RESOLUÇÃO Nº 30/90-CEPE RESOLVE,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESOLUÇÃO Nº 30/90-CEPE RESOLVE,"

Transcrição

1 RESOLUÇÃO Nº 30/90-CEPE Estabelece normas básicas para a implantação, reformulação ou ajuste curricular dos cursos de graduação, bem como para aprovação de elencos de disciplinas dos departamentos. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, órgão normativo, consultivo e deliberativo da administração superior, no uso de suas atribuição conferidas pelo Artigo 21 do Estatuto da Universidade Federal do Paraná e considerando as duas modalidades principais para o encaminhamento de processo de homologação dos currículos de graduação, a saber: criação de novos cursos reformulação de cursos já existentes, RESOLVE, Capítulo I Modalidades Art. 1º - O processo de implantação de currículo para novo curso deverá envolver necessariamente a comunidade acadêmica, na seguinte ordem: departamentos, conselhos setoriais, colegiados de cursos afins, sendo recomendável a consulta a profissionais da área. Parágrafo Único - Os Estudos e encaminhamento de implantação de currículo para novo curso serão efetuados por comissão especialmente designada para este fim pelo Magnífico Reitor. Art. 2º - O aperfeiçoamento curricular de qualquer curso de graduação, poderá envolver três modalidades de alterações curriculares: 1 a) reformulação curricular, compreendendo um processo amplo de reestudo sobre a organização curricular em vigência, com proposta de mudança no eixo de formação do acadêmico; b) ajuste curricular, compreendendo a proposta de alterações restritas aos seguintes aspectos: eventuais erros ou omissões detectados no currículo em vigor; criação ou alteração no leque de disciplinas complementares optativas: redistribuição de carga horária de disciplinas exclusivamente de um único curso, desde que não alterem a carga horária total desse mesmo curso; e c) adição curricular, compreendendo o reconhecimento pelo colegiado do curso de uma ou mais disciplinas existentes na UFPR como igualmente válida para integralização curricular. 1º As disciplinas a que se refere a alínea c deste artigo poderão ser adicionadas a qualquer instante mediante aprovação do colegiado de curso e passarão imediatamente a fazer parte da grade curricular, mediante ofício da coordenação à PROGRAD acompanhado da ata de aprovação pelo colegiado do curso. 2º Para ser adicionada a disciplina deverá ter carga horária igual ou superior a existente na grade curricular do curso e, se aprovada pelo colegiado do curso, ser enviada à PROGRAD nos termos do art. 5º desta Resolução. 3º A adição desta(s) nova(s) disciplina(s) não implicará em obrigação de sua oferta ao curso em questão pelos respectivos departamentos. 1 Artigo alterado na íntegra pela Resolução nº 05/10-CEPE de 19 de março de 2010, publicada em 1º de abril de 2010.

2 Capítulo II Estrutura do Processo Art. 3º - A proposta de reformulação curricular deverá estar fundada nas seguintes considerações, de ordem geral: a) análise das exigências curriculares em relação a possibilidades de trabalho do recémformado: b) natureza, características atuais e perspectivas do campo de conhecimento a que o curso diz respeito; c) compatibilização dos objetos das disciplinas ao currículo pleno da nova proposta; d) função teórico-prática do estágio supervisionado. Parágrafo Único - Tratando-se de proposta de implantação de currículo para novo curso, deverão ser atendidas as alíneas a, b, c e d do caput deste artigo, precedidas pelas seguintes considerações preliminares I - caracterização da necessidade social do curso; II - viabilidade do curso, pela verificação da existência e regularidade de recursos humanos e financeiros, bem como das características do sistema de apoio ao ensino-aprendizagem (biblioteca, laboratórios, etc...) Art. 4º - As propostas de reformulação curricular encaminhadas ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão deverão obrigatoriamente conter os seguintes componentes: 2 a) descrição da estratégia de trabalho desenvolvida pela comunidade acadêmica (conforme referido no Art. 2º, 2º) quanto à avaliação do currículo vigente, elaboração e aprovação do currículo proposto; b) avaliação do currículo vigente: definição dos parâmetros de inadequação quanto a legislação, campo de trabalho, nível de evolução do conhecimento acumulado na área, indicação dos procedimentos utilizados para se obter avaliação; c) justificativa do currículo proposto, com definição de objetivos e atendimento aos demais aspectos da alínea anterior; d) relação de disciplinas obrigatórias, disciplinas complementares optativas e de legislação especial; 3 e) quadro de integralização curricular, em forma de plano de periodização recomendado, contendo a listagem das disciplinas do currículo proposto, com indicação de código, denominação, cargo horária semanal, créditos, pré e/ou corequisitos; f) extrato das atas das reuniões do colegiado de curso e do conselho setorial que aprovaram a proposta; 2 Alterado pelo art. 2º da Resolução nº 53/01-CEPE de 8 de junho de Alterado pelo art. 2º da Resolução nº 53/01-CEPE de 8 de junho de 2001.

3 g) informações sobre as condições (físicas, materiais e de recursos humanos) dos departamentos envolvidos para a implantação do novo currículo, especificação das condições existentes e de eventuais necessidades futuras; h) plano de adaptação, acompanhado do quadro de equivalências entre as disciplinas do currículo vigente e do proposto; i) proposta de acompanhamento e avaliação do currículo a ser implantado. 4 Parágrafo Único - A alínea d constituir-se-á em anteprojeto de resolução do currículo pleno e as alíneas e e h em seus anexos. Art. 5º - As propostas de ajuste curricular deverão ser encaminhadas à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) para aprovação, acompanhadas de justificativas relacionadas às alterações solicitadas. 5 Parágrafo Único - Excepcionalmente, em caso de erros ou omissões em planos de adaptação, é necessário o encaminhamento de documento corrigido que atenda a alínea h do Art. 4º. 6 Art. 6º - Cada proposta de implantação de currículo para novo curso deverá ser encaminhado ao Conselho de Ensino e Pesquisa instruída com os documentos mencionados no Art. 3º, parágrafo único, Art. 4º, alínea d, e e i, além dos extratos das atas da comissão prevista pelo parágrafo único do Art. 1º desta Resolução. Capítulo III Complementos Essenciais do Processo Art. 7º - Simultaneamente ao processo de implantação, reformulação ou ajuste curricular, deverão ser encaminhadas as propostas de elencos de disciplinas dos departamentos envolvidos, compostas de: 7 a) anteprojeto de resolução contendo o rol das disciplinas do departamento com respectivos códigos, denominações, carga horária semanal (AT + AP + EST = Total), créditos, pré e/ou co-requisitos; 8 b) ementas das disciplinas novas ou em alteração, apresentadas em formulário próprio (Ficha nº 1), de acordo com o Art. 8º; a proposta. c) Extrato das atas das reuniões do departamento e do conselho setorial que aprovaram Capítulo IV Planos de Ensino Art. 8º - Os departamentos ou unidades responsáveis pela oferta aprovarão para cada disciplina, um plano de ensino, em conformidade com as fichas nº 1 e nº Alterado pelo art. 2º da Resolução nº 53/01-CEPE de 8 de junho de Alterado pelo art. 1º da Resolução nº 95/06-CEPE de 27 de outubro de 2006, publicada em 22 de dezembro de Revogado pelo art. 4º da Resolução nº 53/01-CEPE de 8 de junho de Alterado pelo art. 2º da Resolução nº 95/06-CEPE de 27 de outubro de 2006, publicada em 22 de dezembro de Alterado pelo art. 5º da Resolução nº 53/01-CEPE de 8 de junho de Alterado pela Resolução nº 15/10-CEPE de 14 de maio de 2010, publicada em 11 de junho de 2010.

4 I - A ficha nº 1º - parte permanente - constitui a identificação da disciplina, da qual constam; código, denominação, pré-requisitos, co-requisitos, créditos, carga horária semanal e total, e ementa. Sempre que for criada disciplina nova, a ficha nº 1 deverá ser aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão nos casos de currículo novo ou reformulação curricular, e pela PROGRAD nos casos de ajuste curricular. 10 II- A ficha nº 2 parte variável constitui o programa da disciplina, do qual constam: identificação, objetivos, desdobramento da área de conhecimento em unidades, procedimentos didáticos, formas de avaliação, bibliografia básica (mínimo de três títulos), bibliografia complementar e o(s) professor(es) responsável(eis), sendo atualizada sempre que necessário mediante aprovação pelo departamento ou unidade responsável pela oferta e homologação pelo(s) colegiado(s) do(s) curso(s) envolvido(s). 11 1º - Considerando que uma mesma disciplina pode ser oferecida a tantos cursos quantos a demandarem, a ficha nº 2 caracterizará o enfoque dado pela disciplina a cada curso a que é ofertada. 2º - O colegiado do curso, ao receber anualmente os planos de ensino (ficha nº2) todas as disciplinas que compõem o currículo pleno do curso, após homologá-los, manterá os mesmos, devidamente organizados, na secretaria da coordenação, à disposição dos atuais alunos, dos egressos do curso e da comunidade em geral. 3º - As fichas nº 1 e nº 2 serão elaboradas em vias quantas forem necessárias, ou seja: Ficha nº 1: 1 para o departamento; 1 para cada professor da disciplina; 1 para cada curso envolvido; 1 para a Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa; 1 para o processo de sua aprovação (elenco de disciplinas). Ficha nº 2: 1 para o departamento; 1 para cada professor da disciplina; 1 para cada curso envolvido. Art. 9º Para efeito destas normas, as atividades didáticas que compõem as disciplinas, organizadas a partir de conteúdos de uma ou mais áreas de conhecimento e não dissociando teoria e prática, terão as seguintes características: 12 a) Padrão (PD): conjunto de estudos e atividades desenvolvidos fundamentalmente nos espaços de aprendizagem considerados padrão para as modalidades de ensino presencial e de educação à distância (EAD) Alterado pelo art. 3º da Resolução nº 95/06-CEPE de 27 de outubro de 2006, publicada em 22 de dezembro de Alterado pela Resolução nº 15/10-CEPE de 14 de maio de 2010, publicada em 11 de junho de Alterado pela Resolução nº 15/10-CEPE de 14 de maio de 2010, publicada em 11 de junho de Alterado pela Resolução nº 15/10-CEPE de 14 de maio de 2010, publicada em 11 de junho de 2010.

5 b) Laboratório (LB): conjunto de estudos e atividades desenvolvidos fundamentalmente em espaços de aprendizagem estabelecidos com infraestrutura especializada, tais como laboratórios, oficinas e estúdios. 14 c) Campo (CP): conjunto de estudos e atividades desenvolvidos fundamentalmente mediante atividades de campo. 15 d) Estágio (ES): conjunto de estudos e atividades desenvolvidos fundamentalmente em ambientes de trabalho mediante estágios regulados pela Lei nº , de 25 de setembro de e) Orientada (OR): conjunto de estudos e atividades direcionados à vivência na atuação acadêmica e/ou profissional, em seus mais amplos aspectos, desenvolvidos em espaços educacionais internos e/ou externos à UFPR, com a participação direta de docente responsável. 17 Parágrafo único. Poderão ser consideradas como atividades didáticas orientadas (OR), e constar como tal nos projetos pedagógicos dos cursos, as atividades específicas para a formação de professores, as atividades de projetos (planejamento, elaboração e execução), os trabalhos de curso (TC) ou de conclusão de curso (TCC) e as atividades de treinamento em serviço, dentre outras que venham a ser assim consideradas pelos departamentos ou unidades responsáveis pela oferta em conjunto com os colegiados de curso. 18 Art A partir do ano de 2011, o projeto pedagógico do curso deverá prever a integralização curricular com base em horas (60 minutos) de efetivo trabalho acadêmico. 19 Parágrafo único. Os currículos dos cursos de graduação e as fichas nº 1 das disciplinas existentes serão revisadas, para o enquadramento nas características estabelecidas pelo art. 9º desta Resolução, mediante reforma ou ajuste curricular, a partir do ano de 2011, na medida da necessidade de cada curso. 20 Capítulo V Encaminhamentos Art As propostas de ajuste curricular (inclusive alteração de elenco) e de reformulação curricular depois de aprovadas pelo(s) departamento(s), pelo(s) Colegiado(s) e apreciada(s) pelo Conselho Setorial, deverão ser protocoladas da PROGRAD até a data estabelecida no calendário escolar. 21 1º - As propostas protocoladas no Conselho de Ensino e Pesquisa serão analisadas preliminarmente pela Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, de acordo com instrução normativa. 22 2º - As propostas de reformulação ou ajuste curricular, uma vez aprovadas, poderão entrar em vigor até a data da correção de matrícula do 1º semestre do ano de conclusão de curso, definida no calendário escolar Alterado pela Resolução nº 15/10-CEPE de 14 de maio de 2010, publicada em 11 de junho de Alterado pela Resolução nº 15/10-CEPE de 14 de maio de 2010, publicada em 11 de junho de Alterado pela Resolução nº 15/10-CEPE de 14 de maio de 2010, publicada em 11 de junho de Alterado pela Resolução nº 15/10-CEPE de 14 de maio de 2010, publicada em 11 de junho de Incluído pela Resolução nº 15/10-CEPE de 14 de maio de 2010, publicada em 11 de junho de Alterado pela Resolução nº 15/10-CEPE de 14 de maio de 2010, publicada em 11 de junho de Incluído pela Resolução nº 15/10-CEPE de 14 de maio de 2010, publicada em 11 de junho de Alterado pelo art. 4º da Resolução nº 95/06-CEPE de 27 de outubro de 2006, publicada em 22 de dezembro de Revogado pelo art.5º da Resolução nº 95/06-CEPE de 27 de outubro de 2006, publicada em 22 de dezembro de 2006.

6 3º - As propostas de implantação de currículo de novos cursos terão prazos próprios, estabelecidos pelos órgão competentes. Capítulo VI Disposições Finais Art Os coordenadores de curso e/ou chefes de departamentos terão até 30 dias após a aprovação das resoluções que fixam os currículos ou os elencos, para encaminhar ao Conselho de Ensino e Pesquisa eventuais pedidos de correção das mesmas Art A presente Resolução entra em vigor nesta data, revogando-se as Resoluções nºs 57/79, 99/80, 06/81 e 19/81 - CEP e demais disposições em contrário. Sala das sessões, em 06 de setembro de CARLOS ALBERTO FARACO Presidente 23 Alterado pelo art. 4º da Resolução nº 95/06-CEPE de 27 de outubro de 2006, publicada em 22 de dezembro de 2006.

RESOLUÇÃO Nº 30/90-CEPE RESOLVE, Capítulo I. Modalidades

RESOLUÇÃO Nº 30/90-CEPE RESOLVE, Capítulo I. Modalidades RESOLUÇÃO Nº 30/90-CEPE Estabelece normas básicas para a implantação, reformulação ou ajuste curricular dos cursos de graduação, bem como para aprovação de elencos de disciplinas dos departamentos. O CONSELHO

Leia mais

RESOLVE: Disposições iniciais

RESOLVE: Disposições iniciais INSTRUÇÃO NORMATIVA N 01/14 PROGRAD Regulamenta os procedimentos administrativos de dispensa e equivalência de Disciplinas e dos exames de Adiantamento e de Aproveitamento de Conhecimento de que trata

Leia mais

RESOLUÇÃO N 14/16 CEPE

RESOLUÇÃO N 14/16 CEPE RESOLUÇÃO N 14/16 CEPE Fixa o Currículo Pleno do Curso de Bacharelado em Administração Pública, do Setor Litoral, da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo,

Leia mais

RESOLUÇÃO N 16/15 CEPE

RESOLUÇÃO N 16/15 CEPE RESOLUÇÃO N 16/15 CEPE Fixa o Currículo Pleno do Curso de Bacharelado em Gestão Pública, do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo,

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 05/2003

RESOLUÇÃO nº 05/2003 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO nº 05/2003 Dispõe sobre o ordenamento administrativo dos processos acadêmicos de criação,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º O Projeto Pedagógico do Curso Turismo da UFPR prevê a realização de estágio nas modalidades de obrigatório

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação do Câmpus Jandaia do Sul da UFPR prevê a realização

Leia mais

RESOLVE: Capítulo I DA NATUREZA

RESOLVE: Capítulo I DA NATUREZA RESOLUÇÃO 02/16 CCMV Regulamenta os estágios no Curso de Medicina Veterinária do Setor de Ciências Agrárias da UFPR. O Colegiado do Curso de Medicina Veterinária do Setor de Ciências Agrárias, na cidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO EM JANDAIA DO SUL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO EM JANDAIA DO SUL REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Campus Jandaia do Sul da UFPR prevê

Leia mais

PORTARIA Nº 280/PROGRAD, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2017

PORTARIA Nº 280/PROGRAD, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PORTARIA Nº 280/PROGRAD, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2017 Aprova Ajuste Curricular no Curso de Gestão da, aplicável à Resolução 64/13-CEPE. O PRÓ-REITOR DE

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02, de 11 de maio de 2010. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO Institui normas para elaboração de processos para a Avaliação de Reconhecimento

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO Nº 01/2018/PROGRAD, DE 14 DE MAIO DE 2018.

ORDEM DE SERVIÇO Nº 01/2018/PROGRAD, DE 14 DE MAIO DE 2018. ORDEM DE SERVIÇO Nº 01/2018/PROGRAD, DE 14 DE MAIO DE 2018. Define atribuições e fluxos dos planos e registros de ensino dos Cursos de Graduação da UFCSPA. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal

Leia mais

CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFS

CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE APOIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE PROJETOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º - O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia do Setor de Ciências Humanas

Leia mais

RESOLVE: C. TRABALHO DE CONCUSÃO DE CURSO Trabalho de Conclusão de Curso I Trabalho de Conclusão de Curso II D. FORMAÇÃO ESPECÍFICA

RESOLVE: C. TRABALHO DE CONCUSÃO DE CURSO Trabalho de Conclusão de Curso I Trabalho de Conclusão de Curso II D. FORMAÇÃO ESPECÍFICA RESOLUÇÃO Nº /09-CEPE Fixa o Currículo Pleno, exclusivamente para as habilitações simples do período noturno do Curso de Letras : Letras Japonês e Letras Polonês, do Setor de Ciências Humanas, Letras e

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina da UFPR prevê a realização

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. Capítulo I DA NATUREZA

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. Capítulo I DA NATUREZA ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Alimentos do Campus de Jandaia do Sul da UFPR prevê a

Leia mais

RESOLVE: NÚCLEO DE CONTEÚDOS OBRIGATÓRIOS

RESOLVE: NÚCLEO DE CONTEÚDOS OBRIGATÓRIOS RESOLUÇÃO Nº 55/16-CEPE Fixa o Currículo Pleno do Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários do Setor de Educação Profissional e Tecnológica O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 63, DE 07 DE JUNHO DE 2013 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 267ª Reunião Extraordinária, realizada em 07 de junho de 2013, e considerando

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 071/2017, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº 071/2017, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Conselho Superior Avenida Vicente Simões, 1111 Bairro Nova Pouso Alegre 37553-465 - Pouso Alegre/MG Fone:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2014. A CÂMARA DE ENSINO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e

RESOLUÇÃO Nº 02/2014. A CÂMARA DE ENSINO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e RESOLUÇÃO Nº 02/2014 Estabelece normas e prazos para elaboração, reformulação e avaliação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da Univasf. A DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 31/2013 CEPE.

RESOLUÇÃO Nº 31/2013 CEPE. CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 31/13-CEPE 1-8 RESOLUÇÃO Nº 31/2013 CEPE. Fixa o Currículo Pleno do Curso de Ciências Biológicas, modalidade licenciatura, do Setor Palotina, da Universidade

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO. Capítulo I Da Natureza

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO. Capítulo I Da Natureza ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO Capítulo I Da Natureza Art. 1. O Projeto Pedagógico do Curso de Design Gráfico do Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR prevê a realização de estágio nas modalidades

Leia mais

PORTARIA GR Nº 771/04, de 18 de junho de 2004

PORTARIA GR Nº 771/04, de 18 de junho de 2004 PORTARIA GR Nº 771/04, de 18 de junho de 2004 Dispõe sobre normas e procedimentos referentes às atribuições de currículo, criações, reformulações e adequações curriculares dos cursos de graduação da UFSCar.

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL INTRODUÇÃO

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL INTRODUÇÃO ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL INTRODUÇÃO O presente regulamento tem a finalidade de normatizar os estágios do curso de Terapia Ocupacional de acordo com a legislação vigente,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE ALTERAÇÃO CURRICULAR, REFORMA CURRICULAR OU ELABORAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE PPC Ouro Preto Agosto/2014 1 DA FORMA DE SOLICITAÇÃO Para solicitar Alteração Curricular, Reforma

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEN Nº XX, de XX de XXXXXXX de CAPÍTULO I DA FINALIDADE

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEN Nº XX, de XX de XXXXXXX de CAPÍTULO I DA FINALIDADE INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEN Nº XX, de XX de XXXXXXX de 2017. Orienta a tramitação dos processos referentes a criação, exclusão, suspensão e alteração de turno de oferta de curso, alteração e reformulação

Leia mais

Regulamentação do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Comunicação em Mídias Digitais

Regulamentação do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Comunicação em Mídias Digitais Curso de Comunicação em Mídias Digitais - CCMD Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Universidade Federal da Paraíba Regulamentação do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Comunicação em Mídias

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática RESOLUÇÃO Nº 01/2018 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática O Coordenador do Curso de Matemática, no uso de suas atribuições,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA/FUNDAÇÃO UNITINS/PROGRAD/N. 003/2010

INSTRUÇÃO NORMATIVA/FUNDAÇÃO UNITINS/PROGRAD/N. 003/2010 INSTRUÇÃO NORMATIVA/FUNDAÇÃO UNITINS/PROGRAD/N. 003/2010 Instrução Normativa Nº. 003/2010 dispõe sobre orientações para Etapa de Finalização Disciplinar do Programa de Correção de Fluxo Curricular, na

Leia mais

RESOLUÇÃO N 59/15 CEPE

RESOLUÇÃO N 59/15 CEPE RESOLUÇÃO N 59/15 CEPE Institui normas para o Programa Professor Pesquisador Sênior em atividade da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo, consultivo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 001/2006 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 001/2006 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS 57 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 001/2006 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Súmula: Estabelece diretrizes sobre os objetivos,

Leia mais

D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013

D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 (Alterada pela Resolução 7029/2014) (Esta é uma versão consolidada. Para ver a versão ORIGINAL, clique aqui.) Regulamenta

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO Nº 02/2017/PROGRAD, DE 05 DE JUNHO DE 2017.

ORDEM DE SERVIÇO Nº 02/2017/PROGRAD, DE 05 DE JUNHO DE 2017. ORDEM DE SERVIÇO Nº 02/2017/PROGRAD, DE 05 DE JUNHO DE 2017. Define atribuições e fluxos dos planos e registros de ensino dos Cursos de Graduação da UFCSPA. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal

Leia mais

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC ANEXO 3 CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR - COPAC CHECKLIST DO PPC Esse documento foi

Leia mais

RESOLVE: CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS. Os objetivos gerais da EAD na Universidade Federal do Paraná (UFPR) são:

RESOLVE: CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS. Os objetivos gerais da EAD na Universidade Federal do Paraná (UFPR) são: RESOLUÇÃO Nº 82/08-CEPE Fixa normas básicas de controle e registro da atividade acadêmica dos Cursos de Aperfeiçoamento e Especialização na modalidade de Educação a Distância da Universidade Federal do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 011/2012-CEPE Dispõe sobre as Normas da Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso dos Cursos de Graduação oferecidos pela UFRR. A REITORA DA, PRESIDENTE DO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

Art. 1º. Definir o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelecer diretrizes e normas para o seu funcionamento. DA NATUREZA

Art. 1º. Definir o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelecer diretrizes e normas para o seu funcionamento. DA NATUREZA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. RESOLUÇÃO Nº 10/06 Define o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelece diretrizes e normas para seu funcionamento.

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO AD REFERENDUM N 01, DE 06 DE JANEIRO DE 2017. Dispõe sobre Regulamento para criação, alteração e extinção de cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação no âmbito do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 3.739

RESOLUÇÃO CEPE Nº 3.739 RESOLUÇÃO CEPE Nº 3.739 Dispõe sobre forma de apresentação de propostas de alterações e reformas curriculares de Cursos. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2012-CCLAV

RESOLUÇÃO Nº 02/2012-CCLAV UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS RESOLUÇÃO Nº 02/2012-CCLAV Regulamenta o Estágio Curricular

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 14/2010 CONSEPE Alterada pela Resolução nº 011/2013 CONSEPE Revogada pela Resolução nº 041/ CONSEPE

RESOLUÇÃO Nº 14/2010 CONSEPE Alterada pela Resolução nº 011/2013 CONSEPE Revogada pela Resolução nº 041/ CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 14/2010 CONSEPE Alterada pela Resolução nº 011/2013 CONSEPE Revogada pela Resolução nº 041/2013 - CONSEPE Aprova normas para elaboração de projeto pedagógico de criação, de reformulação e

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 73/13 - CEPE

RESOLUÇÃO N o 73/13 - CEPE RESOLUÇÃO N o 73/13 - CEPE Fixa o Currículo Pleno do Curso de Fisioterapia do Setor de Ciências Biológicas O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo, consultivo e deliberativo da administração

Leia mais

a necessidade de definir os conteúdos complementares flexíveis do Curso de Graduação em Engenharia de Energias Renováveis;

a necessidade de definir os conteúdos complementares flexíveis do Curso de Graduação em Engenharia de Energias Renováveis; Resolução CCGEER nº 03/2016 Regulamenta os Conteúdos Complementares Flexíveis, fixados no Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de Energias Renováveis (CGEER) do (CEAR), Campus

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CÂMARA SUPERIOR DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CÂMARA SUPERIOR DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CÂMARA SUPERIOR DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2016 A Câmara Superior de Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 070/2017, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº 070/2017, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Conselho Superior Avenida Vicente Simões, 1111 Bairro Nova Pouso Alegre 37553-465 - Pouso Alegre/MG Fone:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 388 /CONSEPE, de 28 de janeiro de 2005.

RESOLUÇÃO Nº 388 /CONSEPE, de 28 de janeiro de 2005. RESOLUÇÃO Nº 388 /CONSEPE, de 28 de janeiro de 2005. RESOLUÇÃO Nº 388 /CONSEPE, de 28 de janeiro de 2005. Regulamenta o Programa de Mobilidade Estudantil na Universidade Federal do Maranhão. O Vice-Reitor

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013

RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013 RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/203 Dispõe sobre o regulamento das Atividades Curriculares Complementares no âmbito do Instituto Federal Catarinense. O Presidente do do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 15, DE 31 DE OUTUBRO DE 2014

RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 15, DE 31 DE OUTUBRO DE 2014 RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 15, DE 31 DE OUTUBRO DE 2014 Estabelece procedimentos para o Estudo Dirigido no âmbito das Faculdades Ponta Grossa. A Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão das Faculdades

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 16/07- CEPE

RESOLUÇÃO Nº 16/07- CEPE 1 RESOLUÇÃO Nº 16/07- CEPE Fixa o Currículo Pleno do Curso de Matemática do Setor de Ciências Exatas. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo, consultivo e deliberativo da Administração

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CONSELHO DE GRADUAÇÃO. Resolução CoG nº 074, de 12 de dezembro de 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CONSELHO DE GRADUAÇÃO. Resolução CoG nº 074, de 12 de dezembro de 2016 Resolução CoG nº 074, de 12 de dezembro de 2016 Dispõe sobre a Reformulação Curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos. 66ª Reunião Ordinária,

Leia mais

Atividades Complementares

Atividades Complementares Atividades Complementares REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAMPUS DE ALEGRE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - O presente

Leia mais

Estabelecer regras e normas para organizar a realização do Trabalho Final de Curso (TFC) do curso de Engenharia Civil da forma como segue:

Estabelecer regras e normas para organizar a realização do Trabalho Final de Curso (TFC) do curso de Engenharia Civil da forma como segue: 1 RESOLUÇÃO N. 01/15 CCEC Estabelece normas para a realização do Trabalho Final de Curso (TFC) do curso de Engenharia Civil O Colegiado do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná, órgão

Leia mais

A PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, e

A PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, e ANO LIII N. 084 08/05/2019 SEÇÃO I P. 014 INSTRUÇÃO DE SERVIÇO PROGRAD Nº 04/2019, DE 07 DE MAIO DE 2019. EMENTA: Estabelece, no âmbito da UFF, os procedimentos para inscrição e seleção de estudantes de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013

RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013 RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013 Dispõe sobre o regulamento das Atividades Curriculares Complementares no âmbito do Instituto Federal Catarinense. O Presidente do do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

RESOLVE: 1º O Programa de Orientação Acadêmica deverá seguir os princípios de tutoria.

RESOLVE: 1º O Programa de Orientação Acadêmica deverá seguir os princípios de tutoria. RESOLUÇÃO 03/16 CCMV Regulamenta o programa de orientação acadêmica no Curso de Medicina Veterinária do Setor de Ciências Agrárias da UFPR. O Colegiado do Curso de Medicina Veterinária do Setor de Ciências

Leia mais

RESOLUÇÃO R E S O L V E: Capítulo I. Disposições preliminares

RESOLUÇÃO R E S O L V E: Capítulo I. Disposições preliminares O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão-CONSEPE da Faculdade Cathedral no uso de suas atribuições legais. CONSIDERANDO a decisão do Plenário, em sessão Ordinária realizada no dia 10 de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO N o 15/2016, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Dispõe sobre a elaboração e/ou reformulação de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação, e dá outras providências. O CONSELHO DE GRADUAÇÃO DA, no uso

Leia mais

Licenciatura em Ciências Exatas Revisão 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

Licenciatura em Ciências Exatas Revisão 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina da UFPR prevê a realização de estágios nas modalidades de estágio obrigatório e

Leia mais

REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA

REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA Bom Jesus do Itabapoana - RJ Atualizado em Agosto de 2018 1 IDENTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS DIRETOR GERAL Carlos Oliveira de Abreu DIRETORA ACADÊMICA

Leia mais

ANTONIO VENÂNCIO CASTELO BRANCO Reitor e Presidente do Conselho Superior

ANTONIO VENÂNCIO CASTELO BRANCO Reitor e Presidente do Conselho Superior RESOLUÇÃO Nº. 47 - CONSUP/IFAM, de 14 de outubro de 2016. O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM, neste ato como Presidente do Conselho Superior, órgão de caráter

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº XXX/CUn/2019, DE DE DE 2019

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº XXX/CUn/2019, DE DE DE 2019 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE

Leia mais

RESOLUÇÃO N o / -CEPE

RESOLUÇÃO N o / -CEPE RESOLUÇÃO N o / -CEPE Fixa o Currículo Pleno do Curso de Engenharia de Aquicultura do Centro de Estudos do Mar do Setor de Ciências da Terra, Campus Pontal do Paraná. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº XX/XX - CEPE RESOLVE: Estabelece o Currículo Pleno do Curso Diurno de Engenharia Elétrica, do Setor de Tecnologia.

RESOLUÇÃO Nº XX/XX - CEPE RESOLVE: Estabelece o Currículo Pleno do Curso Diurno de Engenharia Elétrica, do Setor de Tecnologia. RESOLUÇÃO Nº XX/XX - CEPE Estabelece o Currículo Pleno do Curso Diurno de Engenharia Elétrica, do Setor de Tecnologia. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo, consultivo e deliberativo

Leia mais

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação para os atos de autorização,

Leia mais

EDITAL 02/2019-PROGRAD PROGRAMA LICENCIAR

EDITAL 02/2019-PROGRAD PROGRAMA LICENCIAR EDITAL 02/2019-PROGRAD PROGRAMA LICENCIAR Com base nas resoluções 05/07, 05/08, 92/10 do CEPE-UFPR, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional, por intermédio de sua, publica o presente edital,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) RESOLUÇÃO N.º 1022/2008 Publicado no D.O.E. de 18-12-08, p.45/46 Regulamenta as Atividades Complementares

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 142-CONSELHO SUPERIOR, de 26 de setembro de 2013.

RESOLUÇÃO Nº 142-CONSELHO SUPERIOR, de 26 de setembro de 2013. RESOLUÇÃO Nº 142-CONSELHO SUPERIOR, de 26 de setembro de 2013. ALTERA A RESOLUÇÃO Nº 040- CONSELHO SUPERIOR QUE ESTABELECE OS PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO E ADEQUAÇÃO CURRICULAR DOS PLANOS DOS CURSOS

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior RESOLUÇÃO Nº 023 CONSUPER/2017 Dispõe sobre sobre o Regulamento de Cursos Livres de Extensão do Instituto Federal Catarinense. A Presidente do do IFC, professora Sônia Regina de Souza Fernandes, no uso

Leia mais

RESOLVE: Art. 1º Entende-se por trancamento de curso a interrupção temporária de todas as atividades acadêmicas.

RESOLVE: Art. 1º Entende-se por trancamento de curso a interrupção temporária de todas as atividades acadêmicas. INSTRUÇÃO NORMATIVA N 01/16 PROGRAD Regulamenta os procedimentos administrativos de trancamento de curso de que trata a Resolução 97-A/15- CEPE no âmbito dos cursos de graduação e educação profissional

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 03/ TNI R E S O L V E:

RESOLUÇÃO Nº 03/ TNI R E S O L V E: RESOLUÇÃO Nº 03/2016 - TNI Regulamenta as s Formativas no Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná. O COLEGIADO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º - A Coordenação do Curso de Licenciatura em Química da UTFPR Campus

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CÂMARA SUPERIOR DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CÂMARA SUPERIOR DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CÂMARA SUPERIOR DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2018 A Câmara Superior de Graduação do Conselho

Leia mais

Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018.

Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018. Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018. DISPÕE SOBRE AS NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E EXTRACURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, DA UNIVERSIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 066, DE 10 DE AGOSTO DE 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 066, DE 10 DE AGOSTO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-001 Fone: (35) 3701-9152 grad@unifal-mg.edu.br UNIVERSIDADE

Leia mais

Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura. Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO

Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura. Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO Art. 1º. A unidade curricular Estágio Supervisionado visa o aprendizado de competências

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE N o 014, DE 25 DE ABRIL DE Aprova Regulamento de Monitoria para os Cursos de Graduação a Distância, da UEPG.

RESOLUÇÃO CEPE N o 014, DE 25 DE ABRIL DE Aprova Regulamento de Monitoria para os Cursos de Graduação a Distância, da UEPG. RESOLUÇÃO CEPE N o 014, DE 25 DE ABRIL DE 2017. Aprova Regulamento de Monitoria para os Cursos de Graduação a Distância, da UEPG. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 08/2013 O DA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 15.559/2011-16 PRÓ- REITORIA DE GRADUAÇÃO (PROGRAD); CONSIDERANDO o Parecer da Comissão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PORTARIA N 153/PROGRAD, DE 06 DE JULHO DE 2017 Aprova Ajuste Curricular no Curso de Engenharia de Aquicultura do tro de Estudos do Mar, Setor de Ciências

Leia mais

RESOLUÇÃO N 43/11-CEPE

RESOLUÇÃO N 43/11-CEPE RESOLUÇÃO N 43/11-CEPE Fixa o currículo do Curso de Licenciatura em Artes, do Setor Litoral, para funcionamento no período diurno, com duração de quatro anos. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO,

Leia mais

RESOLVE: RESOLUÇÃO N 07/17 CEPE

RESOLVE: RESOLUÇÃO N 07/17 CEPE RESOLUÇÃO N 07/17 CEPE Estabelece normas para reconhecimento de diplomas de pósgraduação stricto sensu (mestrado e doutorado) expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior no âmbito da

Leia mais

Lei do Estágio. Cargas horárias

Lei do Estágio. Cargas horárias Comissão Orientadora de Estágio da Eng. Elétrica - UFPR Apresentação de 05/06/2019 Lei do Estágio Cargas horárias Calendário Procedimentos para matrícula Lei do Estágio: LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 07/92 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Reforma a estrutura curricular do Curso de Filosofia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, e

Leia mais

RESOLUÇÃO CoCEx Nº 5072, DE 16 DE SETEMBRO DE 2003 (D.O.E ) RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO CoCEx Nº 5072, DE 16 DE SETEMBRO DE 2003 (D.O.E ) RESOLUÇÃO: RESOLUÇÃO CoCEx Nº 5072, DE 16 DE SETEMBRO DE 2003 (D.O.E. - 18.09.2003) Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro Tecnológico Colegiado do Curso de Ciência da Computação RESOLUÇÃO Nº 1/ CCCC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro Tecnológico Colegiado do Curso de Ciência da Computação RESOLUÇÃO Nº 1/ CCCC RESOLUÇÃO Nº 1/2012 - CCCC REQUISITOS E ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO O COLEGIADO DE CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO em reunião do dia 13 de Dezembro de 2012, considerando o disposto

Leia mais

Art. 3º Cada TCC poderá ser realizado no máximo por dois alunos, que formarão uma Equipe.

Art. 3º Cada TCC poderá ser realizado no máximo por dois alunos, que formarão uma Equipe. REGULAMENTAÇÃO Nº 03/15 - CEEE Estabelece as normas para o Projeto de Graduação do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná a partir do ano letivo de 2015. O COLEGIADO DO CURSO DE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 63-CONSUP/IFAM, 24 de novembro de 2017.

RESOLUÇÃO Nº 63-CONSUP/IFAM, 24 de novembro de 2017. RESOLUÇÃO Nº 63-CONSUP/IFAM, 24 de novembro de 2017. O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM, neste ato como Presidente do Conselho Superior, órgão de caráter consultivo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 93, DE 18 DE JUNHO DE 2003.

RESOLUÇÃO Nº 93, DE 18 DE JUNHO DE 2003. RESOLUÇÃO Nº 93, DE 18 DE JUNHO DE 2003. Aprova o documento contendo as Orientações para a Elaboração de Projeto Pedagógico de Curso de Graduação da UFMS, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA CÂMARA

Leia mais

Anexo I da Resolução do Conselho Superior nº 51/2011, de 13/09/2011. Modelo Padrão de PPC

Anexo I da Resolução do Conselho Superior nº 51/2011, de 13/09/2011. Modelo Padrão de PPC Anexo I da Resolução do Conselho Superior nº 51/2011, de 13/09/2011 Modelo Padrão de PPC Página 1: Capa Citar as informações: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; INSTITUTO FEDERAL DO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) RESOLUÇÃO N.º 1227/2010 Publicada no D.O.E. de 28/29-08-2010, p.27-29 Aprova o Calendário Acadêmico de

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL N o 01

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL N o 01 UNCISAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS Transformada em Universidade pela Lei n 6.660 de 28 de dezembro de 2005 Campus Governador Lamenha Filho Rua Jorge de Lima, 113, Trapiche da

Leia mais

RESOLUÇÃO N 123 CEPEX/2006

RESOLUÇÃO N 123 CEPEX/2006 RESOLUÇÃO N 123 CEPE/2006 ESTABELECE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DE ENCARGOS DOCENTES NO ÂMBITO DA UNIMONTES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Reitor e Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E

Leia mais

NOTA TÉCNICA NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

NOTA TÉCNICA NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Avenida NS15, Quadra 109 Norte, Plano Diretor Norte 77001-090 Palmas/TO (63) 3232-8032 www.uft.edu.br/prograd prograd@uft.edu.br NOTA TÉCNICA

Leia mais

Art. 1º Regulamentar a modalidade Educação a Distância (EaD) e a modalidade semipresencial da Universidade da Região de Joinville (Univille).

Art. 1º Regulamentar a modalidade Educação a Distância (EaD) e a modalidade semipresencial da Universidade da Região de Joinville (Univille). CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 43/18 Regulamenta a modalidade Educação a Distância e a modalidade semipresencial na Universidade da Região de Joinville. O Conselho Universitário da Universidade da

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO- ECONÔMICAS CCA/ESAG DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, DOS OBJETIVOS E PRAZOS

CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, DOS OBJETIVOS E PRAZOS RESOLUÇÃO CEPE Nº 033/2008 Ementa: Aprova o Regimento dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Pernambuco. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, no uso das atribuições

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº 01/ PROEN/UNIVASF

ATO NORMATIVO Nº 01/ PROEN/UNIVASF ATO NORMATIVO Nº 01/2015 - PROEN/UNIVASF Cria o Calendário de Matrícula e estabelece normas complementares para o planejamento, a oferta e a matrícula nos componentes curriculares dos cursos de graduação

Leia mais

PARECER Nº 007/2012. Este é o parecer. Pró-Reitor de Ensino

PARECER Nº 007/2012. Este é o parecer. Pró-Reitor de Ensino MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN PARECER Nº 007/2012 INTERESSADO:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DE BOM DESPACHO. Gabinete da Reitoria RESOLUÇÃO CONSU Nº 24, DE 11 DE JULHO DE 2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DE BOM DESPACHO. Gabinete da Reitoria RESOLUÇÃO CONSU Nº 24, DE 11 DE JULHO DE 2018 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DE BOM DESPACHO Gabinete da Reitoria RESOLUÇÃO CONSU Nº 24, DE 11 DE JULHO DE 2018 A Presidente em exercício do Conselho Universitário (CONSU), Reitora do Centro Universitário

Leia mais

DAS COMPETÊNCIAS DA ESTRUTURA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

DAS COMPETÊNCIAS DA ESTRUTURA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Resolução n 009/2012-CEPE Dispõe sobre as normas para elaboração e reformulação dos projetos políticos pedagógicos nos cursos de graduação da UFRR. O VICE-REITOR DA, NO EXERCÍCIO DA PRESIDÊNCIA DO, no

Leia mais