1 INSTRUMENTOS INTERNACIONAIS SOBRE RACISMO NO SISTEMA DAS NAÇÕES UNIDAS E NO SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 INSTRUMENTOS INTERNACIONAIS SOBRE RACISMO NO SISTEMA DAS NAÇÕES UNIDAS E NO SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS."

Transcrição

1 1 INSTRUMENTOS INTERNACIONAIS SOBRE RACISMO NO SISTEMA DAS NAÇÕES UNIDAS E NO SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. SISTEMATIZAÇÃO, ANÁLISE E APLICAÇÃO Víctor Rodríguez

2 Víctor Rodríguez Advogado costarriquenho, especialista em Direito Internacional. Professor universitário

3 Introdução Em 1945, a comunidade internacional criou a Organização das Nações Unidas (ONU). Na carta constitutiva da organização, afirma-se que os propósitos das Nações Unidas são, entre outros, realizar a cooperação internacional (...) no desenvolvimento e estímulo do respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais de todos, sem fazer distinção por motivos de raça, sexo, idioma ou religião 1... (O destaque é do autor) Nos documentos jurídicos internacionais em matéria de direitos humanos, que foram sendo elaborados posteriormente à criação da ONU, os Estados têm aceito que todos os membros da família humana têm direitos iguais e inalienáveis, e comprometeram-se a garantir e defender esses direitos. No entanto, a discriminação racial continua dificultando o pleno acesso aos direitos humanos. Apesar dos progressos obtidos em algumas esferas, as distinções, exclusões, restrições e preferências baseadas em raça, cor, ascendência, origem nacional ou étnica, continuam criando e agravando conflitos. Devido ao caráter fundamentalmente injusto da discriminação racial, assim como dos perigos que ela representa, a sua eliminação converteu-se em meta da ação das Nações Unidas. Diante da preocupação internacional cada vez maior com a discriminação racial, em 1963 a Assembléia Geral da ONU decidiu aprobar oficialmente a Declaração sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial. No preâmbulo da Declaração, destacam-se quatro aspectos principais: Toda doutrina de diferenciação ou superioridade racial é científicamente falsa, moralmente condenável, socialmente injusta e perigosa, e nada permite justificá-la nem na teoria nem na prática. Todas as formas de discriminação racial e, mais ainda, as políticas governamentais baseadas no preconceito da superioridade ou no ódio racial, violam os direitos humanos fundamentais, põem em perigo as relações amistosas entre os povos, a cooperação entre as nações e a paz e a segurança internacionais. 1. A discriminação racial prejudica não só a quem ela atinge, mas, também, a quem a pratica. 2. A edificação de uma sociedade universal livre de todas as formas de segregação e discriminação raciais, que são fatores de ódio e divisão, é um dos objetivos fundamentais das Nações Unidas. Desde 1945, a comunidade internacional muniu-se de vários instrumentos jurídicos para combater o antigo e grave flagelo do racismo, da discriminação racial, da xenofobia e da intolerância correlata.

4 O presente artigo, que se insere no âmbito dos trábalos preparatórios da próxima Conferência Mundial das Nações Unidas contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e a Intolerancia Correlata, propõe-se a compilar, sistematizar e analisar os instrumentos jurídicos que, tanto a nível da ONU como da Organização dos Estados Americanos (OEA), têm sido adotados para lutar contra a problemática que é objeto da Conferência. Este estudo divide se em dois capítulos: o primeiro discorrerá sobre o Sistema das Nações Unidas e o segundo, sobre o Sistema Interamericano. Devido às diferenças estruturais e instrumentais entre os dois sistemas, serão utilizadas metodologias diferentes para cada um deles, conforme se indicará oportunamente.

5 I. O SISTEMA DAS NAÇÕES UNIDAS Os documentos jurídicos sobre a materia No que diz respeito ao racismo, à discriminação racial, à xenofobia e à intolerância correlata, o instrumento específico de referência é, sem dúvida, a Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial, adotada pela Assembléia Geral da ONU em 21 de dezembro de 1965, e que entrou em vigor em 4 de janeiro de 1969 (daqui em diante, Convenção contra a Discriminação Racial ou A Convenção ). Contudo, há outros instrumentos internacionais de caráter geral e específico que contribuem para enriquecer o tratamento e a prevenção do racismo por meio de um princípio geral fundamental consagrado em praticamente todos os instrumentos de direitos humanos: o princípio de igualdade e não-discriminação por condições de raça, religião, sexo, nacionalidade, etc. Este princípio teve uma utilização generalizada e uma ampliação interpretativa favorável à eliminação do racismo e de outros formas de discriminação, a partir do desenvolvimento progressivo e do princípio pró homem (pró pessoa humana), que se manifestou na doutrina da ação afirmativa, também chamada de ação positiva (positive action), como um meio necessário, temporal, para estabelecer ações que beneficiem grupos histórica e culturalmente discriminados e vulnerabilizados, até que se alcance um equilíbrio adequado dentro das relações humanas.

6 PRINCIPAIS DOCUMENTOS JURÍDICOS QUE ABORDAM O TEMA DO RACISMO Declaração Universal dos Direitos do Homem (adotada pela Assembléia Geral da ONU em 10 de dezembro de 1948); - Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (adotado pela Assembléia Geral da ONU em 16 de dezembro de 1966; em vigor desde 3 de janeiro de 1976). Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos (adotado pela Assembléia Geral da ONU em 16 de dezembro de 1966; em vigor desde 23 de março de Protocolo Facultativo do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos (adotado pela Assembléia Geral da ONU em 16 de dezembro de 1966; em vigor desde 23 de março de 1976). Declaração dos Direitos da Criança (aprovada pela Assembléia Geral da ONU em 20 de novembro de 1959). Convenção sobre os Direitos da Criança (adotada pela Assembléia Geral da ONU em 20 de novembro de 1959). Declaração sobre a Eliminação da Discriminação contra a Mulher (proclamada pela Assembléia Geral da ONU em 7 de novembro de 1967). Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (adotada pela Assembléia Geral da ONU em 18 de dezembro de 1979; em vigor desde 3 de setembro de 1981). Protocolo Facultativo da Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (adotado pela Assembléia Geral da ONU em 6 de outubro de 1999). Convenção Internacional sobre a Repressão e o Castigo do Crime de Apartheid (adotada pela Assembléia Geral da ONU em 30 de novembro de 1973; em vigor desde 18 de julho de 1976). Convenção Internacional contra o Apartheid nos Esportes (adotada pela Assembléia Geral da ONU em 10 de dezembro de 1985). Convenção para a Prevenção e Sanção do Delito de Genocídio (adotada pela Assembléia Geral da ONU em 9 de dezembro de 1948; em vigor na mesma data). Convenção contra a Tortura e outros Tratamentos e Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes (adotada pela Assembléia Geral da ONU em 10 de dezembro de 1984: em vigor desde 26 de junho de 1987). Convenção para a Prevenção e Sanção do Delito de Genocídio (adotada pela Assembléia Geral da ONU em 9 de dezembro de 1948; em vigor desde 9 de dezembro de 1948). Convenção para a Proteção dos Direitos de todos os Trabalhadores Migratórios e Membros de suas Famílias (não entrou em vigor). Estatuto de Roma da Corte Penal Internacional (adotado em 17 de julho pela Conferência Diplomática dos Plenipotenciários das Nações Unidas sobre o estabelecimento de uma corte penal internacional).

7 Convênio Nº 111 da OIT relativo à discriminação em matéria de emprego e ocupação (adotado pela Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho em 25 de junho de 1958; em vigor a partir de 15 de junho de 1960). Convênio Nº 169 da OIT sobre Povos Indígenas e Tribais em Países Independentes (adotado pela Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho em 27 de junho de 1989). Declaração sobre os direitos das pessoas pertencentes a minorias nacionais ou étnicas, religiosas e lingüísticas (adotada pela Assembléia Geral da ONU em 18 de dezembro de 1990). Declaração sobre raça e preconceitos raciais (adotada e proclamada pela Conferencia Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura em 27 de novembro de 1978). Declaração sobre os princípios fundamentais relativos à contribuição dos meios de comunicação de massa para o fortalecimento da paz e compreensão internacional, promoção dos direitos humanos e luta contra o racismo, o apartheid e a incitação à guerra (proclamada pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 28 de novembro de 1978). Convenção relativa à luta contra as discriminações na esfera do ensino (adotada pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 14 de dezembro de 1960; entrou em vigor em 22 de maio de 1962). Protocolo para instituir uma comissão de conciliação e intervenção capacitada para resolver as controvérsias que podem decorrer da Convenção relativa à luta contra as discriminações na esfera do ensino (adotado pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 10 de dezembro de 1962; entrou em vigor em 24 de outubro de 1968). Terceira Década de Combate ao Racismo e Discriminação Racial e seu Programa de Ação (a partir de 1993). Proclamação da Primeira e Segunda Décadas de Combate ao Racismo e Discriminação Racial (mesmo quando os seus objetivos principais não forem alcançados) 2.

8 É fundamental que se mencione a iniciativa das Nações Unidas para a formulação de um projeto de Declaração sobre os Direitos dos Povos Indígenas, processo que viria fortalecer o que, até o momento, já foi adiantado através do Convênio 169 da OIT citado anteriormente. Apesar de todos esses grandes e relevantes esforços, deve-se ver com preocupação que o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e a intolerancia correlata, o antagonismo étnico e os atos de violência mostram sinais de crescimento em muitas partes do mundo, assim como tem aumentado o número de organizações criadas com base no racismo e em plataformas xenofóbicas. Este fato tem sido favorecido pelo desenvolvimento tecnológico no campo das comunicações, inclusive a Internet, onde aparecem campanhas dando publicidade a atividades violentas de promoção ao racismo e à xenofobia, com incitação ao ódio racial, inclusive solicitando recursos contra as campanhas de grupos multiétnicos ao redor do mundo 3. Diante desse panorama obscuro, os planos nacionais e internacionais a partir de esforços conjuntos entre Estados, Organismos Internacionais e Sociedade Civil precisam continuar e ser fortalecidos. Considerando a relação de todos esses instrumentos internacionais e iniciativas em desenvolvimento, faz-se a seguinte lista de possíveis recomendações, que possam servir de base para as discussões na Conferencia Mundial contra o Racismo: Dar visibilidade ao tema do racismo e da discriminação racial, que estão entre as mais sérias violações dos direitos humanos no mundo atual, razão pela qual é preciso um compromisso claro e expresso para erradicá-los por todos os meios possíveis. Instar os Estados a tomarem todas as medidas necessárias para impedir e erradicar as novas formas emergentes de racismo, discriminação racial, xenofobia e outros tipos de intolerância, especialmente medidas legislativas, administrativas e de outro caráter, como a educação e a comunicação. Formular compromissos mais claros e realistas para a Conferencia Mundial e a Terceira Década do Combate contra o Racismo e a Discriminação Racial e seu Plano de Ação, que busquem objetivos mais pontuais e efetivos do que aqueles alcançados nas duas Décadas de Combate precedentes. Acompanhamento e monitoramento dos resultados e compromissos que venham a ser assumidos pelos Estados no plano internacional, mas principalmente, dentro das suas políticas públicas, isso deve ser efetuado de acordo com os relatórios elaborados e o trabalho realizado por todos os Comitês das Nações Unidas, no que diz respeito aos aspectos pertinentes

9 a cada um. Com essa finalidade, debe se fortalecer e coordenar o trabalho das organizações da sociedade civil, especialmente no que concerne à realização dos relatórios paralelos, que tanta utilidade têm, colhendo informações para os Comitês. Intimar os Estados que ainda não o tenham feito, a ratificarem todos os instrumentos internacionais relacionados ao tema do racismo, da discriminação racial e formas correlatas de intolerância, especialmente a Convenção para a Proteção dos Direitos de todos os Trabalhadores e Membros de suas Famílias, que, neste momento, é o instrumento que precisa de maior apoio para a sua organização. Universalizar a situação de ratificações da Convenção para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial e levantar mayor quantidade de fundos em alguns Estados que a ratificaram. Projetar amplas campanhas de educação, divulgação e promoção para combater o racismo e suas formas de manifestação, utilizando todos os meios de comunicação de massa possíveis, inclusive a Internet. De especial interesse é a prevenção e a educação entre adolescentes, principalmente aqueles que não têm acesso à educação formal. Gerar fundos permanentes e sustentáveis para combater o racismo e todas as suas derivações. Fortalecer os processos de elaboração dos projetos de Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas, tanto no âmbito das Nações Unidas como dentro do Sistema Interamericano.

10 A Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial: o ponto de partida de análise nas Nações Unidas A Convenção contra a Discriminação Racial, ao constituir-se em documento especializado sobre o tema, deve ser utilizada como marco de referência e ponto de partida para gerar os principais subsídios que sirvam a uma interpretação mais extensiva dos direitos análogos, contidos no resto dos instrumentos internacionais das Nações Unidas, assim como dos sistemas regionais que tratam do tema, mesmo que de forma tangencial. Pelo fato de ser mais abrangente e específica, a Convenção contra a Discriminação Racial fornece uma estrutura normativa orientadora em relação aos outros documentos e iniciativas internacionais que, por sua vez, podem e devem estimular políticas públicas nacionais para combater o racismo. Metodología A seguir, serão apresentados, dentro de moldura colorida, os conteúdos de alguns dos sete artigos essenciais da Convenção contra a Discriminação Racial. Ao constituir um documento específico sobre o tema da Conferência Mundial, os mesmos são utilizados como marco de referência para sistematizar, interpretar e integrar-se com outras normas substantivas de outros instrumentos internacionais conexos. Este trábalo será enriquecido com os itens desenvolvidos nos relatórios e nas recomendações do Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial (daqui por diante, CEDR ), órgão especializado criado pela Convenção, juntamente com outras observações e recomendações de outros Comitês das Nações Unidas, que tenham realizado análise sobre temas similares. A fim de tratar do tema perante o Sistema Interamericano, tendo em vista que não existe um instrumento regional específico sobre a matéria, tomar-se-á como base a Convenção Americana sobre Direitos Humanos e o desenvolvimento jurisprudencial da Comissão e da Corte Interamericanas de Direitos Humanos, conforme será indicado no Capítulo II. A Convenção contra a Discriminação Racial Artigo 1 Discriminação racial, conceito; exceções à aplicação da Convenção; ação positiva A Convenção estabelece que a expressão discriminação racial denotará toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em motivos de raça, cor, classe ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto ou como resultado anular ou cercear o reconhecimento, gozo ou exercício, em condições de igualdade, dos direitos humanos e das liberdades fundamentais na esfera política, econômica, social, cultural ou em qualquer outra esfera da vida pública 4.

11 Ao mesmo tempo que a Convenção contra a Discriminação Racial, outros documentos jurídicos têm-se dedicado a definir a discriminação racial, adaptando conotações específicas à sua natureza jurídica (educação, gênero, emprego, etc.). Assim, a Convenção relativa à Luta contra as Discriminações na Esfera do Ensino, no seu artigo 1º estabelece: 1. Para efeito da presente Convenção, entende-se por discriminação toda distinção, exclusão, limitação ou preferencia fundada em raça, cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou de qualquer outra natureza, na origem nacional ou social, na posição econômica ou no nascimento, que tenha por finalidade ou como efeito destruir ou alterar a igualdade no tratamento na esfera do ensino e, em especial: Excluir uma pessoa ou um grupo do acesso aos diversos graus ou tipos de encino. Limitar a um nível inferior a educação de uma pessoa ou de um grupo. Condicionado ao previsto no artigo 2 da presente Convenção, instituir ou manter sistemas ou estabelecimentos de ensino separados para pessoas ou grupos; ou. Colocar uma pessoa ou um grupo de pessoas em situação incompatível com a dignidade humana. Por sua vez, o Convênio 111 da OIT relativo à discriminação em matéria de emprego e ocupação conceitua a discriminação da seguinte maneira: Para efeito deste Convênio, o termo discriminação compreende: Qualquer distinção, exclusão ou preferência baseada em motivos de raça, cor, sexo, religião, opinião política, ascendência nacional ou origem social que tenha como efeito anular ou alterar a igualdade de oportunidades ou de tratamento no emprego ou na ocupação. Qualquer outra distinção, exclusão ou preferência que tenha como efeito anular ou alterar a igualdade de oportunidades ou de tratamento no emprego ou na ocupação,... As distinções, exclusões ou preferências baseadas nas qualificações exigidas para um emprego determinado não serão consideradas como discriminação. Definição análoga propõe a Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, que estabelece para efeitos da Convenção, que:

12 a expressão discriminação contra a mulher denotará toda distinção, exclusão ou restrição baseada no sexo que tenha por objeto ou como resultado cercear ou anular o reconhecimento, gozo ou exercício pela mulher, independentemente de seu estado civil; isso tem por base a igualdade do homem e da mulher, os direitos humanos e as liberdades fundamentais nas esfera política, econômica, social, cultural e civil ou em qualquer outra esfera (Artigo 1). Duas formas particularmente graves e odiosas de discriminação são o genocídio e o apartheid; entendendo-se o genocídio como uma série de atos criminosos perpetrados com a intenção de destruir, total ou parcialmente, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso 5. Estas 6 figuras serão analisadas no artigo 3. Outros instrumentos jurídicos gerais (ou não específicamente consagrados ao tema em questão) dedicam alguns artigos ao princípio da não-discriminação. Embora nestes documentos a palavra discriminação não venha expresamente definida, está bem claro que ela se refere a uma distinção entre pessoas quanto ao gozo dos direitos humanos com base em razões de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, posição econômica, nascimento ou qualquer outra condição social 7. A este respeito, o Comitê de Direitos Humanos, na sua observação geral Nº 18, de 1989, relativa à não-discriminação, diz o seguinte: 6. O Comitê está ciente de que, no Pacto, não se define o termo «discriminação» nem se indica o que constitui a discriminação. No entanto, no artigo 1 da Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial se estabelece que a expressão discriminação racial denotará toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseadas em motivos de raça, cor, classe ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto ou como resultado anular ou cercear o reconhecimento, gozo ou exercício, em condições de igualdade, dos direitos humanos e das liberdades fundamentais na esfera política, econômica, social, cultural ou em qualquer outra esfera da vida pública. Da mesma forma, no artigo 1º da Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher se estabelece que a expressão discriminação contra a mulher denotará toda distinção, exclusão ou restrição baseada no sexo, que tenha por objeto ou como resultado cercear ou anular o reconhecimento, gozo ou exercício pela mulher, independentemente de seu estado civil, com base na igualdade do homem e da mulher, dos direitos humanos e das liberdades fundamentais na esfera política, econômica, social, cultural e civil ou em qualquer outra esfera. 7. Embora essas convenções refiram-se apenas a um tipo específico de discriminação, o Comitê considera que o termo discriminação, tal como é empregado no Pacto, deve ser entendido com referência a toda distinção, exclusão, restrição ou preferência que se baseiem em determinados motivos,

13 como raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, posição econômica, nascimento ou qualquer outra condição social, e que tenham por objeto ou como resultado anular ou cercear o reconhecimento, gozo ou exercício, em condições de igualdade, dos direitos humanos e das liberdades fundamentais de todas as pessoas. Na mesma observação geral Nº 18, o Comitê de Direitos Humanos fez outros comentários sobre o tema da não-discriminação. Parece útil, neste contexto, mencionar os seguintes: 1. A não-discriminação, juntamente com a igualdade perante a lei e igual proteção da lei sem nenhuma discriminação, constitui um princípio básico e geral relativo à proteção dos direitos humanos. Assim, o parágrafo 1º do artigo 2 do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos estabelece a obrigação de cada Estado-Signatário de respeitar e garantir a todos os indivíduos que se encontrem em seu território e estejam sujeitos à sua jurisdição, os direitos reconhecidos no Pacto, sem distinção alguma de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, posição econômica, nascimento ou qualquer outra condição social. Em virtude do artigo todas as pessoas não somente são iguais perante a lei e têm direito a igual proteção por parte da mesma, mas, também, devido à lei, proíbe-se qualquer discriminação e garante se, a todas as pessoas, proteção igual e efetiva contra qualquer discriminação por motivos de raça, cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou de qualquer natureza, origem nacional ou social, posição econômica, nascimento ou qualquer outra condição social. 2. De fato, a não discriminação constitui um princípio tão básico que o artigo 3 estabelece a obrigação de cada Estado-Signatário de garantir a homens e mulheres igualdade no gozo dos direitos enunciados no Pacto. Embora o parágrafo 1º do artigo 4 faculte aos Estados- Signatários que, em situações excepcionais, adotem disposições que suspendam determinadas obrigações contraídas em conseqüência do Pacto, esse mesmo artigo exige, entre outras coisas, que ditas disposições não acarretem nenhuma discriminação fundada unicamente em motivos de raça, cor, sexo, idioma, religião ou origem social. Além disso, o parágrafo 2º do artigo 20 impõe aos Estados-Signatários a obrigação de proibir, por lei, toda apologia do ódio nacional, racial ou religioso que constitua incitação à discriminação. 3. Devido ao seu caráter básico e geral, o princípio da nãodiscriminação, assim como o da igualdade perante a lei e de igual proteção da lei, às vezes são estabelecidos expressamente em artigos relacionados a determinadas categorías de direitos humanos. O parágrafo 1º do artigo 14 estabelece que todas as pessoas são iguais perante os tribunais e cortes de justiça, e o parágrafo 3º do mesmo artigo dispõe que, durante o processo, toda pessoa acusada de um delito terá direito, em plena igualdade, às garantias mínimas enunciadas nos incisos a) a g) deste último parágrafo. Analogamente, o artigo 25 prevê a igualdade de

14 participação de todos os cidadãos na vida pública, sem nenhuma das distinções mencionadas no artigo O Comitê deseja chamar a atenção dos Estados-Signatários para o fato de que, em certos casos, o Pacto exige expressamente que eles tomem medidas para garantir a igualdade de direitos das pessoas de que tratam tais casos. Por exemplo, o parágrafo 4º do artigo 23 estipula que os Estados-Signatários tomem as medidas apropriadas para assegurar a igualdade de direitos e de responsabilidade de ambos os cônjuges com relação ao casamento, durante a sua vigência e em caso de dissolução do mesmo. As medidas que forem adotadas poderão ser de caráter legislativo, administrativo ou de outro tipo, mas os Estados Signatários têm a obrigação positiva de assegurar que os cônjuges tenham igualdade de direitos, conforme exige o Pacto. No que diz respeito às crianças, o artigo 24 dispõe que toda criança, sem discriminação alguma por motivos de raça, cor, sexo, idioma, religião, origem nacional ou social, posição econômica ou nascimento, tem direito às medidas de proteção que a sua condição de menor requer, tanto por parte da sua família como da sociedade e do Estado. 12. Embora o artigo 2 do Pacto limite o âmbito dos direitos que devem ser protegidos contra a discriminação àqueles previstos no Pacto, o artigo 26 não estabelece tal limitação. Isto é, o artigo 26 declara que todas as pessoas são iguais perante a lei e têm direito, sem discriminação, a igual proteção da lei; também dispõe que a lei garantirá a todas as pessoas proteção igual e efetiva contra a discriminação por qualquer dos motivos nele enumerados. A critério do Comitê, o artigo 26 não se limita a reiterar a garantia já prevista no artigo 2, mas estabelece em si um direito autônomo. Proíbe a discriminação de fato ou de direito em qualquer esfera sujeita às normas e à proteção das autoridades públicas. Portanto, o artigo 26 refere-se às obrigações que são impostas aos Estados Signatários no que concerne às suas leis e à aplicação das mesmas. Por conseguinte, ao aprovar uma lei, um Estado-Signatário debe zelar para que se cumpra o requisito estabelecido no artigo 26, no sentido de que o conteúdo de tal lei não seja discriminatório. Dito de outra maneira, a aplicação do princípio da nãodiscriminação do artigo 26 não se limita ao âmbito dos direitos enunciados no Pacto. Alem disso, o Comitê especificou que o gozo dos direitos e das liberdades, em condições de igualdade, não significa identidade de tratamento em todas as circunstâncias e citou, a título de exemplo, o artigo 25 do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, que garante determinados direitos políticos, estabelecendo diferenças por motivos de cidadania e de idade. Como vimos, o artigo 1.2 da Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial também permite uma distinção análoga. Dentro da mesma ótica, o Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, depois de haver consagrado o princípio da não-discriminação

15 (artigo 2.2), propõe uma dispensa para os países em vias de desenvolvimento, que, levando em devida conta os direitos humanos e a sua economia nacional, poderão determinar em que medida garantirão os direitos económicos reconhecidos no Pacto para aqueles que não sejam seus cidadãos (artigo 2.3). Conforme disposto no parágrafo 2º do artigo 9 da Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial, o Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial (CEDR) pode fazer sugestões e recomendações de caráter geral baseadas em um exame dos relatórios e dos dados transmitidos pelos Estados-Signatários. Utilizando-se desta prerrogativa, em mais de uma ocasião o CEDR expressou-se a respeito do artigo 1 da Convenção. Na sua recomendação geral XIV, relativa ao 1º parágrafo do artigo em questão, o Comitê formulou alguns detalhes acerca da definição de discriminação racial apresentada no mencionado parágrafo: 1. A não-discriminação, juntamente com a igualdade perante a lei e igual proteção por parte da mesma sem nenhuma discriminação, constitui um princípio básico da proteção dos direitos humanos. O Comitê deseja chamar a atenção dos Estados- Signatários sobre algumas características da definição de discriminação racial dada no parágrafo 1º do artigo 1 da Convenção Internacional para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial. O Comitê é de opinião que a palabra «baseada» não tem um sentido diferente daquele das palavras «por motivos de» que figuram no parágrafo 7º do preâmbulo. Qualquer distinção é contrária à Convenção se tem o propósito ou o efeito de cercear determinados direitos e liberdades. Isto está confirmado pela obrigação que impõe aos Estados Signatários a seção c) do parágrafo 1º do artigo 2 de anular qualquer lei ou prática que tenha como efeito criar ou perpetuar a discriminação racial. 2. O Comitê observa que uma diferença de tratamento não constituirá discriminação se os critérios para tal diferença, julgados em comparação com os objetivos e propósitos da Convenção, são legítimos ou estão incluídos no âmbito do parágrafo 4º do artigo 1 da Convenção. Ao examinar os critérios que podem ser empregados, o Comitê reconhecerá que uma medida concreta pode obedecer a vários fins. Ao tratar de determinar se uma medida surte um efeito contrário à Convenção, examinará se tal medida tem conseqüências injustificáveis distintas sobre um grupo caracterizado por raça, cor, classe ou origem nacional ou étnica. 3. O parágrafo 1º do artigo 1 da Convenção refere-se, também, à esfera política, econômica, social e cultural; os direitos e liberdades conexos são enunciados no artigo 5. Na recomendação geral XXIV, o Comitê voltou a ocupar-se da definição de discriminação racial que aparece no parágrafo 1º do artigo 1, ressaltando que a Convenção refere-se a todas as pessoas de diferentes raças, grupos nacionais ou étnicos ou populações indígenas 8 (o destaque é do autor).

16 Nessa ocasião, o CEDR especificou [que] para que o Comitê possa fazer um exame adequado dos relatórios periódicos dos Estados- Signatários, é indispensável que os mesmos proporcionem ao Comitê a maior quantidade de informação possível sobre a presença de grupos nacionais ou étnicos ou populações indígenas em seus territórios. E acrescentou o seguinte: (2).Dos relatórios periódicos apresentados ao Comitê em vista do artigo 9 da Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial, e de outra informação recebida pelo Comitê, depreende-se que diversos Estados Signatários reconhecem a presença em seus territórios de alguns grupos nacionais ou étnicos ou populações indígenas, sem considerar a presença de outros grupos. É necessário que se apliquem determinados criterios de maneira uniforme a todos os grupos, em particular no que diz respeito ao número de pessoas de que se trata e suas características relacionadas com raça, cor, classe ou origem nacional ou étnica, quando estas diferem daquelas da mayoría ou de outros grupos da população. (3). Alguns Estados-Signatários não reúnem informações sobre a origem étnica ou nacional dos seus cidadãos ou de outras pessoas que vivem em seu território, mas decidem a seu critério quais os grupos que constituem grupos étnicos ou populações indígenas que devem ser reconhecidos e tratados como tais. O Comitê considera que existe uma norma internacional relativa aos direitos concretos das pessoas que pertencem a esses grupos, juntamente com normas geralmente aceitas sobre a igualdade de direitos de todas as pessoas e a não discriminação, incluídas aquelas incorporadas na Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial. Ao mesmo tempo, o Comitê chama a atenção dos Estados-Signatários para o fato de que a aplicação de critérios diferentes para determinar os grupos étnicos ou as populações indígenas, com o conseqüente reconhecimento de alguns deles e não de outros, pode resultar em tratamento diferenciado para diversos grupos dentro da população de um país. (4). O Comitê lembra a Recomendação geral IV, que aprovou em seu oitavo período de sessões celebrado em 1973, e o parágrafo 8º das diretrizes gerais relativas à forma e ao conteúdo dos relatórios que os Estados-Signatários devem apresentar, conforme o parágrafo 1º do artigo 9 da Convenção (CERD/C/70/Rev.3), convidando os Estados- Signatários a se esforçarem para incluir, em seus relatórios periódicos, informações pertinentes sobre a composição demográfica da sua população, de acordo com o disposto no artigo 1 da Convenção, isto é, o fornecimento, conforme o caso, de informações relativas a raça, cor, classe e origem nacional ou étnica. No esforço de interpretar os parágrafos 1º e 4º do artigo 1 da Convenção (Recomendação geral Nº VIII), o Comitê opinou que a condição de membro de um determinado grupo ou grupos raciais ou étnicos define-se, se nada justificar o contrário, com base na definição feita pela pessoa interessada. Referindo-se aos cidadãos (parágrafos 2º e 3º), aos seus direitos e à obrigação que os Estados têm de apresentar relatórios sobre quesotes relativas à legislação concernente aos estrangeiros, em sua recomendação geral XI o Comitê diz o seguinte:...2. O Comitê tem observado que, em certas situações, o parágrafo 2º do artigo 1 tem sido interpretado no sentido de que exime os

17 Estados-Signatários de toda obrigação de 31 apresentar relatórios sobre quesotes relativas à legislação concerniente aos estrangeiros. Por conseguinte, o Comitê afirma que os Estados- Signatarios estão obrigados a apresentar um relatório completo sobre a legislação relativa aos estrangeiros e à sua aplicação. 3. O comitê afirma, outrossim, que não se deve interpretar o parágrafo 2º do artigo 1 no sentido de que ele desvirtua de algum modo os direitos e as liberdades reconhecidas e enunciadas em outros instrumentos, especialmente a Declaração Universal dos Direitos do Homem, o Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos. Ação positiva O inciso 4 do artigo 1 da Convenção incorpora o conceito innovador da ação positiva ou ação afirmativa, que vem romper uma interpretação tradicional do princípio da igualdade. O enunciado parte de que as medidas especiais adotadas com a finalidade exclusiva de asegurar progresso adequado de certos grupos raciais ou étnicos ou de certas pessoas que precisam da proteção necessária para garantir-lhes, em condições de igualdade, a fruição ou exercício dos direitos humanos e das liberdades fundamentais não serão consideradas como medidas de discriminação racial, uma vez que não conduzam, como conseqüência, à manutenção de direitos distintos para os diferentes grupos raciais e que não se mantenham em vigor depois de alcançados os objetivos para os quais foram tomadas. Este tipo de medidas resultam em formas inovadoras de buscar pontos de equilíbrio por desvantagens e discriminações históricas que grupos vulneráveis ou vulnerabilizados têm sofrido, de maneira que se possa compensar as iniqüidades vividas, entendendo-se que serão de caráter temporal, até se obtenha um nível desejado de igualdade. O artigo 2.2 da Convenção contra a Discriminação Racial retoma o conceito da ação afirmativa e lhe dá instrumentos para que os Estados- Signatários adotem este tipo de medidas. Artigo 2 Obrigações dos Estados. Compromisso de seguir a ação afirmativa Este artigo estabelece que os Estados signatários condenam a discriminação racial e se comprometem a seguir, por todos os meios apropriados e sem adiamentos, uma política que vise eliminar a discriminação racial em todas as suas formas e a promover o entendimento entre todas as raças. Para cumprir este objetivo:

18 a) Cada Estado-Signatário compromete-se a não incorrer em nenhum ato ou prática de discriminação racial contra pessoas, grupos de pessoas ou instituições, e zelar para que todas as autoridades e instituições públicas, nacionais e locais, atuem em conformidade com esta obrigação. b) Cada Estado-Signatário compromete-se a não fomentar, defender ou apoiar a discriminação racial praticada por quaisquer pessoas ou organizações. c) Cada Estado-Signatário tomará medidas efetivas para revisar as políticas governamentais nacionais e locais, e para alterar, cancelar ou anular as leis e as disposições regulamentares que tenham como conseqüência criar a discriminação racial ou perpetuá-la onde já existe. d) Cada Estado-Signatário proibirá e fará cessar, por todos os meios apropriados, inclusive, se assim exigirem as circunstâncias, medidas legislativas contra a discriminação racial praticada por pessoas, grupos ou organizações. e) Cada Estado-Signatário compromete-se a estimular, quando for o caso, organizações e movimentos multirraciais integracionistas e outros meios voltados para a eliminação das barreiras entre as raças, e a desencorajar tudo que tenda a fortalecer a divisão racial. Em seguida, retoma-se o princípio da ação positiva ou ação afirmativa já estabelecido no artigo 1, inciso 4, cujo enunciado é o seguinte: Os Estados Signatários, conforme indicarem as circunstâncias, tomarão medidas especiais e concretas, na esfera social, econômica, cultural e em outras esferas, para assegurar o desenvolvimento adequado e a proteção de certos grupos raciais ou de pessoas pertencentes a esses grupos, com a finalidade de garantir, em condições de igualdade, a plena fruição por essas pessoas de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais. Em nenhum caso, essas medidas poderão ter como conseqüência a manutenção de direitos desiguais ou separados para os diversos grupos raciais depois de alcançados os objetivos para os quais elas foram tomadas. O inciso 2 do artigo 2, ao estabelecer a obrigação para os Estados de tomarem medidas especiais e concretas na esfera social, econômica, cultural e em outras esferas, para assegurar o desenvolvimento adequado e a proteção de certos grupos raciais ou de pessoas pertencentes a esses grupos, com a finalidade de garantir, em condições de igualdade, a plena fruição por essas pessoas dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, consagra em nível jurídico (e em um instrumento com força de um tratado) os postulados dessa ação afirmativa. Este princípio, que foi reiterado recentemente no Projeto de Declaração e Plano de Ação elaborado na Conferência Regional das Américas (dezembro de 2000), apresenta um desafio para a interpretação do conceito de igualdade, visto que pressupõe um tratamento desigual, que busca tanto promover a diversidade como remediar as desigualdades resultantes de processos sociais e econômicos discriminatórios. A justificativa para tratamentos desiguais por meio da ação

19 afirmativa foi endossada pelo Comitê de Direitos Humanos na já mencionada observação geral Nº 18, de 1989, relativa à não-discriminação. Nessa ocasião, o Comitê declarou: (10)....o princípio da igualdade algumas vezes exige que os Estados Signatários adotem disposições positivas para reduzir ou eliminar as condições que dão origem ou facilitam a perpetuação da discriminação proibida pelo Pacto. Por exemplo, Em um Estado onde a situação geral de um certo setor da sua população impede ou dificulta a fruição dos direitos humanos por parte dessa população, o Estado deveria adotar dispositivos especiais para remediar essa situação. As medidas desta natureza podem chegar até a outorgar, durante um tempo, ao setor da população em questão, um certo tratamento preferencial em questões concretas em comparação com o resto da população. Entretanto, embora necessárias para corrigir a discriminação de fato, essas medidas constituem uma diferenciação legítima de acordo com o Pacto. Por sua vez, o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, em seu artigo 27, considera o ângulo da promoção da diversidade na ação afirmativa quando aborda o direito à expressão cultural como componente essencial da não discriminação, fazendo a seguinte disposição: Nos Estados onde existem minorias étnicas, religiosas ou lingüísticas, não se negará às pessoas pertencentes a tais minorias o direito que lhes cabe, em comum com os demais membros do seu grupo, de ter sua própria vida cultural, professar e praticar sua própria religião e usar o seu próprio idioma 9. Neste contexto, vale também salientar a Recomendação geral XXI (de 1996), na qual o CEDR observa o seguinte: (5)....De acordo com o artigo 2 da Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial e outros instrumentos internacionais pertinentes, os governos devem mostrar sensibilidade pelos direitos das pessoas pertencentes a grupos étnicos, particularmente aos seus direitos de viver com dignidade, manter sua cultura, compartilhar de forma eqüitativa os resultados do crescimento nacional e desempenhar o papel que lhes corresponde no governo dos países dos quais são cidadãos. Da mesma forma, os governos devem considerar, no contexto das suas respectivas estruturas constitucionais, a possibilidade de conceder, às pessoas pertencentes aos grupos étnicos ou lingüísticos formados por seus cidadãos, quando for o caso, o direito de realizar atividades de interesse especial para a conservação da identidade de tais pessoas ou grupos. Em relação a este artigo fundamental da Convenção, cabe mencionar a recomendação geral XVII do CEDR (de 1993) relativa ao estabelecimento de instituições nacionais para facilitar a aplicação da Convenção, na qual o Comitê recomenda que os Estados-Signatários estabeleçam comissões nacionais ou outros órgãos competentes com o objetivo de cumprir, entre outros, os seguintes fins:

20 a) Promover o respeito à fruição dos direitos humanos, sem nenhuma discriminação, segundo expressamente enunciado no artigo 5 da Convenção Internacional para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial. b) Examinar a política oficial para a proteção contra a discriminação racial. c) Cuidar para que haja correspondência entre as leis e as disposições da Convenção. d) Educar o público quanto às obrigações contraídas pelos Estados- Signatários como resultado da Convenção. Referindo-se aos funcionários encarregados da aplicação da lei e a importância da sua formação com respeito à proteção dos direitos humanos, na sua recomendação geral XIII (1993), o CEDR diz; 1. De acordo com o parágrafo 1 do artigo 2 da Convenção Internacional para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial, os Estados Signatários comprometeram-se no sentido de que todas as autoridades públicas e instituições públicas, nacionais ou locais, se abstenham de todo ato de discriminação racial; além disso, os Estados- Signatários comprometeram-se a garantir, a todas as pessoas, os direitos enumerados no artigo 5 da Convenção, sem distinção de raça, cor ou origem nacional ou étnico. 2. O cumprimento destas obrigações depende muito dos funcionarios encarregados da aplicação da lei que exercem poderes de polícia, especialmente poderes de detenção ou encarceramento, e do fato de que esses funcionarios estejam adequadamente informados sobre as obrigações contraídas pelos seus Estados, como resultado da Convenção. Tais funcionários devem receber uma formação intensiva para garantir que, no cumprimento dos seus deveres, respeitem e protejam a dignidade humana e mantenham e defendam os direitos humanos de todas as pessoas, sem distinção de raça, cor ou origem nacional ou étnica. 3. Na aplicação do artigo 7 da Convenção 10, o Comitê pede aos Estados Signatários que examinem e melhorem a formação dos funcionários encarregados da aplicação da lei, a fim de que sejam aplicadas plenamente as normas da Convenção e do Código de conduta para funcionários encarregados de fazer cumprir a lei (1979). Os Estados-Signatários devem, também, incluir informações pertinentes a este respeito em seu relatórios periódicos. Artigo 3 Apartheid e segregação racial: condenação, proibição e eliminação O artigo 3 menciona, de forma muito geral, o tema do apartheid e a segregação racial com a finalidade de proibir e eliminar essas práticas. No entanto, não chega a definir esses termos. Segundo o artigo, deve-se recorrer à Convenção das Nações Unidas sobre a Repressão e o Castigo ao Crime de Apartheid para se ter um marco conceitual mais claro e preciso. Neste sentido, essa Convenção refere-se ao Apartheid da seguinte forma:

21 Apartheid: [...] o apartheid é um crime de lesa humanidade e... os atos desumanos que resultam das políticas e práticas de apartheid e as políticas e práticas análogas de segregação e discriminação racial que se definem no artigo II da presente Convenção [sobre Repressão e Castigo do Crime de Apartheid] são crimes que violam os princípios do direito internacional, particularmente os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas, e que constituem uma ameaça séria para a paz e a segurança internacionais....os Estados signatarios da presente Convenção declaram criminosas as organizações, instituições e indivíduos que cometem o crime de apartheid. [...] A expressão crime de apartheid, que incluirá as políticas e práticas análogas de segregação e discriminação racial tal como se pratica[va] na África meridional, designará os seguintes atos desumanos cometidos com a finalidade de instituir e manter a dominação de um grupo racial de pessoas sobre qualquer outro grupo racial de pessoas e de oprimi-lo sistematicamente: a) A negação, a um ou mais membros de um ou mais grupos raciais, do direito à vida e à liberdade da pessoa: i) Mediante o assassinato de membros de um ou mais grupos raciais; ii) Mediante atentados graves contra a integridade física ou mental, a liberdade ou a dignidade dos membros de um ou mais grupos raciais, ou sua submissão a torturas ou a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes. iii) Mediante a detenção arbitrária e a prisão ilegal dos membros de um ou mais grupos raciais. b) A imposição deliberada a um ou mais grupos raciais de condições de existencia que possam causar a sua destruição física, total ou parcial. c) Quaisquer medidas legislativas ou de outra ordem destinadas a impedir que um ou mais grupos raciais participem da vida política, social, econômica e cultural do país, e a criar, deliberadamente, condições que impeçam o pleno desenvolvimento de tal grupo ou tais grupos, especialmente negando aos membros de um ou mais grupos raciais os direitos humanos e as liberdades fundamentais, entre eles o direito ao trabalho, o direito a formar associações sindicais reconhecidas, o direito à educação, o direito a sair do seu país e a regressar ao mesmo, o direito a uma nacionalidade, o direito à liberdade de circulação e de residência, o direito à liberdade de opinião e de expressão e o direito à liberdade de participar de reuniões e associações pacíficas; d) Quaisquer medidas, inclusive as de natureza legislativa, destinadas a dividir a população segundo critérios raciais, criando reservas e guetos separados para os membros de um ou mais grupos raciais, proibindo os casamentos mistos entre membros de diferentes grupos raciais e expropriando os bens imóveis pertencentes a um ou mais grupos raciais ou a membros desses grupos. e) A exploração do trabalho dos membros de um ou mais grupos raciais, especialmente submetendo-os ao trabalho forçado.

22 f) A perseguição das organizações e pessoas que se opõem ao apartheid, privando-as de direitos e liberdades fundamentais (Artigos I e II da Convenção Internacional sobre a Repressão e o Castigo ao Crime de Apartheid, adotada pela Assembléia Geral em sua resolução 3068 (XXVIII), de 30 de novembro de 1973, e que entrou em vigor em 18 de julho de 1976). A recomendação geral XIX do CEDR esclarece que o termo apartheid deve ser utilizado dentro de um contexto mais amplo do que a referência exclusiva à África do Sul: A referência ao apartheid podeter sido destinado exclusivamente à África do Sul, mas o artigo aprobado proíbe todas as formas de segregação racial em todos os países. Nesse sentido, o CEDR considera que a obrigação de erradicar todas as práticas deste tipo inclui a obrigação de eliminar as conseqüências de tais práticas aplicadas ou toleradas pelos governos anteriores do Estado, ou impostas por forças alheias ao Estado. Em uma interessante incursão pelos domínio dos fatos, o Comitê distingue entre o que poderia ser segregação racial como política de governo ou como produto de atos privados: O Comitê ressalta que, embora em alguns países as condições de segregação racial completa ou parcial tenham sido criadas por políticas do governo, uma das condições da segregação parcial também pode ser a conseqüência não intencional das ações de pessoas privadas. Em muitas cidades, a estrutura das zonas residenciais sofre a influência da diferença nos ingressos dos grupos, que em certos momentos se combinam com diferenças de raça, cor, ascendência, origem nacional ou étnica, de modo que os moradores podem ser estigmatizados e os indivíduos sofrem uma forma de discriminação na qual motivos raciais se misturam a outro tipo de motivo. (Ponto 3, Recomendação Geral Nº XIX). Essa circunstância peculiar obriga os Estados a ampliarem o seu raio de ação a fim de intensificar o trabalho de controle e monitoramento para detectar este tipo de manifestações discriminatórias, e é sua obrigação erradicar as eventuais conseqüências negativas que tais práticas possam gerar. Um ponto essencial na condenação e erradicação do apartheid e da segregação racial é a forma como os Estados devem atuar, tanto dentro de suas fronteiras como dentro das relações internacionais, para influir como mecanismo de pressão a fim de coagir outros Estados a eliminarem tal prática, quando demonstrada nos foros internacionais. Para isso, debe haver uma boa dose de vontade política que transcenda os intereses comerciais nas relações de intercâmbio com o Estado infrator.

23 A recomendação geral III do CEDR relativa à apresentação de relatórios pelos Estados signatários é um exemplo claro de cómo a comunidade internacional deve solidarizar-se a partir dos principios fundamentais estabelecidos no mesmo preâmbulo da Convenção para que os Estados signatários possam construir uma comunidade internacional livre de todas as formas de segregação e discriminação raciais. Compromissos desse tipo são fortalecidos quando há o respaldo da Assembléia Geral das Nações Unidas, por exemplo, para recomendar ações econômicas e políticas contra os Estados que praticam o apartheid....o Comitê observa que, na seção III da sua resolução 2784 (XXVI), a Assembléia Geral, logo após tomar conhecimento, com satisfação, do segundo relatório anual do Comitê e de adotar algumas das opiniões e recomendações nele apresentadas, «pede a todos os países que negociam com a África do Sul que se abstenham de toda ação que possa constituir um estímulo para a continuação da violação dos princípios e objetivos da Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial por parte da África do Sul e do regime ilegal da Rodésia do Sul (recomendação Geral III). Além do mais, este tipo de ações deve ser favorecido por meio de mecanismos de acompanhamento e monitoramento a fim de dar continuidade coletiva ao processo de sanção que foi acordado. Para isso, as medidas nacionais que forem adotadas devem estar interrelacionadas com as que se tomem no plano internacional. Com esta finalidade, o CEDR pode recomendar aos Estados Signatários que, nos relatórios apresentados de acordo com o parágrafo 1º do artigo 9 da Convenção, qualquer Estado que assim o desejar, possa incluir informações sobre a situação das suas relações diplomáticas, econômicas e de outra natureza com os regimes racistas que infringem a Convenção, tal como aconteceu com os Estados da África meridional 11. Um tema vinculado aos efeitos de uma prática discriminatória de segregação racial são os delitos catalogados de lesa humanidade, que incluem matanças e atrocidades cometidas em diferentes regiões do mundo por motivos raciais e étnicos. De qualquer modo, o apartheid e a segregação racial são práticas que tendem a aperfeiçoar ou a incentivar este tipo de perversões coletivas. Por isso, em 1994, o CEDR apoiou a criação de um Tribunal Internacional para o Julgamento dos Crimes contra a Humanidade, nos seguintes termos: Considera que se deve estabelecer, com urgência, um tribunal internacional com jurisdição geral para o julgamento do genocídio e de crimes contra a humanidade, particularmente o assassinato, o extermínio, a escravidão, a deportação, o encarceramento, a tortura, a violação, as perseguições por motivos políticos, raciais e religiosos e outros atos desumanos contra toda população civil, assim como as violações graves aos Convênios de Genebra de 1949 e seus Protocolos Adicionais de Mas, além disso, o Comitê previu medidas para o futuro como pedir ao Alto Comissariado para os Direitos Humanos que zele para que o Centro

DECRETO Nº 3.956, DE 8 DE OUTUBRO DE

DECRETO Nº 3.956, DE 8 DE OUTUBRO DE Convenção da Organização dos Estados Americanos 08/10/2001 - Decreto 3956 promulga a Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas Portadoras de Deficiência

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 3.956, DE 8 DE OUTUBRO DE 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação

Leia mais

Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948

Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948 PARTE A Módulo I Acordos/Convenções Internacionais 1. Declaração Universal dos Direitos Humanos Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores Segurança e Saúde dos Trabalhadores [1]CONVENÇÃO N. 155 I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

Declaração de Salvador

Declaração de Salvador Declaração de Salvador Os Chefes de Estado da República Federativa do Brasil, da República de Cabo Verde, da República da Guiné, da República Oriental do Uruguai, o Vice-Presidente da República da Colômbia,

Leia mais

DECRETO Nº 1.973, DE 1º DE AGOSTO DE 1996. (Publicado no D.O.U. de 02.08.1996)

DECRETO Nº 1.973, DE 1º DE AGOSTO DE 1996. (Publicado no D.O.U. de 02.08.1996) DECRETO Nº 1.973, DE 1º DE AGOSTO DE 1996. (Publicado no D.O.U. de 02.08.1996) Promulga a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, concluída em Belém do Pará,

Leia mais

1904 (XVIII). Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial

1904 (XVIII). Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial Décima Oitava Sessão Agenda item 43 Resoluções aprovadas pela Assembléia Geral 1904 (XVIII). Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial A Assembléia Geral,

Leia mais

CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL (DECRETO Nº 65.810, DE 8 DE DEZEMBRO DE 1969)

CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL (DECRETO Nº 65.810, DE 8 DE DEZEMBRO DE 1969) Normas internacionais sistema global DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS Art. 2º - Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de

Leia mais

24 de maio de 2002 OBJETO DA ANÁLISE NO ÂMBITO DA PRIMEIRA RODADA

24 de maio de 2002 OBJETO DA ANÁLISE NO ÂMBITO DA PRIMEIRA RODADA METODOLOGIA PARA A ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DAS DISPOSIÇÕES DA CONVENÇÃO INTERAMERICANA CONTRA A CORRUPÇÃO QUE FORAM SELECIONADAS NO ÂMBITO DA PRIMEIRA RODADA [1]/ INTRODUÇÃO 24 de maio de 2002 O Documento

Leia mais

Direitos Humanos e Serviço Social

Direitos Humanos e Serviço Social Direitos Humanos e Serviço Social ÉTICA E DEONTOLOGIA EM SERVIÇO SOCIAL 7º SEMESTRE UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO SERVIÇO SOCIAL (1º CICLO) Licenciado em Trabalho Social Pós-Graduado em Intervenção

Leia mais

Promulga o Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo ao envolvimento de crianças em conflitos armados.

Promulga o Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo ao envolvimento de crianças em conflitos armados. DECRETO Nº 5.006, DE 8 DE MARÇO DE 2004. Promulga o Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo ao envolvimento de crianças em conflitos armados. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

PROJETO DE LEI N 4.596/09

PROJETO DE LEI N 4.596/09 1 COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL PROJETO DE LEI N 4.596/09 (Do Sr. Capitão Assumção) Altera os artigos 3 e 41 da Lei n 9.474, de 22 de julho de 1997, que "Define mecanismos para a

Leia mais

convicções religiosas...

convicções religiosas... apresenta Cartilha O termo DISCRIMINAR significa separar; diferenciar; estabelecer diferença; distinguir; não se misturar; formar grupo à parte por alguma característica étnica, cultural, religiosa etc;

Leia mais

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 24

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 24 CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 24 AÇÃO MUNDIAL PELA MULHER, COM VISTAS A UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EQÜITATIVO Base para a ação ÁREA DE PROGRAMAS 24.1.

Leia mais

a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência 2007 e o decreto n o 6.949, de 25 de agosto de 2009. 1

a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência 2007 e o decreto n o 6.949, de 25 de agosto de 2009. 1 a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência 2007 e o decreto n o 6.949, de 25 de agosto de 2009. 1 Depois de concluídas todas as etapas, podemos inferir que a Convenção sobre os Direitos

Leia mais

Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres (1979)

Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres (1979) Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres (1979) Adotada pela Resolução n.º 34/180 da Assembléia das Nações Unidas, em 18 de dezembro de 1979. Aprovada pelo Decreto

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 233/XII

PROPOSTA DE LEI N.º 233/XII PROPOSTA DE LEI N.º 233/XII PLANO NACIONAL DE AÇÃO PARA OS DIREITOS DA CRIANÇA As crianças são encaradas como sujeitos de direitos, a partir do momento em que o seu bem-estar é concebido como uma consequência

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

Marco legal. da política indigenista brasileira

Marco legal. da política indigenista brasileira Marco legal da política indigenista brasileira A política indigenista no país tem como base a Constituição Federal de 1988, o Estatuto do Índio (Lei nº 6.001/1973) e instrumentos jurídicos internacionais,

Leia mais

*C38FEB74* PROJETO DE LEI

*C38FEB74* PROJETO DE LEI ** PROJETO DE LEI Altera a Lei nº 12.850, de 2 de agosto de 2013, e a Lei nº 10.446, de 8 de maio de 2002, para dispor sobre organizações terroristas. O CONGRESSO NACIONAL decreta: alterações: Art. 1º

Leia mais

CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA

CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA Adoptada pela Resolução No. 44/25 da Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de Novembro de 1989 PREÂMBULO Os Estados Partes da presente Convenção, Considerando

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon)

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) 1 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) Acrescenta e altera dispositivos na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir no ensino fundamental e médio, e nos

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 53 de 28/01/2013 - CAS RESOLVE: CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES

RESOLUÇÃO N o 53 de 28/01/2013 - CAS RESOLVE: CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES Regulamento de Estágios Estágios Não Obrigatórios Remunerados (ENOR) e Estágios Curriculares Obrigatórios (ECO) de alunos dos cursos superiores da Universidade Positivo. Aprovado pela Resolução n o 53

Leia mais

Decreto nº 58.054, de 23 de março de 1966. Convenção para a proteção da flora, da fauna e das belezas cênicas naturais dos países da América.

Decreto nº 58.054, de 23 de março de 1966. Convenção para a proteção da flora, da fauna e das belezas cênicas naturais dos países da América. Decreto nº 58.054, de 23 de março de 1966. Promulga a Convenção para a proteção da flora, fauna e das belezas cênicas dos países da América. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Havendo o Congresso Nacional aprovado

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO CÓDIGO DE ÉTICA DA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO 0 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO... 2 2 - ABRANGÊNCIA... 2 3 - PRINCÍPIOS GERAIS... 2 4 - INTEGRIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL... 3 5 - RELAÇÕES COM

Leia mais

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) tem como objetivo

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Com a edição da Lei nº 6.938/81 o país passou a ter formalmente uma Política Nacional do Meio Ambiente, uma espécie de marco legal para todas as políticas públicas de

Leia mais

Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem (1948)

Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem (1948) Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem (1948) Resolução XXX, Ata Final, aprovada na IX Conferência Internacional Americana, em Bogotá, em abril de 1948 A IX Conferência Internacional Americana,

Leia mais

Maurício Piragino /Xixo Escola de Governo de São Paulo. mauxixo.piragino@uol.com.br

Maurício Piragino /Xixo Escola de Governo de São Paulo. mauxixo.piragino@uol.com.br Democracia Participativa e Direta: conselhos temáticos e territoriais (Conselhos Participativos nas Subprefeituras); Iniciativa Popular, Plebiscitos e Referendo" Maurício Piragino /Xixo Escola de Governo

Leia mais

A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho:

A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: CONVENÇÃO 182 (Convenção sobre a Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e a Ação Imediata para a sua Eliminação ) A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada em Genebra

Leia mais

CAPÍTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS

CAPÍTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS DA LEGALIDADE DO INTERCÂMBIO CULTURAL A legislação brasileira regulamentadora dos cursos de Pós-Graduação nas modalidades de Educação Presencial e Educação a Distância (EaD), para que seja aplicada no

Leia mais

TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS

TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS Autora: Idinéia Perez Bonafina Escrito em maio/2015 TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS Nas relações internacionais do

Leia mais

DECRETO Nº 6.040, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais.

DECRETO Nº 6.040, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. DECRETO Nº 6.040, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere

Leia mais

A PROTEÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS DO IDOSO E A SUA DIGNIDADE

A PROTEÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS DO IDOSO E A SUA DIGNIDADE A PROTEÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS DO IDOSO E A SUA DIGNIDADE Maíra Sgobbi de FARIA 1 Resumo: O respeito e a proteção que devem ser concedidos aos idosos sempre foram um dever da sociedade, uma vez que as

Leia mais

PNDH - 3 DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE

PNDH - 3 DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE CURSO NEON PNDH - 3 DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2009. Profª Andréa Azevêdo Disciplina: DIREITOS HUMANOS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL ANDRÉA AZEVÊDO Professora. e-mail: professoraandreaazevedo@yahoo.com.br

Leia mais

2037 (XX). Declaração sobre a Promoção entre os Jovens dos Ideais de Paz, Respeito Mútuo e Compreensão entre os Povos

2037 (XX). Declaração sobre a Promoção entre os Jovens dos Ideais de Paz, Respeito Mútuo e Compreensão entre os Povos Suplemento40 Assembleia Geral 20 a Sessão 3. Sugere que o secretário-geral coopere diretamente com os secretários executivos das comissões econômicas regionais na elaboração de relatórios bienais dos avanços

Leia mais

Convenção relativa à Luta contra a Discriminação no campo do Ensino

Convenção relativa à Luta contra a Discriminação no campo do Ensino ED/2003/CONV/H/1 Convenção relativa à Luta contra a Discriminação no campo do Ensino Adotada a 14 de dezembro de 1960, pela Conferência Geral da UNESCO, em sua 11ª sessão, reunida em Paris de 14 de novembro

Leia mais

Kelly Neres da Silva 1

Kelly Neres da Silva 1 A DEFINIÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E O PAPEL DO DIREITO HUMANITÁRIO INTERNACIONAL PERANTE O DIREITO DE ASILO E A PROTEÇÃO AO REFUGIADO Kelly Neres da Silva 1 RESUMO: A proposta deste

Leia mais

Declaração dos Mecanismos das Mulheres da América Latina e do Caribe frente ao 58º Período de Sessões da Comissão do Status da Mulher (CSW)

Declaração dos Mecanismos das Mulheres da América Latina e do Caribe frente ao 58º Período de Sessões da Comissão do Status da Mulher (CSW) Declaração dos Mecanismos das Mulheres da América Latina e do Caribe frente ao 58º Período de Sessões da Comissão do Status da Mulher (CSW) Cidade do México, México 7 de fevereiro de 2014 Nós, ministras

Leia mais

Antirracismo e Não Discriminação

Antirracismo e Não Discriminação Antirracismo e Não Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente

Leia mais

Normas sobre a Equiparação de Oportunidades para Pessoas com Deficiência Parte 3

Normas sobre a Equiparação de Oportunidades para Pessoas com Deficiência Parte 3 Normas sobre a Equiparação de Oportunidades para Pessoas com Deficiência Parte 3 As normas sobre equiparação de oportunidades para pessoas com deficiência foram adotadas pela Assembléia Geral das Nações

Leia mais

PROJETO DE LEI N O, DE 2004

PROJETO DE LEI N O, DE 2004 PROJETO DE LEI N O, DE 2004 (Do Sr. Wladimir Costa) Dispõe sobre o atendimento educacional especializado em classes hospitalares e por meio de atendimento pedagógico domiciliar. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

Proteção das Máquinas

Proteção das Máquinas 1 CONVENÇÃO N. 119 Proteção das Máquinas I Aprovada na 47ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1963), entrou em vigor no plano internacional em 21.4.65. II Dados referentes ao Brasil:

Leia mais

Recomendação CM/Rec (2013)1 do Comité de Ministros aos Estados-Membros sobre a Igualdade de Género e Media (adotada pelo Comité de Ministros a 10 de

Recomendação CM/Rec (2013)1 do Comité de Ministros aos Estados-Membros sobre a Igualdade de Género e Media (adotada pelo Comité de Ministros a 10 de Recomendação CM/Rec (2013)1 do Comité de Ministros aos Estados-Membros sobre a Igualdade de Género e Media (adotada pelo Comité de Ministros a 10 de julho de 2013, na 1176.ª reunião dos Delegados dos Ministros)

Leia mais

POR UNANIMIDADE 06 (seis) meses

POR UNANIMIDADE 06 (seis) meses ACLARAÇÃO DO LAUDO ARBITRAL DO TRIBUNAL ARBITRAL AD HOC DO MERCOSUL CONSTITUÍDO PARA DECIDIR A CONTROVÉRSIA ENTRE A REPÚBLICA DO PARAGUAI E A REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI SOBRE A APLICAÇÃO DO IMESI (IMPOSTO

Leia mais

Estado da Paraíba PREFEITURA MUNICIPAL DE TAVARES GABINETE DO PREFEITO

Estado da Paraíba PREFEITURA MUNICIPAL DE TAVARES GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 704/2013 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL COMPIR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE TAVARES, Estado da Paraíba, usando

Leia mais

TRATADO DE BUDAPESTE SOBRE O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DO DEPÓSITO DE MICRORGANISMOS PARA EFEITOS DO PROCEDIMENTO EM MATÉRIA DE PATENTES.

TRATADO DE BUDAPESTE SOBRE O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DO DEPÓSITO DE MICRORGANISMOS PARA EFEITOS DO PROCEDIMENTO EM MATÉRIA DE PATENTES. Resolução da Assembleia da República n.º 32/97 Tratado de Budapeste sobre o Reconhecimento Internacional do Depósito de Microrganismos para Efeitos do Procedimento em Matéria de Patentes, adoptado em Budapeste

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 Dispõe sobre trabalho de compilação de informações contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA LEI Nº 272, DE 06 DE JUNHO DE 2014. Dispõe sobre a criação do Conselho Comunitário de Segurança Pública e Entidades Afins do Município de Barra do Choça e dá outras Providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE

Leia mais

Código de Ética e de Conduta

Código de Ética e de Conduta Preâmbulo A CASES, consciente do seu papel no âmbito da economia social, considera importante colocar a questão da ética como prioridade na sua agenda. O presente documento apresenta os princípios gerais

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A SITUAÇÃO DO ACESSO DA MULHER À JUSTIÇA NAS AMÉRICAS: QUESTIONÁRIO

RELATÓRIO SOBRE A SITUAÇÃO DO ACESSO DA MULHER À JUSTIÇA NAS AMÉRICAS: QUESTIONÁRIO RELATÓRIO SOBRE A SITUAÇÃO DO ACESSO DA MULHER À JUSTIÇA NAS AMÉRICAS: QUESTIONÁRIO INTRODUÇÃO Objetivos: Este questionário foi preparado como parte do plano de trabalho da Relatoria Especial sobre os

Leia mais

DECRETO N.º 1.255, de 29 de setembro de 1994

DECRETO N.º 1.255, de 29 de setembro de 1994 ALONÇO, A. dos S. 1 DECRETO N.º 1.255, de 29 de setembro de 1994 Promulga a Convenção n.º 119, da Organização Internacional do Trabalho, sobre Proteção das Máquinas, concluída em Genebra, em 25 de junho

Leia mais

Da Política Municipal dos Direitos da Cidadania

Da Política Municipal dos Direitos da Cidadania PROCESSO Nº 950/03 - PROJETO DE LEI Nº 82 INTERESSADO: Vereador Idelso Marques de Souza Paraná ASSUNTO: Institui a Política Municipal dos Direitos da Cidadania, contra as discriminações e violências, cria

Leia mais

IX Conferência Ibero-americana de Cultura Montevidéu, 13 e 14 de julho de 2006 CARTA CULTURAL IBERO-AMERICANA PROJETO

IX Conferência Ibero-americana de Cultura Montevidéu, 13 e 14 de julho de 2006 CARTA CULTURAL IBERO-AMERICANA PROJETO IX Conferência Ibero-americana de Cultura Montevidéu, 13 e 14 de julho de 2006 CARTA CULTURAL IBERO-AMERICANA PROJETO 1 CARTA CULTURAL IBERO-AMERICANA PREÂMBULO Os Chefes de Estado e de Governo dos países

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA CAPÍTULO I

PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA CAPÍTULO I PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA RUI VALDIR OTTO BRIZOLARA, Prefeito Municipal de Morro Redondo, Estado do Rio

Leia mais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais Fl. 2 MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais PORTARIA CARF Nº 64, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015. Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos do Conselho Administrativo de Recursos

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 6.124 DE 2005. (Apensados: PL nº 5.448/01 e PL nº 2.276/07)

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 6.124 DE 2005. (Apensados: PL nº 5.448/01 e PL nº 2.276/07) COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 6.124 DE 2005 (Apensados: PL nº 5.448/01 e PL nº 2.276/07) Define o crime de discriminação dos portadores do vírus da imunodeficiência

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA N 66, DE 12 DE MAIO DE 2005.

INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA N 66, DE 12 DE MAIO DE 2005. INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA N 66, DE 12 DE MAIO DE 2005. O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 24,

Leia mais

Conferência Internacional do Trabalho Convenção 159

Conferência Internacional do Trabalho Convenção 159 Conferência Internacional do Trabalho Convenção 159 Convenção sobre Reabilitação Profissional e Emprego de Pessoas Deficientes. A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada em

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA GABINETE DO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO N 3431

PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA GABINETE DO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO N 3431 RESOLUÇÃO N 3431 O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Complementar Estadual n 85, de 27 de dezembro de 1999, tendo em vista o contido

Leia mais

PROJETO DE LEI N., DE DE FEVEREIRO DE 2007. (Do Senhor Dep. Paulo Bornhausen) CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PROJETO DE LEI N., DE DE FEVEREIRO DE 2007. (Do Senhor Dep. Paulo Bornhausen) CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PROJETO DE LEI N., DE DE FEVEREIRO DE 2007. (Do Senhor Dep. Paulo Bornhausen) Dispõe sobre a organização e exploração das atividades de comunicação social eletrônica e dá outras providências. CAPÍTULO

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO RECOMENDAÇÃO Nº /2015 Dispõe sobre a atuação do Ministério Público na garantia à Educação Infantil. O CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO, no exercício das atribuições que lhe são conferidas pelo art.

Leia mais

Disposições Preliminares do DIREITO DO IDOSO

Disposições Preliminares do DIREITO DO IDOSO Disposições Preliminares do DIREITO DO IDOSO LESSA CURSOS PREPARATÓRIOS CAPÍTULO 1 O ESTATUTO DO IDOSO O Estatuto do Idoso - Lei 10.741/2003, é o diploma legal que tutela e protege, através de um conjunto

Leia mais

CNH INDUSTRIAL CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES

CNH INDUSTRIAL CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES Sede Social: 25 St. James s Street, Londres, SW1A 1HA Reino Unido CNH INDUSTRIAL CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES Visão Geral Nós, da CNH INDUSTRIAL NV e nossas subsidiárias ("CNH Industrial" ou a Companhia)

Leia mais

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro 1. Aplicação 1- As instituições

Leia mais

MELHORES PRÁTICAS DA OCDE

MELHORES PRÁTICAS DA OCDE MELHORES PRÁTICAS DA OCDE PARA A TRANSPARÊNCIA ORÇAMENTÁRIA INTRODUÇÃO A relação entre a boa governança e melhores resultados econômicos e sociais é cada vez mais reconhecida. A transparência abertura

Leia mais

NORMAS INTERNACIONAIS DO TRABALHO Convenção (n.º 102) relativa à segurança social (norma mínima), 1952

NORMAS INTERNACIONAIS DO TRABALHO Convenção (n.º 102) relativa à segurança social (norma mínima), 1952 NORMAS INTERNACIONAIS DO TRABALHO Convenção (n.º 102) relativa à segurança social (norma mínima), 1952 Bureau Internacional do Trabalho 1 Ratificação Como são utilizadas as Normas Internacionais do Trabalho?

Leia mais

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A.

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A. 1 ÍNDICE 1 OBJETIVOS... 3 2 PARTICIPANTES... 3 3 ADMINISTRAÇÃO DO PLANO... 3 4 AÇÕES OBJETO DESTE PLANO... 5 5 OUTORGA DA OPÇÃO... 5 6 EXERCÍCIO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE EXTENSÃO

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE EXTENSÃO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE EXTENSÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1. Este Regimento dispõe sobre a composição, competências e funcionamento do Conselho de Extensão (CoEx), órgão colegiado

Leia mais

DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL

DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL A Conferência Geral, Reafirmando o seu compromisso com a plena realização dos direitos humanos e das liberdades fundamentais proclamadas na Declaração

Leia mais

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008 COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL MENSAGEM N o 479, DE 2008 Submete à consideração do Congresso Nacional o texto do Tratado de Extradição entre a República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN Estabelece o Regimento Interno do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Paraná, no uso de

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1891

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1891 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1891 Preâmbulo Nós, os representantes do povo brasileiro, reunidos em Congresso Constituinte, para organizar um regime livre e democrático, estabelecemos, decretamos e promulgamos

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A RESOLUÇÃO N o 1010/05

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A RESOLUÇÃO N o 1010/05 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A RESOLUÇÃO N o 1010/05 As perguntas abaixo foram compiladas após a série de treinamentos sobre a Resolução nº 1.010, de 2005, ministrados pelo Confea aos Creas durante o primeiro

Leia mais

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1 Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e à sua agenda de trabalho expressa nos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial 1. Considerando que a promoção da igualdade

Leia mais

POLÍTICA DE EQUIDADE DE GÊNERO E DIVERSIDADE

POLÍTICA DE EQUIDADE DE GÊNERO E DIVERSIDADE POLÍTICA DE EQUIDADE DE GÊNERO E DIVERSIDADE Brasília, fevereiro de 2014 Conteúdo 1. Objetivo... 3 2. Princípios... 4 3. Diretrizes... 5 4. Responsabilidades... 6 5. Conceitos... 7 6. Disposições Gerais...

Leia mais

Decreto n.º 139/80 Convenção sobre o Reconhecimento dos Estudos e Diplomas Relativos ao Ensino Superior nos Estados da Região Europa

Decreto n.º 139/80 Convenção sobre o Reconhecimento dos Estudos e Diplomas Relativos ao Ensino Superior nos Estados da Região Europa Decreto n.º 139/80 Convenção sobre o Reconhecimento dos Estudos e Diplomas Relativos ao Ensino Superior nos Estados da Região Europa O Governo decreta, nos termos da alínea c) do artigo 200.º da Constituição,

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 2 de julho de 2014. Série. Número 99

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 2 de julho de 2014. Série. Número 99 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 2 de julho de 2014 Série Sumário ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DAMADEIRA Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira

Leia mais

ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA

ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA O Governo da República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

ASSESSORIA JURÍDICA. PARECER N 7/AJ/CAM/2002 Brasília (DF), 11 de junho de 2002. Senhora Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN)

ASSESSORIA JURÍDICA. PARECER N 7/AJ/CAM/2002 Brasília (DF), 11 de junho de 2002. Senhora Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) ASSESSORIA JURÍDICA PARECER N 7/AJ/CAM/2002 Brasília (DF), 11 de junho de 2002. PARA: DA: REFERÊNCIA: Senhora Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) Assessoria Jurídica Expedientes Jurídicos

Leia mais

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 115, DE 2015 (Do Sr. Alfredo Kaefer)

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 115, DE 2015 (Do Sr. Alfredo Kaefer) *C0054094A* C0054094A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 115, DE 2015 (Do Sr. Alfredo Kaefer) Susta a aplicação da Resolução nº 12, de 16 de Janeiro de 2015, da Secretaria de Direitos

Leia mais

CONVENÇÃO INTERAMERICANA SOBRE CUMPRIMENTO DE MEDIDAS CAUTELARES

CONVENÇÃO INTERAMERICANA SOBRE CUMPRIMENTO DE MEDIDAS CAUTELARES CONVENÇÃO INTERAMERICANA SOBRE CUMPRIMENTO DE MEDIDAS CAUTELARES Os Governos dos Estados Membros da Organização dos Estados Americanos, desejosos de concluir uma convenção sobre cumprimento de medidas

Leia mais

Brasil. 5 O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Os abrigos para crianças e adolescentes no

Brasil. 5 O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Os abrigos para crianças e adolescentes no Introdução A convivência familiar e comunitária é um dos direitos fundamentais 1 garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990). A lei ainda enfatiza que: Toda criança ou adolescente

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940

DECRETO-LEI Nº 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940 DECRETO-LEI Nº 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940 Código Penal. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, decreta a seguinte lei: CÓDIGO PENAL PARTE ESPECIAL

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO

MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO VERSÃO: 01/7/2008 2/10 MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DO CREDENCIAMENTO

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 5 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 4.886, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2003. Institui a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial - PNPIR e dá

Leia mais

PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL

PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL Fernando Souza OLIVEIRA 1 Pedro Anderson da SILVA 2 RESUMO Princípio do Desenvolvimento Sustentável como um direito e garantia fundamental,

Leia mais

O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos

O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos Texto adotado pela Cúpula Mundial de Educação Dakar, Senegal - 26 a 28 de abril de 2000. 1. Reunidos em Dakar em Abril

Leia mais

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento.

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento. PROGRAMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FUNDEP REGULAMENTO PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS UFMG A Fundep//Gerência de Articulação de Parcerias convida a comunidade acadêmica da UFMG a cadastrar propostas de acordo

Leia mais

PROJETO DE LEI N O, DE 2006. (Do Sr. Ivo José) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI N O, DE 2006. (Do Sr. Ivo José) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI N O, DE 2006 (Do Sr. Ivo José) Regulamenta o inciso LI do Art. 5º da Constituição Federal. O Congresso Nacional decreta: Art. 1 o Esta lei regulamenta o inciso LI do Art. 5º da Constituição

Leia mais