Manual do Utilizador PN:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Utilizador PN: 11893486"

Transcrição

1 Manual do Utilizador PN:

2 Norton 360 Manual do Utilizador Documentação versão 1.0 Copyright 2007 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. O Software Licenciado e a Documentação são considerados software informático comercial conforme definido na norma FAR estão sujeitos a direitos restritos conforme definido na norma FAR Secção "Software Informático Comercial - Direitos Restritos" e a norma DFARS , Direitos de Software Informático Comercial ou Documentação de Software Informático Comercial, conforme aplicável, e quaisquer regulamentos substitutos. Qualquer utilização, modificação, reprodução, execução, visualização ou divulgação do Software Licenciado e Documentação pelo Governo dos EUA serão apenas de acordo com os termos deste Contrato. Symantec, o logotipo Symantec, Norton, Ghost, GoBack, LiveUpdate, Norton AntiSpam, Norton AntiVirus, Norton Internet Security, Norton 360 e Norton SystemWorks, são marcas ou marcas comerciais registadas da Symantec Corporation ou das suas filiais nos EUA e noutros países. Windows é uma marca comercial da Microsoft Corporation. Os outros nomes podem ser marcas comerciais dos respectivos proprietários. O produto descrito no presente documento é distribuído sob licenças que limitam a sua utilização, cópia, distribuição e descompilação/engenharia reversa. Nenhuma parte deste documento pode ser reproduzida por qualquer forma ou por qualquer meio, sem autorização escrita prévia da Symantec Corporation e dos seus licenciantes, se aplicável. A DOCUMENTAÇÃO É FORNECIDA "TAL COMO ESTÁ" E TODAS AS CONDIÇÕES, REPRESENTAÇÕES E GARANTIAS EPRESSAS OU IMPLÍCITAS, INCLUINDO QUALQUER GARANTIA IMPLÍCITA DE COMERCIALIZAÇÃO, ADEQUAÇÃO A UMA FINALIDADE PARTICULAR OU NÃO INFRACÇÃO SÃO RENUNCIADAS, COM ECEPÇÃO DOS CASOS EM QUE TAIS ECLUSÕES SEJAM CONSIDERADAS LEGALMENTE INVÁLIDAS. A SYMANTEC CORPORATION NÃO SERÁ RESPONSÁVEL POR QUAISQUER DANOS ACIDENTAIS OU INDIRECTOS RESULTANTES DO DESEMPENHO DO PRODUTO OU DA UTILIZAÇÃO DA PRESENTE DOCUMENTAÇÃO. AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NA PRESENTE DOCUMENTAÇÃO ESTÃO SUJEITAS A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO. Symantec Corporation Stevens Creek Blvd. Cupertino, CA EUA Fabricado na Irlanda

3 Conteúdo Capítulo 1 Capítulo 2 Instalação Antes de começar... 5 Instalação e activação do Norton Introdução Iniciar o Norton Activar o Norton Explorar a janela principal... 8 Compreender o estado do Norton Gerir mensagens e alertas Ver detalhes Para obter mais informações Soluções de suporte EMEA Índice

4 4 Conteúdo

5 Instalação 1 Este capítulo inclui os seguintes tópicos: 1 Antes de começar 1 Instalação e activação do Norton 360 Antes de começar w Antes de iniciar, deve fechar todos os programas abertos no computador e certificar-se de que está ligado à Internet. Durante a instalação, podem aparecer mensagens da Microsoft. Siga as instruções no ecrã da Microsoft antes de continuar a instalação do Norton 360. Instalação e activação do Norton 360 É possível instalar o Norton 360 a partir de um CD ou de um ficheiro transferido da Internet. Para instalar e activar o Norton 360 Consulte Se o painel de abertura não for apresentado na página 6. 1 Proceda de uma das seguintes formas: 2 1 Se instalar a partir de um CD, introduza o CD numa unidade de CD-ROM. 1 Se tiver transferido uma cópia do Norton 360, clique duas vezes no ficheiro que transferiu. No painel de abertura, clique em Instalar o Norton Leia o Contrato de Licença, introduza a sua Chave do produto se lhe for solicitado, e depois clique em Aceito. Se não aceitar o Contrato de Licença, não poderá prosseguir a instalação. 4 No painel Opções de Instalação, consulte as opções, e depois clique em Seguinte. 5 No painel Activação, aguarde até a barra de progresso parar.

6 6 Instalação Instalação e activação do Norton 360 w 6 Se o painel da Norton Account aparecer, proceda de uma das seguintes formas: 1 Se tiver uma Norton Account, inicie a sessão numa secção existente da Norton Account. 1 Se quiser criar uma nova Norton Account, preencha a secção Criar uma Norton Account. Tem de ter uma Norton Account para aceder à cópia de segurança online. 7 Clique em Seguinte. 8 No painel Norton 360 Instalação Concluída, reveja os seus detalhes de subscrição, e, em seguida, clique em Terminar. 9 Siga as instruções apresentadas no ecrã à medida que o Norton 360 efectua uma pesquisa rápida ao seu computador. Se o painel de abertura não for apresentado Por vezes, a unidade de CD-ROM do computador não executa automaticamente um CD. Para iniciar a instalação a partir do CD do produto 1 No ambiente de trabalho, clique duas vezes O Meu Computador. 2 Na janela O Meu computador clique duas vezes no ícone da unidade de CD-ROM. 3 Na lista de ficheiros, clique duas vezes em CDstart.exe. Se não conseguir activar o seu produto Se não for possível ligar aos servidores da Symantec para activar o produto, verifique primeiro se possui software de limitação de acesso à Internet, seja instalado ou através de um ISP, que possa estar a bloquear a ligação. É possível que ocorra um problema de conectividade se utilizar software de limitação de acesso. Se suspeitar que as limitações de acesso estão a bloquear a ligação, deverá configurá-las de modo a não bloquearem o procedimento de activação. Para alterar a configuração, precisa de iniciar sessão no software de limitação de acesso ou iniciar sessão na Internet através do seu ISP, como administrador.

7 Introdução 2 Este capítulo inclui os seguintes tópicos: 1 Iniciar o Norton Activar o Norton Explorar a janela principal 1 Compreender o estado do Norton Gerir mensagens e alertas 1 Ver detalhes 1 Para obter mais informações Iniciar o Norton 360 O Norton 360 protege qualquer computador onde se encontre instalado. Não é necessário iniciar o produto para estar protegido. Se o Norton 360 detectar uma situação que exige a sua atenção, ela pode ser reparada automaticamente. Pode também configurar o Norton 360 para o notificar quando uma situação exigir a sua atenção, e pode decidir que acção deseja tomar. Em qualquer altura, pode iniciar o Norton 360 para ajustar definições, rever o estado da sua protecção ou executar qualquer manutenção preventiva. Pode aceder a todas as funções do programa através da janela principal. Para iniciar o Norton Proceda de uma das seguintes formas: 1 Na área de notificação do Windows, clique duas vezes no ícone do Norton Na barra de tarefas do Windows, clique em Iniciar > Todos os programas > Norton 360 > Norton Clique duas vezes no ícone do Norton 360 no ambiente de trabalho.

8 8 Introdução Activar o Norton 360 Activar o Norton 360 Para utilizar todas as funções do Norton 360, tem de primeiro activar o produto. Se não activou o produto durante a instalação, receberá periodicamente uma mensagem de aviso de Activação até o activar. w A activação do produto permite reduzir a pirataria de software e garante que tem software genuíno da Symantec. O produto tem de ser activado dentro do prazo especificado pelo aviso, caso contrário deixará de funcionar. Pode activar o produto directamente a partir do aviso de Activação. Pode também activar o produto a partir da janela principal. A activação demora apenas alguns minutos. Para activar o produto a partir do aviso de Activação 1 Na janela do aviso, clique em Renovar. 2 Clique em OK. 3 Na janela Activação, clique em Seguinte. 4 Na janela Activação Bem Sucedida, clique em Concluir. Para activar o produto a partir da janela principal 1 Clique em A Minha Conta. 2 Clique em Activar Norton 360. Explorar a janela principal Quando inicia o Norton 360, é apresentada a janela principal. A janela principal fornece acesso a todas as funções, opções, Ajuda e Suporte do Norton 360. Pode também consultar o estado em geral das suas categorias de protecção, incluindo protecção do computador e da Web, cópias de segurança de ficheiros, e ficheiros que podem ter ficado no computador devido à sua utilização da Internet.

9 Introdução Explorar a janela principal 9 A janela principal contém três áreas que fornecem acesso a tarefas e serviços. As áreas são as seguintes: Links Barra de resumo do estado Os seguintes links são apresentados na parte superior da janela principal: 1 Análises Abre a página Escolher Análises do que apresenta informação sobre ameaças que foram encontradas ou solucionadas durante as mais recentes pesquisas. 1 Tarefas e Definições Abre a página Tarefas e Definições, que lhe permite efectuar análises manuais, cópias de segurança, actualizações do produto e gerir a sua Norton account. Pode também modificar as definições de protecção de vírus e spyware, firewall, cópia de segurança e segurança em geral. 1 A Minha Conta Abre a página Gerir Conta, que lhe permite gerir a sua Norton Account, renovar a subscrição e activar o seu produto. 1 Ajuda Abre a Ajuda online do Norton Suporte Abre a página da Web do Suporte que o vai ajudar a resolver quaisquer problemas do produto. A Barra de resumo do estado encontra-se no meio da janela principal, e fornece um estado geral das categorias de protecção. O seu estado pode ser Protegido se o computador estiver seguro, ou Em Risco se uma área necessitar da sua atenção. Esta área fornece também um botão Corrigir. Se uma área precisar da sua atenção, isso reflecte-se em uma ou mais categorias de protecção.

10 10 Introdução Compreender o estado do Norton 360 Categorias de protecção As categorias de protecção são a maior área na janela principal e contém o seguinte: 1 Segurança do PC Indica o estado da protecção em geral e acede à página de Segurança do PC, onde pode consultar o estado da protecção que está associada às suas preferências da Internet. Clique em Detalhes para aceder a esta página. 1 Segurança nas Transacções Indica o estado de segurança geral e acede à página da Segurança de Transacções, onde pode consultar o estado da protecção contra phishing. Pode também aceder à página da Web Symantec Security Response para obter informação sobre as mais recentes ameaças e soluções. Clique em Detalhes para aceder a esta página. 1 Cópia de Segurança Indica o estado da cópia de segurança geral e acede à página da Cópia de Segurança, onde pode consultar o estado da configuração da cópia de segurança. Pode efectuar também uma cópia de segurança ou restauro manualmente. Clique em Detalhes para aceder a esta página. 1 Optimização do PC Indica o estado geral e acede à página Optimização do PC, onde pode consultar o estado da limpeza de ficheiros da Internet e optimização do disco. Pode optimizar também o disco rígido e efectuar limpezas. Compreender o estado do Norton 360 Consulte Acerca das cores de estado e actividades no computador seguras na página 11. Quando inicia o Norton 360, a janela principal apresenta o seu estado brevemente. A cor da barra de resumo do estado perto da parte superior da janela indica o estado actual do computador. Se um problema exigir a sua atenção, a barra de resumo do estado descreve esse problema. Se mais de um problema exigir a sua atenção, a barra do resumo do estado apresenta o número de problemas. Quando o Norton 360 detectar a presença de problemas, disponibiliza também um botão que pode pressionar para resolver esses problemas. Por baixo da barra do resumo do estado, o Norton 360 apresenta áreas de estado individuais para cada função de protecção. As áreas do estado apresentam quantos problemas precisam de ser resolvidos para cada função. As áreas do estado da função de protecção também oferecem links Detalhes nos quais pode clicar para obter mais informações sobre estes problemas.

11 Introdução Gerir mensagens e alertas 11 Acerca das cores de estado e actividades no computador seguras O Norton 360 utiliza três cores para indicar o estado das suas funções de protecção. Vermelho Indica a presença de um ou mais problemas que colocam o PC em risco. Amarelo Indica a presença de um ou mais problemas que necessitam da sua atenção. Verde Indica que a função está a proteger o PC. Gerir mensagens e alertas O Norton 360 apresenta mensagens de várias maneiras e em várias localizações. Pode ver mensagens nas seguintes localizações: Área de notificação no ambiente de trabalho do Windows Vários tipos de mensagens do Norton 360 surgem no canto inferior direito do ambiente de trabalho do Windows. Por exemplo, se o PC estava desligado, ou se já não se liga à Internet há algum tempo, irá surgir uma mensagem a indicar que a sua protecção pode não estar actualizada. Um alerta diferente surge se uma definição de segurança tiver sido desligada. Esta mensagem avisa-o de que o PC pode não estar protegido, e ajuda-o a activar a definição. Na maioria dos casos pode clicar no alerta para abrir o Norton 360 e arranjar os problemas. Estado geral da janela principal do Norton Os alertas e outras mensagens surgem na 360 parte central superior da janela principal. A sua cor indica a urgência da mensagem. Tudo está bem se a mensagem for de cor verde. Se a mensagem tiver uma cor vermelha, precisa de seguir as instruções da mensagem para assegurar que se mantém protegido.

12 12 Introdução Ver detalhes Categorias e detalhes do Norton 360 Cada categoria muda a sua cor caso haja uma alteração do seu estado. Um círculo verde com um sinal de confirmação indica que todos os itens numa categoria se encontram em bom estado. Os círculos amarelos ou vermelhos indicam possíveis problemas que deve investigar. Quando clica em qualquer categoria, a sua página de detalhes lista qualquer coisa que precise de atenção. Na maioria dos casos, a descrição do que está errado inclui um link que o irá ajudar a resolver o problema. Se for alertado sobre algo que não deseja alterar, pode ajustar o alerta da mensagem de maneira a que o Norton 360 não o volte a incomodar com esse problema. Ver detalhes Na janela principal do Norton 360 pode ver um resumo de cada uma das quatro funções de protecção disponibilizadas pelo Norton 360. Pode consultar detalhes adicionais sobre cada função de protecção. Para consultar os detalhes de uma função de protecção 1 Na janela principal do Norton 360, clique no link Detalhes por baixo da função de protecção para a qual deseja consultar os seguintes detalhes: 1 O estado actual da função de protecção. 1 Uma lista das análises que a função efectua, e os resultados de cada análise. Em alguns casos, os resultados de uma análise podem incluir um link Detalhes que disponibiliza informação adicional. 1 Uma lista de coisas que pode fazer. 2 Depois de ver os detalhes, clique em Fechar. Para obter mais informações Aceder à Ajuda A documentação do produto ajuda-o a utilizar o Norton 360. É possível encontrar as informações de que necessita no computador e na página da Web da Symantec. A Ajuda encontra-se disponível em todo o produto da Symantec. A Ajuda fornece ligações para informação que o ajuda a efectuar as tarefas específicas que deseja completar. A Ajuda online fornece um guia que aborda todas as funcionalidades e tarefas do produto que podem ser executadas.

13 Introdução Para obter mais informações 13 Para aceder à Ajuda 1 Na janela principal, clique em Ajuda. 2 Na janela Ajuda, clique num separador no painel esquerdo. Estão disponíveis as seguintes opções: Índice Apresenta a Ajuda por tópicos Índice remissivo Apresenta todas as palavras-chave dos tópicos da Ajuda por ordem alfabética Procurar Abre uma caixa de procura, na qual pode introduzir uma palavra ou uma frase Pode imprimir qualquer um dos tópicos existentes na Ajuda. Para imprimir um tópico da Ajuda 1 Na janela Ajuda, clique no separador Índice. 2 Na lista Índice, seleccione o tópico que pretende imprimir e, em seguida, clique em Imprimir. 3 Seleccione se pretende imprimir apenas os tópicos seleccionados ou o tópico e todos os subtópicos nele contidos. 4 Clique em OK. Aceder à janela ou ao painel da Ajuda A janela e o painel da Ajuda fornecem ajuda específica para uma janela ou painel quando precisar de assistência. Para aceder à janela ou ao painel da Ajuda 4 Para aceder à janela ou ao painel da Ajuda, clicar em Ajuda em qualquer janela ou painel. Aceder ao Manual do Utilizador em PDF w O Norton 360 User Guide (Manual do Utilizador) está disponível no CD em formato PDF. Deverá ter o Adobe Reader instalado no computador para ler o PDF. Se adquiriu este produto por transferência electrónica, o PDF e o Adobe Reader não foram incluídos. Deve transferir o PDF da página da Web da Symantec e o Adobe Reader da página da Web da Adobe. Para instalar o Adobe Reader a partir do CD 1 Insira o CD na unidade de CD-ROM. 2 Na janela apresentada, clique em Browse CD (Procurar no CD). 3 Na janela do CD, clique duas vezes na pasta Manual. 4 Se necessário, clique duas vezes na pasta Adobe. 5 Clique duas vezes no ficheiro do programa.

14 14 Introdução Para obter mais informações 6 Siga as instruções no ecrã para seleccionar uma pasta para o Adobe Reader e conclua a instalação. Após ter instalado o Adobe Reader, é possível fazer a leitura do PDF a partir do CD. Para ler o Manual do Utilizador em PDF a partir do CD 1 Insira o CD na unidade de CD-ROM. 2 Na janela apresentada, clique em Browse CD (Procurar no CD). 3 Se necessário, clique duas vezes na pasta WINNT. 4 Na janela do CD, clique duas vezes na pasta Manual. 5 Clique duas vezes no PDF. Também é possível copiar o Manual do Utilizador para o computador e lê-lo a partir daí. Para ler o Manual do Utilizador que copiou para o seu computador 1 Abra a localização para onde copiou o PDF. 2 Clique duas vezes no PDF. Aceder à página da Web da Symantec Pode aceder à página da Web da Symantec num browser. Pode também aceder à página da Web de Suporte da Symantec em qualquer janela ou painel do Norton 360. Para aceder à página da Web da Symantec no browser 1 Abra o seu browser da Web. 2 Introduza o seguinte URL: Para aceder à página da Web do Suporte da Symantec a partir do seu produto 4 Pode também aceder à página da Web do Suporte da Symantec clicando em Suporte, em qualquer janela ou painel.

15 Soluções de suporte EMEA Sobre o Suporte Bem vindo ao Suporte da Symantec. Para o ajudar a obter uma resposta para a sua dúvida ou problema, encontra-se disponível uma vasta selecção de opções disponibilizadas através de uns simples passos: Como utilizar este guia Assistência na instalação, configuração e resolução de problemas técnicos dos produtos Symantec. 1 Determine que tipo de suporte necessita utilizando a tabela que se segue. 1 Consulte a secção relevante e utilize as nossas opções de Suporte da Web para solucionar o seu problema. 1 Se o nosso Suporte da Web não solucionar o seu problema, contacte-nos por correio electrónico, chat ou telefone. Consulte a nossa tabela de orientação a seguir para obter apoio relativamente a problemas e dúvidas comuns: Problema Serviço de assistência aos clientes Suporte técnico Suporte e Remoção de Vírus Não consegue activar o produto Problemas com a renovação da subscrição Comprar o produto online

16 16 Soluções de suporte EMEA Como utilizar este guia Problema Serviço de assistência aos clientes Suporte técnico Suporte e Remoção de Vírus Obter informações ou apresentações do produto Adquirir uma actualização para o produto Problemas com o download do produto Solicitar a substituição de CDs e manuais com defeito Problemas durante ou depois da instalação Problemas com a ligação à Internet Não consegue enviar ou receber correio electrónico O produto exibe uma mensagem de erro Mensagens de erro do LiveUpdate Detecção e remoção de vírus ou spyware Conselhos sobre como proteger o seu computador

17 Soluções de suporte EMEA Serviço de assistência aos clientes 17 Serviço de assistência aos clientes Opções do Suporte dos Serviços de Apoio ao cliente 1 Suporte da Web 1 Suporte baseado em Correio Electrónico 1 Suporte por Telefone 1 Números do Suporte dos Serviços de Apoio ao Cliente Suporte da Web As respostas às perguntas colocadas ao serviço de assistência aos clientes podem ser consultadas no site da Web do suporte Symantec em: Para assistência com problemas relacionados com a activação ou subscrição de produtos leia o seguinte: Serviços de subscrição Os produtos Symantec Internet Security incluem um serviço de subscrição que permite receber actualizações através do LiveUpdate. Estas actualizações disponibilizam as mais recentes definições de vírus e spyware, bem como soluções e melhorias para o seu produto. O prazo do serviço de subscrição varia dependendo do produto Symantec em questão. Quando se aproximar o fim do prazo de validade do serviço de subscrição, ser-lhe-á solicitado que renove a subscrição. Abra o produto, clique em LiveUpdate e siga as instruções no ecrã. Para assistência com questões relacionadas com o serviço de subscrição, visite: Activação do produto Alguns produtos Symantec utilizam a activação do produto para proteger os utilizadores de software adulterado e pirateado. Durante o processo de instalação é-lhe solicitado que introduza uma chave de activação do produto. Normalmente, a chave do produto encontra-se num autocolante na caixa do CD. Se transferiu o produto da loja Symantec, a chave do produto está armazenada no seu computador, fazendo parte dos conteúdos transferidos. Para assistência com questões relacionadas com a activação de produtos, visite: Suporte baseado em Correio Electrónico Formulário de mensagem online do serviço de assistência aos clientes Para enviar uma mensagem electrónica ao departamento do Serviço de Apoio ao Cliente, pode utilizar o nosso formulário de mensagens online em:

18 18 Soluções de suporte EMEA Suporte por Telefone Suporte por Telefone Ser-lhe-á enviada uma resposta por correio electrónico. Se necessitar de mais assistência, contacte um representante do suporte da Symantec por telefone. Nesse site, seleccione o idioma pretendido e, em seguida, seleccione "doméstico/pequena empresa". Números do Suporte dos Serviços de Apoio ao Cliente País Código de acesso int. Número de telefone África do Sul (+27) Alemanha (+49) ou * Arábia Saudita (Apenas em inglês) (+966) Áustria (+43) Bélgica (+32) Canadá (Francês) (+1) Dinamarca (+45) Espanha (+34) Finlândia (+358) França (+33) Holanda (+31) Irlanda (+353) Israel (+972)

19 Soluções de suporte EMEA Endereço postal dos serviços de assistência ao cliente 19 País Código de acesso int. Número de telefone Itália (+39) Luxemburgo (+352) Noruega (+47) Polónia (+48) Reino Unido (+44) Suécia (+46) Suíça (+41) Endereço postal dos serviços de assistência ao cliente Symantec Consumer Support PO Box 5689 Dublin 15 Irlanda Suporte técnico Opções do Suporte Técnico 1 Suporte da Web 1 Suporte baseado em Correio Electrónico 1 Suporte por Chat 1 Suporte por Telefone Suporte da Web A Symantec disponibiliza suporte técnico GRATUITO através do seguinte site da Web: As ferramentas AutoFix encontram-se disponíveis para resolver problemas comuns do seu produto. Pode também efectuar uma procura na nossa Biblioteca de Soluções online, gratuita, para encontrar respostas para muitos problemas comuns.

20 20 Soluções de suporte EMEA Suporte baseado em Correio Electrónico Suporte baseado em Correio Electrónico Suporte por Chat Suporte por Telefone Para enviar uma mensagem de correio electrónico para um representante do Suporte Técnico, pode utilizar o nosso formulário de mensagens online em: Ser-lhe-á enviada uma resposta por correio electrónico. O suporte por chat online em tempo real com um representante do Suporte Técnico encontra-se disponível em: A Symantec disponibiliza uma serviço pago de suporte técnico por telefone. Para obter mais informações acerca de preços e políticas vigentes, visite o site da Web de suporte: País Código de acesso int. Número de telefone África do Sul (+27) Alemanha (+49) ou * Arábia Saudita (Apenas em inglês) (+966) Áustria (+43) Bélgica (+32) Canadá (Francês) (+1) (450) Dinamarca (+45) Espanha (+34) Finlândia (+358) França (+33)

21 Soluções de suporte EMEA Suporte para versões antigas e descontinuadas 21 País Código de acesso int. Número de telefone Grécia (Apenas em inglês) (+30) Irlanda (+353) Israel (+972) Itália (+39) Luxemburgo (+352) Holanda (+31) Noruega (+47) Polónia (+48) Reino Unido (+44) Suécia (+46) Suíça (+41) Turquia (Apenas em inglês) (+90) * De salientar que a nossa opção de Suporte Técnico por telefone é um serviço que envolve o pagamento de tarifas. Para obter os preços e outras informações consulte o site A Symantec Corporation reserva-se o direito de alterar o tarifário sem aviso prévio. Este é um serviço premium e é cobrado com base numa tarifa por minuto. Consulte o site para obter informações sobre os preços. Suporte para versões antigas e descontinuadas Geralmente, o suporte interactivo online e por telefone para os produtos para Utilizadores Domésticos da Symantec encontra-se disponível durante um período de dois anos após a data de edição dessa versão do produto. Por exemplo, se tem o Norton AntiVirus 2007, o suporte interactivo online e por telefone encontra-se disponível durante um período de dois anos após a edição dessa versão do produto. Depois dos serviços de suporte interactivo online e por telefone serem descontinuados para uma determinada versão do produto, pode continuar a aceder à nossa Biblioteca de Soluções de produtos no nosso site para encontrar respostas para os seus problemas.

22 22 Soluções de suporte EMEA Soluções de Vírus e Spyware Recomendamos a actualização do seu produto para a mais recente versão do mesmo com vista a receber suporte continuado para esse produto. Para mais informações, consulte a nossa política de suporte online em: Soluções de Vírus e Spyware Acha que o seu computador está infectado com spyware ou um vírus? Fornecemos conselhos especializados e resolução de problemas para identificar, eliminar e protegê-lo de qualquer ameaça ao seu computador: 1 Suporte da Web 1 Soluções por Telefone para Vírus e Spyware Suporte da Web Hoje, o ambiente online está a tornar-se cada vez mais sofisticado e complicado, bem como as ameaças que nele existem. Oferecemos-lhe as mais recentes informações de segurança. A partir do nosso site poderá: 1 Procurar gratuitamente na biblioteca de vírus e de riscos de segurança com informações e etapas de remoção para todas as ameaças. 1 Informe-se sobre os avisos de segurança que afectam o seu ambiente informático. 1 Detecção online de vírus gratuita 1 Detecção online de ameaças de segurança gratuita 1 Ferramentas de remoção gratuitas para ameaças persistentes 1 Artigos sobre segurança de computadores, cibercrime e muito mais Visite: Soluções por Telefone para Vírus e Spyware A Symantec oferece um serviço especializado de soluções para vírus e spyware que disponibiliza técnicos altamente qualificados para remover e proteger o seu sistema de qualquer ameaça, e ainda orientação sobre como melhor proteger o seu ambiente informático no futuro. Vantagens do Serviço de Soluções para Vírus e Spyware: 1 Diagnósticos de infecções por spyware ou vírus: Podemos identificar se a causa dos seus problemas é uma infecção por um vírus ou um spyware, pelo que irá saber exactamente o que tem de fazer. 1 Remoção de spyware e vírus: Alguns vírus e spyware podem incorporar-se no sistema operativo, dificultando a sua remoção, mesmo com o mais recente software de segurança. Os nossos Consultores Certificados pela Norton irão orientá-lo sobre o modo como remover mesmo os mais persistentes e maliciosos vírus ou spyware do seu sistema.

23 Soluções de suporte EMEA Suporte da Web 23 1 Respostas da maneira que deseja: Os nossos Consultores Certificados pela Norton conseguem identificar a ameaça e enviar-lhe instruções por escrito, guiá-lo através de todo o processo, ou até mesmo remover a ameaça do seu sistema via controlo remoto. (Desde que se encontre disponível uma ligação à Internet válida.) 1 Conselhos sobre como proteger o seu sistema: Para além de identificar e eliminar ameaças, os nossos Consultores Certificados pela Norton fornecem também conselhos, sugestões e truques sobre como melhor se proteger contra as cada vez mais frequentes ameaças online. 1 Acompanhamento por correio electrónico: Queremos ter a certeza que o seu problema foi solucionado. Estamos preocupados com a saúde do seu computador e a sua experiência, pelo que lhe damos a oportunidade de nos enviar comentários com vista a melhorarmos os nossos serviços. A consulta por telefone está sujeita a uma tarifa. Consulte o nosso site para obter os preços e mais informações: País Código de acesso int. Número de telefone África do Sul (+27) Alemanha (+49) Áustria (+43) Bélgica (Flamengo) (+32) Bélgica (Francês) (+32) Canadá (Francês) (+1) Dinamarca (+45) Espanha (+34) Finlândia (+358) França (+33) Irlanda (+353) Itália (+39) Holanda (+31)

24 24 Soluções de suporte EMEA Suporte da Web País Código de acesso int. Número de telefone Noruega (+47) Polónia (+48) Reino Unido (+44) Suécia (+46) Suíça (+41) ClubSymantec * De salientar que a nossa opção de serviço de remoção de vírus e spyware por telefone envolve o pagamento de tarifas. Para obter os preços e outras informações consulte o site A Symantec Corporation reserva-se o direito de alterar o tarifário sem aviso prévio. Visite o ClubSymantec e faça uma subscrição para receber gratuitamente um boletim informativo mensal do ClubSymantec Convidamo-lo a visitar o ClubSymantec, o seu centro de recursos completo e integrado para a segurança na Internet e outros tópicos relacionados com computadores. Como cliente da Symantec, pretendemos que a sua utilização do computador seja o mais segura, agradável e produtiva possível. Quer utilize o seu computador para gerir finanças pessoais, fazer compras online ou partilhar as suas mais recentes fotografias digitais com amigos e familiares, o ClubSymantec existe para que tire o máximo e melhor partido dos meios que utiliza. O nosso objectivo é fornecer continuamente as ferramentas e informações mais adequadas por forma a mantê-lo actualizado relativamente às mais recentes novidades sobre segurança na Internet. Actualizamos regularmente os sites do ClubSymantec - com novos artigos, produtos multimédia e também de suporte. O site do ClubSymantec é o lugar onde pode jogar, encontrar respostas para as suas dúvidas e, mas importante, onde pode aprender! Saiba mais em seleccionando o seu país no menu pendente da lista de países. Foram feitos todos os esforços para garantir a exactidão destas informações. No entanto, as informações aqui presentes podem estar sujeitas a alterações sem aviso prévio. A Symantec Corporation reserva-se o direito de efectuar quaisquer alterações sem aviso prévio.

25 Índice A aceder Página da Web da Symantec 14 Suporte da Symantec 14 activação 8 telefone 6 activação por telefone 6 Adobe Reader instalar 13 utilizar para visualizar o PDF 13 Ajuda aceder 12 imprimir 12 Análises 8 avisos 11 B Barra de resumo do estado 8 C categorias janela principal 8 Categorias de protecção 8 categorias no Norton 360 ver detalhes 12 CD-ROM ecrã inicial 6 iniciar a instalação 6 ler PDF do Manual do Utilizador a partir de 6 cores no Norton D detalhes janela principal 8 E estado 10 I instalação a partir da cópia transferida 5 a partir de CD 5 J janela principal cores do estado 11 links 8 mensagens do estado 11 protecção 8 resumo do estado 8 L links dos detalhes 12 M Manual do Utilizador em PDF abrir 13 em CD 13 mensagens 11 mensagens de erro 11 mensagens pop-up 11 N Norton 360 cores 11 detalhes 12 estado 10 ícone do ambiente de trabalho 7

26 26 Índice janela principal 11 P problemas de activação 6 problemas de instalação 6 R resolução de problemas activação 6 T Tarefas e Definições 8

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Preocupa-se com o nosso Ambiente,

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual do Utilizador Norton 360 Manual do Utilizador Documentação versão 1.0 Copyright 2007 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. O Software Licenciado e a Documentação são considerados software

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Preocupa-se com o nosso Ambiente,

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual do Utilizador Norton 360 Manual do Utilizador Documentação versão 1.0 Copyright 2007 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. O Software Licenciado e a Documentação são considerados software

Leia mais

Norton 360 Online Guia do Usuário

Norton 360 Online Guia do Usuário Guia do Usuário Norton 360 Online Guia do Usuário Documentação versão 1.0 Copyright 2007 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. O software licenciado e a documentação são considerados software

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Preocupa-se com o nosso Ambiente,

Leia mais

Manual do Utilizador do Norton AntiVirus

Manual do Utilizador do Norton AntiVirus Manual do Utilizador Preocupa-se com o nosso Ambiente, É o que está certo fazer. A Symantec removeu a capa deste manual para reduzir as Pegadas Ambientais dos nossos produtos. Este manual é produzido com

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Preocupa-se com o nosso Ambiente,

Leia mais

Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo.

Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Manual do Utilizador Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Preocupa-se com o nosso Ambiente, É o que está certo fazer. A Symantec removeu a capa

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual do Utilizador Norton 360 Online Manual do Utilizador Documentação versão 2.0 Copyright 2008 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. O Software Licenciado e a Documentação são considerados

Leia mais

Manual do InCD Reader

Manual do InCD Reader Manual do InCD Reader Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas comerciais Este manual e todo o respectivo conteúdo estão protegidos por direitos de autor e são propriedade da Nero AG. Todos

Leia mais

Segurança e recuperação Manual do utilizador

Segurança e recuperação Manual do utilizador Segurança e recuperação Manual do utilizador Copyright 2007-2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

Importante! Leia atentamente a secção de Activação dos serviços deste guia. As informações contidas nesta secção são essenciais para manter o seu PC protegido. MEGA DETECTION Manual de instalação rápida

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Do que necessita 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Procurar actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows

Leia mais

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada nos EUA da Microsoft Corporation. As informações aqui

Leia mais

Gestor de ligações Manual do Utilizador

Gestor de ligações Manual do Utilizador Gestor de ligações Manual do Utilizador 1.0ª Edição PT 2010 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e o logótipo Nokia Original Accessories são marcas comerciais ou marcas registadas

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual do Utilizador Norton 360 Online Manual do Utilizador Documentação versão 2.0 Copyright 2008 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. O Software Licenciado e a Documentação são considerados

Leia mais

QL-500 QL-560 QL-570 QL-650TD QL-1050

QL-500 QL-560 QL-570 QL-650TD QL-1050 QL-500 QL-560 QL-570 QL-650TD QL-1050 Manual de instalação do software Português LB9155001 Funcionalidades P-touch Editor Controlador da impressora P-touch Address Book (apenas Windows ) Introdução Torna

Leia mais

Norton 360 Guia do Usuário

Norton 360 Guia do Usuário Guia do Usuário Norton 360 Guia do Usuário Documentação versão 1.0 Copyright 2007 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. O software licenciado e a documentação são considerados software comercial

Leia mais

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. O Windows e o Windows Vista são marcas comerciais ou marcas registadas da Microsoft Corporation,

Leia mais

Resolução de avarias de MPEG

Resolução de avarias de MPEG Resolução de avarias de MPEG Esta secção é para utilizadores de cardiologia que visualizam MPEGs. Consulte os seguintes tópicos para o ajudarem a resolver problemas detectados ao visualizar MPEGs. Componentes

Leia mais

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201 Atualização, Backup e Recuperação de Software Número de Peça: 405533-201 Janeiro de 2006 Sumário 1 Atualizações de Software Recebimento Automático de Atualizações de Software HP...................................

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows 4 Passo

Leia mais

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1)

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) MICROSOFT OUTLOOK 2003 - OBJECTIVOS OBJECTIVOS: Enumerar as principais funcionalidades do Outlook; Demonstrar a utilização das ferramentas do correio electrónico;

Leia mais

GARANTIA LIMITADA DO FABRICANTE NOKIA PARA NOKIA COM WINDOWS PHONE

GARANTIA LIMITADA DO FABRICANTE NOKIA PARA NOKIA COM WINDOWS PHONE GARANTIA LIMITADA DO FABRICANTE NOKIA PARA NOKIA COM WINDOWS PHONE ATENÇÃO! Esta Garantia Limitada do Fabricante ( Garantia ) aplica-se apenas a produtos Nokia com o Windows Phone autênticos, vendidos

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Preocupa-se com o nosso Ambiente,

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. TM Norton AntiVirus Online Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Preocupa-se com o nosso Ambiente, 'É o que está certo fazer.' A Symantec removeu a capa deste manual para

Leia mais

Início Rápido. Nero BackItUp. Ahead Software AG

Início Rápido. Nero BackItUp. Ahead Software AG Início Rápido Nero BackItUp Ahead Software AG Informações sobre copyright e marcas comerciais O manual do utilizador Nero BackItUp e a totalidade do respectivo conteúdo estão protegidos por copyright e

Leia mais

Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc

Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc DOSPrinter Manual do Utilizador Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc Data última versão: 20.03.2006 Versão : 1.1 Data criação: 01.03.2006 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220

Leia mais

Manual do Utilizador do Norton 360

Manual do Utilizador do Norton 360 Manual do Utilizador Preocupa-se com o nosso Ambiente, É o que está certo fazer. A Symantec removeu a capa deste manual para reduzir as Pegadas Ambientais dos nossos produtos. Este manual é produzido com

Leia mais

2007 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People, Nseries e N77 são marcas comerciais ou marcas registadas da Nokia

2007 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People, Nseries e N77 são marcas comerciais ou marcas registadas da Nokia Nokia Lifeblog 2.5 2007 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People, Nseries e N77 são marcas comerciais ou marcas registadas da Nokia Corporation. Os nomes de outros produtos e

Leia mais

Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software

Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation

Leia mais

Norton 360 Guia do Usuário

Norton 360 Guia do Usuário Guia do Usuário Norton 360 Guia do Usuário Documentação versão 1.0 Copyright 2007 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. O software licenciado e a documentação são considerados software comercial

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Preocupa-se com o nosso Ambiente, É o que está certo fazer. A Symantec removeu a capa deste manual para reduzir as Pegadas Ambientais

Leia mais

EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2

EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2 EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2 EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem... 3 2.0

Leia mais

Norton Internet Security Guia do Usuário

Norton Internet Security Guia do Usuário Guia do Usuário Norton Internet Security Guia do Usuário O software descrito neste guia é fornecido sob um contrato de licença e pode ser usado somente conforme os termos do contrato. Documentação versão

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DA WEBCAM HP

MANUAL DO UTILIZADOR DA WEBCAM HP MANUAL DO UTILIZADOR DA WEBCAM HP v4.3.pt Part number: 5992-4251 Copyright 2008 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. A informação deste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio. As

Leia mais

NOVO Panda Antivirus 2007 Manual resumido sobre a instalação, registo e serviços Importante! Leia a secção de registo on-line deste manual atentamente. As informações contidas nesta secção são essenciais

Leia mais

IBM SmartCloud para Social Business. Manual do Utilizador do IBM SmartCloud Engage e IBM SmartCloud Connections

IBM SmartCloud para Social Business. Manual do Utilizador do IBM SmartCloud Engage e IBM SmartCloud Connections IBM SmartCloud para Social Business Manual do Utilizador do IBM SmartCloud Engage e IBM SmartCloud Connections IBM SmartCloud para Social Business Manual do Utilizador do IBM SmartCloud Engage e IBM SmartCloud

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida.

Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida. Guia do Usuário Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida. Protegemos mais usuários contra ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Cuidar de nosso meio ambiente,

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2007-2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Manual do Utilizador. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep. Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2. Data criação: 26.02.

Manual do Utilizador. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep. Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2. Data criação: 26.02. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2 Data criação: 26.02.2004 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf.

Leia mais

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Instalação e Actualização do Windows 8.1 Actualizar o BIOS, aplicações, controladores e executar o Windows Update Seleccionar o tipo de instalação Instalar

Leia mais

Fale.com. Manual do Usuário

Fale.com. Manual do Usuário Fale.com Manual do Usuário Serviço Fale.com Índice 1. Introdução 3 2. Instalando o Fale.com 3 a. Configurando o áudio para atendimento pela Internet 9 3. Configurando o Fale.com 14 4. Utilizando o Fale.com

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Norton 360TM Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Preocupa-se com o nosso Ambiente, 'É o que está certo fazer.' A Symantec removeu a capa deste manual para reduzir as

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do Usuário Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações

Leia mais

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6 Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center Versão 5.6 2006-2015 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. A menos que seja expressamente concedida por escrito, nenhuma licença será

Leia mais

Nero AG SecurDisc Viewer

Nero AG SecurDisc Viewer Manual do SecurDisc Nero AG SecurDisc Informações sobre direitos autorais e marcas registradas O manual e todo o seu conteúdo é protegido por leis de direitos autorais e são de propriedade da Nero AG.

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC OPÇÕES DE ACESSO Passo 1 Abrir o browser (Internet Explorer, Firefox ou outro) e escrever na barra de endereços mail.esmcastilho.pt ou email.esmcastilho.pt.

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS

SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS MANUAL PROTECT Versão R15 SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS Copyright GVT 2015 www.gvtprotect.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 GVT PROTECT... 3 2.1 REQUISITOS MÍNIMOS DE SISTEMA... 3 2.2 SISTEMAS OPERACIONAIS

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software

Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software Manual do utilizador Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation

Leia mais

Características da Câmara de Look 312P. Instalar a Câmara de Look 312P

Características da Câmara de Look 312P. Instalar a Câmara de Look 312P Características da Câmara de Look 312P 1 2 3 Objectiva Focagem manual através do ajuste da objectiva Bolsa Pode colocar o cabo na bolsa. Corpo dobrável Pode ajustar a Look 312P em diferentes posições.

Leia mais

Instruções para o participante no Curso de e-learning. Esquizofrenia Questões Aprofundadas

Instruções para o participante no Curso de e-learning. Esquizofrenia Questões Aprofundadas Instruções para o participante no Curso de e-learning CONTEÚDO Pág. 1 Introdução 3 2 - Aceder ao site 2.1 Entrar em www.saude-mental.net 3 2.2 Aceder ao e-learning Saúde Mental 4 2.3 Introdução do seu

Leia mais

EM4592 Repetidor WiFi de Banda Dupla de Utilização Simultânea

EM4592 Repetidor WiFi de Banda Dupla de Utilização Simultânea EM4592 Repetidor WiFi de Banda Dupla de Utilização Simultânea EM4592 Repetidor WiFi de Banda Dupla de Utilização Simultânea 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 1.2 Descrição

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

Brasil. 5. Descrição da função dos principais ícones. A. Reproduzir o arquivo.avi.

Brasil. 5. Descrição da função dos principais ícones. A. Reproduzir o arquivo.avi. Aviso importante: Instale primeiro o driver e somente então conecte a VideoCAM ExpressII à porta USB Leia este importante aviso antes da instalação 1. Instalação do software VideoCAM ExpressII 1. Insira

Leia mais

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus O SAPO Campus é uma plataforma online, disponível em http://campus.sapo.pt, que permite a comunicação e a colaboração entre membros de uma Instituição

Leia mais

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Universidade Católica Portuguesa Direcção de Sistemas de Informação Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Manual de utilização - Docentes DSI Outubro 2014 V2.6 ÍNDICE 1 OBJETIVO DESTE

Leia mais

Objectivos Gerais da Aplicação 5 Requisitos Mínimos e Recomendados 5 Processo de Instalação 6

Objectivos Gerais da Aplicação 5 Requisitos Mínimos e Recomendados 5 Processo de Instalação 6 MANUAL DO UTILIZADOR A informação contida neste manual, pode ser alterada sem qualquer aviso prévio. A Estratega Software, apesar dos esforços constantes de actualização deste manual e do produto de software,

Leia mais

Guia do Usuário. Protegemos mais usuários contra ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo.

Guia do Usuário. Protegemos mais usuários contra ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Guia do Usuário Protegemos mais usuários contra ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Cuidar de nosso meio ambiente, é a coisa certa a se fazer. A Symantec retirou a capa deste manual

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

Controlo remoto HP Media (somente em alguns modelos) Manual do utilizador

Controlo remoto HP Media (somente em alguns modelos) Manual do utilizador Controlo remoto HP Media (somente em alguns modelos) Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registadas da Microsoft Corporation

Leia mais

OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software. Guia de Instalação. Procedimento de instalação

OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software. Guia de Instalação. Procedimento de instalação OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software com SnapShot Guia de Instalação Procedimento de instalação 1. Insira o CD de instalação do OneTouch Zoom Pro na unidade de CD-ROM. NOTA: Se instalar o programa

Leia mais

Bem-vindo ao nosso mundo virtual! Guia do Portal de Ensino à Distância da Get Training 1

Bem-vindo ao nosso mundo virtual! Guia do Portal de Ensino à Distância da Get Training 1 Após uma experiência formativa de mais de 20 anos em formação presencial, e tendo sempre como princípios a inovação e a satisfação do cliente, é com grande satisfação que a Get Training implementa este

Leia mais

EM1010 R6 Adaptador de Rede USB 10/100 Mbps

EM1010 R6 Adaptador de Rede USB 10/100 Mbps EM1010 R6 Adaptador de Rede USB 10/100 Mbps EM1010 Adaptador de Rede USB 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem... 2 1.3 Antes de começar...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. EcclesiaSoft 2012. v.01

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. EcclesiaSoft 2012. v.01 MANUAL DE UTILIZAÇÃO EcclesiaSoft 2012 v.01 1 CONTEÚDO 1. Apresentação:... 4 2. Instalação... 5 3. Configurações iniciais... 5 4. Secretaria... 6 4.1. Criação de uma nova ficha... 8 4.2. Listagem de Pessoas...

Leia mais

PAINEL DE ADMINISTRADOR

PAINEL DE ADMINISTRADOR PAINEL DE ADMINISTRADOR IMPORTANTE: O Painel de administrador APENAS deverá ser utilizado pelo responsável do sistema. são: Nesta aplicação, poderá configurar todo o sistema de facturação. As opções do

Leia mais

EM4591 Repetidor Wi-Fi universal com WPS

EM4591 Repetidor Wi-Fi universal com WPS EM4591 Repetidor Wi-Fi universal com WPS 2 PORTUGUÊS EM4591 Repetidor Wi-Fi universal com WPS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 1.2 Descrição geral do dispositivo... 2 2.0 Onde

Leia mais

Partilha online 3.1. Edição 1

Partilha online 3.1. Edição 1 Partilha online 3.1 Edição 1 2008 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e Nseries são marcas comerciais ou marcas registadas da Nokia Corporation. Nokia tune é uma marca sonora

Leia mais

Bem-vindo! Mustek Systems, Inc.

Bem-vindo! Mustek Systems, Inc. Bem-vindo! Mustek Systems, Inc. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As empresas, nomes e dados utilizados nestes exemplos são fictícios, a menos que o

Leia mais

Catálogo Nacional de Compras Públicas. Manual de Fornecedores

Catálogo Nacional de Compras Públicas. Manual de Fornecedores 10 de Julho de 2009 Índice 1. Introdução... 3 1.1. Objectivo... 3 2. Fornecedor... 4 2.1. AQs/CPAs... 4 2.2. Contratos... 4 2.3. Grupos AQ/CPA... 5 3. Carregamento e Actualização do Catálogo... 7 3.1.

Leia mais

Brasil. 5. Aspecto da câmera de vídeo. A. Modo de pré-visualização. B. Foto instantânea. C. Modo de videoclipe

Brasil. 5. Aspecto da câmera de vídeo. A. Modo de pré-visualização. B. Foto instantânea. C. Modo de videoclipe Aviso importante: Instale primeiro o driver e somente então conecte a VideoCAM Messenger à porta USB Leia este importante aviso antes da instalação 1. Instalação do software VideoCAM Messenger 1. Insira

Leia mais

Guia de iniciação Bomgar B400

Guia de iniciação Bomgar B400 Guia de iniciação Bomgar B400 Documento: 043010.15 Publicado: maio de 2010 Guia de iniciação Bomgar B400 Documento: 043010.15 Publicado: maio 2010 Obrigado por utilizar a Bomgar. Na Bomgar, o atendimento

Leia mais

Simba RTF BP.qxd 05/02/2004 14:48 Page 1 Leia isto primeiro

Simba RTF BP.qxd 05/02/2004 14:48 Page 1 Leia isto primeiro Leia isto primeiro Inicie aqui Você poderá fazer o seguinte com este guia: Carregar e configurar seu computador de mão. Instalar o software Palm Desktop e outros aplicativos. Sincronizar o computador de

Leia mais

Lync Acessando o Lync Web App

Lync Acessando o Lync Web App Lync Acessando o Lync Web App Saiba como ingressar em uma reunião, quais são os recursos disponíveis, as configurações e conheça o layout do Lync Web App. Sumário Lync Web App... 1 Ingressar em uma Reunião

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

iseries Configuração de TCP/IP de Funcionamento em Rede

iseries Configuração de TCP/IP de Funcionamento em Rede iseries Configuração de TCP/IP de Funcionamento em Rede iseries Configuração de TCP/IP de Funcionamento em Rede Copyright International Business Machines Corporation 1998, 2001. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Apontamento técnico No. 6, Junho de 2014 Como Instalar e Usar WhatsApp no Computador

Apontamento técnico No. 6, Junho de 2014 Como Instalar e Usar WhatsApp no Computador Apontamento técnico No. 6, Junho de 2014 Como Instalar e Usar WhatsApp no Computador Sumário Enquadramento... 1 1. Introdução... 1 1º Passo: Instalar Bluestacks... 2 2º Passo: Aceder ao Bluestacks... 2

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

Instruções de Instalação

Instruções de Instalação knfbreader Mobile e kreader Mobile Instruções de Instalação Copyright 2008 K-NFB Reading Technology, Inc. www.knfbreader.eu Todos os direitos reservados. Os outros nomes de empresas e produtos são marcas

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Características da Câmara de Vídeo GE111

Características da Câmara de Vídeo GE111 Características da Câmara de Vídeo GE111 1 Botão de Fotografia Instantânea 2 Indicador LED 3 Objectiva Instalar a Câmara de Vídeo GE111 1. Primeiro instale o controlador e, de seguida, ligue a VideoCAM

Leia mais

Portátil Série Aspire

Portátil Série Aspire Portátil Série Aspire Guia rápido Registo do produto Ao utilizar o dispositivo pela primeira vez, recomenda-se que o registe. O registo dar-lhe-á acesso a vantagens úteis, como: Assistência mais rápida

Leia mais

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Índice 1 Acessando o Portal... 2 1.1 Verificação do Browser... 2 1.2 Entre em contato... 3 1.3 Portal Autenticado... 5 2 Meus Cursos... 6 2.1 Matriculando-se em

Leia mais

Utilizar o Office 365 no Windows Phone

Utilizar o Office 365 no Windows Phone Utilizar o Office 365 no Windows Phone Guia de Introdução Verificar e-mail Configure o seu Windows Phone para enviar e receber correio da sua conta do Office 365. Consultar o seu calendário, esteja onde

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais