PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Pós-Graduação em Neurociência e Cognição

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Pós-Graduação em Neurociência e Cognição"

Transcrição

1 Pós-Graduação em Neurociência e Cognição EDITAL Nº 004/2011 Processo Seletivo para Mestrado em Neurociência e Cognição Quadrimestre (ano e quadrimestre) O curso de Pós-graduação em Neurociência e Cognição (PPG-NC) da Universidade Federal do ABC - UFABC torna pública a abertura das inscrições para a seleção de candidatos para ingresso no Mestrado Acadêmico Stricto Sensu com início previsto para fevereiro de 2012, e estabelece as normas e procedimentos para o processo de seleção de candidatos. 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. Para a inscrição no processo seletivo, os solicitantes devem comprovar, na ocasião da solicitação de inscrição, a conclusão de curso superior de graduação reconhecido pelo MEC, em qualquer área de conhecimento, até a data da matrícula no curso Os critérios de seleção e classificação são baseados em etapas as quais poderão ser realizadas de forma presencial ou à distância (etapas I, II e III). Devendo o candidato fazer esta já no formulário de inscrição. O candidato que optar pela prova não presencial se responsabiliza pela disponibilidade de um computador com capacidade de utilizar programas aplicativos preferencialmente Skype (devendo o candidato especificar no momento da inscrição), webcam e uma conexão de Internet de banda larga. A prova será realizada, única e exclusivamente, em língua portuguesa ou inglesa a ser definido pelo candidato no formulário de inscrição. As etapas deste processo consistem em: I. Provas escritas: conhecimentos gerais e Inglês; II. Arguição sobre o projeto de pesquisa ou intenção de linha de pesquisa, a ser apresentado no momento da inscrição; III. Entrevista sobre currículo e documentos comprobatórios; IV. Análise de currículo*; V. Análise do Histórico escolar*; VI. Análise das cartas de recomendação*; *etapas na presença apenas da comissão de seleção As provas de conhecimentos gerais e Inglês (nota de zero a dez, para cada uma delas em separado) serão realizadas em uma unidade da UFABC. A prova escrita geral versará sobre a bibliografia especificada no Anexo I. As duas provas poderão ser substituídas pelo exame GRE Geral. A prova de inglês poderá ser substituída por um dos seguintes exames: TOEFL ou IELTS. A substituição ocorrerá somente no caso de solicitação expressa do candidato no formulário de inscrição, envio dos comprovantes e uma análise da Comissão de Seleção.

2 A arguição do projeto de pesquisa ou linha de pesquisa de versará sobre o quanto se enquadra na linha de pesquisa do programa de PPG-NC. Será realizada em sessão registrada por meio de gravação de voz. O Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição disponibiliza projetor multimídia para apresentação. A prova consistirá em apresentação oral de proposta de pesquisa ou justificativa de interesses em alguma linha de pesquisa do Programa (a qual deverá ser enviada por escrito no momento da inscrição para o processo seletivo), deverá ter duração entre 10 (dez) a 15 (quinze) minutos, e será realizada para uma banca de 3 (três) avaliadores. Os examinadores avaliarão: capacidade de organização, clareza, objetividade e pertinência do conteúdo apresentando em relação à proposta de pesquisa ou linha de interesse. Cada avaliador atribuirá nota de 0 (zero) a 10 (dez), obtendo se a nota final pela média aritmética simples das notas A entrevista será realizada na sequencia da arguição e tem por objetivo averiguar eventuais duvidas em relação a documentação apresentada pelo candidato, será baseada na análise do currículo previamente entregue por ocasião da inscrição, devidamente acompanhado das cópias dos documentos comprobatórios, e considerando os itens relacionados: Títulos Acadêmicos; Produção Científica: artigos em Revistas Científicas, capítulos de livro, Resumos em anais de congressos, palestras em eventos científicos ou acadêmicos e participação em eventos científicos; Cursos e atividades complementares relacionados à temática do Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição; Experiência profissional em área correlata ao Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição Análise de currículo será realizada em sessão fechada onde estarão presentes apenas os membros da comissão de seleção e onde será feita a avaliação da produção cientifica com bases nos documentos apresentados. Será baseada nos critérios CAPES de produção científica, devendo o candidato no ato da inscrição apresentar currículo, devidamente acompanhado das cópias dos documentos comprobatórios A nota mínima para aprovação nas avaliações parciais é 6,0 (seis). A nota mínima para aprovação na média final é 7,0 (sete). Considerando as seguintes proporções: Prova de conhecimentos gerais (peso 2) Arguição (peso 1) Entrevista (peso 1) Análise de currículo, histórico escolar e cartas de recomendação (peso 2) Prova de proficiência em língua estrangeira (peso 1)

3 Para fins de atribuição da nota final será efetuada a média segundo os pesos descritos no item Embora não seja exigida a indicação de um orientador no momento da inscrição, a aprovação final é condicionada à disponibilidade de orientadores na linha de pesquisa pretendida, realizada através de uma análise da Comissão de Seleção Não é requisito para o ingresso no curso de PPG-NC da UFABC a indicação de um orientador, porém, é desejável que o candidato verifique a disponibilidade de orientadores na linha de pesquisa de interesse, bem como, que este (s) orientador (es) esteja (m) cadastrado (s) no programa ( Não há taxa de inscrição para o processo seletivo de que trata o presente edital A realização do processo seletivo será coordenada pela Comissão de Seleção, a Comissão será presidida por um membro da coordenação do curso. 2. DO CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO 2.1 O calendário de inscrição, seleção e início das aulas para o primeiro quadrimestre de 2012 é apresentado abaixo. Prazo de inscrição 20 de outubro a 18 de novembro de 2011 Divulgação das inscrições homologadas 25 de novembro de 2011 Prazo para recurso das inscrições 28 de novembro de 2011 indeferidas Resultado dos recursos das inscrições 30 de novembro de 2011 Provas: conhecimentos Gerais e Inglês 02 de dezembro de 2011 Divulgação dos resultados das provas: 07 de dezembro de 2011 conhecimentos gerais e Inglês Arguição de projeto preliminar ou linha de 12 de dezembro de 2011 interesse de pesquisa e Entrevista Divulgação do resultado final 15 de dezembro de 2011 Matrícula 30 de janeiro a 03 de fevereiro de 2012 Ajuste de matrícula 06 de fevereiro a 08 de fevereiro de 2012 Aprovação das matrículas 09 e 10 de fevereiro de 2012 Início das aulas 06 de fevereiro de 2012

4 3. DAS VAGAS OFERECIDAS 3.1 Serão oferecidas 10(dez) vagas de Mestrado. O número exato de vagas poderá sofrer alteração em função da existência de candidatos aptos nos termos do presente Edital. 4. DA INSCRIÇÃO 4.1. Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: I. Ficha de inscrição devidamente preenchida, modelo no site. II. Cópia do RG e CPF; III. RNE, no caso de estrangeiro, (Se não possuir o RNE, será aceita, para inscrição, cópia do passaporte); IV. Cópia do histórico escolar da graduação; V. Caso tenha feito alguma pós-graduação, cópia do(s) certificado(s) de conclusão e respectivo(s) histórico(s); VI. Currículo atualizado do candidato; VII. Duas cartas de recomendações, instruções no site: Os documentos citados deverão ser enviados em formato digital, em um único arquivo compactado, para o ppgnc.selecao@ufabc.edu.br. O assunto da mensagem deve ser Processo seletivo Mestrado: inscrição seguida do nome completo do candidato. Alternativamente, os documentos deverão ser entregues em envelope lacrado ou enviados por SEDEX, com carimbo de postagem até 18h (dezoito horas) do dia 10 de novembro de 2011, para: Curso de Pós-graduação em Neurociência e Cognição Universidade Federal do ABC Secretaria de Pós-graduação Rua Santa Adélia, 166 Bloco B 8º andar Santo André SP CEP DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO 5.1. Dos Critérios de Seleção: O processo seletivo para o ingresso no curso de Pós-graduação Neurociência e Cognição é elaborado e realizado pela Comissão de Seleção constituída por docentes da UFABC. Os critérios de seleção e classificação são baseados em:

5 I. Provas: conhecimentos gerais e Inglês; II. Arguição sobre o projeto de pesquisa ou intenção de linha de pesquisa, apresentado no momento da inscrição; III. Entrevista sobre currículo e documentos comprobatórios; IV. Análise de currículo*; V. Análise do Histórico escolar*; VI. Análise das cartas de recomendação*; *etapas na presença apenas da comissão de seleção Prova de conhecimento geral será constituída por um conjunto de questões dissertativas relacionadas à temática do curso e em acordo com a bibliografia recomendada. O exame de conhecimentos gerais tem caráter eliminatório, sendo também considerado para a classificação final e concessão de bolsas de estudo aos candidatos que fizeram a solicitação no preenchimento do formulário de inscrição. Serão desclassificados os candidatos que chegarem atrasados no local da prova. Esta prova poderá ser substituída pelo exame GRE Geral (com escores mínimos de 450 Verbal, e 580 Quantitativo) Arguição: Os candidatos selecionados serão arguidos por uma banca examinadora, indicada pela Comissão de Seleção (de forma presencial ou por meio de programas aplicativos, preferencialmente Skype, com vídeo e em modo de compartilhamento de tela), sobre questões referentes ao projeto preliminar de pesquisa e ao seu percurso acadêmico. A banca examinadora disporá de 15 (quinze) minutos para realização da entrevista Entrevista: A entrevista será realizada por uma banca de docentes da UFABC (de forma presencial ou por meio de programas/aplicativos, preferencialmente Skype, com vídeo). Os candidatos convocados à entrevista deverão trazer (ou enviar em formato PDF para o de inscrição) cópia dos documentos e certificados comprobatórios das atividades descritas no currículo. Serão desclassificados os candidatos que chegarem atrasados no local da entrevista ou não estiverem conectados no horário agendado para a entrevista Cartas de recomendação (Opcional): As cartas de recomendação deverão ser enviadas para o ppgnc.selecao@ufabc.edu.br diretamente pela pessoa que recomenda o candidato, preferencialmente através de sua conta profissional ou institucional). O assunto da mensagem deve ser Recomendação seguido do nome completo do candidato. As cartas devem ser enviadas durante o período de inscrição. As cartas que chegarem após o período de inscrição não serão aceitas para o processo seletivo Prova proficiência em Inglês: os candidatos realizarão exame de proficiência em língua estrangeira inglês em unidade da UFABC. Caso o candidato possua comprovante de proficiência em língua estrangeira inglês deverá apresentá-lo

6 junto aos documentos de inscrição e este deverá ter como data limite de 5 (cinco) anos anteriores à data da inscrição, ou comprovar a naturalidade em país de língua inglesa. Serão aceitos como comprovantes de proficiência: TOEFL (Test of English as a Foreign Language), teste com o resultado mínimo de pontos se executado pela Internet, e de 213 pontos se por computador ou de 550 pontos se em papel; IELTS (International English Language Test), com o mínimo de 6,0 pontos. Candidatos que comprovem a residência em país de língua inglesa por período superior a 2 (dois) anos ficam liberados da prova de proficiência. 6. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO 6.1 Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo o candidato que: I. Prestar declarações ou apresentar documentos falsos, em quaisquer das etapas da seleção; II. Não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste edital; III. Não apresentar-se à arguição na data, horário e local especificado. IV. Não apresentar-se à entrevista na data, horário e local especificado. É de responsabilidade do candidato o acompanhamento da publicação de todos os atos, editais e comunicados referente a esse processo divulgados na página eletrônica oficial da Universidade Federal do ABC ( e na página eletrônica do curso de PPG-NC(a pagina está fora do ar coloco o link assim que entrar) 7. DO RESULTADO O resultado contendo a classificação em ordem de prioridade para atribuição de bolsas será publicado na página do curso de PPG-NC na internet, no endereço ( 8. DA MATRÍCULA Os candidatos aprovados no processo seletivo deverão efetuar sua matrícula na Secretaria de Pós-graduação, localizada no campus Santo André da Universidade Federal do ABC, Bloco B, 8º andar, de 30 de janeiro a 03 de fevereiro de A matrícula deverá ser feita pessoalmente ou mediante procuração simples (de próprio punho), mediante apresentação de documento original de identificação com foto do representante.

7 Para a matrícula, deverão ser apresentados os seguintes documentos (original e uma cópia simples frente e verso): 1. RG; 2. RNE ou passaporte com visto para estudante (somente para alunos estrangeiros); 3. CPF; 4. Certificado de Reservista, para candidatos do sexo masculino; 5. Certidão de Casamento se houver; 6. Comprovante de residência atualizado com CEP; 7. Título de Eleitoral com 02 (dois) últimos comprovantes de votação ou comprovante de quitação eleitoral; 8. Diploma da Graduação (frente e verso) ou provisoriamente Certificado/Atestado da Graduação; (é imprescindível o Diploma de graduação para emissão do diploma de Mestrado) 9. Histórico Escolar da Graduação; 10. Solicitação de Matrícula obtida via Portal do Aluno, assinada pelo Aluno e Orientador; 11. Formulário de Cadastro Geral preenchido pelo Aluno, disponível no Portal do Aluno ; 12. Formulário de Informações de status no curso / Bolsa de Estudos preenchido pelo Aluno, disponível no Portal do Aluno (Preenchimento para todos os alunos); 13. Formulário de Declaração de Aceite do regimento do Curso preenchido e assinado pelo Aluno, disponível no Portal do Aluno ; 14. Formulário de Aceite do Aluno pelo Orientador, preenchido e assinado pelo Orientador ou Coordenador do PPG-NC; Foto 3x4; 9. DAS BOLSAS DE ESTUDOS Os alunos que solicitarem bolsa de estudo e que indiquem a possibilidade de dedicação exclusiva ao curso (ambas no formulário de inscrição) concorrem a bolsas de estudo sob administração da Coordenação do curso, concedidas por agências de fomento. As bolsas serão alocadas conforme sua disponibilidade e de acordo com a classificação dos candidatos. É previsto que a divulgação da lista de alunos contemplados com bolsa de estudo ocorra conjuntamente com a divulgação da lista dos alunos aprovados no processo seletivo. 10. DISPOSIÇÕES FINAIS A inscrição do candidato implica a aceitação das normas de seleção contidas neste edital e do prévio conhecimento do Regulamento da Pós Graduação da UFABC.

8 10.2. O candidato que solicitar a impugnação de qualquer das cláusulas, deverá fazêlo no momento de sua inscrição, dispondo, por escrito, em sua carta de encaminhamento, os motivos para tanto. Decairá do direito de impugnar o candidato que não o fizer nesse momento É de responsabilidade do candidato o acompanhamento da publicação de todos os atos, editais e comunicados referente a esse processo, principalmente pelo portal do programa A Coordenação do Curso não se responsabiliza por solicitações de inscrição não recebidas dentro do prazo estipulado por motivos que não dependem da UFABC O candidato poderá solicitar a revisão ou impugnação de qualquer etapa do concurso em prazo máximo de 48h corridas após a divulgação do resultado no site por meio de para: ppgnc.selecao@ufabc.edu.br ou protocolando a solicitação a qual deverá ser entregue em envelope lacrado na secretaria de Pós-Graduação da Universidade Federal do ABC, com a seguinte identificação no envelope: Curso de Pós-graduação em Neurociência e Cognição Universidade Federal do ABC Comissão de seleção Casos omissos e não previstos por este edital serão resolvidos pela Coordenação do Curso de Pós-graduação em Neurociência e Cognição.

9 Anexo I GAZZANIGA, Michael S.; IVRY, Richard B; MUNGUN, George R.. Neurociência cognitiva: a biologia da mente. 2 ed.. Porto Alegre: Artmed, p. ISBN LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Editora Atheneu, p. ISBN KANTOWITZ, Barry H.; ROEDIGER, Henry L.. Psicologia experimental: psicologia para compreender a pesquisa em psicologia. São Paulo: Thompson learning, p. ISBN ANTON, Howard; BIVENS, Irl; DAVIS, Stephen. Calculo. 8 ed. Porto Alegre: Bookman, v p. ISBN ARANGO, Héctor Gustavo. Bioestatística teórica e computacional: com banco de dados reais em disco. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. ISBN GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, p. ISBN BITTENCOURT, Jackson Cioni; ELIAS, Carol Fuzeti. Métodos em neurociência. São Paulo: Roca, p. ISBN

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Pós-Graduação em Neurociência e Cognição

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Pós-Graduação em Neurociência e Cognição Pós-Graduação em Neurociência e Cognição EDITAL Nº 003/2011 Processo Seletivo para Doutorado em Neurociência e Cognição Quadrimestre 2012.1 (ano e quadrimestre) O curso de Pós-graduação em Neurociência

Leia mais

EDITAL Nº 01/2012 Processo Seletivo para Mestrado em Matemática Quadrimestre 2013.1

EDITAL Nº 01/2012 Processo Seletivo para Mestrado em Matemática Quadrimestre 2013.1 EDITAL Nº 01/2012 Processo Seletivo para Mestrado em Matemática Quadrimestre 2013.1 O curso de Pós-graduação em Matemática da Universidade Federal do ABC (UFABC) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Página1 EDITAL Nº 007/2013 Processo Seletivo para Doutorado em Neurociência e Cognição Quadrimestre 2013.3 (ano e quadrimestre) O Curso de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição da Universidade Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA Edital de seleção de Mestrado Edital 01/2010 Ingresso: 2011 Este edital estabelece as regras para

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz Instituto Oswaldo Cruz

Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz Instituto Oswaldo Cruz Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas CHAMADA DE SELEÇÃO PÚBLICA de Candidatos ao Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas em

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC 1 PREAMBULO Estabelece as normas para o processo seletivo de alunos regulares no Programa

Leia mais

1.3. Aos futuros egressos do referido curso será outorgado o título de Mestre em Planejamento e uso de Recursos Renováveis.

1.3. Aos futuros egressos do referido curso será outorgado o título de Mestre em Planejamento e uso de Recursos Renováveis. EDITAL N o 001/2013/PPGPUR-So SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E USO DE RECURSOS RENOVÁVEIS PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE/2014

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO (CMAAD) DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UECE (PPGA/UECE) Nº 37 /2015 O Magnífico

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Edital 2/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Edital 2/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Edital 2/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FÍSICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2016 1.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada EDITAL Seleção para ingresso no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2015 1 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada. EDITAL Aluno Especial

Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada. EDITAL Aluno Especial EDITAL Aluno Especial Seleção de alunos especiais do (PPG-MAT) 2 Semestre de 2016 O (PPG-MAT) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas para

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas Edital de Seleção 2016 - Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto Edital de Seleção 2015/2º semestre Mestrado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL Nº 086/2013. Linhas de Pesquisa Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Letramento e Comunicação Intercultural

EDITAL Nº 086/2013. Linhas de Pesquisa Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Letramento e Comunicação Intercultural Salvador, Bahia Sábado e Domingo 7 e 8 de Setembro de 2013 Ano XCVIII N os 21.230 e 21.231 EDITAL Nº 086/2013 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições regimentais,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (PPG-CEN) PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PARA

Leia mais

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas. Edital de Seleção 2016 Mestrado

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas. Edital de Seleção 2016 Mestrado Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas Edital de Seleção 2016 Mestrado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO 1. FINALIDADE: 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso como bolsista PNPD/CAPES

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Leia mais

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins.

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE MESTRADO EDITAL Nº 01/2010 PGPV/UFT Para entrada em 2010/02 O presente Edital

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO 1º SEMESTRE 2014

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO 1º SEMESTRE 2014 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO 1º SEMESTRE 2014 Normas do Processo de Seleção para os Cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto do Programa de Pós-Graduação em Energia

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EDITAL 01 SELEÇÃO TURMA 2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EDITAL 01 SELEÇÃO TURMA 2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EDITAL 01 SELEÇÃO TURMA 2015 1. PREÂMBULO O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ),

Leia mais

SECRETARIA DO DESEVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA

SECRETARIA DO DESEVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA Programa de Mestrado Acadêmico Saúde e Envelhecimento da Famema EDITAL Nº 002/2014 Homologado pelo Conselho de Pós-graduação em 14 de fevereiro de 2014 Processo Seletivo para Mestrado Acadêmico Saúde e

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTE (PPG-ARTE)

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA (PPGGER) - MESTRADO

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA (PPGGER) - MESTRADO ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO - EACH/USP EDITAL EACH/CPG04/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA (PPGGER) - MESTRADO 1. Da

Leia mais

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS 1. FINALIDADE 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso como bolsista PNPD/CAPES no Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico EDITAL Nº 002/2013/PPGEP-S SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO (para

Leia mais

Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UnB N O. 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado Mestrado e Doutorado O Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) tem por objetivo principal a formação de recursos humanos qualificados em nível de mestrado e doutorado na área Interdisciplinar.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM 1 EDITAL Nº 006/2015-PPGADM Abertura de inscrições para

Leia mais

EDITAL PPGMPEP/UFRGS 001/2015

EDITAL PPGMPEP/UFRGS 001/2015 EDITAL PPGMPEP/UFRGS 001/2015 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO torna público que receberá inscrições de candidatos ao processo seletivo para o nível de Mestrado

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTE PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ ESPÍRITO SANTO EDITAL 01/2011

PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTE PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ ESPÍRITO SANTO EDITAL 01/2011 PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTE PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ ESPÍRITO SANTO EDITAL 01/2011 A Faculdade Estácio de Sá do Espírito Santo divulga a abertura de inscrições,

Leia mais

1. PREÂMBULO 2. DO NÚMERO DE VAGAS. 2.1 Serão oferecidas 10 (dez) vagas. 3. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

1. PREÂMBULO 2. DO NÚMERO DE VAGAS. 2.1 Serão oferecidas 10 (dez) vagas. 3. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA EDITAL No. /05 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 06. PREÂMBULO.

Leia mais

1.2. O acompanhamento de Editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato.

1.2. O acompanhamento de Editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato. EDITAL Nº 11/2015, de 28 de abril de 2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA SERVIDORES PÚBLICOS DE ENSINO PARA INGRESSO NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO, DO PROFUNCIONÁRIO CURSOS A DISTÂNCIA

Leia mais

SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2015

SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2015 AGENDA MUDANÇA INTERNA DE CURSO SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2015 16 a 18/9/2014 Período de inscrição - Internet 19/9/2014 Último dia para o candidato entregar seu Currículo à PRG

Leia mais

COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia. PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação

COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia. PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação EDITAL UFRJ nº 234/2014 Processo

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA EDITAL PG 08/2016/FMVZ/USP

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA EDITAL PG 08/2016/FMVZ/USP FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA EDITAL PG 08/2016/FMVZ/USP A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo comunica que, na secretaria

Leia mais

EDITAL Nº01 CIPHARMA DE DOUTORADO SELEÇÃO 2016/1. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (CiPharma)

EDITAL Nº01 CIPHARMA DE DOUTORADO SELEÇÃO 2016/1. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (CiPharma) EDITAL Nº01 CIPHARMA DE DOUTORADO SELEÇÃO 2016/1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (CiPharma) O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPG) da Escola de Farmácia da Universidade

Leia mais

Diário Oficial Estado de São Paulo

Diário Oficial Estado de São Paulo Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Geraldo Alckmin - Governador Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05650-900 - Fone: 2193-8000 Volume 124 - Número 142 -

Leia mais

LINHA DE PESQUISA 2 - Atenção Integral em Perinatologia

LINHA DE PESQUISA 2 - Atenção Integral em Perinatologia Edital nº 01/2015 A Direção da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a pedido da Coordenação do Mestrado Profissional em Saúde Perinatal, torna público que, no período compreendido

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Doutorado Interinstitucional em Enfermagem DINTER UFMG/ UFCG Edital de Seleção 2015 O Coordenador do Colegiado

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO nº. 006 de 14/10/2014.

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO nº. 006 de 14/10/2014. A Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA FSADU, por meio da Gerência de Técnica de Concursos GTEC/CONC/FSADU, em parceria com o Instituto Universitário Atlântico torna público, para conhecimento

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO INGRESSO 2016

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO INGRESSO 2016 UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO- MESTRADO PPGDir EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO INGRESSO 2016 Dispõe sobre as normas

Leia mais

EDITAL PPGA Nº. 02 /2013

EDITAL PPGA Nº. 02 /2013 1 EDITAL PPGA Nº. 02 /2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Leia mais

MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN

MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 02/2014

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO 2011 EDITAL N o 31 de 08/10/2010

UNIVERSIDADE POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO 2011 EDITAL N o 31 de 08/10/2010 UNIVERSIDADE POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO 2011 EDITAL N o 31 de 08/10/2010 A UNIVERSIDADE POSITIVO, por sua COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO para o Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO A Universidade Federal do Tocantins UFT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação PROPESQ, torna pública a abertura de inscrições para selecionar candidatos

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD Nº 01 - Edital de Solicitação de Matrícula

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD Nº 01 - Edital de Solicitação de Matrícula EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD Nº 01 - Edital de Solicitação de Matrícula A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna pública a divulgação do Edital Complementar ao Edital UFU/PROGRAD Nº

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ENSINO A DISTÂNCIA SEAD. Edital nº 02/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ENSINO A DISTÂNCIA SEAD. Edital nº 02/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ENSINO A DISTÂNCIA SEAD Edital nº 02/2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA PROVIMENTO DAS VAGAS EXISTENTES E PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO 2016 O Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade

Leia mais

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 10 de fevereiro a 05 de maio de 2014.

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 10 de fevereiro a 05 de maio de 2014. EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO A Universidade Federal do Tocantins UFT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação PROPESQ, torna pública a abertura de inscrições para selecionar candidatos

Leia mais

Edital N 04/ 2014 - Doutorado 2015

Edital N 04/ 2014 - Doutorado 2015 Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação Edital N 04/ 2014 - Doutorado 2015 A Coordenadora

Leia mais

EDITAL N.º 04/2015 1 DAS INSCRIÇÕES 1.1 PERÍODO. De 19 de junho a 30 de junho 2015. 1.2 PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES

EDITAL N.º 04/2015 1 DAS INSCRIÇÕES 1.1 PERÍODO. De 19 de junho a 30 de junho 2015. 1.2 PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES EDITAL N.º 04/2015 Edital de abertura de inscrições para seleção de docentes das diferentes áreas para atuação no ensino, pesquisa e extensão da Universidade de Caxias do Sul. O Reitor da Universidade

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO O Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de

Leia mais

EDITAL Nº1/2015 - BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO CENTRO-OESTE

EDITAL Nº1/2015 - BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO CENTRO-OESTE EDITAL Nº1/2015 - BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO CENTRO-OESTE 1. FINALIDADE 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso

Leia mais

Universidade Federal do Acre Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Universidade Federal do Acre Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Federal do Acre Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática EDITAL PROPEG 010/2013 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTE PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL N o 032/2012 PROPESP/UFAM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação,

Leia mais

Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Centro de Ciências - Departamento de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo UFC EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PÓS-GRADUAÇÃO IUA nº. 002 de 22/01/2016

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PÓS-GRADUAÇÃO IUA nº. 002 de 22/01/2016 O INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO IUA, em parceria com a INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA IPC Coimbra/Portugal e a Faculdade Einstein, torna público, para conhecimento dos interessados, que realizará

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS

Leia mais

Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências da Reabilitação DINTER UFMG - UFC para 2016. Edital N 03/ 2016

Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências da Reabilitação DINTER UFMG - UFC para 2016. Edital N 03/ 2016 Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências

Leia mais

EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Inmetro - 2016

EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Inmetro - 2016 Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA. EDITAL CPG-IEE005/2014 Abertura do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado para

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA. EDITAL CPG-IEE005/2014 Abertura do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado para UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA EDITAL CPG-IEE005/2014 Abertura do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Energia do Instituto de Energia

Leia mais

EDITAL DE DOUTORADO- FLUXO CONTÍNUO

EDITAL DE DOUTORADO- FLUXO CONTÍNUO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA EDITAL DE DOUTORADO- FLUXO CONTÍNUO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Patologia da Universidade

Leia mais

FACULDADE MERIDIONAL IMED ESCOLA DE DIREITO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO EDITAL Nº 01/2014

FACULDADE MERIDIONAL IMED ESCOLA DE DIREITO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO EDITAL Nº 01/2014 FACULDADE MERIDIONAL IMED ESCOLA DE DIREITO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO EDITAL Nº 01/2014 Processo seletivo de candidatos para ingressar no Programa de Pós-Graduação em Direito,

Leia mais

SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE 2015 (ingresso dos aprovados em 2016)

SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE 2015 (ingresso dos aprovados em 2016) SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE 2015 (ingresso dos aprovados em 2016) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estética e Filosofia da Arte do Instituto de Filosofia, Artes

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO 1. PREÂMBULO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade

Leia mais

Edital PPG-FÍSICA/UFPR nº 1/2016. Seleção de Candidatos ao Mestrado e ao Doutorado para o 1º Semestre de 2016

Edital PPG-FÍSICA/UFPR nº 1/2016. Seleção de Candidatos ao Mestrado e ao Doutorado para o 1º Semestre de 2016 Edital PPG-FÍSICA/UFPR nº 1/2016 Seleção de Candidatos ao Mestrado e ao Doutorado para o 1º Semestre de 2016 O Programa de Pós-graduação em Física da Universidade Federal do Paraná, em conformidade com

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUCAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA (GDE) - MODALIDADE A DISTÂNCIA

CURSO DE PÓS-GRADUCAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA (GDE) - MODALIDADE A DISTÂNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS - CUR INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - ICHS Coordenação do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Reconhecido pela Portaria MEC nº. 534 publicada no DOU de 15/04/2009

CURSO DE FISIOTERAPIA Reconhecido pela Portaria MEC nº. 534 publicada no DOU de 15/04/2009 PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ ESPÍRITO SANTO EDITAL01/2011 A Faculdade Estácio de Sá do Espírito Santo divulga a abertura de inscrições,

Leia mais

EDITAL 01/2015 PPGCN SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS NATURAIS

EDITAL 01/2015 PPGCN SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS NATURAIS UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 01/2015

Leia mais

Edital nº 19/2012PROEC-UEMS-NEPPI-UCDB

Edital nº 19/2012PROEC-UEMS-NEPPI-UCDB Edital nº 19/2012PROEC-UEMS-NEPPI-UCDB As Pró-Reitorias de Extensão e Assuntos Comunitários das Universidades Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS e Universidade Católica Dom Bosco/UCDB, instituições de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL À VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN PARA O CURSO DE

Leia mais

1.4. Candidatos com necessidades especiais deverão manifestá-las, no ato da inscrição.

1.4. Candidatos com necessidades especiais deverão manifestá-las, no ato da inscrição. ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES Comunicado SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EACH /USP EDITAL 048/2014 CPG ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE MESTRADO

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA REGIMENTO DO CONCURSO PARA PROFESSOR ÁREA: PSICOLOGIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

CURSO DE PSICOLOGIA REGIMENTO DO CONCURSO PARA PROFESSOR ÁREA: PSICOLOGIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL CURSO DE PSICOLOGIA REGIMENTO DO CONCURSO PARA PROFESSOR ÁREA: PSICOLOGIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL A COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA, conforme Portaria nº 1100/2012, e o NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE

Leia mais

EDITAL Nº 01/ 2012 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE.

EDITAL Nº 01/ 2012 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CARDIOLOGIA E EPIDEMIOLOGIA. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) INSTITUTO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA EM SAÚDE - IATS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

E D I T A L Nº 15/UNOESC - R/2008

E D I T A L Nº 15/UNOESC - R/2008 E D I T A L Nº 15/UNOESC - R/2008 Dispõe sobre a Seleção de Pessoal, para atuar junto ao quadro de funcionários da UNOESC/Joaçaba. A Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc, mantida pela Fundação

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS 01/2014 - Edital de Solicitação de Matrícula

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS 01/2014 - Edital de Solicitação de Matrícula EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS 01/2014 - Edital de Solicitação de Matrícula A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna pública a divulgação do Edital Complementar ao Edital UFU/PROGRAD/DIRPS

Leia mais

EDITAL PROPP Nº 143, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2014.

EDITAL PROPP Nº 143, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2014. EDITAL PROPP Nº 143, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2014. O PRÓ-REITOR DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO BOLSISTA DO SISTEMA UAB/CAPES CHAMAMENTO EXTERNO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO BOLSISTA DO SISTEMA UAB/CAPES CHAMAMENTO EXTERNO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO BOLSISTA DO SISTEMA UAB/CAPES CHAMAMENTO EXTERNO EDITAL N 010/2013 A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação PROGRAD, através do Departamento de Educação à Distância, torna público

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. EDITAL Nº 034/PRPGP/UFSM, de 18 de julho de 2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. EDITAL Nº 034/PRPGP/UFSM, de 18 de julho de 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 034/PRPGP/UFSM, de 18 de julho de 2012 ABERTURA DE INSCRIÇÃO AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA ELÉTRICA, EM NÍVEL DE DOUTORADO (CÓDIGO

Leia mais

Manual de Orientações para Seleção Pública 2014

Manual de Orientações para Seleção Pública 2014 Manual de Orientações para Seleção Pública 2014 1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLE DA QUALIDADE DE PRODUTOS, AMBIENTES E SERVIÇOS VINCULADOS À VIGILÂNCIA SANITÁRIA Ingresso para o ano de 2014 O Instituto

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2014 Coordenador: Prof. Dr. João Hilton Sayeg de Siqueira Vice-Coordenadora: Prof. Dra. Jeni Silva Turazza Estarão abertas, no período de U14/04/2014U a U05/05/2014U,

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL/USP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS PPGEM

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL/USP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS PPGEM ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL/USP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS PPGEM EDITAL PARA A SELEÇÃO DE DOUTORADO EM FLUXO CONTÍNUO, COM A OBTENÇÃO PRÉVIA DO TÍTULO DE MESTRE. Encontram-se

Leia mais

Inscrição nº REQUERIMENTO PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR PESQUISADOR (BOLSISTA TEMPORÁRIO/CAPES/UAB)

Inscrição nº REQUERIMENTO PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR PESQUISADOR (BOLSISTA TEMPORÁRIO/CAPES/UAB) Inscrição nº REQUERIMENTO PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR PESQUISADOR (BOLSISTA TEMPORÁRIO/CAPES/UAB) Ilma. Srª. Diretora da Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves / CBH / UEMG

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS NÚCLEO DE LÍNGUAS. Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS NÚCLEO DE LÍNGUAS. Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) Processo Seletivo n o 3, de 20 de janeiro de 2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR BOLSISTA DO DO (IsF Inglês) Nº 3 A Coordenadora

Leia mais

EDITAL Nº 01/2010 - etec TORNA PÚBLICO

EDITAL Nº 01/2010 - etec TORNA PÚBLICO EDITAL Nº 01/2010 - etec A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, através do Departamento de Ensino de Tecnologia e da Coordenação de Tecnologias na Educação do da, no uso das suas atribuições,

Leia mais

EDITAL 97 - CONCURSO DE SELEÇÃO 2013.2 DOUTORADO ACADÊMICO

EDITAL 97 - CONCURSO DE SELEÇÃO 2013.2 DOUTORADO ACADÊMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL pgbotufrj@gmail.com EDITAL

Leia mais

EDITAL CPG/IE-Nº 01/2013

EDITAL CPG/IE-Nº 01/2013 EDITAL CPG/IE-Nº 01/2013 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2014 1. INTRODUÇÃO 1.1. O Coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Economia da

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 132/2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 132/2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 132/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO 1. DA DEFINIÇÃO a) O Trabalho de Graduação (TG) compreende o estudo de um problema em profundidade, requerendo

Leia mais

SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2016

SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2016 AGENDA MUDANÇA INTERNA DE CURSO SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2016 13 a 17/11/2015 Período de inscrição - Internet 18/11/2015 (até as 17 horas) Último dia para o candidato entregar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL N o 056/2012 PROPESP/UFAM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE A Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de

Leia mais