REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP. A Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP. A Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da"

Transcrição

1

2 REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP A Assciaçã de Estudantes da Faculdade de Psiclgia e de Ciências da Educaçã da Universidade d Prt (AEFPCEUP) recnhece que s rçaments participativs, utilizads pr Câmaras Municipais de frma a envlver s munícipes na gvernaçã lcal, sã um símbl da imprtância da participaçã ds cidadãs na sciedade demcrática. Desta frma, cnsideru-se pertinente a sua aplicaçã n cntext estudantil nde a AEFPCEUP se integra. Através deste regulament, a AEFPCEUP identifica as nrmas d rçament participativ e assume cmprmiss de s trabalhar prgressivamente cm s seus Membrs, na sua aplicaçã e na sua adequaçã às necessidades d gvern da AEFPCEUP. Objet 1. O Orçament Participativ da AEFPCEUP (OP AEFPCEUP) é uma iniciativa que surge cm bjetiv de prmver uma prgressiva participaçã ds estudantes na 1 discussã e elabraçã d rçament da AEFPCEUP. 2. Pretende-se, deste md, cnslidar a ligaçã entre a Assciaçã e s estudantes e, cm iss, refrçar s mecanisms de transparência e de adaptabilidade a utras realidades daqueles que representa na gestã da mesma, bem cm, em cnsequência, aperfeiçar a qualidade da própria demcracia. Objetivs O OP AEFPCEUP visa cntribuir para exercíci de uma intervençã infrmada, ativa e respnsável ds estudantes ns prcesss de gestã da AEFPCEUP, garantind a sua participaçã na afetaçã de recurss a plíticas de gestã da AE. A partilha d pder de decisã 1. O OP AEFPCEUP é um prcess de carácter cnsultiv e deliberativ, através da instituiçã prgressiva de mecanisms de cdecisã:

3 a. Na dimensã cnsultiva, s estudantes sã cnsultads sbre a definiçã de prpstas de prjets para rçament e plan de atividades da AEFPCEUP. b. Na dimensã deliberativa, s estudantes pdem vtar ns prjets resultantes de prpstas apresentadas e previamente revistas pela equipa de crdenaçã técnica OP AEFPCEUP. 2. Anualmente é definid pela AEFPCEUP (e aprvad pels estudantes na Assembleia Geral de Estudantes d mandat crrente, aquand da aprvaçã d presente regulament) uma parcela d rçament a afetar a prcess de cdecisã. 3. A AEFPCEUP assume cmprmiss de integrar na prpsta d Plan de Atividades e Orçament Assciativ s prjets vtads pels estudantes até a limite da parcela referida n númer anterir, bem cm acmpanhar e desenvlver s prjets em cnjunt cm a equipa respnsável/prmtra. Mecanisms de participaçã 1. O OP AEFPCEUP prmve um ampl debate sbre a AEFPCEUP, devend 2 para iss, cnter um leque diversificad de mecanisms de participaçã. 2. O debate e a participaçã devem ser assegurads pr mecanisms nline (site, página d Facebk da AEFPCEUP u dinâmic), prmvend a utilizaçã das tecnlgias de infrmaçã e cmunicaçã, e pr mecanisms presenciais, nmeadamente através da realizaçã de Assembleias Gerais de Estudantes (AGE s) prmvidas pela Direçã da AEFPCEUP, em estreita clabraçã cm a Mesa da Assembleia Geral de Estudantes (MAGE), envlvend, para efeit, estudantes, pessal dcente e nã dcente, mviments assciativs e tdas as rganizações empenhadas na vida da Regiã d Prt. 3. Através da diversificaçã de mecanisms de participaçã deverá ser assegurad que tds s que queiram participar tenham a seu dispr s meis adequads e api necessári para efeit, quer para a apresentaçã de prpstas, quer para a vtaçã de prjets.

4 ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIAS Crdenaçã d prcess 1. O OP AEFPCEUP terá uma equipa de crdenaçã técnica cnstituída pr elements da Direçã da AEFPCEUP. a. A crdenaçã técnica estará a carg de uma equipa da AEFPCEUP, acrdada internamente e cm a aprvaçã Direçã da AEFPCEUP, que será respnsável pr definir um valr máxim d rçament dispnibilizad, analisar prcess de candidatura, reunir cm s respnsáveis pel prjet para esclareciments adicinais, supervisinar a implementaçã d prjet e auxiliar sempre que necessári. 2. Adicinalmente, serã nmeads dis respnsáveis pels cnstituintes d prjet, que terã cm funções: a. Ativar mecanisms necessáris para a implementaçã d prjet; b. Manter a equipa de crdenaçã OP AEFPCEUP da AEFPCEUP 3 atualizada acerca d estad d prjet; c. Realizar um mecanism de avaliaçã da implementaçã d prjet (mecanism aprvad pela equipa de crdenaçã OP AEFPCEUP); d. Estar dispnível para discutir e esclarecer tds s assunts relativs à implementaçã d prjet vencedr. O cicl da participaçã O OP AEFPCEUP envlve um cicl anual em várias fases: 1ª. Fase Períd de Preparaçã: dezembr 2016 a fevereir 2017: Preparaçã ds prcediments e critéris d OP AEFPCEUP e d quadr de mecanisms de participaçã; Definiçã da verba a afetar a OP AEFPCEUP. 2ª Fase - Períd de Candidaturas até 17 de març: Divulgaçã d OP AEFPCEUP;

5 Submissã ds prjets. 3ª Fase - Períd de Análise de 18 de març a 15 de abril: Análise técnica das prpstas; Reuniões entre a equipa de crdenaçã técnica OP AEFPCEUP e s respnsáveis pels prjets; Publicaçã ds prjets a submeter a vtaçã; Períd de reclamaçã e respstas. 4ª Fase - Períd de Vtaçã (AGE seguinte) Apresentaçã pública ds prjets a submeter a vtaçã; Vtaçã ds prjets em AGE s (cuj lcal e data se indicarã prtunamente) 5ª Fase - Períd de Implementaçã (até 30 dias úteis após aprvaçã em AGE) Planeament ds prjets; Refrmulaçã ds prjets, cas necessári; Desenvlviment ds prjets. 4 6ª Fase - Períd de Avaliaçã (até nvembr de 2017): Análise d prcess e prduçã de um relatóri final realizad pels respnsáveis d prjet; Apresentaçã pública ds resultads. A participaçã 1. O âmbit territrial e temátic d OP AEFPCEUP é territóri d Distrit d Prt e abrange tdas as áreas de cmpetência da Assciaçã de Estudantes. 2. A verba dispnível para OP AEFPCEUP será definida anualmente na fase de cnceçã. 3. O api que a AEFPCEUP se cmprmete termina n final d mandat d an crrespndente a prjet. 4. Pdem participar, cm apresentaçã de prpstas para prjets a realizar n âmbit d OP AEFPCEUP, estudantes cm inscriçã regularizada na FPCEUP.

6 5. Pessal dcente e nã dcente pderã ser parte integrante de uma equipa prmtra nã pdend, prém, ser respnsáveis pel prjet. 6. As prpstas devem ser referentes a uma área de intervençã da respnsabilidade e cmpetência da AEFPCEUP e nã pderã cincidir u clidir cm atividades, plans, prjets e prgramas já existentes. 7. Os estudantes que integrem um órgã scial da AEFPCEUP pderã clabrar num prjet candidat, nã pdend, prém, ser respnsáveis pela sua candidatura u fazer parte da sua avaliaçã. 8. A apresentaçã das prpstas deverá ser feita através de um frmulári n-line elabrad para efeit. 9. Em cas de dúvidas u reclamações deverá ser utilizad crrei eletrónic da AEFPCEUP (aefce@fpce.up.pt). 10. Cada participante pde apresentar apenas uma prpsta. Se n text de apresentaçã existirem várias, apenas a primeira será cnsiderada. 11. As prpstas apresentadas devem ser específicas, bem delimitadas na sua execuçã, devidamente fundamentadas, realçand s bjetivs, s destinatáris e s 5 benefícis para a ppulaçã destinatária. 12. Tds s camps d frmulári devem estar devidamente preenchids e a prpsta deverá estar bem delineada. 13. Cm parte da valrizaçã das prpstas, pdem ser anexads dcuments que a equipa cnsidere essenciais (exempls: fts, gráfics, mapas u plantas de lcalizaçã, etc.). 14. As atividades a elabrar pel prjet vencedr pderã nã ser uma transcriçã das prpstas que lhe deram rigem, send que há prjets que, para terem cndições de execuçã, pderã necessitar de ajustes técnics. 15. A semelhança d cnteúd das prpstas u a sua prximidade a nível de lcalizaçã pderá riginar a integraçã de várias prpstas num só prjet. 16. Nã serã aceites prpstas de prjet, n âmbit de prcesss de OP AEFPCEUP, que:

7 a. Cnfigurem pedids de api, vendas de serviçs u de interesse pessal e únic; b. Após análise ds serviçs técnics, excedam a verba atribuída para OP AEFPCEUP; c. Nã sejam tecnicamente exequíveis. 17. Critéris de seleçã: a. Análise da exequibilidade; b. Impact na cmunidade; c. Abrangência demgráfica e/u sectrial (n.º de pessas u grup funcinal a que se destina); d. Prpsta cncreta de realizaçã; e. Respsta a uma carência/necessidade existente (inexistência de respstas/prjets desta natureza); f. Equidade da medida prpsta; g. Invaçã, substituiçã u desempenh de atividades e prgramas. 18. Depis de aprvad pels respnsáveis designads pela AEFPCEUP as 6 prpstas de prjet sã apresentadas publicamente. 19. As AGE s, n âmbit d OP AEFPCEUP, terã cm principais bjetivs prmver debate e esclareciment sbre prcess d mesm, bem cm a apresentaçã e vtaçã de prpstas. 20. O prcess de debate d OP AEFPCEUP abrange tds s estudantes. 21. O Períd de Implementaçã deverá ser iniciad até 30 dias úteis após aprvaçã em AGE. As prpstas 1. As prpstas submetidas serã alv de uma análise técnica pela equipa de crdenaçã OP AEFPCEUP, de acrd cm s parâmetrs definids. 2. Find praz de análise das prpstas será divulgada, pr dinâmic, uma Lista ds Prjets OP AEFPCEUP a submeter a vtaçã.

8 3. As prpstas nã aceites para transfrmaçã em prjet, serã devidamente justificadas e cmunicadas as prpnentes, sempre que slicitad, até 5 dias cnsecutivs após a apresentaçã pública ds mesms, nã havend lugar a recurs da decisã cmunicada. A Reuniã cm a equipa de crdenaçã técnica OP AEFPCEUP 1. A equipa de crdenaçã técnica OP AEFPCEUP reúne e escuta s prmtres e/u equipas respnsáveis pr cada um ds prjets submetids. 2. O bjetiv será perceber s mtivs e as linhas básicas da prpsta, para que esta pssa ser bem entendida pela equipa de crdenaçã técnica. 3. A equipa de crdenaçã técnica pde sugeriu alterações de frma a que a valrizaçã d prjet seja mais ajustada à realidade. 4. Cas a equipa de crdenaçã técnica cnsidere que as prpstas nã cumprem s requisits estipulads n presente regulament, pderá tmar uma psiçã e eliminar a candidatura. 7 A vtaçã das prpstas 1. A enumeraçã das prpstas será feita pr rdem crnlógica, tend cm referência númer de regist de entrada, e será apresentada publicamente pela rdem numérica de regist. 2. Cada pessa só pderá vtar uma única vez, numa única prpsta, através ds mecanisms a definir em cada an, em cada prcess. 3. A vtaçã decrrerá em AGE devidamente cnvcada e divulgada para efeit. 4. Só pderã vtar ns prjets apresentads s estudantes cm inscriçã na FPCEUP. 5. Depis de apurads s resultads é publicada a lista de classificaçã ds prjets.

9 Reuniã após a aprvaçã de prjets em AGE Será brigatória a presença ds respnsáveis pel prjet vencedr numa reuniã cm a equipa de crdenaçã técnica OP AEFPCEUP para rientar, ajustar planificações e esclareciments adicinais. A prestaçã de cntas as estudantes 1. A AEFPCEUP cmprmete-se a infrmar peridicamente s estudantes sbre a execuçã ds prjets vencedres d OP AEFPCEUP, cas slicitad. 2. É da respnsabilidade ds respnsáveis d prjet a elabraçã de um relatóri d prjet que será apresentad na última AGE d mandat. 3. É da respnsabilidade da equipa de crdenaçã técnica OP AEFPCEUP elabrar um parecer d relatóri apresentad pels respnsáveis d prjet. A avaliaçã e aperfeiçament 1. Os resultads d OP AEFPCEUP da AEFPCEUP sã avaliads anualmente e, cas se justifique, serã intrduzidas as alterações necessárias a aperfeiçament, 8 aprfundament e alargament prgressiv d prcess.

Programa de Capacitação Docente EDITAL. Subsistema: Treinamento e Desenvolvimento. Elaborado por: Recursos Humanos

Programa de Capacitação Docente EDITAL. Subsistema: Treinamento e Desenvolvimento. Elaborado por: Recursos Humanos Prgrama de Capacitaçã Dcente EDITAL Subsistema: Treinament e Desenvlviment Versã: 002 Data de Implantaçã: Elabrad pr: Aprvad pr: Data da revisã: 27/09/208 Recurss Humans Direçã Geral 4/09/208. Abrangência.

Leia mais

INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO. Concurso para apoio a iniciativas-piloto no âmbito das economias criativas

INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO. Concurso para apoio a iniciativas-piloto no âmbito das economias criativas INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO Cncurs para api a iniciativas-pilt n âmbit das ecnmias criativas Nta: Este cncurs decrre em duas etapas. ENQUADRAMENTO A Fundaçã Caluste Gulbenkian

Leia mais

Comissão Organizadora da Imagem

Comissão Organizadora da Imagem Cmissã Organizadra da Manual de Execuçã Manual de execuçã CO 2017 Intrduçã Cm a nva da ANEM, prende-se a necessidade de cumprir as nrmas gráficas estabelecidas e desenvlver estratégias para, além de aumentar

Leia mais

Regulamento Interno Centro de Recursos para a Inclusão. REGPO03 Edição: 03 Página 1 de 9

Regulamento Interno Centro de Recursos para a Inclusão. REGPO03 Edição: 03 Página 1 de 9 Página 1 de 9 Elabrad pr: Equipa Data: 21.09.2018 Aprvad: Cnselh de Administraçã Data: 27.09.2018 ÍNDICE Página 2 de 9 1 Serviç 3 1.1-Enquadrament 3 1.2-Objetivs 3 1.2.1-Objetivs específics 3 1.3-Destinatáris

Leia mais

Regulamento eleitoral

Regulamento eleitoral Regulament eleitral Cnselh Geral Agrupament de Esclas de Grândla Regulament das eleições para Cnselh Geral Retirad d Regulament Intern d Agrupament de Esclas de Grândla e d DL nº 137/2012 de 2 de julh

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 124\ 2014

PROJETO DE LEI Nº 124\ 2014 Estad d Ri de Janeir Gabinete d Vereadr Jean Carls de Almeida PROJETO DE LEI Nº 124\ 2014 Dispõe sbre O Prgrama de Treinament as Servidres Públics Municipal e Cargs Cmissinads, que exercem funções de atendiment

Leia mais

Campanha Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando!

Campanha Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando! Campanha Cnstruind Cidades Resilientes: minha cidade está se preparand! Platafrma temática sbre risc urban nas Américas Frtaleciment da cperaçã e clabraçã entre gverns lcais Cnvite à apresentaçã de prpstas

Leia mais

Gestão de Participantes da Semana de Integração Acadêmica

Gestão de Participantes da Semana de Integração Acadêmica Gestã de Participantes da Semana de Integraçã Acadêmica MPP - Manual de Plíticas e Prcediments Atualizad em 07/01/2016 Sumári 1. DO GESTOR DO PROCESSO... 2 2. DA POLÍTICA INSTITUCIONAL... 3 3. DO DIAGRAMA

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Critérios de Avaliação 2017/2018

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Critérios de Avaliação 2017/2018 DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GARDUNHA E XISTO, FUNDÃO 161123 Medalha de Prata de Mérit Municipal Departament de Ciências Sciais

Leia mais

Designação do projeto Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa (OADRL)

Designação do projeto Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa (OADRL) Designaçã d prjet Órgã de Acmpanhament das Dinâmicas Reginais de Lisba (OADRL) - 2016 Códig d prjet LISBOA-09-6177-FEDER-000003 Objetiv principal Criar as cndições e reunir s meis necessáris para exercíci

Leia mais

APRESENTAÇÃO - PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FORMULÁRIO

APRESENTAÇÃO - PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FORMULÁRIO APRESENTAÇÃO - PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FORMULÁRIO Qual bjetiv ds frmuláris e cm serã utilizadas as infrmações cletadas? A Pró-Reitria de Planejament e Orçament Prplan elabru e publica Frmulári para

Leia mais

0. INTRODUÇÃO 1. OBJETIVOS

0. INTRODUÇÃO 1. OBJETIVOS ÍNDICE: 0. Intrduçã 1. Objetivs 2. Destinatáris 3. Prémis 4. Candidatura 5. Cndições de Participaçã 6. Critéris de Avaliaçã e Decisã 7. Júri 8. Cnsiderações Finais 2 0. INTRODUÇÃO O Municípi de Aruca pretende

Leia mais

Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Moura

Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Moura Fund de Api às Micr e Pequenas Empresas n Cncelh de Mura PROTOCOLO FINANCEIRO E DE COOPERAÇÃO Entre: O Municípi de Mura, pessa clectiva nº 502.174.153 adiante designad pr CÂMARA; O Banc Espírit Sant, S.A.

Leia mais

Auditoria às Reclamações e Pedidos de Informação dos CTT Correios de Portugal, S.A. 2017

Auditoria às Reclamações e Pedidos de Informação dos CTT Correios de Portugal, S.A. 2017 Auditria às Reclamações e Pedids de Infrmaçã ds CTT Crreis de Prtugal, S.A. 2017 Síntese d Relatóri Versã pública 11 de setembr de 2018 Este dcument fi preparad pela Grant Thrntn & Assciads, SROC, Lda.

Leia mais

:: Regulamento - Congresso Regional GO/TO

:: Regulamento - Congresso Regional GO/TO :: Regulament - Cngress Reginal GO/TO Cngress Reginal de Psiclgia Etapa Reginal d VI CNP Capítul I Ds Objetivs Art. 1º - Sã bjetivs d VI COREP: a. Prmver a rganizaçã e a mbilizaçã ds psicólgs de Giás e

Leia mais

IARC. - Anexo 3 - Anexo à oferta de Infraestruturas Aptas ao Alojamento de Redes de Comunicações Eletrónicas

IARC. - Anexo 3 - Anexo à oferta de Infraestruturas Aptas ao Alojamento de Redes de Comunicações Eletrónicas IARC - Anex 3 - Anex à ferta de Infraestruturas Aptas a Aljament de Redes de Cmunicações Eletrónicas Prcediments de Gestã de Pedids v1.4.1 Índice 1. Intrduçã 3 2. Prcediments 3 2.1 Pedids de Infrmaçã de

Leia mais

Regulamento Interno Centro de Recursos para a Inclusão. REGPO03 Edição: 02 Página 1 de 9

Regulamento Interno Centro de Recursos para a Inclusão. REGPO03 Edição: 02 Página 1 de 9 Regulament Intern Centr de Recurss para a Inclusã Ediçã: 02 Página 1 de 9 Elabrad pr: Equipa Data: 20.09.2017 Aprvad: Direçã Data : 21.09.2017 Regulament Intern Centr de Recurss para a Inclusã ÍNDICE Ediçã:

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE Entidade: Direçã-Geral ds Estabeleciments Esclares () Mrada: Praça de Alvalade, nº 12 1749-070 Telefne: 218433910 Crrei eletrónic: atendiment@dgeste.mec.pt Síti da internet: https://www.dgeste.mec.pt/

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS Maua Investiments LTDA Plíticas & Nrmas Internas Versã: 1.1 Data: Abr/2018 Maua Invetiments Ltda Sumári 1. Objetiv... 2 2. Princípis Gerais... 2

Leia mais

REGULAMENTO 1ª EDICÃO PRÉMIO FOOD FAB LAB

REGULAMENTO 1ª EDICÃO PRÉMIO FOOD FAB LAB REGULAMENTO 1ª EDICÃO PRÉMIO FOOD FAB LAB O TAGUSVALLEY assume um papel fundamental cm agente dinamizadr da invaçã e ecnmia da regiã e prcura as cndições necessárias para que as atividades ecnómicas sejam

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Empreendedrism) Página 1 de 8 Vale Empreendedrism (Vale Simplificad) Tiplgia Aquisiçã de serviçs de cnsultria na área d

Leia mais

Institui o Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico- Administrativos em Educação da UFMG.

Institui o Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico- Administrativos em Educação da UFMG. RESOLUÇÃO COMPLEMENTAR N 03/2008, DE 07 DE AGOSTO DE 2008 Institui Prgrama de Avaliaçã de Desempenh ds Servidres Técnic- Administrativs em Educaçã da UFMG. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 09/2014 PREÂMBULO A Cnfederaçã Nacinal de Municípis CNM, inscrita n CNPJ/MF sb nº 00.703.157/0001-83, cm sede n SCRS 505, Blc C, Lte 01 3º

Leia mais

Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Vila Velha de Ródão

Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Vila Velha de Ródão Prgrama FINICIA Fund de Api às Micr e Pequenas Empresas n Cncelh de Vila Velha de Ródã PROTOCOLO FINANCEIRO E DE COOPERAÇÃO Entre: O Municípi de Vila Velha de Ródã, pessa clectiva nº 506.642.798 adiante

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS DE ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA N. 14/2016

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS DE ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA N. 14/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS DE ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA N. 14/2016 O IMED INSTITUTO DE MEDICINA, ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO, através d presente instrument, trna

Leia mais

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Planificaçã/Critéris An Letiv 2018/2019 Nível de Ensin: Secundári Áreas/Disciplina: TOLC An: 2º Curs: Básic Científic-Humanístic Prfissinal X Planificaçã Períd Sequências/Temas/Móduls Cnteúds Prgramátics/Dmínis

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERATIVO Ação social

PROCEDIMENTO OPERATIVO Ação social Página 1 de 5 I ÂMBITO Aplicável à prestaçã de api scial as estudantes d ensin superir, em especial àqueles em cndições de carência ecnómica cmprvada, de md a garantir que nã sejam excluíds pr incapacidade

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Internacionalização) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Internacionalização) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Internacinalizaçã) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 11/2008, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2008

RESOLUÇÃO N o 11/2008, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2008 RESOLUÇÃO N 11/2008, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2008 Altera a Resluçã n 06/2001, de 09/08/2001, mdificand a estrutura e Regiment Intern da Cmissã Permanente d Vestibular-COPEVE. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 PDR2020 (Jovens agricultores) Página 1 de 7. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 PDR2020 (Jovens agricultores) Página 1 de 7. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 PDR2020 (Jvens agricultres) Página 1 de 7 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL (PPGEA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL (PPGEA) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL (PPGEA) PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE DISSERTAÇÃO (2019/1) O presente dcument tem cm bjetiv apresentar

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DE INFOGRAFIAS

REGULAMENTO CONCURSO DE INFOGRAFIAS 1 REGULAMENTO CONCURSO DE INFOGRAFIAS SOBRE O PROJECTO O prjet EDUCO 2 CEAN é um prjet vencedr d Prgrama Eurpeu Erasmus+, que agrega várias iniciativas de api cmunitári centradas na educaçã, na aprendizagem

Leia mais

Anexo 01 Recomendação nº 1: formação de uma comunidade autônoma para aplicar os poderes da comunidade

Anexo 01 Recomendação nº 1: formação de uma comunidade autônoma para aplicar os poderes da comunidade Anex 01 Recmendaçã nº 1: frmaçã de uma cmunidade autônma para aplicar s pderes da cmunidade 1. Resum De acrd cm estatut atual da ICANN, a diretria da ICANN tem a respnsabilidade final pr tdas as decisões.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEEVALE INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE (ITEF) SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FASE DE PRÉ- INCUBAÇÃO

UNIVERSIDADE FEEVALE INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE (ITEF) SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FASE DE PRÉ- INCUBAÇÃO UNIVERSIDADE FEEVALE INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE (ITEF) SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FASE DE PRÉ- INCUBAÇÃO 1) INTRODUÇÃO A Universidade FEEVALE, pr mei da Incubadra Tecnlógica da FEEVALE ITEF apia desenvlviment

Leia mais

PROCESSO SELETIVO FUNDAÇÃO ABRINQ

PROCESSO SELETIVO FUNDAÇÃO ABRINQ PROCESSO SELETIVO 2019 2021 FUNDAÇÃO ABRINQ SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 1. QUEM PODE PARTICIPAR 04 2. NÃO PODE PARTICIPAR 05 3. NÃO SERÃO ACEITOS PROJETOS QUE 05 4. PÚBLICO ALVO 06 5. EIXO E LINHA DE ATUAÇÃO

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017

REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017 REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017 1. O INOVA SENAI 1.1 O que é INOVA SENAI é uma atividade técnica-cultural n frmat de cncurs que visa recnhecer publicamente as capacidades de invaçã, empreendedrism

Leia mais

PROENÇA FINICIA. Crédito Local. no Concelho de Proença-a-Nova PROTOCOLO FINANCEIRO E DE COOPERAÇÃO

PROENÇA FINICIA. Crédito Local. no Concelho de Proença-a-Nova PROTOCOLO FINANCEIRO E DE COOPERAÇÃO PROENÇA FINICIA Crédit Lcal n Cncelh de Prença-a-Nva PROTOCOLO FINANCEIRO E DE COOPERAÇÃO Entre: A Câmara Municipal de Prença-a-Nva, pessa clectiva nº 505 377 802, adiante designada pr CÂMARA; A Caixa

Leia mais

Domínio de Autonomia Curricular

Domínio de Autonomia Curricular Dmíni de Autnmia Curricular Orientações Curriculares 5º an An letiv 2017-2018 Enquadrament legislativ Intrduçã O despach nº 5908/2017, de 5 de julh que regulamenta a pssibilidade de s Agrupaments e Esclas

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Empreendedorismo Qualificado) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Empreendedorismo Qualificado) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (Empreendedrism Qualificad) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

II CONCURSO TRANSFRONTEIRIÇO DE PROTÓTIPOS ORIENTADOS PARA O MERCADO

II CONCURSO TRANSFRONTEIRIÇO DE PROTÓTIPOS ORIENTADOS PARA O MERCADO II CONCURSO TRANSFRONTEIRIÇO DE PROTÓTIPOS ORIENTADOS PARA O MERCADO - Bases Regulamentares - PROTOTRANSFER II CONCURSO TRANSFRONTEIRIÇO DE PROTÓTIPOS ORIENTADOS PARA O MERCADO - Bases Regulamentares -

Leia mais

12.ª Edição REGULAMENTO. Artigo 1.º

12.ª Edição REGULAMENTO. Artigo 1.º 12.ª Ediçã - 2017 REGULAMENTO Artig 1.º O presente regulament estabelece as regras pr que se rege a ediçã de 2017 d Prémi de Jrnalism Direits Humans & Integraçã, atribuíd pela Cmissã Nacinal da UNESCO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Prazo para candidaturas: 28 de outubro de 2018

TERMO DE REFERÊNCIA. Prazo para candidaturas: 28 de outubro de 2018 TERMO DE REFERÊNCIA Estági de Cmunicaçã Lcalizaçã: Sã Paul Praz para candidaturas: 28 de utubr de 2018 Tip de Cntrat: Idima(s) necessári: Estági Data esperada de iníci: (data em que a/ candidata/ selecinada/

Leia mais

EDITAL FIP Nº063/2013

EDITAL FIP Nº063/2013 1 EDITAL FIP Nº063/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA O FUNDO DE INCENTIVO À PESQUISA (FIP) APRESENTADAS POR DOCENTES E DOUTORANDOS DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Ns terms

Leia mais

ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV DIREITO RIO FGV LAW PROGRAM

ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV DIREITO RIO FGV LAW PROGRAM ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV DIREITO RIO FGV LAW PROGRAM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2º semestre / 2014 O FGV Law Prgram da Escla

Leia mais

REGULAMENTO PEDDY PAPER NAS ESCADINHAS DOS ANJOS 28/10/2017

REGULAMENTO PEDDY PAPER NAS ESCADINHAS DOS ANJOS 28/10/2017 REGULAMENTO PEDDY PAPER NAS ESCADINHAS DOS ANJOS 28/10/2017 1 - Âmbit O Peddy Paper Nas Escadinhas Ds Anjs é uma iniciativa inserida n Orçament Participativ da Junta de Freguesia de Arris 2016 e rege-se

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CÔNEGO STANISLAU OLEJNIK

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CÔNEGO STANISLAU OLEJNIK ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CÔNEGO STANISLAU OLEJNIK NOS DIFERENTES OLHARES DO CURRÍCULO ESCOLAR APRESENTAMOS O PROJETO: EDUCAÇÃO FISCAL NA ESCOLA: UMA PORTA QUE SE ABRE PARA A CONSTRUÇÃO DA

Leia mais

3º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e 1º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

3º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e 1º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 3º Cngress de e de Educaçã, Ciência e Cultura: Expandind as Frnteiras d Saber 1ª Circular O UDF - Centr Universitári, pr mei d Prgrama de Iniciaçã Científica, Tecnlógica e Invaçã, têm a hnra de cnvidá-l

Leia mais

Regulamento Interno Formação Profissional

Regulamento Interno Formação Profissional Página 1 de 11 Elabrad pr: Equipa Data: 28.08.2018 Aprvad: Cnselh de Administraçã Data: 29.08.2018 Página 2 de 11 Índice Intrduçã 3 1- Apresentaçã d Serviç 3 2 Frmand(a)s 6 3- Avaliaçã 7 4 Certificaçã

Leia mais

EDITAL FIP/PIBIC Nº 017/2010

EDITAL FIP/PIBIC Nº 017/2010 1 EDITAL FIP/PIBIC Nº 017/2010 De rdem d Magnífic Reitr da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC Minas), cnvc s interessads a apresentarem prpstas de prjets de pesquisa para btençã de financiament

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Invaçã) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CONTINUADO PARA OS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA ANO 2015

PLANO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CONTINUADO PARA OS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA ANO 2015 PLANO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CONTINUADO PARA OS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA ANO 2015 Salvadr/Bahia, Març de 2015 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA Autrizaçã Decret nº 9237/86. DOU

Leia mais

Em 2019, os critérios de avaliação definidos e respetivas ponderações são os seguintes:

Em 2019, os critérios de avaliação definidos e respetivas ponderações são os seguintes: C R I T É R I O S D E A V A L I A Ç Ã O E P O N D E R A Ç Ã O D O P R O G R A M A D E F I N A N C I A M E N T O A P R O J E T O S D E 2 0 1 9 O Regulament d Prgrama de Financiament a Prjets pel INR, I.P.,

Leia mais

Atividades a desenvolver. 1º Período - 12 de setembro a 17 de setembro

Atividades a desenvolver. 1º Período - 12 de setembro a 17 de setembro Agrupament de Esclas da Caparica Planificaçã das Atividades d Cnselh Pedagógic e Estruturas de Gestã Intermédia Dcument Orientadr - 2013/2014 1 O Cnselh Pedagógic é órgã de crdenaçã e supervisã pedagógica

Leia mais

O Percurso de 5 anos do Subsistema para a Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares (SubGQ_UC)

O Percurso de 5 anos do Subsistema para a Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares (SubGQ_UC) O Percurs de 5 ans d Subsistema para a Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares (SubGQ_UC) Eduard Ferreira da Silva, Gillian Mreira, Jsé Albert Rafael, Daniela Csta WORKSHOP 5 ANOS DE SubGQ_UC 12

Leia mais

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Geração de Guias para ST, DIFAL e FCP

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Geração de Guias para ST, DIFAL e FCP CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Geraçã de Guias para ST, DIFAL e FCP 1. Objetivs Gerar títuls n cntas a pagar cm ttal de ICMS-ST, DIFAL e/u FCP das ntas fiscais de saída. Página 2 de 6 2. Requisits 2.1. RF01 Geraçã

Leia mais

crcj CdHhISSM DE PROT CÇAO DE CIIIIIIIÇflS E JDUEFIS OBJETIVOS OBJETIVOS AÇÃO INDICADORES METAS GERAIS ESPECIFICOS

crcj CdHhISSM DE PROT CÇAO DE CIIIIIIIÇflS E JDUEFIS OBJETIVOS OBJETIVOS AÇÃO INDICADORES METAS GERAIS ESPECIFICOS CdHhISSM DE PROT CÇAO DE CIIIIIIIÇflS E JDUEFIS OBJETIVOS OBJETIVOS AÇÃO INDICADORES METAS GERAIS ESPECIFICOS Garantir a participaçã das entidades representadas Realizaçã de reuniões nas instalações das

Leia mais

Regulamento Interno Formação Profissional

Regulamento Interno Formação Profissional Página 1 de 10 Elabrad pr: Equipa Data: 03.05.2017 Aprvad: Direçã Data: 04.05.2017 Página 2 de 10 Índice Intrduçã 3 1- Apresentaçã d Serviç 3 2 Frmand(a)s 5 3- Avaliaçã 6 4 Certificaçã 7 5 Funcinament

Leia mais

Ata 1ª Reunião Conselho Eco-Escola 13 dezembro 2013

Ata 1ª Reunião Conselho Eco-Escola 13 dezembro 2013 Ata 1ª Reuniã Cnselh Ec-Escla 13 dezembr 2013 As treze dias d mês de dezembr de 2013 realizu-se, n auditóri, a primeira reuniã d cnselh Ec-Esclas d Clégi Valsassina d presente an lectiv. A reuniã cntu

Leia mais

Regulamento Interno Formação Profissional

Regulamento Interno Formação Profissional Frmaçã Prfissinal Ediçã: 06 Página 1 de 10 Elabrad pr: Equipa Data: 19.02.2018 Aprvad: Cnselh de Administraçã Data:22.02.2018 Frmaçã Prfissinal Ediçã: 06 Página 2 de 10 Índice Intrduçã 3 1- Apresentaçã

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO (RSI) CERCIAV

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO (RSI) CERCIAV REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO (RSI) CERCIAV Dezembr de 2015 A Direçã Marília Martins Maria Laima Emanuel Rcha Olga Figueired Antóni Silva 1 Preâmbul N âmbit d Rendiment

Leia mais

NO Comité de Gestão de Risco

NO Comité de Gestão de Risco P. 1! de 5 NO Cmité de Gestã de Risc Aprvad em reuniã de Cmissã Executiva de.03.22 Crdenad pr: Direçã de Gestã de Riscs e Segurs Direçã de Organizaçã e Gestã de Recurss Humans P. 2! de! 5 1. Objet A presente

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE A finalidade desta plítica é prprcinar a tds s titulares de dads que pr qualquer mei digital, ns frnecem infrmaçã, cnheciment necessári sbre a gestã que fazems ds seus dads pessais.

Leia mais

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE)

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) (Ensin Universitári e Plitécnic) Outubr 2012 Caracterizaçã d pedid A1. Instituiçã

Leia mais

II SIMPÓSIO DE DOENÇAS INFECTO PARASITÁRIAS NA AMAZÔNIA I JORNADA CIENTÍFICA DA LIDIPA NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

II SIMPÓSIO DE DOENÇAS INFECTO PARASITÁRIAS NA AMAZÔNIA I JORNADA CIENTÍFICA DA LIDIPA NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS II SIMPÓSIO DE DOENÇAS INFECTO PARASITÁRIAS NA AMAZÔNIA I JORNADA CIENTÍFICA DA LIDIPA NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS DATAS IMPORTANTES Iníci da submissã ds resums: 02/05/2018 Términ da submissã: 19/08/2018

Leia mais

Guião da Unidade Curricular Educação a Distância. Programa Doutoral em Multimédia em Educação. 2010/11-1º Semestre

Guião da Unidade Curricular Educação a Distância. Programa Doutoral em Multimédia em Educação. 2010/11-1º Semestre Deptº de Educaçã Deptº de Cmunicaçã e Arte Universidade de Aveir Guiã da Unidade Curricular Educaçã a Distância Prgrama Dutral em Multimédia em Educaçã 2010/11-1º Semestre Dcentes Envlvids na Unidade Curricular:

Leia mais

EDITAL DIRPPG-CT 01/ Participação de Pesquisadores em Eventos Técnico-Científicos apoiados com recursos da UTFPR, Câmpus Curitiba.

EDITAL DIRPPG-CT 01/ Participação de Pesquisadores em Eventos Técnico-Científicos apoiados com recursos da UTFPR, Câmpus Curitiba. Ministéri da Educaçã Universidade Tecnlógica Federal d Paraná Diretria Geral d Câmpus Curitiba Diretria de Pesquisa e Pós-Graduaçã EDITAL DIRPPG-CT 01/2016 - Participaçã de Pesquisadres em Events Técnic-Científics

Leia mais

PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS. Eixo Prioritário 3

PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS. Eixo Prioritário 3 PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS Avis Nº ACORES-51-2017-14 PROGRAMA OPERACIONAL PARA OS AÇORES 2020 Eix Priritári 3 Cmpetitividade das Empresas Reginais Priridade

Leia mais

CHAMADA PARA PROCESSO SELETIVO DE FACILITADOR EDITAL Nº 005 DE 22/08/2018

CHAMADA PARA PROCESSO SELETIVO DE FACILITADOR EDITAL Nº 005 DE 22/08/2018 CHAMADA PARA PROCESSO SELETIVO DE FACILITADOR EDITAL Nº 005 DE 22/08/2018 O Hspital Alemã Oswald Cruz trna pública a presente Chamada para s Interessads em participar deste prcess seletiv. 1. DAS INFORMAÇÕES

Leia mais

REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES 1 Índice 1 Enquadrament... 3 2 Objetivs... 3 3 Requisits para participaçã...

Leia mais

Nova Carreira para Gestores Escolares para o Governo do Estado de São Paulo. Ana Maria Diniz, Claudia Costin e Nelson Marconi. Objetivos do Projeto:

Nova Carreira para Gestores Escolares para o Governo do Estado de São Paulo. Ana Maria Diniz, Claudia Costin e Nelson Marconi. Objetivos do Projeto: Nva Carreira para Gestres Esclares para Gvern d Estad de Sã Paul Ana Maria Diniz, Claudia Cstin e Nelsn Marcni Prjet desenvlvid para a criaçã da nva carreira de diretr de esclas em Sã Paul. Outubr 2008.

Leia mais

Resolução nº 105, de 12 de dezembro de 2017.

Resolução nº 105, de 12 de dezembro de 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educaçã Prfissinal e Tecnlógica Institut Federal de Educaçã, Ciência e Tecnlgia d Ri Grande d Sul Cnselh Superir Resluçã nº 105, de 12 de dezembr de. O Presidente em

Leia mais

Assembléia Le islativa do Estado de Rondôni

Assembléia Le islativa do Estado de Rondôni Recebid, Autue-se e Inclua em pauta. Assembléia Le islativa d Estad de Rndôni ọ...j c, ATOR: ESTADO DE RONDÔNIA Assembléia Leail?tiva 1 2 MAl 2015 Prll: j q6'! 5-,--_ TADO AELCIO DA TV - PP Prcess: J1().

Leia mais

PROGRAMA DE REALIZAÇÃO E APOIO A EVENTOS DE ESPORTE, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL

PROGRAMA DE REALIZAÇÃO E APOIO A EVENTOS DE ESPORTE, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PROGRAMAS DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL PROGRAMA DE REALIZAÇÃO E APOIO

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO Universidade d Estad de Santa Catarina Centr de Ciências da Administraçã e Sciecnômicas Prgrama de Pós-Graduaçã em Administraçã Mestrad Prfissinal em Administraçã ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

Tomamos Café e Falamos de Visitas de Estudo?

Tomamos Café e Falamos de Visitas de Estudo? Tmams Café e Falams de Visitas de Estud? O CONTEXTO DESTE CAFÉ : Prque na Escla Secundária Artística Antóni Arri pretendems prpiciar as aluns experiências cm grande valr para a sua aprendizagem e desenvlviment

Leia mais

Programa Cidadãos Manual do Promotor Anexo 2: Preenchimento do formulário de pedido de pagamento Versão 1.1

Programa Cidadãos Manual do Promotor Anexo 2: Preenchimento do formulário de pedido de pagamento Versão 1.1 Prgrama Cidadãs Ativ@s Manual d Prmtr Anex 2: Preenchiment d frmulári de pedid de pagament Versã 1.1 A apresentaçã de pedids de pagament através d SIPPCA prcessa-se pel preenchiment d respetiv frmulári.

Leia mais

C O M U N I C A D O E X T E R N O

C O M U N I C A D O E X T E R N O 6 de fevereir de 2019 C O M U N I C A D O E X T E R N O Participantes ds Mercads da B3 Segment Cetip UTVM Ref.: Alterações em Layuts de Arquivs, Decrrentes de Implementações n Módul Funds21, Previstas

Leia mais

V JORNADAS DO MÉDICO INTERNO DE PATOLOGIA CLÍNICA (V JMIPC),

V JORNADAS DO MÉDICO INTERNO DE PATOLOGIA CLÍNICA (V JMIPC), REGULAMENTO GERAL A participaçã nas V JORNADAS DO MÉDICO INTERNO DE PATOLOGIA CLÍNICA (V JMIPC), a realizar n Edifíci Esclar da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nva de Lisba, Hspital S. Francisc

Leia mais

Cadastrar Proposta de Evento

Cadastrar Proposta de Evento Pró-Reitria de Extensã e Cultura events@ufersa.edu.br Cadastrar Prpsta de Event Sistema Módul SIGAA Extensã Última Atualizaçã 25.03.2015 Esta funcinalidade permite a usuári cadastrar ações de extensã d

Leia mais

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE)

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) (Ensin Universitári e Plitécnic) Agst 2016 Caracterizaçã d pedid A1. Instituiçã

Leia mais

REGULAMENTO DA TERCEIRA EDIÇÃO DO PRÊMIO ABRAFARMA DE JORNALISMO

REGULAMENTO DA TERCEIRA EDIÇÃO DO PRÊMIO ABRAFARMA DE JORNALISMO REGULAMENTO DA TERCEIRA EDIÇÃO DO PRÊMIO ABRAFARMA DE JORNALISMO 1. Apresentaçã O PRÊMIO ABRAFARMA DE JORNALISMO, criad em 2014, é uma iniciativa da Assciaçã Brasileira de Redes de Farmácias e Drgarias

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL A eticadata sftware, pela sua visã, missã e valres cnsidera a frmaçã e desenvlviment prfissinal ds seus recurss humans cm uma pedra fundamental e diferenciadra

Leia mais

NORMA INTERNACIONAL DE AUDITORIA 265 COMUNICAR DEFICIÊNCIAS NO CONTROLO INTERNO AOS ENCARREGADOS DA GOVERNAÇÃO E À GERÊNCIA ÍNDICE

NORMA INTERNACIONAL DE AUDITORIA 265 COMUNICAR DEFICIÊNCIAS NO CONTROLO INTERNO AOS ENCARREGADOS DA GOVERNAÇÃO E À GERÊNCIA ÍNDICE NORMA INTERNACIONAL DE AUDITORIA 265 COMUNICAR DEFICIÊNCIAS NO CONTROLO INTERNO AOS (Aplicável a auditrias de demnstrações financeiras de períds cm iníci em u após 15 de Dezembr de 2009) Intrduçã ÍNDICE

Leia mais

TEXTOS APROVADOS. Resolução do Parlamento Europeu, de 14 de setembro de 2017, sobre o futuro do programa Erasmus+ (2017/2740(RSP))

TEXTOS APROVADOS. Resolução do Parlamento Europeu, de 14 de setembro de 2017, sobre o futuro do programa Erasmus+ (2017/2740(RSP)) Parlament Eurpeu 2014-2019 TEXTOS APROVADOS P8_TA(2017)0359 Futur d prgrama Erasmus+ Resluçã d Parlament Eurpeu, de 14 de setembr de 2017, sbre futur d prgrama Erasmus+ (2017/2740(RSP)) O Parlament Eurpeu,

Leia mais

Edital PMDGI # Pós-Doutorado PMDGI

Edital PMDGI # Pós-Doutorado PMDGI Edital PMDGI #2017-02 Pós-Dutrad PMDGI Abr-2017 ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO A ESPM, pr mei da Pró-Reitria de Pesquisa e Pós-Graduaçã strict sensu e d Prgrama de Mestrad e Dutrad em Gestã Internacinal (PMDGI),

Leia mais

DECRETO Nº 6.094, DE 24 DE ABRIL DE 2007.

DECRETO Nº 6.094, DE 24 DE ABRIL DE 2007. DECRETO Nº 6.094, DE 24 DE ABRIL DE 2007. Dispõe sbre a implementaçã d Plan de Metas Cmprmiss Tds pela Educaçã, pela Uniã Federal, em regime de clabraçã cm Municípis, Distrit Federal e Estads, e a participaçã

Leia mais

Grupo PET Cursos abrangidos Campus Vagas

Grupo PET Cursos abrangidos Campus Vagas 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 A Pró-Reitria de Graduaçã da Universidade Federal Rural d Ri de Janeir, n us de suas atribuições legais, cnsiderand dispst na lei nº11. 180, de 23 de setembr de 2005 e suas

Leia mais

Regulamento de Cedência de Instalações Escolares

Regulamento de Cedência de Instalações Escolares Regulament de Cedência de Instalações Esclares Artig 1.º Objet O bjet d presente regulament cnsiste n estabeleciment de nrmas relativas à cedência de instalações esclares. Artig 2.º Espaçs Dispníveis 1.

Leia mais

SOBRE O ENVIO E A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

SOBRE O ENVIO E A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS SOBRE O ENVIO E A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS Os trabalhs a serem submetids para apresentaçã em cmunicaçã ral, pôster e mesas temáticas crdenadas, deverã ser encaminhads à Secretaria d XV ENPESS até dia

Leia mais

MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DO SUL. Projeto de Alteração ao Regulamento do Orçamento Participativo do Município de S. Pedro do Sul

MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DO SUL. Projeto de Alteração ao Regulamento do Orçamento Participativo do Município de S. Pedro do Sul MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DO SUL Projeto de Alteração ao Regulamento do Orçamento Participativo do Município de S. Pedro do Sul Capítulo I- Disposições Gerais Artigo 1º Objeto 1. O Orçamento Participativo

Leia mais

Cinco sentidos da Economia Social. Américo M. S. Carvalho Mendes

Cinco sentidos da Economia Social. Américo M. S. Carvalho Mendes Cinc sentids da Ecnmia Scial Améric M. S. Carvalh Mendes ATES Área Transversal de Ecnmia Scial Universidade Católica Prtuguesa Prt 29 de Nvembr de 2015 Améric M. S. Carvalh Mendes Cinc sentids da Ecnmia

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 27/2007, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2007

RESOLUÇÃO N o 27/2007, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2007 RESOLUÇÃO N 27/2007, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2007 Reedita, cm alteraçã, a Resluçã n 08/2007, de 14/06/2007, que institucinalizu Cmitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais e aprvu seu

Leia mais

O fomento e a seleção de Planos de Negócio no âmbito do Inova Energia se destinará a cadeias produtivas ligadas às três linhas temáticas a seguir:

O fomento e a seleção de Planos de Negócio no âmbito do Inova Energia se destinará a cadeias produtivas ligadas às três linhas temáticas a seguir: Objetivs O Plan de Açã Cnjunta Inva Energia é uma iniciativa destinada à crdenaçã das ações de fment à invaçã e a aprimrament da integraçã ds instruments de api dispnibilizads pel BNDES, pela Agência Nacinal

Leia mais

Política de Privacidade do 69ª SBPC

Política de Privacidade do 69ª SBPC Plítica de Privacidade d 69ª SBPC Este Aplicativ reclhe alguns Dads Pessais ds Usuáris. RESUMO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE Os Dads Pessais sã cletads para s seguintes prpósits e usand s seguintes serviçs:

Leia mais

V SEMANA INTEGRADA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

V SEMANA INTEGRADA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE V SEMANA INTEGRADA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DATA DE REALIZAÇÃO DO EVENTO: 19 a 23 de junh de 2017. A prpsta da V Semana Integrada: Ensin, Pesquisa e Extensã visa prtunizar

Leia mais