APÊNDICE 6 Resultado da Pesquisa de Acessibilidade no Rio de Janeiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APÊNDICE 6 Resultado da Pesquisa de Acessibilidade no Rio de Janeiro"

Transcrição

1 APÊNDICE 6 Resultado da de Acessibilidade no Rio de Janeiro

2 Apêndice 6 Resultado da de Acessibilidade no Rio de Janeiro A pesquisa de acessibilidade foi realizada durante os meses de setembro e outubro de Ela foi planejada para cobrir a maior parte da área do município e parte dos bairros da região metropolitana do Rio de Janeiro, principalmente aqueles que possuem linhas de trem e barcas. As principais paradas/estações e todos os terminais foram visitados e entrevistados para os seguintes modos: Trem (Supervia); Teleférico Metrô; Barcas; Bus Rapid System (BRS); Bus Rapid Transit (BRT); Terminais de ônibus; Bike Rio.

3 No. 01 Modo Trem 17/09/ Central Área Centro Linha - Mapa ITS Direções Sinalização Escada Rolante Vão e Desnível Rampa Não há sinalização na entrada e na saída da estação. lotada. Não há nenhuma forma de informação ao usuário como mapas e painéis. Faltam mensagens em outros idiomas, Fontes pequenas, dificultando a leitura. Não há informações de tempo de viagem. > Falta segurança: Desnível e obstáculo entre a plataforma e o Trem; > Faltam mapas e informações na entrada; > Não há bilheteria de recarga automática; > Adicionar mapas com informações nas plataformas;

4 No. 02 Modo Trem 20/09/12 Belford Roxo Área Belford Roxo Linha Belford Roxo Mapa ITS Direções Sinalização Escada Rampa Não há sinalização na entrada e na saída da estação. Fonte (letras) das informações pequenas, dificultando a leitura. > Faltam mapas e informações na entrada; Não há sinalização com informações > Adicionar mapas com informações nas em mapas, painéis e no piso. plataformas; Faltam informações em outros idiomas. Não há rampas para usuários especiais. Não há informações de tempo de viagem.

5 No. 03 Modo Trem 11/10/12 Cavalcanti Área Cavalcanti Linha Belford Roxo Mapa ITS Direções Sinalização Escada e Rampa Escada Rampa Não há sinalização na entrada e na saída da estação. Apenas uma bilheteria, fonte (letras) das informações pequenas dificultando a leitura. Não há nenhuma forma de informação ao usuário como mapas e painéis. > Faltam mapas e informações na entrada; > Adicionar mapas com informações nas plataformas; Faltam informações em outros idiomas.

6 No. 04 Modo Trem 15/10/12 Costa Barros Área Costa Barros Linha Belford Roxo Mapa de Direções Escada Não há sinalização na entrada e na saída da estação. <Não há Imagens> > Faltam mapas e informações na entrada; Não há nenhuma forma de informação ao usuário como mapas e painéis. > Adicionar mapas com informações nas plataformas; Faltam informações em outros idiomas.

7 No. 05 Modo Trem 11/10/12 Del Castilho Área Del Castilho Linha Belford Roxo Mapa Painéis ITS Direções Escada Não há sinalização na entrada e na saída da estação. Apenas uma bilheteria, fonte (letras) das informações pequenas, dificultando a leitura. > Faltam mapas e informações na entrada; >Colocar mais informações na ; Não há nenhuma forma de informação ao usuário como mapas, painéis. Faltam informações em outros idiomas. Não há rampas de acessibilidade.

8 No. 06 Modo Trem 15/10/12 Honorio Gurgel Área Honório Gurgel Linha Belford Roxo Painéis ITS Direções Escada Rampa Não há sinalização na entrada e na saída da estação. Não há instruções sobre tarifa e bilhete; Apenas uma bilheteria. Não há nenhuma forma de informação ao usuário como mapas, painéis. Faltam informações em outros idiomas, Fontes pequenas dificultando a leitura. > Faltam mapas e informações na entrada; > Adicionar mapas com informações nas plataformas;

9 No. 07 Modo Trem 11/10/12 Mercadao de Madureira Área Madureira Linha Belford Roxo Mapa ITS Direções Sinalização Escada Rampa Não há sinalização na entrada e na saída da estação. Fonte (letras) das informações pequenas, > Faltam mapas e informações na entrada; dificultando a leitura. > Adicionar mapas com informações nas plataformas; Não há nenhuma forma de informação ao usuário como mapas, painéis. Faltam informações em outros idiomas, fontes pequenas, dificultando a leitura. Não há informações de tempo de viagem.

10 No. 08 Modo Trem 15/10/12 Pavuna/Sao Joao do Meriti Área Pavuna Linha Belford Roxo Mapa ITS DireçõesSinalização Escada Elevador Não há sinalização na entrada e na saída da estação. Fonte (letras) das informações pequenas, > Faltam mapas e informações na entrada; dificultando a leitura. Apenas uma bilheteria. > Adicionar mapas com informações nas Não há nenhuma forma de informação ao usuário como mapas e painéis. plataformas e Sinalização direção. Faltam informações em outros idiomas, fontes pequenas, dificultando a leitura, poucas informações. Não há informações de tempo de viagem.

11 No. 09 Modo Trem 11/10/12 Pilares Área Pilares Linha Belford Roxo Mapa ITS Direções Sinalização Escada Rampa Não há sinalização na entrada e na saída da estação. Apenas uma bilheteria, fonte (letras) das informações pequenas dificultando a leitura. > Faltam mapas e informações na entrada; > Adicionar mapas com informações nas plataformas e entrada; Não há nenhuma forma de informação ao usuário como mapas, painéis. Faltam informações em outros idiomas, fontes pequenas, dificultando a leitura.não há informações de tempo de viagem.

12 No. 10 Modo Trem 15/10/12 Rocha Mirea Área Rocha Mirea Linha Belford Roxo Mapa ITS Direções Painéis Escada Rampa Não há sinalização na entrada e na saída da estação. > Faltam mapas e informações na entrada; Não há identificação e Não há > Adicionar mapas com informações nas instruções sobre tarifa e bilhete. Não há nenhuma forma de plataformas; informação ao usuário como mapas e painéis. Faltam informações em outros idiomas, fontes pequenas, dificultando a leitura.

13 No. 11 Modo Trem 11/10/12 Tomas Coelho Área Tomas Coelho Linha Belford Roxo Mapa Painéis Direções ITS Escada Rampa Não há sinalização na entrada e na saída da estação. Não há identificação, fonte (letras) das informações pequenas, dificultando a leitura. > Faltam mapas e informações na entrada; > Adicionar mapas com informações nas plataformas; Não há nenhuma forma de informação ao usuário como mapas, painéis. Faltam informações em outros idiomas, fontes pequenas dificultando a leitura.

14 No. 12 Modo Trem 19/09/12 Triagem Área Rocha Linha Belford Roxo Mapa ITS Direções Sinalização Escada Vão Rampa Não há sinalização na entrada e na saída da estação. Fonte (letras) das informações > Faltam mapas e informações na entrada; pequenas dificultando a leitura. Não há nenhuma forma de informação > Adicionar mapas com informações nas ao usuário como mapas, painéis, Vão plataformas; entre o Trem e a. Faltam informações em outros idiomas.

15 No. 13 Modo Trem 15/10/12 Barros Filho Área Barros Filho Linha Belford Roxo Avisos Direções Sinalização Rampa Escada ITS Não há sinalização no entorno da estação. Apenas uma bilheteria, Fonte (letras) das informações pequenas, dificultando a leitura Não há painéis com informaçõesenenhuma informação de aproximação; Difícil acesso por usuários especiais Não há placas ou sinalização no chão. >Mapas com informções como por exemplo de saída >Sinalização/Informação no Entorno da e nas s >Informção de chegada ou painéis com horários de chegada nas plataformas Faltam informações em outros idiomas.

16 No. 14 Modo Trem 18/09/12 Paracambi Área Paracambi Paracambi Linha ITS Rampa Não há sinalização na entrada e na saída da estação. > Sinalização/Informação no Entorno da e Não há identificação. ; Não há nenhuma forma de informação > Faltam mapas e informações na entrada; ao usuário como mapas e painéis. > Adicionar mapas com informações nas Faltam informações em outros idiomas, plataformas. sem Sinalização de identificação. Não há informações de tempo de viagem.

17 No. 15 Modo Trem 15/10/12 Anchieta Área Mariapolis Linha Japeri Mapa ITS Direções Sinalização Escada Rampa Não há sinalização na entrada e na saída da estação, não há identificação. Fonte (letras) das informações > Faltam mapas e informações na entrada; pequenas dificultando a leitura. > Adicionar mapas com informações nas Não há placas ou sinalização no chão. plataformas; Faltam informações em outros idiomas.

18 No. 16 Modo Trem 18/09/12 Japeri Área Nova Belém Linha Japeri Mapa ITS Direções Sinalização Rampa Não há sinalização na entrada e na saída da estação. Fonte das Informações das tarifas são > Faltam mapas e informações na entrada; pequenas, dificultando a leitura. >Instalação de mais assentos nas platafromas; Não há nenhuma forma de informação ao > Adicionar mapas com informações nas usuário como mapas, painéis e falta assento. plataformas. Faltam informações em outros idiomas. Não há informações de tempo de viagem.

19 No. 17 Modo Trem 18/09/12 Nova Iguaçu Área Centro Linha Japeri Mapa ITS Direções Sinalização Escada Piso Irregular Não há identificação, Não há sinalização na entrada e na saída da estação. Fonte (letras) das informações pequenas dificultando a leitura. Não há nenhuma forma de informação ao usuário como mapas, painéis. Faltam informações em outros idiomas, superfície danificada/irregular. Não há informações de tempo de viagem. > Faltam mapas e informações na entrada; > Adicionar mapas com informações nas plataformas;

20 No. 18 Modo Trem 18/09/12 Queimados Área Queimados Linha Japeri ITS Sinalização Escada Rampa Não há sinalização na entrada e na saída da estação. >Não há mapas; Fonte (letras) das informações >Faltam sinalizações; pequenas, dificultando a leitura. Não há nenhuma forma de informação > Faltam mapas e informações na entrada; ao usuário como mapas e painéis. > Adicionar mapas com informações nas Faltam informações em outros plataformas; idiomas. Não há informações de tempo de viageme. Não há painéis com informações.

21 No. 19 Modo Trem 15/10/12 Ricardo de Albuquerque Área Ricardo de Albuquerque Linha Japeri Mapa ITS Direções Escada Não há sinalização na entrada e na saída da estação. Corredores estreitos e sem marcações. >Assentos muito próximos aos trens; Não há nenhuma forma de informação ao usuário como mapas, painéis, local > Faltam mapas e informações na entrada; inseguro,poucos assentos, Não há acesso > Adicionar mapas com informações nas para usuários especiais. plataformas; Faltam informações em outros idiomas.

22 No. 20 Modo Trem 15/10/12 Silva Freire Área Meier Linha Japeri Mapa ITS Sinalização Escada Fontes dos painéis são pequenas dificultando a leitura. Não há placas ou sinalização no piso, local inseguro. Faltam informações em outros idiomas. Não há rampas para pessoas com deficiência. > Pedestres caminham na adjacência da linha do Trem; > Faltam mapas e informações na entrada; > Colocar mais informações na ;

23 No. 21 Modo Trem 08/10/12 Benjamin do Monte Área Inhoaiba Linha Santa Cruz Mapa ITS Direções Painéis Escada Não há sinalização na entrada e na saída da estação. >Mapa de de difícil visibilidade; Fonte (letras) das informações pequenas dificultando a leitura. > Faltam mapas e informações na entrada; Não há nenhuma forma de informação > Adicionar mapas com informações nas ao usuário como mapas, painéis. plataformas; Faltam informações em outros idiomas.

24 No. 22 Modo Trem 08/10/12 Cosmos Área Cosmos Linha Santa Cruz Mapa ITS Avisos Painéis Rampa Desnível e Vão Escada Não há sinalização na entrada e na saída da estação. > Falta segurança: Desnível e obstáculo entre a Fonte (letras) das informações plataforma e o Trem; pequenas dificultando a leitura. A informação ao usuárioé precária, tais > Faltam mapas e informações na entrada; como, mapas, painéis esegurança. > Adicionar mapas com informações nas plataformas; Faltam informações em outros idiomas. >Acessibilidade para usuários especiais.

25 No. 23 Modo Trem 08/10/12 Inhoaiba Área Inhoaiba Linha Santa Cruz Direções Escada Falta sinalização no entorno da estação e no nome da estação, > Falta segurança: Desnível e obstáculo entre a Não há Imagens. plataforma e o Trem (segundo o relator); Não há nenhuma forma de informação ao usuário como mapas, painéis. > Faltam mapas e informações na entrada; Faltam informações em outros idiomas. Não há rampas para usuários especiais. > Adicionar mapas com informações nas plataformas;

26 No. 24 Modo Trem 08/10/12 Paciencia Área Paciencia Linha Santa Cruz Mapa ITS Painéis Escada Não há sinalização na entrada e na saída da estação. Fonte (letras) das informações > Faltam mapas e informações na entrada; pequenas dificultando a leitura. > Adicionar mapas com informações nas Não há nenhuma forma de informação plataformas; ao usuário como mapas, painéis. Faltam informações em outros idiomas.

27 No. 25 Modo Trem 24/09/12 Santa Cruz Área Santa Cruz Linha Santa Cruz Mapa ITS Escadas Vão Desnível Pessoas Deficientes Pouca sinalização na. Acessibilidade de pessoa deficiente. Fonte (letras) das informações pequenas dificultando a leitura. Não há nenhuma forma de informação ao usuário como mapas, painéis, informação aos deficientes. Faltam informações em outros idiomas. > Falta segurança: Desnível e obstáculo entre a plataforma e o Trem; > Faltam mapas e informações na entrada; > Adicionar mapas com informações nas plataformas;

28 No. 26 Modo Trem 08/10/12 Tancredo Neves Área Santa Cruz Linha Santa Cruz ITS Painéis Não há sinalização na entrada e na saída da estação. >Pouca sinalização na estação; Fonte (letras) das informações pequenas dificultando a leitura. > Faltam mapas e informações na entrada; Não há Imagens. Sem Mapa. >Falta segurança para os usuários como polícia e Faltam informações em outros idiomas. Sem segurança. Foram observados usuários de drogas. câmeras.

29 No. 27 Modo Trem 19/09/12 Bonsucesso TIM Área Bonsucesso Linha Saracuruna Painéis Direções Quiosque de Informação Escada Rolante e Sinalização Elevador ITS Melhorar acessebilidade para pessoas com deficiência física. >Não há mapas na entrada da ; Fonte (letras) das informações > Faltam mapas e informações na entrada; pequenas dificultando a leitura. > Não há bilheteria de recarga automática; Não há nenhuma forma de informação > Acessibilidade para usuários especiais na ao usuário como mapas, painéis. entrada. Faltam mensagens em outros idiomas, fontes pequenas dificultando a leitura. Instrução de transferência para o teleférico.

30 No. 28 Modo Trem 11/10/12 Bras de Pina Área Bras de Pina Linha Saracuruna Painéis ITS Direções Escada Perigo segurança Não há sinalização na entrada e na saída da estação. >Perigo para a segurança entre a plataforma e o Não há instruções sobre tarifa e trem; bilhete. Não há nenhuma forma de informação > Faltam mapas e informações na entrada; ao usuário como mapas, painéis. > Adicionar mapas com informações nas Faltam informações em outros plataformas; idiomas.

31 No. 29 Modo Trem 11/10/12 Cordovil Área Cordovil Linha Saracuruna Painéis ITS Direções Escada Não há sinalização na entrada e na saída da estação. Não há informação de direção. >Pouca sinalização na estação; >Não há mapas in entrance e; Não há nenhuma forma de informação > Faltam mapas e informações na entrada; ao usuário como mapas, painéis. > Adicionar mapas com informações nas Faltam informações em outros plataformas; idiomas.

32 No. 30 Modo Trem 21/09/12 Gramacho Área Vila Sarapui - Duque de Caxias Linha Saracuruna <Não há Imagens> Mapa ITS Direções e Sinalização Escada Rampa <Não há Imagens> Fonte (letras) das informações pequenas, dificultando a leitura. Não há nenhuma forma de informação ao usuário como mapas, painéis. Faltam informações em outros idiomas. > Faltam mapas e informações na entrada; > Adicionar mapas com informações nas plataformas;

33 No. 31 Modo Trem 10/10/12 Manguinhos Área Manguinhos Linha Saracuruna Mapa ITS Direções e Sinalização Escada Rolante Escada Elevador Não há sinalização na entrada e na saída da estação. > Faltam mapas e informações na entrada; Fonte (letras) das informações > Sinalização de direção no piso. pequenas dificultando a leitura. <Não há Imagens>

34 No. 32 Modo Trem 10/10/12 Olaria Área Olaria Linha Saracuruna Mapas ITS Direções Escada Vão e Desnível Piso Irregular Não há sinalização na entrada e na saída da estação. >Segurança dos passageiros:desnível entre plataforma e o trem; Não há instruções sobre tarifa e bilhete. > Faltam mapas e informações na entrada; Não há placas ou sinalização no piso. > Adicionar mapas com informações nas Faltam informações em outros plataformas; idiomas.

35 No. 33 Modo Trem 11/10/12 Parada de Lucas Área Parada de Lucas Linha Saracuruna <Não há Imagens> Direções Painéis Escada Rampa <Não há Imagens> <Não há Imagens> Faltam informações em outros idiomas. >Pouca sinalização na estação; > Faltam mapas e informações na entrada;

36 No. 34 Modo Trem 11/10/12 Penha Circular Área Penha Linha Saracuruna Mapa Direções Escada Não há sinalização na entrada e na saída da estação. >Pouca sinalização na estação; Falta de padronização. Não há placas ou sinalização no chão, > Faltam mapas e informações na entrada; passagem estreita para usuários. > Adicionar mapas com informações nas Faltam informações em outros plataformas; idiomas.

37 No. 35 Modo Trem 10/10/12 Penha Área Penha Linha Saracuruna Painéis ITS Direções Escada Não há sinalização na entrada e na saída da estação. >Pouca Sinalização/Informação no Entorno da Fonte (letras) das informações ; pequenas, dificultando a leitura. > Faltam mapas e informações na entrada; Não há nenhuma forma de informação > Adicionar mapas com informações nas ao usuário como mapas, painéis. plataformas; Faltam informações em outros idiomas. Não há rampas para pessoas com deficiência.

38 No. 36 Modo Trem 10/10/12 Ramos Área Ramos Linha Saracuruna Mapa ITS Direções Painéis Escada Não há sinalização na entrada e na saída da estação. Fontes dos painéis são pequenas dificultando a leitura. Não há nenhuma forma de informação ao usuário como mapas, painéis e alerta de segurança na plataforma. Faltam informações em outros idiomas, má conservação e suja. >Passagem para pedestre muito estreita e perigosa; > Faltam mapas e informações na entrada; > Adicionar mapas com informações nas plataformas; >Falta manutenção na estação;

39 No. 37 Modo Trem 21/09/12 Saracuruna Parque Uruguaiana, Duque de Saracuruna Área Linha Caxias Mapa ITS Painéis Direções Rampa Escada Vão e Desnível Não há sinalização na entrada e na saída da estação. > Falta segurança: Desnível e obstáculo entre a Fonte (letras) das informações plataforma e o Trem; pequenas, dificultando a leitura. Não há nenhuma forma de informação > Faltam mapas e informações na entrada; ao usuário como mapas, painéis. > Adicionar mapas com informações nas Faltam informações em outros idiomas.não há informações de tempo de viagem. plataformas;

TABELA DE PREÇO ZONA SUL 1 PREÇOS À VISTA FATURADO TABELA DE PREÇO ZONA SUL 2 PREÇOS À VISTA FATURADO

TABELA DE PREÇO ZONA SUL 1 PREÇOS À VISTA FATURADO TABELA DE PREÇO ZONA SUL 2 PREÇOS À VISTA FATURADO FAVOR LER TODAS AS INFORMAÇÕES COM ATENÇÃO ORIGEM CENTRO TABELA DE PREÇO CENTRO 1 PREÇOS À VISTA FATURADO CASTELO LAPA BAIRRO DE FÁTIMA GAMBOA SANTO CRISTO SAÚDE CIDADE NOVA SANTA TEREZA CENTRO NORMAL

Leia mais

Angra dos Reis Barra do Piraí Barra Mansa Engenheiro Paulo de Frontim Itatiaia Mendes Miguel Pereira Parati Paty dis Alferes

Angra dos Reis Barra do Piraí Barra Mansa Engenheiro Paulo de Frontim Itatiaia Mendes Miguel Pereira Parati Paty dis Alferes Jurisdição das cidades da 7ª Região. Delegacia Cidade/Bairro* Angra dos Reis Barra do Piraí Barra Mansa Engenheiro Paulo de Frontim Itatiaia Mendes Miguel Pereira Parati Paty dis Alferes Pinheiral Pirai

Leia mais

* RIO DE JANEIRO, PETRÓPOLIS, NOVA IGUAÇU, NITERÓI, SÃO GONÇALO E CAMPOS DOS GOYTACAZES. SENAC - Madureira Centro Universitário Celso Lisboa - Sampaio

* RIO DE JANEIRO, PETRÓPOLIS, NOVA IGUAÇU, NITERÓI, SÃO GONÇALO E CAMPOS DOS GOYTACAZES. SENAC - Madureira Centro Universitário Celso Lisboa - Sampaio * RIO DE JANEIRO, PETRÓPOLIS, NOVA IGUAÇU, NITERÓI, SÃO GONÇALO E CAMPOS DOS GOYTACAZES ABOLICAO ACARI AGUA SANTA ALTO DA BOA VISTA ANCHIETA * ANDARAÍ ANIL ARPOADOR BAIRRO DE FATIMA BANCARIOS * BANGU BARRA

Leia mais

www.supervia.com.br 1

www.supervia.com.br 1 www.supervia.com.br 1 Trens Urbanos no Rio de Janeiro Histórico Antes da privatização, sob condições de transporte inadequadas, o número de passageiros caiu consistentemente Média de passageiros dias úteis

Leia mais

Black Box Courrier Serviços de Entregas Rápidas LTDA - ME

Black Box Courrier Serviços de Entregas Rápidas LTDA - ME Rio de Janeiro, maio de 2012. A Black Box Courrier teve o início de suas atividades no ano de 2010, com sua sede em Botafogo, no município do Rio de Janeiro. Seus sócios fundadores almejando o crescimento,

Leia mais

RESOLUÇÃO SMTR Nº 2437 DE 14 DE JANEIRO DE 2014

RESOLUÇÃO SMTR Nº 2437 DE 14 DE JANEIRO DE 2014 Diário Oficial nº : 205 Data de publicação: 15/01/2014 Matéria nº : 135938 RESOLUÇÃO SMTR Nº 2437 DE 14 DE JANEIRO DE 2014 O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES, no uso de suas atribuições legais, Autoriza

Leia mais

ANEXO II DIRETRIZES PARA A REESTRUTURAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DO RIO DE JANEIRO

ANEXO II DIRETRIZES PARA A REESTRUTURAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DO RIO DE JANEIRO ANEXO II DIRETRIZES PARA A REESTRUTURAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DO RIO DE JANEIRO 1. Perspectiva para o Sistema de Transporte Futuro 1.1. Introdução 1.2. Definições 2. Política Tarifária 3. Tecnologias

Leia mais

Colocação de Portas Em Geral Rj

Colocação de Portas Em Geral Rj Colocação de Portas Em Geral Rj Informação do Vendedor Nome: Obras e Reformas Rj Nome: Obras Apelido: e Reformas Rj Detalhes do Anúncio Comum Titulo: Colocação de Portas Em Geral Rj Preço: R$ 000.00 Condição:

Leia mais

Endereços e telefones

Endereços e telefones Endereços e telefones Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Sede da Procuradoria-Geral de Justiça) Avenida Marechal Câmara, nº 370, Centro, Rio de Janeiro, RJ CEP: 20020-080 Telefone: 2550-9050

Leia mais

ATO DO SECRETÁRIO RESOLUÇÃO SMTR Nº 2432 DE 10 DE JANEIRO DE 2014

ATO DO SECRETÁRIO RESOLUÇÃO SMTR Nº 2432 DE 10 DE JANEIRO DE 2014 Diário Oficial nº : 203 Data de publicação: 13/01/2014 Matéria nº : 135434 ATO DO SECRETÁRIO RESOLUÇÃO SMTR Nº 2432 DE 10 DE JANEIRO DE 2014 O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES, no uso de suas atribuições

Leia mais

Cinco setores industriais mais importantes nos municípios que compõem o Fórum da Baixada

Cinco setores industriais mais importantes nos municípios que compõem o Fórum da Baixada Cinco setores industriais mais importantes nos municípios que compõem o Fórum da Baixada # Divisão de Atividade Econômica, segundo classificação CNAE - versão 2.0 Fórum da Baixada - Total de Atividades

Leia mais

PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO - PDTU - SETEMBRO - 2014

PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO - PDTU - SETEMBRO - 2014 PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO - PDTU - SETEMBRO - 2014 Os Relatórios Técnicos emitidos encontram-se disponíveis no site da Secretaria de Estado de Transportes: www.rj.gov.br/web/setrans

Leia mais

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil Allan Blanco Carnevale Gabriela de Sousa Magalhes Adriana Lenine Januário Light Serviços

Leia mais

Histórico MISSÃO VALORES VISÃO INVESTIMENTOS

Histórico MISSÃO VALORES VISÃO INVESTIMENTOS Histórico A concessão do transporte ferroviário urbano de passageiros na Região Metropolitana do Rio de Janeiro foi levada a leilão pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em de julho de 1998, e arrematada

Leia mais

Colunagem Standard e Tablóide (Pág. Standard: 6 col x 52 cm - Pág. Tabloide: 5 col x 29cm)

Colunagem Standard e Tablóide (Pág. Standard: 6 col x 52 cm - Pág. Tabloide: 5 col x 29cm) Colunagem e Tablóide (Pág. : 6 col x 52 cm Pág. Tabloide: 5 col x 29cm) Primeiro Caderno, Segundo Caderno, Prosa e Verso, Morar Bem, Carro Etc., Boa Chance e Ela Primeiro Caderno Vida Ganha Tablóide Jogo

Leia mais

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now. PORTARIA DETRO/PRES. N O 983 DE 14 DE JANEIRO DE 2010 (publicada em 15 de janeiro de 2010) DISPÕE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS DO TIPO PISO BAIXO NO SISTEMA INTERMUNICIPAL DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE

Leia mais

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO DE NOVEMBRO DE 212 I INTRODUÇÃO O objetivo deste relatório é analisar os resultados da Pesquisa ADEMI no mês de novembro de 212 no que diz respeito ao VSO

Leia mais

Unidade: Política Habitacional e o Direito à Moradia Digna.

Unidade: Política Habitacional e o Direito à Moradia Digna. OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES, AÇÃO URBANA E FUNDAÇÃO BENTO RUBIÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS E O DIREITO À CIDADE Unidade: Política Habitacional e o Direito à Moradia Digna. Módulo III - A

Leia mais

PROJETO CENTRAL ACELERAÇÃO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO RIO NO RIO DE JANEIRO

PROJETO CENTRAL ACELERAÇÃO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO RIO NO RIO DE JANEIRO PROJETO CENTRAL ACELERAÇÃO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO RIO NO RIO DE JANEIRO Custo Econômico Implantação Manutenção Operação $ CUSTO SOCIAL Externalidades Poluição Acidentes Ocupação do solo Ruído Congestionamento

Leia mais

SECRETARIA DE TRANSPORTES

SECRETARIA DE TRANSPORTES THE BRITISH CHAMBER OF COMMERCE AND INDUSTRY IN BRAZIL - BRITCHAM INVESTIMENTOS E PROJETOS DE MOBILIDADE NO RIO DE JANEIRO Julio Lopes Secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro Maio 2012 EVOLUÇÃO

Leia mais

BAIRRO das 06h00 das 21h00 1 ABOLIÇÃO R$ 34,50 R$ 41,00 2 ACARI R$ 60,50 R$ 73,00 3 ÁGUA SANTA R$ 37,00 R$ 44,00

BAIRRO das 06h00 das 21h00 1 ABOLIÇÃO R$ 34,50 R$ 41,00 2 ACARI R$ 60,50 R$ 73,00 3 ÁGUA SANTA R$ 37,00 R$ 44,00 RESOLUÇÃO SMTR Nº 2212 DE 29 DE MARÇO DE 2012 Autoriza o reajuste das tarifas do Serviço de Transporte de Passageiros em Veículos de Aluguel a Taxímetro com origem no Terminal Internacional de Cruzeiros

Leia mais

SECRETARIA DE TRANSPORTES

SECRETARIA DE TRANSPORTES ADEMI REQUALIFICAÇÃO URBANA INVESTIMENTOS NO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS NO RIO DE JANEIRO E OS PLANOS DE EXPANSÃO Julio Lopes Secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro Outubro 2012 Nossa Meta

Leia mais

PROJETO ITICs Interação com as Tecnologias de Informação e Comunicação na Comunidade Escolar

PROJETO ITICs Interação com as Tecnologias de Informação e Comunicação na Comunidade Escolar PROJETO ITICs Interação com as Tecnologias de Informação e Comunicação na Comunidade Escolar 1 INTRODUÇÃO 2 Informações TécnicasT OBJETIVO METODOLOGIA TÉCNICA Conhecer a utilização das diversas tecnologias

Leia mais

Evolução do congestionamento

Evolução do congestionamento Evolução do congestionamento Crescimento populacional estável Taxa de motorização crescente 2025 2005 Surgimento de novos pólos de atração de viagens Deslocamentos na cidade Rede de transporte para 2016

Leia mais

1/14. Polícia Civil Principais Ocorrências Vítimas Estado RJ por DPs 2010 Números Absolutos

1/14. Polícia Civil Principais Ocorrências Vítimas Estado RJ por DPs 2010 Números Absolutos 1/14 1a. DP 4a. DP 5a. DP 6a. DP 7a. DP 9a. DP 10a. DP 12a. DP 13a. DP Totais Praça Mauá Praça da República Mem de Sá Cidade Nova Santa Teresa Catete Botafogo Copacabana Ipanema Homicídio doloso (total)

Leia mais

Rede de transporte em 2010

Rede de transporte em 2010 Mobilidade Carioca Rede de transporte em 2010 trem metrô Rede de transporte em 2012 trem metrô BRT Rede de transporte em 2014 trem metrô BRT Rede de transporte em 2016 trem metrô BRT VLT Rede de transporte

Leia mais

DESAFIOS PARA A MOBILIDADE URBANA JOÃO BRAGA

DESAFIOS PARA A MOBILIDADE URBANA JOÃO BRAGA DESAFIOS PARA A MOBILIDADE URBANA JOÃO BRAGA Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano Recife Caso você fosse o gestor, quais seriam suas principais intervenções no trânsito do Recife? SE A SITUAÇÃO

Leia mais

Bilhete Único. Informações úteis para profissionais do transporte de passageiros por ônibus

Bilhete Único. Informações úteis para profissionais do transporte de passageiros por ônibus Bilhete Único Informações úteis para profissionais do transporte de passageiros por ônibus Nós, da Universidade Corporativa do Transporte (UCT), juntamente com a RioCard, trabalhamos nesta cartilha para

Leia mais

Planejamento operacional da prefeitura para o Rock in Rio. Interdições começaram às 10h desta sexta-feira, dia 18/09

Planejamento operacional da prefeitura para o Rock in Rio. Interdições começaram às 10h desta sexta-feira, dia 18/09 Sexta-feira 18/09/2015 39 19 Planejamento operacional da prefeitura para o Rock in Rio. Interdições começaram às 10h desta sexta-feira, dia 18/09 A Prefeitura do Rio divulgou o esquema operacional para

Leia mais

O METRÔ DO SÉCULO XXI

O METRÔ DO SÉCULO XXI O METRÔ DO SÉCULO XXI setembro / 2006 Histórico I nício de atividade: março de 1979 Privatização da operação: abril de 1998 Principais dados operacionais Linha 1: Extensão de 13,9 km, 16 trens de 6 carros

Leia mais

PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO - PDTU AGOSTO - 2014

PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO - PDTU AGOSTO - 2014 PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO - PDTU AGOSTO - 2014 NO PAÍS, OS INCIPIENTES SISTEMAS PÚBLICOS DE PLANEJAMENTO FORAM DESMOBILIZADOS, SEUS QUADROS FUNCIONAIS SÃO MÍNIMOS.

Leia mais

Os custos da (i)mobilidade nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo

Os custos da (i)mobilidade nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo Gerência de Competitividade Industrial e Investimentos Nº 3 Os custos da (i)mobilidade nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo As Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro 1 e de São Paulo

Leia mais

Guia de operação especial ônibus

Guia de operação especial ônibus Guia de operação especial ônibus Operação especial Mapa com bloqueios no entorno do Maracanã e pontos de parada Devido ao evento, o itinerário de alguns ônibus será alterado nos dias 15, 18, 22, 25 e 28

Leia mais

DESC_UF DESC_ESTACAO CIDADE Bairro Rio de Janeiro EJ - Duque de Caxias Duque de Caxias Parque Senhor do Bonfim Rio de Janeiro EJ - Duque de Caxias

DESC_UF DESC_ESTACAO CIDADE Bairro Rio de Janeiro EJ - Duque de Caxias Duque de Caxias Parque Senhor do Bonfim Rio de Janeiro EJ - Duque de Caxias DESC_UF DESC_ESTACAO CIDADE Bairro Rio de Janeiro EJ - Duque de Caxias Duque de Caxias Parque Senhor do Bonfim Rio de Janeiro EJ - Duque de Caxias Duque de Caxias Vila Itamarati Rio de Janeiro EJ - Duque

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública sobre Transportes Coletivos

Pesquisa de Opinião Pública sobre Transportes Coletivos Pesquisa de Opinião Pública sobre Transportes Coletivos Realizada por encomenda da Especificações Período de campo: setembro de 2004 Universo: população geral, com idade entre 16 e 64 anos (inclusive),

Leia mais

RELATÓRIO. Comissão Permanente Intersetorial de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. Avaliação de mobilidade e Acessibilidade Unidades de Saúde

RELATÓRIO. Comissão Permanente Intersetorial de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. Avaliação de mobilidade e Acessibilidade Unidades de Saúde RELATÓRIO Comissão Permanente Intersetorial de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência Avaliação de mobilidade e Acessibilidade Unidades de Saúde Local: ARE Ambulatório Regional de Especialidades Data:

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Graduação Tecnológica em Logística

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Graduação Tecnológica em Logística Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Graduação Tecnológica em Logística A presente pesquisa foi realizada em março de 2012, nos campi: Duque de Caxias,

Leia mais

SUPERVIA EM TRANSFORMAÇÃO

SUPERVIA EM TRANSFORMAÇÃO SUPERVIA EM TRANSFORMAÇÃO 1 SUPERVIA EM TRANSFORMAÇÃO Força trabalho 3.835 profissionais Frota atual Operacional: 163 Abrangência 12 Municípios Operação Pontualidade: > 92% Com ar condicionado: 59 270

Leia mais

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro 1

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro 1 Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro 1 Análise Preliminar da Área Total Licenciada - 2º Trimestre de 2007 O 2º trimestre de 2007 registrou uma área total licenciada na ordem de 1.043 mil m², o que representa

Leia mais

Obras para construção do BRT Transbrasil planejamento de trânsito

Obras para construção do BRT Transbrasil planejamento de trânsito Quinta-Feira 14/05/15 27 17 Informações sobre o trânsito em tempo real no Twitter: www.twitter.com/operacoesrio Obras para construção do BRT Transbrasil planejamento de trânsito A Prefeitura do Rio por

Leia mais

RELATÓRIO DE VISITA ÀS ESTAÇÕES DE TREM DA SUPERVIA REALENGO BANGU CAMPO GRANDE SANTA CRUZ AVERIGUAÇÃO DO GRAU DE ACESSIBILIDADE

RELATÓRIO DE VISITA ÀS ESTAÇÕES DE TREM DA SUPERVIA REALENGO BANGU CAMPO GRANDE SANTA CRUZ AVERIGUAÇÃO DO GRAU DE ACESSIBILIDADE RELATÓRIO DE VISITA ÀS ESTAÇÕES DE TREM DA SUPERVIA REALENGO BANGU CAMPO GRANDE SANTA CRUZ AVERIGUAÇÃO DO GRAU DE ACESSIBILIDADE Rio de Janeiro 12 de Março de 2010 Este relatório foi produzido por Amarildo

Leia mais

29 de julho de 2014. 1ª Reunião do Observatório da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte

29 de julho de 2014. 1ª Reunião do Observatório da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte 1ª Reunião do Observatório da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte Mesa 1: Acessibilidade e qualidade do transporte coletivo e das calçadas de Belo Horizonte Em que medida o PlanMob-BH considerou e avançou

Leia mais

Vá de ônibus para o Show do One Direction! Dia 08 de Maio de 2014, Quinta Horário: 9:00 às 0:00

Vá de ônibus para o Show do One Direction! Dia 08 de Maio de 2014, Quinta Horário: 9:00 às 0:00 1 O Rio Ônibus através das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro estarão operando no dia 08 de Maio de 2014, uma linha especial entre o Terminal Alvorada e o Parque dos Atletas, local onde ocorrerá

Leia mais

Mobilidade Carioca. BRTs e a rede integrada de transportes de alta capacidade da cidade

Mobilidade Carioca. BRTs e a rede integrada de transportes de alta capacidade da cidade Mobilidade Carioca Mobilidade Carioca BRTs e a rede integrada de transportes de alta capacidade da cidade Rede de Transporte em 2010 trem metrô Rede de Transporte em 2012 trem metrô BRT Rede de Transporte

Leia mais

ACESSIBILIDADE EM ARENAS MULTIUSO

ACESSIBILIDADE EM ARENAS MULTIUSO ACESSIBILIDADE EM ARENAS MULTIUSO Um Check-list! Uma arena multiuso, na maioria das vezes utilizada para jogos de futebol (daí sua importância capital na sociedade brasileira), deve partir de premissa

Leia mais

Estudo Estratégico n o 6. Mobilidade urbana e mercado de trabalho na Região Metropolitana do Rio de Janeiro Danielle Carusi Machado e Vitor Mihessen

Estudo Estratégico n o 6. Mobilidade urbana e mercado de trabalho na Região Metropolitana do Rio de Janeiro Danielle Carusi Machado e Vitor Mihessen Estudo Estratégico n o 6 Mobilidade urbana e mercado de trabalho na Região Metropolitana do Rio de Janeiro Danielle Carusi Machado e Vitor Mihessen PANORAMA GERAL Processo de urbanização: expansão territorial

Leia mais

transporte lugar adequado morar, trabalhar e viver dignidade acesso à habitação mobilidade trânsito seguro serviços e equipamentos urbanos

transporte lugar adequado morar, trabalhar e viver dignidade acesso à habitação mobilidade trânsito seguro serviços e equipamentos urbanos INFRAESTRUTURA VIÁRIA, APRESENTANDO O SISTEMA DE TELEFÉRICO NO COMPLEXO DO ALEMÃO COMO ALTERNATIVA, BEM SUCEDIDA PARA TRANSPORTE MASSIVO PARA BAIXA RENDA. O transporte por teleférico para o complexo do

Leia mais

AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA:ELEMENTO CHAVE PARA GESTÃO DOS FLUXOS

AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA:ELEMENTO CHAVE PARA GESTÃO DOS FLUXOS AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA:ELEMENTO CHAVE PARA GESTÃO DOS FLUXOS Barbosa, Maria Beatriz; Fortes, Melissa Belato; Fischer, Ligia C. Projeto de Estações e Gestão dos Serviços de Transporte A gestão das estações

Leia mais

ANEXO 19 - RIO DE JANEIRO

ANEXO 19 - RIO DE JANEIRO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TERMO DE REFERÊNCIA SERVIÇOS DE EXERCITAÇAO DAS URNAS ELETRONICAS ANEXO - RIO DE JANEIRO BRASÍLIA, AGOSTO DE 2. ANEXO - RIO DE JANEIRO Tribunal Superior E làtoral

Leia mais

Válida a partir de 1º de abril de 2015

Válida a partir de 1º de abril de 2015 Válida a partir de 1º de abril de 2015 Seção dos Classificados Imóveis Compra e Venda ZONA CENTRO B. Fátima, Catumbi, Centro, Cidade Nova, Gamboa, Lapa, Santo Cristo e Saúde 1ZC 2ZC ZONA SUL 1 Botafogo,

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DOS NÍVEIS DE ACESSIBILIDADE DAS REGIÕES ADMINISTRATIVAS DO RIO DE JANEIRO, COM FOCO NO TRANSPORTE PÚBLICO DE MASSA

ANÁLISE COMPARATIVA DOS NÍVEIS DE ACESSIBILIDADE DAS REGIÕES ADMINISTRATIVAS DO RIO DE JANEIRO, COM FOCO NO TRANSPORTE PÚBLICO DE MASSA ANÁLISE COMPARATIVA DOS NÍVEIS DE ACESSIBILIDADE DAS REGIÕES ADMINISTRATIVAS DO RIO DE JANEIRO, COM FOCO NO TRANSPORTE PÚBLICO DE MASSA Paulo Roberto Grossi Dias Morales 1 Marcio de Almeida D'Agosto 1

Leia mais

VESTIBULAR ESTADUAL º EXAME DE QUALIFICAÇÃO

VESTIBULAR ESTADUAL º EXAME DE QUALIFICAÇÃO DISTRIBUIÇÃO DE CANDIDATOS POR / DO I II III IV V VI PORTUÁRIA CENTRO RIO COMPRIDO BOTAFOGO COPACABANA LAGOA CAJU 1 1 4 18 40 64 GAMBOA 0 0 3 11 8 22 SANTO CRISTO 0 1 12 13 25 51 SAÚDE 0 0 2 11 11 24 1

Leia mais

DESC_UF DESC_ESTACAO CIDADE Bairro INSCRICAO Rio de Janeiro EJ - Duque de Caxias Duque de Caxias Jardim Olavo Bilac 343103 Rio de Janeiro EJ - Duque

DESC_UF DESC_ESTACAO CIDADE Bairro INSCRICAO Rio de Janeiro EJ - Duque de Caxias Duque de Caxias Jardim Olavo Bilac 343103 Rio de Janeiro EJ - Duque DESC_UF DESC_ESTACAO CIDADE Bairro INSCRICAO Rio de Janeiro EJ - Duque de Caxias Duque de Caxias Jardim Olavo Bilac 343103 Rio de Janeiro EJ - Duque de Caxias Duque de Caxias Carolina 334059 Rio de Janeiro

Leia mais

VESTIBULAR ESTADUAL º EXAME DE QUALIFICAÇÃO

VESTIBULAR ESTADUAL º EXAME DE QUALIFICAÇÃO DISTRIBUIÇÃO DE CANDIDATOS POR / DO I II III IV V VI PORTUÁRIA CENTRO RIO COMPRIDO BOTAFOGO COPACABANA LAGOA CAJU 2 7 10 23 59 101 GAMBOA 0 2 3 13 10 28 SANTO CRISTO 0 3 12 15 31 61 SAÚDE 0 4 8 6 6 24

Leia mais

Fechamento de acessos ao Centro começam na noite desta sexta-feira, 06 de setembro

Fechamento de acessos ao Centro começam na noite desta sexta-feira, 06 de setembro Fechamento de acessos ao Centro começam na noite desta sexta-feira, 06 de setembro Mudanças serão implantadas para a instalação de vigas no Viaduto do Gasômetro e para o Desfile Cívico Na noite desta sexta-feira

Leia mais

VESTIBULAR ESTADUAL º EXAME DE QUALIFICAÇÃO

VESTIBULAR ESTADUAL º EXAME DE QUALIFICAÇÃO DISTRIBUIÇÃO DE CANDIDATOS POR / I II III IV V VI PORTUÁRIA CENTRO RIO COMPRIDO BOTAFOGO COPACABANA LAGOA CAJU - 6 9 31 79 125 GAMBOA - 1 6 10 20 37 SANTO CRISTO - 3 7 24 32 66 SAÚDE - 3 3 4 15 25 0 13

Leia mais

Mergulhão da Praça XV está interditado e a Av. Rio Branco opera em mão dupla, do Aterro à Av. Presidente Vargas

Mergulhão da Praça XV está interditado e a Av. Rio Branco opera em mão dupla, do Aterro à Av. Presidente Vargas Mergulhão da Praça XV está interditado e a Av. Rio Branco opera em mão dupla, do Aterro à Av. Presidente Vargas A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), da CET-Rio,

Leia mais

Rio Estudos Levantamento de população em situação de rua

Rio Estudos Levantamento de população em situação de rua Rio Estudos Levantamento de população em situação de rua 1 Abertura A Prefeitura do Rio de Janeiro publica, nesta edição do Rio Estudos, o resultado do 2º levantamento realizado pela Secretaria Municipal

Leia mais

NºLINHA VISTA ITINERÁRIO FUTURO

NºLINHA VISTA ITINERÁRIO FUTURO NºLINHA VISTA ITINERÁRIO FUTURO 100D 101C 101D 102C 103C 107C 1102C 1111C 111C 112B 112C 113B 1140B 114B 115B 119B 120B 122B NITEROI X PRACA XV CENTRAL X DUQUE DE CAXIAS (VIA VIGARIO GERAL) NITEROI X CASTELO

Leia mais

Esquema operacional de trânsito para a construção do BRT TransBrasil

Esquema operacional de trânsito para a construção do BRT TransBrasil Esquema operacional de trânsito para a construção do BRT TransBrasil Desde sábado, dia 10 de janeiro, a Avenida Brasil tem 2,5 faixas interditadas no trecho Caju e Manguinhos A Prefeitura do Rio, por meio

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Presidente DESEMBARGADOR LUIZ ZVEITER. Vice - Presidente DESEMBARGADORA LETICIA DE FARIA SARDAS

Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Presidente DESEMBARGADOR LUIZ ZVEITER. Vice - Presidente DESEMBARGADORA LETICIA DE FARIA SARDAS Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro Presidente DESEMBARGADOR LUIZ ZVEITER Vice - Presidente DESEMBARGADORA LETICIA DE FARIA SARDAS Corregedor JUIZ ANTONIO AUGUSTO DE TOLEDO GASPAR Diretora -

Leia mais

3ª Conferência de Logística Brasil - Alemanha

3ª Conferência de Logística Brasil - Alemanha 3ª Conferência de Logística Brasil - Alemanha Henrique Futuro Assessor Agência Metropolitana de Transportes Urbanos Rio Setembro de 2011 Panorama Location: southeast of Brazil (57% of the GNP); Area: 43.910

Leia mais

II O Concurso destina-se ao preenchimento de 200 vagas, bem como daquelas que surgirem no decorrer do prazo de validade do Concurso.

II O Concurso destina-se ao preenchimento de 200 vagas, bem como daquelas que surgirem no decorrer do prazo de validade do Concurso. DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO COORDENAÇÃO GERAL DO ESTÁGIO FORENSE XXXIX CONCURSO PARA ADMISSÃO AO ESTÁGIO FORENSE DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EDITAL *A Coordenadora

Leia mais

TRANSCARIOCA PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK. Terminal Fundão Aroldo Melodia. Aeroporto Galeão. Viaduto Luiz Carlos da Vila. Ponte Pereira Passos

TRANSCARIOCA PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK. Terminal Fundão Aroldo Melodia. Aeroporto Galeão. Viaduto Luiz Carlos da Vila. Ponte Pereira Passos TRANSCARIOCA TRANSCARIOCA PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK Terminal Fundão Aroldo Melodia Viaduto Luiz Carlos da Vila Viaduto Silas de Oliveira Aeroporto Galeão Ponte Pereira Passos Viaduto Pedro Ernesto

Leia mais

Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses Município do Rio de Janeiro Coordenação de Vigilância em Zoonoses

Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses Município do Rio de Janeiro Coordenação de Vigilância em Zoonoses Número de de Leishmaniose Visceral Canina por Ano, Áreas Programáticas,, População Humana (Censo ) População Canina Estimada (10% pop. Total 6.320.446 (*) 632.045 (**) 23 Local de Residência Ignorado ***

Leia mais

Esquema especial de tráfego para sábado e domingo (dias 27 e 28/07) no Centro e Zona Sul

Esquema especial de tráfego para sábado e domingo (dias 27 e 28/07) no Centro e Zona Sul Esquema especial de tráfego para sábado e domingo (dias 27 e 28/07) no Centro e Zona Sul A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), CET-Rio e Rio Eventos Especiais, apresentou

Leia mais

RIO DE JANNEIRO QUE QUEREMOS

RIO DE JANNEIRO QUE QUEREMOS SINAENCO RIO DE JANNEIRO QUE QUEREMOS VISÃO TÉCNICA SISTÊMICA ENG.FERNANDO MAC DOWELL,PROF. Dr. LIVRE DOCENTE EM ENGENHARIA -UFRJ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL, PROFESSOR DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO DE

Leia mais

Padrão Microbiológico de Potabilidade da Água para consumo humano de acordo com a Portaria do Ministério da Saúde Nº 2914/11

Padrão Microbiológico de Potabilidade da Água para consumo humano de acordo com a Portaria do Ministério da Saúde Nº 2914/11 Padrão Microbiológico de Potabilidade da Água para consumo humano de acordo com a Portaria do Ministério da Saúde Nº 2914/11 QUANTIDADE DE AMOSTRAS PARA ANÁLISES DE COLIFORMES PERCENTUAL DE AMOSTRAS Abasteciment

Leia mais

Identificar critérios de avaliação de qualidade para a mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro a partir da percepção da população.

Identificar critérios de avaliação de qualidade para a mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro a partir da percepção da população. Objetivo Identificar critérios de avaliação de qualidade para a mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro a partir da percepção da população. Esta pesquisa não tem o objetivo de mensurar a satisfação

Leia mais

SECRETARIA DE TRANSPORTES

SECRETARIA DE TRANSPORTES COMITÊS TÉCNICOS DA ALAMYS 18ª Reunião Intermediária PROJETOS DE MOBILIDADE PARA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO Julio Lopes SECRETÁRIO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO MAIO 2013 Nossas Metas Copa das Confederações

Leia mais

Réveillon 2016 terá muita música em palcos espalhados pela cidade

Réveillon 2016 terá muita música em palcos espalhados pela cidade Réveillon 2015/2016 No próximo dia 31 de dezembro (quinta-feira), de 18h às 04h do dia subsequente, será realizado o Reveillon 2015 2016 nos seguintes locais: Jardim Guanabara Ilha do Governador, IAPI

Leia mais

27º 21º. Copacabana. Sexta-Feira 31/12/10 6:00

27º 21º. Copacabana. Sexta-Feira 31/12/10 6:00 Sexta-Feira 31/12/10 6:00 21º 27º Copacabana Esquema especial de trânsito em Copacabana e em todos os seus acessos, no dia 31/12/2010. A operação de contará com a participação de 360 agentes de trânsito

Leia mais

Obras de Mobilidade Urbana no Município da Cidade do Rio de Janeiro. Alexandre Pinto Secretario Municipal de Obras

Obras de Mobilidade Urbana no Município da Cidade do Rio de Janeiro. Alexandre Pinto Secretario Municipal de Obras Obras de Mobilidade Urbana no Município da Cidade do Rio de Janeiro Alexandre Pinto Secretario Municipal de Obras BRTs Criado no Brasil e exportado para diversas cidades, tais como Bogotá, Pequim e Johanesburgo,

Leia mais

Bem-vindo à Trensurb.

Bem-vindo à Trensurb. Bem-vindo à Trensurb. Este guia foi desenvolvido para orientar você sobre os destinos, horários e serviços disponibilizados pela empresa. Informe-se, saiba como utilizá-los e boa viagem. ESQUEMA DA LINHA...

Leia mais

CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA. Lúcia Maria Mendonça Santos Ministério das Cidades

CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA. Lúcia Maria Mendonça Santos Ministério das Cidades CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA Lúcia Maria Mendonça Santos S e m i n á r i o M o b i l i d a d e U r b a n a S u s t e n t á v e l : P r á t i c a s e T e n d ê n c

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO ESTUDO DE DEMANDA DA LINHA 4

1. APRESENTAÇÃO ESTUDO DE DEMANDA DA LINHA 4 TOMO I ÍNDICE 1. Apresentação... 1 2. Estrutura atual da rede de transporte... 4 2.1. Estrutura Atual da Rede de Ônibus... 4 2.1.1. Rede de Transporte Regional RTR... 4 2.1.2. Frota... 10 2.1.3. Demanda...

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DE FOZ DO IGUAÇU - PR NA PADRONIZAÇÃO DAS CALÇADAS. Engª Pricila Bevervanço Mantovani

A EXPERIÊNCIA DE FOZ DO IGUAÇU - PR NA PADRONIZAÇÃO DAS CALÇADAS. Engª Pricila Bevervanço Mantovani A EXPERIÊNCIA DE FOZ DO IGUAÇU - PR NA PADRONIZAÇÃO DAS CALÇADAS Engª Pricila Bevervanço Mantovani PROJETO CALÇADAS O PROJETO CALÇADAS do Município de Foz do Iguaçu apresenta um conceito moderno para a

Leia mais

Governador. Vice Governador. Secretário de Estado de Obras. Presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos

Governador. Vice Governador. Secretário de Estado de Obras. Presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos Governador Sergio Cabral Vice Governador Luiz Fernando de Souza Pezão Secretário de Estado de Obras Hudson Braga Presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos Wagner Granja Victer ABRIL / 2013 PROGRAMAS

Leia mais

Desafios do Rio de Janeiro para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016: transporte

Desafios do Rio de Janeiro para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016: transporte Nº 1 de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016: transporte A escolha do Rio de Janeiro para ser a sede dos Jogos Olímpicos coroou o bom momento vivido pela cidade e pelo estado, que irá receber investimentos

Leia mais

MOBILIDADE URBANA E MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO ESTUDO ESTRATÉGICO Nº 06 SETEMBRO DE 2013 RIO DE JANEIRO

MOBILIDADE URBANA E MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO ESTUDO ESTRATÉGICO Nº 06 SETEMBRO DE 2013 RIO DE JANEIRO MOBILIDADE URBANA E MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO ESTUDO ESTRATÉGICO Nº 06 SETEMBRO DE 2013 RIO DE JANEIRO SEBRAE/RJ Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado

Leia mais

COMPLETO ESSENCIAL TOTAL Quarto Coletivo Quarto Coletivo Quarto Particular Quarto Particular 470.798/14-2 470.897/14-1 470.890/14-3 470.

COMPLETO ESSENCIAL TOTAL Quarto Coletivo Quarto Coletivo Quarto Particular Quarto Particular 470.798/14-2 470.897/14-1 470.890/14-3 470. Tabela de Preços Planos Empresariais Vigência: Janeiro/2016 Planos sem coparticipação 30 a 99 beneficiários 470.798/14-2 470.897/14-1 470.890/14-3 470.955/14-1 110,00 139,70 161,70 187,00 149,38 189,71

Leia mais

PADI. Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso

PADI. Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso PADI Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso 86 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011 e 2012 (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS) b lanço soci l Programa de Atenção Domiciliar

Leia mais

REGULAMENTO PARA MONTAGENS Y DESMOTANGENS HOTEL HILTON. Deverá ser apresentada ao organizador com 5 dias úteis de antecipação a seguinte informação:

REGULAMENTO PARA MONTAGENS Y DESMOTANGENS HOTEL HILTON. Deverá ser apresentada ao organizador com 5 dias úteis de antecipação a seguinte informação: REGULAMENTO PARA MONTAGENS Y DESMOTANGENS HOTEL HILTON 1 - Requerimentos preliminares: Deverá ser apresentada ao organizador com 5 dias úteis de antecipação a seguinte informação: (a) Nomes das companhias

Leia mais

Roberto Craveiro Rodrigues

Roberto Craveiro Rodrigues Roberto Craveiro Rodrigues Analista de Tecnologia da Informação da DATAPREV (empresa de TI da Previdência Social), cedido ao Ministério das Cidades para atuar como Coordenador-Geral de Informatização e

Leia mais

Código da oportunidade: 00950098 P

Código da oportunidade: 00950098 P ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PERÍODO: 4º ao 6º REQUISITOS: Não há BOLSA AUXÍLIO: R$ 720,00 10h às 16h Santa Teresa Rio de Janeiro nossa Central de Relacionamento www.ciee.org.br. Código da oportunidade: 00950098

Leia mais

ARCO METROPOLITANO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE OBRAS

ARCO METROPOLITANO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE OBRAS DO RIO DE JANEIRO HISTÓRICO 1974 - passou a integrar o Plano Rodoviário Estadual (PRE) como RJ-109, rodovia planejada do trecho entre a BR 040 e a BR 101 (Sul) 1977 e 1984 - O Estado contratou projeto

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Resíduos Sólidos, Gestão, Plano Diretor de Gestão Integrada, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Aterros Sanitários

PALAVRAS-CHAVE: Resíduos Sólidos, Gestão, Plano Diretor de Gestão Integrada, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Aterros Sanitários III-124 A IMPLANTAÇÃO DOS ATERROS PROPOSTOS NO PLANO DIRETOR DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DE EMPRESAS PRIVADAS João Alberto Ferreira (1) D.Sc.

Leia mais

IMPORTÂNCIA E IMPACTO DO PROGRAMA DE PADRONIZAÇÃO DE CALÇADAS NA CIDADE DE SÃO PAULO

IMPORTÂNCIA E IMPACTO DO PROGRAMA DE PADRONIZAÇÃO DE CALÇADAS NA CIDADE DE SÃO PAULO IMPORTÂNCIA E IMPACTO DO PROGRAMA DE PADRONIZAÇÃO DE CALÇADAS NA CIDADE DE SÃO PAULO JOSÉ RENATO SOIBELMANN MELHEM Arquiteto e Urbanista Mobilidade social Envolve a integração de todos sistemas de circulação:

Leia mais

Mobilidade Urbana e Mercado de Trabalho na Região Metropolitana do Rio de Janeiro Vitor Mihessen 1 Danielle Carusi Machado 2 Valéria Pero 3

Mobilidade Urbana e Mercado de Trabalho na Região Metropolitana do Rio de Janeiro Vitor Mihessen 1 Danielle Carusi Machado 2 Valéria Pero 3 Mobilidade Urbana e Mercado de Trabalho na Região Metropolitana do Rio de Janeiro Vitor Mihessen 1 Danielle Carusi Machado 2 Valéria Pero 3 Resumo A região metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) tem o

Leia mais

ATO DO PRESIDENTE PORTARIA DETRO/PRES. Nº 1231, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2015.

ATO DO PRESIDENTE PORTARIA DETRO/PRES. Nº 1231, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2015. Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Transportes Departamento de Transportes Rodoviários ATO DO PRESIDENTE PORTARIA DETRO/PRES. Nº 1231, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2015. REAJUSTA AS TARIFAS

Leia mais

Responsabilidade Social na Engenharia da Mobilidade: Deficiência Física Qual o papel do Governo?

Responsabilidade Social na Engenharia da Mobilidade: Deficiência Física Qual o papel do Governo? Responsabilidade Social na Engenharia da Mobilidade: A Integração do Portador de Deficiência Física Qual o papel do Governo? Evolução das Terminologias Portador de Deficiência Física??? NÃO... Pessoa com

Leia mais

CORREDOR TRANSCARIOCA

CORREDOR TRANSCARIOCA P R E F E I T U R A DA C I D A D E DO R IO DE J A N E I R O S E C R E TA R I A M U N I C I PA L DE U R B A N I S M O C O O R D E N A D O R I A G E R A L DE P L A N E J A M E N T O URBANO C O O R D E N

Leia mais

LINHAS OFICIAIS DETRO

LINHAS OFICIAIS DETRO Código Se Código Se Nº NOME CAT Tipo 215 EMPRESA DE TRANSPORTES BRASO LISBOA DRMRJ 21500100000 215001000 0 740D Charitas - Leme SA O 5.10 5.00 104 AUTO ÔNIBUS VERA CRUZ LTDA. DRMRJ 10400100000 104001000

Leia mais

É o mais flexível e moderno equipamento de eventos da cidade do Rio de Janeiro.

É o mais flexível e moderno equipamento de eventos da cidade do Rio de Janeiro. O Centro Integrado de Convenções é um complexo composto por centro de convenções, hotel 5 estrelas e anfiteatro, localizado dentro do Riocentro, próximo aos pavilhões de exposições. É o mais flexível e

Leia mais

SEMINÁRIO COPA DO MUNDO 2014 PROJETOS, RUMOS E PERPECTIVAS

SEMINÁRIO COPA DO MUNDO 2014 PROJETOS, RUMOS E PERPECTIVAS SEMINÁRIO COPA DO MUNDO 2014 PROJETOS, RUMOS E PERPECTIVAS MOBILIDADE URBANA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES REDE ESTRUTURAL DE TRANSPORTES DO RIO DE JANEIRO

Leia mais

3º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

3º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte (VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Foto 1: Laboratório de Ictiologia Identificação da construção do laboratório, com local mantido limpo e organizado. Foto 2: Laboratório de Ictiologia

Leia mais

NORMA BRASILEIRA. Accessibility in highway transportation

NORMA BRASILEIRA. Accessibility in highway transportation NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 15320 Primeira edição 30.12.2005 Válida a partir de 30.01.2006 Acessibilidade à pessoa com deficiência no transporte rodoviário Accessibility in highway transportation Palavras-chave:

Leia mais

A cidadedo futuro. Marcus Quintella marcus.quintella@fgv.br

A cidadedo futuro. Marcus Quintella marcus.quintella@fgv.br A cidadedo futuro Marcus Quintella marcus.quintella@fgv.br O transporte público multimodal é chave para cidades eficientes e sustentáveis Integraçãoé a base da multimodalidade Fonte: Capima (capima.com.br)

Leia mais

Coordenadoria Regional Metropolitana I E/CR19.R. Coordenadoria Regional Metropolitana II E/CR23.R. Coordenadoria Regional Metropolitana III E/CR26.

Coordenadoria Regional Metropolitana I E/CR19.R. Coordenadoria Regional Metropolitana II E/CR23.R. Coordenadoria Regional Metropolitana III E/CR26. Coordenadoria Regional Metropolitana I E/CR19.R Endereço: Rua: Profª Venina Correa Torres, nº 41 Bairro: Centro Município: Nova Iguaçu CEP: 26.220-100 Abrangência: Nova Iguaçu, Japeri, Mesquita, Nilópolis,

Leia mais

PROPOSTAS MOBILIDADE PROPOSTAS DE MÉDIO E LONGO PRAZO

PROPOSTAS MOBILIDADE PROPOSTAS DE MÉDIO E LONGO PRAZO PROPOSTAS MOBILIDADE PROPOSTAS DE MÉDIO E LONGO PRAZO AGENDA DO DEBATE: Pedestres Bicicleta Transporte público: ônibus e trilhos Circulação viária carros, motos e caminhões Acessibilidade Educação e trânsito

Leia mais