Considerando que abrange, para os fins do presente termo, o bloqueio à ligações para telefones fixos e aparelhos de telefonia móvel em geral.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Considerando que abrange, para os fins do presente termo, o bloqueio à ligações para telefones fixos e aparelhos de telefonia móvel em geral."

Transcrição

1 TERMOS E CONDIÇÕES DE USO TERMOS E CONDIÇÕES DE USO DO CADASTRO DE BLOQUEIO DE LIGAÇÕES DE TELEMARKETING OFERECIDO PELA GERÊNCIA DE DEFESA E PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR PROCON/MA, NOS TERMOS DA LEI 9.053/2009, CONSIDERANDO A SUA ABRANGÊNCIA ESTADUAL. Considerando que a Lei Estadual nº 9.053/2009 institui, no âmbito do Estado do Maranhão, o Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing. Considerando que o objetivo principal do cadastro é evitar que as empresas de telemarketing ou estabelecimentos que se utilizem desse serviço efetuem ligações telefônicas não autorizadas por usuários nele inscritos. Considerando, de acordo com o letra da lei que telemarketing é toda modalidade de oferta ou publicidade, comercial ou institucional, de produtos ou serviços pode meio de ligações telefônicas. Considerando que abrange, para os fins do presente termo, o bloqueio à ligações para telefones fixos e aparelhos de telefonia móvel em geral. Considerando os casos em que o titular de linha telefônica não possua interesse em receber ligações de telemarketing, o mesmo poderá inscrever o respectivo número no cadastro, sendo que a partir do 30º dia da inscrição, as empresas de telemarketing, os estabelecimentos que se utilizem desses serviços ou as pessoas físicas contratadas não poderão efetuar ligações direcionadas ao número correspondente, salvo se comprovarem a existência de prévia autorização do titular da linha. Considerando que haja a autorização para recebimento de ligações, esta deverá ser expressa, escrita e individualizada, nos termos da lei, com prazo definido, cabendo à empresa favorecida custear o documento durante a sua vigência. Estão amparados pela citada lei os telefones fixos e celulares.

2 A não observância do disposto na letra da lei, caracteriza o descumprimento das obrigações normativas, acarretando sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor. 1. DA ACEITAÇÃO DOS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO: 1.1.O uso do Cadastro de Bloqueio de telemarketing via ligações telefônicas oferecido pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado do Maranhão, está condicionado à aceitação e ao cumprimento dos termos e condições de uso descritos a seguir. Para fazer uso do presente serviço, é necessário: (a) ler atentamente os termos e as condições; (b) concordar expressamente com eles; e (c) efetuar o cadastro no site. O serviço poderá ser, a qualquer momento, modificado ou cancelado pela Administração Pública. 2. DO SERVIÇO: 2.1.Trata-se de serviço público prestado pelo Órgão de Defesa e Proteção ao Consumidor - Procon/MA, que permite o cadastramento de números telefônicos para o bloqueio do recebimento de ligações de marketing direto ativo (telemarketing). No prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir do cadastro no sistema, condicionando todo fornecedor à proibição de promover o marketing direto ativo para os números de telefone cadastrados, com exceção de entidades filantrópicas e de fornecedores que sejam expressamente autorizados pelo consumidor nos termos do Art. 2º, 1º e 2º da Lei Estadual nº 9.053/2009; 2.2.Estão amparados neste termo e condição de uso do Cadastro de Bloqueio de telemarketing, apenas os números de telefone registrados no Estado do Maranhão. 3. DAS CONDIÇÕES DE USO: 3.1.O serviço disponibilizado é gratuito e o bloqueio tem duração de um ano, contado a partir da data da inserção do número de telefone no Cadastro de Bloqueio de telemarketing, podendo ser renovado; 3.2.O usuário que deixar de ser titular de uma linha telefônica deverá imediatamente cancelar o cadastro no sistema. 4. DA UTILIZAÇÃO DO SERVIÇO: 4.1. O usuário é o único responsável pelas informações fornecidas no cadastro;

3 4.2. Fica terminantemente proibido a inserção no Cadastro de informações falsas e/ou errôneas; usar endereços de computadores, de rede ou de correios eletrônicos falsos; 4.3. É vedada, ainda, a utilização dos serviços de bloqueio para fins diversos das finalidades descritas neste termo e condições de uso; 4.4 Fica também, defesa a realização de cadastro utilizando dados e/ou identificação de terceiro sem prévia autorização ou poderes para este fim; 4.5 A titularidade da linha telefônica é condição expressa para a inscrição da linha junto ao Cadastro de Bloqueio de ligações de telemarketing; 5. DO PROCEDIMENTO: 5.1. Como efetuar o bloqueio: a) Basta registrar o(s) número(s) de telefones, fixo ou móvel, que estiver em nome do titular da linha(s), na abrangência do Estado do Maranhão, no Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing, do PROCON/MA. b) A solicitação do bloqueio da(s) linha(s) telefônica(s) pode ser feita pela internet, no portal do PROCON/MA, ou pessoalmente, na Rua do Egito 207, Centro São Luís/MA. c) É preciso fornecer os seguintes dados: nome, nº do RG e CPF, endereço, CEP, telefone a ser cadastrado e . d) O Cadastro e acesso são totalmente gratuitos Como funciona o bloqueio: a) Após 30 dias da inscrição da(s) linha(s) telefônica(s) no Cadastro, as empresas de telemarketing estarão proibidas de efetuar as ligações. b) A inscrição da(s) linha(s) não bloqueia as chamadas de entidades filantrópicas, que solicitam doações, e das empresas autorizadas pelo titular. c) No caso de ligações de empresas de cobrança, o Código de Defesa do Consumidor, art. 42, proíbe chamadas para o trabalho, casa de parentes e/ou vizinhos, informando que o motivo da ligação é a cobrança de dívidas.

4 5.3. Como funciona o desbloqueio: a) Não há prazo determinado para o fim do bloqueio, que pode ser realizado a qualquer momento pelo consumidor, no próprio portal, se desejar receber ligações de uma ou mais empresas de telemarketing. b) Deverá também preencher o Termo de Autorização padrão, que pode ser acessado pelo consumidor e pela empresa. c) Este documento deve ficar de posse da empresa. d) A empresa poderá ligar para um número bloqueado somente a partir desta autorização Como reclamar: a) Caso o consumidor tenha efetuado o bloqueio de ligações de telemarketing de sua(s) linha(s) telefônica(s) e receba chamadas desse tipo, poderá abrir reclamação, pessoalmente, no Procon de seu município ou na sede do PROCON/MA, localizado na Rua do Egito, nº 207, Centro São Luís/MA e os dados para abertura de reclamação: Cópia de documento de Identidade, CPF e comprovante de residência do consumidor ou do seu representante legal, e da titularidade do número do telefone bloqueado. b) Se a reclamação for aberta por procurador do consumidor, deve apresentar também procuração simples original. Não é necessário firma reconhecida. 6. DAS PENALIDADES 6.1. O descumprimento às condições, termos e observações deste instrumento dará à Gerencia de Proteção e Defesa do Consumidor- Procon/MA, o direito de editar, cancelar, suspender, excluir e/ou desativar o cadastro ou a informação empregada pelo usuário, de forma temporária ou definitiva, ao seu único e exclusivo critério, sem prejuízo das cominações legais pertinentes. 7. DISPOSIÇÕES FINAIS: 7.1 O bloqueio é um serviço gratuito e de utilidade pública. O presente termo vigorará por tempo indeterminado ou durante o período em que o sistema estiver disponível via internet.

5 7.2 A autorização deve seguir o padrão do PROCON/MA e não pode ser utilizada em contratos de adesão ou servir de instrumento para a venda de produtos e serviços. 7.3 O consumidor não pode ser obrigado a assinar uma autorização. Se isso ocorrer, o fato deverá ser comunicado a um órgão de defesa do consumidor pela prática abusiva. 7.4 As Empresas poderão consultar a lista dos telefones cadastrados, para tanto, também deverão se cadastrar no portal do PROCON/MA. 7.5 Empresas de outros Estados devem consultar o cadastro antes de efetuarem ligações aos consumidores do Estado do Maranhão. 7.6 O desrespeito ao bloqueio prevê sanções (multas) estabelecidas no art. 56 do Código de Defesa do Consumidor. 8. DA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: 8.1 Aplica-se ao serviço, no que couber, as disposições da Lei Estadual nº 9.053/2009, do Estado de Maranhão, ou de legislação que vier a substituí-la, bem como dos regulamentos internos que vierem a ser editados, Lei 8.078/90 Código de Defesa do Consumidor e Decreto 2.181/1997 que Dispõe sobre a organização do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor SNDC e estabelece as normas gerais de aplicação das sanções administrativas e dá outras providências.