Mestruação é uma maldição. Maternidade é escravidão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mestruação é uma maldição. Maternidade é escravidão"

Transcrição

1 Mestruação é uma maldição Maternidade é escravidão Entre as que se vendem pela prostituição e as que se vendem pelo casamento a única diferença consiste no preço e na duração do contrato. Não sabemos mais exatamente se ainda existem mulheres, se existirão sempre, se devemos ou não desejar que existam.

2 Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. O homem é definido como ser humano e a mulher é definida como fêmea. Quando ela comporta-se como um ser humano ela é acusada de imitar o macho. É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta. Simone de Beauvoir; Segundo Sexo,1949.

3 FEITOS HOMEM E MULHER A IMAGEM DE DEUS

4 Gên 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Gên 1:27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

5 Proposição Homem e mulher são igualmente imagem de Deus, mas criados diferentes.

6 I Homem e mulher são igualmente imagem de Deus Gn 1.26 Criou Deus o homem à sua imagem. A primeira palavra homem se refere à espécie humana. Homem e mulher igualmente carregam a imagem de Deus.

7 1Co 11:12 Porque, como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus. Gál 3:28 Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus..

8 1Pe 3:7 Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.

9 1Pe 3:7 Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações. HOMEM E MULHER ESTÃO NO MESMO NÍVEL ESPIRITUAL. AMBOS FORAM AFETADOS PELO PECADO E TEM A IMAGEM DE CRISTO FORMADA NELES PELA GRAÇA

10 1Pe 3:7 Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações. DEUS DIZ NA SUA PALAVRA QUE O MARIDO DEVERIA TER ESPECIAL CONSIDERAÇÃO POR SUA ESPOSA, POR SER A PARTE MAIS FRÁGIL

11 II Homem e mulher foram criados diferentes - Gn 1.27 a imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou. Os termos para homem e mulher são designativos de gênero. Homem e mulher carregam a imagem de Deus de forma distinta.

12 Diferenças distorcidas pelo pecado MACHISMO X FEMINISMO Gên 3:16 e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

13 Igualdade distorcida pelo pecado Os papéis se confundem. Surgimento de uma cultura unissex. A masculinidade atacada nos últimos 30 e 40 anos. Margem para o homossexualismo. O que faz um homem ser homem e não uma mulher ser mulher? O que faz uma mulher ser uma mulher e não um homem?

14 Igualdade realçadas pelo pecado se nós não ensinarmos meninos e meninas sobre a verdade e a beleza e o valor de suas diferenças, e como viver com elas, essas diferenças não amadurecerão de maneira saudável mas de maneira disfuncional. John Piper Submissão mútua? Sim e não. 1Co

15 Igualdade e Diferenças restabelecidas pela graça. COMPLEMENTARISMO Deus criou homens e mulheres diferentes, para papéis diferentes; não só biologicamente, mas também na personalidade, disposição e comportamento.

16 Igualdade e Diferenças restabelecidas pela graça. Essas diferenças são aceitas e celebradas de forma que glorificam a Deus que as estabeleceu. Possui implicações para: Família: Ao representarem a Cristo e a igreja. Igreja: Homens exercem funções de governo e ensino e homens e mulheres se aplicam aos diversos ministérios. Sociedade: Homens trabalham no desenvolvimento da sociedade e as mulheres investem na criação de futuros cidadãos.

17 Aplicações: Crie meninos para serem homens que protegem as mulheres, que são bons provedores e que são cavalheiros. Crie meninas para serem mulheres que se submetem e honram seus maridos, que amam cuidar de crianças e do lar. Honre sua esposa/mãe pelo trabalho que ela faz no lar, mais do que você honra uma médica, advogada ou qualquer outra profissional bem sucedida.

18 Aplicações: Seja um homem de força e coragem. Tome as iniciativas com relação ao funcionamento da casa, a disciplina dos filhos e o culto doméstico. Proteja sua esposa física, emocional e espiritualmente. Respeite e honre seu marido submetendo-se graciosamente as decisões dele e solicitando gentilmente que ele tome as decisões familiares.

19 Conclusão: Homens e mulheres são seres humanos criados diferentes em diversos aspectos, mas exercem papéis complementares e dependentes para a Glória de Deus.