Projeto SAT-CF-e Guia de Procedimentos para uso do SGR-SAT por Contribuintes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto SAT-CF-e Guia de Procedimentos para uso do SGR-SAT por Contribuintes"

Transcrição

1 1 Projeto SAT-CF-e Guia de Procedimentos para uso do SGR-SAT por Contribuintes (Versão B Atualizado em 27/05/2014) Índice 1. Introdução Uso do SGR-SAT Menu de Funcionalidades do SGR-SAT Notas ANEXO 1 Situações do Equipamento SAT no SGR-SAT Introdução Este guia tem por objetivo auxiliar o contribuinte a utilizar o Sistema de Gestão e Retaguarda de Equipamento SAT (SGR-SAT). De um modo geral, as funcionalidades disponíveis no SGR-SAT permitem ao contribuinte: Vincular o equipamento SAT ao CNPJ do contribuinte, etapa prévia e necessária para ativação do SAT; Consultar as parametrizações de funcionamento do SAT, como p.ex. a parametrização de autobloqueio do equipamento por falta de comunicação; Consultar o resultado do processamento de cupons enviados. Enviar cupons em contingência; Visualizar dados de um equipamento SAT; Cadastrar procurações eletrônicas para acesso ao SGR-SAT com e-cpf. 2. Uso do SGR-SAT Para acessar o SGR-SAT, o contribuinte obrigado ao Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC) deverá utilizar Certificado Digital padrão ICP-Brasil (e-cnpj). Efetuado o acesso, o contribuinte poderá cadastrar procurações eletrônicas por meio de funcionalidade disponível no sistema, para acesso mediante uso de e-cpf. Caso o contribuinte não esteja obrigado ao DEC, o acesso poderá ser efetuado por meio de senha e login do Posto Fiscal Eletrônico (PFE).

2 2 Visualizar Equipamento SAT Descrição: permite consultar dados cadastrais do equipamento SAT, o histórico de situações como p.ex., vinculado ao contribuinte, desativado, etc. -, e o histórico de sua comunicação recente com a SEFAZ. Consultar Lotes Enviados Descrição: permite consultar os lotes enviados pelo equipamento testado, o resultado do processamento de cupons e o conteúdo de cupons. Ao efetuar uma consulta de lotes, o sistema retorna uma tela com o resultado do processamento de lotes recebidos, listando-os individualmente. Ao selecionar o número de um lote e acionar o seu link, o sistema exibirá uma tela com o resultado do processamento de cada cupom contido no lote. Ao selecionar o identificador do cupom (chave de acesso) e acionar o seu link, será exibida uma tela com os dados do cupom apresentados em abas. Consultar Parâmetros do Equipamento SAT Descrição: permite consultar as parametrizações de funcionamento do equipamento SAT, enviadas pela Sefaz, inclusive os parâmetros cujo não atendimento acarreta no autobloqueio do SAT.

3 3 Equipamento SAT: relação de SATs do contribuinte com uma das seguintes situações no sistema: Ativo, Bloqueado pelo Contribuinte, Bloqueado pela Sefaz, Desativação solicitada. Transações do SAT: dados do último cupom eletrônico enviado pelo SAT e da última comunicação efetuada pelo equipamento junto à Sefaz. Parâmetros de conectividade do SAT com a Sefaz (não atendimento acarreta em autobloqueio do SAT): O SAT receberá parametrização para trabalhar com uma das duas configurações a seguir: 1. Prazo para o SAT se comunicar com a Sefaz (inicia-se na última comunicação SAT/Sefaz) A fim de evitar o autobloqueio do SAT por falta de comunicação com a Sefaz, o contribuinte deverá conectá-lo à internet, por meio de uma rede local, dentro do prazo estipulado neste campo. Para contagem de tempo, considera-se como início o dado da última comunicação SAT/Sefaz, disponível na coluna à esquerda. Qualquer comunicação, como p.ex., a verificação de status é suficiente para evitar o autobloqueio do SAT. 2. Prazo para transmitir CF-e armazenado no SAT à Sefaz (inicia-se na geração do CF-e) Neste caso, para evitar o autobloqueio do SAT, o contribuinte deverá transmitir os cupons armazenados no SAT e não transmitidos à Sefaz dentro do prazo estipulado neste campo, considerando a data/hora de emissão do cupom. Para verificar a data/hora do cupom mais antigo armazenado no SAT e não transmitido à Sefaz, o contribuinte poderá efetuar uma consulta de estado operacional (status) do SAT por meio de seu aplicativo comercial.

4 4 Caso o SAT encontre-se autobloqueado por não atendimento à parametrização, o contribuinte poderá desbloqueá-lo conectando-o à internet por meio de uma rede local. Ao detectar a rede, O SAT tentará em até 20 segundos se comunicar com a Sefaz. Parâmetros de funcionamento do SAT: Transmissão automática de CF-e à Sefaz O SAT receberá parametrização para trabalhar com uma das duas configurações a seguir: > Tempo entre as tentativas automáticas de transmissão de CF-e pelo SAT: Corresponde ao intervalo de tempo entre as tentativas automáticas de comunicação do equipamento SAT com os servidores da Sefaz para transmissão de cupons armazenados no SAT. Caso o SAT não se comunique no momento estipulado, o equipamento prosseguirá em funcionamento e efetuará nova tentativa de envio de cupons assim que o intervalo de transmissão for novamente atingido. > Qtde de CF-e gerados e não transmitidos que atingida fará o SAT transmiti-los automaticamente Nesta configuração, o SAT receberá uma parametrização que acionará automaticamente a transmissão de cupons armazenados no SAT à medida que o equipamento acumular a quantidade estipulada de cupons em sua memória. Tempo entre as comunicações automáticas do SAT com a Sefaz para consulta de status e sincronia do relógio interno O SAT receberá uma parametrização que periodicamente acionará a sincronização de relógio e a comunicação com a Sefaz para consulta de status.

5 5 Vincular Equipamento SAT Descrição: permite vincular o número de série do equipamento SAT ao número do CNPJ do contribuinte que irá utilizá-lo. Essa etapa é prévia e necessária à ativação do equipamento SAT. De acordo com a vinculação efetuada, a Sefaz enviará os dados cadastrais do contribuinte para serem gravados dentro do equipamento SAT, durante a ativação. Na vinculação, o contribuinte deverá indicar o tipo de certificado digital de máquina que deseja instalar no equipamento SAT, conforme termo de aceite apresentado no formulário eletrônico da funcionalidade. Os servidores da Sefaz permitirão a ativação do SAT somente com o tipo de certificado informado na vinculação. Caso o contribuinte decida mudar o tipo de certificado a ser instalado no SAT, deverá fazer uma nova vinculação antes da ativação do equipamento, alterando a opção de certificado. A nova vinculação sobreporá a anterior. Solicitar Desativação do Equipamento SAT Descrição: permite desativar equipamentos SAT. Ao solicitar a desativação no formulário eletrônico do sistema, a situação do equipamento passará a constar como Desativação Solicitada. Para efetivar a desativação do equipamento, o contribuinte deverá: 1. Bloquear o SAT por meio de seu aplicativo comercial; 2. Consultar o SGR-SAT e verificar se a situação do equipamento passou a constar como Desativado ; 3. Acionar o botão de reset do equipamento, que irá restaurar a configuração de fábrica do equipamento.

6 6 Bloquear/Desbloquear Equipamento SAT Descrição: permite bloquear ou desbloquear o equipamento SAT pelo contribuinte. Caso o contribuinte deseje bloquear o SAT voluntariamente, p.ex. para evitar o uso indevido do equipamento durante uma reforma do estabelecimento, poderá solicitar o bloqueio por meio desta funcionalidade. O SGR-SAT disponibilizará um arquivo de parametrização de bloqueio, que ficará disponível no sistema para que o contribuinte efetive o bloqueio do SAT. Diferentemente da funcionalidade de desativação de SAT, ao efetuar o pedido de bloqueio do equipamento o sistema já registrará a mudança de situação para bloqueado. Porém, o bloqueio de funcionamento do equipamento somente ocorrerá após o contribuinte acionar a função de bloqueio, por meio de seu aplicativo comercial de frente de caixa, para que o equipamento receba o arquivo de parametrização de bloqueio. De modo análogo, poderá posteriormente solicitar o desbloqueio do SAT no sistema e efetivar o desbloqueio por meio de seu aplicativo comercial de frente de caixa. Notas: 1) O bloqueio/desbloqueio voluntário pelo contribuinte não se confunde com o autobloqueio do SAT por motivo de falta de comunicação com a Sefaz, cupom antigo acumulado no SAT e não transmitido, ou certificado digital do equipamento expirado; 2) Não se confunde também com o bloqueio de ofício pela Sefaz. Envio Cupons via Site (Contingência) Descrição: permite enviar cupons manualmente por meio do carregamento de um arquivo zip. Caso exista algum impedimento para a transmissão automática de cupons eletrônicos pelo SAT à Sefaz, o contribuinte poderá, por meio desta funcionalidade, fazer upload das cópias de segurança dos cupons eletrônicos (CF-e-SAT), armazenadas do aplicativo comercial. Notas: 1) As cópias de segurança deverão estar compactadas em um único arquivo, de formato zip, sem subpastas. O arquivo deverá conter no máximo 50 cupons e tamanho máximo de 300KB; 2) As cópias de segurança dos arquivos digitais de cupons de cancelamento deverão estar compactadas em arquivo único distinto daquele no qual forem compactados os arquivos digitais dos demais CF-e-SAT.

7 7 Vinculação de Equipamento SAT Descrição: permite pesquisar equipamentos SAT vinculados ao CNPJ do contribuinte. A pesquisa pode ser realizada por meio de filtros diversos, como o período de vinculação, o número do equipamento ou o número do protocolo. Cadastrar Procurações Eletrônicas Descrição: permite ao contribuinte cadastrar procurações eletrônicas para acesso ao SGR-SAT mediante o uso de certificado digital e-cpf. Observação: provisoriamente, o SGR-SAT não possibilita cancelar as procurações cadastradas. Caso necessite cancelar procurações, o contribuinte deverá contatar a Sefaz por meio do e- mail consulta_sat@fazenda.sp.gov.br. Consultar Procurações Eletrônicas Descrição: permite ao contribuinte consultar a relação de procurações cadastradas anteriormente.

8 8 3. Menus de Funcionalidades do SGRSAT 4. Notas a. Requisitos de sistema operacional e browser O SRSAT utiliza, para assinatura digital exigida em algumas das suas funcionalidades, o componente ActiveX da Microsoft. Os requisitos para utilização do SRSAT são: Sistema Operacional: o Windows XP com Service Pack 3 e Sistemas Operacionais superiores Browser: o Recomendável: Internet Explorer 8 e superiores Opcionalmente é possível utilizar o browser Firefox e superiores, sendo necessário ter o interpretador Java, versão mínima 1.6, de preferência o mais atualizado possível. Porém, informamos que existem limitações técnicas e de suporte ao uso do Firefox. b. Erro na tentativa de acesso ao sistema Orientação para o caso de o navegador não exibir página da Web na tentativa de acesso ao sistema:

9 9 1. fechar todas as janelas de navegação 2. limpar o histórico de navegação em Iniciar > Painel de controle > Opções de Internet > Excluir histórico de navegação 3. efetuar nova tentativa de acesso ao SRSAT c. Fechar o browser ao término da sessão de uso do sistema Para reforçar o uso seguro do SGRSAT, recomendamos fechar o browser após efetuar logout no sistema. ANEXO 1 - Situação do equipamento SAT no SGRSAT O SAT pode constar com as situações: fabricado, vinculado ao contribuinte, ativo, bloqueio SEFAZ, bloqueio contribuinte, desativação solicitada, desativado, conforme o momento de sua história. A situação atual do equipamento e o histórico de situações são registrados no SGR-SAT, podendo ser consultada por meio da funcionalidade Visualizar Equipamento. As diversas situações são registradas nos seguintes momentos: # Situação Momento de Registro 1 Fabricado Antes da vinculação pelo contribuinte 2 Vinculado ao Contribuinte Efetuada a vinculação de equipamento ao contribuinte 3 Ativo Concluído o processo de ativação com a informação da vinculação do CNPJ do desenvolvedor do aplicativo comercial ao CNPJ do contribuinte. Obs.: O SAT com situação 5, 6, 7, 9, pode retornar ao estado ativo quando efetuado o desbloqueio do equipamento, o cancelamento do solicitação de desativação, ou a reversão da cessação de uso, conforme o caso. 4 Bloqueio SEFAZ Efetuado o pedido de bloqueio. 5 Bloqueio Contribuinte Efetuado o pedido de bloqueio. 6 Desativação Solicitada Efetuado o pedido de desativação. 7 Desativado Ao receber de SAT com situação Desativação Solicitada o estado operacional 4= BLOQUEIO PARA DESATIVAÇÃO. O estado operacional é informado no final do processo de desativação do equipamento, conforme item c.4 da Especificação de Requisitos do Equipamento SAT.

Projeto SAT-CF-e Guia de Procedimentos para uso do SGR-SAT por Software Houses (Desenvolvedor)

Projeto SAT-CF-e Guia de Procedimentos para uso do SGR-SAT por Software Houses (Desenvolvedor) 1 Projeto SAT-CF-e Guia de Procedimentos para uso do SGR-SAT por Software Houses (Desenvolvedor) Índice 1. Introdução... 01 2. Uso do SGR-SAT... 01 2.1 Cadastramento da empresa junto à Sefaz... 02 2.2

Leia mais

Projeto SAT-CF-e Guia de Procedimentos para uso do SRSAT e do Ambiente de Testes por Fabricantes

Projeto SAT-CF-e Guia de Procedimentos para uso do SRSAT e do Ambiente de Testes por Fabricantes 1 Índice Projeto SAT-CF-e Guia de Procedimentos para uso do SRSAT e do Ambiente de Testes por Fabricantes (Versão 1.4.4 atualizado em 14/05/2014) 1. Introdução... 1 2. Fluxo Geral... 1 3. Detalhamento

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 VERSÃO 9 Atualizado em 10/10/2014 Página 1 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez e em sistema operacional Windows XP SP3 ou Windows

Leia mais

O que é o SAT. Principais características do SAT. Prazos e obrigatoriedade

O que é o SAT. Principais características do SAT. Prazos e obrigatoriedade O que é o SAT SA T O SAT, Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos, é um sistema que tem por objetivo documentar, de forma eletrônica, as operações comerciais do varejo dos contribuintes

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Renovação Online. Renovação Online de certificados digitais. Renovação Online. Renovação Online de certificados digitais

Renovação Online. Renovação Online de certificados digitais. Renovação Online. Renovação Online de certificados digitais Renovação Online Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 22 Requisitos para a renovação Para que o processo de renovação tenha sucesso, é necessário obedecer aos

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

Vincular Equipamento SAT

Vincular Equipamento SAT P á g i n a 1 Bem vindo ao Passo a Passo do Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT-CF-e de SP para Vincular Equipamento SAT Atualizado em: 27/11/2014 Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais

Leia mais

Boletim Eletrônico de Recolhimento Manual do Sistema. Boletim Eletrônico de Recolhimento. Manual do Sistema

Boletim Eletrônico de Recolhimento Manual do Sistema. Boletim Eletrônico de Recolhimento. Manual do Sistema Boletim Eletrônico de Recolhimento Manual do Sistema Versão 1.2 Junho / 2013 Sumário 1. Introdução... - 3-2. O Sistema BOLETIM ELETRÔNICO DE RECOLHIMENTO... - 3-3. Pré-requisitos... - 3-4. Primeiro Acesso...

Leia mais

TOP SAÚDE SEPACO AUTOGESTÃO

TOP SAÚDE SEPACO AUTOGESTÃO TOP SAÚDE SEPACO AUTOGESTÃO Dezembro / 2014 Sumário 1. Apresentação e acesso ao sistema...3 2. Tela inicial do sistema...5 3. Autorização de Procedimento Via Prestador...6 3.1. Impressão Guia TISS...6

Leia mais

Guia Rápido LINKER SAT REV. 2.1 MAI / 2015

Guia Rápido LINKER SAT REV. 2.1 MAI / 2015 Guia Rápido LINKER SAT REV. 2.1 MAI / 2015 Revisão: 02 Data: 09/05/2015 ÍNDICE 1 Pré-requisitos para a Ativação do LINKER SAT... 3 1.1 Conexões... 3 1.2 Instalação do LINKER SAT Manager... 3 1.3 Instalação

Leia mais

MANUAL DIPAM A Versão de 10/05/2012

MANUAL DIPAM A Versão de 10/05/2012 MANUAL DA DIPAM A Versão de 10/05/2012 1 Índice Geral... 3 Configuração Mínima... 3 Instalação... 4 Procedimento pós-instalação para sistemas com Vista ou Windows 7... 8 Uso do Programa DIPAM-A... 10 DIPAM

Leia mais

VERSÃO: 1.3 TÍTULO: GUIA DE INÍCIO RÁPIDO CLIENTE: FUNCEF

VERSÃO: 1.3 TÍTULO: GUIA DE INÍCIO RÁPIDO CLIENTE: FUNCEF Objetivo: Esse guia tem por objetivo auxiliar a instalação e configuração dos dispositivos a serem utilizados para monitoramento com o Olho Digital. Os acessos poderão ser feitos de 3 maneiras: 1- Por

Leia mais

SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT - CF-e

SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT - CF-e SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT - CF-e SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT - CF-e Informações Gerais 1. O que é o projeto SAT-CF-e?

Leia mais

PROJETO SAT-CF-e SISTEMA DE AUTENTICAÇÃO E TRANSMISSÃO DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT. Manual de Orientação AC SAT SEFAZ

PROJETO SAT-CF-e SISTEMA DE AUTENTICAÇÃO E TRANSMISSÃO DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT. Manual de Orientação AC SAT SEFAZ PROJETO SAT-CF-e SISTEMA DE AUTENTICAÇÃO E TRANSMISSÃO DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT Data de Criação: 01 de julho de 2010 Última Atualização: 11 de agosto de 2011 Versão: MO 1.00 Manual de Orientação

Leia mais

PORTAL ACADÊMICO ALUNO

PORTAL ACADÊMICO ALUNO PORTAL ACADÊMICO ALUNO Sumário 1. LOGIN... 3 2. DADOS PESSOAIS... 6 3. OCORRÊNCIAS... 6 4. ACESSO AOS BOLETINS... 7 5. DESBLOQUEIO DE POP UP... 7 6. DOWNLOAD DE MATERIAIS DAS DISCIPLINAS... 9 7. CADASTROS

Leia mais

Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos

Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos SAT UR Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ÍNDICE SOBRE O SAT UR...3 VERIFICAÇÕES...3 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS...3 COMPATIBILIDADE COM SISTEMAS OPERACIONAIS...3 MODELO DE NEGÓCIO

Leia mais

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL Agosto / 2015 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 IMPORTANTE ANTES DE SOLICITAR O CERTIFICADO DIGITAL... 3 SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL... 4 APRESENTAÇÃO DOS

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Utilização Envio de arquivos RPS. Versão 2.1

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Utilização Envio de arquivos RPS. Versão 2.1 NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Utilização Envio de arquivos RPS Versão 2.1 SUMÁRIO SUMÁRIO... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. LAYOUT DO ARQUIVO... 4 3. TRANSMITINDO O ARQUIVO... 5 4. CONSULTANDO

Leia mais

Max Fatura Sistema de Gestão

Max Fatura Sistema de Gestão Sumário 1 Tela Inicial... 2 2 Tela de Pesquisa... 3 3 Tela de Vendas... 4 5 Aproveitamento de Icms... 5 6 Salvar... 5 9 Para emissão da nota fiscal... 7 10 Impressão de relatórios... 10 11 Contas a Pagar

Leia mais

Escrituração de CF-e-SAT

Escrituração de CF-e-SAT P á g i n a 1 Bem vindo ao Passo a Passo do Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT-CF-e de SP para Escrituração de CF-e-SAT Atualizado em: 25/11/2014 Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais

Leia mais

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO Janeiro 2012 Conteúdo Elaboração do projeto... 3 1. Acesso ao Sistema... 4 2. Tipo de Certificado... 4 2.1. Navegador padrão para acessar

Leia mais

Perguntas Frequentes de Desenvolvedores

Perguntas Frequentes de Desenvolvedores 1 Perguntas Frequentes de Desenvolvedores (Atualizado em 15/12/2015) SUMÁRIO 1. REGISTRO DA EMPRESA JUNTO AO FISCO... 1 1. Sou desenvolvedor de Software (ou Software House) por onde começo?... 1 2. Tenho

Leia mais

Reunião com Empresas Desenvolvedoras de Software

Reunião com Empresas Desenvolvedoras de Software PROJETO SAT-CF-e Sistema Autenticador e Transmissor de Cupom Fiscal Eletrônico Sefaz SP / Deat IV / Documentos Digitais Reunião com Empresas Desenvolvedoras de Software 30/05/2012 Agenda Abertura O projeto

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0

Manual do Usuário. Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0 Manual do Usuário Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0 1 Apresentação O SEIA Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos é uma ferramenta fundamentada

Leia mais

Guia do Usuário ProAnalir 2013. Introdução... 2. Liberação das licenças... 3

Guia do Usuário ProAnalir 2013. Introdução... 2. Liberação das licenças... 3 Área Universidade Prosoft Autor Valquíria Coelho Criação 26/02/2013 Publicação - 28/02/2013 Distribuição Franqueadora, Franquias e Clientes. Guia do Usuário ProAnalir 2013 Conteúdo: Introdução... 2 Liberação

Leia mais

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Manual de Rotinas para Usuários Advogados da União Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Versão 1.0 2015 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 O QUE É O SAPIENS? 3

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE. Versão 2.2.15

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE. Versão 2.2.15 MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 4 2. Perfil de Emissores do Sistema... 4 3. Analisando os certificados emitidos... 5 3.1. Certificados

Leia mais

Manual do Emissor RPS

Manual do Emissor RPS Manual do Emissor RPS Fly E-Nota 1/14 Índice 1.Instalação...3 1.1.Pré-requisitos da instalação...3 1.2.Baixar e instalar do Emissor RPS...3 1.3.Carregar as configurações do prestador...4 1.4.Instalação

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

COMUNICADO SIAD - PORTAL DE COMPRAS 13/2011

COMUNICADO SIAD - PORTAL DE COMPRAS 13/2011 SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n Edifício Gerais - Bairro Serra Verde CEP: 31630-901 - Belo Horizonte - MG COMUNICADO SIAD - PORTAL DE COMPRAS 13/2011

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GABINETE VIRTUAL

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GABINETE VIRTUAL Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários Versão 1.0 Atualizado em 02/MAIO/2014 Página 1 MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GABINETE VIRTUAL ÍNDICE 1. O que é o Gabinete

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

Token USB Rainbow Ikey2032. Guia de instalação e alteração da senha (PIN)

Token USB Rainbow Ikey2032. Guia de instalação e alteração da senha (PIN) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2009 Pré Requisitos para Instalação Dispositivos de Certificação Digital (Token USB Rainbow 2032) Para que o processo de instalação tenha sucesso,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2015 Orientações Gerais Sobre o Recadastramento Manual Prático de Acesso Versão 05/2016 1 1 ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE RECADASTRAMENTO SIGA as determinações dispostas na Instrução

Leia mais

Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA

Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA SISTEMA ISS WEB Sil Tecnologia LTDA Sumário INTRODUÇÃO 3 1. ACESSO AO SISTEMA 4 2. AUTORIZAR USUÁRIO 5 3. TELA PRINCIPAL 6 4. ALTERAR SENHA 7 5. TOMADORES DE SERVIÇO 7 5.1 Lista de Declarações de Serviços

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Certificação Digital CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Guia CD-17 Público Índice 1. Pré-requisitos para a geração do certificado digital A1... 3 2. Glossário... 4 3. Configurando

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário Acesso Rápido Apresentação 2 Consulta ao Catálogo do SiBIFRS 3 Pesquisa geral 5 Opções de consulta 7 Detalhamento da obra 8 Detalhamento da obra Guia Exemplares

Leia mais

DF-e Manager Manual de uso Serviço de Envio ao Recebimento Novembro de 2015

DF-e Manager Manual de uso Serviço de Envio ao Recebimento Novembro de 2015 DF-e Manager Manual de uso Serviço de Envio ao Recebimento Novembro de 2015 Copyright 2015 Synchro Solução Fiscal Brasil Conteúdo 1. Introdução... 1 2. Processo de recepção do DF-e Manager... 1 2.1. Requisitos

Leia mais

CF-e SAT Cupom Fiscal Eletrônico

CF-e SAT Cupom Fiscal Eletrônico CIRCULAR Nº 05/2013 São Paulo, 02 de Janeiro de 2013. Prezado Cliente, CF-e SAT Cupom Fiscal Eletrônico A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo deu início a substituição dos tradicionais ECF Equipamentos

Leia mais

Manual de orientações para a instalação do Java e envio da declaração utilizando a Certificação Digital

Manual de orientações para a instalação do Java e envio da declaração utilizando a Certificação Digital Manual de orientações para a instalação do Java e envio da declaração utilizando a Certificação Digital Pré - requisitos Utilizar como navegador padrão o Mozilla Firefox (Atualizado); O driver do Certificado

Leia mais

Atendimento WEB IAMSPE CEAMA v20120524.docx. Manual de Atendimento

Atendimento WEB IAMSPE CEAMA v20120524.docx. Manual de Atendimento Manual de Atendimento ÍNDICE INCLUIR PEDIDO (SOLICITAÇÃO DE SENHA)... 3 ACOMPANHAMENTO DE PEDIDO... 8 2 INCLUIR PEDIDO (SOLICITAÇÃO DE SENHA) Utilizado para solicitação de senha para procedimentos pré-autorizados.

Leia mais

REGISTRO DE PROJETOS

REGISTRO DE PROJETOS REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Esta aplicação tem o objetivo de realizar o Registro de Projetos da Instituição. É possível, incluir, alterar ou excluir essas informações. 1.1. Acessando a

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Versão 1.2 Histórico de revisões Revisão Data Descrição da alteração 1.0 18/09/2015 Criação deste manual 1.1 22/09/2015 Executando a instalação

Leia mais

TABELAS PARA CERTIFICADOS E LIVROS

TABELAS PARA CERTIFICADOS E LIVROS TABELAS PARA CERTIFICADOS E LIVROS 1. Informações Gerais. O sistema permite a Manutenção de Tipo de Certificado. Informe todos os dados solicitados. Havendo duvidas sobre o preenchimento de qualquer um

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios MANUAL PROTECT Versão R15 SISTEMA OPERACIONAL - ios Copyright GVT 2015 www.gvtprotect.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 GVT PROTECT... 3 2.1 REQUISITOS MÍNIMOS DE SISTEMA... 3 2.2 SISTEMAS OPERACIONAIS

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, selecione a opção Teu Online, e clique no botão, preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO MYSUITE

MANUAL DE ACESSO AO MYSUITE MANUAL DE ACESSO AO MYSUITE A Ferramenta de Atendimento Online MySuite é a nova forma de atendimento utilizada pela Gerpos. Por meio dela, é possível solicitar atendimentos do Suporte Técnico e de outros

Leia mais

SIGA Manual -1ª - Edição

SIGA Manual -1ª - Edição SIGA Manual -1ª - Edição ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 4 2. MÓDULO DE PROCESSOS 4 3. ACESSO AO SISTEMA 4 3.1 Acessando o Sistema 4 3.2 Primeiro Acesso 5 3.3 Login do Fornecedor 5 o Teclado Virtual 5 o Máquina Virtual

Leia mais

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6 Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center Versão 5.6 2006-2015 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. A menos que seja expressamente concedida por escrito, nenhuma licença será

Leia mais

Sua mais nova e completa ferramenta

Sua mais nova e completa ferramenta TUTORIAL PORTAL CLIENTE LUCIOS Sua mais nova e completa ferramenta SOLICITE SEU ACESSO PRÉ-REQUISITO NAVEGADOR IE MICROSOFT O Navegador IE - Internet Explore, vem instalado como padrão em qualquer distribuição

Leia mais

SEI - Procedimento para configurações e testes da instalação e uso de Token/Certificado Digital

SEI - Procedimento para configurações e testes da instalação e uso de Token/Certificado Digital Página 1 de 6 SEI - Procedimento para configurações e testes da instalação e uso de Token/Certificado Digital Este roteiro tem por finalidade orientar as configurações pertinentes e testes da instalação

Leia mais

Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos

Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos SAT UR Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos ÍNDICE SOBRE O SAT UR... 3 VERIFICAÇÕES... 3 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS... 3 COMPATIBILIDADE COM SISTEMAS OPERACIONAIS... 3 MODELO DE

Leia mais

INSTALAÇÃO DO FIREFOX E JAVA PORTÁVEL CUSTOMIZADO PELO TRT DA 13ª REGIÃO

INSTALAÇÃO DO FIREFOX E JAVA PORTÁVEL CUSTOMIZADO PELO TRT DA 13ª REGIÃO Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região INSTALAÇÃO DO FIREFOX E JAVA PORTÁVEL CUSTOMIZADO PELO TRT DA 13ª REGIÃO Por Ericson Benjamim Secretaria de Tecnologia da

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

Visando atender as diferentes realidades de seus jurisdicionados, o sistema LicitaCon contará com dois módulos para o recebimento das informações.

Visando atender as diferentes realidades de seus jurisdicionados, o sistema LicitaCon contará com dois módulos para o recebimento das informações. Manual e Validador De TCERS WIKI Conteúdo 1 Apresentação 1.1 Informações Gerais 1.2 Requisitos mínimos de hardware e software 1.3 Leiaute dos Arquivos 2 Instalação do Aplicativo 2.1 Instalação do Java

Leia mais

Manual do Registro de Saída da Nota Fiscal Eletrônica. Procedimentos e Especificações Técnicas

Manual do Registro de Saída da Nota Fiscal Eletrônica. Procedimentos e Especificações Técnicas Manual do Registro de Saída da Nota Fiscal Eletrônica Procedimentos e Especificações Técnicas Versão 1.01 Maio 2012 ÍNDICE INTRODUÇÃO GERAL... 3 MODELO OPERACIONAL... 4 REGISTRO DE SAÍDA - SITUAÇÃO NORMAL...

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO Sumário 1. Apresentação... 3 2. Introdução... 4 3. Ferramenta... 5 3.1. Características da ferramenta... 5 3.2. Perfil de acesso...

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

Leitora Perto Smart. Guia de Instalação. Leitora Perto Smart Guia de Instalação. Janeiro/2010. Instalação da leitora Perto Smart.

Leitora Perto Smart. Guia de Instalação. Leitora Perto Smart Guia de Instalação. Janeiro/2010. Instalação da leitora Perto Smart. Leitora Perto Smart Guia de Instalação Página 1 de 14 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora Perto) Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos

Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES Manual de Procedimentos 2004 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. OBJETIVOS...3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO...3

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS

SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS MANUAL PROTECT Versão R15 SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS Copyright GVT 2015 www.gvtprotect.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 GVT PROTECT... 3 2.1 REQUISITOS MÍNIMOS DE SISTEMA... 3 2.2 SISTEMAS OPERACIONAIS

Leia mais

MANUAL SISTEMA AJG/CJF

MANUAL SISTEMA AJG/CJF MANUAL DO SISTEMA AJG/CJF ÍNDICE 1. SEJA BEM VINDO AO AJG... 3 1.1 Seja Bem-Vindo!... 3 2. SOBRE A AJUDA... 4 2.1 Como navegar no ajuda on-line... 4 3. SOBRE O SISTEMA... 5 3.1 Sobre o sistema... 5 3.2

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP. MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos. MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos

Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP. MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos. MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos Versão: 1.5 Fevereiro/2014 Versão: 1.5 Novembro 2008 Versão: 1.5

Leia mais

PROJETO SAT-CF-e SISTEMA DE AUTENTICAÇÃO E TRANSMISSÃO DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT. Especificação Técnica de Requisitos

PROJETO SAT-CF-e SISTEMA DE AUTENTICAÇÃO E TRANSMISSÃO DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT. Especificação Técnica de Requisitos PROJETO SAT-CF-e SISTEMA DE AUTENTICAÇÃO E TRANSMISSÃO DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT Especificação Técnica de Requisitos Data de Criação: 01 de julho de 2010 Última Atualização: 14 de setembro de

Leia mais

Neste tópico, abordaremos a funcionalidade de segurança fornecida com o SAP Business One.

Neste tópico, abordaremos a funcionalidade de segurança fornecida com o SAP Business One. Neste tópico, abordaremos a funcionalidade de segurança fornecida com o SAP Business One. 1 Ao final deste tópico, você estará apto a: Descrever as funções de segurança fornecidas pelo System Landscape

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando

Leia mais

Programa <AssinadorRS>

Programa <AssinadorRS> Programa 01. FUNÇÃO: O programa tem as funções que seguem: Assinatura digital de Nota Fiscal e de Lote de Notas, no padrão XML Signature da W3C; Verificação da Assinatura

Leia mais

Fiery Driver Configurator

Fiery Driver Configurator 2015 Electronics For Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 16 de novembro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo Fiery Driver Configurator...5

Leia mais

APLICATIVO WebSIGOM *Este documento não pode ser impresso ou comercializado.

APLICATIVO WebSIGOM *Este documento não pode ser impresso ou comercializado. APLICATIVO WebSIGOM *Este documento não pode ser impresso ou comercializado. Índice: 1- Acessando o WebSIGOM pág. 03 2- Menu Cadastro pág. 04 2.1- Para inserir um novo usuário pág. 04 2.2- Para consultar

Leia mais

Ativação do SAT. Atualizado em: 27/11/2014. Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos. P á g i n a 1

Ativação do SAT. Atualizado em: 27/11/2014. Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos. P á g i n a 1 P á g i n a 1 Bem vindo ao Passo a Passo do Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT-CF-e de SP para Ativação do SAT Atualizado em: 27/11/2014 Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos

Leia mais

1.1. Usuários com e sem vínculos de representação. 1.3. Como consultar os dados do gestor de segurança e saber quem ele é

1.1. Usuários com e sem vínculos de representação. 1.3. Como consultar os dados do gestor de segurança e saber quem ele é Atualizado: 22 / 04 / 2013 - FAQ - AI 1. Gestor de segurança da empresa 1.1. Usuários com e sem vínculos de representação 1.2. O que significa ser gestor de segurança 1.3. Como consultar os dados do gestor

Leia mais

Guia Rápido do Usuário - Assinatura Digital

Guia Rápido do Usuário - Assinatura Digital Guia Rápido do Usuário - Assinatura Digital Objetivo O objetivo deste documento é orientar como o usuário deve usar a nova versão do Sistema de Assinatura Digital que permite a assinatura individual e/ou

Leia mais

Renovação do certificado A1

Renovação do certificado A1 Renovação do certificado A1 Requisitos: Os passos descritos neste procedimento foram testados no Windows 7 sem apresentar erros. Atente que algumas divergências poderão ser observadas caso a versão do

Leia mais

Os Valores numéricos apresentados são apenas fictícios, não podendo ser utilizados como referência.

Os Valores numéricos apresentados são apenas fictícios, não podendo ser utilizados como referência. EDITAL nº 006/2012 - A-5 - ANEEL EMPREENDEDOR E PROPONENTE VENDEDOR Os Valores numéricos apresentados são apenas fictícios, não podendo ser utilizados como referência. CCEE Sistema de Leilões de Energia

Leia mais

PROJETO SAT-CF-e SISTEMA DE AUTENTICAÇÃO E TRANSMISSÃO DE CUPOM FISCAL ELETRÔNICO - SAT. Manual de Orientação AC SAT SEFAZ

PROJETO SAT-CF-e SISTEMA DE AUTENTICAÇÃO E TRANSMISSÃO DE CUPOM FISCAL ELETRÔNICO - SAT. Manual de Orientação AC SAT SEFAZ PROJETO SAT-CF-e SISTEMA DE AUTENTICAÇÃO E TRANSMISSÃO DE CUPOM FISCAL ELETRÔNICO - SAT Data de Criação: 01 de julho de 2010 Última Atualização: 22 de fevereiro de 2012 Versão: MO 2.1.3 Manual de Orientação

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA MANUAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DE JUIZ LEIGO E CONCILIADOR

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA MANUAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DE JUIZ LEIGO E CONCILIADOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA MANUAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DE JUIZ LEIGO E CONCILIADOR O sistema de acompanhamento de juiz leigo e conciliador é um sistema administrativo com o objetivo de acompanhar

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO INTELIGENTE

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO INTELIGENTE GUIA DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO INTELIGENTE Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Conectando e Identificando o cartão inteligente... 4 2. Alterando as senhas PIN e PUK... 5 3. Importando hierarquia de certificação

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT Sumário 1.Pré-requisitos...2

Leia mais

Sistema Qualicell na Internet

Sistema Qualicell na Internet Sistema Qualicell na Internet Área do Lojista (Estabelecimento) I) Acesso Acessar o Site www.qualicell.com.br e clicar em Área do Lojista 1 Para acessar o Sistema Qualicell, é necessário informar o Login

Leia mais

TUTORIAL PMS CARD. Acesse o site: www.pmscard.com.br

TUTORIAL PMS CARD. Acesse o site: www.pmscard.com.br TUTORIAL PMS CARD Acesse o site: www.pmscard.com.br FAÇA O LOGIN Para fazer o login digite o seu e-mail e senha e clique em entrar. SELECIONE A EMPRESA Selecione a empresa na qual deseja utilizar clicando

Leia mais

Manual de Configuração de Ambiente para Utilização do Login via Certificado Digital no Cadastro Web

Manual de Configuração de Ambiente para Utilização do Login via Certificado Digital no Cadastro Web Manual de Configuração de Ambiente para Utilização do Login via Certificado Digital no Cadastro Web AÇÕES IMPORTANTES Ao tentar acessar o Cadastro Web por meio da certificação digital, é fundamental realizar

Leia mais

Portaria CAT-147, de 05-11-2012

Portaria CAT-147, de 05-11-2012 Página 1 de 7 Portaria CAT-147, de 05-11-2012 (DOE 06-11-2012) Dispõe sobre a emissão do Cupom Fiscal Eletrônico - CF-e-SAT por meio do Sistema de Autenticação e Transmissão - SAT, a obrigatoriedade de

Leia mais

Requerimento: Digitador de Pedidos ProfarmaNet. Manual de Apoio. Preparado por: Versão: 1.0. Sumário

Requerimento: Digitador de Pedidos ProfarmaNet. Manual de Apoio. Preparado por: Versão: 1.0. Sumário Vanderlei Manual de Apoio Resumo Módulo Básico Especifico para Instalação e Usabilidade Lista de Distribuição Nome Área / Função Histórico de modificações Versão Data Descrição Responsável 13/12/2013 Versão

Leia mais

Conectar aos Serviços Web

Conectar aos Serviços Web Conectar aos Serviços Web Este documento explica como cadastrar vários serviços Web em sua câmera. É necessário um computador para as configurações dos serviços Web com o CANON image GATEWAY. Para obter

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL MAC OS

SISTEMA OPERACIONAL MAC OS MANUAL PROTECT Versão R15 SISTEMA OPERACIONAL MAC OS Copyright GVT 2015 www.gvtprotect.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 GVT PROTECT... 3 2.1 Requisitos Mínimos De Sistema... 3 2.2 Sistemas Operacionais

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda em um servidor remoto) de armazenamento e distribuição de documentos

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 3.10 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 5 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Extras... 6 1.2.3 Contingência... 6 1.2.4 Execução... 7 1.3

Leia mais

Averbação eletrônica

Averbação eletrônica Averbação eletrônica Introdução A averbação dos documentos antes do transporte é de fundamental importância para a cobertura de possíveis sinistros. Observar a transmissão e autorização da averbação antes

Leia mais

Manual de instalação SAT SS-1000 Sumário

Manual de instalação SAT SS-1000 Sumário Sumário 1. Apresentação... 2 2. Pré Requisitos para Ativar/Associar... 3 2.1 Liberação de Portas na Rede Local... 3 2.2 Vinculação... 3 3. Processo de Ativação/Associação... 6 3.1 Instalação... 6 3.2 Download

Leia mais

AP_CONTA WEB Portal de Digitação e envio do Faturamento

AP_CONTA WEB Portal de Digitação e envio do Faturamento [Digite texto] 2013 Portal de Digitação e envio do Faturamento O AP_Conta tem como objetivo permitir aos prestadores de serviços médicos digitarem as guias de faturamento em conformidade com o padrão TISS,

Leia mais