PROJETO ATLETAS DO CONHECIMENTO Sumário Executivo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO ATLETAS DO CONHECIMENTO Sumário Executivo"

Transcrição

1 1 Apresentação: Considerando que o Complexo de Manguinhos é uma área da cidade do Rio de Janeiro, situada na Região da Leopoldina, com aproximadamente moradores, distribuídos entre as seguintes comunidades e conjuntos habitacionais: Conjunto Habitacional Nelson Mandela, Comunidade Mandela de Pedra, Parque Carlos Chagas (Varginha), Conjunto Habitacional Samora Machel, Comunidade CCPL, Conjunto Habitacional dos Ex-Combatentes, Tiradentes e Vila União, Comunidade Vila Turismo, Centro Habitacional Provisório II, Parque João Goulart, Comunidade Agrícola, Parque Oswaldo Cruz (Amorim), Comunidade Vila São Pedro, Condomínio EMBRATEL, Condomínio DESUP e Comunidade Vitória de Manguinhos (CONAB). Considerando que, segundo os critérios do Índice de Desenvolvimento Social da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Manguinhos está colocado em 156o lugar, entre os 160 bairros definidos pela administração municipal. Considerando que a classificação acima é condicionada pela formação histórica, econômica e social deste território e que, portanto, a reversão desse quadro é possível a partir de uma ação que conjugue estes três aspectos, de modo positivo e sustentável, de acordo com as oportunidades da realidade atual e as potencialidades dos seus moradores. Considerando a presença no território do Centro de Referência da Juventude (CRJ), da Biblioteca Parque Manguinhos (BPM), das instituições públicas e privadas de ensino, dos Programas de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), além das iniciativas programas e ações nos setores de cultura, esporte e lazer. E considerando, ainda, a baixa média no nível de escolaridade da população local, a alta taxa de analfabetismo, os baixos índices de frequência escolar e a escassez das atividades esportivas e culturais diante da demanda dos moradores do Complexo de Manguinhos, justifica-se a articulação e associação de ações no sentido de (i) integrar os setores de educação, cultura, esporte e lazer, (ii) promover e resgatar expressões culturais locais, (iii) estimular a prática esportiva e (iv) contribuir na garantia do acesso, permanência e aprendizagem da Educação em todos os níveis em Manguinhos. 2 Objeto: O Projeto Atletas do Conhecimento pretende contribuir na democratização do acesso à prática e à cultura do Esporte no território ampliado de Manguinhos, de maneira a estimular o processo de formação de cidadãos críticos, reflexivos e criativos na busca de um projeto de sociedade igualitário. Dessa forma, o Projeto se propõe a incentivar um processo de formação atrelado à perspectiva de intervenção social com cerca de 80 jovens, a partir da prática esportiva e das rodas de conversa.

2 3 Objetivos: Objetivo Geral Contribuir na formação crítica-cidadã e esportiva de 80 jovens moradores de Manguinhos, com faixa etária entre 10 e 17 anos através das aulas relacionadas às modalidades esportivas (futebol e artes marciais) e das oficinas/rodas de conversa. Objetivos Específicos Provocar a reflexão sobre a prática esportiva como ferramenta de promoção da cultura de paz e da saúde dos indivíduos; Contribuir para o desenvolvimento das habilidades motoras e do desempenho esportivo; Oferecer oportunidades da aprendizagem dos fundamentos do futebol e das artes marciais, através da prática destas modalidades esportivas, de forma orientada e com acompanhamento técnico; Contribuir para a melhoria do rendimento escolar (frequência, participação, comportamento e nota) dos alunos identificados com maiores dificuldades; Provocar o debate sobre a prática esportiva como um direito e sobre a cultura de direitos no território de Manguinhos. Sistematizar a(s) metodologia(s) aplicada(s) e construir uma tecnologia educacional a partir dos registros fotográficos e audiovisuais. 4 Justificativa: 5 Comunidades Beneficiadas: O Projeto Atletas do Conhecimento irá beneficiar diretamente 80 adolescentes moradores de Manguinhos. Além disto, irá beneficiar indiretamente todo o Complexo de Manguinhos, na medida em que contribuirá para a promoção da cultura de paz no território. E, não obstante, contribuirá também no desenvolvimento de tecnologia educacional - material audiovisual - que poderá ser disponibilizada para reaplicação em outros lugares assemelhados ao território de Manguinhos.

3 6 Metodologia: 6.1 Do Curso O curso será dividido em dois eixos: um de formação crítica-cidadã e outro voltado para a formação de atletas. O Eixo de formação crítica-cidadã prevê a realização de 12 oficinas/rodas de conversa; ao longo destes encontros os alunos participarão de debates sobre diferentes temas, como, por exemplo: garantia de direitos no território de Manguinhos; promoção da saúde e determinantes sociais da saúde; prática esportiva como ferramenta da promoção da cultura de paz; etc. As atividades esportivas, por sua vez, serão dividas em aulas teóricas e práticas, com duração de 1h30, de maneira que as primeiras totalizarão 20 encontros, ao passo que as aulas práticas totalizarão 80 encontros. A frequência destes encontros se dará duas vezes por semana, onde as atividades de futebol serão ministradas no CIEP JK (R. Leopoldo Bulhões), ao passo que as aulas de artes marciais serão ministradas no CRJ (Av. Dom Helder Câmara, 1.184). Cada modalidade esportiva futebol e artes marciais constituirá uma turma com capacidade para, com idade entre 10 e 13 anos; e outra turma com capacidade para, com idade entre 14 e 17 anos. 6.2 Do Quadro de Horários dos Alunos FUTEBOL Horário Dia x Dia y 8h - 9h30 9h30-11h ARTES MARCIAIS Horário Dia x Dia y 18h - 19h30 19h30-21h 6.3 Da Tecnologia Educacional Ao longo da execução do projeto, serão realizados registros fotográficos e audiovisuais, a partir das aulas teóricas e práticas, das oficinas/rodas de conversa e de entrevistas que serão feitas, eventualmente, com os alunos do projeto. O material produzido a partir da sistematização e monitoramento da(s) metodologia(s) aplicada(s) será organizado e editado de maneira a gerar um DVD entendido aqui como tecnologia educacional por se tratar de uma ferramenta pedagógica e metodológica sobre o Projeto Atletas do Conhecimento, o que

4 possibilitará a sua difusão e reaplicabilidade para outros territórios urbanos densamente povoados e em situação de vulnerabilidade social, ambiental e civil. 6.4 Da Composição da Equipe O desenvolvimento das ações será realizado durante quatorze meses por meio de uma equipe composta por 09 (nove) bolsistas, sendo: 01 (um) profissional X para exercer a coordenação do projeto; 02 (dois) professores com notável experiência na área de esportes no território de Manguinhos; 04 (quatro) monitores graduandos em Educação Física; 01 (um) profissional com experiência em filmagem e edição de vídeo; e 01 (um) oficineiro. As referidas bolsas são fatores de um processo de desenvolvimento de projeto, com início, meio e fim. O serviço é de natureza temporária, não implicando na contratação de pessoal permanente para a instituição financiadora. 6.5 Das Atribuições dos Profissionais Coordenador: coordenar e secretariar o projeto, sob o aspecto administrativo e executivo; realizar as articulações institucionais necessárias para a execução das atividades; elaborar a prestação de contas; participar das reuniões quinzenais da equipe do projeto; participar das reuniões do GT Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Conselho Comunitário de Manguinhos; participar das rodas de conversa/oficinas realizadas no âmbito do projeto; elaborar relatório das atividades. Professor: orientar a aprendizagem do aluno durante as aulas práticas e teóricas; participar das reuniões quinzenais da equipe do projeto; participar das reuniões semanais com os monitores; elaborar o planejamento das atividades do projeto referente à sua modalidade; participar das reuniões do GT Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Conselho Comunitário de Manguinhos; participar das rodas de conversa/oficinas realizadas no âmbito do projeto; elaborar relatório das atividades. Monitor: contribuir e auxiliar na aprendizagem do aluno durante as aulas práticas e teóricas; participar das reuniões quinzenais da equipe do projeto; participar das reuniões semanais com os professores; participar das rodas de conversa/oficinas realizadas no âmbito do projeto. Oficineiro: participar de uma reunião com a equipe do projeto para elaborar o planejamento coletivo da oficina/roda de conversa; elaborar o planejamento de suas atividades; coordenar a oficina/roda de conversa.

5 7 Resultados Esperados: Treinamento e qualificação esportiva nos fundamentos do futebol e das artes marciais e formação crítica-cidadã de 80 jovens; produção de tecnologia educacional (material audiovisual); elevação do desempenho e rendimento escolar (indicadores: frequência, participação, notas); melhoria nas condições de saúde dos adolescentes envolvidos diretamente nas atividades do projeto. 8 Duração: 14 meses 9 Valor Total: R$ ,00 (duzentos e vinte mil reais)

6 10 Cronograma: As ações deste projeto seguirão o cronograma abaixo: META ESPECIFICAÇÃO INDICADOR FÍSICO DURAÇÃO UNIDADE QUANT INÍCIO TÉRMINO 1 Seleção e constituição de coordenação e equipe do projeto Contratação de bolsistas graduandos em Ed. Física Bolsista 04 MÊS 01 MÊS 02 Contratação de professores Bolsista 02 MÊS 01 MÊS 02 Seleção dos 80 jovens que serão beneficiados diretamente pelo projeto 2 3 Divulgação do processo de seleção para preenchimento de 80 vagas para jovens moradores de Manguinhos, com idade entre 10 e 17 anos Reunião/oficina sobre os objetivos do projeto junto às escolas da região - - MÊS 01 MÊS 02 Oficina 04 MÊS 01 MÊS 02 Seleção dos jovens Aluno 80 MÊS 02 MÊS 02 Treinamento, qualificação esportiva e formação crítica-cidadã de 80 jovens Aulas teóricas sobre os fundamentos do futebol ou das artes marciais Aula 20 MÊS 02 MÊS 03 Aulas práticas de futebol ou artes marciais Aula 80 MÊS 04 MÊS 13 Realização de oficinas e rodas de conversa Oficina 12 MÊS 02 MÊS 13 Desenvolvimento de tecnologia educacional, através da produção audiovisual 4 5 Registro fotográfico e audiovisual das atividades desenvolvidas pelo projeto Organização, sistematização e edição do material produzido Publicação de material audiovisual e disponibilização de tecnologia educacional Relatórios de Monitoramento Trimestral e de Avaliação Final Vídeo 01 MÊS 02 MÊS 13 Vídeo 01 MÊS 11 MÊS 13 Vídeo 01 MÊS 13 MÊS 14 Relatório 05 MÊS 01 MÊS 14

Conselho Comunitário de Manguinhos. Resolução Nº 1/2013

Conselho Comunitário de Manguinhos. Resolução Nº 1/2013 Conselho Comunitário de Manguinhos Resolução Nº 1/2013 2013 RESOLUÇÃO Nº 1 / 2013 GRUPO TEMÁTICO DE COMUNICAÇÃO CONSELHO COMUNITÁRIO DE MANGUINHOS Resolução Nº 1 - O Grupo Temático de Comunicação, em

Leia mais

PROJETO OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS SOCIAIS DO COMPLEXO DE MANGUINHOS Sumário Executivo

PROJETO OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS SOCIAIS DO COMPLEXO DE MANGUINHOS Sumário Executivo 1 Apresentação: Considerando que o Complexo de Manguinhos é uma área da cidade do Rio de Janeiro, situada na Região da Leopoldina, com aproximadamente 40.000 moradores, distribuídos entre as seguintes

Leia mais

PROJETO AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO SOLIDÁRIA DO COMPLEXO DE MANGUINHOS Sumário Executivo

PROJETO AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO SOLIDÁRIA DO COMPLEXO DE MANGUINHOS Sumário Executivo 1 Apresentação: Considerando que o Complexo de Manguinhos é uma área da cidade do Rio de Janeiro, situada na Região da Leopoldina, com aproximadamente 40.000 moradores, distribuídos entre as seguintes

Leia mais

PROJETO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO TERRITORIALIZADA E CIDADÃ DE MANGUINHOS Sumário Executivo

PROJETO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO TERRITORIALIZADA E CIDADÃ DE MANGUINHOS Sumário Executivo 1 Apresentação: Considerando que o Complexo de Manguinhos é uma área da cidade do Rio de Janeiro, situada na Região da Leopoldina, com aproximadamente 40.000 moradores, distribuídos entre as seguintes

Leia mais

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA Projeto: Pensando no Amanhã CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA QUEM SOMOS A Associação de Amigos e Moradores do Bairro Jardim Santa Luzia é uma entidade sem fins lucrativos, atuando

Leia mais

Promovendo o esporte e a inclusão social.

Promovendo o esporte e a inclusão social. Em resposta à 1º DILIGÊNCIA ANÁLISE TÉCNICA EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS ESPORTIVOS 01/2015, recebida em 24/02/2016 1. Identificação do executor: Associação Ajudôu CNPJ: 05.444.603/0001-04 Nome do Projeto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL RESOLUÇÃO Nº 55/2008-CONSUNI/UFAL, de 10 de novembro de 2008. APROVA NORMAS QUE DISCIPLINAM O PROGRAMA DE MONITORIA

Leia mais

JORNAL OFICIAL DO MUNICÍPIO DE FREI MARTINHO-PB PREFEITURA MUNICIPAL DE FREI MARTINHO Lei Municipal Nº 41/1967, de 22 de julho de 1967.

JORNAL OFICIAL DO MUNICÍPIO DE FREI MARTINHO-PB PREFEITURA MUNICIPAL DE FREI MARTINHO Lei Municipal Nº 41/1967, de 22 de julho de 1967. JORNAL OFICIAL DO MUNICÍPIO DE FREI MARTINHO-PB PREFEITURA MUNICIPAL DE FREI MARTINHO Lei Municipal Nº 41/1967, de 22 de julho de 1967. ATOS DO GABINETE DO PREFEITO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA Nº 13/2016. Abre inscrições, fixa prazos e procedimentos para seleção de projetos para o Programa de Monitoria da FAESF.

EDITAL DE MONITORIA Nº 13/2016. Abre inscrições, fixa prazos e procedimentos para seleção de projetos para o Programa de Monitoria da FAESF. EDITAL DE MONITORIA Nº 13/2016 Abre inscrições, fixa prazos e procedimentos para seleção de projetos para o Programa de Monitoria da FAESF. A Diretora Presidente da Faculdade de Educação São Francisco

Leia mais

Edital Nº 01/ Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação.

Edital Nº 01/ Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO/PRG PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS/PRAC COORDENAÇÃO DO PROJETO PET/CONEXÕES DE SABERES PROTAGONISMO JUVENIL EM PERIFERIAS

Leia mais

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. SÍNTESE Sabemos que hoje o esporte é o principal mecanismo de eficácia comprovada, como fator de crescimento humano, comportando vários benefícios, tanto para individualidade como para coletividade.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE - PELC NA UFMA 01/2013

PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE - PELC NA UFMA 01/2013 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE - PELC NA UFMA 01/2013 A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, no uso de suas atribuições legais, em parceria com

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE - PELC NA UFMA 01/2014

PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE - PELC NA UFMA 01/2014 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE - PELC NA UFMA 01/2014 A Universidade Federal do Maranhão por meio da Pró Reitoria de Extensão, em parceria com o Ministério do Esporte torna público

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL/UFU/PROEXC/ N 52/2018 ANEXO I PLANO DE TRABALHO ATIVIDADES DO BOLSISTA DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO: As ações previstas neste Plano de Trabalho possuem como articuladores comuns a efetivação de forma

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 04/2010

TERMO DE REFERÊNCIA 04/2010 TERMO DE REFERÊNCIA 04/2010 PROJETO: OEI/BRA 08/003 Fortalecimento da Capacidade Institucional da Secretaria de Educação Especial SEESP/MEC em Gestão e Avaliação do Programa de Acompanhamento e Monitoramento

Leia mais

PROGRAMA DE NIVELAMENTO

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO AESVISA FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO FAINTVISA NÚCLEO DE APOIO AO ESTUDANTE NAE PROGRAMA DE NIVELAMENTO VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ALVORADA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E TURISMO. EDITAL N 001/ 2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ALVORADA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E TURISMO. EDITAL N 001/ 2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ALVORADA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E TURISMO. EDITAL N 001/ 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ASSISTENTES DE ALFABETIZAÇÃO DO PROGRAMA MAIS

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N 020/2013. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e, eu Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei Complementar:

LEI COMPLEMENTAR N 020/2013. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e, eu Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei Complementar: LEI COMPLEMENTAR N 020/2013 SÚMULA: Altera os Anexos I, II e VII da Lei Complementar nº 017, de 08 de março de 2013 e cria cargos para atendimento ao Programa de Acolhimento Institucional Casa Lar, vinculado

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Para contratação de pessoa física. Assistente local

TERMO DE REFERÊNCIA Para contratação de pessoa física. Assistente local Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA Para contratação de pessoa física Assistente local 1.Projeto: FORTALECIMENTO DO PAPEL DO SETOR CULTURAL

Leia mais

ANEXO IX - PLANILHAS DE AVALIAÇÃO

ANEXO IX - PLANILHAS DE AVALIAÇÃO ANEXO IX - PLANILHAS DE AVALIAÇÃO PROJETO: AVALIADOR: PLANILHA DE AVALIAÇÃO PROJETO DE ESPORTES DE CARÁTER EDUCACIONAL Cada critério receberá uma nota, considerando: Nota mínima, quando a informação não

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO/PRG PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS/PRAC COORDENAÇÃO DO PROJETO PET/CONEXÕES DE SABERES PROTAGONISMO JUVENIL EM PERIFERIAS

Leia mais

Oficinas de Qualificação Profissional e Geração de Renda

Oficinas de Qualificação Profissional e Geração de Renda Oficinas de Qualificação Profissional e Geração de Renda IDENTIFICAÇÃO Nome: INSTITUTO DE FORMAÇÃO E AÇÃO POLÍTICA Endereço: RUA GENERAL LAMARTINE, 2G V. MATILDE SÃO PAULO/SP. CEP: 03541-110 Telefone/Fax:

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UnUEAD Edital Nº 002/2009

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UnUEAD Edital Nº 002/2009 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UnUEAD Edital Nº 002/2009 Estabelece as normas do Processo de Seleção de Tutores Presenciais e Tutores a Distância

Leia mais

4. DA INSCRIÇÃO E DA DOCUMENTAÇÃO

4. DA INSCRIÇÃO E DA DOCUMENTAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE COORDENADORES, SUB- COORDENADORES, PROFESSORES DE PRÁTICAS CORPORAIS, ESPECIALISTAS EM LUTAS E ARTES MARCIAIS, AGENTES

Leia mais

BARUERI ESPORTE FORTE

BARUERI ESPORTE FORTE BARUERI ESPORTE FORTE PROGRAMA MUNICIPAL DE ESCOLAS DE ESPORTES PARA O ATENDIMENTO DE JOVENS, ADOLESCENTES E DOS USUÁRIOS DO ESPAÇO MULHER, ESPORTE ADAPTADO E DO PARQUE DA MATURIDADE. Apresentando o Programa

Leia mais

Sementes do Amanhã. Proposta de Projeto Esportivo. Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR)

Sementes do Amanhã. Proposta de Projeto Esportivo. Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR) Proposta de Projeto Esportivo Sementes do Amanhã Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR) PROPONENTE: GESTÃO: APOIO: COLABORADOR: PANORAMA Futebol Clube Proposta

Leia mais

Edital nº 166/2018 PROEN

Edital nº 166/2018 PROEN Edital nº 166/2018 PROEN Processo Seletivo para Tutor do Programa de Educação Tutorial Grupo PET Ciências Sociais A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, com base na Lei

Leia mais

EDITAL N 001/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE MONITORIA

EDITAL N 001/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL N 001/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE MONITORIA A Faculdade Estácio do Pará torna público o PROCESSO DE SELEÇÃO para o preenchimento de 26 (vinte e seis) vagas para bolsistas no âmbito

Leia mais

PROGRAMAS DE ESPORTE EDUCACIONAL CAPACITAÇÃO GERENCIAL 2018 CAPACITAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO ME/CGEE/SNELIS Universidade Federal do Rio Grande

PROGRAMAS DE ESPORTE EDUCACIONAL CAPACITAÇÃO GERENCIAL 2018 CAPACITAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO ME/CGEE/SNELIS Universidade Federal do Rio Grande PROGRAMAS DE ESPORTE EDUCACIONAL CAPACITAÇÃO GERENCIAL 2018 CAPACITAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO ME/CGEE/SNELIS Universidade Federal do Rio Grande do Sul EQUIPE PEDAGÓGICA EQUIPES COLABORADORAS CAPACITAÇÃO

Leia mais

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA RELATÓRIO GERENCIAL JULHO DE 2016 1 APRESENTAÇÃO O PROGRAMA VIDA NOVA Pernambuco Acolhendo

Leia mais

ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES:

ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES: ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES: a) Descrição Sintética: Orientar a aprendizagem do aluno; participar no processo de planejamento das atividades da escola; organizar as operações inerentes ao processo

Leia mais

Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho ACESSUAS Trabalho

Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho ACESSUAS Trabalho O que é? É uma iniciativa da Política Nacional de Assistência Social para promover o acesso de seus usuários a oportunidades no mundo do trabalho, através de ações integradas e articuladas voltadas para

Leia mais

Passe Rápido. Projeto Multiesportivo Educacional. Proposta de Patrocínio Esportivo via Lei de Incentivo ao Esporte (IR)

Passe Rápido. Projeto Multiesportivo Educacional. Proposta de Patrocínio Esportivo via Lei de Incentivo ao Esporte (IR) Proposta de Patrocínio Esportivo via Lei de Incentivo ao Esporte (IR) Passe Rápido Projeto Multiesportivo Educacional Nº SLIE 1408014-13 - Aprovado com nº do processo 58701.001725/2014-10 Campinas, 18

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ESTRUTURA CONCEITUAL DE PROJETOS DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ESTRUTURA CONCEITUAL DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ESTRUTURA CONCEITUAL DE PROJETOS DE EXTENSÃO Inicialmente faz-se necessário definir dois conceitos: A Extensão Universitária é um processo

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL DE RETIFICAÇÃO PARA SELEÇÃO TUTOR - GRUPO PET EDUCAÇÃO POPULAR A Pró-Reitoria de Graduação, por meio do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA-PET) torna

Leia mais

Edição Nº 16, Ano III. Bom Sucesso, 28 de Novembro de 2016

Edição Nº 16, Ano III. Bom Sucesso, 28 de Novembro de 2016 Diário Oficial Eletrônico do Município de Bom Sucesso - Lei Municipal Nº 3392/2014 Edição Nº 16, Ano III Bom Sucesso, 28 de Novembro de 2016 Licitações - Extratos de Contratos Processo nº 064/2016, Pregão

Leia mais

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS 2011 UPE PROGRAD 2011 Manual para normatização de monitorias Página 1 de 8 SUMÁRIO Página 1. Apresentação 3 2. Definição de Monitoria

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) PARA CONSULTOR EM PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE APOIO PEDAGÓGICO - 44

TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) PARA CONSULTOR EM PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE APOIO PEDAGÓGICO - 44 TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) PARA CONSULTOR EM PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE APOIO PEDAGÓGICO - 44 N.º e Título do Projeto: Projeto OEI/BRA 09/002, Desenvolvimento de Processos Gerenciais e Operacionais no Ministério

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE NA MODALIDADE PRESENCIAL

CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE NA MODALIDADE PRESENCIAL CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE NA MODALIDADE PRESENCIAL Parceria Institucional Coordenação: Luciano Medeiros de Toledo Jussara Rafael Angelo

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES ONLINE PARA FORMAÇÃO À DISTÂNCIA EM PROGRAMAS DE ESPORTE E LAZER

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES ONLINE PARA FORMAÇÃO À DISTÂNCIA EM PROGRAMAS DE ESPORTE E LAZER CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES ONLINE PARA FORMAÇÃO À DISTÂNCIA EM PROGRAMAS DE ESPORTE E LAZER 1. Disposições gerais 1.1 Os Programas Esporte e Lazer, desenvolvidos por intermédio da Secretaria

Leia mais

Projeto autista artista cultura e arte integrada como instrumento de inclusão social e cultural Edital IADES nº 01/2018

Projeto autista artista cultura e arte integrada como instrumento de inclusão social e cultural Edital IADES nº 01/2018 Projeto autista artista cultura e arte integrada como instrumento de inclusão social e cultural Edital IADES nº 01/2018 O Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social - IADES abre o Edital de inscrição

Leia mais

EDITAL Nº 1/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria

EDITAL Nº 1/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA EDITAL Nº 1/2014 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria A Pró-Reitora, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em vista o disposto no Regulamento

Leia mais

Rede Mobilizadores. Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais

Rede Mobilizadores. Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais Atividade Final: Elaboração de Pré-Projeto Aluno: Maurício Francheschis Negri 1 Identificação do Projeto Rede Mobilizadores Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais Um dia na escola do meu filho:

Leia mais

As inscrições serão feitas online no período de 03 de agosto a 19 de agosto de 2016, por meio

As inscrições serão feitas online no período de 03 de agosto a 19 de agosto de 2016, por meio UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA LUVE EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O

Leia mais

EDITAL N 03 SAP 21 DE MARÇO DE 2017

EDITAL N 03 SAP 21 DE MARÇO DE 2017 EDITAL N 03 SAP 21 DE MARÇO DE 2017 O DIRETOR GERAL DO CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA DO IFFLUMINENSE, no uso de suas atribuições, por meio da Direção de Ensino e Políticas Estudantis, torna pública as

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Detalhamento de SUBPROJETO (Licenciatura)

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Detalhamento de SUBPROJETO (Licenciatura) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Ministério da Educação Anexos I e II 2º andar Caixa Postal 365 CEP - 70359-970 Brasília, DF - Brasil. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação

Leia mais

RELAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO SEMESTRAL DO SERVIDOR

RELAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO SEMESTRAL DO SERVIDOR RELAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES INSTITUCIONALIZADAS PARA SERVIDORES PLANO DE TRABALHO SEMESTRAL DO SERVIDOR 1. ATIVIDADES DE ENSINO / DOCENTES C. H.

Leia mais

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 138.17 A FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL (Fundação PTI-BR) torna público que serão recebidas as inscrições para o Processo Seletivo nº 138.17 sob contratação em

Leia mais

CHAMADA ABERTA PETbol

CHAMADA ABERTA PETbol CHAMADA ABERTA PETbol O grupo PET BICE da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL MG, campus Varginha, usando de suas atribuições legais, comunica aos interessados a abertura das inscrições para o processo

Leia mais

PROJETO MAIS SOCIAL - IV Crato / Fortaleza - CE

PROJETO MAIS SOCIAL - IV Crato / Fortaleza - CE PROJETO MAIS SOCIAL - IV Crato / Fortaleza - CE (2019) 1 OFICIO / ÚNICO - 2018 Crato-CE, 20 / 11 / 2018. Da OSCIP: SOCIEDADE PRÓ AMIGA CARIRI / CNPJ nº 13.073.383/0001-70. Para: Aos cuidados do Setor da

Leia mais

RELAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO SEMESTRAL DO SERVIDOR

RELAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO SEMESTRAL DO SERVIDOR RELAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO SEMESTRAL DO SERVIDOR ATIVIDADES INSTITUCIONALIZADAS PARA SERVIDORES 1. ATIVIDADES DE ENSINO / DOCENTES C. H.

Leia mais

Sementes do Amanhã. Proposta de Projeto Esportivo. Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR)

Sementes do Amanhã. Proposta de Projeto Esportivo. Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR) Proposta de Projeto Esportivo Sementes do Amanhã Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR) PROPONENTE: GESTÃO: APOIO: COLABORADOR: PANORAMA Futebol Clube Proposta

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 108

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 108 PROGRAMA Nº- 108 AMPLIAÇÃO DO PROJETO VOLTA REDONDA CIDADE DA MÚSICA SUB-FUNÇÃO: 361 ENSINO FUNDAMENTAL Proporcionar aos alunos da Rede Pública Municipal de Volta Redonda atividades musicais diversas nos

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DESEMBARGADOR SÁVIO BRANDÃO - FAUSB MANUAL DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO

FACULDADES INTEGRADAS DESEMBARGADOR SÁVIO BRANDÃO - FAUSB MANUAL DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO FACULDADES INTEGRADAS DESEMBARGADOR SÁVIO BRANDÃO - FAUSB MANUAL DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO VÁRZEA GRANDE - 2015 MANUAL DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO - FAUSB, Elaborada pela Coordenadora em exercício

Leia mais

MANGUINHOS Abril de 2010 Enchentes: o que muda com o PAC?

MANGUINHOS Abril de 2010 Enchentes: o que muda com o PAC? MANGUINHOS Abril de 2010 Enchentes: o que muda com o PAC? Conjunto Habitacional PAC - Av. Dom Hélder Câmara Edifício Dona Zica Praça principal inundada - 06 de abril de 2010 Nova casa, velhos riscos. Conjunto

Leia mais

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva Eleita 103ª 5ª melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil Ranking 500 NGOs Global Geneva AM MA GO onde estamos Elaboração, execução e avaliação de programas e projetos sociais; Desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS - UniMB

PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS - UniMB PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS - UniMB Edital nº. 01, 01 de março de 2019. O PROGRAMA DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS UniMB, nos termos do regulamento, normas

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Pró-Reitoria de Extensão

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Pró-Reitoria de Extensão FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Propostas de interessados em desenvolver oficinas, atividades artísticas, culturais, educativas e/ou esportivas nas áreas de Música, Artes Visuais, Dança, Teatro, Cinema e Educação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL/UFU/PROEXC/ N 110/2017 ANEXO II PLANO DE TRABALHO ATIVIDADES DO BOLSISTA DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO: As ações previstas neste Plano de Trabalho possuem como articuladores comuns a efetivação de forma

Leia mais

DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO PST PADRÃO

DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO PST PADRÃO DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO PST PADRÃO Este roteiro de elaboração do Documento Técnico do Projeto tem por objetivo subsidiar a apresentação de propostas para desenvolvimento do Programa Segundo Tempo

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL PARA SELEÇÃO TUTOR - GRUPO PET SAÚDE DA CRIANÇA

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL PARA SELEÇÃO TUTOR - GRUPO PET SAÚDE DA CRIANÇA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL PARA SELEÇÃO TUTOR - GRUPO PET SAÚDE DA CRIANÇA A Pró-Reitoria de Graduação, por meio do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA-PET) torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA SELEÇÃO DE COORDENADORES DE TURMAS 10ª ETAPA

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA SELEÇÃO DE COORDENADORES DE TURMAS 10ª ETAPA EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA SELEÇÃO DE COORDENADORES DE TURMAS 10ª ETAPA A Coordenação Geral do Programa Todos Pela Alfabetização TOPA, e a Prefeitura Municipal de Cristópolis Bahia (CNPJ 13655089/0001-76)

Leia mais

Caracterização da escola

Caracterização da escola Caracterização da escola Bolsistas responsáveis: Isabel e Magno 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Nome da escola: Escola Estadual Professora Ana Júlia de Carvalho Mousinho 1.2. Localização: Rua Estrela do leste,

Leia mais

Edital Nº 01/ Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação.

Edital Nº 01/ Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO/PRG PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS/PRAC COORDENAÇÃO DO PROJETO PET/CONEXÕES DE SABERES ACESSO E PERMANÊNCIA DE JOVENS

Leia mais

1.1. Fornecer apoio financeiro ao aluno praticante de esportes, garantindo- lhe recursos que possam contribuir para sua manutenção na universidade,

1.1. Fornecer apoio financeiro ao aluno praticante de esportes, garantindo- lhe recursos que possam contribuir para sua manutenção na universidade, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS - COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER EDITAL PRAEC 001/2014 Edital de seleção de bolsa Atleta do Programa Institucional de

Leia mais

4. DA INSCRIÇÃO E DA DOCUMENTAÇÃO

4. DA INSCRIÇÃO E DA DOCUMENTAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE COORDENADORES E AGENTES SOCIAIS PARA O PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE-PELC Três Rios - Processo: UFF/Ministério

Leia mais

EDITAL DE BOLSA DE MONITORIA UNIRIO

EDITAL DE BOLSA DE MONITORIA UNIRIO EDITAL DE BOLSA DE MONITORIA UNIRIO - 2010 Chamada para Seleção de Projetos de Ensino, tendo em vista a concessão de Bolsas de Monitoria para o período de março a dezembro de 2010. A Pró-Reitoria de Graduação

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria Art. 1º - Entende-se por Monitoria, uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada

Leia mais

EDITAL Nº 007/CPADC/ICED SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO (PIBEX) 2015

EDITAL Nº 007/CPADC/ICED SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO (PIBEX) 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ICED CENTRO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO - CPADC EDITAL Nº 007/CPADC/ICED SELEÇÃO DE BOLSISTAS

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º - A Coordenação do Curso de Licenciatura em Química da UTFPR Campus

Leia mais

4. DA INSCRIÇÃO E DA DOCUMENTAÇÃO

4. DA INSCRIÇÃO E DA DOCUMENTAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE COORDENADOR REGIONAL, COORDENADOR PEDAGÓGICO, ASSISTENTE SOCIAL, PSICÓLOCO, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSOR

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) PARA CONSULTOR EM ESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL - 33

TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) PARA CONSULTOR EM ESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL - 33 TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) PARA CONSULTOR EM ESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL - 33 N.º e Título do Projeto: Projeto OEI/BRA 09/002, Desenvolvimento de Processos Gerenciais e Operacionais no Ministério do Esporte

Leia mais

ANEXO II PLANO DE TRABALHO ATIVIDADES DO BOLSISTA DE EXTENSÃO

ANEXO II PLANO DE TRABALHO ATIVIDADES DO BOLSISTA DE EXTENSÃO ANEXO II PLANO DE TRABALHO ATIVIDADES DO BOLSISTA DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO/ JUSTIFICATIVA: As ações previstas neste Plano de Trabalho possuem como articuladores comuns a efetivação de forma indireta de 04,

Leia mais

Edital nº 010/2016 CÂMPUS CURITIBA IFPR. A Direção Geral do Câmpus Curitiba do Instituto Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, torna pública:

Edital nº 010/2016 CÂMPUS CURITIBA IFPR. A Direção Geral do Câmpus Curitiba do Instituto Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, torna pública: Edital nº 010/2016 CÂMPUS CURITIBA IFPR A Direção Geral do Câmpus Curitiba do Instituto Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, torna pública: CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA

Leia mais

Nesse sentido, as políticas públicas de lazer têm, além de muitas outras funções, a de ser um dos indicadores de qualidade de vida de um povo.

Nesse sentido, as políticas públicas de lazer têm, além de muitas outras funções, a de ser um dos indicadores de qualidade de vida de um povo. Analise do Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC) em Pelotas/RS. MÜLLER, Dalila. Universidade Federal de Pelotas. dmuller@ufpel.edu.br. HALLAL, Dalila Rosa. Universidade Federal de Pelotas. dalilahallal@gmail.com.

Leia mais

CURSO DE FARMÁCIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2018

CURSO DE FARMÁCIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2018 1 CURSO DE FARMÁCIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2018 A Coordenação do Curso de Psicologia da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em cumprimento ao

Leia mais

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PROGRAMA VIDA NOVA

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PROGRAMA VIDA NOVA SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PROGRAMA VIDA NOVA RELATÓRIO GERENCIAL JANEIRO DE 2016 1 APRESENTAÇÃO O PROGRAMA VIDA NOVA Pernambuco Acolhendo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS SAPUCAIA DO SUL DEPARTAMENTO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS SAPUCAIA DO SUL DEPARTAMENTO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS SAPUCAIA DO SUL DEPARTAMENTO DE ENSINO EDITAL INTERNO Nº 006/2018 IFSUL / Câmpus Sapucaia do Sul Dispõe

Leia mais

EDITAL Nº 03/2018 CÂMPUS ITAJAÍ. Edital de abertura de vagas para monitores RETIFICADO em 11 de outubro de 2018

EDITAL Nº 03/2018 CÂMPUS ITAJAÍ. Edital de abertura de vagas para monitores RETIFICADO em 11 de outubro de 2018 EDITAL Nº 03/2018 CÂMPUS ITAJAÍ Edital de abertura de vagas para monitores RETIFICADO em 11 de outubro de 2018 EXECUÇÃO: DE OUTUBRO A DEZEMBRO DE 2018. EDITAL Nº 03/2018 CÂMPUS ITAJAÍ O Diretor Geral do

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 07/2018 MANAUSCULT ANEXO I - CURSOS LIVRES EM ARTES NA COMUNIDADE

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 07/2018 MANAUSCULT ANEXO I - CURSOS LIVRES EM ARTES NA COMUNIDADE EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 07/2018 MANAUSCULT ANEXO I - CURSOS LIVRES EM ARTES NA COMUNIDADE 1. APRESENTAÇÃO No intuito de contribuir com o desenvolvimento cultural e social de crianças e jovens em

Leia mais

Sua missão é "ser agente na transformação da sociedade de acordo com a mensagem cristã".

Sua missão é ser agente na transformação da sociedade de acordo com a mensagem cristã. ANOIII A ACM-RS A Associação Cristã de Moços do Rio Grande dos Sul foi fundada há mais de 110 anos e é uma instituição ecumênica, filantrópica, de assistência social e de atividades educacionais, sem fins

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL Rio de Janeiro 2018 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Programa de Monitoria, instituído pela Lei nº 5.540/68 e complementada

Leia mais

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO PROGRAMA SEGDO TEMPO Ministério do Esporte DIRETRIZES DO PROGRAMA SEGDO TEMPO Para quem? Grupo de 200 beneficiados Com quem? Recursos Humanos Onde? Espaço físico disponível Como? Atividades esportivas

Leia mais

2 Manual de Monitoria

2 Manual de Monitoria MANUAL DE MONITORIA 1 Manual de Monitoria 2 3 INTRODUÇÃO O presente manual visa proporcionar aos professores orientadores de alunosmonitores das FIPMoc informações sobre a MONITORIA, entendida como possibilidade

Leia mais

Educação em Tempo Integral M A R Ç O / A N G É L I C A D E A. M E R L I A U L A 2

Educação em Tempo Integral M A R Ç O / A N G É L I C A D E A. M E R L I A U L A 2 Educação em Tempo Integral 1 M A R Ç O / 2 0 1 8 A N G É L I C A D E A. M E R L I A U L A 2 Diretrizes gerais da educação em tempo integral 2 De acordo com Paro (2005): além de ser dever do Estado, a universalização

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE FORMAÇÃO DA UFGD

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE FORMAÇÃO DA UFGD REGULAMENTO DO 1 DEFINIÇÃO/OBJETIVO O Projeto de Extensão Centro de Formação da UFGD está sob a coordenação da Pró- Reitoria de Extensão e Cultura e objetiva oferecer à comunidade cursos de extensão de

Leia mais

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS EDITAL Nº PRAEC/UFLA PROAR

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS EDITAL Nº PRAEC/UFLA PROAR PROAR Nº15/2018/PIB/PRAEC/UFLA PROAR, DE 04 DE JULHO DE 2018 CRONOGRAMA DATA 04/07/2018 Publicação do Edital ATIVIDADE 05/07 até 27/07/2018 Período de Inscrições pelo SIG 30/07/2018 a 31/08/2018 Período

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2019 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2019 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR 1 CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2019 A Coordenação do Curso de Psicologia da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em cumprimento

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA ESPORTE TURISMO E LAZER ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA 13 DE MAIO PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SÔNIA CRISTINA DE SOUZA ARAÚJO

Leia mais

EDITAL Nº 05, de 20 de fevereiro de PROCESSO SELETIVO DE TUTORIA A DISTÂNCIA REDE e-tec BRASIL

EDITAL Nº 05, de 20 de fevereiro de PROCESSO SELETIVO DE TUTORIA A DISTÂNCIA REDE e-tec BRASIL EDITAL Nº 05, de 20 de fevereiro de 2017. PROCESSO SELETIVO DE TUTORIA A DISTÂNCIA REDE e-tec BRASIL O Diretor-Geral do do Instituto Federal do Rio Grande do Sul IFRS torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

PROJETOS ESPORTIVOS DO CLUB ATHLETICO PAULISTANO LEI PAULISTA DE INCENTIVO AO ESPORTE

PROJETOS ESPORTIVOS DO CLUB ATHLETICO PAULISTANO LEI PAULISTA DE INCENTIVO AO ESPORTE PROJETOS ESPORTIVOS DO CLUB ATHLETICO PAULISTANO LEI PAULISTA DE INCENTIVO AO ESPORTE Clique aqui e confira a LEI PAULISTA Nº 13.918, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2009. Atualizado em 29.06.2018 PROJETOS ESPORTIVOS

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE CRICIÚMA

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE CRICIÚMA LUZES CÂMERA AÇÃO FIA 1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: NOME DO PROJETO: Luzes Câmera Ação PROPONENTE: Associação Beneficente ABADEUS CNPJ: 83.852.764/0001-32 Endereço: Maria Salete de Oliveira, 422 Bairro:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO/PRG PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS/PRAC COORDENAÇÃO DO PROJETO PET/CONEXÕES DE SABERES ACESSO E PERMANÊNCIA DE JOVENS

Leia mais

PROGRAMAS DE JUVENTUDE NO MUNICÍPIO RIO DE JANEIRO BRENNER

PROGRAMAS DE JUVENTUDE NO MUNICÍPIO RIO DE JANEIRO BRENNER PROGRAMAS DE JUVENTUDE NO MUNICÍPIO RIO DE JANEIRO BRENNER, Ana Karina - Universidade Federal Fluminense GT: Movimentos Sociais e Educação / n.03 Agência Financiadora: FAPERJ Este trabalho relata resultados

Leia mais