Treinamento do Portal do Docente

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Treinamento do Portal do Docente"

Transcrição

1 Treinamento do Portal do Docente

2 OBJETIVO SIGAA Capacitação dos docentes dos Programas Stricto Sensu no uso do SIGAA

3 ESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA UFBASIM SIGAA UFBA SIM SIPAC SIGAA SIGAdmin SIGRH CAPACITAÇÃO INFRAESTRUTURA COMUNICAÇÃO ATENDIMENTO AO USUÁRIO MODELAGEM DE PROCESSO

4 DIRETRIZES DO PROJETO SIGAA Simplificação dos Processos Equilíbrio entre a adaptação do sistema e adequação dos processos acadêmicos Impacto Mínimo para Comunidade Acadêmica Projeto Institucional

5 PLANEJAMENTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO JANEIRO FEVEREIRO SIGAA MARÇO MESA DE APOIO TREINAMENTO COLEGIADOS PROGRAMAS PROPG/SUPAC DOCENTE MULTIPLICADOR PROPG/SUPAC COLEGIADOS PROGRAMAS APOIO PRESENCIAL DOCENTES SANEAMENTO das GRADES com PROBLEMAS VALIDAÇÃO DOS PROGRAMAS DOCENTES DESATIVAÇÃO DO SIAC PLANEJAMENTO NO SIGAA PLANO DE AULA - DOCENTES LANÇAMENTO DE NOTAS NO SIGAA MATRÍCULA INÍCIIO DAS AULAS Calendário Acadêmico Área usuária SIGAA

6 SIGAA SIGAA

7 NOVIDADES SIGAA Calendário de Graduação e Stricto Sensu diferentes - Mais aderente ao calendário da CAPES/Bolsas. Orientação discentes - Orientação acadêmica do discente através do sistema: matrícula, trancamento, etc. Exigência do cumprimento da grade para realização da defesa (estágio docente, pesquisa orientada, qualificação, etc.) - Eliminação do problema de defender sem integralização curricular. Disciplinas com tipos mais flexíveis Tipos novos como Atividade de Orientação Individual possuem carga horária de aluno e de docente diferenciadas. Ferramentas para facilitar a comunicação vários canais de comunicação, avisos para técnicos e docentes já no login do sistema web; Turma virtual com aviso no twitter. Login individualizado e Unificado - Facilidade na auditoria e maior controle de acesso e segurança, diminuindo também o número de senhas. Banca de defesa e qualificação todo o processo disponível no sistema: definição da banca, convocação e emissão de certificado de participação.

8 PROCESSO DE STRICTO NO SIGAA SIGAA SIGAdmin Módulo Stricto Portal da Coordenação Sob Demanda Sob Demanda Semestral Cadastramento Unidades Acadêmicas (Departamentos, Programas de Pós, etc) Definições das REGRAS GERAIS de STRICTO, Gestão dos Coordenadores dos Programas de Pós, Aprovação de Processo Registro de Calendário Geral, Cursos, Grades, Áreas de Concentração, Linhas de Pesquisa, Componentes, Operações com Aluno (Matrícula, Trancamento, etc.). Seletivo, etc. SUPAD PROPG SUPAC Coordenador do Programa Stricto Gestão do Programa e respectivos cursos: Planejamento, Inscrição Discente, Gestão do Processo Seletivo e Manutenção Portal do Programa Portal Docente Orientação Acadêmica, Orientação de Atividades, Consultas, Análise pedidos de Trancamento e Inscrição Semestral Turma Virtual Compartilhamento de Conteúdo, Plano de Aula, Caderneta Eletrônica (Notas e Frequência), Canais de Comunicação Docente- Discente. Discente Inscrição Semestral, Histórico, Comprovante de Vínculo, etc. Diário Portal Público Processo Seletivo, Consulta Componentes, etc. Portal do Programa Informações Públicas sobre o Programa Semestral

9 TREINAMENTO Usuário:docenteexterno... Senha: sti#treinamento

10 Tela de Login SIGAA

11 Menu SIGAA

12 Portal do Docente SIGAA

13 Orientações Acadêmicas

14 Meus Orientandos SIGAA > Portal do Docente > Ensino > Orientações Pós-Graduação > Meus Orientandos

15 Consolidar Atividades SIGAA > Portal do Docente > Ensino > Orientações Pós-Graduação > Consolidar Atividades

16 Consolidar Atividades

17 Consolidar Atividades

18 Consolidar Atividades

19 Analisar Solicitações de Matrícula SIGAA > Portal do Docente > Ensino > Orientações Pós-Graduação > Analisar Solicitações de Matrícula

20 Analisar Solicitações de Matrícula

21 Analisar Solicitações de Matrícula

22 Solicitação de Banca de Defesa

23 Conceitos Não ter pendências com o programa Ter cursado todos os componentes obrigatórios; Ter cursado a CH optativa mínima; Ter sido aprovado em atividade de Defesa; Atividade de Qualificação e Defesa na estrutura curricular do curso Link do Roteiro de Conclusão:

24 Cadastro de Banca de Defesa SIGAA > Portal do Docente > Ensino > Orientações Pós-Graduação > Bancas > Solicitar Cadastro

25 Cadastro de Banca de Defesa

26 Cadastro de Banca de Defesa

27 Cadastro de Banca de Defesa Membros

28 Cadastro de Banca de Defesa Membros

29 Cadastro de Banca de Defesa Membros

30 Cadastro de Banca de Defesa Membros

31 Cadastro de Banca de Defesa Membros

32 Acompanhamento de Procedimentos Após Defesa

33 Acompanhamento de Procedimentos Após Defesa SIGAA > Portal do Docente > Ensino > Orientações Pós-Graduação > Meus Orientandos; Opção

34 Acompanhamento de Procedimentos Após Defesa

35 Turma Virtual

36 Turmas Virtuais SIGAA > Portal do Docente > Ambientes Virtuais > Turmas Virtuais > Turmas Virtuais Abertas

37 Turmas Virtuais - Plano de Curso

38 Turmas Virtuais - Plano de Curso

39 Turmas Virtuais - Plano de Curso

40 Turmas Virtuais Tela Principal Notícias Enquetes Atividades Avaliações Fórum Menu Página Principal

41 Turmas Virtuais Tópico de Aula

42 Turmas Virtuais Tópico de Aula

43 Turmas Virtuais Tópico de Aula

44 Turmas Virtuais Plano de Curso

45 Turmas Virtuais Plano de Curso

46 Turmas Virtuais Plano de Curso

47 Turmas Virtuais Plano de Curso

48 Turmas Virtuais Conteúdo Programado

49 Turmas Virtuais Participantes

50 Turmas Virtuais Fórum É possível cadastrar tópicos para que os alunos discutam determinado assunto, proporcionando um meio de debate entre os alunos e o próprio professor. Clique no botão Cadastrar Fórum.

51 Turmas Virtuais Fórum

52 Turmas Virtuais Fórum

53 Turmas Virtuais Fórum Cadastro de Tópicos

54 Turmas Virtuais Fórum

55 Turmas Virtuais Notícias

56 Turmas Virtuais Notícias É possível cadastrar a mesma notícia para todas as turmas ministradas pelo professor.

57 Turmas Virtuais Registro de aula extra

58 Turmas Virtuais Registro de aula extra

59 Turmas Virtuais Lançar Frequência Clique em uma das datas destacada em azul no calendário para lançar frequência, por exemplo 20 setembro.

60 Turmas Virtuais Lançar Frequência Registre a falta dos discentes e clique no botão Gravar Frequência. Caso queira realizar o cancelamento de uma aula, clique no botão Cancelar Aula.

61 Turmas Virtuais Lançar Frequência em Planilha

62 Turmas Virtuais Lançar Frequência em Planilha

63 Turmas Virtuais Lançar Notas

64 Turmas Virtuais Lançar Notas Permite importar e exportar a planilha de lançamento de notas. Salvar Salva e pulica as notas. Salvar e Ocultar Salva as notas, porém não publica para visualização dos alunos. Finalizar (Consolidar) Salva e encerra a turma.

65 Cadastro de Avaliações

66 Turmas Virtuais Cadastro de Avaliações Clique aqui para desmembrar a unidade em mais de uma avaliação.

67 Turmas Virtuais Cadastro de Avaliações Informe uma Descrição e Abreviação para avalição.

68 Turmas Virtuais Cadastro de Avaliações Clique aqui para adicionar mais uma avaliação. Avaliação Teste 1 (T1) foi adicionada. Mas caso precise excluí-la, clique no botão (Remover avaliação).

69 Turmas Virtuais Cadastro de Avaliações Informe uma Descrição e Abreviação para avalição.

70 Turmas Virtuais Cadastro de Avaliações

71 Turmas Virtuais Cadastro de Avaliações Informe uma Descrição e Abreviação para avalição.

72 Turmas Virtuais Cadastro de Avaliações Turma configurada com três avaliações, sendo dois testes e uma prova.

73 Turmas Virtuais Diário Eletrônico Diário de Turma O diário de turma é uma lista dos alunos com notas e frequências. A lista está em formato pdf. Lista de Presença A lista de presença é o documento onde o professor colocas as frequências por dia dos alunos. A lista está em formato pdf. Mapa de Frequências Nesta opção o professor tem acesso a um documento em.pdf com a lista de todos os alunos e suas respectivas faltas (caso as faltas já tiverem sido lançadas).

74 Turmas Virtuais Diário Eletrônico Permite imprimir o Diário de Turma, Plano de Curso, Lista de Presença e Mapa de Frequência.

75 Turmas Virtuais Materiais

76 Turmas Virtuais Materiais Lista os tópicos de aulas cadastrados pelo professor em Conteúdo Programado. Essa página pode ser compartilhada com outra turma, caso deseje.

77 Turmas Virtuais Porta-Arquivos

78 Turmas Virtuais Porta-Arquivos No SIGAA é possível colocar arquivos para que os alunos tenham acesso, como apresentações em PowerPoint, lista de exercícios, documentos, imagens e etc. Além disso, é possível associar os arquivos a um determinado tópico de aula. Para tal, selecione o arquivo e clique no botão Associar Arquivo a Turma.

79 Turmas Virtuais Porta-Arquivos Selecione o tópico de aula e preencha os demais campos do formulário. Agora clique no botão Associar Arquivo.

80 Turmas Virtuais Inserir Arquivos na Turma

81 Turmas Virtuais Referências

82 Turmas Virtuais Referências

83 Turmas Virtuais Vídeos

84 Turmas Virtuais Vídeos

85 Turmas Virtuais Datas das Avaliações

86 Turmas Virtuais Datas das Avaliações Cadastro das datas das avaliações que o docente pretende realizar.

87 Turmas Virtuais Enquetes

88 Turmas Virtuais Enquetes

89 Turmas Virtuais Tarefas

90 Turmas Virtuais Tarefas

91 Turmas Virtuais Questionários Banco de Questões O Banco de questões permite cadastrar um banco de perguntas categorizadas para se utilizar em questionários.

92 Turmas Virtuais Questionários Banco de Questões Todas as perguntas estarão disponíveis para o docente em qualquer das suas turmas.

93 Turmas Virtuais Questionários Banco de Questões Existem perguntas de múltipla escolha, única escolha, dissertativa, numérica e de V ou F.

94 Turmas Virtuais Questionários Novo Questionário Ao criar um novo questionário, os alunos terão um prazo para respondê-los.

95 Turmas Virtuais Questionários Novo Questionário É possível fazer várias configurações para visualização e Feedback.

96 Turmas Virtuais Questionários É possível adicionar perguntas novas ou do banco de questões, clique no botão Nova Pergunta.

97 Turmas Virtuais Questionários

98 Turmas Virtuais Questionários

99 Turmas Virtuais Configuração Configurar Turma Nesta opção é possível configurar a turma virtual.

100 Turmas Virtuais Configuração Configurar Turma O professor poderá configurar permissões dos discentes, template de visualização da turma virtual, datas e exibição das notas.

101 Turmas Virtuais Estatística Importação de Dados Permite realizar a importação dos dados de outra Turma virtual do docente, para a mesma disciplina. Permissões Permite dar permissão a outros usuários do sistema; Permissões como: Operações de docente; Gerenciar Fóruns; Gerenciar Enquetes; Gerenciar Tarefas; Corrigir Tarefas; Inserir Arquivos.

102 Turmas Virtuais Estatística Situação de Discentes Exibe um quadro dos discentes da turma, com suas respectivas situações. Estatísticas de Notas Exibe um gráfico com a média de notas dos discentes. Relatório de Acesso Exibe um relatório de acesso dos discentes e as operações que os mesmos realizaram. Relatório de Ações Exibe um relatório das ações realizadas por todos que acessaram; a turma virtual.

103 Dúvida?

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR NOTAS Essa operação tem como finalidade possibilitar o cadastro

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ACESSAR O SIGAA

PROCEDIMENTOS PARA ACESSAR O SIGAA PROCEDIMENTOS PARA ACESSAR O SIGAA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL 1. Para acessar o sistema SIGAA aconselhamos utilizar o navegador Mozilla Firefox. 2. Passo a passo para acesso ao sistema SIGAA: 1. Abra o navegador

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba. Manual de Acesso a Turma Virtual SIGAA Página 1 de 7

Universidade Federal da Paraíba. Manual de Acesso a Turma Virtual SIGAA Página 1 de 7 Manual de Acesso a Turma Virtual SIGAA Página 1 de 7 Plano de Curso O Plano de Curso contém Ementa, Objetivos, Descrição dos conteúdos, Procedimentos metodológicos, Procedimentos de avaliação da aprendizagem,

Leia mais

Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU CONFIGURAÇÕES CONFIGURAR TURMA Esta funcionalidade permitirá

Leia mais

SIGAA Tu T r u ma Vi V r i tua u l a

SIGAA Tu T r u ma Vi V r i tua u l a SIGAA Turma Virtual Entrar com usuário e senha Selecione o vínculo (Servidor) Selecione Portal do Docente Selecione a disciplina para acessar a Turma Virtual Plano de Curso - Cadastrar Metodologia Procedimentos

Leia mais

SIGAA. Turma Virtual

SIGAA. Turma Virtual SIGAA Turma Virtual Entrar com usuário e senha Selecione o vínculo (Servidor) Selecione Portal do Docente Selecione a disciplina para acessar a Turma Virtual Plano de Curso - Cadastrar Metodologia Procedimentos

Leia mais

O SIGAA como Ferramenta de Ensino: A turma virtual. Prof. Gleydson de A. F. Lima Superintendência de Informática/UFRN

O SIGAA como Ferramenta de Ensino: A turma virtual. Prof. Gleydson de A. F. Lima Superintendência de Informática/UFRN O SIGAA como Ferramenta de Ensino: A turma virtual Prof. Gleydson de A. F. Lima Superintendência de Informática/UFRN Por que a Turma Virtual? Crescimento do uso de tecnologias de informática como apoio

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7 Sumário 1. Acesso... 3 2. Portal do Discente... 4 3. Atualizar Foto e Perfil... 5 4. Meus Dados Pessoais... 6 5. Minhas Notas... 7 6. Atestado de Matrícula... 8 7. Histórico... 9 8. Declaração de Vínculo...

Leia mais

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA 2105-6503 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o

Leia mais

1. Acesso. Acesse o endereço sistemas.ufrb.edu.br/sigaa e digite sua matrícula Siape e sua senha dos sistemas internos ( e SIPAC).

1. Acesso. Acesse o endereço sistemas.ufrb.edu.br/sigaa e digite sua matrícula Siape e sua senha dos sistemas internos ( e SIPAC). Sumário 1. Acesso... 3 2. Portal do Docente... 4 3. Atualizar Foto e Perfil... 5 4. Dados do Site Pessoal do Docente... 6 5. Turma Virtual... 7 6. Menu Turma Virtual... 13 7. Tópicos de Aula... 16 8. Plano

Leia mais

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR FREQUÊNCIA Esta funcionalidade tem o objetivo de registrar as frequências

Leia mais

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2018 www.ufs.br NTI - 3194-6584 / 3194-6583 DAA 3194-6507 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes

Leia mais

Tutorial Módulo Lato Sensu - Fluxo

Tutorial Módulo Lato Sensu - Fluxo Informações para acesso ao sistema SIGAA: Para uma melhor usabilidade, o sistema SIGAA recomenda o uso dos navegadores: Mozilla Firefox e Google Chrome. E na emissão de relatórios e documentos é necessário

Leia mais

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA 2105-6503 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes

Leia mais

Instruções para aprovação e funcionamento de Cursos Lato Sensu PRODUÇÃO: CAAPG/PRPG/UFPB

Instruções para aprovação e funcionamento de Cursos Lato Sensu PRODUÇÃO: CAAPG/PRPG/UFPB Instruções para aprovação e funcionamento de Cursos Lato Sensu PRODUÇÃO: CAAPG/PRPG/UFPB Resolução nº 56/1996 do Consepe: Elaboração de um Projeto de Curso Trâmites administrativos aprovação, respectivamente,

Leia mais

Manual do Portal do Docente

Manual do Portal do Docente Manual do Portal do Docente Versão: 1.8 25/07/2017 2 Sumário 1.Apresentação... 3 2.Acesso ao Portal do Docente... 4 3.Tela Inicial... 6 4.Trocar Foto... 7 5.Dados do Site Pessoal do Docente... 8 6.Turma

Leia mais

Como se origina um curso de especialização no SIGAA?

Como se origina um curso de especialização no SIGAA? SIGAA Manual de Usuário Gestor de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição. A Pró-Reitoria

Leia mais

Série de Relatórios Técnicos em Ciência da Computação. Num 01/2017 Dezembro 2017

Série de Relatórios Técnicos em Ciência da Computação. Num 01/2017 Dezembro 2017 Universidade Estadual do Ceará UECE Série de Relatórios Técnicos em Ciência da Computação Num 01/2017 Dezembro 2017 SisAcadPG - Sistema Acadêmico da Pós- Graduação da UECE Manual de Usuário Mariela I.

Leia mais

Se ainda não foi feito o login único, o discente deve realizar o seu cadastro no Portal UFGnet (

Se ainda não foi feito o login único, o discente deve realizar o seu cadastro no Portal UFGnet ( Tutorial SIGAA Stricto Sensu Portal do Discente Universidade Federal de Goiás Pró-Reitoria de Pós-Graduação CERCOMP - Centro de Recursos Computacionais Versão: 1.1 Data da última atualização: 25/07/2017

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESTÁGIO INTERNO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO Mamanguape - PB 2017 CLAUDIO VINÍCIUS LUCENA DE

Leia mais

Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes curriculares em um determinado período letivo.

Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes curriculares em um determinado período letivo. SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Regular Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes curriculares em um determinado período

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA ACESSO AO SIGAA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA ACESSO AO SIGAA ACESSO AO SIGAA Informações Importantes: O SIGAA é um sistema desenvolvido pela UFRN e adquirido em cooperação pela UFPA. Ele visa reger todas as operações acadêmicas da UFPA. O sistema é web, logo poderá

Leia mais

SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Especial

SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Especial SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Especial Essa funcionalidade permite que o Coordenador de Curso Stricto Sensu, realize matrículas para alunos especiais. Matrícula

Leia mais

DIRETORIA DE SELEÇÃO E AVALIAÇÃO ACADÊMICA TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DO SIGAA - FECHAMENTO DAS CADERNETAS -

DIRETORIA DE SELEÇÃO E AVALIAÇÃO ACADÊMICA TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DO SIGAA - FECHAMENTO DAS CADERNETAS - DIRETORIA DE SELEÇÃO E AVALIAÇÃO ACADÊMICA TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DO SIGAA - FECHAMENTO DAS CADERNETAS - Itabuna-BA 2015 1. Abra um navegador e acesse http://sig.ufsb.edu.br. Clique na opção Cadastre-se",

Leia mais

Manual de utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas MANUAL DOCENTE E ORIENTADOR STRICTO SENSU

Manual de utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas MANUAL DOCENTE E ORIENTADOR STRICTO SENSU Manual de utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas MANUAL DOCENTE E ORIENTADOR STRICTO SENSU MARÇO - 2018 Equipe Maria Valéria Costa Correia Reitora José Vieira da Cruz Vice-Reitor

Leia mais

MANUAL de Ofertas SIGAA

MANUAL de Ofertas SIGAA MANUAL de Ofertas SIGAA Sumário Manual Portal do Docente 1. APRESENTAÇÃO...3 2. Chefia - Criação de Turmas sem Solicitação...4 PASSO 1: DADOS GERAIS DA TURMA... 5 PASSO 2: DEFINIR HORÁRIOS... 6 PASSO 3:

Leia mais

MANUAL de Ofertas SIGAA

MANUAL de Ofertas SIGAA MANUAL de Ofertas SIGAA Sumário Manual Portal do Docente 1. APRESENTAÇÃO...3 2. Chefia - Criação de Turmas sem Solicitação...4 PASSO 1: DADOS GERAIS DA TURMA... 5 PASSO 2: DEFINIR HORÁRIOS... 6 PASSO 3:

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO 2013/1 1 SUMÁRIO 1. ACESSANDO O SISTEMA ON LINE... 3 2. TELA INCIAL... 4 3. MENUS... 4 3.1 Calendário Acadêmico... 5 3.2 Arquivos

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Discente SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Discente SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS RECOMENDAÇÕES Sempre utilize o navegador Firefox (versão mais atual) para acessar os

Leia mais

Manual da Turma Virtual: ATIVIDADES E QUESTIONÁRIOS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: ATIVIDADES E QUESTIONÁRIOS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: ATIVIDADES E QUESTIONÁRIOS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU ATIVIDADES E QUESTIONÁRIOS AVALIAÇÕES Esta

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO. Campo Limpo Paulista

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO. Campo Limpo Paulista MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO Campo Limpo Paulista - 2017 1 FERRAMENTAS O objetivo principal destas ferramentas é realizar o apoio às aulas, disponibilizando informações e conteúdos das disciplinas

Leia mais

01. SIGAA imprimir documentos solicitação de matrícula on-line

01. SIGAA imprimir documentos solicitação de matrícula on-line SIGAA - DISCENTE 01. SIGAA O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA é um sistema integrado que funciona como um banco de dados para discentes, docentes, técnicos-administrativos e

Leia mais

Como se origina um curso de especialização no SIGAA?

Como se origina um curso de especialização no SIGAA? SIGAA Manual de Usuário Cadastro de Propostas de Cursos de Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na

Leia mais

Conteúdo deste documento: 1. Primeiro acesso ao SIGAA 2. Tutorial para Solicitação de Acréscimo de disciplina 3. Tutorial para solicitação de

Conteúdo deste documento: 1. Primeiro acesso ao SIGAA 2. Tutorial para Solicitação de Acréscimo de disciplina 3. Tutorial para solicitação de Conteúdo deste documento: 1. Primeiro acesso ao SIGAA 2. Tutorial para Solicitação de Acréscimo de disciplina 3. Tutorial para solicitação de matrícula 4. Tutorial para solicitação de trancamento de Matrícula

Leia mais

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema.

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página inicial do Sistema Acadêmico

Leia mais

MANUAL de Ofertas SIGAA

MANUAL de Ofertas SIGAA MANUAL de Ofertas SIGAA Sumário Manual Portal do Docente 1. APRESENTAÇÃO...3 2. Chefia - Criação de Turmas sem Solicitação... 10 PASSO 1: DADOS GERAIS DA TURMA... 11 PASSO 2: DEFINIR HORÁRIOS... 12 PASSO

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC Gerenciar Equipes Organizadoras TURORIAL PARA DOCENTE: Esta

Leia mais

Manual SIGAA. SIGAA. ifsc.edu.br

Manual SIGAA. SIGAA. ifsc.edu.br Manual SIGAA SIGAA. ifsc.edu.br Seja bem-vindo(a)! Este tutorial foi desenvolvido com o objetivo de apresentar as funcionalidades básicas do Portal Discente do novo sistema acadêmico - SIGAA Indice SIGAA.

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios

Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios no SIGAA. Após entrar com usuário e senha no www.sigaa.ufs.br,

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Portal do Professor Versão 1.18 Última revisão: 25/02/2019 2019 Versão: 1.18 Documentação: Vitória V. L. Última alteração:

Leia mais

Sistema Aula. Motivos para o acesso ser negado:

Sistema Aula. Motivos para o acesso ser negado: Sumário 1. Acesso ao Sistema Aula. 2. Da Identificação do Módulo Coordenação e respectivos programas. 3. Registro de Ocorrências dos Alunos 4. Tipos de Ocorrências 5. Dossiê do Aluno 6. Registro das informações

Leia mais

Coordenação de Curso dentro

Coordenação de Curso dentro SIGAA Manual de Usuário Coordenação de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição.

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Portal do Professor Versão 1.18 Última revisão: 25/02/2019 2019 Versão: 1.18 Documentação: Vitória V. L. Última alteração:

Leia mais

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis.

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis. 1 Prezado Aluno, Bem-vindo ao ambiente virtual destinado às comunidades de suas disciplinas. Trata-se da plataforma Moodle, criada para disponibilizar a você um espaço colaborativo, com recursos interessantes

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Portal do Coordenador

2013 GVDASA Sistemas Portal do Coordenador 2013 GVDASA Sistemas Portal do Coordenador AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação

Leia mais

Tutorial. Conselho de Escola

Tutorial. Conselho de Escola Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor

Leia mais

PORTAL CORPORATIVO. Manual do usuário

PORTAL CORPORATIVO. Manual do usuário PORTAL CORPORATIVO Manual do usuário SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DO SISTEMA... 3 1. Acesso ao Portal... 3 1.1. Solicitação de pré cadastro... 4 1.2. Primeiro Acesso... 5 1.3. Recuperar sua Senha... 6 1.4. Contato

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA

MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os alunos, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se

Leia mais

D igitação de Eventos

D igitação de Eventos Digitação de Eventos Índice 1. PLATAFORMA SAGE... 3 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. Primeiro Acesso... 4 Conhecendo a Plataforma... 5 Seleção da Empresa de Trabalho... 6 Sair do Sistema/ Minhas configurações...

Leia mais

Orientações Portal Discente

Orientações Portal Discente Orientações Portal Discente Este tutorial foi desenvolvido com o objetivo de apresentar as funcionalidades básicas do Portal Discente do novo sistema acadêmico - SIGAA. Acessar Sistema Acadêmico - SIGAA

Leia mais

Sistema Integrado de Secretarias Acadêmicas. Para que seja possível gerenciar alunos e cursos no sistema, alguns passos são necessários:

Sistema Integrado de Secretarias Acadêmicas. Para que seja possível gerenciar alunos e cursos no sistema, alguns passos são necessários: SISA Sistema Integrado de Secretarias Acadêmicas Essa é a visualização do SISA para o Secretário Acadêmico: PASSOS: Para que seja possível gerenciar alunos e cursos no sistema, alguns passos são necessários:

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

SIGAA. Entenda o SIGAA e seus módulos. INSTITUTO FEDERAL Acre. Graduação. Médio/Técnico. Pesquisa. Ensino a Distância

SIGAA. Entenda o SIGAA e seus módulos. INSTITUTO FEDERAL Acre. Graduação. Médio/Técnico. Pesquisa. Ensino a Distância Entenda o SIGAA e seus módulos Graduação O módulo destinado à graduação existe para atender as demandas do Ifac referente aos cursos superiores. Está sob a coordenação da Proen, dos departamentos, dos

Leia mais

ESIG SOFTWARE E CONSULTORIA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ESIG SOFTWARE E CONSULTORIA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2016 ESIG SOFTWARE E CONSULTORIA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO [ROTEIRO PRÁTICO DE TREINAMENTO - SISTEMA ] Este guia de referência contém um passo a passo com os procedimentos necessários para utilização

Leia mais

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale.

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Treinamento para o Perfil Administrador Fornecedor Desenvolvido por Vale e Accenture I 2016 1. Introdução ao Perfil Administrador 2. Configuração

Leia mais

NOTIFICAÇÃO DE INVENÇÃO SIGAA - Módulo de Pesquisa

NOTIFICAÇÃO DE INVENÇÃO SIGAA - Módulo de Pesquisa NOTIFICAÇÃO DE INVENÇÃO SIGAA - Módulo de Pesquisa Sumário Manual de Notificação de Invenção 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. Submeter Notificação... 5 3. Notificações de Invenções Cadastradas... 13 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Para realizar a consulta das ações de extensão, acesse o SIGAA Módulos Portal do Docente Extensão Planos de Trabalho

Para realizar a consulta das ações de extensão, acesse o SIGAA Módulos Portal do Docente Extensão Planos de Trabalho Planos de Trabalho Os Planos de Trabalho descrevem as atividades que um discente deve realizar de acordo com o período estabelecido no cadastro do Plano. O responsável pelo cadastro dos Planos de Trabalho

Leia mais

(31)

(31) Módulos do WebGiz Portal do Aluno, Pais e Responsáveis Rematrícula, boletim, boletos, agendamento de reuniões, acompanhamento das aulas, notas e atividades, entrega de trabalho online, agenda de aulas

Leia mais

Requisição de Auxílio Financeiro ao Estudante. Perfil Requisitor

Requisição de Auxílio Financeiro ao Estudante. Perfil Requisitor Requisição de Auxílio Financeiro ao Estudante Perfil Requisitor Agenda Introdução Cadastro da Requisição Acompanhamento da Requisição Atendimento da Requisição Prestação de Contas 2 Introdução 3 Definição

Leia mais

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal... 1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria

2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria 2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVcollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico Sumário Página Inicial --------------------------------- Área do Aluno -------------------------------- 1.0 Acadêmico -------------------------------- 1.1 Cronograma ---------------------- 1.2 Data de

Leia mais

Tutorial Módulo Lato Sensu - Fluxo

Tutorial Módulo Lato Sensu - Fluxo Informações para acesso ao sistema SIGAA: Para uma melhor usabilidade, o sistema SIGAA recomenda o uso dos navegadores: Mozilla Firefox e Google Chrome. E na emissão de relatórios e documentos é necessário

Leia mais

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Orientações para utilização do sistema EducaWeb Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Vertical Educação Julho/2013 1 Orientações para utilização

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Portal do Coordenador

2015 GVDASA Sistemas Portal do Coordenador 2015 GVDASA Sistemas Portal do Coordenador AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS ÍNDICE - Introdução... 03 - Inscrições... 04 - Módulo do padrão de acesso Coordenador e Secretário(a) de curso... 07 - Módulo do padrão de acesso docente...

Leia mais

Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento?

Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento? Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento? Através desta opção, você poderá definir os seus clientes que terão acesso ao lançamento de rubricas via

Leia mais

Manual SIGAA. SIGAA. ifsc.edu.br

Manual SIGAA. SIGAA. ifsc.edu.br Manual SIGAA SIGAA. ifsc.edu.br Seja bem-vindo(a)! Este tutorial foi desenvolvido com o objetivo de apresentar as funcionalidades básicas do Portal Discente do novo sistema acadêmico - SIGAA Indice 1 Acessar

Leia mais

SIGAA Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

SIGAA Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SIGAA Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Operacionalização dos Cursos de Graduação no Sistema Acadêmico SIGAA Armando Soares Sousa Diretor de Tecnologia da Informação Núcleo de Tecnologia

Leia mais

Ferramentas Sala de Aula

Ferramentas Sala de Aula Ferramentas Sala de Aula O ambiente onde o aluno estuda, da mesma forma que em um ambiente presencial, é chamado de sala de aula, nesse ambiente poderão ser habilitadas ferramentas de comunicação e colaboração,

Leia mais

Plano de Atividade Docente SIGAA

Plano de Atividade Docente SIGAA Plano de Atividade Docente SIGAA Sumário Portal do Docente - SIGAA 1. APRESENTAÇÃO...2 2. Plano de Atividade Docente: PAD...2 1. APRESENTAÇÃO SIGAA Plano de Atividade Docente >> Sobre o SIGAA O SIGAA informatiza

Leia mais

Table of Contents. Prefácio. Manual do Siac-UFBA. Organização. Acesso ao SIAC. Acesso ao SIAC. Componentes Curriculares.

Table of Contents. Prefácio. Manual do Siac-UFBA. Organização. Acesso ao SIAC. Acesso ao SIAC. Componentes Curriculares. Table of Contents Prefácio Manual do Siac-UFBA Organização Acesso ao SIAC Acesso ao SIAC Componentes Curriculares Histórico Escolar Coeficiente de rendimento Comprovante de matrícula Currículo do curso

Leia mais

Manual SIGAA Matrícula Online

Manual SIGAA Matrícula Online Manual SIGAA Matrícula Online Esta funcionalidade permitirá ao usuário realizar uma matrícula on-line em componentes curriculares (disciplinas). Vale ressaltar que o ato de realizar a matrícula não vincula

Leia mais

ENCERRAMENTO DE TURMAS NO SIGAA

ENCERRAMENTO DE TURMAS NO SIGAA ENCERRAMENTO DE TURMAS NO SIGAA 2018.2 http://sigaa.ifsc.edu.br Plano de Ensino O preenchimento compreende os dados do plano de ensino, o cronograma de aula, as avaliações e as referências. NOTAS, FALTAS

Leia mais

Manual Operacional TCC TCC 2 - MANUAL DO COORDENADOR

Manual Operacional TCC TCC 2 - MANUAL DO COORDENADOR TCC 2 - MANUAL DO COORDENADOR 1 SUMÁRIO INFORMAÇÕES GERAIS 03 INDICAÇÃO DE ORIENTADORES 04 INDICAÇÃO DE LINHAS DE PESQUISAS 05 INDICAÇÃO DE ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO 06 INCLUSÃO DE ALUNO FORA DE PRAZO

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 1.0 Cuiabá MT 2010 1 Sumário Usuários do SISCOFRE... 3

Leia mais

Manual Operacional TCC TCC 1 - MANUAL DO COORDENADOR

Manual Operacional TCC TCC 1 - MANUAL DO COORDENADOR TCC 1 - MANUAL DO COORDENADOR 1 SUMÁRIO INFORMAÇÕES GERAIS 03 INDICAÇÃO DE ORIENTADORES 04 INSERÇÃO DE LINHAS DE PESQUISAS 05 INDICAÇÃO DE ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO 06 INCLUSÃO DE ALUNO FORA DE PRAZO 07

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Aluno

SAA Cesurg. SAA Aluno SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

CAEX Administração 1 Gestão de Ações de Extensão

CAEX Administração 1 Gestão de Ações de Extensão CAEX Administração 1 Gestão de Ações de Extensão Acesse o CAEX no link: http://www.unifal-mg.edu.br/caex/ Escolha a opção: Ambiente de Administração 2 Login O seu Login e Senha são os mesmos utilizados

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA SISGEC SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE EVENTOS E EMISSÃO DE CERTIFICADOS MANUAL DO USUÁRIO Sumário Sobre o SISGEC... 3 Cadastro... 4 Recuperação

Leia mais

2014 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria

2014 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria 2014 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVCollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO AVALIAÇÃO DE AÇÕES PRESIDENTE CAEX

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO AVALIAÇÃO DE AÇÕES PRESIDENTE CAEX SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO AVALIAÇÃO DE AÇÕES PRESIDENTE CAEX APRESENTAÇÃO 1. Módulo de Extensão 2. Avaliação de ações de extensão como Presidente de CAEX 2.1 Formas

Leia mais

MANUAL DO COORDENADOR

MANUAL DO COORDENADOR MANUAL DO COORDENADOR TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO 1 SUMÁRIO INFORMAÇÕES GERAIS 03 LOGIN 03 INDICAÇÃO DE LINHAS DE PESQUISAS 04 INDICAÇÃO DE ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO 05 INCLUSÃO DE ALUNO FORA DE PRAZO 06 TROCA

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Assistência Estudantil Versão 1.10 Última revisão: 16/02/2018 2018 Versão: 1.10 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

Manual de Uso. Portal do Professor

Manual de Uso. Portal do Professor Manual de Uso Portal do Professor Caro educador, Neste semestre, um grande projeto foi desenvolvido na Kroton para identificar, normatizar e melhorar nossos processos internos, neste projeto, reunimos

Leia mais

Treinamento GVCollege Portal do Aluno

Treinamento GVCollege Portal do Aluno Treinamento GVCollege Portal do Aluno AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação

Leia mais

Acesso ao Portal Discente do SIGAA

Acesso ao Portal Discente do SIGAA Acesse o sistema no link: https://sig.ifrs.edu.br/sigaa Acesso ao Portal Discente do SIGAA Na primeira tela temos algumas opções de recuperação de informações acerca de sua conta, caso tenha alguma dificuldade

Leia mais

SIGRH - SERVIÇOS E AUXÍLIOS Manual de Solicitação de Serviços e Auxílios

SIGRH - SERVIÇOS E AUXÍLIOS Manual de Solicitação de Serviços e Auxílios SIGRH - SERVIÇOS E AUXÍLIOS Manual de Solicitação de Serviços e Auxílios Boa Vista RR, 08 maio de 2013. Este módulo é responsável pelo gerenciamento das solicitações eletrônicas feitas pelos servidores

Leia mais

Manual do Sistema EPA Sistema de Gestão da Qualidade

Manual do Sistema EPA Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 9 1. ACESSO AO SISTEMA EPA 1) Clique no link de acesso ao sistema Epa: http://epa.pcinformatica.com.br/epa; 2) Insira o login de rede e a senha, conforme indicado na imagem abaixo. 1.1. PRIMEIRO

Leia mais

SISGRAD para docentes

SISGRAD para docentes SISGRAD para docentes 1) Como acessar o sistema? Utilize os navegadores Firefox ou Google Chrome, porque podem ocorrer erros com o uso do Internet Explorer. Acesse: http://sistemas.feg.unesp.br Se for

Leia mais

Procedimentos para a realização da matrícula

Procedimentos para a realização da matrícula Atualização dos dados do discente Seleção de turmas Ajuda para matrícula Buscar turmas abertas Adicionar turmas Procedimentos para a realização da matrícula Confirmar matrícula Flexibilização de pré-requisito

Leia mais

Cadastramento Web de Contratos

Cadastramento Web de Contratos Objetivo: Disponibilizar aos Agenciadores cadastrados na Centro Oeste Business uma ferramenta que permita o cadastramento de seus contratos direto no sistema Interno. Benefícios: Maior Agilidade no processamento

Leia mais

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2.

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2. TUTORIAL RM PORTAL Sumário Módulo I - Entrando no Portal...3 Login...3 Recuperar uma Senha...3 Módulo II - Menu do Professor...5 Quadro de Horários...5 Turmas...6 Exibir uma Turma...6 Localizar um Aluno...7

Leia mais

Introdução. O gerenciamento das despesas no SelfBooking será forma fácil e prática.

Introdução. O gerenciamento das despesas no SelfBooking será forma fácil e prática. Expense Management Introdução No módulo de Expense Management será possível automatizar o adiantamento da sua viagem, a prestação de contas e reembolsos, o objetivo é reduzir os custos das transações e

Leia mais