O estatuto prevê vários tipos de associados e neste documento estão respondidas as perguntas referentes à associação técnica.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O estatuto prevê vários tipos de associados e neste documento estão respondidas as perguntas referentes à associação técnica."

Transcrição

1 PERGUNTAS MAIS FREQUENTES - ASSOCIADO TÉCNICO O Instituto Noos é constituído formalmente como uma associação sem fins lucrativos O estatuto prevê vários tipos de associados e neste documento estão respondidas as perguntas referentes à associação técnica. Tipo de associado Técnicos Quem são? Alunos e ex-alunos do curso de formação em terapia de família que desejem compor o banco de terapeutas Contribuição financeira mensal R$ 100,00 Direitos Voz e voto nas assembleias Candidatar-se aos cargos de direção ou de membro do Conselho Gestor Assinatura anual da revista Nova Perspectiva Sistêmica Prioridade em receber divulgações sobre oportunidades de trabalho no Noos Descontos nas atividades promovidas pelo Noos Compor o banco de terapeutas (*) Supervisões mensais Deveres Manter em dia a mensalidade Participar das atividades cotidianas exigidas pelo cargo que vierem eventualmente a ocupar Atender no âmbito do banco de terapeutas dentro dos moldes da clínica social do Noos (**) Participar das supervisões mensais Preencher os instrumentos de pesquisa aplicados nos atendimentos da instituição

2 Por que é necessário efetuar pagamento mensal para fazer parte da Associação Noos? Tornar-se um associado do Noos é uma opção e não uma condição para aqueles que já têm uma vinculação com o instituto. Os valores de contribuição, propostos em cada categoria, permitem ao instituto garantir os direitos dos associados, cobrindo os diferentes custos envolvidos. É justo ser um associado técnico e efetuar pagamento para receber clientes da clínica social que nem sempre pagam o processo de terapia? No Banco de Terapeutas anterior, nenhum terapeuta efetuava pagamentos, o trabalho e a frequência eram voluntários. Como tornar-se um associado técnico é uma opção, só devem participar aqueles que considerem equilibrados seus direitos e deveres com a sua expectativa em se associar. Que outros benefícios/participação os Associados terão na Instituição, além de descontos? Sabemos que haverá possibilidade de participar em votações. Em que tipo de votação? Sobre que tipo de decisão os associados poderão influenciar? Para cada categoria de associado há diferentes benefícios/direitos. Para a categoria Associados Técnicos são: frequentar a sede do Noos; obter informações que desejarem sobre os objetivos sociais e funcionamento dos diversos órgãos da instituição; voz e voto nas assembleias; candidatar-se aos cargos de direção ou de membro do Conselho Gestor; assinatura anual da revista Nova Perspectiva Sistêmica; prioridade em receber divulgações sobre oportunidades de trabalho no Noos; descontos nas atividades promovidas pelo Noos; compor o banco de terapeutas (*); supervisões mensais. (*) Poderão receber indicação de pacientes que excedam a capacidade de atendimento dentro da instituição e possam ser encaminhados para consultórios privados. O valor da consulta será dentro dos moldes da clínica social do Noos, isto é, de acordo com o que o paciente possa pagar, incluindo a gratuidade.

3 Profissionais que se formaram no Noos ou em Instituições próximas como IPUB, CEFAI, Interfaci, antigo Familiae, PUC, poderão se inscrever? Qual será o critério? Poderão se inscrever/participar como associado técnico, alunos e ex-alunos do curso de formação em Terapia de Família do Noos, e também ex-alunos do Multiversa e ITF-RJ, que desejem manter vínculo com a instituição e atender em seus consultórios famílias e casais encaminhados pelo Noos. Ex-alunos que não tenham apresentado seu trabalho de conclusão de curso e, portanto, não tenham seus cursos finalizados, poderão participar desde que se comprometam a apresentar seu TCC no prazo de um ano. Terapeutas de Família não formados por uma dessas instituições (Noos, Multiversa e ITF) só poderão participar se já estiverem em alguma atividade de atendimento no Noos há pelo menos seis meses. Poderão ser associados os profissionais que após formatura no ITF, Multiversa, Noos, tenham aderido a outras linhas de pensamento e prática terapêutica, tais como: Neurociência, Psicanálise, Mediação de Conflitos, Psicologia Transpessoal, Psicologia Positiva, Gestalt, Psicodrama, Arteterapia, e outras? Do que depende? Se o profissional cumprir os critérios já estabelecidos de participação, não há impedimentos. Lembramos, entretanto, que os atendimentos realizados pelos participantes serão obrigatoriamente acompanhados pelas supervisões mensais, que serão consonantes com a linha teórica e metodológica do Noos. Que tipos de documentos e cadastros do Noos serão obrigatoriamente preenchidos pelo associado técnico sobre as famílias que receberem seu processo terapêutico e o encerramento e conclusão do caso? Os atendimentos deverão ser acompanhados pelo Noos por meio dos instrumentos de pesquisa em voga na instituição com adaptações, se necessário. (*) Não haverá um número definido de encontros nos atendimentos no consultório.

4 Há uma proposta de supervisão mensal dos casos. Quem será o supervisor(a)? Ele(a) será remunerado(a)? Haverá um coordenador do Banco de Terapeutas que convocará um supervisor mensalmente, em sistema de rodízio, dentre os profissionais da instituição, para supervisão dos casos atendidos pelos associados técnicos. Ele próprio poderá participar deste rodízio. Esta supervisão será remunerada. Este coordenador também supervisionará os encaminhamentos da sala de espera. O que acontecerá com profissionais associados que morem em outras cidades e não possam comparecer às supervisões? Todos os associados técnicos que estiverem prestando atendimento terão como obrigação participar das supervisões mensais, como descrito no quadro de direitos e deveres dos diversos tipos de associados. Todos os associados técnicos em dia com suas obrigações associativas têm o direito de participar das supervisões mensais. Qual o papel da associação e dos associados em gerar conteúdo para o Noos através do atendimento às famílias da clínica social? Além do preenchimento obrigatório dos instrumentos de pesquisa institucionais, espera-se (sem obrigatoriedade) que os associados técnicos (como todos os demais associados) possam participar de discussões metodológicas na instituição e redigir artigos para a Nova Perspectiva Sistêmica. De quem será a responsabilidade de encaminhar as famílias ao associado? A sala de espera? O supervisor? Ambos? Os encaminhamentos serão feitos na reunião mensal de supervisão? Os encaminhamentos para os associados técnicos serão realizados pelos técnicos responsáveis pela sala de espera, supervisionados pelo coordenador do banco de terapeutas. Será função dos técnicos da sala de espera examinar a planilha com as famílias em espera e a disponibilidade das diversas equipes de atendimento do Noos. Somente então, sob a supervisão do coordenador, aquelas famílias serão encaminhadas para os associados técnicos, segundo alguns critérios.

5 Quais serão os critérios para enviar famílias ou indivíduos para os profissionais associados? Critérios gerais * Para que o associado técnico receba encaminhamentos, é necessário que ele esteja em dia com a sua contribuição, que participe das supervisões mensais e que tenha os instrumentos de pesquisa institucionais preenchidos. * A clínica social do Noos destina-se a atendimentos de famílias e casais. A necessidade de um atendimento individual e possível encaminhamento para os associados técnicos deve ser avaliada durante o atendimento já em curso da família ou na Sala de Espera, nas situações de demanda individual ou na impossibilidade de participação de outros membros da família no atendimento. Critérios específicos * Proximidade geográfica e/ou facilidade de acesso entre a moradia ou trabalho da família e o local de atendimento do associado. * Familiaridade e disponibilidade do associado com a temática/demanda trazida pela família. * Distribuição equitativa dos encaminhamentos para os associados técnicos, observados os critérios anteriores. Os associados poderão receber, em seus consultórios, famílias encaminhadas por órgãos públicos, CRAS, Conselhos, promotores e juízes ou esses casos poderão ser atendidos somente dentro das instalações do Noos? Preferencialmente, encaminhamentos formais de órgãos públicos deverão ser atendidos pelas equipes do instituto. A possibilidade do encaminhamento de um órgão público ser transferido para o banco de terapeutas dependerá do acordo firmado previamente com cada órgão encaminhador e com a avaliação de segurança do associado técnico. Como se dará (com que critérios e frequência) a avaliação da participação dos associados e sua permanência (ou eventualmente exclusão) na mesma? A sua avaliação, contínua, estará pautada pelos direitos e deveres previstos pelo estatuto e seus desdobramentos e pelo acompanhamento dos atendimentos na supervisão.