Histórico do Bando de Brincantes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Histórico do Bando de Brincantes"

Transcrição

1 O Bando de Brincantes é um coletivo de arte que realiza diversas ações ligadas à arte e à educação, apresentando espetáculos, livros, CDs e promovendo oficinas, cursos e palestras. A trajetória do Bando de Brincantes iniciou em 2003, ano em que Viviane Juguero, coordenadora do Bando, iniciou o trabalho de Arte e Expressão em Escolas de Educação Infantil. A seguir, passaram a ser realizadas diversas atividades artísticas e de educação, conforme histórico apresentado, brevemente, a seguir. A proposta artística do Bando é alicerçada em um comprometimento pedagógico e estético, em realizações que instiguem a percepção, desafiem os sentidos, seja na realização de atividades durante as oficinas, seja na relação com as apresentações, os livros, CDs e nosso programa de rádio DING, LING, RATAPLÁ. Abaixo, apresentamos a trajetória dos trabalhos. Cada um dos mesmos, tem uma pasta específica no DVD contendo as propostas artísticas, fotos, críticas, etc. Histórico CANTO DE CRAVO E ROSA O espetáculo CANTO DE CRAVO E ROSA foi financiado pelo FUMPROARTE, em Desde então, realizou uma temporada na Sala Álvaro Moreyra/Porto Alegre (2007), uma temporada no Teatro Bruno Kiefer/Porto Alegre (2008), duas temporadas no Teatro de Câmara Túlio Piva/Porto Alegre (2009 e 2010), três apresentações nas Feiras do Livro de Porto Alegre (2007, 2008 e 2009), apresentações para diversas escolas, no Teatro do SESC/POA (na semana da criança, em 2008 e temporada em 2010). O espetáculo realizou duas turnês pelo interior do RS (2008 e 2009), promovidas pelo SESC, compreendendo doze cidades: Pelotas, Farroupilha, Caxias do Sul, Carazinho, Ijuí e São Borja (2008) e Gravataí, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Bagé e Rio Grande (2009). Em 2010, a peça também participou do projeto Crescendo com Arte, do SESI. Em 2011, realizou apresentações no Teatro Treze de Maio, em Santa Maria. Em 2012, fez parte da programação de MAIO: Mês do Brincar, com apresentações no Teatro Bruno Kiefer da CCMQ de Porto Alegre, apresentou-se no teatro do SESC Gravataí e realizou apresentações no SESI, em nova edição do projeto Crescendo com Arte. O trabalho foi escolhido como Melhor Espetáculo do Ano, dentre outras categorias pelo conceituado crítico Antônio Hohlfeldt, em Em 2013, faz parte do projeto ESCOLAS NO UNIVERSO BRINCANTE e realizará temporada no Teatro Bruno Kiefer.

2 Histórico de JOGOS DE INVENTAR CANTAR E DANÇAR Em sua estreia, Jogos de Inventar, Cantar e Dançar obteve grande destaque na Semana da Criança, em 2010, segundo a Coordenação de Artes Cênicas de Porto Alegre, tendo se apresentado na Feira do Livro de Porto Alegre no mesmo ano, junto ao lançamento oficial do livro. Em 2011, o trabalho recebeu Prêmio Açorianos de Música como Melhor Disco Infantil de No mesmo ano, realizou turnê pelo interior do RS nas cidades de Farroupilha, Caxias do Sul, Carlos Barbosa, Carazinho, Erechim e Passo Fundo (onde retornou na Jornada Internacional de Literatura). O espetáculo fez parte da programação da Feira do Livro de Guaíba, fez apresentações dentro do Palco Giratório em Porto Alegre e foi apresentado na cidade de Bauru, no Estado de São Paulo. Todos os eventos de 2011, citados até agora, foram promovidos pelo SESC e prefeituras. No mesmo ano, JOGOS DE INVENTAR, CANTAR E DANÇAR foi a principal atração do evento de Dia das Crianças, promovido pela Força Sindical/RS, em Porto Alegre e foi a atração de fechamento das atividades do Sesquinho da cidade de Santa Cruz do Sul. Em 2012, o trabalho fez apresentação no Santander Cultural e sessões para escolas no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mário Quintana, dentro da programação de MAIO-MÊS DO BRINCAR. Apresentou-se também nas Feiras do Livro de Sapiranga e Santa Maria, além de ter realizado temporada no Teatro Renascença, em Porto Alegre, obtendo sucesso na quantidade de público e na qualidade da satisfação do mesmo, o que pode ser atestado nos comentários postados no site do Bando. Em novembro de 2012, o espetáculo foi apresentado para milhares de crianças no projeto Crescendo com Arte, do SESI e em dezembro fez duas sessões para escolas da cidade de Sapiranga. O espetáculo recebeu o Troféu Especial do Prêmio de Tibicuera de Teatro, em reconhecimento à qualidade e à inovação da linguagem do espetáculo. Em 2013, faz parte do projeto ESCOLAS NO UNIVERSO BRINCANTE e fará temporada no Teatro Renascença, dentre outras apresentações.

3 Histórico ROMUALDO, A CHÁCARA E O ROSILHO O trabalho foi criado a partir de textos do livro CASOS DO ROMUALDO, de Simões Lopes Neto, em um monólogo divertido, que apresenta, na íntegra os casos: Sou Eu, o Homem!, Quinta de São Romualdo e O meu Rosilho Piolho. O trabalho estreou em março de 2012 e realizou diversas apresentações em todo o Rio Grande do Sul junto ao projeto SESC Literatura, durante todo o ano de 2012, atendendo escolas de Ensino Médio e fundamental, com o objetivo de instigar à leitura e divulgar a obra do brilhante escritor gaúcho Simões Lopes Neto. O trabalho também foi uma das atrações da 1ª Festa da Leitura, promovida pelo Clube dos Editores do RS, no Mercado Público de Porto Alegre, em julho de As cidades que receberam o trabalho junto ao SESC Literatura foram: Porto Alegre, Gravataí, Passo Fundo e Uruguaiana. Em Ijuí, o espetáculo foi apresentado em duas sessões na Feira do Livro da cidade, em novembro de Em 2013, faz parte do projeto ESCOLAS NO UNIVERSO BRINCANTE. Histórico DING, LING, RATAPLÁ O DING, LING, RATAPLÁ é um programa de rádio para todas as crianças do mundo. Basta acessar a internet e escutar canções e histórias destinadas aos pitocos. O programa vai ao ar, desde 2010, apresentando uma programação diversificada para a criançada. Confira a programação no perfil Bando de tualmente, tem quatro edições semanais Brincantes Coletivo de Arte no facebook. Ana Rádio Estação Voz:

4 Espetáculo QUAQUARELA Estreou dia 27 de outubro de 2012, quando o Bando de Brincantes foi convidado para fazer parte da programação de aniversário do Grupo Cuidado que Mancha, em evento na sala 502 da Usina do Gasômetro. Realizou apresentação, também em outubro de 2012, na Casa de Artes Villa Mimosa de Canoas. Em novembro, fez quatro sessões na cidade de Ijuí dentro do projeto Teatro a Mil. Em 2013, o trabalho está concluindo temporada, no mês de março, na sala 502 da Usina do Gasômetro de Porto Alegre, a qual é um sucesso de público e crítica. Ainda em 2013, o trabalho participará de eventos do SESC, do projeto ESCOLAS NO UNIVERSO BRINCANTE e realizará temporada na Casa de Cultura Mário Quintana, totalizando dezenas de apresentações já confirmadas. Histórico Cursos e Oficinas Desde 2003 que o Bando de Brincantes realiza oficinas para crianças e adolescentes, passando, em 2006, a trabalhar também com formação de educadores. Dentre as oficinas, cursos e palestras realizados, estão ARTE, BRINCADEIRA E EXPRESSÃO; JOGOS CIRCENSES; Ciclo de palestras BRINCADEIRA, ARTE E PENSAMENTO; diversos cursos de Formação Lúdica de Educadores; palestras sobre dramaturgia e literatura, prosas sobre Simões Lopes Neto, atividades lúdicas para bebês, dentre inúmeras outras atividades expressivas e formativas. Maiores informações no site es.com.br e no perfil Bando de Brincantes Coletivo de Arte no facebook.

5 Natal Brincante Natal Brincante é composto por um espetáculo e um CD, lançados em dezembro de 2012, com apresentação na cidade de Carlos Barbosa e sessão de autógrafos em Porto Alegre. No disco, o Bando mantém sua proposta de trabalhar com um diálogo entre o folclore popular, a brincadeira e a criação. Assim, das doze canções apresentadas, seis são músicas tradicionalmente cantadas no Natal e seis são composições próprias que convidam para cantar e dançar, partindo de jogos de memorização, vocalizações e provocações motoras, inspiradas em brincadeiras e sonoridades populares. Todos os releases sobre os espetáculos estão disponíveis no site No perfil Bando de Brincantes Coletivo de Arte no facebook é possível ver muitas fotos e conferir a programação do DING, LING, RATAPLA.