PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Educação Física Professor: Waldinei Giglio 2º Trimestre 2015 / Pré I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Educação Física Professor: Waldinei Giglio 2º Trimestre 2015 / Pré I"

Transcrição

1 Disciplina: Educação Física Professor: Waldinei Giglio 2º Trimestre 2015 / Pré I OS ALUNOS REALIZARÃO: Os movimentos básicos de locomoção. Atividades buscando o domínio da estrutura espacial (local de aula). Coreografia para a dança da Festa Junina. Atividades em meio líquido. ATIVIDADES QUE SERÃO EXERCITADAS: Circuitos explorando as diferentes maneiras de se locomover: saltar, correr, pular em um pé só, deslocar-se lateralmente, pedalar, agachar e rastejar. Brincadeiras e exploração de diversas maneiras com diferentes tamanhos e pesos de bola. Habilidades manuais utilizando raquetes, petecas e bastão. Ensaios para as danças da Festa Junina. Preparação para os Jogos Estudantis: estafeta e circuito de habilidades, pega-pega do Meu Malvado Favorito. Aulas na piscina: atividades lúdicas, nado de sobrevivência (cachorrinho), propulsão de pernas do nado livre (crawl) e costas. Durante as aulas, por meio da observação de sua participação, envolvimento e cooperação nas atividades realizadas.

2 Disciplina: Inglês Professora: Marion Celli 2º Trimestre 2015 / Pré I OS ALUNOS ESTUDARÃO: Quem sou eu? Características individuais, eu com os outros e eu comigo mesmo (personal characteristics and social interaction). Quem sou eu? Relatos sociais, regras para o bom convívio social ( respectful interaction with classmates and teachers). Partes do corpo (parts of the body). Verbos de ação (action verbs). Alimentação saudável (healthy food). Animais e suas características (animals and their characteristics). Expressando habilidade (expressing ability). METODOLOGIA: Aulas expositivas. Exercícios orais e auditivos. Aulas de vídeo. Utilização de multimídia para consolidação de estruturas trabalhadas em sala. Música. Dramatização de situações reais do cotidiano. COMO O objetivo principal das aulas de Inglês na Educação Infantil é promover a exposição ao idioma de forma lúdica e agradável, em ambiente sociointeracionista, que seja estimulante à aprendizagem. Considerando a idade dos alunos, seu desempenho linguístico é observado atentamente no decorrer de todo o ano, ao invés de ser avaliado por meio de notas. Assim, há um registro formal ao final de cada trimestre do que foi desenvolvido nas turmas, por meio dos quais podemos acompanhar o interesse das crianças pelo curso e o desenvolvimento do processo de aprendizagem.

3 IMERSÃO Professoras Maria Luciana Gomes e Soraya Chusyd Projeto Nursery rhymes. Conteúdo Rimas populares e vocabulário relacionado a elas. Produto Final Livro de rimas.

4 Disciplina: Música Professora: Daniele Torres 2º Trimestre 2015 / Pré I OS ALUNOS REALIZARÃO: Os movimentos básicos de locomoção. Atividades buscando o domínio da estrutura espacial (local de aula). Coreografia para a dança da Festa Junina. Atividades em meio líquido. ATIVIDADES QUE SERÃO EXERCITADAS: Circuitos explorando as diferentes maneiras de se locomover: saltar, correr, pular em um pé só, deslocar-se lateralmente, pedalar, agachar e rastejar. Brincadeiras e exploração de diversas maneiras com diferentes tamanhos e pesos de bola. Habilidades manuais utilizando raquetes, petecas e bastão. Ensaios para as danças da Festa Junina. Preparação para os Jogos Estudantis: estafeta e circuito de habilidades, pega-pega do Meu Malvado Favorito. Aulas na piscina: atividades lúdicas, nado de sobrevivência (cachorrinho), propulsão de pernas do nado livre (crawl) e costas. Durante as aulas, por meio da observação de sua participação, envolvimento e cooperação nas atividades realizadas.

5 Disciplina: Educação Física Professor: Waldinei Giglio 1º Trimestre 2015 / Pré I OS ALUNOS EXERCITARÃO: Os movimentos básicos de locomoção. A interação social com os colegas no ambiente de aula. O domínio da estrutura espacial (local de aula). ATIVIDADES QUE SERÃO EXECUTADAS: Circuitos explorando as diferentes maneiras de se locomover, como saltar, correr, pular em um pé só, deslocar-se lateralmente, pedalar, agachar e rastejar. Brincadeiras com diferentes tamanhos e pesos de bola, explorando cada uma delas de diversas maneiras. Habilidades manuais utilizando raquetes, petecas e bastão. Percepção das diferenças e semelhanças nas expressões corporais. Natação: adaptação ao meio líquido, nado de sobrevivência (cachorrinho), propulsão de pernas do nado livre (crawl) e costas. Durante as aulas, por meio da observação de sua participação nas atividades realizadas, interação com os colegas e professor, incluindo o cumprimento dos acordos.

6 Disciplina: Inglês Professora: Marion Celli 1º Trimestre 2015 / Pré I OS ALUNOS ESTUDARÃO: Quem sou eu? Características individuais, eu com os outros e eu comigo mesmo (personal characteristics and social interaction). Quem sou eu? Relatos sociais, regras para o bom convívio social ( respectful interaction with classmates and teachers). Rotina escolar. Identificando formas, cores e números de 1 a 10 (class routine; shapes; colors; numbers). Membros da família (family members). Habitação: diferentes tipos de casa e suas partes; mobília (parts of the house, furniture). ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS: Aulas expositivas. Exercícios orais e auditivos. Aulas de vídeo. Utilização de multimídia para consolidação de estruturas trabalhadas em sala. Música. Dramatização de situações reais do cotidiano. COMO O objetivo principal das aulas de Inglês na Educação Infantil é promover a exposição ao idioma de forma lúdica e agradável, em ambiente sociointeracionista, que seja estimulante à aprendizagem. Considerando a idade dos alunos, seu desempenho linguístico é observado atentamente no decorrer de todo o ano, ao invés de ser avaliado por meio de notas. Assim, há um registro formal ao final de cada trimestre do que foi desenvolvido nas turmas, por meio dos quais podemos acompanhar o interesse das crianças pelo curso e o desenvolvimento do processo de aprendizagem.

7 IMERSÃO Professoras Maria Luciana Gomes e Soraya Chusyd Projeto Bugs, bugs, bugs! Conteúdo Vocabulário referente a insetos e jardim. Produto Final Livro de insetos a ser colorido pelos alunos.

8 PROJETO: BICHINHOS DE JARDIM 1º TRIMESTRE DE 2015 PRÉ I Professoras: ANA PAULA, ANGELA e RHAISA. TEMA: OS BICHINHOS DE JARDIM OS ALUNOS ESTUDARÃO: Meio ambiente: Como espaço ocupado pelo ser humano; Relações entre os seres vivos; Animais de jardim e seu ambiente natural; Noções de temporalidade tendo como referência o ciclo de vida de seres e suas transformações (metamorfose da borboleta). ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS: Pesquisas em livros, revistas e vídeos; Visitas ao jardim; Observação de imagens; Experiências no laboratório; Apreciação de obras a partir do livro Lineia no jardim de Monet; Saída Pedagógica: Cia. dos Bichos; Confecção de cartazes e painéis. PRODUTO FINAL: Bichinho de sucata; Ficha técnica ilustrada. Por meio da observação direta de seu desenvolvimento, a partir de seus depoimentos nas rodas de conversas e na construção de textos coletivos, de seus registros gráficos, do seu envolvimento e comprometimento com as propostas realizadas. Esses aspectos serão descritos de forma detalhada em relatórios individuais que serão encaminhados trimestralmente às famílias.

9 PROJETO: CONHECER, EXPERIMENTAR E SABOREAR 1º TRIMESTRE DE 2015 PRÉ I Professoras: ANA PAULA, ANGELA e RHAISA. TEMA: CONHECER, EXPERIMENTAR E SABOREAR OS ALUNOS ESTUDARÃO: Vegetais: observação do crescimento de mudas e sementes na horta; Alimentação saudável; Uso da cozinha como forma de registrar e perceber a passagem do tempo. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS: Plantio e visitas à horta; Cozinha experimental Preparo de receitas; Exploração do livro adotado: O caso do bolinho; Confecção de cartazes e painéis; Registros de observação; Pesquisas em livros, vídeos e internet. Por meio da observação direta de seu desenvolvimento, a partir de seus depoimentos nas rodas de conversas e na construção de textos coletivos, de seus registros gráficos, do seu envolvimento e comprometimento com as propostas realizadas. Esses aspectos serão descritos de forma detalhada em relatórios individuais que serão encaminhados às famílias trimestralmente.

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Esquema corporal; Vida e obra de Pablo Ruiz Picasso. ATIVIDADES QUE SERÃO ESTUDADAS: Ampliação do repertório gráfico por meio da observação;

Leia mais

TEMA: CORPO HUMANO / IDENTIDADE

TEMA: CORPO HUMANO / IDENTIDADE PROJETO: CORPO HUMANO/ IDENTIDADE 1º TRIMESTRE DE 2015 1º ANO Professoras: DENISE, ELAINE, ÉRIKA, JULIANA, MARCELE e RENATA TEMA: CORPO HUMANO / IDENTIDADE Semelhanças e diferenças entre as pessoas. Respeito

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / 1º Ano

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / 1º Ano Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / 1º Ano Esquema corporal; Corpo em movimento; Vida e obra de Ivan Cruz e Gustavo Rosa; Cores primárias. ATIVIDADES QUE SERÃO ESTUDADAS: Ampliação

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Educação Física Professor: Fausto P. Camargo 1º Trimestre 2016 / 2º ano

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Educação Física Professor: Fausto P. Camargo 1º Trimestre 2016 / 2º ano Disciplina: Educação Física Professor: Fausto P. Camargo 1º Trimestre 2016 / 2º ano OS ALUNOS EXERCITARÃO: Movimento e conhecimento sobre o corpo e consciência corporal; Habilidades motoras básicas; Jogos

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Fabiana Spernega 1º Trimestre 2016 / 5º Ano

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Fabiana Spernega 1º Trimestre 2016 / 5º Ano Disciplina: Arte Professora: Fabiana Spernega 1º Trimestre 2016 / 5º Ano Missão Francesa; Jean-Baptiste Debret. ATIVIDADES QUE SERÃO ESTUDADAS: Jean Baptiste Debret missão e obra; Obras que contam a história

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL 1º TRIMESTRE DE º ANO

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL 1º TRIMESTRE DE º ANO 1º TRIMESTRE DE 2015 2º ANO Disciplina: Arte Professoras: Sílvia Mendes Máscaras Brinquedos e brincadeiras Projeto Para Sempre ASSUNTOS QUE SERÃO ABORDADOS: Origem da máscara; Função da máscara no teatro

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Educação Física Professor: Waldinei Giglio 3º trimestre 2016 / 2º ano - manhã

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Educação Física Professor: Waldinei Giglio 3º trimestre 2016 / 2º ano - manhã Disciplina: Educação Física Professor: Waldinei Giglio - manhã OS ALUNOS EXERCITARÃO: Vivência de movimentos básicos sobre o plinto e banco sueco: saltos com apoio dos pés, equilíbrio; Ações básicas de

Leia mais

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos alunos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores éticos,

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Educação Física Professor: Almir de Oliveira 2º Trimestre 2016 / 5º ano

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Educação Física Professor: Almir de Oliveira 2º Trimestre 2016 / 5º ano Disciplina: Educação Física Professor: Almir de Oliveira Quadra Piscina - Introdução à modalidade Voleibol. - Aperfeiçoamento dos nados Crawl e Costas; - Iniciação aos nados Peito e Borboleta. ATIVIDADES

Leia mais

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos alunos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores éticos,

Leia mais

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018 REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018 Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação e momento para tirar dúvidas); Ordem das

Leia mais

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017 REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017 Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação dos professores e momento para tirar dúvidas);

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 2º Ano Fundamental I 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Greetings, feelings, polite actions and colors. Introduzir o primeiro contato com a língua inglesa através de saudações, cumprimentos

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física PLANEJAMENTO - 209 Série: 6º ano Professor: Marta Caldas ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação Física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento Propiciar

Leia mais

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 JUSTIFICATIVA: Neste 3 período iremos abordar o tema sobre a conservação

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Jardim I A - Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I.

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I. Centro Educacional Mundo do Saber Palhoça, 18 de Fevereiro de 2013 Professora Bárbara pereira Turma Maternal I Projeto anual Justificativa O Projeto tem a importância essencial para a aprendizagem das

Leia mais

Jornalinho das AAAF/CAF

Jornalinho das AAAF/CAF Jornalinho das AAAF/CAF Fazendas de Almeirim Paço dos Negros Raposa SETEMBRO A DEZEMBRO ANO LETIVO 2014/2015 EDITORIAL À semelhança dos anos anteriores, durante o ano letivo, será elaborada uma publicação

Leia mais

CIRANDA DE MOVIMENTOS E CANTIGAS- UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E.E. ALFREDO PAULINO

CIRANDA DE MOVIMENTOS E CANTIGAS- UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E.E. ALFREDO PAULINO CIRANDA DE MOVIMENTOS E CANTIGAS- UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E.E. ALFREDO PAULINO Professor(es) Apresentador(es): MARIA DO ROSÁRIO ORDONIS JANAÍNA PRADO GONTIJO Realização: Foco do Projeto Desenvolver

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 2º Ano Fund.1 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Greetings, feelings, polite actions and colors. Introduzir o primeiro contato com a língua inglesa através de saudações, cumprimentos e

Leia mais

Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Jardim II durante o 1º trimestre de 2014.

Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Jardim II durante o 1º trimestre de 2014. Brasília-DF, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Jardim II durante o 1º

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE 1 EIXO ESTRUTURANTE Cultura do Movimento Corporal/ Reflexão e Ação OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM Desenvolver habilidades de manipulação e motoras básicas, compreendendo a ação a dinâmica e a evolução

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 1º ano EF Colors, family, animals, numbers. Introduzir o primeiro contato com a língua inglesa através dos animais da apostila tais como: turtle, butterfly, frog. Identificar cores, animais e membros

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* Coordenação Motora 1,2,3,4,5,6, 7,8 Nome 9,10,49,50 Letra A Letra E 11,12,13, 14,15,27, 32 17,18,19, 20,21,27 Traçar

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas Jardim II A e B/Integral 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Proposta Pedagógica (2017)

Proposta Pedagógica (2017) Proposta Pedagógica (2017) O "Lively Bird" tem como objetivo aprimorar o aprendizado da Língua Inglesa num ambiente descontraído e muito motivador. As atividades são desenvolvidas durante 5h semanais,

Leia mais

www. iguatemy.com.br LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR.

www. iguatemy.com.br LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR. www. iguatemy.com.br COMUNICADO 31-03 de Outubro de 2014 Ed. Infantil / Berçário / Integral LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR. Semana

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE TEMA: BICHOS DE JARDIM AUTORAS: MARIA DO CARMO SOUZAE IDALINA DE SOUZA PEIXOTO

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018 Componente Natureza e sociedade Professor: Meire Angela e Silvanete Curricular: Segmento: Educação infantil Ano/Série: Maternal I Apresentação da disciplina Para a construção de um mundo socialmente mais

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 4

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 4 PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 4 Volume 1 Artes Visuais O fazer artístico Utilização de materiais artísticos, ampliando seu repertório de possibilidades expressivas e recursos alternativos Exploração

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Natação. 2.º Ano, 1.º Semestre 6 ECTS. Área Científica. Objetivos de Aprendizagem. Conteúdos Programáticos. Educação Física e Desporto (EFD)

Natação. 2.º Ano, 1.º Semestre 6 ECTS. Área Científica. Objetivos de Aprendizagem. Conteúdos Programáticos. Educação Física e Desporto (EFD) Natação 6 ECTS 2.º Ano, 1.º Semestre Área Científica Educação Física e Desporto (EFD) Objetivos de Aprendizagem Adquirir e desenvolver conhecimentos do processo de ensino-aprendizagem no âmbito de adaptação

Leia mais

Articulação Vertical de Expressão Motora/ Educação Física

Articulação Vertical de Expressão Motora/ Educação Física 1 de Expressão Motora/ Educação Física Expressão Motora Pré-Escolar 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Conteúdos Conteúdos Conteúdos Conteúdos Perícia e Manipulação Realizar várias habilidades motoras básicas:

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 2ª ETAPA2016 PROFESSOR (A): Hoslaine PERÍODO DA ETAPA: 02/05 até 31/08/16 TURMA: 2º Ano Fundamental 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Colors, ecological actions, pets

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PROFESSOR (A): Hoslaine de Carvalho Almeida TURMA: 2º Ano Fund 1 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Greetings, feelings, polite actions and colors. Introduzir o primeiro contato com a língua

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 2º Ano Fund 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : School Objects, months of the year, insects, farm animals, zoo. Nomear os objetos escolares básicos, os meses do ano e animais. Atividades

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Serena Silva EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 2017 20 horas Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE Início:

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Obra de Educação Infantil aprovada no PNLD 2019 Código 0286P19001 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 0 a 1 ano e 6 meses O EU, O OUTRO E O NÓS (EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Planejamento Anual Maternal I

Planejamento Anual Maternal I Planejamento Anual Maternal I ÁREAS DE CONHECIMENTO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Coordenação Motora Ampla. Coordenação Motora Fina. Discriminação Auditiva e Visual. Expressão Oral (histórias, contos, músicas,

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos Coordenação motora Identidade 1, 8 10, 12, 13, 23, 45, 54, 62, 63 Estimular a Manipular materiais. Desenvolver noção de direção e sentido: da

Leia mais

Prova Avaliativa Natação

Prova Avaliativa Natação Nome: Data: / / Prova Avaliativa Natação 1- De acordo com o material, informe quais são os aspectos principais trabalhados na natação infantil? A - Desenvolver habilidades de salvamento; B - Desenvolvimento

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 2

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 2 METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 2 Vocês estão recebendo as Metas do 1 Trimestre. O objetivo deste documento é mostrar para vocês os projetos e os objetivos de aprendizagem que serão desenvolvidos ao longo

Leia mais

REUNIÃO DE PROFESSORES ESPECIALISTAS 4 E 5 ANOS

REUNIÃO DE PROFESSORES ESPECIALISTAS 4 E 5 ANOS REUNIÃO DE PROFESSORES ESPECIALISTAS 4 E 5 ANOS Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação dos professores e momento para

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Infantil II Educação Infantil Disciplina: LINGUAGEM Série: INFANTIL II Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos Desenvolver

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim II

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim II EDUCAÇÃO INFANTIL Maceió, 15 de maio de 2015. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim II Senhores pais ou responsáveis Neste segundo trimestre, nas turmas do jardim II, desenvolveremos os projetos A vida na

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

PRAÇA SARAIVA, CENTRO CEP.: TERESINA - PIAUÍ Página 1

PRAÇA SARAIVA, CENTRO CEP.: TERESINA - PIAUÍ Página 1 AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PROFª TÁCIA/ DEYLLEN/ ANA LÚCIA/ CLÁUDIA/ LUCIANA/ SILVIA PROJETO FESTAS JUNINAS - AVALIAÇÃO PARCIAL Apresentação: A Avaliação

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II Maceió, 01 de agosto de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

Plano Trimestral da Educação Infantil

Plano Trimestral da Educação Infantil Como Corpo em Missão, sob a inspiração de Maria, promover a dignidade da Mulher e o Cuidado com a Criação. (Assembleia Provincial). Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida. Campanha da Fraternidade/JPIC

Leia mais

Plano Trimestral da Educação Infantil

Plano Trimestral da Educação Infantil COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - BRASÍLIA DF EDUCAÇÃO INFANTIL Construir pontes de justiça e solidariedade. (Assembleia Provincial) Fraternidade e Superação da Violência. Campanha da Fraternidade/JPIC

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (2) Educadora: Sofia Rodrigues

Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (2) Educadora: Sofia Rodrigues Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (2) Educadora: Sofia Rodrigues SETEMBRO A minha Escola Conhecer a sala Vamos conhecer o outro Conhecer os diferentes espaços da instituição, regras da sala e da escola

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE ENCONTRO DE CULTURAS

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE ENCONTRO DE CULTURAS ROTEIRO DE TRABALHO TÍTULO: AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE ENCONTRO DE CULTURAS Nós brasileiros, somos um povo em ser, impedido de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espirito, já Que aqui

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA ARTES

LÍNGUA PORTUGUESA ARTES CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO 3 2018 LÍNGUA PORTUGUESA Reconhecimento das letras do alfabeto. Estruturas textuais Quadrinhas Canções tradicionais Identificação do nome próprio. Paradidático O gato no telhado

Leia mais

Projeto Curricular do Bibe Amarelo

Projeto Curricular do Bibe Amarelo Área de Formação Pessoal e Social Educação Para os Valores Independência Autonomia Assertividade Partilha do Poder Vivência de Valores Democráticos Participação Justiça Responsabilidade Cooperação Consciência

Leia mais

Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano. Ano letivo: 2017/2018. Expressão Físico- Motora

Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano. Ano letivo: 2017/2018. Expressão Físico- Motora Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano Ano letivo: 2017/2018 Calendarização Bloco/Conteúdos N.º de aulas Expressão Físico- Motora Ginástica - Realização de habilidades gímnicas básicas em

Leia mais

LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA:

LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, ENSINO RELIGIOSO, LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, ARTE E EDUCAÇÃO FÍSICA 2º ANO LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: A Avaliação

Leia mais

Salas: 12 aos 24 Meses - Sala de 1 ano Educadoras: Susana Campos

Salas: 12 aos 24 Meses - Sala de 1 ano Educadoras: Susana Campos Salas: 12 aos 24 Meses - Sala de 1 ano Educadoras: Susana Campos SETEMBRO Adaptação A escola e o grupo Outono Observar o meio Explorar o meio envolvente Adaptar-se ao espaço e ao grupo Deslocar-se autonomamente

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 SER CIDADÃO *Reconhecer e valorizar atitudes de convivência, respeito, solidariedade a outras pessoas. *Desenvolver, reconhecer e valorizar as atividades do cotidiano. *Conhecer direitos e deveres

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Jardim I A - Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Proposta Pedagógica - Inglês na Educação Infantil

Proposta Pedagógica - Inglês na Educação Infantil Proposta Pedagógica - Inglês na Educação Infantil Partimos de uma percepção de que é por meio do brincar que o aluno pode vivenciar situações do dia a dia que vão prepará-lo para expressar-se no idioma

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2016 Professores Responsáveis Prof. Ana Paula da Costa Ricart Prof. Danielle Naegele Fernandes Prof. Eduardo Henrique Leal Prof. Idalina

Leia mais

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 2º ANO

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 2º ANO INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 2º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA I DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral:

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: PLANEJAMENTO Escola: Professora: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: Escola: Professora: Data: Acolhida e apresentação da professora e dos alunos. Conhecendo a sala e escola. Cartaz da rotina do dia.

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares EDUCAÇÃO BÁSICA (Licenciatura)

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares EDUCAÇÃO BÁSICA (Licenciatura) Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares EDUCAÇÃO BÁSICA (Licenciatura) 2016-2017 2.º Semestre 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade, de desenvolvimento

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 2º Ano Fund. I 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Colors, ecological actions, pets and family members, numbers. Introdução das cores básicas, animais, números e familiares. Expressões

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil...

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... CAMPOS DE JÚLIO

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4B Nome da professora: Jamile Silva de Sá Nome do Projeto: Quando eu crescer, quero ser? Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 Todos quando crianças sonham em

Leia mais

AEC Atividade Física e Desportiva. Proposta de Planificação. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC Atividade Física e Desportiva. Proposta de Planificação. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2013/2014 AEC Atividade Física e Desportiva Proposta de Planificação 1.º Ciclo do Ensino Básico IM-DE-057.2 1. Introdução A proposta de trabalho que se

Leia mais

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:...

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:... Desenvolver a percepção visual, auditiva e a coordenação viso-motora. Desenvolver a orientação temporal (começo, meio e fim). Desenvolver orientação espacial. Coordenação viso-motora: 1. Desenho livre.

Leia mais

Plano Trimestral da Educação Infantil

Plano Trimestral da Educação Infantil COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA BRASÍLIA DF EDUCAÇÃO INFANTIL O grão que se semeia e a árvore que se planta não dão fruto imediatamente. (Pe. Gailhac) Plano Trimestral da Educação Infantil Eixo de Trabalho:

Leia mais

Tema: TAINÁ E MATERNAL em: Uma aventura pela floresta

Tema: TAINÁ E MATERNAL em: Uma aventura pela floresta POLÍCIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE ENSINO DA POLÍCIA MILITAR CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL VIDA E MOVIMENTO Home Page: www.ceivm.com.br E-mail: cepmcreche@pm.sc.gov.br Tema: TAINÁ E MATERNAL em:

Leia mais

Ensino. Fundamental I. Estudar aqui faz diferença!

Ensino. Fundamental I. Estudar aqui faz diferença! Ensino Fundamental I Estudar aqui faz diferença! CENTRO EDUCACIONAL SÃO CAMILO Proposta Pedagógica Missão: Promover o desenvolvimento do ser humano por meio da educação e da saúde, segundo os valores camilianos.

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE PARTICIPANTES: IDALINA DE SOUZA PEIXOTO MARIA DO CARMO SOUZA CONTO E RECONTO

Leia mais

Ensino Fundamental I 1º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Geografia PROFESSOR Fabiane Lima CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO 2017 TOTAL SEMANAL

Ensino Fundamental I 1º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Geografia PROFESSOR Fabiane Lima CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO 2017 TOTAL SEMANAL Ensino Fundamental I 1º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Geografia PROFESSOR Fabiane Lima CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO 2017 TOTAL SEMANAL EMENTA Lugares do meu a dia; possibilidade de convivência com colegas

Leia mais

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno.

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno. 05/02/19 EFI 2 Ano Circular da Orientação Início do 2º Ano 2019 Comunicação > Circulares Aos pais dos alunos de 2º, Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos,

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 1 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Viviane Bhoes Identidade e Autonomia * Reconhecer colegas e professores pelo nome; * Ampliar

Leia mais

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência:

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência: PROJETO Turma: Fase 5B Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: O velho Chico: um pedacinho do nosso Brasil Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Mostrar autonomia na utilização

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 2º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 30,0 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Professora(s): Denise Viana e Renatta

Leia mais

Salas: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educadora: Helena Salazar

Salas: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educadora: Helena Salazar Salas: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educadora: Helena Salazar SETEMBRO A minha escola Conhecer os diferentes espaços da Instituição, regras da e da escola; Adquirir hábitos de atenção, observação

Leia mais