um mecanismo, chamado de perfil, para controlar o limite desses recursos que o usuário pode

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "um mecanismo, chamado de perfil, para controlar o limite desses recursos que o usuário pode"

Transcrição

1 1 ADMINISTRAÇÃO DE USUÁRIOS NO SGBD ORACLE 11G JUVENAL LONGUINHO DA SILVA NETO 1 IREMAR NUNES DE LIMA 2 Resumo: Este artigo apresenta como criar, modificar e excluir usuários, privilégios, atribuições e perfis em instâncias de banco de dados Oracle 11g. A definição de cada item é feito com base na literatura sobre o assunto sendo apresentados exemplos práticos. Palavras-chave: Banco de Dados, Oracle, Administração, Usuário, Perfil, Atribuição e Privilégio. 1. INTRODUÇÃO Para realizarmos qualquer ação em um servidor de banco de dados é necessário ter um usuário com determinados privilégios de acesso ao servidor. No banco de dados Oracle 11g existem diferentes privilégios que podem ser concedidos aos usuários, e gerenciar os privilégios individualmente pode se tornar uma tarefa extremamente cansativa. Para facilitar essa tarefa de gerenciamento, normalmente, utilizamos atribuições para agrupar os privilégios. Geralmente temos vários usuários conectados ao banco de dados e executando ações concorrentes e simultâneas. Para evitar que um usuário específico consuma em excesso os recursos disponíveis (CPU, E/S, memória), o que prejudicaria os demais usuários, o banco de dados Oracle 11g fornece 1 Especialista em Banco de Dados e Business Inteligence (juvvenna@gmail.com). 2 DBA, Mestre em informática e Professor do Centro Universitário Newton Paiva (iremar.prof@uol.com.br).

2 2 um mecanismo, chamado de perfil, para controlar o limite desses recursos que o usuário pode utilizar. Este artigo discute as funcionalidades para criar usuários, controlar perfis, conceder privilégios e estabelecer atribuições no SGBD Oracle 11g. Para entendimento deste artigo é necessário conhecimentos de conceitos básicos do SGBD Oracle. 2. USUÁRIOS Uma conta de usuário é identificada por um nome (de no máximo trinta caracteres) e está associado a somente um esquema, com o mesmo nome do usuário, no banco de dados. Os termos usuário e esquema podem ser usados alternadamente em um ambiente Oracle, mas nem sempre querem dizer a mesma coisa. Um usuário é o nome utilizado para estabelecer uma conexão com o banco de dados. Um esquema é um conjunto de objetos de propriedade do usuário: tabelas, índices, seqüências, visões, entre outros (WATSON, 2010). O comando utilizado para criar um usuário é o CREATE USER. Esse comando possui somente dois parâmetros obrigatórios: o nome e a senha do usuário. No entanto, é boa prática definir vários outros parâmetros para a conta do usuário (WATSON, 2010). Abaixo, conforme apresentando por BRYLA & LONEY (2009), os principais parâmetros utilizados quando um usuário é criado. Parâmetros Nome do usuário IDENTIFIED BY senha DEFAULT TABLESPACE TEMPORARY TABLESPACE Uso Especifica o nome que identifica a conta do usuário. Ele pode ter até 30 caracteres e não pode ser uma palavra reservada a menos que ela esteja entre aspas (o que não é recomendado). Especifica a senha do usuário para acesso ao banco de dados. Especifica o tablespace padrão onde os objetos permanentes da conta do usuário serão criados, exceto, quando o tablespace é explicitamente especificado durante a criação dos objetos. Especifica o tablespace onde os segmentos temporários, da conta do usuário, serão criados durante as operações de classificação, criação de índices, etc.

3 3 Parâmetros QUOTA PROFILE PASSWORD EXPIRE ACCOUNT {LOCK UNLOCK} Uso Especifica a quantidade de espaço, ou tamanho, permitido para os objetos criados no tablespace especificado. O tamanho pode ser em kilobytes(k) ou em megabytes(m). Especifica o perfil atribuído a este usuário. Ele será discutido mais adiante nesse artigo. Se um perfil não for especificado, o perfil utilizado será o DEFAULT. Especifica que após o primeiro logon, o usuário deve alterar a senha. Especifica se a conta do usuário está bloqueada (LOCK) ou desbloqueada (UNLOCK). Por padrão, a conta do usuário será criada desbloqueada. Tabela 1: Principais parâmetros para a criação da conta de usuário. Fonte: BRYLA & LONEY (2009) Exemplo do comando para criar a conta do usuário CREATE USER JUVENAL IDENTIFIED BY ACCOUNT UNLOCK DEFAULT TABLESPACE USERS TEMPORARY TABLESPACE TEMP; Exemplo do comando para alterar a conta do usuário ALTER USER JUVENAL IDENTIFIED BY ACCOUNT LOCK; Exemplo do comando para remover a conta do usuário DROP USER JUVENAL; 3. PERFIS Um processo de usuário pode consumir, em excesso, recursos como CPU, espaço em disco ou largura de banda de E/S (Entrada / Saída). Como esses recursos geralmente são limitados, o Oracle 11g possui um mecanismo para limitar e controlar a quantidade desses recursos que os processos do usuário podem consumir. Além disso, os perfis também podem ser usados como um mecanismo de autorização para controlar como as senhas de usuários são criadas, reutilizadas e validadas (BRYLA & LONEY, 2009).

4 4 Um perfil tem dupla função: impor uma política para a senha da conta de usuário (limites para as senhas) e restringir os recursos que uma sessão pode ocupar (limites para os recursos). No banco de dados Oracle 11g os limites para as senhas são sempre obrigatórios; e os limites para os recursos só são obrigatórios se o parâmetro de instância RESOURCE_LIMIT estiver como TRUE (por padrão ele é FALSE). Todas as contas de usuários têm um perfil, por padrão, chamado de DEFAULT. O perfil DEFAULT pode ser ajustado, e a alteração será imediatamente aplicada a todos os usuários com o perfil. Perfis adicionais podem ser criados e atribuídos explicitamente a certos usuários (WATSON, 2010). A seguir é descrito os dois limites apresentados: a. Limites para as senhas Segundo WATSON (2010), os limites que podem ser aplicados a política de senha são: Parâmetros FAILED_LOGIN_ATTEMPTS PASSWORD_LOCK_TIME PASSWORD_LIFE_TIME PASSWORD_GRACE_TIME PASSWORD_REUSE_TIME PASSWORD_REUSE_MAX PASSWORD_VERIFY_FUNCTION Uso Especifica o número de erros consecutivos em uma senha antes de a conta do usuário ser bloqueada. Se a senha correta for fornecida antes desse limite ser alcançado, o contador é redefinido como zero. Especifica o número de dias que uma conta ficará bloqueada depois que o FAILED_LOGIN_ATTEMPTS for atingido. Especifica o número de dias antes de uma senha expirar. Ela ainda poderá ser usada por algum tempo após a expiração, dependendo da configuração utilizada em PASSWORD_GRACE_TIME. Especifica o número de dias depois do primeiro logon bemsucedido após a senha ter expirado. A senha antiga ainda pode ser usada durante esse período. Especifica o número de dias antes que uma senha possa ser reutilizada. Especifica o número de vezes que uma senha pode ser reutilizada. Especifica o nome de uma função a ser executada sempre que uma senha for alterada. A finalidade da função deve ser verificar se a nova senha tem um grau de complexidade adequado. Tabela 2: Principais limites aplicados a política de senha.

5 5 Fonte: WATSON (2010) b. Limites para os recursos Segundo WATSON (2010), os limites que podem ser aplicados ao uso dos recursos (também conhecidos como limites de kernel) são: Parâmetros SESSIONS_PER_USER Uso Especifica o número de logins concorrentes que podem ser feitos à mesma conta de usuário. Sessões que tenta fazer login com o mesmo nome de usuário após esse limite ser alcançado serão bloqueadas. CPU_PER_SESSION CPU_PER_CALL LOGICAL_READS_PER_SESSION LOGICAL_READS_PER_CALL PRIVATE_SGA CONNECT_TIME IDLE_TIME COMPOSITE_LIMIT Especifica o tempo de CPU, em centissegundos, que um processo de servidor de uma sessão pode ser usado antes da sessão ser forçadamente terminada. Especifica o tempo de CPU, em centissegundos, que um processo de servidor de uma sessão pode ser usado para executar uma instrução SQL, antes de a instrução ser forçadamente terminada. Especifica o número de blocos que podem ser lidos por uma sessão (independentemente de eles estarem no cache de buffer do banco de dados ou lidos no disco) antes que a sessão seja forçadamente terminada. Especifica o número de blocos que podem ser lidos por uma única instrução SQL (independentemente de eles estarem no cache de buffer do banco de dados ou lidos no disco) antes que a instrução seja forçadamente terminada. Para sessões conectadas por meio da arquitetura de servidor compartilhado, especifica o número, em kilobytes, que a sessão pode usar na SGA (System Global Area). Especifica a duração máxima, em minutos, máxima de uma sessão antes de ser forçadamente terminada. Especifica tempo máximo, em minutos, que uma sessão pode ficar ociosa antes de ser forçadamente terminada. Especifica uma soma ponderada dos parâmetros acima. Geralmente utilizamos esse parâmetro quando precisamos dar flexibilidade e tolerância às operações executadas pelos usuários, assim estamos limitando o usuário pelo uso ponderado

6 6 Parâmetros Uso dos recursos e pela disponibilidade de cada recurso no servidor. Tabela 3: Principais limites aplicados aos recursos. Fonte: WATSON (2010) Os limites para os recursos só são obrigatórios se o parâmetro de instância RESOURCE_LIMIT estiver como TRUE. Por padrão, esse parâmetro é definido com FALSE. Uma das maneiras para ativar o RESOURCE_LIMIT é utilizar a sintaxe: ALTER SYSTEM SET RESOURCE_LIMIT=TRUE; Segundo BRYLA & LONEY (2009), nos limites aplicados ao uso dos recursos existem dois tipos de valores especiais que podem ser aplicados aos seus parâmetros: UNLIMITED e DEFAULT. O valor de parâmetro UNLIMITED significa que não há limites sobre quanto do recurso determinado pode ser utilizado, já o valor de parâmetro DEFAULT significa que este parâmetro assume seus valores a partir do perfil DEFAULT. Ainda conforme BRYLA & LONEY (2009), a maneira como o banco de dados Oracle 11g trata um dos limites de recursos que está sendo excedido, depende do tipo deste. Mas na maioria dos casos, a sessão será forçadamente terminada quando o limite para um recurso determinado for excedido. Por exemplo, caso haja uma transação em andamento quando uma sessão for terminada porque o limite de um recurso foi alcançado, ela sofrerá rollback. Se uma instrução for terminada, o trabalho feito por ela sofrerá um rollback, mas todas as instruções anteriores permanecerão intactas. Exemplo para criar um perfil CREATE PROFILE EXEMPLO LIMIT CONNECT_TIME 120 FAILED_LOGIN_ATTEMPTS 8; Exemplo para alterar um perfil ALTER PROFILE EXEMPLO LIMIT PASSWORD_LIFE_TIME 180

7 7 PASSWORD_GRACE_TIME 7 PASSWORD_REUSE_MAX UNLIMITED FAILED_LOGIN_ATTEMPTS 10 PASSWORD_LOCK_TIME 1; Exemplo para remover um perfil DROP PROFILE EXEMPLO; 4. PRIVILÉGIOS Segundo WATSON (2010), em um banco de dados Oracle 11g não é possível fazer nada sem o(s) privilégio(s) correto(s). Um usuário não pode sequer conectar-se sem ter o privilégio para tal e, uma vez que conectado, ele não pode fazer mais nada de útil (ou perigoso) sem receber mais privilégios. Os privilégios são atribuídos às contas de usuários com o comando GRANT e removidos através do comando REVOKE. Na maioria das vezes que o usuário não possui privilégio para executar uma ação, o banco de dados Oracle 11g emite uma mensagem de advertência semelhante a esta: ORA : Privilégios Insuficientes. Ainda segundo WATSON (2010), podemos dividir os privilégios em dois grupos: privilégios de sistemas e privilégios de objeto. O primeiro grupo permite que os usuários executem ações que afetam o dicionário de dados, já o segundo grupo permite aos usuários executar ações que afetam os dados. Outra definição que podemos usar é dada por BRYLA & LONEY (2009): eles nos dizem que um privilégio de sistema é um direito para executar ações, que não envolvam nenhum objeto específico, mas sim procedimentos tais como alterar os parâmetros da instância, criar atribuições e criar usuários. Em um banco de Oracle 11g existem aproximadamente duzentos privilégios de sistemas. A relação completa desses privilégios pode ser encontrada na tabela do dicionário de dados chamada SYSTEM_PRIVILEGE_MAP. Os privilégios de objeto são definidos por BRYLA & LONEY (2009) como um direito que permite executar comandos como ALTER, SELECT,

8 8 INSERT, UPDATE e DELETE em tabelas, visões, procedimentos ou seqüências existentes no banco de dados. Os privilégios de sistema podem ser concedidos para um usuário, atribuição (será discutido mais adiante) ou para o grupo PUBLIC. Um fator importante ressaltado tanto por BRYLA & LONEY (2009), como por WATSON (2010), é que os privilégios de sistema ou de objeto devem ser concedidos para o grupo PUBLIC somente quando for realmente necessário. PUBLIC é um grupo especial que inclui todos os usuários do banco de dados e é um atalho para conceder privilégios para todas as contas de usuários. Quando estamos concedendo um privilégio, podemos permitir que os beneficiados pelos privilégios concedam estes mesmos a outros usuários, para isso basta incluir o parâmetro WITH ADMIN OPTION ao final do comando GRANT. A seguir temos a descrição de alguns privilégios de sistema (BRYLA & LONEY, 2009): Privilégio ALTER SYSTEM CREATE USER CREATE SESSION CREATE TABLE SYSDBA Capacidade Permite modificar os parâmetros de inicialização do banco de dados Oracle 11g. Permite criar novos usuários. Permite abrir uma conexão com o banco de dados. Permite criar tabelas somente no seu esquema. Esse é um privilégio especial, permite ao usuário executar qualquer ação dentro do banco de dados Oracle 11g. Tabela 4: Alguns privilégios de sistema. Fonte: (BRYLA & LONEY, 2009) Exemplo de como conceder um privilégio de sistema GRANT CREATE SESSION TO JUVENAL; Exemplo de como retirar um privilégio de sistema REVOKE CREATE ANY TABLE FROM JUVENAL;

9 9 Assim como nos privilégios de sistema, podemos conceder privilégios de objeto a um usuário, atribuição ou para o grupo PUBLIC. E também podemos usar o parâmetro WITH ADMIN OPTION para permitir que os beneficiados repassem os mesmo privilégios a outros usuários. A seguir temos a descrição de alguns privilégios de objeto (BRYLA & LONEY, 2009): Privilégio ALTER EXECUTE SELECT INSERT DELETE UPDATE Capacidade Permite alterar a estrutura de uma tabela ou seqüência. Permite executar a função (FUNCTION) ou procedimento (PROCEDURE). Permite ler as linhas de tabela ou visão, e adicionalmente, ler o valor corrente e o próximo valor para uma seqüência. Permite inserir dados em uma tabela ou visão. Permite apagar os dados de uma tabela ou visão. Permite atualizar os dados em uma tabela ou visão. Tabela 5: Alguns privilégios de objeto. Fonte: (BRYLA & LONEY, 2009): Exemplo de como conceder privilégios de objeto GRANT SELECT ON LUCAS.TABELA01 TO JUVENAL; GRANT SELECT, INSERT, UPDATE ON LUCAS.TABELA02 TO JUVENAL; Exemplo de como retirar privilégios de objeto REVOKE UPDATE ON LUCAS.TABELA02 FROM JUVENAL; 5. ATRIBUIÇÕES No contexto do banco de dados Oracle 11g, uma atribuição (role em inglês) é conjunto de privilégios de sistema e/ou privilégios de objeto que podem ser concedidos e revogados com uma unidade (WATSON, 2010). Também podemos dizer que uma atribuição é um grupo nomeado de privilégios, sejam eles de sistema ou de objeto, ou uma combinação de ambos, que facilita a administração dos privilégios em

10 10 um banco de dados Oracle 11g. Em vez de conceder privilégios de sistemas ou de objeto individualmente para cada usuário, é possível conceder um grupo de privilégios a uma atribuição e, por sua vez, a atribuição pode ser concedida aos usuários (BRYLA & LONEY, 2009). Criamos as atribuições utilizando o comando CREATE ROLE e as removemos através do comando DROP ROLE. As atribuições não são objetos de um esquema, ou seja, elas não pertencem a nenhum usuário específico. Uma vez que a atribuição esteja criada, podemos conceder todos os privilégios que julgamos necessários para a atribuição, os privilégios são concedidos através do comando GRANT visto anteriormente (WATSON, 2010). Exemplo para criar uma atribuição CREATE ROLE DESENVOLVEDORES; Exemplo para conceder privilégios uma atribuição GRANT CREATE SESSION TO DESENVOLVEDORES; GRANT CREATE TABLE TO DESENVOLVEDORES; GRANT CREATE VIEW TO DESENVOLVEDORES; GRANT CREATE PROCEDURE TO DESENVOLVEDORES; GRANT SELECT, UPDATE ON IREMAR.TABELA02 TO DESENVOLVEDORES; Exemplo para atribuir uma atribuição a usuário GRANT DESENVOLVEDORES TO JOAO; Exemplo para excluir uma atribuição DROP ROLE DESENVOLVEDORES; 6. CONCLUSÃO Um banco de dados Oracle 11g fornece excelentes mecanismos para o gerenciamento da segurança do usuário, além de permitir controlar, através de perfil, os recursos disponíveis e a política de senha para os usuários. O mecanismo de privilégios, juntamente com as atribuições, é transparente e de fácil utilização, permitindo conceder aos usuários os direitos necessários para a execução das tarefas.

11 11 REFERÊNCIAS BRYLA, Bob; LONEY, Kevin. Oracle Database 11g: Manual do DBA. Tradução Altair Caldas Dias de Moraes. Porto Alegre. Ed. Bookman WATSON, John. OCA Oracle Database 11g: Administração I: guia do exame 1Z Tradução Altair Caldas Dias de Moraes. Porto Alegre. Ed. Bookman

Banco de Dados II. Administração do SGBD Oracle. Tablespaces, usuários, privilégios, papéis e perfis. Gustavo Dibbern Piva

Banco de Dados II. Administração do SGBD Oracle. Tablespaces, usuários, privilégios, papéis e perfis. Gustavo Dibbern Piva Banco de Dados II Administração do SGBD Oracle. Tablespaces, usuários, privilégios, papéis e perfis. Gustavo Dibbern Piva 1 Tablespace Um tablespace é uma unidade lógica onde os dados são armazenados.

Leia mais

Cada banco de dados Oracle possui uma lista de usuários válidos, identificados por USERNAMES.

Cada banco de dados Oracle possui uma lista de usuários válidos, identificados por USERNAMES. SEGURANÇA DE USUÁRIOS Cada banco de dados Oracle possui uma lista de usuários válidos, identificados por USERNAMES. Todos os usuários são cadastrados no Dicionário de Dados do Banco em tabelas e views

Leia mais

Segurança de Acesso a Banco de Dados no MS SQL Server

Segurança de Acesso a Banco de Dados no MS SQL Server Segurança de Acesso a Banco de Dados no MS SQL Server Para efetuar com sucesso os exemplos que serão mostrados a seguir é necessário que exista no SQL Server uma pessoa que se conecte como Administrador,

Leia mais

DO BÁSICO AO AVANÇADO PARA MANIPULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE DADOS. Fábio Roberto Octaviano

DO BÁSICO AO AVANÇADO PARA MANIPULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE DADOS. Fábio Roberto Octaviano DO BÁSICO AO AVANÇADO PARA MANIPULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE DADOS Fábio Roberto Octaviano Controlando Acesso dos Usuários Após o término do Capítulo: Diferenciar privilégios de sistema e privilégios de objetos.

Leia mais

Banco de Dados Oracle. Faculdade Pernambucana - FAPE

Banco de Dados Oracle. Faculdade Pernambucana - FAPE Faculdade Pernambucana - FAPE Visão Geral dos Componentes Principais da Arquitetura Oracle Servidor Oracle É o nome que a Oracle deu ao seu SGBD. Ele consiste de uma Instância e um Banco de Dados Oracle.

Leia mais

Administração de Usuários e Privilégios no Banco de Dados

Administração de Usuários e Privilégios no Banco de Dados Administração de Usuários e Privilégios no Banco de Dados Todo agrupamento de bancos de dados possui um conjunto de usuários de banco de dados. Estes usuários são distintos dos usuários gerenciados pelo

Leia mais

BANCO DE DADOS WEB AULA 4. linguagem SQL: subconjuntos DCL, DDL e DML. professor Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com

BANCO DE DADOS WEB AULA 4. linguagem SQL: subconjuntos DCL, DDL e DML. professor Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com BANCO DE DADOS WEB AULA 4 linguagem SQL: subconjuntos DCL, DDL e DML professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com O que é SQL? Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada ou SQL,

Leia mais

Configurando um SGBD Oracle de forma # segura # Gerson S V Júnior (http://diaadiaoracle.blogspot.com)

Configurando um SGBD Oracle de forma # segura # Gerson S V Júnior (http://diaadiaoracle.blogspot.com) Configurando um SGBD Oracle de forma # segura # Gerson S V Júnior (http://diaadiaoracle.blogspot.com) O que deve ser observado? Protecting the database environment (Proteja seu ambiente) Install only what

Leia mais

Quando se seleciona os modos OS ou XML, arquivos são criados com os registros de auditoria, eles se localizam parâmetro audit_file_dest.

Quando se seleciona os modos OS ou XML, arquivos são criados com os registros de auditoria, eles se localizam parâmetro audit_file_dest. Auditoria é a habilidade do banco de dados Oracle poder gerar logs de auditoria (XML, tabelas, arquivos de SO, ) em atividades suspeitas do usuário, como por exemplo: monitorar o que um determinado usuário

Leia mais

*O RDBMS Oracle é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional.

*O RDBMS Oracle é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional. Arquitetura Oracle e seus componentes Hoje irei explicar de uma forma geral a arquitetura oracle e seus componentes. Algo que todos os DBA s, obrigatoriamente, devem saber de cabo a rabo. Vamos lá, e boa

Leia mais

Agendamento para Importação de Notas Fiscais

Agendamento para Importação de Notas Fiscais LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

MySQL: Controle de Acesso

MySQL: Controle de Acesso MySQL: Controle de Acesso Programação de Servidores Marx Gomes Van der Linden http://marx.vanderlinden.com.br/ Controle de Acesso MySQL tem um sistema de controle de acesso de usuários que é independente

Leia mais

BANCO DE DADOS: SQL. Edson Anibal de Macedo Reis Batista. 27 de janeiro de 2010

BANCO DE DADOS: SQL. Edson Anibal de Macedo Reis Batista. 27 de janeiro de 2010 BANCO DE DADOS: SQL UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Departamento de Ciências da Computação. 27 de janeiro de 2010 índice 1 Introdução 2 3 Introdução SQL - Structured Query Language

Leia mais

Controle de transações em SQL

Controle de transações em SQL Transações Controle de transações em SQL Uma transação é implicitamente iniciada quando ocorre uma operação que modifica o banco de dados (INSERT, UPDATE ou DELETE). Uma transação pode terminar normalmente

Leia mais

BANCO DE DADOS II Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com

BANCO DE DADOS II Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com - Aula 11-1. INTRODUÇÃO TRIGGERS (GATILHOS OU AUTOMATISMOS) Desenvolver uma aplicação para gerenciar os dados significa criar uma aplicação que faça o controle sobre todo ambiente desde a interface, passando

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop 1 1 INICIANDO O APLICATIVO PELA PRIMEIRA VEZ... 3 2 PÁGINA PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1 INTERFACE INICIAL... 4 3 INICIANDO PROCESSO DE LEITURA...

Leia mais

FAPLAN - Faculdade Anhanguera Passo Fundo Gestão da Tecnologia da Informação Banco de Dados II Prof. Eder Pazinatto Stored Procedures Procedimento armazenados dentro do banco de dados Um Stored Procedure

Leia mais

Ferramenta: Spider-CL. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.1. www.ufpa.br/spider

Ferramenta: Spider-CL. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.1. www.ufpa.br/spider Ferramenta: Spider-CL Manual do Usuário Versão da Ferramenta: 1.1 www.ufpa.br/spider Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 14/07/2009 1.0 15/07/2009 1.1 16/07/2009 1.2 20/05/2010 1.3 Preenchimento

Leia mais

PgAdmin. O pgadmin é um software gráfico para administração do SGBD PostgreSQL disponível para Windows e UNIX.

PgAdmin. O pgadmin é um software gráfico para administração do SGBD PostgreSQL disponível para Windows e UNIX. 1/20 PgAdmin O pgadmin é um software gráfico para administração do SGBD PostgreSQL disponível para Windows e UNIX. Site para download. Caso queira a última versão - http://www.pgadmin.org/download/ É uma

Leia mais

A criação de utilizadores no MySQL pode passar pela utilização de dois comandos: - Create user; - Grant;

A criação de utilizadores no MySQL pode passar pela utilização de dois comandos: - Create user; - Grant; Objetivo: Criar utilizadores e definir os seus direitos no sistema Entrar no MySQL como um utilizador diferente de root Gestão de utilizadores e direitos no MySQL Criar utilizadores e definir os seus direitos

Leia mais

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões Prof. MSc. Hugo Souza Se você precisar manter informações sobre seus usuários enquanto eles navegam pelo seu site, ou até quando eles saem

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Estruturas de Sistemas de Computação O sistema operacional precisa garantir a operação correta do sistema de computação. Operação

Leia mais

Introdução à Engenharia da Computação. Banco de Dados Professor Machado

Introdução à Engenharia da Computação. Banco de Dados Professor Machado Introdução à Engenharia da Computação Banco de Dados Professor Machado 1 Sistemas isolados Produção Vendas Compras Banco de Dados Produtos... Banco de Dados Produtos... Banco de Dados Produtos... Desvantagens:

Leia mais

ORACLE 11 G INTRODUÇÃO AO ORACLE, SQL,PL/SQL. Carga horária: 32 Horas

ORACLE 11 G INTRODUÇÃO AO ORACLE, SQL,PL/SQL. Carga horária: 32 Horas ORACLE 11 G INTRODUÇÃO AO ORACLE, SQL,PL/SQL Carga horária: 32 Horas Pré-requisito: Para que os alunos possam aproveitar este treinamento ao máximo, é importante que eles tenham participado dos treinamentos

Leia mais

8. Outros tipos de Transação (Modo de Transação de Autoconfirmação e Modo Implícito)

8. Outros tipos de Transação (Modo de Transação de Autoconfirmação e Modo Implícito) 8. Outros tipos de Transação (Modo de Transação de Autoconfirmação e Modo Implícito) Nos itens anteriores vimos transações do tipo explícitas, ou seja, aquelas que iniciam com BEGIN TRANSACTION. As outras

Leia mais

Sistemas de Banco de Dados Aspectos Gerais de Banco de Dados

Sistemas de Banco de Dados Aspectos Gerais de Banco de Dados Sistemas de Banco de Dados Aspectos Gerais de Banco de Dados 1. Conceitos Básicos No contexto de sistemas de banco de dados as palavras dado e informação possuem o mesmo significado, representando uma

Leia mais

1) MANUAL DO INTEGRADOR Este documento, destinado aos instaladores do sistema, com informações de configuração.

1) MANUAL DO INTEGRADOR Este documento, destinado aos instaladores do sistema, com informações de configuração. O software de tarifação é uma solução destinada a rateio de custos de insumos em sistemas prediais, tais como shopping centers. O manual do sistema é dividido em dois volumes: 1) MANUAL DO INTEGRADOR Este

Leia mais

GESTOR ONLINE Gestor Online Principais Recursos:

GESTOR ONLINE Gestor Online Principais Recursos: O GESTOR ONLINE da Claro é a ferramenta para gerenciamento dos celulares da sua empresa. Com o Gestor Online sua empresa tem mais facilidade e controle no consumo das linhas dos seus funcionários. Principais

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS ABERTOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com

SISTEMAS OPERACIONAIS ABERTOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com - Aula 2-1. PRINCÍPIOS DE SOFTWARE DE ENTRADA E SAÍDA (E/S) As metas gerais do software de entrada e saída é organizar o software como uma série de camadas, com as mais baixas preocupadas em esconder as

Leia mais

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Sistema Gerenciador de Banco de Dados: Introdução e configuração de bases de dados com Postgre e MySQL

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Sistema Gerenciador de Banco de Dados: Introdução e configuração de bases de dados com Postgre e MySQL Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Sistema Gerenciador de Banco de Dados: Introdução e configuração de bases de dados com Postgre e MySQL Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando nossas aulas sobre

Leia mais

WF Processos. Manual de Instruções

WF Processos. Manual de Instruções WF Processos Manual de Instruções O WF Processos é um sistema simples e fácil de ser utilizado, contudo para ajudar os novos usuários a se familiarizarem com o sistema, criamos este manual. Recomendamos

Leia mais

DIFERENÇAS ENTRE FUNÇÃO E BLOCO FUNCIONAL; CRIAÇÃO DE FUNÇÃO / BLOCO FUNCIONAL; UTILIZAÇÃO NO LADDER; EXEMPLO DE BLOCO FUNCIONAL;

DIFERENÇAS ENTRE FUNÇÃO E BLOCO FUNCIONAL; CRIAÇÃO DE FUNÇÃO / BLOCO FUNCIONAL; UTILIZAÇÃO NO LADDER; EXEMPLO DE BLOCO FUNCIONAL; Boletim Técnico EP3 11/07 Utilizando Funções e Blocos Funcionais de usuário pelo software A1 19 de outubro de 2007 O objetivo deste boletim é mostrar como utilizar o recurso de Funções (Functions) e Blocos

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Crash recovery é similar ao instance recovery, onde o primeiro referencia ambientes de instância exclusiva e o segundo ambientes parallel server.

Crash recovery é similar ao instance recovery, onde o primeiro referencia ambientes de instância exclusiva e o segundo ambientes parallel server. Recover no Oracle O backup e recuperação de dados em um SGBD é de grande importância para a manutenção dos dados. Dando continuidade a nossos artigos, apresentamos abaixo formas diferentes de se fazer

Leia mais

3 SCS: Sistema de Componentes de Software

3 SCS: Sistema de Componentes de Software 3 SCS: Sistema de Componentes de Software O mecanismo para acompanhamento das chamadas remotas se baseia em informações coletadas durante a execução da aplicação. Para a coleta dessas informações é necessário

Leia mais

Bases de Dados. Lab 1: Introdução ao ambiente

Bases de Dados. Lab 1: Introdução ao ambiente Departamento de Engenharia Informática 2010/2011 Bases de Dados Lab 1: Introdução ao ambiente 1º semestre O ficheiro bank.sql contém um conjunto de instruções SQL para criar a base de dados de exemplo

Leia mais

Sumário. Capítulo 2 Conceitos Importantes... 32 Tópicos Relevantes... 32 Instance... 33 Base de Dados... 36 Conclusão... 37

Sumário. Capítulo 2 Conceitos Importantes... 32 Tópicos Relevantes... 32 Instance... 33 Base de Dados... 36 Conclusão... 37 7 Sumário Agradecimentos... 6 Sobre o Autor... 6 Prefácio... 13 Capítulo 1 Instalação e Configuração... 15 Instalação em Linux... 15 Instalação e Customização do Red Hat Advanced Server 2.1... 16 Preparativos

Leia mais

BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO

BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO 1 BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO Este guia foi desenvolvido com a finalidade de explicar de forma simples e dinâmica os procedimentos básicos de utilização de nossa rede e seus recursos.

Leia mais

GERENCIADOR DE CONTEÚDO

GERENCIADOR DE CONTEÚDO 1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4

Leia mais

No Fedora, instalamos os pacotes "mysql" e "mysql-server", usando o yum:

No Fedora, instalamos os pacotes mysql e mysql-server, usando o yum: Instalando o MySQL O MySQL é um banco de dados extremamente versátil, usado para os mais diversos fins. Você pode acessar o banco de dados a partir de um script em PHP, através de um aplicativo desenvolvido

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro

1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro Atualizado: 22 / 04 / 2013 - FAQ - AI 1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro 1.2. Informações gerais 1.3. Tabela Ação

Leia mais

Easytrade Admin Client

Easytrade Admin Client Easytrade Admin Client Manual de instalação e utilização Sumário 1.0 Instalação...3 1.1 Download e instalação do Java JRE...3 1.2 - Download e instalação do Easytrade Client...3 1.3 Criar atalho na area

Leia mais

Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros

Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros Página 1 de 12 1 Introdução 2 Procedimentos e padronização dos dados

Leia mais

SQL Linguagem de Definição de Dados. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

SQL Linguagem de Definição de Dados. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri SQL Linguagem de Definição de Dados Banco de Dados SQL Structured Query Language Uma das mais importantes linguagens relacionais (se não a mais importante) Exemplos de SGBD que utilizam SQL Oracle Informix

Leia mais

SQL comando SELECT. SELECT [DISTINCT] <campos> FROM <tabela> [condição] [ ; ] Paulo Damico - MDK Informática Ltda.

SQL comando SELECT. SELECT [DISTINCT] <campos> FROM <tabela> [condição] [ ; ] Paulo Damico - MDK Informática Ltda. SQL comando SELECT Uma das tarefas mais requisitadas em qualquer banco de dados é obter uma listagem de registros armazenados. Estas tarefas são executadas pelo comando SELECT Sintaxe: SELECT [DISTINCT]

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Guia de orientações e conceitos para manipulação da plataforma Miraklon. VERSÃO 1.0 12.02.2014. Vigência 12.02.

MANUAL DO USUÁRIO. Guia de orientações e conceitos para manipulação da plataforma Miraklon. VERSÃO 1.0 12.02.2014. Vigência 12.02. MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.0 12.02.2014 Vigência 12.02.2014 Guia de orientações e conceitos para manipulação da plataforma Miraklon. SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES... 3 1.1 - Dados Gerais... 3 1.2 Formulários...

Leia mais

Configuração do Linux Educacional 5 para melhor uso do MonitorINFO-V4

Configuração do Linux Educacional 5 para melhor uso do MonitorINFO-V4 Configuração do Linux Educacional 5 para melhor uso do MonitorINFO-V4 Primeiro fazemos o login com o usuário admin para ter acesso total ao sistema Usuário: admin Senha: admin Estando no sistema com administrador

Leia mais

Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 1

Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 1 Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 1 Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Segurança, sem dúvidas, é um dos temas mais debatidos hoje, no mundo da informática. Nesse tutorial

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

1.1. Usuários com e sem vínculos de representação. 1.3. Como consultar os dados do gestor de segurança e saber quem ele é

1.1. Usuários com e sem vínculos de representação. 1.3. Como consultar os dados do gestor de segurança e saber quem ele é Atualizado: 22 / 04 / 2013 - FAQ - AI 1. Gestor de segurança da empresa 1.1. Usuários com e sem vínculos de representação 1.2. O que significa ser gestor de segurança 1.3. Como consultar os dados do gestor

Leia mais

Prof. Luiz Fernando. Unidade III ADMINISTRAÇÃO DE

Prof. Luiz Fernando. Unidade III ADMINISTRAÇÃO DE Prof. Luiz Fernando Unidade III ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS Administração de SGBDs De todo o tipo de pessoal envolvido com desenvolvimento, manutenção, e utilização de bancos de dados há dois tipo

Leia mais

Aula 2 Arquitetura Oracle

Aula 2 Arquitetura Oracle Aula 2 Arquitetura Oracle Instancia Oracle Uma instância Oracle é composta de estruturas de memória e processos. Sua existência é temporária na memória RAM e nas CPUs. Quando você desliga a instância em

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Introdução a Banco de Dados

Introdução a Banco de Dados Introdução a Banco de Dados Ricardo Henrique Tassi - Departamento de Replicação Índice 1- Introdução... 03 2- Quais são os bancos de dados mais conhecidos hoje em dia...04 3- Quais são os tipos de banco...05

Leia mais

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INDICE 1. INTRODUÇÃO 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 2.1. COMPARTILHANDO O DIRETÓRIO DO APLICATIVO 3. INTERFACE DO APLICATIVO 3.1. ÁREA DO MENU 3.1.2. APLICANDO A CHAVE DE LICENÇA AO APLICATIVO 3.1.3 EFETUANDO

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Treinamento. DBA Oracle 11g. Duração: 120 horas

Treinamento. DBA Oracle 11g. Duração: 120 horas Treinamento DBA Oracle 11g Duração: 120 horas Neste curso no primeiro módulo (Introdução ao Oracle 11g SQL e PL_SQL) é oferecido um curso introdutório à tecnologia do banco de dados Oracle 11g. Também

Leia mais

Arquitetura de BDs Distribuídos. Victor Amorim - vhca Pedro Melo pam2

Arquitetura de BDs Distribuídos. Victor Amorim - vhca Pedro Melo pam2 Victor Amorim - vhca Pedro Melo pam2 Arquitetura de BDs Distribuídos Sistemas de bds distribuídos permitem que aplicações acessem dados de bds locais ou remotos. Podem ser Homogêneos ou Heterogêneos: Homogêneos

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile 1 1 INICIANDO O APLICATIVO PELA PRIMEIRA VEZ... 3 2 PÁGINA PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1 INTERFACE INICIAL... 4 2.2 DISPOSITIVO NÃO REGISTRADO...

Leia mais

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

PHP INTEGRAÇÃO COM MYSQL PARTE 2

PHP INTEGRAÇÃO COM MYSQL PARTE 2 ABRIR CONEXÃO PHP INTEGRAÇÃO COM MYSQL PARTE 2 Professor: Leonardo Pereira Email: leongamerti@gmail.com Facebook: leongamerti Material de Estudo: http://www.leonti.vv.si Antes de podermos acessar informações

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Banco de Dados. Prof. Antonio

Banco de Dados. Prof. Antonio Banco de Dados Prof. Antonio SQL - Structured Query Language O que é SQL? A linguagem SQL (Structure query Language - Linguagem de Consulta Estruturada) é a linguagem padrão ANSI (American National Standards

Leia mais

Softwares Aplicativos Banco de Dados

Softwares Aplicativos Banco de Dados Softwares Aplicativos Banco de Dados INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Definições 2. Serviços 3. Usuários 4. Evolução 5. Exemplos 03 Banco

Leia mais

Guia Rápido do Contacts

Guia Rápido do Contacts Guia Rápido do Contacts IPBRICK SA 12 de Novembro de 2014 1 Conteúdo 1 Introdução 3 2 IPBrick - Contactos 3 2.1 Separador Administração........................ 4 2.1.1 Requisitos dos ficheiros.csv..................

Leia mais

Astra. Introdução e conceitos básicos do sistema

Astra. Introdução e conceitos básicos do sistema 2011 www.astralab.com.br Astra Introdução e conceitos básicos do sistema Este documento permite entender melhor como funciona o sistema Astra e algumas funções básicas de seus softwares. Equipe de Documentação

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO DO APLICATIVO

PROCEDIMENTOS PARA ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO DO APLICATIVO PROCEDIMENTOS PARA ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO DO APLICATIVO MASTERSAFDW VERSÃO 5-25/04/12 PÁGINA 1 Índice Informações Importantes... 3 Atualizando o aplicativo... 4 Procedimentos para atualização da base de

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático CONTAS DE E GRUPOS DE O Microsoft Management Console - MMC Permissões de Segurança de um Console Contas de Usuários

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS CAPÍTULO 3 CONCORRÊNCIA

SISTEMAS OPERACIONAIS CAPÍTULO 3 CONCORRÊNCIA SISTEMAS OPERACIONAIS CAPÍTULO 3 CONCORRÊNCIA 1. INTRODUÇÃO O conceito de concorrência é o princípio básico para o projeto e a implementação dos sistemas operacionais multiprogramáveis. O sistemas multiprogramáveis

Leia mais

INSTALAÇÃO BASE TESTE AUTOSERVIÇO. 1-Instalação usando emulador de impressora fiscal.

INSTALAÇÃO BASE TESTE AUTOSERVIÇO. 1-Instalação usando emulador de impressora fiscal. INSTALAÇÃO BASE TESTE AUTOSERVIÇO 1-Instalação usando emulador de impressora fiscal. O PDV DE TESTES DEVE OBRIGATORIAMENTE ESTAR CADASTRADO EM UM BANCO DE DADOS DE TESTES. CASO ESTEJA EM PRODUÇÃO, CUPONS

Leia mais

O servidor de banco de dados ORACLE corporativo da empresa deve possuir a seguinte especificação mínima:

O servidor de banco de dados ORACLE corporativo da empresa deve possuir a seguinte especificação mínima: ICOL Instruções para Instalação - ORACLE 1. Introdução Esse documento contém as instruções para instalação da aplicação ICOL na estrutura de máquinas da empresa cliente. No caso, estão descritos os procedimentos

Leia mais

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece.

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. 1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. Para acessar o programa através do comando na barra de prompt, basta digitar dutoteccad e

Leia mais

Docas do Pará - Guia de Instalação

Docas do Pará - Guia de Instalação Docas do Pará - Guia de Instalação Procedimento para instalar em um novo porto Primeiro faça a instalação no computador servidor do porto (v. abaixo), depois instale em cada máquina de cadastro/acompanhamento

Leia mais

Faculdade Lourenço Filho - ENADE 2011-1

Faculdade Lourenço Filho - ENADE 2011-1 1. Quando se constrói um banco de dados, define-se o modelo de entidade e relacionamento (MER), que é a representação abstrata das estruturas de dados do banco e seus relacionamentos. Cada entidade pode

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2

Manual SAGe Versão 1.2 Manual SAGe Versão 1.2 Cadastramento de Usuário (a partir da versão 12.08.01 ) Conteúdo Introdução... 2 Cadastramento... 2 Desvendando a tela inicial... 4 Completando seus dados cadastrais... 5 Não lembro

Leia mais

Tarefa Orientada 16 Vistas

Tarefa Orientada 16 Vistas Tarefa Orientada 16 Vistas Objectivos: Vistas só de leitura Vistas de manipulação de dados Uma vista consiste numa instrução de SELECT que é armazenada como um objecto na base de dados. Deste modo, um

Leia mais

O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa?

O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa? Que tipo de navegadores são suportados? Preciso permitir 'cookies' O que são 'cookies' da sessão? O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa?

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

Mais configuração OptraImage

Mais configuração OptraImage 1 fax Personalizarconfiguraçõesdecópia...2 Definirmanualmenteasinformaçõesbásicasdofax...3 Criardestinospermanentesdefax...5 Alterarasconfiguraçõesderecebereenviarfax...7 Ajustarasopçõesdeenviodefax...8

Leia mais

AULA 06 CRIAÇÃO DE USUÁRIOS

AULA 06 CRIAÇÃO DE USUÁRIOS AULA 06 CRIAÇÃO DE USUÁRIOS O Windows XP fornece contas de usuários de grupos (das quais os usuários podem ser membros). As contas de usuários são projetadas para indivíduos. As contas de grupos são projetadas

Leia mais

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS Este manual foi criado com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas contas de e-mail. Com ele, o administrador poderá criar e excluir e-mails, alterar senha, configurar redirecionamento de contas,

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Banco de Dados Oracle 10g: Introdução à Linguagem SQL

Banco de Dados Oracle 10g: Introdução à Linguagem SQL Oracle University Entre em contato: 0800 891 6502 Banco de Dados Oracle 10g: Introdução à Linguagem SQL Duração: 5 Dias Objetivos do Curso Esta classe se aplica aos usuários do Banco de Dados Oracle8i,

Leia mais

WecDB - 1 - WecDB Consulta Web Facilitada ao Banco de Dados

WecDB - 1 - WecDB Consulta Web Facilitada ao Banco de Dados WecDB - 1 - WecDB Consulta Web Facilitada ao Banco de Dados WecDB (Web Easy Consultation Database) é uma ferramenta para criação e disponibilização de consultas à Bancos de Dados na Internet. É composto

Leia mais