PLANO ANUAL MATERNAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO ANUAL MATERNAL"

Transcrição

1 PLANO ANUAL MATERNAL

2 Eixo Norteador: Brasil, um país multicultural. Justificativa O Projeto tem como eixo norteador o Brasil, um país multicultural. O nosso país é detentor de uma ampla extensão territorial, privilegiado com grande variedade de recursos naturais e biomas, com rica diversidade em fauna e flora, ampla extensão litorânea e grande parte da maior floresta equatorial do mundo. Também possui uma grande diversidade de culturas e etnias. Essa diversidade refere-se aos vários costumes de uma sociedade, entre os quais podemos listar: vestimentas, culinária, festas folclóricas, crenças e todos os demais tipos de manifestações culturais e tradições. Os responsáveis pela grande variedade cultural presente no Brasil são os colonizadores europeus, a civilização indígena e os escravos africanos. Esse tema busca trazer para grupo a descoberta e o conhecimento de novas culturas e também instigar a questão da valorização e do respeito para com o outro. O referencial curricular nacional para educação infantil descreve que: Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, que é marca da vida social brasileira. Essa diversidade inclui não somente as diversas culturas, os hábitos, os costumes, mas também as competências, as particularidades de cada um. Aprender a conviver e relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes, que possuem expressões culturais e marcas sociais próprias, é condição necessária para o desenvolvimento de valores éticos, como a dignidade do ser humano, o respeito ao outro, a igualdade e a equidade e a solidariedade (RCN, 1998, v.1, p.35). Com este propósito, foi pensado em um personagem que irá viajar com o maternal pelo Brasil em busca de aventuras, proporcionando a descoberta de várias

3 culturas e riquezas de cada região. O tema Maternal em uma viagem pelo Brasil, busca através da elaboração de alguns projetos explorar todos os eixos dos Parâmetros Curriculares Para Educação Infantil (Natureza e Sociedade, Linguagem oral e escrita, Artes, Matemática, Música e Movimento). Objetivo Geral Conhecer a diversidade cultural presente nas regiões do Brasil. Projeto 1 - Tainá e Maternal em: As aventuras pela floresta Amazônica. Justificativa: O projeto surgiu a partir da observação e diálogo com as crianças do maternal, pois nesta faixa etária, as crianças encontram-se na fase do realismo imaginário, onde pensam que a imitação é a realidade. De forma lúdica, o maternal fará uma viagem imaginária, junto com nossa mascote TAINÁ, uma indiazinha protetora dos animais, com história encantada que contribuirá com conhecimentos culturais e explorará a floresta Amazônia de forma simples e divertida. Esta personagem será responsável por conduzir a viagem pela floresta Amazônica, rodeada de magia, encantos, mitos, que cercam este lugar. Conheceremos sobre seus costumes, alimentação e moradia. Tainá, com sua mala viajante, fará uma visita na casa de cada criança, envolvendo a família nesta experiência incrível, trazendo curiosidade sobre o animal escolhido e a elaboração de um livro sobre os animais pesquisados.

4 Objetivos Específicos: Conhecer a Amazônia através da sua biodiversidade de fauna e flora; Compreender a importância e a necessidade de preservação do meio ambiente e da cultura; Conhecer características dos povos indígenas; Identificar aspectos da cultura indígena relacionados à natureza; Reconhecer a lenda indígena como um elemento do folclore; Conhecer a divisão do Brasil em cinco regiões; Incentivar o gosto pela leitura, escrita, arte, música e dança. Possibilitar a construção e valorização da cultura brasileira, buscando uma verdadeira identidade cultural; Entrar em contato com manifestações artísticas, expressões de sua cultura; Participar de brincadeiras, cantigas de roda, jogos específicos da região. Estratégias: Confecção dos animais de cada criança; Confeccionar um livro sobre a viagem pela floresta Amazônia; Apresentar a personagem do projeto: TAINÁ; Buscar elementos da natureza para confecção de instrumentos de caça e pesca; Mala viajante que seguirá para a casa das crianças em esquema de rodízio. A mala deverá retornar na segunda feira junto com anotações contando um pouco sobre o animal escolhido trazendo curiosidades, fotos, figuras e registros de como foi o seu dia com o personagem. Filmes sobre o tema; Apresentar às crianças curiosidades diversas sobre os animais; Realizar pesquisas diversas na internet, em livros e com a família; Fazer entrevistas sobre os costumes e tradições com os familiares; Lendas e mitos;

5 Confeccionar brinquedos e instrumentos musicais que retratam a região estudada; Músicas; Danças típicas; Hábitos alimentares das regiões; Murais; Confecção do passaporte e identidade; Decoração das salas; Brincadeiras da região; Confeccionar para cada criança uma mala; Preparar um painel com desenho de um avião para viajar; Construir oca; Confeccionar para cada criança a boneca Tainá para as famílias customizar; Sons da natureza, avião, Fantasia de índio; Maquetes. Projeto 2- Tainá e o maternal em: Uma aventura pelo Nordeste. Justificativa: O projeto viajando pelo Nordeste, busca conhecer as riquezas desse povo e suas raízes culturais. Com novos personagens a baiana e o cangaceiro, será uma ótima oportunidade para o maternal explorar elementos culturais como as brincadeiras, artesanatos, danças e músicas, conhecendo um pouco sobre a obra de Luiz Gonzaga, as festas juninas um elemento cultural do povo nordestino, a culinária, lendas folclóricas, conhecendo através de alguns artistas, como Tarsila de Amaral e suas obras retratando o bioma do Nordeste.

6 Objetivos Específicos: Reproduzir sons, falas e imagens de personagens relacionados à cultura nordestina; Destacar as principais figuras da cultura nordestina; Conhecer a diversidade cultural popular, as personalidades, artistas (pintores, escritores, artistas, entre outros) resgatando a importância do folclore; Incentivar o respeito às diferenças existentes em um povo; Conhecer e representar as diversas danças, ritmos e músicas da cultura nordestina. Estratégias: Personagens da cultura local; Materiais para a produção de objetos e personagens; Livros de histórias típicas; Canções e cordéis; Apresentações artísticas das crianças;( festa junina e apresentação da turma) Apresentação de fotos e trabalhos das crianças; Criar e expor as produções típicas; Resgatar brincadeiras da região; Dobraduras; Maquete; Releitura da obra de arte da Tarsila de Amaral e outros; Trabalhar as canções como poemas; Mala viajante; Livro de registro; Confecção dos personagens; Painel com decoração da vegetação da região.

7 Projeto 3: Tainá e Maternal em: explorando as brincadeiras na região Centro-Oeste Justificativa: O Projeto visa explorar de forma lúdica as diversidades culturais existentes nesta região, através das brincadeiras, danças, músicas, pontos turísticos, artes, o clima e alguns animais existentes nesta região. Nesta mistura de cultura, buscou-se criar um personagem para junto com Tainá e o maternal explorar alguns lugares estratégicos da região. O grupo elegeu o lobo guará como o personagem incentivará as crianças a embarcarem no mundo da imaginação para descobrirem as peculiaridades do centro-oeste. Objetivos Específicos: Desenvolver e cultivar sentimento de respeito às diferentes culturas; Conhecer tradições diferentes; Identificar características históricas da região; Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles; Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e outras crianças, fortalecendo a autoestima. Ampliar gradativamente as possibilidades de comunicação e interação social; Entrar em contato com manifestações artísticas e expressões de sua cultura; Participar de brincadeiras, cantigas de roda, jogos específicos de cada região; Conhecer e identificar a fauna da região.

8 Estratégias: Conversa e registro no caderno (sondagem dos conhecimentos prévios); Mala viajante; Apresentação do mapa do Brasil (região centro-oeste); Conhecer Jogos e brincadeiras; Contação de histórias; Representação de cantigas e lendas; Construção de textos coletivos; Recorte e colagem; - Quebra-cabeça (mapa do Brasil); Confecção de personagens; Confecção dos jogos; Maquete; Confecção dos artesanatos da região; Pintura em tela; Conhecer obra de artistas da região; Construção de brinquedos; Dramatização; Modelagem com massinha; Leitura de diversos tipos de textos (jornais, revistas, livros etc.).

9 Projeto 4: Tainá e Maternal em: Conhecendo Rio de Janeiro Justificativa: Esse projeto proporcionará para nossas crianças do maternal o conhecimento da diversidade cultural da região sudeste, que compreende as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O grupo elegeu a cidade do Rio de Janeiro, sendo o mesmo, um lugar rico em variedades, crenças e costumes que certamente despertará a curiosidade aos nossos pequenos. Através das brincadeiras, será proporcionado uma viagem imaginária mágica ao Rio de Janeiro. Junto com os personagens de cada região, vamos apresentar o Zé Carioca, um papagaio falante com sotaque tradicional da região. O objetivo é conhecer histórias, pessoas e lugares, visitando e descobrindo a mistura maravilhosa e incrível de riquezas e tradições que formam a identidade e a cultura popular carioca. A criança ao brincar procura espaços e formas de expressar-se e descobrir o mundo através da brincadeira. Nesse sentido, Agostinho (2005, p.69) nos afirma que, as crianças querem um lugar para se movimentar, ou seja, movimentar-se para as crianças é comunicar-se, expressar-se, interagir com o mundo; é uma forma de linguagem; é explorar e conhecer o mundo e o próprio corpo, seus limites e possibilidades. Embarcaremos nessa linda viagem descobrindo um Rio de Janeiro de muitas cores, sons, formas, contrastes, texturas e diversidade. Objetivos Específicos: Conhecer a região sudeste através do mapa e os estados que o compõe; Conhecer e identificar os animais típicos da região sudeste; Valorizar os diferentes ritmos musicais; Desenvolver a atenção, concentração, percepção visual e noção espacial.

10 Nomear e identificar instrumentos musicais típicos da região sudeste. Reconhecer a cidade do Rio de Janeiro como uma das cidades mais belas do Brasil, assim como seus pontos turísticos. Conhecer obras de vários artistas que retrataram o Rio de Janeiro. Expressar-se de forma criativa, com diferentes técnicas e materiais, retratando os pontos turísticos ou as músicas do Rio de Janeiro. Estratégias: Confecção a Arara Azul (Blue); Confeccionar um livro sobre a viagem pela cidade maravilhosa; Apresentar a personagem do projeto: TAINÁ, lobo guará, boneco típico do nordeste e Zé Carioca; Buscar elementos da natureza; Mala viajante Filme sobre o tema; Apresentar às crianças curiosidades diversas sobre o lugar; Realizar pesquisas diversas na internet, em livros e com a família; Fazer entrevistas sobre os costumes e tradições com os familiares; Lendas e mitos; Confeccionar brinquedos e instrumentos musicais que retratam a região estudada; Músicas; Danças típicas; Hábitos alimentares das regiões; Murais; Passaporte; Brincadeiras da região;

11 Vídeos e fotos sobre os pontos turísticos do Rio de Janeiro, Cristo Redentor, Bondinho do Pão de Açúcar, Floreta, da Tijuca, Maracanã, Praia de Ipanema, Carnaval; Instrumentos musicais do Samba. Brincadeiras: Pipa Projeto 5: Tainá e maternal em: explorando a ilha da magia. Justificativa: Este projeto finaliza com a região sul, a brincadeira com o boi-de-mamão é uma das mais tradicionais manifestações folclóricas da Ilha de Santa Catarina e tem se consolidado ao longo dos anos como marca registrada das crianças. O Boi de Mamão é uma manifestação folclórica muito presente nas cidades catarinenses com influência açoriana. É uma história da morte e ressureição de um boi, com personagens característicos normalmente representados por grandes bonecos. Mistura teatro, música e dança, resgatando histórias da cultura popular. Para representar a mascote da região sul, será feito uma votação dos personagens no qual participará desta viagem a ilha da magia, aprendendo sobre a cultura dessa cidade. Quando utilizam o faz-de-conta, as crianças enriquecem sua identidade, porque podem experimentar outras formas de ser e pensar, ampliando suas concepções sobre as coisas e pessoas ao desempenhar vários papéis sociais ou personagens.

12 Objetivos Específicos: Fortalecer a identidade cultural das crianças; Identificar características históricas da região; Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e outras crianças, fortalecendo a autoestima; Ampliar gradativamente as possibilidades de comunicação e interação social; Entrar em contato com manifestações artísticas e expressões de sua cultura; Participar de brincadeiras, cantigas de roda, jogos específicos da região; Estimular a atenção, concentração, percepção visual e noção espacial. Nomear e identificar instrumentos musicais típicos da região sul; Reconhecer a cidade de Florianópolis como sua cidade de origem, assim como seus pontos turísticos; Conhecer obras de vários artistas que retrataram a cultura da região; Expressar-se de forma criativa, com diferentes técnicas e materiais, retratando os pontos turísticos ou as músicas de Florianópolis; Estimular a imaginação e a criatividade através da releitura e das ilustrações que serão propostas; Valorizar as manifestações folclóricas brasileiras; Conhecer o mapa e suas regiões; Identificar os tipos de cultura e idiomas da região sul;

13 Conhecer e experimentar as diversas formas de movimentos, coreografias; explorar as possibilidades de movimento do próprio corpo. Estratégias: Confecção dos personagens do boi de mamão; Confeccionar um livro sobre a viagem pela ilha; Apresentar a personagem do projeto: TAINÁ, lobo guará, boneco típico do Sul, os personagens da história; Buscar elementos da natureza; Mala viajante; Filme sobre o tema; Apresentar às crianças curiosidades diversas sobre o lugar; Realizar pesquisas diversas na internet, em livros e com a família; Fazer entrevistas sobre os costumes e tradições com os familiares; Lendas e mitos; Confeccionar brinquedos e instrumentos musicais que retratam a região estudada; Músicas; Danças típicas; Hábitos alimentares das regiões; Murais; Passaporte; Brincadeiras da região; Os pontos turísticos da ilha.

14 Recursos Utilizados: Mapa, figuras do animal, elementos da natureza, músicas referentes ao tema historias, fantasias, mídias, desenho referente ao tema, mascote da turma índia Tainá, culinária típica da região, mala, livro de registro, passaporte, sucatas para produção dos animais, decoração da sala, porta e corredor. Figuras dos pontos turísticos, elementos da natureza, músicas referentes ao tema histórias, fantasias, mídias, desenho referente ao tema, mascote da turma Zé Carioca, baiana, cangaceiro, boi de mamão, a bruxa e lobo guará, sucatas para produção da maquete, filmes, personagens da região do Brasil, mapa, brinquedos, jogos pedagógicos, sucatas etc. Avaliação: A avaliação no CEIVM é descritiva e semestral. A partir de registros escritos e fotográficos, filmagens e reflexões em reuniões docentes, será elaborada a avaliação no âmbito individual e coletivo, a fim de elencar as conquistas, dificuldades e desafios da criança ao longo do semestre. Bibliografia: AGOSTIHO. REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL. 2005, P.69 UMA VIAGEM RUMO A FLORESTA. < periodo-ed-infantil-uma-viagem-rumo-a-floresta-na-mostra-de-conhecimentos>. Acesso 29ABR2019. VIAJANDO PELO BRASIL. < Acesso29ABR2019.

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I.

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I. Centro Educacional Mundo do Saber Palhoça, 18 de Fevereiro de 2013 Professora Bárbara pereira Turma Maternal I Projeto anual Justificativa O Projeto tem a importância essencial para a aprendizagem das

Leia mais

Tema: TAINÁ E MATERNAL em: Uma aventura pela floresta

Tema: TAINÁ E MATERNAL em: Uma aventura pela floresta POLÍCIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE ENSINO DA POLÍCIA MILITAR CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL VIDA E MOVIMENTO Home Page: www.ceivm.com.br E-mail: cepmcreche@pm.sc.gov.br Tema: TAINÁ E MATERNAL em:

Leia mais

2.Disciplina (s) envolvida (s): Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ciências, Literatura,

2.Disciplina (s) envolvida (s): Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ciências, Literatura, 1.NOME DO PROJETO: Os encantos das Regiões Brasileiras 2.Disciplina (s) envolvida (s): Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ciências, Literatura, Música 3.Professor(a): Mislene Medeiros

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

Brasil e a diversidade do nosso povo: Resgatando valores. Conhecendo as regiões brasileiras.

Brasil e a diversidade do nosso povo: Resgatando valores. Conhecendo as regiões brasileiras. EMEB MARIA TOMICH MONTEIRO DA SILVA Projeto Educacional Interdisciplinar TEMA: Brasil e a diversidade do nosso povo: Resgatando valores SUB-TEMA: Conhecendo as regiões brasileiras. CUIABÁ-MT 2016 JUSTIFICATIVA

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO 4 2018 LÍNGUA PORTUGUESA Reconto de histórias. Letras A, B, C, D, E, F, G, H, bem como as suas convenções para a escrita. Produção de escrita. Escrita como forma de comunicação.

Leia mais

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano Desenvolver e explorar as percepções manuais, artísticas e de ludicidade, desenvolvendo ainda as habilidades motoras e intelectuais. Estimular os sentidos e a sensibilidade

Leia mais

LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO:

LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO: COORDENAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS: ANÁLIA DO VALLY COORDENAÇÃO GERAL: MOISÉS MALHEIROS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: FELIPE LUCENA DIREÇÃO GERAL: VALÉRIA VAZ LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO: OBJETIVO A cultura

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CUIABÁ 2015 Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar

Leia mais

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral:

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: PLANEJAMENTO Escola: Professora: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: Escola: Professora: Data: Acolhida e apresentação da professora e dos alunos. Conhecendo a sala e escola. Cartaz da rotina do dia.

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Infantil II Educação Infantil Disciplina: LINGUAGEM Série: INFANTIL II Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos Desenvolver

Leia mais

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre Proposta Pedagógica 2017 (ANO) 2 Bimestre Professor: Aisha Coraci maternal III 2º Bimestre / 2017 PROJETO DE TRABALHO OBJETIVOS RECURSOS DIDÁTICOS Projeto Identidade Autonomia (sentidos) Ensinar não é

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL

PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL A maior conquista do ser humano, é a sabedoria que ele adquiri. (Dri) Taquarussu- MS 2.011 PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 2 TURNO: MATUTINO

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando

Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando sua história e depois de apresentar o seu autorretrato,

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Maceió, 16 de julho de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

VI Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola /II Seminário Institucional do PIBID-UNIUBE TITULO O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO

VI Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola /II Seminário Institucional do PIBID-UNIUBE TITULO O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO VI Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola /II Seminário Institucional do PIBID-UNIUBE TITULO O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO Rosimeire Cristina da silva rosicristinadasilva@gmail.com Linha

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 EI02EO02 Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios EI02CG01 Apropriar-se de gestos e

Leia mais

PLANO ANUAL I PERÍDO

PLANO ANUAL I PERÍDO PLANO ANUAL - 2019 I PERÍDO Professora Regente: Jane Lúcia Santos Da Luz Professoras Auxiliares: Margareth Regina Rodrigues, Maria Neri Duarte, Marta Regina Cardoso De Oliveira e Francisca Roza. JUSTIFICATIVA:

Leia mais

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 JUSTIFICATIVA: Neste 3 período iremos abordar o tema sobre a conservação

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE TEMA: BICHOS DE JARDIM AUTORAS: MARIA DO CARMO SOUZAE IDALINA DE SOUZA PEIXOTO

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do Projeto: A lona das artes. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 O circo é um mundo mágico no qual

Leia mais

SEMEC Lendo e Escrevendo

SEMEC Lendo e Escrevendo SEMEC Lendo e PREFEITURA MUNICIPAL DE IELMO MARINHO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA ESCOLA MUNICIPAL REGINA PIO GONÇALVES TURMA: 4 e 5 ANOS TURNO: MATUTINO PROFESSORA: ELIANE CAMPELO SISTEMA

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos Coordenação motora Identidade 1, 8 10, 12, 13, 23, 45, 54, 62, 63 Estimular a Manipular materiais. Desenvolver noção de direção e sentido: da

Leia mais

PLANO ANUAL º Período. Professora Regente: Juçara Carvalho Silvano. Professoras Auxiliares: Eliane Silveira e Maria Lúcia Da Cruz Nascimento.

PLANO ANUAL º Período. Professora Regente: Juçara Carvalho Silvano. Professoras Auxiliares: Eliane Silveira e Maria Lúcia Da Cruz Nascimento. PLANO ANUAL - 2019 2º Período Professora Regente: Juçara Carvalho Silvano. Professoras Auxiliares: Eliane Silveira e Maria Lúcia Da Cruz Nascimento. Eixo Norteador: Brasil, um país multicultural. Conhecendo

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil

PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil UNIDADE IV: Identidade Quem sou eu? Meu nome Gênero: menino e menina Raça (Etnia) UNIDADE V: Meio de comunicação Escrito

Leia mais

PROJETO. Justificativa do Projeto

PROJETO. Justificativa do Projeto PROJETO Turma: 3B Nome da professora: Geiza Morais Rosendo Nome do Projeto: O que tem no coração do Amazonas? Período do Projeto: 1º trimestre Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa do Projeto O projeto

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Jardim Infantil Popular da Pontinha

Jardim Infantil Popular da Pontinha Jardim Infantil Popular da Pontinha Projeto Pedagógico do CATL Extensões de Horário e Interrupções Letivas Educar com Arte Animadora Sociocultural Mª José Magessi Ano Letivo 2013/2014 EDUCAR COM ARTE Várias

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 O eu, o outro e o nós Traços, sons, cores e quantidades, relações e transformações Unidade temática Eu, minha escola e meus colegas necessidades

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: FASE 4 A NOME DO PROJETO: Aprendendo com a literatura de Tatiana Belinky PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: Nesta faixa etária, as crianças

Leia mais

PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL

PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL CRECHE MUNICIPAL TERTULIANA MARIA DE ARRUDA SOUZA MÂE NHARA Projeto do segundo bimestre PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL CUIABÁ 2015 Projeto: Diversidade Cultural INTRODUÇÂO Ao analisar o cenário atual da

Leia mais

PLANO ANUAL º período

PLANO ANUAL º período PLANO ANUAL - 2019 3º período Professora Regente: Sandra Regina Sousa. Professoras Auxiliares: Andrea V. de Andrade Freita e Vanessa Gonçalves. Eixo norteador: Brasil, um país multicultural. A Fantástica

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II Unidade Educação Infantil Campus Realengo PROJETO

COLÉGIO PEDRO II Unidade Educação Infantil Campus Realengo PROJETO COLÉGIO PEDRO II Unidade Educação Infantil Campus Realengo Grupamento II Turma 23 Professoras: Camila Machado e Cristiane Clemente Ano: 2015 PROJETO Tema: Casinha mágica. Vamos às compras? O projeto começou

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2014/2015 CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA

Plano Anual de Atividades 2014/2015 CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA Mês Temas/conteúdos Atividades Objetivos gerais Intervenientes Espaço -Início do Ano Escolar; -Recepção dos Alunos. - Atividades de grupo; -Acolhimento e receção

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento

Leia mais

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 PLANEJAMENTO SEMANAL GRUPO 4 e 5 2017 GRUPO ARARA ADI: JANAINA Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 Jogos Pedagógicos Massinha Desenho Dirigido da história contada Parque no Gramado Pesquisa

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 5A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: Dos jardins de Curitiba às Cataratas do Iguaçu Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I DESAFIO DO DIA ARTES. Conteúdo: Danças Folclóricas brasileiras.

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I DESAFIO DO DIA ARTES. Conteúdo: Danças Folclóricas brasileiras. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA INTERATIVA I Conteúdo: Danças Folclóricas brasileiras. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA INTERATIVA I Habilidades:

Leia mais

CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola

CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola Resumo A série Caminhos da Escola nos apresenta neste episódio Arte na Escola, uma coletânea de matérias gravadas a partir de experiências em escolas de formação técnica

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

Atendimento a crianças de dois anos a três anos e onze meses PLANEJAMENTO PARA O ANO LETIVO DE 2015

Atendimento a crianças de dois anos a três anos e onze meses PLANEJAMENTO PARA O ANO LETIVO DE 2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ Secretária Municipal de Educação Creche Municipal Josefa Catarina de Almeida Atendimento a crianças de dois anos a três anos e onze meses PLANEJAMENTO PARA O ANO LETIVO DE

Leia mais

Projetos I semestre GA/B e G1/2 O SAPO CURIOSO - SONS E TEXTURAS Professoras Gislaine Esteves e Aline Brasil

Projetos I semestre GA/B e G1/2 O SAPO CURIOSO - SONS E TEXTURAS Professoras Gislaine Esteves e Aline Brasil GA/B e G1/2 O SAPO CURIOSO - SONS E TEXTURAS Professoras Gislaine Esteves e Aline Brasil Usando a literatura como apoio, os grupos 1/2 e A/B adotaram o livro O Sapo Curioso para nortear o Projeto. O objetivo

Leia mais

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência:

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência: PROJETO Turma: Fase 5B Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: O velho Chico: um pedacinho do nosso Brasil Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS ESCOLA: PROFESSOR (A): Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS ESCOLA: PROFESSOR (A): Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. ESCOLA: CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS PROFESSOR (A): Queridos (as) professores (as): Hoje vamos evidenciar o pensar e o agir no contexto escolar, com uma ampla chuva de ideias pedagógicas, para que o planejamento

Leia mais

Centro Social de Santa Maria de Sardoura Plano Anual de Atividades Prolongamento Escolar

Centro Social de Santa Maria de Sardoura Plano Anual de Atividades Prolongamento Escolar Data Comemoração Objetivos Atividades/Local 1 a 30 de setembro Receção e integração das crianças Bem-vindos Promover o conhecimento entre colegas; Conhecer as regras do Prolongamento; Conhecer os diferentes

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 SER CIDADÃO *Reconhecer e valorizar atitudes de convivência, respeito, solidariedade a outras pessoas. *Desenvolver, reconhecer e valorizar as atividades do cotidiano. *Conhecer direitos e deveres

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4B Nome da professora: Jamile Silva de Sá Nome do Projeto: Quando eu crescer, quero ser? Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 Todos quando crianças sonham em

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Viajando pelo Folclore Brasileiro. E.M.E.B. Nossa Senhora Do Loreto. Professor(es) Apresentador(es): Mariane de Oliveira Santos.

Viajando pelo Folclore Brasileiro. E.M.E.B. Nossa Senhora Do Loreto. Professor(es) Apresentador(es): Mariane de Oliveira Santos. Viajando pelo Folclore Brasileiro E.M.E.B. Nossa Senhora Do Loreto Professor(es) Apresentador(es): Mariane de Oliveira Santos Realização: Foco do Projeto Ampliar o repertório do grupo quanto ao tema folclore.

Leia mais

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Educação infantil Creche e pré escolas O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país,

Leia mais

Eixos/temas Noções / Conceitos Competências e Habilidades UNIDADE 1 SOU UM SER HUMANO COM NOME E IDENTIDADE UNIDADE 2 EU VIVO UNIDADE 3 MEU CORPO

Eixos/temas Noções / Conceitos Competências e Habilidades UNIDADE 1 SOU UM SER HUMANO COM NOME E IDENTIDADE UNIDADE 2 EU VIVO UNIDADE 3 MEU CORPO AMNT ND 1 O AL F NSINO RLIGIOSO 1 ANO 2 VIVO u vivo u vivo com os outros u cuido do outro 3 u tenho um nome que me identifica. u gosto de... u desejo e sonho com... SO M SR HMANO COM NOM IDNTIDAD M CORPO

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Jardim de Infância

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Jardim de Infância PL ANUAL DE ATIVIDADES Jardim de Infância LETIVO 2016/2017 Para além do trabalho previsto no projeto de sala, não podemos deixar de referir algumas atividades que surgem como comemoração de algumas datas

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 EI03EO05 Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas Jardim II A e B/Integral 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

A educação tem um guia e esse guia são as crianças. PLANEJAMENTO BIMESTRAL 3º Bimestre Letivo. Professora: Daiane Carvalho Turma - Maternal II

A educação tem um guia e esse guia são as crianças. PLANEJAMENTO BIMESTRAL 3º Bimestre Letivo. Professora: Daiane Carvalho Turma - Maternal II A educação tem um guia e esse guia são as crianças. PLANEJAMENTO BIMESTRAL 3º Bimestre Letivo Professora: Daiane Carvalho Turma - Maternal II Projeto de trabalho Objetivos Recursos Didáticos PROJETO LITERÁRIO:

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II Maceió, 27 de abril de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II Senhores pais ou responsáveis Já iniciamos o segundo bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão desenvolvidos

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA I DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE PL ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE LETIVO 2016/ 2017 Para além do trabalho previsto no projeto de sala, não podemos deixar de referir algumas atividades que surgem como comemoração de algumas datas importantes,

Leia mais

Atividades rítmicas e expressão corporal

Atividades rítmicas e expressão corporal Atividades rítmicas e expressão corporal LADAINHAS CANTIGAS BRINQUEDOS CANTADOS FOLCLORE MOVIMENTOS COMBINADOS DE RÍTMOS DIFERENTES RODAS Estas atividades estão relacionados com o folclore brasileiro,

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 1 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Viviane Bhoes Identidade e Autonomia * Reconhecer colegas e professores pelo nome; * Ampliar

Leia mais

Centro Social Monsenhor Júlio Martins

Centro Social Monsenhor Júlio Martins Centro Social Monsenhor Júlio Martins Plano Anual de Atividades 2014/2015 Tema do Projeto Educativo: Brincar a Aprender Tema do Projeto Curricular de Turma: Descobrir com as emoções Sala dos 3,4 e 5 anos

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II Maceió, 01 de agosto de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

Calendarização Tema Objectivos Actividades Intervenientes Recursos Avaliação Custo Previsível

Calendarização Tema Objectivos Actividades Intervenientes Recursos Avaliação Custo Previsível 1º Período Calendarização Tema Objectivos Actividades Intervenientes Recursos Avaliação Custo Previsível Setembro Início das Actividad es Lectivas Integrar das crianças no ambiente escolar Promover as

Leia mais

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos Educação Infantil na BNCC: possibilidades para uma construção curricular Alessandra Jácome Coordenadora de Currículo da Educação

Leia mais

1.1. Creche Objectivos gerais

1.1. Creche Objectivos gerais 1.1. Creche 1.1.1. Objectivos gerais Os processos de ensino e aprendizagem deverão contribuir nesta primeira etapa da Educação para a Infância, para que as crianças alcancem os seguintes objectivos: -

Leia mais

Sala: CATL Educadora: Susana Campos Professora: Elisabete Oliveira

Sala: CATL Educadora: Susana Campos Professora: Elisabete Oliveira Sala: CATL Educadora: Susana Campos Professora: Elisabete Oliveira 1 SETEMBRO OUTUBRO A minha Escola À descoberta da Terra do Nunca Outono Feira dos Piratas Dia das bruxas Conhecer os diferentes espaços

Leia mais

BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL

BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVO - Apresentar a estrutura da BNCC para a Educação Infantil. - Estabelecer relação da BNCC com a proposta da coleção Monte e Remonte. Define as aprendizagens essenciais que

Leia mais

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 JUSTIFICATIVAS PARA O MATERIAL PEDAGÓGICO 2015 Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 01-Tela de arte para pintura 30x40: usada no contexto do projeto de artes plásticas. O objetivo

Leia mais

Cursos Extras Página 1 de 5

Cursos Extras Página 1 de 5 Nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 têm acesso a várias atividades que estimulam o desenvolvimento físico, mental e sociocultural, e que criam vivências para a vida toda. Nossos

Leia mais

Mês de setembro Calendarização Tema Atividades Área Objetivos Recursos Local Avaliação

Mês de setembro Calendarização Tema Atividades Área Objetivos Recursos Local Avaliação 1 Mês de setembro Setembro Setembro Setembro Reunião de Pais Início do ano letivo receção das da Creche - Reunião de Pais - Formação Pessoal e social - Boas vindas; placar de boas vindas no átrio do colégio.

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE PARTICIPANTES: IDALINA DE SOUZA PEIXOTO MARIA DO CARMO SOUZA CONTO E RECONTO

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Jardim I A - Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CRECHE MUNICIPAL TERTULIANA MARIA DE ARRUDA SOUZA MÂE NHARA PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CUIABÁ 2015 INTRODUÇÃO Partindo do pressuposto de que a creche é um espaço

Leia mais

Data Tema Objetivos Atividades Recursos

Data Tema Objetivos Atividades Recursos Data Tema Objetivos Atividades Recursos Setembro Adaptação - Promover a (re) adaptação; - Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor; - Desenvolver atitudes de autoestima e autoconfiança, bem como, o

Leia mais