ADMINISTRAÇÃO GERAL PROFESSORA TATIANA DORNELAS AULA 01

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ADMINISTRAÇÃO GERAL PROFESSORA TATIANA DORNELAS AULA 01"

Transcrição

1 ADMINISTRAÇÃO GERAL PROFESSORA TATIANA DORNELAS AULA 01

2 CONCEITOS BÁSICOS 1. Administração geral: conceitos básicos

3 Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, o sucesso e o insucesso das organizações depende da qualidade de sua administração.

4 O QUE É ORGANIZAÇÃO?

5 O QUE É ORGANIZAÇÃO? Em uma de suas definições, a ORGANIZAÇÃO é um agrupamento sistemático de pessoas reunidas para realizar um propósito específico; Surgem como resposta à necessidade dos indivíduos de alcançar metas mais ambiciosas, impossíveis de serem atingidas individualmente (devido a maior complexidade e variedade de tarefas inerentes).

6 O QUE É ORGANIZAÇÃO? Nós vivemos dentro de organizações e cercados por elas: Organizações formais: a faculdade, a prefeitura, a academia, o aeroporto, o shopping, supermercados, instituições de caridade entre outras; Organizações informais: grupo de amigos.

7 EXEMPLO (FUNDEP/2014) Com relação a grupos ou equipes de trabalho, assinale a alternativa INCORRETA. a) Os grupos ou equipes de trabalho são, essencialmente, um conjunto de pessoas que têm um objetivo comum. b) Se a organização é constituída por grupos de pessoas, é natural concluir que, em última instância, os resultados da organização são o produto dos resultados dos grupos de trabalho. c) Os grupos nas organizações classificam-se em duas categorias: formais e informais. d) Os grupos formais são temporários e os grupos informais são permanentes. LETRA D

8 O QUE É ORGANIZAÇÃO? RECURSOS OBJETIVOS Humanos Materiais Financeiros Informação Espaço Tempo Organização Produtos Serviços Uma organização é um sistema de trabalho que transforma recursos em produtos e serviços.

9 O QUE É ORGANIZAÇÃO? Características comuns a qualquer organização: Têm um propósito ou uma finalidade que lhe conferem uma razão para existir; São compostas por pessoas; Têm uma estrutura que define e delimita qual é o comportamento e as responsabilidades de cada um de seus membros.

10 A IMPORTÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES Seja ela de grande, pequeno, médio porte é formada por pessoas, recursos físicos e financeiros, tecnologias e pelo conjunto de conhecimento e de informações circulantes.

11 TIPOS DE ORGANIZAÇÕES Governo/Públicas Visam o BEM ESTAR SOCIAL e oferecem serviços à sociedade como saúde, educação e lazer Organizações Empresas Privadas Visam o LUCRO e são as principais responsáveis pela produção de produtos e serviços Terceiro Setor Visam a oferta de BENS PÚBLICOS e a promoção da ordem, segurança, justiça, infraestrutura, assistência social e estabilidade monetária, que têm por origem a sociedade e não o Governo.

12 O que é Administração? É o processo de tomar decisões sobre objetivos e recursos... (MAXIMINIANO, 2006). É a arte de produzir bens e ou serviços por meio das pessoas (MARY PARKER FOLLET).

13 O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é um processo (1) que consiste na coordenação (2) do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficiente (3) e eficaz (4). Sobral, Filipe; Peci, Alketa

14 O QUE É ADMINISTRAÇÃO? 1. Processo - Administração é um processo porque consiste num fluxo de atividades ou funções interligadas desempenhado por gestores visando a alcançar os objetivos da organização. 2. Coordenação - A administração usa a coordenação para garantir que partes interdependentes funcionem como um todo, visando a alcançar a coerência entre os processos e os objetivos organizacionais; - A coordenação distingue os gestores dos trabalhadores operativos.

15 O QUE É ADMINISTRAÇÃO? 3. Eficiência - Capacidade de realização de atividades da organização minimizando a utilização dos seus recursos; - Consiste no uso econômico de recursos; - Preocupação com os recursos utilizados meios. 4. Eficácia - Capacidade de realizar as atividades da organização de modo a alcançar os seus objetivos; - Consiste no grau de realização dos objetivos; - Preocupação com a realização dos objetivos fins.

16 EXEMPLO (CVV-UFC/2017) A Administração se refere ao processo de fazer com que as coisas sejam executadas com eficiência e eficácia. Identifique a alternativa correta sobre eficiência e eficácia. a) Eficiência significa alcançar a meta. b) Eficiência não é obtida se não houver eficácia. c) Eficácia ocorre quando se utiliza menos recursos. d) Eficiência significa executar a tarefa corretamente. e) Eficácia se refere ao relacionamento entre entradas e saídas de recursos da organização. LETRA D

17 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

18 FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO A administração foi definida por Henry Fayol, como um processo dinâmico que compreenderia cinco funções: Prever; Organizar; Comandar; Coordenar; Controlar.

19 FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO

20 PLANEJAMENTO o Especificar os objetivos e metas a serem atingidos; o Definir as estratégias e ações apropriadas para alcançar esses objetivos; o Desenvolver planos para integrar e coordenar as atividades da organização.

21 PLANEJAMENTO

22 ORGANIZAÇÃO o Agrupamento de trabalhos; o Alocação de recursos; o Distribuição de tarefas e recursos pelos membros da organização; o Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.

23 ORGANIZAÇÃO

24 DIREÇÃO Função da administração responsável pela articulação da ação dos indivíduos no contexto organizacional; A função direção envolve a orientação, a motivação, a comunicação e a liderança.

25 CONTROLE o Assegurar que as ações dos membros da organização permitam alcançar os objetivos; o Monitorar o desempenho dos trabalhadores, corrigindo os desvios verificados.

26 CONTROLE

27 EXEMPLO (FUNCAB/2016) As funções administrativas são as próprias funções do administrador. Elas englobam os chamados elementos da administração. O elemento da administração que cuida de verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas é: a) coordenar. b) controlar. c) organizar. d) comandar. e) prever. LETRA B

28 ÁREAS FUNCIONAIS

29 FUNÇÃO DE PRODUÇÃO A função de produção ou operações fornece o produto ou serviço da organização; No coração de qualquer organização encontra-se um sistema de operações produtivas, que utiliza e transforma recursos em bens e serviços aos clientes; O processo de transformação é o núcleo central de qualquer organização e envolve todas as atividades contribuem para transformar recursos em produtos e serviços.

30 FUNÇÃO DE MARKETING Marketing refere-se ao conjunto de atividades desenvolvidas por uma organização para criar e trocar valor com os clientes, e com isso, atingir os objetivos organizacionais.

31 FUNÇÃO DE MARKETING O Marketing possui três eixos de ação: 1. O foco na satisfação do cliente; 2. A integração de todas as atividades da organização na satisfação do cliente; 3. A realização dos objetivos da organização (consequência da satisfação dos clientes).

32 FUNÇÃO FINANCEIRA A Administração Financeira compreende o conjunto de atividades relacionadas com a gestão do fluxo de recursos financeiros na organização; Tem por objetivos proteger e utilizar eficazmente os recursos financeiros.

33 FUNÇÃO RECURSOS HUMANOS Tem como objetivos principais encontrar, atrair e manter as pessoas de que a organização necessita.

34 FUNÇÃO RECURSOS HUMANOS Podem se destacar três objetivos da ARH: Identificar e atrair recursos humanos qualificados e competentes; Adaptar os trabalhadores à organização e desenvolver todo o seu potencial; Manter os trabalhadores comprometidos e satisfeitos com a organização.

35 EXEMPLO (CEFET-MG/2014) O desempenho dos gerentes, conforme Fred Luthans (1988), é classificado em quatro categorias. Relacione as atividades dos gerentes às suas respectivas categorias. 1- Funções gerenciais 2- Comunicação 3- Administração de Recursos Humanos 4- Relacionamento (networking) ( ) Trocar e processar informações. ( ) Tomar decisões e controlar. ( ) Interagir com as pessoas de fora da organização. ( ) Manter relações sociais e fazer política. ( ) Motivar e resolver conflitos. a) 2, 1, 4, 4, 3. b) 2, 3, 1, 1, 4. c) 3, 2, 4, 3, 1. d) 3, 4, 1, 2, 2. e) 4, 2, 4, 3, 1. LETRA A A sequência correta é:

36 Não deixe que as pessoas te façam desistir daquilo que você mais quer na vida. Acredite. Lute. Conquiste. E acima de tudo, seja feliz.

37 ATÉ A PRÓXIMA AULA!

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Gestão Empresarial RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.1. Objetivos da aula Definir os conceitos de administração e organização;

Leia mais

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar Lacombe = PO2CRhL Planejar,

Leia mais

Administração Interdisciplinar

Administração Interdisciplinar Administração Interdisciplinar 21/9/2015 Rosely Gaeta Revisão Fundamentos da Administração Introdução àadministração e às organizações Fonte: Felipe Sobral Alketa Peci - Teoria e Prática no Contexto Brasileiro

Leia mais

Teoria da Administração

Teoria da Administração Teoria da Administração RAD-0111 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.7 Direção Objetivos da aula Definir os conceitos de direção e de comportamento

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e

Leia mais

RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA

RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA 01. (IBAMA/Analista Administrativo/2013/77) A tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial

Leia mais

CAPÍT Í U T LO L 7 Papel dos Gerentes

CAPÍT Í U T LO L 7 Papel dos Gerentes CAPÍTULO 7 Papel dos Gerentes ESTUDOS SOBRE O PAPEL DOS GERENTES HENRI FAYOL (1916) PROCESSO ADMINISTRATIVO CHESTER BARNARD (1938) FUNÇÕES DO EXECUTIVO HERBERT SIMON (1960) PROCESSO DECISÓRIO HENRY MINTZBERG

Leia mais

Processos do Projeto 1

Processos do Projeto 1 Processos do Projeto 1 Objetivos da aula de hoje Processo de administrar um projeto. Diferença entre a administração de um projeto e os níveis da administração de projetos. Critérios para selecionar um

Leia mais

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

Gerência Conceito e características dessa função

Gerência Conceito e características dessa função Gerência Conceito e características dessa função Alan de Matos Souza Gerente - Conceito Indivíduos que supervisionam as atividades de outros. (Robbins, 2002). São os agentes protagonistas dos processo

Leia mais

Capítulo 1. Introdução à administração e às organizações. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro 2008 Pearson Prentice Hall

Capítulo 1. Introdução à administração e às organizações. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações Conteúdo do capítulo Introdução à administração e às organizações As organizações e a administração O processo de administração As áreas funcionais

Leia mais

Introdução a Sistemas de Informação

Introdução a Sistemas de Informação Introdução a Sistemas de Informação Agenda Definições Classificação dos sistemas Componentes Objetivos gerais e empresariais Dimensões Organização Abordagem de resolução de problemas Definição - SI Conjunto

Leia mais

Vídeos Motivacionais do Prof Marcelo Marques

Vídeos Motivacionais do Prof Marcelo Marques Vídeos Motivacionais do Prof Marcelo Marques Curta minha Fanpage Facebook.com/prof.marcelomarques Baixe o material da aula na Fanpage 19052014 MATERIAL AULA DE ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO Definições Características

Leia mais

CONH. ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES IBFC AGENTE ADMINISTRATIVO AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO QUESTÕES IBFC - LISTA 01

CONH. ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES IBFC AGENTE ADMINISTRATIVO AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO QUESTÕES IBFC - LISTA 01 CONH. ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AGENTE ADMINISTRATIVO AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - LISTA 01 O inteiro teor desta apostila está sujeito à proteção de direitos autorais. Copyright 2016

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1)A evolução da Administração O processo administrativo e as funções gerenciais segundo Fayol O processo administrativo

Leia mais

2.2 Elementos formais e informais

2.2 Elementos formais e informais 2.2 Elementos formais e informais A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas

Leia mais

REVISÃO PARA A PROVA

REVISÃO PARA A PROVA REVISÃO PARA A PROVA EQUIPE 01 Teoria Geral da Administração "O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações." Idalberto Chiavenato Como foi visto em sala de aula,

Leia mais

Prof. Jairo Molina - Gestão em Petróleo e Gás. Entendendo a Administração. Prof. Jairo Molina

Prof. Jairo Molina - Gestão em Petróleo e Gás. Entendendo a Administração. Prof. Jairo Molina Entendendo a Administração Prof. Jairo Molina 1 Entendendo a Administração Metas principais: 1) Entender o significado da palavra administração. 2) A importância da administração para as diferentes organizações

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 2. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 2. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 2 Prof. Fábio Arruda 4- Amplitude Administrativa Significa o nº de subordinados que um administrador

Leia mais

Fundamentos da Administração. Prof. Felipe Borini

Fundamentos da Administração. Prof. Felipe Borini Fundamentos da Administração Prof. Felipe Borini Prof. Felipe Borini Professor de ADM Geral da FEA/USP Professor do mestrado em Gestão Internacional da ESPM/SP e da graduação em ADM da ESPM Editor Chefe

Leia mais

Desafio: Administração Geral - Parte I

Desafio: Administração Geral - Parte I Desafio: Administração Geral - Parte I 1. Em uma organização, os líderes podem possuir diferentes perfis ou estilos. Qual o estilo em que a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa

Leia mais

Administração Interdisciplinar

Administração Interdisciplinar Administração Interdisciplinar LIVRO Administração, teoria e prática no contexto brasileiro: Filipe Sobral e Alketa Peci (capítulos 1 e 2) Original: Profª Me. Elizete F. Montalvão Adaptado por Prof. Me.

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura Níveis de atuação na Empresa Indivíduo Grupo Organização AS ORGANIZA ÇÕES Pessoas Estrutura Organizacional Robbins, 1999 O comportamento

Leia mais

Funções da Administração

Funções da Administração CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Funções da Administração Período 2008 2016 1) FCC Analista de Controle Externo TCE AP-2012 Em relação aos processos organizacionais, considere: I. A função de planejamento

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Gestão da Qualidade Aula 01 Prof. Ms. Claudemir Claudino Alves COMPETÊNCIAS Interpretar a legislação e as normas técnicas referentes ao processo; Avaliar as técnicas de

Leia mais

Capítulo 3. Ambiente interno: recursos da empresa, missão organizacional e objetivos

Capítulo 3. Ambiente interno: recursos da empresa, missão organizacional e objetivos Capítulo 3 Ambiente interno: recursos da empresa, missão organizacional e objetivos Quem define um problema, já o resolveu pela metade Julian Huxley ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AMBIENTE INTERNO

Leia mais

2016/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo

2016/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo Administração Geral 2016/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo Leia a afirmação a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. é um sistema de trabalho que transforma recursos em

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Sistemas Contábeis e Controles Internos Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Sistemas Contábeis e Controles Internos Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Procedimentos Específicos Prof. Cláudio Alves Controles Internos Representam o planejamento organizacional de todos os métodos e procedimentos adotados dentro de uma empresa, a fim

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.6 Organização Objetivos da aula Definir os conceitos de organização,

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO DO PROJETO Gestão de Projetos de Infraestrutura Luciano Rodrigues de Souza GESTÃO DO TEMPO Começar um trabalho sem planejá-lo primeiro, ou seja, partir para o AGIR antes do PENSAR em como agir. Fazer atividades

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 11. A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada como

Leia mais

3. CONCEITOS IMPORTANTES

3. CONCEITOS IMPORTANTES 3. CONCEITOS IMPORTANTES As organizações realizam essas funções, adquirindo e usando recursos, para desenvolver fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das

Leia mais

Administração Interdisciplinar

Administração Interdisciplinar Administração Interdisciplinar Balanced Scorecard Rosely Gaeta Fontes (e leitura obrigatória): ria): Administração Teoria e Prática no Contexto Brasileiro Capítulo 08 - Filipe SOBRAL e Alketa PECI Conteúdo

Leia mais

Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial

Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Unidade Curricular Gestão Empresarial ADS 2 M/N Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO: CONCEITOS INICIAIS

ADMINISTRAÇÃO: CONCEITOS INICIAIS ADMINISTRAÇÃO: CONCEITOS INICIAIS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Alguns pressupostos Organização: Interação entre duas ou mais pessoas para alcançar determinados objetivos Universalidade

Leia mais

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos;

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos; O projeto Os projetos estão sempre vinculados às organizações, são de caráter transitório e seu objetivo é satisfazer ou exceder as expectativas dos mercados ou das partes interessadas (stakeholders).

Leia mais

ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS

ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS RELAÇÃO INDIVÍDUO-ORGANIZAÇÃO 1. Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Técnico de Gestão Educacional - Apoio Administrativo O equilíbrio organizacional de uma instituição

Leia mais

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM Estrutura Organizacional dos Serviços de Enfermagem e Gerenciamento do Aula 1 Profª. Tatiane da Silva Campos A administração e a enfermagem Administrar: é o processo

Leia mais

PROAC / COSEAC - Gabarito. Prova de Conhecimentos Específicos. 1 a Questão: (3,0 pontos)

PROAC / COSEAC - Gabarito. Prova de Conhecimentos Específicos. 1 a Questão: (3,0 pontos) Prova de Conhecimentos Específicos a Questão: (,0 pontos) A crítica da Burocracia, realizada pela Teoria das Organizações, acabou por evidenciar o que se convencionou chamar de Disfunções Burocráticas

Leia mais

COLÉGIO CASTRO ALVES - EFMP

COLÉGIO CASTRO ALVES - EFMP COLÉGIO CASTRO ALVES - EFMP TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Prof. Paulo Sérgio Tagata 1 HABILIDADES DO ADMINISTRADOR 1.1 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Ao finalizar o estudo deste capítulo, o aluno deverá

Leia mais

PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL INTRODUÇÃO À TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO O que é Administração? Administração vem do latim Ad = direção ou tendência para algo. Minister = subordinação ou obediência

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Eficiência, Eficácia e Efetividade. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Eficiência, Eficácia e Efetividade. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Eficiência, Eficácia e Efetividade Prof.ª Karen Estefan Dutra Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos como produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 IDÉIAS BÁSICAS DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO 2 Antecedentes Históricos da Administração Influência dos filósofos: Sócrates- tratou do princípio da universalidade da administração. Platão- tratou do princípio

Leia mais

Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena

Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção Prof. Valdir Tavares de Lucena »Vamos começar relembrando algumas teorias administrativas... 2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Pré-história

Leia mais

Unidade II ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha

Unidade II ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha Unidade II ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Prof. Léo Noronha Sumário Unidade II 3. A organização como função administrativa 3.1 Conceitos básicos: a administração e o processo administrativo 3.2 A função organização

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos 1

Núcleo de Materiais Didáticos 1 Gestão de Talentos e Mapeamento por Competências Aula 1 Prof a Cláudia Patrícia Garcia claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos Mini Currículo Administradora Marketing EAD Metodologia

Leia mais

[Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Campus Virtual Cruzeiro do Sul

[Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Campus Virtual Cruzeiro do Sul [Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL UNIDADE : ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Andréia de Carvalho Andrade 2 1- Fundamentos de organização Em uma empresa tem-se

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão estratégica. Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão estratégica. Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão estratégica Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 2 Prof.ª Karen Estefan Dutra Tipos de equipe Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Equipe de trabalho

Leia mais

Gestão de sistemas em energia:

Gestão de sistemas em energia: MESTRADO EM ENERGIA Gestão de sistemas em energia: - Planejamento da Operação - Projeto de sistemas de energia Prof. Manuel Jarufe manueljarufe@ceunes.ufes.br Disciplina: Gestão de sistemas em energia

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Novembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Finalizar o conteúdo da Disciplina Governança de

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Papéis dos administradores No final

Leia mais

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros Sistemas de Informação Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Como consumidor você precisa lidar com os sistemas de informações que dão suporte às operações de muitas lojas de varejo em que você faz

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Prof. Msc. Christien Lana Rachid Organização 1. Vínculo Administração-Tecnologia 2. Introdução a sistemas 3. Empresas e Sistemas

Leia mais

Responsabilidade da Direção

Responsabilidade da Direção 5 Responsabilidade da Direção A gestão da qualidade na realização do produto depende da liderança da alta direção para o estabelecimento de uma cultura da qualidade, provisão de recursos e análise crítica

Leia mais

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho Divisão Racional do Trabalho Organização Formal x Organização Informal Organização Formal - Heterogênea -Rígida - Hierarquizada -Estática - Limitada Princípios Básicos das Organizações - Divisão do Trabalho

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O processo de gestão das organizações pode ser dividido em 3 etapas: Planejamento ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Execução Controle Planejamento Planejamento e Controle É uma função

Leia mais

Fundamentos da Direção

Fundamentos da Direção Aula 7 Direção Fundamentos da Direção Inerente a qualquer organização está a necessidade de gerir esforços individuais em função de objetivos organizacionais. A direção é a função da administração responsável

Leia mais

ROTEIRO EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E COMPETITIVIDADE DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES EFICIÊNCIA E DESPERDÍCIO PRODUTIVIDADE PRODUTIVIDADE E QUALIDADE COMBINADAS

ROTEIRO EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E COMPETITIVIDADE DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES EFICIÊNCIA E DESPERDÍCIO PRODUTIVIDADE PRODUTIVIDADE E QUALIDADE COMBINADAS FILIPE S. MARTINS ROTEIRO EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E COMPETITIVIDADE DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES EFICIÊNCIA E DESPERDÍCIO PRODUTIVIDADE PRODUTIVIDADE E QUALIDADE COMBINADAS EFICÁCIA COMPETITIVIDADE DESEMPENHO

Leia mais

O Papel da Controladoria sob o Enfoque da Gestão Econômica

O Papel da Controladoria sob o Enfoque da Gestão Econômica O Papel da sob o Enfoque da Gestão Econômica Prof. Carlos Alberto Pereira : necessidade ou modismo??? Foco: para se alcançar os objetivos é preciso clarificá-los Sinergia: a otimização isolada das partes

Leia mais

Processo e Agentes da Gestão da Qualidade

Processo e Agentes da Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade Processo e Agentes da Gestão da Qualidade Fernanda Villar Corrêa Vídeos - Empresa como Sistema - Gestão da Qualidade como Subsistema - Envolvem métodos de produção, avaliação

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES EVER SANTORO

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES EVER SANTORO GESTÃO DAS INFORMAÇÕES EVER SANTORO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROGRAMAÇÃO EXPOSIÇÃO DA DISCIPLINA Cultura da informação Informação estratégica Conceito ampliado de informação estratégica Sistema de Informações

Leia mais

AULA 2 CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. PROCÓPIO ETEC HORÁCIO AUGUSTO Não fique sem o conteúdo, acesse:

AULA 2 CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. PROCÓPIO ETEC HORÁCIO AUGUSTO Não fique sem o conteúdo, acesse: INTRODUÇÃO AULA 2 CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. PROCÓPIO A contabilidade gerencial utilizar-se de temas de outras disciplinas, ela se caracteriza pôr ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM Banca: IBFC Período 2010 2016 1) IBFC - ADMINISTRADOR - DOCAS PB (2015) Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. Baseada nos estudos de a Administração

Leia mais

CONTROLADORIA. Prof. João Carlos de Almeida

CONTROLADORIA. Prof. João Carlos de Almeida CONTROLADORIA Prof. João Carlos de Almeida jalmeida@ecmcobtabil.com.br 1 João Carlos de Almeida Consultor Financeiro Especialista em Custos, Contabilidade e Planejamento com 30 anos de experiência no mercado

Leia mais

Aula 02. Conceito de Sistemas 22/08/2012

Aula 02. Conceito de Sistemas 22/08/2012 Aula 02 Conceito de Sistemas. Componentes genéricos de um sistema. Performance e padrões de sistema. Variáveis e parâmetros de sistema. Sistemas de Informação TADS 4. Semestre Prof. André Luís 1 2 Conceito

Leia mais

Grupos e Equipes de Trabalho

Grupos e Equipes de Trabalho Aula 6 Grupos e Equipes de Trabalho Agenda Comportamento de grupos Caso Uma Equipe Desunida Trabalho em equipe 2 1 Fundamentos do comportamento de grupos Definição Um grupo é definido como dois ou mais

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 71114 Na construção de um sistema de mapeamento das competências essenciais, no nível individual, devem ser considerados diversos critérios, EXCETO o de 1) comunicação e conhecimento 2) criatividade

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Administração Interdisciplinar Aula 02 Fundamentos de Administração

Administração Interdisciplinar Aula 02 Fundamentos de Administração 22/08/2018 Administração Interdisciplinar Aula 02 Fundamentos de Administração Profa. Cristina Espinheira Os Quatro Pilares da Administração 1 22/08/2018 Planejamento 1. Analisar os objetivos e fazer uma

Leia mais

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 8: Indicadores Conceito Indicadores de Desempenho KPI Como implantar indicadores Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Indicadores Indicadores

Leia mais

Teoria da Administração

Teoria da Administração Teoria da Administração RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Administração de R.H Funcionário da Taco Bell s no Facebook (2013) Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Merrill Lynch

Leia mais

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO 1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇAÃ O AÀ ADMINISTRAÇAÃ O 3ª Função do processo administrativo DIREÇÃO 18 DE SETEMBRO DE 2018 Prof. Carlos Ronaldo Mafuci 3ª Funça o do Processo administrativo- Direção Os

Leia mais

Organização. Necessidades de informação para toda a organização

Organização. Necessidades de informação para toda a organização Organização Processos gerenciais e sistemas Necessidades de informação para toda a organização Planejamento e seu vínculo com TI Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de. O uso consciente

Leia mais

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS 9 ÁREAS DE CONHECIMENTO DE GP / PMBOK / PMI DEFINIÇÃO O Gerenciamento de Integração do Projeto envolve os processos necessários para assegurar

Leia mais

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado Gestão de Processos Introdução Aula 1 Professor: Osmar A. Machado Algumas definições de processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica da Administração Parte 2. Prof. FábioArruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica da Administração Parte 2. Prof. FábioArruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica da Administração Parte 2 Prof. FábioArruda FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Prever (Previsão) - Avaliação do futuro. Determinar antecipadamente

Leia mais

FEA USP Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Departamento de Administração. EAD376 - Economia da Estratégia. Prof. Dr.

FEA USP Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Departamento de Administração. EAD376 - Economia da Estratégia. Prof. Dr. FEA USP Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Departamento de Administração EAD376 - Economia da Estratégia Prof. Dr. James T C Wright Agência e Coordenação (Capítulo 3) 1) Porque a inclinação

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Rita Agosto - 2014 Conteúdo Programático 1. Conceito de Organização 1. Organização formal 2. Organização informal 3. Organização e atividades de OSM 2. Sistemas 1. Definições 2. Objetivo de estudo dos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA Portaria nº 4117 de 27 de setembro de 2017. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e considerando:

Leia mais

Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier.

Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Liderança 1. (CESPE/STJ/Técnico/2008) O gestor de recursos humanos que utiliza a liderança centrada nas pessoas se preocupa em passar

Leia mais

Administração Mercadológica II

Administração Mercadológica II ADMINISTRAÇÃO Administração Mercadológica II Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS OFICIAIS JÁ APLICADAS Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.1a Índice de Questões Prova: Administrador(a)

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

PROCESSOS DE PLANEJAMENTO

PROCESSOS DE PLANEJAMENTO PROCESSOS DE PLANEJAMENTO Ana Claudia de Oliveira Machado. Geraldo Magela Campos Reis Patrícia Vitorino da Cruz Rafaela Oliveira de Souza Tatiana Santos Costa Não basta saber, é preciso aplicar. Não basta

Leia mais

07/04/2017 ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS

07/04/2017 ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS 1 EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL 1. (Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: ANVISA Prova: Técnico Administrativo) O equilíbrio organizacional reflete a manutenção de um quadro de pessoas

Leia mais

Política de. Gestão Estratégica

Política de. Gestão Estratégica Política de Gestão Estratégica Fone 55 41 3316 3000 Site www.tecpar.br e-mail tecpar@tecpar.br Pág. 1/9 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS...4 CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS...4 CAPÍTULO III

Leia mais

O cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição.

O cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição. 1 Eu sou um cliente interno... Clientes internos são todos aqueles que fazem parte do dia a dia do ambiente de trabalho, como o diretor da empresa, o gerente, a recepcionista entre outros. 2 Eu sou um

Leia mais

MOTIVAÇÃO PARA A QUALIDADE

MOTIVAÇÃO PARA A QUALIDADE MOTIVAÇÃO PARA A QUALIDADE Irene Szyszka 07/11/2002 Lucem Sistemas Integrados de Gestão - Direitos Reservados 1 O QUE É MOTIVAÇÃO? MOTIVOS PARA AÇÃO??? Segundo Michaelis: Ato de motivar. Espécie de energia

Leia mais

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural Relatório de Competências Manuel Vega Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão

Leia mais

3- O PROCESSO DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, LIDERANÇA E CONTROLE

3- O PROCESSO DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, LIDERANÇA E CONTROLE 3- O PROCESSO DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, LIDERANÇA E CONTROLE Quando fala-se em gestor, administrador ou gerente a primeira ideia que vem a mente é de um profissional que detém o poder dentro de uma

Leia mais