3. MS-DOS» Introdução » Conceitos Básicos » Gestão de Ficheiros » Comandos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3. MS-DOS» Introdução » Conceitos Básicos » Gestão de Ficheiros » Comandos"

Transcrição

1 3. MS-DOS» Introdução - Software de sistema - Software de suporte» Conceitos Básicos - Estrutura do DOS - Arranque do Sistema - Estrutura da Linha de comando - Formatação de disquetes» Gestão de Ficheiros - Conceito de ficheiros - Conceito de directório - Manipulação de ficheiros e directórios - Meta caracteres» Comandos - Comandos internos e externos - Principais comandos internos e externos

2 3. MS-DOS Introdução SISTEMA OPERATIVO» É um conjunto de instruções que transformam o computador num sistema funcional, permitindo a comunicação entre os diversos componentes físicos do computador.» É considerado a primeira camada de software, sendo ele o responsável pela comunicação entre o utilizador e o computador, e vice-versa.» O sistema operativo situa-se entre o hardware de um sistema informático e os programas de aplicação ou utilizador, actuando como intermediário ou interface.

3 3. MS-DOS Introdução SISTEMA OPERATIVO Das inúmeras funções de um sistema operativo podemos destacar as seguintes:» Coordenar e comandar de forma adequada todo o hardware solicitado a desempenhar uma determinada acção a partir dos programas de aplicação;» Oferecer as funções indispensáveis para a gestão do acesso aos diferentes periféricos, tais como teclado, rato, monitor, etc.;» Gerir de forma eficaz todos os recursos do computador, nomeadamente da sua memória interna, especialmente em aplicações que requerem grande capacidade de memória como, por exemplo, a multimédia;» Tornar possível o acesso de vários utilizadores em simultâneo aos recursos do computador;» Protecção de dados, controlo de acessos, etc.;» Fornecer informação aos utilizadores que seja relevante para o correcto funcionamento da máquina, nomeadamente mensagens de erro, apoio sobre o comando solicitado, etc..

4 3. MS-DOS Introdução SISTEMA OPERATIVO Quais os objectivos de Sistema Operativo?» Interface com o utilizador simples e fácil de utilizar (máquina virtual).» Exploração eficiente dos recursos hardware da máquina (tempo de processamento, memória volátil e de massa, periféricos de comunicação).

5 3. MS-DOS Introdução SISTEMA OPERATIVO Existem diferentes tipos de Sistemas Operativos... Exemplos:» MS-DOS;» Windows 95;» Windows 98;» Windows ME;» Windows NT;» Windows 2000;» Unix;» Linux;» etc...

6 3. MS-DOS Introdução MS-DOS - INTRODUÇÃO Tudo começou em 1981 com o lançamento pela Microsoft do MS-DOS 1.0. O nome MS-DOS, que é uma marca registada da Microsoft Corporation, deve interpretar-se da seguinte forma: MS - MicroSoft, a companhia q que pertence este sistema operativo; DOS - Disk Operating System (Sistema Operativo de Disco) é o número da versão, sendo este um número que caracteriza o número de vezes que o programa teve uma versão diferente.

7 3. MS-DOS Introdução MS-DOS - INTRODUÇÃO Este lançamento teve origem numa proposta que a IBM fez a vários Engenheiros de Software, para fabricarem um sistema operativo para os novos computadores, baseados no microprocessador 8086 que iam lançar. Na altura (1981) o sistema operativo que se utilizava nas máquinas Z-80 da Zilog e nas 8080 da Intel era o CP/M-80 da Digital Research. O MS-DOS aproveitou alguns aspectos deste sistema operativo e adiantou alguns novos pontos:» Uma melhor gestão de ficheiros mantendo a informação sobre atributos dos ficheiros, se eram de sistema ou escondidos, e com a data da última modificação.» Um método muito eficiente de gestão de espaço em disco.» O principio de filosofia de independência entre o hardware e software.» Um ficheiro Autoexec.bat para executar funções necessárias no arranque do sistema.

8 3. MS-DOS Introdução MS-DOS - INTRODUÇÃO 2ª VERSÃO Em 1982 depois de um grande sucesso, a Microsoft sentiu a necessidade de lançar uma nova versão, a 1.25, a qual continha, além dos pontos anteriores, a correcção de alguns erros, a possibilidade de trabalhar com disquetes onde a informação pudesse ser gravada nos dois lados (já que até à data a informação era escrita de um só lado) e mais funções para tornarem o hardware mais independente. 3ª VERSÃO Em 1983 foi lançada a versão 2.0, e foi uma profunda remodelação em relação à versão 1.25, mas mantendo sempre a compatibilidade com as versões anteriores. As características desta versão estão viradas essencialmente para uma eficiente gestão de memória, e de ficheiros em disco (Gestão Hierárquica de Ficheiros), pois a capacidade dos discos vinha a aumentar, assim como a memória Ram. Outra preocupação desta versão foi a de existirem tabelas de caracteres diferentes de país para país, e isso levou a no mesmo ano, a lançar a versão 2.11 para conter melhores tabelas de caracteres e para mais países.

9 3. MS-DOS Introdução MS-DOS - INTRODUÇÃO 4ª VERSÃO Com a evolução dos discos rígidos e das memórias, o sistema operativo teve de possibilitar o uso destes recursos, por outro lado este sistema operativo, tinha de tornar cada vez mais eficiente a ligação entre o programa e os recursos físicos. Foi assim que em 1984, foi lançada a Versão 3.0. Foi também nesta versão que começaram a ser introduzidos alguns programas utilitários, com o objectivo de ajudar o utilizador em pequenas tarefas, como por exemplo editar um pequeno texto. A versão 3.1 lançada no fim do mesmo ano, simplesmente difere da anterior por possibilitar o trabalho com redes de dados, porque foi nessa altura que começaram a utilizar-se esse tipo de recursos.

10 3. MS-DOS Introdução MS-DOS - INTRODUÇÃO 5ª VERSÃO O MS-DOS 5.0 foi lançado em 1991, e trouxe uma eficiente gestão de memória, para os requisitos dos programas utilizados nessa altura, a possibilidade de trabalhar com disquetes e discos de maiores dimensões e alguns programas utilitários que têm por objectivo facilitar a vida dos utilizadores. Esta versão contém mais comandos que estão elaborados na óptica do utilizador ou seja com a versão denota-se a preocupação crescente com o facilitar a vida ao utilizador. 6ª VERSÃO Finalmente chegou-se a 1993, ano do lançamento da Versão 6.0 do MS-DOS, que ao nível do sistema operativo em si, não tem muitas modificações mas, por outro lado esta versão apresenta vários utilitários que dão imenso jeito ao utilizador.

11 3. MS-DOS Introdução MS-DOS - INTRODUÇÃO VERSÃO 6.0» Double Space Permitia comprimir os programas contidos no disco, mas caso seja necessário permite a sua utilização como se não estivessem comprimidos» Memmaker Permitia optimizar a memória, de maneira a encaixar os vários programas na memória para que se consiga ter mais memória livre.» Backup Permitia fazer backups dos programas ou seja permitia fazer cópias de segurança dos programas em outro lugar que não no disco, geralmente em disquetes.» Antivírus O antivírus incluído no MS-DOS 6.0 era o Msav, porque já naquela altura cada vez mais era necessário proteger os computadores contra milhares de vírus que os podiam infectar.

12 3. MS-DOS Introdução SOFTWARE DE SISTEMA Essencialmente o SISTEMA OPERATIVO - conjunto de instruções que transformam o hardware num sistema com o qual o utilizador pode efectuar determinadas tarefas. SOFTWARE DE SUPORTE Programas de computador com que o utilizador pode realizar determinadas tarefas específicas ou genéricas.

13 3. MS-DOS Conceitos Básicos ESTRUTURA DO DOS Os sistemas operativos permitem, através dos comandos solicitados pelo utilizador, organizar de forma adequada a informação armazenada nos suportes de armazenamento. O MS-DOS utiliza directorias e ficheiros para organizar a informação nas várias disquetes e discos rígidos. Num directório podem existir ficheiros e outros directórios (sub directórios) directório sub directório sub directório ficheiro ficheiro ficheiro ficheiro ficheiro sub directório

14 3. MS-DOS Conceitos Básicos ESTRUTURA DO DOS O MS-DOS organiza as disquetes e discos rígidos da seguinte forma: Cada drive do computador tem a designação de uma de duas letras A ou B seguida de dois pontos, assim no máximo um computador pode ter duas drives A: ou B: A cada disco rígido, dá-se a designação de uma letra seguida de dois pontos, a partir da letra C, percorrendo se necessário todo o alfabeto. Assim se o computador tiver 1 disco rígido ele tem a designação de C:, se tiver 2 discos então terá um C: e D:, e assim sucessivamente. Drives: A, B, C, D,... A - 1ª drive de disquetes; B - 2ª drive de disquetes C - 1ª drive de disco rígido; D - 2ª drive de disco rígido Dentro de cada disco ou disquete é que se constrói a árvore de directorias ou seja, um conjunto de directorias e subdirectorias. Dentro de cada directoria existem os ficheiros.

15 3. MS-DOS Conceitos Básicos ESTRUTURA DO DOS Regras:» um ficheiro existe em apenas uma directoria» numa directoria não existem dois ficheiros com o mesmo nome e extensão (isto é, com a mesma identificação)» uma directoria pode conter ficheiros e outras directorias (as suas subdirectorias)» uma directoria existe (está contida) em apenas uma directoria, a sua directoria ascendente» qualquer drive (unidade de armazenamento) tem pelo menos uma directoria: a directoria raiz (root) \» a directoria raiz não está contida em nenhuma directoria

16 3. MS-DOS Conceitos Básicos ESTRUTURA DO DOS Regras de sintaxe: ficheiro.txt Nome Separador Extensão Regras de sintaxe para nomear directórios e ficheiros no sistema operativo MS-DOS:» O nome (ficheiro) não pode ter mais de oito caracteres;» A extensão (ext) não pode ter mais de três caracteres sendo opcional o seu uso;» O nome do ficheiro é separado por um ponto da extensão (quando esta existe.)» Caracteres não permitidos quando se cria um nome para um directório ou ficheiro: / \ < >., [ ] + =

17 3. MS-DOS Conceitos Básicos ESTRUTURA DO DOS Extensões de ficheiros com significado em MS-DOS: DOC - ficheiro de texto com elementos adicionais (documento) TXT - ficheiro de texto no formato ASCII EXE e COM - programas executáveis SYS - ficheiro específico do Sistema Operativo BAT- ficheiro de comandos

18 3. MS-DOS Conceitos Básicos ARRANQUE DO DOS Sendo um sistema operativo um conjunto de programas, importa salientar os que são fundamentais: - COMMAND.COM -IO.SYS - MS-DOS.SYS Estes programas são lidos a partir de suportes de armazenamento secundário (normalmente o disco) para a memória principal quando se liga o computador. COMMAND.COM Interpretador de comandos (interpreta e traduz o comando introduzido pelo utilizador desencadeando os mecanismos necessários à sua execução) IO.SYS e MS-DOS.SYS Permitem a interligação e controlo entre os diversos dispositivos

19 3. MS-DOS Conceitos Básicos ARRANQUE DO DOS Ficheiro autoexec.bat» É sempre executado quando o sistema informático carrega o sistema operativo.» Nele são incluídas instruções de configuração da prompt e de alguns dispositivos que fazem parte integrante do sistema (teclado CD-ROM, etc.).» Os batch files são ficheiros executáveis bastante úteis para automatizar tarefas rotineiras. São constituídos por comandos MS-DOS.

20 3. MS-DOS Conceitos Básicos LINHA DE COMANDO A PROMPT Conceito de posicionamento, indica a drive (unidade de armazenamento) e directoria actual Indica onde o utilizador se encontra na estrutura de directórios, sub directórios: - No caso do disco teríamos C:\> - No caso da disquete teríamos A:\> - No caso do leitor de CDs teríamos D:\> MUDANÇA DE DRIVE C:\>A: muda do disco rígido para a disquete A:\>C: muda da disquete para o disco rígido

21 3. MS-DOS Conceitos Básicos FORMATAÇÃO DE DISQUETES» FORMAT - formatação de discos e disquetes Formatação => iniciação de estrutura de pistas e sectores e criação de directoria \ (raiz) C:\>FORMAT A: formata a disquete C:\>FORMAT A:/S formata a disquete e copia os ficheiros núcleo do SO - MS-DOS.SYS, IO.SYS, COMMAND.COM; a disquete passa a ser uma disquete de arranque A operação de formatação apaga toda e qualquer informação do suporte de armazenamento» UNFORMAT - recuperação de informação após formatação de discos e disquetes C:\>UNFORMAT A:» DISKCOPY - cópia integral de disquetes C:\>DISKCOPY A: A:

22 3. MS-DOS Gestão de Ficheiros GESTÃO DE FICHEIROS Ficheiros São como um envelope físico da informação. Se pensarmos quando escrevemos uma carta e guardamos essa carta num ficheiro, então o ficheiro não é mais do que o invólucro da informação que é o conteúdo dessa carta. Se analisarmos um disco rígido ou uma disquete, podemos observar que existem muitos ficheiros organizados em directorias ou seja as directorias compartimentam a informação que está inserida nos ficheiros. Cada ficheiro é como um objecto que se pode criar, apagar, copiar ou mover e contem informação que é necessária para executar uma qualquer tarefa. Para o MS-DOS os ficheiros são muito importantes, uma vez que o próprio sistema operativo é constituído por ficheiros. Nota: O nome (ficheiro) não pode ter mais de oito caracteres

23 3. MS-DOS Gestão de Ficheiros GESTÃO DE FICHEIROS Manipulação de Ficheiros EDIT - criar ficheiros de texto (editor de texto) TYPE - visualizar o conteúdo de um ficheiro (utilizado juntamente com MORE ) DEL - remover ficheiros UNDELET - recuperar ficheiros removidos COPY - copiar ficheiros XCOPY - copiar ficheiros e subdirectorias REN - alterar o nome de um ficheiro MOVE - mover um ficheiro para outra directoria Executar Ficheiro - digitar apenas o nome do ficheiro na linha de comandos

24 3. MS-DOS Gestão de Ficheiros GESTÃO DE FICHEIROS Formato geral dos comandos sobre ficheiros TYPE [drive:][caminho\]nome_ficheiro COPY [drive:][caminho\]nome_ficheiro [drive:][caminho\][nome_copia] DEL [drive:][caminho\]nome_ficheiro REN [drive:][caminho\]nome_ficheiro novo_nome MOVE [drive:][caminho\]nome_ficheiro [drive:][caminho\][novo_nome] Exemplos: C:\Windows>TYPE SETUPLOG.TXT C:\Windows>TYPE SETUPLOG.TXT MORE C:\Windows>COPY SETUPLOG.TXT..\TEMP C:\Windows>COPY SETUPLOG.TXT LPT1 C:\Windows>DEL SETUPLOG.TXT

25 3. MS-DOS Gestão de Ficheiros GESTÃO DE FICHEIROS Exemplo 1: Posicionado na directoria \, copiar Carta.txt da directoria Cc para Ff => alternativa 1: C:\>CD Aa\Cc C:\Aa\Cc>COPY Carta.txt \Ee\Ff => alternativa 2: C:\>CD Aa\Cc C:\Aa\Cc>COPY Carta.txt..\..\Ee\Ff => alternativa 3: C:\>COPY Aa\Cc\Carta.txt \Ee\Ff

26 3. MS-DOS Gestão de Ficheiros GESTÃO DE FICHEIROS Exemplo 2: Posicionado na directoria Gg,copiar o ficheiro Carta.txt da directoria Cc para a directoria Ff => alternativa 1: C:\Gg>CD \ C:\>CD Aa\Cc C:\Aa\Cc>COPY Carta.txt \Ee\Ff => alternativa 2: C:\Gg>CD \Aa\Cc C:\Aa\Cc>COPY Carta.txt \..\..\Ee\Ff => alternativa 3: C:\Gg>COPY \Aa\Cc\Carta.txt..

27 3. MS-DOS Gestão de Ficheiros GESTÃO DE FICHEIROS Directorias Se pensarmos num disco rígido ou disquete como um enorme livro, cheio de informação, as directorias serão os capítulos desse livro, para que essa informação possa estar organizada. Como cada capítulo pode ter sub capítulos, também cada directoria pode ter sub directorias, que mais não são do que directorias dentro de outras directorias. O termo sub directoria é utilizado quando a directoria em causa se encontra dentro de outra directoria dando ênfase a esse facto. C:> C:> Jogos C:> Jogos\Damas C:> Jogos\Xadrez C:> Jogos\Cartas Jogos Damas Xadrez Cartas

28 3. MS-DOS Gestão de Ficheiros GESTÃO DE FICHEIROS Comandos sobre directorias DIR - visualizar o conteúdo de uma directoria p - faz uma pausa ao fim de cada ecrã w - lista o conteúdo da directoria em formato horizontal s - lista os ficheiros que estão na directoria e em todas as suas subdirectorias TREE - visualizar o diagrama de árvore das directorias existentes na unidade de armazenamento (disco, disquete, CD,...) CD - (change directory) mudar de directoria. Para a deslocação entre directórios deve ser indicado o caminho ( \ - vai para a raiz;.. Vai para a directoria anterior) MD - (make directory) criar directoria. Deve ser indicado o nome do directório a criar e o respectivo caminho se for caso disso. RD - (remove directory) remover directoria. Deve ser indicado o nome do directório a criar e o respectivo caminho se for caso disso. Para que o comando RD seja aceite é necessário que o directório a apagar não contenha nenhum directório ou ficheiro, isto é, esteja vazio.

29 3. MS-DOS Gestão de Ficheiros GESTÃO DE FICHEIROS Formato geral dos comandos sobre directorias DIR [drive:][caminho\][nome_do_ficheiro] [/parâmetros] TREE [drive:][caminho\] CD [drive:]caminho MD [drive:]caminho RD [drive:]caminho caminho - percurso ao longo da árvore de directorias que leva à directoria pretendida. O caminho (percurso) pode iniciar-se: - na directoria raíz - na directoria actual - na directoria ascendente

30 3. MS-DOS Gestão de Ficheiros GESTÃO DE FICHEIROS Exemplo 3: Criar a seguinte estrutura de directorias numa disquete C:\>A: A:\>MD Aa A:\>CD Aa A:\Aa>MD Bb A:\Aa>MD Cc A:\Aa>CD Cc A:\Cc>MD Dd A:\>MD Ee A:\>MD Ee\Ff A:\>MD Ee\Ff\Gg

31 3. MS-DOS Gestão de Ficheiros GESTÃO DE FICHEIROS Exemplo 4: Remover da seguinte estrutura de directorias a directoria Aa e todas as suas subdirectorias: A:\>RD Aa A:\>CD Aa A:\Aa>RD Bb A:\Aa>RD Cc A:\Aa>RD Aa A:\Aa>RD Dd A:\Aa>CD Cc A:\Aa\Cc>RD Dd A:\Aa\Cc>CD.. A:\Aa>RD Cc ERRO: directoria não vazia ERRO: directoria não vazia ERRO: caminho inválido ERRO: caminho inválido Atenção: assumir que todas as directorias apenas contêm subdirectoras (i.e. não contêm ficheiros)

32 3. MS-DOS Gestão de Ficheiros GESTÃO DE FICHEIROS Meta Caracteres * (asterisco) - designa qualquer conjunto de caracteres? - designa um qualquer caracter na posição em que é escrito C:\Temp>DIR *.* equivalente a DIR C:\Temp>DIR *.exe todos os ficheiros.exe C:\Temp>DIR C*.* todos os ficheiros cujo nome começa pela letra C C:\Temp>DIR texto?.txt todos os ficheiros com extensão txt e nome que começa por texto tendo ainda mais um caracter A:\>COPY *.* c:\temp copia todos os ficheiros de A:\> para c:\temp c:\temp>del *.* remove todos os ficheiros da directoria c:\temp

33 3. MS-DOS Gestão de Ficheiros GESTÃO DE FICHEIROS - Meta Caracteres Exemplo 5: Considere a hierarquia de directorias da figura. Pretende-se copiar todos os ficheiros da directoria Sem1 para a directoria Ano1. Indique qual dos seguintes comandos MS-DOS, executa correctamente a operação pretendida. Tenha em consideração a informação contida no prompt da linha de comandos. A:\CCE> COPY Ano2\Sem1\*.* \Ano1 A:\CCE\Ano2> COPY Sem1\*.*..\Ano1 A:\CCE\Ano2\Sem1> COPY *.*..\CCE\Ano1 A:\CFP> COPY \CCE\Ano2\Sem1\*.*..\Ano1

34 3. MS-DOS Gestão de Ficheiros GESTÃO DE FICHEIROS - Meta Caracteres Exemplo 6: Considere a hierarquia de directorias da figura. Pretende-se copiar todos os ficheiros com extensão txt e nome com três letras, da directoria Sem1 para a directoria Ano1. Indique qual dos seguintes comandos MS-DOS, executa correctamente a operação pretendida. Tenha em consideração a informação contida no prompt da linha de comandos. A:\CCE> COPY Ano2\Sem1\???.txt \Ano1 A:\CCE\Ano2> COPY Sem1\???.txt..\Ano1 A:\CCE\Ano2\Sem1> COPY???.txt..\CCE\Ano1 A:\CFP> COPY \CCE\Ano2\Sem1\???.txt..\Ano1

35 3. MS-DOS Comandos TIPOS DE COMANDOS Comandos internos Situam-se na memória principal e fazem parte do interpretador de comandos; Sempre que solicitados estes são executados imediatamente sem necessidade de aceder aos suportes de armazenamento secundário. O command.com mantém uma tabela com os comandos internos Exemplos: dir, cd, rd, copy, type... Comandos externos Conjunto de programas do sistema armazenados em suportes de armazenamento secundário que apenas são carregados para a memória principal aquando da sua execução. Exemplos: format, help, edit, xcopy, diskcopy...

36 3. MS-DOS Exercício Exercício: Resolva o seguinte exercício de acordo com o esquema proposto e a partir da disquete. A:>SAD SAD1 Semestre1 Informatica.txt Semestre2 SAD2 SAD3

CONCEITOS BÁSICOS DE UM SISTEMA OPERATIVO

CONCEITOS BÁSICOS DE UM SISTEMA OPERATIVO 4 CONCEITOS BÁSICOS DE UM SISTEMA OPERATIVO CONCEITOS BÁSICOS MS-DOS MICROSOFT DISK OPERATION SYSTEM INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE UM SISTEMA OPERATIVO LIGAÇÕES À INTERNET O que é um sistema operativo?

Leia mais

***TITIO.INFO*** <<INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS>> HARDWARE É A PARTE FÍSICA DA INFORMÁTICA SOFTWARE É A PARTE LÓGICA

***TITIO.INFO*** <<INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS>> HARDWARE É A PARTE FÍSICA DA INFORMÁTICA SOFTWARE É A PARTE LÓGICA ***TITIO.INFO*** HARDWARE É A PARTE FÍSICA DA INFORMÁTICA SOFTWARE É A PARTE LÓGICA * O COMPUTADOR É UMA MÁQUINA CAPAZ DE ARMAZENAR, PROCESSAR E RECUPERAR DADOS.

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

1.5. Computador Digital --Software. INFormática. 1.5.1. Tipos de Software. Software. Hardware. Software do Sistema. Software de Aplicação.

1.5. Computador Digital --Software. INFormática. 1.5.1. Tipos de Software. Software. Hardware. Software do Sistema. Software de Aplicação. 1.5. Computador Digital --Software 1.5.1. Tipos de Software Utilizador Aplicações Linguagens Programação Software Sistema Operativo Hardware Software de Aplicação Processadores de Texto Folhas de Cálculo

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

Introdução aos Sistemas Informáticos

Introdução aos Sistemas Informáticos Introdução aos Sistemas Informáticos O Sistema Operativo MS-DOS Autor: Reis Lima Quarteu Licenciaturas em Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, e Gestão e Engenharia Industrial

Leia mais

Comandos básicos do MS-DOS

Comandos básicos do MS-DOS Comandos básicos do MS-DOS O MS-DOS (Microsoft Disk Operation System) foi o primeiro sistema operacional comercializado pela Microsoft. Surgiu em 1981 junto com o primeiro IBM PC. A Microsoft vendia licenas

Leia mais

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada nos EUA da Microsoft Corporation. As informações aqui

Leia mais

7. Gestão de ficheiros em X Window. 7.1. O Konqueror

7. Gestão de ficheiros em X Window. 7.1. O Konqueror 7. Gestão de ficheiros em X Window 7.1. O Konqueror 1 O Konqueror O ambiente gráfico KDE do Linux possuí um programa, denominado Konqueror (Figura 1.95), que além de ser um navegador Web, é também um gestor

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES NA27 REGI PRO MANUAL DE INSTRUÇÕES Pode agora fazer medições contínuas de ruído, com registo simultâneo de áudio, com um Sonómetro NA27 da RION e um PC DEZEMBRO DE 2011 NA27REGIPRO-001 2011-Adj163-Instrucoes-V01-006-VCR.docx

Leia mais

O Manual do ssc. Peter H. Grasch

O Manual do ssc. Peter H. Grasch Peter H. Grasch 2 Conteúdo 1 Introdução 6 2 Usar o ssc 7 2.1 Gerir os utilizadores.................................... 7 2.1.1 Adicionar um utilizador.............................. 8 2.1.1.1 Associar-se

Leia mais

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. O Windows e o Windows Vista são marcas comerciais ou marcas registadas da Microsoft Corporation,

Leia mais

Apresentação do VisualA

Apresentação do VisualA Propriedade Intelectual: Distribuidor Exclusivo: M. B. Santos Soares, Lda. Cruzinfor Rua João Andersen, 90 1º Dtº Rua 5 de Outubro, 3 B - Paivas 4250-242 PORTO 2840 SEIXAL Tel.: 22.8329107 Tel.: 21.2249533

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Estruturas de Sistemas Operacionais Um sistema operacional fornece o ambiente no qual os programas são executados. Internamente,

Leia mais

Unidade 2. ROM BIOS (Basic Input/Output System) Sistema Operativo. Interacção entre as diferentes partes num computador: software e hardware

Unidade 2. ROM BIOS (Basic Input/Output System) Sistema Operativo. Interacção entre as diferentes partes num computador: software e hardware Interacção entre as diferentes partes num computador: software e hardware Unidade 2 Utilização do ambiente operativo Windows Aplicações Sistema Operativo ROM BIOS Processador+memória+... Software aplicacional

Leia mais

13/10/11 TIPOS DE UTILITÁRIOS UTILITÁRIOS 0798 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO TIPOS DE UTILITÁRIOS TIPOS DE UTILITÁRIOS

13/10/11 TIPOS DE UTILITÁRIOS UTILITÁRIOS 0798 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO TIPOS DE UTILITÁRIOS TIPOS DE UTILITÁRIOS 2 OBJETIVOS E COMPETÊNCIAS OBJETIVOS Instalar e configurar utilitários sobre o sistema operativo (SO). UTILITÁRIOS 0798 COMPETÊNCIAS No final do curso os/as formandos/as deverão ser capazes de utilizar

Leia mais

Formador: Carlos Maia

Formador: Carlos Maia Formador: Carlos Maia Iniciar o MS Excel MS Excel - Introdução 1 Ajuda Se ainda não estiver visível a ajuda do Excel do lado direito do ecrã, basta clicar sobre Ajuda do Microsoft Excel no menu Ajuda,

Leia mais

Segurança e recuperação Manual do utilizador

Segurança e recuperação Manual do utilizador Segurança e recuperação Manual do utilizador Copyright 2007-2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

Referencial do Módulo B

Referencial do Módulo B 1 Referencial do Módulo B Liga, desliga e reinicia correctamente o computador e periféricos, designadamente um scanner; Usa o rato: aponta, clica, duplo-clique, selecciona e arrasta; Reconhece os ícones

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Do que necessita 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Procurar actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows 4 Passo

Leia mais

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1)

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) MICROSOFT OUTLOOK 2003 - OBJECTIVOS OBJECTIVOS: Enumerar as principais funcionalidades do Outlook; Demonstrar a utilização das ferramentas do correio electrónico;

Leia mais

Akropole Catequista. Todos os Ficheiros no Akropole Catequista trabalham com uma simples barra de edição, com 4 botões:

Akropole Catequista. Todos os Ficheiros no Akropole Catequista trabalham com uma simples barra de edição, com 4 botões: Akropole Catequista O Akropole Catequista em três tempos... Este texto é um pequeno manual de introdução ao Akropole Catequista. Umas das características deste programa é o facto deste não necessitar de

Leia mais

Laboratório de Hardware

Laboratório de Hardware Laboratório de Hardware Prof. Marcel Santos Responsável por implementar em software um recurso que não existe no hardware. O hardware oferece simplesmente um grande conjunto de bytes contíguos, e a tarefa

Leia mais

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

Capítulo 4. Sistemas operativos. WINDOWS, MS-DOS e UNIX

Capítulo 4. Sistemas operativos. WINDOWS, MS-DOS e UNIX Sistemas Operativos 1 Capítulo 4. Sistemas operativos. WINDOWS, MS-DOS e UNIX 1. Sistema Operativo Primeiro programa a ser executado. Servirá de intermediário entre os outros programas e a máquina. Será

Leia mais

Apostila 1. (Make Directory AMY - Fazer pasta AMY) C:>CD AMY

Apostila 1. (Make Directory AMY - Fazer pasta AMY) C:>CD AMY Pré-Escola Apostila 1 1º encontro software:.shareware AMY (contido no CD-ROM que acompanha este material) objetivo:.exploração do teclado: uso das flechas.trabalhar noções espaciais, quantidades e sequência

Leia mais

8. Perguntas e Respostas

8. Perguntas e Respostas Arquimedes Manual do Utilizador 185 8. Perguntas e Respostas 8.1. Aparência Para conservar a disposição na qual estão expostas as B.D. no ecrã e para que em posteriores sessões de trabalho tenham a mesma

Leia mais

Criar um formulário do tipo Diálogo modal ; Alterar a cor de fundo de um formulário; Inserir botões de comando e caixas de texto;

Criar um formulário do tipo Diálogo modal ; Alterar a cor de fundo de um formulário; Inserir botões de comando e caixas de texto; FICHA OBJECTIVO Construir Construir formulários na base de dados Diplomas em Diário da República Um formulário é utilizado, em primeiro lugar, para introduzir, eliminar ou apresentar dados numa base de

Leia mais

Requerimentos e Especificações de Software

Requerimentos e Especificações de Software 1 Requerimentos e Especificações de Software ConfiKeeper Version 2.0, 16-11-2014 by SyncMasters: Carlos Paiva, 2009108909, cpaiva@student.dei.uc.pt Inês Parente, 2012152484, iparente@student.dei.uc.pt

Leia mais

PROGRAMAÇÃO Microsoft WINDOWS XP

PROGRAMAÇÃO Microsoft WINDOWS XP Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização do MS-DOS e apresentar

Leia mais

Apontamentos do livro de AI Linux. 1.5 Modo texto e modo gráfico

Apontamentos do livro de AI Linux. 1.5 Modo texto e modo gráfico Apontamentos do livro de AI Linux 1.5 Modo texto e modo gráfico 1 Modo texto e modo gráfico O sistema operativo Linux possui duas formas de acesso: modo texto e modo gráfico No modo gráfico, o utilizador

Leia mais

Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail

Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail Este módulo pressupõe que que já tenha criado uma conta de correio eletrónico no Gmail (caso já não se recorde como deve fazer, consulte o nosso

Leia mais

MF = (M1 * 0,4) + (M2 * 0,6) MF < 6 MF = (MF * 0,6) + (EXA * 0,4)

MF = (M1 * 0,4) + (M2 * 0,6) MF < 6 MF = (MF * 0,6) + (EXA * 0,4) Informática Aplicada Prof. Gilmar F. Aquino Filho São Vicente, SP 22/02/2016 EMENTA Fundamentos em Informática; O computador; História; Origem; Funcionamento; Componentes; Conceito de Hardware; Conceito

Leia mais

Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc

Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc DOSPrinter Manual do Utilizador Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc Data última versão: 20.03.2006 Versão : 1.1 Data criação: 01.03.2006 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

5.1 Sistemas de Arquivos

5.1 Sistemas de Arquivos Capítulo 5 Os Sistemas de Arquivos 5.1 Sistemas de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar, a partir da visão do usuário, as estruturas que possibilitam o armazenamento persistente de informações no

Leia mais

1 - SISTEMA DE FICHEIROS NO WINDOWS - - - - - - - - - - - -3

1 - SISTEMA DE FICHEIROS NO WINDOWS - - - - - - - - - - - -3 ÍNDICE 1 - SISTEMA DE FICHEIROS NO WINDOWS - - - - - - - - - - - -3 1.1 FAT - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3 1.1.1 - Organização da FAT - - - - - - -

Leia mais

UNIDADE 1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

UNIDADE 1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Ensino Regular Diurno Disciplina: T.I.C. Professores: Paula Dias Curso: AC/EC1 Ano: 9.º Turma(s): 2 Diagnosticar o estádio de desenvolvimento das competências em TIC dos alunos. Conhecer os conceitos básicos

Leia mais

Arquimedes e Controle de Obra

Arquimedes e Controle de Obra 1 1. Arquimedes Servidor. Trabalho em modo multi-utilizador (Novo módulo) 1.1. Servidor de bases de dados do Arquimedes 1.1.1. Bases de dados remotas e locais 1.1.2. Configuração da acessibilidade às bases

Leia mais

2007 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People, Nseries e N77 são marcas comerciais ou marcas registadas da Nokia

2007 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People, Nseries e N77 são marcas comerciais ou marcas registadas da Nokia Nokia Lifeblog 2.5 2007 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People, Nseries e N77 são marcas comerciais ou marcas registadas da Nokia Corporation. Os nomes de outros produtos e

Leia mais

DOS SISTEMA OPERACIONAL DO COMPUTADOR

DOS SISTEMA OPERACIONAL DO COMPUTADOR EXERCÍCIOS PROPOSTOS 1. Qual o principal instrumento de trabalho dos profissionais da área de informática? a) Computador. b) End User. c) Analistas de Sistemas. d) Impressora Laser. e) Mouse. 2. Qual o

Leia mais

Computador. 1982: os computadores são ferramentas que nos permitem fazer cálculos rápida e comodamente

Computador. 1982: os computadores são ferramentas que nos permitem fazer cálculos rápida e comodamente Computador Algumas definições 1982: os computadores são ferramentas que nos permitem fazer cálculos rápida e comodamente 1985: calculador electrónico usado na investigação espacial e actualmente já noutros

Leia mais

Manual do Utilizador. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep. Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2. Data criação: 26.02.

Manual do Utilizador. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep. Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2. Data criação: 26.02. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2 Data criação: 26.02.2004 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf.

Leia mais

TIC Unidade 2 Base de Dados. Informação é todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado.

TIC Unidade 2 Base de Dados. Informação é todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado. Conceitos relativos à Informação 1. Informação O que á a informação? Informação é todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado. 2. Dados Em informática designa-se

Leia mais

DISPOSITIVOS DE BLOCO. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves

DISPOSITIVOS DE BLOCO. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves DISPOSITIVOS DE BLOCO Professor: João Paulo de Brito Gonçalves INTRODUÇÃO Periférico Dispositivo conectado a um computador de forma a possibilitar sua interação com o mundo externo. Conectados ao computador

Leia mais

Gestor de Janelas Gnome

Gestor de Janelas Gnome 6 3 5 Gestor de Janelas Gnome Nesta secção será explicado o funcionamento de um dos ambientes gráficos disponíveis no seu Linux Caixa Mágica, o Gnome. Na figura 5.1 apresentamos o GDM, o sistema gráfico

Leia mais

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Conteúdo Marcas comerciais IKIMOBILE é uma marca registada da Univercosmos, Lda., uma empresa do Grupo FF, com uma participação na Technology Solutions IT INT. Android e Google Search

Leia mais

Introdução às Bases de Dados

Introdução às Bases de Dados Introdução às Bases de Dados Relacionamentos Simples (Abordagem não Convencional) Raul Ressano Garcia Ficha Técnica EDIÇÃO: Edição do Autor TÍTULO: Introdução às Bases de Dados - Relacionamentos Simples

Leia mais

Periféricos e Interfaces Ano lectivo 2003/2004 Docente: Ana Paula Costa. Aula Teórica 11

Periféricos e Interfaces Ano lectivo 2003/2004 Docente: Ana Paula Costa. Aula Teórica 11 Sumário: O disco rígido e a disquete estrutura física. Como os dados são armazenados fisicamente. Como o MS-DOS organiza o disco. O registo de boot. Aula Teórica 11 Leitura Recomendada: Capítulos 28 e

Leia mais

No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento.

No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento. Sessão nº 2 Iniciar um novo documento Objectivos: No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento. Iniciar um novo documento Ao iniciar-se o Word, este apresenta

Leia mais

Folha de Cálculo Introdução à Folha de Cálculo

Folha de Cálculo Introdução à Folha de Cálculo Introdução à Folha de Cálculo O Excel é uma folha de cálculo capaz de guardar dados, executar cálculos e gerar gráficos. Introdução à Folha de Cálculo Uma folha de cálculo, por exemplo o Excel, permite

Leia mais

Dispositivos externos Manual do utilizador

Dispositivos externos Manual do utilizador Dispositivos externos Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações aqui contidas

Leia mais

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Agrupamento de escolas de Pevidém 2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Conhecer e adotar regras de ergonomia e exploração de diferentes tipos de software Prof.: Alexandra Matias Sumário Conhecer as

Leia mais

Manual do Gestor da Informação do Sistema

Manual do Gestor da Informação do Sistema Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura Informática e Computação Laboratório de Informática Avançada Automatização de Horários Manual do Gestor da Informação do Sistema João Braga

Leia mais

Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software

Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

WINDOWS EXPLORER. O organizador

WINDOWS EXPLORER. O organizador O organizador No Windows XP, tudo o que há dentro do computador como programas, documentos, arquivos de dados e unidades de disco, torna-se acessível em: Windows Explorer (Iniciar / Todos os Programas

Leia mais

Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Superior de Ciência e Tecnologia

Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Superior de Ciência e Tecnologia Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Superior de Ciência e Tecnologia Engenharia Informática Interligação e Gestão de Sistemas Informáticos 2006/2007 Interface WEB para Gestão de Máquinas Virtuais

Leia mais

Introdução/Histórico da Informática. O Computador

Introdução/Histórico da Informática. O Computador Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Engenharia Civil Prof.: Maico Petry Introdução/Histórico da Informática O Computador DISCIPLINA: Informática Aplicada para Engenharia Idade da Pedra

Leia mais

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Esta prova de informática é composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha seguindo o molde adotado pela UnB/CESPE. O tempo para a realização deste

Leia mais

Paradigmas da Programação I (LESI 1º ano) Programação Funcional (LMCC 1º ano)

Paradigmas da Programação I (LESI 1º ano) Programação Funcional (LMCC 1º ano) Paradigmas da Programação I (LESI 1º ano) Programação Funcional (LMCC 1º ano) Ficha nº 1 (2004/2005) Esta ficha pretende familiarizar os alunos com o ambiente de programação que será utilizado nesta disciplina.

Leia mais

Resolução de Problemas de Rede. Disciplina: Suporte Remoto Prof. Etelvira Leite

Resolução de Problemas de Rede. Disciplina: Suporte Remoto Prof. Etelvira Leite Resolução de Problemas de Rede Disciplina: Suporte Remoto Prof. Etelvira Leite Ferramentas para manter o desempenho do sistema Desfragmentador de disco: Consolida arquivos e pastas fragmentados Aumenta

Leia mais

Medição tridimensional

Medição tridimensional A U A UL LA Medição tridimensional Um problema O controle de qualidade dimensional é tão antigo quanto a própria indústria, mas somente nas últimas décadas vem ocupando a importante posição que lhe cabe.

Leia mais

Manual do InCD Reader

Manual do InCD Reader Manual do InCD Reader Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas comerciais Este manual e todo o respectivo conteúdo estão protegidos por direitos de autor e são propriedade da Nero AG. Todos

Leia mais

Comandos básicos do MS-DOS

Comandos básicos do MS-DOS :: Tutoriais Comandos básicos do MS-DOS Introdução DOS (Disk Operating System) é um sistema operacional bastante antigo, lançado na década de 1980. Apesar da "idade", muitas de suas funcionalidades têm

Leia mais

Computador Digital Circuitos de um computador (Hardware)

Computador Digital Circuitos de um computador (Hardware) Computador Digital SIS17 - Arquitetura de Computadores (Parte I) Máquina que pode resolver problemas executando uma série de instruções que lhe são fornecidas. Executa Programas conjunto de instruções

Leia mais

Gestor de ligações Manual do Utilizador

Gestor de ligações Manual do Utilizador Gestor de ligações Manual do Utilizador 1.0ª Edição PT 2010 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e o logótipo Nokia Original Accessories são marcas comerciais ou marcas registadas

Leia mais

Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger

Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger O controle da entrada e saída (E/S ou I/O, input/output) de dados dos dispositivos é uma das funções principais de um sistema operacional.

Leia mais

A forma como trabalhamos tem mudado drasticamente durante os últimos anos.

A forma como trabalhamos tem mudado drasticamente durante os últimos anos. 8 factos acerca do Windows 8 A forma como trabalhamos tem mudado drasticamente durante os últimos anos. Atualmente as tecnologias mais recentes e avançadas estão disponíveis a todos. A proliferação de

Leia mais

2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º e 8º Anos de escolaridade)

2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º e 8º Anos de escolaridade) Escola Básica e Secundária de Velas Linhas de Exploração do Quadro de da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Oferta de Escola 2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º

Leia mais

SISTEMAS INFORMÁTICOS

SISTEMAS INFORMÁTICOS SISTEMAS INFORMÁTICOS Nesta apresentação, aprenderá a distinguir Hardware de software, identificar os principais componentes físicos de um computador e as suas funções. Hardware e Software Estrutura de

Leia mais

Tabelas vista de estrutura

Tabelas vista de estrutura Tabelas vista de estrutura A vista de estrutura permite definir a configuração dos dados Vamos adicionar os restantes campos à tabela carros, de acordo com o modelo de dados feito no papel 47 Tabelas vista

Leia mais

Manual do Nero Burn/Burn Settings Plug-in para MCE

Manual do Nero Burn/Burn Settings Plug-in para MCE Manual do Nero Burn/Burn Settings Plug-in para MCE Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual e todos os seus conteúdos estão protegidos pelos direitos de autores e são propriedade da

Leia mais

Utilizar discos DVD-RAM

Utilizar discos DVD-RAM Este manual contém as informações mínimas necessárias para utilizar discos DVD-RAM com a unidade DVD MULTI no Windows XP. Windows, Windows NT e MS-DOS são marcas comerciais registadas da Microsoft Corporation

Leia mais

Objectivos Gerais da Aplicação 5 Requisitos Mínimos e Recomendados 5 Processo de Instalação 6

Objectivos Gerais da Aplicação 5 Requisitos Mínimos e Recomendados 5 Processo de Instalação 6 MANUAL DO UTILIZADOR A informação contida neste manual, pode ser alterada sem qualquer aviso prévio. A Estratega Software, apesar dos esforços constantes de actualização deste manual e do produto de software,

Leia mais

Movie Maker. Fazer download de vídeos no You Tube. Para publicar no You Tube. O Windows Movie Maker 2 torna fácil para qualquer pessoa

Movie Maker. Fazer download de vídeos no You Tube. Para publicar no You Tube. O Windows Movie Maker 2 torna fácil para qualquer pessoa Colégio Imperatriz Leopoldina Formação de Professores 2010 Movie Maker Fazer download de vídeos no You Tube O Movie Maker permite a edição de vídeos que estejam publicados no You Tube. É preciso fazer

Leia mais

Boletim Eletrônico de Recolhimento Manual do Sistema. Boletim Eletrônico de Recolhimento. Manual do Sistema

Boletim Eletrônico de Recolhimento Manual do Sistema. Boletim Eletrônico de Recolhimento. Manual do Sistema Boletim Eletrônico de Recolhimento Manual do Sistema Versão 1.2 Junho / 2013 Sumário 1. Introdução... - 3-2. O Sistema BOLETIM ELETRÔNICO DE RECOLHIMENTO... - 3-3. Pré-requisitos... - 3-4. Primeiro Acesso...

Leia mais

IBM SmartCloud para Social Business. Manual do Utilizador do IBM SmartCloud Engage e IBM SmartCloud Connections

IBM SmartCloud para Social Business. Manual do Utilizador do IBM SmartCloud Engage e IBM SmartCloud Connections IBM SmartCloud para Social Business Manual do Utilizador do IBM SmartCloud Engage e IBM SmartCloud Connections IBM SmartCloud para Social Business Manual do Utilizador do IBM SmartCloud Engage e IBM SmartCloud

Leia mais

XPontos. Manual de Instruções

XPontos. Manual de Instruções XPontos Manual de Instruções 2 XPontos LIGAR O EQUIPAMENTO Na parte inferior do equipamento, ligar o cabo de alimentação de acordo com a ilustração. COLOCAR O ROLO PARA IMPRESSÃO Pressionar o botão OPEN

Leia mais

Capítulo 6. Gerenciamento de Arquivos. 6.1 Arquivos 6.2 Diretórios 6.3 Implementação (6.3.1 a 6.3.6) 6.4 Exemplos

Capítulo 6. Gerenciamento de Arquivos. 6.1 Arquivos 6.2 Diretórios 6.3 Implementação (6.3.1 a 6.3.6) 6.4 Exemplos Capítulo 6 Gerenciamento de Arquivos 6.1 Arquivos 6.2 Diretórios 6.3 Implementação (6.3.1 a 6.3.6) 6.4 Exemplos 1 Armazenamento de longo prazo 1. Deve guardar grandes volumes de dados. 2. Informação armazenada

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 07 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Definição de Planilha Eletrônica

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 07 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Definição de Planilha Eletrônica PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 07 1. OBJETIVO Apresentar a planilha eletrônica MS-Excel e algumas de suas operações básicas, incluindo inserção de fórmulas, utilização de funções da planilha e a criação

Leia mais

1. O DHCP Dynamic Host Configuration Protocol

1. O DHCP Dynamic Host Configuration Protocol CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 5 2º ANO TÉCNICO DE INFORMÁTICA/INSTALAÇÃO E GESTÃO DE REDES 2008/2009 INSTALAÇÃO REDES CLIENTE SERVIDOR WINDOWS SERVER 2003 Após a instalação Instalação de serviços de

Leia mais

ISCAP. Pág. 1. Ana Paula Teixeira

ISCAP. Pág. 1. Ana Paula Teixeira Pág. 1 Noções Introdutórias Um Sistema Operativo (SO) é conjunto de programas que comandam e controlam o funcionamento do CPU (Unidade Central de Processamento) e periféricos além de supervisionar a execução

Leia mais

Base de dados I. Uma base de dados é um simples repositório de informação relacionado com um determinado assunto ou finalidade

Base de dados I. Uma base de dados é um simples repositório de informação relacionado com um determinado assunto ou finalidade Base de dados I O que é? Uma base de dados é um simples repositório de informação relacionado com um determinado assunto ou finalidade Para que serve? Serve para gerir vastos conjuntos de informação de

Leia mais

ARQUITECTURA DE COMPUTADORES CAPÍTULO II AULA X

ARQUITECTURA DE COMPUTADORES CAPÍTULO II AULA X ARQUITECTURA DE COMPUTADORES CAPÍTULO II AULA X Índice Traduzindo e iniciando uma aplicação Compiladores Assembladores Linkers Loaders DLLs Iniciando um programa em Java Após toda a matéria abordada nesta

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA Núcleo de Educação a Distância UniEvangélica 2 ÍNDICE 1 Introdução à Informática... 3 1. O Computador... 3 Teclado... 3 Mouse... 5 Monitor...

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

PAINEL DE ADMINISTRADOR

PAINEL DE ADMINISTRADOR PAINEL DE ADMINISTRADOR IMPORTANTE: O Painel de administrador APENAS deverá ser utilizado pelo responsável do sistema. são: Nesta aplicação, poderá configurar todo o sistema de facturação. As opções do

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

1. Criar uma nova apresentação

1. Criar uma nova apresentação MANUAL DO Baixa da Banheira, 2006 1. Criar uma nova apresentação Para iniciar uma sessão de trabalho no PowerPoint é necessário criar uma nova apresentação para depois trabalhar a mesma. Ao iniciar uma

Leia mais

Segurança e recuperação Manual do utilizador

Segurança e recuperação Manual do utilizador Segurança e recuperação Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO O que é a Informática? A palavra Informática tem origem na junção das palavras: INFORMAÇÃO + AUTOMÁTICA = INFORMÁTICA...e significa, portanto, o tratamento da informação

Leia mais

Processo de Bolonha. Regime de transição na FCTUC

Processo de Bolonha. Regime de transição na FCTUC Processo de Bolonha Regime de transição na FCTUC Aprovado na Comissão Coordenadora do Conselho Pedagógico a 20 de Setembro de 2006, na Comissão Coordenadora do Conselho Científico a 22 de Setembro de 2006,

Leia mais

Introdução à estrutura e funcionamento de um Sistema Informático

Introdução à estrutura e funcionamento de um Sistema Informático Introdução à estrutura e funcionamento de um Sistema Informático Elementos que constituem o Computador O funcionamento do computador é possível devido aos vários elementos interligados que o constituem:

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Sistemas Operativos - 2º Ano

Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Sistemas Operativos - 2º Ano Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Sistemas Operativos - 2º Ano 2012/2013 O Windows Server 2003 surgiu em 2003 e substituiu o Windows Server 2000. O Windows

Leia mais