Modernização e o Processo de Tomada de Decisão no Licenciamento Ambiental Federal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Modernização e o Processo de Tomada de Decisão no Licenciamento Ambiental Federal"

Transcrição

1 Ministério do Meio Ambiente MMA II Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto Ambiental Modernização e o Processo de Tomada de Decisão no Licenciamento Ambiental Federal Ouro Preto, 15 de Outubro de2014

2 Ministério do Meio Ambiente Estrutura Organizacional no Ibama O que é Licenciamento Ambiental Federal? Normativos Conceitos e conteúdo técnico Tomada de decisão Carteira de Empreendimentos Agenda de Modernização do Licenciamento Ambiental Federal

3 Estrutura Organizacional Ibama organiza sua estrutura por tema ou setor: 1 geração e transmissão de energia; 2 transporte e mineração; e 3 petróleo e gás

4 Estrutura Organizacional Ministério do Meio Ambiente Gabinete Assessoria Técnica Administrativo Capacitação Jurídico SIGA Coordenação de Compensação Ambiental (CCOMP) Núcleos de Licenciamento Ambiental nos Estados Coordenação de Produção (CPROD) Coordenação de Exploração (COEXP) Coordenação de Energia Elétrica, Nuclear e Dutos (COEND) Coordenação de Hidrelétricas (COHID) Coordenação de Mineração e Obras Civis (COMOC) Coordenação de Transporte (COTRA) Coordenação de Portos, Aeroportos e Hidrovias (COPAH)

5 Corpo Técnico Ministério do Meio Ambiente Unidade Número de Analistas Ambientais DILIC 260 NLA/SUPES Analistas Ambientais CERCA DE 60% DOS ANALISTAS AMBIENTAIS CONTAM COM DOUTORADO OU MESTRADO OU MBA OU ESPECIALIZAÇÃO EM ÁREA AFIM ÀS TIPOLOGIAS DOS EMPREENDIMENTOS

6 Produção Técnica Ministério do Meio Ambiente Ano Licenças Ambientais Emitidas 624 Licenças Ambientais 4 Indeferimentos 2,5 licenças/dia útil 700 Licenças Ambientais 3 Indeferimentos 2,8 licenças/dia útil 829 Licenças Ambientais 1 Indeferimento 3,3 licenças/dia útil Audiências Públicas Promovidas EIAs devolvidos para adequações EIAs devolvidos 38 5 EIAs devolvidos pessoas envolvidas 7 EIAs devolvidos Fonte: Sistema de Licenciamento Ambiental Federal (SISLIC/IBAMA); Gabin/DILIC/IBAMA.

7 *Dados até 30/06/2014. Fonte: Sistema de Licenciamento Ambiental Federal (SISLIC/IBAMA); Sistema de Gestão Documental (Ibamanet/IBAMA); Gabin/DILIC/IBAMA. Produção e Demanda 2014 (Primeiro Semestre) Ministério do Meio Ambiente Licença Ambientais Emitidas Licença Prévia 08 Licença de Instalação 23 Licença de Operação 38 Outros tipos de licenças e autorizações 319 Total Audiências Públicas Promovidas Documentos Técnicos Produzidos (Ofícios, Pareceres e Notas Técnicas) Demandas de Órgãos de Controle (Documentos recebidos) (Ministérios Públicos, Polícia Federal, Polícias Civis, TCU, AGU, Defensorias Públicas, Tribunais Regionais, Tribunais Estaduais, etc.) 388 Licenças Ambientais 3,1 licenças/dia útil 20 Audiências Públicas pessoas envolvidas Documentos 410 Ofícios 3,2 Ofícios/dia útil

8 O que é Licenciamento Ambiental Federal?

9 Ministério do Meio Ambiente Licenciamento Ambiental Federal LAF Licenciamento Ambiental Federal - LAF: Estabelecido pela Política Nacional do Meio Ambiente Lei nº 6938/1981 Recepcionado pela Constituição Federal de É um processo administrativo / envolve Avaliação de Impactos Ambientais Visa: promover o aperfeiçoamento e controle de projetos potencialmente causadores de impactos ou utilizadores de recursos naturais.

10 Ministério do Meio Ambiente Licenciamento Ambiental Federal LAF Conceito: procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso. Principais aspectos do conceito: Licenciamento é ato oriundo do poder de polícia preventivo, com o objetivo de avaliar a compatibilização das atividades econômicas (públicas/privadas) com a preservação da qualidade do meio ambiente (direito difuso); Licenciamento visa avaliar a viabilidade técnica e locacional da atividade ou empreendimento: não é blindagem de danos ambientais; Avaliação de projetos considerando políticas públicas por vezes conflitantes.

11 Ministério do Meio Ambiente Licenciamento Ambiental Federal LAF União de dois instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente Avaliação de impactos ambientais - a AIA é a metodologia utilizada nos estudos ambientais para avaliar os impactos dos projetos e prever medidas de mitigação, controle e compensação. Licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras no procedimento administrativo de Licenciamento Ambiental, além da avaliação de impactos, é verificada a compatibilidade do empreendimento com as normas relativas à ocupação do solo, uso dos recursos naturais e interferências com territórios, populações e bens especialmente protegidos.

12 Ministério do Meio Ambiente Licenciamento Ambiental Federal LAF O licenciamento ambiental tem como objetivo em relação aos impactos diagnosticados nos estudos: 1 Evitar por meio de alteração de projetos, tecnologia ou localização (ex: desviar de fragmentos florestais, áreas protegidas, patrimônio cultural, bancos de corais) 2 Minimizar/reduzir por meio de alteração de projetos, tecnologia, localização e utilização de melhores práticas (ex: utilização de túneis para reduzir interferência em vegetação, tecnologia para redução da geração de emissões, estruturas para transposição de peixes em barragens) 3 Mitigar adoção de medidas como passagens de fauna em rodovias, relocação de populações, recuperação de áreas degradadas, etc. 4 Compensar adoção de medidas para compensar os impactos não passíveis de redução/mitigação (ex: reposição da vegetação suprimida, compensação por emissões atmosféricas) e art. 36 da lei do SNUC (apoio à unidades de conservação). Essas medidas são propostas nos estudos ambientais e implementadas nas fases de implantação e operação dos empreendimentos.

13 Ministério do Meio Ambiente Licenciamento Ambiental - Rito Geral Trifásico Licenciamento Prévio etapa preventiva Esta etapa compreende, em resumo: - Manifestação de intenção de licenciamento pelo empreendedor via site do Ibama - nova Ficha de Caracterização da Atividade - dados georreferenciados e proposta de área de estudo; - Elaboração do termo de referência com participação de órgãos federais envolvidos (Iphan, Funai, Fundação Palmares); - Realização dos estudos, cujo formato e complexidade dependem da natureza da atividade (podendo ser desde um relatório simplificado até EIA); - Complementação ou aceite dos estudos realizados; -Realização, se cabível, de audiências públicas; - Pareceres e tomada de decisão quanto à expedição da licença prévia; - Avaliações técnicas quanto ao cumprimento de condicionantes necessárias à obtenção das licenças subsequentes (instalação e operação).

14 Ministério do Meio Ambiente Licenciamento Ambiental Federal LAF A licença ambiental prévia: - Atesta a viabilidade técnica e locacional do empreendimento estudado sob os enfoques físico, biótico e socioeconômico, com previsão de delineamento de planos e programas para evitar, mitigar e compensar danos ambientais; - Garante uma relativa previsibilidade dos custos ambientais do empreendimento; - Estabelece as condicionantes cujo cumprimento assegura a obtenção das licenças subsequentes; - Etapa em que se verifica uma maior judicialização de licenciamentos; - É antecedida de oitiva aos intervenientes (Portaria Interministerial 419).

15 Ministério do Meio Ambiente Licenciamento Ambiental Federal LAF Licenciamento de instalação Etapa de controle dos impactos de implantação. Alguns empreendimentos não possuem fase de instalação. Ex: dragagem e minerações. A licença ambiental de instalação (LI): - Autoriza a implementação da obra e fixa medidas de monitoramento e controle; - Momento da exigibilidade de declarações de utilidade pública, autorizações de supressão de vegetação, de manejo de fauna; - Compreende a aprovação de medidas pelos órgão envolvidos; - É admissível sua emissão por partes ou trechos avaliação de viabilidade é global e a instalação pode ser parcial.

16 Ministério do Meio Ambiente Licenciamento Ambiental Federal LAF Licenciamento de Operação Etapa que autoriza a operação do empreendimento - novos impactos diferentes dos ocorridos na implantação. Para usinas hidrelétricas autoriza o enchimento do reservatório. Em alguns projetos a operação já se dá durante a instalação. Ex: rodovias. A licença ambiental de operação (LO): - Autoriza o funcionamento do empreendimento, de formal parcial ou total, avalia o sucesso das medidas tomadas na instalação e fixa medidas de monitoramento e controle ambiental desta fase. - É renovável sucessivamente enquanto o empreendimento permanecer em operação.

17 Ministério do Meio Ambiente LAF Processo decisório Em todas as etapas: -Avaliações técnicas Parecer conclusivo como subsídio à decisão - avaliação dos estudos e complementações; - manifestação dos órgãos envolvidos, quando pertinente; - relato de audiências; - vistorias técnicas; - avaliação procedimental - normas legais - petições encaminahdas ao licenciamento. - Tomada de decisão - avaliação dos coordenadores das áreas técnicas - avaliação da diretoria de licenciamento ambiental - decisão pela emissão ou indeferimento da licença - presidente do Ibama - comitê de assessoramento para processos de maior complexidade diretores e procuradoria Relatório do Processo de Licenciamento.

18 Ministério do Meio Ambiente Grandes Empreendimentos e Meio Ambiente Projetos com diferentes: - tecnologias - padrões - objetivos Adequação ambiental e social no Licenciamento Ambiental Meio Ambiente equilibrado e ganhos múltiplos para a sociedade Bons Projetos e Estudos = Licenciamento Ambiental ágil = GANHO PARA A SOCIEDADE

19 Licenciamento Ambiental Federal LAF Etapas do LA e de desenvolvimento de um projeto Ministério do Meio Ambiente ETAPAS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL Sem Análise Ambiental T R EIA e AP LP Viabilidade Localização Plano Básico Ambiental LI Instalação Obras Relatório Final de Implantação LO Operação

20 Licenciamento Ambiental Federal LAF Etapas (IN 184/2008) Ministério do Meio Ambiente TR 60 dias para elaboração (IBAMA) EIA até 2 anos (empreendedor) Após entrega do EIA pelo empreendedor: 30 dias para check-list do conteúdo e proposta de adequações (IBAMA) Após o aceite do EIA/RIMA pelo IBAMA: 180 dias para análise Audiência Pública 45 dias após a publicação do edital devem ser promovidas todas as audiências para que ocorra a análise Emissão do Parecer Técnico Conclusivo (IBAMA)

21 Licenciamento Ambiental Federal LAF Arcabouço legal Ministério do Meio Ambiente Lei nº 6938/81 Política Nacional do Meio Ambiente art. 10 estabelece o licenciamento ambiental como instrumento da PNMA Resolução CONAMA nº 01/86 Exigência de EIA/RIMA Resolução CONAMA nº 09/87 Audiência Pública Constituição Federal 1988 Recepciona a exigência de EIA e publicidade Resolução CONAMA nº 237/97 Procedimentos e competências Instrução Normativa nº 184/2008 Procedimentos para o LAF e prazos para o licenciamento Lei Complementar nº 140/2011 Estabelece competência federal, estadual e municipal

22 Ministério do Meio Ambiente Lei Complementar nº 140/2011 Lei Complementar nº 140/2011 Regulamenta o parágrafo único do artigo 23 da Constituição Federal Instrumento definidor da competência; Estabelece competência federal, estadual e municipal em matéria de licenciamento e fiscalização ambiental. ANTES: conflitos relativos à competência Artigo 10 da Lei 6.938/81 (Lei da Política Nacional do Meio Ambiente) competência por abrangência do potencial de impacto da atividade; Resolução CONAMA 237/07 critérios de territorialidade, titularidade do bem jurídico protegido e natureza da atividade.

23 Ministério do Meio Ambiente Lei Complementar nº 140/2011 Competência da União (LC nº 140): Art. 7º São ações administrativas da União: XIV - promover o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades: localizados: a) no Brasil e em país limítrofe; b) no mar territorial, na plataforma continental ou na ZEE c) em terras indígenas; d) em unidades de conservação instituídas pela União, exceto APAs; e) em 2 (dois) ou mais Estados; f) de caráter militar, com exceções; g) relacionados a material radioativo ou que utilizem energia nuclear; h) tipologia a ser determinada pelo Poder Executivo e considerados os critérios de porte, potencial poluidor e natureza da atividade ou empreendimento depende de regulamentação.

24 Licenciamento Ambiental Federal LAF Marcos Regulatórios Ministério do Meio Ambiente Portarias Interministeriais: 419/2011 Atuação dos envolvidos no licenciamento ambiental - Funai, Palmares, IPHAN, Ministério da Saúde (em revisão); 425/2011 Regularização e gestão ambiental portuária; 198/2012 Avaliação Ambiental de Área Sedimentar AAAS; 288/2013 Procedimentos do LAF para regularização de rodovias (substituiu a Portaria Interministerial nº 423/2011). Portarias MMA: 421 e 424/2011 Regularização e licenciamento ambiental de Linhas de Transmissão, Portos e Terminais Portuários; 422/2011 Procedimentos para exploração e produção de petróleo e gás natural no ambiente marinho e em zona de transição terra-mar; 289/2013 Procedimentos do LAF para rodovias (substituiu a Portaria Interministerial nº 420/2011).

25 Licenciamento Ambiental Federal LAF Normativos Acessórios Ministério do Meio Ambiente Instruções Normativas IBAMA/ICMBio: 01/2011 Áreas de Restrição para desova de Tartarugas Marinhas; 02/2011 Áreas de Restrição pela ocorrência de espécies ameaçadas de mamíferos marinhos. Instruções Normativas IBAMA: 02/2012 Educação ambiental no LAF; 08/2011 Compensação ambiental no LAF; 13/2013 Padronização da amostragem de fauna em rodovias e em ferrovias. Portaria IBAMA nº 12/2011 transfere a competência para a DILIC na emissão de Autorizações de Coleta, Captura e Transporte de Fauna no LAF

26 Carteira de Empreendimentos

27 Ministério do Meio Ambiente Carteira de Empreendimentos 282 processos do PAC = 15% dos empreendimentos Processos em licenciamento no IBAMA Número de processos LAF/ano

28 Agenda do Licenciamento Ambiental Federal Ministério do Meio Ambiente Ampliação do quadro técnico Mais 60 analistas ambientais; Capacitação 100% dos analistas ambientais foram capacitados e requalificados em Avaliação de Impacto Ambiental; Excelência técnica 27 trabalhos científicos publicados em 10 congressos nacionais e internacionais relacionados às atividades de licenciamento ambiental. Cooperações nacionais (ABLimno e IBP) e internacionais em desenvolvimento (Noruega e EUA); PNMA II modernização do LAF Estudo comparativo LAF, AIA e CA internacional; Mapeamento de competência para capacitação. SIGA Início da implementação do Sistema Integrado de Gestão Ambiental. Nova FCA (IN Nº 23/2013).

29 Avanços do Licenciamento Ambiental Federal Compensação Ambiental Ministério do Meio Ambiente Mais de 100 unidades de conservação contempladas ANO Valores Destinados (R$) ICMBio (%) Estados (%) Municípios (%) ,68 92,51 4,35 3, ,26 77,32 21,32 0, ,17 79,71 19,27 1,02 Previsão ,

30 Agenda de Modernização do Licenciamento Ambiental Federal

31 Ministério do Meio Ambiente Modernização do Licenciamento Ambiental Busca efetividade indicadores de desempenho Foco: 1. Articulação Institucional 2. Excelência técnica capacitação e estudos teóricos 3. Normatização e Transparência procedimentos definidos em Portarias e Instruções 4. Automação Sistema Integrado de Gestão Ambiental - SIGA

32 Ministério do Meio Ambiente Modernização do Licenciamento Ambiental Articulaç!ao Institucional 1. Articulação Institucional com Estados e Instituições para delegação de competência para o licenciamento ambiental, 2. ACT ABLimno 3. ACT CNEN

33 Modernização do Licenciamento Ambiental 2. Excelência técnica capacitação e estudos teóricos Capacitação de 100% do quadro técnico em Avaliação de Impactos Ambientais; Contrato com recursos do Programa Nacional do Meio Ambiente PNMA, para o Projeto de Modernização do Licenciamento Ambiental Federal Estudos comparativos internacionais sobre licenciamento e avaliação de impactos ambientais e elaboração de proposta de Matriz de Impacto, por tipologia de empreendimento, para orientação e padronização da análise de impacto ambiental e gestão e acompanhamento dos programas ambientais no valor de R$ ,00; Mapeamento de competências, habilidades e atitudes da Diretoria de Licenciamento Ambiental para capacitação dos servidores, com valor de R$ ,00; Fortalecimento da infraestrutura para solução integrada em TI do Ibama, no valor de R$ ,00.

34 Modernização do Licenciamento Ambiental 2. Excelência técnica capacitação e estudos teóricos trabalhos científicos sobre avaliação de impactos ambientais em congressos nacionais e internacionais Prêmio internacional: Destaque Regional, pelos avanços obtidos na avaliação de impacto ambiental, no âmbito do licenciamento, da Associação Internacional de Avaliação de Impacto (IAIA) em Congresso - 34ª edição anual, em Viña del Mar, no Chile. Participação do IBAMA no 2 CBAI 24 analistas ambientais 20 trabalhos a serem publicados Total : 53 trabalhos sobre avaliação de impactos e procedimento de licenciamento

35 Modernização do Licenciamento Ambiental 3. Normatização e Transparência procedimentos definidos em Portarias e Instruções Portarias específicas para o licenciamento de Rodovias, Portos, Linhas de Transmissão, Produção e Exploração de Petróleo e Gás - elaboração de estudos abrangentes e avaliações sinérgicas, que deverão resultar em emissão de licenças únicas para atividades complementares, reduzindo as ações puramente administrativas e burocráticas. Enquadramento de processos de baixo impacto em procedimento simplificado. Clareza em relação aos prazos e procedimentos a serem utilizados para diferentes situações e tipologias. As novas normas contemplam de forma clara as diferenças existentes entre empreendimentos de baixo e alto impacto, e as características especiais de cada tipologia. Organização da participação dos órgãos envolvidos no processo de licenciamento, com delimitação do conteúdo de análise, previsibilidade dos termos de referência e prazos definidos para manifestação.

36 Licenciamento Ambiental Federal LAF Marcos Regulatórios Portarias Interministeriais: 419/2011: Atuação dos envolvidos no licenciamento ambiental - Funai, Palmares, IPHAN, Ministério da Saúde (em revisão); 425/2011: Regularização e gestão ambiental portuária; 198/2012: Avaliação Ambiental de Área Sedimentar AAAS; 288/2013 procedimentos do LAF para regularização de rodovias (substituiu a Portaria Interministerial nº 423/2011). Portarias MMA: 421 e 424/2011: Regularização e licenciamento ambiental de Linhas de Transmissão, Portos e Terminais Portuários; 422/2011 procedimentos para exploração e produção de petróleo e gás natural no ambiente marinho e em zona de transição terra-mar; 289/2013 procedimentos do LAF para rodovias (substituiu a Portaria Interministerial nº 420/2011).

37 Modernização do Licenciamento Ambiental 4. Automação Sistema Integrado de Gestão Ambiental - SIGA Projeto SIGA: solução informatizada (TI) para automação do processo administrativo de licenciamento e técnico de avaliação de impactos para apoiar análises técnicas e decisões administrativas com infográficos, relatórios e mapas temáticos dinâmicos, além de elaboração de Guias Práticos para orientação do público externo e Manuais Operacionais para uso interno qualificação do recebimento de informações - Ficha de Caracterização de Atividade FCA, com processamento de dados ambientais georreferenciados. Exigência impulsiona as empresas a buscarem a qualificação dos projetos. Os dados permitem a identificação prévia dos impactos potenciais da atividade para a elaboração de termo de referência dos estudos, e a identificação de possíveis interferências do empreendimento com áreas indígenas, quilombolas, áreas protegidas pelo patrimônio histórico e unidades de conservação.

38 OBRIGADO!!!

Direito Ambiental para Não Advogados VIEX Americas Bastidores do Licenciamento Ambiental Simone Paschoal Nogueira

Direito Ambiental para Não Advogados VIEX Americas Bastidores do Licenciamento Ambiental Simone Paschoal Nogueira Direito Ambiental para Não Advogados VIEX Americas Bastidores do Licenciamento Ambiental Simone Paschoal Nogueira São Paulo, 25 de fevereiro de 2016 Conceitos Principais Licenciamento ambiental Procedimento

Leia mais

JOSÉ EUSTÁQUIO DE TOLEDO

JOSÉ EUSTÁQUIO DE TOLEDO JOSÉ EUSTÁQUIO DE TOLEDO 1 Legislação Pertinente Lei Federal n 6.938/81 Estabelece o licenciamento ambiental como um instrumento da PNMA Resolução CONAMA Nº 01/86 Lista os empreendimentos que dependerão

Leia mais

Licenciamento Ambiental

Licenciamento Ambiental Licenciamento Ambiental Art. 2º - A localização, construção, instalação, ampliação, modificação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente

Leia mais

Licenciamento Ambiental e Municipal

Licenciamento Ambiental e Municipal Curso de Treinamento - ABLP Licenciamento Ambiental e Municipal Simone Paschoal Nogueira 14 de outubro de 2008 Sede da ABLP Procedimento pelo qual o órgão ambiental competente permite a localização, instalação,

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Instrumento preventivo de tutela do meio ambiente (art. 9º, IV da Lei nº. 6.938/81)

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Instrumento preventivo de tutela do meio ambiente (art. 9º, IV da Lei nº. 6.938/81) POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE 1. LICENCIAMENTO AMBIENTAL 1.1 NATUREZA JURÍDICA: Instrumento preventivo de tutela do meio ambiente (art. 9º, IV da Lei nº. 6.938/81) 1.2 CONCEITO: Segundo o art. 1º,

Leia mais

Curso E-Learning Licenciamento Ambiental

Curso E-Learning Licenciamento Ambiental Curso E-Learning Licenciamento Ambiental Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa do autor. Objetivos do Curso

Leia mais

ANEXO III PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 419, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011 INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS

ANEXO III PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 419, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011 INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS ANEXO III PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 419, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011 INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS O TERMO DE REFERÊNCIA - TR PARA A ELABORAÇÃO DO ESTUDO DE IMPACTO

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL 1. Contexto Geral Brasil e Mato Grosso Conservação Desenvolvimento Crescimento 2. Marco Legal Lei nº. 6.938/1981 Política Nacional do Meio Ambiente e Decreto nº. 99274/1990. Resolução

Leia mais

UHE PCH. LICENCIAMENTO AMBIENTAL Federal. Roberto Huet de Salvo Souza

UHE PCH. LICENCIAMENTO AMBIENTAL Federal. Roberto Huet de Salvo Souza LICENCIAMENTO AMBIENTAL Federal UHE PCH Roberto Huet de Salvo Souza - I B A M A N Ú C L E O D E L I C E N C I A M E N T O A M B I E N T A L NLA/SUPES- RJ O que é licenciamento ambiental? Para que serve?

Leia mais

SEMANA DE PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL 2015 COMPETÊNCIAS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL LEI COMPLEMENTAR Nº 140/2011. Ricardo Carneiro Junho/2015

SEMANA DE PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL 2015 COMPETÊNCIAS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL LEI COMPLEMENTAR Nº 140/2011. Ricardo Carneiro Junho/2015 SEMANA DE PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL 2015 COMPETÊNCIAS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL LEI COMPLEMENTAR Nº 140/2011 Ricardo Carneiro Junho/2015 DUELO A GARROTAZOS ALEXANDRE Francisco DA MACEDÔNIA de

Leia mais

Disciplina Ciências do Ambiente Prof. Dra. Elizete A. Checon de Freitas Lima Unesp, Campus de Ilha Solteira

Disciplina Ciências do Ambiente Prof. Dra. Elizete A. Checon de Freitas Lima Unesp, Campus de Ilha Solteira Gestão Ambiental Disciplina Ciências do Ambiente Prof. Dra. Elizete A. Checon de Freitas Lima Unesp, Campus de Ilha Solteira Política Nacional do Meio Ambiente Lei 6938/81 Principais instrumentos de gestão

Leia mais

SANDRA BARBOSA / FEPAM - GERSUL SEMANA ACADEMICA DA ENG. SANITARIA E AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

SANDRA BARBOSA / FEPAM - GERSUL SEMANA ACADEMICA DA ENG. SANITARIA E AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS SANDRA BARBOSA / FEPAM - GERSUL SEMANA ACADEMICA DA ENG. SANITARIA E AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS GESTÃO AMBIENTAL SER HUMANO SUBSISTÊNCIA MEIO AMBIENTE RELAÇÃO COMPLEXA E DINÂMICA GESTÃO

Leia mais

Licenciamento Ambiental de UHEs. Núcleo de Licenciamento Ambiental IBAMA/MG

Licenciamento Ambiental de UHEs. Núcleo de Licenciamento Ambiental IBAMA/MG Licenciamento Ambiental de UHEs Núcleo de Licenciamento Ambiental IBAMA/MG Conceitos O Licenciamento Ambiental Federal é um processo administrativo estabelecido pela Política Nacional do Meio Ambiente

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 184, DE 17 DE JULHO DE 2008

INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 184, DE 17 DE JULHO DE 2008 INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 184, DE 17 DE JULHO DE 2008 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, nomeado pela Portaria No- 383, de 02 de junho de 2008,

Leia mais

O licenciamento ambiental de unidades de compostagem no Estado de São Paulo

O licenciamento ambiental de unidades de compostagem no Estado de São Paulo Seminário: Compostagem na Cidade de São Paulo 10 de agosto de 2012 O licenciamento ambiental de unidades de compostagem no Estado de São Paulo Eng. Cristiano Kenji Iwai Divisão de Apoio ao Controle de

Leia mais

RESOLUÇÃO CONAMA nº XXX, de XX de XXXXXXX de 2015

RESOLUÇÃO CONAMA nº XXX, de XX de XXXXXXX de 2015 Procedência: 10ª Reunião Ordinária da CTCA Data: 04 e 05 de abril de 2016 Processo n 02000.001845/2015-32 Assunto: Minuta de Resolução Conama que dispõe sobre critérios e diretrizes gerais para o licenciamento

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA PREVENÇÃO DE DANOS AO MEIO AMBIENTE

A IMPORTÂNCIA DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA PREVENÇÃO DE DANOS AO MEIO AMBIENTE A IMPORTÂNCIA DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA PREVENÇÃO DE DANOS AO MEIO AMBIENTE Hiuri Martorelli Metaxas 1 RESUMO: Este artigo descreve o conceito de Licenciamento Ambiental segundo a legislação vigente.

Leia mais

Sistema de Licenciamento Ambiental da Bahia

Sistema de Licenciamento Ambiental da Bahia IFBA / Depart V Ciências do Ambiente Tecnologias Ambientais da Indústria Prof Armando Tanimoto 2010-1 Baseado em Cardoso, 2004 LICENCIAMENTO AMBIENTAL é o procedimento administrativo pelo qual a administração

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL. CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo SOROCABA-SP

LICENCIAMENTO AMBIENTAL. CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo SOROCABA-SP LICENCIAMENTO AMBIENTAL CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo SOROCABA-SP 19/06/2012 Estrutura organizacional da CETESB depois da unificação do licenciamento Presidência Vice Presidência

Leia mais

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL E LICENCIAMENTO AMBIENTAL

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL E LICENCIAMENTO AMBIENTAL AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL E LICENCIAMENTO AMBIENTAL Prof MSc José Braz Damas Padilha http://www.faculdadefortium.com.br/jose_braz brazpadilha@gmail.com Biólogo (UFPR) Especialista em Sustentabilidade

Leia mais

16/4/2010. Marcelo Orlandi Ribeiro Auditor Federal de Controle Externo - TCU Engenheiro Civil. Itens constantes do edital MPOG 2010

16/4/2010. Marcelo Orlandi Ribeiro Auditor Federal de Controle Externo - TCU Engenheiro Civil. Itens constantes do edital MPOG 2010 CONCURSO MPOG 2010 ANALISTA DE INFRA-ESTRUTURA ÁREA I Marcelo Orlandi Ribeiro Auditor Federal de Controle Externo - TCU Engenheiro Civil Aula 1 de 4 Itens constantes do edital MPOG 2010 Conhecimentos gerais

Leia mais

O Licenciamento Ambiental Municipal

O Licenciamento Ambiental Municipal O licenciamento ambiental é um dos instrumentos da política nacional do meio ambiente, sendo definido como o procedimento administrativo utilizado pelo órgão ambiental competente para licenciar a localização,

Leia mais

Módulo 2. Legislação. 2.1. Legislação Aplicável ao Licenciamento Ambiental. Exercícios.

Módulo 2. Legislação. 2.1. Legislação Aplicável ao Licenciamento Ambiental. Exercícios. Módulo 2 Legislação 2.1. Legislação Aplicável ao Licenciamento Ambiental. Exercícios. Legislação Aplicável ao Licenciamento Ambiental Constituição Federal 1988 Leis Federais Resoluções CONAMA Outras Leis

Leia mais

Art. 6 o O SNUC será gerido pelos seguintes órgãos, com as respectivas atribuições:

Art. 6 o O SNUC será gerido pelos seguintes órgãos, com as respectivas atribuições: SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO CF/88 art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao

Leia mais

Estudo sobre gestão ambiental de estaleiros São Paulo, 6 de agosto de 2010

Estudo sobre gestão ambiental de estaleiros São Paulo, 6 de agosto de 2010 Estudo sobre gestão ambiental São Paulo, 6 de agosto de 2010 Este estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto entitulado Metodologia de Projeto de Estaleiro, financiado com recursos do CT Aquaviário/FINEP.

Leia mais

Lei nº 7653 DE 24/07/2014

Lei nº 7653 DE 24/07/2014 Lei nº 7653 DE 24/07/2014 Norma Estadual - Alagoas Publicado no DOE em 28 jul 2014 Dispõe sobre as atividades pertinentes ao controle da poluição atmosférica, padrões e gestão da qualidade do ar, conforme

Leia mais

Lei n. 3.245, de 17 de junho de 2014.

Lei n. 3.245, de 17 de junho de 2014. Dispõe sobre o Licenciamento Ambiental no Município de Serafina Corrêa e sobre a regulamentação das Taxas de Licenciamento Ambiental e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE SERAFINA CORREA, seguinte

Leia mais

ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO COMPARADA SOBRE CONSERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS MARINHOS

ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO COMPARADA SOBRE CONSERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS MARINHOS ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO COMPARADA SOBRE CONSERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS MARINHOS Canadá, União Européia (Espanha, França), Austrália, Nova Zelândia, EUA André Lima OAB/DF 17878 11 de abril de 2013 1) Canadá

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL Página 1 / 7 O que é LICENCIAMENTO AMBIENTAL? O LICENCIAMENTO AMBIENTAL é o procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, que pode ser federal, estadual

Leia mais

Legislação Pesqueira e Ambiental. Prof.: Thiago Pereira Alves

Legislação Pesqueira e Ambiental. Prof.: Thiago Pereira Alves Técnico em Aquicultura Legislação Pesqueira e Ambiental Prof.: Thiago Pereira Alves SNUC Conceito É o conjunto organizado de unidades de conservação protegidas (federais, estaduais, municipais) que, planejado,

Leia mais

Licenciamento Ambiental Federal

Licenciamento Ambiental Federal Ministério do Meio Ambiente MMA Licenciamento Ambiental Federal Thomaz Miazak de Toledo Diretor Interino de Licenciamento Ambiental Setembro de 2014 Produção Técnica 2011 2013 Ministério do Meio Ambiente

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE PORTOS VERA REGINA PEREIRA LIMA

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE PORTOS VERA REGINA PEREIRA LIMA VERA REGINA PEREIRA LIMA Arquiteta e Gestora Ambiental. Auditora Lider ISO14001 O QUE É LICENCIAMENTO AMBIENTAL? Ato administrativo definido pela Legislação Ambiental nas esferas federal e estadual relativo

Leia mais

I ENCONTRO NACIONAL entre a ANEEL e o MINISTÉIRO PÚBLICO

I ENCONTRO NACIONAL entre a ANEEL e o MINISTÉIRO PÚBLICO I ENCONTRO NACIONAL entre a ANEEL e o MINISTÉIRO PÚBLICO Processo de Licenciamento Ambiental - Problemas e deficiências João Akira Omoto Procurador da República Brasília (DF) - 2003 LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Leia mais

3º SIMPÓSIO DE OBRAS RODOVIÁRIAS

3º SIMPÓSIO DE OBRAS RODOVIÁRIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL 3º SIMPÓSIO DE OBRAS RODOVIÁRIAS (Avanço no Licenciamento Ambiental de Rodovias) Lucio Lima da Mota São Paulo. 21 de Outubro de 2010 Adaptado

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE. RESOLUÇÃO COEMA n.º 014/09

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE. RESOLUÇÃO COEMA n.º 014/09 GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO COEMA n.º 014/09 Dispõe sobre critérios e procedimentos necessários à preservação do patrimônio cultural, inclusive o arqueológico,

Leia mais

LICENCIAMENTO COM AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO COM AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO LICENCIAMENTO COM AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL ANA CRISTINA PASINI DA COSTA Diretora de Tecnologia, Qualidade e Avaliação Ambiental CONTEÚDO 1. DEFINIÇÕES

Leia mais

SENDI 2004 XVI SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. Licenciamento Ambiental dos Empreendimentos de Subtransmissão da CEB

SENDI 2004 XVI SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. Licenciamento Ambiental dos Empreendimentos de Subtransmissão da CEB SENDI 2004 XVI SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Licenciamento Ambiental dos Empreendimentos de Subtransmissão da CEB Manoel Clementino Barros Neto Companhia Energética de Brasília

Leia mais

Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97 7/10/2010

Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97 7/10/2010 LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA ATIVIDADE DE MINERAÇÃO: ASPECTOS LEGAIS E TÉCNICOS GEÓLOGO NILO SÉRGIO FERNANDES BARBOSA Art. 1º - Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes definições: I - Licenciamento

Leia mais

Direito Empresarial. Licenciamento Ambiental. Aula 16-03.04.2010 Professor Luis Fernando de Freitas Penteado. Previsão

Direito Empresarial. Licenciamento Ambiental. Aula 16-03.04.2010 Professor Luis Fernando de Freitas Penteado. Previsão Direito Empresarial Licenciamento Ambiental Aula 16-03.04.2010 Professor Luis Fernando de Freitas Penteado Previsão Previsto como um dos instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente PNMA (Lei 9638/81):

Leia mais

PATRIMÔNIO AMBIENTAL

PATRIMÔNIO AMBIENTAL PATRIMÔNIO AMBIENTAL PATRIMÔNIO Conjunto de direitos e obrigações de uma pessoa PATRIMÔNIO Bem ou conjunto de bens culturais ou naturais valor reconhecido para determinada localidade, região, país, ou

Leia mais

Estabelece diretrizes e procedimentos para aplicação da compensação ambiental de empreendimentos considerados de significativo impacto ambiental.

Estabelece diretrizes e procedimentos para aplicação da compensação ambiental de empreendimentos considerados de significativo impacto ambiental. SEMMA INSTRUÇÃO NORMATIVA N 004 DE 18 DE MARÇO DE 2013 Estabelece diretrizes e procedimentos para aplicação da compensação ambiental de empreendimentos considerados de significativo impacto ambiental.

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DOS PROCEDIMENTOS PARA OBTER O LICENCIAMENTO AMBIENTAL VISANDO A INSTALAÇÃO DE INDÚSTRIAS EM SANTA CATARINA E ANDALUZIA

ANÁLISE COMPARATIVA DOS PROCEDIMENTOS PARA OBTER O LICENCIAMENTO AMBIENTAL VISANDO A INSTALAÇÃO DE INDÚSTRIAS EM SANTA CATARINA E ANDALUZIA ANÁLISE COMPARATIVA DOS PROCEDIMENTOS PARA OBTER O LICENCIAMENTO AMBIENTAL VISANDO A INSTALAÇÃO DE INDÚSTRIAS EM SANTA CATARINA E ANDALUZIA Manuel Tejera Martos (*), Valdésio Benevenutti, Evandro Bittencourt

Leia mais

Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações de Pesca por Satélite

Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações de Pesca por Satélite Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações de Pesca por Satélite O programa foi instituído por meio da Instrução Normativa Interministerial n.º 02, de 04 de setembro de 2006 e criado em virtude do

Leia mais

Gestão e Legislação Ambiental

Gestão e Legislação Ambiental UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE TECNOLOGIA Mestrado em Recursos Hídricos H e Saneamento Disciplina: Gestão e Legislação Ambiental Professora: Selêude Wanderley da NóbregaN Legislação Ambiental

Leia mais

Entraves do Licenciamento Ambiental e Atualização de Legislação

Entraves do Licenciamento Ambiental e Atualização de Legislação Entraves do Licenciamento Ambiental e Atualização de Legislação Simone Paschoal Nogueira Sócia Setor Ambiental São Paulo Legislação Ambiental para o Setor Elétrico São Paulo/SP 29 de agosto de 2011 Licenciamento

Leia mais

Licenciamento Ambiental no Estado de São Paulo

Licenciamento Ambiental no Estado de São Paulo Licenciamento Ambiental no Estado de São Paulo LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE SISTEMAS DE DISPOSIÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Eng. Cristiano Kenji Iwai Eng.ª Solange Takahashi Diretoria de Controle

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL. Texto atualizado apenas para consulta.

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL. Texto atualizado apenas para consulta. 1 Texto atualizado apenas para consulta. LEI Nº 3.984, DE 28 DE MAIO DE 2007 (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Cria o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal Brasília

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA ICMBIO Nº 07, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2014

INSTRUÇÃO NORMATIVA ICMBIO Nº 07, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2014 INSTRUÇÃO NORMATIVA ICMBIO Nº 07, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2014 Estabelece Procedimentos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade nos Processos de Licenciamento Ambiental (Processo nº 02070.002575/2008-24).

Leia mais

Introdução. Gestão Ambiental Prof. Carlos Henrique A. de Oliveira. Introdução à Legislação Ambiental e Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA

Introdução. Gestão Ambiental Prof. Carlos Henrique A. de Oliveira. Introdução à Legislação Ambiental e Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA Gestão Ambiental Prof. Carlos Henrique A. de Oliveira Introdução à Legislação Ambiental e Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA O mar humildemente coloca-se abaixo do nível dos rios para receber, eternamente,

Leia mais

É imprescindível ler atentamente o Manual do Sistema do CTF, no site do IBAMA - "Serviços on line" - "Manual do Sistema".

É imprescindível ler atentamente o Manual do Sistema do CTF, no site do IBAMA - Serviços on line - Manual do Sistema. Os empreendedores que desejarem solicitar abertura de processo objetivando licenciar ou regularizar empreendimentos junto ao Ibama, deverão fazê-lo exclusivamente, por meio do endereço eletrônico do Serviços

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA

LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Departamento de Controle FEPAM LEI FEDERAL 6938/81 DECRETO FEDERAL 99274/90 BASE PARA GESTÃO AMBIENTAL obrigatoriedade

Leia mais

Resolução do CONAMA nº 379, de 19 de outubro de 2006

Resolução do CONAMA nº 379, de 19 de outubro de 2006 3. A F L O R A 125 no entorno de terra indígena demarcada deverá ser precedida de informação georreferenciada à Fundação Nacional do Índio-FUNAI, exceto no caso da pequena propriedade rural ou posse rural

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS ETAPAS DE LICENCIAMENTO E PÓS-LICENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS MINERÁRIOS RIOS. Feam/Ibram CMRR, 28-29/05/08 29/05/08

AVALIAÇÃO DAS ETAPAS DE LICENCIAMENTO E PÓS-LICENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS MINERÁRIOS RIOS. Feam/Ibram CMRR, 28-29/05/08 29/05/08 Seminário Encerramento de Mina: Aspectos Ambientais e Socioeconômicos Feam/Ibram CMRR, 28-29/05/08 29/05/08 AVALIAÇÃO DAS ETAPAS DE LICENCIAMENTO E PÓS-LICENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS MINERÁRIOS RIOS

Leia mais

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Pavimentação da rodovia RJ-165, Paraty-Cunha, trecho inserido no interior do Parque Nacional da Serra da Bocaina Processo IBAMA

Leia mais

Controle Ambiental do Transporte de Produtos Perigosos. 28 de Junho de 2013

Controle Ambiental do Transporte de Produtos Perigosos. 28 de Junho de 2013 Controle Ambiental do Transporte de Produtos Perigosos 28 de Junho de 2013 M SUMÁRIO 1) Histórico 2) Instrução Normativa IBAMA n.º 05/2012 3) Conceitos 3) Sistema Nacional de Transporte de Produtos Perigosos

Leia mais

Questões Ambientais e Licitações no DNIT

Questões Ambientais e Licitações no DNIT Questões Ambientais e Licitações no DNIT Brasília, Setembro de 2014 Aline Figueiredo Freitas Pimenta Sumário 1) Licenciamento Ambiental LP, LI e LO; estudos e condicionantes órgãos envolvidos (IPHAN, ICMBio,

Leia mais

Da Legislação Ambiental. Da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Harmonização da PNRS. Constituição Federal da República Federativa do Brasil

Da Legislação Ambiental. Da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Harmonização da PNRS. Constituição Federal da República Federativa do Brasil Da Legislação Ambiental Constituição Federal da República Federativa do Brasil Capitulo VI Do Art. 225 Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEDERAL:

LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEDERAL: LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEDERAL: ASPECTOS PRÁTICOS DE SUA ROTINA NO ÂMBITO DO IBAMA SEMINÁRIO QUALIDADE DOS SERVIÇOS E OBRAS PÚBLICAS SENGE 11.12.2014 Roteiro da Palestra 1. Estrutura do IBAMA/Sede - Brasília/DF

Leia mais

Roraima define regras sobre a Cota de Reserva Ambiental

Roraima define regras sobre a Cota de Reserva Ambiental 09 de Abril de 2015 Ano 05 nº 042 Roraima define regras sobre a Cota de Reserva Ambiental Em Roraima, no dia 18 de março de 2015, foi publicada a Instrução Normativa FEMARH nº 02, que disciplina os procedimentos

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. DADOS DO EMPREENDEDOR:

1. INTRODUÇÃO 2. DADOS DO EMPREENDEDOR: TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL E PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL PARA PARQUES DE GERAÇÃO DE ENERGIAS ALTERNATIVA (SOLAR, EÓLICA E OUTRAS) 1. INTRODUÇÃO Este Termo de

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DIFICULDADES E RESPONSABILIDADES

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DIFICULDADES E RESPONSABILIDADES AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS LICENCIAMENTO AMBIENTAL DIFICULDADES E RESPONSABILIDADES Uirá Cavalcante Oliveira Especialista em Regulação ANTAQ XVIII Cooperaportos São Luís, 24 a 25 de agosto

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Com a edição da Lei nº 6.938/81 o país passou a ter formalmente uma Política Nacional do Meio Ambiente, uma espécie de marco legal para todas as políticas públicas de

Leia mais

Licenciamento Ambiental e Nuclear de Angra 3

Licenciamento Ambiental e Nuclear de Angra 3 Laboratório de Geografia Física do Instituto de Geografia da UERJ 3º Seminário sobre Energia Nuclear Aspectos Econômicos, Políticos e Ambientais Licenciamento Ambiental e Nuclear de Angra 3 Ronaldo Oliveira

Leia mais

a) Órgãos Superiores Conselho de governo, servindo para assessorar ao Presidente da República sobre assuntos que tratam do Meio Ambiente.

a) Órgãos Superiores Conselho de governo, servindo para assessorar ao Presidente da República sobre assuntos que tratam do Meio Ambiente. OAB MODULAR I - REPETIÇÃO Disciplina: Direito Ambiental Prof. : Juliana Lettière Data: 12/08/2009 Aula nº 01 TEMAS TRATADOS EM AULA ESPÉCIES DE MEIO AMBIENTE São quatro: - Meio ambiente natural/físico,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 279, DE 27 DE JUNHO DE 2001

RESOLUÇÃO Nº 279, DE 27 DE JUNHO DE 2001 RESOLUÇÃO Nº 279, DE 27 DE JUNHO DE 2001 O Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA, no uso das competências que lhe são conferidas pela Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentada pelo Decreto

Leia mais

CAPÍTULO 6 LEGISLAÇÃO AMBIENTAL APLICADA. Na página 82, 1º parágrafo, onde se lê:

CAPÍTULO 6 LEGISLAÇÃO AMBIENTAL APLICADA. Na página 82, 1º parágrafo, onde se lê: CAPÍTULO 6 LEGISLAÇÃO AMBIENTAL APLICADA Na página 82, 1º parágrafo, onde se lê: Neste capítulo serão abordados e analisados os aspectos legais pertinentes que têm interface com a implantação e a operação

Leia mais

VALEC POLÍTICA AMBIENTAL. Título: POLÍTICA AMBIENTAL Identificador: POL 5.03.01.16-001. Proponente: DIPLAN. Folha: 1 / 12.

VALEC POLÍTICA AMBIENTAL. Título: POLÍTICA AMBIENTAL Identificador: POL 5.03.01.16-001. Proponente: DIPLAN. Folha: 1 / 12. POL 5.3.1.16-1 1 / 12 POL 5.3.1.16-1 2 / 12 POL 5.3.1.16-1 3 / 12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. DA VALEC S.A.... 6 3. OBJETIVOS PROPOSTOS E METAS PARA O PRIMEIRO ANO... 7 4. NORMAS AMBIENTAIS PROPOSTAS...

Leia mais

ANEXO II PORTARIA Nº 420, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011 TERMO DE REFERÊNCIA DE RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL PARA REGULARIZAÇÃO DE RODOVIAS RCA

ANEXO II PORTARIA Nº 420, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011 TERMO DE REFERÊNCIA DE RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL PARA REGULARIZAÇÃO DE RODOVIAS RCA ANEXO II PORTARIA Nº 420, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011 TERMO DE REFERÊNCIA DE RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL PARA REGULARIZAÇÃO DE RODOVIAS RCA INTRODUÇÃO O presente Termo de Referência tem como objetivo

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental da Agência Nacional de Transportes Terrestres SGA/ANTT 2012

Sistema de Gestão Ambiental da Agência Nacional de Transportes Terrestres SGA/ANTT 2012 SGA ANTT Sistema de Gestão Ambiental da Agência Nacional de Transportes Terrestres SGA/ANTT 2012 Processo de Licenciamento Ambiental: Quais as necessidades da ANTT? Sistema de Gestão Ambiental da ANTT

Leia mais

I Efetivação do compromisso social do IFAL com o Estado de Alagoas;

I Efetivação do compromisso social do IFAL com o Estado de Alagoas; PROGRAMA DE APOIO AO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES INTEGRADAS PROIFAL 1. OBJETIVO Apoiar o Instituto Federal de Alagoas IFAL nas atividades de ensino, pesquisa e extensão

Leia mais

Avaliação de impactos para licenciamento ambiental no Brasil: modernização fundamentada no aprendizado

Avaliação de impactos para licenciamento ambiental no Brasil: modernização fundamentada no aprendizado Avaliação de impactos para licenciamento ambiental no Brasil: modernização fundamentada no aprendizado Luis E. Sánchez Professor Titular, Escola Politécnica Universidade de São Paulo II Seminário Técnico

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL MINEIROS - GO

LICENCIAMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL MINEIROS - GO LICENCIAMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL MINEIROS - GO 1. Qual a importância do Licenciamento Ambiental? É o instrumento básico da Política Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental e tem por objetivo a prévia

Leia mais

Licenciamento ambiental e avaliação de impactos no Brasil: avanços e desafios

Licenciamento ambiental e avaliação de impactos no Brasil: avanços e desafios Licenciamento ambiental e avaliação de impactos no Brasil: avanços e desafios Luis E. Sánchez Professor Titular, Escola Politécnica Universidade de São Paulo Seminário Licenciamento Ambiental e Controle

Leia mais

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL COMPENSAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL O instrumento da Compensação Ambiental está contido expressamente no Art. 36 da Lei N o 9985 de 18 Julho de 2000 que institui o Sistema Nacional

Leia mais

Capacitação para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia

Capacitação para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Programa 0502 Amazônia Sustentável Objetivo Promover o desenvolvimento da Amazônia, mediante o uso sustentável de seus recursos naturais. Indicador(es) Número de Ações 9 Taxa de participação de produtos

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL PLANO OU PROJETO BÁSICO AMBIENTAL PBA I. CONCEITUAÇÃO GERAL TERMO DE REFERÊNCIA PADRÃO O Plano ou Projeto Básico Ambiental - PBA é o detalhamento de todas as medidas mitigadoras

Leia mais

4.21 - Programa de Apoio a Infraestrutura Local... 1/7

4.21 - Programa de Apoio a Infraestrutura Local... 1/7 2935-01-EIA-RL-0001-00 LT 500 KV GILBUÉS II - OUROLÂNDIA II ÍNDICE... 1/7 4.21.1 - Objetivos... 1/7 4.21.2 - Justificativas... 1/7 4.21.3 - Metas... 2/7 4.21.4 - Metodologia... 2/7 4.21.5 - Público-alvo...

Leia mais

Objetivos da Lei 9.605/98

Objetivos da Lei 9.605/98 A filosofia da Lei 9.605/98: efetiva reparação do dano ambiental. LICENCIAMENTO AMBIENTAL: Esfera ASPECTOS penal LEGAIS E SEUS IMPACTOS NOS CUSTOS DE PCH S Objetivos da Lei 9.605/98 Exemplos: In: VI Simpósio

Leia mais

O Desafio da Implementação Das Políticas Transversais. Professora: Carolina S Comandulli Período: Novembro de 2013

O Desafio da Implementação Das Políticas Transversais. Professora: Carolina S Comandulli Período: Novembro de 2013 O Desafio da Implementação Das Políticas Transversais Professora: Carolina S Comandulli Período: Novembro de 2013 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA POVOS E TERRAS INDÍGENAS Um enfoque da Fundação Nacional do Índio

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL Jorge Luiz Britto Cunha Reis PROCEDIMENTOS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL 1. INTRODUÇÃO As crescentes pressões da sociedade e o avanço da consciência ambientalista que floresceram em

Leia mais

CAPÍTULO 1 O HOMEM E SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE...1 CAPÍTULO 2 O PROCESSO DE LICENCIAMENTO... 17 CAPÍTULO 3 LICENÇAS AMBIENTAIS...

CAPÍTULO 1 O HOMEM E SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE...1 CAPÍTULO 2 O PROCESSO DE LICENCIAMENTO... 17 CAPÍTULO 3 LICENÇAS AMBIENTAIS... S u m á r i o CAPÍTULO 1 O HOMEM E SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE...1 1.1. A percepção do problema e a busca das soluções...5 1.2. As normas de proteção dos recursos naturais...8 1.3. Os instrumentos

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE GABINETE DA MINISTRA PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 419, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011 Regulamenta a atuação dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal envolvidos no licenciamento

Leia mais

2,5. A Resolução n 009 do CONAMA e o licenciamento ambiental na Extração de Minerais das classes I, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX

2,5. A Resolução n 009 do CONAMA e o licenciamento ambiental na Extração de Minerais das classes I, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX 2,5 A Resolução n 009 do CONAMA e o licenciamento ambiental na Extração de Minerais das classes I, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX Ainer da Silva Souza, Emanuel de Oliveira Lima, Ney José Trindade Leite,

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDEDOR

1. IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDEDOR ANEXO 7 - TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL - RCA O presente Termo de Referência tem como objetivo estabelecer um referencial para a elaboração do Relatório de Controle

Leia mais

Sr. João de Munno Júnior Coordenador do Núcleo de Licenciamento Ambiental Dos Técnicos: Tathiana Bagatini Vilson José Naliato

Sr. João de Munno Júnior Coordenador do Núcleo de Licenciamento Ambiental Dos Técnicos: Tathiana Bagatini Vilson José Naliato SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA INFORMAÇÃO TÉCNICA N. 04/2012 NLA/SUPES-SP/IBAMA Ao: Sr. João de Munno

Leia mais

Licença ambiental e Licença social : convergência nos projetos de mineração?

Licença ambiental e Licença social : convergência nos projetos de mineração? Licença ambiental e Licença social : convergência nos projetos de mineração? Luis E. Sánchez Escola Politécnica Universidade de São Paulo Workshop Recursos Minerais e Sociedade Cetem - Centro de Tecnologia

Leia mais

4º Trimestre 2013 1 / 15

4º Trimestre 2013 1 / 15 Divulgação das informações de Gestão de Riscos, Patrimônio de Referência Exigido e Adequação do Patrimônio de Referência. (Circular BACEN nº 3.477/2009) 4º Trimestre 2013 Relatório aprovado na reunião

Leia mais

Contribuição da União, de suas Autarquias e Fundações para o Custeio do Regime de Previdência dos Servidores Públicos Federais

Contribuição da União, de suas Autarquias e Fundações para o Custeio do Regime de Previdência dos Servidores Públicos Federais Programa 0391 Mineração e Desenvolvimento Sustentável Objetivo Promover o desenvolvimento da produção mineral do País Indicador(es) úmero de Ações 15 úmero-índice da Produção Mineral úmero-índice de Pessoal

Leia mais

1. Equipe do NLA. 2. Carteira. Processos conduzidos pelo NLA/AP

1. Equipe do NLA. 2. Carteira. Processos conduzidos pelo NLA/AP Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA Diretoria de Licenciamento Ambiental NLA/AP 1. Equipe do NLA Ana Lúcia Blanc dos Santos - Engª

Leia mais

UFBA Escola Politécnica DEA Departamento de Engenharia Ambiental

UFBA Escola Politécnica DEA Departamento de Engenharia Ambiental UFBA Escola Politécnica DEA Departamento de Engenharia Ambiental MARINHO, Márcia Mara de Oliveira; AGRA FILHO, Severino Soares; MACHADO, Luane Borges; CUNHA, Mateus Almeida; CARDOSO, Vanessa Britto Silveira;

Leia mais

Minuta de Termo de Referência

Minuta de Termo de Referência Minuta de Termo de Referência Contratação de serviço para elaboração do mapeamento, análise, propostas e implantação de melhorias nos processos de trabalho da Coordenadoria Geral de Licenciamento Ambiental

Leia mais

ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) SISTEMA DE COMUNICAÇÃO

ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) SISTEMA DE COMUNICAÇÃO ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) SISTEMA DE COMUNICAÇÃO CÓDIGO 30.00 GRUPO/ATIVIDADES SISTEMA DE COMUNICAÇÃO PPD 30.01 Estação de Rádio Base para Telefonia Móvel M 30.02 Estação Repetidora Sistema de Telecomunicações

Leia mais

1º Encontro sobre Licenciamento Ambiental Municipal para Oficinas e Coligados. Fortaleza, 18 de Dezembro de 2015

1º Encontro sobre Licenciamento Ambiental Municipal para Oficinas e Coligados. Fortaleza, 18 de Dezembro de 2015 1º Encontro sobre Licenciamento Ambiental Municipal para Oficinas e Coligados Fortaleza, 18 de Dezembro de 2015 BioSfor PROFIAUTOS Objetivo do Evento: Promover a disseminação das diretrizes do processo

Leia mais

ESTUDO DE ANÁLISE DE RISCO, PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA.

ESTUDO DE ANÁLISE DE RISCO, PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA. ESTUDO DE ANÁLISE DE RISCO, PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA. OBJETIVOS DO PROGRAMA A VALEC, como concessionária da Ferrovia Norte Sul será a responsável pela operação

Leia mais

MARCELO DE SIQUEIRA FREITAS Procurador-Geral Federal

MARCELO DE SIQUEIRA FREITAS Procurador-Geral Federal ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL CONCURSO PÚBLICO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA E PROVIMENTO DE CARGOS DE PROCURADOR FEDERAL DE 2ª CATEGORIA EDITAL Nº 24, DE 16 DE MAIO DE 2014

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 5/2014

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 5/2014 PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 5/2014 Dispõe sobre a reorganização da Rede Nacional de Certificação Profissional - Rede Certific. OS MINISTROS DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no

Leia mais

Palestrante: Alexandre Vaz Castro

Palestrante: Alexandre Vaz Castro Palestrante: Alexandre Vaz Castro PERGUNTAS FREQUENTES Qual o papel do profissional da química na área de Meio Ambiente? Quaisasáreasdeatuação? Qualaformadeatuação? Quais as responsabilidades? Quais os

Leia mais

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL 18º ENCONTRO ANUAL DO CONDIMMA/RS 05.08.2105

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL 18º ENCONTRO ANUAL DO CONDIMMA/RS 05.08.2105 FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL 18º ENCONTRO ANUAL DO CONDIMMA/RS 05.08.2105 RESPONSABILIDADE AMBIENTAL ARTIGO 225 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado,

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N 40 /2015 (Cria o cargo de Analista Ambiental) A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE-GO APROVA :

LEI COMPLEMENTAR N 40 /2015 (Cria o cargo de Analista Ambiental) A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE-GO APROVA : LEI COMPLEMENTAR N 40 /2015 (Cria o cargo de Analista Ambiental) A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE-GO APROVA : Art. 1º. Fica criado o cargo de Analista Ambiental, de provimento efetivo e regime estatutário,

Leia mais

UFBA Escola Politécnica DEA Departamento de Engenharia Ambiental

UFBA Escola Politécnica DEA Departamento de Engenharia Ambiental UFBA Escola Politécnica DEA Departamento de Engenharia Ambiental O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE APRIMORAMENTO DOS CRITÉRIOS NA ETAPA DE EXIGÊNCIA DO EIA AGRA FILHO, Severino

Leia mais