.5TBEPS.G1.S1 Nº Convencional: 2ª SECÇÃO Relator: Descritores: SÉRGIO POÇAS ALIMENTOS OBRIGAÇÃO DE ALIMENTOS ALIMENTOS DEVIDOS A MENORES

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0765/10 Data do Acordão: 24-02-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ISABEL MARQUES DA SILVA INDEFERIMENTO LIMINAR DA

Leia mais

Acordam no Tribunal da Relação do Porto

Acordam no Tribunal da Relação do Porto PN 772.021; Ap.: TC. Fam./Men. Matosinhos, 6º Juízo; Ap.e2: M. ; Ap.o3:. Acordam no Tribunal da Relação do Porto 1. O Ap.e discorda da sentença de 1ª instância que o condenou a pagar à Ap.a o montante

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 262 Registro: 2017.0000624736 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1015787-58.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante LUISA VIANNA SANTOS GUANABARA,

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01230/09 Data do Acordão: 24-02-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO CONTRA-ORDENAÇÃO FISCAL COIMA

Leia mais

ECLI:PT:TRL:2011: TBFUN.L1.7

ECLI:PT:TRL:2011: TBFUN.L1.7 ECLI:PT:TRL:2011:4236.10.8TBFUN.L1.7 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:trl:2011:4236.10.8tbfun.l1.7 Relator Nº do Documento Luís Espírito Santo rl Apenso Data do Acordão 11/10/2011 Data de

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo cordão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01140/16 Data do Acordão: 25-10-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: Sumário:

Leia mais

Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo

Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 01362/14 Data do Acordão: 18-03-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FONSECA CARVALHO Descritores: EXECUÇÃO HERANÇA LEGITIMIDADE HERDEIRO Sumário: Nº Convencional: JSTA000P18745

Leia mais

Prática Processual Civil I 30 de Janeiro de 2009

Prática Processual Civil I 30 de Janeiro de 2009 Prática Processual Civil I 30 de Janeiro de 2009 Leia com atenção os textos que seguem e responda de maneira clara e concisa às questões que vão colocadas, fundamentando sempre as respostas que der nos

Leia mais

Processo n.º 493/2016 Data do acórdão:

Processo n.º 493/2016 Data do acórdão: Processo n.º 493/2016 Data do acórdão: 2018-7-26 (Autos em recurso penal) Assuntos: art. o 60. o do Código de Processo Penal admissibilidade do enxerto cível na acção penal tutela penal de conflitos também

Leia mais

PORTAGEM COIMA NOTIFICAÇÃO ADMINISTRADOR DA INSOLVENCIA

PORTAGEM COIMA NOTIFICAÇÃO ADMINISTRADOR DA INSOLVENCIA 1 de 6 24-04-2018, 16:36 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0124/18 Data do Acordão: 11-04-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: TAXA PORTAGEM

Leia mais

Comarca do Porto Porto - Inst. Central - 1ª Secção de Execução - J3 CONCLUSÃO Questão prévia: Valor da causa:

Comarca do Porto Porto - Inst. Central - 1ª Secção de Execução - J3 CONCLUSÃO Questão prévia: Valor da causa: 372407808 CONCLUSÃO - 09-09-2016 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão de Direito Filomena Jesus Vieira Pacheco) =CLS= Questão prévia: Atenta a data da propositura dos presentes embargos de executado,

Leia mais