AULA 2 Disciplina: SIG Assunto: USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA 2 Disciplina: SIG Assunto: USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio"

Transcrição

1 AULA 2 Disciplina: SIG Assunto: USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio

2 Os Sistemas de Informações e os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) podem ser manuais e eletrônicos. I parte SIGs eletrônicos Tecnologias de apóio II parte = SIGs manuais Técnicas de análise de decisão

3 Introdução As tecnologias de apoio oferecem recursos para a geração de informações, e os sistemas de informação estão cada vez mais sofisticados, propondo mudanças nos processos, estrutura e estratégia de negócios.

4 Introdução Não se admite hoje uma empresa que queira competir com vantagem, sem a utilização da tecnologia. O desenvolvimento e a crescente evolução das organizações é fruto da evolução do conhecimento e da informação. Para acompanhar as transformações, tanto as pessoas quanto as organizações têm procurado formas mais rápidas para se inserir nesse modelo atual de mercado.

5 Texto: Texto ELEMENTOS INTERVENIENTES NA TOMADA DE DECISÃO de Maria Terezinha Angeloni (Apenas o tópico USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE)

6 Algumas da tecnologias de apoio para geração de informações e para tomada de decisão. I - Código de Barras (processo de leitura ótica) II - Coletores eletrônicos de dados III Multimídia IV - EDI Eletronic Data Interchange - Troca eletrônica de dados V - Workflow (fluxo de trabalho) VI - Data warehouse / Browser

7 I - Código de Barras Código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos. A decodificação (leitura ótica) dos dados é realizada por um tipo de scanner - o leitor de código de barras - que emite um raio vermelho que percorre todas as barras.

8 software- barra fácil Vídeo : Código de barras

9 Exemplos de benefícios do código de barras na tomada de decisões

10 Exemplos de benefícios do Código de barras na tomada de decisões

11 II - Coletores eletrônicos de dados É um equipamento utilizado para a coleta de informações, que depois serão utilizadas em um sistema específico, como: controle de estoque, controle de consumo, relatórios em geral, cartão de ponto de trabalho automático, sistemas de controle de pessoal para segurança e crachá eletrônico.

12 III - Multimídia

13 Além de auxilio ao SIG, a multimídia tem algumas outras funções importantes: Nas empresas para identificar e vender produtos; Para identificar pessoas e prover a comunicação de forma mais eficiente. Ex: comunicação entre cliente e empresários, videoconferência, vídeo, comércio eletrônico.

14 IV - EDI Eletronic Data Interchange Troca eletrônica de dados Tecnologia de transmissão de informações, o EDI tem sido utilizado como uma ferramenta estratégica pelas empresas com o propósito de facilitar uma transação de negócios.

15 As aplicações de telecomunicações (EDI) estão agrupadas em três categorias principais: Colaboração Empresarial utilizam redes de telecomunicações para apoiar comunicação, coordenação e colaboração entre membros de equipes e grupos de trabalho das empresas. Comércio Eletrônico as aplicações apoiam a compra e venda de produtos, serviços e informações pela Internet e outras redes de computadores. Empresariais Internas as aplicações de telecomunicações dependem do apoio de várias redes de computadores para as operações da empresa.

16 IV Ferramentas que envolvem troca eletrônica de dados (EDI Eletronic Data Interchange): : A) O correio eletrônico ( ): È normalmente o mais importante meio de comunicação entre os usuários. Uma mensagem eletrônica é armazenada em um arquivo, formatada de maneira especial e programas de correio específicos são utilizados para ler e enviar mensagens.

17 B - Internet/Intranet Internet É um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados. Acesso de baixo custo e o compartilhamento quase instantâneo de ideias, conhecimento e habilidades. Além de possibilitar a formação de novas formas de interação, organização e atividades sociais. Intranet É "uma versão privada da Internet", ou uma mini Internet confinada a uma organização. Disponibiliza informações de empresa utilizando o padrão WWW (da internet).

18 Workflow (fluxo de trabalho) O Workflow não é mais do que uma solução que permite sistematizar de forma consistente os processos ou fluxos de trabalho e informação de uma empresa, de forma a tornálos simples e transparentes aos vários intervenientes no processo. Exs: autorização de férias; autorização de viagens; fornecedor e comprador; engenharia de software

19 Workflow é a automação de um processo de trabalho, na sua totalidade ou em partes, onde documentos, informações ou tarefas são passadas de um participante para o outro para execução de uma ação, de acordo com um conjunto de regras de procedimentos. Muitas instâncias individuais fazem parte de um mesmo processo. Todas devem atuar de forma harmônica para se tornarem operacionais, cada uma associada a um conjunto específico de dados relevantes

20 V - Workflow (fluxo de trabalho) Workflow permite, de forma produtiva, flexível e integrada, modelar, automatizar, integrar e otimizar os processos de negócio da organização, envolvendo Clientes, Parceiros e Colaboradores, garantindo substanciais reduções de custo, uma elevada eficiência operacional e uma melhoria dos níveis de serviço prestados ao Cliente.

21 VI - Data warehouse / Browser DATA WAREHOUSE: Pode ser traduzido como "DEPOSITO DE DADOS". Sua principal função é o armazenamento de dados, informações e conhecimentos de um banco de dados referente a uma ou mais atividade de uma empresa. BROWSER: O termo inglês Browser (que em português pode ser traduzido por Navegador) designa um tipo específico de Software que possibilita a procura, localização e visualização de informações da Internet.

22 REFLEXÃO I : A informação e a tecnologia ajuda, também, a classes mais pobres. I - echoupal (4min) II - e-governance (3min) III EID (4min) REFLEXÃO II: Com pouca tecnologia e com criatividade pode-se trazer inovação. Ex: fabrica de carpetes Paraná bobinas com sobras da produção

23 REFERÊNCIA OLIVEIRA, Djalma de Pinho, Sistema de Informações Gerencias: Estratégicas táticas operacionais, ed.8 Altas 2002.

Aula 3. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio

Aula 3. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio Aula 3 USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos:

Leia mais

SIG. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio

SIG. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio SIG USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio Os Sistemas de Informações e os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) podem ser manuais e eletrônicos. I parte SIGs eletrônicos Tecnologias

Leia mais

MÓDULO 3: REDES E TELECOMUNICAÇÕES LISTA DE EXERCÍCIOS. Questões sobre o Estudo de Caso da Comunicação por Satélite: Fim

MÓDULO 3: REDES E TELECOMUNICAÇÕES LISTA DE EXERCÍCIOS. Questões sobre o Estudo de Caso da Comunicação por Satélite: Fim MÓDULO 3: REDES E TELECOMUNICAÇÕES 1 LISTA DE EXERCÍCIOS EXERCÍCIO SOBRE COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE Questões sobre o Estudo de Caso da Comunicação por Satélite: 1. Quais são as vantagens e limitações das

Leia mais

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I 1 2 1. Apresentar os principais tipos de software. 2. Compreender os componentes básicos de uma rede de telecomunicações. 3. Compreender como o uso da internet participa no processo de acesso à informação.

Leia mais

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real.

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Objetivos do Capítulo Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Identificar os diversos desafios que um gerente pode enfrentar

Leia mais

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação Profa. Msc. Cláudia Brazil Marques PLANO DE AULA 5 01.01. PROBLEMA Identificar as tendências em SI 01.02. CONHECIMENTOS (DCN, artigo 5º) Os papéis atribuídos

Leia mais

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1 Objetivos do Módulo 1 Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais

Leia mais

Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios

Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios Administração de Sistemas de Informação Aula 03 "Hoje, milhões de pessoas usam seus computadores como meio de comunicação... e onde existe comunicação existe mercado" (Jay Conrad Levinson / Charles Rubin).

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Esse capitulo estuda o referencial do conhecimento de SI necessário aos usuários finais das empresas e abordagem revista sobre desdobramentos-chaves no

Leia mais

.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PÓS EM COMÉRCIO EXTERIOR E ESTRATÉGIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMAS DE APOIO AS DECISÕES ORGANIZACIONAIS VERSÃO:

Leia mais

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br SINOP MT 2015-2 Dados, informação e conhecimento Os dados podem ser considerados os fatos brutos, o fluxo

Leia mais

FUNDAÇÃO LUSÍADA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA. Matrícula: 1º Bim. Curso: Administração Data: 02/04/2019

FUNDAÇÃO LUSÍADA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA. Matrícula: 1º Bim. Curso: Administração Data: 02/04/2019 Aluno: Matrícula: 1º Bim Curso: Administração Data: 02/04/2019 Disciplina: Tecnologia da Informação Nota: Visto: Instruções: Esta é uma prova individual composta por 9 (nove) questões distribuídas entre

Leia mais

Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais

Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais 1 2 Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais Informações: Conjuntos de dados significativos e úteis a seres humanos em processos como o se tomada de decisões 3

Leia mais

07/04/2015. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

07/04/2015. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com 1 INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA SOCIEDADE Mudanças aceleradas; Eliminação de barreiras físicas

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais.

Administração de Sistemas de Informação. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais. Conteúdo Programático desta aula q Conhecer os sistemas de apoio de e-business; q Detalhar os conceitos do Sistema de Informação Gerencial (SIG) ;

Leia mais

CADEIA DE SUPRIMENTOS

CADEIA DE SUPRIMENTOS CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) TÉCNICO EM LOGÍSTICA - 2019 CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) OBJETIVO DO ESTUDO Esse trabalho tem como objetivo apresentar o conceito,

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação 1 Administração de Sistemas de Informação 2 Objetivos Identificar o uso da Tecnologia da Informação (TI); Conceitos fundamentais associados à Tecnologia da Informação; Conceitos de TI e de Sistemas de

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Capítulo 5: Redes e Telecomunicações nas Empresas Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet Chapter Objetivos Objectives do Capítulo 1. Identificar os principais tipos de aplicações

Leia mais

Sistemas de informação aula 03

Sistemas de informação aula 03 Sistemas de informação aula 03 Sistemas? Informação ou conhecimento Informação Conjunto de procedimentos organizados que quando executados provem informação de suporte a organização [amaral-1994] Conhecimento

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação

Introdução aos Sistemas de Informação GSI Introdução aos Sistemas de Informação- 1 Introdução aos SI - 1 Gestão de Sistemas Informáticos Introdução aos Sistemas de Informação Carlos Conceição Elsa Cardoso Outubro 2001 Management Information

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Aula de OSM I Sistemas de Gestão Empresarial ERP

Aula de OSM I Sistemas de Gestão Empresarial ERP Aula de OSM I Sistemas de Gestão Empresarial Prof. Esp. Adriano Rissi ERP ERP, é uma acrônimo em Inglês que significa Enterprise Resource Planning, que em português significa; Planejamento dos Recursos

Leia mais

MAIS SEGURANÇA, MENOS BUROCRACIA

MAIS SEGURANÇA, MENOS BUROCRACIA 1 MODELOS MODELOS PRONTOS Centenas de documentos pré-aprovados para otimizar rotinas e facilitar o fechamento de novos contratos. O gerenciamento de documentos nunca foi tão ágil, prático e seguro. Com

Leia mais

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS COPA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. DEZEMBRO DE 2015

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS COPA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. DEZEMBRO DE 2015 PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS DA COPA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. DEZEMBRO DE 2015 1. INTRODUÇÃO 1.1. Objetivo As atividades desenvolvidas pela Copa Gestão de Investimentos Ltda. ( Copa Investimentos

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ANTIGAMENTE... Administradores não precisam saber muito como a informação era coletada, processada

Leia mais

Tecnologia de Informação em SI s Hardware

Tecnologia de Informação em SI s Hardware Tecnologia de Informação em SI s Prof. Dr. Mauricio Pitangueira INF 404 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O Brien, 2012 Infraestrutura de TI: hardware Componentes da infraestrutura de TI Introdução - O Ambiente Competitivo

Leia mais

Conceitos relativos a Banco de Dados & Modelos de Informação de Banco de Dados. Introdução

Conceitos relativos a Banco de Dados & Modelos de Informação de Banco de Dados. Introdução Conceitos relativos a Banco de Dados & Modelos de Informação de Banco de Dados Prof. Anderson Henriques Introdução A quantidade de informação relevante para a tomada de decisões nas organizações é muito

Leia mais

Colaboração. A seguir, vamos apresentar um resumo dos principais conceitos associados à colaboração que são abordados no setor de TI.

Colaboração. A seguir, vamos apresentar um resumo dos principais conceitos associados à colaboração que são abordados no setor de TI. Colaboração A colaboração, do ponto de vista tecnológico, refere-se ao conjunto de ferramentas e processos que permite que as equipes se comuniquem e progridam no trabalho, ainda que não se encontrem fisicamente

Leia mais

TECNOLOGIA DE PROCESSO

TECNOLOGIA DE PROCESSO TECNOLOGIA DE PROCESSO Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc INTRODUÇÃO Tecnologia de processo são máquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a produção a transformar materiais, informações e consumidores

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SIN) Profº Adalberto J. Tavares Vieira

SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SIN) Profº Adalberto J. Tavares Vieira SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SIN) Profº Adalberto J. Tavares Vieira SISTEMA DE INFORMAÇÃO Ciência da informação é a ciência que estuda a informação desde a sua gênese até seu processo de transformação em conhecimento

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Internet & Intranet. Aula 01

Prof. Sergio Koch. Internet & Intranet. Aula 01 Prof. Sergio Koch Aula 01 Internet e Intranet são conceitos fundamentais para quem estuda Informática para concursos. Nessa AULA 01, iremos comparar as definições para, posteriormente, analisarmos algumas

Leia mais

Aula 5. Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Conceituação de Data Warehouse Principais Características

Aula 5. Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Conceituação de Data Warehouse Principais Características Aula 5 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Conceituação de Data Warehouse Principais Características A necessidade dos SAD surgiu em decorrência de diversos fatores: Competição cada vez maior entre as organizações;

Leia mais

Sistemas de Informação na Empresa

Sistemas de Informação na Empresa Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Gestão de Compras Antes da Primeira Guerra Mundial papel burocrático Década de 70 crise do petróleo Insumos raros e preços em alta Cenário de dúvidas

Leia mais

Tecnologias da Informação. Profª. Denise Canal

Tecnologias da Informação. Profª. Denise Canal Tecnologias da Informação Profª. Denise Canal O que é o computador? O computador pode ser descrito de forma simplificada como uma máquina constituída de partes que funcionam de forma ordenada e conjunta,

Leia mais

Indústria 2027: Riscos e Oportunidades para o Brasil diante de Inovações Disruptivas

Indústria 2027: Riscos e Oportunidades para o Brasil diante de Inovações Disruptivas Página 1 de 9 0% MAIO/JUNHO 2017 Obrigado por acessar o questionário! Esta pesquisa faz parte do projeto Indústria 2027: Riscos e Oportunidades para o Brasil diante de Inovações Disruptivas, iniciativa

Leia mais

Disciplina: SIG. Assunto: SIG

Disciplina: SIG. Assunto: SIG Disciplina: SIG Aula 2 Assunto: SIG Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação Redes de Telecomunicações Prof. Robson Almeida INFRA-ESTRUTURA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 TELECOMUNICAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES CONCEITOS BÁSICOS Telecomunicações Reúne toda infraestrutura

Leia mais

- Bibliografia: Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet, de James A. O'Brien.

- Bibliografia: Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet, de James A. O'Brien. Exercício 01 SAD 2011/02 Revisão Sistemas de Informação Valor: 12 pontos Entrega: 02/09/2011 Grupos de até 02 alunos Obs: - Bibliografia: Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet,

Leia mais

SSC0120- Sistemas de Informação Sistema de Informações nas Empresas e Colaboração

SSC0120- Sistemas de Informação Sistema de Informações nas Empresas e Colaboração SSC0120- Sistemas de Informação Sistema de Informações nas Empresas e Colaboração Simone do R. S. Souza ICMC/USP 2017 Aula anterior Empresa Ambiente de negócio da empresa Quatro funções básicas Processos

Leia mais

Definição IHC. Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano.

Definição IHC. Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. Introdução à IHC Definição IHC Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. Estudo dos fenômenos associados ao

Leia mais

DocuWare Forms Product Info. Gerenciamento eficiente de formulários. Benefícios/Vantagens

DocuWare Forms Product Info. Gerenciamento eficiente de formulários. Benefícios/Vantagens DocuWare Forms Product Info Gerenciamento eficiente de formulários O DocuWare Forms permite que a sua empresa converta os repetitivos processos manuais de preenchimento e arquivamento de formulários em

Leia mais

Disciplina: SIG. Assunto: SIG

Disciplina: SIG. Assunto: SIG Disciplina: SIG Aula 1 Assunto: SIG Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Aula 3. Sistemas de Armazenamentos Conceitos de Gerenciamento Informação. Elementos do S.I Situações Diagrama do S.I Evolução SIG

Aula 3. Sistemas de Armazenamentos Conceitos de Gerenciamento Informação. Elementos do S.I Situações Diagrama do S.I Evolução SIG Aula 3 Sistemas de Armazenamentos Conceitos de Gerenciamento Informação Processo Elementos do S.I Situações Diagrama do S.I Evolução SIG Sistemas de Armazenamento Qual o bem mais valioso em uma empresa?

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais

Sistemas de Informações Gerenciais Sistemas de Informações Gerenciais Curso: Administração Semestre: 2011/02 Professora: Cintia Caetano JUSTIFICATIVA Dar ao aluno o aprendizado para o uso e aplicação da informação, de forma coerente nas

Leia mais

APRESENTAÇÃO NOSSO FOCO

APRESENTAÇÃO NOSSO FOCO APRESENTAÇÃO Centro Geral e Controle Express gerencia o processo de distribuição de cestas básicas fornecendo plataforma informatizada inovadora focada na entrega e controle de cestas junto aos postos

Leia mais

SISTEMA IP-PLANOS. Planejamento e Acompanhamento Empresarial

SISTEMA IP-PLANOS. Planejamento e Acompanhamento Empresarial SISTEMA IP-PLANOS Planejamento e Acompanhamento Empresarial O QUE É O SISTEMA IP-PLANOS Solução desenvolvida em ambiente WEB para fazer, de forma simples, a elaboração e acompanhamento minucioso da gestão

Leia mais

Tecnologia da Informação Aplicado à Logística. Sistema de Informação

Tecnologia da Informação Aplicado à Logística. Sistema de Informação Tecnologia da Informação Aplicado à Logística Prof. Leonardo Rocha Definição Conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam (processo) e disseminam (saída) dados

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 Páginas 10 à 17 1 DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 JÁ COMENTADO AGORA VAMOS AOS DETALHES

Leia mais

INFORMÁTICA INSTRUMENTAL - INTERNET. Profª Ana Paula Mandelli

INFORMÁTICA INSTRUMENTAL - INTERNET. Profª Ana Paula Mandelli INFORMÁTICA INSTRUMENTAL - INTERNET Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com Como funciona a Internet Cada país que participa da Internet possui estruturas de rede chamadas backbones com

Leia mais

Microsoft Office 365 Para negócios sem limites

Microsoft Office 365 Para negócios sem limites Vodafone Business Cloud Microsoft Office 365 Para negócios sem limites Vodafone Business Cloud O que é o Vodafone Business Cloud? O Vodafone Business Cloud é uma solução integrada de comunicação que reúne

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL Capítulo 1 ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 1 Administra,cão da Empresa Digital OBJETIVOS Qual é o papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios competitivo

Leia mais

Fundamentos de sistemas de informação

Fundamentos de sistemas de informação Fundamentos de sistemas de informação Unidade 1 - Conceitos de Sistemas de Informação, Teoria de Sistemas e Tecnologia da Informação 1.1. Introdução 1.1.1. Conceituação de sistema, Sistema de Informação

Leia mais

TIC s. Marco, 2016 Aula 06. Formador: Ernesto Cuambe. Produzido por: dr. Ernesto Cuambe

TIC s. Marco, 2016 Aula 06. Formador: Ernesto Cuambe. Produzido por: dr. Ernesto Cuambe TIC s Marco, 2016 Aula 06 Formador: Ernesto Cuambe Produzido por: dr. Ernesto Cuambe 3/16/2016 Intranet A intranet é uma rede de computadores semelhante à Internet, porém é de uso exclusivo de uma determinada

Leia mais

Introdução a Sistemas de Informação

Introdução a Sistemas de Informação Introdução a Sistemas de Informação Orivaldo Santana Jr A partir de slides elaborados por Ivan G. Costa Filho, Fernando Fonseca & Ana Carolina Salgado Graduação 1 Introdução Sistema de Informação (SI)

Leia mais

SISTEMAS E TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES

SISTEMAS E TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES 1 SISTEMAS E TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES 1. AS EMPRESAS E OS SISTEMAS Problemas locais - impacto no sistema total. Empresas como subsistemas de um sistema maior. Uma empresa excede a soma de atividades

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação ASI. Prof. Robson Almeida

Introdução aos Sistemas de Informação ASI. Prof. Robson Almeida Introdução aos Sistemas de Informação ASI Prof. Robson Almeida Dados x Informação Classificação dos Sistemas de Informação Evolução do papel dos SI 1950-1960 1960-1970 1970-1980 1980-1990 1990-2000 Processamento

Leia mais

TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS

TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS TI e Logística As tecnologias e os SIs atuais integram atividades logísticas em toda cadeia. Estas tecnologias permitem o intercâmbio entre fornecedores e clientes, facilitando a

Leia mais

Tendências em Sistemas de Informação

Tendências em Sistemas de Informação Prof. Glauco Ruiz Tendências em Sistemas de Informação Os papéis atribuídos à função dos SI têm sido significativamente ampliados no curso dos anos. De 1950 a 1960 Processamento de Dados Sistemas de processamento

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO

Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO 1. É uma técnica de fraude online usada por criminosos para persuadi-lo

Leia mais

A rede social da sua empresa. Apresentação Geral

A rede social da sua empresa. Apresentação Geral A rede social da sua empresa Apresentação Geral BENEFÍCIOS TENDÊNCIA OU REALIDADE? 40% das grandes empresas terão uma RSC até 2015. Redes Sociais Corporativas são componentes-chave na tomada de decisão

Leia mais

Organize grande quantidade de dados de forma rápida e com precisão analítica, para melhor tomada de decisões.

Organize grande quantidade de dados de forma rápida e com precisão analítica, para melhor tomada de decisões. Organize grande quantidade de dados de forma rápida e com precisão analítica, para melhor tomada de decisões. O Pentaho BI é uma solução para Inteligência de negócios do inglês Business Intelligente, é

Leia mais

Fonte : sistemaerp.org

Fonte : sistemaerp.org Fonte : sistemaerp.org O QUE É SISTEMA ERP? ERP- ENTERPRISE RESOURCE PLANNING É um sistema de gestão empresarial que gerencia as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais

Leia mais

Pós-graduação em Engenharia de Produção

Pós-graduação em Engenharia de Produção Pós-graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Informação na Produção Agenda Apresentação Ementa Objetivos Metodologia Critérios de Avaliação Cronograma previsto Sistemas de Informação na Produção

Leia mais

Enterprise Application Integration (EAI)

Enterprise Application Integration (EAI) Enterprise Application Integration (EAI) Histórico Sistemas de Informação (SI) muito caros As empresas passaram a contar com mais de um SI July Any Rizzo Oswaldo Filho Informações perdidas por falta de

Leia mais

Prof. Adm. Walter Martins Júnior

Prof. Adm. Walter Martins Júnior MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS Prof. Adm. Walter Martins Júnior Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Introdução Gestão da aquisição - assunto estratégico - centro de lucros Valor total

Leia mais

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros Sistemas de Informação Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Como consumidor você precisa lidar com os sistemas de informações que dão suporte às operações de muitas lojas de varejo em que você faz

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2. Classificação dos Sistemas de Informação. professor Luciano Roberto Rocha.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2. Classificação dos Sistemas de Informação. professor Luciano Roberto Rocha. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2 Classificação dos Sistemas de Informação professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com.br SISTEMA DE INFORMAÇÃO É um sistema seja ele automatizado ou manual, que abrange

Leia mais

PORTAL INTEGRADO DE COLABORAÇÃO

PORTAL INTEGRADO DE COLABORAÇÃO Prototipação de uma Solução Governamental PORTAL INTEGRADO DE COLABORAÇÃO Rede colaborativa para atuação dos servidores públicos e incentivo ao desenvolvimento de comunidades virtuais no âmbito dos governos

Leia mais

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 07: Tecnologia da Informação

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 07: Tecnologia da Informação GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 07: Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação Ao final dessa aula o aluno deverá conhecer: Informações e cadeia de suprimentos; Níveis da cadeia de suprimentos

Leia mais

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Professora Andréia Freitas 2013 7 semestre Aula 06 MEMORIA, F. Design para a Internet. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2005. ALVES, W. P. Crie, anime

Leia mais

Comércio Eletrônico. Edy Hayashida

Comércio Eletrônico. Edy Hayashida Comércio Eletrônico Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br Estatística 2 9/14/2011 Estatística 3 9/14/2011 Introdução Comércio: o fato de vender mercadorias; ato de comprar mercadorias para as

Leia mais

Professor Alexsander Pacheco INTERNET - parte I INTERNET Parte 1 Professor Alexsander Pacheco Autor do livro Informática Um manual prático para concursos da Editora Fortium (Brasília - DF) E-mail: prof_alx@yahoo.com.br

Leia mais

Internet. Operação de Computadores e Sistemas

Internet. Operação de Computadores e Sistemas Internet Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2017 1/24 Introdução O que é a Internet para você? O que você faz na Internet? 2/24

Leia mais

Case de uma empresa globalizada...

Case de uma empresa globalizada... Disciplina: Tópico: Bacharelado em 2751-Sistemas e Tecnologia da Informação Prof. Dr. Álvaro José Periotto Sistemas de Processamento de Transações (SPT) Case de uma empresa globalizada... Usando um DIAD,

Leia mais

Administradora de Consórcios. Uma nova era de treinamentos inicia agora.

Administradora de Consórcios. Uma nova era de treinamentos inicia agora. Administradora de Consórcios Uma nova era de treinamentos inicia agora. & Uma nova plataforma de comunicação, treinamentos e desenvolvimento de colaboradores Premissas do projeto Permitir a criação ilimitada

Leia mais

GTIP Gestão da Tecnologia da Informação na Produção. Tecnologia da Informação Para a Gestão da Cadeia de Suprimentos

GTIP Gestão da Tecnologia da Informação na Produção. Tecnologia da Informação Para a Gestão da Cadeia de Suprimentos GTIP Gestão da Tecnologia da Informação na Produção Tecnologia da Informação Para a Gestão da Cadeia de Suprimentos 1 Aula 08 1. Objetivo; 2. Tecnologia da Informação na Gestão da Cadeia de Suprimentos

Leia mais

Comércio Empresa-Consumidor (B2C) Nesta forma de comércio eletrônico, as empresas precisam desenvolver praças de mercado eletrônico atraentes para

Comércio Empresa-Consumidor (B2C) Nesta forma de comércio eletrônico, as empresas precisam desenvolver praças de mercado eletrônico atraentes para 1 2 3 4 89 Comércio Empresa-Consumidor (B2C) Nesta forma de comércio eletrônico, as empresas precisam desenvolver praças de mercado eletrônico atraentes para seduzir e vender produtos e serviços aos consumidores.

Leia mais

Tecnologia e Administração

Tecnologia e Administração Tecnologia e Administração A TI como parte integrante da empresa impõe a necessidade dos Administradores conhecerem melhor seus termos técnicos e sua aplicação no negócio. Gerentes e Administradores com

Leia mais

Tipos de Sistemas de Informação Aula 02 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE

Tipos de Sistemas de Informação Aula 02 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Tipos de Sistemas de Informação Aula 02 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Sistemas de informação Manual técnicas de arquivamento e recuperação de informações de grandes arquivos.

Leia mais

Introdução. Qual é a importância dos bancos de dados no nosso dia a dia? Imaginem como seria as grandes empresas sem os bancos de dados?

Introdução. Qual é a importância dos bancos de dados no nosso dia a dia? Imaginem como seria as grandes empresas sem os bancos de dados? Aula - 01 Introdução Qual é a importância dos bancos de dados no nosso dia a dia? Imaginem como seria as grandes empresas sem os bancos de dados? Controle automático de estoques. Introdução Aplicações

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 07 Tema: Conquistando excelência

Leia mais

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios EXERCÍCIO 1 Marque a opção correta: 1. O conceito de administração de recursos de dados envolve o gerenciamento dos: a. Recursos de dados de uma organização e do seu pessoal.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Prof. Jamil Moysés Filho, Msc. Código SIGA: TMBAES*06_38 1 OBJETIVO: Ao final do Curso, o aluno será capaz

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CAMPUS PETRÓPOLIS ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 3 EXERCÍCIOS DE REVISÃO VERSÃO: 0.1 - OUTUBRO DE 2016 BASEADO NO CONTEÚDO DE OUTROS PROFESSORES

Leia mais

SEGMENTO FÁBRICA DE ALIMENTOS_ APRESENTAÇÃO DE SOFTWARE

SEGMENTO FÁBRICA DE ALIMENTOS_ APRESENTAÇÃO DE SOFTWARE SEGMENTO FÁBRICA DE ALIMENTOS_ APRESENTAÇÃO DE SOFTWARE OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO_ O Open Manager é um sistema de gestão empresarial capaz de otimizar processos produtivos e de transformação de insumos em

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CAMPUS PETRÓPOLIS ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2- CLASSIFICAÇÃO E TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO VERSÃO: 0.1 - OUTUBRO DE 2016 BASEADO

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.4 Tecnologia da Informação (TI) 1 Atividade SI é muito importante para especialistas. Como gestor pode ajudar na definição de um sistema empresarial? observar

Leia mais

INTRODUÇÃO À AUTOMAÇÃO

INTRODUÇÃO À AUTOMAÇÃO Automação (AUT) Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) INTRODUÇÃO À AUTOMAÇÃO 2019-1 Prof. Eduardo Bonci Cavalca

Leia mais

Kollective fornecida pela Arkadin: Entrega de vídeo de alta qualidade em toda a empresa

Kollective fornecida pela Arkadin: Entrega de vídeo de alta qualidade em toda a empresa Kollective fornecida pela Arkadin: Entrega de vídeo de alta qualidade em toda a empresa Melhor entrega, envolvimento e alcance de vídeo A Rede de entrega de conteúdo empresarial definida por software (SD

Leia mais

Inteligência do Negócio

Inteligência do Negócio Inteligência do Negócio DENISE NEVES 2017 PROFA.DENISE@HOTMAIL.COM Inteligência do Negócio Objetivo Primeiro Bimestre Apresentar ao aluno as etapas de projeto de Business Intelligence. Introdução a Inteligência

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Leia mais

Aplicação de Troca Eletrônica de Dados (EDI) Utilizando Padrões EAN Brasil

Aplicação de Troca Eletrônica de Dados (EDI) Utilizando Padrões EAN Brasil Aplicação de Troca Eletrônica de Dados (EDI) Utilizando Padrões EAN Brasil Nome do aluno: Adriano Gonçalves Polidoro Orientador: Ricardo Alencar de Azambuja Seqüência da apresentação Introdução Objetivos

Leia mais

1. O QUE É MESSAGEWAY?

1. O QUE É MESSAGEWAY? Sumário 1. O QUE É MESSAGEWAY?... 3 1.1. VANTAGENS... 3 1.2. FUNCIONAMENTO... 3 1.3. CONECTIVIDADE... 3 1.4. PROTOCOLOS DE TRANSMISSÃO... 4 2. ACESSANDO MESSAGEWAY... 5 2.1. IDENTIFICAÇÃO... 5 2.2. AUTENTICAÇÃO

Leia mais

Pós-graduação em Engenharia de Produção

Pós-graduação em Engenharia de Produção Pós-graduação em Engenharia de Produção Agenda Apresentação Ementa Objetivos Metodologia Critérios de Avaliação Cronograma previsto 2/28 Mehran Misaghi Doutor em Eng. Elétrica USP na área de Criptografia.

Leia mais

AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES

AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES aula03_t04 TENDÊNCIAS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Podemos dividir a evolução dos sistemas de informação em 5 eras ou grandes fases que são: Processamento

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Introdução Sistemas de Informação - Parte 02 Prof. Geovane Griesang geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Agradecimento Agradecimentos ao professor Pablo Dall Oglio,

Leia mais