Farmanguinhos completa 42 anos com o olhar no futuro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Farmanguinhos completa 42 anos com o olhar no futuro"

Transcrição

1 Farmanguinhos completa 42 anos com o olhar no futuro O Instituto de Tecnologia em Fármacos promove debate para discutir os rumos da produção pública de medicamentos Na última sexta-feira (11/5), o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) promoveu o debate A Importância da Produção Pública de Medicamentos. O evento foi realizado no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), em comemoração ao 42º aniversário da unidade. Criado em 23 de abril de 1976, o Instituto tornou-se essencial para a implementação de políticas de assistência farmacêutica no Brasil. O diretor Jorge Mendonça apresentou algumas conquistas de Farmanguinhos para a Saúde Pública e destacou os desafios que a unidade terá pela frente (Foto: Viviane Oliveira) São 42 anos de muito trabalho dedicado à pesquisa, desenvolvimento, geração de conhecimento, muita produção de medicamentos e, acima de tudo, muita produção de saúde para população brasileira, enfatizou o diretor Jorge Souza Mendonça. Dentre as conquistas ao longo dessas quatro décadas, ele destacou a fabricação de antirretrovirais, licenciamento compulsório do efavirenz, produção emergencial do oseltamivir; atuação contra patentes de medicamentos estratégicos; e o protagonismo da unidade no projeto nacional de internalização de medicamentos de alta complexidade tecnológica, a partir de Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP). O diretor informou que um dos principais desafios para o futuro está na absorção tecnológica dos medicamentos sosfosbuvir, everolimo e emtricitabina+tenofovir,

2 mais conhecido como truvada, usado na Profilaxia Pré-Exposição ao HIV/Aids (PrEP). Essas incorporações serão feitas por meio de um trabalho conjunto com empresas farmoquímicas e farmacêuticas nacionais. Além de tornar nosso portfólio ainda mais estratégico para hepatite C, HIV/Aids e imunossupressores (medicamentos para evitar rejeição de órgãos transplantados), a iniciativa fortalece este segmento industrial no país, gerando emprego e diminuindo a dependência internacional, assinalou. Marco Aurélio Krieger abordou, dentre outros temas, a importância do marco legal para a inovação no país (Foto: Viviane Oliveira) No campo do conhecimento, Mendonça disse que o objetivo é fortalecer o sistema de capacitação tecnológica do SUS, a partir da implementação do Doutorado Profissional. Dentro desta mesma proposta, no que for possível, nossa ideia é oferecer também uma linha de Mestrado e Doutorado acadêmicos, destacou. Produção pública e inovação A Gestão, ou estratégia gerencial, tem papel fundamental para o futuro da produção pública de medicamentos, é o que sugeriram os especialistas que compuseram a mesa de debate sobre A Importância da Produção Pública de Medicamentos. Mediado pelo diretor Jorge Mendonça, o painel foi integrado pelo vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Aurélio Krieger; pelo coordenador de Ações e Prospecção da Fiocruz, Carlos Grabois Gadelha; pelo consultor sênior e ex-diretor de Bio- Manguinhos, Artur Couto; e pelo secretário-executivo da Associação dos Laboratórios Oficiais do Brasil (Alfob), Luiz Marinho. Para Carlos Gadelha, todos os segmentos que compõem a saúde são interdependentes e é preciso diálogo entre

3 as instituições a fim de alcançar a inovação e melhor servir a sociedade (Foto: Viviane Oliveira) O vice-presidente Marco Krieger ressaltou a participação determinante da Fiocruz na elaboração do decreto da Política de Inovação. Uma das grandes contribuições da Fundação foi a inclusão do item que estabelece que todos os benefícios previstos para as instituições de ciência e tecnologia fossem também utilizados pelos órgãos públicos que tivessem atividade de produção. Neste caso, Bio- Manguinhos e Farmanguinhos terão os mesmos benefícios previstos na lei, observou. Segundo Krieger, embora países mais inovadores do que o nosso não tenham uma Lei de inovação, caso da Alemanha, por exemplo, as instituições públicas do Brasil precisam de mais flexibilidade na realização de compras de insumos ou na contratação de serviços. É importante porque quebra uma lógica um pouco complexa, de modo que para comprarmos um reagente específico somos obrigados a usar a mesma lei que uma prefeitura utiliza para comprar uma caneta de estudante. Isso não faz sentido, avaliou o vice-presidente. Dentre as mudanças previstas apontadas por Krieger está a realização de compras de até R$ 300 mil sem necessidade de licitação, ou a contratação de pesquisadores pelo regime de CLT dispensando empresa de terceirização. São mudanças que vão melhorar a eficiência da nossa atividade de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, salientou. Para ele, o grande desafio será incorporar esse marco legal nos processos de gestão. É importante que todos se sintam seguros em utilizar esses benefícios da lei para que possamos entregar para a sociedade os conhecimentos gerados pela nossa pesquisa. Ex-diretor de Bio-Manguinhos, unidade da Fundação responsável pela produção de imunobiológicos, Artur Roberto Couto prestigiou o evento, apresentando a experiência daquele Instituto da Fiocruz (Foto: Viviane Oliveira)

4 Segundo Krieger, dentre algumas iniciativas da Fiocruz está o apoio a patentes para que as pesquisas se tornem produtos. Neste sentido, a Instituição lançou alguns editais de fomento, desde gestão do conhecimento até apoio à fase final do produto. O maior objetivo é levar os produtos até a fase pré-clínica. Mudança da estratégia gerencial Um dos idealizadores do Complexo Econômico e Industrial da Saúde (Ceis), Carlos Grabois Gadelha ressaltou que o SUS é um sistema complexo e que deve ser tratado sob uma perspectiva mais ampla. Segundo ele, todos os segmentos que compõem a saúde são interdependentes e é preciso diálogo entre as instituições a fim de alcançar a inovação e melhor servir a sociedade. Um SUS sem conhecimento, sem tecnologia, sem base produtiva, é um SUS frágil, que não se sustenta. Se o mercado financeiro internacional espirra, o SUS quebra. Se a taxa de câmbio sobe, o SUS não consegue se sustentar. Estou fazendo uma visão a longo prazo, uma visão de estabilidade estrutural. E essa política de estruturação não é uma política que encarece o SUS, mas que possibilita dar estabilidade para que seja um sistema forte e estruturante com ações a longo prazo, ponderou. Secretário-executivo da Associação dos Laboratórios Oficiais do Brasil (Alfob), Luiz Marinho disse que o maior desafio para o SUS é modernizar a gestão (Foto: Viviane Oliveira) Nessa visão sistêmica, o especialista destacou o bom exemplo da parceria entre Farmanguinhos e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com vistas à construção do Centro de Referência Nacional em Farmoquímica. A ideia é produzir Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA), a principal substância do medicamento, responsável pelo efeito terapêutico.

5 Ainda de acordo com Gadelha, as PDP são um importante instrumento para a construção dessa nova cadeia produtiva estatal. As parcerias avançam em três pilares principais: atendimento ao SUS; construção da base produtiva nacional (que já representou 30% do PIB e, atualmente, caiu para menos de 10%); e Ciência, Tecnologia e Inovação. Farmanguinhos é parte desse sistema, e se a unidade quer entrar no ramo das doenças infecciosas, que busque dialogar com o INI (Instituto Nacional de Infectologia), por exemplo. Somos parte de um complexo sistema e temos de dialogar, alertou. Ex-diretor de Bio-Manguinhos, unidade da Fundação responsável pela produção de imunobiológicos, Artur Roberto Couto apresentou a experiência daquele Instituto, criado juntamente com Farmanguinhos e que, portanto, está também completando 42 anos de produção pública. Ele ressaltou os inúmeros entraves decorrentes da burocracia legal e sugeriu uma mudança do modelo de gestão para superar os desafios. Determinadas burocracias inviabilizam a atividade de produção, e nós não teremos sobrevida se não tivermos uma discussão sobre modelo de gestão, observou. Outro especialista que sugeriu uma discussão mais aprofundada sobre modelo gerencial foi o secretário-executivo da Associação dos Laboratórios Oficiais do Brasil (Alfob), Luiz Marinho. Segundo ele, o desafio mais importante para o SUS é modernizar a gestão. Para isso, precisamos entender como funciona administrativamente cada laboratório. Nossa existência, enquanto laboratório oficial, é para suprir as necessidades do Sistema Único de Saúde. Portanto, ainda que exista uma política ministerial, que são as PDP, falta maior diálogo entre os laboratórios e os gestores das secretarias estaduais e municipais de saúde, defendeu. Integração Além dos trabalhadores da unidade, estiverem na plateia os exdiretores Núbia Boechat e Hayne Felipe da Silva, bem como representantes de algumas empresas parceiras, dentre as quais, Boehringer Ingelheim, Libbs, Blanver e Servier. Após o debate, os convidados e trabalhadores participaram de um almoço especial.

6 Se a tônica do debate foi maior integração entre os segmentos da área da Saúde, o Coral Sons de Far deu um ótimo exemplo de integração. O grupo apresentou os novos integrantes: colaboradores surdos, que emocionaram o público cantando em libras as canções de Dia das Mães. A banda Musical Clube animou o público com música ao vivo. Hayne Felipe da Silva ex-diretor de Farmanguinhos ( )); Marco Aurélio Krieger; Artur Couto; Luiz Marinho; Carlos Gadelha; Jorge Mendonça e Núbia Boechat ex-diretora de Farmanguinhos ( ) / Foto: Viviane Oliveira)

7 Música para os olhos: coral Sons de Far ganha o reforço de colaboradores surdos e dá demonstração de integração (Foto: Viviane Oliveira)

Farmanguinhos completa 42 anos com o olhar no futuro

Farmanguinhos completa 42 anos com o olhar no futuro Farmanguinhos completa 42 anos com o olhar no futuro O Instituto de Tecnologia em Fármacos promove debate para discutir os rumos da produção pública de medicamentos Na última sexta-feira (11/5), o Instituto

Leia mais

Farmanguinhos completa 42 anos com o olhar no futuro

Farmanguinhos completa 42 anos com o olhar no futuro Farmanguinhos completa 42 anos com o olhar no futuro Autor: Alexandre Matos Data : 16 de maio de 2018 O Instituto de Tecnologia em Fármacos promove debate para discutir os rumos da produção pública de

Leia mais

Farmanguinhos/Fiocruz produz lotes-piloto de Cabergolina

Farmanguinhos/Fiocruz produz lotes-piloto de Cabergolina Farmanguinhos/Fiocruz produz lotes-piloto de Cabergolina Mais um fruto de Parceria de Desenvolvimento Produtivo, medicamento será ofertado no SUS para pacientes que sofrem de hiperprolactinemia, isto é,

Leia mais

Essencial para o Brasil

Essencial para o Brasil Essencial para o Brasil Farmanguinhos/Fiocruz é um parceiro estratégico do país nas políticas de assistência farmacêutica Maior laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde, Farmanguinhos

Leia mais

Cursos de sistemas de patentes e química medicinal

Cursos de sistemas de patentes e química medicinal Cursos de sistemas de patentes e química medicinal Inscrições encerradas Programação e inscrições: Sistema de patentes como subsídio à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnologia e Estratégias em Química Medicinal

Leia mais

Seminário Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo da Indústria da Saúde

Seminário Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo da Indústria da Saúde Seminário Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo da Indústria da Saúde William Figueiredo Coordenador de Estudos Econômicos Gerência de Estudos Econômicos / Diretoria de Defesa de Interesses Rio de

Leia mais

Cursos internacionais trazem palestrantes da Inglaterra

Cursos internacionais trazem palestrantes da Inglaterra Cursos internacionais trazem palestrantes da Inglaterra Autor: Viviane Oliveira Data : 14 de maio de 2019 Alunos de Pós-graduação e pesquisadores da Fiocruz debatem acerca dos desdobramentos de saúde global

Leia mais

Contribuições para a Anvisa

Contribuições para a Anvisa Contribuições para a Anvisa Anvisa usa resultados de estudo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia em Fármacos para embasar critérios para concessão de registro de medicamentos Um estudo realizado

Leia mais

Transferência de Tecnologia na Fiocruz: Fatores de risco e de sucesso

Transferência de Tecnologia na Fiocruz: Fatores de risco e de sucesso Transferência de Tecnologia na Fiocruz: Fatores de risco e de sucesso Mesa Redonda: Transferência de Tecnologia: fatores de risco e de sucesso. 4º ENIFARMED - Encontro Nacional de Inovação em Fármacos

Leia mais

Rumo à excelência na gestão

Rumo à excelência na gestão Política da Qualidade Desenvolver, produzir e fornecer medicamentos com qualidade, segurança e eficácia, tendo como base a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade, atendendo aos requisitos

Leia mais

AVISO DE CHAMADA PÚBLICA

AVISO DE CHAMADA PÚBLICA AVISO DE CHAMADA PÚBLICA CHAMADA PÚBLICA Nº 07/2018 PARA PROSPECÇÃO DE MERCADO, EM RELAÇÃO AOS IFAS CORRESPONDENTE AO MEDICAMENTO RESULTANTE DA ASSOCIAÇÃO DE RIFAMPICINA, ISONIAZIDA, ETAMBUTOL E PIRAZINAMIDA,

Leia mais

Educação e Produção: Educação no setor farmacêutico

Educação e Produção: Educação no setor farmacêutico Educação e Produção: Educação no setor farmacêutico Mariana Conceição de Souza Coordenação de Educação - Farmanguinhos EDUCAÇÃO... É o melhor remédio! MISSÃO Atuar, como unidade técnico-científica da

Leia mais

Ciência Regulatória: a regulação como instrumento de fomento às pesquisas de novas tecnologias em saúde. Brasília, 22/06/2016

Ciência Regulatória: a regulação como instrumento de fomento às pesquisas de novas tecnologias em saúde. Brasília, 22/06/2016 Ciência Regulatória: a regulação como instrumento de fomento às pesquisas de novas tecnologias em saúde. JARBAS BARBOSA Diretor-Presidente ANVISA Brasília, 22/06/2016 A ANVISA Primeira Agência da área

Leia mais

Tecnologias Industriais Farmacêuticas

Tecnologias Industriais Farmacêuticas Tecnologias Industriais Farmacêuticas Autor: Viviane Oliveira Data : 29 de maio de 2018 O desenvolvimento de medicamentos é um processo complexo, longo, de alto risco e que exige a interação de inúmeras

Leia mais

Aula Far PDF NOVO

Aula Far PDF NOVO Aula Far PDF NOVO 1. videoteste4 2. institucional 3. PauloGadelha_DengueTech 4. videoteste 5. Vídeo Institucional Farmanguinhos /wp-content/uploads/2016/08/videoteste.mp4

Leia mais

Farmanguinhos participa de livro sobre plantas medicinais

Farmanguinhos participa de livro sobre plantas medicinais Fiocruz / Farmanguinhos Laboratório Farmacêutico Federal Farmanguinhos, Laboratório Oficial do Ministério da Saúde Farmanguinhos participa de livro sobre plantas medicinais Autor: Viviane Oliveira Data

Leia mais

WORKSHOP A INCORPORAÇÃO DE VACINAS ATRAVÉS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NO BRASIL

WORKSHOP A INCORPORAÇÃO DE VACINAS ATRAVÉS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NO BRASIL WORKSHOP A INCORPORAÇÃO DE VACINAS ATRAVÉS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NO BRASIL Transferência de tecnologia e autossuficiência em vacinas Gina Camilo de Oliveira Coordenação Geral de Base Química e

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO Gestão 2018/2020

PLANO ESTRATÉGICO Gestão 2018/2020 PLANO ESTRATÉGICO 2018 Gestão 2018/2020 ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DO COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE DE PELOTAS E REGIÃO Atualmente a região é o maior polo industrial de equipamentos eletromédicos e de equipamentos

Leia mais

OS DESAFIOS DA POLITICA NACIONAL DE SAÚDE E O PAPEL DE FARMANGUINHOS. Paulo Gadelha Abril 2016

OS DESAFIOS DA POLITICA NACIONAL DE SAÚDE E O PAPEL DE FARMANGUINHOS. Paulo Gadelha Abril 2016 OS DESAFIOS DA POLITICA NACIONAL DE SAÚDE E O PAPEL DE FARMANGUINHOS Paulo Gadelha Abril 2016 Contexto Contexto político e econômico Impeachment da Presidente Dilma Contexto sanitário Epidemias de Dengue,

Leia mais

Entrevista: Carlos Gadelha

Entrevista: Carlos Gadelha Entrevista: Carlos Gadelha Coordenador das Ações de Prospecção da Fiocruz, Gadelha aborda temas como Parcerias de Desenvolvimento Produtivo, a função dos laboratórios públicos e como Farmanguinhos se insere

Leia mais

Complexo Econômico-Industrial da Saúde: uma visão geral

Complexo Econômico-Industrial da Saúde: uma visão geral Complexo Econômico-Industrial da Saúde: uma visão geral Seminário sobre Complexo Econômico-Industrial da Saúde BNDES / Ministério da Saúde Carlos A. Grabois Gadelha Vice-Presidência de Produção e Inovação

Leia mais

Desafios da saúde: fármacos, vacinas e reagentes para diagnósticos

Desafios da saúde: fármacos, vacinas e reagentes para diagnósticos Desafios da saúde: fármacos, vacinas e reagentes para diagnósticos Nelson Brasil de Oliveira 1 1. Cenário atual 1.1. Fármacos Em consequência da abrupta abertura comercial ocorrida nos anos 1990, sem respeito

Leia mais

Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino RNPC

Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino RNPC Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino RNPC XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica SBMF São Paulo, 27 de novembro de 2008. Sandra Ceciliano de Souza Veloso Departamento

Leia mais

Parcerias de Desenvolvimento Produtivo - PDP Parcerias Público-Privadas - PPP

Parcerias de Desenvolvimento Produtivo - PDP Parcerias Público-Privadas - PPP Parcerias de Desenvolvimento Produtivo - PDP Parcerias Público-Privadas - PPP Parcerias de Desenvolvimento Produtivo Conceitos 2 O que é uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP)? Parcerias para

Leia mais

O que o Estado Brasileiro Necessita Fazer para Ativar o Desenvolvimento Tecnológico de Biológicos no Brasil?

O que o Estado Brasileiro Necessita Fazer para Ativar o Desenvolvimento Tecnológico de Biológicos no Brasil? III Seminário Anual Científico e Tecnológico de Bio-Manguinhos Rio de Janeiro, 04 de maio de 2015. O que o Estado Brasileiro Necessita Fazer para Ativar o Desenvolvimento Tecnológico de Biológicos no Brasil?

Leia mais

Entrevista: Carlos Gadelha

Entrevista: Carlos Gadelha Entrevista: Carlos Gadelha Coordenador das Ações de Prospecção da Fiocruz, Gadelha aborda temas como Parcerias de Desenvolvimento Produtivo, a função dos laboratórios públicos e como Farmanguinhos se insere

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INCORPORADORAS IMOBILIÁRIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INCORPORADORAS IMOBILIÁRIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INCORPORADORAS IMOBILIÁRIAS 1 MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA O FUTURO O setor de incorporação imobiliária, representado pela ABRAINC (Associação Brasileira de

Leia mais

Gestão da Informação Científica e Tecnológica no SUS: a experiência da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos/MS

Gestão da Informação Científica e Tecnológica no SUS: a experiência da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos/MS 8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde CRICS 8 Gestão da Informação Científica e Tecnológica no SUS: a experiência da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos/MS Cristina

Leia mais

Seminário Valor Econômico Perspectivas do Setor Saúde no Brasil

Seminário Valor Econômico Perspectivas do Setor Saúde no Brasil Seminário Valor Econômico Perspectivas do Setor Saúde no Brasil A Perspectiva do Complexo Industrial da Saúde: o desenvolvimento industrial e científico do setor e rumos para a assistência farmacêutica

Leia mais

O Complexo Econômico-Industrial da Saúde e as estratégias para o desenvolvimento da biotecnologia em saúde

O Complexo Econômico-Industrial da Saúde e as estratégias para o desenvolvimento da biotecnologia em saúde Seminário Brasil-Cuba sobre Biotecnologia para a Saúde O Complexo Econômico-Industrial da Saúde e as estratégias para o desenvolvimento da biotecnologia em saúde Carlos A. Grabois Gadelha Vice-Presidência

Leia mais

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social Responsabilidade Social Ao assumir conceitos de promoção da saúde e do desenvolvimento social, da difusão do conhecimento científico e tecnológico e, ainda, ser um agente da cidadania, a Fiocruz se caracteriza

Leia mais

Políticas Públicas de Prevenção e Atenção para DST/HIV/AIDS na Saúde Mental no Brasil

Políticas Públicas de Prevenção e Atenção para DST/HIV/AIDS na Saúde Mental no Brasil Seminário PRISSMA-PESSOAS Rio de Janeiro, RJ 13 e 14 de março de 2008 Políticas Públicas de Prevenção e Atenção para DST/HIV/AIDS na Mental no Brasil Cristina de A. Possas Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento

Leia mais

Tarde de Páscoa na Cidade de Deus

Tarde de Páscoa na Cidade de Deus Tarde de Páscoa na Cidade de Deus Na última quarta-feira (12/4), o Núcleo de Gestão Social de Farmanguinhos/Fiocruz fez a alegria de 175 crianças da comunidade Nesta Páscoa, Farmanguinhos fez a alegria

Leia mais

Gestão da Inovação Radical e Incremental na Indústria Farmacêutica. Marisa Rizzi Gerente P&I 02/10/17

Gestão da Inovação Radical e Incremental na Indústria Farmacêutica. Marisa Rizzi Gerente P&I 02/10/17 Gestão da Inovação Radical e Incremental na Indústria Farmacêutica Marisa Rizzi Gerente P&I 02/10/17 Apresentação 2 Farmacêutica com habilitação em Indústria. 22 anos no setor farmacêutico. Especialização

Leia mais

Dra Karen Sarmento Costa. Coordenadora Geral de Assistência Farmacêutica Básica/DAF/SCTIE/MS

Dra Karen Sarmento Costa. Coordenadora Geral de Assistência Farmacêutica Básica/DAF/SCTIE/MS Dra Karen Sarmento Costa Coordenadora Geral de Assistência Farmacêutica Básica/DAF/SCTIE/MS Belo Horizonte, 11 de novembro de 2014 O Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que assumiu

Leia mais

Inovações Tecnológicas na área de Saúde

Inovações Tecnológicas na área de Saúde Inovações Tecnológicas na área de Saúde Seminário da ABrES Paulo Bastos Tigre Professor titular - UFRJ Salvador, 22 de agosto de 2008 Paulo Tigre 1 Aplicações de tecnologias da saúde Paulo Tigre 2 Questões

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Social 2 CICLO DE CAPACITAÇÃO PARA COMUNIDADES TERAPÊUTICAS PARCEIRAS

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Social 2 CICLO DE CAPACITAÇÃO PARA COMUNIDADES TERAPÊUTICAS PARCEIRAS 2 CICLO DE CAPACITAÇÃO PARA COMUNIDADES TERAPÊUTICAS PARCEIRAS 08/06/2016 DO PROGRAMA RECOMEÇO: UMA VIDA SEM DROGAS 8h00 Chegada e café de boas vindas 9h00 - Abertura 9h30- Tema 01 Questões de Gênero e

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 05 de outubro de 2017.

Clipping de notícias. Recife, 05 de outubro de 2017. Clipping de notícias Recife, 05 de outubro de 2017. Paulo Câmara reúne beneficiadas pelo Chapéu de Palha Mulher para construir estratégias do programa para 2018 04 de outubro de 2017, às 15h51min

Leia mais

Agenda da MEI Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI

Agenda da MEI Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI Agenda da MEI 2019-2020 Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI CT&I uma agenda fundamental para o Brasil Prioridades construídas em torno de visões de futuro,

Leia mais

Agenda da MEI :

Agenda da MEI : Agenda da MEI 2019-2020: Inovar para desenvolver a indústria do futuro Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração do Ultrapar e Líder da MEI 23 de novembro de 2018 Países líderes em inovação

Leia mais

Formação em Vigilância em Saúde

Formação em Vigilância em Saúde Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (http://www.epsjv.fiocruz.br) Formação em Vigilância em Saúde Julia Neves - Secretaria de Comunicação da RET-SUS, Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz

Leia mais

COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE

COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE Ministério da Saúde Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos SCTIE Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde DECIIS Coordenação Geral de Equipamentos

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Simpósio Novas Fronteiras Farmacêuticas nas Ciências da Regulamentação, Tecnologia e Sistema da Qualidade

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Simpósio Novas Fronteiras Farmacêuticas nas Ciências da Regulamentação, Tecnologia e Sistema da Qualidade AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ANVISA Simpósio Novas Fronteiras Farmacêuticas nas Ciências da Regulamentação, Tecnologia e Sistema da Qualidade Dirceu Barbano Diretor-Presidente Brasília, 25

Leia mais

Políticas de Inovação no Complexo Industrial da Saúde

Políticas de Inovação no Complexo Industrial da Saúde Seminário Internacional Políticas de Inovação e Mudança Estrutural em um Contexto de Crescimento e Crise Políticas de Inovação no Complexo Industrial da Saúde José Maldonado Fiocruz 1 Rio de Janeiro 14/09/2011

Leia mais

8º SIMPÓSIO NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA APRESENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE - PNCTIS

8º SIMPÓSIO NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA APRESENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE - PNCTIS 8º SIMPÓSIO NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 16ª CNS APRESENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE - PNCTIS APRESENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL

Leia mais

MESA 2 PESQUISA E INOVAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

MESA 2 PESQUISA E INOVAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO MESA 2 PESQUISA E INOVAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO Relatora: Prof a. Dr a. Maria de Lourdes Zuquim (USP) Questões que envolvem pesquisas e políticas públicas ligadas à inovação do conhecimento a partir

Leia mais

da dependência do O Brasil na rota da redução mercado farmacêutico mundial

da dependência do O Brasil na rota da redução mercado farmacêutico mundial O Brasil na rota da redução da dependência do mercado farmacêutico mundial Pelo jornalista Aloísio Brandão, Editor desta revista. Re d u z i r a dependência f a r m a c ê u t i c a i n t e r n a c i o

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS CRI MINAS

CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS CRI MINAS CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS CRI MINAS 22/03/2012 - Lançamento do ciclo de 2012 e definição dos quatro temas a serem tratados durante o ano. O Centro de Referência em Inovação de Minas

Leia mais

Complexo Econômico-Industrial da Saúde: visão geral

Complexo Econômico-Industrial da Saúde: visão geral Seminário Valor Econômico Complexo Econômico-Industrial da Saúde: visão geral Carlos A. Grabois Gadelha Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 1 de Março de 2010

Leia mais

19 de agosto de 2010: 25 anos de formação politécnica no SUS.

19 de agosto de 2010: 25 anos de formação politécnica no SUS. Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória. Memória que é a de um espaço e de um tempo, memória no interior da qual vivemos, como uma ilha entre dois mares:

Leia mais

Radiografia das Políticas e do Sistema de Saúde no Brasil

Radiografia das Políticas e do Sistema de Saúde no Brasil Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras August 10, Radiografia das Políticas e do Sistema de Saúde no Brasil Prof. Dr. Eloi Martins Senhoras This work is licensed

Leia mais

Comércio Exterior do Complexo Econômico-Industrial da Saúde

Comércio Exterior do Complexo Econômico-Industrial da Saúde Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria-Executiva Comércio Exterior do Complexo Econômico-Industrial da Saúde Ivan Ramalho Secretário-Executivo RIO DE JANEIRO, 19 DE MAIO

Leia mais

AVANÇOS E DESAFIOS DO DECIT/SCTIE/MS NO FOMENTO À CADEIA DE PD&I EM MEDICAMENTOS

AVANÇOS E DESAFIOS DO DECIT/SCTIE/MS NO FOMENTO À CADEIA DE PD&I EM MEDICAMENTOS MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS) SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS (SCTIE) DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (DECIT) AVANÇOS E DESAFIOS DO DECIT/SCTIE/MS NO FOMENTO À CADEIA DE PD&I EM

Leia mais

O papel dos laboratórios oficiais no acesso a medicamentos no SUS

O papel dos laboratórios oficiais no acesso a medicamentos no SUS O papel dos laboratórios oficiais no acesso a medicamentos no SUS Os desafios da expansão de produção de fármacos para os componentes as Assistência Farmacêutica No Brasil, o desabastecimento de medicamentos

Leia mais

INOVAÇÃO EM SAÚDE NA FIOCRUZ

INOVAÇÃO EM SAÚDE NA FIOCRUZ INOVAÇÃO EM SAÚDE NA FIOCRUZ 2º Simpósio de Inovação Tecnológica - SITEC Cascavel - PR 04/11/2010 Leila Longa Gerente da Área de Informação Tecnológica Coordenação de Gestão Tecnológica Vice-Presidência

Leia mais

O poder dos antirretrovirais

O poder dos antirretrovirais O poder dos antirretrovirais Boletim do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) traz um especial sobre os medicamentos para HIV/Aids O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids

Leia mais

V Simpósio Sindusfarma-IPS/FIP-ANVISA

V Simpósio Sindusfarma-IPS/FIP-ANVISA V Simpósio Sindusfarma-IPS/FIP-ANVISA Fomento à exportação de fármacos e medicamentos: panorama, desafios e oportunidades Bruno Duarte Coordenador-Geral do Complexo Químico e da Saúde Departamento de Investimentos

Leia mais

PDPs e a introdução de novas vacinas

PDPs e a introdução de novas vacinas PDPs e a introdução de novas vacinas Artur Roberto Couto, Diretor de Bio-Manguinhos/Fiocruz Fiocruz: 113 anos produzindo saúde para o país 1900 Nasce o Instituto Soroterápico Federal para a produção de

Leia mais

Iniciativas para apoiar o uso de evidências para formulação de políticas de saúde e na tomada de decisão na gestão: uma visão e prática da OMS

Iniciativas para apoiar o uso de evidências para formulação de políticas de saúde e na tomada de decisão na gestão: uma visão e prática da OMS Iniciativas para apoiar o uso de evidências para formulação de políticas de saúde e na tomada de decisão na gestão: uma visão e prática da OMS XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde,

Leia mais

Alessandra Minardi é Gente de Far

Alessandra Minardi é Gente de Far Alessandra Minardi é Gente de Far Com 21 anos de Casa, ela conhece Farmanguinhos como poucos. Passou por alguns setores e, atualmente, integra um time que atua nos bastidores do principal programa brasileiro

Leia mais

Agropensa: Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa

Agropensa: Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa Agropensa: Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa Geraldo B. Martha Jr. Coordenador-Geral, Sistema Agropensa Secretaria de Inteligência e Macroestratégia

Leia mais

DESENVOLVENDO A UNIVERSIDADE

DESENVOLVENDO A UNIVERSIDADE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2017 76 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2017 77 da geração de valor para a comunidade. As ações realizadas pelo Parque no intuito de integrar as empresas residentes e a universidade

Leia mais

B. IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA MUNDIAL E DO PLANO DE AÇÃO SOBRE SAÚDE PÚBLICA, INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL

B. IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA MUNDIAL E DO PLANO DE AÇÃO SOBRE SAÚDE PÚBLICA, INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL Página 6 B. IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA MUNDIAL E DO PLANO DE AÇÃO SOBRE SAÚDE PÚBLICA, INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL 17. Neste relatório de progresso se destina a oferecer uma visão integral da maneira

Leia mais

SEMINÁRIO COMPLEXO ECONÔMICO-INDUSTRIAL DA SAÚDE

SEMINÁRIO COMPLEXO ECONÔMICO-INDUSTRIAL DA SAÚDE SEMINÁRIO COMPLEXO ECONÔMICO-INDUSTRIAL DA SAÚDE ESTRATÉGIA DOS PRODUTORES PÚBLICOS EM BIOTECNOLOGIA: RIO DE JANEIRO, 20 DE MAIO DE 2008 JOÃO PAULO BACCARA LEGISLAÇÃO Criada pela Lei nº 10.972, de 2 de

Leia mais

Fundação Oswaldo Cruz

Fundação Oswaldo Cruz Fundação Oswaldo Cruz Dr. Jorge Bermudez Vice-Presidente de Produção e Inovação em Saúde Agosto de 2013 Fundação Oswaldo Cruz Pesquisa Ensino Atenção à Saúde Produção e Inovação Vigilância e Serviços de

Leia mais

Assistentes sociais e profissionais da área falam de democratização da mídia e afirmam que comunicação é estratégica para o Serviço Social

Assistentes sociais e profissionais da área falam de democratização da mídia e afirmam que comunicação é estratégica para o Serviço Social Assistentes sociais e profissionais da área falam de democratização da mídia e afirmam que comunicação é estratégica para o Serviço Social À esquerda, Daniela Neves, Iara Moura e Rodrigo Murtinho falaram

Leia mais

BNCC E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ENCONTRO DO GT DO ENSINO MÉDIO CONSED MAIO 2018

BNCC E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ENCONTRO DO GT DO ENSINO MÉDIO CONSED MAIO 2018 BNCC E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ENCONTRO DO GT DO ENSINO MÉDIO CONSED MAIO 2018 Parecer CNE/CP Nº 11/2009 Dificilmente, com qualquer modelo, o Ensino Médio cumprirá suas

Leia mais

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, Farmanguinhos/Fiocruz divulga suas iniciativas para o enfrentamento da doença

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, Farmanguinhos/Fiocruz divulga suas iniciativas para o enfrentamento da doença Luta contra a Aids Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, Farmanguinhos/Fiocruz divulga suas iniciativas para o enfrentamento da doença Na próxima sexta-feira (1º/12), será celebrado o Dia Mundial

Leia mais

Inovação Banco do Nordeste FNE

Inovação Banco do Nordeste FNE Inovação Banco do Nordeste FNE O Banco do Nordeste tem um amplo conceito, pois considera todos os investimentos em informática amparados pela linha Inovação. Constate na relação abaixo os itens financiáveis.

Leia mais

Edital SENAI SESI de Inovação 2012 GLOSSÁRIO

Edital SENAI SESI de Inovação 2012 GLOSSÁRIO Edital SENAI SESI de Inovação 2012 GLOSSÁRIO Brasília 2012 Edital SENai SESi de inovação 2012 GLOSSÁRIO 3 Análise Preliminar de Riscos (APR) consiste no estudo feito durante a fase de concepção ou desenvolvimento

Leia mais

Projeto Brasil-Alemanha de fomento ao aproveitamento energético do biogás no Brasil

Projeto Brasil-Alemanha de fomento ao aproveitamento energético do biogás no Brasil Projeto Brasil-Alemanha de fomento ao aproveitamento energético do biogás no Brasil Acordo bilateral de cooperação 2008: Governo brasileiro e alemão ratificaram interesse em aprofundar parceria estratégica

Leia mais

Financiamento e Políticas Públicas para a Inovação. 2º CIMES Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde

Financiamento e Políticas Públicas para a Inovação. 2º CIMES Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde Financiamento e Políticas Públicas para a Inovação 2º CIMES Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde Abril 2013 A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial ABDI está ligada ao

Leia mais

Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual. Brasília, 16 de novembro de 2005

Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual. Brasília, 16 de novembro de 2005 Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual Brasília, 16 de novembro de 2005 1 Monitoramento e Avaliação do PPA Objetivos Proporcionar maior transparência às ações de governo; Auxiliar a tomada de decisão;

Leia mais

Começam as obras na Produção

Começam as obras na Produção Começam as obras na Produção Reforma visa à readequação da planta fabril para produzir medicamentos de alta complexidade tecnológica, como tacrolimno, pramipexol e atazanavir, todos frutos de parcerias

Leia mais

Brasil registra queda na transmissão da Aids de mãe para filho

Brasil registra queda na transmissão da Aids de mãe para filho Brasil registra queda na transmissão da Aids de mãe para filho A taxa de detecção em menores de cinco anos caiu 36% nos últimos seis anos. Boletim epidemiológico indica que 827 mil pessoas vivam com HIV/Aids

Leia mais

[Este texto não substitui o publicado no DOU] MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA

[Este texto não substitui o publicado no DOU] MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA [Este texto não substitui o publicado no DOU] MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 204, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2017 DOU de 28/12/2017 [Página

Leia mais

Glossário 32 Edital SENAI SESI de inovação Edital SENAI SESI de inovação 2010

Glossário 32 Edital SENAI SESI de inovação Edital SENAI SESI de inovação 2010 Glossário 32 Edital SENAI SESI de inovação 2010 Glossário Atividades - Ações que os executores realizam para alcançar os resultados. O gerenciamento deve garantir que as atividades gerem os resultados

Leia mais

começa em fevereiro Este procedimento será na sala do DTI, entre o período de 9h às 11h, conforme cronograma abaixo:

começa em fevereiro Este procedimento será na sala do DTI, entre o período de 9h às 11h, conforme cronograma abaixo: Tira dúvidas para os requisitantes de compras começa em fevereiro Em janeiro, foi aberta a primeira das quatro janelas de compras para que os requisitantes de consumíveis e patrimoniais pudessem inserir

Leia mais

SEMINÁRIO: " O SETOR DE SAÚDE COMO MODELO

SEMINÁRIO:  O SETOR DE SAÚDE COMO MODELO SEMINÁRIO: " O SETOR DE SAÚDE COMO MODELO PRODUTIVO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO " Painel 1: Acesso à saúde com qualidade - Implantação de uma agenda de longo prazo para o sistema de saúde do país Instituto

Leia mais

Tira dúvidas para os requisitantes de compras começa em fevereiro

Tira dúvidas para os requisitantes de compras começa em fevereiro Tira dúvidas para os requisitantes de compras começa em fevereiro Em janeiro, foi aberta a primeira das quatro janelas de compras para que os requisitantes de consumíveis e patrimoniais pudessem inserir

Leia mais

Relatório da sessão Pesquisa e desenvolvimento em saúde. 1. Pesquisa e desenvolvimento em saúde: o futuro de uma política setorial

Relatório da sessão Pesquisa e desenvolvimento em saúde. 1. Pesquisa e desenvolvimento em saúde: o futuro de uma política setorial Relatório da sessão Pesquisa e desenvolvimento em saúde Carlos Augusto Grabois Gadelha 1 1. Pesquisa e desenvolvimento em saúde: o futuro de uma política setorial Este relato pretende apresentar alguns

Leia mais

Encontros Regionais de Farmacêuticos - Sudeste Ter, 21 de Junho de :00

Encontros Regionais de Farmacêuticos - Sudeste Ter, 21 de Junho de :00 A Escola Nacional de Farmacêuticos mobiliza a categoria para a 14ª Conferência Nacional de Saúde. Cinco seminários regionais preparatórios reunirão farmacêuticos de todo o país para debater a qualidade

Leia mais

PDI IFCE/PRPI

PDI IFCE/PRPI PDI 2014-2019 IFCE/PRPI Perspectiva dos Clientes da PRPI Expansão e consolidação da pesquisa científica e tecnológica Captação de recursos externos para Pesquisa e Inovação Cronograma de Metas 01 R$ 34.000.000,00

Leia mais

Política Industrial para o Setor Farmacêutico

Política Industrial para o Setor Farmacêutico Política Industrial para o Setor Farmacêutico Seminário do Comitê de Saúde sobre Políticas Públicas e Desenvolvimento industrial do setor de Saúde São Paulo, 13 de novembro de 2012. UM BREVE HISTÓRICO

Leia mais

Tendências da Gestão Hospitalar. Contexto Atual e Tendências nos Hospitais Públicos Estaduais

Tendências da Gestão Hospitalar. Contexto Atual e Tendências nos Hospitais Públicos Estaduais Tendências da Gestão Hospitalar Contexto Atual e Tendências nos Hospitais Públicos Estaduais 30 de setembro de 2009 FHEMIG Contexto Atual Criada em 1977 - FEAMUR, FEAP e FEAL. Hoje - 21 unidades assistenciais

Leia mais

PROFARMA Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde

PROFARMA Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde Banco Nacional de Desenvolvimento Econômco e Social - BNDES PROFARMA Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde Belo Horizonte dezembro/2007 1 Aprovado em maio / 2004 MACRO-OBJETIVO

Leia mais

Informação de imprensa

Informação de imprensa Informação de imprensa BASF propõe soluções para a produção sustentável e o consumo consciente de alimentos no Brasil Documento apresenta propostas para minimizar perdas e desperdícios na cadeia produtiva

Leia mais

Jonnathan Pereira é Gente de Far

Jonnathan Pereira é Gente de Far Jonnathan Pereira é Gente de Far Autor: Viviane Oliveira Data : 11 de junho de 2019 Jonnathan é responsável pelo Serviço de Planejamento e Agrupamento de Suprimentos (SPAS), do Departamento de Administração,

Leia mais

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, Farmanguinhos/Fiocruz divulga suas iniciativas para o enfrentamento da doença

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, Farmanguinhos/Fiocruz divulga suas iniciativas para o enfrentamento da doença Luta contra a Aids Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, Farmanguinhos/Fiocruz divulga suas iniciativas para o enfrentamento da doença Na próxima sexta-feira (1º/12), será celebrado o Dia Mundial

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Número de vagas: 01 (uma). Nome da Vaga: Especialista em Gestão da Clínica e Organização do Cuidado..

TERMO DE REFERÊNCIA. Número de vagas: 01 (uma). Nome da Vaga: Especialista em Gestão da Clínica e Organização do Cuidado.. TERMO DE REFERÊNCIA 1. Objetivo da Seleção Assessorar a execução do projeto Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das portas de entrada do SUS, com base na Política Nacional de Humanização. A (O)

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA RESULTADOS

GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA RESULTADOS GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA RESULTADOS A experiência SEBRAE GEOR Gestão Estratégica Orientada para Resultados Objetivos Majorar a capacidade do Sistema SEBRAE e seus parceiros produzirem e medirem

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: avaliando os Mestrados Profissionais e prospectando os Doutorados Profissionais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: avaliando os Mestrados Profissionais e prospectando os Doutorados Profissionais FORMAÇÃO DE PROFESSORES: avaliando os Mestrados Profissionais e prospectando os Doutorados Profissionais Bauru, Dezembro de 2018 Tânia Denise Kuntze UNASP MUNDO DO TRABALHO: DEMANDAS PESQUISA: APLICADA

Leia mais

Oportunidades e demandas tecnológicas da Indústria 4.0

Oportunidades e demandas tecnológicas da Indústria 4.0 Seminário empresarial UFRGS-APL neo@producao.ufrgs.br Abril de 2017 Oportunidades e demandas tecnológicas da Indústria 4.0 Palavras de boas-vindas Prof. Carla Ten Caten Vice-diretora da Escola de Engenharia

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO DE PARCERIAS E TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIA

ESTRUTURAÇÃO DE PARCERIAS E TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIA ESTRUTURAÇÃO DE PARCERIAS E TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIA www.biolabfarma.com.br BIOLAB Farmacêutica Empresa do setor que mais investe em Pesquisa Desenvolvimento & Inovação Linha Dermocosmética Produtos

Leia mais

Oficina REGIÃO SUL Curitiba / PR 07/05/13. Local: Hotel Lizon Curitiba Av. Sete de Setembro, 2246 Centro

Oficina REGIÃO SUL Curitiba / PR 07/05/13. Local: Hotel Lizon Curitiba Av. Sete de Setembro, 2246 Centro Oficina REGIÃO SUL Curitiba / PR 07/05/13 Local: Hotel Lizon Curitiba Av. Sete de Setembro, 2246 Centro PARTICIPAÇÃO NA ABERTURA OFICIAL DO EVENTO O SEBRAE/PR foi representado pelas participações de João

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DE INTEGRAÇÃO DA SAÚDE

PLATAFORMA DIGITAL DE INTEGRAÇÃO DA SAÚDE PLATAFORMA DIGITAL DE INTEGRAÇÃO DA SAÚDE 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 4 4. ESPECÍFICAÇÃO... 5 4.1. Requisitos... 5 4.2. Premissas... 5 4.3. Restrições...

Leia mais

Políticas Públicas no Complexo Industrial da Saúde

Políticas Públicas no Complexo Industrial da Saúde Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde Secretaria de Ciência, tecnologia e Insumos Estratégicos Ministério da Saúde Políticas Públicas no Complexo Industrial da Saúde São Paulo 13 de novembro

Leia mais

Sobre o. Onde estamos. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional.

Sobre o. Onde estamos. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Sobre o Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 Unidades

Leia mais

Pronunciamento do reitor Reinaldo Centoducatte em sessão solene na Câmara dos Deputados realizada em homenagem aos 50 anos do Hospital Universitário

Pronunciamento do reitor Reinaldo Centoducatte em sessão solene na Câmara dos Deputados realizada em homenagem aos 50 anos do Hospital Universitário Pronunciamento do reitor Reinaldo Centoducatte em sessão solene na Câmara dos Deputados realizada em homenagem aos 50 anos do Hospital Universitário Bom dia a todos. Meus cumprimentos ao deputado Givaldo

Leia mais

ENCOMENDA TECNOLÓGICA NA SAÚDE

ENCOMENDA TECNOLÓGICA NA SAÚDE ENCOMENDA TECNOLÓGICA NA SAÚDE Ministério da Saúde Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde O PODER DE COMPRA DA SAÚDE EM PROL DO

Leia mais