JOÃO PINTO DE LEMOS. Diz ele no artigo de no Diário de Pernambuco, trechos ressaltados em negrito:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "JOÃO PINTO DE LEMOS. Diz ele no artigo de 03.07.1966 no Diário de Pernambuco, trechos ressaltados em negrito:"

Transcrição

1 JOÃO PINTO DE LEMOS Regina Cascão, do Rio de Janeiro. Orlando Cavalcanti nasceu na cidade do Recife, Pernambuco, em Bacharel em Direito, advogado, promotor, juiz, professor universitário. Pesquisador do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais. Um dos maiores genealogistas brasileiros do século XX. Ao longo de quase cinqüenta anos revirou arquivos recompondo a genealogia de várias das principais famílias nordestinas. Fundador do Instituto Genealógico de Pernambuco e sócio de inúmeros Institutos Genealógicos do Brasil e do exterior. Publicou o livro Retrospecto. Recebeu várias comendas e medalhas ao longo de sua vida, e faleceu em Olinda, Pernambuco, a 12 de setembro de Publicou inúmeros artigos nas revistas Tradição, Anuário Genealógico Latino, Anuário Genealógico Brasileiro, Genealógica Latina, além de ser autor também de dezenas de artigos no jornal Diário de Pernambuco. Diz ele no artigo de no Diário de Pernambuco, trechos ressaltados em negrito: João Pinto de Lemos, português da Freguesia de Santo Ildefonso, da cidade do Porto, veio ainda menor para Pernambuco. Filho de João Pinto de Lemos e Maria Angélica de Lemos, ele de Guimarães e ela da cidade do Porto. João Pinto de Lemos nasceu a 14 de janeiro de 1796, batizado no dia 17 seguinte, na indicada Igreja de Santo Ildefonso, da cidade do Porto. Veio para o Brasil, com 10 anos portanto, por volta de 1806, para ser criado pelo tio bispo Manuel Vieira de Lemos Sampaio (Padre Lemos). Pai João Pinto de Lemos, nascido na Freguesia de São Tomé de Friande, Concelho de Felgueiras, Arcebispado de Braga. Casado a 24 de junho de 1792, na Igr. de Santo Ildefonso, na cidade do Porto, com Mãe Maria Angélica, natural de pais desconhecidos por ser criança exposta na roda. Batizada como Aurélia, trocou de nome na crisma, conforme o assento de casamento. Avós paternos Marianna de Lemos e avô incógnito Bisavós paternos Francisco de Lemos e Maria Francisca. Naturalizou-se brasileiro e foi comendador. Testou a no Recife (2º Cartório da Provedoria). A informação dessa naturalização encontra-se no necrológio publicado no mesmo Diário de Pernambuco em 27 de janeiro de 1871, dia seguinte à sua morte. Após a independência, o ser brasileiro passou a ter conotação de identidade coletiva. Por lei, passam a ser brasileiros todos os portugueses que aderiram à independência, continuando a residir no país. A naturalização passa a fazer parte da construção da identidade nacional. Não foi possível encontrar documento que provasse a naturalização de João Pinto de Lemos, mas também não podemos descrer do necrológio publicado, elaborado certamente pela família. Assim, imaginamos que a naturalização tenha se dado logo após 1822.

2 Por meio do Decreto de , que leva a assinatura de Candido José de Araújo Viana, Marquês de Sapucaí, Ministro do Império, o Imperador Pedro II concede a João Pinto de lemos a comenda da Ordem de Cristo. E ele passa a ser referido em documentos e citações como Comendador. Casou duas vezes: a 1ª com Maria Libania de Lemos, natural da Freguesia de N.Sra. das Mercês, da Cidade de Lisboa, falecida aos 46 anos em (Boa Vista 6, 139v), com testamento segundo o assento de seu óbito (tendo sido casada a 1ª vez com Joaquim José de Souza, com sucessão), filha de Cristóvão dos Santos e Leocádia Andreza, ele do Algarve e ela da cidade de Lisboa Segundo o pesquisador Ivaldo Pinto de Lemos, trineto de João, Cristóvão dos Santos e Leocádia Andreza chegaram em Pernambuco na primeira década de Maria Libania dos Santos, nome de solteira, casou-se com Joaquim José de Souza, tendo os seguintes filhos, todos nascidos na Freguesia de São Frei Pedro Gonçalves, Recife: 1. Carlota n (Corpo Santo 17, 69) morreu criança; 2. João Baptista de Souza n (Corpo Santo 17, 186); cas com Claudina Maria da Conceição, com sucessão. Depois do casamento, João Baptista acrescentou o sobrenome Lemos do padrasto a seu nome. 3. Joaquim Silvério de Souza n (Corpo Santo17, 271); cas com Francisca de Souza Braga, com sucessão; 4. José Joaquim de Souza médico, n (Corpo Santo 17, 361); cas. em primeiras núpcias com Henriqueta Ismênia da Conceição Leite e em segundas núpcias com a cunhada, irmã da esposa, Carlota Ismênia da Conceição. Sem sucessão de ambos os consórcios; 5. Bernardino n (Corpo Santo 18, 52). e a 2ª a no Recife (Boa Vista 2, 39v) com Adelaide Gil de Moura Mattos (havendo com ela firmado contrato antenupcial no dia anterior), filha de Francisco Sérgio de Mattos, Inspetor da Alfândega de Pernambuco, e de Maria Salomé de Moura Mattos. Adelaide Gil era a filha mais velha do casal. Nasceu a 14 de maio de 1825 no Recife, sendo batizada em oratório particular da casa paterna, no lugar de Tempé nesta freguesia em 8 de setembro (Boa Vista 4, 26v). Seu pai Francisco Sergio era tio de sua Maria Salomé, o que traz singularidade nos parentescos: Adelaide Gil era ao mesmo tempo filha e prima de sua mãe... Neta paterna de Antonio José de Mattos e sua segunda mulher Anna Maria de Jesus. Neta materna de Bonifácio Maximiano de Mattos e Rufina Cláudia de Moura Palha e Araújo. Bisavós pelo lado materno, pais de Rufina Francisco de Moura Palha Salgado e Araújo e Maria Rita Joaquina de Sá. Trisavôs pelo lado materno, pais de Francisco Luís de Moura palha e Madalena Caetana Salgada e Araújo. Filhos do 1º matrimônio (1 a 10):

3 Nota de Regina Cascão na verdade, o correto seria (1 a 13). 1) João Pinto de Lemos Júnior. Nascido na Freguesia de S. Pedro Gonçalves no Recife, casou a (Corpo Santo 8, 67) com Joaquina Clara de Gusmão Coelho, recifense da Freguesia de Santo Antônio, filha de José Joaquim Coelho, Barão da Vitória, e de Maria Bernardina, Baronesa do mesmo título. Os livros de batismo da época do nascimento de João Júnior não foram encontrados, apenas o índice, que indica seu batizado em 1819, na Matriz do Corpo Santo (Freguesia de S.Pedro Gonçalves, como dito por Orlando Cavalcanti). Sócio do pai no comércio, algumas vezes confundido com ele em referências de livros e documentos, porque também Comendador: detentor da comenda da Ordem Imperial do Cruzeiro, concedida pelo Dec. De , e da Ordem da Rosa, no grau de Oficial, Dec. De Vice-presidente da Associação Comercial de Pernambuco por três períodos. Administrador do Teatro Santa Isabel. Casado com Joaquina Clara, com a seguinte sucessão: 1.1 João Pinto de Lemos NetoAmalia 1.2 Coelho de Lemos 1.3 Maria Emilia Coelho de Lemos 1.4 Emilia Coelho de Lemos 2) Maria Libania de Lemos. Nascida a Batizada a no Recife (Corpo Santo 19, 43). Casada com Manoel Joaquim Ferreira. Casada em 1836 na Matriz do Corpo Santo, Freguesia de S. Pedro Gonçalves, recife, com Manoel Joaquim Ferreira Júnior, n , Recife (Sto.Antônio 7, 102), filho de Manoel Joaquim Ferreira e Francisca Colleta dos Prazeres. Com a seguinte sucessão: 2.1 Maria Libania de Lemos Ferreira 2.2 Francisca Libania de Lemos Ferreira 2.3 Joaquim Libanio de Lemos Ferreira 2.4 Carlota Libania de Lemos Ferreira 2.5 Manoel Libanio de Lemos Ferreira 2.6 Umbelina Libania de Lemos Ferreira

4 3) Carolina Libania de Lemos certamente pela semelhança entre os nomes das filhas do casal, houve certa mistura de dados, que procuraremos esclarecer. Terceiro filho: apresentada como Carolina, na verdade é Carlota Libania de Lemos, que Orlando apresenta adiante como filho 5. Iremos manter os dados corretos informados por Orlando em negrito itálico, como vimos fazendo. As informações serão precedidas de OC para Orlando Cavalcanti e RC para Regina Cascão. 3) Carlota - Nascida a Batizada a (Corpo Santo 19, 85v). OC: Casou a (Boa Vista 2, 43v) com Antonio José Leal Reis, filho de José de Souza Reis e Clara Maria da Motta Leal Reis. RC: Casou a , em oratório particular, Recife, PE (Boa Vista 2, 17) com José Teixeira Basto - viúvo de Clara Felícia de Sá Leitão - n. c.1819, Portugal, filho de Antonio Joaquim Teixeira Basto e Maria Tereza de Jesus Basto, fal , Recife (Boa Vista 13, 138v). Carlota faleceu a , Recife (Boa Vista 7, 140v). Tendo morrido de parto, só houve uma filha: 3.1 Carlota Libania de Lemos Basto Viúvo pela segunda vez, José Teixeira Basto casou-se com a cunhada Emilia Libania, filho 10. 4) Henriqueta Libania de Lemos. Nascida em Batizada a (Corpo Santo 19, 144v). Primeira do nome houve mais duas. Orlando Cavalcanti a diz casada com Manoel do Nascimento Araújo, mas quem se casou com Manoel foi a terceira Henriqueta. Esta que foi o quarto filho do casal faleceu a , tendo sido sepultada na mesma matriz onde foi batizada (Corpo Santo, livro , p. 67). (5) Carlota Libania de Lemos. Faleceu aos 25 anos em (Boa Vista 7, 140v). Casar com José Teixeira Bastos. os dados apresentados por Orlando estão confirmados no filho 3 acima. O verdadeiro filho 5 foi: 5) Francisco, primeiro do nome Omitido por Orlando. Nascido em julho de 1824, Recife; falecido a , Recife (Corpo Santo, livro , p. 117v).

5 6) Emilia Libania de Lemos apresentada por Orlando como filho 6, na verdade é filho 10, listado adiante. Eis o correto sexto filho do casal: 6) Henriqueta Libania segunda do nome Omitida por Orlando, apresentamos o filho 6: nascida em fevereiro 1826, Recife; falecida a (Corpo Santo, livro , p. 174v). (7) Umbelina Libania de Lemos apresentada por Orlando como filho 7, na verdade é filho 11, listado a seguir. Eis o correto sétimo filho do casal: 7) Carolina Libania de Lemos. Nascida em 1827, Recife (Corpo Santo 20, 177v), casada com Antonio José Leal Reis, nasc. Recife , filho de João de Souza Reis e Clara Maria da Motta Leal, f em Lisboa. Carolina faleceu em , em casa, no bairro Poço da Panela, Recife. Teve a seguinte sucessão: 7.1 Antonio José Leal Reis Filho 7.2 João de Lemos Leal Reis 7.3 Alfredo de Lemos Leal Reis 7.4 Henrique de Lemos Leal Reis 7.5 Afonso Lemos Leal Reis 7.6 Adolfo Lemos Leal Reis 7.7 Carolina Libania Leal Reis 7.8 Amalia, primeira do nome 7.9 Amalia de Lemos Leal Reis 8) Francisco Pinto de Lemos. Nascido no Recife, batizado em 1828 (Corpo Santo 20, 250v). Casou (1) a , Recife (S.José 2, 105v) com Antonia Cândida de Oliveira Baduen, nasc , Recife, falecida ; casou (2) a , Recife (S.José 3, 94), com Hermelinda Joaquina de Oliveira Baduen, ambas filhas de Antonio Joaquim de Oliveira Baduen e Joaquina Maria de Oliveira Baduen. Francisco faleceu em , Recife. Só houve sucessão do primeiro matrimônio:

6 8.1 Anna Belizia de Oliveira Lemos 8.2 Amalia de Oliveira Lemos 8.3 Arcelino José de Oliveira Lemos 8.4 Isabel Cândida de Oliveira Lemos (9) Camilo Pinto de Lemos apresentado por Orlando como filho 9, na verdade é filho 12, listado a seguir. Eis o correto nono filho do casal: 9) Henriqueta Libania de Lemos terceira do nome Nascida no Recife, batizada em 1829 (Corpo Santo 20, 296), casada na Matriz da Boa Vista com Manoel do Nascimento Araújo, nasc. Recife, fal Henriqueta faleceu em , Recife (Boa Vista 12, 158v). (10) Augusto Pinto de Lemos apresentado por Orlando como filho 10, na verdade é filho 13, listado a seguir. Eis o correto décimo filho do casal: 10) Emilia Libania de Lemos. A (Boa Vista 2, 47v) casou com José Teixeira Bastos viúvo de sua irmã Carlota. Recifense, batizada em 1830 (Corpo Santo 20, 71), casou na data indicada acima, em oratório particular, com o viúvo de sua irmã Carlota Libania, José Teixeira Basto, nasc em Portugal, filho de Antonio Joaquim Teixeira Basto e Maria Teresa de Jesus Basto, falecido Com a seguinte sucessão: 10.1 José Teixeira Basto Filho 10.2 João Teixeira Basto 10.3 Manoel Libanio Teixeira Basto Apresentada por Orlando como filho 7, na verdade é filho 11: 11) Umbelina Libania de Lemos. Recifense da freguesia de S.Pedro Gonçalves. A (Boa Vista 2, 53v) casou com Guilherme da Silva Guimarães, português, filho de Pedro Pereira Lopes e Maria Joaquina de Andrade. Umbelina foi batizada em 1832 (Corpo Santo 20, 139v) e casou na data indicada acima em oratório particular com Guilherme, filho de Pedro Pereira LYRA, falecido a em Lisboa. Umbelina Libania faleceu em em Portugal (inventário 2º Cartório de Órfãos, arquivado no IAHGP). Com a seguinte sucessão: 11.1 João da Silva Lemos Guimarães 11.2 Guilherme da Silva Guimarães 11.3 Pedro da Silva Lemos Guimarães

7 11.4 José da Silva Lemos Guimarães 11.5 Umbelina Libania da Silva Lemos Guimarães 11.6 Emilia da Silva Lemos Guimarães 11.7 Maria da Silva Lemos Guimarães Apresentado por Orlando como filho 9, na verdade é filho 12: 12) Camilo Pinto de Lemos Nasceu no Recife, batizado em 1834 (corpo Santo 22, 241). Casou a , no Palácio Episcopal (Boa Vista 3, 7v) com a sobrinha Anna Emilia de Souza, filha de seu meio-irmão Joaquim Silvério de Souza e Francisca de Souza Braga. Camillo faleceu a , no Rio de Janeiro, cidade onde tinha ido residir com a mulher e os cunhados solteiros. Não houve sucessão. Apresentado por Orlando como filho 10, na verdade é filho 13: 13) Augusto Pinto de Lemos Nasceu a no Recife (Corpo Santo 22, 54v). Casou a na Capela do Palácio Episcopal (Boa Vista 3, 8) com Adelina Emilia de Souza Monteiro, nasc. Recife, filha de Izidoro Luiz de Souza Monteiro e Joana Emilia do Sacramento Monteiro. Augusto faleceu em , no Recife. Com a seguinte sucessão: 13.1 Adelina Emilia Pinto de Lemos 13.2 Eduardo Pinto de Lemos 13.3 Izidoro Pinto de Lemos 13.4 Alfredo Pinto de Lemos 13.5 Pedro Pinto de Lemos 13.6 Eugenia Cândida de Lemos 13.7 Henrique Pinto de Lemos Filhos do 2º consórcio (11 a 15): o correto seria (14 a 21)

8 Não listado por Orlando, foi o primeiro filho do 2º casamento de João Pinto de Lemos. 14) Frederico Pinto de Lemos Nascido a no Recife (Boa Vista 7, 245). Sem mais notícias. Apresentado por Orlando como filho 11, na verdade é filho 15: 15) Carlos Pinto de Lemos Nasceu em , no Recife (Boa Vista 9, 15v), negociante de jóias. Casou a (Boa Vista 4, 53) com Placidia Augusta Jacobina, nas no Recife (Sto. Antonio 19, 63v), filha de Joaquim Augusto Ferreira Jacobina e Emigdia Francisca Bittencourt, fal (inventário arquivado no IAHGP). Carlos faleceu a , no Recife. Com a seguinte sucessão: 15.1 Emigdia Jacobina de Lemos 15.2 Adelaide Jacobina de Lemos 15.3 Placidia Jacobina de Lemos 15.4 João Pinto de Lemos 15.5 Carlos Pinto de Lemos Filho 15.6 Alice Jacobina de Lemos 15.7 Arthur Pinto de Lemos 15.8 Romeu Pinto de Lemos Apresentada por Orlando como filho 12, na verdade é filho 16: 16) Adelaide de Lemos, casara com Demétrio Acácio de Araújo Bastos.

9 Adelaide DE MATTOS Lemos nasceu a , no Recife (Boa Vista 8, 58v). Casou com Demétrio Acácio, filho de Francisco José de Araújo Bastos e Joanna Batista de Araújo Bastos. Com a seguinte geração: 16.1 Raul de Lemos Bastos 16.2 Rachel de Lemos Bastos 16.3 Demetrio Bastos Filho 16.4 Romeu de Lemos Bastos Apresentada por Orlando como filho 13, na verdade é filho 17: 17) Maria Adelaide de Mattos Lemos Nascida a no Recife (Boa Vista 8, 84v). Casou a na Capela do Ginásio Provincial, Recife (Boa Vista 5, 116) com Luiz Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque Lacerda, nasc. em S. Lourenço do Tejucupapo, filho de Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque e Luiza Cavalcanti de Albuquerque Lacerda. Maria Adelaide faleceu em , sem sucessão. Apresentado por Orlando como filho 15, na verdade é filho 18: 18) João Pinto de Mattos Lemos Nascido no Recife a (Boa Vista 8, 123v), despachante da Alfândega. Casou a no Recife (Boa Vista 5, 25) com Carminda de Paula Lopes, nasc , Recife (Corpo Santo 27, 168), filha de Francisco de Paula Lopes e Maria Ricarda Botelho Lopes, fal , Recife (Cartório 4ª Zona, liv C-87, fl. 40v). Com a seguinte sucessão:

10 18.1 Antonio Carlos Pinto de Lemos 18.2 Alberto Pinto de Lemos 18.3 Maria Adelaide Lopes Lemos 18.4 Carminda Pinto de Lemos 18.5 Americo Pinto de Lemos 18.6 Adolfo Pinto de Lemos 18.7 Noemi Pinto de Lemos 18.8 Albertina Pinto de Lemos Omitidos por Orlando, eis os verdadeiros filhos 19 e 20: 19) Ismênia Adelaide nascida no Recife (Boa Vista 8, 168v). Faleceu solteira, sem sucessão. 20) Amélia Adelaide nascida a , no Recife (Boa Vista 9, 11v). Sem mais dados. Apresentada por Orlando como filho 14, na verdade é filho 21: 21) Palmira de Mattos Lemos Palmira ADELAIDE de Mattos Lemos nasceu a no Recife. Casou (1) na Capela do Ginásio Provincial a (Boa Vista 4, 95) com Manoel de Araújo Alcoforado, batizado em 1839 (Corpo Santo 22, 209), filho de Manoel Francisco da Costa Araújo e Senhorinha Candida de Araújo Alcoforado, fal no Recife. Viúva após um casamento de apenas 22 dias, casou (2) por volta de 1876 com Julio Furstenberg, alemão, negociante de jóias. Com a seguinte sucessão: 21.1 Achilles Fuerstenberg 21.2 Julio 21.3 Mathilde Lemos Furstenberg 21.4 Palmyra Lemos Furstenberg Fontes: - Gente de Pernambuco compilação feita pelo IAHGPernambucano dos artigos de Orlando

11 Cavalcanti - livros originais de assentos de batismo, casamento e óbito das igrejas do Recife. - cópias de assentos originais remetidos pela Torre do Tombo, em Lisboa, e Arquivo Distrital do Porto. - anotações pessoais dos envolvidos, em diários de família

Diz ele no artigo de no Diário de Pernambuco, trechos ressaltados em negrito:

Diz ele no artigo de no Diário de Pernambuco, trechos ressaltados em negrito: FRANCISCO SÉRGIO DE MATTOS Por Regina Cascão, do Rio de Janeiro Orlando Cavalcanti nasceu na cidade do Recife, Pernambuco, em 15.10.1919. Bacharel em Direito, advogado, promotor, juiz, professor universitário.

Leia mais

FREIXEDELO GÉNESE E DISSEMINAÇÃO DO APELIDO FREIXEDELO. Rui Freixedelo rui@freixedelo.com. Rui Miguel Rodrigo Freixedelo

FREIXEDELO GÉNESE E DISSEMINAÇÃO DO APELIDO FREIXEDELO. Rui Freixedelo rui@freixedelo.com. Rui Miguel Rodrigo Freixedelo Rui FREIXEDELO GÉNESE E DISSEMINAÇÃO DO APELIDO FREIXEDELO Rui Miguel Rodrigo Todos os direitos reservados ao autor Proibida reprodução sem autorização 2015, 23 de Abril (Actualizado em: 2015, 21 de Agosto)

Leia mais

[fl. 1] Senhor, Despacho à esquerda: Como parece. Lisboa, 16 de novembro de 1689 [?] [rubrica]

[fl. 1] Senhor, Despacho à esquerda: Como parece. Lisboa, 16 de novembro de 1689 [?] [rubrica] AHU, Alagoas Avulsos, Documento 2 (Versão Adaptada) 1 Documento 2 Consulta do Conselho Ultramarino ao rei D. Pedro II sobre o requerimento de D. Maria da Silveira, viúva de Francisco Álvares Camelo, em

Leia mais

ALCATEIA ACAGRUP 2014 - SIERRA NORTE - MADRID - ESPANHA PARTICIPANTES: 26 60% INCIDÊNCIA NO GRUPO 20%

ALCATEIA ACAGRUP 2014 - SIERRA NORTE - MADRID - ESPANHA PARTICIPANTES: 26 60% INCIDÊNCIA NO GRUPO 20% ALCATEIA Sec NIN NOME NIN NOME Lob 1215050143005 Alice Neto Santos Nascimento 1215050143015 Afonso da Fonseca Machado Lob 1215050143010 Amélia Maria Mesquita Aleixo Alves 1115050143010 Afonso Jesus Dias

Leia mais

RUSSELL. 1. N... Russell, da mesma família a que pertencem os Duques de Bedford, em Inglaterra, foi pai de, pelo menos, os dois filhos seguintes:

RUSSELL. 1. N... Russell, da mesma família a que pertencem os Duques de Bedford, em Inglaterra, foi pai de, pelo menos, os dois filhos seguintes: RUSSELL 1. N... Russell, da mesma família a que pertencem os Duques de Bedford, em Inglaterra, foi pai de, pelo menos, os dois filhos seguintes: 2 1 Richard (Ricardo) Russell, que nasceu em Inglaterra

Leia mais

GENEALOGIA FLUMINENSE Região Serrana - Genealogias

GENEALOGIA FLUMINENSE Região Serrana - Genealogias JACINTO Francisco Antônio Jacinto foi casado com Germana Rosa Jardim. Ambos ilhéus. Ela morreu em Itaocara a 22 de dezembro de 1867 com 60 anos de idade. Ele, então, voltou a se casar em Itaocara às 3

Leia mais

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 1

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 1 1 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 1 1. Antônio, viúvo, domiciliado em Belo Horizonte, fez testamento público. Instituiu legatário de um apartamento situado nesta cidade, que vale atualmente 100 mil reais, seu primo

Leia mais

TENTATIVA DE DEDUÇÃO GENEALÓGICA DA FAMÍLIA LEITE

TENTATIVA DE DEDUÇÃO GENEALÓGICA DA FAMÍLIA LEITE TENTATIVA DE DEDUÇÃO GENEALÓGICA DA FAMÍLIA LEITE 1. Manuel Leite e sua mulher Maria Pereira, de Peso da Régua, foram pais de, pelo menos: 2. José Leite Pereira dos Guimarães, casado com Quitéria Maria,

Leia mais

OS MOURA MATTOS Recife, PE

OS MOURA MATTOS Recife, PE OS MOURA MATTOS Recife, PE Por Regina Cascão Revisto e ampliado em outubro 2013. 1. Antonio José de Mattos cas. (1) Anna Maria de Jesus Mattos, cas. (2) Rita Dorotea Pires. Tanto Antonio quanto Ana Maria

Leia mais

VELOSOS,!de!Torres!Vedras!

VELOSOS,!de!Torres!Vedras! VELOSOS,deTorresVedras 1 1. ManuelVelosonasceunaVentosa,TorresVedras,eaímorreu,noCasaldoPombal,em29.10.1705, sendoenterradonapontedorol,por$assim$o$dispor$o$dito$defunto.oóbitoestáregistadonapontedo Rol.

Leia mais

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Dirigida a: crianças do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo. Duração: 50 minutos. Relevância /interesse do estudo: Quase todas as crianças

Leia mais

Apresentação. O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais

Apresentação. O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais Apresentação O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais A Corregedoria da Justiça apresenta aos cidadãos do Distrito Federal a série Conversando Sobre Cartórios, onde as dúvidas mais freqüentes

Leia mais

Os irmãos Carvalhos de Vale de Açougues nas Alcáçovas.

Os irmãos Carvalhos de Vale de Açougues nas Alcáçovas. T Í T U L O I Os irmãos Carvalhos de Vale de Açougues nas Alcáçovas. 1 1º Capítulo - Carvalhos, Origens 1 - Simão Dias Vicente, nasceu cerca de 1641 em S. Tiago do Escoural. Foi lavrador da herdade da

Leia mais

Manoel Teodoro de Almeida

Manoel Teodoro de Almeida Manoel Teodoro de Almeida Primeira Geração 1. Manoel Teodoro de Almeida nasceu cerca de 1811. Ele faleceu em 1859 em Leopoldina, MG. Manoel casou-se com Cândida Maria de Jesus. Cândida faleceu depois 1888.

Leia mais

Catarina Bernardina de (...) Cardozo, dos bens que ficaram por falecimento de seu marido e Pai, o Coronel Manuel José Cardozo

Catarina Bernardina de (...) Cardozo, dos bens que ficaram por falecimento de seu marido e Pai, o Coronel Manuel José Cardozo CASA DA BREIA A Casa da Breia situa-se no lugar da Breia, na freguesia de S. Paio de Jolda neste concelho de Arcos de Valdevez. Temos notícias da casa, como propriedade da família, através de um testamento

Leia mais

Iniciar o processo de casamento

Iniciar o processo de casamento Casamento Registo Iniciar o processo de casamento Organizar o processo de casamento Condições para contrair casamento Regime de bens Quando celebrar Casar em Portugal com cidadãos estrangeiros Registo

Leia mais

Casos práticos de Direito da Família

Casos práticos de Direito da Família Casos práticos de Direito da Família Caso n.º 1 António casou com Beatriz e o casal teve 3 filhos: Carlos, Daniel e Elsa. Carlos, que tinha uma filha, Helena, casou com Francisca, que, por sua vez, já

Leia mais

MESA DA ASSEMBLEIA MU ICIPAL

MESA DA ASSEMBLEIA MU ICIPAL MESA DA ASSEMBLEIA MU ICIPAL ASSEMBLEIA MUNICIPAL * Ruas das Indústrias, 393 * 4786-909 TROFA * Telefone 252 409290 / Fax 252 409299 * E-mail: mesamunicipal@mun-trofa.pt DATA DA REUNIÃO: AOS VINTE E SEIS

Leia mais

------- Maria Conceição Leite Cabral --------------------------------------------------------------------------------------- ------- Maria José

------- Maria Conceição Leite Cabral --------------------------------------------------------------------------------------- ------- Maria José ATA Nº 6 ------- Aos cinco dias do mês de novembro do ano de dois mil e treze, nesta cidade de Matosinhos e Edifício dos Paços do Concelho, encontram-se reunidos: Dr.ª Clarisse Castro, Diretora do Departamento

Leia mais

SOCIOLOGIA, PROBLEMAS E PRÁTICAS, LISBOA, CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS DE SOCIOLOGIA

SOCIOLOGIA, PROBLEMAS E PRÁTICAS, LISBOA, CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS DE SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA, PROBLEMAS E PRÁTICAS, LISBOA, CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS DE SOCIOLOGIA ACESSO AOS TEXTOS INTEGRAIS DOS N.º 34-54 (http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?script=sci_issues&pid=0873-6529&lng=pt&nrm=iso)

Leia mais

Catecismos tupi e dispensas: a construção missionária da idéia de casamento para os. gentios

Catecismos tupi e dispensas: a construção missionária da idéia de casamento para os. gentios Catecismos tupi e dispensas: a construção missionária da idéia de casamento para os gentios Jaqueline Ferreira da Mota PPG-UFPA Orientadora: Maria Cândida D. M. Barros - UFPA Ronaldo Vainfas 1 (1997) afirma

Leia mais

Por : Lourdinha Salles e Passos. Apresentação. Sendo assim, aprovo este Diretório para o Sacramento do Batismo, e o torno obrig

Por : Lourdinha Salles e Passos. Apresentação. Sendo assim, aprovo este Diretório para o Sacramento do Batismo, e o torno obrig Diretório do Sacramento do Batismo Por : Lourdinha Salles e Passos Apresentação Era meu desejo, de longa, que nossa Arquidiocese tivesse um Diretório do Sacram O Batismo, entre outros efeitos, incorporando-nos

Leia mais

PRESENÇAS E FALTAS -----------------------------------------------------------------------------------

PRESENÇAS E FALTAS ----------------------------------------------------------------------------------- DATA DA REUNIÃO: AOS SETE DIAS DO MÊS DE DEZEMBRO DO ANO DE DOIS MIL E CINCO. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- LOCAL

Leia mais

1.ª CONTRA-DANÇA (quatro pares)

1.ª CONTRA-DANÇA (quatro pares) BAILE NO RECIFE EM 22.12.1859 Na célebre visita do Imperador D.Pedro II ao Recife no fim do ano de 1859, aconteceu um grande e pomposo baile em sua homenagem, oferecido pela Associação Comercial de Pernambuco.

Leia mais

Receção aos alunos e encarregados de educação da Educação Pré-Escolar, nos respetivos jardins de infância. Dia 18 de setembro 2015 6.

Receção aos alunos e encarregados de educação da Educação Pré-Escolar, nos respetivos jardins de infância. Dia 18 de setembro 2015 6. Receção aos alunos e encarregados de educação da Educação Pré-Escolar, nos respetivos jardins de infância Dia 18 de setembro 2015 6.ª feira 09h00 Jardim de Infância Buarcos Vila Verde Educadora Titular

Leia mais

agora a algumas questões Quem pode receber o

agora a algumas questões Quem pode receber o Pe. Henrique Soares da Costa Já vimos, nos artigos teologia do Batismo, isto é, do agora a algumas questões precedentes, os principais aspectos da significado deste sacramento. Respondamos, práticas. Quem

Leia mais

PAUTA ALFABÉTICA POR GAES DE CANDIDATURAS PELOS REGIMES ESPECIAIS - 2015

PAUTA ALFABÉTICA POR GAES DE CANDIDATURAS PELOS REGIMES ESPECIAIS - 2015 Página 1 ALEXANDRE THOMAS GALVÃO RODRIGUES PT 13868449 Civil 12-08-1996 A COLOCADO (*) 0506 Universidade de Coimbra - Faculdade de ANDRÉ COSTA DE ALMEIDA GASPAR PT 14404937 Civil 29-04-1995 F COLOCADO

Leia mais

Breve Apontamento Biográfico

Breve Apontamento Biográfico Breve Apontamento Biográfico José Rodrigues de Sucena No 80º. Aniversário do seu Falecimento 15.Abril.2005 Conde de Sucena. Quem foi? O que fez? Quando? Serão perguntas que as próximas gerações farão,

Leia mais

AHU, Alagoas Avulsos, Documento 170(Versão Adaptada) 1

AHU, Alagoas Avulsos, Documento 170(Versão Adaptada) 1 AHU, Alagoas Avulsos, Documento 170(Versão Adaptada) 1 Documento 170 Consulta do Conselho Ultramarino ao rei [D. José] sobre o requerimento do vigário da igreja de Alagoas, Bispado de Pernambuco, padre

Leia mais

Nº 70021504923 COMARCA DE PELOTAS ESTELA MARIA CIRNE MAGALHAES NOEMIA MARIA PINHEIRO CIRNE

Nº 70021504923 COMARCA DE PELOTAS ESTELA MARIA CIRNE MAGALHAES NOEMIA MARIA PINHEIRO CIRNE AGRAVO DE INSTRUMENTO. PARTILHA. REGIME DE BENS. INEXISTÊNCIA DE MEAÇÃO SOBRE BEM CLAUSULADO. REGIME DE SEPARAÇÃO TOTAL DE BENS. HERANÇA. CONCORRÊNCIA SUCESSÓRIA DO CÔNJUGE VIVO COM OS DESCENDENTES DO

Leia mais

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE, REALIZADA NO DIA SETE DE MAIO DE DOIS MIL E QUINZE

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE, REALIZADA NO DIA SETE DE MAIO DE DOIS MIL E QUINZE 07-05-2015 63 Acta número oito ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE, REALIZADA NO DIA SETE DE MAIO DE DOIS MIL E QUINZE Aos sete dias do mês de Maio do ano dois mil e quinze, pelas

Leia mais

SOARES"MOREIRA,"do"Porto"

SOARESMOREIRA,doPorto SOARESMOREIRA,doPorto 1. Leonardo(da(Costa,nascidonoprimeiroquarteldoséc.XVIII,provavelmenteem MoreiradaMaia,foicasadocomAntónia(Moreira,dequemteve,pelomenos,a seguintefilha: 2. Joana(Maria,quesegue. 2.

Leia mais

100 anos do Arquivo Histórico Municipal: Painel 11 / 15 um olhar sobre um precioso acervo

100 anos do Arquivo Histórico Municipal: Painel 11 / 15 um olhar sobre um precioso acervo Painel 11 / 15 um olhar sobre um precioso acervo Série Obras Públicas Além de documentos textuais, o Arquivo Histórico Municipal guarda em seu acervo inúmeras plantas, mapas e projetos, sejam eles arquitetônicos

Leia mais

Anexos. Anexos. Plano de Desenvolvimento Social do Concelho do Sabugal

Anexos. Anexos. Plano de Desenvolvimento Social do Concelho do Sabugal Anexos Plano de Desenvolvimento Social do Concelho do 110 ANEXO I CLAS do - Associação A. S. C. os Vilaboenses (Vila Boa) - Associação Cristã Paz e Bem - Associação Cultural, Desportiva e Humanitária de

Leia mais

CURSO DE DIREITO VALDEIR SOARES DA CONCEIÇÃO AGNALDO FERREIRA SANTOS

CURSO DE DIREITO VALDEIR SOARES DA CONCEIÇÃO AGNALDO FERREIRA SANTOS CURSO DE DIREITO VALDEIR SOARES DA CONCEIÇÃO AGNALDO FERREIRA SANTOS Trabalho apresentado à Faculdade Pitágoras Unidade Teixeira de Freitas, como pré-requisito de obtenção de nota parcial da disciplina

Leia mais

Apresentação. O Cartório de Notas

Apresentação. O Cartório de Notas Apresentação O Cartório de Notas A Corregedoria da Justiça apresenta aos cidadãos do Distrito Federal a série Conversando Sobre Cartórios, onde as dúvidas mais freqüentes são respondidas em linguagem clara

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TRANCOSO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TRANCOSO Horário da turma: 5.º A 12 9 12 12 12 9 12 12 9 12 9 12 9 12 9 12 9 12 12 12 12 12 12 RC 12 12 12 12 RC Anabela Maria Fonseca Machado e Cunha, Graça Maria Almeida Diogo,,, Paula Isabel Pereira Marques,

Leia mais

PARTE IV. O chamado para a especialização

PARTE IV. O chamado para a especialização PARTE IV O chamado para a especialização Durante o século XIX o missionário era um evangelista. Mas durante o século XX ele se torna um especialista que evangeliza. Isso tem a ver com o fundo histórico

Leia mais

O bom Jesus e o infame Cristo

O bom Jesus e o infame Cristo PHILIP PULLMAN O bom Jesus e o infame Cristo Tradução Christian Schwartz Copyright 2010 by Philip Pullman Publicado mediante acordo com Canongate Books Ltda., 14 High Street, Edimburgo EH1 1 TE Grafi a

Leia mais

XII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO O CÓDIGO DE TRABALHO REVISTO

XII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO O CÓDIGO DE TRABALHO REVISTO XII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO O CÓDIGO DE TRABALHO REVISTO Organização: Instituto de Direito do Trabalho Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez Ano lectivo 2010/2011

Leia mais

PROJETO DE LEI nº 134 /2011.

PROJETO DE LEI nº 134 /2011. PROJETO DE LEI nº 134 /2011. Denomina ruas do loteamento Santa Fé, conforme especifica. Art. 1º As ruas do loteamento Santa Fé, passam a denominar-se: I - Rua 1(um) - Rua Helena Pereira de Souza Sacerdote

Leia mais

Lista de Contactos do Departamento de Engenharia Informática

Lista de Contactos do Departamento de Engenharia Informática Lista de Contactos do Departamento de Engenharia Informática Gabinete/Cargo Nome Extensão E-mail Diretor Luiz Felipe Rocha de Faria 1450 lef@isep.ipp.pt Sub-diretor(es) António Constantino Lopes 1462 acm@isep.ipp.pt

Leia mais

ARPEN - SP ASSOCIAÇÃO DOS REGISTRADORES DE PESSOAS NATURAIS DE SÃO PAULO RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE REGINA BEATRIZ TAVARES DA SILVA

ARPEN - SP ASSOCIAÇÃO DOS REGISTRADORES DE PESSOAS NATURAIS DE SÃO PAULO RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE REGINA BEATRIZ TAVARES DA SILVA ARPEN - SP ASSOCIAÇÃO DOS REGISTRADORES DE PESSOAS NATURAIS DE SÃO PAULO RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE REGINA BEATRIZ TAVARES DA SILVA Espécies de parentesco e contagem de graus Parentesco CÓDIGO CIVIL/2002,

Leia mais

161342 - Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova 340613 - Escola Básica nº 2 de Condeixa-a-Nova Relação de Alunos

161342 - Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova 340613 - Escola Básica nº 2 de Condeixa-a-Nova Relação de Alunos : A 12 1 Adriana Beatriz Pinto Pereira Cortez S 13078 2 Ana Francisca Conceição Costa S 136 3 Ana Francisca Rodrigues Preces 1307 4 António José da Silva Loreto S 13084 Beatriz Moura Neves Beja Facas S

Leia mais

REGIÃO SP - CAPITAL 1

REGIÃO SP - CAPITAL 1 Informativo Mensal das Equipes de Nossa Senhora - Ano 3 - nº 37 - Agosto de 2014 REGIÃO SP - CAPITAL 1 CALENDÁRIO 2014 Dia de Recolhimento para maiores de 65 anos 17 de setembro Instituto Pio 11 - Lapa

Leia mais

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO 11. PERÍODOS DA VIDA DE JESUS 28 E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galiléia. Jesus cura a sogra de Pedro: 29 Logo depois, Jesus,

Leia mais

ACTA N.º 17/2009 REUNIÃO ORDINÁRIA DE CÂMARA DE 05 / 08 / 2009 FALTAS JUSTIFICADAS FALTAS INJUSTIFICADAS

ACTA N.º 17/2009 REUNIÃO ORDINÁRIA DE CÂMARA DE 05 / 08 / 2009 FALTAS JUSTIFICADAS FALTAS INJUSTIFICADAS CÂMARA MUNICIPAL DE VIANA DO ALENTEJO _ ACTA N.º 17/2009 REUNIÃO ORDINÁRIA DE CÂMARA DE 05 / 08 / 2009 PRESENÇAS PRESIDENTE : ESTÊVÃO MANUEL MACHADO PEREIRA VEREADORES : VERA LÚCIA CALCA BONITO CARDOSO

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE CÚRIA METROPOLITANA

ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE CÚRIA METROPOLITANA COMUNICADO Prot. GAM-C-281/2015 Referência: Nomeações e transferências Na vida da Igreja, é comum que os ministros do Evangelho, sendo fiéis ao mandato missionário, sejam enviados para servir ao povo de

Leia mais

MFIG - TRABALHO Codigo Nome turma Nota Trabalho 110402106 Adriana Castro Valente 2 15,0 110402107 Alex da Silva Carvalho 3 14,9 70402122 Alexandre

MFIG - TRABALHO Codigo Nome turma Nota Trabalho 110402106 Adriana Castro Valente 2 15,0 110402107 Alex da Silva Carvalho 3 14,9 70402122 Alexandre MFIG - TRABALHO Codigo Nome turma Nota Trabalho 110402106 Adriana Castro Valente 2 15,0 110402107 Alex da Silva Carvalho 3 14,9 70402122 Alexandre Jorge Costelha Seabra 2 18,2 110402182 Ana Catarina Linhares

Leia mais

Autor: Jorge da Cunha Pereira Filho

Autor: Jorge da Cunha Pereira Filho APONTAMENTOS GENEALÓGICOS SOBRE A FAMÍLIA VIANNA Autor: Jorge da Cunha Pereira Filho SETEMBRO/1990 1ª Revisão - Janeiro/1991 2ª Revisão - Abril/2000 3ª Revisão - Fev/2006 Autor: Jorge da Cunha Pereira

Leia mais

Procuradoria de Justiça em Matéria Criminal. 4ª Procuradoria de Justiça em Matéria Criminal

Procuradoria de Justiça em Matéria Criminal. 4ª Procuradoria de Justiça em Matéria Criminal REQUERIMENTOS DOS ÓRGÃOS POR ESTAGIÁRIOS PARA O EXERÍCIO DE 2015 Aviso nº 043/2014-ESMP publicado no D.O.E em 17/09/2014 encerrando o prazo em 17/10/2014 CAPITAL Orientador Atuação/Órgão Endereço Área

Leia mais

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 5555/05 P.L.L. N. 261/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 5555/05 P.L.L. N. 261/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Breve Histórico da Paróquia São João Batista Levantamento de dados da realização da Festa do Padroeiro Dados coletados através do Livro Tombo e depoimentos Organização: Lucas Bernardes

Leia mais

PROVIMENTO Nº 22/2015. A Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Regina Ferrari, no uso das

PROVIMENTO Nº 22/2015. A Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Regina Ferrari, no uso das PROVIMENTO Nº 22/2015 Regulamenta a forma e os modelos de autorizações de viagens intermunicipais, interestaduais e internacionais de crianças e adolescentes. atribuições, A Corregedora-Geral da Justiça,

Leia mais

SUB12-Problema 5 No consultório de pediatria RESOLUÇÕES DE PARTICIPANTES

SUB12-Problema 5 No consultório de pediatria RESOLUÇÕES DE PARTICIPANTES SUB12-Problema 5 No consultório de pediatria RESOLUÇÕES DE PARTICIPANTES Na segunda-feira de manhã, a Dra. Adelaide, que é pediatra, atendeu 5 bebés no seu consultório, todas meninas, que tinham consultas

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES P. O QUE É A PATERNIDADE? R. Paternidade significa ser um pai. A determinação da paternidade significa que uma pessoa foi determinada

Leia mais

COMISSÃO ELEITORAL REDUZIDA. Ata da Quarta Reunião

COMISSÃO ELEITORAL REDUZIDA. Ata da Quarta Reunião ELEIÇÃO PARA OS ÓRGÃOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO COMISSÃO ELEITORAL REDUZIDA Ata da Quarta Reunião Ao sexto dia do mês de novembro de dois mil

Leia mais

LISTA ORDENADA POR GRADUAÇÃO PROFISSIONAL - DGAE

LISTA ORDENADA POR GRADUAÇÃO PROFISSIONAL - DGAE Nome da Escola : Agrupamento de Escolas de Almancil, Loulé Horário n.º: 27-18 horas 2013-10-09 Grupo de Recrutamento: 420 - Geografia LISTA ORDENADA POR GRADUAÇÃO PROFISSIONAL - DGAE Ordenação Graduação

Leia mais

Disciplina/Bloco Título ISBN Autor(es) Editora Preço Ciências Naturais- Bloco 1 Descobrir a Terra 7 978-989-647-667-0

Disciplina/Bloco Título ISBN Autor(es) Editora Preço Ciências Naturais- Bloco 1 Descobrir a Terra 7 978-989-647-667-0 Ensino Básico Recorrente Mediatizado Disciplina/Bloco Título ISBN Autor(es) Editora Preço Bloco 1 Descobrir a Terra 7 978-989-647-667-0 Cristina Antunes, Manuela Bispo, Paula Guindeira Areal Editores,

Leia mais

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 13 de Julho de 1943.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 13 de Julho de 1943. BASTONÁRIO ANGELO D ALMEIDA RIBEIRO TRIÉNIO 1972-1974 CURRICULUM VITAE Nascido a 9 de Dezembro de 1921, natural de Lisboa. Casado e pai de seis filhos. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da

Leia mais

Catecismo da Doutrina Cristã

Catecismo da Doutrina Cristã Catecismo da Doutrina Cristã (Edição revista e atualizada) EDITORA AVE-MARIA Apresentação à nova edição Estamos apresentando aos fiéis cristãos o Catecismo da doutrina cristã, revisto e atualizado. Conservamos

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2013

Ministério da Educação e Ciência Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2013 14870896 ANA CATARINA DE JESUS RIBEIRO Não colocada 14583084 ANA CATARINA DA ROCHA DIAS Não colocada 14922639 ANA CATARINA SOARES COUTO Colocada em 7230 Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior

Leia mais

AHU, Alagoas Avulsos, Documento 34(Versão Adaptada) 1

AHU, Alagoas Avulsos, Documento 34(Versão Adaptada) 1 AHU, Alagoas Avulsos, Documento 34(Versão Adaptada) 1 Documento 34 Requerimento do Padre António Correia Pais, sacerdote do habito de São Pedro e morador do termo da vila de Alagoas, ao ouvidor e auditor-geral

Leia mais

1. Aplicação do Método de Hondt para apuramento dos mandatos (15) a atribuir ao corpo de Professores e Investigadores

1. Aplicação do Método de Hondt para apuramento dos mandatos (15) a atribuir ao corpo de Professores e Investigadores 1. Aplicação do Método de Hondt para apuramento dos mandatos (15) a atribuir ao corpo de Professores e Investigadores Divisor Lista A Lista B Lista C 1 96 99 113 2 48,00 49,50 56,50 3 32,00 33,00 37,67

Leia mais

MESA DA ASSEMBLEIA MU ICIPAL

MESA DA ASSEMBLEIA MU ICIPAL MESA DA ASSEMBLEIA MU ICIPAL ASSEMBLEIA MUNICIPAL * Ruas das Indústrias, 393 * 4786-909 TROFA * Telefone 252 409290 / Fax 252 409299 * E-mail: mesamunicipal@mun-trofa.pt DATA DA REUNIÃO: AOS TRINTA DIAS

Leia mais

OLIVEIRA, de Penafiel

OLIVEIRA, de Penafiel OLIVEIRA, de Penafiel 1. Pantaleão de Oliveira, barqueiro na região de Entre- os- Rios, viveu no lugar de Vilela da freguesia de Canelas 1, Penafiel. Terá nascido por volta de 1630, pois o seu assento

Leia mais

Ano Letivo 2014/2015 - Lista de manuais escolares adotados

Ano Letivo 2014/2015 - Lista de manuais escolares adotados 10.º Ano Biologia e Geologia - CCH (CT - Biologia e 978-972-627-947-1 A.Guerner Dias, Osório Areal Editores, SA 28.74 0 Geologia 10 Da Cunha Matias Santos, Paula Guimarães, Paulo Rocha, Pedro Nuno Gomes

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 178/X INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE/MATERNIDADE - (ALTERAÇÃO DE PRAZOS) Exposição de motivos

PROJECTO DE LEI N.º 178/X INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE/MATERNIDADE - (ALTERAÇÃO DE PRAZOS) Exposição de motivos PROJECTO DE LEI N.º 178/X INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE/MATERNIDADE - (ALTERAÇÃO DE PRAZOS) Exposição de motivos O conhecimento da ascendência verdadeira é um aspecto relevante da personalidade individual,

Leia mais

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. UC: Introdução ao Jornalismo. 1º ANO - TURMA 1 (Diurno)

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. UC: Introdução ao Jornalismo. 1º ANO - TURMA 1 (Diurno) LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO UC: Introdução ao Jornalismo 1º ANO - TURMA 1 (Diurno) Afonso Rodrigues Jara Franco Ana Carolina Ramalho Camacho Ana Catarina Costa silva Ana Catarina Mouralinho

Leia mais

Nele também são averbados atos como o reconhecimento de paternidade, a separação, o divórcio, entre outros, além de serem expedidas certidões.

Nele também são averbados atos como o reconhecimento de paternidade, a separação, o divórcio, entre outros, além de serem expedidas certidões. No Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais são regis- trados os atos mais importantes da vida de uma pessoa, como o nascimento, o casamento e o óbito, além da emancipação, da interdição, da ausência

Leia mais

Encontros de Noivos e Batismo 2013

Encontros de Noivos e Batismo 2013 Encontros de Noivos e Batismo 2013 As informações sobre a realização dos encontros preparatórios de Noivos e Batismo devem ser confirmadas diretamente nas paróquias da Arquidiocese de Ribeirão Preto Forania

Leia mais

Página 1 de 6 da Proposta de Mapa de Rateio Parcial

Página 1 de 6 da Proposta de Mapa de Rateio Parcial 1 Abílio Augusto Seixo 198.500,10 15.915,89 3 Adão Agostinho Saldanha Sousa 32.639,56 2.617,07 4 Adelina Silva Dias 26.489,02 2.123,91 5 Adelino Abreu Sousa 24.376,13 1.954,50 6 Adelino Alves Pereira 10.043,40

Leia mais

II Encontros Coloniais Natal, de 29 a 30 de maio de 2014

II Encontros Coloniais Natal, de 29 a 30 de maio de 2014 Padre Simão Rodrigues de Sá, um patriarca de batina José Rodrigues da Silva Filho Graduado em História, UFRN Orientadora: Carmen Margarida Oliveira Alveal rodrigues.omagno@gmail.com Quando se trata de

Leia mais

LISTA DE CANDIDATOS ADMITIDOS E NÃO ADMITIDOS. Concurso Oferta de Escola para Contratação de Docente Grupo 110. Ano Letivo - 2014/2015

LISTA DE CANDIDATOS ADMITIDOS E NÃO ADMITIDOS. Concurso Oferta de Escola para Contratação de Docente Grupo 110. Ano Letivo - 2014/2015 LISTA DE CANDIDATOS ADMITIDOS E NÃO ADMITIDOS Concurso Oferta de Escola para Contratação de Docente Grupo 110 Ano Letivo - 2014/2015 CANDIDATOS ADMITIDOS: Nº Candidato NOME OSERVAÇÕES 1367130034 Alexandra

Leia mais

Branca Catarina Abreu Pereira Cardoso Pinto Figueira Henriques

Branca Catarina Abreu Pereira Cardoso Pinto Figueira Henriques Equivalências Concedidas - 2º Ciclo de Estudos em Direito - Ano Lectivo 2010/2011 NOTAS: Os alunos não referidos na presente Tabela devem considerar indeferidos os respectivos pedidos. Importa informar

Leia mais

Histórico dos Corpos Sociais

Histórico dos Corpos Sociais Histórico dos Corpos Sociais 1920-1923 Alberto Tavares Ferreira e Castro (Provedor), António de Oliveira Rocha, Tiago Ribeiro, António Tavares Araújo e Castro, Manuel Rodrigues Simões de Sousa, Joaquim

Leia mais

QUESTÕES ELABORADAS A PARTIR DO TEXTO O CARISMA FUNDADOR Discurso de Chantilly Pe. Henri Caffarel

QUESTÕES ELABORADAS A PARTIR DO TEXTO O CARISMA FUNDADOR Discurso de Chantilly Pe. Henri Caffarel QUESTÕES ELABORADAS A PARTIR DO TEXTO O CARISMA FUNDADOR Discurso de Chantilly Pe. Henri Caffarel 1. Pe. Caffarel afirma que carisma fundador é muito mais do que uma simples boa idéia. Então, o que ele

Leia mais

PROVIMENTO nº 58/2008-CGJ

PROVIMENTO nº 58/2008-CGJ PROVIMENTO nº 58/2008-CGJ Cuida dos esclarecimentos e procedimentos para autorização judicial de viagem a crianças e adolescentes. O Excelentíssimo Senhor Desembargador ORLANDO DE ALMEIDA PERRI, Corregedor-Geral

Leia mais

3º Livro de Batismos de Viamão

3º Livro de Batismos de Viamão 3º Livro de Batismos de Viamão 1 Fl. 01 Pela ordem que tenho [do] Senhor bispo para promover as comissárias [na Igreja] de Nª Srª da Conceição deste Viamão e [ten]do falta de vigário da vara naquela comarca

Leia mais

Infantil até 7 Anos Masculino Nível C Pos. Atleta Clube Resultado Final 1º Tiago Valente CFA 96,5 2º Bruno Cavaleiro CDESSC 77,6 3º João França CKC

Infantil até 7 Anos Masculino Nível C Pos. Atleta Clube Resultado Final 1º Tiago Valente CFA 96,5 2º Bruno Cavaleiro CDESSC 77,6 3º João França CKC Infantil até 7 Anos Masculino Nível C 1º Tiago Valente CFA 96,5 2º Bruno Cavaleiro CDESSC 77,6 3º João França CKC 72,1 4º Manuel Moreira CKC 68,65 5º Diogo Martins CKC 63,75 6º Rodrigo Bettencourt CKC

Leia mais

Caderno de Recenseamento Eleitoral Exposição anual (art.º 56.º da Lei do Recenseamento Eleitoral)

Caderno de Recenseamento Eleitoral Exposição anual (art.º 56.º da Lei do Recenseamento Eleitoral) Caderno de Recenseamento Eleitoral Exposição anual (art.º 56.º da Lei do Recenseamento Eleitoral) Freguesia: FERMENTÕES Posto de recenseamento: - Caderno nº 1 de 1 DESTE CADERNO CONSTAM OS ELEITORES NACIONAIS

Leia mais

Patriarca lembra ao Governo papel social da Igreja

Patriarca lembra ao Governo papel social da Igreja Pedido de diálogo Patriarca lembra ao Governo papel social da Igreja As relações entre o Estado e a Igreja Católica já viveram dias piores, mas o patriarca de Lisboa está preocupado pela falta de apoio

Leia mais

TURMA 10 H. CURSO PROFISSIONAL DE: Técnico de Multimédia RELAÇÃO DE ALUNOS

TURMA 10 H. CURSO PROFISSIONAL DE: Técnico de Multimédia RELAÇÃO DE ALUNOS Técnico de Multimédia 10 H 7536 Alberto Filipe Cardoso Pinto 7566 Ana Isabel Lomar Antunes 7567 Andreia Carine Ferreira Quintela 7537 Bruno Manuel Martins Castro 7538 Bruno Miguel Ferreira Bogas 5859 Bruno

Leia mais

Notas técnicas. Introdução

Notas técnicas. Introdução Notas técnicas Introdução As Estatísticas do Registro Civil são publicadas desde 1974 e fornecem um elenco de informações relativas aos fatos vitais, casamentos, separações e divórcios ocorridos no País.

Leia mais

Revista HISTEDBR On-line

Revista HISTEDBR On-line FONTES PRIMÁRIAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: A PRIMEIRA EDIÇÃO DE AS CONSTITUIÇÕES PRIMEIRAS DO ARCEBISPADO DA BAHIA - 1707. Paulo de Tarso Gomes UNISAL Americana- SP paulo.gomes@am.unisal.br Foto

Leia mais

JORNAL OFICIAL Terça-feira, 17 de Dezembro de 2002

JORNAL OFICIAL Terça-feira, 17 de Dezembro de 2002 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Terça-feira, 17 de Dezembro de 2002 III Série RELAÇÕES DE TRABALHO Sumário SECRETARIAREGIONAL DOS RECURSOS HUMANOS Direcção Regional do Trabalho Regulamentação

Leia mais

Genealogia A FAMÍLIA SILVA TEIXEIRA

Genealogia A FAMÍLIA SILVA TEIXEIRA A FAMÍLIA SILVA TEIXEIRA Por gentileza do genealogista Roberto Vasconcelos Martins publicamos a seguir a genealogia da família Silva Teixeira, que se inicia com a árvore de costado de Miguel da Silva Teixeira.

Leia mais

Corrida da Saúde. Infantis A - Feminino

Corrida da Saúde. Infantis A - Feminino Corrida da Saúde Classificação geral do corta-mato, realizado no dia 23 de Dezembro de 2007, na Escola E.B. 2,3 de Valbom. Contou com a participação dos alunos do 4º ano e do 2º e 3º ciclos do Agrupamento

Leia mais

IV - APELACAO CIVEL 2007.51.05.000235-5

IV - APELACAO CIVEL 2007.51.05.000235-5 Relatora : Desembargadora Federal SALETE MACCALÓZ APELANTE : CARMEM LUCIA LOPES TEIXEIRA Advogado : Paulo Roberto T. da Costa (RJ141878) APELADO : CAIXA ECONOMICA FEDERAL - CEF Advogado : Gerson de Carvalho

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA

ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA Mestrado: Agricultura Tropical António Alberto Pascoal Alves Jorge André Torres Dias Décio Camisa Muquinha Mestrado: Agroecologia António Alberto Pascoal Alves António Manuel Teixeira

Leia mais

Data do Parecer/Decisão Ocupação de 08/01/2014 Acústica Médica Murça Pedido de ocupação de via pública Deferido 09/01/2014

Data do Parecer/Decisão Ocupação de 08/01/2014 Acústica Médica Murça Pedido de ocupação de via pública Deferido 09/01/2014 DIVISÃO DE PLANEAMENTO OBRAS E AMBIENTE Síntese dos Pareceres do Serviços de Urbanismo de Todas as Operações Urbanísticas registadas no Município de Murça 2014 Tipo de Processo Data do Pedido Nome do Requerente/Comunicante

Leia mais

HOMENAGEM A ALCIDES CRUZ NO CENTENÁRIO DE SUA MORTE

HOMENAGEM A ALCIDES CRUZ NO CENTENÁRIO DE SUA MORTE HOMENAGEM A ALCIDES CRUZ NO CENTENÁRIO DE SUA MORTE Publicado no site em 30/03/2016 Os telegramas de ontem noticiaram o falecimento do dr. Alcides Cruz, jurisconsulto muito conhecido no estado, ex-deputado

Leia mais

ACORDO ADMINISTRATIVO RELATIVO À APLICAÇÃO DA CONVENÇÃO SOBRE SEGURANÇA SOCIAL ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DO CHILE

ACORDO ADMINISTRATIVO RELATIVO À APLICAÇÃO DA CONVENÇÃO SOBRE SEGURANÇA SOCIAL ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DO CHILE Decreto n.º 57/99 Acordo Administrativo Relativo à Aplicação da Convenção sobre Segurança Social entre a República Portuguesa e a República do Chile, assinado em Lisboa em 25 de Março de 1999 Nos termos

Leia mais

O Presidente da República Portuguesa, S. Ex.ª o Sr. Prof. Francisco de Paula Leite Pinto, presidente da Junta de Energia Nuclear; e

O Presidente da República Portuguesa, S. Ex.ª o Sr. Prof. Francisco de Paula Leite Pinto, presidente da Junta de Energia Nuclear; e Decreto-Lei n.º 46907 Acordo entre o Governo da República Portuguesa e o Governo dos Estados Unidos do Brasil para a cooperação na utilização da energia nuclear para fins pacíficos, assinado na cidade

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2012.0000400337 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0006422-26.2011.8.26.0286, da Comarca de Itu, em que são apelantes VIVIAN MEDINA GUARDIA e AUGUSTO BAZANELLI,

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Inteiro Teor do Acórdão - Página 92 de 215 18/06/2014 PLENÁRIO AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 4.947 DISTRITO FEDERAL DEBATE O SENHOR MINISTRO LUÍS ROBERTO BARROSO - Presidente, eu fiquei com uma

Leia mais

situação e ambiência denominação Fazenda São Geraldo códice AIV - F07 - PS localização Antiga estrada para Rio das Flores município Paraíba do Sul

situação e ambiência denominação Fazenda São Geraldo códice AIV - F07 - PS localização Antiga estrada para Rio das Flores município Paraíba do Sul Parceria: denominação Fazenda São Geraldo códice AIV - F07 - PS localização Antiga estrada para Rio das Flores município Paraíba do Sul época de construção séc. XIX detalhamento do estado de conservação

Leia mais

Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal

Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal REGIMENTO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PG.01_PROC.07_IMP.08 DDS SECTOR DA ACÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO 1 de 9 REGIMENTO PREÂMBULO Considerando que a Lei n.º 159/99, de 14 de Setembro, estabelece no seu artigo

Leia mais