LICITAÇÃO BASEADO NAS LEIS 8.666/93 E /02

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LICITAÇÃO BASEADO NAS LEIS 8.666/93 E 10.520/02"

Transcrição

1 LICITAÇÃO BASEADO NAS LEIS 8.666/93 E /02

2 TODA COMPRA POR MEIO DE ÓRGÃO PÚBLICO TEM QUE SER EFETUADA PELO PROCESSO DE LICITAÇÃO OS EDITAIS TÊM QUE SER PUBLICADOS EM JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO, ESTAR DISPONÍVEL NO MURAL DOS ÓRGÃOS COM, NO MÁXIMO, 8 DIAS DE ANTECEDÊNCIA DA DATA DA ENTREGA DAS PROPOSTAS

3 PRINCIPIOS DA LICITAÇÃO Isonomia, legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, probidade administrativa, vinculação ao instrumento convocatório, julgamento objetivo e os que lhes são correlatos.

4 MODALIDADES DE LICITAÇÃO Modalidade de licitação é a forma específica de conduzir o procedimento licitatório, a partir de critérios definidos em lei. O valor estimado para contratação éo principal fator para a escolha da modalidade de licitação, exceto quando se trata de pregão, que não está limitado a valores.

5 TOMADA DE PREÇOS VALOR ENTRE R$ ,00 a ,00 Os interessados deverão estar devidamente cadastrado (CRC) até3 dias antes do recebimento da proposta, observando a qualificação necessária. Não existe disputa, o menor preço vence

6 COMPRA DIRETA ATÉ R$ 8.000,00 Não existe disputa, são necessárias 3 propostas e o menor preço vence. Existem divergências em sua interpretação: O valor estimado émensal ou anual? Por isso existe relutância para os órgãos usarem a modalidade com frequência Os casos mais frequentessão por calamidades públicas, ou compra emergencial.

7 PREGÃO MODALIDADE EXCLUSIVA PARA CONTRATAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS COMUNS NÃO EXISTE VALOR ESTIMADO EXISTEM 2 TIPOS DE PREGÕES : PRESENCIAL E ELETRÔNICO

8 PREGÃO PRESENCIAL A disputa éfeita em sessão pública, seguindo as seguintes fases: 1 Credenciamento Quando as empresas se credenciam por meio de representantes para participar do pregão ; 2- Entrega de envelopes de Proposta e Habilitação; 3- Abertura do envelope proposta Analisadas as propostas, classificam apenas os 3 menores preços para fase dos lances; 4-Habilitação- Análise de documentos da empresa vencedora.

9 PREGÃO ELETRÔNICO A disputa éfeita em sessão pública via internet 1 Credenciamento É o cadastro no site (plataforma) o qual éliberado senha para o acesso ; 2- Cadastro de proposta; 3-Análise das propostas, e independente do número de propostas cadastradas todas participam da fase de lances; 4- Fase de lance, tempo estipulado pelo órgão, e no mínimo 05 minutos a mais de tempo aleatório, terminado o tempo ninguém mais pode dar lance;

10 PREGÃO ELETRÔNICO 5-Habilitação-Existem sites em que o cadastro de documentos évalido e outros que pedem a documentação via fax do vencedor e, posteriormente, via correio, no prazo máximo de 2 dias úteis.

11 EMPRESAS EPP/ ME As empresas EPP/ME têm vantagem de empate em todas as modalidades. A Lei complementar 123, diz écaracterizado empate quando a proposta éigual ou superior a 5%. Na habilitação, caso haja alguma restrição em sua habilitação fiscal, haveráum prazo de 48 horas para saná-las

12 PREGÃO ELETRÔNICO 5-Habilitação-Existem sites em que o cadastro de documentos évalido, e outros que pedem a documentação via fax do vencedor e posteriormente via correio, no prazo máximo de 2 dias úteis.

13 COMO É MONTADO O PROCESSO DE LICITAÇÃO A área Nutrição solicita os produtos para o departamento de Compras. Essa solicitação pode ser feita pelo nome do produto, pelo descritivo (no caso trabalhado pelo Fornecedor) A licitação sópode acontecer pelo nome comercial quando for Mandado Judicial

14 Após selecionados os descritivos, o departamento de compras precisa de 3 estimativas de preços para conseguir verba. - Épor isso que Estimativa de preço, usamos valores maiores do que os praticados no mercado... Depois de todo esse processo que, em média, demora de 15 a 60 dias, o Edital serápublicado.

15 ANÁLISE DO EDITAL - Podemos participar? - Os produtos estão direcionados? -Cumprimos e cumpriremos todas as exigências? -Os documentos de habilitação estáde acordo com o objeto licitado?

16 IMPUGNAÇÃO OU ESCLARECIMENTO? Toda vez que participamos de uma licitação sem nos manifestarmos sobre qualquer dúvida ou fato do edital que estáem desacordo, isso quer dizer que estamos acatando todas as exigências, não cabendo tirar dúvidas ou recurso depois do início da licitação Tanto o esclarecimento como a impugnação deverão ser feitos 2 dias antes do início da sessão.

17 IMPUGNAÇÃO OU ESCLARECIMENTO? Esclarecimento éum ação informal, ele pode ser ou não respondido. Impugnação éuma ação direta, éobrigado ter resposta. Caso haja alguma alteração, mudança no edital o Pregão tem que ser remarcado para outra data, sempre obedecendo o prazo mínimo de 8 dias após a publicação

18 RECURSO A intenção de recurso sópode ser manifestada após declarado um vencedor. Tem que ser feita no ato da sessão, éo prazo de 3 dias para enviar as razões do recurso. EX: Caso alguma empresa participe da disputa, mas o produto em si não atenda o descritivo por completo ou o objeto social não seja compatível com o licitado.

19 ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO ADJUDICADO Declara quem é o vencedor HOMOLOGADO- Aceita o vencedor. EMPENHO Éo documento que atesta que o Órgão assume uma divida com o fornecedor. Émediante ao empenho que poderemos fazer a entrega dos produtos.

20 TODO PRODUTO ENTREGUE PARA O ÓRGÃO PÚBLICO, QUANDO NÃO ESPECIFICADO NO EDITAL, DEVERÁ TER, NO MÍNIMO, 6 MESES DE VALIDADE. DEVEMOS OBEDECER O PRAZO DE ENTREGA ESTIPULADO NO EDITAL. SÓPODEMOS SUSPENDER A ENTREGA POR FALTA DE PAGAMENTO QUANDO A DÍVIDA ULTRAPASSAR 90 DIAS.