AVALIAÇÃO INTERNA DO AGRUPAMENTO. Agrupamento de Escolas nº2 de Beja - Mário Beirão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO INTERNA DO AGRUPAMENTO. Agrupamento de Escolas nº2 de Beja - Mário Beirão"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO INTERNA DO AGRUPAMENTO Agrupamento de Escolas nº2 de Beja - Mário Beirão

2 Índice Introdução Objectivos Metodologia de Trabalho Áreas de Trabalho/ Conclusões Estruturas Formais Estruturas FísicasF Área Pedagógica gica Clima de Escola

3 Introdução A realização deste trabalho teve como principal objectivo a criação de instrumentos que permitam, de forma regular e eficaz, aferir e controlar a qualidade de funcionamento do Agrupamento em diversos sectores: Estruturas Físicas e Formais (serviços e órgãos de gestão e administração), a Área Pedagógica e o Clima de Escola. Para o efeito foi nomeada uma equipa de trabalho, constituída por 15 docentes do pré-escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos. Criados os instrumentos, foram os mesmos aplicados e devidamente tratados os resultados A última etapa deste trabalho consiste na apresentação de propostas de alteração/sugestões concretas ao funcionamento dos vários sectores analisados

4 Objectivos Identificar pontos fortes e fracos da orgânica do Agrupamento, visando, respectivamente, a sua potenciação e correcção. Procurar a obtenção de um elevado desempenho e assegurar a sua continuidade.

5 Metodologia de Trabalho Definição das Áreas a avaliar: Estruturas Físicas Estruturas Formais Área Pedagógica Clima de Escola Definição/Selecção dos instrumentos a utilizar/criação dos mesmos; Questionários para alunos, pais, professores e funcionários dos vários graus de ensino Grelhas para análise documental de actas de Conselho Pedagógico, de Conselho de Docentes, de Departamentos, etc Aplicação, Recolha e Tratamento dos dados

6 Dimensão da Amostra Todos os professores e educadores de infância do Agrupamento de Escolas: 6 Educadores de Infância 48 Professores do 1º Ciclo 93 Professores do 2º e 3º Ciclos Todos os funcionários e auxiliares de acção educativa (num total de 38) Relativamente aos alunos, a amostra foi constituída por seis alunos de cada turma, sorteados aleatoriamente, nos 2º e 3º Ciclo (cerca de duzentos inquiridos num universo de setecentos alunos). No 1º Ciclo, foram apenas inquiridos os alunos dos 3º e 4º anos, em virtude de ser do consenso do grupo de trabalho da auto-avaliação, serem aqueles com maior capacidade de interpretação do questionário. Para a construção da amostra relativa aos encarregados de educação procedeu-se de forma idêntica aos alunos.

7 Resultados da Auto-Avaliação Áreas de Trabalho/ Estruturas Formais Conselho Executivo PONTOS FORTES A qualidade do atendimento A preocupação com o bem-estar da comunidade educativa A capacidade de resolução de problemas A receptividade perante a apresentação de iniciativas/ projectos. A capacidade de manter a segurança / disciplina PONTOS FRACOS Baixa iniciativa no sentido de envolver os elementos da comunidade educativa na vida escolar (Opinião dos Enc.Ed. 2º/3º Ciclo e Professores 1º Ciclo). Pouca satisfação relativamente às directrizes/ decisões tomadas (Prof 1º Ciclo).

8 Áreas de Trabalho/ Estruturas Formais Conselho Executivo PONTOS FORTES O grau de conhecimento evidenciado relativamente aos assuntos sobre os quais tem que decidir. A qualidade do projecto educativo. O grau de satisfação relativamente liderança exercida. Preocupação em assegurar a continuação do Conselho de Turma nos 2º e 3º ciclos. Capacidade de gestão das instalações e espaços físicos. PONTOS FRACOS Pouco envolvimento na promoção do desenvolvimento profissional dos docentes (Opinião dos Professores do 1º ciclo). A distribuição dos horários das disciplinas nem sempre vai de encontro aos interesses dos alunos (Opinião dos alunos dos 2º e 3º ciclos).

9 Áreas de Trabalho/ Estruturas Formais Assembleia PONTOS FORTES A sua existência e funções são do conhecimento de toda a comunidade educativa. PONTOS FRACOS Deficiente conhecimento das decisões tomadas na Assembleia.

10 Áreas de Trabalho/ Estruturas Formais Departamentos / Conselho de Docentes PONTOS FORTES Boa receptividade relativamente a novas iniciativas, projectos e actividades apresentados pelos seus membros. Capacidade de transmissão/ discriminação de informação. Boa integração de novos professores. Boa cooperação entre os professores. Bom ambiente de trabalho entre pares. Reflexão acerca dos resultados dos alunos e avaliação das estratégias de ensino utilizadas. Definição e critérios de avaliação.

11 Áreas de Trabalho/ Estruturas Formais Departamentos / Conselho de Docentes PONTOS FRACOS Falta de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido individualmente Inexistência de discussão de fundo de problemas da política educativa de Escola donde resultem sugestões justificadas para alteração dessa mesma política. (Opinião dos Professores do 2º/32 /3º Ciclo) Inexistência de reflexão sobre práticas educativas, incluindo estratégias de diferenciação pedagógica gica destinadas a melhorar as aprendizagens e prevenir a exclusão e insucesso. (Opinião dos Professores do 2º/32 /3º Ciclo) Ausência de planeamento de actividades interdisciplinares. (Opinião ião dos Professores do 2º/32 /3º Ciclo) Carência de permuta de experiências e materiais. (Prof. 2º/32 /3º Ciclo)

12 Áreas de Trabalho/ Estruturas Formais Funções dos Coordenadores de Departamento / C. Docentes Aspectos positivos Promovem a reflexão e aplicação de critérios de avaliação. Promovem a reflexão sobre os resultados de avaliação dos alunos. Aspectos negativos Não estimulam a criação de condições que favoreçam a formação contínua dos professores. (Opinião dos professores dos 2º e 3º Ciclos) Não promovem as trocas de experiência e a cooperação entre todos. (Opinião dos professores dos 2º e 3º Ciclos) Não estimulam a articulação de conteúdos programáticos entre as várias disciplinas. (Opinião dos professores dos 2º e 3º Ciclos)

13 Áreas de Trabalho/ Estruturas Formais Funcionamento dos Conselhos de Turma Aspectos Positivos A promoção da cooperação com outras instituições especializadas de apoio educativo. A colaboração com os colegas de forma voluntária. Estabelecimento dos cumprimentos das normas de comportamento/ atitudes na turma. Definição de estratégias para resolução de problemas disciplinares. Promoção de estratégias para o apoio dos alunos com dificuldades de aprendizagem Aspectos Negativos A reduzida reflexão sobre a atribuição de níveis aos alunos. A fraca reflexão acerca do domínio da língua materna e a sua relação com os níveis obtidos pelos alunos. A inexistência de uma definição conjunta de critérios de avaliação e a conformidade com o Plano Curricular de Turma. Promoção de estratégias de envolvimento dos Encarregados de Educação no acompanhamento da vida escolar do aluno.

14 Áreas de Trabalho/ Estruturas Formais Associação de Pais Pertence Não Pertence º Ciclo 2º/3º Ciclo Grau de identificação com a Associação de Pais: 1º Ciclo identificam-se 2º/3º Ciclo não se identificam ou desconhecem a sua actuação

15 Áreas de Trabalho/ Estruturas Formais Aspectos Negativos Associação de Estudantes (Opinião dos alunos dos 2º e 3º ciclos) Apenas 13% dos alunos pertencem à Associação. Fraca participação nas actividades promovidas pela Associação de Estudantes. Fraco conhecimento do programa da Associação. Insatisfação relativamente ao cumprimento do programa eleitoral da Associação de Estudantes. Pouca preocupação da Associação com os problemas dos alunos. Participação pouco activa na comunidade escolar.

16 Áreas de Trabalho/ Área Pedagógica Relações interpessoais Professor/ aluno Pontos Fortes Existe boa de relação entre professores e alunos. Os professores não se sentem humilhados pelos alunos. Existe à-vontade no relacionamento entre professores e alunos. Existe respeito dos alunos pelos professores. O professor consegue manter a disciplina nas aulas. Os professores gostam dos seus alunos. Os professores elogiam os seus alunos. Os alunos dão-se bem com os professores. Os alunos vêm no professor um amigo. Os alunos vêm o professor como confidente (Opinião dos alunos dos 2º e 3º Ciclos). Os alunos vêm o professor como bom companheiro. Os alunos consideram que os professores ajudam sempre que precisam de apoio Os alunos do 1º Ciclo referem que os professores os elogiam, são simpáticos, atenciosos, preocupados, bem educados, responsáveis, pacientes e divertidos

17 Áreas de Trabalho/ Área Pedagógica Relações interpessoais Aluno / Professor Pontos Fracos Alguns alunos já se sentiram inferiorizados pelos professores (opinião dos alunos do 2º e 3º Ciclos). Alguns alunos consideram que os professores os fazem sentir pouco à vontade.

18 Áreas de Trabalho/ Área Pedagógica Relações interpessoais Professor/ Professor Pontos Fortes Os professores sentem cordialidade na relação com os colegas. Os professores sentem-se ajudados pelos colegas. Os professores sentem o seu trabalho reconhecido pelos colegas. Os professores sentem-se integrados. Os professores sentem bom acolhimento por parte dos colegas, quando ingressam no Agrupamento. Os professores consideram que existe cooperação entre os elementos do corpo docente; Pontos Fracos Os docentes consideram que os colegas por vezes são: Críticos; Individualistas

19 Áreas de Trabalho/ Área Pedagógica Relações interpessoais Professor/ Funcionários Pontos Fortes Os professores consideram que existe cordialidade na relação com os funcionários. Os professores sentem-se à vontade com os funcionários. Os professores consideram que os funcionários são cooperantes. Os professores pensam existir um bom relacionamento com os funcionários Relações interpessoais Funcionários/ Professor Pontos Fortes Os funcionários sentem o seu trabalho reconhecido pelos professores.

20 Áreas de Trabalho/ Área Pedagógica Relações interpessoais Aluno/ Funcionário Pontos Fortes Os alunos sentem-se à vontade com os funcionários. Os alunos sentem-se ajudados pelos funcionários. Os alunos dão-se bem com os funcionários. Os alunos consideram que os funcionários os ajudam. Pontos Fracos Alguns alunos dizem que, por vezes, os funcionários os inferiorizam.

21 Áreas de Trabalho/ Área Pedagógica Relações interpessoais Aluno/ Aluno Pontos Fortes Os alunos dão-se bem com os colegas. Os alunos consideram que se ajudam mutuamente. Os alunos vêem-se como bons companheiros. Os alunos dizem confiar nos colegas. Os alunos afirmam que nunca se sentem inferiorizados pelos colegas. Pontos Fracos Os alunos denunciam a existência de agressões verbais entre si.

22 Áreas de Trabalho/ Área Pedagógica Indisciplina Pontos Fortes Professores e funcionários do Agrupamento e encarregados de educação do 1º ciclo referem que nunca ou raramente têm conhecimento de situações graves de indisciplina. Professores, funcionários e encarregados de educação do 1º ciclo consideram que a agressividade não é um factor preocupante na escola dos filhos A maioria dos alunos inquiridos refere que nunca esteve envolvido em situações de agressividade; A maioria dos inquiridos refere que não foi alvo ou raramente efectuou uma participação disciplinar Os Encarregados de Educação consideram que os alunos estão integrados no grupo/turma e na Escola. Pontos Fracos Os alunos e encarregados de educação dos 2º e 3º ciclo mostram-se preocupados com algumas situações de indisciplina que consideram graves.

23 Áreas de Trabalho/ Área Pedagógica Indisciplina Aspectos Revelantes Todos os inquiridos afirmam que as situações de indisciplina têm origem nos seguintes factores: Problemas do foro pessoal e familiar; Má influência dos amigos.

24 Áreas de Trabalho/ Área Pedagógica Metodologia de aula Aspectos positivos A carga horária da disciplina permite frequentemente ou sempre leccionar, de forma satisfatória, os conteúdos programáticos. Os sumários correspondem sempre à matéria dada (Opinião dos alunos dos 2º e 3º Ciclos). Factores que impedem o cumprimento da planificação: A existência de diferentes ritmos de aprendizagem; A existência de dificuldades de concentração dos alunos; A integração de outros assuntos de interesse por parte dos alunos; Factores que condicionam o aproveitamento das aulas: Factores que condicionam o aproveitamento das aulas: O professor ter de dar apoio a alunos com diferentes ritmos de aprendizagem (Opinião dos Encarregados de Educação); O professor ter demasiados conteúdos para leccionar (Opinião dos Encarregados de Educação).

25 Áreas de Trabalho/ Área Pedagógica Metodologia de aula -dificuldades Factores que obstaculizam a aquisição de conhecimentos: A eventual existência de barulho nas salas de aula (Opinião de todos os Alunos, dos professores de 1º Ciclo e dos E.Educação dos 2º e 3º Ciclos); O facto dos alunos não gostarem da disciplina (alunos 2º/3º Ciclo); Sempre que os alunos conversam muito com os colegas (Opinião dos Alunos, E.Educação dos 2ºe 3º Ciclos); A eventualidade do aluno não gostar do professor (alunos 2º/3º Ciclo). A circunstância dos alunos estarem distraídos (Opinião dos Alunos e dos E.Educação dos 2º e 3º Ciclos); A incapacidade do professor para conseguir captar a atenção dos alunos (Opinião dos alunos); A incapacidade dos alunos para interpretar a linguagem escrita; (Opinião dos alunos e professores 1º Ciclo); O insuficiente tempo dedicado pelos alunos ao estudo; (Opinião dos professores e E.Educação dos 2º e 3º Ciclos);

26 Áreas de Trabalho/ Área Pedagógica Metodologia de aula/planificação/avaliação Aspectos Relevantes Os Os professores e os alunos referem a utilização de diferentes métodos de ensino/aprendizagem. (Expositivo, Explicativo e Métodos Activos) A maioria dos professores afirmou planificar as suas aulas individualmente. Os professores fornecem os critérios de avaliação aos alunos. Os alunos têm conhecimento dos critérios de avaliação. Os E. Educação têm conhecimento dos critérios de avaliação. Os professores e os alunos referem a utilização dos seguintes recursos didácticos: Mapas; Cartazes; Computador (Raramente)

27 Áreas de Trabalho/ Área Pedagógica Metodologia de aula Instrumentos de avaliação Aspectos Relevantes Técnicas e instrumentos de avaliação mais utilizados: Observação directa. O nível de participação nas aulas. A realização de trabalhos individuais. A realização de testes. A elaboração de trabalhos de casa. A elaboração de trabalhos de grupo. Técnicas de ensino mais utilizadas na Sala de Aula: Resumos no quadro. Esquemas. Fichas informativas. Trabalhos de pesquisa e em grupo. Jogos didácticos. Discussão de ideias.

28 Áreas de Trabalho/ Área Pedagógica Metodologia de aula Transversalidade Pontos Fortes No 1º Ciclo os professores realizam actividades previamente planificadas com outros colegas do mesmo grau de ensino. Todos os professores têm em conta o domínio da Língua Portuguesa e corrigem os erros ortográficos dos alunos (Opinião dos professores e alunos dos 2ºe 3º Ciclos). Existe articulação de conteúdos entre os docentes do Conselho de Turma (Opinião dos professores e alunos dos 2ºe 3º Ciclos). Pontos Fracos Os professores dos 2º e 3º ciclo afirmaram que raramente realizam actividades combinadas com outros colegas do mesmo ou de ciclos diferentes. Os professores do 1º Ciclo não contactam com os colegas dos outros ciclos. Os professores do 1º Ciclo não têm conhecimento dos conteúdos das disciplinas de outros graus de ensino.

29 Áreas de Trabalho/ Área Pedagógica Metodologia de aula Estratégias Aspectos Relevantes Estratégias de superação das dificuldades: Realização de actividades de consolidação de forma continuada. (Professores e E. Educação). Prestar mais atenção aos alunos (Professores) Promover actividades que levem a uma maior concentração dos alunos (Professores). Estudar mais (Alunos e E.Educação). Estar mais atento nas aulas (alunos e E.Educação).

30 Estruturas físicas Estruturas Físicas F - Satisfação Pontos Fortes De forma geral a comunidade escolar: Sente-se bem no espaço físico da Escola. Sente-se satisfeita no atendimento na Secretaria. Sente-se satisfeita no atendimento no Bar. Sente-se satisfeita no atendimento no Refeitório. Sente-se satisfeita com a Sala de Convívio. Sente-se satisfeita no atendimento na Reprografia. Pontos Fracos Na Biblioteca, os alunos consideram não ser tratados com muita simpatia.

31 Estruturas físicas Estruturas Físicas F - Funcionamento Pontos Fortes De forma geral a comunidade escolar considera: Os horários de funcionamento dos vários serviços bons ou satisfatórios. O tempo de espera nos vários serviços bom ou satisfatório. A variedade e quantidade das refeições boa ou satisfatória. A higiene e limpeza do espaço boa ou satisfatória.

32 Estruturas físicas Estruturas Físicas F - Sanitários Os professores do 1º Ciclo consideram que a limpeza dos seus sanitários é razoável ou boa. Os professores do 2ºe 3º Ciclos consideram bons ou razoáveis todos os aspectos ligados aos seus sanitários. Os alunos consideram o número de sanitários bom embora o seu estado seja considerado mau ou não satisfatório. Estruturas Físicas F Sala de Professores Os professores dos 2º e 3º ciclos consideram satisfatório/suficiente o espaço, conforto, comodidade e higiene da sala de professores. Estruturas Físicas F Sala de Funcionários Os funcionários consideram satisfatórios o equipamento, a higiene, a limpeza, a conservação e manutenção da sua sala.

33 Estruturas Físicas Recursos Materiais Aspectos pertinentes Os professores do 2º e 3º Ciclos consideram suficiente os seguintes equipamentos: TV, Vídeo, DVD, Jogos Multimédia, Mapas, Filmes, Diapositivos e Retroprojectores; Os professores do 2º e 3º Ciclos consideram insuficiente o Nº de PC s e Videoprojectores Os professores do 1º Ciclo consideram: Suficiente o nº de TV s e Vídeos Insuficiente o nº de PC s, Jogos Multimédia, Mapas, filmes, diapositivos e retroprojectores Inexistente: Leitor de DVD, PC s portáteis e Videoprojector

34 Estruturas Físicas Condições de Acessibilidade Acesso ao espaço exterior Professores do 2º e 3º ciclos, funcionários e encarregados de educação consideram satisfatório o acesso ao espaço exterior Os Professores do 1º ciclo consideram más as condições de acesso ao espaço exterior das suas escolas Acesso às salas de aula Professores do 2º e 3º ciclos, funcionários e encarregados de educação consideram satisfatório o acesso às salas de aula. Os Professores do 1º ciclo consideram más as condições de acesso às salas de aula. Acesso às salas específicas Professores do 2º e 3º ciclos, funcionários e encarregados de educação consideram satisfatório o acesso às salas específicas. Acesso à Secretaria Professores, funcionários e encarregados de educação consideram satisfatório e bom o acesso à Secretaria.

35 Sugestões Apresentadas para Solução dos Problemas Detectados Assembleia de Escola Divulgação das deliberações da Assembleia na Sala de Professores da Escola Sede e em todas as escolas do Agrupamento. Maior empenho e participação da Câmara Municipal de Beja e de outras entidades económicas. Conselho Executivo Melhorar a planificação e coordenação de actividades Nomeação de pessoas ou grupos para a realização de tarefas

36 Sugestões Apresentadas para Solução dos Problemas Detectados Departamentos/Conselho de Docentes Estes órgãos deverão ter um papel mais activo na planificação/avaliação e questões pedagógicas; O acompanhamento dos novos colegas deverá ser feito de forma mais cuidada por estes órgãos; Conselhos de Turma Deverá aumentar o número de reuniões intercalares; Deverá existir mais profissionalismo; Na escolha do Director de Turma deve ser tida em conta a capacidade de liderança.

37 Sugestões Apresentadas para Solução dos Problemas Detectados Estratégias Conducentes à Melhoria dos Resultados Escolares: Na opinião dos alunos dos 2º e 3º Ciclos é importante : A existência de apontamentos; A realização de trabalhos de pesquisa em grupo; A discussão de Ideias; A realização de fichas Recurso a jogos didácticos; Recurso a material audiovisual; Visitas de estudo; Trabalhos experimentais.

38 Sugestões Apresentadas para Solução dos Problemas Detectados Estratégias Conducentes à Escolares: Melhoria dos Resultados Na opinião dos pais dos 2º e 3º Ciclos é importante a existência de: Resumos; Apontamentos; Fichas Informativos; Esquemas no quadro. Mais disciplina/silêncio por parte dos alunos; Professores que cativem e incentivem os alunos; Alunos mais disciplinados; Mais tempo de estudo em casa de forma a promover o combate à distracção e à preguiça.

39 Sugestões Apresentadas para Solução dos Problemas Detectados Estratégias Conducentes à Melhoria dos Resultados Escolares: Na opinião dos professores dos 1º, 2º e 3º ciclos é importante a existência de: Maior disponibilidade de meios audiovisuais/interactivos; Turmas mais pequenas; Valorização de exercícios de concentração e memorização; Responsabilização dos alunos e consequente envolvimento na vida estudantil.

40 Sugestões Apresentadas para Solução dos Problemas Detectados Estratégias Conducentes à Melhoria dos Resultados Escolares: Na opinião dos pais do 1º Ciclo é importante : A elaboração de fichas Informativas e Trabalho Individual; A realização de trabalho a pares e resumos; Uma atitude mais rígida por parte dos professores; A disponibilização de mais meios informáticos; A existência de mais apoio em casa

41 Sugestões Apresentadas para Solução dos Problemas Detectados Sugestões de temas a abordar nas Áreas Curriculares não Disciplinares (propostas apresentadas pelos alunos) Estudo Acompanhado Estudar e fazer exercícios das várias disciplinas Esclarecimento de dúvidas Discussão de temas Formação Cívica Resolução de Problemas da turma Jogos de Papéis Problemas do dia a dia Área de Projecto Realização de trabalhos Visitas de estudo Discussão de temas

42 Sugestões Apresentadas para Solução dos Problemas Detectados Melhoria a efectuar nas salas de aula específicas (Opinião dos Professores dos 2º e 3º ciclos) Salas de Ciências/Físico-química Designação de um auxiliar para prestar apoio antes e depois das actividades práticas Sala de Professores Mais mesas e cadeiras Reduzir os placares de Informação Sindical Colocar calendário de actividades por período e por ano lectivo Salas de Trabalho Salas de trabalho por cada um dos Departamentos e mais computadores

43 Sugestões Apresentadas para Solução dos Problemas Detectados Sugestões para melhorar os sanitários Professores dos 2º e 3º ciclos Mudar e cuidar as tampas das sanitas Alunos do 2º e 3º ciclos Maior limpeza Mais papel higiénico Alunos do 1º ciclo Arranjar as sanitas

44 Sugestões Apresentadas para Solução dos Problemas Detectados Sugestões para melhorar a Biblioteca Bibliotecas do 1º Ciclo Opinião de Professores e alunos Internet a funcionar Mais DVD s Opinião dos Encarregados de Educação Mais actividades lúdicas Funcionamento nas sextas-feiras à tarde Biblioteca dos 2º e 3º Ciclos Opinião dos Alunos Horário mais alargado Funcionários mais simpáticos Opinião dos Professores de 2º e 3º Ciclos Maior actualização de Vídeos e DVD S

45 Sugestões Apresentadas para Solução dos Problemas Detectados Sugestões para melhorar a Reprografia Opinião dos Professores de 2º e 3º Ciclos Alargar o horário de funcionamento Mais formação para os funcionários Opinião dos Alunos dos 2º e 3º Ciclo Mais simpatia no atendimento Melhor qualidade nas fotocópias

46 Sugestões Apresentadas para Solução dos Problemas Detectados Sugestões para melhorar os Espaços Exteriores Opinião dos Professores dos 2º e 3º Ciclos Envolver os alunos na manutenção do espaço exterior Aproveitar melhor o espaço exterior com mini-hortas Jardinagem como actividade de Área de Projecto Opinião dos Encarregados de Educação dos 2º e 3º ciclo Mais sombras Relva no Jardim Externo da escola Maior segurança Opinião dos Encarregados de educação do 1º ciclo Construção de novas escolas