Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) Introdução. O tratamento da água começa na sua captação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 4.1 - Introdução. O tratamento da água começa na sua captação"

Transcrição

1

2 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) Introdução O tratamento da água começa na sua captação A parte mais importante de um serviço de água potável é o seu manancial e a respectiva captação de suas águas. Da escolha adequada do manancial, da sua proteção, além da correta construção e operação de seus dispositivos de captação depende o sucesso das unidades do sistema.

3 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Tanto no que se refere à quantidade como à qualidade da água a ser disponibilizada aos consumidores. Deve ser dedicada atenção para a escolha e proteção do manancial e do local de sua captação Para a elaboração do projeto e para a construção e operação das estruturas e dispositivos que compõem a unidade de captação de água.

4 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Captação de águas: é um conjunto de estruturas e dispositivos, construídos ou montados junto a um manancial, para a retirada de água destinada a um sistema de abastecimento. NBR Projeto de captação de água de superfície para abastecimento público. Mananciais superficiais: Córregos, Rios, Lagos, Represas. Mananciais subterrâneas: Aquíferos freático e artesiano.

5 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/2013 5

6 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ As obras de captação devem ser projetadas e construídas para: Funcionar ininterruptamente em qualquer época do ano. Permitir a retirada de água para o sistema de abastecimento em quantidade suficiente e com a melhor qualidade possível. Facilitar o acesso para a operação e manutenção do sistema. Quando o manancial encontra-se em cota inferior à da cidade, haverá a necessidade de uma estação elevatória. Neste caso as obras de captação são associadas às obras de uma estação elevatória.

7 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Escolha do manancial e do local para implantação Requisitos mínimos dos mananciais: Aspectos quantitativos: Vazões. Aspectos qualitativos: características químicas, físicas biológicas (bacteriológicas). Devem ser levados em conta: tipos de estudos a realizar; condições gerais a serem atendidas pelo local de captação; inspeção de campo e consulta à comunidade.

8 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Tipos de estudo a realizar (as informações, levantamentos e estudos necessários para a escolha do manancial e do local de implantação de sua captação): Levantamento planialtimétrico da área a abastecer e da região no seu entorno. O tipo de manancial e a localização de sua captação. Ambos têm influência técnica e econômica na concepção do sistema de abastecimento: (i) tipo de tratamento de água; (II) comprimento, acesso, perfil topográfico e desnível altimétrico de adução; (III) aproveitamento de unidades de abastecimento de água existentes; (IV) racionalidade na disposição das unidades de reservação e distribuição.

9 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Estimativa da vazão mínima (e máxima) dos mananciais em estudo. Conhecimento das vazões disponíveis para captação segundo o órgão responsável pela gestão de recursos hídricos; Levantamento de dados ou estimativas sobre os níveis de água máximo e mínimo, com a indicação dos prováveis períodos de retorno. Levantamento sanitário da bacia hidrográfica a montante dos possíveis pontos de captação.

10 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Caracterização dos principais usos da terra e da água. Atenção para as atividades degradadoras da vegetação e poluidoras da água, do solo e do ar; Conhecimento dos usos da água a jusante dos pontos de captação em estudo. Levantamento das características físicas, químicas e biológicas da água. Avaliação do transporte de sólidos, em épocas representativas do ano;

11 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ A maior ou menor complexidade dos elementos dependerá: da grandeza da vazão necessária a captação de maiores vazões exige a utilização de mananciais de maior porte estes são mais raros, mais difíceis de proteger e apresentam maiores dificuldades para a captação de suas águas; da disponibilidade de recursos hídricos na região de interesse em áreas onde há a escassez de bons mananciais de água, em quantidade ou qualidade, mais difícil torna-se a pesquisa para a sua identificação.

12 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Nos casos que envolvem comunidades maiores ou regiões carentes de recursos hídricos (em quantidade ou qualidade), os estudos deverão ser de maior abrangência e exigirão maior nível de detalhes. Quando se tratar de pequenas comunidades localizadas em regiões em que os bons mananciais sejam facilmente identificáveis, esses estudos poderão ser simplificados.

13 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Principais fatores que alteram a qualidade da água dos mananciais: Urbanização; Erosão e assoreamento; Desmatamento e supressão da mata ciliar; Recreação e lazer; Indústrias e minerações; Resíduos sólidos; Contribuições de córregos e águas pluviais; Resíduos agrícolas; Esgotos domésticos; Acidentes.

14 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Medidas de controle dos fatores que alteram a qualidade da água dos mananciais. Caráter corretivo: medidas que visam corrigir uma situação existente, para melhorar a qualidade das águas. Caráter preventivo: medidas que evitam ou minimizam a piora na qualidade das águas.

15 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Controle Corretivo: Implantação de ETEs nas fontes poluidoras localizadas na bacia hidrográfica do manancial. Medidas aplicadas ao manancial. Eliminação de microrganismos patogênicos Remoção de algas Combate a insetos, crustáceos e moluscos Remoção do lodo e sedimentos Aeração da água Eliminação da vegetação aquática superior Instalação de ETA adequada à qualidade da água bruta.

16 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Controle Preventivo: Planejamento do uso e ocupação do solo. Controle da erosão, do escoamento superficial e da vegetação. Controle da qualidade da água das represas. Avaliação prévia de impactos ambientais.

17 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/

18 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Condições gerais a serem atendidas pelo local de captação Situar-se em ponto que garanta a vazão demandada pelo sistema. Situar-se a montante da localidade a que se destina e a montante de focos de poluição. Situar-se em cota altimétrica superior à da localidade a ser abastecida para que a adução se faça por gravidade (desde que a distância de adução não inviabilize economicamente essa alternativa).

19 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Caso a adução por gravidade seja inviável, o local de captação deve situar-se em cota que resulte menor altura geométrica e que possibilite a condições apropriadas de bombeamento e de adução por recalque. Situar-se em terreno que apresente condições de acesso, características geológicas, níveis de inundação e condições de arraste e deposição de sólidos favoráveis ao tipo e porte da captação a ser implantada.

20 20 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/2013 Situar-se em trecho reto do curso de água ou em local próximo à sua margem externa evitando sua implantação em trechos que favoreçam o acúmulo de sedimento.

21 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ As estruturas de captação devem ficar protegidas da ação erosiva da água e dos efeitos da variação de nível do curso d'água. Resultar no mínimo de alterações no curso de água (implantação das estruturas e dispositivos de captação), inclusive no que se refere à possibilidade de erosão ou de assoreamento. O projeto de captação deve incluir também as obras para garantir o acesso permanente a essa unidade.

22 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Tipos de captação de água de superfície As captações de água de superfície podem ser de cinco tipos: captação direta ou a fio de água; captação com barragem de regularização de nível de água; captação com reservatório de regularização de vazão destinado prioritariamente para o abastecimento público de água; captação em reservatórios ou lagos de usos múltiplos; captações não convencionais.

23 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ A captação a fio de água é aplicada em cursos d'água que: possuam vazão mínima utilizável superior à vazão de captação (ou seja, a vazão necessária é menor que a vazão mínima do rio) apresentam nível de água mínimo para o posicionamento da tubulação ou dispositivo de tomada. A captação com barragem de regularização de nível de água também se aplica a cursos de água de superfície com vazão mínima utilizável superior à vazão de captação.

24 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Porém cujo nível de água é insuficiente para o posicionamento da tubulação de tomada. O nível mínimo de água é elevado por meio de uma barragem de pequena altura (soleira), cuja finalidade é dotar o manancial do nível de água mínimo necessário à sua captação. Assim, uma barragem de nível (ou enrocamento): eleva o nível de água do manancial (mas não regulariza vazões), garante N.A. mínimo na captação.

25 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/2013 A captação com reservatório de regularização de vazão destinado prioritariamente ao abastecimento público de água é empregada quando à vazão média do curso d'água é superior à necessidade de consumo, entretanto, a vazão mínima é inferior à vazão de captação necessária. 25 Neste caso, torna-se necessária a construção de barragem de maior altura, suficiente para permitir o acúmulo de volume de água que possibilite a captação da vazão necessária em qualquer época do ano hidrológico. Deve ainda garantir o fluxo residual de água em quantidade adequada à manutenção da vida aquática e a outros usos a jusante da barragem.

26 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ É uma obra cujo projeto e construção são mais complexos do que os demais tipos de captação. A captação em reservatórios ou lagos de usos múltiplos é aquela que se dá em reservatórios artificiais ou em lagos naturais cujas águas não tenham o seu uso prioritário relacionado ao abastecimento público de água. As captações não convencionais são concebidas para permitir o emprego de equipamentos de elevação ou recalque de água movidos por energia não convencional como a eólica, a solar ou as provenientes de transiente hidráulico (golpe de aríete).

27 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/

28 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/

29 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/

30 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/

31 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Dispositivos constituintes das captações de água: Tomada de água (ocorre em todo o tipo de captação). Barragem de nível ou soleira, (eleva o nível de água do manancial garantindo N.A. mínimo na captação). Reservatório de regularização de vazão (situações em que a vazão mínima do manancial for menor do que a vazão de captação). Grades e telas, geralmente presentes em todo o tipo de captação. Desarenador (caixa de areia), que é utilizado quando o curso de água apresenta transporte intenso de sólidos.

32 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Tomada de água: é o conjunto de dispositivos que tem por finalidade conduzir a água do manancial para as demais partes constituintes da captação. Tipos de tomada de água com base no grau de complexidade: a) tubulação de tomada; b) caixa de tomada; c) canal de derivação; d) poço de derivação; e) tomada de água com estrutura em balanço; f) captação flutuante; g) torre de tomada.

33 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ a) Tubulação de tomada: É o dispositivo de tomada de água constituído por tubulação simples, que conduz a água desde o manancial até a unidade seguinte. Principais cuidados (segundo a NBR Projeto de captação de água de superfície para abastecimento público): Velocidade nas tubulações/canais da tomada de água não deve ser inferior a 0,60 m/s. Prever dispositivo anti-vórtice. A tubulação de tomada é provida de um crivo em sua extremidade de montante, localizado dentro do curso de água.

34 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Tubos perfurados: opção preferida quando o curso de água possua margem de pequena declividade ou quando a sua lâmina de água seja de pequena espessura. Tomada de água direta com conjunto motobomba (bombas anfíbias): é uma solução que dispensa a construção de casa de bombas (minimiza as obras na margem) e não fica limitada por problemas de altura máxima de sucção (o equipamento é instalado dentro do curso de água). Há a necessidade de uma altura mínima de lâmina de água no local de sua instalação.

35 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Tubulação de tomada com crivo, descarregando em desarenador Tubulação de tomada com crivo, descarregando em caixa de passagem

36 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Tubulação de tomada com crivo, descarregando em poço de sucção de uma elevatória Tubulação de tomada com crivo ligada diretamente à sucção de bomba

37 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Tubulação de tomada com tubos perfurados Tomada de água com bomba anfíbia modular

38 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/2013 No dimensionamento da unidade de tomada são utilizadas: A fórmula de Hazen - Williams (cálculo da perda de carga na tubulação de tomada): J = 10, 643. Q 1,85. C 1,85. D 4,87 38 Q = vazão (m 3 /s). D = diâmetro (m). J = perda de carga unitária (m/m). C = Coeficiente adimensional que depende do material. A equação geral para o calculo das perdas de cargas localizadas: V 2 h f = k. 2. g

39 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Tubulação de tomada constituída de tubos perfurados (cálculo da perda de carga nos orifícios de tubo é feito pela fórmula gerel para pequenos orifícios): Q = C d. S. (2. g. h) 0,5 Q = é a vazão por orifício, calculada dividindo-se a vazão de captação pelo número de orifícios a serem perfurados nos tubos de tomada (m 3 /s). S = é a seção de cada orifício (m 2 ). Cd = coeficiente de descarga (0,6). h = perda de carga (m).

40 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/2013 Exemplo 1- Dimensionar uma tubulação de tomada de uma captação de água de superfície destinada a uma comunidade com população de projeto de 1942 habitantes, consumo per capita médio de água macromedido de 150 L/hab.dia e coeficiente do dia de maior consumo (k 1 ) igual a 1,2. As unidades de produção de água deverão ser projetadas para funcionarem no máximo 16 horas por dia. O comprimento da tubulação de tomada é de 5 m e ela descarrega num poço de tomada. Adotar: C=130 para tubo de ferro fundido revestido internamente com argamassa de cimento. crivo comercial : k = 0,75 válvula de gaveta: k = 0,20 saída de tubulação: k = 1,00 Vazão da ETA = 3% 40

41 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ b) Caixa de tomada: é empregada quando o curso de água apresenta regime de escoamento torrencial ou rápido. Isso coloca em risco a estabilidade de tubulações, pela possibilidade da colisão destas com sólidos transportados pelo curso de água em épocas de fortes chuvas. Nessas situações, é mais indicado que a tubulação de tomada seja substituída por uma caixa de tomada instalada na margem do curso de água. As caixas de tomada são dotadas de grade em sua entrada.

42 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Caixa de tomada de água em captação a fio de água c) Canal de derivação: é utilizado em captações de médio ou grande portes, cumprindo ao mesmo tempo as funções da caixa de tomada e do canal que interliga à unidade subseqüente. Não se aplica a captações de pequena vazão devido à prescrição da velocidade mínima de 0,60 m/s.

43 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Canais para pequenas vazões com essa velocidade teriam dimensões diminutas para viabilizar sua construção e manutenção. Geralmente os canais de derivação são dotados de grade em sua entrada. Canal de derivação e desarenador afastado da margem do curso de água

44 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Canal de derivação e desarenador posicionados junto ao curso de água d) Poço de derivação: consiste de uma tubulação construída na margem de rios ou ribeirões que seja inundável e que apresente declividades acentuadas.

45 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Poço de derivação com apenas uma tomada de água Quando a variação de nível de água do rio for acentuada, pode-se adotar mais de uma tubulação de tomada.

46 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Poço de derivação com duas tubulações de tomada Antigamente esse tipo de solução só era viável em cursos de água com reduzido transporte de sólidos. Com a entrada no mercado das bombas resistentes à abrasão (conjuntos motobomba submersíveis para água bruta), esse tipo de solução passou a ser utilizado também em cursos de água cujo transporte de sólidos é maior.

47 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/2013 Conjuntos motobomba submersíveis x motobomba convencionais: Maior preço de aquisição, menor rendimento, menores vazões, menores alturas manométricas, maior risco de danos por choques com sólidos flutuantes de maior massa, arrastados pelo rio. 47 Essas desvantagens tornam-se tanto mais significativas quanto maiores forem as vazões envolvidas Mesmo com as desvantagens apresentadas, isso possibilita soluções mais simples e baratas, com poços de dimensões reduzidas e sem apresentar inconvenientes de ser inundado.

48 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/2013 Assim o poço de tomada funciona como proteção do conjunto motorbomba contra o seu arraste pela água e contra o seu impacto com corpos de maior peso arrastados pela correnteza. 48 e) Tomada de água com estrutura em balanço: é um tipo de captação em que a tomada de água é feita por um conjunto motobomba, resistente à abrasão, que fica suspenso dentro do curso de água, por meio de uma corrente integrada a uma talha que pode se movimentar ao longo de uma viga em balanço. Aplica-se a rios com grande oscilação do nível de água, tanto em profundidade como no afastamento às margens.

49 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Tomada de água com estrutura em balanço f) captação flutuante: se aplica em lagos e represas ou em rios com regime de escoamento tranqüilo, sem arraste freqüente de sólidos flutuantes de grandes dimensões. Tem sido mais utilizada em sistemas de pequenas e médias comunidades (como uma alternativa mais econômica as torre de tomada), de custo mais elevado.

50 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Pode ser de três diferentes tipos: com motor e/ou bomba não submersíveis, instalados em balsa. com conjunto motobomba submersível suspenso por flutuadores. com tomada de água flutuante. A captação com conjunto motobomba não submersível instalado em balsa aplica-se a situações em que não seja economicamente indicada a utilização de conjuntos submersíveis. Em contrapartida, tem-se que a alternativa de conjunto motobomba submersível suspenso por flutuadores tende a apresentar menor custo do que a construção da balsa.

51 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ A adoção de uma ou de outra das duas primeiras alternativas vai depender da realização de estudo técnico-econômico comparativo. Há a tendência de que a alternativa com balsa seja mais vantajosa nos sistemas de maior porte (com maiores vazões de captação), enquanto que a modalidade que emprega flutuadores é mais indicada para as captações de menores vazões. A terceira modalidade, em que apenas a tomada de água é flutuante, tem a sua viabilidade econômica dependente: da amplitude da variação do nível de água do manancial; da topografia; da geologia e da extensão da área inundável no local onde ficará o poço que irá receber a água da tomada flutuante.

52 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Qualquer que seja a modalidade de captação flutuante escolhida, deverá ser dada atenção especial à ancoragem da estrutura flutuante, principalmente quando ela é instalada em rios, em que a ação de arraste pela água é mais significativa. Outra característica desse tipo de tomada de água é a necessidade de que a tubulação seja flexível, o que é facilitado pela existência de tubos de material plástico de grande resistência a esforços internos e externos.

53 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Tomada de água com conjunto motobomba flutuante instalado em balsa Tomada de água com conjunto motobomba suspenso por flutuadores

54 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Tomada de água flutuante Fonte: Zambon e Contrera (2013)

55 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Fonte: Zambon e Contrera (2013)

56 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Fonte: Zambon e Contrera (2013)

57 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ g) Torre de tomada: é a modalidade em que a tomada de água é feita por meio de uma torre de grandes dimensões, com entradas de água em diferentes níveis. Fonte: Zambon e Contrera (2013)

58 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Pelo seu maior custo é indicado para grandes sistemas de abastecimento de água (captação se faz em lagos, em reservatórios de regularização de vazão ou em grandes rios) com grande variação no posicionamento do nível de água. A NBR estabelece que a sua utilização deve ser precedida de estudo técnico-econômico que considere também as outras alternativas tecnicamente viáveis. A torre de tomada pode funcionar apenas como um dispositivo de tomada de água ou como tomada de água e elevatória. Isso vai depender do porte do sistema e das condições topográficas do terreno nas suas imediações.

59 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Os equipamentos de bombeamento de água são geralmente conjuntos motobomba de eixo prolongado, ficando o motor no piso situado acima do NA máximo do manancial e a bomba centrífuga, instalada no poço com água, abaixo do NA mínimo. É importante levar em consideração, além das oscilações de nível, as variações da qualidade da água em função da profundidade. As águas represadas favorecem o desenvolvimento de algas (cianobactérias), principalmente nas camadas superiores, onde é mais elevada a temperatura e mais intensa a penetração de luz.

60 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Nas camadas inferiores ocorre água com teores excessivos de matéria orgânica e metais como ferro e manganês, favorecendo o desenvolvimento de compostos causadores de cor, odor e gosto desagradáveis. Este fenômeno acentua-se nos períodos de temperatura mais elevada, em que o processo de decomposição é mais intensa. Para "resolver" esse problema é fundamental a adequada operação das entradas de água que ficam posicionadas em diferentes profundidades na torre de tomada, além da correta gestão e manejo do lago ou represa e de sua bacia hidrográfica.

61 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Subsistema de Castelo do Bode. Imagem retirada de

62 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Pindobaçu - Vertedouro e torre de tomada vista da margem direita para esquerda Cerb - Companhia De Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia

63 Sistemas de Água I - Aula 4 - Captação de água de superfície (Parte I) 22/10/ Ler o capítulo 4 - Captação de Águas Superficiais do livro do Tsutiya. Na Próxima Aula: Capitação Parte 2 Revisão do exercício sobre consumo d'água Iniciar capítulo sobre adutoras

Concepção de um Sistema de Abastecimento de Água

Concepção de um Sistema de Abastecimento de Água Concepção de um Sistema de Abastecimento de Água Introdução Em geral, não há uma solução única para um projeto de sistema de abastecimento de água Uma mesma opção pode admitir diferentes: variantes, formas

Leia mais

SANEAMENTO AMBIENTAL I CAPTAÇÕES DE ÁGUA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITECTURA EDUARDO RIBEIRO DE SOUSA

SANEAMENTO AMBIENTAL I CAPTAÇÕES DE ÁGUA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITECTURA EDUARDO RIBEIRO DE SOUSA SANEAMENTO AMBIENTAL I CAPTAÇÕES DE ÁGUA EDUARDO RIBEIRO DE SOUSA LISBOA, SETEMBRO DE 2001 ÍNDICE DO TEXTO 1. INTRODUÇÃO... 1 2. CAPTAÇÕES DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS... 1 3. CAPTAÇÕES DE ÁGUAS SUPERFICIAIS...

Leia mais

PROJETO DE INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA REGISTRO DE INSPEÇÃO DE PROJETOS

PROJETO DE INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA REGISTRO DE INSPEÇÃO DE PROJETOS Página 1 GRUPO RESPONSÁVEL PELA ELA- BORAÇÃO DO PROJETO: REGISTRO DE INSPEÇÃO DE PROJETOS PROJETO INSPECIONADO: DATA DA INSPEÇÃO: AUTOR DESTE CHECKLIST MARCOS LUÍS ALVES DA SILVA Sistema de instalações

Leia mais

Projeção de Demanda Sistema Cantareira. Diretoria Metropolitana - M Rua Nicolau Gagliardi, 313 Pinheiros São Paulo / SP

Projeção de Demanda Sistema Cantareira. Diretoria Metropolitana - M Rua Nicolau Gagliardi, 313 Pinheiros São Paulo / SP Projeção de Demanda Sistema Cantareira Diretoria Metropolitana - M Objetivo Este Relatório apresenta a proposta de vazões de transferência através do Túnel 5 do Sistema Cantareira - ponto de controle entre

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015. (Do Sr. Fausto Pinato)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015. (Do Sr. Fausto Pinato) PROJETO DE LEI Nº, DE 2015. (Do Sr. Fausto Pinato) Dispõe sobre a recuperação e conservação de mananciais por empresas nacionais ou estrangeiras especializadas em recursos hídricos ou que oferecem serviços

Leia mais

A seguir faz-se a descrição das unidades operacionais dos referidos sistemas: Captação e Adução de Água Bruta ( trecho por gravidade )

A seguir faz-se a descrição das unidades operacionais dos referidos sistemas: Captação e Adução de Água Bruta ( trecho por gravidade ) 3.2 UBÁ Projeto Preparatório para o Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Paraíba do Sul O sistema de abastecimento de água de Ubá é operado e mantido pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA,

Leia mais

A água nossa de cada dia

A água nossa de cada dia A água nossa de cada dia Marco Antonio Ferreira Gomes* Foto: Eliana Lima Considerações gerais A água é o constituinte mais característico e peculiar do Planeta Terra. Ingrediente essencial à vida, a água

Leia mais

Capítulo 1 Aplicações dos sistemas de bombeamento

Capítulo 1 Aplicações dos sistemas de bombeamento 10 Capítulo 1 Aplicações dos sistemas de bombeamento 1.1. NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA Em geral, um sistema convencional de abastecimento público de água potável possui as seguintes etapas: captação de água

Leia mais

NORMA TÉCNICA MEDIÇÃO DE VAZÃO DE EFLUENTES LÍQUIDOS ESCOAMENTO LIVRE CPRH N 2.004

NORMA TÉCNICA MEDIÇÃO DE VAZÃO DE EFLUENTES LÍQUIDOS ESCOAMENTO LIVRE CPRH N 2.004 NORMA TÉCNICA MEDIÇÃO DE VAZÃO DE EFLUENTES LÍQUIDOS ESCOAMENTO LIVRE CPRH N 2.004 MEDIÇÃO DE VAZÃO DE EFLUENTES LÍQUIDOS ESCOAMENTO LIVRE 1 OBJETIVO Esta Norma fixa as condições exigíveis para a indicação

Leia mais

Concepção de instalações para o abastecimento de água

Concepção de instalações para o abastecimento de água Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil CIV 640 Saneamento Urbano Concepção de instalações para o abastecimento de água Prof. Aníbal da Fonseca Santiago Universidade

Leia mais

BOMBEAMENTO DE ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

BOMBEAMENTO DE ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA BOMBEAMENTO DE ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA Eng. Carlos Alberto Alvarenga Solenerg Engenharia e Comércio Ltda. Rua dos Inconfidentes, 1075/ 502 Funcionários - CEP: 30.140-120 - Belo Horizonte -

Leia mais

Geração de energia elétrica

Geração de energia elétrica Geração de energia elétrica Capítulo 2 Centrais hidrelétricas Lineu Belico dos Reis Geração hidrelétrica e os outros usos da água Aspectos básicos de hidrologia e regularização de vazões Tecnologias e

Leia mais

3.1.1.1 Levantamento das Instalações Existentes (Infraestrutura) 3.1.1.1.1 Sistema de abastecimento de água central de Rio Pardo

3.1.1.1 Levantamento das Instalações Existentes (Infraestrutura) 3.1.1.1.1 Sistema de abastecimento de água central de Rio Pardo 51 3.1.1.1 Levantamento das Instalações Existentes (Infraestrutura) 3.1.1.1.1 Sistema de abastecimento de água central de Rio Pardo O manancial de captação deste sistema é o rio Jacuí, que nasce nos Municípios

Leia mais

SISTEMA ALTO DO CÉU. INÍCIO DE OPERAÇÃO DO SISTEMA: 1958 (Primeira etapa de obras).

SISTEMA ALTO DO CÉU. INÍCIO DE OPERAÇÃO DO SISTEMA: 1958 (Primeira etapa de obras). SISTEMA ALTO DO CÉU INÍCIO DE OPERAÇÃO DO SISTEMA: 1958 (Primeira etapa de obras). UNIVERSO DE ATENDIMENTO: Produz, aproximadamente, 10% do volume distribuído na Região Metropolitana do Recife, abrangendo

Leia mais

9.3 Descrição das ações nos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário

9.3 Descrição das ações nos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário 171 9.3 Descrição das ações nos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário Com a finalidade de alcançar os objetivos e metas estabelecidas no PMSB de Rio Pardo sugerem-se algumas ações,

Leia mais

MUNICÍPIO DE JARDINÓPOLIS SP

MUNICÍPIO DE JARDINÓPOLIS SP MUNICÍPIO DE JARDINÓPOLIS SP PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO RELATORIO DE ATIVIDADES BLOCO II MEDIÇÕES DE VAZÕES NOVEMBRO/2012 1 ÍNDICE 1. Apresentação... 03 2. Atividades Realizadas... 06 2.1. Medições

Leia mais

Continuação aula 3 - unidades do Sistema de Esgotamento Sanitário

Continuação aula 3 - unidades do Sistema de Esgotamento Sanitário Continuação aula 3 - unidades do Sistema de Esgotamento Sanitário e) Órgãos acessórios: Dispositivos fixos e não mecanizados destinados a facilitar a inspeção e limpeza dos coletores, construídos em pontos

Leia mais

TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO

TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO Professor: André Luiz Montanheiro Rocha Disciplina: Gestão de Recursos Naturais 2ª COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI Com as mesmas seriedade e responsabilidade com que trata

Leia mais

INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS

INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II TIPOS Água Fria Esgoto Águas Pluviais Água Quente Incêndio

Leia mais

Módulo fiscal em Hectares 20 10 16 12

Módulo fiscal em Hectares 20 10 16 12 CÓDIGO FLORESTAL COMO SE REGULARIZAR O QUE É CÓDIGO FLORESTAL? O Código é uma lei que estabelece limites e obrigações no uso da propriedade,, que deve respeitar a vegetação existente na terra, considerada

Leia mais

SISTEMA DE CAPTAÇÃO, ARMAZENAMENTO, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA Francisco Pereira de Sousa

SISTEMA DE CAPTAÇÃO, ARMAZENAMENTO, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA Francisco Pereira de Sousa SISTEMA DE CAPTAÇÃO, ARMAZENAMENTO, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA Francisco Pereira de Sousa Universidade Federal de Campina Grande RESUMO A busca por sistemas alternativos para o suprimento

Leia mais

INÍCIO DE OPERAÇÃO DO SISTEMA: 1918 (Primeiras unidades implantadas por Saturnino de Brito).

INÍCIO DE OPERAÇÃO DO SISTEMA: 1918 (Primeiras unidades implantadas por Saturnino de Brito). SISTEMA GURJAÚ INÍCIO DE OPERAÇÃO DO SISTEMA: 1918 (Primeiras unidades implantadas por Saturnino de Brito). UNIVERSO DE ATENDIMENTO: Produz, aproximadamente, 9% do volume distribuído na Região Metropolitana

Leia mais

3.3 Infra-estrutura 3.3.1 Saneamento básico água e esgoto A existência de condições mínimas de infra-estrutura de saneamento básico é um fator

3.3 Infra-estrutura 3.3.1 Saneamento básico água e esgoto A existência de condições mínimas de infra-estrutura de saneamento básico é um fator 3.3 Infra-estrutura 3.3.1 Saneamento básico água e esgoto A existência de condições mínimas de infra-estrutura de saneamento básico é um fator primordial para o desenvolvimento do turismo sustentável.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS021 TESTE E LIBERAÇÃO DE REDES / EQUIPAMENTOS Revisão: 03 Abr.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS021 TESTE E LIBERAÇÃO DE REDES / EQUIPAMENTOS Revisão: 03 Abr. SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Materiais e equipamentos...3 4.1 Materiais...3 4.2 Equipamentos...3 5. Condições para início dos serviços...3 6. Métodos

Leia mais

HIDRÁULICA BÁSICA RESUMO

HIDRÁULICA BÁSICA RESUMO HIDRÁULICA BÁSICA RESUMO Antonio Marozzi Righetto 1. Hidráulica é o ramo da ciência que trata das condições físicas da água em condições de repouso e em movimento. 2. Um volume de água aprisionado em um

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 16-CEPE/UNICENTRO, DE 23 DE MARÇO DE 2010. Aprova o Curso de Especialização em Engenharia Aplicada aos Recursos Hídricos, modalidade regular, a ser ministrado no Campus CEDETEG, da UNICENTRO.

Leia mais

Tratamento de Efluentes na Aqüicultura

Tratamento de Efluentes na Aqüicultura Tratamento de Efluentes na Aqüicultura Alessandro Trazzi, Biólogo, Mestre em Engenharia Ambiental. Diretor de Meio Ambiente - CTA VI Seminário de Aqüicultura Interior, Cabo Frio Rio de Janeiro. Introdução

Leia mais

ABORDAGEM DO TRABALHO

ABORDAGEM DO TRABALHO SANEAMENTO BASÍCO Estação de Tratamento de Água - ETA Eng. Civil 9 Semestre Prof. Samudio Alunos: Félix Machado Vilela. RA: 1299127696 Floriano Oliveira de Araújo. RA: 1299127695 Thiago de Jesus Lara.

Leia mais

Aterro Sanitário. Gersina N. da R. Carmo Junior

Aterro Sanitário. Gersina N. da R. Carmo Junior Aterro Sanitário Gersina N. da R. Carmo Junior Aterro Sanitário Rotina de operação do aterro Descarga do lixo O caminhão deve depositar o lixo na frente de serviço mediante presença do fiscal, para controle

Leia mais

PORTARIA Nº 443/BSB DE 03 DE OUTUBRO DE 1978

PORTARIA Nº 443/BSB DE 03 DE OUTUBRO DE 1978 PORTARIA Nº 443/BSB DE 03 DE OUTUBRO DE 1978 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 85, item II, da Constituição e tendo em vista o disposto no artigo 9º do Decreto

Leia mais

Embasamento técnico de projetos de conservação do solo para atendimento da legislação. Isabella Clerici De Maria Instituto Agronômico

Embasamento técnico de projetos de conservação do solo para atendimento da legislação. Isabella Clerici De Maria Instituto Agronômico Embasamento técnico de projetos de conservação do solo para atendimento da legislação Isabella Clerici De Maria Instituto Agronômico Áreas Agrícolas Diferentes situações Aspectos que devem ser vistos em

Leia mais

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA POTÁVEL: REUSO DE ÁGUA PARA MINIMIZAR O DESPERDICIO EM VASOS SANITÁRIOS

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA POTÁVEL: REUSO DE ÁGUA PARA MINIMIZAR O DESPERDICIO EM VASOS SANITÁRIOS REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA POTÁVEL: REUSO DE ÁGUA PARA MINIMIZAR O DESPERDICIO EM VASOS SANITÁRIOS (Fernanda Silva de Souza 1 ; Adriana da Silva Santos 2 ; Francisco Marto de Souza 3 ; Ellen Caroline Santos

Leia mais

23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental I-037 OPERAÇÃO DO SISTEMA TAQUACETUBA PARA A TRANSFERÊNCIA DE ÁGUA DO RESERVATÓRIO BILLINGS PARA REPRESA GUARAPIRANGA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO James Shiromoto (1) Engenheiro Mecânico pela Escola

Leia mais

I-162 - SISTEMA DE BONIFICAÇÃO PELO USO DA ÁGUA NO BAIRRO JESUS DE NAZARETH - UMA PROPOSTA PILOTO PARA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA.

I-162 - SISTEMA DE BONIFICAÇÃO PELO USO DA ÁGUA NO BAIRRO JESUS DE NAZARETH - UMA PROPOSTA PILOTO PARA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA. I-162 - SISTEMA DE BONIFICAÇÃO PELO USO DA ÁGUA NO BAIRRO JESUS DE NAZARETH - UMA PROPOSTA PILOTO PARA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA. Eliane Amite Alabrin (1) Janaina Anita Marques Gonçalves Graduanda

Leia mais

2º Workshop Alternativas Energéticas

2º Workshop Alternativas Energéticas 2º Workshop Alternativas Energéticas SETPESP em 11/08/2011 Resumo das Palestras Em complemento ao 1º Workshop realizado no SETPESP em 12/05 p.p., foram convidadas as empresas PETROBRÁS e YARA para abordar

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL - EM - UFOP CAT-106 INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS LISTA DE EXERCÍCIOS 2015

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL - EM - UFOP CAT-106 INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS LISTA DE EXERCÍCIOS 2015 DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL - EM - UFOP CAT-106 INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS LISTA DE EXERCÍCIOS 2015 Obs.: Descrever passos da solução, identificando expressões e grandezas envolvidas, indicar valores

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE DO AMAZONAS

CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE DO AMAZONAS RESOLUÇÃO/CEMAAM/Nº01/08 Estabelece normas e procedimentos para regularização ambiental de TANQUES, VIVEIROS, BARRAGENS, PEQUENOS RESERVATÓRIOS, CANAIS DE IGARAPÉS E TANQUES REDE DESTINADOS PARA A AQÜICULTURA

Leia mais

ASPECTOS SOBRE SISTEMAS DE DRENAGEM EM PEDREIRAS A CÉU ABERTO

ASPECTOS SOBRE SISTEMAS DE DRENAGEM EM PEDREIRAS A CÉU ABERTO ASPECTOS SOBRE SISTEMAS DE DRENAGEM EM PEDREIRAS A CÉU ABERTO Mário J. N. Bastos Engenheiro de Minas INTRODUÇÃO A drenagem de águas superficiais é uma das operações auxiliares mais importantes nas pedreiras

Leia mais

COMPARAÇÃO ECONÔMICA ENTRE O TRANSPORTE DE GÁS E LINHA DE TRANSMISSÃO

COMPARAÇÃO ECONÔMICA ENTRE O TRANSPORTE DE GÁS E LINHA DE TRANSMISSÃO GPT/7 17 à de outubro de 1999 Foz do Iguaçu Paraná - Brasil GRUPO II PRODUÇÃO TÉRMICA E FONTES NÃO CONVENCIONAIS (GPT) COMPARAÇÃO ECONÔMICA ENTRE O TRANSPORTE DE GÁS E LINHA DE TRANSMISSÃO Eliane Aparecida

Leia mais

FICHA DE DESCRIÇÃO E COMENTÁRIO 1

FICHA DE DESCRIÇÃO E COMENTÁRIO 1 Datalure [recurso eletrônico]: Banco de dados das lutas e resistências às políticas de modernização territorial no Vale do Jaguaribe / Organização de Francisco Antônio da Silva e Alan Robson da Silva.

Leia mais

1 Introdução simulação numérica termoacumulação

1 Introdução simulação numérica termoacumulação 22 1 Introdução Atualmente o custo da energia é um dos fatores mais importantes no projeto, administração e manutenção de sistemas energéticos. Sendo assim, a economia de energia está recebendo maior atenção

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS036 POÇOS DE VISITA TIPOS 2A e 2B Revisão: 02 Fev/09 SUMÁRIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS036 POÇOS DE VISITA TIPOS 2A e 2B Revisão: 02 Fev/09 SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...4 2. Referências...4 3. Definições...4 4. Condições para início dos serviços...5 5. Materiais e equipamentos necessários...5 6. Métodos e Procedimentos de Execução...5

Leia mais

Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto

Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto Autores: Emílio Rodrigues Versiani Junior 1 Geraldo Aristides Rabelo Nuzzi Andréa Rodrigues Fróes Resumo O Projeto

Leia mais

Delimitação de Áreas em Alto e Muito Alto Risco a Enchentes e Movimentos de Massa no Município de Campinas São Paulo - Maio 2013

Delimitação de Áreas em Alto e Muito Alto Risco a Enchentes e Movimentos de Massa no Município de Campinas São Paulo - Maio 2013 Delimitação de Áreas em Alto e Muito Alto Risco a Enchentes e Movimentos de Massa no Município de Campinas São Paulo - Maio 2013 Introdução e Objetivos Anualmente inúmeros desastres decorrentes de eventos

Leia mais

Saneamento Básico Municipal

Saneamento Básico Municipal Saneamento Básico Municipal Apresentação COMISSÃO INTERNA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Componentes da Comissão Instituídos pela Portaria N 019/2015 e 031/2015. Carina Aparecida

Leia mais

QUALIDADE DAS ÁGUAS DOS POÇOS TUBULARES PROFUNDOS DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE ANALISADA EM RELAÇÃO À POTABILIDADE

QUALIDADE DAS ÁGUAS DOS POÇOS TUBULARES PROFUNDOS DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE ANALISADA EM RELAÇÃO À POTABILIDADE QUALIDADE DAS ÁGUAS DOS POÇOS TUBULARES PROFUNDOS DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE ANALISADA EM RELAÇÃO À POTABILIDADE Miriam Suzana Rodrigues Schwarzbach 1 Resumo - Em 1997, o Departamento Municipal de Água

Leia mais

DER/PR ES-T 03/05 TERRAPLENAGEM: EMPRÉSTIMOS

DER/PR ES-T 03/05 TERRAPLENAGEM: EMPRÉSTIMOS TERRAPLENAGEM: EMPRÉSTIMOS Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná - DER/PR Avenida Iguaçu 420 CEP 80230 902 Curitiba Paraná Fone (41) 3304 8000 Fax (41) 3304 8130 www.pr.gov.br/derpr Especificações

Leia mais

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE ÁGUA DE IRRIGAÇÃO 04/11/2015 XVIII COBREAP

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE ÁGUA DE IRRIGAÇÃO 04/11/2015 XVIII COBREAP XVIII COBREAP Radegaz Nasser Júnior Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho Pós-graduado em Avaliações e Perícias (IBAPE-ES / UNIVILA) Mestre em Avaliações (UPV Universidade Politécnica de Valência

Leia mais

P L A N E J A M E N T O D E P R O C E S S O

P L A N E J A M E N T O D E P R O C E S S O P L A N E J A M E N T O D E P R O C E S S O 3 Planejamento de Procesos de Fabricação O Planejamento do processo é a ligação entre a engenharia do produto e a manufatura. Diz respeito à seleção dos processos

Leia mais

O SOLO E A ÁGUA NOS AMBIENTES RURAIS E URBANOS. Profa. Nerilde Favaretto UFPR-DSEA nfavaretto@ufpr.br

O SOLO E A ÁGUA NOS AMBIENTES RURAIS E URBANOS. Profa. Nerilde Favaretto UFPR-DSEA nfavaretto@ufpr.br O SOLO E A ÁGUA NOS AMBIENTES RURAIS E URBANOS Profa. Nerilde Favaretto UFPR-DSEA nfavaretto@ufpr.br O SOLO É ESSENCIAL PARA A VIDA NA TERRA serve de fundação a todos os ecossistemas SERVE DE FUNDAMENTAL

Leia mais

PERFURAÇÃO E INSTALAÇÃO DE POÇO TUBULAR PROFUNDO. Maio/2.014 ÍNDICE

PERFURAÇÃO E INSTALAÇÃO DE POÇO TUBULAR PROFUNDO. Maio/2.014 ÍNDICE PERFURAÇÃO E INSTALAÇÃO DE POÇO TUBULAR PROFUNDO Serviços de engenharia - perfuração e instalação do poço tubular profundo no Residencial Cidade de Todos os IX na cidade de Porto Velho/RO, com o respectivo

Leia mais

COMPARATIVO DE CUSTOS DA MEDIÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA DE ÁGUA FRIA EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS

COMPARATIVO DE CUSTOS DA MEDIÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA DE ÁGUA FRIA EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS COMPARATIVO DE CUSTOS DA MEDIÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA DE ÁGUA FRIA EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS Eliene Silvana de Souza Guedes(*), Gilson Barbosa Athayde Júnior * Tribunal de Justiça da Paraíba Setor de

Leia mais

ANEXO II GUIA DE FORMULAÇÃO DO PROJETO

ANEXO II GUIA DE FORMULAÇÃO DO PROJETO ANEXO II GUIA DE FORMULAÇÃO DO PROJETO 1. INTRODUÇÃO A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) foi criada pela Lei estadual 14.028 de março de 2010 e tem como uma de suas finalidades executar a Política

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2016. (Do Sr. SARNEY FILHO) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI Nº, DE 2016. (Do Sr. SARNEY FILHO) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 (Do Sr. SARNEY FILHO) Altera dispositivos da Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º A Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, passa a vigorar

Leia mais

de Saneamento Básico do Município de

de Saneamento Básico do Município de Plano de Desenvolvimento para o Sistema de Saneamento Básico do Município de Mossoró DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL A apresentação se dará em duas etapas: 1ª etapa - Resultado da Análise Técnico- operacional

Leia mais

RELATÓRIO SEMESTRAL PCH JARARACA JULHO A DEZEMBRO 2013

RELATÓRIO SEMESTRAL PCH JARARACA JULHO A DEZEMBRO 2013 RELATÓRIO SEMESTRAL PCH JARARACA JULHO A DEZEMBRO 2013 Porto Alegre, março de 2014 APRESENTAÇÃO Este documento visa atender a condicionante 8.5 das Licenças de Operação LO LO 7961/2012, concedida a Vêneto

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. DADOS DO EMPREENDEDOR:

1. INTRODUÇÃO 2. DADOS DO EMPREENDEDOR: TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL E PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL PARA PARQUES DE GERAÇÃO DE ENERGIAS ALTERNATIVA (SOLAR, EÓLICA E OUTRAS) 1. INTRODUÇÃO Este Termo de

Leia mais

7. PLANO DE CONTROLE E MONITORAMENTO AMBIENTAL 7.1. PROGRAMA DE PROTEÇÃO DO TRABALHADOR E SEGURANÇA DO AMBIENTE DE TRABALHO

7. PLANO DE CONTROLE E MONITORAMENTO AMBIENTAL 7.1. PROGRAMA DE PROTEÇÃO DO TRABALHADOR E SEGURANÇA DO AMBIENTE DE TRABALHO 7. PLANO DE CONTROLE E MONITORAMENTO AMBIENTAL O plano de controle e monitoramento técnico e ambiental tem como objetivo propor soluções para controlar e/ou atenuar os impactos ambientais adversos gerados

Leia mais

Tratamento de Água Meio Ambiente

Tratamento de Água Meio Ambiente Tratamento de Água Meio Ambiente Puc Campinas Engenharia de Computação César Kallas RA: 02099224 Introdução Conhecida como solvente universal, a água sempre retém algum resíduo dos materiais com os quais

Leia mais

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas

Leia mais

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1. Energia cinética das precipitações Na Figura 9 estão apresentadas as curvas de caracterização da energia cinética aplicada pelo simulador de chuvas e calculada para a chuva

Leia mais

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE UNP-130408 1 de 6 INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS A vida útil das correntes transportadoras e elevadoras está diretamente ligada aos cuidados com a instalação, lubrificação

Leia mais

Infra Estrutura Verde no Planejamento Urbano Das Cidades

Infra Estrutura Verde no Planejamento Urbano Das Cidades Infra Estrutura Verde no Planejamento Urbano Das Cidades A Remaster Sinônimo de pioneirismo no desenvolvimento da solução ideal em pisos elevados para espaços corporativos, a Remaster empresa brasileira

Leia mais

Tema 15 Qualidade da água em rios e lagos urbanos

Tema 15 Qualidade da água em rios e lagos urbanos Tema 15 Qualidade da água em rios e lagos urbanos PHD2537 Introdução A poluição das águas é gerada por: - efluentes domésticos (poluentes orgânicos biodegradáveis, nutrientes e bactérias); - efluentes

Leia mais

MIEC MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL 2010/2011 PROPOSTA DE TEMAS PARA DISSERTAÇÃO RAMO DE ESPECIALIZAÇÃO/ ÁREA CIENTÍFICA: HIDRÁULICA

MIEC MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL 2010/2011 PROPOSTA DE TEMAS PARA DISSERTAÇÃO RAMO DE ESPECIALIZAÇÃO/ ÁREA CIENTÍFICA: HIDRÁULICA 1 PROPOSTA DE S PARA DISSERTAÇÃO H01 ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DO PARAMENTO FRONTAL DAS ESTRUTURAS DE ACOSTAGEM NO COMPORTAMENTO DE NAVIOS AMARRADOS. Francisco de Almeida Taveira Pinto

Leia mais

Energia e Desenvolvimento Humano

Energia e Desenvolvimento Humano Aula 19 A energia elétrica de cada dia Página 321 O consumo de energia aumentou gradativamente ao longo das etapas de desenvolvimento. Este aumento está relacionado com o crescimento populacional e o desenvolvimento

Leia mais

RESTAURANTE POPULAR MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES DE ÁGUA QUENTE

RESTAURANTE POPULAR MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES DE ÁGUA QUENTE PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP ESTADO DE MATO GROSSO RESTAURANTE POPULAR MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES DE ÁGUA QUENTE SINOP MT 1. Projeto As instalações de água quente foram projetadas e executadas de

Leia mais

Substituição de tubos de aço galvanizado por tubos de cobre em um Sistema Hidráulico Preventivo de uma edificação

Substituição de tubos de aço galvanizado por tubos de cobre em um Sistema Hidráulico Preventivo de uma edificação Substituição de tubos de aço galvanizado por tubos de cobre em um Sistema Hidráulico Preventivo de uma edificação Resumo Luiz Henrique Back(1), Nestor Back(2) UNESC Universidade do Extremo Sul Catarinense

Leia mais

6 Mistura Rápida. Continuação

6 Mistura Rápida. Continuação 6 Mistura Rápida Continuação 2 Ressalto em medidor Parshall (calha Parshall): Foi idealizado por R.L. Parshall, engenheiro do Serviço de Irrigação do Departamento de Agricultura dos EUA. Originalmente

Leia mais

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA. Nº. 016/ 2012 CREA/MG E FUNASA Setembro/2013

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA. Nº. 016/ 2012 CREA/MG E FUNASA Setembro/2013 TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA Nº. 016/ 2012 CREA/MG E FUNASA Setembro/2013 S Capacitação de Técnicos e Gestores para Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico Módulo I Sistema de Drenagem Urbana

Leia mais

VII SIMPÓSIO SIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL

VII SIMPÓSIO SIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL VII SIMPÓSIO SIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOSH NA RMSP - SABESP MAIO DE 2010 Gestão de Recursos Hídricos PANORAMA GLOBAL Aumento da população mundial: 1950 2,52 bilhões

Leia mais

Bombas e Estações Elevatórias

Bombas e Estações Elevatórias Bombas e Estações Elevatórias Estações Elevatórias Escoamentos por gravidade possibilitam economia de energia, facilidade de operação, manutenção e segurança No entanto, não são possíveis sempre: Cidades

Leia mais

PROCEDIMENTO GERAL. Identificação e Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais

PROCEDIMENTO GERAL. Identificação e Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais PÁG. 1/8 1. OBJETIVO Definir a sistemática para identificação e avaliação contínua dos aspectos ambientais das atividades, produtos, serviços e instalações a fim de determinar quais desses tenham ou possam

Leia mais

Parecer sobre a Salinidade do Rio Araranguá e suas Implicações para a Cultura do Arroz Irrigado

Parecer sobre a Salinidade do Rio Araranguá e suas Implicações para a Cultura do Arroz Irrigado Parecer sobre a Salinidade do Rio Araranguá e suas Implicações para a Cultura do Arroz Irrigado Introdução A bacia hidrográfica do rio Araranguá está inserida na Região Hidrográfica Catarinense do Extremo

Leia mais

2 INSTRUMENTAÇÃO E SEGURANÇA DE BARRAGENS

2 INSTRUMENTAÇÃO E SEGURANÇA DE BARRAGENS 2 INSTRUMENTAÇÃO E SEGURANÇA DE BARRAGENS 2.1. Introdução O interesse crescente pela segurança de barragens tem levado, em um número apreciável de países, à implementação de normas e critérios específicos

Leia mais

Medição de vazão. Capítulo

Medição de vazão. Capítulo Capítulo 5 Medição de vazão V azão é o volume de água que passa por uma determinada seção de um rio dividido por um intervalo de tempo. Assim, se o volume é dado em litros, e o tempo é medido em segundos,

Leia mais

Sistema de Informação Geográfica para Planejamento de Eletrificação Rural em Grande Escala

Sistema de Informação Geográfica para Planejamento de Eletrificação Rural em Grande Escala 1/6 Título Sistema de Informação Geográfica para Planejamento de Eletrificação Rural em Nº de Registro (Resumen) 8 Empresa o Entidad CEMIG DISTRIBUIÇÃO S/A CEMIG-D Autores del Trabajo Nombre País e-mail

Leia mais

Adutoras em Sistemas de Abastecimento de Água

Adutoras em Sistemas de Abastecimento de Água Adutoras Adutoras em Sistemas de Abastecimento de Água Adutoras são canalizações dos sistemas de abastecimento e destinam-se a conduzir água entre as unidades que precedem à rede distribuidora. Adutoras

Leia mais

Elevatórias de Esgoto Sanitário. Profª Gersina N.R.C. Junior

Elevatórias de Esgoto Sanitário. Profª Gersina N.R.C. Junior Elevatórias de Esgoto Sanitário Profª Gersina N.R.C. Junior Estações Elevatórias de Esgoto Todas as vezes que por algum motivo não seja possível, sob o ponto de vista técnico e econômico, o escoamento

Leia mais

LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO DE UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL, EM RECIFE/PE

LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO DE UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL, EM RECIFE/PE Goiânia/GO 19 a 22/11/2012 LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO DE UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL, EM RECIFE/PE Maria Monize de Morais¹ Graduada em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 Altera a Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, para incentivar a dessalinização da água do mar e das

Leia mais

VIABILIDADE DE REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA PARA VASOS SANITÁRIOS.

VIABILIDADE DE REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA PARA VASOS SANITÁRIOS. VIABILIDADE DE REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA PARA VASOS SANITÁRIOS. MARCOS B. REZENDE MOTA 1 ; MARINA DASTRE MANZANARES 1 ; RAFAEL AUGUSTO LIMA SILVA 1 1 Curso de Graduação - Faculdade de Engenharia Mecânica/UNICAMP

Leia mais

Instrução Técnica nº 25/2011 - Segurança contra incêndio para líquidos combustíveis e inflamáveis - Parte 3 Armazenamento... 625

Instrução Técnica nº 25/2011 - Segurança contra incêndio para líquidos combustíveis e inflamáveis - Parte 3 Armazenamento... 625 Instrução Técnica nº 25/2011 - Segurança contra incêndio para líquidos combustíveis e inflamáveis - Parte 3 Armazenamento... 625 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO DRENOS SUB-SUPERFICIAIS Grupo de Serviço DRENAGEM Código DERBA-ES-D-07/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço tem por objetivo definir e orientar a execução de drenos subsuperficiais,

Leia mais

Influência da declividade do canal e da posição do vertedouro do tipo sem contrações laterais

Influência da declividade do canal e da posição do vertedouro do tipo sem contrações laterais Influência da declividade do canal e da posição do vertedouro do tipo sem contrações laterais Autor: Adriano Machado da Costa adriano.machado@hotmail.com Co-autor: Denis Willian Ferreira Rupp caroline-y-denis@hotmail.com

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE SISTEMAS DE ESGOTO SANITÁRIO

DIMENSIONAMENTO DE SISTEMAS DE ESGOTO SANITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL CENTRO DE ENGENHARIAS - CENG DISCIPLINA: SISTEMAS URBANOS DE ÁGUA E ESGOTO DIMENSIONAMENTO DE SISTEMAS DE ESGOTO SANITÁRIO Prof. Hugo Alexandre Soares Guedes E-mail:

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO - SISTEMAS HIDRÁULICOS HOSPITAL METROPOLITANO DE BELO HORIZONTE

MEMORIAL DESCRITIVO - SISTEMAS HIDRÁULICOS HOSPITAL METROPOLITANO DE BELO HORIZONTE MEMORIAL DESCRITIVO - SISTEMAS HIDRÁULICOS HOSPITAL METROPOLITANO DE BELO HORIZONTE OBRA: Contrato: 77009 Revisão: 2 Data: 15/12/2009 1. OBJETIVO Este memorial tem por objetivo descrever os sistemas hidráulicos

Leia mais

(VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS)

(VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) PCAI Programa de Controle Ambiental Intrínseco SÍTIO BELO MONTE (VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Foto 01: Casa de força de Belo / vista de montante para jusante. Situação atual

Leia mais

Terraplenagem - cortes

Terraplenagem - cortes MT - DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO - IPR DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA Rodovia Presidente Dutra km 163 - Centro Rodoviário, Parada de Lucas

Leia mais

Soluções Energéticas para o seu negócio

Soluções Energéticas para o seu negócio Soluções Energéticas para o seu negócio Gas Natural Serviços Qualidade e eficiência em soluções energéticas O grupo Gas Natural Fenosa O grupo Gas Natural Fenosa é líder no mercado de gás e eletricidade

Leia mais

3.5 SANTOS DUMONT. Quanto ao sistema de esgotamento sanitário, sua operação e manutenção cabe a Prefeitura local, através da Secretaria de Obras.

3.5 SANTOS DUMONT. Quanto ao sistema de esgotamento sanitário, sua operação e manutenção cabe a Prefeitura local, através da Secretaria de Obras. Esta unidade compõe-se de três conjuntos moto-bombas idênticos, dos quais dois operam em paralelo, ficando o terceiro como unidade de reserva e/ou rodízio. Estão associados, cada um, a um motor elétrico

Leia mais

APPA Associação de Proteção e Preservação Ambiental de Araras A natureza, quando agredida, não se defende; porém,ela se vinga.

APPA Associação de Proteção e Preservação Ambiental de Araras A natureza, quando agredida, não se defende; porém,ela se vinga. O desmatamento, ao longo dos anos, no município de Araras, contribuiu para a redução no suprimento de água potável, devido à formação geológica local, que resulta nos aqüíferos do grupo Passa Dois e Basalto

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A MONTAGEM DOS KITS NOS TELECENTROS APOIADOS PELO PROGRAMA

ORIENTAÇÕES PARA A MONTAGEM DOS KITS NOS TELECENTROS APOIADOS PELO PROGRAMA ORIENTAÇÕES PARA A MONTAGEM DOS KITS NOS TELECENTROS APOIADOS PELO PROGRAMA Versão 2013 1 SUMÁRIO 1. Introdução 2. Condições 3. Diretrizes 4. Fundamentação Legal 5. Contrapartidas 5.1. Espaço Físico 5.2.

Leia mais

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA MELHORIAS NO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO E REFRIGERAÇÃO

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA MELHORIAS NO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO E REFRIGERAÇÃO PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA MELHORIAS NO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO E REFRIGERAÇÃO LOCAL: UNIDADES UNINORTE MANAUS/AM 2013 PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Os programas de Eficiência Energética PEE apoiados

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO NORMAS GERAIS:

MEMORIAL DESCRITIVO NORMAS GERAIS: MEMORIAL DESCRITIVO INFORMAÇÕES GERAIS: OBRA: REFORMA E ADAPTAÇÃO DE P.S.F. CIDADE/UF: GOIATUBA / GO DATA: ABRIL DE 2013. UNIDADE: RECREIO DOS BANDEIRANTES (307) NORMAS GERAIS: 1. Os materiais e serviços

Leia mais

DESMATAMENTO DA MATA CILIAR DO RIO SANTO ESTEVÃO EM WANDERLÂNDIA-TO

DESMATAMENTO DA MATA CILIAR DO RIO SANTO ESTEVÃO EM WANDERLÂNDIA-TO DESMATAMENTO DA MATA CILIAR DO RIO SANTO ESTEVÃO EM WANDERLÂNDIA-TO Trabalho de pesquisa em andamento Sidinei Esteves de Oliveira de Jesus Universidade Federal do Tocantins pissarra1@yahoo.com.br INTRODUÇÃO

Leia mais

Período de injeção. Período que decorre do início da pulverização no cilindro e o final do escoamento do bocal.

Período de injeção. Período que decorre do início da pulverização no cilindro e o final do escoamento do bocal. CAPÍTULO 9 - MOTORES DIESEL COMBUSTÃO EM MOTORES DIESEL Embora as reações químicas, durante a combustão, sejam indubitavelmente muito semelhantes nos motores de ignição por centelha e nos motores Diesel,

Leia mais

APROVEITAMENTO HIDROELÉCTRICO DE AGILDE

APROVEITAMENTO HIDROELÉCTRICO DE AGILDE APROVEITAMENTO HIDROELÉCTRICO DE AGILDE Ribeira de Santa Natália Concelho de Celorico de Basto Acesso rodoviário Açude Canal e conduta forçada Câmara de carga Central hidroeléctrica O aproveitamento hidroeléctrico

Leia mais

Análise de Percolação em Barragem de Terra Utilizando o Programa SEEP/W

Análise de Percolação em Barragem de Terra Utilizando o Programa SEEP/W Análise de Percolação em Barragem de Terra Utilizando o Programa SEEP/W José Waldomiro Jiménez Rojas, Anderson Fonini. Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas Instituto de Geociências USP

Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas Instituto de Geociências USP Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas Instituto de Geociências USP Situação das Reservas e Utilização das Águas Subterrâneas na Região Metropolitana de São Paulo Autores : Reginaldo Bertolo; Ricardo

Leia mais