Lendo o Manual de Diretrizes de projeto e olhando as imagens do google, me deparei com algumas duvidas iniciais.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lendo o Manual de Diretrizes de projeto e olhando as imagens do google, me deparei com algumas duvidas iniciais."

Transcrição

1 CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE ARQUITETURA PROJETO DE ARQUITETURA DE ADAPTAÇÃO DO EDIFÍCIO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP PRIMEIRO BLOCO DE CONSULTAS CONSULTA 01 Lendo o Manual de Diretrizes de projeto e olhando as imagens do google, me deparei com algumas duvidas iniciais. - O prédio Anexo IV vai ser todo utilizado para o projeto, ou só alguns andares, não ficou muito claro isso. (Por exemplo, no Google mostra uma agencia bancária no térreo. Essa agencia vai sair dali, já saiu, ou ela ficará e será incorporada? - A questão da possível utilização do prédio Governador Cláudio Lembo. É obrigatório o uso desse espaço, se sim, será disponibilizada a planta dos espaços a serem trabalhados? Pelo que pesquisei o prédio fica em outra rua, como isso fica em relação ao projeto, precisam de alguma ligação, ou não tem problema algumas áreas administrativas da biblioteca funcionarem de forma separada? - O prédio Histórico não entra no projeto, mas se fala em uma ligação entre ele e o Anexo IV, seria permitida alguma intervenção no prédio Histórico para tal? Se sim, seriam disponibilizados materiais referentes ao prédio em si? RESPOSTA 01 Sim. O edifício conhecido como Anexo IV está totalmente disponível para a nova biblioteca, o que inclui o pavimento térreo. Dois andares do edifício conhecido como Governador Cláudio Lembo foram disponibilizados como forma de ampliar a área disponível para a biblioteca. O uso deste espaço, embora recomendado, não é obrigatório. Cabe ao participante arbitrar o uso ou não deste espaço de acordo com seu entendimento do funcionamento da biblioteca bem como arbitrar qual item do programa poderá ser deslocado. Ainda assim estes dois andares serão encarados como estoque de área e seu projeto não faz parte do escopo deste certame. Encaminharemos na próxima semana a área equivalente. A ligação entre os edifícios é uma solicitação apresentada pela Comissão de Bibliotecas da Faculdade. Cabe ao participante interpretar esta demanda e apresentar uma resposta. Um mapa de localização dos edifícios foi disponibilizado nas bases do concurso. O edifício histórico não faz parte do escopo deste certame.

2 CONSULTA 02 Sinto falta de alguns arquivos para o desenvolvimento do projeto, dentre eles: * foi solicitado uma passarela ou túnel que ligue o ANEXO IV ao prédio histórico, mas preciso da planta do prédio histórico para implantar esta ligação; * planta baixa dos 2 pavimentos a serem utilizados no Edifício Cláudio Lembo, para que haja a readequação e ocupação dos setores existentes, pois fazem parte do projeto; * fotos internas dos prédios do ANEXO IV e também do Edifício Cláudio Lembo; * planta estrutural do prédio do ANEXO IV para que seja prevista as adequações e possíveis demolições de paredes internas (locação do pilares e vigas); * em relação ao tombamento histórico, o prédio do ANEXO IV também está dentro? A fachada atual pode ser alterada? RESPOSTA 02 As fotos do edifício Anexo IV foram disponibilizadas nas bases do concurso. Não dispomos das plantas estruturais ou de instalações do edifício Anexo IV. Sugerimos que, com base em sua experiência profissional, o participante adote as hipóteses que considerar mais plausíveis e proceda as revisões necessárias caso venha a ser o premiado. A resolução de tombamento está disponibilizada nas bases do concurso. Cabe ao participante interpretar e avaliar as consequências. CONSULTA 03 - Existe alguma tabela de áreas e uma lista detalhada do programa em metros quadrados por uso? - Qual o grau de transformação possível para o edifício? Que elementos teremos que manter e quais poderemos substituir? Temos de manter a fachada? A estrutura? - Há alguma área a conservar? - Como é feita a divisão do programa? Alguma parte da biblioteca manter-se-á no edifício histórico da universidade? Se sim, qual? - Temos de ter em consideração e projetar para o edifício Claudio Lembo? - É sugerida uma ligação entre o edifício da universidade e a nova biblioteca. É viável do ponto de vista da transformação urbana a criação de um túnel ou passagem área? Esta ligação faz parte do projeto do concurso?

3 RESPOSTA 03 O programa encontra-se bem discriminado no arquivo intitulado Sugestões para o Projeto Arquitetônico da Reforma do anexo IV. A partir destes dados cabe ao participante atribuir a metragem destinada a cada atividade, de acordo com sua própria concepção espacial. Conforme explicitado neste mesmo arquivo a Biblioteca Central deverá permanecer no Edifício Histórico. A biblioteca dos Departamentos, detalhada neste arquivo (ver resumo na p. 17) deverá ocupar o edifício Anexo IV e mais dois andares no Edifício Governador Cláudio Lembo. CONSULTA 04 -Existe um orçamento definido por metro quadrado ou por volume global da intervenção? -A considerar uma ligação ao edifício histórico por túnel, ela pode passar por debaixo do edifício adjacente ao edifício de intervenção, ou terá que passar pela via pública? -Existe algum estudo ou garantia de que a estrutura existente suporta o peso dos acervos? Uma vez que o edifício não foi projectado como biblioteca. -Está prevista alguma visita guiada? Se sim quando? Pelo que vimos, o edifício encontra-se localizado em uma ZCP-b, em que o CA máximo seria 4. Considerando o lote do tamanho do térreo, o edifício existente já extrapola o limite de área construída. Nas prospecções de projeto(anexo IV) sugere que elimine-se o fosso central, nos dando mais área. Como devemos proceder em relação à legislação vigente? (manter a área atual, diminuir ou ignorar a legislação) RESPOSTA 04 Não existe orçamento para a reforma. O mesmo apenas será possível quando tivermos um projeto. Ainda assim cabe ressaltar que, conforme consta do regulamento, a exequibilidade e economicidade dos projetos serão avaliadas pelo júri com base em experiências prévias. Ver resposta 01 e 02.

4 Sim. Estamos organizando alguns dias específicos para as visitas guiadas. Anunciaremos em breve as datas. Observe que o edifício encontra-se dentro do perímetro estabelecido pela Operação Urbana Centro. Recomendamos que o participante se familiarize com a mesma. Segue o link. anas/centro/index.php?p=19592 CONSULTA 05 Há a possibilidade de intervir nas fachadas? 2- Existe o projeto estrutural? Vocês promoverão algum levantamento estrutural? É possível fazer modificações na estrutura (lajes e vigas)? 3- Podemos ter acesso ao quantitativo do acervo? 4- O edifício é de livre acesso às equipes para levantamentos e fotos? RESPOSTA 05 Ver respostas anteriores. CONSULTA (página 8) "Construção de túnel ou passarela que ligue o Prédio Histórico ao anexo IV" a) Esta ligação é escopo deste concurso? B) Considerando as dificuldes de execussão deste tipo de interferência na cidade de São Paulo, como deverá ser feita a ligação com o Prédio Histórico uma vez que estão localizados em vias diferentes e não contíguas? Para tal projeto, seriam necessárias plantas do Edifício Histórico. Estão disponíveis? O mesmo se faz necessário a respeito de interferencias de subsolo nas vias em questão. 2. (página 8) Considerar a instalação de esteira rolante; Em quais áreas? Refere-se ao anexo IV ou à Ligação ao Prédio Histórico? 3. (página 3 e 15) Estão previstos dois andares do Ed. Cláudi Lembo Considerar o aproveitamento deste espaço no projeto. Seriam necessárias informações sobre esse edifício. Existem plantas destes andares? Qual a área dos mesmos? Poderia ser especificado melhor dentro do programa quais são as áreas técnicas?

5 RESPOSTA 06 Considerar a instalação de esteira rolante é um dois itens constantes do tema Acessibilidade, o que demonstra a preocupação por parte da Comissão de Bibliotecas da Faculdade, que elaborou este caderno, com a acessibilidade e conforto de todos na nova biblioteca. Cabe ao participante, além de acolher esta preocupação, conceber e desenvolver sua proposta observando as normas pertinentes e a boa prática do oficio. CONSULTA 07 O edifício Cláudio Lembo é o da esquina, contíguo ao anexo IV? Nas diretrizes de projeto, na página 3, está escrito que estão previstos dois andares deste edifício para a biblioteca. Quais andares estão disponíveis para a biblioteca deste edifício? Gostaríamos de saber se há alguma definição com relação aos honorários para desenvolvimento dos projetos, e se incluirão a contratação dos complementares. Como todos sabem, formatar a proposta para um concurso envolve a dedicação e o investimento de diversos profissionais, no risco, cujo retorno se dará pela possibilidade de contratação. Recentemente, o concurso para sede do Ministério Público da Paraíba previa honorários irrisórios para o objeto contratado. RESPOSTA 07 Os honorários serão calculados por meio da Tabela de Honorários do IAB. A inclusão ou não dos projetos complementares no contrato da equipe vencedora será discutida no momento oportuno. Informamos que o IAB-SP acompanhará todos os passos desta negociação, até que se tenha firmado o contrato para a elaboração dos projetos executivos.

6 CONSULTA 08 Estamos com uma duvida quanto à distribuição do programa da biblioteca. Hoje a Biblioteca está distribuída em 3 prédios: Prédio Histórico, Anexo IV e Edificio Claudio Lembo. Para a proposta, é para manter a nova Biblioteca ainda em 3 edificios? Eles terão que ser interligados? A distribuição do programa nos 3 edificios é por conta do participante do concurso? Terá levantamento do Prédio Histórico e do Edificio Claudio Lembo com a sua área reservada para a ocupação da nova Biblioteca? RESPOSTA 08 Sim. O participante está correto. Encaminharemos brevemente as áreas correspondentes aos dois andares disponibilizados no edifício Governador Claudio Lembo. CONSULTA 09 Gostaria de um esclarecimento quanto ao edifício anexo IV. Pelo que entendi ao ler os arquivos disponibilizados, o prédio a ser reformado para abrigar a nova biblioteca não possui nenhum elemento tombado, apenas o edifício histórico central. Gostaria de saber especialmente se a fachada do edifício anexo IV a ser reformado pode ser alterada. Esse edifício pode receber intervenções livremente, sem restrições relativas à preservação histórica? Foi solicitada a criação de um novo espaço sobre uma nova laje na cobertura. Provavelmente, neste espaço, haverá algum aumento área. Como encontra-se o status 'legal' do edifício? Existe possibilidade de aumento de área? RESPOSTA 09 Ver resposta 02. Ver resposta 04. AVISOS 1) Detectamos que havia um erro no levantamento que disponibilizamos nas bases do concurso. Um corte apresentava um andar a mais. As plantas estão todas corretas. Portanto hoje substituiremos o arquivo. Att. Vinicius Andrade Coordenador.