REGULAMENTO N. 18/IPT/2007. Relativo à aplicação dos Regimes de Mudança de. Curso, Transferência e Reingresso no Instituto. Politécnico de Tomar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO N. 18/IPT/2007. Relativo à aplicação dos Regimes de Mudança de. Curso, Transferência e Reingresso no Instituto. Politécnico de Tomar"

Transcrição

1 REGULAMENTO N. 18/IPT/2007 Relativo à aplicação dos Regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso no Instituto Politécnico de Tomar Considerando que: A Portaria n.º 401/2007, de 5 de Abril, aprovou o novo Regulamento dos Regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso no Ensino Superior; Aquela Portaria estabelece no seu art.º 10 que o ó rgão legal e estatutariamente competente de cada estabelecimento de ensino superior deverá aprovar um regulamento interno para aplicação dos regimes de mudança de curso, transferência e reingresso, do qual constem, designadamente: o Condições habilitacionais a satisfazer, quando seja caso disso, para o requerimento de mudança de curso; o Condições a satisfazer para a mudança de curso, transferência ou reingresso dos estudantes cuja matrícula caducou por força da aplicação do regime de prescrições a que se refere o n.º 2 do artigo 5 o da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto (estabelece as bases do financiamento do ensino superior), alterada pela Lei n.º 49/2005, de 30 de Agosto; o Condições em que tem lugar o indeferimento liminar; o Critérios de seriação para os requerimentos de mudança de curso e de transferência; o Documentos que devem instruir os requerimentos; o Forma e local de divulgação das decisões sobre os requerimentos; o Prazos; Cada instituição deverá fixar os procedimentos a adoptar para a creditação da formação anterior aos pedidos de mudança de curso, transferência e reingresso; É aprovado pela Comissão Executiva do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Tomar, para aplicação nas escolas superiores integradas no Instituto Politécnico de Tomar o Regulamento Interno que se segue:

2 Artigo 1 Objecto O presente Regulamento disciplina a aplicação dos regimes de mudança de curso, transferência e reingresso nas escolas superiores integradas no Instituto Politécnico de Tomar (IPT). Artigo 2 Âmbito O disposto no presente Regulamento aplica-se aos ciclos de estudos conducentes ao grau de licenciado e aos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre, ministrados nas escolas superiores do IPT, adiante todos genericamente designados por cursos. Artigo 3 o Conceitos Para efeitos do disposto no presente Regulamento, entende-se por: a) «Mudança de curso» o acto pelo qual um estudante se inscreve em curso de Escola do IPT diferente daquele em que praticou a última inscrição, seja em Escola do IPT seja noutro estabelecimento de ensino superior e tendo havido ou não interrupção de inscrição no curso superior; b) «Transferência» o acto pelo qual um estudante se inscreve e matricula em Escola do IPT no mesmo curso em que está ou esteve matriculado em outro estabelecimento de ensino superior que não Escola do IPT e tendo havido ou não interrupção de inscrição num curso superior; c) «Reingresso» o acto pelo qual um estudante, após uma interrupção dos estudos num determinado curso e Escola do IPT, se matricula na mesma Escola e se inscreve no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido; d) «Mesmo curso» os cursos com idêntica designação e conduzindo à atribuição do mesmo grau ou os cursos com designações diferentes mas situados na mesma área científica, tendo objectivos semelhantes, ministrando uma formação científica similar e conduzindo: I. À atribuição do mesmo grau; II. À atribuição de grau diferente, quando tal resulte de um processo de modificação ou adequação entre um ciclo de estudos conducente ao grau de bacharel e um ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado ou entre um ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado e um ciclo de estudos integrado de mestrado; e) «Créditos» os créditos segundo o ECTS-European Credit Transfer and Accumulation System (sistema europeu de transferência e acumulação de créditos);

3 f) «Escala de classificação portuguesa» aquela a que se refere o artigo 15 do Decreto-Lei n.º 42/2005, de22 de Fevereiro. Artigo 4 o Fases do Procedimento O procedimento de aceitação de matrícula e inscrição em Escola do IPT e curso nela ministrado, por via de mudança de curso, a transferência e o reingresso, tem as seguintes fases: a) Fixação de vagas; b) Requerimento; c) Decisão de admissão, indeferimento ou exclusão do requerimento; d) Integração e creditação; e) Seriação; f) Decisão; g) Reclamação; h) Matrícula e Inscrição. Artigo 5 o Fixação de vagas para reingresso, mudança de curso e transferência 1- O reingresso em par Escola do IPT/curso não está sujeito a limitações quantitativas, sendo admitidas todas as candidaturas validamente apresentadas. 2- As mudanças de curso e as transferências para par Escola do IPT/curso estão sujeitas a limitações quantitativas. 3- O número de vagas para os regimes de mudança de curso e de transferência é fixado pelo Presidente do IPT precedida de proposta nesse sentido dos Directores das Escola. 4- O número de vagas destinado à inscrição no 1 º ano dos ciclos de estudos de licenciatura e dos ciclos de estudos de mestrado no 1º semestre lectivo está sujeito às limitações quantitativas fixadas nos termos dos n. s 2 e 3 do artigo 5 o do Decreto-Lei n.º 393-B/99, de 2 de Outubro, alterado pelos Decretos-Leis n. s 64/2006, de 21 de Março, e 88/2006, de 23 de Maio. 5- As vagas aprovadas: a) Serão divulgadas através de edital a afixar nos Serviços Académicos das Escolas do IPT e a publicar no sítio da Internet do IPT - b) Serão comunicadas à Direcção-Geral do Ensino Superior e ao Observatório da Ciência e do Ensino Superior.

4 Artigo 6 o Requerimento 1- A mudança de curso, a transferência e o reingresso são requeridos ao Director da Escola em que o estudante se pretende matricular e ou inscrever, em formulário próprio a fornecer pelos serviços académicos de cada Escola do IPT, devidamente assinado pelo estudante interessado ou seu procurador. 2- Do requerimento constarão, obrigatoriamente: a) Nome do requerente; b) Data de nascimento; c) Filiação; d) Endereço; e) Último estabelecimento de ensino superior público onde esteve matriculado; f) Último curso de ensino superior público em que esteve inscrito e ano lectivo da última inscrição; g) Regime através do qual faz o requerimento (reingresso, mudança de curso ou transferência); h) Estabelecimento e curso para onde requer o reingresso, mudança de curso ou transferência. 3- Juntamente com o requerimento referido no n.º 1 o estudante interessado deve juntar: a) Fotocópia do Bilhete de Identidade do interessado e do procurador, quando for caso disso; b) Procuração, quando for caso disso; c) Certificado de habilitações do 12 ano ou equiva lente; d) Certificado de matrícula e inscrição, ou certificado de habilitações de ensino superior, emitido pelo último estabelecimento de ensino superior em que esteve matriculado e inscrito, em qualquer dos casos, que discrimine as unidades curriculares em que obteve aproveitamento, a respectiva classificação e, sendo caso disso, os créditos ECTS correspondentes a cada uma delas; e) Programa das unidades curriculares do curso de ensino superior em que esteve anteriormente inscrito e a que obteve aproveitamento; f) Declaração sob compromisso de honra referida no n.º 2, do art.º 11 : g) Curriculum Vitae indicando experiência profissional e formação pós secundária do interessado, acompanhado de documentos que as comprovem.

5 4- Os estudantes interessados podem ainda juntar outros documentos que consideram de interesse para a avaliação do seu pedido. 5- Da candidatura passar-se-á recibo, sendo a apresentação desse recibo indispensável para qualquer diligência posterior. Artigo 7 Mudança de curso 1 - Podem requerer a mudança para curso ministrado nas Escolas do IPT: a) Os estudantes que tendo estado inscritos e matriculados noutro curso superior também das Escolas do IPT ou de outro estabelecimento de ensino superior nacional e não o tenham concluído, demonstrem possuir formação adequada ao ingresso e progressão no curso em causa; b) Os estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em estabelecimento de ensino superior estrangeiro em curso definido como superior pela legislação do país em causa, quer o tenham concluído ou não, demonstrem possuir formação adequada ao ingresso e progressão no curso em causa. 2 - Nos casos em que os estudantes candidatos a mudança de curso tenham obtido aprovação nas disciplinas de um curso do ensino secundário nacional, fixadas como provas de ingresso para a candidatura ao curso em causa, com a classificação mínima exigida para esse curso, considera-se que os mesmos possuem a formação adequada ao ingresso e progressão no mesmo; nos restantes casos a adequação da formação possuída carecerá de decisão favorável à sua admissão pelo Conselho Científico. Artigo 8 o Transferência Podem requerer a transferência para escola e curso do IPT: a) Os estudantes que tenham estado inscritos e matriculados noutro estabelecimento de ensino superior nacional e lá não tenham concluído o mesmo curso; b) Os estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em estabelecimento de ensino superior estrangeiro num mesmo curso definido como superior pela legislação do país em causa, quer o tenham concluído ou não. Artigo 9 o Reingresso Podem requerer o reingresso os estudantes que tenham estado matriculados e inscritos na mesma escola do IPT e no mesmo curso ou em curso que o tenha antecedido.

6 Artigo 10 Prazos 1 - Serão aceites requerimentos de mudança de curso, transferência e reingresso nos prazos referidos no Anexo I ao presente regulamento. 2 - Por proposta do Director da Escola, a título excepcional e em face da análise concreta de cada caso, poderão ser aceites requerimentos de mudança de curso, transferência e reingresso, fora do prazos fixados nos termos do número anterior, desde que: a) Exista vaga disponível para o regime e par Escola do IPT/curso pretendidos; b) Seja dado parecer do Departamento respectivo no sentido de que, no momento da sua apresentação, existem condições para a integração do requerente no plano de estudos do curso. Artigo 11 Estudantes cuja matrícula caducou por força da aplicação do regime de prescrições 1 - Os estudantes cuja matrícula haja caducado por força da aplicação do regime de prescrições a que se refere o n.º 2 do artigo 5. d a Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 49/2005, de 30 de Agosto, só poderão requerer mudança de curso, transferência ou reingresso nos termos do presente Regulamento, depois de decorridos dois semestres lectivos após aquele em que se verificou a prescrição. 2 - Os estudantes interessados que requeiram nos termos do presente Regulamento mudança de curso, transferência ou reingresso, deverão prestar declaração por escrito e sob compromisso de honra de que não se encontram abrangidos por prescrição de matrícula sua anterior, ou estando, que já decorreu o prazo previsto na parte final do número anterior. 3- Caso se venha a verificar ser falsa a declaração prestada nos termos do número anterior, após a realização da matrícula e inscrição em Escola e curso do IPT, aquelas matrícula e inscrição serão anuladas sem direito a devolução de quaisquer taxas, emolumentos ou propinas entretanto pagas pelo estudante faltoso e sem prejuízo das consequências criminais e que possa incorrer. Artigo 12 Decisão de admissão, indeferimento ou exclusão do requerimento 1 - Serão liminarmente indeferidos os requerimentos dos estudantes que se encontrem numa das seguintes condições: a) Em que se verifique a falta de preenchimentos de alguma das condições necessárias à sua apresentação, previstos nos art. s 7 o a 9º ; b) Se refiram a cursos e regimes em que o número de vagas fixado tenha sido

7 zero; c) Tenham sido realizados fora dos prazos fixados nos termos do n.º 1, do art.º 10, sem prejuízo do disposto no n.º 2 do mesmo art igo; d) Não estejam acompanhados da documentação necessária à completa instrução do processo, sem prejuízo do disposto nos números 2 e 3 seguintes; e) Contenham pedidos por mais que um regime e ou referidos a mais que um par Escola do IPT/curso. 2- A falta de entrega dos documentos referidos na alínea g), do n.º 3, do art.º 6 o, tem por único efeito, o não reconhecimento de experiência profissional ou formação pós secundária para efeitos de atribuição de créditos. 3- A entrega do documento previsto na alínea c), do n.º 3, do art.º 6 o, não é exigível aos estudantes que demonstrem documentalmente ter ingressado anteriormente no ensino superior por via do regime instituído pelo Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de Março (maiores de 23 anos), bem como alunos originários de estabelecimentos de ensino superior estrangeiros. 4- Os requerimentos relativamente aos quais não se verifique qualquer situação susceptível de justificar o seu indeferimento e sem prejuízo do disposto no número seguinte, serão admitidos. 5- Serão excluídos do procedimento, em qualquer momento do mesmo, não podendo matricular-se e ou inscrever-se nesse ano lectivo em qualquer Escola do IPT, os requerentes que prestem falsas declarações. 6- As decisões de indeferimento liminar, de admissão e de exclusão do procedimento competem ao Director da Escola. 7- As decisões referidas no número anterior são válidas apenas para a inscrição no ano lectivo a que respeitam. Artigo 13 Publicitação/notificação das admissões, indeferimentos e exclusões 1- Até ao 3 o dia útil posterior ao termo do prazo para entrega dos requerimentos será afixada nos serviços académicos e divulgada na página web do IPT, lista nominativa dos requerimentos admitidos e indeferidos, neste último caso com indicação do fundamento. 2- Os requerimentos excluídos constarão da lista referida no número anterior, ou se a decisão de exclusão se tiver verificado posteriormente à sua afixação e divulgação serão notificadas aos interessados por carta registada.

8 Artigo 14 Reclamação de decisão de indeferimento ou exclusão 1- No prazo de 5 dias úteis após a afixação e divulgação da lista ou notificação referidas no n. s 1 e 2 do artigo anterior, os int eressados cujos requerimentos tenham sido indeferidos ou excluídos poderão reclamar da decisão, por escrito e fundamentadamente. 2- A apreciação e decisão das reclamações são da competência do Director da Escola e serão proferidas no prazo de 5 dias úteis e comunicadas, por escrito, aos reclamantes. Artigo 15 Integração e creditação da formação dos estudantes 1- Os requerimentos admitidos serão objecto de avaliação com vista à integração dos respectivos interessados nos programas e organização de estudos em vigor na Escola do IPT e curso onde se pretendem matricular e inscrever, no ano lectivo em que o fazem. 2- A integração é feita através da atribuição de créditos ECTS, com base no princípio do reconhecimento mútuo do valor da formação realizada e das competências adquiridas e nos termos do disposto no artigo 45. do Decreto-Lei n. 74/2006, de 24 de Março, creditando-se no ciclo de estudos dos cursos pretendidos pelos interessados: a) A formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores em estabelecimentos de ensino superior nacionais ou estrangeiros, quer a obtida no quadro da organização decorrente do Processo de Bolonha quer a obtida anteriormente; b) A formação realizada no âmbito dos cursos de especialização tecnológica nos termos fixados no diploma que os regula; 3 - Serão ainda reconhecidos, através da atribuição de créditos, a experiência profissional e a formação pós-secundária dos interessados. 4- A creditação referida nos números anteriores terá em consideração o nível dos créditos e a área científica em que foram obtidos. 5- No caso do reingresso: a) É creditada a totalidade da formação obtida durante a anterior inscrição no mesmo curso ou no curso que o antecedeu; b) O número de créditos a realizar para a obtenção do grau académico não pode ser superior à diferença entre o número de créditos necessário para a obtenção do grau e o valor creditado.

9 6- No caso da transferência: a) É creditada a totalidade da formação obtida durante a anterior inscrição no mesmo curso; b) O número de créditos a realizar para a obtenção do grau académico não pode ser superior à diferença entre o número de créditos necessário para a obtenção do grau e o valor creditado; c) Em casos devidamente fundamentados, em que, face ao nível ou conteúdo de algumas unidades curriculares, não seja possível considerar, na aplicação da regra da alínea anterior, todo o valor creditado, o número de créditos a realizar para a obtenção do grau académico não pode ser superior à diferença entre número de créditos necessário para a obtenção do grau e 90 % do valor creditado. 7- As formações de que o interessado é titular e que não estejam expressa em créditos, serão expressas em créditos ECTS quando da avaliação, recorrendo-se, se necessário, ao estabelecimento superior de origem. 8- Os procedimentos no âmbito dos quais serão feitas as avaliações, integrações e creditações previstas nos números anteriores serão conduzidas e propostas, por uma comissão de avaliação integrada por três professores, nomeada para cada curso superior, pelo Conselho Científico da Escola, sob proposta do respectivo Conselho de Departamento. 9- As propostas de integração e creditação apresentadas pelas comissões de avaliação serão submetidas a apreciação e aprovação do Conselho Científico. 10- O procedimento de avaliação, integração creditação deve ser realizado de acordo com a calendarização constante do anexo I. Artigo 16. Classificações das unidades curriculares 1- As unidades curriculares creditadas nos termos do artigo anterior conservam as classificações obtidas nos estabelecimentos de ensino superior onde foram realizadas. 2- Quando se trate de unidades curriculares realizadas em estabelecimentos de ensino superior portugueses, a classificação das unidades curriculares creditadas é a classificação atribuída pelo estabelecimento de ensino superior onde foram realizadas. 3- Quando se trate de unidades curriculares realizadas em estabelecimentos de ensino superior estrangeiros, a classificação das unidades curriculares creditadas: a) É a classificação atribuída pelo estabelecimento de ensino superior estrangeiro, quando este adopte a escala de classificação portuguesa; b) É a classificação resultante da conversão proporcional da classificação obtida para a escala de classificação portuguesa, quando o estabelecimento de ensino superior estrangeiro adopte uma escala diferente desta.

10 4- No âmbito do cálculo da classificação final do grau académico, que é realizada nos termos do disposto nos artigos 12. e 24. do Decr eto-lei n.º 74/2006, de 24 de Março, a adopção de ponderações específicas para as classificações das unidades curriculares creditadas deve ser fundamentada. 5- No caso a que se refere o n.º 3 e com fundamento em manifestas diferenças de distribuição estatística entre as classificações atribuídas pelo estabelecimento de ensino superior estrangeiro e o estabelecimento de ensino superior português, o estudante pode requerer fundamentadamente ao órgão legal e estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior a atribuição de uma classificação superior à resultante das regras indicadas. 6- É da competência das comissões previstas no n.º 8, do artigo anterior propor, conjuntamente com as propostas de integração e creditação em que se inserem, as classificações a atribuir às unidades curriculares creditadas e as eventuais ponderações específicas das mesmas na classificação final e respectiva fundamentação, as quais serão, também, conjuntamente, apreciadas e aprovadas pelo Conselho Científico. Artigo 17. Seriação 1- Os candidatos a mudança de curso e transferência são seriados através da aplicação sucessiva dos seguintes critérios de ordenação: a) Maior número de créditos atribuídos no ciclo de estudos dos cursos pretendidos pelos interessados; b) Melhor média ponderada em função dos créditos ECTS, aproximada à centésima mais próxima, nas unidades curriculares aprovadas no ciclo de estudos dos cursos pretendidos pelos interessados; 2- Não há lugar a seriação dos candidatos a reingresso, uma vez que há limitações quantitativas à sua admissão. Artigo 18. Desempate Sempre que dois ou mais candidatos em situação de empate, em face da aplicação dos critérios de seriação fixados pelo artigo anterior, disputem o último lugar disponível, será preferido o candidato com maior idade, sem prejuízo de o Director da Escola, podendo e se o considerar conveniente, propor para decisão do Presidente do IPT, admitir todos os candidatos em situação de empate, mesmo que para tal seja necessário criar vagas adicionais.

11 Artigo 19º Decisão 1- A decisão sobre as candidaturas a reingresso, mudança de curso ou transferência é da competência do Director da Escola e exprime-se através de uma das seguintes situações: a) Colocado; b) Não colocado; c) Excluído 2- No caso das candidaturas a mudança de curso ou transferência, serão colocados os estudantes posicionados nos primeiros lugares da lista de seriação e ordenação dos candidatos, até ao número de vagas disponíveis. 3- As vagas de um par Escola do IPT/curso eventualmente sobrantes no regime de mudança de curso (ou de transferência) podem ser utilizadas no outro regime, por decisão do Presidente do IPT na sequência de proposta do Director da Escola. 4- As vagas de um par Escola do IPT/curso eventualmente sobrantes do regime geral de acesso que não sejam utilizadas nos termos do n.º 4, do artigo 18., do Decreto-Lei n. 64/2006, de 21 de Março, podem ser utilizadas p ara os regimes de mudança de curso e transferência, por decisão do Presidente do IPT na sequência de proposta do Director da Escola. 5- As colocações são válidas apenas para a matrícula e inscrição no ano lectivo em que é requerida. 6- As listas com as decisões de colocação, não colocação e exclusão, do Director da Escola, carecem de homologação do Presidente do IPT. Artigo 20. Notificação da decisão As decisões referidas no artigo anterior respeitantes às colocações, não colocações e exclusões dos candidatos a reingresso, mudança de curso ou transferência, bem como os respectivos fundamentos, serão comunicadas aos interessados através da sua publicitação na Escola do IPT onde o estudante pretende ingressar e no sítio da Internet do IPT ( considerando-se para todos os efeitos notificados aqueles candidatos através daqueles meios. Artigo 21. Reclamação 1- Da decisão notificada nos termos previstos no artigo anterior poderão os interessados apresentar reclamação, por escrito e devidamente fundamentada, no prazo de 5 dias úteis a partir da data da afixação e divulgação das mesmas. 2- As reclamações deverão ser entregues no estabelecimento de ensino onde o estudante pretende ingressar.

12 3- As decisões sobre as reclamações serão da competência do Director da Escola, serão proferidas no prazo de 5 dias úteis e comunicadas, por escrito, aos reclamantes. Artigo 22. Matrícula e inscrição 1- Os candidatos colocados deverão proceder à matrícula e inscrição no respectivo estabelecimento de ensino superior no prazo fixado nos termos do anexo I. 2- Sempre que um candidato não proceda à matrícula e inscrição no prazo fixado, o estabelecimento de ensino superior chamará, por via postal, à realização destas o candidato seguinte da lista ordenada resultante dos critérios de seriação aplicáveis, até à efectiva ocupação do lugar ou ao esgotamento dos candidatos ao concurso em causa. Artigo 23 Omissões As lacunas, dúvidas e omissões decorrentes da aplicação do presente Regulamento serão resolvidas por despacho do Presidente do IPT, ouvidos os Directores das Escolas. Artigo 24 Entrada em vigor O presente Regulamento interno entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação e aplica-se a aos procedimentos de mudança de curso, transferência e reingresso relativos aos lectivos 2008/2009 e seguintes. Tomar, 21 de Dezembro de O Presidente do IPT (Dr. António Pires da Silva)

13 ANEXO I CALENDARIZAÇÃO I a FASE FASE DO PROCEDIMENTO DATAS 1 Fixação de vagas para mudança de curso e transferência Até 30/06 2 Entrega de Requerimentos De 15/07 a 31/08 3 Admissão/Indeferimento/Exclusão requerimentos Até 05/09 4 Integração e creditação dos candidatos admitidos Até 15/09 5 Seriação/Decisão Até 16/09 6 Reclamações 5 dias após decisão 7 Matrículas e inscrições 5 dias após termo da reclamação 2 a FASE FASE DO PROCEDIMENTO DATAS 1 Fixação de vagas para mudança de curso e transferência Até 15/11 2 Entrega de Requerimentos De 15/11 a 15/12 3 Admissão/Indeferimento/Exclusão requerimentos Até 18/12 4 Integração e creditação dos candidatos admitidos Até 24/12 5 Seriação/Decisão Até 27/12 6 Reclamações 5 dias após decisão 7 Matrículas e inscrições 5 dias após termo da reclamação

Regulamento dos regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso no ano lectivo de 2009/2010

Regulamento dos regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso no ano lectivo de 2009/2010 Regulamento dos regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso no ano lectivo de 2009/2010 Nos termos do artigo 10.º do Regulamento dos Regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso

Leia mais

Regulamento dos Regimes de Mudança de Cursos, Transferências e de Reingresso no Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Licenciado

Regulamento dos Regimes de Mudança de Cursos, Transferências e de Reingresso no Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Licenciado Regulamento dos Regimes de Mudança de Cursos, Transferências e de Reingresso no Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Licenciado Versão: 01 Data: 15/06/2009 Elaborado: Verificado: Aprovado: RG-PR12-03

Leia mais

(Preâmbulo) Artigo 1.º Objecto e âmbito

(Preâmbulo) Artigo 1.º Objecto e âmbito Instituto Politécnico de Bragança Regulamento dos regimes de mudança de curso, transferência e de reingresso no ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado (Preâmbulo) A legislação decorrente da

Leia mais

Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição / Curso no Ensino Superior e do Concurso Especial de Acesso para

Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição / Curso no Ensino Superior e do Concurso Especial de Acesso para Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição / Curso no Ensino Superior e do Concurso Especial de Acesso para Titulares de Cursos Superiores 2017 20 de março de 2017 ÍNDICE

Leia mais

01 de abril de 2016 Republicação

01 de abril de 2016 Republicação Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição / Curso no Ensino Superior e do Concurso Especial de Acesso para Titulares de Cursos Superiores 2016 01 de abril de 2016 Republicação

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DOS CONCURSOS ESPECIAIS E REGIMES DE TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO

REGULAMENTO ESPECÍFICO DOS CONCURSOS ESPECIAIS E REGIMES DE TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO REGULAMENTO ESPECÍFICO DOS CONCURSOS ESPECIAIS E REGIMES DE TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO O presente regulamento define as normas específicas aplicáveis à candidatura e ingresso, através

Leia mais

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Direito

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Direito UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Direito Regulamento dos regimes de reingresso e de mudança par instituição/curso da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa Nos termos do disposto no

Leia mais

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO (Aprovado pelo Conselho Técnico-Científico em 13 de Junho de 2016) Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Objecto e âmbito

Leia mais

REGULAMENTO DOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA E REINGRESSO NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

REGULAMENTO DOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA E REINGRESSO NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO REGULAMENTO DOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA E REINGRESSO NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO Nos termos do disposto no artº 10º da Portaria nº 401/2007, de 5 de Abril, é aprovado o Regulamento dos

Leia mais

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa. Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa. Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior PREÂMBULO Nos termos do disposto no artigo 25º do Regulamento

Leia mais

CIRCULAR INFORMATIVA

CIRCULAR INFORMATIVA CIRCULAR INFORMATIVA N.º 24 Data: 2016/07/15 Para conhecimento de: Pessoal docente, discente e Não docente ASSUNTO: - Regulamento dos Regimes de Reingresso e Mudança de par instituição/curso da Escola

Leia mais

Regulamento da Candidatura através dos Regimes de Reingresso, Mudança de Curso ou Transferência. Ano Letivo 2013/2014

Regulamento da Candidatura através dos Regimes de Reingresso, Mudança de Curso ou Transferência. Ano Letivo 2013/2014 Regulamento da Candidatura através dos Regimes de Reingresso, Mudança de Curso ou Transferência (Portaria nº401/2007, de 5 de abril) Ano Letivo 2013/2014 A Portaria nº401/2007, de 5 de abril, aprova o

Leia mais

Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso

Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso A Portaria nº 181-D/2015, de 19 de junho, aprova o Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição

Leia mais

Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado

Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Objeto e âmbito 1. O presente regulamento estabelece as normas a obedecer nos regimes de

Leia mais

Instituto Politécnico de Bragança Regulamento dos concursos especiais de acesso e ingresso no ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado

Instituto Politécnico de Bragança Regulamento dos concursos especiais de acesso e ingresso no ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado Instituto Politécnico de Bragança Regulamento dos concursos especiais de acesso e ingresso no ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado Artigo 1.º Objecto e âmbito O presente regulamento estabelece

Leia mais

(Preâmbulo) CAPÍTULO I Disposições gerais. Artigo 1.º (Objeto e âmbito)

(Preâmbulo) CAPÍTULO I Disposições gerais. Artigo 1.º (Objeto e âmbito) (Preâmbulo) Conforme definido no nº 1 do Artigo 10º do Regulamento dos regimes de mudança de curso, transferência e reingresso no Ensino Superior aprovado pela na Portaria nº 401/2007, de 5 de abril, aprova-se

Leia mais

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM S. FRANCISCO DAS MISERICÓRDIAS

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM S. FRANCISCO DAS MISERICÓRDIAS REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM S. FRANCISCO DAS MISERICÓRDIAS Preâmbulo A Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de junho, veio introduzir

Leia mais

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO DO ISVOUGA

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO DO ISVOUGA Página 1 de 6 Artigo 1.º (objecto e âmbito) O presente regulamento disciplina o concurso local de acesso aos cursos do ISVOUGA, através dos regimes de reingresso, mudança de par instituição/curso. CAPÍTULO

Leia mais

Elaborado: Verificado: Aprovado: RG PR12 02 Vice Presidente do IPB Presidentes dos Conselhos Científicos das Escolas do IPB. Pág.

Elaborado: Verificado: Aprovado: RG PR12 02 Vice Presidente do IPB Presidentes dos Conselhos Científicos das Escolas do IPB. Pág. Elaborado: Verificado: Aprovado: RG PR12 02 Vice Presidente do IPB Presidentes dos Conselhos Científicos das Escolas do IPB GPGQ Vice Presidente do IPB Presidentes dos Conselhos Científicos das Escolas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. Diário da República, 1.ª série N.º de junho de (13)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. Diário da República, 1.ª série N.º de junho de (13) Diário da República, 1.ª série N.º 118 19 de junho de 2015 4292-(13) local, no âmbito das operações previstas nas alíneas e) e g) do n.º 2 do artigo anterior; g) [...] Artigo 77.º Despesas elegíveis 1

Leia mais

REGULAMENTO DE CANDIDATURAS DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA E REINGRESSO

REGULAMENTO DE CANDIDATURAS DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA E REINGRESSO REGULAMENTO DE CANDIDATURAS DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA E REINGRESSO Preâmbulo No âmbito do Processo de Bolonha e com base no reconhecimento mútuo entre os estabelecimentos de ensino superior nacionais

Leia mais

Regulamento dos Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência

Regulamento dos Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência Regulamento dos Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência A Portaria n 401/2007, de 5 de Abril, aprova o Regulamento dos Regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso no Ensino

Leia mais

Campus de Benfica do IPL Lisboa Telef.:(00351) Sítio:www.escs.ipl.pt

Campus de Benfica do IPL Lisboa Telef.:(00351) Sítio:www.escs.ipl.pt REGULAMENTO DOS REGIMES DE REEINGRESSO E MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/ CURSO Artigo 1.º Objeto e âmbito 1 O presente regulamento disciplina, no cumprimento da Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de junho, os

Leia mais

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS DE ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR NOS CURSOS MINISTRADOS NA UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS DE ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR NOS CURSOS MINISTRADOS NA UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS DE ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR NOS CURSOS MINISTRADOS NA UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO TÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Âmbito O presente

Leia mais

REGULAMENTO Acesso e Ingresso Cursos de Formação Pós-Graduada

REGULAMENTO Acesso e Ingresso Cursos de Formação Pós-Graduada REGULAMENTO Acesso e Ingresso Cursos de Formação Pós-Graduada Elaborado por: Aprovado por: Versão Reitor GAR (Professor Doutor Rui Oliveira) Revisto e Confirmado por: Data de Aprovação Inicial Secretário-Geral

Leia mais

Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso

Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso (Aprovado em Reunião do Conselho Técnico Científico de 17 de julho de 2017) (Preâmbulo) Para efeitos da legislação em vigor,

Leia mais

ALmeida Gatrett ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

ALmeida Gatrett ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO 1 ALmeida Gatrett REGULAMENTO REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR Ano letivo 2016/2017 Nos termos da Portaria n. 181-D/2015, de 19 de junho, que dispõe sobre

Leia mais

Artigo 1º. Âmbito. a) Os titulares de um curso superior de bacharelato, licenciatura, mestrado ou doutoramento;

Artigo 1º. Âmbito. a) Os titulares de um curso superior de bacharelato, licenciatura, mestrado ou doutoramento; Regulamento do Concurso Especial de Acesso aos Cursos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para Titulares de Cursos Médios, Superiores e Pós-Secundários Tendo por base o

Leia mais

Creditação de formação académica e de competências profissionais

Creditação de formação académica e de competências profissionais Creditação de formação académica e de competências profissionais (Aprovado em reunião CTC de 28 de junho de 2012) Preâmbulo A Lei nº 49/2005, de 30 de Agosto, que alterou a Lei de Bases do Sistema Educativo,

Leia mais

Data Revisão 00 Código R.EM.RI.09. (Preâmbulo)

Data Revisão 00 Código R.EM.RI.09. (Preâmbulo) (Preâmbulo) Conforme disposto no Decreto-Lei nº 113/2014 de 16 de julho, aprova-se o Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior a aplicar no Instituto Universitário Egas

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL Regulamento n.º 3/2007 (2.ª série): O regime de mudança de curso, transferência e reingresso encontra-se definido na Portaria nº 401/2007, de 5 de Abril, a qual enquadra

Leia mais

Assunto: Projeto de Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso da Universidade da Beira Interior.

Assunto: Projeto de Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso da Universidade da Beira Interior. Assunto: Projeto de Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso da Universidade da Beira Interior. Considerando que: O Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, (alterado

Leia mais

INSTITUTO DE GEOGRAFIA E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Regulamento dos regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/ Curso

INSTITUTO DE GEOGRAFIA E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Regulamento dos regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/ Curso INSTITUTO DE GEOGRAFIA E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Regulamento dos regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/ Curso A Portaria nº 181-D/2015, de 19 de junho, aprova o Regulamento Geral dos Regimes

Leia mais

(Preâmbulo) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1.º (Objeto e âmbito)

(Preâmbulo) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1.º (Objeto e âmbito) (Preâmbulo) Conforme disposto no Decreto-Lei nº 113/2014 de 16 de julho, aprova-se o Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior a aplicar no Instituto Superior de Ciências

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições gerais. Artigo 1º Objeto e âmbito

CAPÍTULO I Disposições gerais. Artigo 1º Objeto e âmbito Nos termos do artigo 25º da Portaria nº 181-D/2015, de 19 de junho, aprova-se o Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso a aplicar na Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Leia mais

Rui Alberto Martins Teixeira

Rui Alberto Martins Teixeira Despacho IPVC-P- /2016 REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO E DOS CONCURSOS ESPECIAIS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO (IPVC) Considerando a aprovação

Leia mais

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO Artigo 1.º Objeto e âmbito 1. O presente Regulamento regula os regimes de reingresso e de mudança de par instituição/curso, na,

Leia mais

Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso nos Ciclos de Estudos de Licenciatura do Instituto Superior de Administração e Gestão

Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso nos Ciclos de Estudos de Licenciatura do Instituto Superior de Administração e Gestão Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso nos Ciclos de Estudos de Licenciatura do Instituto Superior de Administração e Gestão Ouvidos os órgãos de gestão do ISAG, nos termos do artigo

Leia mais

Despacho n.º /2016 PROJETO DE ALTERAÇÃO. Nota justificativa

Despacho n.º /2016 PROJETO DE ALTERAÇÃO. Nota justificativa Despacho n.º /2016 PROJETO DE ALTERAÇÃO Nota justificativa Considerando o Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, que veio regular os concursos especiais para acesso e ingresso no ensino superior, e

Leia mais

Projeto de Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso na Universidade de Coimbra

Projeto de Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso na Universidade de Coimbra Projeto de Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso na Universidade de Coimbra Preâmbulo Com a entrada em vigor da Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de junho surge a necessidade

Leia mais

Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso. Elaborado por: Aprovado por: Versão Conselho Cientifico

Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso. Elaborado por: Aprovado por: Versão Conselho Cientifico REGULAMENTO Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso Elaborado por: Aprovado por: Versão (A Presidente do Conselho Científico Prof. Doutora Margarida Alves Martins) Reitor

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR Ano Letivo de 2016/2017

REGULAMENTO GERAL DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR Ano Letivo de 2016/2017 REGULAMENTO GERAL DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR Ano Letivo de 2016/2017 A Portaria nº 181-D/2015, de 19 de junho, aprova o Regulamento Geral dos Regimes

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU O DE VISEU

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU O DE VISEU O DE VISEU EDITAL RELATIVO AOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA e REINGRESSO NO ENSINO SUPERIOR - 2.3 fase 214/21 V (Portaria n.s 41/27, de de abril, alterada pela portaria n.e 232-A/213, de

Leia mais

Artigo 1.º Objeto e âmbito. Artigo 2.º Avaliação da capacidade para a frequência. Artigo 3.º Provas

Artigo 1.º Objeto e âmbito. Artigo 2.º Avaliação da capacidade para a frequência. Artigo 3.º Provas REGULAMENTO DO CONCURSO LOCAL PARA A CANDIDATURA À MATRÍCULA E INSCRIÇÃO NO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE LICENCIADO EM TECNOLOGIAS DA MÚSICA MINISTRADO PELA ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA DO INSTITUTO

Leia mais

2. Os estudantes abrangidos pelo ponto anterior podem candidatar-se a qualquer curso de licenciatura do ISEL.

2. Os estudantes abrangidos pelo ponto anterior podem candidatar-se a qualquer curso de licenciatura do ISEL. Objetivo e Âmbito O presente regulamento disciplina o regime de concurso especial para titulares de outros cursos superiores aos ciclos de estudo de licenciatura do Instituto Superior de Engenharia de

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR Ano Letivo de 2017/2018

REGULAMENTO GERAL DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR Ano Letivo de 2017/2018 REGULAMENTO GERAL DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR Ano Letivo de 2017/2018 A Portaria nº 181-D/2015, de 19 de junho, aprova o Regulamento Geral dos Regimes

Leia mais

Concursos Especiais de Acesso e Ingresso nos Cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado. Elaborado por: Aprovado por: Versão Conselho Cientifico

Concursos Especiais de Acesso e Ingresso nos Cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado. Elaborado por: Aprovado por: Versão Conselho Cientifico REGULAMENTO Concursos Especiais de Acesso e Ingresso nos Cursos de Licenciatura e Mestrado Elaborado por: Aprovado por: Versão (A Presidente do Conselho Científico Prof. Doutora Margarida Alves Martins)

Leia mais

Artigo 1º. Objecto e âmbito

Artigo 1º. Objecto e âmbito REGULAMENTO DO CONCURSO LOCAL PARA A MATRÍCULA E INSCRIÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÙSICA (ESTUDOS MUSICAIS APLICADOS) MINISTRADO PELA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE COIMBRA. Artigo 1º Objecto e âmbito

Leia mais

TRANSFERÊNCIA E REINGRESSO

TRANSFERÊNCIA E REINGRESSO REGULAMENTO DOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA E REINGRESSO Nos termos do artigo 10.º do Regulamento dos Regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso no Ensino Superior aprovado

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de abril de

Diário da República, 2.ª série N.º de abril de Diário da República, 2.ª série N.º 81 26 de abril de 2018 12021 Artigo 9.º Integração curricular 1 A integração curricular é realizada tendo por base o resultado da creditação. 2 A creditação será contabilizada

Leia mais

CICLO MINISTRADOS NO POLITÉCNICO DE LEIRIA

CICLO MINISTRADOS NO POLITÉCNICO DE LEIRIA REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS DE ACESSO E INGRESSO NOS CURSOS DE 1.º CICLO MINISTRADOS NO POLITÉCNICO DE LEIRIA (Não dispensa a consulta do Diário da República, o qual prevalece em caso de divergência)

Leia mais

REGULAMENTO Acesso e Ingresso nos Ciclos de Estudo Conducentes ao Grau de Doutor

REGULAMENTO Acesso e Ingresso nos Ciclos de Estudo Conducentes ao Grau de Doutor REGULAMENTO Acesso e Ingresso nos Ciclos de Estudo Conducentes ao Grau de Doutor Elaborado por: Aprovado por: Versão Reitor 1.0 (Professor Doutor Rui Oliveira) Revisto e Confirmado por: Data de Aprovação

Leia mais

IJ LISBOA. Faculdade de Medicina Dentária [DIRETOR] Despacho D-27/2015

IJ LISBOA. Faculdade de Medicina Dentária [DIRETOR] Despacho D-27/2015 IJ LISBOA [DIRETOR] Despacho D-27/2015 REGULAMENTO DE CONCURSOS ESPECIAIS, REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO /CURSO NO ENSINO SUPERIOR U N IV E R SI TÁ RIO 2 015/20 16 VAGAS E CRITÉRIOS

Leia mais

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS Página 1 de 5 Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1.º (Objeto) O presente regulamento fixa os procedimentos relativos aos concursos especiais para acesso e ingresso no ensino superior, nos termos da lei.

Leia mais

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO, MUDANÇA DE CURSO E TRANSFERÊNCIA NOS CURSOS DA UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO. Artigo 1.

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO, MUDANÇA DE CURSO E TRANSFERÊNCIA NOS CURSOS DA UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO. Artigo 1. REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO, MUDANÇA DE CURSO E TRANSFERÊNCIA NOS CURSOS DA UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO Artigo 1.º Objeto O presente regulamento disciplina os regimes de reingresso,

Leia mais

(j LISBOA CONCURSOS ESPECIAIS, REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO /CURSO NO ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO

(j LISBOA CONCURSOS ESPECIAIS, REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO /CURSO NO ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO (j LISBOA [DIRETOR] Despacho D-1 612016 CONCURSOS ESPECIAIS, REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO /CURSO NO ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO 201612017 VAGAS E CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO MESTRADO

Leia mais

12 de maio de O Diretor, Prof. Doutor Fernando José Pires Santana.

12 de maio de O Diretor, Prof. Doutor Fernando José Pires Santana. Nos termos da lei e dos estatutos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), procede -se à publicação do Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança Par Instituição/Curso.

Leia mais

Despacho n.º /2017. Projeto de alteração ao Regulamento Académico do 1.º Ciclo de Estudos do Instituto Politécnico de Leiria PREÂMBULO

Despacho n.º /2017. Projeto de alteração ao Regulamento Académico do 1.º Ciclo de Estudos do Instituto Politécnico de Leiria PREÂMBULO Despacho n.º /2017 Projeto de alteração ao Regulamento Académico do 1.º Ciclo de Estudos do Instituto Politécnico de Leiria PREÂMBULO Pelo Regulamento n.º 232/2015, publicado no Diário da República, 2.ª

Leia mais

Concurso Especial para Acesso e Ingresso no Ensino Superior do Estudante Internacional. Regulamento

Concurso Especial para Acesso e Ingresso no Ensino Superior do Estudante Internacional. Regulamento Concurso Especial para Acesso e Ingresso no Ensino Superior do Estudante Internacional Regulamento (Publicado no Diário da República, 2.ª série N.º 110 8 de Junho de 2015) Artigo 1.º Objecto O presente

Leia mais

Faculdade de Medicina Dentária [DIRETOR] Despacho D VAGAS E CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO. Para. [Período normal]

Faculdade de Medicina Dentária [DIRETOR] Despacho D VAGAS E CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO. Para. [Período normal] IJ LI8BOÂ t- [DIRETOR] Despacho D-1712016 CONCURSOS ESPECIAIS, MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO ICURSO, MAIORES DE 23 E REINGRESSO NO ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO 201612017 VAGAS E CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO Para

Leia mais

MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO 2019/2020

MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO 2019/2020 MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO 2019/2020 MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CUR Regime aplicável: Portaria n.º 401/2007, de 5 de abril, Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de junho, e Regulamento dos Regimes de Reingresso,

Leia mais

U LISBOA. Despacho D CONCURSOS ESPECIAIS, REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO ICURSO NO ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO

U LISBOA. Despacho D CONCURSOS ESPECIAIS, REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO ICURSO NO ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO U LISBOA [DIREToR] Despacho D-812017 CONCURSOS ESPECIAIS, REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO ICURSO NO ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO 201712018 REGULAMENTO MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de Agosto de

Diário da República, 2.ª série N.º de Agosto de Diário da República, 2.ª série N.º 154 10 de Agosto de 2010 42913 curso CE1 CE2 CE3 9920 Gestão Bancária e Seguros.................................................. 4 1 5 8092 Gestão Bancária e Seguros,

Leia mais

Despacho n.º X/PRES/ESHTE/2018

Despacho n.º X/PRES/ESHTE/2018 Despacho n.º X/PRES/ESHTE/2018 Considerando a Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de junho e a Portaria n.º 305/2016, de 6 de dezembro (regimes de reingresso e de mudança de par/instituição/curso) e a publicação

Leia mais

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS DE ACESSO E DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR NA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS DE ACESSO E DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR NA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS DE ACESSO E DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR NA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Objeto O presente regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE ATLÂNTICA

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE ATLÂNTICA REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE ATLÂNTICA No termos do disposto na Portaria n.º 181 D/2015 de 19 de junho, que revogou, com efeitos

Leia mais

Inicie a Candidatura On-Line aqui

Inicie a Candidatura On-Line aqui MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO 1.º CICLO - Direito PORTARIA 401/2007, DE 5 DE ABRIL DE 2007, PORTARIA N.º 181-D/2015, DE 19 de JUNHO E REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO, MUDANÇA DE CURSO E TRANSFERÊNCIA

Leia mais

Regulamento para a Creditação de Formação Académica, Pós-Secundária e Experiência Profissional

Regulamento para a Creditação de Formação Académica, Pós-Secundária e Experiência Profissional Regulamento para a Creditação de Formação Académica, Pós-Secundária e Experiência Profissional (artº 17º do Regulamento 157/2007 do IPV Integração Curricular e Classificação) Âmbito de Aplicação O presente

Leia mais

REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO E CREDITAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS

REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO E CREDITAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS Página 1 de 6 Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1.º (objeto e âmbito) 1. O presente regulamento fixa os procedimentos relativos à creditação de competências académicas e profissionais, nos termos da

Leia mais

A. CONCURSOS DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR

A. CONCURSOS DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR A. CONCURSOS DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR Concurso Contingentes/Regimes Regime Geral DL 296-A/98 Concursos institucionais Regimes Especiais DL 393-A/99 Portaria nº 854-B/99, de 4 de outubro A. Missão

Leia mais

Artigo 1.º Objeto e âmbito. Artigo 2.º Avaliação da capacidade para a frequência

Artigo 1.º Objeto e âmbito. Artigo 2.º Avaliação da capacidade para a frequência REGULAMENTO DO CONCURSO LOCAL PARA A MATRÍCULA E INSCRIÇÃO NO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE LICENCIADO EM MÚSICA, MINISTRADO PELA ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA DE LISBOA, DO INSTITUTO POLITÉCNICO

Leia mais

REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO E CREDITAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS

REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO E CREDITAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS Página 1 de 5 Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1.º (objeto e âmbito) 1. O presente regulamento fixa os procedimentos relativos à creditação de competências académicas e profissionais, nos termos do

Leia mais

[DIRETOR] Despacho D-28/ /2016. [Período normal] Artigo 1. Objeto

[DIRETOR] Despacho D-28/ /2016. [Período normal] Artigo 1. Objeto JI1. U [ISADA [DIRETOR] Despacho D-28/2015 REGULAMENTO DE CONCURSOS ESPECIAIS, REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO /CURSO NO ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO 2015/2016 VAGAS E CRITÉRIOS

Leia mais

REGULAMENTO DOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO E CONCURSOS ESPECIAIS 2012/2013

REGULAMENTO DOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO E CONCURSOS ESPECIAIS 2012/2013 REGULAMENTO DOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO E CONCURSOS ESPECIAIS 2012/2013 MO-PR01-03/V02 Divisão Académica Secretaria das Licenciaturas Regulamento aprovado pela Presidência

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO POR MÉRITO

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO POR MÉRITO REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO POR MÉRITO ÍNDICE OBJECTO 3 ÂMBITO 3 CONCEITO 3 COMPETÊNCIAS 4 VALOR DA BOLSA 4 NÚMERO DE BOLSAS A ATRIBUIR 4 DISTRIBUIÇÃO DAS BOLSAS 4 ADMISSÃO 4 CRITÉRIOS

Leia mais

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO DA ESCOLA SUPERIOR ARTÍSTICA DO PORTO (ESAP)

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO DA ESCOLA SUPERIOR ARTÍSTICA DO PORTO (ESAP) REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO DA ESCOLA SUPERIOR ARTÍSTICA DO PORTO (ESAP) Conforme definido no nº 3 do Artigo 25º do Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso

Leia mais

Regulamento dos Regimes de Reingresso, Mudança de. Curso e Transferência nos cursos ministrados no. Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Regulamento dos Regimes de Reingresso, Mudança de. Curso e Transferência nos cursos ministrados no. Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Regulamento dos Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência nos cursos ministrados no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Aprovado na reunião de 7 de Junho de 2005 da Comissão Instaladora

Leia mais

REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO Cursos de Licenciatura e cursos Técnicos superiores Profissionais

REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO Cursos de Licenciatura e cursos Técnicos superiores Profissionais Publicite-se nos locais de estilo. 27/07/2017 Ana Luísa Fernandes Vice-Presidente do IPBeja EDITAL ANO LECTIVO 2017/2018 REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO Cursos de Licenciatura

Leia mais

TRANSFERÊNCIAS - 1.º CICLO - Direito

TRANSFERÊNCIAS - 1.º CICLO - Direito TRANSFERÊNCIAS - 1.º CICLO - Direito PORTARIA N.º 401/2007, DE 5 DE ABRIL, ALTERADA PELA PORTARIA N.º 232-A/2013, DE 22 DE JULHO, E REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO, MUDANÇA DE CURSO E TRANSFERÊNCIA

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL

REGULAMENTO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL Rua Rodrigues Faria, 7 e 7A 1300-501 Lisboa, Portugal Telf.: +351 213 964 086 Fax.: +351 213 950 567 E-mail: estal@estal.pt Site: www.estal.pt REGULAMENTO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL No cumprimento do art.º

Leia mais

Regulamento de Acesso e Ingresso

Regulamento de Acesso e Ingresso Página 1 de 6 Preâmbulo O presente regulamento define as regras de acesso e ingresso nos cursos técnicos superiores profissionais do ISVOUGA e institui os critérios pelos quais se pautam as provas de avaliação

Leia mais

EDITAL Concurso para candidatura aos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior 2016/2017

EDITAL Concurso para candidatura aos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior 2016/2017 EDITAL Concurso para candidatura aos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior 2016/2017 Despacho do IPV n.º8340/2016, de 27 de junho e a Portaria n.º 181-D/2015, de

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL NO ISMT

REGULAMENTO DO CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL NO ISMT REGULAMENTO DO CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL NO ISMT Em conformidade com o Decreto-Lei nº 36/2014, de 10 de março, que regula o Estatuto do Estudante Internacional,

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS Edição 2015-2017 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições gerais

CAPÍTULO I Disposições gerais CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1º Âmbito 1. O presente Regulamento estabelece as normas para a realização das provas especialmente adequadas à avaliação da capacidade para a frequência dos cursos

Leia mais

Regulamento de Creditação

Regulamento de Creditação Regulamento de Creditação Preâmbulo O capítulo VII do Decreto - Lei n.º 74/2006, de 24 de Março bem como a Portaria nº 401/2007 (que fixa o novo regime jurídico dos graus académicos e diplomas do ensino

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE ACESSO AO CICLO DE ESTUDOS DA LPCC-NRM CONDUCENTES À PÓS-GRADUAÇÃO EM ONCOLOGIA

REGULAMENTO DO CONCURSO DE ACESSO AO CICLO DE ESTUDOS DA LPCC-NRM CONDUCENTES À PÓS-GRADUAÇÃO EM ONCOLOGIA REGULAMENTO DO CONCURSO DE ACESSO AO CICLO DE ESTUDOS DA LPCC-NRM CONDUCENTES À PÓS-GRADUAÇÃO EM ONCOLOGIA Artigo 1.º Objeto O presente regulamento visa disciplinar o acesso à Pós-Graduação em Oncologia

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO APROVADO 06 de julho de 2016 O Presidente, ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO (Paulo Parente) REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO Capítulo I Disposições gerais

Leia mais

REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO E CREDITAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS

REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO E CREDITAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS Página 1 de 6 Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1.º (objeto e âmbito) 1. O presente regulamento fixa os procedimentos relativos à creditação de competências académicas e profissionais, nos termos da

Leia mais

PROPOSTA. Capítulo I Disposições Gerais. Artigo 1.º Âmbito. Artigo 2.º Criação e registo dos cursos

PROPOSTA. Capítulo I Disposições Gerais. Artigo 1.º Âmbito. Artigo 2.º Criação e registo dos cursos Regulamento Geral para Ciclos de Estudos de 1.º Ciclo e 1.º ciclo de Mestrado Integrado FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA PROPOSTA Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1.º Âmbito O presente

Leia mais

Regulamento de Provas de Admissão para Maiores de 23 Anos. (Versão aprovada em reunião do Conselho Científico de 15 de Janeiro de 2010)

Regulamento de Provas de Admissão para Maiores de 23 Anos. (Versão aprovada em reunião do Conselho Científico de 15 de Janeiro de 2010) Regulamento de Provas de Admissão para Maiores de 23 Anos (Versão aprovada em reunião do Conselho Científico de 15 de Janeiro de 2010) Provas de Admissão para Maiores de 23 Anos Regulamento Pelo Decreto-Lei

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS. Artigo 1.º Âmbito

REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS. Artigo 1.º Âmbito Artigo 1.º Âmbito O presente regulamento1 estabelece o regime de funcionamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSP) ministrados pelas unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Saúde

Leia mais

REGIME MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR LICENCIATURAS ANO LETIVO 2016/2017

REGIME MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR LICENCIATURAS ANO LETIVO 2016/2017 REGIME MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR LICENCIATURAS ANO LETIVO 2016/2017 Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso

Leia mais

Artigo 2º Conceito de Estudante Internacional 1. É estudante internacional o estudante que não tem nacionalidade portuguesa.

Artigo 2º Conceito de Estudante Internacional 1. É estudante internacional o estudante que não tem nacionalidade portuguesa. Artigo 1º Objetivo e âmbito de aplicação O presente regulamento tem como objetivo dar cumprimento ao artigo 14º do Decreto-Lei nº 36/2014, de 10 março e aplica-se exclusivamente aos estudantes internacionais

Leia mais

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO SETEMBRO/2015 Artigo 1º Objeto REG.SEC.02.02 Página 1 de 7 O presente regulamento estabelece as normas relativas aos regimes

Leia mais

EDITAL. Licenciatura em Educação Básica: 4

EDITAL. Licenciatura em Educação Básica: 4 EDITAL Regime Especial de reingresso e mudança de par Instituição/Curso para candidatos aos ciclos de estudos da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF) para o ano letivo de 2017/2018

Leia mais

Regulamento dos Regimes Especiais de Acesso ao Ensino Superior. Portaria n.º 854-B/99 de 4 de Outubro

Regulamento dos Regimes Especiais de Acesso ao Ensino Superior. Portaria n.º 854-B/99 de 4 de Outubro Regulamento dos Regimes Especiais de Acesso ao Ensino Superior Portaria n.º 854-B/99 de 4 de Outubro Disposições gerais...3 Objecto e âmbito...3 Requerimento...3 Requerimento de matrícula e inscrição...3

Leia mais