GATT, OMC, Acordos Bilaterais e Acordos Multilaterais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GATT, OMC, Acordos Bilaterais e Acordos Multilaterais"

Transcrição

1 GATT, OMC, Acordos Bilaterais e Acordos Multilaterais

2 GATT ² General Agreement on Tariffs and Trade GATT: Estabelecido em 1947; De início, foram 22 países a assinar o acordo: África do Sul, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Ceilão, Chile, China, Cuba, Tchecoslováquia, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Líbano, Luxemburgo, Nova Zelândia, Noruega, Paquistão, Reino Unido, Rodésia do Sul e Síria; Objetivo: harmonizar as políticas aduaneiras dos Estados signatários.

3 GATT ² General Agreement on Tariffs and Trade GATT: Conjunto de normas e concessões tarifárias, constituído com o objetivo de impulsionar a liberalização comercial e combater práticas protecionistas e regular, provisoriamente as relações comerciais internacionais.

4 GATT ² Ao final da II Guerra, alguns países decidiram regular as relações econômicas internacionais: Melhorar a qualidade das relações econômicas; Entenderam que os problemas econômicos influíam de forma decisiva nas relações entre os Estados; Relevância dos acordos e constituição de áreas aduaneiras comuns para garantia de paz, principalmente na Europa.

5 GATT ² Os 22 países fundadores do GATT, juntamente com outros países formaram um grupo que elaborou o projeto da Organização Internacional de Comércio (OIC); ² Os Estados Unidos, por meio de seus representantes, foi o país que mais atuou no convencimento da ideia do liberalismo em bases multilaterais.

6 GATT ² O forum de discussões ocorreu em Havana, Cuba; ² Culminou com a assinatura da Carta de Havana, em que constava a criação da OIC, um projeto ambicioso para 1948; ² O projeto era muito ambicioso: Criação da OIC; Estabelecia disciplina para o comércio de bens; Continha normas sobre emprego, práticas comerciais restritivas, investimentos estrangeiros e serviços.

7 GATT ² Apesar do papel preponderante desempenhado pelos Estados Unidos nestas negociações, questões políticas internas levaram o país a anunciar, em 1950, o não encaminhamento do projeto ao Congresso para sua ratificação; ² Sem a participação dos Estados Unidos, a criação da Organização Internacional do Comércio fracassou; ² Assim, o GATT, um acordo criado para regular provisoriamente as relações comerciais internacionais, foi o instrumento que, de fato, regulamentou por mais de quatro décadas as relações comerciais entre os países.

8 GATT ² Rodada do Uruguai: Voltou à discussão a criação de um organismo internacional destinado a regulamentar o comércio internacional, não apenas de bens, mas também de serviços; Em seguida, incluíram-se temas mais amplos, como investimentos e propriedade intelectual.

9 GATT ² Rodada do Uruguai: Incluiu um novo Acordo de Tarifas Aduaneiras e Comércio (GATT-94); Manteve-se a vigência do GATT-47; O Acordo sobre Direitos de Propriedade Intelectual (TRIPS); Acordo sobre Investimentos (TRIMS); Contém previsão para criação da OMC, encarregada de efetivar e garantir a aplicação dos acordos.

10 GATT ² O GATT foi um órgão criado a fim de harmonizar a política aduaneira entre países, mas no início não tinha o poder de punir, julgar e fiscalizar países infratores; ² Entretanto, em uma reunião da OMC em 2003, com a liderança de Brasil, África do Sul e Índia foi criado o G-20; ² O GATT teve durante sua existência oito rodadas de negociações comerciais.

11 CECA ² A Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) foi a primeira organização supranacional no âmbito europeu que se concretizou e que mais tarde culminou com a origem da integração europeia; ² Em 1952, aos países do BENELUX juntaram-se à Alemanha Ocidental, França e Itália e fundaram a CECA.

12 ² CECA: CECA Estabelece a livre circulação de carvão, ferro e aço entre os países membros; Defende políticas para a instalação do setor siderúrgico, destruído durante a II Guerra. ² Inspiradores: Robert Schuman, ministro francês dos Negócios Estrangeiros; Jean Monnet, o primeiro presidente.

13 CECA ² Tratado de Roma (1957): Agregaram duas outras outras comunidades, a EURATOM e CEE, partilhando-se algumas instituições; Tratado de Fusão: todas as instituições ² Tratado de Fusão (1967): Todas as instituições foram reunidas na CEE, que se tornaria mais tarde a UE, retendo a sua identidade original.

14 CECA ² Expiração do Tratado de Paris (1951): Não se demonstrou desejo de sua renovação; Todas as atividades da CECA foram absorvidas pela UE; No entanto, durante sua existência a CECA conseguiu criar um mercado comum; Relevância do Tratado de Lisboa (2007).

15 União Europeia ² É uma união política e econômica de 28 Estados Membros, independentes, situados, majoritariamente na Europa; ² Tratado de Maastricht (1993): Instituiu a UE com essa denominação; Instituiu a moeda única, o EURO.

16 União Europeia ² Tratado de Lisboa (2007): Última revisão significativa dos princípios constitucionais da UE; Entrou em vigor em 2009; Bruxelas é a capital de facto da UE.

17 União Europeia ² Atuação da UE: Por meio de um sistema de instituições supranacionais independentes e de decisões intergovernamentais negociadas. Instituições: Comissão Europeia; Conselho da União Europeia; Conselho Europeu; Tribunal de Justiça da União Europeia; BCE; Parlamento Europeu (5 anos).

18 União Europeia ² Mercado Comum: Instituído por meio de um sistema harmonizado de leis aplicáveis a todos os Estados Membros; Espaço Schengen: inclui 22 estados membros em que os controles de passaporte foram abolidos; Assegurar a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais; Legislar assuntos comuns em termos de assuntos jurídicos; Manter políticas comuns de comércio, agricultura, pesca e desenvolvimento regional.

19 Tratados Bilaterais ² São acordos entre dois Estados, visando reciprocidade entre as partes; ² Termo utilizado para designar acordos internacionais entre países; ² O termo tratado é de origem latina, tractatus, significando tratativas, resultados de conversas e concordância sobre algo e entre dois países.

20 Tratados Bilaterais ² Como é internalizado no Brasil? Discutido, acordado e concordado por plenipotenciários investidos do poder para tanto; Assinatura pelo chefe de estado em momento solene; Automaticamente, passa a vigorar no sistema legal brasileiro? Não; Congresso Nacional e Decreto Presidencial.

21 Tratados Bilaterais ² Caso especial: Tratados internacionais versando sobre Direitos Humanos: CADH; Convenção de Nova York; Internalizados com o status de Emenda Constitucional; Críticas.

OMC e CEE 27/05/2019 1

OMC e CEE 27/05/2019 1 OMC e CEE 27/05/2019 1 O Multilateralismo Além dos acordos bilaterais e da constituição de blocos regionais, a liberalização do comércio é alcançada por tratados internacionais envolvendo a participação

Leia mais

Módulo 11 Setor 171. Blocos econômicos I Prof. Lucas Guide 3º ano EM

Módulo 11 Setor 171. Blocos econômicos I Prof. Lucas Guide 3º ano EM Módulo 11 Setor 171 Blocos econômicos I Prof. Lucas Guide 3º ano EM O que são Blocos Econômicos? Os blocos econômicos são grupos de países que se unem com interesses mútuos e com objetivo de garantir o

Leia mais

Introdução às Relações Internacionais. D. Freire e Almeida

Introdução às Relações Internacionais. D. Freire e Almeida Introdução às Relações Internacionais 2012 4 D. Freire e Almeida 1951, (Bélgica, Alemanha, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos-Holanda COMUNIDADE EUROPÉIA DO CARVÃO E DO AÇO. (PÓS-GUERRA...) Neste

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais O QUE É A UNIÃO EUROPEIA? Segundo os seus tratados a União Europeia é um espaço de livre circulação de pessoas, capital, mercadorias e serviços Origem: A EU está relaciona da com

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais Bloco mais antigo; Está no mais adiantado estágio de integração; Estágios de Integração Objetivos Zona de Livre Comércio União Aduaneira Mercado Comum União Monetária União Política

Leia mais

BLOCOS ECONÔMICOS União Europeia(E.U.), MERCOSUL, NAFTA e ALCA. GeoDANIEL Colégio Salesiano São José

BLOCOS ECONÔMICOS União Europeia(E.U.), MERCOSUL, NAFTA e ALCA. GeoDANIEL Colégio Salesiano São José BLOCOS ECONÔMICOS União Europeia(E.U.), MERCOSUL, NAFTA e ALCA GeoDANIEL Colégio Salesiano São José Índice 1.O que são blocos econômicos 2. União Europeia 3. MERCOSUL 4. NAFTA 5. O caso do México 6. ALCA

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Parte 1 Prof. Renata Menezes Direito comunitário ou Europeu x integração: a integração econômica passou a ser vista com bons olhos a partir de Adam Smith, com a Teoria as

Leia mais

E 4 BALCÃO G CABINE 9 K ENTRADA 2

E 4 BALCÃO G CABINE 9 K ENTRADA 2 6 5 C D 7 B E 4 F 8 A BALCÃO G CABINE H 9 K I 3 J ENTRADA 2 1 1 x 2 *O CIEJD ENQUANTO ORGANISMO INTERMEDIÁRIO NO QUADRO DA 2 *O CIEJD ENQUANTO ORGANISMO INTERMEDIÁRIO NO QUADRO DA www.eurobuzzy.com 3 4

Leia mais

O que é a União Europeia (UE)?

O que é a União Europeia (UE)? O que é a União Europeia (UE)? 28 Estados-Membros Mais de 500 milhões de habitantes Atuais candidatos à adesão à UE: Albânia, antiga República Iugoslava da Macedônia, Montenegro, Sérvia e Turquia Tratados

Leia mais

Cidadania Europeia. Trabalho realizado por: Joana Ferreira 11ºH Área de Integração

Cidadania Europeia. Trabalho realizado por: Joana Ferreira 11ºH Área de Integração Cidadania Europeia Trabalho realizado por: Joana Ferreira 11ºH Área de Integração UNIÃO EUROPEIA Momentos Importantes da construção Europeia 1950 - A 9 de Maio deu-se a declaração de Robert Schuman; 1951

Leia mais

Tratados de Roma. Comunidade Económica: União Aduaneira - Politica Comercial Externa 6 Estados Membros

Tratados de Roma. Comunidade Económica: União Aduaneira - Politica Comercial Externa 6 Estados Membros Tratados de Roma Comunidade Económica: União Aduaneira - Politica Comercial Externa 6 Estados Membros Aprofundamento e Alargamentos sucessivos: Quatro liberdades: bens, serviços, capitais e pessoas (reconhecimento

Leia mais

A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212

A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212 A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). HISTÓRICO Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo. 1952: CECA

Leia mais

ORGANIZAÇÕES SUPRANACIONAIS PROFESSOR LUIZ FERNANDO L SILVA

ORGANIZAÇÕES SUPRANACIONAIS PROFESSOR LUIZ FERNANDO L SILVA ORGANIZAÇÕES SUPRANACIONAIS PROFESSOR LUIZ FERNANDO L SILVA BLOCOS ECONÔMICOS NO CONTEXTO ATUAL Pós Guerra Fria Dispersão de multinacionais pelo mundo Intercâmbio mundial de mercadorias e serviços Influência

Leia mais

INTRODUÇÃO. O Tratado de Maastricht:

INTRODUÇÃO. O Tratado de Maastricht: O Tratado de Maastricht: INTRODUÇÃO Foi assinado em Maastricht a 7 de Fevereiro 1992 na cidade Maastricht (Holanda), entra em vigor a 1 de Novembro de 1993 e resultou de factores externos e internos. INTRODUÇÃO

Leia mais

BLOCOS ECONÔMICOS. Prof. Carlos Alberto Regalo

BLOCOS ECONÔMICOS. Prof. Carlos Alberto Regalo BLOCOS ECONÔMICOS Prof. Carlos Alberto Regalo BENELUX Início 1948 Países membros Bélgica, Holanda e Luxemburgo Sede Bruxelas (Bélgica) Propostas integração econômica e redução de taxas alfandegárias PLANO

Leia mais

DIREITO DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA. s s.

DIREITO DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA. s s. DIREITO DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA s s s www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 4 Zonas de Preferências Tarifárias:...4 Zona de Livre Comércio:... 5 União Aduaneira:... 5 Mercado Comum:... 5 União Política

Leia mais

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS PROF. DE GEOGRAFIA: BIANCA 1º TRIM - GEOGRAFIA 2016 INTRODUÇÃO Para a formação dos blocos econômicos, os países firmam acordos comerciais, estabelecendo medidas que visam

Leia mais

EURATOM. Comunidade Europeia da Energia Atómica. Unidade Curricular: Direito da União Europeia. Docente: Prof. Dr. José Luís Cruz Vilaça

EURATOM. Comunidade Europeia da Energia Atómica. Unidade Curricular: Direito da União Europeia. Docente: Prof. Dr. José Luís Cruz Vilaça Comunidade Europeia da Energia Atómica Unidade Curricular: Docente: Prof. Dr. José Luís Cruz Vilaça Discente: Cátia Mendes n.º2091 2º Ano Direito 11 de Março de 2011 Índice Introdução... 2 Origem do Tratado

Leia mais

Blocos econômicos ou Megamercados

Blocos econômicos ou Megamercados Blocos econômicos ou Megamercados Bloco Econômico é uma integração de países nos aspectos econômicos e sociais, visando seu. Os blocos econômicos constituem expressivos espaços integrados de livre comércio.

Leia mais

Como tudo começou? O que enfraqueceu esse desejo? Crise de 29; Governo de Hitler (1933); 2ªGM

Como tudo começou? O que enfraqueceu esse desejo? Crise de 29; Governo de Hitler (1933); 2ªGM BLOCOS ECONÔMICOS A EUROPA DOS 28 Como tudo começou? 1926: 1º congresso da União Pan-Europeia em Viena (Áustria) 24 países aprovaram um manifesto para uma organização federativa na Europa O que enfraqueceu

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA. Profº Marcelo Câmara. Curso JB preparatório para o Instituto Rio Branco Não é permitida a reprodução deste material.

UNIÃO EUROPEIA. Profº Marcelo Câmara. Curso JB preparatório para o Instituto Rio Branco Não é permitida a reprodução deste material. UNIÃO EUROPEIA Profº Marcelo Câmara HISTÓRICO Comunidade Europeia do Carvão do Aço/CECA (1951) Alemanha, Bélgica, França, Luxemburgo, Países Baixos e Itália. Tratado de Roma: Comunidade Econômica Europeia/CEE

Leia mais

Geografia Prof. Franco A FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA E SEUS DESDOBRAMENTOS Email: ffrancogeo@bol.com.br UNIÃO EUROPEIA INTRODUÇÃO UNIÃO EUROPEIA: EVOLUÇÃO PLANO MARSHALL = (EUA) PLANO SCHUMAN = (FRA x

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 06 / 05/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO - OMC

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO - OMC ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO - OMC Bretton Woods 1944: Ainda antes do final da Segunda Guerra Mundial, chefes de governo resolveram se reunir buscando negociar a redução tarifária de produtos e serviços.

Leia mais

COMO SERIA A NOSSA VIDA SEM A UNIÃO EUROPEIA?

COMO SERIA A NOSSA VIDA SEM A UNIÃO EUROPEIA? COMO SERIA A NOSSA VIDA SEM A UNIÃO EUROPEIA? O QUE É A UNIÃO EUROPEIA? A União Europeia é uma união de países democráticos europeus, que partilham valores comuns e que se encontram empenhados num projeto

Leia mais

O funcionamento do Sistema Europeu em relação ao Sistema Interno dos Países Membros

O funcionamento do Sistema Europeu em relação ao Sistema Interno dos Países Membros O funcionamento do Sistema Europeu em relação ao Sistema Interno dos Países Membros Professora Rosa Greaves, Universidades de Glasgow e Oslo Email: Rosa.Greaves@glasgow.ac.uk Porque deve conhecer o Direito

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA. Col. Sta. Clara Prof. Marcos

UNIÃO EUROPEIA. Col. Sta. Clara Prof. Marcos UNIÃO EUROPEIA Col. Sta. Clara Prof. Marcos EUROPA: 47 países UNIÃO EUROPÉIA: 27 países (amarelo) F O R M A Ç Ã O E A T U A L I D A D E S Hoje, a União Europeia é formada por 27 países, sendo 17 com a

Leia mais

União Europeia Docente: Pedro Moreira Ano Lectivo: 2012/2013

União Europeia Docente: Pedro Moreira Ano Lectivo: 2012/2013 União Europeia Docente: Pedro Moreira Ano Lectivo: 2012/2013 Como Nasceu a União Europeia? Depois da guerra...a paz, a solidariedade na Europa Em 1951, nasceu a primeira Comunidade - a Comunidade Europeia

Leia mais

CRONOLOGIA DA INTEGRAÇÃO EUROPEIA

CRONOLOGIA DA INTEGRAÇÃO EUROPEIA CRONOLOGIA DA INTEGRAÇÃO EUROPEIA 1950 9 de Maio Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, profere um importante discurso em que avança propostas inspiradas nas ideias de Jean Monnet.

Leia mais

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão PROFESSOR CLAUDIO F GALDINO - GEOGRAFIA Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio

Leia mais

A FORMAÇÃO DA EUROPA CONTEMPORÂNEA. Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia Instituição: Colégio Mauá

A FORMAÇÃO DA EUROPA CONTEMPORÂNEA. Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia Instituição: Colégio Mauá A FORMAÇÃO DA EUROPA CONTEMPORÂNEA Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia Instituição: Colégio Mauá IMPÉRIO ROMANO Início da unidade europeia no século II; INSTABILIDADE DO IMPÉRIO ROMANO Migrações

Leia mais

Na génese da unificação europeia do pós-guerra

Na génese da unificação europeia do pós-guerra Na génese da unificação europeia do pós-guerra A II GUERRA MUNDIAL E A FORMAÇÃO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes José Pedro Teixeira Fernandes 17/06/2015 PARTE I Os impulsos

Leia mais

Disciplina de Área de Integração Técnico Restauração variantes Restaurante/Bar

Disciplina de Área de Integração Técnico Restauração variantes Restaurante/Bar Disciplina de Área de Integração Técnico de Restauração variantes de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria 1º ano Ciclo de Formação 2015/2018 Ano letivo 2015/2016 Mód. 1 - Tema-Problema A Identidade Regional

Leia mais

Cidadania Europeia T R A B A L H O R E A L I Z A D O P O R : F I L I P A R E S E N D E N º º H

Cidadania Europeia T R A B A L H O R E A L I Z A D O P O R : F I L I P A R E S E N D E N º º H Cidadania Europeia T R A B A L H O R E A L I Z A D O P O R : F I L I P A R E S E N D E N º 2 1 1 2 2 1 1 º H Momentos importantes na construção da UE A Cidadania da União Europeia foi estabelecida pelo

Leia mais

11/03/2013 BLOCOS ECONÔMICOS. O Comércio multilateral e os blocos regionais

11/03/2013 BLOCOS ECONÔMICOS. O Comércio multilateral e os blocos regionais BLOCOS ECONÔMICOS O Comércio multilateral e os blocos regionais 1 O comércio multilateral Bretton Wood (1944) FMI Banco Mundial (Bird) OIC GATT OMC 2 PRINCÍPIOS DA OMC Não discriminação dos países membros

Leia mais

PROGRAMA DE DIREITO DA INTEGRAÇÃO ECONÓMICA

PROGRAMA DE DIREITO DA INTEGRAÇÃO ECONÓMICA Licenciatura de Direito em Língua Portuguesa PROGRAMA DE DIREITO DA INTEGRAÇÃO ECONÓMICA 4º ANO ANO LECTIVO 2011/2012 1 ELEMENTOS DE ESTUDO Bibliografia Básica: João Mota de Campos e João Luíz Mota de

Leia mais

A União Europeia (UE) é um bloco econômico criado em 1992 para estabelecer uma cooperação econômica e política entre os países europeus.

A União Europeia (UE) é um bloco econômico criado em 1992 para estabelecer uma cooperação econômica e política entre os países europeus. A União Europeia A União Europeia (UE) é um bloco econômico criado em 1992 para estabelecer uma cooperação econômica e política entre os países europeus. É um dos exemplos de blocos mais avançados apresentando

Leia mais

AS NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS E A AGRICULTURA FAMILIAR. Lic. Andrés Bancalari

AS NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS E A AGRICULTURA FAMILIAR. Lic. Andrés Bancalari AS NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS E A AGRICULTURA FAMILIAR Lic. Andrés Bancalari AGENDA PRIMEIRA PARTE: ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO SEGUNDA PARTE: OS ACORDOS DE LIVRE COMÉRCIO(ALCouTLC)EOMERCOSUL TERCEIRA

Leia mais

A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL MNE DGAE

A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL MNE DGAE A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL O CAMINHO PARA A UNIÃO EUROPEIA O QUE SE COMEMORA NO ANO EUROPEU 2008 QUIZ O CAMINHO PARA A UNIÃO EUROPEIA No século XX, depois das Guerras Mundiais (a 2ª foi

Leia mais

Aulas 04,05,06 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Bolsistas: Dayan Muniz e Marlúcio Neto Escola Estadual Imperial Marinheiro

Aulas 04,05,06 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Bolsistas: Dayan Muniz e Marlúcio Neto Escola Estadual Imperial Marinheiro Aulas 04,05,06 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Bolsistas: Dayan Muniz e Marlúcio Neto Escola Estadual Imperial Marinheiro Turma 8º ano A Professor (a)/supervisor (a): Inês Pacheco

Leia mais

PROTOCOLOS e DECLARAÇÕES anexas ao Tratado de Lisboa PROTOCOLOS

PROTOCOLOS e DECLARAÇÕES anexas ao Tratado de Lisboa PROTOCOLOS PROTOCOLOS e DECLARAÇÕES anexas ao Tratado de Lisboa PROTOCOLOS Protocolo (N.º 1) relativo ao papel dos Parlamentos nacionais na União Protocolo (N.º 2) relativo à aplicação dos princípios da subsidiariedade

Leia mais

Maio Dia da Europa Data de desenvolvimento: maio de 2009 Data de atualização: maio de 2017

Maio Dia da Europa Data de desenvolvimento: maio de 2009 Data de atualização: maio de 2017 Maio Dia da Europa Data de desenvolvimento: maio de 2009 Data de atualização: maio de 2017 Os Pais da Europa Konrad Adenauer (1876-1967) A visão política de Konrad Adenauer era a de uma Alemanha livre

Leia mais

VERSÕES CONSOLIDADAS

VERSÕES CONSOLIDADAS 7.6.2016 Jornal Oficial da União Europeia C 202/1 VERSÕES CONSOLIDADAS DO TRATADO DA UNIÃO EUROPEIA E DO TRATADO SOBRE O FUNCIONAMENTO DA UNIÃO EUROPEIA (2016/C 202/01) 7.6.2016 Jornal Oficial da União

Leia mais

IBES. Disciplina: Geopolítica Professora: Fernanda Tapioca Ministrada dia INTEGRAÇÃO ECONOMICA

IBES. Disciplina: Geopolítica Professora: Fernanda Tapioca Ministrada dia INTEGRAÇÃO ECONOMICA IBES Disciplina: Geopolítica Professora: Fernanda Tapioca Ministrada dia 08.04.14 INTEGRAÇÃO ECONOMICA Sumário: 1. Conceito/ Significado 2. Espécies: nacional, internacional e mundial 3. Integração econômica

Leia mais

A formação da União Europeia

A formação da União Europeia A formação da União Europeia A EUROPA DOS 28 Como tudo começou? 1926: 1º congresso da União Pan- Europeia em Viena (Áustria) 24 países aprovaram um manifesto para uma organização federativa na Europa O

Leia mais

Europa destruída após a s d u a s G r a n d e s Guerras mundiais ( e 1939 a 1945).

Europa destruída após a s d u a s G r a n d e s Guerras mundiais ( e 1939 a 1945). A UNIÃO EUROPEIA MOMENTO HISTÓRICO Europa destruída após a s d u a s G r a n d e s Guerras mundiais (1914-1918 e 1939 a 1945). Europa dividida entre E u r o p a o c i d e n t a l (capitalistas) e Europa

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / 06/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): RECUPERAÇÃO SEMESTRAL/JUNHO 2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

PEP/2017 2ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO GEOGRAFIA

PEP/2017 2ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO GEOGRAFIA 1 PEP/2017 2ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO GEOGRAFIA 1ª QUES TÃO (Valor 6,0) Estudar o processo de formação e evolução da União Europeia (UE) nas expressões política e militar, a

Leia mais

REGULAMENTO DELEGADO (UE) /... DA COMISSÃO. de

REGULAMENTO DELEGADO (UE) /... DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 7.7.2016 C(2016) 4164 final REGULAMENTO DELEGADO (UE) /... DA COMISSÃO de 7.7.2016 sobre a revisão da tabela aplicável às deslocações em serviço dos funcionários e outros agentes

Leia mais

Foto: Kirchberg: Avenue John F. Kennedy

Foto: Kirchberg: Avenue John F. Kennedy O Luxemburgo é um dos países fundadores da União Européia (Comunidade Econômica Européia) em 1957 juntamente com a Alemanha, Itália, França, Paises Baixos e Bélgica. Em 1951 foi assinado um outro Tratado

Leia mais

COMÉRCIO INTERNACIONAL

COMÉRCIO INTERNACIONAL COMÉRCIO INTERNACIONAL ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO (OMC): textos legais, estrutura, funcionamento. 2.1. O Acordo Geral Sobre Tarifas e Comércio (GATT-1994); princípios básicos e objetivos. 2.2. O Acordo

Leia mais

Acordos e Tratados Internacionais

Acordos e Tratados Internacionais Acordos e Tratados Internacionais CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTES: KEEDI, Samir. ABC do Comércio Exterior. São Paulo: Aduaneiras, 2007. www.desenvolvimento.gov.br www.aladi.org

Leia mais

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 Pós-Segunda Guerra Mundial A regionalização do mundo em países capitalistas e socialistas Critério: organização econômica, social e política

Leia mais

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS. Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS. Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre PRECEDENTES Início do século XX: - Muitas diferenças culturais, econômicas, políticas, religiosas etc. entre os países. - Muitos conflitos,

Leia mais

Cinema, Soft Power e os BRICS

Cinema, Soft Power e os BRICS Seminário Cinema, Soft Power e os BRICS Mostra Internacional de Cinema de São Paulo Debora Ivanov 27/10/2016 Diretrizes Diretrizes das ações internacionais realizadas pela ANCINE 1. Estímulo à realização

Leia mais

DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA 2015/2016 TURMA: PROFESSOR DOUTOR EDUARDO PAZ FERREIRA PROGRAMA. I. Introdução

DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA 2015/2016 TURMA: PROFESSOR DOUTOR EDUARDO PAZ FERREIRA PROGRAMA. I. Introdução DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA 2015/2016 TURMA: PROFESSOR DOUTOR EDUARDO PAZ FERREIRA PROGRAMA I. Introdução 1. Apresentação da cadeira 1.1. Porquê estudar Direito da União Europeia 1.2. Programa da cadeira

Leia mais

O PÓS-GUERRA E A CRIAÇÃO DA 1ª COMUNIDADE

O PÓS-GUERRA E A CRIAÇÃO DA 1ª COMUNIDADE O PÓS-GUERRA E A CRIAÇÃO DA 1ª COMUNIDADE Durante muito tempo os países da Europa andaram em guerra. A segunda Guerra Mundial destruiu grande parte do Continente Europeu. Para evitar futuras guerras, seria

Leia mais

GEOGRAFIA MÓDULO 19. A Relação do Brasil e os Organismos Internacionais ONG s, ONU, OIT e Direitos Humanos. Professor Vinícius Moraes

GEOGRAFIA MÓDULO 19. A Relação do Brasil e os Organismos Internacionais ONG s, ONU, OIT e Direitos Humanos. Professor Vinícius Moraes GEOGRAFIA Professor Vinícius Moraes MÓDULO 19 A Relação do Brasil e os Organismos Internacionais ONG s, ONU, OIT e Direitos Humanos As relações do Brasil com organismos internacionais, como já debatido

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS.

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS. A A A globalização é um fenômeno pelo qual ocorre uma influência estrangeira nos hábitos de consumo, na vida social, econômica, serviços e informações. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA A CRIAÇÃO EUROPEIA. Maria do Rosário Baeta Neves Professora Coordenadora

UNIÃO EUROPEIA A CRIAÇÃO EUROPEIA. Maria do Rosário Baeta Neves Professora Coordenadora UNIÃO EUROPEIA A CRIAÇÃO EUROPEIA 1952 CECA (TRATADO DE PARIS 18 de Abril 1951) Países aderentes: França Alemanha Bélgica Holanda Luxemburgo Itália Objectivos do Tratado de Paris: Criação do Mercado Comum

Leia mais

Abertura comercial e tarifas de importação no Brasil

Abertura comercial e tarifas de importação no Brasil 70 Agosto 2010 Abertura comercial e tarifas de importação no Brasil Lia Valls Pereira Em 1990, o governo brasileiro anunciou uma ampla reforma tarifária que deveria ser completada em 1994. A tarifa máxima

Leia mais

O ACP Jornal Oficial da União Europeia L 68, Faculdade de Direito de Lisboa-4 de Março de 2016

O ACP Jornal Oficial da União Europeia L 68, Faculdade de Direito de Lisboa-4 de Março de 2016 O ACP 2012 Jornal Oficial da União Europeia L 68, 7.3.2014 Faculdade de Direito de Lisboa-4 de Março de 2016 - A Natureza Plurilateral do ACP 2012 (Art. II, nº 3, do Acordo que Cria a OMC) - 45 partes:

Leia mais

Unidade II SISTEMÁTICA DE. Profa. Lérida Malagueta

Unidade II SISTEMÁTICA DE. Profa. Lérida Malagueta Unidade II SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO Profa. Lérida Malagueta Comércio internacional Brasil: temos Procon / SPC Comércio Internacional: Necessidade de criação de órgãos, como: Fundo Monetário

Leia mais

União Européia inicia a implementação de um serviço diplomático unificado

União Européia inicia a implementação de um serviço diplomático unificado União Européia inicia a implementação de um serviço diplomático unificado Análise Europa Integração Regional Vinícius Tavares de Oliveira 25 de Setembro de 2010 União Européia inicia a implementação de

Leia mais

Ano lectivo de 2009/2010 Geografia 7ºano. A União Europeia

Ano lectivo de 2009/2010 Geografia 7ºano. A União Europeia Ano lectivo de 2009/2010 Geografia 7ºano A União Europeia A origem da UE Com o final da Segunda Guerra Mundial ( 1939-1945) e a emergência das duas grandes potências mundiais: E.U.A e União Soviética,

Leia mais

Sumário. I. A organização internacional da Europa no pós-segunda Guerra ( )... 17

Sumário. I. A organização internacional da Europa no pós-segunda Guerra ( )... 17 5 Sumário Siglas utilizadas... 11 Introdução... 13 I. A organização internacional da Europa no pós-segunda Guerra (1945-1949)... 17 A. A Europa no desfecho da guerra: o ano zero... 17 1. Os primeiros esforços

Leia mais

Envia-se em anexo, à atenção das delegações, o documento JOIN(2016) 26 final.

Envia-se em anexo, à atenção das delegações, o documento JOIN(2016) 26 final. Conselho da União Europeia Bruxelas, 8 de junho de 2016 (OR. en) Dossiê interinstitucional: 2016/0166 (NLE) 10023/16 COEST 150 PROPOSTA de: data de receção: 7 de junho de 2016 para: n. doc. Com.: Assunto:

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Sujeitos de Direito Internacional Público: O sistema das Nações Unidas. Organizações internacionais especializadas da ONU. Parte 9 Prof. Renata Menezes Estrutura: Conferência

Leia mais

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DIPLOMÁTICO REPERTÓRIO DE POLÍTICA EXTERNA: POSIÇÕES DO BRASIL

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DIPLOMÁTICO REPERTÓRIO DE POLÍTICA EXTERNA: POSIÇÕES DO BRASIL MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DIPLOMÁTICO REPERTÓRIO DE POLÍTICA EXTERNA: POSIÇÕES DO BRASIL BRASÍLIA, 2007 Copyright Ministério das Relações Exteriores Brasil. Ministério

Leia mais

LEI Nº 8.212, DE 24 DE JULHO DE (redação dada pela Lei nº 9.876, de )

LEI Nº 8.212, DE 24 DE JULHO DE (redação dada pela Lei nº 9.876, de ) BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2015 1 LEI Nº 8.212, DE 24 DE JULHO DE 1991 (redação dada pela Lei nº 9.876, de 26.11.1999) Art. 85-A. Os tratados, convenções e outros acordos internacionais de que Estado estrangeiro

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 1 Krugman & Obtstfeld (2005) Cap. 9 OMC Entendendo la OMC (www.wto.org) 2 INTERESSE DO EXPORTADOR Identificação Barreiras e Ações

Leia mais

ESCOLA EMBAIXADORA DO PARLAMENTO EUROPEU PROGRAMA PEDAGÓGICO MANUAL DO ALUNO. Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal

ESCOLA EMBAIXADORA DO PARLAMENTO EUROPEU PROGRAMA PEDAGÓGICO MANUAL DO ALUNO. Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal ESCOLA EMBAIXADORA DO PARLAMENTO EUROPEU PROGRAMA PEDAGÓGICO MANUAL DO ALUNO Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal O início da União Europeia Existe um antes e um depois da criação da

Leia mais

Regimes de Negociação Comercial Internacional e a atuação brasileira RNCI Prof. Diego Araujo Azzi

Regimes de Negociação Comercial Internacional e a atuação brasileira RNCI Prof. Diego Araujo Azzi Regimes de Negociação Comercial Internacional e a atuação brasileira RNCI 2018.1 Prof. Diego Araujo Azzi Regime de Negociação Comercial Internacional e a Atuação Brasileira Aula 03 (27.02) Acordos para

Leia mais

O papel geopolítico do Brasil. Professor: Eduardo Elias de Oliveira Sobrinho

O papel geopolítico do Brasil. Professor: Eduardo Elias de Oliveira Sobrinho O papel geopolítico do Brasil Professor: Eduardo Elias de Oliveira Sobrinho eduardoeos@gmail.com Geopolítica Clássica O conceito da geopolítica clássica foi formulado pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel

Leia mais

Maio. Dia da Europa. Maio de 2009

Maio. Dia da Europa. Maio de 2009 Maio Dia da Europa Maio de 2009 Os Pais da Europa Konrad Adenauer (1876-1967) A visão política de Konrad Adenauer era a de uma Alemanha livre e unificada, dentro de uma Europa livre e integrada. Primeiro

Leia mais

DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEIDE DIREITO AUTORAL

DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEIDE DIREITO AUTORAL UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA TRATADOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL Por: Silas Ferreira dos Santos Orientadora Prof. a Renata Alcione de Faria Villela de Araújo

Leia mais

NOVOS TEMAS NA AGENDA DE ACORDOS DO BRASIL

NOVOS TEMAS NA AGENDA DE ACORDOS DO BRASIL NOVOS TEMAS NA AGENDA DE ACORDOS DO BRASIL SERVIÇOS, INVESTIMENTOS, PROPRIEDADE INTELECTUAL E COMPRAS GOVERNAMENTAIS 4º SEMINÁRIO SOBRE COMÉRCIO INTERNACIONAL CNI-IBRAC PANORAMA DA REDE DE ACORDOS DE COMÉRCIO

Leia mais

3. (UEPB) Assinale com V as proposições Verdadeiras e com F as Falsas, em relação à União Europeia.

3. (UEPB) Assinale com V as proposições Verdadeiras e com F as Falsas, em relação à União Europeia. União Europeia 1. (UEPB 2008)A Turquia, um dos países candidatos a integrar a União Europeia, tem dividido opiniões quanto ao seu ingresso no bloco. Dentre as polêmicas que dificultam sua entrada, destacam-se:

Leia mais

O continente europeu

O continente europeu EUROPA: CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente europeu Continente pequeno, ocupa 7% das terras emersas do planeta, apenas 10,3 milhões de Km², é uma península da Ásia Estende-se do oceano Atlântico aos montes

Leia mais

A UNIÃO EUROPEIA.

A UNIÃO EUROPEIA. A UNIÃO EUROPEIA O Centro de Informação Europeia Jacques Delors O Centro foi criado para informar os cidadãos sobre qualquer assunto relacionado com a União Europeia. Jacques Lucien Jean Delors Nasceu

Leia mais

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF. PROF. D.Sc. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF. PROF. D.Sc. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. D.Sc. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO 1 OBJETIVOS DA AULA 6 Globalização e Blocos Econômicos Globalização Econômica e Financeira Mercosul e

Leia mais

União Européia: Processo de Integração Econômica*

União Européia: Processo de Integração Econômica* União Européia: Processo de Integração Econômica* Autores: *Débora Cristina Petry Acadêmica do 7º semestre do Curso de Economia da Unijuí Campus Santa Rosa e integrante do Grupo PET Economia. *Denise Adriana

Leia mais

BLOCOS ECONÔMICOS Profº Gustavo Silva

BLOCOS ECONÔMICOS Profº Gustavo Silva BLOCOS ECONÔMICOS Profº Gustavo Silva O comércio multilateral Bretton Wood (1944) FMI Banco Mundial (Bird) OIC GATT OMC PRINCÍPIOS DA OMC Não discriminação dos países membros Reciprocidade Acesso aos

Leia mais

ACTA FINAL. AF/CE/LB/pt 1

ACTA FINAL. AF/CE/LB/pt 1 ACTA FINAL AF/CE/LB/pt 1 Os Plenipotenciários do REINO DA BÉLGICA, do REINO DA DINAMARCA, da REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA, da REPÚBLICA HELÉNICA, do REINO DE ESPANHA, da REPÚBLICA FRANCESA, da IRLANDA,

Leia mais

ESTATÍSTICAS DA IMIGRAÇÃO

ESTATÍSTICAS DA IMIGRAÇÃO ESTATÍSTICAS DA IMIGRAÇÃO I. ESTATÍSTICAS DE IMIGRAÇÃO DE PAÍSES DA OCDE % estrangeiros por total de população residente em países da OCDE País 1992 1995 1998 2001 2002 Áustria 7,9 8,5 8,6 8,8 8,8 Bélgica

Leia mais

Fordismo e Produção Flexível

Fordismo e Produção Flexível Fordismo e Produção Flexível Diferenças entre o modo de produção fordista e o modo de produção flexível Fordismo Produção Flexível produção em massa e em grande escala; produtos padronizados; mão-de-obra

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL. Tratados Internacionais

DIREITO INTERNACIONAL. Tratados Internacionais DIREITO INTERNACIONAL Tratados Internacionais Conceito e nomenclatura Validade no Brasil Estrutura Profª Luciana Romano Morilas 1 Constituição Federal Na CF, há vários dispositivos que remetem aos Tratados

Leia mais

Não ã col o ilg i a g m a o m s o Es E ta t d a o d s o,, un u i n m i o m s o ho h m o e m n e s n ".. Jean Monnet

Não ã col o ilg i a g m a o m s o Es E ta t d a o d s o,, un u i n m i o m s o ho h m o e m n e s n .. Jean Monnet Noção e Formas de Integração Económica Não coligamos Estados, unimos homens". Jean Monnet Identificar a UE A linguagem dos símbolos 9 de Maio Dia da Europa Ode à Alegria Hino Europeu A 9 de Maio de 1950,

Leia mais

ORDEM DO DIA PROVISÓRIA COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (2.ª Parte) Edifício Europa, Bruxelas 15 e 16 de novembro de 2017 (15:00, 14:30)

ORDEM DO DIA PROVISÓRIA COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (2.ª Parte) Edifício Europa, Bruxelas 15 e 16 de novembro de 2017 (15:00, 14:30) Conselho da União Europeia Bruxelas, 13 de novembro de 2017 14278/17 OJ CRP2 38 ORDEM DO DIA PROVISÓRIA COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (2.ª Parte) Edifício Europa, Bruxelas 15 e 16 de novembro de

Leia mais

Direito Internacional da Segurança Social

Direito Internacional da Segurança Social Direito Internacional da Segurança Social 16 de Abril de 2008 Pierre Guibentif ISCTE / Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais ISCTE 16-4-2008 Introdução histórica Parte 1: até a II Guerra

Leia mais

Conselho da União Europeia Bruxelas, 8 de julho de 2016 (OR. en) Secretário-Geral da Comissão Europeia, assinado por Jordi AYET PUIGARNAU, Diretor

Conselho da União Europeia Bruxelas, 8 de julho de 2016 (OR. en) Secretário-Geral da Comissão Europeia, assinado por Jordi AYET PUIGARNAU, Diretor Conselho da União Europeia Bruxelas, 8 de julho de 2016 (OR. en) 11070/16 NOTA DE ENVIO de: data de receção: 7 de julho de 2016 para: n. doc. Com.: STAT 10 FIN 462 INST 307 DELACT 146 Secretário-Geral

Leia mais

Livre comércio X proteção. Política comercial estratégica

Livre comércio X proteção. Política comercial estratégica Livre comércio X proteção Política comercial estratégica Política comercial estratégica Ação governamental para alterar jogo estratégico. Conflito e cooperação na política comercial; Guerra comercial traz

Leia mais

Cobertura de, aproximadamente, 7% do PIB mundial

Cobertura de, aproximadamente, 7% do PIB mundial São Paulo Brasil I Outubro 2015 Comércio e Investimento Comércio e Investimento Acordos comerciais em vigor Acordos comerciais assinados, que ainda não entraram em vigor Acordos de Cooperação em Investimento

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 02/06/2012 Nota: Professor(a): EDVALDO DE OLIVEIRA Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

A História da União Europeia entre o Alargamento e o Aprofundamento. Gabinete de Informação do Parlamento Europeu 29 de setembro de 2017

A História da União Europeia entre o Alargamento e o Aprofundamento. Gabinete de Informação do Parlamento Europeu 29 de setembro de 2017 A História da União Europeia entre o Alargamento e o Aprofundamento Gabinete de Informação do Parlamento Europeu 29 de setembro de 2017 https://www.europarltv.europa.eu/pt/programme/others/teaming-up-withthe-eu

Leia mais

ÍNDICE GERAL. apresentação da 8ª edição 7 apresentação da 7ª edição 9 apresentação da 6ª edição 11 apresentação da 1ª edição 13

ÍNDICE GERAL. apresentação da 8ª edição 7 apresentação da 7ª edição 9 apresentação da 6ª edição 11 apresentação da 1ª edição 13 ÍNDICE GERAL apresentação da 8ª edição 7 apresentação da 7ª edição 9 apresentação da 6ª edição 11 apresentação da 1ª edição 13 PARTE I 15 1. Introdução 17 2. A pré-história da integração europeia (as ideias

Leia mais

ORDEM DO DIA PROVISÓRIA Reunião: 2068.ª reunião do COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (Parte 2)

ORDEM DO DIA PROVISÓRIA Reunião: 2068.ª reunião do COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (Parte 2) CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 4 de Outubro de 2004 (05.10) (OR. en) 13043/04 OJ/CRP2 35 ORDEM DO DIA PROVISÓRIA Reunião: 2068.ª reunião do COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (Parte 2) data: Bruxelas,

Leia mais

Parte 1 TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

Parte 1 TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL Sumário Parte 1 TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL Capítulo 1 Abordagens Analíticas do Comércio Internacional... 3 1.1. Uma breve abordagem histórica... 3 1.2. Teorias Clássicas... 7 1.2.1. Teoria das Vantagens

Leia mais